Cristiano Abreu de Souza

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Amazonas (2012) e Mestrado em Biotecnologia e Recursos Naturais da Amazônia pela Universidade do Estado do Amazonas (2015).

Informações coletadas do Lattes em 21/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Biotecnologia e Recursos Naturais da Amazônia

2013 - 2015

Universidade do Estado do Amazonas
Título: Bioatividade da cepa amazônica do fungo Pyconoporus sanguineus no controle do pulgão que ataca o feijão-de-corda,Ano de Obtenção: 2015
Ademir Castro e Silva.Coorientador: Fabiano Gazzi Taddei. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Fungos amazônicos; extratos fúngicos; pulgões.

Graduação em Ciências Biológicas

2007 - 2012

Universidade do Estado do Amazonas

Ensino Médio (2º grau)

2003 - 2006

Escola Estadual de Ensino Médio São José

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biotecnologia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

68ª Reunião Anual da SBPC.TRIAGEM MOLECULAR DO GENE Phac DE VIA SINTESE DE POLIHIDROXIALCANOATOS (PHAs) EM BACTÉRIAS ISOLADAS DA AMAZÔNIA. 2016. (Outra).

XXI ENCONTRO BRASILEIRO DE ICTIOLOGIA.Morfometria e dieta alimentar de Hoplias malabaricus oriundos da lagoa azul, área urbana de parintins/Am. 2015. (Encontro).

VII SICOG- VII Simpósio Internacional sobre Cogumelos no Brasil e VI Simpósio nacional sobre Cogumelos Comestíveis.Aproveitamento de resíduos de madeiras amazônicas para a produção de biomassa fúngica. 2013. (Simpósio).

VII SICOG- VII Simpósio Internacional sobre Cogumelos no Brasil e VI Simpósio nacional sobre Cogumelos Comestíveis.Manganês e lignina-peroxidase de fungos amazônicos em meioà base de chorume. 2013. (Simpósio).

VII SICOG- VII Simpósio Internacional sobre Cogumelos no Brasil e VI Simpósio nacional sobre Cogumelos Comestíveis.Potencial de fungos filamentosos para descoloração do corante azul de metileno. 2013. (Simpósio).

VII SICOG- VII Simpósio Internacional sobre Cogumelos no Brasil e VI Simpósio nacional sobre Cogumelos Comestíveis.Enzimas oxidativas de fungos basidiomicetos produzidas em bioreator de coluna. 2013. (Simpósio).

VII SICOG- VII Simpósio Internacional sobre Cogumelos no Brasil e VI Simpósio nacional sobre Cogumelos Comestíveis.Influencia da reação de Maillard no crescimento de fungos filamentosos. 2013. (Simpósio).

VII SICOG- VII Simpósio Internacional sobre Cogumelos no Brasil e VI Simpósio nacional sobre Cogumelos Comestíveis.Desenvolvimento micelial de urupés amazônicos em pHs básicos. 2013. (Simpósio).

VII SICOG- VII Simpósio Internacional sobre Cogumelos no Brasil e VI Simpósio nacional sobre Cogumelos Comestíveis. 2013. (Simpósio).

VII SICOG- VII Simpósio Internacional sobre Cogumelos no Brasil e VI Simpósio nacional sobre Cogumelos Comestíveis.Crescimento micelial de cogumelos da Amazônia em meio suplementado com corante alaranjado de metila. 2013. (Simpósio).

"Experimentos de Biologia Vegetal Para o Ensino Médio". 2010. (Outra).

"II Seminário de Agrecologia do Baixo Amazonas". 2009. (Seminário).

"Seminário de Construção do Conhecimento Agrecológico da Amazônia Ocidental. 2009. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

SOUZA, C. A.; SILVA, E. N.. Coleção Morfológica Botânica do CESP - Folhas, Caules e Raízes. 2016. Universidade do Estado do Amazonas.

