Homero Fonseca Filho

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - ESALQ da Universidade de São Paulo - USP (1984), especialização em Heveicultura ? Produção de Borracha Natural pela Universidade Federal Rural da Amazônia (1985), aperfeiçoamento em Produção Agrícola Sustentável pela University of Newcastle Upon Tyne, Inglaterra (1993), mestrado em Agronomia - Fitotecnia (Agroecologia), também pela ESALQ/USP (1993), doutorado em Geociências e Meio Ambiente pelo Instituto de Geociências e Ciências Exatas - IGCE da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (1999), certificação em Educação Virtual pela Simon Fraser University, Canadá (2006), pós-doutorado e especialização em Infraestrutura de Dados Espaciais e sua implementação com ferramentas abertas pela Universidad Politécnica de Madrid (2010) e estágio de pesquisa de pós-doutorado no Depto de Engenharia Geomática da Universidad de Concepción no Chile (2018). Em 1984 iniciou a vida profissional. Trabalhou na Superintendência da Borracha do Ministério da Indústria e Comércio entre 1984 e 1987, na Universidade Federal de Lavras de 1987 a 2002, tendo prestado colaboração na Universidade Federal de São Carlos entre 1999 e 2001. Foi Professor Titular na Faculdade Municipal Professor Franco Montoro em 2002. Ingressou na Universidade de São Paulo (USP) em 2002, como Professor Doutor do Departamento de Engenharia de Transportes (Área de Informações Espaciais) da Escola Politécnica (POLI), onde permaneceu até 2007. Atualmente é Professor Doutor e ex-Coordenador do Bacharelado em Gestão Ambiental, professor, pesquisador e orientador (mestrado e doutorado) no Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade da Escola de Artes, Ciências e Humanidades - EACH (USP/LESTE) e colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ambiente, Saúde e Sustentabilidade da Faculdade de Saúde Pública da USP, bem como colaborador do Programa de Pós-graduação em Têxtil e Moda da EACH/USP. Realiza pesquisas e projetos nas áreas de Geoprocessamento, Sistemas de Informações Geográficas, Sensoriamento Remoto, Cartografia e Infraestrutura de Dados Espaciais aplicados à resolução de problemas ambientais, das Ciências Florestais e Agronômicas, Agricultura Sustentável e Agroecologia. Aplica essas Geotecnologias como ferramenta de apoio ao Desenvolvimento Sustentável e à Sustentabilidade. É membro do Grupo de Pesquisas em Resíduos, Energia, Saúde e Ambiente (RESA). É membro e líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Infraestrutura de Dados Espaciais (GEPIDE) e do Laboratório de Computação Geoespacial (LaCoGeo), todos da EACH/USP. É o coordenador da ?Red Internacional de Sostenibilidad Ambiental? e membro da ?Red IDEAIS - Asistentes Inteligentes para las Infraestruturas de Datos Espaciales?

Informações coletadas do Lattes em 27/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Geociências e Meio Ambiente

1995 - 1999

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Otimização de um Sistema Especialista na Avaliação de Terras Para Fins de Reflorestamento
Orientador: Gilberto José Garcia
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Geoprocessamento; Sistemas de Informações Geográficas; Solos; Aptidão Agricola; Bacia Hidrográfica; Uso do Solo. Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Ciência do Solo / Especialidade: Manejo e Conservação do Solo. Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Florestais e Engenharia Florestal / Subárea: Conservação da Natureza / Especialidade: Conservação de Bacias Hidrográficas. Setores de atividade: Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado; Informática; Desenvolvimento Rural.

Mestrado em Agronomia

1988 - 1993

Universidade de São Paulo
Título: Perfil Tecnológico e Sócio-econômico da Cultura da Seringueira no Estado de São Paulo,Ano de Obtenção: 1993
Orientador: Antônio Luiz Fancelli
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Borracha; Meio Ambiente; Sócio economia; Consorciação de culturas.Grande área: Ciências AgráriasGrande Área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Ciência do Solo / Especialidade: Manejo e Conservação do Solo. Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Extensão Rural / Especialidade: Sócio Economia. Setores de atividade: Desenvolvimento Rural; Produção Vegetal; Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado.

Especialização em Infraestructura de Datos Espaciales

2010 - 2010

Universidad Politécnica de Madrid
Título: INDE - la IDE de Brasil
Orientador: Miguel Ángel Bernabé Poveda
Bolsista do(a): Agencia Española de Cooperación Internacional para El Desarrollo, AECID, Espanha.

Especialização em Heveicultura

1985 - 1985

Universidade Federal Rural da Amazônia
Bolsista do(a): Superintendência da Borracha, SUDHEVEA, Brasil.

Aperfeiçoamento em Certificação em Educação Virtual

2006 - 2006

Simon Fraser University
Título: Aprendendo os 5 "S". Ano de finalização: 2006
Orientador: Marisa Mendes

Aperfeiçoamento em Sustainable Agricultural Production

1993 - 1993

Newcastle University
Ano de finalização: 1993;Bolsista do(a): British Council, Inglaterra.

Graduação em Engenharia Agronômica

1980 - 1984

Universidade de São Paulo

Ensino Médio (2º grau)

1977 - 1978

Colégio Luiz de Queiroz

Ensino Médio (2º grau)

1976 - 1976

Escola Estadual de I e II Grau Dr. Sud Mennucci

Ensino Médio (2º grau)

1975 - 1975

Davis Senior High School

Ensino Fundamental (1º grau)

1971 - 1974

Escola Estadual de 1° Grau Dr. Jorge Coury

Ensino Fundamental (1º grau)

1966 - 1970

Escola Estadual de 1° Grau Dr. Barão do Rio Branco

Ensino Fundamental (1º grau)

1966 - 1966

Escola Estadual de 1° Grau Dr. João Conceição

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2010 - 2010

Pós-Doutorado. , Universidad Politécnica de Madrid, UPM, Espanha. , Bolsista do(a): Fundación Carolina, FC, Espanha. , Grande área: Ciências Exatas e da Terra, Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Infraestrutura de Dados Espaciais. , Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geoprocessamento.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2017 - 2017

Treinamento de uso da Plataforma InCites da SIBiUSP. (Carga horária: 7h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2012 - 2012

Extensão universitária em Workshop Web of Science & Journal Citations Report. (Carga horária: 8h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2011 - 2011

Workshop de Capacitação para Pesquisadores da USP. (Carga horária: 16h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2006 - 2006

Oficina de Práticas Docentes. (Carga horária: 32h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2003 - 2003

Extensão universitária em Técnicas de Produção Gráfica Para Conteúdo On Line. (Carga horária: 6h). , Associação Brasileira de Ensino à Distância, ABED, Brasil.

2001 - 2001

Análise Espacial de Dados Geográficos. (Carga horária: 40h). , Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, INPE, Brasil.

2000 - 2000

Extensão universitária em Sistemas de Informações Geográficas. (Carga horária: 180h). , Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.

2000 - 2000

Posicionamento com GPS. (Carga horária: 6h). , Geobrasil 2000, GEOBRASIL, Brasil.

2000 - 2000

Sensoriamento Remoto: Atualidades e Novos Sensores. (Carga horária: 6h). , Geobrasil 2000, GEOBRASIL, Brasil.

1997 - 1997

Extensão universitária em Confecção de Mapas Geológicos Com Corel Draw. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

1997 - 1997

EIA/RIMA Estudo e Relatório de Impactos Ambientais. (Carga horária: 14h). , Associação dos Engenheiros Agrônomos do Estado de São Paulo, AEAESP, Brasil.

1996 - 1996

Extensão universitária em Princípios de Cartografia a Aplicações de SIG. (Carga horária: 30h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

1996 - 1996

Extensão universitária em SURFER: Introdução. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

1994 - 1994

Introdução ao Geoprocessamento. (Carga horária: 40h). , Editora Sagres, SAGRES, Brasil.

1993 - 1993

Montgem de Microcomputadores. (Carga horária: 12h). , Laércio Vasconcelos Engenharia de Computação Ltda, LVEC, Brasil.

1989 - 1989

Extensão universitária em Gerenciamento de Banco de Dados. (Carga horária: 20h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

1988 - 1988

Extensão universitária em Utilização de Planilha Eletrônica. (Carga horária: 15h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Galego

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Infraestrutura de Dados Espaciais.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geoprocessamento.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Sistemas de Informações Geográficas.

Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: Sustentabilidade.

Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: Ciências Ambientais.

Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: Educação à Distância.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

FONSECA FILHO, HOMERO ; ALLIS, T. ; ALMEIDA, M. V. . Agroturismo como estratégia de inovação sustentável no meio rural. 2019. (Outro).

FONSECA FILHO, H. . WORKSHOP GI@SCHOOL BRAZIL. 2011. (Congresso).

FONSECA FILHO, H. . PBL2010 International Conference - Problem-Based Learning and Active Learning Methodologies. 2010. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

International Cartographic Conference, 28th. User Studies in Cartography: A Collaborative Research Agenda. 2017. (Congresso).

Seminario taller internacional sostenibilidad de sistemas territoriales.La arquitectura y las ingenierías ante los retos de la sostenibilidad. 2017. (Seminário).

Seminario taller internacional sostenibilidad de sistemas territoriales.Información Geoespacial para apoyar el desarrollo sostenible. 2017. (Seminário).

Seminario taller internacional sostenibilidad de sistemas territoriales.Evaluación de la sostenibilidad de las construcciones. 2017. (Oficina).

2 Seminário A1. 2016. (Seminário).

Primer Seminario de Sostenibilidad Ambiental: Minería y Energía.Las tecnologías ambientales y las personas ante los retos del Desarrollo Sostenible. 2016. (Seminário).

Primer Seminario de Sostenibilidad Ambiental: Minería y Energía.Panel de Indicadores de Sostenibilidad. 2016. (Simpósio).

XLV Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola - CONBEA 2016. Uso das Infraestruturas de Dados Espaciais (IDE) na Engenharia Agrícola. 2016. (Congresso).

X Catedra Nacional de Ingenieria Civil.La sostenibilidad como un tema transversal en la actividad profesional: La experiencia de la EACH/USP. 2015. (Simpósio).

X Catedra Nacional de Ingenieria Civil.UTILIZACIÓN DE UN SIMULADOR EN LÍNEA PARA IDENTIFICAR EL NIVEL DE SOSTENIBILIDAD DE LAS CONSTRUCCIONES CIVILES: UNA HERRAMIENTA PARA USO DEL CIUDADANO. 2015. (Simpósio).

SIMPÓSIO APRENDER COM CULTURA E EXTENSÃO, 3.Implantação de uma base cartográfica digital pública da EACH-USP na Internet com softwares abertos e livres. 2013. (Simpósio).

1 Workshop Interno do Projeto IDE USP.O que é a INDE (Infraestrutura de Dados Espaciais). 2012. (Oficina).

2nd INTERNATIONAL CONFERENCE AND EXIBITION ON GEOSPATIAL TECHNOLOGY AND APPLICATIONS.Interoperabilidade das Infraestruturas de Dados Espaciais e seus impactos no Desenvolvimento Sustentável. 2012. (Seminário).

2nd INTERNATIONAL CONFERENCE AND EXIBITION ON GEOSPATIAL TECHNOLOGY AND APPLICATIONS.Padrões e Interoperabilidade: Melhoria do Sistema de Informação. 2012. (Simpósio).

II Seminário de Pesquisas da EACH - USP.Perspectivas para pesquisa, desenvolvimento, extensão e ensino em Infraestrutura de Dados Espaciais (IDE).. 2012. (Seminário).

Jornada INDE Academia.PESQUISAS ACADÊMICAS VOLTADAS À INDE ? EACH / USP. 2012. (Outra).

Jornada INDE Academia.Propostas de Programas de Capacitação para a INDE ? CONCAR. 2012. (Outra).

Jornada INDE Academia.Plenária para formação da Rede INDE Academia. 2012. (Outra).

PLURIS 2012 - 5o. Congresso Luso - Brasileiro para o Planejamento Urbano, Regional, Integrado e Sustentável. Membro do Comitê Científico. 2012. (Congresso).

III Jornada Latinoamericana e do Caribe do gvSIG. 2011. (Seminário).

Congresso Internacional PBL2010 - Aprendizagem Baseada em Problemas e Metodologias Ativas de Aprendizagem: Conectando pessoas, idéias e comunidades.. Membro do Comitê Científico (Coordenador de Área: Engenharia e Ciências Aplicadas. 2010. (Congresso).

Congresso Internacional PBL2010 - Aprendizagem Baseada em Problemas e Metodologias Ativas de Aprendizagem: Conectando pessoas, idéias e comunidades.. Sessão Oral de de Engenharia e Ciências Aplicadas. 2010. (Congresso).

Congresso Internacional PBL2010 - Aprendizagem Baseada em Problemas e Metodologias Ativas de Aprendizagem: Conectando pessoas, idéias e comunidades..Avaliação em Aprendizagem Baseada em Problemas. 2010. (Oficina).

IV Encontro Regional de Plantio na Palha. 2010. (Encontro).

PBL2010 International Conference - Problem-Based Learning and Active Learning Methodologies. 2010. (Congresso).

PBL2010 International Conference - Problem-Based Learning and Active Learning Methodologies. Joining of education, research and practice in projects and who will benef itfrom it.. 2010. (Congresso).

PBL2010 International Conference - Problem-Based Learning and Active Learning Methodologies.Workshop Assessment in Problem-Based Learning. 2010. (Oficina).

PLURIS 2010 - 4o. Congresso Luso-Brasileiro de Planejamento Urbano Regional Integrado e Sustentável, 4. Membro do Comitê Científico. 2010. (Congresso).

PLURIS 2010 - 4o. CONGRESSO LUSO BRASILEIRO PARA O PLANEJAMENTO URBANO, REGIONAL, INTEGRAL E SUSTENTÁVEL, 4. Uso de um simulador da web para identificação do nível de sustentabilidade de construções civis: uma ferramenta de apoio ao cidadão. 2010. (Congresso).

VII SIGA - Seminário para Integração em Gestão Ambiental. 2010. (Seminário).

Seminário Internacional ?Os Desafios da Agricultura Tropical?. 2009. (Simpósio).

Seminário Internacional "Risco, Saúde e Meio Ambiente". 2009. (Seminário).

SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SENSORIAMENTO REMOTO, 14.Membro do Comitê Técnico-científico. 2009. (Simpósio).

3o. CONGRESSO LUSO BRASILEIRO PARA O PLANEJAMENTO URBANO, REGIONAL INTEGRADO E SUSTENTÁVEL - PLURIS 2008. 2008. (Congresso).

Oficina de análise de dados do ambiente e atividade fíosica.Análise de Geoprocessamento: aplicações para a área de atividade física. 2008. (Oficina).

PLURIS 2008 - 3o. CONGRESSO LUSO BRASILEIRO PARA O PLANEJAMENTO URBANO, REGIONAL INTEGRADO E SUSTENTÁVEL. Membro do Comitê Científico. 2008. (Congresso).

Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água, XVII. 2008. (Encontro).

10TH International Conference on Computers in Urban Planning and Urban Management ? CUPUM.Membro do Comitê Científico. 2007. (Simpósio).

Jornada de Práticas Culturais e Cidadania.Uso sustentável dos recursos naturais e seus impactos no mercado consumidor. 2007. (Encontro).

Semana de Ciências Agrárias ? SECAM, XIX.Geoprocessamento aplicado à Agricultura e ao Meio Ambiente. 2007. (Seminário).

Seminário: Meio ambiente, controle de processos erosivos e proteção de áreas frágeis. 2007. (Seminário).

Seminário internacional ?Inovações e Qualidade no Ensino Superior, II.Membro da Comissão Científica. 2007. (Seminário).

SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SENSORIAMENTO REMOTO, 13.A dinâmica do desmatamento em duas cidades amazônicas: Rio Branco e Cruzeiro do Sul, Estado do Acre, no período de 1985 a 2003 ? uma análise preliminar.. 2007. (Simpósio).

SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SENSORIAMENTO REMOTO, 13.Membro do Comitê Técnico-científico. 2007. (Simpósio).

SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SENSORIAMENTO REMOTO, 13.Inovações Tecnológicas para Ensino e Aprendizagem de Senoriamento Remoto. 2007. (Simpósio).

Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP, 15.Membro da Comissão Avaliadora de Trabalhos e Coordenador de Mesa. 2007. (Simpósio).

VII Encontro Internacional Virtual Educa Brasil 2007.Implementação da aprendizagem on-line associada ao ensino presencial em Geoprocessamento. 2007. (Encontro).

2o. CONGRESSO LUSO BRASILEIRO PARA O PLANEJAMENTO URBANO, REGIONAL INTEGRADO E SUSTENTÁVEL - PLURIS 2006. Membro da Comissão de Avaliadores. 2006. (Congresso).

Information Technology Workshop.Information Technology Workshop. 2006. (Oficina).

INTERNATIONAL CONFERENCE ON ENGINEERING EDUCATION, 9. The importance of standardizing learning objects to be used as didatic material. 2006. (Congresso).

Seminário Internacional. 2006. (Seminário).

SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA USP, 14.coordenador de sessão. 2006. (Simpósio).

Simpósio Regional de Recuperação de Áreas Degradadas do Grande ABC: Gestão e Propostas. 2006. (Simpósio).

1o. CONGRESSO LUSO BRASILEIRO PARA O PLANEJAMENTO URBANO, REGIONAL INTEGRADO E SUSTENTÁVEL - PLURIS 2005. Membro do Comitê Científico. 2005. (Congresso).

Capacity building in Latin America.Wokshop Earth observations in the service of water management. 2005. (Oficina).

GEOINFO 2005 Simpósio Brasileiro de Geoinformática, VII.Round Table: Effective Strategies for Implementing e-learning on GeoInformatics.. 2005. (Oficina).

Jornada de educación en percepción remota en el ámbito del Mercosur. 5a. Jornada de educación en percepción remota en el ámbito del Mercosur. 2005. (Congresso).

Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada, 11.XI Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada. 2005. (Simpósio).

XII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto.Coordenador da Sessão Técnica Oral EDUC2 - Educação II. 2005. (Simpósio).

4a. Jornada de Educação em Sensoriamento Remoto no Âmbito do Mercosul. 4a. Jornada de Educação em Sensoriamento Remoto no Âmbito do Mercosul. 2004. (Congresso).

Curso de Política, Estratégia e Alta Administração do Exército.Ministrou a palestra Geprocessamento na Era Espacial em 30 de agosto. 2004. (Encontro).

Encontro de Bolsistas e Orientadores do PIBIC/CNPq Etapa 2004/2005, 3.3o. Encontro de Bolsistas e Orientadores do PIBIC/CNPq Etapa 2004/2005. 2004. (Encontro).

Seminário Aprendizagem à Distância: Conhecimento, Tecnologia e Inovação.Seminário Aprendizagem à Distância: Conhecimento, Tecnologia e Inovação. 2004. (Seminário).

Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP.Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP. 2004. (Simpósio).

GEOBRASIL 2003 Congresso e Feira de Geoinformação. Divulgação das atividades de ensino, pesquisa e extensão do Departamento de Engenharia de Transportes (Coordenação e Organização do estande na feira). 2003. (Congresso).

GIS BRASIL 2003 - 9o. Show Internacional de Geotecnologias.GIS BRASIL 2003 - 9o. Show Internacional de Geotecnologias. 2003. (Seminário).

Seminário de Inovação Pedagógica na formação do Engenheiro.Seminário de inovação pedagógica na formação do engenheiro. 2003. (Seminário).

Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto.XI Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto. 2003. (Simpósio).

Transferência de Geo-tecnologias a partir de resultados de pesquisa avançada: Exemplo NASA-INPE.Transferência de Geo-tecnologia a partir de resultados de pesquisa avançada: Exemplo NASA - INPE (coordenação e organização). 2003. (Seminário).

Workshop A questão da água nas grandes cidades brasileiras.Workshop A questão da água nas grandes cidades brasileiras. 2003. (Oficina).

Workshop Internacional.Transferência de Geo-tecnologias a partir de resultados de pesquisa avançada: Exemplo NASA-INPE. 2003. (Oficina).

II Workshop Internacional de Educação à Distância na USP.II Workshop Internacional de Educação à Distância na USP. 2002. (Oficina).

IX Congresso Internacional de Educação à Distância. IX Congresso Internacional de Educação à Distância. 2002. (Congresso).

Seminário Internacional de e-learning.Seminário Internacional de e-learning. 2002. (Seminário).

V Seminário de Atualização em Sensoriamento Remoto e Sistemas de Informações Geográficas Aplicados à Engenharia Florestal.V Seminário de Atualização em Sensoriamento Remoto e Sistemas de Informações Geográficas Aplicados à Engenharia Florestal. 2002. (Seminário).

Wokshop "GIS application for forests and plantation planning in Australia".Wokshop "GIS application for forests and plantation planning in Australia" - coordenação e organização. 2002. (Oficina).

Workshop: Information System Development.Workshop: Information System Development (Membro da Comissão Organizadora). 2002. (Seminário).

GEOBRASIL 2000 CONGRESSO E FEIRA INTERNACIONAL DE GEOINFORMAÇÃO. Congresso GeoBrasil. 2000. (Congresso).

II Congresso e Feira Internacional de Geoinformação. Congresso GeoBrasil 2000. 2000. (Congresso).

II Seminário da Pós-graduação em Geociências.II Seminário da Pós-graduação em Geociências. 1999. (Seminário).

II simpósio de Agricultura de precisão.II simpósio de Agricultura de Precisão. 1999. (Simpósio).

Gis Brasil 98 - congresso e Feira. GIS Brasil 98. 1998. (Congresso).

IX Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto.IX Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto. 1998. (Simpósio).

VI Simpósio de Quantificação em Geociências. VII Simpósio de Quantificação em Geociências. 1997. (Congresso).

Seminário da Pós-graduação.Seminário de Pós-Graduação em Geociências. 1996. (Seminário).

Simpósio de Usuário de IDRISI.Simpósio de Usuários de IDRISI. 1996. (Simpósio).

GIS Brasil 94 congresso e Feira. Congresso GIS Brasil 94. 1994. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Émerson Andrade Diniz

CINTRA, J. P.FONSECA JUNIOR, E S.FONSECA FILHO, H.. Avaliação de produtos aerofotogramétricos alternativos com câmaras digitais não métricas de pequeno formato em voo apoiado. 2016. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Flavia Renata Ferreira

LAROCCA, A. P. C.;CINTRA, J. P.FONSECA FILHO, H.. Segmentação do espaço urbano por meio de tecnologia Lidar aerotransportado. 2014. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Camila Souza dos Anjos

PONZONI, F. J.; EPIPHANIO, J. C. N.; FONSECA, L. M. G.; DUTRA, L. V.;HOMERO FONSECA FILHO. Análise de características radiométricas e geométricas dos dados CCD/CBERS-2. 2006. Dissertação (Mestrado em Sensoriamento Remoto) - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

Aluno: Pedro Antonio Vieira da Silva

SILVA, Ni. N.; ARMOND, J. E.;HOMERO FONSECA FILHO. Atlas das condições de vida e situação de saúde da população da subprefeitura da Capela do Socorro. 2006. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Marco Antônio Rucinski

HOMERO FONSECA FILHORODRIGUES, M.; DAVIS JUNIOR, C. A.. Sistema de Informações Geográficas na gestão de concessionárias de energia elétrica. 2004. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Carla Tereza de Chiara

HOMERO FONSECA FILHORODRIGUES, M.; DAVIS JUNIOR, C. A.. Sistema de Informações Geográficas na gestão de concessionárias de saneamento básico. 2004. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Rodrigo Affonso de Albuquerque Nóbrega

QUINTANILHA, J. A.; TOMASELLI, A. M. G.;HOMERO FONSECA FILHO. Análise do balanceamento de imagens aplicado a fotogrametria. 2002. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Mariana Abrantes Giannotti

HOMERO FONSECA FILHO; EPIPHANIO, J. C. N.; PAIVA, J. A. C.; FORMAGGIO, A. R.; MONTEIRO, A. M. V.. Geotecnologias na Análise de Problemas Sócio-Ambientais: O caso de Região de Piracicaba. 2001. Dissertação (Mestrado em Sensoriamento Remoto) - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

Aluno: Marcos Bravin dos Santos

HOMERO FONSECA FILHO; SALVADOR, N. N. B.; CHAUDHRY, F. H.. Proposta metodológica para o planejamento do uso agrícola da vinhaça, considerando os seus aspectos ambientais, por meio de sistema de informações geográficas. 2000. Dissertação (Mestrado em Ciências da Engenharia Ambiental) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Maria Teresa Manrique Sancho

FONSECA FILHO, H.; CALLEJO, M. A. M.; WACHOWICZ, M.. Desarrollo de mapas a través del diseo de experiencias de usuario. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Doctorado de Ingenietia Geográfica) - Universidad Politécnica de Madrid.

Aluno: Luciana Maria Gasparelo Spigolon

LAROCCA, A. P. C.; FRANCOSO, M. T.; GIANNOTTI, M. A.; RUSSO, M. A. T.;FONSECA FILHO, H.. A otimização de rede de transporte de RSU baseada no uso de SIG e análise de decisão multicritério para localização de aterros sanitários. 2015. Tese (Doutorado em Engenharia de Transportes) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Letícia Palazzi Peres

LOMBARDO, M. A.; GIANNOTTI, M. A.; BARROS, M. T. L.; MARTINS, J. R. S.;FONSECA FILHO, H.. Índice de vulnerabilidade urbana a alagamentos e deslizamentos de terra, em função de eventos extremos de clima, na Região Metropolitana de São Paulo: uma proposta de método. 2013. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Geografia Física) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.

Aluno: María Ester Gonzalez

Gil, D.G; SUBIRANA, J. C.; ANDOIAN, J. A. G.; CASTEDO, R. M. C.;FONSECA FILHO, H.. Las Infraestructuras de Datos Espaciales (IDE) como un recurso educativo TIC. Estrategias de formación y difusión para el profesorado de la Educación Secundaria Obligatoria. 2012. Tese (Doutorado em Programa de Doctorado de Ingenietia Geográfica) - Universidad Politécnica de Madrid.

Aluno: Marcia de Andrade Pereira

HOMERO FONSECA FILHO; SILVA, A. N. R.; MENEZES, M. S.; BELHOT, R. V.; GONÇALVES, M. B.. Ensino-Aprendizagem em um contexto dinâmico - o caso de planejamento de transportes. 2005. Tese (Doutorado em Engenharia de Transportes) - Universidade de São Paulo.

Aluno: David Luciano Rosalen

HOMERO FONSECA FILHO; LORANDI, R.; SANTOS, J. E.; CAVALHEIRO, F.; BALLESTERO, S. D.. Utilização de um Sistema de Informações Geográficas associado à equação Universal de perda de solo no planejamento do ecoturismo no município de Santo Antônio do Pinhal. 2001. Tese (Doutorado em Ecologia e Recursos Naturais) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Luciana Maria Gasparelo Spigolon

LAROCCA, A. P. C.; SCHALCH, V.;FONSECA FILHO, H.. A otimização espacial de unidades de decisão-ação, infraestruturas e operações: Aplicações dos sistemas de informação geográfica à gestão de resíduos sólidos urbanos no Estado de são paulo. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia de Transportes) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Cyntia Virolli Cid Molina

LEYH, WCONTI, L. A.FONSECA FILHO, H.. Interoperabilidade entre os dados do Global Biodiversity Information Facility e do OpenStreetMap com padrão Darwin Core do Taxonomic Data Working Group. ?Estudo de caso elaborado com dados de ocorrências biológicas do Boto Cinza, Sotalia Guaianensis, RJ, Brasil. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Sustentabilidade) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Alfredo da Costa Melo Silva

RAIMUNDO, S.; TOMAZZONI, E. L.;FONSECA FILHO, H.. As práticas do Ecoturismo e Desenvolvimento Sustentável no município de Cananéia. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Lazer e Turismo) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Jade Noriko Santos Nishi

FONSECA FILHO, H.; SILVA FILHO, D. F.. Elaboração de Plano Diretor de Arborização Urbana do Campus da USP da Capital. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Ambiental) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Fernanda Rossi de Oliveira Ribeiro

FONSECA FILHO, H.; PEREIRA, D. A. C.. A transição da prática da agricultura tradicional para a orgânica: agricultores urbanos de Gruarulhos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Ambiental) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Amanda de Figueiredo José

FONSECA FILHO, H.; CORREA, C. H. W.; ALMEIDA, M. V.. Desastres naturais e seus impactos para a atividade turística Estudo de caso de um desastre natural: Vulcão Puyehue no Chile. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Lazer e Turismo) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Juliane Testai

FONSECA FILHO, H.; MORETTO, E. M.. Sustentaridade na construção civil: como a variável ambiental se insere na construção civil, através das certificações verdes. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Ambiental) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Renata Borges Capucho

VIANA, E.; NOLASCO, M. A.;FONSECA FILHO, H.. Implantação de coleta seletiva em empresas. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Ambiental) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Eliézer Paulilo Mantovani

CAZETTA, V.FONSECA FILHO, H.. A educação visual dos fôlderes de empreendimentos imobiliários: o papel das fotografias na produção de realidade(s). 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências da Natureza) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Juliane Testai

MORETTO, E. M.;FONSECA FILHO, H.. Sustentabilidade na construção civil: como a variável ambiental se insere na construção civil, através das certificações verdes.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Ambiental) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Raquel Alfieri Galera

FONSECA FILHO, H.; KUNTSCHIK, G.. Análise multianual do uso e ocupação do solo no Sistema de Áreas Protegidas do Contínuo da Cantareira: Os Parques Estaduais de Itaberaba e de Itapetinga, o Monumento Natural Estadual da Pedra Grande e a Floresta Estadual de Guarulhos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Ambiental) - Universidade de São Paulo.

Aluno: André Luis Munhoz Gulfier

FONSECA FILHO, HOMERO; SCHIESARI, L. C.. Matas ciliares e a atenuação do escoamento superficial de nutrientes em paisagens agrícolas.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Ambiental) - Escola de Artes, Ciências e Humanidades.

Aluno: Alexandre Antunes Ribeiro Filho

FONSECA FILHO, H.; ADAMS, C.. O Impacto da agricultura itinerante sobre o solo em florestas tropicais, com ênfase no remanescente de Mata Atlântica sob uso e ocupação de comunidades quilombolas no Vale do Ribeira (São Paulo, Brasil).. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Ambiental) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Sara Lais de Souza

FONSECA FILHO, H.CONTI, L. A.; KUNTSCHIK, G.. Desmatamento em áreas de Cerrado: Avaliação mediante técnicas de geoprocessamento. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Ambiental) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Marta Betioli Calemi

FONSECA FILHO, H.; MORETTO, E. M.. A vulnerabilidade ambiental da bacia hidrográfica do Alto Paranapanema em função da Usina Hidrelétrica de Jumirim. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Ambiental) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Alessandra Kaunert de Souza

FONSECA FILHO, H.; MORETTO, E. M.. Análise dos Impactos da desapropriação decorrente da implantação de parques lineares na região da Zona Leste do Município de São Paulo. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Ambiental) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Fátima Yuriko Kubota e Ilton Miyazato

SANTANNA., L. G.;FONSECA FILHO, HOMERO. Influência de procedimentos para amostragem e conservação de solo contaminado na dosagem de BTEX. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Ambiental) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Fabiana Shyton de Andrade

FONSECA FILHO, HOMERO; QUEIROZ FILHO, A. P.; LUCHIARI, A.. A utilização das Geotecnologias para o mapeamento do uso e cobertura da terra: um estudo do Rio da Fartura no Reservatório da UHE Chavantes, SP. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Vicente Cassiano de Almeida

FONSECA FILHO, HOMERO. Análise do crescimento da seringueira Hevea spp consorciado com café na região de Lavras - Estado de Minas Gerais. 1993. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: Pedro Antonio Vieira da Silva

HOMERO FONSECA FILHOSILVA, Ni. N.; ARMOND, J. E.. Atlas das condições de vida e situação de saúde da população da Subprefeitura de Capela do Socorro. 2005. Outra participação, Universidade de São Paulo.

ROSALEN, D. L.FONSECA FILHO, HOMERO; SOUZA, C. G.. Concurso Público de Provas e Títulos Para Provimento de Cargos da Carreira de Professor de Educação Superior - UEMG. 2019. Universidade do Estado de Minas Gerais.

FONSECA FILHO, H.. Processo Seletivo de provas para o provimento de um cargo de Prof. Doutor. 2016. Universidade de São Paulo.

BALBO, J T; MARTE, L C; MITISHITA, E. A.;FONSECA FILHO, H.; ROCHA, M. M.. Concurso para o cargo de Professor Doutor do Depto. de Engenharia de Minas e de Petróleo na especialidade "Informações Espaciais e Geoprocessamento aplicados à Eng. de Petróleo. 2013. Escola Politécnica da USP.

ANTUNES, M.A.H.; DEBIASI, P.;DI MAIO, A.C.; IESCHECK, A.L.;FONSECA FILHO, H.. Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Assistente na área de Sistemas de Informação Geográfica. 2011. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

HOMERO FONSECA FILHO; SINISGALLI, P.A.A.; OLIVEIRA, P.V.; GUNTER, W.M.R.; SCHVARTZ, C.. Presidente da banca do concurso para o provimento de um cargo de Professor Doutor para a disciplina Poluição do Solo e Gestão de Resíduos do curso de Gestão Ambiental. 2009. Universidade de São Paulo.

HOMERO FONSECA FILHO; SANTOS, E. T.. Presidente da banca para concurso público de téccnico especialista em laboratório para o Laboratório de Geoprocessamento. 2003. Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

HOMERO FONSECA FILHO. Avaliador de trabalhos na Feira Brasileira de Ciências e Engnharia - FEBRACE 2006. 2006. Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

HOMERO FONSECA FILHO. Membro do Comitê Técnico-Científico do 2 CONGRESSO LUSO BRASILEIRO PARA O PLANEJAMENTO URBANO REGIONAL INTEGRADO SUSTENTÁVEL. 2006. Universidade do Minho.

HOMERO FONSECA FILHO. Membro do Comitê Técnico-Científico do XII Simpósio Brasileiro Sensoriamento Remoto. 2005. Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

HOMERO FONSECA FILHO. Membro do Comitê Técnico-Científico do 1 CONGRESSO LUSO BRASILEIRO PARA O PLANEJAMENTO URBANO REGIONAL INTEGRADO SUSTENTÁVEL. 2005. Universidade do Minho.

HOMERO FONSECA FILHO. Avaliador de trabalhos na Feira Brasileira de Ciências e Engnharia - FEBRACE 2004. 2004. Universidade de São Paulo.

HOMERO FONSECA FILHO. Avaliador dos trabalhos apresentados no 12 Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP para indicação de prêmio de distinção. 2004. Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

HOMERO FONSECA FILHO. Membro do Corpo Consultivo para avaliação de trabalhos a serem publicados no livro Série em Ciências Geodésicas - Volume 2 - Pesquisas em Ciências Geodésicas 2002. 2002. Universidade Federal do Paraná.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Iandara Alves Mendes

MENDES, I. A.. OTIMIZAÇÃO DE UM SISTEMA ESPECIALISTA NA AVALIAÇÃO DE TERRAS PARA FINS DE REFLORESTAMENTO. 1999. Tese (Doutorado em Geociências e Meio Ambiente) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Iandara Alves Mendes

MENDES, I. A.. MÉTODOS E TÉCNICAS NA AVALIAÇÃO AGRÍCOLA DE TERRAS COM VISTAS AO REFLORESTAMENTO. 1997. Exame de qualificação (Doutorando em Geociências e Meio Ambiente) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Antonio Luiz Fancelli

FANCELLI, A. L.. Participação em banca de mestrado.. 1993. Dissertação (Mestrado em Fitotecnia) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz.

Antonio Luiz Fancelli

FANCELLI, A. L.. Exame de qualificação.. 1991. Outra participação, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz.

Hilton Thadeu Zarate do Couto

GARCIA, Gilberto José;COUTO, H. T. Z.; PINTO, Sérgio dos Anjos F; MENDES, Iandara Alves; VIADAMA, Maria Isabel de F. Otimização de um sistema especialista na avaliação de terras para fins de reflorestamento. 1999. Tese (Doutorado em Geociências e Meio Ambiente) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Joilson Anunciação Garcia

Assistentes virtuais inteligentes de informação geográfica para alavancar a governança e empoderar os cidadãos: um estudo para desastres naturais; ; Início: 2019; Dissertação (Mestrado profissional em Sustentabilidade) - Universidade de São Paulo; (Orientador);

Larissa Oliveira Duarte

Algodão Orgânico no Brasil: produção, mercado e perspectivas para o setor têxtil; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em TÊXTIL E MODA) - Universidade de São Paulo; (Coorientador);

Aline Queiroz de Souza

INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE PARA A TRANSIÇÃO AGROECOLÓGICA NA ZONA SUL DE SÃO PAULO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS DE UMA POLÍTICA PÚBLICA AGROAMBIENTAL; Início: 2017; Dissertação (Mestrado profissional em Ambiente, Saúde e Sustentabilidade) - Universidade de São Paulo; (Coorientador);

Cyntia Virolli Cid Molina

Geotecnologias para agricultura sustentável (título provisório); Início: 2019; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade) - Universidade de São Paulo; (Orientador);

Cyntia Virolli Cid Molina

Interoperabilidade entre o modelo dados do Taxonomic Data Working Group (TDWG) e tags; do OpenStreetMap para a espécie Sotalia Guaianensis; 2016; Dissertação (Mestrado em Sustentabilidade) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Homero Fonseca Filho;

Vinicius de Araújo Maeda

Desenvolvimento de objetos de aprendizagem para ensino de Geoprocessamento; 2007; 0 f; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Homero Fonseca Filho;

Letícia Palazzi Perez

Dinâmica do desmatamento e suas relações com as vias de acesso em duas cidades amazônicas: Rio Branco e Cruzeiro do Sul, Acre, no período de 1985 a 2003; ; 2007; 0 f; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Homero Fonseca Filho;

Fabiana Shyton de Andrade

Aprendizagem on-line na implementação de recursos tecnológicos como apoio à disciplina presencial de geoprocessamento; ; 2007; 0 f; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Homero Fonseca Filho;

AYLIN ANDREA TORRES VILORIA

ESTABLECIMIENTO DE UN ÍNDICE DE CALIDAD DE COBERTURA VEGETAL EN EL MUNICIPIO DE PIRACICABA, SAO PAULO- BRASIL, MEDIANTE EL USO DE IMÁGENES SATELITALES; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em INGENIERÍA AMBIENTAL) - Universidad de Cordoba - Colômbia, UNIVERSIDAD DE CÓRDOBA; Orientador: Homero Fonseca Filho;

Leonardo de Toledo Breguez

O Cadastro Ambiental Rural no Estado de São Paulo: uma análise da informação geográfica autodeclarada; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão Ambiental) - Universidade de São Paulo; Orientador: Homero Fonseca Filho;

Juan Carlos Petro Hernandez

EVALUACIÓN DE LA SOSTENIBILIDAD DEL PARQUE ECOLÓGICO DO TIETÊ ? NÚCLEO ENGENHEIRO GOULART ? BRASIL: UNA APLICACIÓN DEL BARÓMETRO DE SOSTENIBILIDAD; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em INGENIERÍA AMBIENTAL) - Universidad de Cordoba - Colômbia, UNIVERSIDAD DE CÓRDOBA; Orientador: Homero Fonseca Filho;

Lilibeth López León

EVALUACIÓN DE LA SUSTENTABILIDAD DEL SISTEMA DE PRODUCCIÓN AGROECOLÓGICO EN EL ASENTAMIENTO DON PEDRO CASALDÁLIGA, SÃO PAULO-BRASIL, POR MEDIO DEL USO DE INDICADORES; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em INGENIERÍA AMBIENTAL) - Universidad de Cordoba - Colômbia; Orientador: Homero Fonseca Filho;

Amanda de Figueiredo José

Desastres naturais e seus impactos para a atividade turística ? Estudo de caso de um desastre natural: Vulcão Puyehue no Chile; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Lazer e Turismo) - Universidade de São Paulo; Orientador: Homero Fonseca Filho;

Renata Borges Capucho

Implantação de Coleta Seletiva em Empresas; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão Ambiental) - Universidade de São Paulo; Orientador: Homero Fonseca Filho;

Fernando Gandolfo Damico

Supervisão e monitoramento ambiental decorrentes da construção do Rodoanel Mario Covas ? trecho sul ? lote 2; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão Ambiental) - Universidade de São Paulo; Orientador: Homero Fonseca Filho;

Vicente Cassiano de Almeida

Análise do crescimento da seringueira Hevea spp consorciado com café na região de Lavras - Estado de Minas Gerais; 1993; 23 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade Federal de Lavras, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Homero Fonseca Filho;

Marcia Harumi Ito

O uso do QGIS no ensino de graduação em Gestão Ambiental; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Gestão Ambiental) - Universidade de São Paulo, Universidade de São Paulo - Pró-Reitoria de Graduação; Orientador: Homero Fonseca Filho;

César Juliano dos Santos Alves

Uso de bases cartográficas digitais públicas, livres ou abertas na Internet para ensino e aprendizagem de Cartografia -Parte II; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Gestão Ambiental) - Universidade de São Paulo, Universidade de São Paulo - Pró-Reitoria de Graduação; Orientador: Homero Fonseca Filho;

Guilherme Andretta Pompermayer

Uso de bases cartográficas digitais públicas, livres ou abertas na Internet para ensino e aprendizagem de Cartografia; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Gestão Ambiental) - Universidade de São Paulo, Universidade de São Paulo; Orientador: Homero Fonseca Filho;

Beatriz Paula Leite

Uso de bases cartográficas digitais públicas, livres ou abertas na Internet para ensino e aprendizagem de Cartografia; ; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Gestão Ambiental) - Universidade de São Paulo, Universidade de São Paulo - Pró-Reitoria de Graduação; Orientador: Homero Fonseca Filho;

Marcelo Gaioso Werneck

Implementação de uma base de dados digitais da EACH/USP na Internet com softwares abertos e livres; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Sistemas de Informação) - Universidade de São Paulo, Universidade de São Paulo - Pró-Reitoria de Cultura Extensão Universitária; Orientador: Homero Fonseca Filho;

Adriana João da Silva

Análise da percepção do aluno quanto aos objetos de aprendizagem disponibilizados virtualmente através de Tecnologias de Informação e Comunicação (CoL), nas disciplinas Cartografia Temática e Natureza e Tipos de Solos do curso de Gestão Ambiental da EACH/USP; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Gestão Ambiental) - Universidade de São Paulo, Universidade de São Paulo; Orientador: Homero Fonseca Filho;

Eric Bruno Maldonado Geglio

Análise do uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) por alunos da disciplina Cartografia Temática do Curso de Gestão Ambiental da EACH/USP; 2010; Iniciação Científica - Universidade de São Paulo, Universidade de São Paulo; Orientador: Homero Fonseca Filho;

Vanessa Almeida de Godoy

Análise da vocação do estudante de Gestão Ambiental para o aprendizado via ensino à distância e análise de sua acessibilidade aos recursos de informática; ; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Gestão Ambiental) - Universidade de São Paulo, Universidade de São Paulo; Orientador: Homero Fonseca Filho;

Sebastiao Gonçalves Paixao

Pesquisa e desenvolvimento de material didático para análise de relevo no ensino de Cartografia; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Gestão Ambiental) - Escola de Artes, Ciências e Humanidades, Universidade de São Paulo; Orientador: Homero Fonseca Filho;

Carolina Caon Pucci

Espacialização de dados do ambiente e de atividades físicas de moradores do Distrito Ermelino Matarazzo, em São Paulo ? SP; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Gestão Ambiental) - Universidade de São Paulo, Santander Banespa; Orientador: Homero Fonseca Filho;

Felipe D`Agosto Toledo

Análise de um curso de Geoprocessamento que dispõe ténicas de ensino à distância como complemento ao ensino presencial; 2005; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Homero Fonseca Filho;

Gisela Mangabeira de Sousa

Análise do perfil do aluno de graduação da disciplina Geoprocessamento da EPUSP e sua percepção em relação ao uso de algumas técnicas de ensino à distância como apoio ao ensino presencial; 2004; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Homero Fonseca Filho;

Thiago Cardoso Pellegrini

Levantamento do perfil dos alunos da disciplina Geoprocessamento; 2003; 30 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade de São Paulo; Orientador: Homero Fonseca Filho;

William Nascimento Tavares

Identificação da demanda por treinamentos em Informações Espaciais; 2003; 1 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade de São Paulo; Orientador: Homero Fonseca Filho;

Ricardo de Godoy Cravo Arduino

Modelagem de um banco de dados para o mapeamento de solos no Centro de Ciências Agrárias da UFSCar; 2001; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Agronômica) - Universidade Federal de São Carlos; Orientador: Homero Fonseca Filho;

Gustavo Semensato Abrão

Método para obtenção de valores de erosividade de chuva interpolados para uso em SIG, utilizandoo programa IDRISI na Bacia Hidrográfica do Rio Jacaré-Pepira; 2001; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Agronômica) - Universidade Federal de São Carlos; Orientador: Homero Fonseca Filho;

Alan Silvério da Silva

Articulação Sistemática de Cartas Topográficas do Brasil; 2000; Iniciação Científica - Universidade Federal de São Carlos; Orientador: Homero Fonseca Filho;

