Ana Paula Teixeira Barreto

É bióloga graduada pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), licenciada em Ciências Biológicas, pós-graduada em Gestão Ambiental - MBA pela Faculdade Multivix em Vitória, Es e mestra em Políticas Sociais pela UENF. Possui experiência com intercâmbio realizado em Porto Rico na Universidad del Este durante o primeiro semestre de 2012. Na sua graduação fez estágio no Laboratório de Ciências Ambientais atuando em duas áreas distintas. No ano de 2009 ficou por 6 meses sob a Orientação do Dr. Carlos Eduardo Veiga Carvalho trabalhando com a digestão de amostras biológicas de organismos marinhos. Projeto este de cooperação bilateral Brasil Alemanha, dentro do Programa de Ciências do Mar intitulado: "Impacto de Poluentes da Monocultura de Cana de Açúcar em estuários e Águas Costeiras do NE-E do Brasil: "Transporte, destino e Estratégias de Gerenciamento Sustentável". No ano de 2010 a 2012 realizou estágio científico no mesmo laboratório sob a orientação do Dr. Carlos Eduardo de Rezende com um projeto intitulado "Caracterização de fontes de matéria orgânica do estuário do rio Paraíba do Sul, RJ, Brasil". Este último estágio rendeu um tema para sua monografia que foi definida como a "Determinação de fenóis derivados de Lignina no sistema radicular e nos sedimentos das espécies do manguezal do estuário do rio Paraíba do Sul, RJ, Brasil". Além disso atuou como bióloga assistente pela empresa Ekoterra Consultoria Ambiental em um levantamento de anuros e quirópteros feita nas proximidades do Complexo Portuário do Açu no município de São João da Barra. De junho de 2014 à Agosto de 2016 trabalhou como Sócioeducadora pela Fundação Norte Fluminense de Desenvolvimento Regional em um Projeto de Educação ambiental chamado, Territórios do Petróleo. Tal projeto foi um Convênio firmado entre UENF/Petrobras e fiscalizado pelo IBAMA, faz parte do Licenciamento Ambiental e atua em comunidades de 10 Municípios da Bacia de Campos que são vulneráveis aos impactos da cadeia produtiva do Petróleo.

Informações coletadas do Lattes em 02/12/2018

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Políticas Sociais

2016 - 2018

Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
Título: ANÁLISE DAS RELAÇÕES INSTITUCIONAIS EM UM PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO DE CASO DO PROJETO TERRITÓRIOS DO PETRÓLEO,Ano de Obtenção: 2018
Carlos Eduardo de Rezende.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Projetos de Educação Ambiental; Educação Ambiental Crítica; Licenciamento ambiental, Petróleo e Gás; Universidades Públicas; Políticas Sociais.Grande área: OutrosGrande Área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: Licenciamento Ambiental. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Políticas Sociais.

Especialização em Formação de Docente

2015 - 2016

Universidade Salgado de Oliveira
Título: RELATÓRIO FINAL DE PRÁTICA DE ENSINO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Especialização em Gestão Ambiental MBA

2013 - 2015

Faculdade multivix
Título: A trajetória jurídica da Gestão de Recursos Hídricos no Brasil e a situação atual da região sudeste Brasileira
Orientador: Joãozito Amorim Júnior

Graduação em Ciências Biológicas

2008 - 2013

Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
Título: Determinação de fenóis derivados de Lignina no sistema radicular e nos sedimentos das espécies do manguezal do estuário do rio Paraíba do Sul, RJ, Brasil.
Orientador: Carlos Eduardo Rezende

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2017 - 2017

Empreendedorismo e o desenvolvimento de negócios inovadores. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Brasil.

2016 - 2016

Educação Ambiental e Alimentação: diálogos e polêmicas. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.

2016 - 2016

Controle Social. (Carga horária: 20h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2015 - 2015

Seminário de Economia Solidária do Projeto Pescarte. (Carga horária: 27h). , Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Brasil.

2014 - 2014

II Oficina de Integração. (Carga horária: 16h). , Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Brasil.

2014 - 2014

1º Encontro de Formação: Educação Ambiental no Licenciamento e a exigência. (Carga horária: 32h). , Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Brasil.

2014 - 2014

2º Encontro de Formação. (Carga horária: 24h). , Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Brasil.

2014 - 2014

3º Encontro de Formação. (Carga horária: 24h). , Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Brasil.

2013 - 2013

Licenciamento ambiental aplicado à região do Noroe. (Carga horária: 40h). , Faculdade Redentor, FACREDENTOR, Brasil.

2011 - 2011

Operação no sistema de Cromatografia Gasosa Acopla. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Brasil.

2011 - 2011

Reintrodução Animal. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Brasil.

2011 - 2011

Consultoria Ambiental: Mercados e Desafios. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Brasil.

2011 - 2011

III Semana Acadêmica Unificada da UENF. , Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Brasil.

2010 - 2010

Curso de Ciências Forenses. (Carga horária: 8h). , Renova Cursos, SEM SIGLA, Brasil.

2010 - 2010

Animais Peçonhentos x Venenosos. (Carga horária: 3h). , Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Brasil.

2010 - 2010

Perícia Ambiental. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Brasil.

2010 - 2010

Mesa Redonda: Inserção do Biólogo no Mercado de Tr. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Brasil.

2009 - 2009

Extensão universitária em Ciclo de Palestras de Animais Silvestres. (Carga horária: 18h). , Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Brasil.

2009 - 2009

Reforço do Estoque Pesqueiro como um dos Instrumen. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Brasil.

2009 - 2009

Da Baleação ao Turismo de Observação de Cetáceos. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Brasil.

2008 - 2008

Ecologia e Conservação de Recifes de Corais. (Carga horária: 6h). , Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende PoucoLê Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: Educação Ambiental.

    Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: Gestão Ambiental.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia de Ecossistemas.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

    Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: Licenciamento Ambiental.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Políticas Sociais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

7º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. REPENSANDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NUMA PERSPECTIVA CRÍTICA.. 2016. (Congresso).

Congresso Latino Americano de Humanidades. A vertente Crítica da Educação Ambiental dentro do Processo de Gestão Ambiental Pública. 2016. (Congresso).

IV Jornada Internacional do PPGPS: Políticas Sociais em Risco.PEA?s E UNIVERSIDADES PÚBLICAS: INVESTIGANDO SUAS MÚTUAS RELAÇÕES. 2016. (Outra).

I Semana do Meio Ambiente. 2012. (Outra).

3° Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica. Determinação de fenóis derivados da oxidação alcalina da lignina em sedimentos do manguezal do rio do Paraíba do sul. 2011. (Congresso).

3º Congresso Brasileiro de Biologia Marinha. Determinacão de fenóis derivados da oxidacão alcalina da lignina em sedimentos do manguezal do estuário do rio Paraíba do Sul. 2011. (Congresso).

VII Semana da Biologia da UENF. 2010. (Outra).

I Congresso de Medicina Veterinária do Norte Fluminense. 2009. (Congresso).

XX Semana Nacional de Oceanografia. 2008. (Congresso).

XX Semana Nacional de Oceanografia. 2008. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Marcelo Gomes de Almeida

Ribas, L. M.;REZENDE, C. E.; SUZUKI, M. S.;ALMEIDA, M. G.. Composição dos fenois de lignina no sistema radicular e nos sedimentos das espécies do Manguezal do estuário do rio Paraíba do Sul, RJ, Brasil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

Marcos Antonio Pedlowski

REZENDE, C. E.; Ribas, L.M.;PEIXOTO, V. M.PEDLOWSKI, M. A.. Análise das relações institucionais em um projeto de educação ambiental: um estudo de caso do PEA Territórios do Petróleo. 2018. Dissertação (Mestrado em Políticas Sociais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

Vitor de Moraes Peixoto

Rezende, C. Eduardo; Ribas, Ligia M.;PEDLOWSKI, M. A.PEIXOTO, VITOR. Análise das Relações Institucionais em um Projeto de Educação Ambiental: Um Estudo de Caso do PEA Territórios do Petróleo. 2018. Dissertação (Mestrado em Políticas Sociais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Carlos Eduardo de Rezende

Análise das relações institucionais em um projeto de educação ambiental: Um estudo de caso do Projeto de Educação Ambiental Territórios do Petróleo; 2018; Dissertação (Mestrado em Políticas Sociais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Carlos Eduardo de Rezende;

Carlos Eduardo de Rezende

Composição de fenóis derivados da lignina no sistema radicula e nos sedimentos das espécies de manguezal do estuário do rio Paraíba do Sul, RJ, Brasil; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Carlos Eduardo de Rezende;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • BARRETO, A. P. T. ; RANGEL, K. L. ; TEIXEIRA, S. . Jogo "Territórios e, Ação": uma proposta lúdica de cooperação. In: Marcelo Carlos Gantos; Silvia Alícia Martinez; Paula Mousinho Martins; Carmem Imaculada de Brito; Michelle Nascimento Weissmann da Silva; José Henriques da Silva Tavares; Marília Nóbrega Alves da Costa Fonseca; Michelle de Oliveira Miranda. (Org.). A caravana Territórios do Petróleo. Ressignificando a educação ambiental na Bacia de Campos. 1ed.Campos dos Goytacazes: Eduenf, 2016, v. 1, p. 13-224.

  • BARRETO, A. P. T. ; REZENDE, D. C. E. . Universidades públicas e o Licenciamento Ambiental: Investigando os conflitos público-privado de dois projetos de educação ambiental. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BARRETO, A. P. T. ; REZENDE, D. C. E. . REPENSANDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NUMA PERSPECTIVA CRÍTICA.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BARRETO, A. P. T. ; REZENDE, D. C. E. . A vertente Crítica da Educação Ambiental dentro do Processo de Gestão Ambiental Pública. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BARRETO, A. P. T. ; REZENDE, D. C. E. . PEA?s E UNIVERSIDADES PÚBLICAS: INVESTIGANDO SUAS MÚTUAS RELAÇÕES. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BARRETO, A. P. T. . Educação Ambiental e Reciclagem de Resíduos Sólidos (Lixo eletrônico). 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Ribas, M. L. ; Yogui, G. T ; BARRETO, A. P. T. ; LIMA, E. P. da C. ; REZENDE, D. C. E. . 'Determinação de fenóis derivados da oxidação alcalina da lignina em sedimentos do manguezal do estuário do Rio Paraíba do Sul. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LIMA, E. P. da C. ; BARRETO, A. P. T. ; Yogui, G. T ; REZENDE, D. C. E. . 'Determinação de fenóis derivados da oxidação alcalina da lignina em sedimentos do manguezal do estuário do rio Paraíba do Sul. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

BARRETO, A. P. T. ; RANGEL, K. L. . O processo de Licenciamento Ambiental federal das atividades de E&P de petróleo e gás. 2016. .

BARRETO, A. P. T. ; RANGEL, K. L. . O processo de Licenciamento Ambiental Federal das Atividades de E&P de Petróleo e Gás. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2014 - 2016

    Fundação Norte Fluminense de Desenvolvimento Regional

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Socioeducadora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    O projeto faz parte do Programa de Educação ambiental da Bacia de Campos e pertence a empresa Petrobras. É um projeto que acontece no âmbito do Licenciamento Ambiental Federal, é executado pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), financiada pela Petrobras e fiscalizada pelo IBAMA. A função exercida no cargo de Educadora socioambiental era a de panfletagem, mobilização, reuniões nas comunidades, produção e execução de atividades e palestras lúdicas e interativas ministradas a um público diverso, sendo eles: alunos (de 10 anos até idade adulta), universitários, comunidades tradicionais (pescadores, assentados, população quilombola, produtores rurais), docentes, diretores de escolas, líderes de associações, colônias de pescadores, sindicatos, dentre outros. As palestras eram relacionadas com a educação ambiental na vertente crítica, em que diversos assuntos eram trabalhados, os principais eram: educação ambiental, cidadania, participação social, política, controle social, licenciamento ambiental e rendas petrolíferas (royalties e participações especiais). As palestras foram ofertadas em 10 municípios da Bacia de Campos.