Gabriella Ligocki Pedro Silvano

É mestre em Linguística, na área de Sociolinguística, pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina, tendo concluído em 2016. Graduada em Letras - Língua Portuguesa pela UFSC em 2012, atuou na área de revisão textual como Redatora Técnica em uma empresa do ramo de tecnologia, entre 2012 e 2014. Exerceu a função de professora de Língua Portuguesa em uma escola da Rede Pública Estadual de Santa Catarina, no município de Palhoça, no ano de 2016. Atualmente, é Revisora de Textos em uma escola da Rede Privada do município de Florianópolis. Seus estudos concentram-se na interface entre o aparato teórico da Sociolinguística e questões da educação básica brasileira. Foi membro do Projeto PHPB (Para a História do Português Brasileiro), vinculado ao Núcleo VARSUL (Variação Linguística da Região Sul).

Informações coletadas do Lattes em 26/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Lingüística

2014 - 2016

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: A concordância verbal de primeira pessoa do plural em textos escritos por alunos do Ensino Fundamental de Florianópolis.,Ano de Obtenção: 2016
Izete Lehmkuhl Coelho.Coorientador: Isabel de Oliveira e Silva Monguilhott. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em Abi - Letras Língua Portuguesa

2008 - 2012

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Estágio Obrigatório
Orientador: Isabel de Oliveira e Silva Monguilhott

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2008 - 2008

Leitura Dinâmica e Memorização. (Carga horária: 7h). , Verbalize, STEP1, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

SILVANO, G. L. P. . VII SINPEL - Coordenação do GT de Sociolinguística. 2015. (Congresso).

SILVANO, G. L. P. . Organização e monitoria no I Simpósio de Mudança Sintática. 2014. (Congresso).

SILVANO, G. L. P. . Monitoria na 29a ENANPOLL Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística. 2014. (Congresso).

SILVANO, G. L. P. . Monitoria no Seminário Internacional Fazendo Gênero 9. 2010. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Curso de Extensão: Variação Social. 2015. (Encontro).

III Colóquio vivências de docência na Educação Básica. 2015. (Encontro).

Qualificação de Mestrado Bondeandando.As Desinências Número Pessoais de P4 em textos escritos por alunos do Ensino Fundamental de Florianópolis: contribuições da área de Sociolinguística para o ensino de Língua Portuguesa. 2015. (Seminário).

VII SINPEL.A concordância verbal de primeira pessoa do plural em textos escritos por alunos do Ensino Fundamental da Rede Pública de Florianópolis. 2015. (Seminário).

29º ENANPOLL. 2014. (Congresso).

4ª Jornada de Linguagem da FAED: Linguagem, Infância e Formação Docente. 2014. (Congresso).

Capacitação ao Sistema COPERVE de Correção de Provas do Vestibular UFSC 2015.Capacitação ao Sistema COPERVE de Correção de Provas do Vestibular UFSC 2015. 2014. (Encontro).

I Simpósio de Mudança Sintática. 2014. (Simpósio).

Jornada de Linguagem FAED. 2014. (Seminário).

VIII Semana de Letras.Variação na desinência número pessoal de P4 - GT Variação Linguística. 2014. (Encontro).

VI Sinpel: Seminário Integrado de Pesquisas em Linguística. 2014. (Seminário).

Semana Acadêmica de Letras.Além da teoria: vivenciando a realidade escolar. 2012. (Encontro).

Semana Acadêmica de Letras da UFSC.Além da Teoria: vivenciando a realidade escolar. 2012. (Encontro).

Semana Acadêmica de Letras da UFSC.Grupo de Trabalho: Experiências de docência nas séries finais do ensino fundamental. 2012. (Encontro).

VI Semana Acadêmica de Letras. 2012. (Encontro).

II Mostra de Estágios dos Cursos de Licenciatura em Letras.Além da teoria: vivenciando a realidade escolar. 2011. (Encontro).

Mesa-redonda Variação Linguística e Ensino. 2011. (Seminário).

Semana Acadêmica de Letras da UFSC. 2011. (Encontro).

Fazendo Gênero 9. 2010. (Seminário).

Gêneros e Letramento. 2010. (Seminário).

IV Semana Acadêmica de Letras.A leitura e eu. 2010. (Encontro).

IV Semana Acadêmica de Letras.Que livros eu gostaria de ter lido para o vestibular?. 2010. (Encontro).

IV Semana Acadêmica de Letras. 2010. (Encontro).

Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão.'Nóis é mané, mas num somo bobo não': A Desinência Número Pessoal de P4 em questão. 2010. (Encontro).

V Encontro Açoriano da Lusofonia. 2010. (Encontro).

III Semana Acadêmica de Letras. 2009. (Encontro).

II Semana Acadêmica de Letras. 2008. (Encontro).

O Currículo do Curso de Letras. 2008. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

SILVANO, G. L. P.. Atividades de avaliação de redação do Concurso Vestibular UFSC 2016. 2015. Universidade Federal de Santa Catarina.

SILVANO, G. L. P.. Atividades de avaliação de redação do Concurso Vestibular UFSC 2015. 2014. Universidade Federal de Santa Catarina.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Maria Izabel de Bortoli Hentz

HENTZ, M. I. B.; MONGUILHOTT, I. O. E. S.; COELHO, I.L.; COSTA, S.. A CONCORDÂNCIA VERBAL DE PRIMEIRA PESSOA DO PLURAL EM TEXTOS ESCRITOS POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA DE FLORIANÓPOLIS. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Maria Izabel de Bortoli Hentz

HENTZ, M. I. B.; COELHO, I.L.; MONGUILHOTT, I. O. E. S.; GÖRSKI, E.M.. AS DESINÊNCIAS NÚMERO-PESSOAL DE P4 EM TEXTOS ESCRITOS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA DE FLORIANÓPOLIS: CONTRIBUIÇÕES DA ÁREA DE SÓCIO-LINGUÍSTICA PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Izete Lehmkuhl Coelho

COELHO, I. L.; MONGUILHOTT, I. O. E. S.; COSTA, Sueli; HENTZ, M. I. de B.;GORSKI, E. M.. A concordância verbal de primeira pessoa do plural em textos escritos por alunos do ensino fundamental da rede pública de Florianópolis. 2016. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Izete Lehmkuhl Coelho

COELHO, I. L.GORSKI, Edair Maria; MONGUILHOTT, I. O. E. S.. As desinências número pessoal de P4 em textos escritos de alunos do Ensino Fundamental da Rede Pública de Florianópolis: contribuições da área de Sociolinguística para o ensino de Língua Portuguesa. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Lingüística) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Sueli Costa

Görski, Edair Maria; MONGUILHOTT, I.; COELHO, I. L.; OLIVEIRA, L. C.;COSTA, S.; HENTZ, M. I. B.. A concordância verbal de primeira pessoa do plural em textos escritos por alunos do ensino fundametnal da rede pública de Florianópolis. 2016. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Edair Maria Gorski

COELHO, I. L.; MONGUILHOTT, I. O. E. S.;GÖRSKI, E. M.; COSTA, S.; HENTZ, M. I. B.. A concordância verbal de primeira pessoa do plural em textos escritos por alunos do ensino fundamental da rede pública de Florianópolis. 2016. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Edair Maria Gorski

COELHO, I. L.; MONGUILHOTT, I. O. E. S.;GÖRSKI, E. M.; HENTZ, M. I. B.. As desinências número-pessoais de P4 em textos escritos de alunos do ensino fundamental da rede pública de Florianópolis: contribuições da área de Sociolinguística para o ensino de língua portuguesa.. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Lingüística) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Isabel de Oliveira e Silva Monguilhott

COELHO, Izete Lehmkhul; GÖRSKI, Edair Maria; HENTZ, Maria Izabel de Bortoli;MONGUILHOTT, I. O. S.. As desinências número pessoal de P4 em textos escritos de alunos do Ensino Fundamental da Rede Pública de Florianópolis: contribuições da área de Sociolinguística para o ensino de Língua Portuguesa. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Lingüística) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Izete Lehmkuhl Coelho

Variação na concordância de primeira pessoa do plural com o predicativo; 2016; Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Izete Lehmkuhl Coelho;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SILVANO, G. L. P. ; PINTO, C. A. V. . Variação na desinência número-pessoal de P4 na comunidade da Barra da Lagoa. In: VIII Semana Acadêmica de Letras, 2014, Florianópolis. Caderno de Resumos VIII Semana Acadêmica de Letras: 90 anos Osman Lins, 2014, 2014.

  • SILVANO, G. L. P. ; PINTO, C. A. V. . Além da teoria: vivenciando a realidade escolar. In: VI Semana Acadêmica de Letras, 2012, Florianópolis. Caderno de Resumos VI Semana Acadêmica de Letras, 2012.

  • SILVANO, G. L. P. ; PINTO, C. A. V. . NÓIS É MANÉ, MAS NUM SOMO BOBO NÃO': A DESINÊNCIA NÚMERO PESSOAL DE P4 EM QUESTÃO. In: 9a. Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC, 2010, Florianópolis. Caderno de Resumos da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC, 2010.

  • SILVANO, G. L. P. . Qualificação de Mestrado 'As Desinências Número Pessoais de P4 em textos escritos de alunos do ensino fundamental da rede pública de Florianópolis: contribuições da área de Sociolinguística para o ensino de Língua Portuguesa'. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVANO, G. L. P. ; PINTO, C. A. V. . Variação na desinência número-pessoal de P4 na comunidade da Barra da Lagoa. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVANO, G. L. P. ; PINTO, C. A. V. . Além da teoria: vivenciando a realidade escolar. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2014 - Atual

    Núcleo Varsul - Variação Linguística da Região Sul do Brasil, Descrição: O projeto VARSUL (Variação Linguística na Região Sul do Brasil) tem por objetivo geral a descrição do português falado e escrito de áreas socioculturalmente representativas do Sul do Brasil. Conta com a parceria de quatro universidades brasileiras: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Universidade Federal de Santa Catarina e Universidade Federal do Paraná. O VARSUL tem como propósito oferecer: (i) subsídios para a descrição do português falado e escrito no Brasil; (ii) condições para teste e desenvolvimento de teorias linguísticas; (iii) condições para formação de novos pesquisadores; (iv) subsídios para programas educacionais, promovendo o conhecimento e o respeito às variedades linguísticas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Gabriella Ligocki Pedro Silvano - Integrante / Izete Lehmkuhl Coelho - Coordenador / Cecília Augusta Vieira Pinto - Integrante / Raquel Gomes Chaves - Integrante / Isabel de Oliveira e Silva Monguilhott - Integrante / Christiane Maria Nunes de Souza - Integrante / Paulino Vandresen - Integrante / Carla Regina Martins Valle - Integrante / Fernanda Lima Jardim Miara - Integrante.

  • 2014 - Atual

    PARA A HIST[ÓRIA DO PORTUGUÊS BRASILEIRO (PHPB-SC), Descrição: Este projeto tem como propósito (i) levantar e catalogar documentos que constituirão um corpus representativo da escrita catarinense dos séculos XIX e XX; (ii) editar e disponibilizar os documentos coletados; e (iii) descrever aspectos da realidade sócio-histórica e fenômenos de variação/mudança linguística do português de quatro localidades de Santa Catarina: Florianópolis, Lages, Blumenau e Chapecó, dos últimos dois séculos. Esta proposta se enquadra na metodologia de trabalho do Projeto Nacional Para a História do Português Brasileiro (PHPB) de levantamento e catalogação de fontes específicas, representativas do português escrito ao longo dos séculos, oriundas de levantamentos em arquivos históricos do Brasil. O Projeto Nacional foi criado em abril de 1997 pelo Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo (USP), o qual conta desde então com a participação de pesquisadores de diferentes regiões e de diferentes instituições brasileiras.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Gabriella Ligocki Pedro Silvano - Integrante / Izete Lehmkuhl Coelho - Coordenador / Cecília Augusta Vieira Pinto - Integrante / Raquel Gomes Chaves - Integrante / Isabel de Oliveira e Silva Monguilhott - Integrante / Christiane Maria Nunes de Souza - Integrante / Paulino Vandresen - Integrante / Carla Regina Martins Valle - Integrante / Fernanda Lima Jardim Miara - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Santa Catarina, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC. , UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina, Trindade, 88040900 - Florianópolis, SC - Brasil, Telefone: (48) 37219581

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2008 - 2009

Universidade Federal de Santa Catarina

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio não-obrigatório, Carga horária: 20

Outras informações:
Local: Central de Carreiras Atividades: Abertura e cadastramento de termos de compromisso de estágio, atualização dos sistemas de informática, arquivamentos diversos, atendimento ao público, serviços administrativos em geral (fluxo, rotinas), elaboração e revisão de textos, revisão de e-mails.

2010 - 2011

Universidade Federal de Santa Catarina

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio não obrigatório, Carga horária: 20

Outras informações:
Local: Reitoria DIP/PREG Atividades: Auxílio em: recepção, elaboração, envio, organização e arquivamento de documentos; organização e montagem de processos de convênios nacionais e internacionais e correspondências; atendimento ao público (interno e externo); abertura de processos em geral; elaboração de textos oficiais; revisão de textos quanto a aspectos gramaticais e nova ortografia.

2010 - 2010

Fazendo Gênero 9

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora no Seminário, Carga horária: 40

2014 - 2014

Universidade Federal de Santa Catarina

Vínculo: Institucional, Enquadramento Funcional: Apoio de correção de Redação, Carga horária: 20

Outras informações:
Apoio de correção de Redações do Concurso Vestibular 2015 da Universidade Federal de Santa Catarina, entre os dias 08 de novembro de 2014 a 16 de dezembro de 2014. Contratação pela Coperve.

2010 - 2010

Universidade Federal de Santa Catarina

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitoria na disciplina de Psicolinguística, Carga horária: 12

2010 - 2010

Universidade Federal de Santa Catarina

Vínculo: Institucional, Enquadramento Funcional: Fiscal de Vestibular, Carga horária: 12

Outras informações:
Atuou como Fiscal do Concurso Vestibular 2011 da Universidade Federal de Santa Catarina nos dias 19, 20 e 21 de dezembro de 2010. Contratação pela Coperve

2011 - 2012

Escola Americana de Florianópolis

Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 30

2012 - 2014

Softplan Planejamento e Sistemas

Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Redatora Técnica I, Carga horária: 40

2016 - 2016

Escola Estadual Básica Henrique Estefano Koerich

Vínculo: , Enquadramento Funcional: ACT, Carga horária: 16

Outras informações:
Professora de Língua Portuguesa - Ensino Fundamental II

2016 - Atual

Colégio Catarinense

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Revisora de Textos I, Carga horária: 25