Carlos Renato Menegatti

Possui graduação em Bach. Física (2004), mestrado em Física Básica (2006), doutorado em Física Básica (2011), pós-doutorado em Física Básica (2013) pelo Instituto de Fisica de Sao Carlos Usp-SC . Atualmente é Professor Doutor da Escola de Engenharia de Lorena (EEL-USP), junto ao Departamento de Ciências Básicas e Ambientais (LOB). Tem experiência na área de Física, com ênfase em Processos de Colisão e Interações de Átomos e Moléculas.

Informações coletadas do Lattes em 26/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Fisica Básica

2006 - 2011

Instituto de Fisica de Sao Carlos Usp-SC
Título: Armadilha de dipolo para átomos e moléculas
Luís Gustavo Marcassa. Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. Palavras-chave: armadilha dipolo; Colisões; degenerescencia quantica.

Mestrado em Física Básica

2004 - 2006

Instituto de Fisica de Sao Carlos Usp-SC
Título: Construção de uma armadilha de dipolo com laser de CO2,Ano de Obtenção: 2006
Luis Gustavo Marcassa.Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. Palavras-chave: armadilha dipolo; laser CO2.Grande área: Ciências Exatas e da Terra

Graduação em Bach. Física

2000 - 2004

Instituto de Fisica de Sao Carlos Usp-SC
Título: Espectroscopia de Estado Excitados
Orientador: Luís Gustavo Marcassa
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2011

Pós-Doutorado. , Instituto de Fisica de Sao Carlos Usp-SC, IFSC, Brasil. , Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. , Grande área: Ciências Exatas e da Terra

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Físico-Química/Especialidade: Espectroscopia.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Física Atômica e Molecular/Especialidade: Processos de Colisão e Interações de Átomos e Moléculas.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Física Atômica e Molecular.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

23 Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP.Coletor Parabólico Térmico para Recuperação de Calor Residual (CPT RCR). 2015. (Simpósio).

23 Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP.Estudo sobre Eventos de Transferência de Fluxo na magnetopausa utilizando simulação magneto-hidrodinâmica. 2015. (Simpósio).

I Semana de Engenharia Física.O Laser e suas aplicações em física atômica. 2014. (Simpósio).

21st International Conference on Atomic Physics,. Observation of a Shape Resonance in Cold Ground State Rb2 Molecule Formation. 2008. (Congresso).

ICAP?08 Summer School On Atomic Physics. 2008. (Outra).

XXXI Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada.Moléculas heteronucleares em sistemas quânticos. 2008. (Encontro).

11 Workshop da Pós-Graduação do IFSC.Átomos e moléculas aprisionados em uma armadilha de dipolo. 2007. (Oficina).

School on Atomic Quantum Fluids.Construction of a dipole trap using a CO2 laser. 2007. (Encontro).

10 Workshop da Pós-Graduação do IFSC,.Utilização de getters com fonte átomos em armadilhas magneto-ópticas. 2006. (Oficina).

Escola Avançada de Óptica e Fotônica.Implementação de uma armadilha óptica de dipolo para aprisionamento de moléculas neutras. 2006. (Outra).

XXIX ENCONTRO NACIONAL DE FÍSICA DA MATÉRIA CONDENSADA.Caracterização de uma armadilha óptica de dipolo para aprisionamento de moléculas neutras. 2006. (Encontro).

IX Workshop da Pós-Graduação no IFSC.Aprisionamento óptico de átomos e moléculas em uma armadilha de dipolo de CO2. 2005. (Oficina).

School On Ultracold Atoms And Molecules.Optical Dipole Trap For Cold Neutral Atoms And Molecules. 2005. (Outra).

Workshop on Mixtures of Ultracold Atoms. 2004. (Congresso).

XIX Internacioanl Conference on Atomic Physics. 2004. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Dalton Luiz Mancini Galvão

MENEGATTI, C. R.; MONTEIRO, M. A. A.; VANZELLA, J. M. M.. Uso de objetos educacionais como alternativa para ensino de Astronomia em ensino fundamental. 2017 - Escola de Engenharia de Lorena - USP.

