Laiane Medeiros Ribeiro

Bacharel em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte /UFRN (2000-2004), Mestre em Enfermagem pela UFRN (2005-2007) e Doutor em Ciências pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/USP (2009-2013). Atualmente é Professor Adjunto III do Curso de Enfermagem da Universidade de Brasília, campus Ceilândia, na disciplina de Cuidado Integral à Saúde da Mulher e da Criança. Docente do Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade de Brasília e Membro da comissão de Pós Graduação do mesmo programa. Tem experiência clínica em Unidade de Terapia Intensiva neonatal e emergências pediátricas. Temática de pesquisa com enfoque no manejo da dor em neonatos e crianças; Recém-nascido de alto risco, Simulação de baixa, média e alta complexidade neonatal/pediátrica e desenvolvimento de tecnologias educacionais. Possui treinamento em métodos experimentais, mensuração de variáveis fisiológicas (frequência cardíaca e cortisol salivar) e codificação microanalítica de imagens comportamentais neonatais e maternas, em simulação clínica realística em neonatologia e pediatria Colabora em pesquisas nacionais e internacionais com outras temáticas envolvendo Manejo da dor, Knowledge Translation, Aleitamento Materno, Avaliação de Objetos Virtuais de Aprendizagem e Simulação Clínica. Participa do Grupo de Pesquisa de Enfermagem no Cuidado à Criança e Adolescente (GPECCA) da EERP/USP, é líder do grupo de pesquisa na Atenção à Família (GPAF) . Consultora ad hoc da Revista Baiana de Enfermagem, Revista Eletrônica de Enfermagem, Revista Brasileira de Enfermagem,Revista Gaucha de Enfermagem, Revista da Escola de Enfermagem Ana Nery, Revista da Escola de Enfermagem da USP e Revista Texto e Contexto em Enfermagem.

Informações coletadas do Lattes em 21/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em ENFERMAGEM

2009 - 2013

Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo
Título: Leite humano e sacarose 25% no alivio da dor em prematuros submetidos ao exame de fundo de olho: ensaio clínico randomizado
Profa. Dra. Carmen Gracinda Silvan Scochi. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em Enfermagem

2005 - 2007

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: Saúde mental e enfermagem: em busca da inegralidade na esf,Ano de Obtenção: 2007
Soraya Maria de Medeiros.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Enfermagem; Integralidade em Saúde; saúde mental.Grande área: Ciências da Saúde

Graduação em Enfermagem e Obstetrícia

2000 - 2005

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2016 - 2016

Visita técnica ao Centro de Simulação de Práticas de Enfermagem. (Carga horária: 6h). , ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRAO PRETO, EERP, Brasil.

2015 - 2015

I Encontro de Revisão Sistemática. (Carga horária: 6h). , Universidade de Brasília, UNB, Brasil.

2015 - 2015

Aprendizagem Baseada em Simulação. (Carga horária: 51h). , La Escueda Andaluza de Salud Pública, IAVANTE, Espanha.

2010 - 2010

Programa de Aperfeiçoamento de Ensino-PAE. (Carga horária: 150h). , Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/USP, EERP/USP, Brasil.

2003 - 2003

Extensão universitária em Alunos de Enfermagem na assistência aos usuários -. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2003 - 2003

Extensão universitária em Criança 2000: atenção à saúde da criança.... (Carga horária: 100h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em Saúde da Criança e do Adolescente.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em Saúde da Criança e do Adolescente/Especialidade: Neonatal Nursing.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Inovação Tecnológica.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

VASQUES, C. I. ; REIS, P. E. D. ; FERREIRA, E. B. ; RIBEIRO,L.M ; PARANAGUA, T. T. B. ; KAMADA, I. ; GUERRA, E. N. S. ; AZEVEDO FILHO, F. M. ; MENESES, A. G. ; FARIA, E. T. . Seminário Internacional de Pesquisa em Saúde. 2018. (Outro).

LEON, C. G. R. M. P. ; TORRES, A. C. A. V. ; VIDUEDO, A. F. S. ; Laiane Medeiros Ribeiro ; SCHARDOSIM, J. M. . 3 Mesa Redonda sobre Violência contra as Mulheres, Crianças e Adolescentes. 2017. (Outro).

Laiane Medeiros Ribeiro . 57 Curso da Iniciativa Hospital Amigo da Criança. 2016. (Outro).

VIDUEDO, A. F. S. ; SCHARDOSIM, J. M. ; RIBEIRO,L.M ; LEON, C. G. . Semana Mundial do Aleitamento Materno. 2016. (Outro).

LEON, C. G. R. M. P. ; VIDUEDO, A. F. S. ; Laiane Medeiros Ribeiro ; SHARDOSIM, J. M. . 2 mesa redonda sobre violência contra as mulheres, crianças e adolescentes. 2016. (Outro).

RIBEIRO,L.M . IV Conferência Internacional sobre Humanização do Parto e Nascimento/23º Encontro Nacional de Gestação e Parto Natural Conscientes, de 26 a 30 de novembro de 2016. 2016. (Congresso).

Laiane Medeiros Ribeiro . Simpósio Internacional sobre transferência do conhecimento: a enfermagem no manejo da dor em crianças e neonatos. 2011. (Outro).

Laiane Medeiros Ribeiro . Treinamento na Escala Premature Infant Pain Profile (PIPP). 2011. (Outro).

Laiane Medeiros Ribeiro . Métodos de observação sistemática e abordagem microanalítica para geração de medidas relacionadas ao tempo de dados comportamentais neonatais e maternos. 2011. (Outro).

Laiane Medeiros Ribeiro . Técnicas com papel e caneta para codificar comportamentos maternos e neonatais no contexto da dor. 2011. (Outro).

Laiane Medeiros Ribeiro . Me tornei um pós-graduando: e agora?. 2010. (Outro).

Laiane Medeiros Ribeiro . II OFICINA ENSINO-SERVIÇO: curso de atualização em biossegurança. 2008. (Outro).

Laiane Medeiros Ribeiro . Monitor do XX Encontro de Enfermagem do Nordeste. 2004. (Outro).

Laiane Medeiros Ribeiro . Coordenadora da Sessão Poster "saúde do trabalhador". 2004. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Congresso Internacional de Tecnologia e Humanização na Comunicação em Saúde. 2018. (Congresso).

Fórum Latino-Americano de Editoração Científica em Enfermagem,. 2016. (Outra).

I SIMPÓSIO DE PESQUISA EM ENFERMAGEM DO DISTRITO FEDERAL ? SIMPE.I SIMPÓSIO DE PESQUISA EM ENFERMAGEM DO DISTRITO FEDERAL ? SIMPE. 2016. (Simpósio).

VI Congresso Brasileiro de Enfermagem Pediatrica e Neonatalal. Leite e Sacarose no alívio da dor no exame de fundo de olho em prematuros. 2015. (Congresso).

Iniciativa Hospital Amigo da Criança para Unidades Neonatais. 2014. (Outra).

I Seminário de Avaliação do Projeto Político Pedagógico do Curso de Enfermagem da Faculdade de Ceilândia.Participante. 2014. (Seminário).

NICU staff perceptions of barriers and facilitors to implementing the neo-BHbhfi. 2014. (Outra).

Transferência do conhecimento- bases teóricas e métodos.Transferência do conhecimento- bases teóricas e métodos. 2014. (Outra).

A utilidade da autorregulação para entender a mensuração e avaliação da da dor e estresse em em recem-nascidosdos. 2013. (Encontro).

Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem.A dor no recem-nascido na visão dos enfermeiros. 2013. (Seminário).

II Seminario Docência Universitária em Saúde. 2011. (Seminário).

IV Congresso Brasileiro de Enfermagem Pediatrica e Neonatal. O Leite no alívio da dor do prematuro no fundo de olho: um estudo piloto. 2011. (Congresso).

IV Congresso Brasileiro de Enfermagem Pediátrica e Neonatal.Curso de Reanimação Neonatal. 2011. (Outra).

Métodos de observação sistemática e abordagem microanalítica para geração de medidas relacionadas ao tempo de dados comportamentais neonatais e maternos. 2011. (Oficina).

Oficina de Semiologia e Semiotécnica. 2011. (Oficina).

Oficina sobre buscas bibliográficas em saúde. 2011. (Oficina).

Simpósio Internacional sobre Transferência do Conhecimento: a Enfermagem no Manejo da Dor em Crianças e Neonatos. 2011. (Simpósio).

Técnicas com papel e caneta para codificar para comportamentais maternos e neonatais no contexto da dor. 2011. (Oficina).

Treinamento: Registro de Pesquisa Clínica na Plataforma da OMS e na Base de registro de Ensaios Clínicos-clinicaltrials.gov.Treinamento: Registro de Pesquisa Clínica na Plataforma da OMS e na Base de registro de Ensaios Clínicos-clinicaltrials.gov. 2011. (Outra).

Treinamento na Escala Premature Infant Pain Profile (PIPP). 2011. (Oficina).

Workshop de capacitação para pesquisadores da USP em publicação científica. 2011. (Outra).

Workshop HC Criança. 2011. (Oficina).

Workshop para capacitação para publicação científica. 2011. (Oficina).

Adaptação Cultural e Validação de Instrumentos para Mensuração de Construtos Subjetivos.Adaptação Cultural e Validação de Instrumentos para Mensuração de Construtos Subjetivos. 2010. (Outra).

A pós-graduação e o Pós graduando: formação e pesquisa.A pós-graduação da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto nos cenários da USP, nacional e internacional. 2010. (Outra).

Me tornei um pós graduando: e agora?.Me tornei um pós graduando: e agora?. 2010. (Outra).

17º SIICUSP-Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo-Área Biológicas.17º SIICUSP-Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo-Área Biológicas. 2009. (Simpósio).

Acesso às Bases de Dados: Módulo Avançado.Acesso às Bases de Dados: Módulo Avançado. 2009. (Outra).

Análise estatística de dados em saúde utilizando o software ?Statistical Package for Social Sciences-SPSS.Análise estatística de dados em saúde utilizando o software ?Statistical Package for Social Sciences-SPSS?. 2009. (Outra).

Disciplina ERN-5770: metodos estatisticos aplicados à pesquisa em saúde. 2009. (Outra).

Estudo de caso Clínico, na disciplina ERM0309 Cuidado Integral à Saúde da Criança e do Adolescente.Estudo de caso Clínico, na disciplina ERM0309 Cuidado Integral à Saúde da Criança e do Adolescente. 2009. (Outra).

III Congresso Brasileiro de Enfermagem Pediátrica e Neonatal e XVI Encontro Catarinense de Enfermagem Pediátrica. III Congresso Brasileiro de Enfermagem Pediátrica e Neonatal e XVI Encontro Catarinense de Enfermagem Pediátrica. 2009. (Congresso).

I Simpósio Aprender com Cultura e Extensão.I Simpósio Aprender com Cultura e Extensão. 2009. (Simpósio).

O metodo criativo sensível: uma estratégia de pesquisa com criança com necessidades especiais de saúde e família. 2009. (Outra).

O processo de elaboração da metassíntese. 2009. (Encontro).

Relatos de experiência de intercâmbio na pós-graduação.Relatos de experiência de intercâmbio na pós-graduação. 2009. (Outra).

Ser prematuro por um dia.Ser prematuro por um dia. 2009. (Oficina).

Curso de reanimação neonatal para auxiliares da reanimação. 2008. (Outra).

I Encontro Potiguar de Enfermagem.I Encontro Potiguar de Enfermagem. 2007. (Encontro).

65 Semana Brasileira de Enfermagem.65 Semana Brasileira de Enfermagem. 2004. (Outra).

II Simpósio de Enfermagem da Casa de Saúde São Lucas. 2004. (Simpósio).

Mini Curso: Fazendo pesquisa na prática.XX Encontro de Enfermagem do Nordeste. 2004. (Encontro).

11º Congreso Panamericano de Profesionales de Enfermería. 11º Congreso Panamericano de Profesionales de Enfermería. 2003. (Congresso).

55º Congresso Brasileiro de Enfermagem. 55º Congresso Brasileiro de Enfermagem. 2003. (Congresso).

Curso de trauma.Curso de trauma. 2003. (Outra).

Mini-curso: "processo de cuidar às vítimas de traumatismo raquimedular.Mini-curso: "processo de cuidar às vítimas de traumatismo raquimedular. 2003. (Outra).

VII Seminário para Profissionais. 2003. (Seminário).

V Jornada de Enfermagem em Cardiologia. XI Congresso Norteriograndense de Cardiologia. 2003. (Congresso).

XIV CEEn. Congresso Estadual de Enfermagem. 2003. (Congresso).

XIX ENFNORDESTE.XIX Encontro de Enfermagem do Nordeste. 2003. (Encontro).

A energia e ás Psicoterapias Corporais.A energia e ás Psicoterapias Corporais. 2002. (Outra).

I Seminário de Prevenção das DSTs/AIDS.I Seminário de Prevenção das DSTs/AIDS. 2002. (Seminário).

O Múltiplo fazer da Enfermagem. XII Congresso Estadual de Enfermagem. 2002. (Congresso).

Seminário Enfermagem: Competência na Administração de Fármacos.Competência na Administração de Fármacos. 2002. (Seminário).

XIII Congresso Estadual de Enfermagem.Curso de urgência. 2002. (Outra).

Neoliberalismo na Universidade: Ação do Movimento Estudantil.Encontro Regional de Estudantes de Enfermagem. 2001. (Encontro).

Mini Curso de Introdução a Homeopatia.Mini Curso de Introdução a Homeopatia. 2000. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Marina Shinzato Camelo

REHEM, T. S. B.; ANDRADE, F. R.;RIBEIRO,L.M; SANTOS, W. S.. Internações por Condições Sensíveis à Atenção Primária em Pediatria em uma Região de Saúde do Distrito Federal entre 2008 a 2017. 2019. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Programa de pós-graduação em Enfermagem UnB.

Aluno: Bruna Marcela Lima de Souza

MARTINS, G.; MORAIS, R. C. M.;RIBEIRO,L.M; PARANAGUA, T. T. B.. Conhecimento e experiência de profissionais da educação infantil acerca do processo de treinamento esfincteriano em crianças pré-escolares.. 2019. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Programa de pós-graduação em Enfermagem UnB.

Aluno: Náthali Felícia Mineiro dos Santos Garrett

FERREIRA, E. B.;RIBEIRO,L.M; COSTA, A. C. C.. "Prevalência de toxicidades dermatológicas em pacientes com câncer submetidos ao tratamento com imunoterápicos: revisão sistemática e metanálise",. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós -Graduação em Enfermagem) - Universidade de Brasília.

Aluno: Ana Beatriz Ferreira Velozo

LEITE, A. M.; SCOCHI,C.G.S; HIGARASHI, I. H.;RIBEIRO,L.M. Reatividade do prematuro aos cuidados de rotina em uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Enfermagem em Saúde Pública) - ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRAO PRETO.

Aluno: Mayra Jardim Medeiros Freire

FONSECA, L. M. M.;RIBEIRO,L.M; ANGELO, N.; LEITE, A. M.. Serious game E-baby-Família: avaliação de interface de tecnologia educacional digital junto aos pais de bebês pré-termo com foco no quadro respiratório. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional) - ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRAO PRETO.

Aluno: JULYANA CALATAYUD CARVALHO

RIBEIRO,L.M; MENDONCA, A. K. M. S.; CAVALCANTE, M. M. F. P.; PEREIRA, L. V.. EFEITO DO KNOWLEDGE TRANSLATION PARA MELHORIA DO MANEJO DA DOR EM RECÉM-NASCIDOS EM UMA UNIDADE NEONATAL. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Paula Ferreira Dias Chaves Farias

TOLEDO, A. M.; RATHNER, D.;RIBEIRO,L.M. Influência da via de nascimento sobre o desenvolvimento motor nos primeiros quatro meses de vida. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação Física) - Universidade de Brasília.

Aluno: Maria Júlia de Oliveira Prado

LEITE, A. M.; FONSECA, L. M. M.; FUJINAGA, C. I.;Laiane Medeiros Ribeiro. Prevalencia da amamentação segundo as condições do parto e internação de recém-nascidos a termo. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Enfermagem em Saúde Pública) - ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRAO PRETO.

Aluno: Mayara Condé Brondi Delácio

FONSECA, Luciana Mara Monti; SILVA, M. A. I.; FURTADO, M. C. C.;Laiane Medeiros Ribeiro. Chat na aprendizagem pediátrica e neonatal: percepção do estudante. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional) - ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRAO PRETO.

Aluno: Ana Letícia de Souza Oliveira

TOLEDO, A. M.;RIBEIRO,L.M; TUDELLA, E.. Análise do alcance manual de lactentes pré-termo com baixo e muito baixo peso. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação Física) - Universidade de Brasília.

Aluno: Mayra Jardim Medeiros Freire

FONSECA, L. M. M.;RIBEIRO,L.M; LEITE,A.M. Serious Game E-Babyt-Família: avaliação de tecnologia educacional digital junto aos pais de bebês pré-termo. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional) - ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRAO PRETO.

Aluno: Aline Carolina de Araújo Santos

ARAUJO, A. C.; SCOCHI,C.G.S; MELLO, D. F.;RIBEIRO, LAIANE MEDEIROS. A vivência materna no contato pele a pele para alívio da dor em prematuros submetidos ao teste do pezinho em unidade neonatal. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Enfermagem em Saúde Pública) - ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRAO PRETO.

Aluno: Nátali Artal Padovani Lopes

SCOCHI,C.G.S; FONSECA, L. M. M.; GASPAR, G. G.;RIBEIRO, LAIANE MEDEIROS. Adesão à Higienização das mãos: Impacto de uma intervenção educativa em uma unidade unidade de terapia intensiva neonatal. 2019. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação Enfermagem em Saúde Pública) - ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRAO PRETO.

Aluno: Mirna Isicawa de Sousa Dusso

LEITE,A.M; SCOCHI, C.G.S;RIBEIRO,L.M; LIMA, A. P. E.. A Iniciativa Hospital Amigo da Criança para Unidades Neonatais em um hospital universitário: implementação,adesão e sustentabilidade das práticas. 2019. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação Enfermagem em Saúde Pública) - ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRAO PRETO.

Aluno: Fernanda Berchelli Girão Miranda

MAZZO, A.; PEREIRA JUNIOR, G. A.;RIBEIRO,L.M; CABRAL, R. H.. Construção, validação dos Marcos de Competências e Entrustable Professional Activities (EPAs) para formação de enfermeiros: ensino e avaliação do atendimento às urgências e emergências do paciente adulto e testagem de avaliação em ambientes clínicos simulados. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Fundamental) - ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRAO PRETO.

Aluno: ELAINE CRISTINA NEGRI SANTOS

MAZZO, A.; PEREIRA JUNIOR, G. A.;RIBEIRO,L.M. Simulador de alta fidelidade x dramatização: impacto na satisfação, autoconfiança e aprendizagem de estudantes de enfermagem. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Fundamental) - ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRAO PRETO.

Aluno: Marisa Rufino Ferreira Luizari

FONSECA, Luciana Mara Monti; GOÉS, F.S.N;RIBEIRO, LAIANE MEDEIROS; LEITE,A.M; DIAS, D. V.. Avaliação clínica de enfermagem na termorregulação do recémnascido pré-termo: do desenvolvimento ao uso de tecnologia educacional digital. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação Enfermagem em Saúde Pública) - ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRAO PRETO.

Aluno: Manuela Costa Melo

Laiane Medeiros Ribeiro. Vivência e experiência no cuidado da criança com estomia na perspectiva dos familiares e dos professores. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Enfermagem) - Universidade de Brasília.

Aluno: Mariana Firmino Daré

SCOCHI,C.G.S; CASTRAL,T.C; BUENO, M.;RIBEIRO,L.M; MINAMISAVA, R.. Reatividade à dor na vacinação de lactentes entre dois e cinco meses de idade que recebera, sacarose. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação Enfermagem em Saúde Pública) - ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRAO PRETO.

Aluno: Caroline Candido Garcia Leal

LEITE, A. M.;RIBEIRO, LAIANE MEDEIROS. O processo de amamentação e suas implicações na vida da mãe adolescente. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação Enfermagem em Saúde Pública) - ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRAO PRETO.

Aluno: Lara Mabelle Milfont Boeckmann

RODRIGUES, M. C. S.; SANTANA, H. T.; VIDUEDO, A. F. S.;RIBEIRO, LAIANE MEDEIROS; MARTINS, G.; GRIBOSKI, R. A.. Segurança da gestante na cesária: uma análise da aplicação da lista de verificação de segurança cirúrgica em um hospital público do Distrito Federal. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Enfermagem) - Universidade de Brasília.

Aluno: Fernanda Nascimento Pereira Doca

COSTA JUNIOR, A. L.; ENUMO, S. R. M. F.; SEIDL, E. M. F.;RIBEIRO, LAIANE MEDEIROS; ROCHA, M. M. B.. A dor Pediatrica no contexto da internação em hospitais públicos do Distrito Federal (DF). 2014. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade de Brasília.

Aluno: Talita Faraj Faria

KAMADA, I.; REIS, P. E. D.; MONTEIRO, P. S.;RIBEIRO,L.M. Estudo da atividade cicatrizante do extrato de própolis no tratamento da dermatite de contato induzida em ratos wistar adultos. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Enfermagem) - Programa de pós-graduação em Enfermagem UnB.

Aluno: Juliana Machado Shardosim

RATHNER, D.; MERCHAN-HAMANN, E.; DIAS, L. M. A. V.;RIBEIRO,L.M. A influência do ambiente das práticas no trabalho de parto e parto no estado de saúde do recém-nascido. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva) - Universidade de Brasília.

Aluno: Isabela Coêlho Lima

TONI, L. D. M.; CELESTE, L. C.;RIBEIRO,L.M. Relação entre o desenvolvimento motor grosso e a alimentação de lactentes nos primeiros meses de vida. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação) - UnB Campus Ceilândia.

Aluno: Ana Leticia S

TOLEDO, A. M.; DAVID, A. C.;RIBEIRO,L.M. Oliveira. Análise do alcance manual de lactentes pré-termo com baixo, muito baixo e extremo baixo peso ao nascer. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Física) - Universidade de Brasília.

Aluno: Carla Gomez Rabello

NICOLLETTI, L. M. A.; SHARDOSIM, J. M.;RIBEIRO,L.M. Existe associação entre clampeamento tardio do cordão umbilical e icterícia nos primeiros sete dias de vida?. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Residência Enfermagem Obstétrica) - Escola Superior de Ciências da Saúde.

Aluno: Geovana da Silva Morais

CARVALHO, D. C. C.; RODRIGUES, M. G. C.;Laiane Medeiros Ribeiro. Abordagem os profissionais de enfermagem sobre aleitamento materno: revisão integrativa. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Residência Enfermagem Obstétrica) - Escola Superior de Ciências da Saúde.

Aluno: GESSICA BORGES VIEIRA

LEON, C. G. R. M. P.; BELEZA, L. O.;Laiane Medeiros Ribeiro. Cuidados ao recém-nascido de alto risco: confecção, implementação e avaliação de uma cartilha educativa. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Residência Enfermagem em Neonatologia) - Escola Superior de Ciências da Saúde.

Aluno: Adalia Regina Silva Gonçalves

PONCE DE LEON, CGR;RIBEIRO,L.MLIMA, I. D. A.. Simulação Clínica na Enfermagem como método de ensino: O que se sabe sobre o assunto?. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - UnB Campus Ceilândia.

Aluno: Ingryd Mairlla Matos Gomes

Leon, CGRMP;Laiane Medeiros RibeiroLIMA, I. D. A.. Estratégias de ensino implementadas na enfermagem materno infantil: percepção discente. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - UnB Campus Ceilândia.

Aluno: Ana Karolina Durães Gonçalves

PEREIRA, A. L. M.; PONCE DE LEON, CGR;Laiane Medeiros Ribeiro. Adaptação transcultural da escala mYPAS do espanhol para o português do Bbrasil: primeiros passos. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - UnB Campus Ceilândia.

Aluno: Valéria Dias de Araújo Sales

LEON, C. G. R. M. P.;LIMA, I. D. A.RIBEIRO,L.M. O uso dos sentidos na aprendizagem no Ensino superior. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - UnB Campus Ceilândia.

Aluno: Valdirene Menezes dos Santos

LEON, C. G.; SOUZA, A. M.;Laiane Medeiros Ribeiro. PeNSE: Análise dos hábitos e comportamentos de vida de adolescentes Brasileiros. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - UnB Campus Ceilândia.

