Catarina Magalhães Dahl

Possui Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (1996-2002); Especialização em Saúde Mental em nível de Residência pelo Instituto Municipal de Atenção à Saúde Juliano Moreira - IMAS JM/SMS-RJ (2003-2005); Mestrado em Saúde Coletiva, área de concentração Política, Planejamento e Gestão em Saúde, pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2010-2012) e Doutorado em Saúde Mental pelo Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro - IPUB/UFRJ (2014-2018). É Consultora Nacional de Saúde Mental na Organização Pan Americana de Saúde - OPAS/OMS. Trabalhou como psicóloga e pesquisadora no Instituto de Psiquiatria da UFRJ (2005-2018) foi Professora Substituta no Instituto de Psicologia da UFRJ (2015-2017); Assessora Técnica de Formação, Ensino e Pesquisa na Superintendência de Saúde Mental -SSM/SMS-RJ (2014-2016) e Coordenadora Técnica da Enfermaria Masculina do Hospital Municipal Jurandyr Manfredini/SMS RJ (2007-2009). Tem experiência na área da Psicologia, Saúde Mental e Saúde Coletiva, com ênfase em clínica, ensino, pesquisa e gestão.

Informações coletadas do Lattes em 05/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Saúde Mental

2014 - 2018

Instituto de Psiquiatria da UFRJ
Título: O Trabalho como Superação e a Superação como Trabalho: narrativas de restabelecimento e suporte interpares com usuários de saúde mental
Maria Tavares Cavalcanti. Palavras-chave: narrativas; Restabelecimento; Pesquisa qualitativa em saúde; Suporte interpares.Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Mental.

Mestrado em Saúde Coletiva

2010 - 2012

Universidade Estadual de Campinas
Título: Experiência, Narrativa e Intersubjetividade: o processo de restabelecimento na perspectiva de pessoas com o diagnóstico de esquizofrenia em tratamento nos Centros de Atenção Psicossocial,Ano de Obtenção: 2012
Erotildes Maria Leal.Bolsista do(a): International Development Research Center, IDRC, Canadá. Palavras-chave: Experiência; Narrativa; Esquizofrenia; Restabelecimento; CAPS.Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva. Setores de atividade: Atividades de atenção à saúde humana.

Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde Mental

2003 - 2005

Instituto Municipal de Saúde Juliano Moreira/SMS/RIO
Título: A Construção Social e Simbólica da Colônia Juliano Moreia para Usuários do CAPS Arthur Bispo do Rosário
Orientador: Erotildes Maria Leal
Bolsista do(a): Secretaria Municipal de Saúde/RIO, SMS/RIO, Brasil.

Graduação em Psicologia

1996 - 2002

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Psicologia e Religião
Orientador: Rogério Christiano Buys

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2014 - 2014

Leadership in Mental Health. (Carga horária: 80h). , Sangath & London School of Hygiene and Tropical Medicine, SANGATH, Índia.

2013 - 2013

Introducción a los métodos cualitativos. (Carga horária: 20h). , Escuela de Salud Publica - Universidad de Chile, ESP/UCH, Chile.

2013 - 2013

Derechos de las Personas con Discapacidad Mental. (Carga horária: 20h). , Escuela de Salud Publica - Universidad de Chile, ESP/UCH, Chile.

2006 - 2006

Avaliação de Programas e Serviços de Saúde. (Carga horária: 10h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2001 - 2001

Curso de Acompanhamento Terapêutico. (Carga horária: 10h). , Unidade Certa, UC, Brasil.

1999 - 1999

Curso de Extensão em Saúde Mental Infanto-Juvenil. (Carga horária: 92h). , Instituto Municipal Philippe Pinel, PINEL, Brasil.

1999 - 1999

Curso Básico de Arte-Terapia e Dinâmica de Grupo. (Carga horária: 32h). , Criar-se, CRIAR-SE, Brasil.

1998 - 1998

II Curso sobre Dependência Química. (Carga horária: 45h). , Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação, IBMR, Brasil.

1998 - 1998

Inglês Avançado (Diploma). (Carga horária: 208h). , Cultura Inglesa, CI, Brasil.

1997 - 1997

Inglês avançado. (Carga horária: 540h). , Evendine College (London), EC, Inglaterra.

1996 - 1997

Inglês. (Carga horária: 336h). , The Bell Language School/London, BLS, Inglaterra.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Mental.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Planejamento e Gestão.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Ciências Sociais e Humanas em Saúde.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

FAGUNDES JR., H. M. ; QUEIROZ, M. ; WAGNER, G. ; SARMENTO, L. ; MINOZZO, F. ; DAHL, C. M. . Seminário Violência Urbana e Saúde Mental. 2015. (Outro).

DELGADO, P. G. G. ; TEIXEIRA, M. R. ; DAHL, C. M. . II Congresso Familiares Parceiros do Cuidado: compartilhando saberes e experiências e apoiando o protagonismo de usuários e familiares. 2013. (Congresso).

DAHL, C. M. . Rede Pública Ampliada de Atenção à Saude Mental de Crianças e Adolescentes. 2006. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Conferência Regional de Saúde Mental Comunitária.Implementación de la Intervención em Tiempo Crítico -Delegación de Funciones em Rio de Janeiro: lecciones aprendidas en el campo. 2016. (Outra).

Estigma hacia la enfermedad: Un desafío para la Salud.Narrativas de Estigma en Rio de janeiro. 2014. (Seminário).

Congresso Mundial de Saúde Mental. Experiência, Narrativa e Conhecimento: a perspectiva do psiquiatra e a do usuário. 2013. (Congresso).

Encontro Nacional da Rede de Atenção Psicossocial. 2013. (Encontro).

I Congresso Brasileiro de CAPSi. 2013. (Congresso).

V Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde. O PROCESSO DE RESTABELECIMENTO NA PERSPECTIVA DE PESSOAS PORTADORAS DE TRANSTORNOS MENTAIS GRAVES EM TRATAMENTO NOS CENTROS DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL. 2011. (Congresso).

2o. Congresso Brasileiro de Saúde Mental. Experiência, Narrativa e Conhecimento: a perspectiva do psiquiatra e a do usuário. 2010. (Congresso).

I Seminário Internacional de Sociologia da Saúde. 2010. (Seminário).

XVIII Congresso Brasileiro de Psiquiatria. Intervenção em Saúde Mental para períodos de transição: adaptação da intervenção no tempo crítico (critical time intervention para a realidade brasileira e estudo piloto com pacinetes do espectro esquizofrênico atendidos no Caps do Rio de Janeiro. 2010. (Congresso).

11º Congresso Mundial de Saúde Pública e 8º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. "As Representações Coletivas da Colônia Juliano Moreira para Usuários de um Centro de Atenção Psicossocial em Jacarepaguá-RJ" e Um Estudo Exploratório sobre as Organizações Coletivas de Ouvidores de Vozes". 2006. (Congresso).

I Seminário Internacional sobre Avaliação de Programas e Serviços de Saúde. 2006. (Seminário).

Seminário Internacional Rede Pública Ampliada de Atenção à Saúde Mental de Crianças e Adolescentes: Política, Pesquisa e Produçao de Conhecimento.Rede Pública Ampliada: o trabalho de campo na pesquisa. 2006. (Seminário).

XXIII Congresso Brasileiro de Psiquiatria. 2005. (Congresso).

XXII Congresso Brasileiro de Psiquiatria. XXII Congresso Brasileiro de Psiquiatria. 2004. (Congresso).

III Fórum Social Mundial. 2003. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Anansa Moraes Penha

DELGADO, P. G. G.; COUTO, M.C.V.;DAHL, C. M.. Infância, Atenção Psicossocial e Família: que parceria para o cuidado?. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Atenção Psicossocial na Infância e Adolescência) - Instituto de Psiquiatria da UFRJ.

Aluno: TATHIANA COSTA DOS SANTOS

DAHL, CATARINA; ARMONY, N.. O Trabalho com Família na Saúde Mental Infantil e Juvenil: a experiência do CAPSi CARIM. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Atenção Psicossocial na Infância e Adolescência) - Instituto de Psiquiatria da UFRJ.

Aluno: Ana Eliza Ferreira

FERREIRA, A. E.;DAHL, CATARINA MAGALHÃES; TEIXEIRA, M. R.. Intersetorialidade as ferramentas para o compartilhamento do cuidado de crianças e adolescentes: um estudo qualitativo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Thaline Furtado Mesquita

VAZ, L.; TEIXEIRA, M. R.;DAHL, C. M.. Atividade Lúdica como Estratégia de Acolhimento no Projeto Familiares Parceiros do Cuidado. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Paulo Dalgalarrondo

DALGALARRONDO, PAULO. Experiência, narrativa e intersubjetividade: o processo de restabelecimento na perspectiva de pessoas com o diagnóstico de esquizofrenia em tratamento nos Centros de Atenção Psicossocial. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Médicas) - Universidade Estadual de Campinas.

Nelson Filice de Barros

LEAL, E.M.;BARROS, N. F.; TEIXEIRA, M.O.L.. Experiência, narrativa e intersubjetividade: o processo de restabelecimento na perspectiva de pessoas com o diagnóstico de esquizofrenia em tratamento nos Centros de Atenção Psicossocial. 2012. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Faculdade de Ciências Médicas/Unicamp.

Nelson Filice de Barros

BARROS, N. F.. (Membro suplente) Experiência, Narrativa e Intersubjetividade: o processo de restebelecimento na perspectiva de pessoas com o diagnostico de esquisofrenia em tratamento nos Centros de Atenção Psicossocial.. 2011. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Estadual de Campinas.

Nelson Filice de Barros

BARROS, N. F.. (membro suplente) Experiência, Narrativa e Intersubjetividade: o processo de esquisofrenia em tratamento nos Centros de Atençao Psicossocial. 2011. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Estadual de Campinas.

Maria Tavares Cavalcanti

CAVALCANTI, MARIA TAVARES; Miranda, L.; LEAL, E. M.; Serpa Jr, O.D.; DELGADO, P. G. G.. O trabalho como superação e a superação como trabalho: narrativas sobre o restabelecimento e suporte interpares com usuários de saúde mental. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação Em Psiquiatria e Saúde M) - Instituto de Psiquiatria da UFRJ.

Maria Tavares Cavalcanti

CAVALCANTI, M. T.; Serpa Jr, O.D.; Pinto, D.S.. Narrativas de Recovery e trabalho de ajuda interpares com usuários de serviços de saúde mental no contexto de uma intervenção psicossocial. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Psiquiatria e Saúde Mental) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Lilian Miranda

CAVALCANTI, M. T.; DELGADO, P. G. G.; Serpa, Octávio;MIRANDA, L.; Leal, Erotildes. O trabalho como superação e a superação como trabalho: narrativas sobre restabelecimento e suporte interpares com usuários de saúde mental. 2018. Tese (Doutorado em Psiquiatria e Saúde Mental) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Manoel Olavo Loureiro Teixeira

TEIXEIRA, M. O. L.; LEAL, E. M.; Barros, N. F.. Experiência, Narrativa e Intersubjetividade: o processo de restabelecimento na perspectiva de pessoas com o diagnóstico de esquizofrenia em tratamento nos Centros de Atenção Psicossocial. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva) - Universidade de Campinas.

Ana Maria Fernandes Pitta

LEAL, E. M.; BARROS, N. F.; TEIXEIRA, M. O.;PITTA, A. M. F.; MIRANDA, L.. Experiência, Narrativa e Intersubjetividade: O processo de restabelecimento ("recovery") na perspectiva de pessoas com o diagnóstico de esquizofrenia em tratamento nos Centros de Atenção Psicossocial. 2012. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade Estadual de Campinas.

Octávio Domont de Serpa Júnior

CAVALCANTI, Maria Tavares;SERPA JUNIOR, OCTAVIO DOMONT DE; DELGADO, P. G. G.;LEAL, Erotildes Maria; MIRANDA, L.. O trabalho como superação e a superação como trabalho: narrativas sobre o restabelecimento e suporte interpares com usuários de saúde mental. 2018. Tese (Doutorado em Psiquiatria e Saúde Mental) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Octávio Domont de Serpa Júnior

CAVALCANTI, Maria Tavares; PINTO, D. S.;SERPA JUNIOR, OCTAVIO DOMONT DE. Narrativas de Recovery e trabalho de ajuda interpares com usuários de serviços de saúde mental no contexto de uma intervenção psicossocial. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Psiquiatria e Saúde Mental) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Diana de Souza Pinto

CAVALCANTI, M. T.;PINTO, D. S.; DESERPA JUNIOR, O. D.. Narrativas de "recovery" e trabalho de ajuda interpares com usuários de serviços de saúde mental no contexto de uma intervenção psicossocial. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Psiquiatria e Saúde Mental) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Natasha Alves Cardoso

