Juliana Campregher Pasqualini

Professora do Departamento de Psicologia da Educação da UNESP Araraquara, com atuação no Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar. É graduada em Psicologia pela UNESP Bauru, mestre e doutora em Educação Escolar pela UNESP Araraquara, com estágio de doutorado-sanduíche na University of Bath, Inglaterra. Realizou pós-doutorado pela Faculdade de Educação da UNICAMP. Foi docente do Departamento de Psicologia da UNESP Bauru entre 2011 e 2023 e coordenou o projeto de extensão universitária que produziu a "Proposta Pedagógica para a Educação Infantil do Sistema Municipal de Ensino de Bauru/SP", concluído em 2016. Usufruiu licença-maternidade entre novembro/2021 e maio/2022. Desenvolve ações de ensino, pesquisa e extensão nos seguintes temas: psicologia histórico-cultural, pedagogia histórico-crítica, psicologia do desenvolvimento, educação infantil, psicologia da educação, formação de professores e processos grupais.

Informações coletadas do Lattes em 26/03/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Educação Escolar

2007 - 2010

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Princípios para a organização do ensino na educação infantil na perspectiva histórico-cultural: um estudo a partir da análise da prática do professor
Orientador: Newton Duarte (Co-orientadora: Lígia Márcia Martins)
com , Ano de obtenção: 2010. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Educação Infantil; ensino escolar; Psicologia Histórico-Cultural; Vigotski; Materialismo Histórico-Dialético; Análise teórica da prática.

Mestrado em Educação Escolar

2005 - 2006

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Contribuições da Psicologia Histórico-Cultural para a educação escolar de crianças de 0 a 6 anos: desenvolvimento infantil e ensino em Vigotski, Leontiev e Elkonin
, Ano de Obtenção: 2006.Newton Duarte.Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. Palavras-chave: Educação Infantil; Psicologia Histórico-Cultural; desenvolvimento infantil; ensino.Grande área: Ciências Humanas

Graduação em Licenciatura Em Psicologia e Formação de Psicólogo

1999 - 2003

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Pós-doutorado

2017 - 2018

Pós-Doutorado. , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas

Formação complementar

2014 - 2014

Alfabetização - Prof. Guilhermo Árias Beaton. (Carga horária: 6h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2013 - 2013

Workshop: Intervention as a Research Method. (Carga horária: 12h). , Laboratório de Letramento Acadêmico e Grupo de Pesquisa LEVYG, LEVYG, Brasil.

2009 - 2009

Extensão universitária em Método Paulo Freire: fundamentos e aplicações - 6h. (Carga horária: 6h). , Universidade Estadual Paulista - campus Araraquara, UNESP ARARAQUARA, Brasil.

2009 - 2009

Academic writing for postgraduate research. (Carga horária: 22h). , University of Bath, U. B, Inglaterra.

2007 - 2007

Formação para Tutores - Plataforma TELEDUC (40h). (Carga horária: 40h). , Departamento de Educação da UNESP Bauru e Ministério da Educação, UNESP E MEC, Brasil.

2005 - 2005

Introdução ao estudo do capital. (Carga horária: 4h). , 28a Reunião Anual da ANPEd, ANPED, Brasil.

2004 - 2004

Letramento, desenho, faz-de-conta e cia. (Carga horária: 4h). , Núcleo de Ensino de Marília, NE-MARÍLIA, Brasil.

2004 - 2004

Desenvolvimento Humano e Educação para a Ciência. (Carga horária: 48h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2004 - 2004

Planejamento p/ ação pedagógica c/ criança pequena. (Carga horária: 12h). , Espaço Pedagógico, ESPAÇO-PEDAGÓGIC, Brasil.

2004 - 2004

MiniCurso Materialismo Histórico Dialético: Método. (Carga horária: 8h). , XI Semana da Psicologia, SEMANA-DA-PSICOL, Brasil.

2001 - 2001

Eventos Privados: Interpret. Analítico-Comportam.. (Carga horária: 3h). , Centro Acadêmico de Psicologia, CAPSI, Brasil.

2000 - 2000

Freud: A teoria sexual (15h). (Carga horária: 15h). , Fundação Para o Desenvolvimento de Bauru, FUNDEB, Brasil.

1999 - 1999

Freud: A interpretação dos sonhos (16h). (Carga horária: 16h). , Fundação Para o Desenvolvimento de Bauru, FUNDEB, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Lê Bem.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Psicologia da Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Infância e Adolescência.

Comissão julgadora das bancas

José Luis Vieira de Almeida

ALMEIDA, J. L. V.; DUARTE, Newton; STEMMER, M. R. G.; FACCI, M. G. D.; MARTINS, S. T. F.. Princípios para a organização do ensino na educação infrantil, na perpectiva histórico cultural: um estudo a partir da análise da prática do professor de educação infantil.. 2010. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Educação Escolar) - Universidade Estadual Paulista.

José Luis Vieira de Almeida

ALMEIDA, J. L. V.; DUARTE, Newton; STEMMER, M. R. G.. Princípios para a organização do ensino na educação infantil na perspectiva histórico-cultutal: um estudo a partir da análise da prática do professor de educação infantil.. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-graduação em Educação Escolar) - Universidade Estadual Paulista.

Marilda Gonçalves Dias Facci

Duarte;FACCI, M. G. D.; MARTINS, L. M.. Contribuições da psicologia histórico-cultural para a educação escolar de crianças de 0 a 6 anos: desenvolvimento infantil e ensino em Vigotski, Leontiev e Elkonin. 2006. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar) - faculdade de Ciências e Letras de Araraquara - UNESP.

Marilda Gonçalves Dias Facci

Duarte; STEMMER, M. R. G.;FACCI, M. G. D.; ALMEIDA, J. L. V.; MARTINS, S. T. F.. Princípios para a organização do ensino na educação infantil na perspectiva histórico-cultural: um estudo a partir da análise da prática do professor de educação infantil. 2010. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar) - Universidade Estadual Paulista - Campus Araraquara.

Sueli Terezinha Ferrero Martin

DUARTE, N.; STEMMER, M.R.G.; FACCI, M.G.D.; ALMEIDA, J.L.V.;MARTINS, S. T. F.. Princípios para a organização do ensino na educação infantil na perspectiva histórico-cultural: um estudo a partir da análise da prática do professor de educação infantil. 2010. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Lígia Márcia Martins

DUARTE, Newton;MARTINS, Lígia Márcia; Facci, M. G. D. Exame Geral de Qualificação. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Lígia Márcia Martins

DUARTE, Newton; Facci, M. G. D;MARTINS, Lígia Márcia. Contribuições da Psicologia Histórico-Cultural para a Educação Escolar de Crianças de 0 a 6 anos: o desenvolvimento infantil e ensino em Vigotski, Leontiev e Elkonin. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Newton Duarte

DUARTE, N.; FACCI, M. G. D.; MARTINS, Lígia Márcia. Contribuições da psicologia histórico-cultural para a educação escolar de crianças de 0 a 6 anos: desenvolvimento infantil e ensino em Vigotski, Leontiev e Elkonin. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Newton Duarte

DUARTE, N.; ALMEIDA, J. V.; FACCI, M. G. D.; MARTINS, S. T. F.; STEMMER, M. G.. Princípios para a organização do ensino na educação infantil na perspectiva histórico-cultural: um estudo a partir da análise da prática do professor de educação infantil.. 2010. Tese (Doutorado em Educação Escolar) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Foi orientado por

Katsumasa Hoshino

Ansiedade, alcoolismo, privação de sono e violência doméstica; 2001; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Katsumasa Hoshino;

Lígia Márcia Martins

Princípios para a organização do ensino na educação infantil na Perspectiva histórico-cultural: um estudo a partir da análise da prática do professor de educação infantil; 2010; Tese (Doutorado em Pós Graduação em Educação Escolar) - Faculdade de Ciências e Letras UNESP/Araraquara,; Coorientador: Lígia Márcia Martins;

Newton Duarte

Contribuições da psicologia histórico-cultural para a educação escolar de crianças de 0 a 6 anos: desenvolvimento infantil e ensino em Vigotski; 2006; Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Newton Duarte;

Newton Duarte

Princípios para a organização do ensino na educação infantil na perspectiva histórico-cultural: um estudo a partir da análise da prática do professor de educação infantil; ; 2010; Tese (Doutorado em Educação Escolar) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Newton Duarte;

Projetos de pesquisa

  • 2020 - Atual

    A concepção de mundo e sua formação na idade pré-escolar: aspectos psicológicos e implicações pedagógicas, Descrição: No capítulo que encerra sua célebre obra dedicada ao desenvolvimento das funções psíquicas superiores, Vygotski aponta como futuras vias de investigação o desenvolvimento da personalidade e da concepção de mundo da criança. A concepção de mundo, para esse autor, pode ser entendida como ?tudo aquilo que caracteriza a conduta global do homem?, ou ainda, ?a relação cultural da criança com o mundo exterior?. Essa categoria vem ganhando destaque nos trabalhos recentes de pesquisadores vinculados à pedagogia histórico-crítica principalmente a partir das proposições de Gramsci, entendida como conjunto de conhecimentos e posicionamentos valorativos acerca da vida, da sociedade, da natureza, das pessoas e das relações entre todos esses aspectos. Sua incorporação na análise dos processos de ensino, aprendizagem e desenvolvimento nos parece constituir uma rota profícua para análise e teorização sobre o conteúdo da consciência e da atividade do sujeito em formação, induzindo a uma articulação entre psicologia do desenvolvimento e psicologia social e colocando em destaque a dimensão política do processo de formação de consciência. Localizando o problema da formação da concepção de mundo na ontogênese, identificamos, com Vigotski, que é apenas a partir da transição à idade escolar a atitude da criança frente ao mundo vai se consubstanciando propriamente em uma visão de mundo. Visando captar a processualidade desse desenvolvimento, tomamos como objeto o processo formativo da concepção de mundo na idade pré-escolar, perseguindo dois principais objetivos: i) sistematizar o conceito histórico-crítico e histórico-cultural de concepção de mundo a partir do diálogo entre Gramsci e Vigotski; ii) identificar na teorização de Elkonin sobre a idade pré-escolar os aspectos do desenvolvimento da criança nesse período que vinculam-se ao problema da formação da concepção de mundo, derivando implicações pedagógicas. Trata-se, portanto, de investigação de natureza teórico-conceitual.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Juliana Campregher Pasqualini - Coordenador., Número de produções C, T & A: 1

  • 2018 - 2018

    Currículo escolar de Educação Infantil e Ensino Fundamental na perspectiva da pedagogia histórico-crítica e psicologia histórico-cultural, Descrição: Esse projeto foi desenvolvido no município de Presidente Prudente (SP), a convite da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC) e viabilizado mediante convênio FUNDUNESP, com o objetivo de apresentar os pressupostos teórico-metodológicos da pedagogia histórico-crítica e psicologia histórico-cultural para subsidiar a equipe Técnica Pedagógica da SEDUC e gestores escolares (orientadores pedagógicos; diretores; professores) para a subsequente elaboração do Plano/Matriz Curricular de Presidente Prudente.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) . , Integrantes: Juliana Campregher Pasqualini - Integrante / Lígia Márcia Martins - Integrante / rosiane ponce - Coordenador.

  • 2017 - 2019

    O problema do currículo na educação infantil: investigação à luz do aporte da pedagogia histórico-crítica e da psicologia histórico-cultural, Descrição: Essa pesquisa se debruça sobre o problema do currículo na educação infantil, norteada pela seguinte questão: qual a natureza e o papel do currículo na educação infantil, considerando a especificidade desse segmento de ensino? O objetivo da pesquisa é analisar a validade para o segmento da educação infantil das teses histórico-críticas sobre o currículo, elucidando a natureza e especificidade desse dispositivo pedagógico nessa etapa de ensino, bem como as implicações dessa concepção para o debate contemporâneo instalado em torno dessa problemática. Para consecução desse objetivo, serão conduzidas duas frentes de investigação: i) estudo teórico, contemplando a identificação e sistematização das teses da pedagogia histórico-crítica acerca do currículo (que se encontram dispersas nas produções de autores diversos), de modo a permitir o exame de sua validade para a etapa da educação infantil; ii) pesquisa de campo, mediante acompanhamento do trabalho docente nos momentos de planejamento e execução, tendo em vista investigar qual a natureza da mediação que pode ser exercida pelo currículo na atividade docente dirigida a crianças menores de 6 anos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Juliana Campregher Pasqualini - Coordenador., Número de produções C, T & A: 1

  • 2017 - Atual

    Desenvolvimento da criança e a práxis pedagógica histórico-crítica na educação infantil, Descrição: Esse projeto dedica-se à problemática geral da relação entre desenvolvimento infantil e ensino escolar no contexto da educação infantil, tomando como referências centrais a teoria histórico-cultural do desenvolvimento psíquico e a pedagogia histórico-crítica. Tem-se como finalidade última a formulação de princípios e diretrizes orientadores da práxis docente na educação infantil, colaborando para o avanço da teoria pedagógica histórico-crítica e para o desenvolvimento da ciência psicológica de base histórico-cultural por meio da articulação entre ambos sistemas conceituais e incorporação de outras contribuições teóricas de mesma base político-epistemológica. Partindo do postulado de que o ensino promove desenvolvimento afetivo-cognitivo mediante a organização da atividade da criança de modo que nesta se reconstitua em forma e conteúdo a atividade humana histórico-culturalmente acumulada, propõe-se a investigação sistemática das seguintes temáticas: 1) Atividade-guia e desenvolvimento dos processos afetivo-cognitivos na primeira infância e infância; 2) Currículo e prática pedagógica na educação infantil; 3) Formação embrionária da escrita como atividade cultural complexa na educação infantil; 4) Questões de gênero e raça na educação infantil: diálogos com a psicologia histórico-cultural e contribuições para a teoria pedagógica histórico-crítica; 5) Processo grupal na escola de educação infantil: diálogos entre psicologia social, psicologia histórico-cultural do desenvolvimento e pedagogia histórico-crítica; 6) Desenvolvimento da consciência e formação das bases da concepção de mundo da criança na idade pré-escolar; 7) Concepção de desenvolvimento infantil e sistema teórico da psicologia histórico-cultural: implicações pedagógicas; 8) Docência na educação infantil: formação continuada e transformação da atividade pedagógica.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (7) . , Integrantes: Juliana Campregher Pasqualini - Coordenador., Número de produções C, T & A: 22 / Número de orientações: 2

  • 2015 - 2016

    Restorative approaches and conflict mediation: practical and theoretic perspectives in public school, Descrição: Projeto coordenado pela professora Joyce Mary Adam de Paula e Silva (Departamento de Educação/ UNESP - Rio Claro), com apoio da PROPE - UNESP (APOIO À PESQUISA DE FRONTEIRA EDITAL No 15/2014 - PROPE/ PROPG - UNESP) em parceria com a Universidade de Cambridge. Busca-se aprofundar os estudos sobre violência escolar na linha de discutir as situações de conflito na escola, buscando uma prevenção desta violência, sem, no entanto, ignorar as relações de poder e as diferenças de interesses dos grupos que compõem a instituição escolar. Os objetivos gerais da pesquisa são: Pesquisar o sentimento de insegurança frente a situações de conflito na escola e violência social por meio da análise de imagens produzidas por professores e alunos, utilizando a metodologia visual voices; Implementar proposta de mediação de conflitos nas escolas investigadas (Rio Claro, Bauru e Londres), baseada em restaurative aproches, preparando cada escola a analisar e desenvolver a proposta de acordo com o contexto de sua escola e dos resultados da pesquisa com o visual voices; Desenvolver instrumento de avaliação do impacto da implementação da proposta nas duas escolas envolvidas na pesquisa. Como estratégia metodológica será utilizado o método conhecido como visual voices, que pressupõe que a partir de fotografia e outras mídias visuais os envolvidos na pesquisa tenham oportunidade de se expressar e expressar sentimentos em relação a situações vivenciadas em seu cotidiano.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Juliana Campregher Pasqualini - Coordenador / FLÁVIA DA SILVA FERREIRA ASBAHR - Integrante / Joyce Mary Adam de Paula e Silva - Integrante / Débora Cristina Fonseca - Integrante / Leila Maria Ferreira Salles - Integrante / César Donizetti Pereira Leite - Integrante., Financiador(es): Pró-Reitoria de Pesquisa - UNESP - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2014 - 2016

    A atividade da criança e o desenvolvimento das funções afetivo-cognitivas na idade pré-escolar, Descrição: Tomando como objeto a relação entre o desenvolvimento do psiquismo na idade pré-escolar e a atividade da criança considerada em sua natureza, estrutura e conteúdo, essa pesquisa orienta-se pelo objetivo de caracterizar o desenvolvimento do sistema interfuncional afetivo-cognitivo na idade pré-escolar, analisando sua relação com os diferentes tipos de atividade realizados pela criança no contexto da escola de educação infantil. Tendo como horizonte a construção de subsídios para a organização do processo pedagógico nesse segmento de ensino na perspectiva histórico-cultural, busca-se compreender qual a natureza, a estrutura e o conteúdo das atividades que devem ser promovidas pela escola de educação infantil considerando as conquistas possíveis para o desenvolvimento psíquico infantil na idade pré-escolar. Trata-se de estudo de natureza teórico-conceitual, que envolve a seleção e análise de obras de autores vinculados à perspectiva da Escola de Vigotski dedicados ao estudo do desenvolvimento psíquico da criança pré-escolar, incluindo autores russos continuadores do trabalho de pesquisa iniciado pelos fundadores da Escola de Vigotski e pesquisadores contemporâneos que vêm realizando estudos empíricos e experimentais sobre o desenvolvimento psíquico infantil no interior da tradição histórico-cultural em âmbito internacional. A análise se orientará por quatro eixos: a) caracterização do período pré-escolar em termos da estrutura peculiar do psiquismo (gestação, estado e devir); b) caracterização e análise da estrutura e do conteúdo das atividades típicas do período pré-escolar do desenvolvimento na realidade social contemporânea, com ênfase ao contexto da escola de educação infantil; c) impacto dos diferentes tipos de atividade analisados sobre o psiquismo infantil em desenvolvimento d) implicações para a organização do ensino na educação infantil.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Juliana Campregher Pasqualini - Coordenador., Número de produções C, T & A: 2

  • 2011 - 2013

    Desenvolvimento infantil e educação escolar: implicações da teoria histórico-cultural para a prática do ensino na educação infantil, Descrição: Esse projeto representa uma continuidade de nossos estudos de mestrado e doutorado e tem como objetivo ampliar e aprofundar a compreensão do processo de desenvolvimento afetivo-cognitivo infantil na perspectiva histórico-cultural, visando identificar implicações da análise histórico-cultural do desenvolvimento psíquico da criança pequena para a ação pedagógica. Para tanto, realizaremos a seleção e análise de obras de autores vinculados à perspectiva da Escola de Vigotski dedicados ao estudo do desenvolvimento afetivo-cognitivo da criança pequena, incluindo autores da chamada segunda geração da Escola de Vigotski, como Lídia Bozhovich e Alexander Zaporozhets, bem como pesquisadores contemporâneos que vêm realizando estudos empíricos e experimentais sobre o desenvolvimento psíquico infantil no interior da tradição histórico-cultural.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Juliana Campregher Pasqualini - Coordenador.

