Juliana Medeiros Batista

Enfermeira graduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Durante a graduação participei do Grupo de Pesquisa II "Enfermagem nos Serviços de Saúde" como voluntária, no qual atuei como bolsista PPPg/UFRN durante 06 meses e como bolsista PIBIC/UFRN por 01 ano, trabalhando com as temáticas: Saúde do Trabalhador; Saúde Pública e Produção e Divulgação do Conhecimento Científico. Especialista em Enfermagem do Trabalho pela FACISA/CBPEX. Especialista em Enfermagem em Terapia Intensiva pela FIP - Faculdades Integradas de Patos e pelo Programa de Residência em Enfermagem em Terapia Intensiva, no Hospital da Restauração, pela Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco.

Informações coletadas do Lattes em 15/09/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Programa de Residência em Enfermagem

2011 - 2013

Hospital da Restauração
Título: Prevalência de infecção por bactérias multirresistentes em pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva
Orientador: Kalina Silva de Barros Cysneiros
Bolsista do(a): Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco, SES - PE, Brasil.

Especialização em Especialização em Enfermagem em Terapia Intensiva

2009 - 2011

Faculdades Integradas de Patos
Título: Caracterização dos recém-nascidos admitidos em uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal de Natal-RN

Especialização em Especialização em Enfermagem do Trabalho

2008 - 2009

Faculdade de Ciências Médicas de Campina Grande
Título: Indicadores de QVT e os trabalhadores de Enfermagem: um resgate bibliográfico
Orientador: José Franklin Alves de Lacerda

Graduação em Enfermagem

2005 - 2009

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Orientador: Bertha Cruz Enders
Bolsista do(a): Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

Formação complementar

2013 - 2013

Interpretação da Norma NBR ISO 9001:2008. (Carga horária: 24h). , AFV Consultoria e Auditoria, AFV, Brasil.

2011 - 2011

Alterações e Intervenções associadas ao Envelhecim. (Carga horária: 30h). , Conselho Federal de Enfermagem, COFEN, Brasil.

2011 - 2011

VI Curso de Ventilação Mecânica Básica. (Carga horária: 20h). , PULMOCARDIO FISIOTERAPIA, PULMOCARDIO, Brasil.

2011 - 2011

Atenção à Saúde da Mulher: bases para o cuidado. (Carga horária: 30h). , Conselho Federal de Enfermagem, COFEN, Brasil.

2010 - 2010

Ações de Enfermagem na Prevenção e Controle de IH. (Carga horária: 30h). , Conselho Federal de Enfermagem, COFEN, Brasil.

2008 - 2008

Suporte Básico e Avançado de Vida. (Carga horária: 8h). , Associação Brasileira de Enfermagem seção RN, ABEN RN, Brasil.

2005 - 2005

Extensão universitária em Iniciação Científica. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Participação em eventos

XVII Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva. Pressões dos balonetes endotraqueais dos pacientes internados em um serviço de emergência clínica. 2012. (Congresso).

XVI Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva. 2011. (Congresso).

15º Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem.Estratégias utilizadas para a disseminação dos resultados de pesquisa nos serviços de saúde: revisão integrativa da literatura. 2009. (Seminário).

XX Congresso de Iniciação Científica da UFRN. Estratégias de disseminação do conhecimento científico no contexto hospitalar: revisão de literatura. 2009. (Congresso).

60° Congresso Brasileiro de Enfermagem. O processo de enfermagem em paciente com neoplasia prostática metastática e insuficiência renal crônica agudizada pós-renal: relato de caso. 2008. (Congresso).

V Congresso de Hipertensão SBC/DHA. 2008. (Congresso).

XIX Congresso de Iniciação Científica da UFRN. Característica do local de trabalho relacionada aos empecilhos para o uso de resultados de pesquisa na prática dos enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde. 2008. (Congresso).

I Seminário Integrado de Saúde Mental. 2007. (Seminário).

XVIII Congresso de Iniciação Científica da UFRN. Investigação das possibilidades limites de recuperação do sono das trabalhadoras do Pronto Socorro de um Hospital Público, em Natal/RN. 2007. (Congresso).

Comissão julgadora das bancas

Elizandra Cassia da Silva Oliveira

OLIVEIRA, E.. Prevalencia de infecção por bacteria multirresistentes em pacientes internados na unidade de terapia intensiva. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PROGRAMA DE RESIDENCIA DE ENFERMAGEM) - HOSPITAL DA RESTAURAÇÃO.

Vania Chagas da Costa

COSTA, V. C.. Prevalência de Infecção por Bactéria Multirresistente em Paciente Internados em Unidade de Terapia Intensiva.. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência em Enfermagem) - Hospital da Restauração - Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco.