Aluno: Amanda Leal Fagundes

FAGUNDES, A. L.; DUARTE, A. M.; FUNGHETTO, S. S.;RIBEIRO,L.M. A construção do conhecimento na área de Enfermagem em Oncologia Pediátrica: uma revisão integrativa. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - UnB Campus Ceilândia.

Aluno: Mariana Silva da Costa Magalhães

DUARTE, A. M.; MAGALHAES, M. S. C.;RIBEIRO,L.M; S.K.LAGO, D. M.. De irmão a paciente: a experiência da criança em ser um doador de medula óssea. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - UnB Campus Ceilândia.

Aluno: Maruska Alves Pereira

PONCE DE LEON, CGR; FERREIRA, D. S.;RIBEIRO,L.M; PAULA, R. A. P.. Percepção dos acadêmicos de enfermagem da área materno infantil sobre o debriefing nas simulações. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - UnB Campus Ceilândia.

Aluno: Adryelle Marques de Souza

PONCE DE LEON, CGR; FERREIRA, D. S.;RIBEIRO, LAIANE MEDEIROS; PAULA, R. A. P.. Nutrição adequada ao crescimento e desenvolvimento de escolares: relação entre a teoria e a prática. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - UnB Campus Ceilândia.

Aluno: Yagnn'S Ribeiro Vignoli

LEON, C. G. R. M. P.;RIBEIRO,L.M; FERNANDES, D. S.. Uso de tecnologias educacionais por discentes no ensino superior de uma universidade pública. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - UnB Campus Ceilândia.

Aluno: Taís Coelho Stacciarini

LEON, C. G. R. M. P.;RIBEIRO, LAIANE MEDEIROS; FREITAS, F. C.. O uso de tecnologias leves no pré-operatório de cirurgias pediátricas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - UnB Campus Ceilândia.

Aluno: Emilie Batista Freire

TOLEDO, A. M.; FONSECA, M. V.;Laiane Medeiros Ribeiro. O peso ao nascer, a prematuridade e as intercorrências neonatais influenciam o desenvolvimento motor de prematuros no primeiro ano de vida?. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - UnB Campus Ceilândia.

Aluno: Clara Fernanda Gonçalves de Carvalho

LEON, C. G. R. M. P.; VIEIRA, G. B.;RIBEIRO,L.M; GUARDA, L. E. A.. O lúdico na saúde- joga da " imunização e doenças imunopreveníveis"-avaliação da tecnologia educacional. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - UnB Campus Ceilândia.

Aluno: Josélia Rodrigues de Souza

RIBEIRO,L.M; VIEIRA, G. B.; LEON, C. G.; GUARDA, L. E. A.. Método Canguru: A participação da família na perspectiva dos profissionais de saúde. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - UnB Campus Ceilândia.

Aluno: Andréia Alves Puttini Ramos

LEON, C. G. R. M. P.;RIBEIRO,L.M; COSTA, K. F.; PAULA, R. A. P.. Tecnologia Educativa em saúde: validação de um folder para gestantes e puérperas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - UnB Campus Ceilândia.

Aluno: Ana Karolina Silva

Leon, CGRMP;RIBEIRO,L.M; BRASIL, G. C.; GUARDA, L. E. A.. Construção e validação de casos clínicos: aplicabilidade em simulação realística materno infantil como estratégia de ensino. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - UnB Campus Ceilândia.

Aluno: Andréia Alves Puttini Ramos

LEON, C. G.;RIBEIRO,L.M; COSTA, K. F.; PAULA, R. A. P.. Tecnologia Educativa em saúde: validação de um folder para gestantes e puérperas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - UnB Campus Ceilândia.

Aluno: Nathália Soares Mvogo

LEON, C. G. R. M. P.;RIBEIRO,L.M; ROCHA, P. R. S.; GUARDA, L. E. A.. Avaliação de uma intervenção educacional sobre hábitos alimentares saudáveis em pré-escolares. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - UnB Campus Ceilândia.

Aluno: Mariana Idnês de Oliveira Camelo Timbó Mendes

LEON, C. G. R. M. P.;RIBEIRO, LAIANE MEDEIROS; VIDUEDO, A. F. S.; COSTA, K. S. F.. Avaliação do Manual de Aleitamento Materno por alunos de Enfermagem como estratégia de ensino. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - UnB Campus Ceilândia.

Aluno: Rayanne Augusta Parente Paula

RIBEIRO, LAIANE MEDEIROS; LEON, C. G. R. M. P.; BELEZA, L. O.; VIDUEDO, A. F. S.. Uma análise das variaáveis fisiológicas utilizando a rede de tecido como método de conforto em prematuros. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - UnB Campus Ceilândia.

Aluno: Isabela Dantas de Araújo Lima

LEON, C. G. R. M. P.; MARTINS, A. C. F.;Laiane Medeiros Ribeiro; FUNGHETTO, S. S.. CONSTRUÇÃO E AVALIAÇÃO DE UM APLICATIVO SOBRE IMUNIZAÇÃO: UMA TECNOLOGIA EDUCACIONAL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - UnB Campus Ceilândia.

Aluno: Jéssica Araújo Alves

Schardosim, JM; VIDUEDO, A. F. S.; RATHNER, D.;RIBEIRO,L.M. Uma década de Lei do Acompanhante e o respeito ao direito das parturientes em uma região administrativa do Distrito Federal. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - UnB Campus Ceilândia.

Aluno: Fernanda Letícuia da Silva Campanati

SCHARDOSIM, J. M.;RIBEIRO, LAIANE MEDEIROS; LEON, C. G. R. M. P.; CAMARGO, M. G.. Participação paterna no ciclo gravídico puerperal: vivências e sentimentos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - UnB Campus Ceilândia.

Aluno: Juliana Sousa Guedes

SCHARDOSIM, J. M.; LEON, C. G. R. M. P.;RIBEIRO,L.M; CAMARGO, M. G.. Percepção das adolescentes frente ao desafio de ser mãe. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - UnB Campus Ceilândia.

Aluno: Alayne Larissa Martins Pereira

LEON, C. G. R. M. P.; MENEZES, K. R.;RIBEIRO,L.M; SCHARDOSIM, J. M.. Avaliação de uma ferramenta educativa por estudantes do curso de enfermagem. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - UnB Campus Ceilândia.

Aluno: Guilherme da Costa Brasil

LEON, C. G.; PAIXAO, E. M. S.;RIBEIRO,L.M; SCHARDOSIM, J. M.. Conhecimento das mães sobre alimentação complementar de lactentes a partir dos 6 meses de idade. 2015.

Aluno: Karen Karoline Gouveuia Carneiro

MAGRO, M. C. S.;RIBEIRO,L.M; DUARTE, T. T. P.. A percepção da equipe de enfermagem sobre a dor em neonato durante a vacinação. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - UnB Campus Ceilândia.

Aluno: Kamilla Lorena Gonçalves de Sousa

SCHARDOSIM, J. M.; SOUZA, J. M. O.; NICOLLETTI, L. M. A.;RIBEIRO,L.M. Parto domiciliar no Brasil: uma revisão integrativa. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - UnB Campus Ceilândia.

Aluno: Rafaela Seixas Ivo

RIBEIRO,L.M; FERNANDES, A. K. C.; LEON, C. G. R. M. P.; SCHARDOSIM, J. M.. Percepção Materna e construção de um material educativo sobre a fototerapia. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - UnB Campus Ceilândia.

Aluno: MARIA ALCINA BATISTA DOS SANTOS

RIBEIRO,L.M; FERNANDES, A. K. C.; LEON, C. G.; SCHARDOSIM, J. M.. Evidência em base de dados nacional sobre o uso do brinquedo terapèutico. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - UnB Campus Ceilândia.

Aluno: Brenda Cristina Silva

LEON, C. G. R. M. P.; MATA, J. A. I. L.;RIBEIRO,L.M; SCHARDOSIM, J. M.. Orientações para o processo do parto e pós-parto: criação e avaliação de um folder educativo. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - UnB Campus Ceilândia.

Aluno: RAYANNE FERREIRA RUFINO DE FIGUEIREDO

LEON, C. G. R. M. P.;RIBEIRO,L.M; COSTA, K. S. F.; SCHARDOSIM, J. M.. Avaliação de uma ferramenta educativa impressa sobre administração de medicamentos para enfermeiros. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - UnB Campus Ceilândia.

Aluno: Andrey Hudson Interaminense de Araújo

S.K.LAGO, D. M.; TORRES, A. C. A. V.;RIBEIRO,L.M. Relação entre ansiedade/depressão e sobrepeso/obesidade em estudantes da Universidade de Brasília. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - UnB Campus Ceilândia.

Aluno: Carla Gomez Rabello

SCHARDOSIM, J. M.; LEON, C. G. R. M. P.;RIBEIRO, LAIANE MEDEIROS. Percepção das gestantes de Ceilândia sobre a escolha da via de parto e atuação do enfermeiro pré-natalista frente a esta tematica. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - UnB Campus Ceilândia.

Aluno: RAIZA RANA DE SOUZA LIMA

SCHARDOSIM, J. M.; LEON, C. G. R. M. P.;RIBEIRO, LAIANE MEDEIROS. Assistência Humanizada de Enfermagem em Neonatologia. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - UnB Campus Ceilândia.

Aluno: Daniele Gomes Barreto

BARRETO, D. G.; STIVAL, M. M.;RIBEIRO,L.M; FUNGHETTO, S. S.. Qualidade de Vida da Equipe de Enfermagem do Setor de Pediatria. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Brasília.

Aluno: GESSICA BORGES VIEIRA

VIEIRA, G. B.; LEON, C. G. R. M. P.;RIBEIRO,L.M; STIVAL, M. M.. Percepção dos enfermeiros sobre a sistematização da assistência de enfermagem. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Brasília.

Aluno: Vanessa da Silva Gadêlha

GADELHA, V. S.; LEON, C. G. R. M. P.;RIBEIRO,L.M; LIMA, L. R.. A dor no recem nascido na ótica dos enfermeiros. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Brasília.

Aluno: Thainara Silva Vieira

VIEIRA, T. S.; FUNGHETTO, S. S.;RIBEIRO,L.M; LEON, C. G. R. M. P.. Alivio da dor Associada a procedimentos invasivos em crianças com cancer: intervenções não farmacológicas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Brasília.

Aluno: Isabela Fernanda Barreto de Oliveira

OLIVEIRA, I. F. B.; PEREIRA, A. L.;RIBEIRO,L.M; LEON, C. G. R. M. P.. Infecção Nosocomial em Unidades de Terapia Intensiva Neonatal. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Brasília.

Aluno: Tatiana Antunes Barbosa

BARBOSA, T. A.; SOUZA, J. M. O.;RIBEIRO,L.M; MARTINS, A. C. F.. Percepção das puérperas frente ao cuidado das enfermeiras obstetras no parto e nascimento. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Brasília.

Aluno: Barbara de Oliveira Carvalho

CARVALHO, B. A.; SOUZA, J. M. O.; MARTINS, A. C. F.;RIBEIRO,L.M. Conhecimento e percepção acerca do exame preventivo do colo de útero: uma revisão de literatura. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Brasília.

Aluno: Ludmila de Souza Santos

SANTOS, K. B.; BIONE, E. G.;RIBEIRO,L.M. O cotidiano da família com crianças ou adolescentes portadores de hemoglobinopatia. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Brasília.

STIVAL, M. M.; MARTINS, C. A.;RIBEIRO,L.M. Conncurso para Professor efetivo na Disciplina Enfermagem na sáude da mulher e da criança. 2015. UnB Campus Ceilândia.

SAMPAIO, A. T. L.;Laiane Medeiros Ribeiro; MENDONCA, A. E. O.. O enfermeiro na prática de urgência e emergência no âmbito da assistência. 2008. Faculdade de Ciências Cultura e Extensão do Rio Grande do Norte.

SAMPAIO, A. T. L.;Laiane Medeiros Ribeiro; MENDONCA, A. E. O.. O enfermeiro na gerência de serviços de saúde no contexto do SUS. 2008. Faculdade de Ciências Cultura e Extensão do Rio Grande do Norte.

SAMPAIO, A. T. L.;Laiane Medeiros Ribeiro; MENDONCA, A. E. O.. Estratégias educativas em saúde/enfermagem para desenvolvimento das atividades de informação, educação e comunicação.. 2008. Faculdade de Ciências Cultura e Extensão do Rio Grande do Norte.

SAMPAIO, A. T. L.;Laiane Medeiros Ribeiro. O enfermeiro no âmbito da atenção básica no contexto do SUS. 2008. Faculdade de Ciências Cultura e Extensão do Rio Grande do Norte.

SAMPAIO, A. T. L.;Laiane Medeiros Ribeiro; MENDONCA, A. E. O.. O enfermeiro na gerência de serviços de saúde no contexto do sus. 2008. Faculdade de Ciências Cultura e Extensão do Rio Grande do Norte.

Laiane Medeiros Ribeiro; SAMPAIO, A. T. L.; MENDONCA, A. E. O.. O enfermeiro na gerência dos serviços de saúde no contexto hospitalar. 2008. Faculdade de Ciências Cultura e Extensão do Rio Grande do Norte.

SAMPAIO, A. T. L.; MENDONCA, A. E. O.;Laiane Medeiros Ribeiro. O enfermeiro na gerência de serviços de saúde no contexto do SUS. 2008. Faculdade de Ciências Cultura e Extensão do Rio Grande do Norte.

MENDONCA, A. E. O.;Laiane Medeiros Ribeiro; SAMPAIO, A. T. L.. Relação dos conhecimentos que fundamentam a prática da enfermagem nos cuidados em centro cirúrgico. 2008. Faculdade de Ciências Cultura e Extensão do Rio Grande do Norte.

MAZONI, S. R.;RIBEIRO,L.M; WERNET, M.. Concurso para a area Processo de Cuidar da Mulher, Criança e Adolescente: Atenção primária e hospitalar à Saúde da Mulher e da Criança. 2016. Universidade de Brasília.

Leon, CGRMP;RIBEIRO,L.M; VOLPE, C. R. G.. Seleção Pública Simplificada para Professor Substituto. 2019.

Laiane Medeiros Ribeiro. processo seletivo do Curso de Especialização em Enfermagem Obstétrica ? Rede Cegonha II. 2016. Universidade de Brasília.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Raimunda Medeiros Germano

MEDEIROS, Soraya Maria de; FERREIRA FILHA, Maria de Oliveira;GERMANO, Raimunda Medeiros; MIRANDA, Francisco Arnoldo Nunes de. Saúde mental e enfermagem: em busca da integralidade na ESF. 2007. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Soraya Maria de Medeiros

MEDEIROS, Soraya Maria de; YEPEZ, Martha Azucena Traverso;GERMANO, Raimunda MedeirosENDERS, Bertha Cruz. Saúde mental e enfermagem na ESF: a propósito da integralidade na atenção à saúde do trabalhador. 2007. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Soraya Maria de Medeiros

MEDEIROS, Soraya Maria de; FERREIRA FILHA, Maria de Oliveira;GERMANO, Raimunda MedeirosMIRANDA, Francisco Arnoldo Nunes de. Saúde mental e enfermagem: em busca da integralidade na ESF. 2007. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Francisco Arnoldo Nunes de Miranda

MEDEIROS, Soraya Maria de; FILHA, Maria de Oliveira Ferreira;GERMANO, Raimunda MedeirosMIRANDA, Francisco Arnoldo Nunes de. Saúde mental e enfermagem: em busca da integralidade na estratégia saúde da família. 2007. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Luciana Mara monti Fonseca

SCOCHI, Carmen Gracinda Silvan; Kimura, Amelia Fumiko; Antonini, Sonir Roberto Rauber;FONSECA, Luciana Mara Monti. Membro Suplente - Efetividade do leite humano no alívio da dor no prematuro submetido ao exame de fundo de olho. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Enfermagem em Saúde Pública) - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Bertha Cruz Enders

YEPEZ, Martha Azucena Traverso;GERMANO, Raimunda MedeirosMEDEIROS, Soraya Maria deENDERS, Bertha Cruz. Exame de Qualificação: Saúde mental e enfermagem na ESF: a propósito da integralidade na atenção à saúde do trabalhador.. 2007. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Thaíla Corrêa Castral

SCOCHI, C.G.S.CASTRAL, T. C.LEITE, A.M.; Warnock, Fay; FUNEZ, M. I.. O leite humano e a sacarose 25% no alívio da dor em prematuros submetidos ao exame de fundo de olho: ensaio clínico randomizado. 2013. Tese (Doutorado em Enfermagem em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Mateus Rufino

Avaliação da satisfação e autoconfiança de estudantes de Enfermagem em simulações de PCR pediátrica em uma Instituição de Ensino; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Programa de pós-graduação em Enfermagem UnB; (Orientador);

Ludymilla de Oliveira Beleza

Avaliação do custo doença de prematuros internados em uma UTIN; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Programa de pós-graduação em Enfermagem UnB; (Orientador);

Raquel Paniago

Avaliação de cenários simulados no nivel técnico em enfermagem; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Programa de pós-graduação em Enfermagem UnB; (Orientador);

Rayanne Augusta Parente Paula

Uso da rede de tecido como método de conforto no teste do pezinho: ensaio clínico randomizado; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Programa de pós-graduação em Enfermagem UnB; (Orientador);

Rafaela Seixas Ivo

Simulação realística como estratégia de ensino para residentes no cenário materno infantil; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Programa de pós-graduação em Enfermagem UnB; (Orientador);

Guilherme da Costa Brasil

Aspectos neurológicos da simulação clínica no ensino materno-infantil: ensaio clínico randomizado; Início: 2018; Tese (Doutorado em Enfermagem) - Programa de pós-graduação em Enfermagem UnB; (Orientador);

Casandra Ponce de Leon

Um estudo luso-brasileiro sobre a aprendizagem na simulação reakistica em Pediatria: um ensaio clínico randomizado; Início: 2018; Tese (Doutorado em Enfermagem) - Programa de pós-graduação em Enfermagem UnB; (Orientador);

Júlia Soares

Percepção das mães sobre a dor no exame de fundo de olho; Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - UnB Campus Ceilândia; (Orientador);

Jéssica Carvalho

Debrifieng na simulação em pediatria: uma revisão da literatura; Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - UnB Campus Ceilândia; (Orientador);

Bárbara Teixeira Rocha

Mensuração do Ruído na Unidade Neonatal; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em Enfermagem) - UnB Campus Ceilândia; (Orientador);

Laryssa Marinna Madeira de Andrade

EXPOSIÇÃO E MANEJO DA DOR EM RECÉM-NASCIDOS PREMATUROS DURANTE O TEMPO DE HOSPITALIZAÇÃO NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL; 2019; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós -Graduação em Enfermagem) - Universidade de Brasília,; Orientador: Laiane Medeiros Ribeiro;

Thais Helena Corrêa

PERCEPÇÃO DOS FAMILIARES SOBRE O EXAME DE FUNDO DE OLHO PARA DIAGNÓSTICO DA RETINOPATIA DA PREMATURIDADE; 2019; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós -Graduação em Enfermagem) - Universidade de Brasília,; Orientador: Laiane Medeiros Ribeiro;

Danielle da Silva Fernandes

PSIU-N: PROGRAMA DE SILÊNCIO EM UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL; 2019; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós -Graduação em Enfermagem) - Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Laiane Medeiros Ribeiro;

Anna Karolynne Carvalho Fernandes

Medidas não farmacológicas no alivio da dor durante o exame de fundo de olho em prematuros; 2019; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação) - UnB Campus Ceilândia,; Coorientador: Laiane Medeiros Ribeiro;

Laíse Escaliante Del Alamo Guarda

Capacitação dos profissionais de saúde sobre o manejo da dor na vacinação em crianças; 2018; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós -Graduação em Enfermagem) - Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Laiane Medeiros Ribeiro;

Simone Ferreira da Silva Marques

VENOPUNÇÃO VERSUS PUNÇÃO DE CALCÂNEO NA TRIAGEM METABÓLICA NEONATAL: ENSAIO CLÍNICO RANDOMIZADO; 2018; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós -Graduação em Enfermagem) - Universidade de Brasília,; Orientador: Laiane Medeiros Ribeiro;

GESSICA BORGES VIEIRA

Percepção dos profissionais de enfermagem sobre a dor na vacinação; 2018; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós -Graduação em Enfermagem) - Universidade de Brasília,; Orientador: Laiane Medeiros Ribeiro;

Guilherme da Costa Brasil

SIMULAÇÃO REALÍSTICA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO NA ENFERMAGEM MATERNO-INFANTIL; 2017; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós -Graduação em Enfermagem) - Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Laiane Medeiros Ribeiro;

Ludmylla de Oliveira Beleza

Perfil de recém-nascidos de risco atendidos por enfermeiros em seguimento ambulatorial: estudo de coorte retrospectiva; 2017; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós -Graduação em Enfermagem) - Universidade de Brasília,; Orientador: Laiane Medeiros Ribeiro;

Kassandra Silva Falcão Costa

Redinhas de descanso e ninho em prematuros: Ensaio Clínico Randomizado; 2016; Dissertação (Mestrado em ENFERMAGEM) - Universidade de Brasília,; Orientador: Laiane Medeiros Ribeiro;

Vanessa Alves Pereira

Perfil dos procedimentos dolorosos em prematuros no exame de fundo de olho; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - UnB Campus Ceilândia; Orientador: Laiane Medeiros Ribeiro;

Gabriela de França Costa

Perfil dos recém nascidos que realizaram o exame de fundo de olho em um hospital público do distrito federal; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - UnB Campus Ceilândia; Orientador: Laiane Medeiros Ribeiro;

Álex Mendes Crisostomo

Ganhos percebidos pelos profissionais médicos e da equipe de enfermagem intra-hospitalares após submetidos à treinamento com simulação abordando emergências pediátricas; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - UnB Campus Ceilândia; Orientador: Laiane Medeiros Ribeiro;

Mariana Miranda da Costa

?Obstrução das vias aéreas em lactentes associado ao engasgo: uma revisão no google acadêmico?; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - UnB Campus Ceilândia; Orientador: Laiane Medeiros Ribeiro;

Natalia Pereira Oliveira

Construção e Avaliação de um folder educativo sobre dor na vacinação; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - UnB Campus Ceilândia; Orientador: Laiane Medeiros Ribeiro;

Carlos Rangel Rodrigues

Prevalência de estudos na enfermagem sobre Cardiopatia congênita em neonatologia: uma revisão integrativa; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - UnB Campus Ceilândia; Orientador: Laiane Medeiros Ribeiro;

Samir Lúcio de Mendonça Andrade

Analise microanalitica da mimica facial do prematuro; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - UnB Campus Ceilândia; Orientador: Laiane Medeiros Ribeiro;

Jéssica Amorim Azevedo

Análise de variáveis fisiológicas em prematuros submetidos ao exame de fundo de olho; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - UnB Campus Ceilândia; Orientador: Laiane Medeiros Ribeiro;

Brenda Cristina Dias Rêgo

Intervenções não farmacológicas para alívio da dor no exame de fundo de olho: revisão integrativa; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - UnB Campus Ceilândia; Orientador: Laiane Medeiros Ribeiro;

Patrícia Meireles de Assunção

Percepção da mãe sobre o ruído na Unidade Neonatal; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - UnB Campus Ceilândia; Orientador: Laiane Medeiros Ribeiro;

Miriam Alves de Oliveira

Revisão Integrativa sobre a mensuração do ruído em unidade neonatal; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - UnB Campus Ceilândia; Orientador: Laiane Medeiros Ribeiro;

Juliana do Nascimento Bezerra

Revisão integrativa sobre bronquiolite viral aguda no lactente; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - UnB Campus Ceilândia; Orientador: Laiane Medeiros Ribeiro;

Josélia Rodrigues de Souza

MÉTODO CANGURU: A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NA PERSPECTIVA DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - UnB Campus Ceilândia; Orientador: Laiane Medeiros Ribeiro;

Taís Oliveira Barcelos Rangel

Perfil de doadores de transplante pediátrico no distrito federal; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - UnB Campus Ceilândia; Orientador: Laiane Medeiros Ribeiro;

Carol Ribeiro Mascarenhas

APLICAÇÃO DO QUESTIONÁRIO SOBRE A SATISFAÇÃO DOS ESTUDANTES E AUTOCONFIANÇA NA APRENDIZAGEM NA SIMULAÇÃO REALÍSTICA MATERNO-INFANTIL; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - UnB Campus Ceilândia; Orientador: Laiane Medeiros Ribeiro;