INTERAÇÕES ENTRE PSICOTRÓPICOS E NUTRIENTES E/OU ALIMENTOS EM UMA UNIDADE HOSPITALAR; 2008; Orientação de outra natureza - Instituto Municipal de Assistência à Saúde Juliano Moreira/SMS/RIO; Orientador: Catarina Magalhães Dahl;

Lidiane Maria Guimarães

Representação Social da loucura para os profissionais de saúde mental no contexto da reforma psiquiátrica: o que mudou; 2008; Orientação de outra natureza - Instituto Municipal de Assistência à Saúde Juliano Moreira/SMS/RIO; Orientador: Catarina Magalhães Dahl;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Erotildes Maria Leal

Experiencia, Narrativa e Intersubjetividade: o projeto de restabelecimento ("recovery")na perspectiva de pessoas com o diagnóstico de esquizofrenia em tratamento nos Centros de Atenção Psicossocial; 2012; Dissertação (Mestrado em Pos graduação em Saúde Coletiva) - Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Erotildes Maria Leal;

Maria Tavares Cavalcanti

O trabalho como superação e a superação como trabalho: narrativas sobre o restabelecimento e supo; 2018; Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação Em Psiquiatria e Saúde M) - Instituto de Psiquiatria da UFRJ,; Orientador: Maria Tavares Cavalcanti;

Maria Tavares Cavalcanti

O processo de qualificação de usuários de serviços comunitários de saude mental para o trabalho de ajuda entre pares; 2014; Tese (Doutorado em Psiquiatria e Saúde Mental) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Maria Tavares Cavalcanti;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • 2017 DAHL, C. M. ; SOUZA, F. M. ; SUSSER, E. ; LOVISI, G. M. ; CAVALCANTI, MARIA TAVARES . Suporte interpares no contexto de uma pesquisa clínica: Dificuldades, facilitadores e experiências significativas no processo de trabalho. CADERNOS BRASILEIROS DE SAÚDE MENTAL , v. 9, p. 179-198, 2017.

  • 2017 FAGUNDES, P. ; CARVALHO, M. C. A. ; CAVALCANTI, M. T. ; DAHL, C. M. ; Souza, F.M. . Desinstitucionalização de pacientes de longa permanência de um hospital psiquiátrico no Rio de Janeiro. Ciencia & Saude Coletiva , v. 22, p. 2341-2352, 2017.

  • 2017 ONOCKO-CAMPOS, ROSANA TERESA ; DÍAZ, ALBERTO RODOLFO GIOVANELLO ; DAHL, CATARINA MAGALHÃES ; LEAL, EROTILDES MARIA ; SERPA JUNIOR, OCTAVIO DOMONT DE . Methodological challenges in the use of focus groups with people with severe mental illness. Cadernos de Saude Publica , v. 33, p. 1-13, 2017.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

DAHL, C. M. . Curso de Especialização em Assistência a Usuários de Álcool e outras Drogas. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

DAHL, C. M. ; CORTES, G. . Feito com as Mãos. 2017. (Filme).

CAVALCANTI, M. T. ; SOUZA, F. M. ; ROCHA NETO, H. ; DAHL, C. M. . PROPSIQ- Programa de Atualização em Psiquiatria: Ciclo 5, Volume 3, pg. 25-58. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual).

DAHL, C. M. ; CARVALHO, M. C. A. . Curso de Atualização Profissional em Acompanhamento de Pessoas com Sofrimento Psíquico ou Transtorno Mental na Comunidade. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SOBREIRA, C. B. ; D?ALMEIDA, D. M. ; BELCHIOR, E. M. ; SOUTO, J. S. ; CURY, J. V. ; MEDEIROS, L. S. ; DIAS, M. ; LOBATO, P. ; JACINTO, R. C. S. S. ; ABRUNHOSA, R. A. ; ESTRELLA, R. ; SILVERIO, R. C. F. ; GOMES, R. ; DIAS, J. V. S. ; ABREU, M. ; BELMONTE, P. ; TORRES, J. ; SOUZA, L. A. ; DAHL, C. M. . As Residências Terapêuticas no Município do Rio de Janeiro: habitando a casa, a cidade e a vida. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual).

DELGADO, P. G. G. ; DAHL, C. M. ; MONERAT, S. ; TEIXEIRA, M. R. ; COUTO, M.C.V. . Familiares Parceiros do Cuidado. 2014. (Filme).

Carvalho, M.C.A ; CAVALCANTI, M. T. ; DAHL, C. M. . Curso de Capacitação para Ajuda Inter-pares. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

DAHL, C. M. ; CARVALHO, M. C. A. . Curso de Atualização Profissional em Acompanhamento de Pessoas com Sofrimento Psíquico ou Transtorno Mental na Comunidade. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

DAHL, C. M. . Curso de Educação Profissional Técnica de Nível médio em Agente Comunitário em Saúde. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

DAHL, CATARINA MAGALHÃES . Oficina de Artigos Archivos Contemporâneos do engenho de Dentro. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

DELGADO, P. G. G. ; MONERAT, S. ; GEREMIA, D. S. ; VASCONCELOS, E. M. ; WEBER, R. ; COUTO, M.C.V. ; DAHL, C. M. ; TEIXEIRA, M. R. . Caderno do Participante Projeto familiares parceiros do Cuidado. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual).

ONOCKO-CAMPOS, ROSANA TERESA ; DAHL, C. M. . Programa de Estágio Docente - PED/UNICAMP. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

DAHL, C. M. ; SERPA JR., O. D. . Experiência, Narrativa e Conhecimento: a perspectiva do psiquiatra e a do usuário. 2011. (Relatório de pesquisa).

CAVALCANTI, M. T. ; DAHL, C. M. ; SOUZA, F. M. . Intervenção em Saúde Mental para Períodos de Transição - adaptação da Intervenção no Tempo Crítico par aa realidade brasileira e estudo piloto em pacientes do espectro esquizofrênico em tratamento nos CAPS do município do Rio de Janeir. 2011. (Relatório de pesquisa).

SERPA JR., O. D. ; DAHL, C. M. ; MEDEIROS, M. ; HAIMSON, D. ; CONTINENTINO, I. A. . Vidas deste mundo:manual audio-visual para o ensino de psicopatologia:. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produto audio-visual).

DAHL, C. M. . Fundamentos em Saúde Mental - Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental IMAS Juliano Moreira/SMS RJ. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

DAHL, C. M. . Curso de Especialização em Saúde Mental do Instituto de Psiquiatria da UFRJ. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

DAHL, C. M. . Curso de Especialização em Saúde Mental do Instituto de Psiquiatria da UFRJ. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

CAVALCANTI, M. T. ; DAHL, C. M. . Avaliacao de Servicos de Saude Mental: Analise da Integracao dos Centros de Atencao Psicossocial - CAPS - com a Rede de Saude Mental do Muncipio do Rio de Janeiro. 2007. (Relatório de pesquisa).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2012 - 2016

    Rede de Pesquisas em Saúde Mental da América Latina - Redeamericas, Descrição: Projeto financiado pelo NIMH/EUA para a implantação de uma rede de pesquisadores no campo da saúde mental na America Latina. O projeto foi proposto pela Universidade de Columbia/NY e conta com a participação do Brasil (IPUB e IESC UFRJ), Chile (Universidade do Chile), Argentina (Universidade CórdobaClinica ambulatorial do Hospital Borda e Clinica Austral de Neuquen), Colombia (Universidade de Antioquia). O obejtivo do projeto foi desenvolver um estudo clinico randomizado controlado para avaliação de uma intervenção psicossocial com usuários de centro de atenção psicossocial, que receberam o tratamento regular mais o acompanhamento de um agente comunitário de saúde mental e um usuário em processo de recuperação. O projeto também visou formação jovens pesquisadores para atuarem no campo da saúde mental.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

  • 2011 - 2013

    Familiares Parceiros do Cuidado: estudo sobre os efeitos de uma estratégia de intervenção baseada em orientação e suportes social com familiares de pacientes com transtornos mentais severos no SUS, Descrição: Estudo de avaliação dos efeitos de uma intervenção baseada em atividades de psicoeducação, atividades lúdicas e grupos de ajuda mútua com familiares da rede pública de atenção psicossocial.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

  • 2009 - 2011

    Experiência, narrativa e conhecimento: a perspectiva do psiquiatra e a do usuário, Descrição: Trata-se de pesquisa qualitativa que visa avaliar se o conhecimento técnico do psiquiatra, tal como expresso na construção do diagnóstico e projeto terapêutico, pode modificar a dimensão da experiência da esquizofrenia e se o conhecimento da experiência vivida da esquizofrenia pode informar ou modificar o conhecimento técnico do psiquiatra. Serão realizados grupos focais com usuários e psiquiatras dos CAPS de Rio de Janeiro, Campinas e Salvador para cruzamento e análise das narrativas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

  • 2009 - 2011

    Intervenção em saúde mental para períodos de transição ? adaptação da Intervenção no Tempo Crítico (Critical Time Intervention) para a realidade brasileira e estudo piloto em pacientes do espectro esquizofrênico atendidos nos CAPS do Rio de Janeiro, Descrição: Este projeto tem como objetivo adaptar a Critical Time Intervention, desenvolvida em Nova Iorque, para a realidade brasileira e testar a sua viabilidade com pessoas portadoras de transtorno do espectro esquizofrênico em tratamento nos Centros de Atenção Psicossocial do Rio de Janeiro. Esperamos com ele descrever padrões de instabilidade e interrupções na continuidade de cuidado; examinar aspectos que possam contribuir para desfechos desfavoráveis à continuidade de cuidado; desenvolver um manual clínico detalhado para a CTI-Br (guia prático da intervenção e um livro com casos clínicos); testar a viabilidade da implementação da Intervenção adaptada (CTI-Br) com 30 pacientes portadores de transtornos esquizofrênicos em tratamento em um dos CAPS do município e desenvolver um protocolo de pesquisa para testar a efetividade da Intervenção Brasileira (CTI-Br).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

  • 2006 - 2007

    Conhecendo a Rede Pública Ampliada de Atenção à Saúde Mental da Criança e do Adolescente: Dimensões da Exclusão, Descrição: Projeto financiado pelo FNS que mapeou a rede de assistencia a saude mental para infancia e adolescencia em quatro municipios do Estado do Rio de Janeiro (Rio de janeiro - apenas uma area programatica- Niteroi, Itaborai e Volta Redonda), em quatro áreas - saúde, justiça, assistência social e educação... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

  • 2005 - 2007

    Avaliação de Serviços de Saude Mental: analise da integração dos Centros de Atenção Psicossocial - CAPS - com a rede de cuidados em saude mental do Municipiodo Rio de Janeiro, Descrição: Estudo de avaliação da integração dos Centros de Atenção Psicossocial do município com a rede de cuidados de saúde mental do Rio de Janeiro.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

  • 2005 - 2006

    Ouvir vozes: um estudo sobre a alucinação auditiva verbal, Descrição: Objetivos Objetivos Gerais Estudar o acontecimento psicopatológico "alucinação auditiva verbal" a partir das descrições de quem o experiencia e a partir das suas múltiplas abordagens teóricas. Objetivos Específicos a) Estudar sob uma perspectiva histórico-conceitual a psicopatologia e a semiologia das alucinações, destacando neste grupo o que distingue e singulariza a alucinação auditiva verbal. b) Discutir qual a possível relevância diagnóstica (relevância nosológica) que pode ter a presença de alucinações auditivas verbais. c) Discutir a pertinência e necessidade ou não da manutenção da relação de identidade: "ouvir vozes" = alucinar = perturbação mental. d) Discutir as possibilidades e limites das metodologias da primeira pessoa a partir da análise e discussão de relatos do acontecimento alucinatório auditivo verbal por quem o vivencia. e) Discutir a pertinência da descrição da alucinação auditiva verbal como um distúrbio da sensopercepção ou como um distúrbio da linguagem. Empregar esta discussão para refletir sobre as relações e implicações existentes entre percepção, sentido e linguagem. f) Empregar o estudo da alucinação auditiva verbal em suas diferentes abordagens como ferramenta heurística para pensar a constituição do sujeito: i) em sua dimensão de interioridade/exterioridade; ii) em sua matriz intersubjetiva ou de alteridade; iii) em sua divisão subjetividade e agência.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2018 - Atual

    Organizacão Pan-Americana da Saude/Organizacão Mundial da Saude

    Vínculo: Contrato pessoa física, Enquadramento Funcional: Consultora Nacional de Saúde Mental, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2012 - 2018

    Instituto de Psiquiatria-IPUB/UFRJ

    Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 20

  • 2011 - 2013

    Instituto de Psiquiatria-IPUB/UFRJ

    Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Projeto de pesquisa Familiares Parceiros do Cuidado - NUPPSAM/IPUB/UFRJ. Coordenação geral Porf. Pedro Gabriel Godinho Delgado. Apoio financeiro Ministério da Saúde e FAPERJ.

  • 2009 - 2011

    Instituto de Psiquiatria-IPUB/UFRJ

    Vínculo: Bolsista EXP/CNPq, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 30

    Outras informações:
    Projeto de pesquisa ?Experiência, narrativa e conhecimento: a perspectiva do psiquiatra e a do usuário?, sob Coordenação geral do Prof. Octavio Domont de Serpa Jr. Apio financeiro CNPq. Vigência da bolsa 03/2009 a 08/2010

  • 2009 - 2011

    Instituto de Psiquiatria-IPUB/UFRJ

    Vínculo: Bolsista de Apoio Técnico, Enquadramento Funcional: Apoio Técnico, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Projeto de pesquisa ?Intervenção em saúde mental para períodos de transição ? adaptação da Intervenção no Tempo Crítico (Critical Time Intervention) para a realidade brasileira e estudo piloto em pacientes do espectro esquizofrênico atendidos nos CAPS do Rio de Janeiro?, Coordenação geral da Prof. Maria Tavares Cavalcanti. Apoio Financeiro CNPq

  • 2006 - 2007

    Instituto de Psiquiatria-IPUB/UFRJ

    Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Assistente de pesquisa, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Projeto "Conhecendo a Rede Pública Ampliada de Atenção à Saúde Mental da Criança e do Adolescente: Dimensões da Exclusão", Coordenação Profa. Maria Tavares Cavalcanti. Execução Núcleo de Políticas Públicas de Saúde Mental/ IPUB/UFRJ.Apoio financeiro FNS/MS.

  • 2005 - 2007

    Instituto de Psiquiatria-IPUB/UFRJ

    Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Assistente de pesquisa, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Projeto "Avaliação dos Serviços de Saúde Mental: Análise da Integração dos Centros de Atenção Psicossocial ? CAPS - com a Rede de Cuidados em Saúde Mental do Município do Rio de Janeiro", Coordenação geral Professora Maria Tavares Cavalcanti. Apoio financeiro FAPERJ.

  • 2015 - 2017

    INstituto de Psicologia da UFRJ

    Vínculo: Outro - Contrato, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Disciplinas ministradas: -Técnicas de Exame e Aconselhamento Psicológico I (2015.2) -Psicologia do Desenvolvimento II (2015.2; 2016.1; 2016.2) -Psicologia Aplicada à Saúde (2016.1;2016.2) -Tópicos Especiais em Clínica IV: Clínica e Política no Campo da Saúde Mental (2016.1)

  • 2014 - 2016

    Superintendência de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde/RIO

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assessora Técnica, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Assessora Técnica de Formação, Ensino e Pesquisa Membro do Comitê de Ética em Pesquisa da SMS/RJ

  • 2012 - 2013

    Instituto Municipal Nise da Silveira

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Psicóloga Supervisora, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Supervisora da equipe de enfermaria regionalizada (APs 3.1 e 3.2) do Núcleo de Atenção à Crise.

  • 2007 - 2009

    Hospital Municipal Jurandyr Manfredini

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenadora Técnica da enfermaria masculina, Carga horária: 30

    Outras informações:
    Coordenação técnica da enfermaria de crise psiquiátrica, supervisora de estágio e membro do colegiado gestor do Hospital Jurandyr Manfredini

  • 2001 - 2002

    Divisão de Psicologia Aplicada - Instituto de Psicologia da UFRJ

    Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 12

  • 1999 - 2000

    Instituto Philippe Pinel

    Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 16

    Outras informações:
    Recepção Integrada Philippe Pinel (RIPP), participação em grupos de recepção para atendimento em saúde mental.

  • 1998 - 1999

    COIJ/ INSTITUTO PHILIPPE PINEL

    Vínculo: Estágiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Participação em grupos de recepção para crianças e adolescentes, grupos de familiares, atendimentos individuais para crianças e adolescentes, reuniões de equipe e supervisão.