Foi orientado por

Bertha Cruz Enders

Características das instituições hospitalares na promoção da implementação da prática de enfermagem baseada nas evidências; ; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de Enfermagem e Obstetrícia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Pro-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação; Orientador: Bertha Cruz Enders;

Soraya Maria de Medeiros

Atividades laborais no turno noturno e a recuperação do sono: o caso dos trabalhadores de nível médio de Enfermagem; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Soraya Maria de Medeiros;

Soraya Maria de Medeiros

Investigação das possibilidades limites da recuperação do sono das trabalhadoras do Pronto Socorro de um hospital público, em Natal/ RN; ; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Soraya Maria de Medeiros;

Produções bibliográficas

  • GARCIA, Maria Concebida da Cunha ; BATISTA, Juliana Medeiros ; PAIVA, Ramon Evagelista dos Anjos ; ENDERS, Bertha Cruz . Estratégias utilizadas para a disseminação dos resultados de pesquisa nos serviços de saúde: revisão integrativa da literatura. In: 15º Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem, 2009, Rio de Janeiro/RJ. Anais do 15° Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem, 2009.

  • GARCIA, Maria Concebida da Cunha ; BATISTA, Juliana Medeiros ; PAIVA, Ramon Evagelista dos Anjos ; ENDERS, Bertha Cruz . Dificuldades encontradas para implementação de resultados de pesquisa na prática clínica dos enfermeiros: pesquisando a literatura. In: 15º Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem, 2009, Rio de Janeiro/RJ. Anais do 15° Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem, 2009.

  • BATISTA, Juliana Medeiros ; ENDERS, Bertha Cruz . Estratégias de disseminação do conhecimento científico no contexto hospitalar: revisão de literatura. In: XX Congresso de Iniciação Científica da UFRN, 2009, Natal/RN. Anais do XX Congresso de Iniciação Científica da UFRN, 2009.

  • BATISTA, Juliana Medeiros ; ENDERS, Bertha Cruz . Característica do local de trabalho relacionada aos empecilhos para o uso de resultados de pesquisa na prática dos enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde. In: XIX Congresso de Iniciação Científica da UFRN, 2008, Natal/RN. Anais do XIX Congresso de Iniciação Científica da UFRN, 2008.

  • NASCIMENTO, Wania Regina Harada do ; BATISTA, Juliana Medeiros ; Araújo, Raquel Andrade de Lima ; MENDONCA, Ana Elza Oliveira de . O processo de enfermagem em paciente com neoplasia prostática metastática e insuficiência renal crônica agudizada pós-renal: relato de caso. In: 60° Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2008, Belo Horizonte/MG. Anais do 60° Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2008.

  • NASCIMENTO, Wania Regina Harada do ; BATISTA, Juliana Medeiros ; Araújo, Raquel Andrade de Lima ; COSTA, Isabel Karolyne Fernandes ; SIMPSON, Clélia Albino . Perfil sócio-econômico e demográficodo bairro de Parque Industrial, Parnamirim/RN - 2006/2007. In: 60° Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2008, Belo Horizonte/MG. Anais do 60° Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2008.

  • BATISTA, Juliana Medeiros ; MEDEIROS, Soraya Maria de . Investigação das possibilidades limites da recuperação do sono das trabalhadoras do Pronto Socorro de um Hospital Público, em Natal/RN. In: XVIII Congresso de Iniciação Científica da UFRN, 2007, Natal/RN. Anais do XVIII Congresso de Iniciação Científica da UFRN, 2007.

  • BATISTA, Juliana Medeiros ; ENDERS, Bertha Cruz . Estratégias de disseminação do conhecimento científico no contexto hospitalar: revisão de literatura. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GARCIA, Maria Concebida da Cunha ; BATISTA, Juliana Medeiros ; PAIVA, Ramon Evagelista dos Anjos ; ENDERS, Bertha Cruz . Estratégias utilizadas para a disseminação dos resultados de pesquisa nos serviços de saúde: revisão integrativa da literatura. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • GARCIA, Maria Concebida da Cunha ; BATISTA, Juliana Medeiros ; PAIVA, Ramon Evagelista dos Anjos ; ENDERS, Bertha Cruz . Dificuldades encontradas para implementação de resultados de pesquisa na prática clínica dos enfermeiros: pesquisando a literatura. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BATISTA, Juliana Medeiros ; ENDERS, Bertha Cruz . Característica do local de trabalho relacionada aos empecilhos para o uso de resultados de pesquisa na prática de enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • NASCIMENTO, Wania Regina Harada do ; BATISTA, Juliana Medeiros ; Araújo, Raquel Andrade de Lima ; MENDONCA, Ana Elza Oliveira de . O processo de enfermagem em paciente com neoplasia prostática metastática e insuficiência renal crônica agudizada pós-renal: relato de caso. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • NASCIMENTO, Wania Regina Harada do ; BATISTA, Juliana Medeiros ; Araújo, Raquel Andrade de Lima ; COSTA, Isabel Karolyne Fernandes ; SIMPSON, Clélia Albino . Perfil sócio-econômico e demográficodo bairro de Parque Industrial, Parnamirim/RN - 2006/2007. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BATISTA, Juliana Medeiros ; MEDEIROS, Soraya Maria de . Investigação das possibilidades limites da recuperação do sono das trabalhadoras do Pronto Socorro de um Hospital Público, em Natal/RN. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções

BATISTA, Juliana Medeiros . Práticas de enfermagem nos serviços de saúde: descrição, análise e avaliação. 2009. (Relatório de pesquisa).

BATISTA, Juliana Medeiros . Característica do local de trabalho relacionado aos empecilhos para o uso de resultados de pesquisa na prática dos enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde. 2008. (Relatório de pesquisa).

BATISTA, Juliana Medeiros . Atividades laborais do turno noturno e a recuperação do sono: o caso dos trabalhadores de nível médio de enfermagem. 2007. (Relatório de pesquisa).

Projetos de pesquisa

  • 2008 - 2009

    Práticas de enfermagem nos serviços de saúde: descrição, análise e avaliação, Descrição: A partir de estudos anteriores, identificou-se a necessidade de difundir os preceitos da PBE entre os enfermeiros assistenciais. Este estudo bibliográfico visa identificar na literatura as estratégias disponíveis para disseminação do conhecimento científico entre enfermeiros assistenciais no âmbito hospitalar. Realizou-se uma busca bibliográfica nas bases de dados MEDLINE, LILACS e SCIELO, por publicações em português, a partir das expressões ?Enfermagem?, ?Divulgação de Conhecimento?, ?Pesquisa em Enfermagem?, ?Comunicação e Divulgação Científica?. Não houve resultados para a temática diretamente apresentada, contudo, os estudos apontavam recursos e idéias para aproximar o enfermeiro hospitalar da produção e divulgação do conhecimento cientifico. Entre os meios mais citados, destacamos o apoio institucional ao profissional; o uso de novas tecnologias, aliadas à tradicional publicação de artigos em periódicos; parcerias entre a comunidade acadêmica e os enfermeiros assistenciais para inserção destes profissionais em cursos de pós-graduação. A valorização do profissional ainda vigora como uma das principais formas de incentivo ao aprimoramento e qualificação deste, tornando possível a formação de um profissional com pensamento crítico, possibilitando melhorias na qualidade da assistência e um retorno satisfatório quanto ao alcance dos objetivos de excelência na prestação de serviços.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Juliana Medeiros Batista - Integrante / Bertha Cruz Enders - Coordenador., Número de produções C, T & A: 9

  • 2007 - 2008

    Características do local de trabalho relacionado aos empecilhos para uso de resultados de pesquisa na prática dos enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde, Descrição: Trata-se do desdobramento de um projeto maior que diagnosticou os empecilhos à utilização dos resultados das pesquisas na prática pelos enfermeiros no Estado do Rio Grande do Norte. O presente estudo buscou mostrar como as características do local de trabalho, no âmbito hospitalar, podem influenciar na implementação da Prática Baseada em Evidências (PBE). O estudo contou com a participação de 7 hospitais (sendo 4 de ensino e 3 pertencentes à SESAP), 5 em Natal, 1 em Santa Cruz e 1 em Mossoró. O objetivo foi caracterizar os hospitais participantes do estudo quanto a estrutura e serviços, identificar os empecilhos à pesquisa apontados pelos enfermeiros dessas instituições e avaliar a existência de diferenças entre os 7 hospitais quanto aos empecilhos à pesquisa identificados pelos enfermeiros. Os hospitais foram selecionados por ser considerados de referência em suas cidades e por ser campo de prática para os acadêmicos de enfermagem. Através da técnica ANOVA aplicada aos dados referentes aos fatores da escala de empecilhos para os 7 hospitais, identificou-se que os hospitais universitários apresentaram menos empecilhos para a pesquisa que os hospitais de referência de grande porte pertencentes à SESAP, em 3 dos 4 fatores pesquisados, enfermeiro (p = 0,002), organização (p = 0,000) e a pesquisa em si (p = 0,005). Conclui-se que há uma tendência para os hospitais de ensino serem mais favoráveis para a PBE, talvez devido à natureza de urgência dos hospitais da SESAP.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Juliana Medeiros Batista - Integrante / Bertha Cruz Enders - Coordenador., Número de produções C, T & A: 4