SOUZA, C. A.; LOPES, J. T. P.. Germinação de sementes e produção de mudas de três espécies frutíferas em diferentes substratos e ambientes. 2016. Universidade do Estado do Amazonas.

SOUZA, C. A.; ALMEIDA, M. G.. Coleta, Identificação e Herborização de espécies frutíferas para a Coleção Botânica do CESP-UEA. 2016. Universidade do Estado do Amazonas.

SOUZA, C. A.; BELEM, R. C. S.. Comparação sazonal dos parâmetros físico-químicos das águas dos Lagos da APA Nhamundá, AM?. 2016. Universidade do Estado do Amazonas.

SOUZA, C. A.; SILVA, W. O.. Crescimento micelial de Lentinula edodes em meio de cultura á base de resíduo agroindustrial. 2016. Universidade do Estado do Amazonas.

SOUZA, C. A.; DUARTE, C. C.. Extrato de Arrabidaea bilabiata no controle de Criptotermes brevis (cupim de madeira). 2015. Universidade do Estado do Amazonas.

SOUZA, C. A.; SOUZA, J. A.. Análise microbiológica de resíduo de Musa sp. empregados no cultívo de fungos comestíveis. 2015. Universidade do Estado do Amazonas.

SOUZA, C. A.; FRAGATA, M. M.. Atividade larvicida do extrato etanólico e aquoso da folha e do caule de Montrichardia linifera sobre larvas de Mosca doméstica. 2015. Universidade do Estado do Amazonas.

SOUZA, C. A.; BELEM, R. C. S.. Caracterização físico-química das águas do complexo de lagos Macuricanã, APA Nhamundá, município de Parintins/AM. 2015. Universidade do Estado do Amazonas.

SOUZA, C. A.; SERRAO, D. M.. Parâmentros hematológicos do Arapaiama gigas oriundo de lagos de várzea da região de Parintins/AM. 2015. Universidade do Estado do Amazonas.

SOUZA, C. A.; ANSELMO, N. P.. Obtenção de cromossomos mióticos de Araipama gigas oriundos de ambientes naturais e de psicultura no município de Parintins/AM. 2015. Universidade do Estado do Amazonas.

SOUZA, C. A.; PEREIRA, F. A.. Estrutura populacional, recrutamento e mortalidade do carangueijo dulcicóla Dilocarcinus pagei Stimpson, 1861 na Região do Baixo Amazonas, Amazonas-Brasil. 2015. Universidade do Estado do Amazonas.

SOUZA, C. A.; OLIVEIRA, J. C.. Aplicação de extrato bruto aquoso de cravo-da-Índia (Syzygium aromaticum) em hortaliças do município de Parintins-AM. 2014. Universidade do Estado do Amazonas.

SOUZA, C. A.; RIBEIRO, M. A.. Biometria e citogenética do Colossoma macropomum (Characiformes) oriundos do complexo de lagos Macuricanã, APA Nhamundá, AM. 2014. Universidade do Estado do Amazonas.

SOUZA, C. A.; REIS, S. S.. Biometria e citogenética do Arapaima gigas (Osteoglossiformes) oriundos do complexo de lagos Macuricanã, APA Nhamundá, AM. 2014. Universidade do Estado do Amazonas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Rodolfo Sánchez Morales

SILVA, A. C. E.; SILVA, W. C.;Sánchez-Morales R.. Bioatividade da cepa amazônica do fungo Pycnoporus sanguineus no controle do pulgão que ataca o feijão-de-corda. 2015. Dissertação (Mestrado em Biotecnologia e Recursos Naturais da Amazônia) - Universidade do Estado do Amazonas.

Wilson Castro Silva

Silva, W.C.. Bioatividade da cepa amazônica do fungo Pycnoporus sanguineus no controle do pulgão que ataca o feijão-de-corda. 2015. Dissertação (Mestrado em Biotecnologia e Recursos Naturais da Amazônia) - Universidade do Estado do Amazonas.

Ademir Castro e Silva

CASTRO E SILVA, A.; SILVA, W. C.; SANCHES, R.. Bioatividade da cepa amazônica do fungo Pycnoporus sanguineus no controle de pulgão que atacam hortaliças.. 2015. Dissertação (Mestrado em Biotecnologia de Produtos Regionais) - Universidade do Estado do Amazonas.

Ademir Castro e Silva

BOENCHTEIN, B.;CASTRO E SILVA, A.; SILVA, W. C.. Bioatividade da cepa amazônica do fungo Pycnoporus sanguineus no controle de pulgão que atacam hortaliças.. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Biotecnologia de Produtos Regionais) - Universidade do Estado do Amazonas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Joeliza Nunes Araújo

DIVERSIDADE FLORÍSTICA EXISTENTE NA COMUNIDADE BOA ESPERANÇA NO MUNICÍPIO DE PARINTINS/AM; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em LICENCIATURA PLENA EM BIOLOGIA) - Universidade do Estado do Amazonas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas; Orientador: Joeliza Nunes Araújo;

Ademir Castro e Silva

Bioatividade da cepa amazônica do fungo Pycnoporus sanguineus no controle do pulgão que ataca feijão-de-corda; 2015; Dissertação (Mestrado em Biotecnologia de Produtos Regionais) - Universidade do Estado do Amazonas, FundaÇão de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas; Orientador: Ademir Castro e Silva;

Ademir Castro e Silva

Bioatividade da cepa amazônica do fungo Pycnoporus sanguineus no controle de pulgão que atacam hortaliças; ; 2013; Dissertação (Mestrado em Biotecnologia de Produtos Regionais) - Universidade do Estado do Amazonas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ademir Castro e Silva;

Fabiano Gazzi Taddei

Bioatividade de fungos basidiomicetos amazônicos no controle de insetos vetores de doenças em hortaliças; 2015; Dissertação (Mestrado em Biotecnologia e Recursos Naturais da Amazônia) - Universidade do Estado do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas; Coorientador: Fabiano Gazzi Taddei;

Adailton Moreira da Silva

Analise morfométrica e estomacal da Hoplias malabaricus (traíra) coletados na lagoa azul em Parintins/AM; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Adailton Moreira da Silva;

Adailton Moreira da Silva

ESTUDOS QUALITATIVOS E CITOGENÉTICOS EM TRAÍRAS E JEJUS (FAMÍLIA ERYTHRINIDAE, ORDEM CHARACIFORMESS) COMERCIALIZADOS NA CIDADE DE PARINTINS-AM; ; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura Em Biologia) - Universidade do Estado do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas; Orientador: Adailton Moreira da Silva;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SOUZA, C. A. ; TAVARES, J. S. ; CASTRO E SILVA, A . Amazon Sat educação especial projetos científicos em Parintins-Amazonas. 2014.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2010 - 2011

    ESTUDOS QUALITATIVOS E CITOGENÉTICOS EM TRAÍRAS E JEJUS (FAMÍLIA ERYTHRINIDAE, ORDEM CHARACIFORMES) COMERCIALIZADOS NA CIDADE DE PARINTINS-AM, Descrição: Realizar estudos qualitativos e citogenéticos em traíras e jejus (família erythrinidae, ordem characiformes) comercializados na cidade de Parintins.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Cristiano Abreu de Souza - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Bolsa.

  • 2009 - 2010

    DIVERSIDADE FLORÍSTICA EXISTENTE NA COMUNIDADE BOA ESPERANÇA NO MUNICÍPIO DE PARINTINS/AM, Descrição: Fazer o levantamento florístico das angiospermas existentes em um fragmento de terra firme na Comunidade Boa Esperança no município de Parintins/AM por meio da identificação da diversidade de espécies.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Cristiano Abreu de Souza - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Bolsa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional