João Carlos Escosteguy Filho

Graduado (Unirio, 2008), mestre (UFF, 2010) e doutor (UFF, 2016) em História. Professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), campus Pinheiral, desde 2014, ministrando atualmente aulas nos cursos técnicos de nível médio e na Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Sustentabilidade. Tutor à distância do curso de graduação em História da Unirio, oferecido via Cederj, modalidade semi-presencial, na disciplina História da Historiografia Brasileira, desde 2012/2. Tenho interesse especialmente nos seguintes temas: História do Brasil Império; História da Historiografia Brasileira, Ensino de História. Educação; Direitos Humanos.

Informações coletadas do Lattes em 05/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em História

2012 - 2016

Universidade Federal Fluminense
Título: Olhos na Europa, pés na América: interpretações do presente, exemplos passados e perspectivas de futuro na construção de uma experiência histórica no Primeiro Reinado
Guilherme Pereira das Neves. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Mestrado em História

2008 - 2010

Universidade Federal Fluminense
Título: Tráfico de escravos e direção Saquarema no Senado do Império do Brasil,Ano de Obtenção: 2010
Théo Lobarinhas Piñeiro.Palavras-chave: Império do Brasil; Tráfico de africanos; Direção Saquarema.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil / Especialidade: História do Brasil Império. Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil / Especialidade: Escravidão no século XIX.

Graduação em História

2004 - 2008

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Título: "Civilizando a América": tráfico de escravos e escravidão africana na formação do Estado imperial brasileiro
Orientador: Ricardo Salles
Bolsista do(a): Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil Império.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Ensino de História.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

ESCOSTEGUY FILHO, J. C. . II Sematec / XX Expocanp. 2018. (Outro).

ESCOSTEGUY FILHO, J. C. . I Sematec / XIX EXPOCANP. 2017. (Outro).

ESCOSTEGUY FILHO, J. C. . XVIII EXPOCANP. 2016. (Outro).

ESCOSTEGUY FILHO, J. C. . XVII EXPOCANP. 2015. (Outro).

ESCOSTEGUY FILHO, J. C. . XVI EXPOCANP. 2014. (Outro).

ESCOSTEGUY FILHO, J. C. . II Semana de História da UNIRIO. 2005. (Outro).

ESCOSTEGUY FILHO, J. C. . II Seminário da linha de pesquisa memória e linguagem - Construções discursivas e práticas sociais. 2005. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XXIX Simpósio Nacional de História.Concepções de História e de narrativa histórica no movimento Escola Sem Partido. 2017. (Simpósio).

XVI Encontro Regional de História ? Anpuh-Rio: Saberes e Práticas Científicas.Civilização europeia e civilização americana na escrita da História no Primeiro Reinado. 2014. (Encontro).

XV Encontro Regional de História da Anpuh-Rio.Referências para o Império na Assembleia Constituinte de 1823. 2012. (Encontro).

III Seminário Nacional de Pós-Graduandos em História das Instituições.Esboçando o Tempo Saquarema no Senado do Império do Brasil. 2010. (Seminário).

II Seminário Nacional de Pós-Graduandos em História das Instituições - Sociedades: Culturas e Poderes.Diferentes Impérios em confronto. 2009. (Seminário).

IV Semana de História da Unirio - Identidades, Perspectivas.O Tempo Saquarema Revisitado. 2009. (Outra).

O século 19 e as novas fronteiras da escravidão e da liberdade. 2009. (Seminário).

VI Simpósio de História da UNIVERSO - Revoluções, Repúblicas e Utopias.Os conceitos de "ideologia" e "intelectual" na análise do Brasil imperial-escravista. 2009. (Simpósio).

Congresso Internacional 1808: A Corte no Brasil. 2008. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Rafael de Carvalho Cardoso

SALLES, R.;ESCOSTEGUY FILHO, J. C.. Autobiografias de escravos e libertos nos Estados Unidos até 1865: relações de poder, negociação e resistência entre brancos e negros. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Yago Jose Eloi do Nascimento

ESCOSTEGUY FILHO, J. C.. Como deveria ser a história: reflexões sobre a escrita da história e o ofício do historiador pela cor local no Brasil oitocentista. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Gilmara Vieira Felicíssimo Lima

ESCOSTEGUY FILHO, J. C.. Barão de Nova Friburgo ? família, poder, sociedade e inovações no Brasil Oitocentista. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

ESCOSTEGUY FILHO, J. C.; CASTRO, R. M.; LIMA, V. C.. Processo seletivo simplificado para contratação de professor substituto de História. 2016. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

ESCOSTEGUY FILHO, J. C.; MIRANDA, C. C.; LIMA, V. C.; SOUZA, M. S.. Processo seletivo para o programa de pós-graduação lato sensu em Desenvolvimento Regional e Sustentabilidade. 2018. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

ESCOSTEGUY FILHO, J. C.; MIRANDA, C. C.; SOUZA, M. S.; TOSTES, J. O.. Processo seletivo para o programa de pós-graduação lato sensu em Desenvolvimento Regional e Sustentabilidade. 2017. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Théo Lobarinhas Piñeiro

PIÑEIRO, Théo L.; RIBEIRO, Gladys Sabina; SALLES, Ricardo. QUALIFICAÇÃO - Ceder para construir? O tráfico de escravos e a escravidão na formação do Estado Imperial Brasileiro. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade Federal Fluminense.

Théo Lobarinhas Piñeiro

PIÑEIRO, Théo L.; SALLES, Ricardo; MARINHO, Pedro Eduardo M. de M.. Tráfico de escravos e direção Saquaremo no Senado do Império do Brasil. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em História) - Universidade Federal Fluminense.