Aluno: Abasalt Bahrami

HENN, E. A. L.; GAMMAL, A.;Carlos R. Menegatti. Investigação da distribuição de momentum em um condensado de Bose-Einstein excitado: acoplamento com os modos normais. 2014. Dissertação (Mestrado em Física Básica) - Instituto de Fisica de Sao Carlos Usp-SC.

Aluno: Rodrigo Evaristo Wenceslau

MARAGONI, B. S.; NICOLODELLI, G.; SILVA, C. R. C.;MENEGATTI, C. R.. Uso da ferramenta LIBS para detecção de resíduos nas mãos após disparo de arma de fogo. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência dos Materiais) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Matheus Fernando Naressi Machado

SIQUEIRA, A. F.;MENEGATTI, C. R.; MELO, M. P.. Análise de modelos estatísticos para previsão de demanda de uma empresa de alimentos. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Escola de Engenharia de Lorena - USP.

Aluno: Thiago do Carmo Nunes

Menegatti, C. R.; BARGOS, FABIANO FERNANDES; SANTOS, E. F.. Inteligência Artificial e Machine Learning para reconhecimento e interpretação de placas automotivas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Física) - Escola de Engenharia de Lorena - USP.

Aluno: Victor Fernandes Marino

SILVA, M. B.;MENEGATTI, C. R.; SILVA, J. P. A.. TESTE DA VIABILIDADE DA CONSTRUÇÃO DE UM BANHO TÉRMICO DE REFRIGERAÇÃO UTILIZANDO MODULO PELTIER. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Escola de Engenharia de Lorena - USP.

Menegatti, C. R.; PEIXOTO, C. J. T.; SUZUKI, P. A.. Processo Seletivo Docente Simplificado. 2016. Escola de Engenharia de Lorena - USP.

BALDAN, C. A.; PEIXOTO, C. J. T.;MENEGATTI, C. R.. Processo Seletivo Docente Simplificado - Professor Contratado II (Assistente) junto ao Departamento de Engenharia de Materiais. 2015. Escola de Engenharia de Lorena - USP.

MENEGATTI, C. R.. Contratação de estagiário (remunerado) a nível graduação em Engenharia Física para atuar nos Laboratórios de Ensino de Física do Departamento de Ciências Básicas e Ambientais da EEL/USP. 2019. Escola de Engenharia de Lorena - USP.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Lino Misoguti

Luis Gustavo Marcassa; Fernando Jorge da Paixão Filho;MISOGUTI, L.. Construção de uma Armadilha de Dipolo com Laser de CO2. 2006. Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade de São Paulo.

Lino Misoguti

Fernando Jorge da Paixão Filho;MISOGUTI, L.; CRIVELLI, P. Optical pumping and vibrational cooling of molecules. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Fisica) - Instituto de Física de São Carlos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Ingrid Maroli Vidal dos Santos Clemente

Análise da qualidade e aplicação de argamassa usando técnicas ópticas; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Ciência dos Materiais) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; (Coorientador);

William Toshio Watanabe Jugue

Utilização do Software MATLAB para tratamento de dados de LIBS obtidos em amostras de percolados líquidos para determinação de metais pesados; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Engenharia Física) - Escola de Engenharia de Lorena - USP, Projeto Unificado de Bolsas; (Orientador);

[Nome removido após solicitação do usuário]

Estágio junto aos laboratórios de ensino de física do DEBAS - EEL USP; Início: 2019; Orientação de outra natureza; Escola de Engenharia de Lorena - USP; (Orientador);

Otávio Augusto da Silva

Semiquantitative analysis of mercury in landfill leachates using double-pulse laser-induced breakdown spectroscopy; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Escola de Engenharia de Lorena - USP; Orientador: Carlos Renato Menegatti;

Thiago do Carmo Nunes

Inteligência Artificial e Machine Learning para reconhecimento e interpretação de placas automotivas; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Física) - Escola de Engenharia de Lorena - USP; Orientador: Carlos Renato Menegatti;

Paulo Vitor Passos Freitas

Aprendizado e utilização de programa CAD 3D para projetar experimentos para os laboratórios de Física da EEL USP- Lorena; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Física) - Escola de Engenharia de Lorena - USP; Orientador: Carlos Renato Menegatti;

Giovani Teixeira de Azevedo

Desenhar Experimentos para os Laboratórios de Ensino de Física da EEL em programa CAD 3D; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Física) - Escola de Engenharia de Lorena - USP; Orientador: Carlos Renato Menegatti;

Hugo dos Santos Martins

Determinação da altura da camada PBL (Planetary Bondary Layer) utilizando um LIDAR; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Física) - Escola de Engenharia de Lorena - USP, Programa Unificado de Bolsas de Estudo para Estudantes de Graduação; Orientador: Carlos Renato Menegatti;

Giovani Teixeira de Azevedo

Construção de um gerador trifásico para a disciplina Laboratório de Eletricidade LOB1040; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Física) - Escola de Engenharia de Lorena - USP, Programa Unificado de Bolsas de Estudo para Estudantes de Graduação; Orientador: Carlos Renato Menegatti;

Vitor Silva de Almeida

Medidas da profundidade óptica de aerossóis (AOD) na atmosfera utilizando um Lidar; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Física) - Escola de Engenharia de Lorena - USP, Programa Unificado de Bolsas de Estudo para Estudantes de Graduação; Orientador: Carlos Renato Menegatti;

João Gabriel Senesi Moreira

Monitora da disciplina Laboratório de Eletricidade; 2019; Orientação de outra natureza - Escola de Engenharia de Lorena - USP; Orientador: Carlos Renato Menegatti;

Edson Massakazu de Souza Igarashi

Programa de Aperfeiçoamento ao Ensino vinculado a disciplina Laboratório de Eletricidade; 2019; Orientação de outra natureza - Escola de Engenharia de Lorena - USP; Orientador: Carlos Renato Menegatti;

Carolina Alves Marques

Monitora da disciplina Laboratório de Eletricidade com Bolsa PEEG; 2018; Orientação de outra natureza; (Engenharia Ambiental) - Escola de Engenharia de Lorena - USP; Orientador: Carlos Renato Menegatti;

Junia Estequi

Monitora da disciplina Física Experimental III; 2017; Orientação de outra natureza; (Engenharia Química) - Escola de Engenharia de Lorena - USP; Orientador: Carlos Renato Menegatti;

Carolina Alves Marques

Monitora da disciplina Laboratório de Eletricidade; 2017; Orientação de outra natureza - Escola de Engenharia de Lorena - USP; Orientador: Carlos Renato Menegatti;

Letícia Diniz Duizit

Monitora das disciplinas Física Experimental III (LOB1016) e Física III (LOB1053); 2015; Orientação de outra natureza; (Engenharia Ambiental) - Escola de Engenharia de Lorena - USP; Orientador: Carlos Renato Menegatti;

Carolina Alves Marques

Monitora das disciplinas Física Experimental III (LOB1016) e Física Experimental IV (LOB1017); 2014; Orientação de outra natureza; (Engenharia Ambiental) - Escola de Engenharia de Lorena - USP; Orientador: Carlos Renato Menegatti;

Letícia Diniz Duizit

Monitora das disciplinas Física Experimental III (LOB1016 ) e Física Experimental IV (LOB1017); 2014; Orientação de outra natureza; (Engenharia Ambiental) - Escola de Engenharia de Lorena - USP; Orientador: Carlos Renato Menegatti;

Paulo Henrique Franchi Macedo

Monitor da disciplina Física III (LOB1053); 2014; Orientação de outra natureza; (Engenharia Física) - Escola de Engenharia de Lorena - USP; Orientador: Carlos Renato Menegatti;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • AZEVEDO, GIOVANI TEIXEIRA DE ; ROMÃO, ESTANER CLARO ; MENEGATTI, CARLOS RENATO . Correção de distorções harmônicas em sistemas elétricos através de interferência destrutiva. REVISTA BRASILEIRA DE ENSINO DE FÍSICA (ONLINE) , v. 41, p. E20180278, 2019.

  • CAPUZZI, J. M. ; FORTES, D. S. A. ; MENEGATTI, C. R. ; ROMÃO, ESTANER CLARO . Environment and greenhouse effect: a proposal to develop the student's criticity. CIÊNCIA & ENSINO (ONLINE) , v. 8, p. 22-34, 2019.

  • MENEGATTI, C. R. ; NICOLODELLI, G. ; SENESI, G. S. ; SILVA, O. A. ; IZARIO FILHO, H. J. ; VILLAS BOAS, P. R. ; MARAGONI, B. S. ; MILORI, D. M. P. B. . Evaluation of LIBS under controlled atmosphere to quantify cadmium at low concentration in landfill leachates. APPLIED PHYSICS B-LASERS AND OPTICS , v. 125, p. 74, 2019.

  • NICOLODELLI, GUSTAVO ; CABRAL, JADER ; MENEGATI, CARLOS RENATO ; Marangoni, Bruno ; SENESI, GIORGIO S. . Recent advances and future trends in LIBS applications to agricultural materials and their food derivatives: an overview of developments in the last decade (2010 - 2019). Part I. Soils and fertilizers. TRAC-TRENDS IN ANALYTICAL CHEMISTRY , v. 115, p. 70-82, 2019.

  • SENESI, GIORGIO S. ; CABRAL, JADER ; MENEGATTI, CARLOS RENATO ; Marangoni, Bruno ; NICOLODELLI, GUSTAVO . Recent advances and future trends in LIBS applications to agricultural materials and their food derivatives: An overview of developments in the last decade (2010-2019). Part II. Crop plants and their food derivatives. TRAC-TRENDS IN ANALYTICAL CHEMISTRY , v. 118, p. 453-469, 2019.

  • NICOLODELLI, GUSTAVO ; VILLAS-BOAS, PAULINO R. ; MENEGATTI, CARLOS R. ; SENESI, GIORGIO S. ; MAGALHÃES, DANIEL V. ; SOUZA, DANIELE DE ; MILORI, DÉBORA M. B. P. ; MARANGONI, BRUNO S. . Determination of Pb in soils by double-pulse laser-induced breakdown spectroscopy assisted by continuum wave-diode laser-induced fluorescence. APPLIED OPTICS , v. 57, p. 8366, 2018.

  • AZEVEDO, GIOVANI TEIXEIRA DE ; PEIXOTO, CARLOS JOSÉ TODERO ; BARGOS, FABIANO FERNANDES ; MENEGATTI, CARLOS RENATO . Gerador trifásico de baixo custo para o ensino de física. Revista Brasileira de Ensino de Física (Impresso) , v. 39, p. e3503, 2017.

  • MENEGATTI, CARLOS R. ; NICOLODELLI, GUSTAVO ; SENESI, GIORGIO S. ; DA SILVA, OTAVIO A. ; FILHO, HÉLCIO J. I. ; VILLAS BOAS, PAULINO R. ; MARANGONI, BRUNO S. ; MILORI, DÉBORA M. B. P. . Semiquantitative analysis of mercury in landfill leachates using double-pulse laser-induced breakdown spectroscopy. Applied Optics , v. 56, p. 3730, 2017.

  • TERÁN HILARES, RULY ; ORSI, CAMILA AYRES ; AHMED, MUHAMMAD AJAZ ; MARCELINO, PAULO FRANCO ; MENEGATTI, CARLOS RENATO ; DA SILVA, SILVIO SILVÉRIO ; DOS SANTOS, JÚLIO CÉSAR . Low-melanin containing pullulan production from sugarcane bagasse hydrolysate by Aureobasidium pullulans in fermentations assisted by light-emitting diode. Bioresource Technology , v. 230, p. 76-81, 2017.

  • MENEGATTI, CARLOS R. ; MARANGONI, BRUNO S. ; BOULOUFA-MAAFA, NADIA ; DULIEU, OLIVIER ; MARCASSA, LUIS G. . Trap loss in a rubidium crossed dipole trap by short-range photoassociation. Physical Review. A , v. 87, p. 053404, 2013.

  • MENEGATTI, CARLOS R. ; MARANGONI, BRUNO S. ; TALLANT, JONATHAN ; MARCASSA, LUIS G. . Simultaneous loading of ^{39}K and Rb into a crossed dipole trap: Characterization and two-body losses. Physical Review. A , v. 88, p. 023411-023411-9, 2013.

  • Marangoni, Bruno S ; Menegatti, Carlos R ; Marcassa, Luis G . Loading a K crossed optical dipole trap from a magneto-optical trap. Journal of Physics. B, Atomic Molecular and Optical Physics (Print) , v. 45, p. 175301, 2012.

  • Menegatti, Carlos ; Marangoni, Bruno ; Marcassa, Luis . Observation of cold Rb_{2} molecules trapped in an optical dipole trap using a laser-pulse-train technique. Physical Review. A , v. 84, p. 053405-053405-5, 2011.

  • MARANGONI, B. S. ; Menegatti, C. R. ; MARCASSA, L. G. . Temperature dependence of Rb2 molecule formation rate constant in a magneto-optical trap. LASER PHYSICS , v. 20, p. 557-560, 2010.

  • MENEGATTI, C. R. ; MARANGONI, B. S. ; MARCASSA, L. G. . A review on the formation of heteronuclear cold molecules. Laser Physics , v. 18, p. 1305-1311, 2008.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

MENEGATTI, CARLOS R. ; NICOLODELLI, G. ; FILHO, HÉLCIO J. I. ; SILVA, O. A. ; SENESI, GIORGIO S. ; VILLAS BOAS, P. R. ; MARAGONI, B. S. ; MILORI, D. M. P. B. . Laser detecta mercúrio no chorume. 2017.

MENEGATTI, CARLOS R. ; PEIXOTO, CARLOS JOSÉ TODERO . Uma parceria na excelência acadêmica. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MENEGATTI, CARLOS R. ; NICOLODELLI, G. ; FILHO, HÉLCIO J. I. ; SILVA, O. A. ; VILLAS BOAS, P. R. ; SENESI, GIORGIO S. ; MARAGONI, B. S. ; MILORI, D. M. P. B. . Nova técnica de detecção de mercúrio em aterros é estudada por pesquisador da EEL. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MENEGATTI, C. R. ; PEIXOTO, C. J. T. . Novos Laboratórios Didáticos - ( Novo diretor da EEL quer acentuar impacto acadêmico da Escola na sociedade ). 2017. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

MENEGATTI, CARLOS R. ; NICOLODELLI, G. ; IZARIO FILHO, H. J. ; SILVA, O. A. ; Marangoni, Bruno S ; SENESI, GIORGIO S. ; VILLAS BOAS, PAULINO R. ; MILORI, D. M. P. B. . New Approach to Improve Detection of Landfill-Related Pollution. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MENEGATTI, CARLOS R. ; NICOLODELLI, G. ; SENESI, G. S. ; SILVA, O. A. ; IZARIO FILHO, H. J. ; VILLAS BOAS, P. R. ; MARANGONI, BRUNO S. ; MILORI, D. M. P. B. . New Approach to Improve Detection of Landfill-Related Pollution. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

AZEVEDO, GIOVANI TEIXEIRA DE ; BARGOS, FABIANO FERNANDES ; PEIXOTO, CARLOS JOSÉ TODERO ; MENEGATTI, CARLOS R. . Construção de um gerador trifásico de baixo custo para o ensino de física. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Construção de kit didático).

PEIXOTO, CARLOS JOSÉ TODERO ; MENEGATTI, CARLOS R. . LABORATÓRIOS DE ENSINO DE FÍSICA PARA A ESCOLA DE ENGENHARIA DE LORENA CONSTRUÍDOS EM COLABORAÇÃO COM O INSTITUTO DE FÍSICA DE SÃO CARLOS E A PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Construção de Kits didáticos).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    Montagem de experimento libs para análise multielementar em amostras agroambientais e nanoestruturadas, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Bruno Spolon Marangoni em 03/04/2019., Descrição: Técnicas químicas para a realização de medidas de concentração e caracterização elementar costumam ser dispendiosas, demoradas e gerar muitos resíduos tóxicos. Além disso, não é possível a construção de um único equipamento que trabalhe com todos os elementos da tabela periódica. Atécnica LIBS (Laser Induced Breakdown Spectroscopy), por sua vez, baseada no plasma induzido por um laser, tem o potencial para identificar qualquer elemento químico de maneira mais rápida, barata e não destrutiva. Uma das principais vantagens da técnica advém do seu caráter multielementar, ou seja, a capacidade de identificar simultaneamente vários elementos atômicos constituintes na amostra. Dessa maneira, o espectro obtido funciona como uma impressão digital da amostra, permitindo a montagem de protocolos para separação/identificação de materiais. Outra possibilidade é utilizar amostras de referência para montagem de uma curva de calibração, permitindo a montagem de protocolos de quantificação ou análises semi-quantitativas sem calibração com base em princípios de estabilidade termodinâmica local do plasma formado. O objetivo desse projeto visa realizar a ampliação espectral de um sistema LIBS recém-construído, saindo do intervalo de 190-300 nm para 190-500 nm após a inclusão de dois espectrômetros. Esse aumento na faixa de aquisição possibilitará a identificação de uma gama maior de elementos, permitindo uma análise mais detalhada e confiável de materiais nanoestruturados, cerâmicos, agroambientais, etc. Esse equipamento está inserido no contexto do curso de Pós Graduação em Ciência dos Materiais e tem como objetivo geral agregar resultados para projetos vinculados ao curso e contribuir como avanço em técnicas ópticas analíticas em MatoGrosso do Sul e região Centro-Oeste. Como Objetivo específico e imediato, o sistema aplicado para análises multivariadas na identificação de grãos de milho transgênicos; montagem de protocolo para identificação de resíduo de pólvora após disparo de arma de fogo (identificação de Pb, Sb e Ba); e identificação de carbono em amostras de nanofibra de cerâmica (TiO2; ZnO; Nb2O5).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Carlos Renato Menegatti - Integrante / Bruno Spolon Marangoni - Coordenador / Gustavo Nicolodelli - Integrante / Giorgio S Senesi - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2018 - Atual

    Utilização da técnica LIBS para estudo de metais pesados em amostras de percolado líquido, Descrição: Neste projeto iremos aplicar a técnica LIBS (Laser-Induced Breakdown Spectroscopy) de pulso simples (SP) e duplo pulso (DP), para detecção de metais pesados em amostras de percolado líquido. As amostras serão contaminadas artificialmente com concentrações bem determinadas dos seguintes metais: Pb, As, Cd, Mn. Pretendemos ser capazes de resolver as linhas espectrais desses elementos e correlacionar a intensidade dos sinais com medidas de concentração de referência feitas pela técnica ICP-OES. Com estes espectros, construiremos curvas de calibração e determinaremos os limites de detecção do LIBS para cada espécie e compararemos as duas técnicas (SP x DP). O projeto também tem como objetivo criar um modo mais rápido, robusto e econômico para análises de amostras em comparação com as técnicas tradicionais (ICP-OES e EDS) utilizadas atualmente.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Carlos Renato Menegatti - Coordenador / Gustavo Nicolodelli - Integrante / Débora Marcondes Pereira Bastos Milori - Integrante / Hélcio José Izário Filho - Integrante / VILLAS BOAS, PAULINO R. - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

  • 2016 - Atual

    APRIMORAMENTO DA TÉCNICA LIBS PARA A DETECÇÃO DE METAIS PESADOS EM AMOSTRAS DE PERCOLADO LÍQUIDO PARA APLICAÇÕES EM MONITORAMENTO AMBIENTAL E TRATAMENTO, Descrição: O objetivo deste projeto é a aplicação da técnica LIBS (Laser Induced Breakdown Spectroscopy), na configuração de pulso simples e duplo pulso, em medidas de concentrações de metais pesados (Hg, Al, As, Cd, Mn, Pb) em amostras de líquido percolado para aplicações em monitoramento ambiental e pré-diagnóstico para o tratamento do mesmo. Com a aplicação desta técnica, pretendemos criar um modo mais rápido e prático de análise em comparação com as técnicas tradicionais (ICP-OES e EDS) utilizadas atualmente. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Carlos Renato Menegatti - Coordenador / Gustavo Nicolodelli - Integrante / Débora Marcondes Pereira Bastos Milori - Integrante / Hélcio José Izário Filho - Integrante / Bruno Spolon Maragoni - Integrante.

  • 2014 - Atual

    DESENVOLVIMENTO DE EQUIPAMENTO LIBS RESSONANTE: ESTUDO DE CASO PARA QUANTIFICAÇÃO DE METAIS PESADOS (Pb e Hg) EM SEDIMENTOS DE RIO, Descrição: Descrição: O objetivo deste projeto é a construção de um laser de diodo contínuo na região do azul (405 nm) com o intuito de acoplá-lo a um equipamento LIBS-duplo pulso. O objetivo é travar o comprimento de onda do laser em 405,78 nm (Pb) ou 404,66 nm (Hg) para ser acoplado junto ao equipamento LIBS com o intuito de aumentar a sensibilidade de detecção desses elementos. O Pb e Hg são metais pesados e prejudiciais para a saúde mesmo em doses muito baixas. Nesse sentido, pretendemos montar este equipamento e quantificar amostras de sedimento de rio do reservatório de Barra Bonita-SP. Com os objetivos desse trabalho cumpridos, teremos um equipamento com capacidade de quantificar Hg e Pb de maneira mais rápida e a um custo menor do que técnicas padrões como o ICP-OES (Induced Coupled Plasma Optical Emission Spectroscopy) e AAS (Atomic Absorption Spectroscopy), que demandam digestão das amostras, gerando resíduos químicos. No futuro, depois de cumprido os objetivos deste projeto, podemos estender as análises para outros materiais de interesse, como solo e folhas. Outra possibilidade é a caracterização de outros elementos químicos que apresentam linhas atômicas plausíveis de serem excitadas no limite de sintonização do laser, que vai de 400 ? 415 nm segundo o fabricante. Dentro desse limite, temos linhas fortes para os elementos: V, Cr, Mn, Ti, Er, Mo, Sc, Gd, Y, Co, Rh, D, W e Tm. Considerando linhas mais fracas, e que talvez sejam acessíveis, o número de elementos praticamente dobra.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Carlos Renato Menegatti - Integrante / MARANGONI, BRUNO S. - Coordenador / Gustavo Nicolodelli - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2011 - 2013

    Fotoassociação de Átomos Aprisionados em uma Armadilha de Dipolo Óptica, Descrição: As armadilhas de dipolo ópticas já foram utilizadas com sucesso para o aprisionamento de átomos e moléculas, inclusive levando à obtenção de condensados bosônicos atômicos. No momento, há propostas para o uso deste tipo de armadilha na obtenção de condensados moleculares. Contudo, para que isto ocorra é necessária a formação de moléculas no estado fundamental vibracional. Também devemos ressaltar que existe uma proposta teórica para formação de tais moléculas utilizando feixe de fotoassociação em 1064 nm. Esta proposta é muito interessante, pois sugere a utilização de um comprimento de onda o qual é em geral utilizado em armadilhas ópticas devido à relativa simplicidade de operação dos lasers de fibra. Atualmente em nosso laboratório produzimos cotidianamente amostras de átomos de Rb em uma armadilha de dipolo, com aproximadamente 2x10^6 átomos aprisionados, densidades da ordem de 10^(12) cm^(-3 ) e temperaturas da ordem 10 K. Resultados preliminares em Rb, estudando a evolução temporal da população de átomos aprisionados, sugerem que a fotoassociação ocorre naturalmente em tais armadilhas. Neste projeto propomos investigar em mais detalhes a fotoassociação de tais moléculas inclusive envolvendo átomos de Rubídio e Potássio em uma armadilha óptica de dipolo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Carlos Renato Menegatti - Coordenador / Luis Gustavo Marcassa - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.

  • 2007 - 2011

    ÁTOMOS E MOLÉCULAS APRISIONADOS EM UMA ARMADILHA DE DIPOLO DE CO2: RUMO À DEGENERÊSCENCIA QUÂNTICA, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Carlos Renato Menegatti - Coordenador.

  • 2004 - 2006

    APRISIONAMENTO OPTICO DE ÁTOMOS E MOLÉCULAS EM UMA ARMADILHA DE DIPOLO DE CO2, Descrição: Pretendemos trabalhar em nosso grupo de pesquisa para implementar a técnica totalmente óptica de aprisionamento simultâneo de átomos de Rb e Rb2. Isso será conseguido através da implementação de uma armadilha de dipolo com feixes cruzados, gerada a partir de um feixe infravermelho intenso (~ 100W) e focalizado (w ~ 30m) produzido por um laser comercial de dióxido de carbono (CO2). Essa armadilha será capaz de aprisionar átomos de Rb e Rb2 em densidades muito altas e durante longos períodos de tempo (~ 100s), tornando possível a realização de estudos detalhados de processos colisionais que levam à formação molecular. Estamos particularmente interessados em realizar experimentos de espectroscopia de alta resolução em Rb e Rb2. A observação das moléculas formadas e capturadas será feita através de um processo de fotoionização pela incidência de um pulso laser de alta energia. O estudo da dinâmica temporal das moléculas nesse tipo de armadilha possibilitará a observação regular de fenômenos co1isionais de baixa energia ocorrendo numa amostra pura de moléculas diatômicas, livres de quaisquer outros tipos de influência externa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Carlos Renato Menegatti - Integrante / Gustavo Deczka Telles - Integrante / Jader de Souza Cabral - Integrante / Bruno Spolon Marangoni - Integrante / Luis Gustavo Marcassa - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa., Número de produções C, T & A: 9

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Escola de Engenharia de Lorena - USP, Departamento de Ciências Básicas e Ambientais. , Estrada Municipal do Campinho, Ponte Nova, 12602810 - Lorena, SP - Brasil - Caixa-postal: 0, Telefone: (12) 31595316, Ramal: 0

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2019 - Atual

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2013 - Atual

Escola de Engenharia de Lorena - USP

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Doutor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Disciplinas ministradas: Física III; Laboratório de Física III; Eletricidade Aplicada; Laboratório de Eletricidade; Laboratório de Física Coordenador das disciplinas: Física III (2013 - 2014) Laboratório de Física III (2013 - atual) Eletricidade Aplicada (2015 - atual)

2006 - 2011

Instituto de Fisica de Sao Carlos Usp-SC

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Doutorado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2006 - 2006

Instituto de Fisica de Sao Carlos Usp-SC

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estágio PAE, Carga horária: 6

2004 - 2006

Instituto de Fisica de Sao Carlos Usp-SC

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestrado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2004 - 2004

Instituto de Fisica de Sao Carlos Usp-SC

Vínculo: Estágio em Empresa, Enquadramento Funcional: Estágiário, Carga horária: 8

2002 - 2004

Instituto de Fisica de Sao Carlos Usp-SC

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 10

2011 - 2011

University of Oklahoma

Vínculo: Visitante, Enquadramento Funcional: Pesquisador visitante, Carga horária: 40

Outras informações:
Fotoionização por dois pulsos de átomos de Cs (133) aprisionados em uma armadilha de dipolo com laser em 1064 nm.

2016 - Atual

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador Colaborador, Carga horária: 10

Outras informações:
Convênio entre a EEL e a EMBRAPA visando desenvolvimento de pesquisa so no: 16.1.00124.88.2 Título: "Aprimoramento da técnica LIBS para a detecção de metais pesados em amostras de percolado líquido para aplicações em monitoramento ambiental e tratamento"

Atividades

  • 01/2016

    Pesquisa e desenvolvimento , Embrapa - Instrumentação, .,Linhas de pesquisa