  • 2009 - 2009

    Theoretical analysis of the practice of preschool teaching, Descrição: This investigation consists of a theoretical analysis of the practice of preschool teaching. Based on a Cultural-Historical approach, it rests on Evald Ilyenkov and Vasili Davydov's concepts, including the ascent from the abstract to the concrete, universal, ideal, theoretical thinking and modelling. A framework has been developed as a tool for historical, descriptive, comparative and prescriptive analysis of preschool teaching practice. It is expected that the framework can also be used as a tool for interventions aimed at developing concrete practices inasmuch as it provides a model of the practice. The analysis is currently focused both on a) historical development of preschool teaching and societal needs related to this specific practice; and b) analysis of a concrete practice of preschool teaching in Brazil.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Juliana Campregher Pasqualini - Integrante / Seth Chaiklin - Coordenador., Número de produções C, T & A: 2

  • 2001 - 2003

    Educação Infantil: em busca de identidade, Descrição: Esta pesquisa tem como objetivo a elaboração de um diagnóstico das ações realizadas em uma rede municipal de Educação Infantil pós- LD.B./96, tendo em vista contribuir para a melhoria deste segmento educacional. Para tanto, foram caracterizadas e analisadas tanto a organização estrutural quanto didático-pedagógica de creches e pré-escolas públicas. Participaram desta pesquisa 18 educadores de 03 creches e 03 escolas municipais , representativas da região central, mediana e periférica da cidade. De cada instituição foram sorteados educadores que atum junto ao berçário, mini-maternal,jardimI, jardimII e pré-primário. Para a obtenção dos dados foi utilizado questionário contendo 36 questões abertas, organizadas em 04 categorias de análise, quais sejam: o profissional de educação infantil: fundamentos pedagógicos da educação infantil; especificidades da educação infantil; estrutura e funcionamento do ensino em educação infantil. Os resultados da análise são, sintéticamente apresentados a abaixo. Atuam em educação infantil profissionais cujas formações vão do 1 grau completo ao curso superior completo (prioritariamente de pedagogia) , verificando-se que quanto menor a idade da criança atendida menor a escolaridade do educador. Considerando-se que este segmento educacional abarca o atendimento a crianças de zero a seis anos, o fracionamento do atendimento em forma de creches e EMEIs cria dois universos que se revelam desconectados e independentes. Se as EMEIs apontam alguns elementos funcionais próprios à uma instituição escolar, as creches mostram-se distantes de se constituirem, sequer, como contexto de desenvolvimento, reproduzindo práticas de maternagem e revelando um caráter espontaneísta desprovido de práticas pedagógicas sistematizadas. Verifica-se que o atendimento à criança de 0 a 6 anos, sob análise, ainda não deixou de representar aquilo que tem sido desde as suas origens, ou seja, um investimento institucional que prioritariamente "cuida" das crianças.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) . , Integrantes: Juliana Campregher Pasqualini - Integrante / Érika Pessanha d'Oliveira - Integrante / Marcelo Ubiali Ferracioli - Integrante / Lígia Márcia Martins - Coordenador / Fábio Kawakami - Integrante / Rafaela Gabani Trindade - Integrante / MESQUITA, A.M. (Afonso Mancuso de Mesquita) - Integrante., Número de produções C, T & A: 6

  • 2001 - 2001

    Ansiedade, alcoolismo, privação de sono e violência doméstica, Descrição: A agressividade induzida pela privação de sono em ratos é manifestação de pânico, sendo emitida por ratos com alta ansiedade. Em humanos, a ansiedade e o alcoolismo apresentam índices altos de associação com alterações do sono. A violência doméstica associa-se à ansiedade e ao alcoolismo, o que sugere que as alterações do sono podem estar implicadas na etiologia deste tipo de agressão humana, de modo homólogo ao observado em ratos privados de sono. Assim, esse projeto de iniciação científica buscou avaliar o sono em praticantes de violência doméstica por meio de entrevistas (baseadas em questionário aferido) com mulheres voluntárias, por ocasião da queixa em Delegacias da Mulher. Foram também investigados os níveis de ansiedade e ingestão de bebida alcóolica dos praticantes. Em relação ao sono, a incidência dos problemas relatados foi: higiene inadequada do sono (89%); manifestações descritas como distúrbios de sono (94%); queixas sobre a qualidade do sono (69%); sonolência diurna (44%). Fragmentação do sono, apnéia e movimentação excessiva foram, nessa ordem, as anormalidades mais relatadas na descrição do sono dos praticantes de violência doméstica. Constatou-se incidência de 86% de níveis altos de ansiedade e dois terços dos praticantes foram classificados como usuários sistemáticos ou dependentes. Os resultados reforçam a hipótese do envolvimento dos distúrbios do sono em associação com ansiedade e alcoolismo nos episódios de violência doméstica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Juliana Campregher Pasqualini - Integrante / Ângela Esteves Modesto - Integrante / Érika Pessanha d'Oliveira - Integrante / Cláudia Pires da Silva - Integrante / Rafael Silva Martins Silveira - Integrante / Katsumasa Hoshino - Coordenador., Número de produções C, T & A: 3

Prêmios

2022

Menção honrosa a trabalho apresentado no XXXIV Congresso de Iniciação Científica da UNESP, UNESP.

2021

Paraninfa da turma de Psicologia (curso integral) - Formandos 2021, UNESP - Universidade Estadual Paulista.

2009

Certificate of Advanced English, Cambridge - ESOL Examinations.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências de Bauru, Departamento de Psicologia. , Avenida Eng. Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Vargem Limpa, 17033-360 - Bauru, SP - Brasil, Telefone: (14) 31036087, URL da Homepage:

Experiência profissional

2018 - Atual

Secretaria Municipal de Educação de Presidente Prudente (SP)

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2017 - 2017

Universidade Estadual Paulista - Campus Bauru

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2017 - Atual

Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2015 - 2015

GOVERNO FEDERAL

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2011 - Atual

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Assistente Doutor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2010 - 2010

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Vínculo: Professora substituta, Enquadramento Funcional: Professor Substituto do Curso de Psicologia, Carga horária: 12

2008 - 2008

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Vínculo: Bolsa-didática, Enquadramento Funcional: Professor Substituto do Curso de Psicologia, Carga horária: 8

2007 - 2007

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Vínculo: Bolsa-didática, Enquadramento Funcional: Professor Bolsista do Curso de Pedagogia, Carga horária: 8

Atividades

  • 09/2022

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências de Bauru, Departamento de Psicologia.,Cargo ou função, Membro titular do Conselho de Curso.

  • 09/2022

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências de Bauru.,Cargo ou função, Membro suplente do Conselho de Curso de Educação Física.

  • 11/2014

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, 04809A - Análise Histórico-Social do Desenvolvimento Humano, 4 créditos, turma integral, 33 alunos, 04809B - Análise Histórico-Social do Desenvolvimento Humano, 4 créditos, turma noturno, 36 alunos, 049109A - Adolescência na sociedade contemporânea (disciplina optativa), 4 créditos, turma integral, 9 alunos

  • 03/2011

    Extensão universitária , Faculdade de Ciências de Bauru.,Atividade de extensão realizada, Projeto "Construção e implementação da proposta pedagógica para a rede municipal de educação infantil".

  • 12/2023 - 12/2023

    Ensino, Educação Escolar, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Atividade consciente e o trabalho educativo escolar - 90 horas

  • 11/2023 - 11/2023

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Jogos, brinquedos e brincadeiras - turma diurno - 12 horas, Jogos, brinquedos e brincadeiras - turma noturno - 12 horas

  • 08/2023 - 10/2023

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Análise histórico-social do desenvolvimento humano - turma integral - 30 horas, Análise histórico-social do desenvolvimento humano - turma noturno - 30 horas

  • 03/2023 - 07/2023

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Intervenção e Processos Grupais - turma integral, Intervenção e Processos Grupais - turma noturno

  • 09/2022 - 02/2023

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Análise histórico-social do desenvolvimento humano - turma integral - 4 créditos, Análise histórico-social do desenvolvimento humano - turma noturno - 4 créditos, Fundamentos epistemológicos da psicologia sócio-histórica - turma integral - 2 créditos, Fenômenos e processos da psicologia sócio-histórica II - turma integral - 4 créditos, Fenômenos e processos da psicologia sócio-histórica II - turma noturno - 4 créditos

  • 03/2016 - 09/2022

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Estadual Paulista.,Cargo ou função, Membro suplente da Comissão Técnica dos Centros de Convivência Infantil (CCIs).

  • 09/2020 - 08/2022

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências de Bauru, Departamento de Educação Física.,Cargo ou função, Membro titular do Conselho de Curso da Educação Física.

  • 03/2020 - 02/2022

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências de Bauru.,Cargo ou função, Membro titular do Conselho de Departamento de Psicologia.

  • 07/2021 - 09/2021

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Intervenção e Processos Grupais - turma integral - carga horária 30 horas - formato remoto concentrado, Intervenção e Processos Grupais - turma noturno - carga horária 30 horas - formato remoto concentrado

  • 03/2021 - 04/2021

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Análise histórico-social do desenvolvimento humano - turma integral - carga horária 30 horas - formato remoto concentrado, Análise histórico-social do desenvolvimento humano - turma noturno - carga horária 30 horas - formato remoto concentrado, Fenômenos e processos psicológicos - Psicologia sócio-histórica II - turma integral - carga horária 60 horas - formato remoto concentrado, Fenômenos e processos psicológicos - Psicologia sócio-histórica II - turma noturno - carga horária 60 horas - formato remoto concentrado

  • 03/2020 - 12/2020

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Intervenção e Processos Grupais - turma integral, Intervenção e Processos Grupais - turma noturno

  • 09/2018 - 07/2020

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências de Bauru.,Cargo ou função, Membro suplente do Conselho de Curso de Psicologia.

  • 12/2019 - 12/2019

    Ensino, Educação Escolar, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria da atividade e ensino escolar: contribuições de A. Leontiev para a pedagogia histórico-crítica - 02 créditos - carga horária 20 horas-aula, Teorias Pedagógicas, Trabalho Educativo e Sociedade - disciplina compartilhada - carga horária ministrada: 08 horas

  • 08/2019 - 12/2019

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Análise Histórico-Social do Desenvolvimento Humano - turma A - integral - 60 créditos, Análise Histórico-Social do Desenvolvimento Humano - turma B - noturno - 60 créditos, Fundamentos Epistemológicos da Psicologia Sócio-Histórica - turma B - noturno - disciplina compartilhada - 06 créditos

  • 03/2019 - 07/2019

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Intervenção e Processos Grupais - turma A - integral - 30 créditos, Intervenção e Processos Grupais - turma B - noturno - 30 créditos, Psicologia e Comunidade - turma A - integral - 60 créditos, Psicologia e Comunidade - turma B - noturno - 60 créditos

  • 08/2018 - 12/2018

    Ensino, Educação Escolar, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Periodização do desenvolvimento psíquico à luz da Escola de Vigotski: contribuições para o planejamento de ensino

  • 08/2018 - 12/2018

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Análise histórico-social do desenvolvimento humano - 60 créditos - turma integral - 41 alunos, Análise histórico-social do desenvolvimento humano - 60 créditos - turma noturno - 39 alunos

  • 02/2018 - 07/2018

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Intervenção e Processos Grupais - 30 créditos - turma integral - 31 alunos, Intervenção e Processos Grupais - 30 créditos - turma noturno - 35 alunos, Psicologia e Comunidade - 60 créditos - turma integral - 28 alunos, Psicologia e Comunidade - 60 créditos - turma noturno - 29 alunos

  • 08/2017 - 12/2017

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Análise Histórico-Social do Desenvolvimento Humano - 60 créditos - turma integral - 37 alunos, Análise Histórico-Social do Desenvolvimento Humano - 60 créditos - turma noturno - 35 alunos

  • 10/2015 - 09/2017

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências de Bauru.,Cargo ou função, Membro titular do Conselho de Departamento de Psicologia.

  • 04/2017 - 07/2017

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Intervenção e processos grupais - 30 créditos - turma integral - 33 alunos, Intervenção e processos grupais - 30 créditos - turma noturno - 24 alunos, Psicologia e comunidade - 60 créditos - turma integral - 32 alunos, Psicologia e comunidade - 60 créditos - turma noturno - 25 alunos

  • 10/2016 - 03/2017

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, 4809A - Análise histórico-social do desenvolvimento humano - 60 créditos - curso integral - 41 alunos, 4809B - Análise histórico-social do desenvolvimento humano - 60 créditos - curso noturno - 37 alunos

  • 08/2016 - 12/2016

    Ensino, Educação Escolar, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Periodização do desenvolvimento psíquico à luz da Escola de Vigotski: contribuições ao planejamento de ensino - 90 horas-aula - 6 créditos - 19 alunos matriculados e 3 alunos ouvintes da rede municipal de ensino de Itapuí

  • 03/2016 - 10/2016

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, 4850A - Intervenção e Processos Grupais - curso integral - 30 créditos - 31 alunos, 4850B - Intervenção e Processos Grupais - curso noturno - 30 créditos - 35 alunos, 4853A - Psicologia e Comunidade - curso integral - 60 créditos - 31 alunos, 4853B - Psicologia e Comunidade - curso noturno - 60 créditos - 33 alunos

  • 09/2015 - 02/2016

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, 4809A - Análise Histórico-Social do Desenvolvimento Humano - turma integral - 37 alunos, 4809B - Análise Histórico-Social do Desenvolvimento Humano - turma noturno - 35 alunos

  • 01/2014 - 12/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências de Bauru, Departamento de Psicologia.,Cargo ou função, Membro titular do Conselho de Curso de Psicologia.

  • 04/2015 - 08/2015

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, 4850A - Intervenção e Processos Grupais - 2 créditos - turma integral - 29 alunos, 4850B - Intervenção e Processos Grupais - 2 créditos - turma noturno - 38 alunos, 4853A - Psicologia e Comunidade - 4 créditos - turma integral - 24 alunos, 4853B - Psicologia e Comunidade - 4 créditos - turma noturno - 34 alunos

  • 04/2013 - 12/2014

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências de Bauru.,Cargo ou função, Comissão de reestruturação dos estágios supervisionados do Curso de Psicologia.

  • 03/2014 - 11/2014

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, 04850A - Intervenção e Processos Grupais, 2 créditos, turma integral, 25 alunos, 04850B - Intervenção e Processos Grupais, 2 créditos, turma noturno, 29 alunos

  • 08/2013 - 12/2013

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, 04809A - Análise Histórico-Social do Desenvolvimento Humano; 4 créditos; 2o termo integral; 36 alunos, 04809B - Análise Histórico-Social do Desenvolvimento Humano; 4 créditos; 2o termo noturno; 36 alunos, 04874A - Estágio Supervisionado em Psicologia da Educação: Psicologia da Educação e Desenvolvimento Humano; 3,5 créditos; 10o termo; 8 alunos, 04955D - Práticas Profissionais em Psicologia e Educação II

  • 01/2012 - 12/2013

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências de Bauru, Departamento de Psicologia.,Cargo ou função, Membro titular do Conselho de Curso de Psicologia.

  • 02/2013 - 07/2013

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, 04850A - Intervenção e Processos Grupais; 2 créditos; 7o termo integral; 34 alunos, 04850B - Intervenção o Processos Grupais; 2 créditos; 7o termo noturno; 33 alunos, 04853A - Psicologia e Comunidade; 4 créditos; 7o termo integral; 31 alunos, 04853B - Psicologia e Comunidade; 4 créditos; 7o termo noturno; 34 alunos

  • 08/2012 - 12/2012

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, 4809A - Análise Histórico-Social do Desenvolvimento Humano; 2 termo Integral; 4 créditos; 34 alunos, 4809B - Análise Histórico-Social do Desenvolvimento Humano; 2 termo Noturno; 4 créditos; 37 alunos

  • 02/2012 - 07/2012

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, 4850A - Intervenção e Processos Grupais; 7 termo Integral; 2 créditos; 35 alunos, 4850B - Intervenção e Processos Grupais; 7 termo Noturno; 2 créditos; 36 alunos, 4853A - Psicologia e Comunidade; 7 termo Integral; 4 créditos; 39 alunos, 4853B - Psicologia e Comunidade; 7 termo Noturno; 4 créditos; 41 alunos

  • 08/2011 - 12/2011

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, 4880A - Estágio em Psicologia Social e Comunitária; 7 créditos; 7 alunos (apenas 2 semestre de 2011), 1083A - Psicologia Social e Comunitária II; 6 créditos; 3 alunos, 4809A - Análise Histórico-Social do Desenvolvimento Humano; 2 termo integral; 4 créditos; 37 alunos, 4809B - Análise Histórico-Social do Desenvolvimento Humano; 2 termo noturno; 4 créditos; 36 alunos

  • 03/2011 - 12/2011

    Extensão universitária , Faculdade de Ciências de Bauru.,Atividade de extensão realizada, Projeto "Contribuições da Psicologia Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica para a formação do professor alfabetizador"".

  • 02/2011 - 07/2011

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, 4853B - Psicologia e Comunidade; 7 termo noturno; 4 créditos, 4853A - Psicologia e Comunidade; 7 termo integral; 4 créditos, 4850B - Intervenção e Processos Grupais; 7 termo noturno; 2 créditos, 4850A - Intervenção e Processos Grupais; 7 termo integral; 2 créditos

  • 02/2010 - 12/2010

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Intervenção e Processos Grupais - turmas integral e noturno, Psicologia e Comunidade - turmas integral e noturno

  • 02/2008 - 12/2008

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Orientação Vocacional II, Psicologia dos Problemas Sociais - turmas: integral e noturno, Dinâmica de Grupo - turmas: integral e noturno

  • 02/2007 - 12/2007

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia da Educação - Desenvolvimento - Adolescência, Psicologia do Desenvolvimento I, Psicologia Social

2009 - 2009

Centre for Sociocultural and Activity Theory Research

Vínculo: Aluna-visitante, Enquadramento Funcional: Visitor, Regime: Dedicação exclusiva.

2007 - 2007

Secretaria Municipal de Educação de Bauru

Vínculo: Prestação de serviços, Enquadramento Funcional: Palestrante, Carga horária: 6

2006 - 2006

Secretaria Municipal de Educação de Bauru

Vínculo: Prestação de serviços, Enquadramento Funcional: Palestrante, Carga horária: 6

Atividades

  • 03/2007 - 06/2007

    Treinamentos ministrados , Departamento Pedagógico.,Treinamentos ministrados, Desenvolvimento Infantil segundo a Escola de Vigotski - módulo I (40 horas) e módulo II (40 horas)

  • 09/2006 - 11/2006

    Treinamentos ministrados , Departamento Pedagógico.,Treinamentos ministrados, Desenvolvimento Infantil segundo a Escola de Vigotski - 60 horas

2004 - 2004

Prefeitura de Vargem Grande Paulista

Vínculo: Prestação de Serviços, Enquadramento Funcional: Palestrante

2004 - 2004

Prefeitura de Vargem Grande Paulista

Vínculo: Prestação de Serviços, Enquadramento Funcional: Palestrante

Atividades

  • 07/2004 - 07/2004

    Treinamentos ministrados , Secretaria Municipal de Educação, Cultural, Esporte e Turismo.,Treinamentos ministrados, A sexualidade da criança e o papel do educador - Público-alvo: Professoras de Educação Infantil e Ensino Fundamental - Carga horária: 6 horas

  • 05/2004 - 05/2004

    Treinamentos ministrados , Secretaria Municipal de Educação, Cultural, Esporte e Turismo.,Treinamentos ministrados, Conversando sobre sexualidade - Público-alvo: Administradoras de creches e orientadores pedagógicos - Carga horária: 3 horas

2014 - 2014

Universidade Federal da Grande Dourados

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora convidada do PPGS - UFGD, Carga horária: 4

Atividades

  • 10/2014 - 12/2014

    Ensino, Sociologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Sociedade, Organizações e Trabalho