Olavo de Arruda Mello Filho

Análise do Crescimento da Seringueira e do Café Consorciados na região de Lavras, MG; 1995; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Florestal) - Universidade Federal de Lavras, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Homero Fonseca Filho;

Mario Luiz de Moraes Rocha

Análise do crescimento da seringueira e do café consorciados na região de Lavras; 1995; 0 f; Iniciação Científica - Universidade Federal de Lavras, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Homero Fonseca Filho;

Vicente Cassiano de Almeida

Competição de Clones de Seringueira na Reigão Sul do Estado de Minas Gerais; 1993; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Florestal) - Universidade Federal de Lavras, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Homero Fonseca Filho;

Silvia Regina Meira

Análise do crescimento da seringueira Hevea spp na região de Lavras, MG; 1993; Iniciação Científica - Universidade Federal de Lavras, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Homero Fonseca Filho;

Simoni Santana Silva

Análise do crescimento da seringueira Hevea spp na região de Lavras, MG; 1992; Iniciação Científica - Universidade Federal de Lavras, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Homero Fonseca Filho;

Sergio Guedes Barbosa

Competição de clones de seringueira na região Sul do Estado de Minas Gerais; 1991; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Florestal) - Universidade Federal de Lavras, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Homero Fonseca Filho;

Diego Pinheiro de Menezes

Estágio do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino - PAE; 2016; Orientação de outra natureza; (Gestão Ambiental) - Universidade de São Paulo; Orientador: Homero Fonseca Filho;

Thelma Ferreira Dias Thomaz Palmeiras

Tutoria em Resolução de Problemas /RP/ Programa de Aperfeiçoamento do Ensino (PAE); 2013; Orientação de outra natureza; (Gestão Ambiental) - Universidade de São Paulo; Orientador: Homero Fonseca Filho;

Caroline Salles

Tutoria para alunos de Graduação; 2012; Orientação de outra natureza; (Engenharia Agonômica) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz; Orientador: Homero Fonseca Filho;

Débora Fernanda Lopes Vicente

Monitoria na disiciplina Poluição do Solo na EACH/USP; 2009; Orientação de outra natureza; (Gestão Ambiental); Orientador: Homero Fonseca Filho;

Thais Lopes Monteiro

Momitoria na dsciplina Cartografia Temátca na Escola de Artes, Ciênci e Humaniades da USP; 2009; Orientação de outra natureza; (Gestão Ambiental); Orientador: Homero Fonseca Filho;

Victor Peres e Perez

Monitoria na disciplina Natureza e Tipos de Solos; 2008; Orientação de outra natureza; (Gestão Ambiental) - Universidade de São Paulo, Universidade de São Paulo; Orientador: Homero Fonseca Filho;

Fabiano Leite Gonzales

Desenvolvimento de exercícios práticos para Cartografia Temática; 2007; Orientação de outra natureza; (Gestão Ambiental) - Universidade de São Paulo, Universidade de São Paulo; Orientador: Homero Fonseca Filho;

Ana Paula Souza da Gama

Monitoria na disiciplina Cartografia Temática; 2007; Orientação de outra natureza; (Gestão Ambiental) - Universidade de São Paulo, Universidade de São Paulo; Orientador: Homero Fonseca Filho;

Priscila Pavoni Faraco

Monitoria na disciplina Cartografia Temática; 2007; Orientação de outra natureza; (Gestão Ambiental) - Universidade de São Paulo, Universidade de São Paulo; Orientador: Homero Fonseca Filho;

Thiago Simonato Sanches

Desenvolvimento de repositório de objetos de aprendizagem para área de Informações Espaciais; 2006; 0 f; Orientação de outra natureza - Escola Politécnica da USP; Orientador: Homero Fonseca Filho;

Hélio Fonseca

Ensino à Distância Corporativo visando treinamento em empresas, na área de Engenharia; 2006; 0 f; Orientação de outra natureza - Escola Politécnica da USP; Orientador: Homero Fonseca Filho;

Vinicius de Araújo Maeda

PAE Programa de Aperfeiçoamento de Ensino; 2006; Orientação de outra natureza; (Engenharia Civil) - Escola Politécnica da USP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Homero Fonseca Filho;

Kazumitsu Thiago Bugs Wakassa

Proodução de material didático para ensino à distância e via WEB; 2005; 0 f; Orientação de outra natureza - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo; Orientador: Homero Fonseca Filho;

Erica Okamura

Produção de material didático para ensino à distância e via WEB; ; 2005; Orientação de outra natureza; (Engenharia Civil) - Universidade de São Paulo; Orientador: Homero Fonseca Filho;

Ângelo Fernandes

A utilização de tecnologias para ensino virtual no geoprocessamento; 2004; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Homero Fonseca Filho;

Marcos Bravin dos Santos

Uso de um Sistema de Informações Geográficas no planejamento da aplicação de vinhaça em talhões de cana-de-açúcar; 2003; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade de São Paulo; Orientador: Homero Fonseca Filho;

Antonio Morelli Arruda Junior

Educação em Geoprocessamento; 2003; 0 f; Orientação de outra natureza - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo; Orientador: Homero Fonseca Filho;

Michele Tizuka

utilização dos softwares de geoprocessamento IDRISI e SPRING; 2002; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade de São Paulo; Orientador: Homero Fonseca Filho;

Fábio Renato Pires

Organização da mapoteca e fototeca do Laboratório de Geoprocessameto do Cenro de Ciências Agrárias da UFSCar; 2001; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Federal de São Carlos; Orientador: Homero Fonseca Filho;

Chrystian Watanabe

Organização da mapoteca e da fototeca do Laboratório de Geoprocessamento o Centro de Ciências Agrárias da UFSCar; 2001; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Federal de São Carlos; Orientador: Homero Fonseca Filho;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Gilberto José Garcia

Metodos e técnicas na avaliação de terras para fins de reflorestamento; 1999; Tese (Doutorado em Geociencias e Meio Ambiente) - Instituto de Geociências, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Gilberto José Garcia;

Antonio Luiz Fancelli

Perfil tecnológico e sócio-econômico da cultura da seringueira no planalto paulista; ; 1993; 145 f; Dissertação (Mestrado em Fitotecnia) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Antonio Luiz Fancelli;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • JAEGER, JOYCE MENESES DA SILVA ; CANDIANI, GIOVANO ; VIANA, EDNILSON ; SIMÕES, ANDRÉ FELIPE ; FONSECA FILHO, HOMERO ; SOUZA, FERNANDA DE MARCO DE . Influência do inóculo na co-digestão anaeróbia de resíduos alimentares e grama. Revista Ibero-americana de Ciências Ambientais , v. 11, p. 146-156, 2020.

  • OLIVEIRA DUARTE, LARISSA ; KOHAN, LAIS ; PINHEIRO, LUCIANO ; FONSECA FILHO, HOMERO ; BARUQUE-RAMOS, JULIA . Textile natural fibers production regarding the agroforestry approach. SN Applied Sciences , v. 1, p. 914, 2019.

  • HIRATA, G. ; VIANA, E. ; HOMERO FONSECA FILHO ; UENO, H. M. ; SIMOES, A. F. . Caracterização de pellets plásticos na Praia do Tombo, município do Guarujá, SP, Brasil. REVISTA INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS , v. 7, p. 202-216, 2018.

  • OLIVEIRA TIEZZI, RAFAEL DE ; VIEIRA, NATHALIA DUARTE BRAZ ; SIMOES, ANDRE FELIPE ; FILHO, HOMERO FONSECA ; VIANA, EDNÍLSON ; MOUETTE, DOMINIQUE ; DOMINGUES, MARIANA SOARES . Impacts of Climate Change on Hydroelectric Power Generation - A Case Study Focused in the Paranapanema Basin, Brazil. JOURNAL OF SUSTAINABLE DEVELOPMENT , v. 11, p. 140-149, 2018.

  • ALVES, FELIPE AUGUSTO ; VIANA, EDNILSON ; UENO, HELENE MARIKO ; SIMÕES, ANDRÉ FELIPE ; FILHO, HOMERO FONSECA . CARACTERIZAÇÃO DE PELLETS PLÁSTICOS EM PRAIAS DO LITORAL NORTE DO ESTADO DE SÃO PAULO. Revista Gestão e Sustentabilidade Ambiental , v. 7, p. 300-314, 2018.

  • CAGNON, FABIANA ALVES ; FRANCISCO, ALLAN DOMBROWSKI ; VIANA, EDNILSON ; FILHO, HOMERO FONSECA . A inadequabilidade técnica da aplicação da NBR 10.004 para a caracterização e classificação de solos escavados com potencial de contaminação. MULTITEMAS (UCDB) , v. 23, p. 71, 2018.

  • ROTH, R. E. ; COLTEKIN, A. ; DELAZARI, L. ; FONSECA FILHO, H. ; GRIFFIN, A. L. ; HALL, A. ; KORPI, J. ; LOKKA, I. ; MENDONCA, A. ; OOMS, K. ; ELZAKKER, C. P. V. . User studies in cartography: opportunities for empirical research on interactive maps and visualizations. International Journal of Cartography , v. 3, p. 1-29, 2017.

  • MOLINA, C. V. C. ; GAMA, A. P. ; FONSECA FILHO, H. . Análise dos instrumentos de planejamento através do SIG e do uso de dados espaciais oficiais disponibilizados na internet para avaliação do plano de desenvolvimento sustentável da Baia de Sepetiba ? RJ, Brasil. INOVAE - JOURNAL OF ENGINEERING AND TECHNOLOGY INNOVATION , v. 5, p. 80-95, 2017.

  • ITO, M. H. ; FONSECA FILHO, H. ; CONTI, L. A. . Uso do software livre QGIS (Quantun Gis) para ensino de Geoprocessamento em nível superior. REVISTA CARTOGRÁFICA , v. 94, p. 127-148, 2017.

  • FLORINDO, ALEX ANTONIO ; GARCIA, LEANDRO MARTIN TOTARO ; GUIMARÃES, VANESSA VALENTE ; SALVADOR, EMANUEL PÉRICLES ; FONSECA, HOMERO ; REIS, RODRIGO SIQUEIRA ; FARIAS JÚNIOR, JOSÉ CAZUZA . Escore de ambiente construído relacionado com a prática de atividade física no lazer: aplicação numa região de baixo nível socioeconômico. Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano (Impresso) , v. 15, p. 243-255, 2013.

  • BARUQUE-RAMOS, J. ; FONSECA FILHO, H. ; FREIRE, M. V. ; PERES, S. M. . Aprendizagem Baseada em Problemas: experiências na área de engenharias e ciências aplicadas. ComCiência (UNICAMP) , v. 115, p. 1, 2010.

  • PEREZ, L. P. ; KUPLICH, T. M. ; SOUSA, R. C. A. ; HOMERO FONSECA FILHO . Estimativa de desmatamento em Cruzeiro do Sul, Estado do Acre, no período de 1985 a 2003. Geografia (Rio Claro. Impresso) , v. 32, p. 475-486, 2007.

  • GARCIA, G. J. ; ANTONELLO, S. L. ; MAGALHÃES, M. G. M. ; HOMERO FONSECA FILHO . SIAT - Sistema de Avaliação de Terras - V. 2.0. Científica (São Paulo) , Jaboticabal, v. 31, n.1, p. 19-25, 2003.

  • GARCIA, G. J. ; ANTONELLO, S. L. ; MAGALHÃES, M. G. M. ; HOMERO FONSECA FILHO . SIAT - LAND EVALUATION SYSTEM - V. 2.0. Científica (São Paulo) , Jaboticabal, v. 31, n.1, p. 26-30, 2003.

  • HOMERO FONSECA FILHO ; MEDRADO, M. J. S. ; COSTA, J. D. ; LEAL, R S ; POMPERMAYER, S A . Influência da época de poda da planta matriz na produção de brotações para produção de estacas de clone GT1 de Hevea brasiliensis.. Boletim de Pesquisa Florestal. Embrapa Florestas , Curitiba, v. 1, n.1, p. 1-11, 2000.

  • HOMERO FONSECA FILHO ; NORONHA, J. F. ; MELGAÇO, S. B. . Seleção de seringueiros para a administração de miniusinas de produção de borracha natural no Estado do Acre.. Revista de Economia e Sociologia Rural , Brasília, v. 26, n.4, p. 429-442, 1988.

  • HOMERO FONSECA FILHO ; NORONHA, J. F. ; MELGAÇO, S. B. . Caracterísiticas sócio-econômicas dos membros das associações de seringueiros beneficiadores de látex através de miniusinas. O Solo , Piracicaba, v. 79, n.1 e 2, p. 78-82, 1987.

  • BAPTISTA, G. C. ; HOMERO FONSECA FILHO ; LOUREIRO, P. E. A. V. . Controle da saúva-parda com isca de dodecacloro e seus resíduos em solos e pastagens.. Pesquisa Agropecuária Brasileira , Brasília, v. 20, n.3, p. 273-276, 1985.

  • HOMERO FONSECA FILHO ; MEDRADO, M. J. S. ; COSTA, J. D. . Influência da época da poda do clone GT1 de Hevea brasiliensis na produção de brotações para frmação de estacas em jardim clonal. Comunicado Técnico Embrapa Florestas , Colombo - PR, v. 85, p. 1-4, 2002.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

GARCIA, G. J. ; ESPÍNDOLA, C. R. ; TEIXEIRA, A. L. A. ; OLIVETTI, G. S. ; ANTONELLO, S. L. ; HOMERO FONSECA FILHO . SIAT - Sistema de Avaliação de Terras, versão 2. 1999.

FONSECA FILHO, H. . Estação Geodésica EACH da Rede Brasileira de Monitoramento Contínuo dos Sistemas GNSS (RBMC). 2018.

FONSECA FILHO, H. . Reunião de Trabalho de Atualização do Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia. 2014.

FONSECA FILHO, H. . Grupo de Trabalho Técnico nomeado pela Reitoria da USP. 2013.

HOMERO FONSECA FILHO . Parecer sobre relatório de Programa de iniciação científica sem sem financiamento. 2008.

FONSECA FILHO, HOMERO . Simposio de Sostenibilidad Ambiental 8 y 9 de Noviembre. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

HOMERO FONSECA FILHO . Sensoriamento Remoto: Pequeno manual de plataformas, sensores e Produtos.. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

HOMERO FONSECA FILHO ; SOUSA, G. M. ; QUINTANILHA, J. A. ; RODRIGUES, M. . Trabalho Prático de Sensoriamento Remoto. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

HOMERO FONSECA FILHO . Sensoriamento remoto. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

HOMERO FONSECA FILHO . Tratamento digital de imagens. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

HOMERO FONSECA FILHO . Processamento de imgens de radar. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

HOMERO FONSECA FILHO . Introdução à modelagem de um SIG ambiental. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

HOMERO FONSECA FILHO . Tecnologia de precisão na agricultura. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

HOMERO FONSECA FILHO . Sensoriamento remoto. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

HOMERO FONSECA FILHO . Tratamento digital de imagens. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

HOMERO FONSECA FILHO . Processamento de imagens de radar. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

HOMERO FONSECA FILHO . Introdução à modelagem de um SIG ambiental. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

HOMERO FONSECA FILHO . Tecnologia de precisão na agricultura. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

HOMERO FONSECA FILHO . Sensoriamento remoto. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

HOMERO FONSECA FILHO . Tratamento digital de imagens. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

HOMERO FONSECA FILHO . Processamento de imagens de radar. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

HOMERO FONSECA FILHO . Geoestatística. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

HOMERO FONSECA FILHO . Tecnologia de precisão na agricultura. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

HOMERO FONSECA FILHO . Geoprocessamento em Estudos de Solos: um foco no programa IDRISI. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

HOMERO FONSECA FILHO . Programa IDRISI: aplicações na agricultura e meio ambiente. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

HOMERO FONSECA FILHO . SIG aplicado ao meio ambiente. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

HOMERO FONSECA FILHO . Sensoriamento remoto. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

HOMERO FONSECA FILHO . Tratamento digital de imagens. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

HOMERO FONSECA FILHO . Introdução à modelagem de um SIG ambiental. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

HOMERO FONSECA FILHO . Processamento de imagens de radar. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

HOMERO FONSECA FILHO . Tecnologia de precisão na agricultura. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

HOMERO FONSECA FILHO . SIG aplicado ao meio ambiente. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

HOMERO FONSECA FILHO . Geoestatísitca. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

HOMERO FONSECA FILHO . Curso de Extensão em Sistemas de Informações Geográficas. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

HOMERO FONSECA FILHO . Curso de Especialização em Geoprocessamento. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

HOMERO FONSECA FILHO . Sensoriamento remoto. 2000. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Capítulo de Apostila).

HOMERO FONSECA FILHO . O Desenvolvimento Ecologicamente Sustentado e os Sistemas de Produção Agrícola e Florestal.. 1994. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Capítulo de Apostila).

HOMERO FONSECA FILHO . Manejo de Campo: Cobertura com Leguminosas, Consorcição com Cultivos Anuais e Perenes, Controle de Ervas Daninhas. 1992. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

HOMERO FONSECA FILHO . Manejo de Campo: Cobertura com Leguminosas, Consorcição com Cultivos Anuais e Perenes, Controle de Ervas Daninhas. 1992. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Capítulo de Apostila).

HOMERO FONSECA FILHO ; BERNARDES, M. S. . Uso de microcomputadores no controle da sangria e da produção.. 1990. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Capítulo de Apostila).

BERNARDES, M. S. ; VEIGA, A S ; HOMERO FONSECA FILHO . Mercado brasileiro de borracha natural.. 1990. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Capítulo de Apostila).

NEVES, E. M. ; AZEVEDO FILHO, A. J. B. V. ; ALMEIDA, A. ; SCHENKEL, C. ; HOMERO FONSECA FILHO ; TAKITANE, I. C. ; KORNIJEZUK, N. ; BORREANI, O. P. ; SARTORELI, S. R. P. ; MORAiS, V. A. . Borracha cultivada no Brasil; Custos de produção e análise de rentabilidade em condições de risco.. 1989. (Relatório de pesquisa).

NEVES, E. M. ; AZEVEDO FILHO, A. J. B. V. ; ALMEIDA, A. ; SCHENKEL, C. ; HOMERO FONSECA FILHO ; TAKITANE, I. C. ; KORNIJEZUK, N. ; BORREANI, O. P. ; SARTORELI, S. R. P. ; MORAiS, V. A. . Borracha cultivada no Brasil; Custos de produção e análise de rentabilidade em condições de risco.. 1988. (Relatório de pesquisa).

HOMERO FONSECA FILHO . Confusão na Roça. 2008. Teatral.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2020 - Atual

    Assistentes virtuais inteligentes de informação geográfica para alavancar a governança e empoderar os cidadãos: um estudo para desastres naturais., Descrição: Prospectar o arcabouço conceitual e modelos modernos e efetivos de governança que sirvam para instituições responsáveis pela gestão de riscos socioambientais e socorro em situações de desastres naturais. Prospectar que ferramentas (publicações, softwares, sites e geoportais da internet) podem alavancar o nível de governança de instituições e o nível de empoderamento da população. Prospectar o arcabouço conceitual e o potencial dos assistentes virtuais de informação geográfica no contexto da governança e do acesso da população à informação geográfica. Prospectar as relações destes objetivos com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas, no contexto de cidades sustentáveis. O projeto pretende colaborar com e se integrar ao projeto Red IDEAIS. Asistentes Inteligentes para las Infraestruturas de DatosEspaciales.financiado pelo CYTED.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . , Integrantes: Homero Fonseca Filho - Coordenador / Miguel Ángel Bernabé Poveda - Integrante / Luis Américo Conti - Integrante / Joilson Anunciação Garcia - Integrante / Flávia Noronha Dutra Ribeiro - Integrante / José de Jesús Pérez Alcázar - Integrante / Diego Seco - Integrante.

  • 2017 - Atual

    ESTABLECIMIENTO DE UN ÍNDICE DE CALIDAD DE COBERTURA VEGETAL EN EL MUNICIPIO DE PIRACICABA, SAO PAULO- BRASIL, MEDIANTE EL USO DE IMÁGENES SATELITALES, Descrição: La cobertura vegetal es considerada un factor importante para el mantenimiento de los ecosistemas, en cuanto brinda soporte y actua como mejoradora de suelos, alberga macro y mircoorganismos, fundamentales en los procesos biogeoquimicos; almacena dioxido de carbono (uno de los principales compuestos generador del efecto invernadero), disminuye procesos erosivos y regula regimenes de humedad y temperatura en los suelos. En este sentido, identificar areas vulnerables en terminos de vigorosidad vegetativa es de gran importancia en la gestion ambiental de los ecosistemas. Este estudio tuvo por objeto establecer un Índice de Calidad de Cobertura Vegetal (ICCA) en el municipio de Piracicaba, Sao Paulo; mediante el uso de imágenes satelitales, a traves de las cuales se calcularan los indices de vegetación NDVI, GNDVI, SAVI, MSI y NSI, que permiten analizar el estado de las coberturas vegetales en terminos de actividad fotosintetica, estrectura celuar de las hojas, contenido de agua en las plantas y áreas sin coberturas. Los resultados muestran que las coberturas con predominancia en el área de estudio corresponde a cultivos (48195,17 ha), suelo expuesto (36031,2 ha) y pastos (24873,82 ha), representando el 35,0% 25.8% y 18,1% promedio anual para el periodo 2017 respectivamente. La mayor dinámica de cambio es presentada por las coberturas de cultivos y suelo expuesto dada su relación con la actividad agrícola del municipio. Los índices NDVI, GNDVI, SAVI, MSI y NSI muestran variaciones considerables entre las distintas estaciones climáticas (verano, otoo, invierno. primavera) debido a las condiciones ambientales y la incidencia de energía térmica y su relación directa con el comportamiento espectral de las distintas cubiertas del terreno. El Índice de Calidad de Cobertura Vegetal (ICCV) muestra variaciones para las coberturas en las distintas estaciones climáticas, indicando en términos generales que las coberturas con mejor calidad corresponde a bosques naturales, plantaciones forestales y cultivos semipermanentes. La mayor dinamica del ICCV se presento en las áreas destinadas a cultivos, debido a las distintas etapas de estos; en tal sentido, la aplicación del índice resulta más conveniente en áreas con coberturas vegetativas al mostrar poca variación en las áreas artificializadas (infraestuctura urbana) y cuerpos de agua.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Homero Fonseca Filho - Coordenador / Luis Américo Conti - Integrante / Doris Mejía Ávila - Integrante / MENEZES, D. P. - Integrante / AYLIN ANDREA TORRES VILORIA - Integrante., Financiador(es): Universidad de Cordoba - Colômbia - Bolsa.

  • 2017 - Atual

    Indicadores de sustentabilidade para a transição agroecológica na zona sul de São Paulo: desafios e perspectivas de uma política pública agroambiental, Descrição: Para que a agricultura possa atingir maiores patamares de sustentabilidade é necessária a mudança dos modos de produção convencionais, adotando práticas mais sustentáveis de produção de alimentos. No Estado de São Paulo está sendo desenvolvido o Protocolo de Transição Agroecológica e de estímulo à produção orgânica, uma política pública promovida pelas secretarias de Estado do Meio Ambiente e da Agricultura e Abastecimento (SMA/SAA) em parceria com organizações da sociedade civil, visando estimular a transição agroecológica de agricultores familiares por meio do estímulo à adoção de boas práticas agroambientais e emissão de um certificado de transição aos agricultores. A partir de um estudo de caso na região sul do município de São Paulo, onde a transição agroecológica acontece há mais de dez anos, a pesquisa pretendeu propor e validar uma matriz de indicadores de sustentabilidade para o monitoramento e a avaliação do processo de transição agroecológica, tendo como referência a multifuncionalidade da agricultura familiar e as múltiplas dimensões da sustentabilidade (ambiental-produtiva, socio-cultural e econômica). A proposta é que a matriz seja uma ferramenta que possa ser aplicada por técnicos de ATER e apropriada gradualmente pelos agricultores. A partir da caracterização das unidades produtivas cadastradas no protocolo e das entrevistas realizadas com agricultores e técnicos, foi possível identificar como pontos críticos: a falta de mão-de-obra qualificada, a falta de infra-estrutura para a produção e comercialização (como implementos, insumos e veículos próprios), a dificuldade em gerir a demanda e planejar a produção e a insuficiência de infraestrutura de saneamento para conservar as fontes de água. Além disso os resultados apontam para a necessidade de desenvolver uma abordagem mais participativa na aplicação do protocolo com vistas à troca de conhecimentos e apropriação da ferramenta pelos agricultores.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Homero Fonseca Filho - Integrante / Ednilson Viana - Coordenador / Aline Queiroz de Souza - Integrante.

  • 2017 - Atual

    Usabilidad de Geoportales IDE: evaluación a través de técnicas de eye-tracking, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) María Ester Gonzalez em 09/05/2017., Descrição: Informações geográficas são muito úteis e demandadas pela sociedade moderna em todo o mundo e são imprescindíveis para o planejamento e desenvolvimento econômico social e sustentável. A disponibilização de Informações Geográficas tem migrado do balcão dos institutos geográficos e dos produtores para a internet por meio dos geoportais das Infraestruturas de Dados Espaciais (IDE). O objetivo do projeto consiste em desenhar e realizar diferentes experimentos relacionadas com a percepção visual e a legibilidade da informação geográfica disponíveis em geoportais, com base em técnicas de rastreamento do movimento dos olhos (eye-tracking) para se obter o grau de inferência que pode ser assumido para usuários de diferentes perfis, ao utilizarem visualizadores de mapas disponíveis em geoportals de IDE. As ações deste projeto destinam-se a fornecer uma completa metodologia para avaliar a usabilidade dos visualizadores de mapas; responder a um dos problemas que determinam uma utilização limitada destes: a falta de usabilidade, entendendo-se por esta como "a eficácia, eficiência e satisfação com a qual um produto pode alcançar objetivos específicos para usuários específicos em um contexto específico". (ISO/IEC 9241). Como resultado desta pesquisa espera-se obter informações sobre o cumprimento dos parâmetros de usabilidade dos visualizadores de mapas de diferentes geoportais de IDE em análise para propor ações de melhoria, se for o caso e identificar a eficácia em termos de velocidade, clareza e quantidade de informações que podem ser percebidas e processadas em relação ao desempenho óptico humano.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Homero Fonseca Filho - Integrante / Miguel Ángel Bernabé Poveda - Integrante / María Ester Gonzalez - Coordenador / Valéria Oliveira Henrique de Araújo - Integrante / Pablo Morales Hermosilla - Integrante / Catalina Tapia Johnson - Integrante / María Graciela Barrera Vielma - Integrante / María Fernanda León Pazmio - Integrante / Esther Hochsztain - Integrante / Ana Karina Martínez - Integrante / María Alejandra Barrera - Integrante., Financiador(es): Instituto Panamericano de Geografía e Historia - Auxílio financeiro.

  • 2015 - Atual

    O Cadastro Ambiental Rural no Estado de São Paulo: uma análise da informação geográfica autodeclarada., Descrição: Pretende-se com este trabalho identificar alguns dos potenciais e limitações do CAR como ferramenta de gestão ambiental, contribuindo para o estudo e análise de sinergia e apoio do instrumento à outras políticas de ordenamento territorial e preservação com a perspectiva de integração das informações declaradas com as infraestruturas de dados espaciais de acesso público no Estado de São Paulo. Objetivos Específicos Análise da área de território georreferenciada pelo CAR em determinado município do estado de São Paulo em comparação com a área previamente referenciada de forma tradicional pelos órgãos ambientais. Analisar a validade e confiabilidade das informações autodeclaradas segundo características físicas usando métodos de georreferenciamento em softwares para identificação dos atributos do território (vegetação, corpos d`água, declividade).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Homero Fonseca Filho - Coordenador / David Luciano Rosalen - Integrante / Leonardo de Toledo Breguez - Integrante.

  • 2014 - 2016

    Uso do software livre Quantum GIS para ensino em curso de graduação em Gestão Ambienetal, Descrição: Com a disseminação e boa reputação de softwares livres na área de Geoprocessamento, surge uma oportunidade para os cursos de gradu-ação adotarem estes sistemas, devido à economia e qualidade que oferecem. O objetivo deste trabalho foi analisar a percepção dos alu-nos e docente da disciplina sobre o uso do software livre Quantum GIS (QGIS), para o ensino de Geoprocessamento. Foram aplicados aos alunos questionários com respostas fechadas e abertas e realizadas análises estatísticas de distribuição de frequência dos dados obtidos. Concluiu-se que 91% dos alunos desconheciam o QGIS; que 87% o utilizaram pela primeira vez e que este foi bem aceito por 89% dos alunos o que representa excelente opção.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Homero Fonseca Filho - Coordenador / Luis Américo Conti - Integrante / Marcia Harumi Ito - Integrante., Financiador(es): Universidade de São Paulo - Bolsa.Número de orientações: 1

  • 2014 - 2015

    Evaluación de la sostenibilidad del Parque Ecológico do Tietê ? Núcleo Engenheiro Goulart ? Brasil: una aplicación del barómetro de sostenibilidad, Descrição: El presente trabajo expone y discute los resultados obtenidos de la aplicación de la metodología del Barómetro de Sostenibilidad al Parque Ecológico do Tietê ? Núcleo Engenheiro Goulart ubicado entre los municipios de São Paulo y Guarulhos en la Región Metropolitana de São Paulo ? Brasil. La metodología utilizada es un método de análisis gráfico y bidimensional que incluye el bienestar humano y ecológico y mide el progreso de naciones, ciudades o sistemas específicos en dirección del desarrollo sostenible. Los objetivos misionales del parque en estudio son la prestación de servicios ambientales y de recreación y ocio a la comunidad, por lo que la aplicación de la metodología es oportuna. El principal objetivo fue evaluar el grado de sostenibilidad del parque utilizando la metodología antes mencionada, para esto se agregaron y evaluaron indicadores de sostenibilidad mediante escalas de desempeo y se identificaron las fortalezas y falencias a la sostenibilidad. El resultado muestra que el Parque Ecológico do Tietê ? Núcleo Engenheiro Goulart se encuentra en una condición intermedia muy próxima a la categoría de ?Casi sostenible? donde la única debilidad encontrada fue la calidad del agua superficial.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Homero Fonseca Filho - Coordenador / Mauricio Martínez López - Integrante / Juan Carlos Petro Hernández - Integrante.

  • 2012 - 2014

    Uso de bases cartográficas digitais públicas, livres ou abertas na Internet para ensino e aprendizagem de Cartografia., Descrição: 1. Introdução O desenvolvimento da informática propiciou grande impacto nas mais diversas atividades humanas, inclusive na forma de se coletar, armazenar analisar e produzir dados geoespaciais no formato digital, o que ganhou a denominação de Neocartografia, ou seja, nova cartografia. Propiciou, entre muitas possibilidades, a participação colaborativa dos cidadãos nestes processos o que fez surgir a Cartografia com Informações Geográficas de origem Voluntária, do inglês Volunteered Geographical Information (VGI). O domínio destas tecnologias é de fundamental importância para o profissional arrojado e moderno que de alguma forma necessite ao menos utilizar informações geoespaciais. Para tanto, é necessário incluir essas teorias e práticas nos cursos de graduação com o objetivo de criar competências. 2. Objetivos Os objetivos do projeto são: 1) prospectar sistemas de mapas livres e/ou abertos; 2) avaliar suas funcionalidades e 3) eleger um ou dois sistemas que sejam mais apropriados para aprendizagem de Neocartografia, 4) implementar e testar exercícios práticos para disciplinas de cursos de graduação. 3. Procedimentos Metodológicos Para atingir os objetivos propostos, deverão ser seguidos os seguintes procedimentos: 1) Revisão bibliográfica sobre sistemas de mapas digitais livres e/ou abertos na internet como, por exemplo, OpenStreetMap, Wikimapia, Geocaching entre outros. 2) Estudar as funcionalidades e o funcionamento dos sistemas de mapas digitais prospectados comparando-os entre si 3) Seleção de um ou dois sistema de mapas digitais e aprender sua utilização. 4) Preparar e configurar um computador e um aparelho GPS, se necessário, para a realização das atividades propostas. 5) Coletar dados geoespaciais de uma área de estudos e outras feições necessárias para a composição da base cartográfica digital. 6) Inserir os dados geoespaciais coletados no sistema de mapas digitais e analisá-los quanto a sua qualidade, bem como testar sua visualização. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Homero Fonseca Filho - Coordenador / Werner Leyh - Integrante / Guilherme Andretta Pompermayer - Integrante / Beatriz Paula Leite - Integrante / Marcelo Gaioso Werneck - Integrante., Financiador(es): Universidade de São Paulo - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 3

  • 2012 - 2014

    Infraestrutura de Dados Espaciais USP - IDE USP, Descrição: O projeto IDE USP tem como objetivo conceber, desenvolver e implementar uma Infraestrutura de Dados Espaciais que viabilize a organização, sistematização e compartilhamento do acervo de dados espaciais (mapas, dados georeferenciados, imagens de satélite, fotografias aéreas, entre outros) produzidos, adquiridos e utilizados pela Universidade de São Paulo. Constituir uma Infraestrutura de Dados Espaciais da USP significa economizar verba para aquisição de imagens de satélite e mapas digitais; economizar tempo de trabalho de funcionários, docentes e discentes na digitalização de mapas e organização de dados; potencializar pesquisas; oferecer um material de melhor qualidade para as atividades didáticas dentro da Universidade e possibilitar que a comunidade fora da USP tenha acesso a este acervo que tem sido produzido dentro da Universidade. Uma Infraestrutura de Dados Espaciais da USP poderá ser utilizada na área de ensino, como apoio de material didático, na área de pesquisa, potencializando a colaboração entre pesquisadores e aumentando a eficiência através de redução de re-trabalho e, principalmente, na área de extensão, uma vez que muitos dados poderão ser disponibilizados para toda comunidade, dados estes que podem servir de base para formulação de políticas públicas, divulgação de informações aos cidadãos além de outras funções que podem vir a assumir depois que forem disponibilizados a sociedade... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Homero Fonseca Filho - Integrante / José Alberto Quintanilha - Integrante / Mariana Abrantes Giannotti - Coordenador / Ailton Luchiari - Integrante / Alfredo Pereira de Queiroz Filho - Integrante / Edvaldo Simões da Fonseca Junior - Integrante / GERD SPAROVEK - Integrante / Ricardo Ribeiro Rodrigues - Integrante / Eunice Barbosa - Integrante / Ricardo Nader - Integrante / Edgar Spilla - Integrante / Amarylis Montagnolli - Integrante / Renata Lopes Rosa - Integrante / Marcelo Eduardo Giacaglia - Integrante / Gerardo Kuntschik - Integrante / Amauri Pereira de Oliveira - Integrante / Carlos Faggin - Integrante / Joseph Harari - Integrante / Ligia Vizeu Barrozo - Integrante / Marisa Dantas Bitencourt - Integrante / Reinaldo Paul Perez Machado - Integrante., Financiador(es): Universidade de São Paulo - Pró-Reitoria de Cultura Extensão Universitária - Outra.

  • 2012 - 2013

    Implantação de uma base cartográfica digital pública da EACH/USP/LESTE na Internet com softwares abertos e livres, Descrição: O projeto visa prospectar sistemas de mapas livres e abertos, coletar dados geoespaciais das ruas da EACH/USP/LESTE com GPS, Inserir os dados GPS coletados no sistema de mapa livre selecionado e disponibilizá-los na Internet de forma pública e livre. Este se justifica devido à inexistência de dados geoespaciais livres e abertos das ruas da EACH/USP. Tais dados, quando existem, se encontram completamente errados, pois, refletem o período anterior ao da construção da referida Escola. Ainda, estes sistemas são extremamente novos e requerem testes e pesquisas de desenvolvimento de procedimentos para sua utilização.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Homero Fonseca Filho - Coordenador / Guilherme Andretta Pompermayer - Integrante / Beatriz Paula Leite - Integrante / Marcelo Gaioso Werneck - Integrante., Financiador(es): Universidade de São Paulo - Pró-Reitoria de Cultura Extensão Universitária - Bolsa.Número de orientações: 1

  • 2010 - 2011

    Análise da percepção do aluno quanto aos objetos de aprendizagem disponibilizados virtualmente através de Tecnologias de Informação e Comunicação (CoL), nas disciplinas Cartografia Temática e Natureza e Tipos de Solos do curso de Gestão Ambiental da EACH/, Descrição: As disciplinas Cartografia Temática - ACH1056 e Natureza e Tipos de Solos ? ACH1085 do curso de Bacharelado em Gestão Ambiental da EACH/USP disponibilizam aos alunos matriculados vários objetos de aprendizagem através de Tecnologias de Comunicação e Informação (TICs), tais como materiais didáticos, atividades, exercícios, entre outros, para apoiar o ensino presencial com metodologias ativas de aprendizagem. A plataforma utilizada para isso é o sistema Cursos On Line (CoL) desenvolvido pela própria USP. Este sistema possui várias funcionalidades, mas o professor responsável por estas disciplinas selecionou certo conjunto de funcionalidades e certa configuração para disponibilizar tais objetos de aprendizagem, o que demanda, por parte do professor, certo esforço e dedicação. Assim, o que se questiona é: 1) quais as funcionalidades e materiais mais utilizados pelos alunos? 2) quais funcionalidades e quais materiais os alunos consideram mais e menos importantes? Há alguma funcionalidade que deveria ser utilizada e não é?. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Homero Fonseca Filho - Coordenador / Adriana João da Silva - Integrante., Financiador(es): Universidade de São Paulo - Bolsa.

  • 2010 - 2011

    Análise do uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) por alunos da disciplina Cartografia Temática do Curso de Gestão Ambiental da EACH/USP: o acesso ao CoL, Descrição: A disciplina Cartografia Temática da EACH/USP disponibiliza aos alunos matriculados algumas Tecnologias de Comunicação e Informação (TICs) para apoiar o ensino presencial com metodologias interativas de aprendizagem. Esta disponibilização é feita, principalmente, através do sistema Cursos On Line (CoL) desenvolvido pela própria USP. Este sistema rastreia o acesso dos alunos ao sistema, coletando dados sobre os acessos que este faz. No entanto, o sistema produz relatórios extremamente simples sobre o acesso dos alunos, deixando algumas perguntas sem resposta, como, por exemplo, quando e quanto o aluno acessa o sistema? Em que momentos do curso ocorrem estes acessos? Motivado por essas perguntas o objetivo deste trabalho é estudar o comportamento do aluno face às TICs disponíveis. Pretende-se através de análise estatística analisar os dados de acessos ao sistema CoL feitos pelos alunos da disciplina que será oferecida no 1 semestre de 2010 e comparar com os vários momentos que ocorrem na disciplina, tais como provas, aulas teóricas, aulas práticas, trabalhos de campo entre outros e comparar com dados que será obtidos através da aplicação de questionários.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Homero Fonseca Filho - Coordenador / Eric Bruno Maldonado Geglio - Integrante., Financiador(es): Universidade de São Paulo - Bolsa.

  • 2009 - 2011

    Análise da vocação do estudante de Gestão Ambiental para o aprendizado via ensino à distância e análise de sua acessibilidade aos recursos de informática, Descrição: Este projeto visa analisar a vocação do estudante de Gestão Ambiental para aprender utilizando recursos e ferramentas de aprendizado eletrônico e técnicas de ensino à distância em disciplinas do curso de Bacharelado em Gestão Ambiental, na Escola de Artes, Ciências e Humanidades. Sabe-se que a implantação de ferramentas de ensino à distancia nesta modalidade de ensino ou como apoio ao ensino presencial exige um planejamento acerca do perfil dos alunos e de sua disponibilidade de acesso aos recursos de informática, tanto de equipamentos quanto de acesso à Internet. Assim este trabalho pretende verificar essas questões através de levantamentos com questionários e análises estatísticas. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Homero Fonseca Filho - Coordenador / Vanessa Almeida de Godoy - Integrante / Delhi Teresa Paiva Salinas - Integrante., Financiador(es): Universidade de São Paulo - Bolsa.Número de orientações: 1

  • 2009 - 2010

    Análise da sustentabilidade na área da construção civil, Descrição: A sociedade mundial clama por maiores cuidados com o ambiente em todas as atividades humanas. O setor da construção civil no Brasil é uma das atividades econômicas que pode provocar impactos ambientais bastante altos, se a obra for construída nos moldes tradicionais. Em resposta a esta demanda pela diminuição dos impactos ambientais, várias tecnologias, técnicas e práticas tem sido desenvolvidas, estudadas e implementadas buscando novos modelos, processos e produtos para que a construção civil se torne, cada vez mais, sustentável. Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi identificar e analisar o nível de sustentabilidade de dois edifícios presentes no campus da universidade. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) . , Integrantes: Homero Fonseca Filho - Coordenador / Eric Bruno Maldonado Geglio - Integrante / Guilherme Andretta Pompermayer - Integrante / Débora Tomaszewski - Integrante / Frederic Puerta Garcia - Integrante / Gabriel Trettel Silva - Integrante / Larissa Bellezi - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 2008 - 2012

    Atividade física e sua relação com o ambiente em adultos residentes em Ermelino Matarazzo da zona leste do município de São Paulo, Descrição: Este é meu projeto de docência na Universidade de São Paulo e tem como objetivo verificar a prevalência de atividade física e sua relação com o ambiente estrutural na população adulta do distrito de Ermelino Matarazzo na zona leste do município de São Paulo. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Homero Fonseca Filho - Integrante / Carolina Caon Pucci - Integrante / Alex Antonio Florindo - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1

  • 2008 - 2012

    Atividade física e sua relação com variáveis individuais e ambientais na população idosa residente em Ermelino Matarazzo da Zona Leste do município de São Paulo, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Homero Fonseca Filho - Integrante / Carolina Caon Pucci - Integrante / Alex Antonio Florindo - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1

  • 2008 - 2010

    Espacialização de dados do ambiente e de atividades físicas de moradores do Distrito Ermelino Matarazzo, em São Paulo, SP, Descrição: Os objetivos deste trabalho são: prospectar sistemas computacionais ou softwares que permitam a visualização e espacialização de dados de atividades físicas e ambiente (conforme pesquisa citada anteriormente), que seja, de preferência, gratuito, de domínio público e que permita desenvolver um padrão de apresentação de dados espaciais na forma de mapas temáticos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Homero Fonseca Filho - Coordenador / Carolina Caon Pucci - Integrante / Alex Antonio Florindo - Integrante., Financiador(es): Universidade de São Paulo - Bolsa.Número de orientações: 1

  • 2005 - 2007

    Estimativa do desmatamento em Cruzeiro do Sul e Rio Branco, Estado do Acre, no período de 1985 A 2003, Descrição: Mapeamento do desmatamento em Cruzeiro do Sul e Rio Branco no Estado Acre para o período de 1985 a 2003. Cooperação com INPE. Objetivos: - Mapear as mudanças na cobertura florestal dos dois municípios mencionados relacionadas ao corte raso para o período de 1985 a 2003, usando metodologia do PRODES.. Atividades - Formação do banco de dados no SPRING, com as imagens Landsat/TM e informações adicionais disponíveis (originárias do ZEE e PRODES). - Registro das imagens - Aplicação do modelo de mistura, segmentação, classificação e mapeamento de classes. - Interpretação das imagens - edição matricial. - Geração de cartas com extensão de área desmatada. - Estimativa da área desmatada e taxas de desmatamento.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Homero Fonseca Filho - Coordenador / Letícia Palazzi Perez - Integrante / Tatiana Mora Kuplich - Integrante / Dalton de Morisson Valeriano - Integrante / Rita de Cassya Almeida Sousa - Integrante., Financiador(es): Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - Cooperação., Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 1

  • 2004 - 2005

    Repositório de objetos de aprendizagem sobre Informações Espaciais, Descrição: As tecnologias interativas, em especial multimídia e hipermídia baseadas na Internet, ampliam significativamente as alternativas para redução de distância na educação. Utilizando-se dessas tecnologias, o meio acadêmico vem investindo em projetos de ensino a distância, buscando levar ensino de qualidade, educação científica mais contextualizada, menos fragmentada e com maior clareza. A proposta deste projeto é disseminar os conceitos de Geoprocessamento através dos Objetos de Aprendizagem, onde estarão dispostas gratuitamente, num centro de aprendizagem, informações que sirvam para a USP e outras Instituições em seus cursos de Graduação ou Pós-Graduação.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Homero Fonseca Filho - Coordenador / Gisela Mangabeira de Sousa - Integrante / William Nascimento Tavares - Integrante / Vinícius de Araújo Maeda - Integrante / Thiago Simonato Sanches - Integrante / Felipe D'Agosto Toledo - Integrante., Financiador(es): Universidade de São Paulo - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 6 / Número de orientações: 1

  • 2004 - 2005

    Estudo do uso de técnicas de geoprocessamento em aplicações de engenharia de transportes, Descrição: O objetivo deste projeto á o levantamento de dados e a geração de material didático sobre o uso de técnicas de geoprocessamento em aplicações de engenharia de transportes. Esses dados serão levantados, principalmente, através de pesquisas bibliográficas, referências reais de aplicação e do estudo de diferentes técnicas, tecnologias e ferramentas de geoprocessamento para aplicação em Engenharia de Transportes.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Homero Fonseca Filho - Coordenador / Gisela Mangabeira de Sousa - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 1

  • 2003 - 2004

    Gerenciamento Integrado de Bacias Hidrográficas em Áreas Urbanas / Projeto 02-CIAMB-01/97-03/01-2 - CCT-PADCT III, Descrição: Os objetivos estão concentrados na recuperação, preservação e conservação dos recursos hídricos, contemplando o desenvolvimento dos programas e ações necessários para o cumprimento desses propósitos. O Plano de Bacia Urbana deve estar em consonância com os princípios estabelecidos pela Lei 9433/97 e pelas leis estaduais correlatas. Diferentemente do planejamento tradicional, os planos concebidos segundo os preceitos da reforma gerencial do Estado, estabelecidos pela Presidência da República, através da Câmara de Reforma do Estado, têm como principal objetivo o desenvolvimento de instrumentos de gestão que permitam a definição progressiva e negociada de prioridades.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Homero Fonseca Filho - Integrante / José Alberto Quintanilha - Integrante / Diana Sarita Hamburger - Integrante / Witold Zmitowicz - Integrante / Mario Thadeu Leme Barros - Coordenador / Mônica Ferreira do Amaral Porto - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2003 - 2004

    Metodologia de geração de módulos educacionais para ensino à distância em Geoprocesamento, Descrição: Foi desenvolvido um plano de curso semelhante ao da disciplina presencial porém para oferecimento à distância. Foi pesquisada qual a forma de disponibilização dos materiais e conteúdos educacionais, bem como produzidos padrões de apresentação e objetos de aprendizagem.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Homero Fonseca Filho - Coordenador / José Alberto Quintanilha - Integrante / Marcos Rodrigues - Integrante / Gisela Mangabeira de Sousa - Integrante / William Nascimento Tavares - Integrante / Maria da Graça Moreira da Silva - Integrante., Financiador(es): Escola do Futuro - Cooperação., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1

  • 2003 - 2003

    Identificação da demanda por treinamentos em Informações Espaciais, Descrição: O objetivo deste projeto é identificar a demanda pública por treinamentos em Informações Espaciais e suas respectivas modalidades de ensino. Aproveitou-se a oportunidade em que o Laboratório de Geoprocessamento e o Laboratório de Topografia e Geodésia do PTR/EPUSP estiveram expondo suas atividades durante o 4o. Congresso e Feira de Geoinformação, GEOBRASIL 2003, realizado em São Paulo entre 21 e 23 de maio de 2003, para a coleta dos dados. Durante o referido evento os visitantes do estande da EPUSP foram incentivados a responder um questionário. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Homero Fonseca Filho - Coordenador / José Alberto Quintanilha - Integrante / Marcos Rodrigues - Integrante / William Nascimento Tavares - Integrante / Edvaldo Simões da Fonseca Junior - Integrante., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1

  • 2002 - 2007

    Educação à Distância em Geoprocessamento, Descrição: Objetivo geral: desenvolvimento de uma linha de pesquisa em educação à distância (EAD) para a área de Geoprocessamento Objetivo principal: investigar métodos de EAD disponíveis e conceber novos métodos de ensino de Geoprocessamento à distância, com caráter assíncrono e complementar ao curso presencial (síncrono), para graduação.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (6) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Homero Fonseca Filho - Coordenador / José Alberto Quintanilha - Integrante / Marcos Rodrigues - Integrante / Thiago Cardoso Pellegrini - Integrante / Rosângela Leal Santos - Integrante / Gisela Mangabeira de Sousa - Integrante / Eduardo Toledo Santos - Integrante / William Nascimento Tavares - Integrante / Fabiana Shyton de Andrade - Integrante / Thiago Simonato Sanches - Integrante / Hélio Fonseca - Integrante / Felipe D'Agosto Toledo - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Universidade de São Paulo - Auxílio financeiro / Escola do Futuro - Cooperação., Número de produções C, T & A: 16 / Número de orientações: 5

  • 2002 - 2007

    Análise de materiais didáticos e de técnicas de Ensino à Distância no ensino de Geoprocessamento, Descrição: Este projeto teve como finalidade investigar o processo de implementação da aprendizagem on-line na disciplina Geoprocessamento e avaliar a percepção dos alunos do curso de Engenharia da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP), em relação a esta iniciativa, desenvolvida pelo Laboratório de Geoprocessamento (LABGEO). Além disso, procurou associar a aprendizagem on-line ao ensino presencial desta disciplina como alternativa de qualificação do processo de aprendizagem dos alunos. A avaliação desta modalidade de ensino (presencial apoiado por recursos on-line), por meio de questionários aplicados aos alunos, nos anos de 2003, 2004 e 2005, permitiu inferir que o uso pedagógico da tecnologia favorece e incentiva o estudo; favorece a aprendizagem; auxilia no processo de ensino em relação à avaliação, disponibilização de material didático etc. As atividades on-line associadas aos encontros presenciais tradicionais da disciplina permitiram ao final da investigação, identificar que há necessidade de transformar o processo de ensino-aprendizagem articulado às potencialidades tecnológicas, transformações necessárias à demandas sociais e profissionais do mundo atual.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) . , Integrantes: Homero Fonseca Filho - Coordenador / José Alberto Quintanilha - Integrante / Marcos Rodrigues - Integrante / Gisela Mangabeira de Sousa - Integrante / Fabiana Shyton de Andrade - Integrante / Vinícius de Araújo Maeda - Integrante / Thiago Simonato Sanches - Integrante / Hélio Fonseca - Integrante / Felipe D'Agosto Toledo - Integrante., Financiador(es): Universidade de São Paulo - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 11

  • 1998 - 2003

    Técnicas de Geoprocessamento no Estudo da Capacidade de Uso do solo da Bacia Hidrogáfica do Rio Jacaré-pepira, Descrição: O projeto visa o estudo da capacidade de uso do solo da Bacia Hidrográfica do Rio Jacaré-pepira.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Homero Fonseca Filho - Coordenador / Gilberto José Garcia - Integrante / Sérgio Luis Antonello - Integrante / Mônica Giacomassi de Menezes de Magalhães - Integrante / Michele Mayumi Tizuka - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa., Número de produções C, T & A: 16 / Número de orientações: 1

  • 1993 - 1995

    Análise de crescimento da seringueira e do café consorciados na região de Lavras, MG, Descrição: Análise do crescimento da seringueira e do café consorciados na região de Lavras, MG. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Homero Fonseca Filho - Coordenador / Olavo de Arruda Mello Filho - Integrante / Mario Luiz de Moraes Rocha - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 1

  • 1993 - 1995

    Competição de Clones de Seringueira na região sul do Estado de Minas Gerais, Descrição: Competição de Clones de seringueira na região Sul do Estado de Minas Gerais. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Homero Fonseca Filho - Coordenador / Sílvia Regina Meira - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 3

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2004 - 2007

    Desenvolvimento de objetos de aprendizagem para o ensino à distância de Geoprocessamento, Descrição: Projeto com finalidade de desenvolver objetos de aprendizagem para ensino de Geoprocessamento. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Homero Fonseca Filho - Coordenador / Vinícius de Araújo Maeda - Integrante / Thiago Simonato Sanches - Integrante / Felipe D'Agosto Toledo - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 20 / Número de orientações: 2

  • 2004 - 2007

    Desenvolvimento de objetos de aprendizagem para o ensino à distância de Geoprocessamento, Descrição: Projeto com finalidade de desenvolver objetos de aprendizagem para ensino de Geoprocessamento. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Homero Fonseca Filho - Coordenador / Vinícius de Araújo Maeda - Integrante / Thiago Simonato Sanches - Integrante / Felipe D'Agosto Toledo - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 20 / Número de orientações: 2

  • 2004 - 2007

    Desenvolvimento de objetos de aprendizagem para o ensino à distância de Geoprocessamento, Descrição: Projeto com finalidade de desenvolver objetos de aprendizagem para ensino de Geoprocessamento. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Homero Fonseca Filho - Coordenador / Vinícius de Araújo Maeda - Integrante / Thiago Simonato Sanches - Integrante / Felipe D'Agosto Toledo - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 20 / Número de orientações: 2

  • 2004 - 2007

    Desenvolvimento de objetos de aprendizagem para o ensino à distância de Geoprocessamento, Descrição: Projeto com finalidade de desenvolver objetos de aprendizagem para ensino de Geoprocessamento. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Homero Fonseca Filho - Coordenador / Vinícius de Araújo Maeda - Integrante / Thiago Simonato Sanches - Integrante / Felipe D'Agosto Toledo - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 20 / Número de orientações: 2

  • 2004 - 2007

    Desenvolvimento de objetos de aprendizagem para o ensino à distância de Geoprocessamento, Descrição: Projeto com finalidade de desenvolver objetos de aprendizagem para ensino de Geoprocessamento. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Homero Fonseca Filho - Coordenador / Vinícius de Araújo Maeda - Integrante / Thiago Simonato Sanches - Integrante / Felipe D'Agosto Toledo - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 20 / Número de orientações: 2

  • 2004 - 2007

    Desenvolvimento de objetos de aprendizagem para o ensino à distância de Geoprocessamento, Descrição: Projeto com finalidade de desenvolver objetos de aprendizagem para ensino de Geoprocessamento. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Homero Fonseca Filho - Coordenador / Vinícius de Araújo Maeda - Integrante / Thiago Simonato Sanches - Integrante / Felipe D'Agosto Toledo - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 20 / Número de orientações: 2

  • 2004 - 2007

    Desenvolvimento de objetos de aprendizagem para o ensino à distância de Geoprocessamento, Descrição: Projeto com finalidade de desenvolver objetos de aprendizagem para ensino de Geoprocessamento. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Homero Fonseca Filho - Coordenador / Vinícius de Araújo Maeda - Integrante / Thiago Simonato Sanches - Integrante / Felipe D'Agosto Toledo - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 20 / Número de orientações: 2

  • 2004 - 2007

    Desenvolvimento de objetos de aprendizagem para o ensino à distância de Geoprocessamento, Descrição: Projeto com finalidade de desenvolver objetos de aprendizagem para ensino de Geoprocessamento. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Homero Fonseca Filho - Coordenador / Vinícius de Araújo Maeda - Integrante / Thiago Simonato Sanches - Integrante / Felipe D'Agosto Toledo - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 20 / Número de orientações: 2

  • 2004 - 2007

    Desenvolvimento de objetos de aprendizagem para o ensino à distância de Geoprocessamento, Descrição: Projeto com finalidade de desenvolver objetos de aprendizagem para ensino de Geoprocessamento. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Homero Fonseca Filho - Coordenador / Vinícius de Araújo Maeda - Integrante / Thiago Simonato Sanches - Integrante / Felipe D'Agosto Toledo - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 20 / Número de orientações: 2

  • 2004 - 2007

    Desenvolvimento de objetos de aprendizagem para o ensino à distância de Geoprocessamento, Descrição: Projeto com finalidade de desenvolver objetos de aprendizagem para ensino de Geoprocessamento. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Homero Fonseca Filho - Coordenador / Vinícius de Araújo Maeda - Integrante / Thiago Simonato Sanches - Integrante / Felipe D'Agosto Toledo - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 20 / Número de orientações: 2

  • 2004 - 2007

    Desenvolvimento de objetos de aprendizagem para o ensino à distância de Geoprocessamento, Descrição: Projeto com finalidade de desenvolver objetos de aprendizagem para ensino de Geoprocessamento. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Homero Fonseca Filho - Coordenador / Vinícius de Araújo Maeda - Integrante / Thiago Simonato Sanches - Integrante / Felipe D'Agosto Toledo - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 20 / Número de orientações: 2

  • 2004 - 2007

    Desenvolvimento de objetos de aprendizagem para o ensino à distância de Geoprocessamento, Descrição: Projeto com finalidade de desenvolver objetos de aprendizagem para ensino de Geoprocessamento. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Homero Fonseca Filho - Coordenador / Vinícius de Araújo Maeda - Integrante / Thiago Simonato Sanches - Integrante / Felipe D'Agosto Toledo - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 20 / Número de orientações: 2

  • 2004 - 2007

    Desenvolvimento de objetos de aprendizagem para o ensino à distância de Geoprocessamento, Descrição: Projeto com finalidade de desenvolver objetos de aprendizagem para ensino de Geoprocessamento. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Homero Fonseca Filho - Coordenador / Vinícius de Araújo Maeda - Integrante / Thiago Simonato Sanches - Integrante / Felipe D'Agosto Toledo - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 20 / Número de orientações: 2

  • 2004 - 2007

    Desenvolvimento de objetos de aprendizagem para o ensino à distância de Geoprocessamento, Descrição: Projeto com finalidade de desenvolver objetos de aprendizagem para ensino de Geoprocessamento. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Homero Fonseca Filho - Coordenador / Vinícius de Araújo Maeda - Integrante / Thiago Simonato Sanches - Integrante / Felipe D'Agosto Toledo - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 20 / Número de orientações: 2

  • 2004 - 2007

    Desenvolvimento de objetos de aprendizagem para o ensino à distância de Geoprocessamento, Descrição: Projeto com finalidade de desenvolver objetos de aprendizagem para ensino de Geoprocessamento. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Homero Fonseca Filho - Coordenador / Vinícius de Araújo Maeda - Integrante / Thiago Simonato Sanches - Integrante / Felipe D'Agosto Toledo - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 20 / Número de orientações: 2

  • 2004 - 2007

    Desenvolvimento de objetos de aprendizagem para o ensino à distância de Geoprocessamento, Descrição: Projeto com finalidade de desenvolver objetos de aprendizagem para ensino de Geoprocessamento. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Homero Fonseca Filho - Coordenador / Vinícius de Araújo Maeda - Integrante / Thiago Simonato Sanches - Integrante / Felipe D'Agosto Toledo - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 20 / Número de orientações: 2

  • 2004 - 2007

    Desenvolvimento de objetos de aprendizagem para o ensino à distância de Geoprocessamento, Descrição: Projeto com finalidade de desenvolver objetos de aprendizagem para ensino de Geoprocessamento. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Homero Fonseca Filho - Coordenador / Vinícius de Araújo Maeda - Integrante / Thiago Simonato Sanches - Integrante / Felipe D'Agosto Toledo - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 20 / Número de orientações: 2

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2014

Menção Honrosa pelo projeto "Implantação de uma base cartográfica digital pública da EACH/USP/LESTE na Internet com softwares abertos e livres", 4o. Simpósio Aprender com Cultura e Extensão. Pró-Reitoria de Cultura e Extensão.

1991

Homenagem, Formandos da 14a. Turma de Engenharia Florestal da UFLa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade de São Paulo, Escola de Artes, Ciências e Humanidades. , Av. Arlindo Bettio, 1000, Parque Ecológico do Tietê, Ermelino Matarazzo, 03828000 - São Paulo, SP - Brasil, Telefone: (11) 30911029, Fax: (11) 36758950, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2017 - Atual

Universidad de Concepcion

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2017 - Atual

Instituto Panamericano de Geografia e História

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2014 - 2015

Universidad de Cordoba - Colômbia

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2011 - 2011

Carleton University

Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: visitante

Atividades

  • 08/2011 - 08/2011

    Estágios , Geomatics and Cartographic Research Centre, .,Estágio realizado, Estágio em Cybercartography.

2002 - Atual

Universidade de São Paulo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Doutor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 07/2019

    Ensino, Sustentabilidade, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Agricultura Sustentável (SUS 5004)

  • 06/2014

    Ensino, Engenharia de Transportes, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, PTR5741 Sistemas de Informacoes Espaciais

  • 03/2014

    Ensino, Sustentabilidade, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, SUS5012 Modelagem Matemática para Tratamento de Dados

  • 10/2013

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .,Cargo ou função, Membro do Grupo de Trabalho Técnico para acompanhamento das medidas necessárias para o cumprimento das exigências contantes na Licença de Operação no. 2118/2012, concedida pela CETESB à USP.

  • 06/2013

    Direção e administração, Escola de Artes, Ciências e Humanidades, .,Cargo ou função, Coordenador do Curso de Bacharelado em Gestão Ambiental.

  • 06/2013

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Artes, Ciências e Humanidades, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Graduação.

  • 02/2011

    Ensino, Gestão de Políticas Públicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ACH3786 Temas de Politicas Publicas II - Infraestrutura de Dados Espaciais para Gestão Pública

  • 11/2008

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Artes, Ciências e Humanidades, .,Cargo ou função, Membro Representante do Curso de Gestão Ambiental na Comissão Julgadora do Programa Ensinar com Pesquisa - PEP da EACH/USP.

  • 05/2007

    Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Artes, Ciências e Humanidades, .,Linhas de pesquisa

  • 04/2007

    Ensino, Gestão Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos de Cartografia (ACH1056), Natureza e Tipos de Solos (ACH1085), Resolução de Problemas I (ACH0041), Resolução de Problemas II (ACH0042), Resolução de Problemas IV (ACH1094)

  • 02/2010 - 02/2013

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Artes, Ciências e Humanidades, .,Cargo ou função, Presidente da Comissão de Seleção e Acompanhamento do Programa Ensinar com Pesquisa da EACH/USP e representante do curso de Gestão Ambiental.

  • 03/2008 - 03/2010

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Artes, Ciências e Humanidades, .,Cargo ou função, Membro da Comissão Permanente de Projeto de Formatura do Curso de Gestão Ambiental da EACH/USP.

  • 02/2009 - 02/2010

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Artes, Ciências e Humanidades, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Informática da EACH/USP (suplente).

  • 01/2008 - 01/2010

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Artes, Ciências e Humanidades, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Seleção e Acompanhamento do Programa Ensinar com Pesquisa da EACH/USP - Representante do Curso de Gestão Ambiental.

  • 06/2008 - 04/2009

    Outras atividades técnico-científicas , Escola de Artes, Ciências e Humanidades, Escola de Artes, Ciências e Humanidades.,Atividade realizada, Tutor de estágio da aluna Silvia Regina Stuchi Cruz na empresa Northshore Enginnering do Brasil Consultoria Ambiental LTDA..

  • 01/2008 - 01/2009

    Outras atividades técnico-científicas , Escola de Artes, Ciências e Humanidades, Escola de Artes, Ciências e Humanidades.,Atividade realizada, Tutor de estágio da aluna: Fatima Yuriko Kubota na empresa CMA Engenharia Ambiental Ltda..

  • 05/2008 - 11/2008

    Serviços técnicos especializados , Escola de Artes, Ciências e Humanidades, .,Serviço realizado, Tutor de estágio do aluno Fernando Jordani Feliti na Prefeitura de São Paulo.

  • 08/2007 - 08/2008

    Extensão universitária , Escola de Artes, Ciências e Humanidades, .,Atividade de extensão realizada, É membro, do Grupo de trabalho voluntário para Planejamento Ambiental do Campus da EACH/USP.

  • 09/2003 - 04/2008

    Ensino, Engenharia de Transportes, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, PTR-5009 - Sensoriamento remoto: plataformas, sensores, produtos, tendências e evolução

  • 02/2008 - 02/2008

    Serviços técnicos especializados , Escola de Artes, Ciências e Humanidades, .,Serviço realizado, Parece sobre afastamento de docente para pesquisa fora do país..

  • 01/2008 - 01/2008

    Serviços técnicos especializados , Escola de Artes, Ciências e Humanidades, .,Serviço realizado, Parecer sobre pedido de afastamento de docente para atividade no exterior.

  • 07/2007 - 12/2007

    Conselhos, Comissões e Consultoria, .,Cargo ou função, Membro da Comissão Temporária Para Elaboração da Proposta de Regulamento do Projeto de Formatura do Curso de Gestão Ambiental da EACH/USP..

  • 10/2007 - 10/2007

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Universitário da USP, .,Cargo ou função, Delegado Titular, reprensentante da EACH/USP no Colégio Eleitoral para a eleição dos representantes da categoria docente de Professor Doutor e respectivo suplente.

  • 09/2002 - 05/2007

    Pesquisa e desenvolvimento , Escola Politécnica, Departamento de Engenharia de Transportes.,Linhas de pesquisa

  • 09/2002 - 03/2007

    Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Concepção e Projeto de Soluções em Geoprocessamento (PTR2561), Geoprocessamento (PTR-2555), Geoprocessamento (PTR-321), Princípios de Geoprocessamento (PTR-2355)

  • 09/2005 - 02/2007

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola Politécnica, Departamento de Engenharia de Transportes.,Cargo ou função, Membro do GePoli - Grupo de Educação da EPUSP.

  • 06/2003 - 01/2007

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola Politécnica, Departamento de Engenharia de Transportes.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Graduação da EPUSP (suplente do representante do Depto. Eng. Transportes).

  • 06/2003 - 01/2007

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola Politécnica, Departamento de Engenharia de Transportes.,Cargo ou função, Membro da Coordenação de Organização Didática da Grande Área Civil. (COD-Civil). Suplente do representante do Depto..

  • 03/2005 - 12/2005

    Extensão universitária , Pró Reitoria de Cultura e Extensão, Universidade Aberta à Terceira Idade.,Atividade de extensão realizada, Curso de Geoprocessamento.

  • 03/2005 - 09/2005

    Outras atividades técnico-científicas , Escola Politécnica, Escola Politécnica.,Atividade realizada, Juiz no Comitê Científico do 1o. Congresso Luso Brasileiro para o Planejamento Urbano, Regional, Integrado e Sustentável.

  • 10/2004 - 03/2005

    Outras atividades técnico-científicas , Escola Politécnica, Escola Politécnica.,Atividade realizada, Membro do Comitê Científico do XII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto.

  • 09/2004 - 09/2004

    Serviços técnicos especializados , Escola Politécnica, Departamento de Engenharia de Transportes.,Serviço realizado, Parecer sobre trabalho/bolosa de inciação científica do CNPq/PIBIC/EP/USP.

  • 05/2004 - 05/2004

    Serviços técnicos especializados , Escola Politécnica, Departamento de Engenharia de Transportes.,Serviço realizado, Parecer sobre reconhecimento de título de mestre José Luis Rodrigues Yi.

  • 04/2004 - 05/2004

    Extensão universitária , Escola Politécnica, Departamento de Engenharia de Transportes.,Atividade de extensão realizada, Divulgação das atividades de ensino, pesquisa e extensão do Departamento de Engenharia de Transportes na Feira de Geoiformação GeoBrasil 2004 (Coordenação e Organização do estande na feira).

  • 10/2003 - 12/2003

    Outras atividades técnico-científicas , Escola Politécnica, Escola Politécnica.,Atividade realizada, Consultor e Revisor Científico ad hoc do Livro Temático - Série em Ciências Gedodésicas 2003 V.3.

  • 03/2003 - 11/2003

    Extensão universitária , Pró Reitoria de Cultura e Extensão, Universidade Aberta à Terceira Idade.,Atividade de extensão realizada, Curso de Geoprocessamento.

  • 03/2003 - 06/2003

    Extensão universitária , Escola Politécnica, Departamento de Engenharia de Transportes.,Atividade de extensão realizada, Divulgação das atividades de ensino, pesquisa e extensão do Departamento de Engenharia de Transportes na Feira de Geoiformação GeoBrasil 2003 (Coordenação e Organização do estande na feira).

  • 04/2003 - 04/2003

    Extensão universitária , Escola Politécnica, Departamento de Engenharia de Transportes.,Atividade de extensão realizada, Workshop Transferênica de Geo-tecnologias a partir de resultados de pesquisa avançada: Exemplo NASA-INPE.

  • 10/2002 - 10/2002

    Extensão universitária , Escola Politécnica, Departamento de Engenharia de Transportes.,Atividade de extensão realizada, Coordenação do Workshop "GIS application for forests and plantation planning in Australia".

  • 10/2002 - 10/2002

    Extensão universitária , Escola Politécnica, Departamento de Engenharia de Transportes.,Atividade de extensão realizada, Organização do Workshop "Information System Development".

2001 - 2002

Universidade Federal de São Carlos

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 8

Outras informações:
Foi colaborador voluntário do Núcleo de Geoprocessamento do Departamento de Engenharia Civil Os Cursos de Especialização foram ministrados pela UFSCar (em São Carlos) em convênio com: 1) Faculdades Integradas MirassoI - FAIMI (em Mirassol,SP); 2) Faculdade Michelangelo (em Brasília,DF)

1999 - 2001

Universidade Federal de São Carlos

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Engenheiro Agrônomo, Carga horária: 40

Outras informações:
Foi membro do Núcleo de Geoprocessamento da UFSCar Manteve vínculo com a UFLA, mas esteve prestando colaboração com a UFSCar, oficialmente. Os Cursos de Especialização foram ministrados pela UFSCar (em São Carlos) e em convênio com: 1) Faculdades Integradas MirassoI - FAIMI, em Mirassol, SP; 2) Faculdade Michelangelo, em Brasília, DF e 3) Escola de Engenharia de Lins, em Lins, SP

Atividades

  • 02/2002 - 08/2002

    Ensino, Geoprocessamento (São Carlos-SP), Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Sensoriamento Remoto, Tratamento Digital de Imagens, Processamento de Imagens de Radar, Introdução à Modelagem de um SIG Ambiental, Geoestatística, Tecnologia de Precisão na Agricultura

  • 02/2002 - 08/2002

    Ensino, Sistemas de Informações Geográficas/F.Michelangelo, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Sensoriamento Remoto, Tratamento Digital de Imagens, Processamento de Imagens de Radar, Introdução à Modelagem de um SIG Ambiental, Tecnologia de Precisão na Agricultura

  • 09/2001 - 08/2002

    Ensino, Sistemas de Informações Geográficas (FAIMI), Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Sensoriamento Remoto, Tratamento Digital de Imagens, Processamento de Imagens de Radar, Introdução à Modelagem de um SIG Ambiental, Geoestatistica, Tecnologia de Precisão na Agricultura

  • 03/2001 - 02/2002

    Ensino, Sistemas de Informações Geográficas (São Carlos), Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Geoestatísitca, Introdução à Modelagem de um SIG Ambiental, Tecnologia de Precisão na Agricultura, SIG Aplicado ao Meio Ambiente, Processamento Digital de Imagens de Radar, Tratamento Digital de Imagens, Sensoriamento Remoto

  • 01/2001 - 12/2001

    Outras atividades técnico-científicas , Universidade Federal de São Carlos, Universidade Federal de São Carlos.,Atividade realizada, Consultor e Revisor Científico da Revista CERES.

  • 08/2001 - 09/2001

    Serviços técnicos especializados , Centro de Ciências Agrárias da UFSCAR, Departamento de Recursos Naturais e Proteção Ambiental do CCA.,Serviço realizado, Consultor Ad Hoc do CNPq para avaliação e parecer de projetos de pesquisa.

  • 11/1999 - 09/2001

    Direção e administração, Centro de Ciências Agrárias da UFSCAR, Departamento de Recursos Naturais e Proteção Ambiental do CCA.,Cargo ou função, Coordenador do GEOLAB - Laboratório de Geotecnologia.

  • 10/1999 - 09/2001

    Serviços técnicos especializados , Centro de Ciências Agrárias da UFSCAR, Departamento de Recursos Naturais e Proteção Ambiental do CCA.,Serviço realizado, Revisor Científico da Revista Árvore - SIF.

  • 09/1999 - 09/2001

    Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Agrárias da UFSCAR, Departamento de Recursos Naturais e Proteção Ambiental do CCA.,Linhas de pesquisa

  • 09/1999 - 09/2001

    Ensino, Engenharia Agronômica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geotecnologia Agrícola e Ambiental, Física e Poluição do Solo (parcialmente), Planejamento do Uso da Terra (parcialmente), Fatores da Produção Agrícola (parcialmente)

  • 07/2001 - 07/2001

    Treinamentos ministrados , Centro de Ciências Agrárias da UFSCAR, Departamento de Recursos Naturais e Proteção Ambiental do CCA.,Treinamentos ministrados, Curso

  • 01/2000 - 12/2000

    Outras atividades técnico-científicas , Universidade Federal de São Carlos, Universidade Federal de São Carlos.,Atividade realizada, Consultor e Revisor Científico da Revista Árvore.

  • 03/2000 - 09/2000

    Extensão universitária , Centro de Ciências Agrárias da UFSCAR, Departamento de Recursos Naturais e Proteção Ambiental do CCA.,Atividade de extensão realizada, Professor da disciplina Sensoriamento Remoto no Curso de Extensão em Sistemas de Informações Geográficas da UFSCar/NGeo.

  • 07/2000 - 07/2000

    Ensino, Geoprocessamento (Escola de Engenharia de Lins), Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais em SIG: Geoestatítica

  • 07/2000 - 07/2000

    Extensão universitária , Centro de Ciências Agrárias da UFSCAR, Departamento de Recursos Naturais e Proteção Ambiental do CCA.,Atividade de extensão realizada, Curso "PROGRAMA IDRISI: Aplicação na Agricultura e Meio Ambiente", 40 horas. UNESP, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Jaboticabal.

2002 - 2002

FACULDADE MUNICIPAL "PROFESSOR FRANCO MONTORO"

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 8

Atividades

  • 02/2002 - 08/2002

    Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cartografia, Geoprocessamento e Climatologia

2001 - 2002

Universidade Federal de Lavras

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Engenheiro Agrônomo, Carga horária: 40

1987 - 1999

Universidade Federal de Lavras

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Engenheiro Agrônomo, Carga horária: 40

Atividades

  • 04/1997 - 11/1998

    Estágios , Departamento de Ciências Florestais, .,Estágio realizado, Digitalização de mapas temáticos, conversão e transporte de dados entre programas, geoprocessamento, sistemas de informações geográficas e sitemas especialistas para avaliação da capacidade de uso do solo.

  • 05/1987 - 12/1994

    Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Ciências Florestais, .,Linhas de pesquisa

  • 02/1987 - 11/1992

    Ensino, Engenharia Florestal, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Culturas de Espécies Florestais, Viveiros Florestais, Silvicultura

  • 03/1991 - 05/1991

    Ensino, Agronomia (Fitotecnia), Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, DCE-509 Processamento de Dados Aplicados à Agricultura

1984 - 1987

Superintendencia da Borracha

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Engenheiro Agrônomo, Carga horária: 40

Atividades

  • 08/1984 - 05/1987

    Serviços técnicos especializados , Divisão de Tecnologia Agrícola, .,Serviço realizado, Gestão de financiamento de linhas de pesquisa do Programa de Pesqisa com Seringueira no Brasl.