Giselle Cristina Brasil Carvalho

Bacharel em Biotecnologia pela Universidade Federal do Pará/UFPA (2010-2014). Durante a graduação participou do programa de iniciação científica da UFPA, como bolsista da FAPESPA, desenvolveu pesquisas atuando nos seguintes temas: desenvolvimento de um painel de marcadores genéticos associados à farmacogenética do câncer gástrico, com ênfase em Genética e Biologia Molecular; posteriormente em pesquisas relacionadas com imunoregulação e interação de células gliais com ênfase em Neurociência e Biologia Molecular. Atualmente é mestre pelo Programa de Pós-Gradução em Neurociências e Biologia celular orientada pelo professor Dr. José Luiz Martins do Nascimento, com enfase em Biologia Celular.

Informações coletadas do Lattes em 26/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Neurociências e Biologia Celular

2015 - 2017

Universidade Federal do Pará
Título: Avaliação Citoprotetora do Ácido Kójico (AK) na Morte Induzida por LPS em Células de Müller de Retina de Embrião de Galinha,Ano de Obtenção: 2017
José Luiz Martins do Nascimento.Coorientador: Chubert Bernardo Castro de Sena. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Graduação em Biotecnologia

2010 - 2014

Universidade Federal do Pará
Título: Modulação do balanço oxidativo e anti-oxidativo nas células da glia de retina de embrião de galinha como possível mecanismo protetor contra infecções oculares
Orientador: Chubert Bernardo Castro de Sena

Ensino Médio (2º grau)

2005 - 2008

Instituto Bom Pastor

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2012 - 2012

ABC do Câncer - Abordagens Básicas para o Controle. (Carga horária: 30h). , Instituto Nacional de Câncer, INCA, Brasil.

2012 - 2012

Método Lógico de Redação Científica Internacional. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.

2011 - 2011

CÉLULAS-TRONCO E TERAPIA CELULAR. (Carga horária: 3h). , Federação das Sociedades de Biologia Experimental, FeSBE, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral / Subárea: Biotecnologia.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Genética / Subárea: Genética Humana e Médica.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Biologia Molecular.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

CARVALHO, G. C. B. . XV Feira do Vestibular da UFPA. 2013. .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Ciclo de Palestras: Biotecnologia da Reprodução Animal. 2011. (Seminário).

I Ciclo de Palestras em Química. 2011. (Seminário).

I Semana da Biotecnologia. 2011. (Seminário).

XXVI Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE). Recombinante Humana NAT2*7 (Gly286Glu) e a associação com o risco a câncer e a toxicidade às drogas, resposta em pacientes sadios e com câncer no Norte do Brasil. 2011. (Congresso).

III Simpósio de Simulação Computacional e Avaliação Biológica de Biomoléculas na Amazônia. 2010. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

André Salim Khayat

Martins do Nascimento, J. L.;KHAYAT, ANDR'SALIM; PRADO, A. F.. ÁCIDO KIJICO MODULA O BALANÇO OXIDATIVO E ANTI-OXIDATIVO NAS CÉLULAS DE MULLER DE RETINAS DE EMBRIÃO DE GALINHA COMO POSSÍVEL MECANISMO PROTETOR NA MORTE CELULAR INDUZIDA POR LPS.. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Neurociências e Biologia Celular) - Universidade Federal do Pará.

Alejandro Ferraz do Prado

PRADO, A. F.; LOPEZ, M. E. C.; NASCIMENTO, J. L. M.. Citoproteção do ácido kójico (AK) na morte celular induzida por LPS em células de Müller de retina de embrião de galinha. 2017. Dissertação (Mestrado em Neurociências e Biologia Celular) - Universidade Federal do Pará.

Alejandro Ferraz do Prado

PRADO, A. F.; KHAYAT, A. S.; NASCIMENTO, J. L. M.. Acido Kojico (AK) MODULA O BALANCO OXIDATIVO E ANTI-OXIDATIVO NAS CELULAS DE MULLER DE RETINAS DE EMBRIAO DE GALINHA COMO POSSIVEL MECANISMO PROTETOR NA MORTE CELULAR INDUZIDA POR LPS. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Neurociências e Biologia Celular) - Universidade Federal do Pará.

Luciana Pereira Xavier

SENA, C. B. C.;XAVIER, L. P.MACCHI, B. M.. Modulação do balanço oxidativo e antioxidativo em células da glia de retinas de embrião de galinha como possível mecanismo protetor contra infecções intra-oculares. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biotecnologia) - Universidade Federal do Pará.

Barbarella de Matos Macchi

SENA, C. B. C.;MACCHI, B. M.; XAVIER, L. P.. Modulação do balanço oxidativo e anti-oxidativo em células da glia de retinas de embrião de galinha como possível mecanismo protetor contra infecções intraoculares. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biotecnologia) - Universidade Federal do Pará.

Chubert Bernardo Castro de Sena

MACCHI, B. M.; XAVIER, L. P.;SENA, C B C. Modulação do balanço oxidativo e anti-oxidativo em células da glia de retinas de embrião de galinha como possível mecanismo protetor contra infecções intraoculares. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biotecnologia) - Universidade Federal do Pará.

Maria Elena Crespo López

Do Nascimento, J. L. M.; Prado, A. F.;Crespo-López, M.E.. Citoproteção do ácido kójico (AK) na morte induzida por LPS em células de Muller de retina de embrião de galinha. 2017. Dissertação (Mestrado em Neurociências e Biologia Celular) - Universidade Federal do Pará.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Paulo Pimentel de Assumpção

Desenvolvimento de um Painel de Marcadores Genéticos Associados à Susceptibilidade do Câncer Gástrico no Estado do Pará; ; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal do Pará, Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa; Orientador: Paulo Pimentel de Assumpção;

José Luiz Martins do Nascimento

Ácido Kójico como mecanismo protetor em células de retinas de embrião de galinha: Modulação do balanço pró-oxidativo e anti-oxidativo; 2017; Dissertação (Mestrado em Neurociências e Biologia Celular) - Universidade Federal do Pará,; Orientador: José Luiz Martins do Nascimento;

Chubert Bernardo Castro de Sena

Modulação do balanço oxidativo e anti-oxidativo em células da glia de retinas de embrião de galinha como possível mecanismo protetor contra infecções intraoculares; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biomedicina) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Chubert Bernardo Castro de Sena;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • CARVALHO, G. C. B. . Recombinate humana Nat2*7 - Gly286Glu - e associação com o risco de câncer e toxicidade de drogas/respostas em divíduos sadios e com câncer do nordeste do Brasil. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERNADES, M. R. ; CARVALHO, G. C. B. ; AMARAL, S. C. ; MONTENEGRO, R. C. ; SANTOS , A.K.C.R. ; SANTOS, N.P.C. ; SANTOS, S.E.B. ; BURBANO, R. M. R. ; ASSUMPÇÃO, P.P. . Recombinante Humana NAT2*7 (Gly286Glu) e a associação com o risco a câncer e a toxicidade às drogas, resposta em pacientes sadios e com câncer no Norte do Brasil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PAIVA, S. C. ; AMARAL, S. C. ; CARVALHO, G. C. B. ; MONTENEGRO, R. C. ; SANTOS, A. K. C. R. ; SANTOS, N. P. C. ; SANTOS, S. E. B. ; BURBANO, R. M. R. ; ASSUMPCAO, P. P. . Thymidylate syntase polymorphism in health subjects from the North of Brazil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2010 - 2012

    DESENVOLVIMENTO DE UM PAINEL DE MARCADORES GENÉTICOS ASSOCIADOS À SUSCEPTIBILIDADE E FARMACOGENÉTICA DO CÂNCER GÁSTRICO NO ESTADO DO PARÁ, Descrição: O câncer gástrico é o quarto tumor maligno mais freqüente no mundo, e a maior parte dos casos concentra-se em países em desenvolvimento, como o Brasil. No Estado do Pará, essa neoplasia representa um grave problema de saúde pública devido à alta incidência e mortalidade. A cirurgia constitue o única tratamento curativo, mas cerca da metade do pacientes com câncer gástrico não podem ser operados com intuito de cura. A sobrevida baixa deve-se ao diagnóstico da doença ocorrer geralmente em estádio avançado. O diagnóstico precoce resulta em significativa diminuição da mortalidade decorrente dessa neoplasia. Entretanto, o diagnóstico nesse estádio é raro devido ser assintomático. Para modificação deste panorama, o rastreamento entre grupos de alto risco é necessário para aumentar a detecção do câncer precoce. O desenvolvimento de biomarcadores para um diagnóstico precoce e para seleção de tratamento mais adequado permitiriam sobretudo o aumento da sobrevida do paciente. A presente proposta visa, justamente, a identificação desses biomarcadores de suscetibilidade ao câncer gástrico e de personalização do tratamento quimioterápico. Os polimorfismos genéticos de base única são vistos como marcadores ideais para estudos de prevenção do câncer. Vários polimorfismos genéticos de base única que poderiam predizer suscetibilidade ao câncer foram identificados com sucesso em diversas neoplasias. O tratamento é outro aspecto de grande relevância no estudo do câncer e pesquisas no mundo associam esses tipos de polimorfismos genéticos em genes de metabolização de drogas a resposta terapêutica aos quimioterápicos. Os agentes quimioterápicos apresentam grande heterogeneidade. A integração entre a tecnologia genômica e as informações clínicas dos pacientes são cruciais para a elaboração de um painel de marcadores que possam rastrear essa neoplasia em estádios precoce e auxiliar no tratamento para garantir uma sobrevida boa ao paciente.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Giselle Cristina Brasil Carvalho - Integrante / Samuel Cavalcante do Amaral - Integrante / Sidney Emanuel Batista dos Santos - Integrante / Rommel Mario Rodríguez Burbano - Integrante / Andrea Kely Campos Ribeiro dos Santos - Integrante / Paulo Pimentel Assumpção - Coordenador / Samia Demachk - Integrante / André Salim Khayat - Integrante., Financiador(es): Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2012

