Rogério Rosa Rodrigues

O Prof. Dr. Rogério Rosa Rodrigues é professor do ensino superior desde o ano de 2001. Atualmente está vinculado à Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), como professor na graduação, credenciado como docente no ProfHistória e coordenador do Programa de Pós-Graduação em História do Tempo Presente. Já lecionou na Universidade Federal do Estado do Espírito Santo e na Universidade Estadual de Santa Cruz, na cidade de Ilhéus, Bahia. Entre suas produções vale destacar a tese de doutorado defendida no Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) sob o título: Veredas de um grande sertão: a Guerra do Contestado e a modernização do exército brasileiro, UFRJ (2008). Atuou na chefia editorial da revista Tempo e Argumento, como Coordenador do Laboratório de Imagem e Som (LIS/UDESC) e como presidente da ANPUH-SC (Associação Nacional de História seção Santa Catarina) para gestão de 2018-2020. Atualmente faz parte da equipe editorial da seção Fontes da Revista História, Ciências, Saúde - Manguinhos. Em sua trajetória acadêmica tem se dedicado a pesquisar e estimular a investigação científica em assuntos relacionados à história das insurgências e conflitos sociais da Primeira República no Brasil, a relação entre história, literatura e imagens, história da historiografia, história do tempo presente e história pública. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5189-7095

Informações coletadas do Lattes em 11/01/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em História Social

2004 - 2008

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Veredas de um grande sertão: a Guerra do Contestado e a modernização do Exército brasileiro na Primeira República
Dr. Renato Luis de Couto Neto e Lemos. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: história militar; História política; memória militar; Fotografia de guerra; Exército.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Teorias e Metodologias da História. Setores de atividade: Educação Superior.

Mestrado em História

1999 - 2001

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Os sertões catarinenses: embates e conflitos envolvendo a atuação militar na Guerra do Contestado,Ano de Obtenção: 2001
Orientador: Sérgio Schmitz
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Exército, guerra, cotidiano.Grande área: Ciências Humanas

Graduação em História

1994 - 1998

Universidade do Estado de Santa Catarina
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Pós-doutorado

2017 - 2018

Pós-Doutorado. , Freie Universität Berlin, FUB, Alemanha. , Grande área: Ciências Humanas

Formação complementar

2011 - 2011

A escrita da história em tempos republicanos. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.

1999 - 1999

História e cinema. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

1998 - 1998

Imaginário e Poder. (Carga horária: 60h). , Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.

1997 - 1997

Oficina de História Oral. (Carga horária: 10h). , Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.

1996 - 1996

A nova historiografia marxista inglesa. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

1995 - 1995

Extensão universitária em Diversidade cultural. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Alemão

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: História.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Teorias e Metodologias da História.

Organização de eventos

RODRIGUES, R. R. . IV Seminário Internacional de História do Tempo Presente. 2021. (Outro).

RODRIGUES, R. R. ; MACHADO, P. P. ; ESPIG, M. J. ; VALENTINI, D. J. ; TOMPOROSKI, A. A. . VI Simpósio Nacional: O lugar do Contestado na historiografia brasileira. 2020. (Outro).

RODRIGUES, R. R. . Seminário cultura e política na Primeira República: A Campanha Civilista e a Bahia. 2010. (Outro).

PONTES, K. V. ; RODRIGUES, R. R. . Revolução e Generosidade: America Latina em Perspectiva Crítica. 2009. (Outro).

RODRIGUES, R. R. ; PONTES, K. V. ; Toma, M. . XX Ciclo de Estudos Históricos. 2009. (Outro).

RODRIGUES, R. R. ; Kraay, H. ; BEATTIE, P. . Ciclo de Palestras: diálogos com professores brasilianistas. 2008. (Outro).

Participação em eventos

30. Simpósio Nacional de História.Quando os objetos falam: história por meio de vestígios materiais. 2019. (Simpósio).

4o. Encontro Internacional Fronteiras e Identidades.Quando os objetos falam: a história por meio de vestígios materiais. 2019. (Encontro).

Congresso Nacional do ProfHistória. Reunião docentes Teoria da História. 2019. (Congresso).

4o. Simpósio Internacional de História Pública.História Pública e História do Tempo Presente no Brasil: diálogos e convergências. 2018. (Simpósio).

XV ENCONTRO REGIONAL DE HISTÓRIA DA ANPUH/PR."O Contestado nos anais da história: presente e passado na historiografia recente". 2016. (Encontro).

XVI Encontro Estadual de História da ANPUH-SC,.A justiça militar na Guerra do Contestado. 2016. (Encontro).

XXVIII Simpósio Nacional de História.João Ribeiro e o cenário cultural brasileiro na Primeira República. 2016. (Simpósio).

5 Seminário Nacional de História da Historiografia: biografia e historia intelectual. 2011. (Seminário).

5 Seminário Nacional de História da Historiografia: biografia e historia intelectual.João Ribeiro e a historiografia brasileira: percursos e perspectivas. 2011. (Seminário).

I Congresso Nacional de Linguagens e Representações e III Encontro Nacional Cátedra Unesco de Leitura. A Crônica em revisão a partir dos Estudos Literários contemporâneos. 2009. (Congresso).

III Seminário de Pesquisa em História da UESC.Veredas de um grande sertão: a Guerra do Contestado e a modernização do Exército Brasileiro. 2008. (Seminário).

Mesa de Debates: Uma guerra e diferentes visões.Uma guerra, muitas versões. O militares na Guerra do Contestado e o projeto nacional brasileiro. 2008. (Outra).

Seminário Os maios de 68: ditaduras, conflitos, efeverscência cultural.Os significados dos maios de 68. 2008. (Seminário).

V Semana de História: surgimento e desenvolvimento de uma ciência: um debate de paradigmas.O sentido da história. 2008. (Outra).

Encontro Nacional Associação Brasileira de Estudos de Defesa - ABED.Imagens de um exército profissional: a guerra do Contestado e a campanha de modernização do Exército. 2007. (Encontro).

I Congresso Internacional UFES/Université de Paris-Est (Marne-la-Vallée. Em defesa da nação: Olavo Bilac e o Exército Brasileiro. 2007. (Congresso).

X Semana Cultural - Faculdades Saberes.História e Fotografia. 2007. (Encontro).

Encontro integrado da FAVI.Imagens da guerra: A fotografia militar sobre a Guerra do Contestado. 2006. (Encontro).

III Simpósio Nacional de História Cultural.Os antropólogos de farda: os oficiais do Exército e a construção da memória sobre a Guerra do Contestado. 2006. (Simpósio).

III Simpósio Nacional de História Cultural.A fotografia e a construção da memória militar sobre a Guerra do Contestado. 2006. (Simpósio).

I Jornada de Estudos Históricos do Programa de Pós-Graduação em História Social.A República dos oficiais: a atuação militar na Guerra do Contestado. 2006. (Outra).

I Jornada do Patrimônio Cultural do Espírito Santo.Ofícios da memória: o Exército e a construção de uma memória militar durante a Primeira República. 2006. (Outra).

I Seminário Interdisciplinar em História e Educação.A guerra em imagens. Uma análise da fotografia das guerras de Canudos e do Contestado. 2006. (Seminário).

Seminário de História.Sexo e sexualidade em tempos de guerra. 2006. (Encontro).

Seminário de História: novas abordagens.Imagens do front: uma análise da fotografia de guerra em Canudos e no Contestado. 2006. (Seminário).

VI Encontro Regional da ANPUH/ES.Dudu e a urucubaca. Militarismo e cultura política na Primeira República. 2006. (Encontro).

VIII Encontro Estadual de História.A república dos camaradas. Os oficiais do Exército e a política na Primeira República. 2006. (Encontro).

XII Encontro Regional de História ANPUH-Rio.A política como missão: os oficiais do Exército e a política na Primeira República. 2006. (Encontro).

XII Encontro Regional de História ANPUH-RIO.Retrato de um General quando político. A trajetória político/militar de Setembrino de Carvalho durante a Primeira República. 2006. (Encontro).

V Semana de História da UERJ.Entre sabres e baionetas. 2005. (Outra).

XXIII Simpósio Nacional de História ? História: Guerra e Paz.Da politicagem à política. A intervenção do Exército brasileiro na Guerra do Contestado.. 2005. (Simpósio).

II Seminário da Faculdade Estácio de Sá de Vitória.O espírito dos viajantes em terras capixaba. 2004. (Seminário).

XIII Simpósio de História: Autoritarismo, Repressão e Memória.O canteiro e as sementes: as possibilidades na história de uma guerra. 2001. (Simpósio).

XXI Simpósio Nacional de História.A desqualificação do outro: a palavra como instrumento de violência na Guerra do Contestado. 2001. (Simpósio).

XXI Simpósio Nacional de História: A História no novo milênio: entre o individual e o coletivo.Partes e combates: cenas do Cotidiano do Exército nos sertões catarinenses. 2001. (Simpósio).

52ª Reunião Anual da SBPC.Notícias do Front: a imprensa catarinense na Guerra do Contestado. 2000. (Outra).

II Encontro Regional dos Estudantes de História: Brasil: '500 anos'?.Entre fanáticos e sanguinários: os sertanejos do Contestado na imprensa catarinense. 2000. (Encontro).

VIII Encontro Estadual de História.Guernica e Taquarassu: relatos, obra e experiência de dor. 2000. (Encontro).

II Jornada Acadêmica.I Seminário de Alfabetização da UDESC e Kizomba. 1998. (Outra).

IV Semana Sul Catarinense de História.Do descrédito ao desolamento: as representações sobre a Guerra do Contestado nos jornais catarinenses (1912-1916). 1998. (Encontro).

VII Encontro Estadual de História.Notícias do front: o imaginário militar acerca da Guerra do Contestado. 1998. (Encontro).

Semana de História.História e populações de origem africana no Brasil. 1997. (Outra).

XIX Simpósio Nacional de História: História e Cidadania.Movimento anti-racista em Florianópolis na década de 70. 1997. (Simpósio).

VI Seminário Catarinense de Iniciação Científica.Movimento anti-racista em Florianópolis na dec. de 70. 1996. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: Ângelo Antônio de Aguiar

RODRIGUES, ROGÉRIO ROSA; REIS, C. E.; MACHADO, P. P.. Fontes fotográficas no ensino de história: uma proposta didática com as fotografias de Claro Jansson sobre a guerra do contestado,. 2021. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Gabriel Carvalho Kunrath

ESPIG, M. J.; MACHADO, P. P.;RODRIGUES, ROGÉRIO ROSA; VARGAS, J. M.. Não tivemos outro jeito: ou morríamos ou nos defendíamos. 2020. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Vinícius Pinto Gomes

RODRIGUES, R. R.; MORTARI, C.. As histórias pelas lentes de Sembène: narrativas históricas e emancipação (Anos 1970/1980). 2020. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Eduardo Muller Farias

RODRIGUES, R. R.; BORGES, V. T.. De carcereiro a agente penitenciário : as transformações institucionais no cárcere de Florianópolis (1976-2009). 2020. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Sebastião Gaudêncio Branco de Oliveira

RODRIGUES, ROGÉRIO ROSA. Hugo Mund Júnior: Arquivo e Linguagem Gráfica. 2019. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: ANNA VIANA SALVIATO

RODRIGUES, ROGÉRIO ROSA; ALMEIDA, T. V.. Materialidades em devir: Água Viva e a pintura de Clarice Lispector. 2019. Dissertação (Mestrado em Literatura) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Lucas Kammer Orsi

RODRIGUES, ROGÉRIO ROSA; GONCALVES, J.. Booktubers: cibercultura e experiências de leitura em três canais brasileiros (2014-2018). 2019. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Priscila de Andrade Rodrigues

RODRIGUES, ROGÉRIO ROSA. Sigam-me os bons: teoria das representações sociais em um estudo de caso os Personagens Chaves e Chapolin Colorado (1973-1980). 2018. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Alessandra Ramos Martins Almeida

BORGES, V. T.;RODRIGUES, R. R.; SCHMIDT, B.. A vida (des)fazendo-se: estética da existência de uma poetisa infame (1898-1939). 2016. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Gustavo Henrique de Siqueira

AREND, S. M. F.;RODRIGUES, R. R.; SILVA, C. M.. Os donos do "celeiro do Progresso": redes sociais e políticas (Chapecó, 1956-1977). 2016. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Lucas Roberto Soares Lopes

RODRIGUES, ROGERIO ROSA; LIEBEL, S. R.; SILVEIRA, A. D.. Jogando com a crítica histórica: as novas tecnologias e o desenvolvimento de Os Revoltosos. 2016. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Fernanda Bordignon Luiz

BOTOME, S. P.;RODRIGUES, R. R.; KUBO, O. M.. Classes de comportamento - objetivos de aprendizagem de Historia, derivadas de documentos oficiais. 2013. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: LORENA ALICIA BEST URDAY

RODRIGUES, R. R.. A punto de despegar: construção da memória nas imagens fotográficas realizadas pelas crianças e jovens de San Augustin. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Vanessa Magalhães da Silva

RODRIGUES, R. R.. No embalo das redes: cultura, intelectualidade, política e sociabilidades na Bahia (1941-1950). 2010. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Caroline Tecchio

RODRIGUES, ROGÉRIO ROSA; KRAMER, M. F.; SCHNEIDER, C. I.; STEIN, M. N.; ESPIG, M. J.. "A COLUNA DA MORTE: MEMÓRIAS, REPRESENTAÇÕES E A ESCRITA DE SI DO TENENTE JOÃO CABANAS (1924-1928). 2021. Tese (Doutorado em História, Poder e Práticas Sociais) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Maryella Gonçalves Sobrinho

RODRIGUES, ROGÉRIO ROSA; CHEREM, R. M.. Espaço e Arquiescultura: Modos Operativos de Cristina Iglesias. 2019. Tese (Doutorado em Artes Visuais) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Cristina Dallanora

RODRIGUES, ROGÉRIO ROSA; MACHADO, P. P.; TOMPOROSKI, A. A.; POYER, V.; RADIN, J. C.. Conflitos no ex-Contestado - coronelismo e bandoleirismo numa região de fronteira. 2019. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em História da UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Daniel Lopes Saraiva

RODRIGUES, ROGÉRIO ROSA. Vento Nordeste: a explosão da música popular nordestina nas décadas de 1970 e 1980. 2019. Tese (Doutorado em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Mônica do Nascimento Pessoa

RODRIGUES, ROGÉRIO ROSA. Existe um segredo entre nós: a trajetória do Djéli contemporâneo Toumani Kouyaté. 2019. Tese (Doutorado em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Luiz Carlos da Silva

RODRIGUES, ROGERIO ROSA; MARTINS, A. P. V.; MACHADO, P. P.; MARCHI, E.; GARRAFFONI, R. S.. Museus do Paraná e Santa Catarina: formas de lembrar e esquecer a Guerra do Contestado (1912-2012). 2017. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Telma Scherer

RODRIGUES, R. R.; ALMEIDA, T. V.; STOLF, M. R. S.; BARBOSA, M. A.; SCHMIDT, S. P.; FURLAN, S.. Corpografias de Ricardo Aleixo: a performance ressoa no poema. 2016. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Literatura) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Philipe Murillo Santana de Carvalho

RODRIGUES, R. R.; NEGRO, A. L.; CASTELLUCCI, A.; LEAL, M. G. A.; SOUZA, R. S.. Trabalhadores, associativismo e política no sul da Bahia (Ilhéus e Itabuana, 1918-1934). 2015. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em História) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Délcio Marquetti

RODRIGUES, R. R.; MOREIRA, P. R. S.; RIBEIRO, J. I.; WITT, M. A.; ELMIR, C. P.. "Matem que eu respondo!". Militares e poloneses na zona estratégica do Paraná. 2015. Tese (Doutorado em História) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Carlos Perrone Jobim Júnior

MACHADO, P. P.; SILVA, C. B.; PIAZZA, M. F. F.; SCHORNER, A.;RODRIGUES, R. R.. A vida mal vivida: um estudo sobre o diário do Soldado Isidoro Virgínio (1889-1898). 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em História da UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Alexandre Assis Tomporoski

RODRIGUES, ROGÉRIO ROSA; MACHADO, P. P.; FORTES, A.; CARVALHO, M. M. X.; DUARTE, A. L.. O polvo e seus tentáculos: a Southern Brazil Lumber and Colonization Company e as transformações impingidas ao planalto contestado, 1910-1940. 2013. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em História da UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Viviani Poyer

RODRIGUES, R. R.; MACHADO, P. P.; ESPIG, M. J.; DRI, C. F.. Uma guerra sem fronteiras: etnicidade, diplomacia e política internacional em meio ao movimento do Contestado. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em História da UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Philipe Murillo Santana de Carvalho

NEGRO, A. L.;RODRIGUES, R. R.; CASTELLUCCI, A.. Trabalho, política e cultura associativa no sul da Bahia, 1918-1937. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-Graduação em História) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Lucas Kammer Orsi

GONCALVES, J.; OLIVEIRA, N. A.;RODRIGUES, ROGÉRIO ROSA. Práticas de leitura juvenis e consciência histórica: uma reflexão a partir dos canais literários e booktubers. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Kethlen Kohl

RODRIGUES, ROGERIO ROSA; CHEREM, R. M.; LAMAS, N. C.. Interdição e consentimento na história da pintura moderna. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Artes Visuais) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Márlio Aguiar

RODRIGUES, ROGERIO ROSA; PILATI, J. I.; SANTOS, D. V. C; LOSSO, T. B.. "Quid iurisconsulti?" Projetos e disputas pela definição de jurista entre a República Tardia e o Principado Romano. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Direito) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Gustavo Henrique de Siqueira

RODRIGUES, ROGÉRIO ROSA; AREND, S. M. F.; SILVA, C. M.. Redes políticas e poder político-empresarial em Chapecó (1956-1977). 2015. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Lucas Roberto Soares Lopes

RODRIGUES, ROGÉRIO ROSA; LIEBEL, S. R.; SARTORI, A. S.. A História perante as outras ciências no meio educacional a partir do josgos digitais. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Alessandra Ramos da Silva

RODRIGUES, ROGÉRIO ROSA; BORGES, V. T.; LIEBEL, S. R.. A vida (des)fazendo-se: estética da existência de uma poeta infame. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Jane Keila Santos Souza Costa

DANTAS, R. N.; COGO, A. L.;RODRIGUES, R. R.. O processo de emancipação e urbanização de Ubaitaba (Ba) durante a década de 30. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação lato sensu em História do Brasil) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

Aluno: Jackson Novais Santos

MACEDO, J. R. de; TOMA, M.;RODRIGUES, R. R.. A produção memorialística Grapiúna: uma análise historiográfica. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação lato sensu em História do Brasil) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

Aluno: Irineu João Luiz e Silveira Junior

CUBAS, Caroline Jaques; OLIVEIRA, M. R.;RODRIGUES, ROGERIO ROSA. 1979 Revolution: possíveis aproximações entre os jogos eletrônicos e o fazer histórico. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Carlos Alberto Vieira Junior

RODRIGUES, R. R.; LIEBEL, S. R.; CAMPOS, E. C.. O Estado místico de Campanella: A cidade do sol e a utopia do século XVII. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - História) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Jonas João do Nascimento

RODRIGUES, R. R.; BORGES, V. T.; COSTA, E.. Porque nunca morre a voz desse cantor: a construção de si de um compositor louco 1978-1989. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - História) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Sebastião Gaudêncio Branco de Oliveira

RODRIGUES, ROGERIO ROSA; CHEREM, R. M.; MAKOWIECKY, S.. Meio do caminho de Alênio Souza: entre enunciado e sintoma. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: LEANDRO FREITAS OLIVEIRA

RODRIGUES, ROGERIO ROSA; CAMPOS, E. C.; CANELLA, F.. Alvorecer das lâminas: o desenvolvimento do black metal em Santa Catarina (1988-2015). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - História) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Lucas Kammer Orsi

RODRIGUES, ROGERIO ROSA; CUNHA, M. T. S.; GONCALVES, J.. Do diário à ficção: percepções sobre a morte em tempos de Segunda Guerra Mundial. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - História) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Gabriel Eduardo Rosa

RODRIGUES, ROGERIO ROSA; CHEREM, R. M.; Silva, M. C. R. F.. A história social das artes em Arnold Hauser. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Fernanda Bordignon Luiz

RODRIGUES, ROGÉRIO ROSA; BORGES, V. T.; AREND, S. M. F.. Adolescentes em conflito com a lei: análise do discurso da mídia e a proposta da redução da maioridade penal. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Cristina Prachthäuser Fusinato

RODRIGUES, ROGÉRIO ROSA; MORTARI, C.; CARDOSO, P. J. F.. Em África, os mortos não morrem nunca: um olhar sobre a morte em "um rio chamado tempo, uma casa chamada terra", de Mia Couto. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Kelly Caroline Appelt

RODRIGUES, ROGÉRIO ROSA; LIEBEL, S. R.; RIBEIRO, A. C. R.. A morte na Lua e no Sol: religião, ciência e utopia nas viagens de Cryano de Bergerac no século XVII. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Jamylle Goulart Colvara

RODRIGUES, ROGÉRIO ROSA; LIEBEL, S. R.; LIEBEL, V.. Aquilo que não era Schiller: a presença do "outro" em os Bandoleiros e Intriga e Amor. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Mariane Júlia dos Santos

GONCALVES, J.; COMERLATO, F.;RODRIGUES, R. R.. Turismo e patrimônio arqueológico rupestre: um estudo sobre a Ilha do Campeche (Florianópolis, SC). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Willian Luiz da Conceição

FALCAO, L. F.; ASSIS, G. O.;RODRIGUES, R. R.. Arranjos da branquitude em Jorge Amado: a obra Tenda dos milagres (1969) entre a ambivalência da mestiçagem e o fortalecimento da cultura brasileira. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Marcos Antonio Peccin Junior

HAGEMEYER, R. R.; CAMPOS, E. C.;RODRIGUES, R. R.. Por estradas patrulhadas: a chegada tardia da literatura beat no mercado editorial brasileiro (1984-1989). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Carolina Cechella Philippi

PIAZZA, M. F. F.; CUNHA, M. T. S.;RODRIGUES, R. R.; NEVES, L. L.. Viagem através do brasil. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Patrícia Schwarz

OLIVEIRA, M. R.; SILVEIRA, A. D.;RODRIGUES, R. R.. Personificações aquáticas nos mosaicos de Ravena: aspectos de uma possível mitologia cristã. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Aline Alcântara Malaquias e Cintia Gomes de Souza

ALVIM, D. M.;RODRIGUES, R. R.; ROSARIO, E. F.. O teatro político do governo Médici. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Centro de Ensino Superior Anisio Teixeira.

Aluno: Aline Alves de Oliveira e Luciana Zanetti da Silva Almeida

RODRIGUES, R. R.; CASTRO, H. A.. Memória do Contestado e de Udelino Alves de Matos. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Centro de Ensino Superior Anisio Teixeira.

Aluno: Carolina Stussi Rodrigues

RODRIGUES, R. R.; ALVIM, D. M.; CHECON, E.. História do medo na América Portuguesa do século XVI. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Centro de Ensino Superior Anisio Teixeira.

SENA JUNIOR, Carlos Zacarias de.; MASCARENHAS, Maria José Rapassi.;RODRIGUES, R. R.. Membro banca concurso professor auxiliar em História: Europa. 2010. Universidade do Estado da Bahia.

RODRIGUES, R. R.; Toma, M.; Pacheco, I. M. de J.. Coordenador Banca Seleção Pós-Graduação Lato Sensu em História do Brasil. 2009. Universidade Estadual de Santa Cruz.

Comissão julgadora das bancas

Sergio Schmitz

SCHMITZ, S.. Os sertões catarinenses: embates e conflitos envolvendo a atuação militar na Guerra do Contestado. 2000. Dissertação (Mestrado em Educação e Cultura) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Rosângela Miranda Cherem

RODRIGUES, R. R.;CHEREM, R. M.; SCHMITZ, S.; MACHADO, P. P.. Os Sertões Catarinenses. Embates e conflitos envolvendo a atuação militar na Guerra do Contestado. 2001. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Jose Murilo de Carvalho

LEMOS, R.;CARVALHO, J. M.; CASTRO, C.. Veredas de um grande sertão: a campanha do Contestado e a modernização do Exército brasileiro durante a República Velha. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Celso Corrêa Pinto de Castro

CASTRO, Celso. Veredas de um Grande Sertão: a Guerra do Contestado e a modernização do Exército brasileiro. 2008. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Celso Corrêa Pinto de Castro

CASTRO, Celso; Lemos, Renato Luís do Couto Neto e. Veredas de um grande sertão: a campanha do contestado e a modernização do Exército brasileiro durante a República Velha. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Paulo Pinheiro Machado

MACHADO, Paulo Pinheiro; SCHMITZ, Sérgio; CHEREM, Rosângela Miranda. Os sertões catarinenses: embates e conflitos envolvendo a atuação militar na Guerra do Contestado.. 2001. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Paulo Pinheiro Machado

LEMOS, Renato; CARVALHO, José Murilo de;MACHADO, Paulo Pinheiro; BEATIE, Peter; CASTRO, Celso. Veredas de um grande sertão: a Guerra do Contestado e a modernização do exército brasileiro.. 2008. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Paulo Pinheiro Machado

SCHMITZ, Sérgio;PINHEIRO MACHADO, Paulo; CHEREM, Rosângela Miranda. A ação dos militares na imprensa durante a Guerra do Contestado. 2000. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Orientou

Christian Yuri Machowski

?Guerra Santa Cabocla?: RPG como ferramenta no ensino da História da Guerra do Contestado (1912-1916); Início: 2020; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina; (Orientador);

Natália Ferronatto da Silva

Imagens que contam: Ensino de história através do relegendamento de fotografias do Contestado; Início: 2019; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina; (Orientador);

Irineu João Luiz e Silveira Junior

História, video-game e narrativa: usos da memória da grande guerra no jogo eletrônico Valiant Hearts (2014); Início: 2019; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Antonio Diogo Greff de Freitas

Projeto: História nos games: narrativas e representações de conflitos militares do século XX em games do século XXI; Início: 2021; Tese (Doutorado em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina; (Orientador);

Fabiola Falconi Vieira

"História pra ninar gente grande: Uma análise das repercussões sociais acerca do desfile da Mangueira -2019"; Início: 2021; Tese (Doutorado em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina, PROGRAMA DE BOLSAS UNIVERSITÁRIAS DE SANTA CATARINA; (Orientador);

Alicy de Oliveira Simas

Inscrições além do texto: Cotidiano profissional e processo de produção historiográfica no arquivo pessoal da historiadora Julita Scarano (1967-2002); Início: 2020; Tese (Doutorado em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina; (Orientador);

Felipe Augusto Werner dos Reis

"Não são os fatos que abalam os homens, mas sim o que se escreve sobre eles": Conceitos, discursos e poder no Contestado (2012-2016); Início: 2020; Tese (Doutorado em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina; (Orientador);

Letícia Leal de Almeida

Memória do fazer historiográfico: o historiador Brasil Pinheiro Machado e a escrista de si (1950-1980); Início: 2018; Tese (Doutorado em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina; (Orientador);

Emmanuel Fernandez da Silva

Objetos do Contestado: cultura material, história e memória nos museus catarinenses; Início: 2021; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina; (Orientador);

Matheus Firman Francalacci Brandão

O Contestado nas redes; Início: 2021; Iniciação científica (Graduando em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina; (Orientador);

André Vinicio Bialeski Vieira

O ensino do Contestado e as artes visuais; Início: 2021; Iniciação científica (Graduando em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina; (Orientador);

Caio Baracuhy Corrêa

O ensino do Contestado e as artes visuais; Início: 2021; Iniciação científica (Graduando em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina; (Orientador);

Guilherme José da Silva

A nesga entre fronteiras: quadrinhos, ensino-aprendizagem e história em uma proposição metodológica; 2021; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina,; Orientador: Rogerio Rosa Rodrigues;

Felipe Augusto Werner dos Reis

O relicário do Contestado: os objetos mágicos dos sertanejos; 2020; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina,; Orientador: Rogerio Rosa Rodrigues;

Alicy de Oliveira Simas

O que é, precisamente, pensar a história?: historiadores como intelectuais mediadores no suplemento de cultura do o Estado de S; Paulo (1975-1988); 2020; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Rogerio Rosa Rodrigues;

Gilvan Figueiredo Gomes

?Até queimar os exércitos cruzados em Dabiq; 2019; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina,; Orientador: Rogerio Rosa Rodrigues;

Karoline Fin

As mulheres do Contestado: uma abordagem sobre a Guerra do Contestado através da literatura infantil; ; 2018; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Rogerio Rosa Rodrigues;

Lucas Coelho Baccin

Crimes de Florianópolis: a modernização da cidade e a violência na década de 1930; 2018; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina,; Orientador: Rogerio Rosa Rodrigues;

Pedro Cristiano de Azevedo

Revista Pif Paf, o autoritarismo e a censura no início do Regime Militar; 2017; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina,; Orientador: Rogerio Rosa Rodrigues;

Hilton Fernando da Silva Pinheiro

Ebó brasileiro: cultura, política e sociabilidades no territórios religiosos afro-brasileiros na Grande Florianópolis (2003-2013); 2021; Tese (Doutorado em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina,; Orientador: Rogerio Rosa Rodrigues;

Viviani Poyer

O Contestado e a Política Externa Brasileira: relações diplomáticas e violência na região do Contestado (1902 1916); 2018; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em História da UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Rogerio Rosa Rodrigues;

Adriana Oliveira da Silva

Poder e gênero em Gandu: a trajetória da vereadora Ceres Libâneo; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação lato sensu em História do Brasil) - Universidade Estadual de Santa Cruz; Orientador: Rogerio Rosa Rodrigues;

Álvaro Araújo de Souza Neto

O integralismo em Ilhéus: práticas e representações totalitárias no sul da Bahia; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação lato sensu em História do Brasil) - Universidade Estadual de Santa Cruz; Orientador: Rogerio Rosa Rodrigues;

Claudney Silva dos Santos

Nas trincheiras das memórias: a inserção dos ex-combatentes na cidade de Ilhéus; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação lato sensu em História do Brasil) - Universidade Estadual de Santa Cruz; Orientador: Rogerio Rosa Rodrigues;

Fernando César Rodrigues da Silva

História dos pomeranos: um breve olhar sobre o cotidiano feminino; 2003; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em História do Brasil) - Centro Universitário São Camilo - Campus Espírito Santo; Orientador: Rogerio Rosa Rodrigues;

Marcia Regina de Souza

A festa da Mãe Negra - 13 de Maio; 2003; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em História do Brasil) - Centro Universitário São Camilo - Campus Espírito Santo; Orientador: Rogerio Rosa Rodrigues;

Analzira Dias de Araújo

Fernando Collor de Mello: a influência da mídia e o discurso messiânico nos bastidores da campanha presidencial de 1989; 2003; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em História do Brasil) - Centro Universitário São Camilo - Campus Espírito Santo; Orientador: Rogerio Rosa Rodrigues;

Maria Catarina Pesca Gonçalves

Canudos: movimento messiânico ou fanatismo religioso?; 2003; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em História Moderna e Contemporânea) - Centro Universitário São Camilo - Campus Espírito Santo; Orientador: Rogerio Rosa Rodrigues;

Pedro Ernesto Fagundes

História e política: a revista Veja e as eleições de 1989; 2002; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em História do Brasil) - Centro Universitário São Camilo - Campus Espírito Santo; Orientador: Rogerio Rosa Rodrigues;

Edinéia Cristina Bortolim Altoé Oliveira

Moniz Freire; 2002; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em História do Brasil) - Centro Universitário São Camilo - Campus Espírito Santo; Orientador: Rogerio Rosa Rodrigues;

Maria de Fátima Delbona

; ; ; E assim nasceu Marataízes; 2002; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em História do Brasil) - Centro Universitário São Camilo - Campus Espírito Santo; Orientador: Rogerio Rosa Rodrigues;

Renata Arjona da Silva

Organização familiar dos sobrenomes espanhóis de Mimoso do Sul; 2002; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em História do Brasil) - Centro Universitário São Camilo - Campus Espírito Santo; Orientador: Rogerio Rosa Rodrigues;

Luana da Silva

Arte de narrar vidas: biografias, história e escrita de si em João Ribeiro (1860-1934); 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Rogerio Rosa Rodrigues;

MATHEUS FERNANDO SILVEIRA

Nas bordas do Contestado: a Questão de Limites no Processo de Execução e no Acordo de 1916; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - História) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Rogerio Rosa Rodrigues;

Ana Carolina Humbert

Entre a pena e o pincel: João Ribeiro pintor e crítico de arte no Brasil; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Rogerio Rosa Rodrigues;

Alessandra Ramos Martins Almeida

História a varejo: João Ribeiro e a crítica jornalística na Primeira República; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - História) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Rogerio Rosa Rodrigues;

Beatriz Pereira da Silva

Entre relatos e memórias: Mãe Malvina como um marco na história da umbanda em Florianópolis; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - História) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Rogerio Rosa Rodrigues;

Lucas Werlang Girardi

Conceito de Guerra e História Ibérica nas Siete Partidas de Afonso X; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - História) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Rogerio Rosa Rodrigues;

Raony Valdenesio Aduci Odreman Mendes

Leopold Zea: a latinidade revisitada; Processo de circulação de um projeto identitário americanista; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - História) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Rogerio Rosa Rodrigues;

Taiane Santi Martins

De mãos dadas: literatura e história, escrita e oralidade, tempo e memória nas narrativas de Mia Couto e Ahmadou Kourouma; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Rogerio Rosa Rodrigues;

Willan de Souza Januário

Militarismo, civilismo e a emancipação grapiúna; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Estadual de Santa Cruz; Orientador: Rogerio Rosa Rodrigues;

Frederick Oliveira Moraes

Fé cega, faca amolada: os radicais da República na pena de Lima Barreto; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Estadual de Santa Cruz; Orientador: Rogerio Rosa Rodrigues;

Adriana Silva Santos

O escritor dos enjeitados; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Estadual de Santa Cruz; Orientador: Rogerio Rosa Rodrigues;

Luiz Antônio Soares Rocha Júnior

O socialismo de João Mangabeira: crítica a uma construção biográfica; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Estadual de Santa Cruz; Orientador: Rogerio Rosa Rodrigues;

Letícia Evangelista dos Santos

Associação dos ex-combatentes da região cacaueira: um combate pela preservação da memória; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Estadual de Santa Cruz; Orientador: Rogerio Rosa Rodrigues;

Geimima de Souza

Uso da alegoria feminina da representação da Bahia pelos caricaturistas; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Estadual de Santa Cruz; Orientador: Rogerio Rosa Rodrigues;

Michele Costa Rodrigues

A política de saúde pública e a questão agrária na Primeira República nas crônicas de Lima Barreto; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Estadual de Santa Cruz; Orientador: Rogerio Rosa Rodrigues;

Verônica Alves de Miranda Araújo

O trovador apóstolo e as suas narrativas sobre a mulher; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Estadual de Santa Cruz; Orientador: Rogerio Rosa Rodrigues;

Bruno Castelan Gomes

Honra masculina: uma questão jurídica; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Centro de Ensino Superior Anisio Teixeira; Orientador: Rogerio Rosa Rodrigues;

Luana Gomes Medice de Oliveira e Regina Lucia Pimentel dos S

A habitação tardia do homem branco em Colatina, ocorrida no final do século XIX e inicio do século XX; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Centro de Ensino Superior Anisio Teixeira; Orientador: Rogerio Rosa Rodrigues;

Juliana Nunes Esteves

O teatro político de Jerônimo Monteiro (1908-1912); 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Centro de Ensino Superior Anisio Teixeira; Orientador: Rogerio Rosa Rodrigues;

Mariani Casanova

João Ribeiro e a cultura histórica alemã; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Rogerio Rosa Rodrigues;

Gustavo de Azevedo Grillo

João Ribeiro e os conflitos sociais na História do Brasil; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Abi - História) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Rogerio Rosa Rodrigues;

Conrado de Oliveira e Silva

Joao Ribeiro: nostalgia e política; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Abi - História) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Rogerio Rosa Rodrigues;

Luana da Silva

João Ribeiro memória e biografia; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Rogerio Rosa Rodrigues;

Marcos Alberto Rambo

João Ribeiro: República e política; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Rogerio Rosa Rodrigues;

Geovanni Rocha Júnior

João Ribeiro: humor e política na imprensa brasileira do século XIX; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Rogerio Rosa Rodrigues;

Vinícius Augusto Pontes de Carvalho

João Ribeiro: polêmica e humor na imprensa; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Rogerio Rosa Rodrigues;

Ana Carolina Humbert

Arte e estética em João Ribeiro; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Abi - História) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Rogerio Rosa Rodrigues;

Marcos Alberto Rambo

João Ribeiro e os antigos: poesia, mitologia e historiografia; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Abi - História) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Rogerio Rosa Rodrigues;

Luana da Silva

João Ribeiro entre a pesquisa antiquária e a crítica documental; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Abi - História) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Rogerio Rosa Rodrigues;

Jamylle Goulart Couvara

O espírito germânico em terra brasílica; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Rogerio Rosa Rodrigues;

Ana Carolina Humbert

O espírito histórico em terra brasílica; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Rogerio Rosa Rodrigues;

Jonas Santos de Carvalho

Entre caras e fatos: história, política e humor nas páginas da revista ilustrada Fon-Fon; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Rogerio Rosa Rodrigues;

Maiane Cruz Rocha

As mulheres e o poder durante a Campanha Civilista (1909-1910); 2010; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Rogerio Rosa Rodrigues;

Alexandre Almeida Medeiras

Humor e política em revista na Bahia (1908-1910); 2010; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rogerio Rosa Rodrigues;

Domingos da Cruz Junior

A; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC; Orientador: Rogerio Rosa Rodrigues;

