Maria Cecília Ferreira de Nichile

Possui graduação em Superior do Audiovisual pela Universidade de São Paulo (2005). Especialização em Curadoria e Educação em Museus de Arte Contemporânea e Pós-Graduação Lato Sensu em Jornalismo. Mestre em Comunicação e Semiótica na Pontifícia Universidade de São Paulo.

Informações coletadas do Lattes em 01/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Comunicação e Semiótica

2014 - 2016

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: São Paulo no cinema: traduções intersemióticas das práticas de vida na cidade.,Ano de Obtenção: 2016
Ana Claudia Mei Alves de Oliveira.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística. Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.

Especialização em Pós Graduação em Comunicação Jornalística

2013 - 2016

Faculdade Casper Líbero
Título: São Paulo na Tela do Cinema: Propostas para uma Cidade Imaginada
Orientador: Welington Wagner Andrade

Especialização em Curadoria e Educação em Museus de Arte Contemporân

2008 - 2009

Museu de Arte Contemporânea de São Paulo
Título: Rafael França: O Que Esta Dentro Fica O Que Esta Fora Se Expande
Orientador: Heloise costa e ana Magalhães

Graduação em Superior do Audiovisual

2000 - 2005

Universidade de São Paulo
Título: A Presença da Solidão no Cinema
Orientador: Ismail Norberto Xavier

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2016 - 2016

A Análise de Filmes Hoje. (Carga horária: 20h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2015 - 2015

Entre Interações de risco e tensões do afeto. (Carga horária: 3h). , Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.

2014 - 2014

Tópicos de Semiótica Discursiva. (Carga horária: 16h). , Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.

2014 - 2014

Cinema e Psicanálise: A Cidade. (Carga horária: 36h). , Espaço particular, SÃO FIRMO, Brasil.

2014 - 2014

Das interações à interatividade, explorações semió. (Carga horária: 8h). , Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.

2014 - 2014

Cinema e Psicanálise: A Mãe. (Carga horária: 36h). , Espaço particular, SÃO FIRMO, Brasil.

2013 - 2013

Cinema e Psicanálise: o Masculino. (Carga horária: 36h). , Espaço particular, SÃO FIRMO, Brasil.

2013 - 2013

Cinema e Psicanálise: Público X Privado. (Carga horária: 36h). , Espaço particular, SÃO FIRMO, Brasil.

2012 - 2012

Cinema e Psicanálise: Amor 2: o Corpo. (Carga horária: 36h). , Espaço particular, SÃO FIRMO, Brasil.

2012 - 2012

Cinema e Psicanálise: o Amor. (Carga horária: 36h). , Espaço particular, SÃO FIRMO, Brasil.

2012 - 2012

Mídias e Estigmas Sociais: Narrativas Audiovisuais. (Carga horária: 60h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2011 - 2011

Cinema e Psicanálise: O Mal. (Carga horária: 36h). , Espaço particular, SÃO FIRMO, Brasil.

2011 - 2011

Cinema e Psicanálise: As Pulsões. (Carga horária: 36h). , Espaço particular, SÃO FIRMO, Brasil.

2011 - 2011

Cinema, Vídeo e Arte Contemporânea: Diálogos Possí. (Carga horária: 60h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2010 - 2010

?Cinema, História e Memória?. (Carga horária: 60h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2009 - 2009

Extensão universitária em Cinema, Psicanálise e Cultura Pós Moderna. (Carga horária: 24h). , Fundação Armando Álvares Penteado, FAAP, Brasil.

2009 - 2009

Mestres do Cinema Italiano. (Carga horária: 18h). , Serviço Social do Comércio (SP), SESCSP, Brasil.

2008 - 2008

Jornalismo Cultural. (Carga horária: 18h). , Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil.

2007 - 2007

O Cinema Brasileiro e a Ficção Contemporânea. (Carga horária: 18h). , Museu de Imagem e Som, MIS, Brasil.

2006 - 2006

Extensão universitária em Curso de Direção de Arte Digital. (Carga horária: 40h). , Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, FEBASP, Brasil.

2006 - 2006

Crítica Jornalística de Filmes Latino-Americanos. (Carga horária: 4h). , Fundação Memorial da América Latina, MEMORIAL, Brasil.

2003 - 2003

Workshop de cinema Japonês - Cinusp. (Carga horária: 20h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2002 - 2002

Workshop Multidisciplinar da MPA Para Estudantes d. (Carga horária: 8h). , Centro Cultural São Paulo, CCSP, Brasil.

2002 - 2002

Workshop Cinema de Buñuel - Cinusp. (Carga horária: 20h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2001 - 2001

Workshop de Direção de Fotografia. (Carga horária: 30h). , Stein Produções, STEIN, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema/Especialidade: Interpretação Cinematográfica.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

NICHILE, M. C. F. . XX Colóquio do Centro de Pesquisas Sociossemióticas (CPS). 2014. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Jornadas de Pesquisa 2015.O cinema e a metrópole: um olhar em forma fílmica sobre as vivências nos cenários de São Paulo.. 2015. (Outra).

XXI Colóquio do Centro de Pesquisas Sociossemióticas (CPS).Os novos restaurantes imigrantes: organização espacial e construção de identidades. 2015. (Outra).

XX Colóquio do Centro de Pesquisas Sociossemióticas (CPS).Riocorrente e os estados da alma de São Paulo. 2014. (Outra).

I Jornada Paulista de Cinema e Psicanálise. 2009. (Encontro).

Oficina de Critica jornalística de Filmes Latino Americanos. 2006. (Oficina).

Conferência Internacional: "Tendências e Perspectivas do Documentário. 2001. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Henri Pierre Arraes de Alencar Gervaiseau

GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar. A representação da solidão no cinema. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Superior do Audiovisual) - Universidade de São Paulo.

Christine Pires Nelson de Mello

Oliveira. Ana Claudia;MELLO, Christine; Médola. Ana S. L. Davi. Filmografia paulista e a metrópole: um olhar do cinema para as vivências de São Paulo. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Elisabete Alfeld Rodrigues

OLIVEIRA, A. C. M. A.; MEDOLA, A. S. L. D.;RODRIGUES, Elisabete Alfeld. São Paulo no cinema: traduções intersemióticas das práticas de vida na cidade. 2016. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Ana Silvia Lopes Davi Médola

OLIVEIRA, Ana Claudia Mei;MÉDOLA, A. S. L. D.; ALFELD, E.. São Paulo no cinema: traduções intersemióticas das práticas de vida na cidade.. 2016. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Ana Silvia Lopes Davi Médola

OLIVEIRA, Ana Claudia de; MELLO, C. P. N.;MÉDOLA, A. S. L. D.. . Filmografia paulista e a metrópole: um olhar de cinema para as vivências de São Paulo.. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Ana Claudia Mei Alves de Oliveira

São Paulo no cinema: traduções intersemióticas das práticas de vida na cidade; 2016; Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ana Claudia Mei Alves de Oliveira;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • NICHILE, M. C. F. ; (Aline Perrotti) . Riocorrente e os estados da alma de Sao Paulo. In: Ana Claudia de Oliveira. (Org.). Do sensível ao inteligível: duas décadas de construção do sentido. 1ed.São Paulo: Estação das Letras e das Cores, 2014, v. , p. 559-579.

  • NICHILE, M. C. F. . A luta armada no cinema, uma construção da memória.. São Paulo 2016 (Resenha).

  • NICHILE, M. C. F. . O fim da televisão, um fim ou um recomeço?. São Paulo 2015 (Resenha).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Serviço Social do Comércio SP, Cinesesc. , Rua Augusta, 2075, Cerqueira César, 01413000 - São Paulo, SP - Brasil, Telefone: (11) 30870500, Ramal: 504

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2011 - 2012

    TV SBT Canal 4 (SP)

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Assistente de Produção, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Assistente de Produção dos Programas Qual o Seu Talento? e Cante Se Puder.

  • 2010 - 2010

    TV SBT Canal 4 (SP)

    Vínculo: temporário, Enquadramento Funcional: Assistente de Produção, Carga horária: 56

    Outras informações:
    Assistente de Produção de Reality Show Solitário 2.

  • 2009 - 2012

    Almanaque Virtual

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Crítico de cinema

    Outras informações:
    Resenhas de cinema.

  • 2014 - Atual

    Serviço Social do Comércio SP

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Programação Cinesesc, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Programação de Mostras, Festivais, Debates, Palestras e Cursos sobre Cinema.

  • 2013 - 2013

    Serviço Social do Comércio SP

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Produtor, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Produção de registro de eventos do sesc e jornal interno (Sesc Notícias)

  • 2010 - 2011

    Serviço Social do Comércio SP

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Produtor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Produção de material em video para o jornal interno do SESC SP

  • 2008 - 2009

    Serviço Social do Comércio SP

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Operador de VT, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Arquivamento de videos dos eventos do SESC SP

  • 2006 - 2007

    RN Comunicações

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Produtor e Editor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Produção e Ediçao de videos de publicidade

  • 2004 - 2005

    O2

    Vínculo: Freelancer, Enquadramento Funcional: Editor, Carga horária: 10

    Outras informações:
    Edição de pastas de apresentação de publicidade.

  • 2002 - 2003

    TV USP

    Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Produção, Carga horária: 30

    Outras informações:
    Produção, roteiro, reportagem e pesquisa de matérias e programas de TV