Brenda Vaz Vilaca Oliveira

Sobrecarga de Trabalho dos Profissionais de Enfermagem na Atenção Primária em Saúde; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - UnB Campus Ceilândia; Orientador: Laiane Medeiros Ribeiro;

Stéphanie Marques Alves Vieira Angelim

PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE ACERCA DO MANEJO DA DOR EM CRIANÇAS NA VACINAÇÃO; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - UnB Campus Ceilândia; Orientador: Laiane Medeiros Ribeiro;

Sammya Rodrigues

Escala de Design em simulação na area materno-infantil; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - UnB Campus Ceilândia; Orientador: Laiane Medeiros Ribeiro;

Laire Alves Di Andrade Camargo

CARTÃO CANGURU: UMA EXPERIÊNCIA CLÍNICA EM UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - UnB Campus Ceilândia; Orientador: Laiane Medeiros Ribeiro;

Daniela Faria Lima

Opinião das mães sobre um cartão ?canguru? em uma unidade de terapia intensiva neonatal; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - UnB Campus Ceilândia; Orientador: Laiane Medeiros Ribeiro;

Anna Cláudia de Oliveira Queiroz

Percepção do acompanhante sobre um projeto lúdico de extensão em um hospital regional do distrito federal; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - UnB Campus Ceilândia; Orientador: Laiane Medeiros Ribeiro;

Ana Carolina Fonseca Teixeira Magalhães

Avaliação de uma cartilha educativa para as mães sobre os cuidados com o bebê prematuro em casa; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - UnB Campus Ceilândia; Orientador: Laiane Medeiros Ribeiro;

Anna Karolyne Carvalho Fernandes

Avaliação da simulação realística por alunos do curso de enfermagem como estratégia para o aprendizado em pediatria; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - UnB Campus Ceilândia; Orientador: Laiane Medeiros Ribeiro;

Larissa Israela Bastos Romualdo

Avaliação da dor em recém-nascidos submetidos a procedimentos fisioterápicos: uma revisão integrativa; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - UnB Campus Ceilândia; Orientador: Laiane Medeiros Ribeiro;

Jéssica Louise Souza Costa

A utilização da arte como forma de expressão da criança hospitalizada; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - UnB Campus Ceilândia; Orientador: Laiane Medeiros Ribeiro;

Juliana Ribeiro Fernandes

Sentimentos dos acompanhantes de criança hospitalizada; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - UnB Campus Ceilândia; Orientador: Laiane Medeiros Ribeiro;

Fernanda Dias da Silva

Avaliação da cobertura Vacinal no primeiro ano de vida em Ceilândia-DF; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - UnB Campus Ceilândia; Orientador: Laiane Medeiros Ribeiro;

Zaleide Aires do Nascimento

Estresse pela equipe de enfermagem em uma unidade de terapia intensiva pediátrica: uma realidade encontrada?; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - UnB Campus Ceilândia; Orientador: Laiane Medeiros Ribeiro;

Célyda Cristine Oliveira de Araújo

Reconhecimento da dor no Recém-nascido por alunos do curso de Enfermagem; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - UnB Campus Ceilândia; Orientador: Laiane Medeiros Ribeiro;

Geovana da Silva Morais

Intervenções não farmacológicas para alívio da dor em prematuros: uma revisão integrativa; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - UnB Campus Ceilândia; Orientador: Laiane Medeiros Ribeiro;

Rafaela Seixas

Percepção das mães relacionada ao uso da fototerapia; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - UnB Campus Ceilândia; Orientador: Laiane Medeiros Ribeiro;

Marília Moraes Cunha

Parâmetros fisiológicos do impacto do teatro clown em crianças internas do Hospital Regional de Ceilândia - DF; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - UnB Campus Ceilândia; Orientador: Laiane Medeiros Ribeiro;

MARIA ALCINA BATISTA DOS SANTOS

Evidência em base de dados nacional sobre o uso do brinquedo terapêutico pelos profissionais de enfermagem; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - UnB Campus Ceilândia; Orientador: Laiane Medeiros Ribeiro;

Mariana de Abreu Rezende

Construção e avaliação de um cenário simulado por discentes: um estudo piloto; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - UnB Campus Ceilândia; Orientador: Laiane Medeiros Ribeiro;

Samir Lucio Mendonca Andrade

Análise das variáveis comportamentais no prematuro no exame de fundo de olho: Ensaio Clínico Randomizado; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - UnB Campus Ceilândia; Orientador: Laiane Medeiros Ribeiro;

Jéssica Amorim Azevedo

Variabilidade da Frequência Cardíaca e Saturação de Oxigênio durante o exame de fundo de olho no prematuro: Ensaio Clínico Randomizado; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - UnB Campus Ceilândia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Laiane Medeiros Ribeiro;

Manuella Ferreira Barbosa de Sousa

Análise da Preensão Palmar Durante o Exame Fundo de Olho em Prematuros; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - UnB Campus Ceilândia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Laiane Medeiros Ribeiro;

Rayanne Augusta Parente Paula

Uma análise de variavies fisiológicas utilizando a redinha de tecido como um método de conforto em prematuros; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - UnB Campus Ceilândia; Orientador: Laiane Medeiros Ribeiro;

Danielle da Silva Fernandes

Redinha de tecido como método de conforto no prematuro: uma análise de variáveis comportamentais; 2016; Iniciação Científica - UnB Campus Ceilândia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Laiane Medeiros Ribeiro;

Ana Carla Pinto

Iniciativa Hospital Amigo da Criança: realidade de um hospital Regional do DF; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - UnB Campus Ceilândia; Orientador: Laiane Medeiros Ribeiro;

Danielle da Silva Fernandes

Aleitamento materno do prematuro: estudo de prevalência em um hospital regional do DF; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - UnB Campus Ceilândia; Orientador: Laiane Medeiros Ribeiro;

Anna Karolyne Carvalho Fernandes

Avaliação da simulação realistica por alunos do curso de enfermagem como estrategia para o aprendizado em pediatria; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - UnB Campus Ceilândia; Orientador: Laiane Medeiros Ribeiro;

Vanessa Alves da Gama

Construção de casos clínicos no simulador SimBaby e no StatBaby N; 350 como estrategia de ensino na pediatria; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - UnB Campus Ceilândia; Orientador: Laiane Medeiros Ribeiro;

Bianca Colus Gineti

Desenvolvimento e avaliação de folheto educativo dirigido aos pais de prematuros submetidos ao exame de fundo; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRAO PRETO, Pró Reitoria de Pesquisa da Universidade de São Paulo; Orientador: Laiane Medeiros Ribeiro;

Ariana Januário de Araujo

Cortisol salivar do prematuro durante dor aguda: subisídios para o cuidado humanizado de enfermagem e saúde; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRAO PRETO, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Laiane Medeiros Ribeiro;

Danielle da Silva Ferreira

Monitoria na Disciplina Cuidado Integral à Saúde da Mulher e Criança; 2016; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - UnB Campus Ceilândia; Orientador: Laiane Medeiros Ribeiro;

Brenda Vaz Vilaca Oliveira

Monitoria na Disciplina Cuidado Integral à Saúde da Mulher e Criança; 2016; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - UnB Campus Ceilândia; Orientador: Laiane Medeiros Ribeiro;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Soraya Maria de Medeiros

Saúde mental e enfermagem: em busca da integralidades na Estratégia Saúde da Família; 2007; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Soraya Maria de Medeiros;

Soraya Maria de Medeiros

Aumento da jornada de trabalho: qual a repercussão na vida dos trabalhadores da enfermagem?; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Soraya Maria de Medeiros;

Soraya Maria de Medeiros

Aumento da jornada de trabalho: qual a repercussão na vida dos trabalhadores da enfermagem?; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Soraya Maria de Medeiros;

Luciana Mara monti Fonseca

Estágio Supervisionado em Docência; Bolsa Pró-Reitoria de Pós-Graduação - USP; ; 2010; Orientação de outra natureza; (Pós-Graduação em Enfermagem em Saúde Pública) - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, Pró-Reitoria de Graduação da USP; Orientador: Luciana Mara Monti Fonseca;

Luciana Mara monti Fonseca

Estágio Supervisionado em Docência; Bolsa Pró-Reitoria de Pós-Graduação; ; 2009; Orientação de outra natureza; (Pós-Graduação em Enfermagem em Saúde Pública) - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, Pró-Reitoria de Graduação da USP; Orientador: Luciana Mara Monti Fonseca;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • Beleza, LO ; RIBEIRO,L.M ; PAULA, R. A. P. ; ESCALIANTI, L. ; VIEIRA, GB ; COSTA, K. F. . Perfil de recém-nascidos de risco atendidos por enfermeiros em seguimento ambulatorial: estudo de coorte retrospectiva. Revista Latino-Americana de Enfermagem , v. 27, p. 1-12, 2019.

  • SOUZA, J. R. ; RIBEIRO,L.M ; VIEIRA, G. B. ; GUARDA, L. E. A. ; LEON, C. G. R. M. P. ; Schardosim, JM . Método Canguru na Perspectiva dos Profissionais de Saúde de uma unidade de neonatologia. ENFERMAGEM EM FOCO DO COFEN , v. 10, p. 30-35, 2019.

  • CARVALHO, C. F. G. ; COUTINHO, R. F. ; LEON, C. G. R. M. P. ; LIMA, I. D. A. ; Laiane Medeiros Ribeiro ; VIEIRA, G. B. ; GUARDA, L. E. A. ; PAULA, R. A. P. ; SANTOS, S. R. . Parental Involvement in the Puerperal Pregnancy Cycle: Experiences and Feelings. Nursing & Care Open Access Journal , v. 9, p. 646-657, 2018.

  • CARVALHO, C. F. G. ; COUTINHO, R. F. ; LIMA, I. D. A. ; LEON, C. G. R. M. P. ; Laiane Medeiros Ribeiro ; VIEIRA, G. B. ; GUARDA, L. E. A. ; PAULA, R. A. P. ; SANTOS, S. R. . Evaluation of Board Game about Immunopreventable Diseases for Higher Education in Health Course. CREATIVE EDUCATION , v. 09, p. 646-657, 2018.

  • LUZ, L. S. ; CASTRAL,T.C ; MINAMISAWA, R. ; SALGE, A. K. M. ; RIBEIRO,L.M ; SCOCHI,C.G.S . Fatores preditivos da interrupção de aleitamento materno exclusivo em prematuros: coorte prospectiva. REBEN - REVISTA BRASILEIRA DE ENFERMAGEM , v. 71, p. 3049-3055, 2018.

  • LIMA, I. D. A. ; LEON, C. G. R. M. P. ; Laiane Medeiros Ribeiro ; FUNGHETTO, S. S. ; FALEIROS, A. C. M. ; ESCALIANTI, L. ; VIEIRA, G. B. ; ATAIDE, F. S. . Avaliação de um aplicativo sobre imunização: Um estudo piloto no ensino superior.. Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais , v. 3, p. 11-29, 2018.

  • LEON, C. G. R. M. P. ; SILVA, A. K. ; RIBEIRO,L.M ; FONSECA, Luciana Mara Monti . Development and validation of clinical cases to be used in maternal-child nursing education. REVISTA DE ENFERMAGEM REFERÊNCIA , v. IV Série, p. 51-62, 2018.

  • BRASIL, G. C. ; RIBEIRO,L.M ; LEON, C. G. ; FONSECA, Luciana Mara Monti ; MAZZO, A. ; MARTINS, J. C. A. ; ALMEIDA, R. G. S. . Use of the design and self-confidence scales in the assessment of maternal-child realistic simulation. REVISTA DE ENFERMAGEM REFERÊNCIA , v. IV Série, p. 117-126, 2018.

  • IVO, R. S. ; Laiane Medeiros Ribeiro ; LEON, C. G. R. M. P. ; SCHARDOSIM, J. M. ; GUARDA, L. E. A. ; BELEZA, L. . Percepção materna e construção de um material educativo sobre fototerapia. Revista de Enfermagem UFPE on line , v. 11, p. 1207-1215, 2017.

  • BRASIL, G. C. ; LEON, C. G. R. M. P. ; RIBEIRO,L.M ; SHARDOSIM, J. M. ; GUILHEM, D. . Conhecimento das Mães Sobre a Alimentação de Lactentes a Partir dos Seis Meses de Idade.. REME. REVISTA MINEIRA DE ENFERMAGEM , v. 21, p. 1-7, 2017.

  • SOUZA, M. ; SOUSA, J. M. ; LAGO, D. M. S. K. ; BORGES, M. S. ; RIBEIRO,L.M ; GUILHEM, D. . Avaliação do Perfil de Atitudes Acerca da Morte: estudo com graduandos da área de saúde. Texto e Contexto. (UFSC Impresso) , v. 26, p. 1-8, 2017.

  • RABELLO, C. G. ; SOUSA, K. L. G. ; SHARDOSIM, J. M. ; Laiane Medeiros Ribeiro ; LEON, C. G. R. M. P. ; VIDUEDO, A. F. S. . Perception of Pregnant Women in Ceilandia on the Choice of the Delivery Route and the Nurse's Role. Nurse Care Open Acess , v. 3, p. 1-6, 2017.

  • MARQUES, S. F. S. ; OLIVEIRA, T. M. G. ; JESUS, C. A. C. ; PINHO, D. L. M. ; Laiane Medeiros Ribeiro . Redução de Incertezas dos Pais de Recém-Nascidos Internados em Unidades de Terapia Intensiva. Revista de Enfermagem UFPE on line , v. 11, p. 1-9, 2017.

  • MACHADO, A. ; SADI, P. ; GUILHEM, D. ; RIBEIRO,L.M . CONSUMO DE ÁLCOOL POR ENFERMEIROS E IMPLICAÇÕES PARA O TRABALHO EM SAÚDE ? REVISÃO INTEGRATIVA. Cogitare Enfermagem , v. 21, p. 01-08, 2016.

  • FERNANDES, A. K. C. ; BRASIL, G. C. ; RIBEIRO,L.M ; LEON, C. G. R. M. P. ; HERMANN, P. R. S. ; MAGRO, M. C. S. ; VIDUEDO, A. F. S. ; FUNGHETTO, S. S. . SIMULAÇÃO COMO ESTRATÉGIA PARA O APRENDIZADO EM PEDIATRIA. REME. REVISTA MINEIRA DE ENFERMAGEM , v. 20, p. 1-8, 2016.

  • COSTA, K. F. ; BELEZA, L. ; SOUZA, L. M. ; RIBEIRO,L.M . Rede de descanso e Ninho: Comparação entre efeitos fisiológicos e comportamentais em prematuros. Revista Gaúcha de Enfermagem (Online) , v. 37, p. 1-9, 2016.

  • RIBEIRO,L.M ; DARÉ,M.F ; CASTRAL,T.C . Manejo da dor em recem-nascidos e crianças. PROENF. Programa de Atualização em Enfermagem. Saúde da Criança e do Adolescente , v. 4, p. 125, 2015.

  • VIEIRA, G. B. ; CAVALCANTE, D. S. ; LEON, C. G. R. M. P. ; RIBEIRO, LAIANE MEDEIROS ; FONSECA, Luciana Mara Monti ; MENEZES, K. R. . First steps in nursing education of a permanent neonatal intensive care unit. Revista de Enfermagem UFPE on line , v. 8, p. 889-895, 2014.

  • VASCONCELOS, MARIA GORETE LUCENA DE ; GOÉS, F.S.N ; FONSECA, Luciana Mara Monti ; Laiane Medeiros Ribeiro ; SCOCHI, CARMEN GRACINDA SILVAN . Avaliação de um ambiente digital de aprendizagem pelo usuário. Acta Paulista de Enfermagem (UNIFESP. Impresso) , v. 26, p. 36-41, 2013.

  • CASTRAL, THAÍLA CORRÊA ; RIBEIRO,L.M ; SCOCHI, C.G.S . Intervenções maternas para o alívio da dor aguda neonatal. PROENF. Programa de Atualização , v. 7, p. 151-187, 2013.

  • RIBEIRO, LAIANE MEDEIROS ; CASTRAL, THAILA CORREA ; MONTANHOLI, LICIANE LANGONA ; DARE, MARIANA FIRMINO ; SILVA, ALINE CAROLINA DE ARAUJO ; ANTONINI, SONIR ROBERTO RAUBER ; SCOCHI, CARMEN GRACINDA SILVAN . Human milk for neonatal pain relief during ophthalmoscopy. Revista da Escola de Enfermagem da USP , v. 47, p. 1039-1045, 2013.

  • CASTRAL, THAÍLA CORRÊA ; WARNOCK, FAY FATHALEE ; Laiane Medeiros Ribeiro ; VASCONCELOS, MARIA GORETE LUCENA DE ; LEITE, ADRIANA MORAES ; SCOCHI, CARMEN GRACINDA SILVAN . Maternal factors regulating preterm infants' responses to pain and stress while in maternal kangaroo care. Revista Latino-Americana de Enfermagem , v. 20, p. 435-443, 2012.

  • CASTRAL,T.C ; DARÉ,M.F ; Laiane Medeiros Ribeiro ; Ribeiro, Laiane Medeiros ; ANTONINI,R.S.R ; SCOCHI,C.G.S . VARIAÇÃO DA CONCENTRAÇÃO DO CORTISOL SALIVAR DO PREMATURO EM RESPOSTA À PUNÇÃO DE CALCÂNEO PARA O TESTE DE TRIAGEM NEONATAL EM POSIÇÃO CANGURU MATERNA. Revista da Sociedade Brasileira de Enfermeiros Pediatras , v. 11, p. 17-24, 2011.

  • Laiane Medeiros Ribeiro ; MEDEIROS, Soraya Maria de ; Albuquerque, Jonas Sâmi de ; Fernandes, Sandra Michelle Bessa de Andrade . Saúde mental e enfermagem na estratégia saúde da família: como estão atuando os enfermeiros?. Revista da Escola de Enfermagem da USP (Impresso) , v. 44, p. 376-382, 2010.

  • OLIVEIRA, Jonas Sâmi Albuquerque ; CHAVES, Ana Claúdia Cardozzo ; OLIVEIRA, Janne Cléia Albuquerque ; Laiane Medeiros Ribeiro ; MEDEIROS, Soraya Maria de . Non-Obligatory remunerated traineeship: dimensions of nursing in present labor world. The FIEP Bulletin , v. 79, p. 599-601, 2009.

  • MEDEIROS, Soraya Maria de ; Laiane Medeiros Ribeiro ; FERNANDES, S. M. B. A. ; SILVA, Olívia Luciana dos Santos . Uso e dependência de drogas: desenvolvimento de processos educativos junto a grupos de jovens. RECENF REVISTA TECNICO CIENTIFICA DE ENFERMAGEM , v. 7, p. 51-56, 2009.

  • MEDEIROS, Soraya Maria de ; MACEDO,Maria Lucia Azevedo Ferreira ; OLIVEIRA, Jonas Sâmi Albuquerque ; Laiane Medeiros Ribeiro . POSSIBILIDADES E LIMITES DA RECUPERAÇÃO DO SONO. Revista Gaúcha de Enfermagem (UFRGS) , v. 30, p. 92-97, 2009.

  • Laiane Medeiros Ribeiro ; MEDEIROS, Soraya Maria de ; ANDRADE, Sandra Michelle Bessa de . Estresse ocupacional e o mundo do trabalho atual: repercussões na vida cotidiana das enfermeiras. REVISTA ELETRÔNICA DE ENFERMAGEM , v. 10, p. 414-427, 2008.

  • VERAS, Verônica Simone Dutra ; MEDEIROS, Soraya Maria de ; Laiane Medeiros Ribeiro . Cotidiano e trabalho feminino em saúde: uma perspectiva de gênero. REVISTA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE NOVA ESPERANÇA , v. 05, p. 47-52, 2007.

  • MEDEIROS, Soraya Maria de ; Laiane Medeiros Ribeiro ; ANDRADE, Sandra Michelle Bessa de ; VERAS, Verônica Simone Dutra . Condições de trabalho e enfermagem: a transversalidade do sofrimento no cotidiano. REVISTA ELETRÔNICA DE ENFERMAGEM , v. 08, p. 233-240, 2006.

  • FUNGHETTO, S. S. ; MARTINS, K. F. ; STIVAL, M. M. ; LEON, C. G. R. M. P. ; Laiane Medeiros Ribeiro ; SANTOS, W. S. ; LIMA, L. R. ; VOLPE, C. R. G. ; MARQUES, T. F. V. ; PEREIRA, J. G. . Desenvolvimento de Tecnologias Cuidativo-Educacionais. 1. ed. Porto Alegre: Moriá, 2017. v. 1. 13p .

  • DARÉ,M.F ; CASTRAL,T.C ; Laiane Medeiros Ribeiro ; SCOCHI, C.G.S . PROENF Saúde da Criança e do Adolescente. 11. ed. Porto Alegre: Artmed Panamericana, 2016. v. 1. 81-128p .

  • CASTRAL,T.C ; FUJINAGA, Cristina Ide ; WARNOCK, F. ; de ALMEIDA e SILVA, Andreara ; Laiane Medeiros Ribeiro ; SCOCHI, C.G.S . Readniness of preterm infants to start breastfeeding. In: Diogo Contreiras; Johann Sampaio (org). Preterm Infants: development, prognosis and potential complication. New York: Nova Science Publisher, 2012. 1-18p .

  • CASTRAL,T.C ; Warnock,F ; ANTONINI,R.S.R ; SANTOS, C. B. ; DARÉ,M.F ; Laiane Medeiros Ribeiro ; SCOCHI, CARMEN GRACINDA SILVAN . Maternal factors regulates preterm newborn reactivity to pain and stress while in kangaroo position. In: XIII PAN AMERICAN NURSING RESEARCH COLLOQUIUM, 2012, MIAMI. XIII PAN AMERICAN NURSING RESEARCH COLLOQUIUM, 2012.

  • SCOCHI,C.G.S ; Laiane Medeiros Ribeiro ; CASTRAL,T.C ; Warnock,F ; ANTONINI,R.S.R ; DARÉ,M.F . Human milk vs. sucrose for pain relief during screening for retinipathy of prematurity: a pilot study. In: XIII PAN AMERICAN NURSING RESEARCH COLLOQUIUM, 2012, MIAMI. XIII PAN AMERICAN NURSING RESEARCH COLLOQUIUM, 2012.

  • ARAUJO, A. J. ; CASTRAL, THAÍLA CORRÊA ; Laiane Medeiros Ribeiro ; SCOCHI, C.G.S . Cortisol salivar do prematuro durante procedimentos dolorosos. In: 20 siicusp, 2012, RIBEIRÃO PRETO. 20 siicusp, 2012.

  • GINETI, B. C. ; Laiane Medeiros Ribeiro ; ARAUJO, A. C. ; SCOCHI, C.G.S . Ação educativa com mães de prematuros submetidos ao exame de fundo de olho. In: 20 siicusp, 2012, RIBEIRÃO PRETO. 20 siicusp, 2012.

  • Laiane Medeiros Ribeiro ; GINETI, B. C. ; SILVA, A.C.A ; CASTRAL, THAÍLA CORRÊA ; DARÉ,M.F ; SCOCHI,C.G.S . desenvolvimento e avaliação de folheto educativo dirigido aos pais de prematuros submetidos ao exame de fundo de olho para diagnóstico da retinopatia da prematuridade. In: 210 Congresso Brasileiro de Perinatologia, 2012, Curitiba. 210 Congresso Brasileiro de Perinatologia, 2012.

  • SILVA, A.A ; FUJINAGA, Cristina Ide ; ZAMBERLAN, N.E ; OLIVEIRA, C. R. ; Laiane Medeiros Ribeiro ; SCOCHI,C.G.S . Avaliação da prontidão de prematuros em iniciar amamentação materna: escore e desempenho na translactação. In: 210 Congresso Brasileiro de Perinatologia, 2012, Curitiba. 210 Congresso Brasileiro de Perinatologia, 2012.

  • LEON, C. G. R. M. P. ; Laiane Medeiros Ribeiro ; FONSECA, Luciana Mara Monti ; SILVA, A.A . Ensino da imunização em saúde da criança: um jogo educativo. In: 210 Congresso Brasileiro de Perinatologia, 2012, Curitiba. 210 Congresso Brasileiro de Perinatologia, 2012.

  • Laiane Medeiros Ribeiro ; SILVA, Gerdilene Carlos Tomás ; CAMPOS, Anna Grazielle Alves ; OSÓRIO, Márcia Cerveira Abuana . Acolhimento e interação: uma prática oportuna na enfermagem psiquiátrica. In: XIX Encontro de Enfermagem do Nordeste, 2003, João Pessoa. Acolhimento e interação: uma prática oportuna na enfermagem psiquiátrica, 2003.