Marcos Santos Marinho

Angu de caroço: o Bombardeio de Salvador na pena dos humoristas; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Estadual de Santa Cruz; Orientador: Rogerio Rosa Rodrigues;

Oslan Costa Ribeiro

: Brincadeira de gente grande: política e cultura em Ilhéus e Itabuna nos festejos carnavalescos (1920-1937); 2009; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rogerio Rosa Rodrigues;

Adriana Silva Santos

Escrita e política: as relações de trabalho no período pós-abolição na literatura de Lima Barreto; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC; Orientador: Rogerio Rosa Rodrigues;

Willan de Souza Januário

: Militarismo e civilismo na ?terra grapiúna?: a repercussão política da Campanha Civilista em Itabuna (1909-1910); 2009; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Estadual de Santa Cruz; Orientador: Rogerio Rosa Rodrigues;

Frederick Oliveira Moraes

Militância intelectual e política radical: Lima Barreto e a atuação dos jacobinistas na; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC; Orientador: Rogerio Rosa Rodrigues;

Marcelo Ribeiro Oliveira

Críticas, blackface e racismo: Plínio Marcos e a polêmica racial presente em ?A cabana do pai Tomás? (1969); 2009; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Rogerio Rosa Rodrigues;

Lucy Karla Mizael

A arte de fazer panela de barro: o primeiro ofício tombado como Patrimônio Cultural Brasileiro; 2002; Iniciação Científica; (Graduando em Turismo) - Faculdade Estácio de Sá de Vitória, Faculdade Estácio de Sá - Vitória; Orientador: Rogerio Rosa Rodrigues;

Agnaide Ribeiro Barbosa

Os viajantes na província: um estudo sobre o olhar dos viajantes estrangeiros sobre o ES nos séculos XVIII e XIX; 2002; Iniciação Científica; (Graduando em Turismo) - Faculdade Estácio de Sá de Vitória, Faculdade Estácio de Sá - Vitória; Orientador: Rogerio Rosa Rodrigues;

Irineu João Luiz e Silveira Jr

Monitoria na disciplina de Iniciação à Pesquisa Histórica; 2016; Orientação de outra natureza; (Abi - História) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Rogerio Rosa Rodrigues;

Eduardo Muller

Monitoria em Teoria da História I; 2015; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Rogerio Rosa Rodrigues;

Willian Luiz da Conceição

Monitoria em Teoria da História; 2014; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Rogerio Rosa Rodrigues;

Lucas Santos

Monitoria em História Antiga; 2014; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Rogerio Rosa Rodrigues;

Willian Luiz da Conceição

Monitoria Teoria da História II; 2014; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Rogerio Rosa Rodrigues;

Fábio Amorim Vieira

Monitoria; 2013; Orientação de outra natureza; (Abi - História) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Rogerio Rosa Rodrigues;

Lucas Saldanha Silva

Monitoria; 2013; Orientação de outra natureza; (Abi - História) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Rogerio Rosa Rodrigues;

Vitor Bittencourt da Rosa

Monitoria em Teoria da Historia; 2012; Orientação de outra natureza; (Abi - História) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Rogerio Rosa Rodrigues;

Fernada Bordignon Luiz

Monitoria em Teoria da História IV; 2012; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Rogerio Rosa Rodrigues;

Livia Bernardes Roberge

Monitoria em Historia Antiga; 2011; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Rogerio Rosa Rodrigues;

Frederick Oliveira Moraes

Monitoria de Ensino; 2009; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Universidade Estadual de Santa Cruz; Orientador: Rogerio Rosa Rodrigues;

Danilo Ornellas Ribeiro

Monitoria em ensino; 2008; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Universidade Estadual de Santa Cruz; Orientador: Rogerio Rosa Rodrigues;

Janmoliva Marlei Santana Belmonte

Monitoria em ensino; 2008; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Universidade Estadual de Santa Cruz; Orientador: Rogerio Rosa Rodrigues;

Foi orientado por

Sergio Schmitz

Os sertões catarinenses: embates e conflitos envolvendo a atuação militar na Guerra do Contestado; 2000; 0 f; Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado Em História) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Sérgio Schmitz;

Renato Luis do Couto Neto e Lemos

Veredas de um grande sertão: a Guerra do Contestado e a modernização do Exército brasileiro; 2008; Tese (Doutorado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Renato Luis do Couto Neto e Lemos;

Paulino de Jesus Francisco Cardoso

O movimento anti-racista em Florianópolis na década de 1970; 1996; 0 f; Iniciação Científica - Universidade do Estado de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Paulino de Jesus Francisco Cardoso;

Produções bibliográficas

  • RODRIGUES, ROGÉRIO ROSA . Tempo-do-agora (Jetztzeit), História do Tempo Presente e Guerra do Contestado. TEMPO E ARGUMENTO , v. 1, p. 1-39, 2021.

  • RODRIGUES, ROGÉRIO ROSA . A ciência subordinada: coronavírus e a política científica no Brasil. História, Ciências, Saúde-Manguinhos , v. ahead, p. 1-6, 2021.

  • SANTHIAGO, RICARDO ; TRINDADE BORGES, VIVIANE ; ROSA RODRIGUES, ROGÉRIO . O DEVIR PÚBLICO DA HISTÓRIA NO TEMPO PRESENTE: OUTRAS LINGUAGENS, OUTRAS NARRATIVAS.. CANOA DO TEMPO (UFAM) , v. 12, p. 13-38, 2020.

  • RODRIGUES, R. R. . Embrião sentimental do republicanismo: a busca de João Ribeiro pelo espírito nacional brasileiro na Primeira República. Travessias Interativas , v. 21, p. 69-82, 2020.

  • RODRIGUES, ROGÉRIO ROSA . Vozes docentes: lugar de escuta em tempos de pandemia. FRONTEIRAS: REVISTA CATARINENSE DE HISTÓRIA , v. 36, p. 224-227, 2020.

  • HEYMANN, LUCIANA ; RODRIGUES, ROGÉRIO ROSA . Em defesa das fontes em tempos incertos. História, Ciências, Saúde-Manguinhos , v. 26, p. 1087-1091, 2019.

  • RODRIGUES, ROGÉRIO ROSA . A memória fardada: a criação do Museu Histórico Nacional e as relíquias do Contestado. FRONTEIRAS: REVISTA CATARINENSE DE HISTÓRIA , v. 32, p. 7-29, 2018.

  • RODRIGUES, R. R. . Estilhaços da violência: a Guerra do Contestado e a memória oficial. Revista Contemporânea , v. 1, p. 1-25, 2015.

  • RODRIGUES, R. R. . Animatógrafo da guerra: Canudos e Contestado e a fotografia militar no Brasil. BOLETIM DO MUSEU PARAENSE EMÍLIO GOELDI. CIÊNCIAS HUMANAS , v. 9, p. 383-401, 2014.

  • RODRIGUES, ROGÉRIO ROSA . Singular, exemplar e universal. Crimes e castigos na Campanha do Contestado. HISTÓRIA EM REVISTA (UFPEL) , v. 20, p. 160-180, 2014.

  • RODRIGUES, ROGÉRIO ROSA . Traços biográficos de João Ribeiro ou as muitas faces de João Viva a São João. HISTÓRIA (SÃO PAULO) , v. 32, p. 377-400, 2013.

  • RODRIGUES, ROGERIO ROSA . Critica e erudição em João Ribeiro. Dimensões: Revista de História da UFES , v. 1, p. 87-109, 2013.

  • RODRIGUES, R. R. . Um espectro ronda os sertões: Contestado e Canudos e o trem da história. História e Culturas , v. 1, p. 22-31, 2013.

  • RODRIGUES, ROGÉRIO ROSA . Imagens cruzadas: exército e sertão na Primeira República. História, Ciências, Saúde-Manguinhos (Impresso) , v. 19, p. 1301-1317, 2012.

  • RODRIGUES, ROGERIO ROSA . É doce e honroso morrer pela pátria? rituais cívicos e disciplina militar na Guerra do Contestado. Esboços , v. 19, p. 31-48, 2012.

  • RODRIGUES, R. R. . A guerra como política por outros meios. Revista Brasileira de História Militar , v. 2, p. 4, 2011.

  • RODRIGUES, R. R. . Espírito militar e ideologia política: a atuação do exército na repressão à Guerra do Contestado. Revista do Mestrado de História (Universidade Severino Sombra) , v. 13, p. 69-82, 2011.

  • RODRIGUES, R. R. . Rondon: O Marechal da Floresta de Todd Diacon. Revista de História (UFES) , v. 19, p. 223-230, 2008.

  • RODRIGUES, R. R. . Por um novo exército. Revista de História (Rio de Janeiro) , v. 1, p. 58-61, 2008.

  • RODRIGUES, R. R. . Malhando a guerra: humor e política na Guerra do Contestado. Olhar Crítico , v. 32, p. 1/32, 2007.

  • RODRIGUES, R. R. . O mesmo em outras formas. Esboços (UFSC) , v. 8, p. 187-198, 2000.

  • RODRIGUES, R. R. . Luz, Aujor Ávila da. Os fanáticos: crimes e aberrações dos nossos caboclos (resenha). Esboços (UFSC) , v. 7, p. 195-196, 1999.

  • RODRIGUES, ROGÉRIO ROSA ; BORGES, V. T. (Org.) . História Pública e História do Tempo Presente. 1. ed. São Paulo: Letra e Voz, 2021. v. 1. 205p .

  • RODRIGUES, ROGÉRIO ROSA ; ALMEIDA, J. R. (Org.) . Histórica Pública em Movimento. 1. ed. São Paulo: Letra e Voz, 2021. v. 1. 224p .

  • RODRIGUES, ROGÉRIO ROSA . Possibilidades de Pesquisa em História. 1. ed. São Paulo: Contexto, 2017. v. 1. 268p .

  • RODRIGUES, R. R. ; VALENTINI, D. J. (Org.) . Contestado: fronteiras, colonização e conflitos (1912-1916). 1. ed. Chapecó/SC: Letra&Vida, 2015. v. 1. 388p .

  • RODRIGUES, R. R. . Nos desvão da História. João Ribeiro. 1. ed. Jundiaí/SP: Paco Editorial, 2015. v. 1. 260p .

  • RODRIGUES, R. R. . A solidão das testemunhas: trauma, memória e história do Contestado. In: Rogério Rosa Rodrigues; Viviane Trindade Borges. (Org.). História Pública e História do Tempo Presente. 1ed.São Paulo: Letra e Voz, 2021, v. 1, p. 133-152.

  • RODRIGUES, ROGÉRIO ROSA ; ANDRADE, E. P. ; VIANA, L. M. ; ALMEIDA, J. R. . Em tempos de pandemia, como as/os professoras/es têm lidado com o ensino da história?. In: Everardo Paiva Andrade; Juniele Rabêlo de Almeida; Larissa Moreira Viana; Rogério Rosa Rodrigues. (Org.). Histórica Pública em Movimento. 1ed.São Paulo: Letra e Voz, 2021, v. 1, p. 125-138.

  • RODRIGUES, ROGÉRIO ROSA . Lynn Hunt e os desafios da pesquisa historica no seculo XXI. In: BENTIVOGLIO, Julio e AVELAR, Alexandre de Sá. (Org.). O futuro da história: da crise à reconstrução de teorias e abordagens. 1ed.Vitoria/ES: Milfontes, 2019, v. 1, p. 99-120.

  • RODRIGUES, ROGÉRIO ROSA . Da inatualidade da arte de Sérgio Canfield em tempos de cólera. In: ALCIDES, Eneleo; CHEREM, Rosangela.. (Org.). Corpos vinculantes: Sérgio Canfield. 1ed.Florianópolis: Fundação Cultural BADESC, 2019, v. 1, p. 64-67.

  • RODRIGUES, ROGÉRIO ROSA . O Contestado encenado por Hassis ou a arte de antecipar o que a história não iluminou. In: TOMPOROSKI, Alexandre Assis; ESPIG, Márcia Janete. (Org.). Tempos de muito pasto e pouco rastro. 1ed.São Paulo: LiberArs, 2018, v. 1, p. 17-30.

  • RODRIGUES, ROGÉRIO ROSA . A história pública serve para a teoria da história, e vice-versa?. In: MAUAD, Ana Maria; Santhiago, Ricardo; Borges, Viviane Trindade. (Org.). Que história pública queremos?/What Public History do we want?. 1ed.São Paulo: Letra e Voz, 2018, v. 1, p. 277-283.

  • RODRIGUES, ROGÉRIO ROSA . Manuais Didáticos. In: Rogério Rosa Rodrigues. (Org.). Possibilidades de Pesquisa em História. 1ed.São Paulo: Contexto, 2017, v. 1, p. 55-82.

  • RODRIGUES, ROGÉRIO ROSA . João Ribeiro e Heinrich Handelmann: diálogos subterrâneos. In: Júlio Bentivoglio; Bruno César Nascimento. (Org.). Escrever história: historiadores e historiografia nos séculos XIX e XX. 1ed.Vitória: Editora Milfontes, 2017, v. 1, p. 165-188.

  • RODRIGUES, ROGÉRIO ROSA . Nas árvores, entre oficiais e em famílias: a fotografia e o desejo de entrar para a história. In: Angela Alonso, Heloísa Espada. (Org.). Conflitos: fotografia e violência política no Brasil: 1889-1964. 1ed.São Paulo: IMS, 2017, v. 1, p. 117-133.

  • RODRIGUES, ROGERIO ROSA . Nas águas do esquecimento. O movimento do Contestado e o dever de memória. In: Priori, Angelo; Gruner, Clóvis Mendes. (Org.). Contestado: 100 anos de uma guerra sem fim. 1ed.Curitiba: Editora ANPUH/PR, 2016, v. 1, p. 29-53.

  • RODRIGUES, R. R. . Entre sabres e ressentimentos: política, guerra e literatura na Primeira República. In: Fernando da Silva Rodrigues; Francisco Ferraz; Surama Conde de Sá Pinto. (Org.). História militar: novos caminhos e novas abordagens. 1ed.Jundiaí: Paco Editorial, 2015, v. 2, p. 191-211.

  • RODRIGUES, R. R. . Arquivos da ordem: o Contestado e a fotografia de guerra. In: Delmir José Valentini; Rogério Rosa Rodrigues. (Org.). Contestado: fronteiras, colonização e conflitos (1912-1916). 1ed.Chapecó/SC: Letra&Vida, 2015, v. 1, p. 375-387.

  • RODRIGUES, R. R. ; SOARES, J. ; GALLY, C. . Notas sobre uma introdução: João Ribeiro e a escrita da história do Brasil. Nos desvão da História. João Ribeiro. 1ed.Jundiaí/SP: Paco Editorial, 2015, v. 1, p. 41-57.

  • RODRIGUES, R. R. . Nos anais eternos da história. João Ribeiro e a historiografia nacional. Nos desvão da História. João Ribeiro. 1ed.Jundiaí/SP: Paco Editorial, 2015, v. 1, p. 215-256.

  • RODRIGUES, R. R. . Filho ingrato: Rui Barbosa e a campanha civilista na Bahia. In: Dilton Oliveira de Araújo; Maria José Rapassi Mascarenhas. (Org.). Sociedade e relações de poder na Bahia: séculos XVII-XX. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2014, v. 1, p. 233-256.

  • WEHLING, A. ; RODRIGUES, R. R. . A Guerra do Contestado e a História Militar Brasileira. In: Arno Wehling. (Org.). 100 anos do Contestado: memória, história e patrimônio. 1ed.Florianópolis: MPSC, 2013, v. 1, p. 325-349.

  • RODRIGUES, R. R. . As trincheiras das palavras: os historiadores de farda e as narrativas históricas sobre o Contestado. In: Delmir José Valentini; Marcia Janete Espig; Paulo Pinheiro Machado. (Org.). Nem fanáticos, nem jagunços: reflexões sobre o Contestado (1912-1916). 1ed.Pelotas/RS: Editora da Universidade Federal de Pelotas, 2012, v. 1, p. 237-261.

  • RODRIGUES, R. R. . Das ordens à disciplina: a relação do Exército brasileiro com as vilas na região do Contestado. In: Paulo Pinheiro Machado; Márcia Janete Espig. (Org.). A Guerra Santa Revisitada: novos estudos sobre o movimento do Contestado. 1ªed.Florianópolis: UFSC, 2008, v. 1, p. 13-31.

  • RODRIGUES, R. R. . O massacre de Taquaruçu e Caraguatá. Cem anos do Contestado. Revista História Catarina, Lages/SC, , v. 63, p. 31 - 35, 08 abr. 2014.

  • RODRIGUES, R. R. . História das populações de origem árabe em SC. Revista História Catarina, Lages-SC, , v. 62, p. 36 - 37, 05 mar. 2014.

  • RODRIGUES, R. R. . As roupas? a moda? e a sociedade na história catarinense. Revista História Catarina, Lages/SC, , v. 60, p. 33 - 34, 05 dez. 2013.

  • RODRIGUES, R. R. . Algumas mulheres na história de Santa Catarina. Revista História Catarina, Lages/SC, , v. 61, p. 18 - 19, 05 nov. 2013.

  • RODRIGUES, R. R. . História ambiental em SC. Revista História Catarina, Lages/SC, p. 39 - 40, 08 out. 2013.

  • RODRIGUES, R. R. . História da arte Catarina. Revista História Catarina, Lages/SC, , v. 57, p. 41 - 42, 10 set. 2013.

  • RODRIGUES, R. R. . História do Esporte em Santa Catarina. Revista História Catarina, Lages/SC, , v. 56, p. 35 - 36, 07 ago. 2013.

  • RODRIGUES, ROGÉRIO ROSA . História das Populações indigenas em Santa Catarina. Revista História Catarina, Lages/SC, , v. 54, p. 26 - 27, 01 jun. 2013.

  • RODRIGUES, R. R. . História das populações de origem africana em SC. Revista História Catarina, Lages/SC, p. 39 - 40, 07 maio 2013.

  • RODRIGUES, ROGÉRIO ROSA . História da infância em Santa Catarina. Revista História Catarina, Lages/SC, , v. 52, p. 34 - 35, 04 abr. 2013.

  • RODRIGUES, ROGÉRIO ROSA . História da Loucura em Santa Catarina. Revista História Catarina, Lages/SC, , v. 51, p. 22 - 23, 05 mar. 2013.

  • RODRIGUES, R. R. . Dossiê História da Música em Florianópolis. Revista História Catarina, Lages/SC, , v. 49, p. 23 - 59, 05 jan. 2013.

  • RODRIGUES, ROGÉRIO ROSA ; BORGES, V. T. . O tempo abre as portas para quem sabe esperar. Revista História Catarina, Lages/SC, , v. 48, p. 36 - 39, 04 dez. 2012.

  • RODRIGUES, R. R. . A retórica do front: a Guerra do Contestado e a ausência de um Euclides da Cunha. A Notícia (Joinvile-SC), Joinvile - Santa Catarina, p. 8 - 9, 22 out. 2012.

  • RODRIGUES, R. R. . Bendita guerra: o exército e a guerra do Contestado. Revista de História Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro, p. 30 - 33, 05 out. 2012.

  • RODRIGUES, R. R. . Ecos de um passado silenciado: violência e relações de poder no cotidiano brasileiro. Jornal da FAED, Florianópolis, p. 4, 05 jul. 1997.

  • RODRIGUES, ROGÉRIO ROSA . Fala de abertura no XVIII Estadual de História ANPUH-SC. In: XVIII Encontro Estadual de História, 2020, Criciúma. XVIII Encontro Estadual de História: Direitos Humanos, sensibilidades e resistências. n/c: n/c, 2020. v. 1. p. 1-7.

  • RODRIGUES, R. R. . João Ribeiro e o cenário cultural brasileiro na Primeira República. In: XXVIII Simpósio Nacional de História, 2015, Florianópolis. Lugares dos historiadores: velhos e novos desafios, 2015.

  • RODRIGUES, R. R. . Nostalgia e política em João Ribeiro. In: XXVII Simpósio Nacional de História, 2013, Natal. XXVII Simpósio Nacional de História: conhecimento histórico e diálogo social. Natal, 2013.

  • RODRIGUES, R. R. ; PASSOS, S. G. . A pose convencional 'ventre-à-terre' ou o movimento impossível do cavalo: a charge de Calixto e o pensamento estético da modernidade brasileira. In: Segundo Congreso Internacional sobre historietas y humor gráfico, 2012, Buenos Aires. Libro de resúmenes: Segundo Congreso Internacional Vietas Serias. Buenos Aires: VS, 2012. v. 1. p. 90-91.

  • RODRIGUES, R. R. . Imagens do front: Canudos e Contestado e a fotografia de guerra. In: VI Simpósio Nacional de História Cultural, 2012, Teresina. VI Simpósio Nacional de História Cultural. Teresina, 2012. p. 1-12.

  • RODRIGUES, R. R. . Martires da pátria e guerreiros celestes: rituais cívicos e religiosos na campanha do Contestado. In: Simpósio Nacional do movimento do Contestado, 2012, Pelotas/RS. Simpósio Nacional do movimento do Contestado: Anais da sessão Pelotas, RS. Pelotas/RS: Pelotas: Editora Gráfica e Universitária, 2012. v. 1. p. 99-114.

  • RODRIGUES, R. R. . João Ribeiro e a historiografia brasileira: percursos e perspectivas. In: 5 Seminário Nacional de História da Historiografia: biografia e história intelectual, 2011, Ouro Preto-MG. Caderno de resumos & Anais do 5. Seminário Nacional de História da Historiografia: biografia & história intelectual (ISBN: 978-85-288-0275-7), 2011.

  • RODRIGUES, R. R. . Política é coisa de homem? Os bastidores da política e a participação das mulheres na Campanha Civilista (1909-1910). In: I Seminário Internacional História do Tempo Presente, 2011, Florianópolis. Anais do I Seminário Internacional História do Tempo Presente, 2011.

  • RODRIGUES, R. R. . A morte no front: representações da guerra na fotografia. In: VIII ENCONTRO INTERNACIONAL DA ANPHLAC, 2008, Vitória-ES. VIII Encontro Internacional da ANPHLAC: programação e cadernos de resumos, 2008. v. único. p. 41-41.

  • RODRIGUES, R. R. . Imagens de um exército profissional: a Guerra do Contestado e a campanha de modernização do Exército.. In: Encontro Nacional Associação Brasileira de Estudos de Defesa - ABED, 2007, São Carlos. Anais I Encontro Nacional Associação brasileira de estudos de defesa ? ABED, 2007.

  • RODRIGUES, R. R. . Da politicagem à política. A intervenção do Exército brasileiro na Guerra do Contestado.. In: XXIII Simpósio Nacional de História ? História: Guerra e Paz, 2005, Londrina. Anais do XXIII Simpósio Nacional de História ? História: Guerra e Paz, 2005.

  • RODRIGUES, R. R. . João Ribeiro e a cultura histórica alemã. In: 4. Seminário Nacional de História da Historiografia: tempo presente e usos do passado, 2010, Mariana (MG). 4. Seminário Nacional de História da Historiografia: tempo presente e usos do passado, 2010. v. unico.

  • RODRIGUES, R. R. . O amanuense e a república dos camaradas: Lima Barreto e a Campanha Civlista. In: XXV Simpósio Nacional de História: História e ética, 2009, Fortaleza. XXV Simpósio Nacional de História: História e ética. Fortaleza: Fotaleza Editora, 2009. v. 1. p. 407.

  • RODRIGUES, R. R. . A urucubaca no Catete: humor e política na candidatura de Hermes da Fonseca. In: II Congresso Internacional UFES/Université de Paris-Est, 2009, Vitória, ES. Cidade, cotidiano e Poder, 2009.

  • RODRIGUES, R. R. . Em defesa da nação: Olavo Bilac e o Exército Brasileiro. In: I Congresso Internacional UFES/Université de Paris-Est (Marne-la-Vallée, 2007, Vitória. I Congresso Internacional UFES/Université de Paris-Est (Marne-la-Vallée), 2007. p. 126.

  • RODRIGUES, R. R. . Dudu e a urucubaca. Militarismo e cultura política na Primeira República. In: VI Encontro Regional da ANPUH/ES, 2006, Vitória. Anais do VI Encontro Regional da ANPUH ? ES, 2006. p. 73.

  • RODRIGUES, R. R. . Ofícios da memória: o Exército e a construção de uma memória militar durante a Primeira República. In: I Jornada do Patrimônio Cultural do Espírito Santo, 2006, Vitória. Anais da I Jornada do Patrimônio Cultural do Espírito Santo, 2006. p. 42.

  • RODRIGUES, R. R. . A fotografia e a construção da memória militar sobre a Guerra do Contestado. In: III Simpósio Nacional de História Cultural, 2006, Florianópolis. Anais do III Simpósio Nacional de História Cultural, 2006. p. 222.

  • RODRIGUES, R. R. . Os antropólogos de farda. Os oficiais do Exército e a construção da memória sobre a Guerra do Contestado. In: III Simpósio Nacional de História Cultural, 2006, Florianópolis. Anais do III Simpósio Nacional de História Cultural, 2006. p. 222.

  • RODRIGUES, R. R. . A Guerra em imagens: uma análise da fotografia das guerras de Canudos e Contestado. In: I Seminário Interdisciplinar em História e Educação, 2006, Vitória. Anais do I Seminário Interdisciplinar de História, 2006. p. 61.

  • RODRIGUES, R. R. . Escola de patriotismo ou arbitrariedade política: os conflitos em torno da implementação do serviço militar obrigatório no Brasil.. In: XXIII Simpósio Nacional de História ? História: Guerra e Paz, 2005, Londrina. Anais do XXIII Simpósio Nacional de História ? História: Guerra e Paz, 2005. p. 411.

  • RODRIGUES, R. R. . Partes e combates: cenas do cotidiano do Exército nos sertões catarinenses.. In: XXI Simpósio Nacional de História: A História no novo milênio: entre o individual e o coletivo, 2001, Niterói. Anais do XXI Simpósio Nacional de História: A História no novo milênio: entre o individual e o coletivo, 2001. p. 296.

  • RODRIGUES, R. R. . A desqualificação do outro: a palavra como instrumento de violência na Guerra do Contestado.. In: XXI Simpósio Nacional de História: A História no novo milênio: entre o individual e o coletivo, 2001, Niterói. Anais do XXI Simpósio Nacional de História: A História no novo milênio: entre o individual e o coletivo, 2001. p. 118.

  • RODRIGUES, R. R. . Guernica e Taquarussú: relato, obras e experiências da dor.. In: VIII Encontro Estadual de História, 2000, Florianópolis. Anais do VII Encontro Estadual de História - História: Experiências e Desafios, 2000.

  • RODRIGUES, R. R. . Os clarins da violência: uma guerra dentro dos limites de civilidade. In: VII Encontro Estadual de História - História: Experiências e Desafios, 2000, Florianópolis. Anais do VII Encontro Estadual de História - História: Experiências e Desafios, 2000.

  • RODRIGUES, R. R. . Notícias do Front: a imprensa catarinense na Guerra do Contestado. In: 52ª Reunião Anual da SBPC, 2000, Brasília. Anais do 52ª Reunião Anual da SBPC, 2000.

  • RODRIGUES, R. R. . Movimento anti-racista em Florianópolis na década de 70. In: XIX Simpósio Nacional de História: História e Cidadania, 1997, Belo Horizonte. Anais do XIX Simpósio Nacional de História: História e Cidadania, 1997. p. 81.

  • RODRIGUES, R. R. . Movimento anti-racista em Florianópolis na década de 70. In: VI Seminário Catarinense de Iniciação Científica, 1996, Florianópolis. Anais do VI Seminário Catarinense de Iniciação Científica, 1996. p. 650.

  • RODRIGUES, R. R. . História do Tempo Presente e ensino de História. 2021. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • RODRIGUES, ROGÉRIO ROSA . Quando o corpo fala ? ensino de história e produção de presença sobre a Guerra do Contestado. 2020. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • RODRIGUES, ROGÉRIO ROSA . : Guerra do Contestado: infância e violência em imagem. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RODRIGUES, R. R. . Produções Intelectuais FALA DE ABERTURA NO XVIII ESTADUAL DE HISTÓRIA ANPUH-SC. 2020. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • RODRIGUES, R. R. . O mediador dos tempos: a Guerra do Contestado entre o passado e o presente. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RODRIGUES, ROGÉRIO ROSA . Os crimes contra a humanidade e a Guerra do Contestado. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RODRIGUES, ROGÉRIO ROSA . E verdade esse bilhete? fake news no Contestado e o trabalho do historiador no tempo presente. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RODRIGUES, ROGÉRIO ROSA . O Contestado encenado por Hassis ou a arte de antecipar o que a História não iluminou. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • RODRIGUES, ROGERIO ROSA . Motim no Contestado: reminiscências da revolta da Chibata no campo de guerra. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RODRIGUES, ROGERIO ROSA . João Ribeiro e o espírito republicano: notas subterrâneas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RODRIGUES, ROGERIO ROSA . Nas águas do esquecimento: o movimento do Contestado e o dever de memória. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RODRIGUES, ROGERIO ROSA . O Movimento do Contestado: reflexões sobre Pesquisa e Ensino. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RODRIGUES, R. R. . A guerra do Contestado e o trem da História. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RODRIGUES, ROGÉRIO ROSA . Nostalgia e política em João Ribeiro. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RODRIGUES, ROGÉRIO ROSA . João Ribeiro e Handelmann e a escrita da história do Brasil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RODRIGUES, R. R. . Imagens do Front: Canudos e Contestado e a fotografia de guerra. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RODRIGUES, R. R. . O exército e as forças estaduais no Contestado. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RODRIGUES, R. R. . Centenário da Guerra do Contestado: história e historiografia. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RODRIGUES, R. R. . A guerra, a memória, a história: os historiadores de farda e a escrita da história do Contestado. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RODRIGUES, R. R. . Martires da pátria e guerreiros celestes: rituais cívicos e religiosos na campanha do Contestado. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RODRIGUES, R. R. ; PASSOS, S. G. . A pose convencional 'ventre-à-terre' ou o movimento impossível do cavalo: a charge de Calixto e o pensamento estético da modernidade brasileira. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RODRIGUES, R. R. . Canudos e Contestado e a fotografia de guerra no Brasil. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RODRIGUES, R. R. . Escatologia e milenarismo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RODRIGUES, R. R. ; MACHADO, P. P. ; BACK, S. . O movimento do Contestado na história e no cinema. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RODRIGUES, R. R. . Canudos, Contestado e a construção da memória militar do exército brasileiro. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RODRIGUES, R. R. . Política é coisa de homem? Os bastidores da política e a participação das mulheres na Campanha Civilista (1909-1910). 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RODRIGUES, R. R. . Ritual de uma farsa questionada: eleição e povo na Campanha Civilista. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RODRIGUES, R. R. . História, nação e imaginário. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RODRIGUES, R. R. . João Ribeiro e a historiografia brasileira: percursos e perspectivas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RODRIGUES, R. R. . A farda, o ofício e a fé: os militares e os conflitos sociais no campo na Primeira República. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RODRIGUES, R. R. . João Ribeiro e a cultura histórica alemã. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RODRIGUES, R. R. . A política obscena: tramas e enredos da Campanha Civilista. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • RODRIGUES, R. R. . Filho ingrato: Rui Barbosa e a Campanha Civilista na Bahia. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RODRIGUES, R. R. . Teoria da História x Ensino de História. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RODRIGUES, R. R. . O amanuense e a república dos camaradas: Lima Barreto e a Campanha Civilista. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • RODRIGUES, R. R. . A República dos camaradas: militares e militarismo na Campanha Civilista. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RODRIGUES, R. R. . A urucubaca no Catete: humor e política na candidatura de Hermes da Fonseca. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RODRIGUES, R. R. . O popular e o erudito no ideal de nação brasileira.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RODRIGUES, R. R. . A morte no front: representações da guerra na fotografia. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DIACON, T. A. ; ESPIG, M. J. ; RODRIGUES, R. R. . Uma Guerra e diferentes visões: estudos sobre o movimento do Contestado. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RODRIGUES, R. R. . A pesquisa história com fontes visuais. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RODRIGUES, R. R. . Nas malhas do poder: Lima Barreto e a Campanha Civilista (1909-1910). 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RODRIGUES, R. R. . Nas malhas do poder: Lima Barreto e a Campanha Civilista. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RODRIGUES, R. R. . O sentido da História. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RODRIGUES, R. R. . História e fotografia. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RODRIGUES, R. R. . Imagens de um exército profissional: a Guerra do Contestado no Sul do Brasil.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RODRIGUES, R. R. . Em defesa da nação: Olavo Bilac e o Exército brasileiro. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RODRIGUES, R. R. . Sexo e sexualidade em tempos de guerra. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • RODRIGUES, R. R. . Imagens do front: uma análise da fotografia de guerra em Canudos e no Contestado. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • RODRIGUES, R. R. . Dudu e a urucubaca: militarismo e cultura política na Primeira República. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • RODRIGUES, R. R. . Oficios da memória: o Exército e a construção de uma memória militar durante a Primeira República. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RODRIGUES, R. R. . Os antropólogos de farda. Os oficiais do Exército e a construção da memória sobre a Guerra do Contestado. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • RODRIGUES, R. R. . A guerra em imagens: uma análise da fotografia das guerras de Canudos e Contestado. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • RODRIGUES, R. R. . A República dos camaradas: os oficiais do Exército e a políticva na Primeira República. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RODRIGUES, R. R. . A política como missão: os oficiais do Exército e a políta na Primeira República. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RODRIGUES, R. R. . Retrato de um general quando político: a trajetória política de Setembrino de Carvalho durante a Primeira República. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RODRIGUES, R. R. . A República como missão: a atuação militar na Guerra do Contestado. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RODRIGUES, R. R. . Entre sabres e baionetas. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RODRIGUES, R. R. . Escola de patriotismo ou arbitrariedade política: os conflitos em torno da impementação do seviço militar obrigatório no Brasil. 2005. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • RODRIGUES, R. R. . Da politicagem à política. A intervenção do Exército brasileiro na Guerra do Contestado. 2005. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • RODRIGUES, R. R. . O espírito dos viajantes em terras capixabas: imaginário europeu sobre o Espírito Santo nos séculos XVIII e XIX. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RODRIGUES, R. R. . Partes e combates: cenas do cotidiano do exército nos sertões catarinenses. 2001. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • RODRIGUES, R. R. . A desqualificação do outro: a palavra como isntrumento de violência na Guerra do Contestado. 2001. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • RODRIGUES, R. R. . O canteiro e as sementes: as possibilidades na história de uma guerra. 2001. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • RODRIGUES, R. R. . Os clarins da violência: uma guerra dentro dos limites de civilidade. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RODRIGUES, R. R. . Guernica e Taquarussú: relatos, obra e experiência de dor. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RODRIGUES, R. R. . Notícias do Front: a imprensa catarinense na Guerra do Contestado. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RODRIGUES, R. R. . Entre fanáticos e sanguinários: os sertanejos do Contestado e a imprensa catarinense. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RODRIGUES, R. R. . Do descrédito ao desolamento: as representações sobre a Guerra do Contestado presentes nos jornais catarinenses (1912-1916). 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RODRIGUES, R. R. . Notícias do front: o imaginário militar acerca da Guerra do Contestado. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RODRIGUES, R. R. . I Seminário de Alfabetização da UDESC e Kizomba. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RODRIGUES, R. R. . Movimento anti-racista em Florianópolis na década de 70. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RODRIGUES, R. R. . Moviemnto anti-racista em Florianópolis na década de 70. 1996. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RODRIGUES, ROGÉRIO ROSA ; LAGES, L. . 'Escrevo cartas, e não história': da potência da cartas de Luís dos Santos Vilhena para a História do Brasil no século XXI. Salvador, 2020. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • RODRIGUES, R. R. . A Guerra no Império Romano Tardio. Vitória, 2012. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • RODRIGUES, R. R. . Veredas de um grande sertão: a Guerra do Contestado e a modernização do Exército Brasileiro. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2008 (Tese doutorado).

  • RODRIGUES, R. R. . Os sertões catarinenses: embates e conflitos envolvendo a atuação militar na Guerra do Contestado. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2001 (Dissertação Mestrado).

Outras produções

RODRIGUES, R. R. ; JOFFILY, M. ; ROSSATTO, L. ; EMMANUEL, V. . Comissão Bolsa PROMOP portaria 019/2020. 2020.

RODRIGUES, ROGÉRIO ROSA ; JOFFILY, M. ; SARTORI, A. S. ; MENDES, L. . Comissão de seleção bolsa PDSE Res 014/2019. 2019.

RODRIGUES, ROGÉRIO ROSA ; SILVA, C. B. . Processo Seletivo Professor substituto Ensino História Res 01/2019. 2019.

RODRIGUES, ROGÉRIO ROSA . Parecer publicação livro editora universitária (Editora UFBA). 2019.

RODRIGUES, R. R. ; OLIVEIRA, M. R. . Comissão de Seleção de Bolsa PNPD do PPGH-UDESC - Portaria n. 66/2019. 2019. 2019.

RODRIGUES, R. R. ; OLIVEIRA, M. R. ; MORTARI, C. ; SILVA, C. B. ; CAMPOS, E. C. . Comissão de Seleção de Discentes do PPGH-UDESC - Portaria n. 19/2018. 2018. 2018.

RODRIGUES, R. R. ; JOFFILY, M. ; MORTARI, C. ; ZALUSKI, J. ; SANTIAGO, F. L. . Comissão de Cotas do PPGH-UDESC - Portaria n. 136/2018. 2018.. 2018.

SILVEIRA, C. ; RODRIGUES, R. R. . Manual do Professor de História. 2013.

RODRIGUES, R. R. . Conteúdos e metodologia do ensino de história I. 2013.

RODRIGUES, R. R. . Parecer artigo para submissão na Revista Tempo e Argumento. 2021.

RODRIGUES, R. R. . Parecer artigo submetido na Revista Tempo e Argumento. 2021.

RODRIGUES, R. R. . Parecer artigo submetido na Revista Tempo e Argumento. 2021.

RODRIGUES, R. R. . Parecer artigo submetido na Revista Tempo e Argumento. 2021.

RODRIGUES, R. R. . Parecer artigo submetido na Estudos Históricos. 2021.

RODRIGUES, R. R. . Parecer artigo submetido na Revista Maracanan. 2021.

RODRIGUES, R. R. . Parecer artigo submetido na revista Escritas do Tempo. 2021.

RODRIGUES, R. R. . Parecer artigo submetido na Revista História Comparada. 2021.

RODRIGUES, R. R. . Parecer artigo para submissão na Revista História, Ciência, Saúde - Manguinhos. 2020.

RODRIGUES, R. R. . Parecer artigo para submissão na Revista História, Ciência, Saúde - Manguinhos. 2020.

RODRIGUES, R. R. . Parecer artigo para submissão na Revista História, Ciência, Saúde - Manguinhos. 2020.

RODRIGUES, R. R. . Parecer artigo para submissão na Revista História, Ciência, Saúde - Manguinhos. 2020.

RODRIGUES, R. R. . Parecer artigo para submissão na Revista História, Ciência, Saúde - Manguinhos. 2020.

RODRIGUES, R. R. . Parecer artigo para submissão na Revista História, Ciência, Saúde - Manguinhos. 2020.

RODRIGUES, R. R. . Parecer artigo para submissão na Revista História, Ciência, Saúde - Manguinhos. 2020.

RODRIGUES, ROGÉRIO ROSA . Parecer artigo para submissão na Revista História, Ciência, Saúde - Manguinhos. 2020.

RODRIGUES, R. R. . Parecer artigo para submissão na Revista História, Ciência, Saúde - Manguinhos. 2020.

RODRIGUES, R. R. . Parecer artigo para submissão na Revista História, Ciência, Saúde - Manguinhos. 2019.

RODRIGUES, R. R. . Parecer artigo para submissão na Revista História, Ciência, Saúde - Manguinhos. 2019.

RODRIGUES, R. R. . Parecer artigo para submissão na Revista História, Ciência, Saúde - Manguinhos. 2019.

RODRIGUES, R. R. . Relatório parcial de bolsa de Iniciação Científica. 2011.

RODRIGUES, R. R. . Parecerista Projeto de Pesquisa Científica. 2011.

RODRIGUES, R. R. . Cadernos de História (UFOP). 2010.

RODRIGUES, R. R. . Revista Educação, Tecnologia e Ciência (ETC). 2010.

RODRIGUES, R. R. . Relatório parcial de bolsa de Iniciação Científica. 2010.

RODRIGUES, R. R. . Relatório final de bolsa de Iniciação Científica. 2010.

RODRIGUES, R. R. . Relatório final de bolsa de Iniciação Científica. 2009.

RODRIGUES, R. R. . Parecer relatório parcial de Iniciação científica. 2009.

RODRIGUES, R. R. . Revista de História Regional. 2009.

RODRIGUES, R. R. . Cidades Santas do Contestado. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

PARAISO, M. ; RODRIGUES, ROGÉRIO ROSA . Documentário: A maravilha do século. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

RODRIGUES, R. R. . A Guerra do Contestado. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

RODRIGUES, R. R. ; MACHADO, P. P. . Guerra do Contestado: guerra, terra e? messianismo?. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

RODRIGUES, ROGÉRIO ROSA . A fotografia sobre o Contestado: vídeo. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

RODRIGUES, ROGÉRIO ROSA . Conversa na Galeria: A Guerra do Contestado nas lentes de Claro Jansson. 2018. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

PARAISO, M. ; TAMBKE, R. ; RODRIGUES, R. R. . Terra Cabocla. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

RODRIGUES, ROGÉRIO ROSA . A ciência subordinada: coronavírus e a política científica no Brasil. 2020; Tema: Política científica e coronavírus. (Blog).

RODRIGUES, ROGÉRIO ROSA . Relatos da Quarentena episódio 4. 2020; Tema: os desafios de ensinar História em tempos de pandemia. (Rede social).

RODRIGUES, ROGÉRIO ROSA . Profcast - o podcast do mestrado profissional em ensino de história. 2020; Tema: Relato de professores(as) e os desafios de ensinar História em tempos de pandemia. (Rede social).

RODRIGUES, ROGÉRIO ROSA . A história entre imagens e sons. 2020; Tema: O uso de imagens e sons durante a pandemia do coronavírus. (Rede social).

RODRIGUES, ROGÉRIO ROSA ; GOMES, G. F. . Conversa Finada. 2018; Tema: Escrita criativa envolvendo pesquisa histórica. (Blog).

RODRIGUES, R. R. . Interfaces entre história e ciências sociais. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

RODRIGUES, R. R. . Dicionário Historico-biográfico brasileiro da Primeira Republica. 2010. (Avaliador).

RODRIGUES, R. R. . História e literatura. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

RODRIGUES, R. R. . XV Seminário de Iniciação Científica/X Semana de Pesquisa e Pós-Graduação. 2009. (Avaliador).

RODRIGUES, R. R. . XV Seminário de Iniciação Científica/X Semana de Pesquisa e Pós-Graduação. 2009. (Parecerista).

RODRIGUES, R. R. . Entre cobras e lagartos: viagens e viajantes em terras capixabas no século XIX. 2003. (Relatório de pesquisa).

RODRIGUES, R. R. . As armadilhas do conhecimento. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

RODRIGUES, R. R. . Fronteiras da Guerra. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SCHMITZ, S. ; RODRIGUES, R. R. . Notícias do front: o papel da imprensa e sua representação na Guerra do Contestado. 1998. (Relatório de pesquisa).

CARDOSO, P. J. F. ; RODRIGUES, R. R. . Movimento Anti-racista em Florianópolis na década de 1970. 1996. (Relatório de pesquisa).

RODRIGUES, R. R. . Arte, experiência e memória: Rio de Contas em imagens. 2008 (Workshop) .

Projetos de pesquisa

  • 2017 - 2018

    Entre mundos. João Ribeiro e a historiografia brasileira em perspectiva transnacional., Descrição: O projeto tem como objetivo analisar as conexões entre os métodos históricos da historiografia alemã e a historiografia brasileira durante a Primeira República a partir da história escrita por João Ribeiro; a partir desse objetivo geral se propõe a Investigar os usos e apropriações que João Ribeiro fez da historiografia alemã para a construção da síntese que elaborou sobre a história do Brasil; Identificar as diferenças e as semelhanças em termos teóricos e metodológicos entre o livro História do Brasil: curso superior de João Ribeiro e Gerschichte von Brasilien de Heinrich Handelmann; Mapear o contexto social, cultural e intelectual estabelecido por João Ribeiro em sua estadia na Alemanha no final do século XIX; Analisar as relações de sociabilidade, as redes pessoais e profissionais de João Ribeiro durante sua estadia na Alemanha e articular com a interpretação que fez sobre a formação da história do Brasil. Esse projeto foi apresentado como proposta de pesquisa de Estágio Sênior junto ao Lateinamerika-Institut da Freie Universität, Berlim.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rogerio Rosa Rodrigues - Coordenador / Debora Gerstenberger - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 2016 - 2018

    Espírito germânico em terra brasílica: João Ribeiro e a cultura histórica alemã Fase 2, Descrição: A presente proposta de pesquisa tem como objetivo investigar a relação do intelectual João Ribeiro com a cultura histórica e historiográfica alemã. Em termos mais específicos o que se pretende é entender a aquisição e constituição da cultura histórica alemã em Ribeiro, bem como a forma como tal cultura foi adaptada em uma filosofia da história capaz de ser aplicada a produção do conhecimento histórico no Brasil. Soma-se a isso a preocupação em verificar como João Ribeiro analisou o passado a partir das questões e problemas colocados pelo seu tempo, em particular o advento da República e o período de pósabolicão. Temas como oligarquia, monarquia e miscigenação foram acionados por ele tanto em sua produção didática quanto nos textos de crítica literária que publicou nos principais jornais do Rio de Janeiro. Para dar conta desta pesquisa proponho efetuar a investigação tendo por fontes privilegiadas os manuais de história geral, as memórias, correspondências do escritor com intelectuais da época, suas impressões de leitura das obras de historiadores alemães e, principalmente, sua atividade como crítico nos jornais do Rio de Janeiro e São Paulo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rogerio Rosa Rodrigues - Coordenador.

  • 2016 - Atual

    Espírito germânico em terra brasílica: João Ribeiro e a cultura histórica alemã Fase 2, Descrição: A presente proposta de pesquisa tem como objetivo investigar a relação do intelectual João Ribeiro com a cultura histórica e historiográfica alemã. Em termos mais específicos o que se pretende é entender a aquisição e constituição da cultura histórica alemã em Ribeiro, bem como a forma como tal cultura foi adaptada em uma filosofia da história capaz de ser aplicada a produção do conhecimento histórico no Brasil. Soma-se a isso a preocupação em verificar como João Ribeiro analisou o passado a partir das questões e problemas colocados pelo seu tempo, em particular o advento da República e o período de pósabolicão. Temas como oligarquia, monarquia e miscigenação foram acionados por ele tanto em sua produção didática quanto nos textos de crítica literária que publicou nos principais jornais do Rio de Janeiro. Para dar conta desta pesquisa proponho efetuar a investigação tendo por fontes privilegiadas os manuais de história geral, as memórias, correspondências do escritor com intelectuais da época, suas impressões de leitura das obras de historiadores alemães e, principalmente, sua atividade como crítico nos jornais do Rio de Janeiro e São Paulo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rogerio Rosa Rodrigues - Coordenador., Número de produções C, T & A: 16 / Número de orientações: 3

  • 2016 - Atual

    A Guerra do Contestado no ensino de história do Brasil: memória, história e conflitos, Descrição: Este projeto pretende analisar a representação da Guerra do Contestado nos materiais didáticos e produzir materiais inéditos que contribuam para a construção de uma consciência histórica que reconheça a pertinência social e política do Contestado para o desenvolvimento da história do Brasil. Para dar conta dessa proposta será efetuada uma pesquisa em livros didáticos publicados entre 1980 e 2015 com vistas a analisar as mudanças e permanências das representações acerca desse conflito social no material didático, o que será feito tanto no que diz respeito a análise dos textos quanto das imagens sobre o conflito, veiculadas nesses livros. O movimento do Contestado possui extensa e diversificada literatura acadêmica, mas só passou a compor os materiais didáticos na década de 1980, frequentemente de forma superficial e algumas vezes reproduzindo os mesmos preconceitos que a antiga historiografia oficial tinha sobre o movimento, o mesmo se verifica em textos que circulam na imprensa e na internet, material que é bastante acessado por estudantes e professores e utilizado como fonte de informação sobre o Conflito. Desta forma, há um grande descompasso entre o avanço da pesquisa e a pouca divulgação atualizada e crítica do movimento sertanejo. Além do diagnóstico e análise crítica dessas fontes, propõe-se também elaborar produtos com vistas a atuar na divulgação da história do Contestado como parte fundamental da História do Brasil: o primeiro, um livro acadêmico contendo os resultados da pesquisa sobre a forma como a Guerra do Contestado tem sido veiculada na sala de aula por meio dos materiais didáticos impressos e eletrônicos disponíveis na internet e, segundo, elaborar um material didático voltado para público adolescente com narrativa ilustrada em História em Quadrinhos. Esse material será produzido em sintonia com as mais recentes descobertas e abordagens acerca da Guerra do Contestado efetuadas por pesquisadores de diferentes áreas de conhecimento, e ainda com as contribuições teóricas das áreas de História, Sociologia, Antropologia, Arte, Arqueologia e Pedagogia, notadamente da área de Ensino de História. Este projeto está incluído em dois projetos de pesquisa em rede, ambos com recursos externos financiados pela FAPESC. Tratam-se dos projetos: PAEP intitulado Alteridades, narrativas históricas e usos do passado: vieses entrecruzados (séculos XX e XXI), sob a coordenação da Profa. Janice Gonçalves (UDESC); e do projeto de consolidação de grupo de pesquisa intitulado Grupo de Investigação do movimento do Contestado, sob a coordenação do Prof. Paulo Pinheiro Machado (UFSC). Bolsistas de IC: Caio Baracuhy Corrêa; Matheus Firman Francalacci Brandão e André Vinicio Bialeski Vieira. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Rogerio Rosa Rodrigues - Coordenador., Número de produções C, T & A: 27 / Número de orientações: 3

  • 2011 - 2015

    O espírito germânico em terra brasílica: João Ribeiro e a cultura histórica alemã; Fase 1, Descrição: A presente proposta de pesquisa tem como objetivo investigar a relação do intelectual João Ribeiro com a cultura histórica alemã. Em termos mais específicos o que se pretende é entender a aquisição e constituição da cultura histórica alemã em Ribeiro, bem como a forma como tal cultura foi adaptada em uma filosofia da história capaz de ser aplicada a produção do conhecimento histórico no Brasil. Soma-se a isso a preocupação em verificar como João Ribeiro analisou o passado a partir das questões e problemas colocados pelo seu tempo, em particular o advento da República e o período de pós-abolicão. Temas como oligarquia, monarquia e miscigenação foram acionados por ele tanto em sua produção didática quanto nos textos de crítica literária que publicou nos principais jornais do Rio de Janeiro. Para dar conta desta pesquisa proponho efetuar a investigação tendo por fontes privilegiadas os manuais de história geral, as memórias, correspondências do escritor com intelectuais da época, suas impressões de leitura das obras de historiadores alemães e, principalmente, sua atividade como crítico nos jornais do Rio de Janeiro e São Paulo. [Edital MCT/CNPq N 14/2010 - Universal]. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Rogerio Rosa Rodrigues - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 19

  • 2011 - 2014

    O traço e a política: humor, intelectuais e política no declínio do Império, Descrição: A proposta dessa pesquisa é mapear, identificar e classificar as representações humorísticas sobre temas relacionados a política local e nacional produzidas pelo caricaturista Ângelo Agostini (1843-1910), durante sua gestão e permanência a frente da Revista Illustrada (1876-1898). A partir desse mapeamento e classificação, intentamos produzir um corpus documental identificando os recursos visuais e discursivos empregados pelo caricaturista para colocar em pauta questões referentes a política brasileira e o repertorio político-intelectual empregado para dar sentido as suas imagens. Com essa pesquisa, buscamos: 1) destacar a narrativa humorística como um instrumento de ação política utilizado pelas múltiplas vozes que compõe de maneira plural a arena política; 2) ressaltar como a produção humorística de Ângelo Agostini tornou-se meio de expressão e de veiculação das idéias e opiniões dos grupos contestadores que se avolumaram desde os anos 1860 e que radicalizaram sua ação na passagem para os anos 1880; e 3) desenvolver um estudo empírico sobre os espaços públicos e formas alternativas utilizadas para manifestação de representações, idéias, tradições filiadas a uma determinada cultura política. No ano do centenário de morte de um dos mais importantes intelectuais humoristas da imprensa ilustrada do século XIX, intenta-se com essa pesquisa fomentar a discussão e a reflexão sobre a importância de sua produção humorística para a difusão de uma cultura política republicana e liberal na sociedade fluminense do período.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rogerio Rosa Rodrigues - Integrante / Maria da Conceição Francisca Pires - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2011

    O espírito germânico em terra brasílica: João Ribeiro e a cultura histórica alemã; e, Descrição: A presente proposta de pesquisa tem como objetivo investigar a relação do intelectual João Ribeiro com a cultura histórica alemã. Em termos mais específicos o que se pretende é entender a aquisição e constituição da cultura histórica alemã em Ribeiro, bem como a forma como tal cultura foi adaptada em uma filosofia da história capaz de ser aplicada a produção do conhecimento histórico no Brasil. Soma-se a isso a preocupação em verificar como João Ribeiro analisou o passado a partir das questões e problemas colocados pelo seu tempo, em particular o advento da República e o período de pós-abolicão. Temas como oligarquia, monarquia e miscigenação foram acionados por ele tanto em sua produção didática quanto nos textos de crítica literária que publicou nos principais jornais do Rio de Janeiro. Para dar conta desta pesquisa proponho efetuar a investigação tendo por fontes privilegiadas os manuais de história geral, as memórias, correspondências do escritor com intelectuais da época, suas impressões de leitura das obras de historiadores alemães e, principalmente, sua atividade como crítico nos jornais do Rio de Janeiro e São Paulo. [Edital MCT/CNPq N 14/2010 - Universal]. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Rogerio Rosa Rodrigues - Coordenador / Roberto Savio Rosa - Integrante / Julio Cesar Bentivoglio - Integrante / Cristiano Augusto da Silva Jutgla - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 3

  • 2009 - 2012

    A República dos camaradas: militarismo, política e humor na Campanha Civilista, Descrição: O objetivo deste projeto é analisar as representações literárias e humorísticas da Campanha Civilista (1909-1910) bem como a repercussão desta na região sul da Bahia. O foco da pesquisa tem como central as representações do retorno do Exército à disputa presidencial após a Proclamação da República. Para dar conta desse objetivo, elegemos como fontes privilegiadas a produção literária, memorialística e epistolográfica do escritor Afonso Henriques de Lima Barreto (1881-1922), fontes humorísticas dos principais jornais do Rio de Janeiro, panfletos da campanha presidencial disputada por Hermes da Fonseca e por Rui Barbosa e matérias jornalísticas da imprensa do Sul da Bahia. Nossa hipótese é de que a indicação do nome de um oficial do Exército para a presidência da República na campanha de 1909-1910 foi articulada por grupo de políticos radicais composto por militares e civis. Esse grupo via em Hermes da Fonseca o personagem capaz de efetuar liderança forte para combater o pacto oligárquico predominante na política e reconduzir a República brasileira nos trilhos do progresso. [Apoio a Projetos de Pesquisa / Edital MCT/CNPq 02/2009 - Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas]. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rogerio Rosa Rodrigues - Coordenador / Maria da Conceição Francisca Pires - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 6

  • 2003 - 2004

    O espírito dos viajantes em terras capixabas: imaginário europeu sobre o Espírito Santo nos séculos XVIII e XIX, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Rogerio Rosa Rodrigues - Coordenador.

Prêmios

2008

Aprovação em 2 lugar em vaga para Professor Assistente de Teoria e Metodologia da História, conforme Edital 145/07, Universidade Estadual de Santa Cruz - Bahia.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. , UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina, Santa Mônica, 88035901 - Florianópolis, SC - Brasil, Telefone: (48) 36648500, URL da Homepage:

Experiência profissional

2019 - Atual

Universidade Federal de Santa Catarina

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2017 - 2018

Freie Universität Berlin

Vínculo: Pós-Doutorado, Enquadramento Funcional: Pesquisador visitante

Outras informações:
Pós-Doutorado no Instituto Latino-Americano da Universidade Livre de Berlin sob a supervisão da Profa. Dra. Bárbara Gerstenberger.

2011 - Atual

Universidade do Estado de Santa Catarina

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Professor Adjunto de Teoria e Metodologia da história

Atividades

  • 10/2019

    Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Ciências da Educação.,Linhas de pesquisa

  • 08/2011

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História Antiga - 72h, Teoria da História I - 72h, Teoria da História II - 72h, Teoria da História III - 72h, Metodologia da pesquisa em história, Escritas da história

2008 - 2011

Universidade Estadual de Santa Cruz

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Professor de Teoria e Metodologia da História

Atividades

  • 02/2011

    Ensino, Pós-Graduação lato sensu em História do Brasil, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Pesquisa Orientada II - 120 h, Historiografia Brasileira - 60h

  • 02/2011

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) - 120h, Teorias da História I - 60h

  • 08/2010

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Filosofia e Ciências Humanas.,Cargo ou função, Membro da Comissão Especial para avaliação e reelaboração do Projeto Acadêmico do curso de licenciatura plena em História.

  • 05/2010

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Filosofia e Ciências Humanas.,Cargo ou função, Representante do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas no Comitê Local de Iniciação Científica (CLIC) vinculado a Pro-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPP).

  • 08/2009

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Filosofia e Ciências Humanas.,Cargo ou função, Membro da Comissão Especial para a elaboração do Projeto de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado) em História.

  • 03/2009

    Direção e administração, Pós-Graduação Lato Sensu em História do Brasil.,Cargo ou função, Coordenador de Curso.

  • 08/2008

    Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Filosofia e Ciências Humanas.,Atividade realizada, Coordenador do Grupo de Estudos de Teoria e Metodologia da História.

  • 02/2011 - 02/2011

    Ensino, PARFOR - Programa Nacional Formação Professores, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução aos Estudos Históricos - 60h

  • 08/2010 - 12/2010

    Ensino, Pós-Graduação lato sensu em História do Brasil, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Pesquisa Orientada I - 60 h

  • 08/2010 - 12/2010

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teorias da História I - 60h, Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) 120h, Pesquisa Histórica II - 60h, Tópicos Especiais em História do Brasil República - 60h

  • 02/2010 - 07/2010

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teorias da História I - 60h, Pesquisa Histórica II - 60h, Trabalho de Conclusão de Curso - 120 h

  • 02/2010 - 07/2010

    Ensino, Pós-Graduação lato sensu em História do Brasil, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Seminário Temático II - 60 h, Pesquisa Orientada II - 60h

  • 06/2010 - 06/2010

    Ensino, PARFOR - Programa Nacional Formação Professores, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução aos Estudos Históricos - 60h

  • 06/2010 - 06/2010

    Extensão universitária , Departamento de Filosofia e Ciências Humanas.,Atividade de extensão realizada, Seminário Cultura e Política na Primeira República: A Campanha Civilista e a Bahia.

  • 08/2009 - 12/2009

    Ensino, Pós-Graduação lato sensu em História do Brasil, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Pesquisa Histórica I - 75 h

  • 08/2009 - 12/2009

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História Antiga - 60h, História do Brasil III - 60h, Pesquisa histórica II - 60h

  • 09/2009 - 09/2009

    Extensão universitária , Departamento de Filosofia e Ciências Humanas.,Atividade de extensão realizada, XX Ciclo de Estudos Históricos - A Escola dos Annales e a produção do conhecimento histórico.

  • 08/2009 - 09/2009

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Filosofia e Ciências Humanas.,Cargo ou função, Membro da Comissão Eleitoral para o cargo de coordenador do Colegiado do curso de História da Universidade Estadual de Santa Cruz.

  • 03/2009 - 07/2009

    Ensino, Pós-Graduação lato sensu em História do Brasil, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Tópicos V (Historiografia) - 45h

  • 02/2009 - 07/2009

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Historiografia Brasileira - 60h

  • 02/2009 - 02/2009

    Extensão universitária , Departamento de Filosofia e Ciências Humanas.,Atividade de extensão realizada, I Revolução e generosidade: América Latina em perspectiva crítica ministrado pelo Professor Carlos Aguirre Rojas.

  • 08/2008 - 12/2008

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais em História Cultural 60h, Prática de Pesquisa em História II 120h, Metodologia do Estudo da História 60h, História Contemporânea I - 60h

  • 08/2008 - 10/2008

    Extensão universitária , Departamento de Filosofia e Ciências Humanas.,Atividade de extensão realizada, Ciclo de Palestras: diálogos com professores brasilianistas.

  • 04/2008 - 07/2008

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teorias da História I - 60h, História Contemporânea I - 60h

2006 - 2008

Universidade Federal do Espírito Santo

Vínculo: Professor contratado, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

Outras informações:
Professor contratado para as áreas de Teoria e Metodologia da História e História do Brasil

Atividades

  • 09/2006 - 03/2008

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Projeto Especial de Ensino em História Antiga, Projeto Especial de Ensino em História do Brasil Colonial, Historia Antiga, História do Brasil Colonial, Metodologia da História, Teoria da História

2002 - 2005

Faculdade Estácio de Sá de Vitória

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor

Atividades

  • 08/2002 - 02/2005

    Ensino, Turismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História do Brasil, História Geral

2001 - 2004

Centro de Ensino Superior Anísio Teixeira

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor

Atividades

  • 02/2001 - 02/2004

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução aos Estudos Históricos, Metodologia da Pesquisa em História, Teoria da História, Historia Antiga do Oriente

  • 01/2002 - 07/2002

    Direção e administração, Direção Acadêmica.,Cargo ou função, Coordenador do Curso de História.

2003 - 2004

Sociedade Cultural Monteiro Lobato

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 10

Atividades

  • 02/2003 - 02/2004

    Ensino,,Disciplinas ministradas, História

2001 - 2003

União Social Camiliana

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10

Atividades

  • 05/2003 - 03/2004

    Ensino, Especialização em História Moderna e Contemporânea, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, História do Tempo Presente, Historiografia, Metodologia da História, Pesquisa Histórica - Monografia

  • 09/2001 - 02/2003

    Ensino, HISTÓRIA, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução aos Estudos Históricos, Meotodologia da História, Teoria da História

  • 09/2001 - 01/2002

    Ensino, Especialização em História do Brasil, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, História Política do Brasil, Historiografia Brasileira

2001 - 2002

CENTRO CAPIXABA DE ENSINO SUPERIOR

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 8

Atividades

  • 03/2001 - 02/2002

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Educação

2001 - 2001

Sociedade Capixaba de Ensino Superior

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

Atividades

  • 02/2001 - 12/2001

    Ensino, Licenciatura Plena em História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria da História

1997 - 1998

Instituto Estadual de Educação de Santa Catarina

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 20

Atividades

  • 02/1997 - 04/1998

    Ensino,,Disciplinas ministradas, História