  • 2006 - 2007

    Atividades laborais no turno noturno e a recuperação do sono: o caso dos trabalhadores de nivel médio de enfermagem, Descrição: Trata-se de um desdobramento de uma dissertação de mestrado, que teve como objetivo específico investigar as possibilidades limites da recuperação do sono das trabalhadoras, no contexto do objetivo maior de análise da execução de suas atividades laborais em turno noturno e como vivenciam cotidianamente seu trabalho no contexto de suas vidas no Pronto Socorro de um Hospital Público, em Natal/RN. A metodologia foi pautada em um estudo analítico, com abordagem qualitativa. Na análise dos dados, as entrevistas transcritas foram organizadas de acordo com o grupo a que pertencia e convergências das falas com características comuns. Foram entrevistadas quinze trabalhadoras, correspondendo a nove técnicas e seis auxiliares de enfermagem. Dentre as quinze entrevistadas, três atuam no pronto-socorro infantil e doze atuam no pronto-socorro adulto. Quanto ao sono dessas trabalhadoras, constatou-se um sofrimento fisiológico e psicológico.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Juliana Medeiros Batista - Integrante / Soraya Maria de Medeiros - Coordenador., Número de produções C, T & A: 4

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem. , Campus Universitário, BR 101, Lagoa Nova, 59072-970 - Natal, RN - Brasil, Telefone: (84) 32153615

Experiência profissional

2017 - 2018

Hospital Naval Marcílio Dias

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Oficial Temporário do Quadro de Apoio à Saúde, Carga horária: 40

Outras informações:
Servi como Oficial Temporário do Quadro de Apoio à Saúde da Marinha do Brasil, lotada no Hospital Naval Marcílio Dias, no Rio de Janeiro-RJ, com atuação na UTI Adulto (Geral e Cirúrgica) da referida Organização Militar.

2014 - 2015

Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Enfermeira assistencial, Carga horária: 30

Outras informações:
Atuação como enfermeira assistencial em UTI Adulto Geral. No momento, em licença para acompanhar cônjuge.

2013 - 2014

CASA DE SAÚDE SÃO LUCAS NATAL

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Enfermeira assistencial, Carga horária: 40

Outras informações:
Atuação como enfermeira assistencial em UTI Adulto Geral e Cardiológica.

2008 - 2009

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: Bolsista Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Bolsista Iniciação Científica, Carga horária: 20

Outras informações:
Bolsista PIBIC/CNPQ/UFRN no desenvolvimento de projeto de pesquisa vinculado ao Grupo de Pesquisa CNPQ/UFRN "Enfermagem nos Serviços de Saúde", denominado "Práticas de Enfermagem nos Serviços de Saúde: descrição, análise e avaliação.", sob orientação da Profa Dra Bertha Cruz Enders.

2007 - 2009

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: Membro de Grupo de Pesquisa, Enquadramento Funcional: Membro de Grupo de Pesquisa, Carga horária: 20

Outras informações:
Membro efetivo do Grupo de Pesquisa CNPQ/UFRN "Enfermagem nos Serviços de Saúde".

2008 - 2008

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: Bolsista Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Bolsista Iniciação Científica, Carga horária: 20

Outras informações:
Bolsista PROPESQ/UFRN no desenvolvimento de projeto de pesquisa vinculado ao Grupo de Pesquisa CNPQ/UFRN "Enfermagem nos Serviços de Saúde", denominado "Característica do local de trabalho relacionado aos empecilhos para o uso de resultados de pesquisa na prática dos enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde", sob orientação da Profa Dra Bertha Cruz Enders.

2008 - 2008

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: Monitora, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 45

Outras informações:
Monitora da oficina "Conhecimento científico em Enfermagem: estratégias para a divulgação.", promovida pelos Grupos de Pesquisa do Departamento de Enfermagem/PROEX da UFRN.

2006 - 2007

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: Voluntária Iniciação Científic, Enquadramento Funcional: Voluntária Iniciação Científic, Carga horária: 20

Outras informações:
Voluntária de Iniciação Científica PIBIC/CNPQ/UFRN no desenvolvimento de projeto de pesquisa vinculado ao Grupo de Pesquisa CNPQ/UFRN "Enfermagem nos Serviços de Saúde", denominado "Práticas laborais no turno noturno e a recuperação do sono: o caso dos trabalhadores de nível médio de enfermagem.", sob orientação da Profa Dra Soraya Maria de Medeiros.