    DESENVOLVIMENTO DE UM PAINEL DE MARCADORES GENÉTICOS ASSOCIADOS À SUSCEPTIBILIDADE E FARMACOGENÉTICA DO CÂNCER GÁSTRICO NO ESTADO DO PARÁ, Descrição: O câncer gástrico é o quarto tumor maligno mais freqüente no mundo, e a maior parte dos casos concentra-se em países em desenvolvimento, como o Brasil. No Estado do Pará, essa neoplasia representa um grave problema de saúde pública devido à alta incidência e mortalidade. A cirurgia constitue o única tratamento curativo, mas cerca da metade do pacientes com câncer gástrico não podem ser operados com intuito de cura. A sobrevida baixa deve-se ao diagnóstico da doença ocorrer geralmente em estádio avançado. O diagnóstico precoce resulta em significativa diminuição da mortalidade decorrente dessa neoplasia. Entretanto, o diagnóstico nesse estádio é raro devido ser assintomático. Para modificação deste panorama, o rastreamento entre grupos de alto risco é necessário para aumentar a detecção do câncer precoce. O desenvolvimento de biomarcadores para um diagnóstico precoce e para seleção de tratamento mais adequado permitiriam sobretudo o aumento da sobrevida do paciente. A presente proposta visa, justamente, a identificação desses biomarcadores de suscetibilidade ao câncer gástrico e de personalização do tratamento quimioterápico. Os polimorfismos genéticos de base única são vistos como marcadores ideais para estudos de prevenção do câncer. Vários polimorfismos genéticos de base única que poderiam predizer suscetibilidade ao câncer foram identificados com sucesso em diversas neoplasias. O tratamento é outro aspecto de grande relevância no estudo do câncer e pesquisas no mundo associam esses tipos de polimorfismos genéticos em genes de metabolização de drogas a resposta terapêutica aos quimioterápicos. Os agentes quimioterápicos apresentam grande heterogeneidade. A integração entre a tecnologia genômica e as informações clínicas dos pacientes são cruciais para a elaboração de um painel de marcadores que possam rastrear essa neoplasia em estádios precoce e auxiliar no tratamento para garantir uma sobrevida boa ao paciente.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Giselle Cristina Brasil Carvalho - Integrante / Samuel Cavalcante do Amaral - Integrante / Sidney Emanuel Batista dos Santos - Integrante / Rommel Mario Rodríguez Burbano - Integrante / Andrea Kely Campos Ribeiro dos Santos - Integrante / Paulo Pimentel Assumpção - Coordenador / Samia Demachk - Integrante / André Salim Khayat - Integrante., Financiador(es): Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2012

    DESENVOLVIMENTO DE UM PAINEL DE MARCADORES GENÉTICOS ASSOCIADOS À SUSCEPTIBILIDADE E FARMACOGENÉTICA DO CÂNCER GÁSTRICO NO ESTADO DO PARÁ, Descrição: O câncer gástrico é o quarto tumor maligno mais freqüente no mundo, e a maior parte dos casos concentra-se em países em desenvolvimento, como o Brasil. No Estado do Pará, essa neoplasia representa um grave problema de saúde pública devido à alta incidência e mortalidade. A cirurgia constitue o única tratamento curativo, mas cerca da metade do pacientes com câncer gástrico não podem ser operados com intuito de cura. A sobrevida baixa deve-se ao diagnóstico da doença ocorrer geralmente em estádio avançado. O diagnóstico precoce resulta em significativa diminuição da mortalidade decorrente dessa neoplasia. Entretanto, o diagnóstico nesse estádio é raro devido ser assintomático. Para modificação deste panorama, o rastreamento entre grupos de alto risco é necessário para aumentar a detecção do câncer precoce. O desenvolvimento de biomarcadores para um diagnóstico precoce e para seleção de tratamento mais adequado permitiriam sobretudo o aumento da sobrevida do paciente. A presente proposta visa, justamente, a identificação desses biomarcadores de suscetibilidade ao câncer gástrico e de personalização do tratamento quimioterápico. Os polimorfismos genéticos de base única são vistos como marcadores ideais para estudos de prevenção do câncer. Vários polimorfismos genéticos de base única que poderiam predizer suscetibilidade ao câncer foram identificados com sucesso em diversas neoplasias. O tratamento é outro aspecto de grande relevância no estudo do câncer e pesquisas no mundo associam esses tipos de polimorfismos genéticos em genes de metabolização de drogas a resposta terapêutica aos quimioterápicos. Os agentes quimioterápicos apresentam grande heterogeneidade. A integração entre a tecnologia genômica e as informações clínicas dos pacientes são cruciais para a elaboração de um painel de marcadores que possam rastrear essa neoplasia em estádios precoce e auxiliar no tratamento para garantir uma sobrevida boa ao paciente.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Giselle Cristina Brasil Carvalho - Integrante / Samuel Cavalcante do Amaral - Integrante / Sidney Emanuel Batista dos Santos - Integrante / Rommel Mario Rodríguez Burbano - Integrante / Andrea Kely Campos Ribeiro dos Santos - Integrante / Paulo Pimentel Assumpção - Coordenador / Samia Demachk - Integrante / André Salim Khayat - Integrante., Financiador(es): Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2012

    DESENVOLVIMENTO DE UM PAINEL DE MARCADORES GENÉTICOS ASSOCIADOS À SUSCEPTIBILIDADE E FARMACOGENÉTICA DO CÂNCER GÁSTRICO NO ESTADO DO PARÁ, Descrição: O câncer gástrico é o quarto tumor maligno mais freqüente no mundo, e a maior parte dos casos concentra-se em países em desenvolvimento, como o Brasil. No Estado do Pará, essa neoplasia representa um grave problema de saúde pública devido à alta incidência e mortalidade. A cirurgia constitue o única tratamento curativo, mas cerca da metade do pacientes com câncer gástrico não podem ser operados com intuito de cura. A sobrevida baixa deve-se ao diagnóstico da doença ocorrer geralmente em estádio avançado. O diagnóstico precoce resulta em significativa diminuição da mortalidade decorrente dessa neoplasia. Entretanto, o diagnóstico nesse estádio é raro devido ser assintomático. Para modificação deste panorama, o rastreamento entre grupos de alto risco é necessário para aumentar a detecção do câncer precoce. O desenvolvimento de biomarcadores para um diagnóstico precoce e para seleção de tratamento mais adequado permitiriam sobretudo o aumento da sobrevida do paciente. A presente proposta visa, justamente, a identificação desses biomarcadores de suscetibilidade ao câncer gástrico e de personalização do tratamento quimioterápico. Os polimorfismos genéticos de base única são vistos como marcadores ideais para estudos de prevenção do câncer. Vários polimorfismos genéticos de base única que poderiam predizer suscetibilidade ao câncer foram identificados com sucesso em diversas neoplasias. O tratamento é outro aspecto de grande relevância no estudo do câncer e pesquisas no mundo associam esses tipos de polimorfismos genéticos em genes de metabolização de drogas a resposta terapêutica aos quimioterápicos. Os agentes quimioterápicos apresentam grande heterogeneidade. A integração entre a tecnologia genômica e as informações clínicas dos pacientes são cruciais para a elaboração de um painel de marcadores que possam rastrear essa neoplasia em estádios precoce e auxiliar no tratamento para garantir uma sobrevida boa ao paciente.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Giselle Cristina Brasil Carvalho - Integrante / Samuel Cavalcante do Amaral - Integrante / Sidney Emanuel Batista dos Santos - Integrante / Rommel Mario Rodríguez Burbano - Integrante / Andrea Kely Campos Ribeiro dos Santos - Integrante / Paulo Pimentel Assumpção - Coordenador / Samia Demachk - Integrante / André Salim Khayat - Integrante., Financiador(es): Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa - Auxílio financeiro.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Pará. , Rua Augusto Corrêa, 1 - Guamá, Guamá, 66075110 - Belém, PA - Brasil, Telefone: (091) 32018232

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2013 - 2014

Universidade Federal do Pará

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 30

2010 - 2012

Universidade Federal do Pará

Vínculo: Bolsista Acadêmico, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica