Silvia Regina Pinto

possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1970), graduação em Português Literatura pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1973), mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1995) e doutorado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000). Desde 1978 é professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro [UERJ], na área de Letras, com ênfase em Teoria da Literatura. Atualmente, sua pesquisa trabalha os seguintes temas: teoria da literatura, filosofia, literatura e ficção, em perspectivas contemporâneas.

Informações coletadas do Lattes em 20/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Letras

1996 - 1999

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Título: Temporaneidades.com. Paisagens.br / Ficção e Filosofia no Final do Século XX
Orientador: Karl Erik Schollhammer
Palavras-chave: Literatura; Filosofia; Ficção; Contemporaneidade.Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira / Especialidade: Ficção. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.

Mestrado em Letras

1993 - 1995

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Orientador: Karl Erik Schollhammer
Palavras-chave: Literatura; Realismo; Metáfora.Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira / Especialidade: Ficção.

Graduação em Português Literatura

1970 - 1973

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduação em Pedagogia

1967 - 1970

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Comparada.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Epistemologia/Especialidade: Filosofia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

11o. CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC / Tessituras, Interações, Convergências. Considerações sobre literatura e performances de identidades. 2008. (Congresso).

Encontro em torno do realismo.A questão do realismo na literatura brasileira. 2008. (Encontro).

X Congresso Internacional da ABRALIC. X Congresso Internacional da ABRALIC. 2006. (Congresso).

"Nação-Invenção: Literatura, Utopia e Crise".IV SEMINÁRIO NAÇÃO-INVENÇÃO. 2006. (Seminário).

III Seminário Interno de Linhas de Pesquisa.III Seminário Interno das Linhas de Pesquisa do Mestrado em Literatura Brasileira e do Doutorado em Literatura Comparada / UERJ. 2006. (Seminário).

Entre o Estético e o Político: a questão da mulher na literatura.XI Seminário Nacional Mulher e Literatura / II Seminário Internacional Mulher e Literatura. Apresentaçao de trabalho em mesa-redonda.. 2005. (Seminário).

Entre o Estético e o Político: a questão da mulher na literatura.XI Seminário Nacional Mulher e Literatura; II Seminário Internacional Mulher e Literatura. Coordenadora e debatedora na mesa Escritores em diálogo com mulheres.. 2005. (Seminário).

II Seminário Interno.II Seminário Interno das Linhas de Pesquisa do Mestrado em Literatura Brasileira e do Doutorado em Literatura Comparada. 2005. (Seminário).

IX Congresso Internacional da ABRALIC 2004 / Travessias. IX Congresso Internacional ABRALIC. 2004. (Congresso).

IX ABRALIC 2004 / Travessias / "O Espaço Inumano no Túnel do Tempo: Diasporacentrismo, Hibridismo e Identidade". IX Congresso Internacional da ABRALIC. 2004. (Congresso).

Seminário Interno.I Seminário Interno das Linhas de Pesquisa do Mestrado em Literatura Brasileira e do Doutorado em Literatura Comparada. 2004. (Seminário).

Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística.XIX ENANPOLL. 2004. (Encontro).

Ciclo Literatura e Ceticismo.Ciclo Literatura e Ceticismo. 2004. (Encontro).

V CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ESTUDOS CLÁSSICOS. HYBRIS: ATUALIZAÇÃO E DIFERENCIAÇÃO. 2003. (Congresso).

Encontro com ADORNO.Encontro com ADORNO. 2003. (Encontro).

XVII ENCONTRO NACIONAL DA ANPOLL. XVII ENCONTRO NACIONAL DA ANPOLL. 2002. (Congresso).

ABRALIC. VIII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC. 2002. (Congresso).

LIMITES DO TEXTO: SIGNOS, CONCEITO, METÁFORA E IMAGEM. V CONGRESSO NACIONAL DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA. 2002. (Congresso).

Encontro com a Teoria.ENCONTROS COM O CULT. 2002. (Encontro).

Conversando com o autor de Barco a seco.ENCONTRO COM O AUTOR RUBENS FIGUEIREDO. Coordenação de mesa de debates com o autor referido.. 2002. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Graciela Pinheiro Bittencourt

PINTO, S. R.; CHIARA, Ana Cristina de Rezende; KLINGER, Diana Irene. "Corpos indomáveis, sujeitos dionisíacos: experiência, corpo e subjetividade na obra de João Gilberto Noll". 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Literatura Brasileira) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Juliana Cristina Chagas Pereira

PINTO, S. R.; MOURA, M. S.; DORNBUSCH, C. S.. "Na sala de espelhos - a questão da autoria e da identidade a partir da figura do duplo em Budapeste e Vom Dorf". 2011. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Letras UERJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Carlos Henrique dos Santos Pinto

PINTO, S. R.; LEMOS, Masé; CHIARELLI, Stefania. "Os movimentos narrativos em Os Lados do Círculo, de Amilcar Bettega Barbosa". 2011. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM LITERATURA BRASILEIRA) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Frederico João Bertrand Cavalcante de Oliveira

PINTO, S. R.; MARGATO, I.; COUTINHO, Alexandre Montaury Baptista. Delfim, de José Cardoso Pires e os mecanismos formais de um escritor para ler a realidade do seu tempo. 2009. Dissertação (Mestrado em Departamento de Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Débora Guimarães Ávila Mendonça

PINTO, S. R.; CARNEIRO, Flávio Martins; ALMEIDA, Lenivaldo Gomes de. Performance, identidade e trânsito: uma leitura de "Berkeley em Bellagio". 2009. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM LITERATURA BRASILEIRA) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: João Cícero Teixeira Bezerra

PINTO, S. R.; RABETTI, Maria de Lourdes; WERNECK, Maria Helena Vicente. A Teatralidade e a Comicidade na Poética de Pasolini: reconstruções/usos da literatura (Decamerão) e do trabalho atorial (Totò de Gaviões e Passarrinhos). 2009. Dissertação (Mestrado em Pós=Graduação em Artes Cênicas) - UNIVERSIDADE DO RIO DE JANEIRO.

Aluno: Gisele Batista da Silva

KRAUSE, Gustavo Bernardo;PINTO, S. R.; FERRAZ, M. C. F.. A producão do paradoxo entre homem e real: ressentimento e rebeldia em Feliz Ano Novo. 2008. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Saint-Clair Stockler Teodoro de Oliveira

PINTO, S. R.; CARNEIRO, Flávio; ALMEIDA, Lenivaldo Gomes de. O Amor e Coisas Piores. 2008. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Julio Stéphano Rosa Braz

PINTO, S. R.; NUÑEZ, Carlinda Fragale Pate; AZEVEDO, Maria. Inês. C.. Sobre as Verdades da Ficcão. 2008. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Vinicius Jatobá

PINTO, S. R.; MARGATO, I.; MENEGAZ, Ronaldo. Aparelhos Ideológicos, Narrativas do Poder. 2008. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Marcelo de Souza Pereira

CARNEIRO, Flávio Martins;PINTO, S. R.; ALMEIDA, Lenivaldo Gomes de. FERO-CIDADE: A BARBÁRIE PÓS-UTÓPICA EM RUBENS FIGUEIREDO. 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Literatura Brasileira) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Marcela da Silva Amaral

PINTO, S. R.; CARNEIRO, Flávio; OLIVEIRA, L. O. C.. RUBEM FONSECA: A ESCRITURA COMO VIOLÊNCIA OU A PALAVRA COMO ARMA. 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Literatura Brasileira) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Rômulo de Almeida Portella

PINTO, S. R.; BORBA, Maria Antonieta Jordão de Oliveira; MEDEIROS, Miriam Sütter. Linguagem experimental: o discurso do consumo, em Sexo, de André Sant'Anna e o discurso da existencialidade, em Lugar Público, de José Agripino de Paula. 2006. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Literatura Brasileira) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Alexandre Cezar Nascimento dos Santos

PINTO, S. R.; BORBA, Maria Antonieta Jordão de Oliveira; MEDEIROS, Miriam Sütter. Representação e diferença: entre ficções e realidades. 2006. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Literatura Brasileira) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: MARCÍLIO MACHADO PEREIRA

PINTO, S. R.; CARNEIRO, Flávio Martins; BASTOS, Adauri Silva. Rubem Fonseca e a reinvenção do gênero policial como espaço de metaficção. 2006. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Literatura Brasileira) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Katia Zandomingo Soares

PINTO, S. R.; BORBA, Maria Antonieta Jordão de Oliveira; BARBOSA, Adriana Maria de Abreu. Reflexos do Baile: uma proposta de reconstrução. 2005. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Literatura Brasileira) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Renata Loureiro Frade

PINTO, S. R.; CARNEIRO, Flávio Martins; ROUCHOU, Joèlle. Literatura e mercado editorial no Brasil (dos anos 90 à Atualidade). 2005. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Literatura Brasileira) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Paula Moreira Pires

PINTO, S. R.; KRAUSE, Gustavo Bernardo Galvão; BASTOS, Adauri. A IRONIA E O IRÔNICO EM MACHADO DE ASSIS E DIAS GOMES. 2004. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Alexandre de Amorim Oliveira

PINTO, S. R.; BORBA, Maria Antonietajordão de Oliveira; BARBOSA, Adriana Maria de Abreu. A Identidade Esquecida: a experiência do sublime por um narrador pós-moderno. 2004. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Ulysses Maciel de Oliveira Neto

PINTO, S. R.; NUÑEZ, Carlinda Fragale Pate; ALENCAR, Ana Maria Amorim de. EM BUSCA DA IMAGEM PERDIDA - A LITERATURA QUE SE ESCREVE COM ÁGUA E GRÃO. 2004. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Aline Cristine Xavier da Silva

PINTO, S. R.; CARNEIRO, Flávio Martins; SALGUEIRO, Wilberth Claython Fereira. A representação da favela como cenário urbano na ficção brasileira contemporânea. 2004. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Antonio Carlos Clemente Mateus

PINTO, S. R.; PEREIRA, V. H. A.; FIGUEIREDO, Vera Lúcia Follain de. O GESTUS NARRATIVO DE SÉRGIO SANT'ANNA. 2003. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: ANA LIGIA MATOS DE ALMEIDA

PINTO, S. R.; GENS, Rosa Maria de Carvalho; SANTOS, Wellington de Almeida. A POÉTICA DA EIUSDEM FARINAE: Apontamentos sobre a prosa de Rubens Figueiredo. 2003. Dissertação (Mestrado em Letras (Letras Vernáculas)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Nívea Maria de Lima Segreto

SEGRETO, N. M. L.;PINTO, S. R.; CHIARA, Ana Cristina de Rezende; COCO, P. M. A.. A GENTE HONÓRIO COTA: REFLEXÕES SOBRE O TEMPO NA TRILOGIA DE AUTRAN DOURADO. 2002. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Suzy Gomes

GOMES, S.;PINTO, S. R.; SCHOLLHAMMER, K. E.; DINIZ, J. C. V.. EXPERIÊNCIA INERIOR E TRANSGRESSÃO NA OBRA DE CLARICE LISPECTOR. 2001. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Tatiana Batista Alves

ALVES, T. B.;PINTO, S. R.; KRAUSE, Gustavo Bernardo Galvão; SILVA, T. V. Z.. A REINVENÇÃO DO PASSADO E O NOVO ROMANCE HISTÓRICO BRASILEIRO. 2001. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Felipe Bastos Mansur da Silva

PINTO, S. R.; KRAUSE, Gustavo Bernardo Galvão; VIEIRA, M. A. A.; SENNA, Marta Ribeiro Rocha e Silva de; BARROS, L. H.. O bruxo e o ilusionista: Machado de Assis e seu leitor Woody Allen". 2011. Tese (Doutorado em Doutorado em Literatura Comparada) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Lara Nogueira da Silva Leal

PINTO, S. R.; MARGATO, I.; COUTINHO, Alexandre Montaury Baptista; SILVA, Dalva Maria Calvão da; CUNHA, Eneida Leal; PEREIRA, Maria Luiza Scher. "Remorso do Tempo" ou como escrever a liberdade. 2009. Tese (Doutorado em Doutorado - Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Alexandre de Amorim Oliveira

PINTO, S. R.; BORBA, M. A. J.; KRAUSE, Gustavo Bernardo Galvão; ALMEIDA, Lenivaldo Gomes de; HADDOCK LOBO. Rafael. Inventores de asas, arquitetos de labirintos - Raduan Nassar, Guimarães Rosa e a Estética da Recepção. 2009. Tese (Doutorado em Doutorado Em Literatura Comparada) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Antonio Carlos Clemente Mateus

PINTO, S. R.; PEREIRA, V. H. A.; BRUNO, Mário; SANTOS, Claudete D.; ZILLER, Eleonora. Ser extraordinário ou homem de negócios?. 2008. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Toba Sender

PINTO, S. R.; KRAUSE, Gustavo Bernardo Galvão; OLIVEIRA, Ana Lúcia Machado de; BASTOS, Adauri Silva; BINES, Rosana Kohl. Até agora: Tradução e reflexào do mo-de-significar o universo literário de Agnon. 2008. Tese (Doutorado em Doutorado Em Literatura Comparada) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: ANA LIGIA MATOS DE ALMEIDA

PINTO, S. R.; GENS, Rosa Maria de Carvalho; HOLLANDA, Heloísa Buarque de; GOMES, Renato Cordeiro; BASTOS, Alcmeno; NETO, Godofredo de Oliveirs. Não sou Machado de Assis: Narrativas de Bernardo Carvalho. 2008. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras Vernáculas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Adriana Maria Almeida de Freitas

PINTO, S. R.; KRAUSE, Gustavo Bernardo Galvão; CARNEIRO, Flávio Martins; HELENA, Lúcia; SANTOS, Wellington de Almeida. O Detetive Cético: as dúvidas de Mandrake e Espinosa. 2006. Tese (Doutorado em Doutorado Em Literatura Comparada) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Carlos Tadeu de Andrade Galvão

PINTO, S. R.; CARNEIRO, Flávio Martins; ROCHA, Fátima Cristina Dias; CARVALHO, Luiz Fernando Medeiros de; ALMEIDA, Lenivaldo Gomes de. Narrativas de campos e espaços: faces multiculturais nas ficções de Silviano Santiago. 2006. Tese (Doutorado em Doutorado Em Literatura Comparada) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Henriqueta do Coutto Prado Valladares

PINTO, S. R.; JOBIM, José Luís; BORBA, Maria Antonieta Jordão de Oliveira; SOUZA, Roberto Acízelo Quelha de; KRAUSE, Gustavo Bernardo. Esaú e Jacó: olhares sobre a leitura. 2004. Tese (Doutorado em Estudos de Literatura) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Ana Martha Wilson

PINTO, S. R.; SCHOLLHAMMER, K. E.; COCO, P. M. A.; SOARES, Carlos Eduardo Leal Vianna; OLIVEIRA, Heidrun Krieger Olinto de. O olhar ameaçado - fascinação e horror em texto e imagem. 2003. Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: MARCÍLIO MACHADO PEREIRA

PINTO, S. R.; KRAUSE, Gustavo Bernardo Galvão; MORICONI, Ítalo. Caminhos contemporâneos: Cortázar e outros destruidores de bússolas. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Literatura Comparada) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Felipe Mansur da Silva

PINTO, S. R.; BORBA, M. A. J.; KRAUSE, Gustavo Bernardo. O bruxo e o ilusionista: Machado de Assis e seu leitor Woody Allen. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Literatura Comparada da UERJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: MARCÍLIO MACHADO PEREIRA

PINTO, S. R.; KRAUSE, Gustavo Bernardo; MORICONI, Ítalo. Em liberdade: Cortázar e os descaminhos contemporâneos. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Literatura Comparada) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Tova Sender

PINTO, S. R.; OLIVEIRA, A. L.; KRAUSE, Gustavo Bernardo. Da tradução com o literatura comparada. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado Em Literatura Comparada) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Alexandre de Amorim Oliveira

PINTO, S. R.; BORBA, Maria Antonieta Jordão de Oliveira; KRAUSE, Gustavo Bernardo. "Inventores de asas, arquitetos de labirintos - Julio Cortázar, Guimarães Rosa e a Estética da Recepção. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Literatura Comparada) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

PINTO, S. R.; PEREIRA, V. H. A.; PONTES JUNIOR, G.. Banca de Seleção para o Mestrado em Teoria da Literatura e Literatura Comparada. 2008. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

PINTO, S. R.; KRAUSE, Gustavo Bernardo; CARNEIRO, Flávio. Banca de Qualificação para defesa de tese. 2005. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

PINTO, S. R.; KRAUSE, Gustavo Bernardo; MORICONI, Ítalo. PRESIDÊNCIA DA BANCA DE SELEÇÃO PARA O DOUTORADO EM LITERATURA COMPARADA / UERJ. 2004. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

PINTO, S. R.; CHIARA, Ana Cristina de Rezende; OLIVEIRA, Ana Lúcia Machado de. BANCA DE SELEÇÃO PARA O MESTRADO EM LITERATURA BRASILEIRA, do Programa de Pós-Graduação em Letras, UERJ.. 2003. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

PINTO, S. R.; BORBA, M. A. J.; NUNEZ, C. F.. Chefia de banca de seleção para monitoria em Teoria da Literatura. 2002. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

PINTO, S. R.; BORBA, M. A. J.; NUNEZ, C. F.. Chefia de banca de seleção de monitoria em Teoria da Literatura. 2001. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

PINTO, S. R.; NUNEZ, C. F.; KRAUSE, Gustavo Bernardo. Chefia de banca de seleção para monitoria em Teoria da Literatura. 1999. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Pina Maria Arnoldi Coco

COCO, P. M. A.. Temporaneidades.com.Paisagens.br.. 2000. Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Heidrun Friedel Krieger Olinto de Oliveira

OLINTO, Heidrun Krieger.. Temporaneidades.com.paisagens.br. 2000. Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Heidrun Friedel Krieger Olinto de Oliveira

OLINTO, Heidrun Krieger.. Narrativa ficcional brasileira. Alguns caminhos contemporâneos. 1998. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Karl Erik Schollhammer

SCHOLLHAMMER, K. E.. O realismo sem máscara: A metáfora Narrativa em Três Momentos da Literatura Brasileira. 1995. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Karl Erik Schollhammer

SCHOLLHAMMER, K. E.. Temporaneidades. paisagens.br. 2000. Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Graciela Pinheiro Bittencourt

Literatura Brasileira Contemporânea; Início: 2009; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Literatura Brasileira) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);

Julio Stéphano Rosa Braz

Sobre as Verdades da Ficcão; 2008; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Literatura Brasileira) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Sílvia Regina Pinto;

Saint-Clair Stockler Teodoro de Oliveira

O Amor e Coisas Piores; 2008; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Literatura Brasileira) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sílvia Regina Pinto;

Marcela da Silva Amaral

RUBEM FONSECA: A ESCRITURA COMO VIOLÊNCIA OU A PALAVRA COMO ARMA; 2007; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Literatura Brasileira) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Sílvia Regina Pinto;

MARCÍLIO MACHADO PEREIRA

Rubem Fonseca e a reinvenção do gênero policial como espaço de metaficção; 2006; 125 f; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Literatura Brasileira) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Sílvia Regina Pinto;

Alexandre Cezar Nascimento dos Santos

Representação e Diferença: entre ficções e realidades; 2006; 119 f; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Literatura Brasileira) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Sílvia Regina Pinto;

Alexandre Amorim

A IDENTIDADE ESQUECIDA: A EXPERIÊNCIA DO SULIME POR UM NARRADOR PÓS_MODERNO; 2004; 84 f; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Sílvia Regina Pinto;

MARCÍLIO MACHADO PEREIRA

Caminhos Contemporâneos: Cortázar e outros destruidores de bússolas; 2010; Tese (Doutorado em Doutorado em Literatura Comparada da UERJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Sílvia Regina Pinto;

Alexandre de Amorim Oliveira

Inventores de asas, arquitetos de labirintos - Raduan Nassar, Guimarães Rosa e a Estética da Recepção; 2009; Tese (Doutorado em Doutorado Em Literatura Comparada) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Sílvia Regina Pinto;

ADRIANA ALEIXO PORTO

Aspectos estructurales del género trágico en Cien Años de Soledad, de Gabriel García Márquez; ; 2005; 76 f; Iniciação Científica; (Graduando em Teoria da Literatura IV) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Sílvia Regina Pinto;

VIVIANE NUPCIAS SANTOS

Aspectos Estructurales del género trágico en Cien Años de soledad, de Gabriel García Márquez; ; 2005; 76 f; Iniciação Científica; (Graduando em Teoria da Literatura IV) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Sílvia Regina Pinto;

MARIA NATHALIA MEDEIROS SEGTOVICH

Possível roteiro para entrar no TEATRO, de Bernardo Carvalho; 2003; 48 f; Iniciação Científica; (Graduando em Português Literatura) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Sílvia Regina Pinto;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Juliana Dors Tigre da Silva

O Papel do Cuidador sob a Perspectiva da Abordagem Psicossomática e da Psicologia Transpessoal; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Psicossomática) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Juliana Dors Tigre da Silva;

Karl Erik Schollhammer

O Realismo Sem Máscara: A Metáfora Narrativa Em Três Momentos da Literatura Brasileira; 1995; Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Karl Erik Schollhammer;

Karl Erik Schollhammer

Temporaneidades; Paisagens; br; 2000; Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro,; Orientador: Karl Erik Schollhammer;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • PINTO, S. R. . Agruras da ficção contemporânea. Gragoatá (UFF) , v. 24, p. 165-178, 2008.

  • PINTO, S. R. . Jogo duplo de simulacros. Interagir (UERJ) , Rio de Janeiro / UERJ, n.5º, p. 123-125, 2005.

  • PINTO, S. R. . Uma irônica desartificação da arte?. Matraga (Rio de Janeiro) , Rio de Janeiro / Ed. Caetés, v. 01, n.16, p. 171-176, 2005.

  • PINTO, S. R. . O fascínio do virtual como atitude cética da imagem. Dubito Ergo Sum Sítio Cético de Literatura e Espanto, Site na INTERNET, 2002.

  • PINTO, S. R. . Romance e Instalação em Um Crime Delicado, de Sérgio Sant'Anna. Matraga (Rio de Janeiro) , Gráfica da UERJ / RJ, v. nº 11, p. 01-98, 1999.

  • PINTO, S. R. . Enredo e Montagem. Matraga (Rio de Janeiro) , Gráfica da UERJ / RJ, v. nº 10, p. 001-105, 1998.

  • PINTO, S. R. . Viva o Povo Brasileiro: realidade ou invenção poética?. Matraga (Rio de Janeiro) , Rio de Janeiro, v. 2/2, 1987.

  • PINTO, S. R. ; KRAUSE, Gustavo Bernardo Galvão ; LEMOS, Maria José Cardoso ; PAIS SIMON, Marie-Christine . Le réalisme dans la fiction brésilienne contemporaine. In: Jacqueline Penjon. (Org.). Hommes et paysages. 1ed.Paris: Presses Sorbonne Nouvelle, 2010, v. 16, p. 07-251.

  • PINTO, S. R. ; VIEGAS, Ana Cláudia Coutinho ; NUÑEZ, Carlinda Fragale Pate ; ROCHA, F. C. ; BORBA, M. A. J. ; VALLADARES, Henriqueta do Coutto Prado . A PERFORMANCE DO LOBO. In: Henriqueta do Coutto Prado Valadares. (Org.). PAISAGENS FICCIONAIS / Perspectivas entre o eu e o outro. 1ªed.RIO DE JANEIRO: 7 Letras, 2007, v. 7, p. 091-106.

  • PINTO, S. R. . Mulher e Literatura: de identidade, clichê e fetiche. In: Maria Conceição Monteiro; Tereza Marques de Oliveira Lima. (Org.). Entre o estético e o político: a mulher nas literaturas clássicas e vernáculas. 1ªed.Florianópolis: EDITORA MULHERES, 2006, v. 01, p. 013-347.

  • PINTO, S. R. . Encenações discursivas num baile de máscaras. In: Fátima Cristina Dias Rocha. (Org.). CENAS DO DISCURSO: deslocamentos e transformações. 1ªed.Rio de Janeiro: 7 Letras, 2006, v. 01, p. 097-114.

  • PINTO, S. R. . Identidade e Realismo na Ficção Contemporânea. In: JOBIM, José Luís; PELOSO, Silvano. (Org.). IDENTIDADE E LITERATURA. 1ªed.Rio de Janeiro/Roma: Casa Doze Edições/Instituto de Letras-UERJ/universidade de Roma La Sapienza, 2006, v. 01, p. 272-284.

  • PINTO, S. R. . A desordem do discurso, ou: gatos, sorrisos e axolotles. In: Gustavo Bernardo Krause. (Org.). Literatura e Ceticismo. 1ªed.São Paulo: ANNABLUME, 2005, v. 01, p. 43-64.

  • PINTO, S. R. . As cartas não mentem jamais. In: Sílvia Regina Pinto. (Org.). Tramas e Mentiras: jogos de verossimilhança. 1ªed.Rio de Janeiro: 7 Letras, 2005, v. 01, p. 114-127.

  • PINTO, S. R. . Um Dia; Uma Mulher. In: Maria Conceição Monteiro; Francisco Venceslau dos Santos. (Org.). Sobre mulheres e suas representações. 1ªed.Rio de Janeiro: Caetés, 2005, v. 01, p. 118-129.

  • PINTO, S. R. ; BORBA, Maria Antonieta Jordão de Oliveira ; OLIVEIRA, Ana Lúcia Machado de ; NUÑEZ, Carlinda Fragale Pate ; CHIARA, Ana Cristina de Rezende ; ROCHA, Fátima Cristina Dias ; VIEGAS, Ana Cláudia Coutinho . Ficção de mão dupla. In: Ana Lúcia Machado de Oliveira. (Org.). Linhas de fuga: trânsitos ficcionais. 1ªed.Rio de Janeiro: Editora 7 Letras, 2004, v. 01, p. 001-107.

  • PINTO, S. R. . Desmarcando territórios ficcionais: aventuras e perversões do narrador. In: Carlinda Fragale Pate Nuñez. (Org.). ARMADILHAS FICCIONAIS: MODOS DE DESARMAR. 01ed.Rio de Janeiro: 7 LETRAS, 2003, v. 01, p. 001-097.

  • PINTO, S. R. ; NUNEZ, C. F. P. ; BORBA, M. A. J. ; CHIARA, Ana Cristina de Rezende ; OLIVEIRA, A. L. ; ROCHA, F. C. . Armadilhas de libertação e dominação. In: Ana Cristina de Rezende Chiara. (Org.). FORÇANDO OS LIMITES DO TEXTO. 001ed.Rio de Janeiro: 7 LETRAS, 2002, v. 01, p. 54-66.

  • PINTO, S. R. ; CHIARA, Ana Cristina de Rezende ; OLIVEIRA, A. L. ; NUNEZ, C. F. P. ; BORBA, Maria Antonieta Jordão de Oliveira . Harmada: Para Além do Realismo. In: MARIA ANTONIETA JORDÃO DE OLIVEIRA BORBA. (Org.). AS PARTES DA MAÇÃ / Visões prismáticas do real. 001ed.RIO DE JANEIRO: 7 LETRAS, 2001, v. 150, p. 01-88.

  • PINTO, S. R. . Verbetes para o Glossário de Derrida. In: Silviano Santiago. (Org.). Glossário de Derrida. 001ed.Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves Editora, 1976, v. 001, p. 01-.

  • PINTO, S. R. . Invenção de Orfeu: o poema em jogo com suas palavras-oráculos. In: Dirce Cortes Riedel. (Org.). Leitura de Invenção de Orfeu. 001ed.Rio de Janeiro: Guanabara, 1975, v. 001, p. 01-.

  • PINTO, S. R. . Um dissidente entre os mistérios da loucura. JORNAL DO BRASIL, CADERNO IDEIAS, 07 nov. 2009.

  • PINTO, S. R. . Dúvida que torna o jogo ficcional e o próprio mundo mais interessantes. JORNAL O GLOBO, Caderno "Prosa & Verso", 02 out. 2004.

  • PINTO, S. R. . Interseções entre alegria e fetiche: ou as obsessões de um Autor-Diretor.. In: X Congresso Internacional da ABRALIC / Lugares dos Discursos, 2006, RIO DE JANEIRO. Lugares dos Discursos. RIO DE JANEIRO, 2006.

  • PINTO, S. R. . Jogo Duplo: utopia e simulacro. In: IX CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC / Travessias, 2005, Porto Alegre. Congresso Internacional ABRALIC 2004 / Travessias, 2004.

  • PINTO, S. R. . Mulher e literatura: de identidade, clichê e fetiche. In: XI Seminário Nacional Mulher e Literatura / II Seminário Internacional Mulher e Literatura, 2005, Rio de Janeiro. ANAIS / Entre o Estético e o Político: A Questão da Mulher na Literatura., 2005.

  • PINTO, S. R. . Entre Ficção e História: uma desilusão de ótica. In: XIX Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística, 2004, Maceió, 2004.

  • PINTO, S. R. . Nem ursos dançantes, nem estrelas cadentes. In: XII CONGRESSO / ASSEL - RIO, 2004, RIO DE JANEIRO. CD-ROM / ANAIS do XII Congresso da ASSEL-RIO. Niterói: Laboratório de Livre Criação / PROEX / UFF, 2003.

  • PINTO, S. R. . Perspectivas filosóficas da teoria da literatura. In: III Seminário Interno de Linhas de Pesquisa, 2006, rio de Janeiro. III Seminário Interno das Linhas de pesquisa do Mestrado em Literatura Brasileira e do Doutorado em Literatura Comparada. Rio de Janeiro: LetraCapital, 2006.

  • PINTO, S. R. . Agruras da ficção contemporânea. In: III Seminário Interno das Linhas de Pesquisa do Mestrado em Literatura Brasileira e do Doutorado em Literatura Comparada / UERJ, 2006, Rio de Janeiro. III Seminário Interno de Linhas de Pesquisa. Rio de Janeiro: LETRA CAPITAL, 2006.

  • PINTO, S. R. . Mulher e Literatura: de identidade, clichê e fetiche. In: XI Seminário Nacional Mulher e Literatura / II Seminário Internacional Mulher e Literatura, 2005, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos. Rio de Janeiro: Rio de Janeiro: Editora, 2005. v. 01. p. 61-61.

  • PINTO, S. R. . Entre Ficção e História: uma desilusão de ótica. In: XIX Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística, 2004, Maceió. XIX ENCONTRO NACIONAL DA ANPOLL / Boletgim Informativo nº 32. Maceió: Q Gráfica / Campus Universitário, 2004. v. único. p. 001-588.

  • PINTO, S. R. . Jogo duplo: Utopia e Simulacro. In: IX CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC / Travessias, 2004, Porto Alegre. Travessias / IX Congresso Internacional / abralic 2004. Porto Alegre: Metrópole Indústria Gráfica, 2004. v. único. p. 001-576.

  • PINTO, S. R. . Hybris: atualização e diferenciação. In: V CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ESTUDOS CLÁSSICOS, 2003, Pelotas. FRONTEIRAS & ETNICIDADE. Pelotas: Universidade Federal de Pelotas, 2003. v. 01. p. 49-50.

  • PINTO, S. R. . Nem ursos dançantes, nem estrelas cadentes. In: XII CONGRESSO / ASSEL - RIO, 2003, Rio de Janeiro. LINGUAGENS: MODOS DE DIZER, MODOS DE FAZER. Rio de Janeiro: DIGRAF / UERJ, 2003. v. 01. p. 001-199.

  • PINTO, S. R. . Armadilhas de libertação e dominação. In: VIII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC, 2002, BELO HORIZONTE. MEDIAÇÕES / Territórios; Redes. Belo Horizonte: Rona Editora Ltda, 2002. v. único. p. 267-267.

  • PINTO, S. R. . O fascínio do virtual na linguagem metafórica. In: V CONGRESSO NACIONAL DE LINGÜÌSTICA E FILOLOGIA, 2002, Rio de Janeiro. Livro de Resumos e Programação. Rio de Janeiro: RJ: CiFEFil, 2002, 2002. v. único. p. 156-156.

  • PINTO, S. R. . O realismo na ficção brasileira contemporanea. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PINTO, S. R. . Considerações sobre literatura e performances de identidades. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PINTO, S. R. . Orelha para o livro Tópicos de Teoria para a investigação do discurso literário (Maria Antonieta Jordão Borba). Rio de Janeiro: 7 Letras, 2004 ("ORELHA" DE LIVRO).

  • PINTO, S. R. . Temporaneidades.com.Paisagens.br: ficção e filosofia no final do século XX: 2000 (TESE DE DOUTORADO).

  • PINTO, S. R. . Metáfora: O Realismo sem Máscara 1995 (TESE DE MESTRADO).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

PINTO, S. R. . Interseções entre alegria e fetiche: ou as obsessões de um Autor-diretor. 2006.

PINTO, S. R. . Revista Matraga - Número 27. 2010.

PINTO, S. R. . Revista MATRAGA. 2000. (Editoração/Periódico).

PINTO, S. R. . Revista MATRAGA. 1999. (Editoração/Periódico).

PINTO, S. R. . Revista MATRAGA. 1998. (Editoração/Periódico).

PINTO, S. R. . Revista MATRAGA. 1997. (Editoração/Periódico).

PINTO, S. R. . Revista MATRAGA. 1996. (Editoração/Periódico).

PINTO, S. R. . O território narrativo: aventuras e desventuras da demarcação. 2004 (I Seminário Interno das Linhas de Pesquisa do Mestrado em literatura Brasileira e doutorado em Liter) .

PINTO, S. R. . Orelha para o livro Tópicos de Teoria para a investigação do discurso literário (de Maria Antonieta Jordão Borba). 2004 ("Orelha" de livro) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2006 - Atual

    Agruras da ficção contemporânea, Descrição: Estudo crítico da narrativa ficcional contemporânea no que se refere, especialmente, à celebração da mobilidade de identidades e de referencialidades dos sujeitos. O estudo busca analisar o tipo de "realismo" que vem marcando o discurso ficcional nos últimos tempos, num movimento de releitura das diferenças através de estratégias que fazem do sensível, na zona contingente, mas obscura dos afetos, um lugar privilegiado para questionamento da razão instrumental e seus mecanismos de poder, transformando o efeito estético em emoção lúcida e legitimadora de propostas de sentido que buscam uma sintonia mais adequada com a complexidade do mundo presente.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . , Integrantes: Sílvia Regina Pinto - Coordenador.

  • 2003 - Atual

    Perspectivas Filosóficas da Teoria da Literatura, Descrição: A linha de pesquisa "Perspectivas Filosóficas da Teoria da Literatura" faz parte do programa de pós-Graduação em letras do Instituto de Letras / UERJ, na Área de Concentração do Mestrado em Literatura Brasileira. OBJETIVOS: 1. Refletir sobre literatura a partir de estudos filosóficos e crítico-literários norteadores das noções de ficção; 2. Analisar as intersecções de imagens nas narrativas ficcionais; 3. Discutir as sutilezas que estabelecem relações entre os conceitos de ficção e realidade; 4. Analisar a concepção de mímesis contemporânea; 5. Examinar o discurso ficcional como estética suspensiva; 6. Observar a possibilidade de formação de um quadro indicativo das condições da narratividade contemporânea.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Sílvia Regina Pinto - Coordenador.

  • 2001 - Atual

    Literatura e Cultura Contemporâneas, Descrição: A linha de pesquisa "Literatura e Cultura Contemporâneas" faz parte do Programa de Pós-Graduação em Letras do Instituto de Letras / UERJ, na Área de Concentração do Mestrado em Literatura Brasileira e do Doutorado em Literatura Comparada. OBJETIVOS: A finalidade principal deste estudo é efetuar uma análise da produção e da recepção da narrativa de ficção, em vários setores da cultura contemporânea, observando-se características, implicações e inter-relações entre a literatura e os outros tipos de produção artística. Daí decorrem os seguintes objetivos mais específicos: 1. Analisar a dicotomia representação/encenação nas linguagens da arte atual; 2. Discutir implicações estéticas e éticas na produção e na decodificação da literatura, do cinema, e das artes plásticas; 3. Estudar textos literários, filmes e objetos plásticos recentes, bem como os fluxos comunicativos e híbridos que se estabelecem entre eles; 4. Analisar o paradoxo de cumplicidade que se estabelece entre arte e crítica contemporâneas; 5. Investigar armadilhas de dominação e de libertação nos parâmetros das imagens atualmente manipuladaas na teoria e na prática da arte hoje.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Sílvia Regina Pinto - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Centro de Educação e Humanidades, Departamento de Cultura e Literatura Brasileira e Teoria da Literatura. , Rua São Francisco Xavier, nº 524, 11º andar, Maracanã, Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 25877313, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 1978 - Atual

    Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Doutor, Carga horária: 40

    Atividades

    • 08/2008

      Ensino, Teoria da Literatura IV, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria da Literatura IV

    • 08/2008

      Ensino, Teoria da Literatura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Disciplina Eletiva: Teoria da Literatura e Filosofia

    • 03/2005

      Direção e administração, Instituto de Letras, Pós Graduação.,Cargo ou função, SUBCOORDENADORA DO DOUTORADO EM LITERATURA COMPARADA.

    • 03/2004

      Ensino, Doutorado Em Literatura Comparada, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Comparada, Teoria da Literatura

    • 04/2003

      Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Letras, Pós Graduação.,Linhas de pesquisa

    • 07/2001

      Ensino, Mestrado Em Literatura Brasileira, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria da Literatura, Literatura Brasileira

    • 01/2001

      Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Letras, Pós Graduação.,Linhas de pesquisa

    • 03/1978

      Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria da Literatura

    • 08/2005 - 05/2008

      Ensino, Teoria da Literatura II, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria da Literatura I, II, III e IV

    • 03/2005 - 05/2008

      Ensino, MESTRADO EM LITERATURA BRASILEIRA, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminários em Tópicos Especiais na área de Literatura Brasileira, com o tema Dilemas Teóricos e Ficção Contemporânea, Seminário em Tópicos Especiais na área de Literatura Brasileira, com o tema "Sujeito, Interpretação, Verdade: abalos contemporâneos", Seminário em Tópicos Especiais na área de Literatura Brasileira, com o tema "Textualidades Estéticas: reflexões sobre literatura e interpretação"

    • 08/2007 - 12/2007

      Ensino, Teoria da Literatura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria da Literatura IV

    • 08/2007 - 12/2007

      Ensino, Teoria da Literatura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria da Literatura II

    • 03/2007 - 08/2007

      Ensino, Curso de Mestrado e Doutorado da UERJ, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Brasileira, Literatura Comparada, Teoria da Literatura, Filosofia

    • 03/2007 - 07/2007

      Ensino, Teoria da Literatura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria da Literatura III

    • 08/2006 - 12/2006

      Ensino, Teoria da Literatura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria da Literatura II

    • 03/2006 - 08/2006

      Ensino, Curso de Mestrado e Doutorado da UERJ, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia, Teoria da Literatura, Literatura Comparada, Literatura Brasileira

    • 03/2006 - 07/2006

      Ensino, Teoria da Literatura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria da Literatura I

    • 03/2005 - 07/2005

      Ensino, Teoria da Literatura III, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria da Literatura III

    • 03/2005 - 07/2005

      Ensino, Mestrado Em Literatura Brasileira, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário em Tópicos Especiais com o tema "Textualidades estéticas: reflexões sobre literatura e interpretação"

    • 03/2004 - 02/2005

      Direção e administração, Instituto de Letras, Pós Graduação.,Cargo ou função, SUBCOORDENADORA DO DOUTORADO EM LITERATURA COMPARADA.

    • 03/2004 - 07/2004

      Ensino, Interpretação e Teorias da Narrativa, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Interpretação e Teorias da Narrativa

    • 03/2004 - 07/2004

      Ensino, Teoria da Literatura I, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria da Literatura I

    • 08/2003 - 12/2003

      Ensino, Teoria da Literatura II, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria da Literatura II

    • 08/2003 - 12/2003

      Ensino, Teoria da Literatura IV, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria da Literatura IV

    • 03/2003 - 07/2003

      Ensino, Teorias e Narrativas da Pós Modernidade, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Teorias e narrativas da pós-modernidade

    • 03/2003 - 07/2003

      Ensino, Teoria da Literatura III, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria da Literatura III

    • 03/1988 - 12/1997

      Ensino, Teoria da Literatura, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Teoria da Literatura