  • Laiane Medeiros Ribeiro ; LIMA, Jucimar França Vilar Lima ; LIBÓRIO, Vivianne Soraya Nicácio Libório ; DAVIM, Rejane Marie Barbosa . Medo e religião: barreiras para iniciação sexual. In: XIX Encontro de Enfermagem do Nordeste, 2003, João Pessoa. Medo e religião: barreiras para iniciação sexual, 2003.

  • Laiane Medeiros Ribeiro ; CARVALHO, Kézya Suzana Lima de ; MEDEIROS, Soraya Maria de ; MAZZO, Maria Helena Soares da Nóbrega ; GURGEL, Camila de Medeiros . Mulheres Mastectomizadas: Sentimentos mais evidentes. In: XIX Encontro de Enfermagem do Nordeste, 2003, João Pessoa. Mulheres Mastectomizadas: Sentimentos mais evidentes, 2003.

  • CASTRAL,T.C ; DARÉ,M.F ; Laiane Medeiros Ribeiro ; ANTONINI,R.S.R ; SCOCHI,C.G.S . Variação do cortisol salivar do prematuro durante a punção de calcaneo em posição canguru. In: III Congresso Brasileiro de Enfermagem Pediátrica e Neonatal e XVI Encontro catarinense de Enfermagem Pediatrica, 2009, Florianopolis-SC. Anais III Congresso Brasileiro de Enfermagem Pediátrica e Neonatal e XVI Encontro catarinense de Enfermagem Pediatrica, 2009. p. 328-330.

  • MARTINS, K. F. ; FREITAS, A. C. C. ; STIVAL, M. M. ; RIBEIRO,L.M ; LIMA, L. R. ; FUNGHETTO, S. S. . Validação de uma tecnologia educativa para mediar o ensino em semiologia e semiotécnica na enfermagem. In: Congresso Internacional de Tecnologia e Humanização na Comunicação em Saúde, 2016, Ribeirão Preto. livro de resumos, 2016.

  • LIMA, I. D. A. ; LUSTOSA, G. L. S. ; LEON, C. G. ; FUNGHETTO, S. S. ; RIBEIRO,L.M ; TEIXEIRA, E. . Tecnologia Educacional 'imunização da criança e rede de frio: humanização em saúde no processo de formação. In: Congresso Internacional de Tecnologia e Humanização na Comunicação em Saúde, 2016, Ribeirão Preto. Livro de Resumos, 2016.

  • VIDUEDO, A. F. S. ; LEON, C. G. ; RIBEIRO,L.M ; FUNGHETTO, S. S. ; STIVAL, M. M. ; FONSECA, L. M. M. . Humanização em Saúde no processo de formação: o uso de tecnologias e inovações no curso de enfermagem. In: Congresso Internacional de Tecnologia e Humanização na Comunicação em Saúde, 2016, Ribeirão Preto. Livro de Resumos, 2016.

  • SILVA, B. C. ; LEON, C. G. ; RIBEIRO,L.M ; VIDUEDO, A. F. S. ; COSTA, K. S. F. . Tecnologia educativa em saúde: um folder para a gestante sobre o parto e o pós-parto. In: Congresso Internacional de Tecnologia e Humanização na Comunicação em Saúde, 2016, Ribeirão Preto. Livro de Resumos, 2016.

  • GAMA, V. A. ; BRASIL, G. C. ; RIBEIRO,L.M ; HERMMAN, P. R. S. ; LEON, C. G. R. M. P. ; MAGRO, M. C. S. . Simulação Clínica na enfermagem pediátrica: Uma revisão Integrativa. In: Congresso Internacional de Tecnologia e Humanização na Comunicação em Saúde, 2016, Ribeirão Preto. Livro de Resumos, 2016.

  • FERNANDES, A. K. C. ; BRASIL, G. C. ; RIBEIRO,L.M ; LEON, C. G. ; MAGRO, M. C. S. ; HERMMAN, P. R. S. . Opinião dos estudantes de enfermagem da universidade de Brasília sobre a simulação realística como Estratégia de ensino. In: Congresso Internacional de Tecnologia e Humanização na Comunicação em Saúde, 2016, Ribeirão Preto. Livro de Resumos, 2016.

  • SILVA, G. D. ; NASCIMENTO, M. S. ; HERMANN, P. R. S. ; RIBEIRO,L.M ; MAGRO, M. C. S. . Percepção de estudantes de graduação sobre o emprego da simulação como ferramenta de ensino na assistência à vítima de trauma. In: Congresso Internacional de Tecnologia e Humanização na Comunicação em Saúde, 2016, Ribeirão Preto. Livro de resumos, 2016.

  • ARAUJO, C. C. O. ; PAULA, R. A. P. ; RIBEIRO,L.M ; LEON, C. G. ; LIMA, L. R. . RECONHECIMENTO DA DOR NO RECÉM-NASCIDO POR ALUNOS DO CURSO DE ENFERMAGEM. In: VI CONGRESSO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM PEDIATRICA E NEONATAL, 2015, FOZ DO IGUAÇU-PR. ANAIS DO VI CONGRESSO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM PEDIATRICA E NEONATAL, 2015. p. 84-84.

  • LUZ, L. S. ; CASTRAL,T.C ; SOUZA, R. R. G. ; MINAMISAWA, R. ; SCOCHI,C.G.S ; RIBEIRO,L.M . Amamentação em prematuros na alta da Unidade Neonatal. In: VI CONGRESSO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM PEDIÁTRICA E NEONATAL, 2015, FOZ DO IGUAÇU-PR. ANAIS DO VI CONGRESSO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM PEDIÁTRICA E NEONATAL, 2015. p. 106-106.

  • FERREIRA, D. S. ; RIBEIRO,L.M ; SCOCHI, C.G.S ; CASTRAL, THAILA CORREA . ALEITAMENTO MATERNO EM PREMATUROS EM UM HOSPITAL REGIONAL DO DISTRITO FEDERAL. In: VI CONGRESSO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM PEDIATRICA E NEONATAL, 2015, Foz do Iguaçu-PR. ANAIS DO VI CONGRESSO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM PEDIATRICA E NEONATAL, 2015. p. 219-219.

  • NASCIMENTO, Z. A. ; RIBEIRO,L.M ; SANTOS, S. R. ; PAULA, R. A. P. ; SANTANA, B. C. . ESTRESSE PELA EQUIPE DE ENFERMAGEM EM UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA PEDIÁTRICA: UMA REALIDADE ENCONTRADA?. In: VI CONGRESSO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM PEDIATRICA E NEONATAL, 2015, Foz do Iguaçu-PR. ANAIS DO VI CONGRESSO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM PEDIATRICA E NEONATAL, 2015. p. 235-235.

  • PEREIRA, A. L. M. ; BRASIL, G. C. ; LEON, C. G. R. M. P. ; RIBEIRO,L.M . CONHECIMENTO DAS MÃES SOBRE A ALIMENTAÇÃO DE LACTENTES A PARTIR DOS SEIS MESES DE IDADE. In: VI CONGRESSO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM PEDIATRICA E NEONATAL, 2015, Foz do Iguaçu. ANAIS DO VI CONGRESSO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM PEDIATRICA E NEONATAL, 2015. p. 294-294.

  • PEREIRA, A. L. M. ; FIGUEIREDO, R. F. R. ; CAVALCANTE, D. S. ; LEON, C. G. ; RIBEIRO,L.M . Avaliação de uma ferramenta educativa impressa sobre administração de medicamentos em neonatologia. In: VI CONGRESSO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM PEDIATRICA E NEONATAL, 2015, Foz do Iguaçu-PR. ANAIS DO VI CONGRESSO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM PEDIATRICA E NEONATAL, 2015. p. 294-294.

  • COSTA, K. S. F. ; BELEZA, L. O. ; SOUSA, L. M. ; RIBEIRO,L.M . Redinhas de Descando e Ninho em Neonatologia: Comparando efeitos fisiológicos e posturais. In: VI CONGRESSO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM PEDIATRICA E NEONATAL, 2015, Foz do Iguaçu-PR. ANAIS DO VI CONGRESSO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM PEDIATRICA E NEONATAL, 2015. p. 18-18.

  • SEIXAS, R. I. ; RIBEIRO,L.M ; LEON, C. G. R. M. P. ; SCHARDOSIM, J. M. ; FERNANDES, A. K. C. . Percepção materna e construção de um material educativo sobre fototerapia. In: VI CONGRESSO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM PEDIATRICA E NEONATAL, 2015, Foz do iguaçu-PR. ANAIS DO VI CONGRESSO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM PEDIATRICA E NEONATAL, 2015. p. 39-39.

  • LIMA, I. ; LEON, C. G. R. M. P. ; LUSTOSA, G. ; RIBEIRO,L.M ; SCHARDOSIM, J. M. . LÚDICO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO NA ENFERMAGEM DA CRIANÇA: AVALIAÇÃO DO JOGO DA IMUNIZAÇÃO. In: VI CONGRESSO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM PEDIATRICA E NEONATAL, 2015, Foz do Iguaçu-PR. ANAIS DO VI CONGRESSO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM PEDIATRICA E NEONATAL, 2015. p. 32-32.

  • SANTANA, B. C. ; RIBEIRO,L.M ; DIAS, G. V. M. ; ARAUJO, A. N. ; SANTOS, S. R. ; PAULA, R. A. P. . CRIANÇA COM HIDRANENCEFALIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA. In: VI CONGRESSO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM PEDIATRICA E NEONATAL, 2015, Foz do Iguaçu-PR. ANAIS DO VI CONGRESSO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM PEDIATRICA E NEONATAL, 2015. p. 88-88.

  • MARQUES, S. F. S. ; COSTA, K. S. F. ; RIBEIRO,L.M ; FERREIRA, D. S. ; PAULA, R. A. P. . DOR NEONATAL DURANTE A PASSAGEM DE CATETER VENOSO CENTRAL PERCUTÂNEO (PICC): UMA REVISÃO INTEGRATIVA. In: VI CONGRESSO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM PEDIATRICA E NEONATAL, 2015, Foz do Iguaçu. ANAIS DO VI CONGRESSO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM PEDIATRICA E NEONATAL, 2015. p. 105-105.

  • COSTA, K. S. F. ; MARQUES, S. F. S. ; RIBEIRO,L.M ; BELEZA, L. O. ; FERREIRA, D. S. ; PAULA, R. A. P. . PREVALÊNCIA DO DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM ?COMPORTAMENTO DESORGANIZADO DO BEBÊ?, EM PREMATUROS. In: VI CONGRESSO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM PEDIATRICA E NEONATAL, 2015, Foz do Iguaçu. ANAIS DO VI CONGRESSO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM PEDIATRICA E NEONATAL, 2015. p. 412-412.

  • ARAUJO, A. J. ; Laiane Medeiros Ribeiro ; CASTRAL,T.C ; SCOCHI, C.G.S . CORTISOL SALIVAR COMO INDICADOR DE REATIVIDADE À DOR NO EXAME OFTALMOLOGICO PARA DIAGNOSTICO DA. In: 19º Simpósio Internacional de Iniciação Cientifica, 2011, Ribeirão Preto. 19º Simpósio Internacional de Iniciação Cientifica, 2011.

  • DARÉ,M.F ; CASTRAL,T.C ; Laiane Medeiros Ribeiro ; SCOCHI, C.G.S . Reatividade do prematuro à dor aguda mensurada pelo cortisol salivar em situação de posição canguru materno. In: 18 Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP, 2010, Ribeirão Preto. 18 Simposio Internacional de Iniciação Científica da USP, 2010.

  • CASTRAL,T.C ; Warnock,F ; ANTONINI,R.S.R ; DARÉ,M.F ; Laiane Medeiros Ribeiro ; LEITE,A.M ; SCOCHI,C.G.S . Salivary Cortisol of mothers and their infants during maternal kangaroo care. In: 13 World Congress of Pain, 2010, Montreal. 13 World Congress of Pain, 2010.

  • QUEIROZ,R.F ; CAVALCANTE,P.J,B,M ; SILVA,C.M.B ; TIMOTEO,R.P ; Laiane Medeiros Ribeiro . O dia nacinal do diabético em nova cidade: articulando saberes e práticas no ensino-serviço. In: XVI Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia, 2008, Porto Alegre-RS. Anais XVI Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia, 2008. v. 2. p. 280-280.

  • CAVALCANTE,P.J,B,M ; QUEIROZ,R.F ; CIQUEIRA,V.L ; Laiane Medeiros Ribeiro . Ações de enfermagem no programa hiperdia articulando saberes e práticas no ensino-serviço. In: XVI Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia, 2008, Porto Alegre-RS. Geriatria & Gerontologia, 2008. v. 2. p. 280-280.

  • LIMA,O.D ; Laiane Medeiros Ribeiro ; ENDERS,B.C . (RE)ipensando prática de enfermagem à luz da teoria de Dorothea Orem. In: 9 seminario nacional de diretrizes para educaçao em enfermagem, 2005, Natal-RN. IX Seminario Nacional de Diretrizes para Educação em Enfermagem, 2005.

  • Laiane Medeiros Ribeiro ; MEDEIROS, Soraya Maria de ; VERAS, Verônica Simone Dutra . Jornada de trabalho e multiemprego: Qual a relação com a vida dos trabalhadores da enfermagem?. In: XX Enf nordeste, 2004, Natal. Jornada de trabalho e multiemprego: Qual a relação com a vida dos trabalhadores da enfermagem?, 2004.

  • Laiane Medeiros Ribeiro ; VERAS, Verônica Simone Dutra ; MEDEIROS, Soraya Maria de . Aumento da jornada de trabalho e o cotidiano dos trabalhadores de enfermagem: Porque tecemos essa trama?. In: 56º Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2004, Gramado-RS. Aumento da jornada de trabalho e o cotidiano dos trabalhadores de enfermagem: Porque tecemos essa trama?, 2004.

  • Laiane Medeiros Ribeiro ; VERAS, Verônica Simone Dutra ; MEDEIROS, Soraya Maria de . Cotidiano e trabalho feminino em saúde: uma abordagem de gênero. In: 56º Congresso Brasileiro de enfermagem, 2004, Gramado-RS. Cotidiano e trabalho feminino em saúde: uma abordagem de gênero, 2004.

  • Laiane Medeiros Ribeiro ; ANDRADE, Sandra Michelle Bessa de ; MEDEIROS, Soraya Maria de . Estresse Ocupacional e o mundo do trabalho atual: A condição do enfermeiro. In: I simpósio pan americano de vigilancia sanitaria, 2004, caldas novas-Goiás. Estresse Ocupacional e o mundo do trabalho atual: A condição do enfermeiro, 2004.

  • Laiane Medeiros Ribeiro ; LIBÓRIO, Vivianne Soraya Nicácio Libório ; DAVIM, Rejane Marie Barbosa ; LIMA, Jucimar França Vilar Lima . Conduta Sexual e autocuidado na adolescência. In: XIV Congresso Estadual de Enfermagem, 2003, Mossoró. Conduta Sexual e autocuidado na Adolescência, 2003. v. 1. p. 56-56.

  • Laiane Medeiros Ribeiro ; CAMPOS, Anna Grazielle Alves ; SILVA, Gerdilene Carlos Tomás ; OSÓRIO, Márcia Cerveira Abuana . Desconhecimento e medo: Realidade dos alunos da graduação em enfermagem psiquiátrica. In: XIV Congresso Estadual de Enfermagem, 2003, Mossoró. Desconhecimento e medo: Realidade dos alunos da graduação em enfermagem psiquiátrica, 2003. v. 1. p. 70-70.

  • Laiane Medeiros Ribeiro ; OLIVEIRA, Dannielly Azevedo de ; SILVA, Olívia Luciana dos Santos ; MEDEIROS, Soraya Maria de . Promotores de saúde na prevenção às drogas: um relato. In: XIX Encontro de Enfermagem do Nordeste, 2003, João Pessoa. Promotores de saúde na prevenção às drogas: um relato, 2003.

  • Laiane Medeiros Ribeiro ; VERAS, Verônica Simone Dutra ; MEDEIROS, Soraya Maria de . Condições de trabalho: A transversalidade do sofrimento e do cotidiano. In: 11º Congreso Panamericano de Professionales de Enfermeria e 55º Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2003, Rio de Janeiro. Condições de trabalho: A transversalidade do sofrimento e do cotidiano, 2003.

  • Laiane Medeiros Ribeiro ; SILVA, Olívia Luciana dos Santos ; MEDEIROS, Soraya Maria de ; OLIVEIRA, Dannielly Azevedo de . Enfrentado a problemática das drogas: A parceira entre serviço de saúde, escola e comunidade. In: 11º Congreso Panamericano de professionales de Enfermeria e 55º Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2003, Rio de Janeiro. Enfrentado a problemática das drogas: A parceira entre serviço de saúde, escola e comunidade, 2003.

  • COSTA, K. S. F. ; FERREIRA, D. S. ; PAULA, R. A. P. ; ESCALIANTI, L. ; RIBEIRO,L.M ; CASTRAL,T.C ; DARÉ,M.F . Rede de descanso e ninho em prematuros: ensaio clínico randomizado. REBEN - REVISTA BRASILEIRA DE ENFERMAGEM , 2019.

  • QUEIROZ, A. C. ; RIBEIRO, LAIANE MEDEIROS ; CUNHA, M. M. ; MASCARENHAS, K. ; ANDRADE, S. L. M. . Percepção do acompanhante sobre um projeto lúdico de extensão em um hospital regional do distrito federal. Participação. Revista do Decanato de Extensão da Universidade de Brasília , 2019.

  • GUARDA, L. E. A. ; VIEIRA, G. B. ; PAULA, R. A. P. ; ANGELIM, S. M. A. V. ; OLIVEIRA, B. V. V. ; SILVA, K. T. ; RIBEIRO,L.M ; SANTOS, W. S. ; SHARDOSIM, J. M. ; STIVAL, M. M. ; REHEM, T. S. B. . Projeto INCRÍVEIS-Intervenções para o alívio da dor em crianças na vacinação: relato de experiência. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CARVALHO, C. F. G. ; LEON, C. G. R. M. P. ; RIBEIRO,L.M ; VIDUEDO, A. F. S. ; Schardosim, JM ; VIEIRA, G. B. ; GUARDA, L. E. A. . O uso do lúdico na enfermagem: imunização e doenças imunopreveniveis como forma avaliativa educacional. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LIMA, I. D. A. ; LEON, C. G. R. M. P. ; RIBEIRO,L.M ; FUNGHETTO, S. S. ; MARTINS, A. C. F. ; ATAIDE, F. S. . Construção e avaliação de um aplicativo sobre imunização:um estudo piloto no ensino superior. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ROCHA, B. T. ; ARAUJO, L. M. ; VIDUEDO, A. F. S. ; RIBEIRO, LAIANE MEDEIROS ; Schardosim, JM ; LEON, C. G. R. M. P. . O processo de enfermagem como instrumento essencial no cuidado humanizado no centro obstétrico: relato de caso. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • DUTRA, V. ; SILVA, P. A. ; VIDUEDO, A. F. S. ; RIBEIRO,L.M ; Schardosim, JM ; LEON, C. G. R. M. P. . A experiência de alunos de graduação na assistência de enfermagem a parturiente com pré--eclâmpsia grave: relato de caso. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • RIBEIRO, LAIANE MEDEIROS . A prática da simulação da enfermagem como metodologia de ensino aprendizagem. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Laiane Medeiros Ribeiro . A prática da simulação na enfermagem. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GAMA, V. A. ; BRASIL, G. C. ; RIBEIRO,L.M ; HERMMAN, P. R. S. ; LEON, C. G. ; MAGRO, M. C. S. . Simulação Clínica na Enfermagem Pediátrica: uma rvisão integrativa. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MARQUES, S. F. S. ; BELEZA, L. O. ; COSTA, K. S. F. ; AMARAL, A. S. ; Laiane Medeiros Ribeiro ; FERREIRA, F. M. A. M. ; MARGOTTO, P. R. . Protocolo de Terapia com colostro em Recém-nascidos de extremo baixo peso. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • VIEIRA, G. B. ; LEON, C. G. R. M. P. ; BELEZA, L. O. ; Laiane Medeiros Ribeiro ; FONSECA, L. M. M. . Cuidados ao Recém-nascido de alto risco: Confecção, implementação, avaliação de uma cartilha educativa. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BELEZA, L. O. ; Laiane Medeiros Ribeiro ; COSTA, K. S. F. ; MARQUES, S. F. S. ; AMARAL, A. S. ; FREITAS, F. C. ; GOMES, R. D. ; FERREIRA, D. S. ; PAULA, R. A. P. . Hipotermia Terapêutica no Recém-nascido: Um protocolo de assistência de enfermagem. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LACERDA, N. L. C. ; BELEZA, L. O. ; SOUSA, L. M. ; Laiane Medeiros Ribeiro . Efeitos do Banho Humanizado no alívio da dor dos recém-nascidos em pós-operatório. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BRASIL, G. C. ; FERREIRA, D. S. ; CAMARGO, L. A. A. ; SILVA, L. D. F. ; TIMBO, M. I. O. C. ; MANGUEIRA, R. R. ; SANTOS, S. R. ; MASCARENHAS, C. R. ; PESSOA, A. C. ; COSTA, E. L. M. ; ALVES, J. A. ; SCHARDOSIM, J. M. ; VIDUEDO, A. F. S. ; LEON, C. G. R. M. P. ; RIBEIRO, LAIANE MEDEIROS . Construção de Cenários para a Simulação Realística na Enfermagem Materno-Infantil: relato de experiência. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • VIDUEDO, A. F. S. ; LEON, C. G. R. M. P. ; RIBEIRO,L.M ; FUNGHETTO, S. S. ; STIVAL, M. M. ; FONSECA, L. M. M. . Humanização em saúde no processo de formação: O uso de tecnologias e inovações no curso de enfermagem. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, B. C. ; LEON, C. G. R. M. P. ; RIBEIRO,L.M ; VIDUEDO, A. F. S. ; COSTA, K. S. F. . Tecnologia educativa em saúde: um folder para a gestante sobre o parto e pós-parto. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • VIDUEDO, A. F. S. ; SCHARDOSIM, J. M. ; RIBEIRO,L.M ; LEON, C. G. R. M. P. ; GOMES-SPONHOLZ, F. A. . MASTITE LACTACIONAL: REGISTRO BASEADO EM EVIDÊNCIAS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LEON, C. G. R. M. P. ; LIMA, R. R. S. ; Schardosim, JM ; Laiane Medeiros Ribeiro . Assistência de Enfermagem em Neonatologia: criação e avaliação de uma tecnologia educativa. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, B. C. ; LEON, C. G. R. M. P. ; MATA, J. A. L. ; RIBEIRO, LAIANE MEDEIROS . Tecnologia Educativa em Saúde: Um folder sobre a gestante no parto e pós-parto. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRASIL, G. C. ; LEON, C. G. R. M. P. ; Laiane Medeiros Ribeiro ; PAIXAO, E. M. . Conhecimento das mães sobre a alimentação de lactentes a partir dos 6 meses de idade. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • S.COSTA, J. L. ; Laiane Medeiros Ribeiro ; LEON, C. G. R. M. P. ; TORRES, A. C. A. V. . A utilização da arte como forma da criança hospitalizada. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RIBEIRO,L.M ; CASTRAL,T.C ; SCOCHI, C.G.S . Leite e Sacarose no alivio da dor no exame de fundo de olho em prematuros. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Laiane Medeiros Ribeiro . Iniciativa Hospital Amigo da Criança em Neonatologia IHAC-NEO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LIMA, R. R. S. ; LEON, C. G. ; SCHARDOSIM, J. M. ; RIBEIRO,L.M . Formação continua de uma assistencia humanizada de enfermagem em neonatologia: uma revisão integrativa. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RIBEIRO, J. F. ; RIBEIRO,L.M ; LEON, C. G. R. M. P. ; S.K.LAGO, D. M. ; SCHARDOSIM, J. M. . Sentimentos dos Acompanhantes de Crianças hospitalizadas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERNANDES, A. K. C. ; RIBEIRO,L.M ; FERREIRA, D. S. ; LEON, C. G. R. M. P. ; LIMA, L. R. . Avaliação da simulação realistica por graduandos em enfermagem como estratégia para o ensino em pediatria. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FERREIRA, D. S. ; FERNANDES, A. K. C. ; RIBEIRO,L.M ; CASTRAL,T.C ; SCOCHI, C.G.S . Aleitamento materno em prematuros em um Hospital Regional do Distrito Federal. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • IVO, R. S. ; RIBEIRO,L.M ; LEON, C. G. ; SCHARDOSIM, J. M. ; COSTA, K. S. F. . PercepÇÃo Das MÃes Relacionada Ao Uso Da Fototerapia. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LIMA, R. R. S. ; LEON, C. G. ; RIBEIRO,L.M ; SILVA, M. G. O. . Formação contínua numa unidade de terapia intensiva neonatal: construção e avaliação de uma ferramenta educativa. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GADELHA, V. S. ; RIBEIRO,L.M ; LEON, C. G. R. M. P. ; CASTRAL,T.C ; DARÉ,M.F . A dor no recem-nascido na visão dos enfermeiros. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • Laiane Medeiros Ribeiro ; CASTRAL,T.C ; CAPELLINI, V.K ; SILVA, A.C.A ; SCOCHI, C.G.S . O Leite no alívio da dor do prematuro no fundo de olho: um estudo piloto. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CASTRAL,T.C ; DARÉ,M.F ; Laiane Medeiros Ribeiro ; ANTONINI,R.S.R ; SCOCHI,C.G.S . Variação do Cortisol Salivar do Prematuro durante a punção de Calcâneo em Posição Canguru?. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CAMARGO, L. A. A. ; ESCALIANTI, L. ; VIEIRA, G. B. ; RIBEIRO,L.M ; LEON, C. G. . CARTÃO CANGURU: UMA EXPERIÊNCIA CLÍNICA EM UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL 2017 (Trabalho apresentado em Congresso).

  • LIMA, D. F. ; RIBEIRO,L.M ; SHARDOSIM, J. M. ; Beleza, LO ; VIEIRA, G. B. ; GUARDA, L. E. A. . ?OPINIÃO DAS MÃES SOBRE UM CARTÃO ?CANGURU? EM UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL? 2017 (Trabalho apresentado em Congresso).

  • LEITE, A. M. ; ROSSETTO, E. G. ; RIBEIRO,L.M ; LIMA, A. P. ; VASONCELOS, M. G. ; SCOCHI,C.G.S . Fatores associados ao aleitamento materno exclusivos em prematuros de hospitais amigos da criança do Brasil 2017 (Trabalho apresentado em Congresso).

  • OLIVEIRA, Jonas Sâmi Albuquerque ; CHAVES, Ana Claúdia Cardozzo ; OLIVEIRA, Janne Cléia Albuquerque ; Laiane Medeiros Ribeiro ; MEDEIROS, Soraya Maria de . Estágio não-obrigatório remunerado: dimensões da enfermagem no mundo do trabalho atual 2009 (Apresentação de trabalho em evento científico).

  • QUEIROZ,R.F ; CAVALCANTE,P.J,B,M ; TIMOTEO,R.P ; Laiane Medeiros Ribeiro ; CIQUEIRA,V.L . O dia nacinal do diabético em nova cidade: articulando saberes e práticas no ensino-serviço 2008 (Apresentação de trabalho em evento científico).

  • LIMA,O.D ; Laiane Medeiros Ribeiro ; REGINALDO,S.S ; ENDERS,B.C . (RE)ipensando prática de enfermagem à luz da teoria de Dorothea Orem 2005 (Apresentação de trabalho em evento científico).

  • LIBÓRIO, Vivianne Soraya Nicácio Libório ; Laiane Medeiros Ribeiro ; MEDEIROS, Soraya Maria de . A percepçao de operarios da construçao civil acerca de acidentes de trabalho: qual a colaboraçao da enfermagem? 2004 (Apresentação de trabalho em evento científico).

  • Laiane Medeiros Ribeiro ; MEDEIROS, Soraya Maria de . Condições de trabalho na enfermagem: a transversalidade do sofrimento e do cotidiano 2004 (Apresentação de trabalho em evento científico).

  • Laiane Medeiros Ribeiro ; DINIZ,H.M.M ; OLIVEIRA,A.A.C ; QUEIROZ,M.C.F . A experiência do aluno estagiário de enfermagem na estratégia de saúde da família 2004 (Apresentação de trabalho em evento científico).

  • Laiane Medeiros Ribeiro ; MEDEIROS, Soraya Maria de ; VERAS, Verônica Simone Dutra . Jornada de trabalho e multiemprego: qual a relação com a vida dos trabalhadores de enfermagem 2004 (Apresentação de trabalho em evento científico).

  • Laiane Medeiros Ribeiro ; ARAÚJO, Alcione Sayonara de ; OLIVEIRA, Dannielly Azevedo de ; SILVA, Olívia Luciana dos Santos ; MEDEIROS, Soraya Maria de . A dor e a delícia de ser-mos: Vivenciando Alteridades e Paradigmas no Cotidiano das Drogas 2003 (Trabalho apresentado no V seminário para projetos de extensão).

  • Laiane Medeiros Ribeiro ; CAMPOS, Anna Grazielle Alves ; SILVA, Gerdilene Carlos Tomás ; OSÓRIO, Márcia Cerveira Abuana ; OLIVEIRA, Eteniger Fernandes de ; MONTEIRO, Érica Simone Rocha . Assistência Psiquiátrica: inclusão de novas práticas 2003 (Trabalho apresentado em Congresso).

  • Laiane Medeiros Ribeiro ; ARAÚJO, Alcione Sayonara de ; MEDEIROS, Soraya Maria de . Previnindo o uso de drogas: uma experiência de extensão universitária 2003 (Apresentação de trabalho em evento científico).

  • Laiane Medeiros Ribeiro ; LIBÓRIO, Vivianne Soraya Nicácio Libório ; DAVIM, Rejane Marie Barbosa ; LIMA, Jucimar França Vilar Lima . Sexualidade e Adolescência: uma Abordagem holística e transformadora 2003 (Apresentação de trabalho em evento científico).

  • CARVALHO, Kézya Suzana Lima de ; GURGEL, Camila de Medeiros ; NUNES, Diana Shirley Bento ; Laiane Medeiros Ribeiro . Aspectos psiclógicos de mulheressubmetidas à mastectomia 2003 (Apresentação de trabalho em evento científico).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

RIBEIRO,L.M . avaliador(a) no processo de seleção dos Projetos de Inovação Tecnológica do EDITAL DE INOVAÇÃO PARA A INDÚSTRIA CICLO 2018.1. 2018.

RIBEIRO, LAIANE MEDEIROS . Programa de Avaliação da Dor Neonatal (PAD-NEO). 2017.

IPOLITO, M. Z. ; RIBEIRO,L.M ; LAMOUNIER, T. A. C. . Progressão Funcional de docente. 2016.

RIBEIRO,L.M ; CRIS, E. F. ; CIPRIANO, G. F. B. . Estágio Probatório da Docente Izabel Cristina Rodrigues da Silva. 2015.

RIBEIRO, LAIANE MEDEIROS . Simulação como estratégia de ensino materno-infantil. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

OLIVEIRA, N. P. ; Laiane Medeiros Ribeiro . Vacinar com amor e menos dor. 2018. (Cartas, mapas ou similares/Outra).

OLIVEIRA, N. P. ; RIBEIRO,L.M . Vacinar com amor e menos dor. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Folhetoeducativo).

Laiane Medeiros Ribeiro . Observação Sistemática - Codificação microanalítica de variáveis comportamentais. 2016. (Treinamento).

IVO, R. S. ; RIBEIRO,L.M . Orientações sobre fototerapia: você de olho no seu bebê. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Folhetoeducativo).

LENZA, Nariman ; TIBÚRCIO, Rosangela ; Laiane Medeiros Ribeiro ; CASTRAL,T.C ; SCOCHI, C.G.S . Orientações de alta a família do bebe prematuro. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Folheto educativo).

Laiane Medeiros Ribeiro . A relação entre fatores maternos e a resposta à dor e ao estresse do prematuro em posição canguru. 2010. (Coleta de dados).

Laiane Medeiros Ribeiro . Treinamento para Utilização do Maternal Mood Infant Pain Behavior Coding System-MMIPBCS. 2010. (Treinamento).

CASTRAL,T.C ; Warnock,F ; Laiane Medeiros Ribeiro ; LEITE,A.M ; ANGELO,N.D ; SCOCHI,C.G.S . Enfermagem Neonatal em busca de evidências para um cuidado sem dor. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto de apoio para o Ministério da Saúde).

Laiane Medeiros Ribeiro ; OLIVEIRA, Jonas Sâmi Albuquerque ; ANDRADE, Sandra Michelle Bessa de ; MEDEIROS, Soraya Maria de . Estratégia Saúde da Família: desafios da assistência de enfermagem em saúde mental. 2008. (artigo para publicação em livro).

MACEDO,Maria Lucia Azevedo Ferreira ; OLIVEIRA, Jonas Sâmi Albuquerque ; Laiane Medeiros Ribeiro ; MEDEIROS, Soraya Maria de . Trabalho no turno noturno: implicações para a vida e saúde de trabalhadoras de enfermagem. 2008. (artigo para publicação em livro).

Pinto, J.T.J.M ; Laiane Medeiros Ribeiro ; Pinto, L.L . Assistência de enfermagem à saúde da mulher, da criança e do adolescente.. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto de apoio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2016 - 2019

    O leite materno no alívio da dor em prematuros submetidos ao exame de fundo de olho para diagnóstico da retinopatia da prematuridade: ensaio clínico randomizado, Descrição: A retinopatia da prematuridade é uma doença multifatorial que afeta a vascularização da retina de recém-nascidos pré-termo e o exame de fundo de olho realizado para o diagnóstico precoce causa dor no prematuro, sendo necessárias pesquisas que investiguem intervenções que minimizem essa dor. O objetivo geral deste estudo é investigar a efetividade do leite humano em recém-nascidos prematuros submetido ao exame de fundo de olho para diagnóstico precoce da retinopatia da prematuridade. Trata-se de estudo experimental, controlado, a ser realizado na unidade neonatal de um hospital regional do DF. A amostra é de 48 prematuros que atenderem aos seguintes critérios de inclusão: idade gestacional ≤ 32 semanas e 6 dias; peso ao nascer ≤ 1.500 gramas; primeiro exame agendado entre a 4ª e 6ª semana de vida; apresentar estabilidade clínica com manutenção dos parâmetros fisiológicos nas faixas de normalidade anteriormente ao início do exame de fundo de olho para diagnóstico da retinopatia e tempo mínimo de 1 hora da última mamada. Projeto financiado pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF) (R$ 72.603,41). , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Laiane Medeiros Ribeiro - Coordenador / DARÉ, Mariana Firmino - Integrante / SCOCHI, Carmen Gracinda Silvan - Integrante / Aline M Toledo - Integrante / CASTRAL, THAÍLA CORRÊA - Integrante / Luciano Ramos de Lima - Integrante / Casandra G.R.M.Ponce de Leon - Integrante / Anna Karolyne Carvalho Fernandes - Integrante / Adriana Moraes Leite - Integrante / Laryssa Marinna Madeira de Andrade - Integrante / Samir Lúcio Mendonça Andrade - Integrante / Jéssica Amorim Azevedo - Integrante / Brenda Cristina Dias Rego - Integrante / Thaís Helena da Costa Côrrea - Integrante., Financiador(es): Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal - Auxílio financeiro.Número de orientações: 3

  • 2016 - 2018

    Projeto INCRIVEIS: Intervenções não farmacológicas em crianças na vacinação- Envolvimento e Iniciativa para o SUS, Descrição: Nas últimas décadas diversos estudos possibilitaram o avanço no entendimento, avaliação e tratamento da dor em neonatos, no entanto, estes ainda são submetidos a muitos procedimentos dolorosos sem qualquer analgesia ou medida de alívio, demonstrando uma lacuna entre a evidência científica e a prática clínica. O objetivo deste estudo é potencializar ações da equipe de saúde para o cuidado do binômio mãe/filho que frequentam ambiente de vacinação em Unidades Básicas de Saúde através da transferência do conhecimento para melhoria das práticas no manejo da dor em crianças na vacinação. Trata-se de um estudo de pré-experimental, a ser realizado nas Unidades Básicas de Ceilândia no DF. O modelo PARIHS (Promoting Action on Research Implementation in Health Services) será utilizado para estruturar a mudança da prática clínica neste estudo. Neste modelo, o sucesso na implementação do conhecimento na prática clínica depende da relação entre três elementos: evidência, contexto e facilitação. A variável independente testada será a intervenção multifacetada Evidence-Based Practice for Improving Quality (EPIQ), uma estratégia versátil para melhoria da qualidade contínua que reúne evidência, identifica práticas potenciais de mudanças utilizando informação do contexto local e envolve a colaboração de profissionais de saúde de diversas disciplinas, que facilitam a implementação de estratégias específicas de transferência do conhecimento utilizando técnicas de melhoria da qualidade. O estudo ocorrerá em 3 etapas: 1) Diagnóstico situacional acerca de conhecimentos e práticas no manejo da dor aguda, 2) Planejamento e implementação de uma intervenção multifacetada para transferência do conhecimento no manejo da dor na vacinação em crianças e 3) Avaliação do efeito da intervenção multifacetada para transferência do conhecimento no manejo da dor. Espera-se que a intervenção EPIQ irá resultar em um aumento no uso de estratégias baseadas em evidência para o alívio da dor aguda crianças pela equipe de saúde na atenção primária, contribuindo para transferência do conhecimento para a prática clínica e melhoria na qualidade da assistência desta população no DF.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Laiane Medeiros Ribeiro - Coordenador / CASTRAL, Thaíla Corrêa - Integrante / DARE, MARIANA FIRMINO - Integrante / Laíse Escalianti Del Alamo Guarda - Integrante / Walterlânia Silva Santos - Integrante / Tânia Santa Barbara Rehem - Integrante / Stéphanie Marques Alves Vieira Angelim - Integrante / Brenda Vaz Villaça Oliveira - Integrante / Adriana Moraes Leite - Integrante / Géssica Borges Vieira - Integrante., Número de orientações: 3

  • 2016 - Atual

    Simulação Clínica Realística como Estratégia de Ensino na Enfermagem materno infantil, Descrição: Projetos que trazem a simulação clínica como uma estratégia de ensino inovadora para o curso de graduação em enfermagem e qualificação profissional, com foco para a área materno-infantil.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Laiane Medeiros Ribeiro - Coordenador / Luciana Mara Monti Fonseca - Integrante / Casandra Genoveva Rosales Martins Ponce de Leon - Integrante / Juliana Machado Schardosim - Integrante / Rafaela Seixas Ivo - Integrante / Rayanne Augusta Parente Paula - Integrante / Natália Del Angelo - Integrante / Alecssandra F da Silva Viduendo - Integrante / Guilherme da Costa Brasil - Integrante / Casandra Ponce de Leon - Integrante / Mariana de Abreu Rezende - Integrante / Nathália Anicácio - Integrante / Aléx Mendes - Integrante., Número de orientações: 2

  • 2014 - 2018

    Aleitamento materno em prematuros: impacto da IHAC para unidades neonatais, Descrição: O objetivo geral é implementar e avaliar a efetividade da intervenção inovadora Iniciativa Hospital Amigo da Criança para Unidades Neonatais (IHAC-Neo), guiada pela transferência de conhecimento, para aumentar o início precoce e as taxas de aleitamento materno exclusivo (AME) em unidades neonatais, melhorar as condições de saúde dos prematuros relacionadas ao AME e as práticas profissionais para a promoção, proteção e apoio do aleitamento materno em prematuros. Trata-se de projeto multicêntrico, quase experimental, do tipo pré-teste/pós-teste, com grupo controle, sendo a variável independente, a intervenção IHAC-Neo, cuja implantação será guiada pelo modelo PARIHS (Promoting Action on Research Implementation in Health Services) da transferência do conhecimento e pela estratégia EPIC (Evidence-Based Practice Identification & Change). O projeto será realizado em dez hospitais maternidade (5 intervenção e 5 controle) das cinco regiões do Brasil. Projeto financiado (R$ 500.000,00) pelo Ministério da Saúde/Decit, CNPq e Fundação Bill & Melinda Gates - processo nº 401628/2013-2.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Laiane Medeiros Ribeiro - Integrante / CASTRAL, Thaíla Corrêa - Integrante / SCOCHI,Carmem Gracinda Silvan - Coordenador / FUJINAGA, Cristina Ide - Integrante / ROSSETO, Edilaine Giovanini - Integrante / Luciana Mara Monti Fonseca - Integrante / WARNOCK, FAY FATHALEE - Integrante / VASCONCELOS, MARIA GORETE LUCENA DE - Integrante / LEITE, ADRIANA MORAES - Integrante / Suzanne Campbell - Integrante / Sonia Semenic - Integrante / Laura Haiek - Integrante / Kerstin Nyqvist - Integrante / Cleide Maria Pontes - Integrante / Sarah Souza - Integrante / Ana Karina Salge - Integrante / Ligia Ferrari - Integrante / José Simon Camelo Jr - Integrante / Rosana Devitis - Integrante / Marialda Christoffel - Integrante / Maria José Mattar - Integrante / Marcia Helena Machado Nascimento - Integrante / Pilar Moraes - Integrante.

  • 2014 - Atual

    Ambiência e estratégias não farmacológicas em recém-nascidos utilizadas nos hospitais do Distrito Federal, Descrição: Os ruídos excessivos são advindos das tecnologias para melhorar a assistência na UTIN, entretanto com o ambiente muito ruidoso acaba trazendo outros malefícios como os efeitos fisiológicos e funcionais. Os sinais de estresse do RN incluem estímulos sensoriais altos, ao ser submetidos a procedimentos dolorosos. E tais sinais ocorrem devido a fatores que são desenvolvidos devido à prematuridade, esses fatores na maioria dos casos são instabilidade fisiológica, hemodinâmica, alterações metabólicas, asfixia perinatal e/ou distúrbios após o nascimento que podem incluir complicações respiratórias e motoras.Os sinais de estresse no recém-nascido devido aos ruídos na UTIN refletem o papel da equipe de enfermagem em prestar o cuidado humanizado, tendo em vista que o recém-nascido é frágil e apresenta peculiaridades que lhe são próprias, necessita de um vínculo materno a qual irá auxiliar na assistência juntamente com a equipe da unidade.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Laiane Medeiros Ribeiro - Coordenador / CASTRAL, Thaíla Corrêa - Integrante / DARÉ, Mariana Firmino - Integrante / SCOCHI, Carmen Gracinda Silvan - Integrante / Danielle da Silva Ferreira - Integrante / Simone Ferreira da Silva Marques - Integrante / Kassandra Falcao Costa - Integrante / Ludmylla Beleza - Integrante / Adriana Moraes Leite - Integrante / Suélia de Siqueira Fleury Rosa - Integrante.

  • 2013 - 2016

    Intervenção para manejo da dor em neonatos e lactentes: subsidios para uma atenção humanizada e qualificada, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Laiane Medeiros Ribeiro - Integrante / DARÉ, Mariana Firmino - Integrante / MONTANHOLI, Liciane Langona - Integrante / Ariana Januário de Araújo - Integrante / Bianca Colus Gineti - Integrante / CASTRAL, THAÍLA CORRÊA - Integrante / SCOCHI, CARMEN GRACINDA SILVAN - Coordenador / Deise Petean Bonutti - Integrante / Karina Herculino Oliveira - Integrante.

  • 2008 - 2011

    A enfermagem e a atenção humanizada e qualificada ao prematuro e família em unidades neonatais - Processo CNPq nº 307274/2007-1, Descrição: Estuda a assistência ao prematuro e sua família, a partir de componentes do cuidado desenvolvimental, buscando subsídios e evidências para a constituição de saberes e práticas de enfermagem e saúde na atenção humanizada e qualificada no contexto das unidades neonatais. Por ser um projeto amplo, as investigações estão organizadas em cinco subprojetos com objetivos específicos, tendo como foco o manejo do ruído em unidade de cuidado neonatal (subprojeto I), o manejo da dor no prematuro por meio do aleitamento materno e contato pele a pele intervenções (subprojeto II), o aleitamento materno de bebês prematuros (sub-projeto III), as tecnologias de apoio aos pais/família de prematuros (subprojeto IV) e o desenvolvimento de softwares sobre o cuidado ao prematuro e família para formação e capacitação de enfermeiros (subprojeto V).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (6) . , Integrantes: Laiane Medeiros Ribeiro - Integrante / CASTRAL, Thaíla Corrêa - Integrante / DARÉ, Mariana Firmino - Integrante / SCOCHI,Carmem Gracinda Silvan - Coordenador / LEITE, Adriana Moraes - Integrante / CAPELLINI, V.K - Integrante / SILVA, A.C.A - Integrante / FONSECA, Luciana Mara Monti - Integrante / FUJINAGA, Cristina Ide - Integrante / ZAMBERLAN, Nelma Ellen - Integrante / FERECINI, Geovana Magalhães - Integrante / SILVA, Adreara de Almeida e - Integrante / GOÉS, Fernanda Santos Nogueira - Integrante / MAIA, Joselaine Aparecida Vici - Integrante / ROSSETO, Edilaine Giovanini - Integrante / ASSIS, Carolina Souza - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2010

    A Enfermagem na atenção humanizada e qualificada ao recém-nascido a termo e pré-termo e sua família - Edital MCT/CNPq N º14/2008 - Universal - Processo nº473217/2008-2, Descrição: Visa aprofundar os estudos sobre o manejo do ambiente neonatal visando à redução do ruído e da manipulação do prematuro, manejo da dor aguda emrecém-nascidos a termo e pré-termo, incentivo ao aleitamento materno e tecnologias educativas dirigidas às mães, aos enfermeiros e alunos de graduação para o cuidado de enfermagem neonatal, esperando produzir evidências e subsidiar as práticas assistenciais e de ensino em enfermagem e saúde na atenção humanizada e qualificada ao neonato, em especial ao prematuro, e sua família no contexto das unidades neonatais. Tal projeto congrega cinco subprojetos com a participação de pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação e bolsista de apoio técnico.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (6) . , Integrantes: Laiane Medeiros Ribeiro - Integrante / CASTRAL, Thaíla Corrêa - Integrante / DARÉ, Mariana Firmino - Integrante / SCOCHI,Carmem Gracinda Silvan - Coordenador / LEITE, Adriana Moraes - Integrante / SILVA, A.C.A - Integrante / FUJINAGA, Cristina Ide - Integrante / ZAMBERLAN, Nelma Ellen - Integrante / SILVA, Adreara de Almeida e - Integrante / GOÉS, Fernanda Santos Nogueira - Integrante / ROSSETO, Edilaine Giovanini - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2005 - 2007

    Saúde mental e enfermagem: em busca da integralidade na ESF, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Laiane Medeiros Ribeiro - Integrante / Soraya Maria de Medeiros - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2003 - 2005

    Aumento da Jornada de trabalho: qual a repercussão na vida dos trabalhadores da enfermagem?, Descrição: Aluna de Iniciação Científica (PIBIC). , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (11) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Laiane Medeiros Ribeiro - Coordenador / Soraya Maria de Medeiros - Integrante / Verônica Simone Dutra Veras - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2016 - Atual

    Implementação de tecnologias educacionais no ensino e assistência em saúde: subsídios para uma prática qualificada, Descrição: Introdução: A globalização acelerou o processo tanto da incorporação quanto de disseminação de tecnologias da informação nos diversos grupos populacionais e nos diferentes setores, inclusive na enfermagem. Objetivo: avaliar o uso de tecnologias educativas e inovações na assistência e no ensino de enfermagem, com o intuito de melhorar osíndices acadêmicos, com um aprendizado significativo e real, assim como, contribuir para a educação continuada deprofissionais da área de enfermagem. Metodologia: Para o Subprojeto I relacionado à simulação tratar-se-á de umensaio clínico randomizado, na qual um grupo de alunos participará da atividade educativa e o outro não. Porém, paraque os alunos não fiquem prejudicados no aprendizado, ao final, poderão realizar a simulação. Será utilizada umaescala de satisfação dos estudantes e autoconfiança na aprendizagem (Student Satisfactionand Self-Confidence in Learning) recém validada na língua portuguesa. A Student Satisfaction and Self-Confidence in Learning é uma escalacriada pela National League for Nursing (NLN), liga dedicada a à excelência no ensino de enfermagem. Para ossubprojetos II, III e IV a base teórica para o referencial metodológico para a construção e implementação dos jogos educativos será a de Reberte et al (2012). Para avaliação da tecnologia educativa digital interativa utilizaremos os critérios ergonômicos estabelecidos pela Ergolist (ERGOLIST, 2011). Nesse sentido, serão realizadas as avaliações dos aplicativos a partir da norma NBR ISO/IEC 25010/2011 (ISO), que descreve a dimensão Qualidade do Produto, e Qualidade em Uso. A primeira se constitui em Qualidade Interna (QI), ou seja, os atributos do software decorrentes de seu processo de implementação, revisão e testes; e na Qualidade Externa (QE), a qual os atributos do software estão associados à sua execução, de acordo com as características e sub-características da suportabilidade funcional,eficiência no desempenho, compatibilidade, usabilidade, confiabilidade, segurança, manutenibilidade e portabilidade.Resultados esperados: tendo como meta a melhoria da assistência prestada e da formação e capacitação dos recursos humanos. A partir da socialização do conhecimento gerado pelas pesquisas oferecem-se subsídios para a prática assistencial. Conclusão: O potencial de inovação deste projeto constitui o quadrilátero da formação instituído pelo ensino, atenção, gestão e controle social agregando o desenvolvimento de tecnologia na formação do alunos e qualificação dos profissionais de saúde.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (1) Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Laiane Medeiros Ribeiro - Coordenador / FONSECA, Luciana Mara Monti - Integrante / Silvana Schwerz Funghetto - Integrante / Anna Carolina Faleiros Martins - Integrante / Casandra G.R.M.Ponce de Leon - Integrante / Márcia Cristina da Silva Magro - Integrante / Paula Regina de Souza Hermman - Integrante / Alecssandra de Fátima Silva Viduedo - Integrante / Lehilton Lelis Chaves Pedrosa - Integrante / Alessandra Mazzo - Integrante.

  • 2016 - Atual

    Implementação de tecnologias educacionais no ensino e assistência em saúde: subsídios para uma prática qualificada, Descrição: Introdução: A globalização acelerou o processo tanto da incorporação quanto de disseminação de tecnologias da informação nos diversos grupos populacionais e nos diferentes setores, inclusive na enfermagem. Objetivo: avaliar o uso de tecnologias educativas e inovações na assistência e no ensino de enfermagem, com o intuito de melhorar osíndices acadêmicos, com um aprendizado significativo e real, assim como, contribuir para a educação continuada deprofissionais da área de enfermagem. Metodologia: Para o Subprojeto I relacionado à simulação tratar-se-á de umensaio clínico randomizado, na qual um grupo de alunos participará da atividade educativa e o outro não. Porém, paraque os alunos não fiquem prejudicados no aprendizado, ao final, poderão realizar a simulação. Será utilizada umaescala de satisfação dos estudantes e autoconfiança na aprendizagem (Student Satisfactionand Self-Confidence in Learning) recém validada na língua portuguesa. A Student Satisfaction and Self-Confidence in Learning é uma escalacriada pela National League for Nursing (NLN), liga dedicada a à excelência no ensino de enfermagem. Para ossubprojetos II, III e IV a base teórica para o referencial metodológico para a construção e implementação dos jogos educativos será a de Reberte et al (2012). Para avaliação da tecnologia educativa digital interativa utilizaremos os critérios ergonômicos estabelecidos pela Ergolist (ERGOLIST, 2011). Nesse sentido, serão realizadas as avaliações dos aplicativos a partir da norma NBR ISO/IEC 25010/2011 (ISO), que descreve a dimensão Qualidade do Produto, e Qualidade em Uso. A primeira se constitui em Qualidade Interna (QI), ou seja, os atributos do software decorrentes de seu processo de implementação, revisão e testes; e na Qualidade Externa (QE), a qual os atributos do software estão associados à sua execução, de acordo com as características e sub-características da suportabilidade funcional,eficiência no desempenho, compatibilidade, usabilidade, confiabilidade, segurança, manutenibilidade e portabilidade.Resultados esperados: tendo como meta a melhoria da assistência prestada e da formação e capacitação dos recursos humanos. A partir da socialização do conhecimento gerado pelas pesquisas oferecem-se subsídios para a prática assistencial. Conclusão: O potencial de inovação deste projeto constitui o quadrilátero da formação instituído pelo ensino, atenção, gestão e controle social agregando o desenvolvimento de tecnologia na formação do alunos e qualificação dos profissionais de saúde.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (1) Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Laiane Medeiros Ribeiro - Coordenador / FONSECA, Luciana Mara Monti - Integrante / Silvana Schwerz Funghetto - Integrante / Anna Carolina Faleiros Martins - Integrante / Casandra G.R.M.Ponce de Leon - Integrante / Márcia Cristina da Silva Magro - Integrante / Paula Regina de Souza Hermman - Integrante / Alecssandra de Fátima Silva Viduedo - Integrante / Lehilton Lelis Chaves Pedrosa - Integrante / Alessandra Mazzo - Integrante.

  • 2016 - Atual

    Implementação de tecnologias educacionais no ensino e assistência em saúde: subsídios para uma prática qualificada, Descrição: Introdução: A globalização acelerou o processo tanto da incorporação quanto de disseminação de tecnologias da informação nos diversos grupos populacionais e nos diferentes setores, inclusive na enfermagem. Objetivo: avaliar o uso de tecnologias educativas e inovações na assistência e no ensino de enfermagem, com o intuito de melhorar osíndices acadêmicos, com um aprendizado significativo e real, assim como, contribuir para a educação continuada deprofissionais da área de enfermagem. Metodologia: Para o Subprojeto I relacionado à simulação tratar-se-á de umensaio clínico randomizado, na qual um grupo de alunos participará da atividade educativa e o outro não. Porém, paraque os alunos não fiquem prejudicados no aprendizado, ao final, poderão realizar a simulação. Será utilizada umaescala de satisfação dos estudantes e autoconfiança na aprendizagem (Student Satisfactionand Self-Confidence in Learning) recém validada na língua portuguesa. A Student Satisfaction and Self-Confidence in Learning é uma escalacriada pela National League for Nursing (NLN), liga dedicada a à excelência no ensino de enfermagem. Para ossubprojetos II, III e IV a base teórica para o referencial metodológico para a construção e implementação dos jogos educativos será a de Reberte et al (2012). Para avaliação da tecnologia educativa digital interativa utilizaremos os critérios ergonômicos estabelecidos pela Ergolist (ERGOLIST, 2011). Nesse sentido, serão realizadas as avaliações dos aplicativos a partir da norma NBR ISO/IEC 25010/2011 (ISO), que descreve a dimensão Qualidade do Produto, e Qualidade em Uso. A primeira se constitui em Qualidade Interna (QI), ou seja, os atributos do software decorrentes de seu processo de implementação, revisão e testes; e na Qualidade Externa (QE), a qual os atributos do software estão associados à sua execução, de acordo com as características e sub-características da suportabilidade funcional,eficiência no desempenho, compatibilidade, usabilidade, confiabilidade, segurança, manutenibilidade e portabilidade.Resultados esperados: tendo como meta a melhoria da assistência prestada e da formação e capacitação dos recursos humanos. A partir da socialização do conhecimento gerado pelas pesquisas oferecem-se subsídios para a prática assistencial. Conclusão: O potencial de inovação deste projeto constitui o quadrilátero da formação instituído pelo ensino, atenção, gestão e controle social agregando o desenvolvimento de tecnologia na formação do alunos e qualificação dos profissionais de saúde.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (1) Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Laiane Medeiros Ribeiro - Coordenador / FONSECA, Luciana Mara Monti - Integrante / Silvana Schwerz Funghetto - Integrante / Anna Carolina Faleiros Martins - Integrante / Casandra G.R.M.Ponce de Leon - Integrante / Márcia Cristina da Silva Magro - Integrante / Paula Regina de Souza Hermman - Integrante / Alecssandra de Fátima Silva Viduedo - Integrante / Lehilton Lelis Chaves Pedrosa - Integrante / Alessandra Mazzo - Integrante.

  • 2016 - Atual

    Implementação de tecnologias educacionais no ensino e assistência em saúde: subsídios para uma prática qualificada, Descrição: Introdução: A globalização acelerou o processo tanto da incorporação quanto de disseminação de tecnologias da informação nos diversos grupos populacionais e nos diferentes setores, inclusive na enfermagem. Objetivo: avaliar o uso de tecnologias educativas e inovações na assistência e no ensino de enfermagem, com o intuito de melhorar osíndices acadêmicos, com um aprendizado significativo e real, assim como, contribuir para a educação continuada deprofissionais da área de enfermagem. Metodologia: Para o Subprojeto I relacionado à simulação tratar-se-á de umensaio clínico randomizado, na qual um grupo de alunos participará da atividade educativa e o outro não. Porém, paraque os alunos não fiquem prejudicados no aprendizado, ao final, poderão realizar a simulação. Será utilizada umaescala de satisfação dos estudantes e autoconfiança na aprendizagem (Student Satisfactionand Self-Confidence in Learning) recém validada na língua portuguesa. A Student Satisfaction and Self-Confidence in Learning é uma escalacriada pela National League for Nursing (NLN), liga dedicada a à excelência no ensino de enfermagem. Para ossubprojetos II, III e IV a base teórica para o referencial metodológico para a construção e implementação dos jogos educativos será a de Reberte et al (2012). Para avaliação da tecnologia educativa digital interativa utilizaremos os critérios ergonômicos estabelecidos pela Ergolist (ERGOLIST, 2011). Nesse sentido, serão realizadas as avaliações dos aplicativos a partir da norma NBR ISO/IEC 25010/2011 (ISO), que descreve a dimensão Qualidade do Produto, e Qualidade em Uso. A primeira se constitui em Qualidade Interna (QI), ou seja, os atributos do software decorrentes de seu processo de implementação, revisão e testes; e na Qualidade Externa (QE), a qual os atributos do software estão associados à sua execução, de acordo com as características e sub-características da suportabilidade funcional,eficiência no desempenho, compatibilidade, usabilidade, confiabilidade, segurança, manutenibilidade e portabilidade.Resultados esperados: tendo como meta a melhoria da assistência prestada e da formação e capacitação dos recursos humanos. A partir da socialização do conhecimento gerado pelas pesquisas oferecem-se subsídios para a prática assistencial. Conclusão: O potencial de inovação deste projeto constitui o quadrilátero da formação instituído pelo ensino, atenção, gestão e controle social agregando o desenvolvimento de tecnologia na formação do alunos e qualificação dos profissionais de saúde.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (1) Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Laiane Medeiros Ribeiro - Coordenador / FONSECA, Luciana Mara Monti - Integrante / Silvana Schwerz Funghetto - Integrante / Anna Carolina Faleiros Martins - Integrante / Casandra G.R.M.Ponce de Leon - Integrante / Márcia Cristina da Silva Magro - Integrante / Paula Regina de Souza Hermman - Integrante / Alecssandra de Fátima Silva Viduedo - Integrante / Lehilton Lelis Chaves Pedrosa - Integrante / Alessandra Mazzo - Integrante.

  • 2017 - Atual

    Validação da gamificação como forma de aprendizagem, Descrição: Desenvolver um jogo educativo interativo sobre imunização e submetê-lo à três testes: validação do conteúdo do jogo com juízes especialistas, avaliação da aparência do jogo educativo com discentes e profissionais de enfermagem e verificar a taxa de aquisição de conhecimento sobre o conteúdo do jogo. Material e métodos: estudo descritivo transversal realizado na Universidade de Brasília ? Faculdade de Ceilândia (UnB/FCE) e profissionais da área da saúde da criança do Brasil, que atendam a critérios para julgar o jogo. Este será desenvolvido pelos autores do estudo e a temática será referente ao conteúdo que engloba imunização. Testes para validação do jogo serão realizados com estudantes e profissionais de enfermagem. Resultados esperados: Espera-se que o jogo seja validado, com um índice de aceitação superior a 80% e que venha a ser incorporado como uma tecnologia educativa tanto para o processo de formação de profissionais da saúde quanto na educação continuada de profissionais já em exercício da sua profissão.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Laiane Medeiros Ribeiro - Coordenador / FONSECA, Luciana Mara Monti - Integrante / GOÉS, Fernanda Santos Nogueira - Integrante / Silvana Schwerz Funghetto - Integrante / Isabela Dantas de Araujo Lima - Integrante / Casandra Genoveva Rosales Martins Ponce de Leon - Integrante / Adriana Maria Duarte - Integrante / Natalia Del Angelo Aredes - Integrante / Danielle Monteiro Vilela - Integrante.Financiador(es): Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal - Auxílio financeiro.

  • 2017 - Atual

    Desenvolvimento e validação de um ambiente virtual sobre administração de medicamentos em neonatologia, Descrição: O avanço das tecnologias contribui significativamente com o saber profissional, o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) permite a integração de diferentes recursos, estimulando o protagonismo do sujeito envolvido, tornando um caminho para a transformação da prática educativa tradicional. Objetivos: Desenvolver um Ambiente Virtual de Aprendizagem sobre Medicações em neonatologia/pediatria, a validação do conteúdo do AVA por juízes especialistas, a avaliação do AVA por profissionais de enfermagem e a comparação de ganho de conhecimentos antes e após o uso do AVA. Materiais e métodos ou métodos e técnicas ou métodos: uma pesquisa de caráter descritivo, transversal, com análise quantitativa dos dados, realizada com profissionais de enfermagem da área de neonatologia/pediatria. Será dividida nas etapas de desenvolvimento, validação de conteúdo e comparação de ganho de conhecimento. Resultados esperados: Espera-se que o ambiente virtual de aprendizagem sobre Administração de Medicamentos na Neonatologia/Pediatria seja uma ferramenta educativa facilitadora do processo de educação permanente para os profissionais de enfermagem.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Laiane Medeiros Ribeiro - Coordenador / FONSECA, Luciana Mara Monti - Integrante / GOÉS, Fernanda Santos Nogueira - Integrante / Silvana Schwerz Funghetto - Integrante / Alayne Larissa Martins Pereira - Integrante / Danielle Vilela Dias - Integrante / Casandra Genoveva Rosales Martins Ponce de Leon - Integrante.Financiador(es): Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal - Auxílio financeiro.

  • 2016 - 2018

    Simulação realística como estratégia de ensino na enfermagem materno infantil, Descrição: Analisar o uso da simulação realística como estratégia de ensino para alunos do curso de graduação do curso de Enfermagem na Faculdade de Ceilândia. Metodologia: estudo de intervenção transversal analítico, com abordagem quantitativa. Os alunos do curso de graduação em Enfermagem do primeiro e segundo semestre de 2016, foram submetidos à simulação realística com temas da área materno infantil, como pré-eclâmpsia, reanimação do recém-nascido, pneumonia em lactente, descolamento prematuro de placenta por trauma, violência contra a mulher e consulta de planejamento familiar; após a simulação e o debriefing, responderam a dois instrumentos: o primeiro instrumento foi a ?Escala de Satisfação dos Estudantes e Autoconfiança na Aprendizagem? e o segundo ?Escala de Design da Simulação?, os dados foram exportados para o SPSS e analisados via estatística descritiva e estatística inferencial. Resultados: A amostra foi composta por 47 alunos. A análise de cada item no Instrumento de Satisfação e Autoconfiança, indicou que os alunos concordam com todas as declarações relacionadas com a satisfação na aprendizagem através do uso da simulação (Média= 3,92 [Likert de 1 a 5], Desvio padrão: 0,97). Ao avaliar o design dos cenários, a pontuação média foi elevada (Média= 4,24 [Likert de 1 a 5], Desvio padrão: 1,23). As pontuações globais altas indicam que os alunos perceberam todos os cinco elementos de design claramente presentes nos cenários simulados. O Realismo do cenário teve uma concordância acima de 87%. 97,8% dos alunos concordam que fatores, situações e variáveis da vida real foram incorporados ao cenário de simulação. Na parte de avaliação dos itens do instrumento, todos tiveram um grau de importância acima de 91%. O Alpha de Cronbach revelou uma consistência interna de 0.94 para a Satisfação, 0.92 para o Design e 0.95 para a Avaliação. Conclusão: A aprendizagem na área materno infantil através da simulação se mostrou eficaz com uma elevada satisfação e uma elevada autoconfiança do desempenho de tarefas. Os cenários de baixa, média e alta complexidade tiveram um design adequado no cenário materno infantil. Este estudo trouxe a recomendação de que é importante considerar a percepção do participante quanto a sua atuação num cenário simulado, e como ele consegue assimilar o cenário no qual ele é submetido.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Laiane Medeiros Ribeiro - Coordenador / FONSECA, Luciana Mara Monti - Integrante / Casandra Genoveva Rosales Martins Ponce de Leon - Integrante / Sammya Rodrigues dos Santos - Integrante / GUILHERME DA COSTA BRASIL - Integrante / Alecssandra Fátima da Silva Viduedo - Integrante / Alessandra Mazzo - Integrante / Juliana Machado Schardosim - Integrante / Rodrigo Guimarães dos Santos Almeida - Integrante / José Carlos Amado Martins - Integrante.Financiador(es): Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal - Auxílio financeiro.

  • 2016 - 2018

    Construção e validação de tecnologia educacional: inovações no método de ensino e aprendizagem, Descrição: Construir e validar um jogo digital, denominado serious game, de enfermagem, em formato de aplicativo, para tecnologias de sistemas informatizados móveis, abordando as temáticas de pediatria. Método: Trata-se de um estudo metodológico transversal sobre o desenvolvimento de uma tecnologia educacional. O estudo foi desenvolvido em duas etapas. Na primeira etapa, ocorreu a construção do jogo Ped. Care através do referencial User-Centered Design. Concomitante à elaboração do Ped. Care, realizou-se a validação do conteúdo do jogo, com os juízes experts. A segunda etapa constituiu-se na avaliação e na validação do jogo junto a 58 discentes do 7º e 8º semestre, da Universidade de Brasília, quanto à satisfação da usabilidade do sistema e jogabilidade. Os instrumentos para coleta de dados foram dois questionários individuais: um, direcionado aos juízes experts, que avaliou o conteúdo, através de uma escala likert em 9 critérios, já o outro, orientado aos discentes, utilizou o questionário pós- cenários The Post-Study System Questionnaire (PSSUQ), e as heurísticas de avaliação de jogabilidade para jogos adaptados. O índice de validação de conteúdo (IVC) foi utilizado para a validação do conteúdo, considerando-se validados os critérios que atingissem valores iguais ou maiores a 0,75. Para avaliação de satisfação quanto à usabilidade do sistema e jogabilidade, a média das respostas dos itens deveria apresentar valores menores que 4 para o PSSUQ e 3 para as HEP. Para a validação junto aos usuários, foi empregado o percentual de poncordância (PC), considerando validadas as subescalas que apresentassem valores iguais ou maiores a 75%. Para avaliação da consistência interna, foi utilizado o Alfa de Cronbach junto aos usuários. Resultados: foi construída a primeira versão do serious games Ped. Care, sobre as temáticas de pediatria, em aplicativo para celular, disponível atualmente para sistema Android. Em relação à validação do conteúdo, o IVC variou de 0,6 a 1, de forma individual, atingindo um IVC global de 0,94, sendo aprovado pelos juízes experts. A avaliação de satisfação de usabilidade do sistema atingiu 2,91 (DP 1,75) na satisfação geral, indicando que a maior parte dos usuários gostou de utilizar o sistema. Entretanto, para a validação, o sistema atingiu um PC de 68%, o que indica ajuste. O Alfa de Crombach para esse instrumento foi de 0,96 indicando uma boa consistência interna do instrumento. Na análise da jogabilidade, a média geral de respostas foi de 2,07, sugerindo que o jogo possui fatores importantes de jogabilidade. Quanto à validação, o valor geral do PC foi de 74%, o que implica ajustes, sobretudo nas subescala História. O Alfa de Cronbach também foi de 0,96. Conclusões: O Ped. Care, em primeira versão, é uma ferramenta de grande potencial e relevância, e obteve a validação do seu conteúdo. Entretanto, necessita de ajustes em seu sistema e em quesitos de jogabilidade.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Laiane Medeiros Ribeiro - Coordenador / FONSECA, Luciana Mara Monti - Integrante / Casandra Genoveva Rosales Martins Ponce de Leon - Integrante / Silvana Schwerz Funghetto - Integrante / Alecssandra Fátima da Silva Viduedo - Integrante / Tila Fernandes Viana Marques - Integrante / Adriana Maria Duarte - Integrante / Ana Caroline Rodrigues de Oliveira - Integrante / Natalia Del Angelo Aredes - Integrante.Financiador(es): Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal - Auxílio financeiro.

  • 2016 - Atual

    Implementação de tecnologias educacionais no ensino e assistência em saúde: subsídios para uma prática qualificada, Descrição: Introdução: A globalização acelerou o processo tanto da incorporação quanto de disseminação de tecnologias da informação nos diversos grupos populacionais e nos diferentes setores, inclusive na enfermagem. Objetivo: avaliar o uso de tecnologias educativas e inovações na assistência e no ensino de enfermagem, com o intuito de melhorar osíndices acadêmicos, com um aprendizado significativo e real, assim como, contribuir para a educação continuada deprofissionais da área de enfermagem. Metodologia: Para o Subprojeto I relacionado à simulação tratar-se-á de umensaio clínico randomizado, na qual um grupo de alunos participará da atividade educativa e o outro não. Porém, paraque os alunos não fiquem prejudicados no aprendizado, ao final, poderão realizar a simulação. Será utilizada umaescala de satisfação dos estudantes e autoconfiança na aprendizagem (Student Satisfactionand Self-Confidence in Learning) recém validada na língua portuguesa. A Student Satisfaction and Self-Confidence in Learning é uma escalacriada pela National League for Nursing (NLN), liga dedicada a à excelência no ensino de enfermagem. Para ossubprojetos II, III e IV a base teórica para o referencial metodológico para a construção e implementação dos jogos educativos será a de Reberte et al (2012). Resultados esperados: tendo como meta a melhoria da assistência prestada e da formação e capacitação dos recursos humanos. A partir da socialização do conhecimento gerado pelas pesquisas oferecem-se subsídios para a prática assistencial. Conclusão: O potencial de inovação deste projeto constitui o quadrilátero da formação instituído pelo ensino, atenção, gestão e controle social agregando o desenvolvimento de tecnologia na formação do alunos e qualificação dos profissionais de saúde.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (1) Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Laiane Medeiros Ribeiro - Coordenador / FONSECA, Luciana Mara Monti - Integrante / GOÉS, Fernanda Santos Nogueira - Integrante / Silvana Schwerz Funghetto - Integrante / Anna Carolina Faleiros Martins - Integrante / Casandra G.R.M.Ponce de Leon - Integrante / Márcia Cristina da Silva Magro - Integrante / Paula Regina de Souza Hermman - Integrante / Rayanne Ferreira Rufino de Figueirêdo - Integrante / Alecssandra de Fátima Silva Viduedo - Integrante / Alessandra Mazzo - Integrante / Rafaela Seixas Ivo - Integrante / Casandra Genoveva Rosales Martins Ponce de Leon - Integrante / Adriana Maria Duarte - Integrante / Mariana Silva da Costa Magalhães - Integrante / Ana Caroline Rodrigues de Oliveira - Integrante / Natalia Del Angelo Aredes - Integrante / José Carlos Amado Martins - Integrante / Danielle Monteiro Vilela - Integrante / Guilherme da Costa Brasil - Integrante / Mariana de Abreu Rezende - Integrante.Financiador(es): Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal - Auxílio financeiro.

  • 2017 - Atual

    Validação da gamificação como forma de aprendizagem, Descrição: Desenvolver um jogo educativo interativo sobre imunização e submetê-lo à três testes: validação do conteúdo do jogo com juízes especialistas, avaliação da aparência do jogo educativo com discentes e profissionais de enfermagem e verificar a taxa de aquisição de conhecimento sobre o conteúdo do jogo. Material e métodos: estudo descritivo transversal realizado na Universidade de Brasília ? Faculdade de Ceilândia (UnB/FCE) e profissionais da área da saúde da criança do Brasil, que atendam a critérios para julgar o jogo. Este será desenvolvido pelos autores do estudo e a temática será referente ao conteúdo que engloba imunização. Testes para validação do jogo serão realizados com estudantes e profissionais de enfermagem. Resultados esperados: Espera-se que o jogo seja validado, com um índice de aceitação superior a 80% e que venha a ser incorporado como uma tecnologia educativa tanto para o processo de formação de profissionais da saúde quanto na educação continuada de profissionais já em exercício da sua profissão.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Laiane Medeiros Ribeiro - Coordenador / FONSECA, Luciana Mara Monti - Integrante / GOÉS, Fernanda Santos Nogueira - Integrante / Silvana Schwerz Funghetto - Integrante / Isabela Dantas de Araujo Lima - Integrante / Casandra Genoveva Rosales Martins Ponce de Leon - Integrante / Adriana Maria Duarte - Integrante / Natalia Del Angelo Aredes - Integrante / Danielle Monteiro Vilela - Integrante., Financiador(es): Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal - Auxílio financeiro.

  • 2017 - Atual

    Desenvolvimento e validação de um ambiente virtual sobre administração de medicamentos em neonatologia, Descrição: O avanço das tecnologias contribui significativamente com o saber profissional, o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) permite a integração de diferentes recursos, estimulando o protagonismo do sujeito envolvido, tornando um caminho para a transformação da prática educativa tradicional. Objetivos: Desenvolver um Ambiente Virtual de Aprendizagem sobre Medicações em neonatologia/pediatria, a validação do conteúdo do AVA por juízes especialistas, a avaliação do AVA por profissionais de enfermagem e a comparação de ganho de conhecimentos antes e após o uso do AVA. Materiais e métodos ou métodos e técnicas ou métodos: uma pesquisa de caráter descritivo, transversal, com análise quantitativa dos dados, realizada com profissionais de enfermagem da área de neonatologia/pediatria. Será dividida nas etapas de desenvolvimento, validação de conteúdo e comparação de ganho de conhecimento. Resultados esperados: Espera-se que o ambiente virtual de aprendizagem sobre Administração de Medicamentos na Neonatologia/Pediatria seja uma ferramenta educativa facilitadora do processo de educação permanente para os profissionais de enfermagem.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Laiane Medeiros Ribeiro - Coordenador / FONSECA, Luciana Mara Monti - Integrante / GOÉS, Fernanda Santos Nogueira - Integrante / Silvana Schwerz Funghetto - Integrante / Alayne Larissa Martins Pereira - Integrante / Danielle Vilela Dias - Integrante / Casandra Genoveva Rosales Martins Ponce de Leon - Integrante., Financiador(es): Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal - Auxílio financeiro.

  • 2016 - 2018

    Simulação realística como estratégia de ensino na enfermagem materno infantil, Descrição: Analisar o uso da simulação realística como estratégia de ensino para alunos do curso de graduação do curso de Enfermagem na Faculdade de Ceilândia. Metodologia: estudo de intervenção transversal analítico, com abordagem quantitativa. Os alunos do curso de graduação em Enfermagem do primeiro e segundo semestre de 2016, foram submetidos à simulação realística com temas da área materno infantil, como pré-eclâmpsia, reanimação do recém-nascido, pneumonia em lactente, descolamento prematuro de placenta por trauma, violência contra a mulher e consulta de planejamento familiar; após a simulação e o debriefing, responderam a dois instrumentos: o primeiro instrumento foi a ?Escala de Satisfação dos Estudantes e Autoconfiança na Aprendizagem? e o segundo ?Escala de Design da Simulação?, os dados foram exportados para o SPSS e analisados via estatística descritiva e estatística inferencial. Resultados: A amostra foi composta por 47 alunos. A análise de cada item no Instrumento de Satisfação e Autoconfiança, indicou que os alunos concordam com todas as declarações relacionadas com a satisfação na aprendizagem através do uso da simulação (Média= 3,92 [Likert de 1 a 5], Desvio padrão: 0,97). Ao avaliar o design dos cenários, a pontuação média foi elevada (Média= 4,24 [Likert de 1 a 5], Desvio padrão: 1,23). As pontuações globais altas indicam que os alunos perceberam todos os cinco elementos de design claramente presentes nos cenários simulados. O Realismo do cenário teve uma concordância acima de 87%. 97,8% dos alunos concordam que fatores, situações e variáveis da vida real foram incorporados ao cenário de simulação. Na parte de avaliação dos itens do instrumento, todos tiveram um grau de importância acima de 91%. O Alpha de Cronbach revelou uma consistência interna de 0.94 para a Satisfação, 0.92 para o Design e 0.95 para a Avaliação. Conclusão: A aprendizagem na área materno infantil através da simulação se mostrou eficaz com uma elevada satisfação e uma elevada autoconfiança do desempenho de tarefas. Os cenários de baixa, média e alta complexidade tiveram um design adequado no cenário materno infantil. Este estudo trouxe a recomendação de que é importante considerar a percepção do participante quanto a sua atuação num cenário simulado, e como ele consegue assimilar o cenário no qual ele é submetido.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Laiane Medeiros Ribeiro - Coordenador / FONSECA, Luciana Mara Monti - Integrante / Casandra Genoveva Rosales Martins Ponce de Leon - Integrante / Sammya Rodrigues dos Santos - Integrante / GUILHERME DA COSTA BRASIL - Integrante / Alecssandra Fátima da Silva Viduedo - Integrante / Alessandra Mazzo - Integrante / Juliana Machado Schardosim - Integrante / Rodrigo Guimarães dos Santos Almeida - Integrante / José Carlos Amado Martins - Integrante., Financiador(es): Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal - Auxílio financeiro.

  • 2016 - 2018

    Construção e validação de tecnologia educacional: inovações no método de ensino e aprendizagem, Descrição: Construir e validar um jogo digital, denominado serious game, de enfermagem, em formato de aplicativo, para tecnologias de sistemas informatizados móveis, abordando as temáticas de pediatria. Método: Trata-se de um estudo metodológico transversal sobre o desenvolvimento de uma tecnologia educacional. O estudo foi desenvolvido em duas etapas. Na primeira etapa, ocorreu a construção do jogo Ped. Care através do referencial User-Centered Design. Concomitante à elaboração do Ped. Care, realizou-se a validação do conteúdo do jogo, com os juízes experts. A segunda etapa constituiu-se na avaliação e na validação do jogo junto a 58 discentes do 7º e 8º semestre, da Universidade de Brasília, quanto à satisfação da usabilidade do sistema e jogabilidade. Os instrumentos para coleta de dados foram dois questionários individuais: um, direcionado aos juízes experts, que avaliou o conteúdo, através de uma escala likert em 9 critérios, já o outro, orientado aos discentes, utilizou o questionário pós- cenários The Post-Study System Questionnaire (PSSUQ), e as heurísticas de avaliação de jogabilidade para jogos adaptados. O índice de validação de conteúdo (IVC) foi utilizado para a validação do conteúdo, considerando-se validados os critérios que atingissem valores iguais ou maiores a 0,75. Para avaliação de satisfação quanto à usabilidade do sistema e jogabilidade, a média das respostas dos itens deveria apresentar valores menores que 4 para o PSSUQ e 3 para as HEP. Para a validação junto aos usuários, foi empregado o percentual de poncordância (PC), considerando validadas as subescalas que apresentassem valores iguais ou maiores a 75%. Para avaliação da consistência interna, foi utilizado o Alfa de Cronbach junto aos usuários. Resultados: foi construída a primeira versão do serious games Ped. Care, sobre as temáticas de pediatria, em aplicativo para celular, disponível atualmente para sistema Android. Em relação à validação do conteúdo, o IVC variou de 0,6 a 1, de forma individual, atingindo um IVC global de 0,94, sendo aprovado pelos juízes experts. A avaliação de satisfação de usabilidade do sistema atingiu 2,91 (DP 1,75) na satisfação geral, indicando que a maior parte dos usuários gostou de utilizar o sistema. Entretanto, para a validação, o sistema atingiu um PC de 68%, o que indica ajuste. O Alfa de Crombach para esse instrumento foi de 0,96 indicando uma boa consistência interna do instrumento. Na análise da jogabilidade, a média geral de respostas foi de 2,07, sugerindo que o jogo possui fatores importantes de jogabilidade. Quanto à validação, o valor geral do PC foi de 74%, o que implica ajustes, sobretudo nas subescala História. O Alfa de Cronbach também foi de 0,96. Conclusões: O Ped. Care, em primeira versão, é uma ferramenta de grande potencial e relevância, e obteve a validação do seu conteúdo. Entretanto, necessita de ajustes em seu sistema e em quesitos de jogabilidade.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Laiane Medeiros Ribeiro - Coordenador / FONSECA, Luciana Mara Monti - Integrante / Casandra Genoveva Rosales Martins Ponce de Leon - Integrante / Silvana Schwerz Funghetto - Integrante / Alecssandra Fátima da Silva Viduedo - Integrante / Tila Fernandes Viana Marques - Integrante / Adriana Maria Duarte - Integrante / Ana Caroline Rodrigues de Oliveira - Integrante / Natalia Del Angelo Aredes - Integrante., Financiador(es): Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal - Auxílio financeiro.

  • 2016 - Atual

    Implementação de tecnologias educacionais no ensino e assistência em saúde: subsídios para uma prática qualificada, Descrição: Introdução: A globalização acelerou o processo tanto da incorporação quanto de disseminação de tecnologias da informação nos diversos grupos populacionais e nos diferentes setores, inclusive na enfermagem. Objetivo: avaliar o uso de tecnologias educativas e inovações na assistência e no ensino de enfermagem, com o intuito de melhorar osíndices acadêmicos, com um aprendizado significativo e real, assim como, contribuir para a educação continuada deprofissionais da área de enfermagem. Metodologia: Para o Subprojeto I relacionado à simulação tratar-se-á de umensaio clínico randomizado, na qual um grupo de alunos participará da atividade educativa e o outro não. Porém, paraque os alunos não fiquem prejudicados no aprendizado, ao final, poderão realizar a simulação. Será utilizada umaescala de satisfação dos estudantes e autoconfiança na aprendizagem (Student Satisfactionand Self-Confidence in Learning) recém validada na língua portuguesa. A Student Satisfaction and Self-Confidence in Learning é uma escalacriada pela National League for Nursing (NLN), liga dedicada a à excelência no ensino de enfermagem. Para ossubprojetos II, III e IV a base teórica para o referencial metodológico para a construção e implementação dos jogos educativos será a de Reberte et al (2012). Resultados esperados: tendo como meta a melhoria da assistência prestada e da formação e capacitação dos recursos humanos. A partir da socialização do conhecimento gerado pelas pesquisas oferecem-se subsídios para a prática assistencial. Conclusão: O potencial de inovação deste projeto constitui o quadrilátero da formação instituído pelo ensino, atenção, gestão e controle social agregando o desenvolvimento de tecnologia na formação do alunos e qualificação dos profissionais de saúde.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (1) Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Laiane Medeiros Ribeiro - Coordenador / FONSECA, Luciana Mara Monti - Integrante / GOÉS, Fernanda Santos Nogueira - Integrante / Silvana Schwerz Funghetto - Integrante / Anna Carolina Faleiros Martins - Integrante / Casandra G.R.M.Ponce de Leon - Integrante / Márcia Cristina da Silva Magro - Integrante / Paula Regina de Souza Hermman - Integrante / Rayanne Ferreira Rufino de Figueirêdo - Integrante / Alecssandra de Fátima Silva Viduedo - Integrante / Alessandra Mazzo - Integrante / Rafaela Seixas Ivo - Integrante / Casandra Genoveva Rosales Martins Ponce de Leon - Integrante / Adriana Maria Duarte - Integrante / Mariana Silva da Costa Magalhães - Integrante / Ana Caroline Rodrigues de Oliveira - Integrante / Natalia Del Angelo Aredes - Integrante / José Carlos Amado Martins - Integrante / Danielle Monteiro Vilela - Integrante / Guilherme da Costa Brasil - Integrante / Mariana de Abreu Rezende - Integrante., Financiador(es): Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal - Auxílio financeiro.

  • 2017 - Atual

    Validação da gamificação como forma de aprendizagem, Descrição: Desenvolver um jogo educativo interativo sobre imunização e submetê-lo à três testes: validação do conteúdo do jogo com juízes especialistas, avaliação da aparência do jogo educativo com discentes e profissionais de enfermagem e verificar a taxa de aquisição de conhecimento sobre o conteúdo do jogo. Material e métodos: estudo descritivo transversal realizado na Universidade de Brasília ? Faculdade de Ceilândia (UnB/FCE) e profissionais da área da saúde da criança do Brasil, que atendam a critérios para julgar o jogo. Este será desenvolvido pelos autores do estudo e a temática será referente ao conteúdo que engloba imunização. Testes para validação do jogo serão realizados com estudantes e profissionais de enfermagem. Resultados esperados: Espera-se que o jogo seja validado, com um índice de aceitação superior a 80% e que venha a ser incorporado como uma tecnologia educativa tanto para o processo de formação de profissionais da saúde quanto na educação continuada de profissionais já em exercício da sua profissão.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Laiane Medeiros Ribeiro - Coordenador / FONSECA, Luciana Mara Monti - Integrante / GOÉS, Fernanda Santos Nogueira - Integrante / Silvana Schwerz Funghetto - Integrante / Isabela Dantas de Araujo Lima - Integrante / Casandra Genoveva Rosales Martins Ponce de Leon - Integrante / Adriana Maria Duarte - Integrante / Natalia Del Angelo Aredes - Integrante / Danielle Monteiro Vilela - Integrante., Financiador(es): Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal - Auxílio financeiro.

  • 2017 - Atual

    Desenvolvimento e validação de um ambiente virtual sobre administração de medicamentos em neonatologia, Descrição: O avanço das tecnologias contribui significativamente com o saber profissional, o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) permite a integração de diferentes recursos, estimulando o protagonismo do sujeito envolvido, tornando um caminho para a transformação da prática educativa tradicional. Objetivos: Desenvolver um Ambiente Virtual de Aprendizagem sobre Medicações em neonatologia/pediatria, a validação do conteúdo do AVA por juízes especialistas, a avaliação do AVA por profissionais de enfermagem e a comparação de ganho de conhecimentos antes e após o uso do AVA. Materiais e métodos ou métodos e técnicas ou métodos: uma pesquisa de caráter descritivo, transversal, com análise quantitativa dos dados, realizada com profissionais de enfermagem da área de neonatologia/pediatria. Será dividida nas etapas de desenvolvimento, validação de conteúdo e comparação de ganho de conhecimento. Resultados esperados: Espera-se que o ambiente virtual de aprendizagem sobre Administração de Medicamentos na Neonatologia/Pediatria seja uma ferramenta educativa facilitadora do processo de educação permanente para os profissionais de enfermagem.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Laiane Medeiros Ribeiro - Coordenador / FONSECA, Luciana Mara Monti - Integrante / GOÉS, Fernanda Santos Nogueira - Integrante / Silvana Schwerz Funghetto - Integrante / Alayne Larissa Martins Pereira - Integrante / Danielle Vilela Dias - Integrante / Casandra Genoveva Rosales Martins Ponce de Leon - Integrante., Financiador(es): Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal - Auxílio financeiro.

  • 2016 - 2018

    Simulação realística como estratégia de ensino na enfermagem materno infantil, Descrição: Analisar o uso da simulação realística como estratégia de ensino para alunos do curso de graduação do curso de Enfermagem na Faculdade de Ceilândia. Metodologia: estudo de intervenção transversal analítico, com abordagem quantitativa. Os alunos do curso de graduação em Enfermagem do primeiro e segundo semestre de 2016, foram submetidos à simulação realística com temas da área materno infantil, como pré-eclâmpsia, reanimação do recém-nascido, pneumonia em lactente, descolamento prematuro de placenta por trauma, violência contra a mulher e consulta de planejamento familiar; após a simulação e o debriefing, responderam a dois instrumentos: o primeiro instrumento foi a ?Escala de Satisfação dos Estudantes e Autoconfiança na Aprendizagem? e o segundo ?Escala de Design da Simulação?, os dados foram exportados para o SPSS e analisados via estatística descritiva e estatística inferencial. Resultados: A amostra foi composta por 47 alunos. A análise de cada item no Instrumento de Satisfação e Autoconfiança, indicou que os alunos concordam com todas as declarações relacionadas com a satisfação na aprendizagem através do uso da simulação (Média= 3,92 [Likert de 1 a 5], Desvio padrão: 0,97). Ao avaliar o design dos cenários, a pontuação média foi elevada (Média= 4,24 [Likert de 1 a 5], Desvio padrão: 1,23). As pontuações globais altas indicam que os alunos perceberam todos os cinco elementos de design claramente presentes nos cenários simulados. O Realismo do cenário teve uma concordância acima de 87%. 97,8% dos alunos concordam que fatores, situações e variáveis da vida real foram incorporados ao cenário de simulação. Na parte de avaliação dos itens do instrumento, todos tiveram um grau de importância acima de 91%. O Alpha de Cronbach revelou uma consistência interna de 0.94 para a Satisfação, 0.92 para o Design e 0.95 para a Avaliação. Conclusão: A aprendizagem na área materno infantil através da simulação se mostrou eficaz com uma elevada satisfação e uma elevada autoconfiança do desempenho de tarefas. Os cenários de baixa, média e alta complexidade tiveram um design adequado no cenário materno infantil. Este estudo trouxe a recomendação de que é importante considerar a percepção do participante quanto a sua atuação num cenário simulado, e como ele consegue assimilar o cenário no qual ele é submetido.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Laiane Medeiros Ribeiro - Coordenador / FONSECA, Luciana Mara Monti - Integrante / Casandra Genoveva Rosales Martins Ponce de Leon - Integrante / Sammya Rodrigues dos Santos - Integrante / GUILHERME DA COSTA BRASIL - Integrante / Alecssandra Fátima da Silva Viduedo - Integrante / Alessandra Mazzo - Integrante / Juliana Machado Schardosim - Integrante / Rodrigo Guimarães dos Santos Almeida - Integrante / José Carlos Amado Martins - Integrante., Financiador(es): Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal - Auxílio financeiro.

  • 2016 - 2018

    Construção e validação de tecnologia educacional: inovações no método de ensino e aprendizagem, Descrição: Construir e validar um jogo digital, denominado serious game, de enfermagem, em formato de aplicativo, para tecnologias de sistemas informatizados móveis, abordando as temáticas de pediatria. Método: Trata-se de um estudo metodológico transversal sobre o desenvolvimento de uma tecnologia educacional. O estudo foi desenvolvido em duas etapas. Na primeira etapa, ocorreu a construção do jogo Ped. Care através do referencial User-Centered Design. Concomitante à elaboração do Ped. Care, realizou-se a validação do conteúdo do jogo, com os juízes experts. A segunda etapa constituiu-se na avaliação e na validação do jogo junto a 58 discentes do 7º e 8º semestre, da Universidade de Brasília, quanto à satisfação da usabilidade do sistema e jogabilidade. Os instrumentos para coleta de dados foram dois questionários individuais: um, direcionado aos juízes experts, que avaliou o conteúdo, através de uma escala likert em 9 critérios, já o outro, orientado aos discentes, utilizou o questionário pós- cenários The Post-Study System Questionnaire (PSSUQ), e as heurísticas de avaliação de jogabilidade para jogos adaptados. O índice de validação de conteúdo (IVC) foi utilizado para a validação do conteúdo, considerando-se validados os critérios que atingissem valores iguais ou maiores a 0,75. Para avaliação de satisfação quanto à usabilidade do sistema e jogabilidade, a média das respostas dos itens deveria apresentar valores menores que 4 para o PSSUQ e 3 para as HEP. Para a validação junto aos usuários, foi empregado o percentual de poncordância (PC), considerando validadas as subescalas que apresentassem valores iguais ou maiores a 75%. Para avaliação da consistência interna, foi utilizado o Alfa de Cronbach junto aos usuários. Resultados: foi construída a primeira versão do serious games Ped. Care, sobre as temáticas de pediatria, em aplicativo para celular, disponível atualmente para sistema Android. Em relação à validação do conteúdo, o IVC variou de 0,6 a 1, de forma individual, atingindo um IVC global de 0,94, sendo aprovado pelos juízes experts. A avaliação de satisfação de usabilidade do sistema atingiu 2,91 (DP 1,75) na satisfação geral, indicando que a maior parte dos usuários gostou de utilizar o sistema. Entretanto, para a validação, o sistema atingiu um PC de 68%, o que indica ajuste. O Alfa de Crombach para esse instrumento foi de 0,96 indicando uma boa consistência interna do instrumento. Na análise da jogabilidade, a média geral de respostas foi de 2,07, sugerindo que o jogo possui fatores importantes de jogabilidade. Quanto à validação, o valor geral do PC foi de 74%, o que implica ajustes, sobretudo nas subescala História. O Alfa de Cronbach também foi de 0,96. Conclusões: O Ped. Care, em primeira versão, é uma ferramenta de grande potencial e relevância, e obteve a validação do seu conteúdo. Entretanto, necessita de ajustes em seu sistema e em quesitos de jogabilidade.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Laiane Medeiros Ribeiro - Coordenador / FONSECA, Luciana Mara Monti - Integrante / Casandra Genoveva Rosales Martins Ponce de Leon - Integrante / Silvana Schwerz Funghetto - Integrante / Alecssandra Fátima da Silva Viduedo - Integrante / Tila Fernandes Viana Marques - Integrante / Adriana Maria Duarte - Integrante / Ana Caroline Rodrigues de Oliveira - Integrante / Natalia Del Angelo Aredes - Integrante., Financiador(es): Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal - Auxílio financeiro.

  • 2016 - Atual

    Implementação de tecnologias educacionais no ensino e assistência em saúde: subsídios para uma prática qualificada, Descrição: Introdução: A globalização acelerou o processo tanto da incorporação quanto de disseminação de tecnologias da informação nos diversos grupos populacionais e nos diferentes setores, inclusive na enfermagem. Objetivo: avaliar o uso de tecnologias educativas e inovações na assistência e no ensino de enfermagem, com o intuito de melhorar osíndices acadêmicos, com um aprendizado significativo e real, assim como, contribuir para a educação continuada deprofissionais da área de enfermagem. Metodologia: Para o Subprojeto I relacionado à simulação tratar-se-á de umensaio clínico randomizado, na qual um grupo de alunos participará da atividade educativa e o outro não. Porém, paraque os alunos não fiquem prejudicados no aprendizado, ao final, poderão realizar a simulação. Será utilizada umaescala de satisfação dos estudantes e autoconfiança na aprendizagem (Student Satisfactionand Self-Confidence in Learning) recém validada na língua portuguesa. A Student Satisfaction and Self-Confidence in Learning é uma escalacriada pela National League for Nursing (NLN), liga dedicada a à excelência no ensino de enfermagem. Para ossubprojetos II, III e IV a base teórica para o referencial metodológico para a construção e implementação dos jogos educativos será a de Reberte et al (2012). Resultados esperados: tendo como meta a melhoria da assistência prestada e da formação e capacitação dos recursos humanos. A partir da socialização do conhecimento gerado pelas pesquisas oferecem-se subsídios para a prática assistencial. Conclusão: O potencial de inovação deste projeto constitui o quadrilátero da formação instituído pelo ensino, atenção, gestão e controle social agregando o desenvolvimento de tecnologia na formação do alunos e qualificação dos profissionais de saúde.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (1) Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Laiane Medeiros Ribeiro - Coordenador / FONSECA, Luciana Mara Monti - Integrante / GOÉS, Fernanda Santos Nogueira - Integrante / Silvana Schwerz Funghetto - Integrante / Anna Carolina Faleiros Martins - Integrante / Casandra G.R.M.Ponce de Leon - Integrante / Márcia Cristina da Silva Magro - Integrante / Paula Regina de Souza Hermman - Integrante / Rayanne Ferreira Rufino de Figueirêdo - Integrante / Alecssandra de Fátima Silva Viduedo - Integrante / Alessandra Mazzo - Integrante / Rafaela Seixas Ivo - Integrante / Casandra Genoveva Rosales Martins Ponce de Leon - Integrante / Adriana Maria Duarte - Integrante / Mariana Silva da Costa Magalhães - Integrante / Ana Caroline Rodrigues de Oliveira - Integrante / Natalia Del Angelo Aredes - Integrante / José Carlos Amado Martins - Integrante / Danielle Monteiro Vilela - Integrante / Guilherme da Costa Brasil - Integrante / Mariana de Abreu Rezende - Integrante., Financiador(es): Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal - Auxílio financeiro.

  • 2017 - Atual

    Validação da gamificação como forma de aprendizagem, Descrição: Desenvolver um jogo educativo interativo sobre imunização e submetê-lo à três testes: validação do conteúdo do jogo com juízes especialistas, avaliação da aparência do jogo educativo com discentes e profissionais de enfermagem e verificar a taxa de aquisição de conhecimento sobre o conteúdo do jogo. Material e métodos: estudo descritivo transversal realizado na Universidade de Brasília ? Faculdade de Ceilândia (UnB/FCE) e profissionais da área da saúde da criança do Brasil, que atendam a critérios para julgar o jogo. Este será desenvolvido pelos autores do estudo e a temática será referente ao conteúdo que engloba imunização. Testes para validação do jogo serão realizados com estudantes e profissionais de enfermagem. Resultados esperados: Espera-se que o jogo seja validado, com um índice de aceitação superior a 80% e que venha a ser incorporado como uma tecnologia educativa tanto para o processo de formação de profissionais da saúde quanto na educação continuada de profissionais já em exercício da sua profissão.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Laiane Medeiros Ribeiro - Integrante / FONSECA, Luciana Mara Monti - Integrante / GOÉS, Fernanda Santos Nogueira - Integrante / Silvana Schwerz Funghetto - Coordenador / Isabela Dantas de Araujo Lima - Integrante / Casandra Genoveva Rosales Martins Ponce de Leon - Integrante / Adriana Maria Duarte - Integrante / Natalia Del Angelo Aredes - Integrante / Danielle Monteiro Vilela - Integrante., Financiador(es): Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal - Auxílio financeiro.

  • 2017 - Atual

    Desenvolvimento e validação de um ambiente virtual sobre administração de medicamentos em neonatologia, Descrição: O avanço das tecnologias contribui significativamente com o saber profissional, o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) permite a integração de diferentes recursos, estimulando o protagonismo do sujeito envolvido, tornando um caminho para a transformação da prática educativa tradicional. Objetivos: Desenvolver um Ambiente Virtual de Aprendizagem sobre Medicações em neonatologia/pediatria, a validação do conteúdo do AVA por juízes especialistas, a avaliação do AVA por profissionais de enfermagem e a comparação de ganho de conhecimentos antes e após o uso do AVA. Materiais e métodos ou métodos e técnicas ou métodos: uma pesquisa de caráter descritivo, transversal, com análise quantitativa dos dados, realizada com profissionais de enfermagem da área de neonatologia/pediatria. Será dividida nas etapas de desenvolvimento, validação de conteúdo e comparação de ganho de conhecimento. Resultados esperados: Espera-se que o ambiente virtual de aprendizagem sobre Administração de Medicamentos na Neonatologia/Pediatria seja uma ferramenta educativa facilitadora do processo de educação permanente para os profissionais de enfermagem.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Laiane Medeiros Ribeiro - Integrante / FONSECA, Luciana Mara Monti - Integrante / GOÉS, Fernanda Santos Nogueira - Integrante / Silvana Schwerz Funghetto - Coordenador / Alayne Larissa Martins Pereira - Integrante / Danielle Vilela Dias - Integrante / Casandra Genoveva Rosales Martins Ponce de Leon - Integrante., Financiador(es): Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal - Auxílio financeiro.

  • 2016 - 2018

    Simulação realística como estratégia de ensino na enfermagem materno infantil, Descrição: Analisar o uso da simulação realística como estratégia de ensino para alunos do curso de graduação do curso de Enfermagem na Faculdade de Ceilândia. Metodologia: estudo de intervenção transversal analítico, com abordagem quantitativa. Os alunos do curso de graduação em Enfermagem do primeiro e segundo semestre de 2016, foram submetidos à simulação realística com temas da área materno infantil, como pré-eclâmpsia, reanimação do recém-nascido, pneumonia em lactente, descolamento prematuro de placenta por trauma, violência contra a mulher e consulta de planejamento familiar; após a simulação e o debriefing, responderam a dois instrumentos: o primeiro instrumento foi a ?Escala de Satisfação dos Estudantes e Autoconfiança na Aprendizagem? e o segundo ?Escala de Design da Simulação?, os dados foram exportados para o SPSS e analisados via estatística descritiva e estatística inferencial. Resultados: A amostra foi composta por 47 alunos. A análise de cada item no Instrumento de Satisfação e Autoconfiança, indicou que os alunos concordam com todas as declarações relacionadas com a satisfação na aprendizagem através do uso da simulação (Média= 3,92 [Likert de 1 a 5], Desvio padrão: 0,97). Ao avaliar o design dos cenários, a pontuação média foi elevada (Média= 4,24 [Likert de 1 a 5], Desvio padrão: 1,23). As pontuações globais altas indicam que os alunos perceberam todos os cinco elementos de design claramente presentes nos cenários simulados. O Realismo do cenário teve uma concordância acima de 87%. 97,8% dos alunos concordam que fatores, situações e variáveis da vida real foram incorporados ao cenário de simulação. Na parte de avaliação dos itens do instrumento, todos tiveram um grau de importância acima de 91%. O Alpha de Cronbach revelou uma consistência interna de 0.94 para a Satisfação, 0.92 para o Design e 0.95 para a Avaliação. Conclusão: A aprendizagem na área materno infantil através da simulação se mostrou eficaz com uma elevada satisfação e uma elevada autoconfiança do desempenho de tarefas. Os cenários de baixa, média e alta complexidade tiveram um design adequado no cenário materno infantil. Este estudo trouxe a recomendação de que é importante considerar a percepção do participante quanto a sua atuação num cenário simulado, e como ele consegue assimilar o cenário no qual ele é submetido.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Laiane Medeiros Ribeiro - Coordenador / FONSECA, Luciana Mara Monti - Integrante / Casandra Genoveva Rosales Martins Ponce de Leon - Integrante / Sammya Rodrigues dos Santos - Integrante / GUILHERME DA COSTA BRASIL - Integrante / Alecssandra Fátima da Silva Viduedo - Integrante / Alessandra Mazzo - Integrante / Juliana Machado Schardosim - Integrante / Rodrigo Guimarães dos Santos Almeida - Integrante / José Carlos Amado Martins - Integrante., Financiador(es): Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal - Auxílio financeiro.

  • 2016 - 2018

    Construção e validação de tecnologia educacional: inovações no método de ensino e aprendizagem, Descrição: Construir e validar um jogo digital, denominado serious game, de enfermagem, em formato de aplicativo, para tecnologias de sistemas informatizados móveis, abordando as temáticas de pediatria. Método: Trata-se de um estudo metodológico transversal sobre o desenvolvimento de uma tecnologia educacional. O estudo foi desenvolvido em duas etapas. Na primeira etapa, ocorreu a construção do jogo Ped. Care através do referencial User-Centered Design. Concomitante à elaboração do Ped. Care, realizou-se a validação do conteúdo do jogo, com os juízes experts. A segunda etapa constituiu-se na avaliação e na validação do jogo junto a 58 discentes do 7º e 8º semestre, da Universidade de Brasília, quanto à satisfação da usabilidade do sistema e jogabilidade. Os instrumentos para coleta de dados foram dois questionários individuais: um, direcionado aos juízes experts, que avaliou o conteúdo, através de uma escala likert em 9 critérios, já o outro, orientado aos discentes, utilizou o questionário pós- cenários The Post-Study System Questionnaire (PSSUQ), e as heurísticas de avaliação de jogabilidade para jogos adaptados. O índice de validação de conteúdo (IVC) foi utilizado para a validação do conteúdo, considerando-se validados os critérios que atingissem valores iguais ou maiores a 0,75. Para avaliação de satisfação quanto à usabilidade do sistema e jogabilidade, a média das respostas dos itens deveria apresentar valores menores que 4 para o PSSUQ e 3 para as HEP. Para a validação junto aos usuários, foi empregado o percentual de poncordância (PC), considerando validadas as subescalas que apresentassem valores iguais ou maiores a 75%. Para avaliação da consistência interna, foi utilizado o Alfa de Cronbach junto aos usuários. Resultados: foi construída a primeira versão do serious games Ped. Care, sobre as temáticas de pediatria, em aplicativo para celular, disponível atualmente para sistema Android. Em relação à validação do conteúdo, o IVC variou de 0,6 a 1, de forma individual, atingindo um IVC global de 0,94, sendo aprovado pelos juízes experts. A avaliação de satisfação de usabilidade do sistema atingiu 2,91 (DP 1,75) na satisfação geral, indicando que a maior parte dos usuários gostou de utilizar o sistema. Entretanto, para a validação, o sistema atingiu um PC de 68%, o que indica ajuste. O Alfa de Crombach para esse instrumento foi de 0,96 indicando uma boa consistência interna do instrumento. Na análise da jogabilidade, a média geral de respostas foi de 2,07, sugerindo que o jogo possui fatores importantes de jogabilidade. Quanto à validação, o valor geral do PC foi de 74%, o que implica ajustes, sobretudo nas subescala História. O Alfa de Cronbach também foi de 0,96. Conclusões: O Ped. Care, em primeira versão, é uma ferramenta de grande potencial e relevância, e obteve a validação do seu conteúdo. Entretanto, necessita de ajustes em seu sistema e em quesitos de jogabilidade.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Laiane Medeiros Ribeiro - Coordenador / FONSECA, Luciana Mara Monti - Integrante / Casandra Genoveva Rosales Martins Ponce de Leon - Integrante / Silvana Schwerz Funghetto - Integrante / Alecssandra Fátima da Silva Viduedo - Integrante / Tila Fernandes Viana Marques - Integrante / Adriana Maria Duarte - Integrante / Ana Caroline Rodrigues de Oliveira - Integrante / Natalia Del Angelo Aredes - Integrante., Financiador(es): Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal - Auxílio financeiro.

  • 2016 - Atual

    Implementação de tecnologias educacionais no ensino e assistência em saúde: subsídios para uma prática qualificada, Descrição: Introdução: A globalização acelerou o processo tanto da incorporação quanto de disseminação de tecnologias da informação nos diversos grupos populacionais e nos diferentes setores, inclusive na enfermagem. Objetivo: avaliar o uso de tecnologias educativas e inovações na assistência e no ensino de enfermagem, com o intuito de melhorar osíndices acadêmicos, com um aprendizado significativo e real, assim como, contribuir para a educação continuada deprofissionais da área de enfermagem. Metodologia: Para o Subprojeto I relacionado à simulação tratar-se-á de umensaio clínico randomizado, na qual um grupo de alunos participará da atividade educativa e o outro não. Porém, paraque os alunos não fiquem prejudicados no aprendizado, ao final, poderão realizar a simulação. Será utilizada umaescala de satisfação dos estudantes e autoconfiança na aprendizagem (Student Satisfactionand Self-Confidence in Learning) recém validada na língua portuguesa. A Student Satisfaction and Self-Confidence in Learning é uma escalacriada pela National League for Nursing (NLN), liga dedicada a à excelência no ensino de enfermagem. Para ossubprojetos II, III e IV a base teórica para o referencial metodológico para a construção e implementação dos jogos educativos será a de Reberte et al (2012). Resultados esperados: tendo como meta a melhoria da assistência prestada e da formação e capacitação dos recursos humanos. A partir da socialização do conhecimento gerado pelas pesquisas oferecem-se subsídios para a prática assistencial. Conclusão: O potencial de inovação deste projeto constitui o quadrilátero da formação instituído pelo ensino, atenção, gestão e controle social agregando o desenvolvimento de tecnologia na formação do alunos e qualificação dos profissionais de saúde.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (0) Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Laiane Medeiros Ribeiro - Coordenador / FONSECA, Luciana Mara Monti - Integrante / GOÉS, Fernanda Santos Nogueira - Integrante / Silvana Schwerz Funghetto - Integrante / Anna Carolina Faleiros Martins - Integrante / Casandra G.R.M.Ponce de Leon - Integrante / Márcia Cristina da Silva Magro - Integrante / Paula Regina de Souza Hermman - Integrante / Rayanne Augusta Parente Paula - Integrante / Rayanne Ferreira Rufino de Figueirêdo - Integrante / Alecssandra de Fátima Silva Viduedo - Integrante / Alessandra Mazzo - Integrante / Rafaela Seixas Ivo - Integrante / Casandra Genoveva Rosales Martins Ponce de Leon - Integrante / Adriana Maria Duarte - Integrante / Mariana Silva da Costa Magalhães - Integrante / Ana Caroline Rodrigues de Oliveira - Integrante / Natalia Del Angelo Aredes - Integrante / José Carlos Amado Martins - Integrante / Danielle Monteiro Vilela - Integrante / Guilherme da Costa Brasil - Integrante / Mariana de Abreu Rezende - Integrante / Mateus Rufino - Integrante / Raquel Paniago - Integrante., Financiador(es): Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal - Auxílio financeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2019

Menção Honrosa ao trabalho " Construção de um aplicativo educacional de imunização para enfermeiros e estudantes de enfermagem"na 10 Semana de Enfermagem, Curso de Enfermagem da Faculdade de Ceilândia.

2019

Professora homenageada da Turma XIII de enfermagem (2019/1) da FCE/UnB, Faculdade de Ceilândia- UnB.

2018

Professora homenageada da turma do 1º/2018 do curso de Enfermagem, Faculdade de Ceilândia- Universidade de Brasília.

2018

Menção honrosa com o trabalho "Análise de uma variável comportamental no prematuro no exame de fundo de olho" do aluno Samir Lúcio M.Andrade no 24 Congresso de Iniciação Científica, Universidade de Brasília.

2018

Segundo lugar Prêmio ?Profa Dra Kleyde Ventura de Souza? Sensor luminoso do ruído em uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, ABENFO.

2018

Professora homenageada da Turma XII de enfermagem (2018/2) da FCE/UnB, Faculdade de Ceilândia- UnB.

2017

Menção Honrosa com o trabalho "Aplicação da Escala Design de Simulação na simulação realística na enfermagem materno-infantil!, Faculdade de Ceilândia.

2017

Primeiro Lugar no Prêmio Maria Antonieta Rubio Tyrrel titulo " Intervenção com uso de redes de descanso avaliando aspectos comportamentais em prematuros", ABENFO.

2016

Menção Honrosa com o trabalho Redes de tecidos como metodo de conforto em prematuros: uma análise das variaveis comportamentais, 22 Congresso de Iniciação Científica da UnB.

2016

Menção honrosa no 22º Congresso de Iniciação Científica da UnB e 13º do Distrito Federal com o trabalho: Uma análise de variáveis fisiológicas utilizando a redinha de tecido como um método de confort, PROIC UNB.

2015

1 Lugar no Prêmio SOBEP com o trabalho " Leite e Sacarose no alivio da dor no exame do fundo de olho em prematuros", categoria profissional, Sociedade Brasileira de Enfermeiros Pediatras.

2015

2 Lugar no Prêmio Lydia Ignes Rossi Bub com o trabalho "Percepção materna e construção de um material educativo sobre fototerapia", Sociedade Brasileira de Enfermeiros Pediatras.

2015

1 lugar no Prêmio Terezinha Perin com o trabalho " Redinhas de descanso e ninho em Neonatologia: Comparando efeitos fisiológicos e posturais, Sociedade Brasileira de Enfermeiros Pediatras.

2015

3 lugar no prêmio Elaci Sampaio com o trabalho intitulado " Lúdico como estrategia de ensino na enfermagem da criança: Avaliação do jogo de imunização, Sociedade Brasileira de Enfermeiros Pediatras.

2014

Menção Honrosa- Prêmio Destaque de Iniciação Científica com o trabalho" Avaliação da simulação realistica por alunos do curso de enfermagem, Universidade de Brasilia.

2013

Professora Homenageada da turma de Enfermagem, UnB.

2009

Prêmio SOBEP- Categoria Profissional 2º lugar-saúde do neonato, Sociedade Brasileira de Enfermeiros Pediatras.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade de Brasília, UNB - Campus Ceilândia. , QNN 14, área especial, Ceilândia sul, Ceilândia, 72220140 - Brasília, DF - Brasil, Telefone: (061) 31071753, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2018 - Atual

    Universidade de Brasília, UnB

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto III, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Professor Adjunto III 2018-2020

  • 2017 - Atual

    Universidade de Brasília, UnB

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro da Comissão de Pós Graduação, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Membro da Comissão de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade de Brasília

  • 2014 - Atual

    Universidade de Brasília, UnB

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Docente da Pós-Graduação em Enfermagem, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2014 - Atual

    Universidade de Brasília, UnB

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro do colegiado do PPGENF, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Membro do colegiado do Programa de Pós Graduação em Enfermagem

  • 2012 - Atual

    Universidade de Brasília, UnB

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro do Colegiado em Enfermagem, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2012 - Atual

    Universidade de Brasília, UnB

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente da disciplina de ICP5, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Professora da Disciplina de Integração aos Cenários de Práticas 5

  • 2019 - 2019

    Universidade de Brasília, UnB

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Presidente da Comissão, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Presidente da Comissão referente ao Processo de Seleção de Candidatura ao Programa de Bolsas de Pós-Doutorado no Exterior/Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF), de acordo com os termos do Edital DPG/UnB Nº 05/2018.

  • 2019 - 2019

    Universidade de Brasília, UnB

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Presidente de Comissão examinadora

    Outras informações:
    Presidente de Comissão examinadora seleção dos candidatos da Linha Pesquisa 1, às vagas para o curso de Mestrado Acadêmico, de acordo com os termos do Edital nº 001/2019, do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem.

  • 2018 - 2018

    Universidade de Brasília, UnB

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente da disciplina Seminário de Pesquisa, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Docente da disciplina Seminário de Pesquisa em Enfermagem

  • 2018 - 2018

    Universidade de Brasília, UnB

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente da Disciplina ICP1, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2018 - 2018

    Universidade de Brasília, UnB

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente da disciplina CISMC, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2018 - 2018

    Universidade de Brasília, UnB

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente da Disciplina ICP5, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Disciplina Integração aos Cenários de Práticas 5

  • 2018 - 2018

    Universidade de Brasília, UnB

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente da Disciplina APF, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Disciplina Atenção ao Prematuro e Família

  • 2018 - 2018

    Universidade de Brasília, UnB

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente da Disciplina Estágio de Docência em, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Disciplina Estágio de Docência em Enfermagem 2

  • 2017 - 2017

    Universidade de Brasília, UnB

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente da disciplina CISMC, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2017 - 2017

    Universidade de Brasília, UnB

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente da Disciplina ICP5, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Disciplina Integração aos Cenários de Práticas 5

  • 2016 - 2017

    Universidade de Brasília, UnB

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro do Comitê de ética em pesquisa, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Ato da direção da Faculdade de Ceilândia N.003/2016 como membro para composição do Comitê de Ética em Pesquisa da Da Faculdade UnB Ceilândia

  • 2016 - 2016

    Universidade de Brasília, UnB

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Membro de comissão, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Membro da comissão do Edital prêmio UnB de Dissertação e Tese número 03/2016 do Programa de Pós Graduação em Enfermagem.

  • 2016 - 2016

    Universidade de Brasília, UnB

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente da disciplina CISMC, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2016 - 2016

    Universidade de Brasília, UnB

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente da Disciplina ICP5, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Disciplina Integração aos Cenários de Práticas 5

  • 2016 - 2016

    Universidade de Brasília, UnB

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente da Disciplina APF, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Disciplina ministrado no verão Atenção ao Prematuro e Família

  • 2015 - 2015

    Universidade de Brasília, UnB

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente da disciplina CISMC, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Professora da Disciplina Cuidado Integral à Saúde da Mulher e da Criança

  • 2015 - 2015

    Universidade de Brasília, UnB

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente da Disciplina ICP5, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2014 - 2014

    Universidade de Brasília, UnB

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente da disciplina CISMC, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Professora da Disciplina Cuidado Integral à Saúde da Mulher e da Criança

  • 2014 - 2014

    Universidade de Brasília, UnB

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente da Disciplina ICP5, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Disciplina Integração aos Cenários de Práticas 5

  • 2013 - 2013

    Universidade de Brasília, UnB

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente da disciplina CISMC, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Professora da Disciplina Cuidado Integral à Saúde da Mulher e da Criança

  • 2013 - 2013

    Universidade de Brasília, UnB

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente da Disciplina ICP5, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Disciplina Integração aos Cenários de Práticas 5

  • 2012 - 2012

    Universidade de Brasília, UnB

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente da disciplina CISMC, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Professora da disciplina teórica Cuidado Integral à Saúde da Mulher e da Criança

  • 2012 - 2012

    Universidade de Brasília, UnB

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente da Disciplina ICP5, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Disciplina Integração aos Cenários de Práticas 5

    Atividades

    • 08/2016

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, .,Cargo ou função, Presidente da Comissão PROAP.

    • 07/2015

      Pesquisa e desenvolvimento , UNB - Campus Ceilândia, .,Linhas de pesquisa

    • 04/2014

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, .,Cargo ou função, Membro do Colegiado de Pód-Graduação em Enfermagem.

    • 03/2014

      Ensino, Abi - Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalho de Conclusão de Curso II

    • 10/2013

      Extensão universitária , UNB - Campus Ceilândia, .,Atividade de extensão realizada, O Lúdico no ambiente hospitalar.

    • 08/2013

      Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ética,Bioética e Legislação em Enfermagem

    • 07/2013

      Direção e administração, UNB - Campus Ceilândia, .,Cargo ou função, Membro da comissão para normatização de outorga antecipada de grau.

    • 03/2013

      Ensino, Abi - Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalho de Conclusão de Curso I

    • 04/2012

      Direção e administração, UNB - Campus Ceilândia, .,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Curso de Enfermagem.

    • 04/2012

      Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Integração ao Cenário das Prásticas 5

    • 04/2012

      Ensino, Abi - Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cuidado Integral à Saúde da Mulher e da Criança

    • 04/2012

      Estágios , UNB - Campus Ceilândia, .,Estágio realizado, Integração aos Cenários de Práticas 5 com alunos do curso de Enfermagem na Pediatria do Hospital Regional de Ceilândia.

    • 08/2016 - 12/2016

      Ensino, ENFERMAGEM, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Elaboração do Artigo Científico, Estágio a Docência em Enfermagem, Estudo Individual Dirigido 1

    • 08/2016 - 12/2016

      Ensino, Abi - Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Integração ao Cenário de Práticas 1

    • 03/2016 - 07/2016

      Ensino, ENFERMAGEM, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio à docência duas turmas

    • 03/2016 - 07/2016

      Ensino, ENFERMAGEM, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Estudo Dirigido 1 duas turmas

    • 03/2016 - 07/2016

      Ensino, ENFERMAGEM, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Pesquisa em Enfermagem

    • 08/2015 - 12/2015

      Ensino, ENFERMAGEM, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Elaboração do Artigo Científico

  • 2009 - 2013

    Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

    Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Doutoranda, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2011 - 2012

    Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

    Vínculo: Membro Efetivo, Enquadramento Funcional: Membro efetivo do CEP, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Membro Efetivo como Representante Discente do Comitê de Ética em Pesquisa da EERP/USP.

  • 2009 - 2010

    Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

    Vínculo: Membro suplente, Enquadramento Funcional: Membro suplente da CPP de Saúde Pública, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Membro suplente da Comissão de Pós-Graduação Enfermagem em Saúde Pública da EERP/USP

  • 2005 - 2007

    Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Mestrando, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2003 - 2003

    Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Estudante

    Atividades

    • 09/2003 - 11/2003

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências da Saúde, .,Cargo ou função, Membro da comissão de recepção e social do 1º encontro da ABENFO/RN.

    • 05/2003 - 09/2003

      Extensão universitária , Centro de Ciências da Saúde, .,Atividade de extensão realizada, projeto de extensão intitulado.

  • 2006 - 2007

    Escola de Enfermagem de Natal da Universidade Federal do Rio Grande do Nort

    Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Professora Substituta da Escola de Enfermagem de Natal-UFRN na disciplina de saúde da mulher, criança e adolescente, e, ainda colaboradora na disciplina saúde do adulto I e II.

    Atividades

    • 03/2006 - 07/2007

      Ensino, Escola de Enfermagem de Natal, Nível: Ensino Médio,Disciplinas ministradas, Assistência de Enfermagem na Saúde do Adulto I e II, Assistência de Enfermagem na Saúde da Criança, da mulher e do adolescente

  • 2007 - 2009

    Faculdade de Ciências Cultura e Extensão do Rio Grande do Norte

    Vínculo: PROFESSOR, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 20

    Atividades

    • 07/2007

      Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Saúde da criança

  • 2008 - 2009

    Maternidade Escola januário Cicco

    Vínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Enfermeira, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Enfermeira da Unidade Terapia Intensiva Neonatal

  • 2007 - 2008

    prontoclínica da criança dr. paulo gurgel

    Vínculo: Enfermeira, Enquadramento Funcional: Enfermeira, Carga horária: 30

  • 2016 - 2016

    Universidade de Brasília

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente da Pós Graduação em Enfermagem, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Membro da Comissão de avaliação de Projeto do Processo de Seleção do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade de Brasília edital 03/2015