Rodrigo Turin

NEVES, G. P.; SALLES, R.; ESSUS, A. M. M.; MARQUES, L.;TURIN, R.. OLHOS NA EUROPA, PÉS NA AMÉRICA: INTERPRETAÇÕES DO PRESENTE, EXEMPLOS PASSADOS E PERSPECTIVAS FUTURAS NA CONSTRUÇÃO DE UMA EXPERIÊNCIA HISTÓRICA NO PRIMEIRO REINADO. 2016. Tese (Doutorado em Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Marcos Guimarães Sanches

SANCHES, M. G.; GRIMBERG, Keila; SALLES, Ricardo. Civilizando a América: Tráfico de Escravos e Escravidão Africana na formação do Estado Imperial brasileiro. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Ricardo Henrique Salles

NEVES, Guilherme Pereira das; TURIN, R.; MARQUES, L.; ESSUS, A. M. M. S. A.;SALLES, R.. Olhos na Europa, pés na América: referência em disputa na construção de uma "consciência histórica" no Império do Brasil (1823-1831). 2016. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves

NEVES, Guilherme Pereira das; ESSUS, Ana M. Mauad; SALLES, Ricardo H.; TURIN, Rodrigo; MARQUES, Leonardo. Olhos na Europa, pés na América: referências em disputa na construção de uma consciência histórica no Império do Brasil (1823-1831). 2016. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Ana Maria Mauad de Sousa Andrade Essus

MAUAD, Ana M.; Neves, Guilherme Pereira; MARQUES, L.; Turin, Rodrigo; SALLES, R.. Olhos na Europa, pés na América: referências em disputa na construção de uma 'consciência histórica' no Império do Brasil (1823-1831). 2016. Tese (Doutorado em DOUTORADO EM HISTÓRIA) - Universidade Federal Fluminense.

Gladys Sabina Ribeiro

LOBARINHAS, Théo;RIBEIRO, G. S.; SALLES, Ricardo. Ceder para construir? O tráfico de escravos e a escravidão na formação do Estado imperial.. 2010.

Leonardo Marques

NEVES, G. P. C. P.; SALLES, R. H.; ESSUS, A. M. M. S. A.; TURIN, R.;MARQUES, Leonardo. Olhos na Europa, pés na América: Referências em disputa na construção de uma ?consciência histórica?no Império do Brasil (1823-1831). 2016. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Aline Alice de Lima

Um estudo sobre as políticas públicas de desenvolvimento e valorização patrimonial do município de Pinheiral-RJ; Início: 2018; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu em Desenvolvimento Regional e Sustentabilidade) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro; (Orientador);

Lucas Siqueira Silva

Ecoturismo e História Ambiental: limitações e possibilidades para o desenvolvimento regional na Região do Vale do Café; Início: 2018; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu em Desenvolvimento Regional e Sustentabilidade) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro; (Orientador);

Giselle Baptista Teixeira

O Ensino de História nas escolas da Corte Imperial (1854 a 1889); Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);

Matheus Almeida Barrozo

Fronteiras da legalidade: Crime e justiça criminal na Vila de São João Baptista de NovaFriburgo (1820-1838); Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);

Rubihelton Monteiro Kobi

Da Europa ao Brasil: Vida e condições de trabalho dos imigrantes suíços instalados na colônia Rio Novo - Espírito Santo (1856-1860); Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);

Karolayne da Silva carvalho

História Pública e Direitos Humanos: usos do passado em discussões virtuais; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em Técnico em Informática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro; (Orientador);

Lilia Campos de Oliveira

História Pública e Direitos Humanos: usos do passado em discussões virtuais; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em Técnico em Agroindústria) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; (Orientador);

Maria Eduarda Medeiros Dias

História Pública e Direitos Humanos: usos do passado em discussões virtuais; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em Técnico em Agroindústria) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro; (Orientador);

Poliana Isabelle Gomes de Oliveira

História Pública e Direitos Humanos: usos do passado em discussões virtuais; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em Técnico em Meio Ambiente) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; (Orientador);

Jarbas Borges da Rocha

Justificativas e Posicionamentos: Igreja, Escravidão Africana e a visão dos Inacianos Jorge Benci e Antônio Viera no Brasil Colonial (sécs; XVI ao XVIII); 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: João Carlos Escosteguy Filho;

Graciele Rodrigues Pereira

Ditadura no Brasil: como ensinar história; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: João Carlos Escosteguy Filho;

ROSANA SOUZA

Mulheres na sociedade dos oitocentos: participação feminina na Guerra do Paraguai; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: João Carlos Escosteguy Filho;

Kilson Reis Viégas

O Reverbero Constitucional Fluminense e o Tamoyo: dois projetos para uma nação; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em História) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: João Carlos Escosteguy Filho;

Leandro Mendes de Oliveira

O Desmantelamento da Linha Férrea no Sul Fluminense (1950-1990); 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: João Carlos Escosteguy Filho;

Thamires Martins de Souza

Educação Histórica em Direitos Humanos: usos do passado e outros argumentos em discussões virtuais; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Técnico em Informática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: João Carlos Escosteguy Filho;

Nidney Ferreira Marques

Educação Histórica em Direitos Humanos: usos do passado e outros argumentos em discussões virtuais; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Técnico em Agropecuária) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: João Carlos Escosteguy Filho;

Aline Teixeira Ferreira Furtado

Educação Histórica em Direitos Humanos: usos do passado e outros argumentos em discussões virtuais; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Técnico em Meio Ambiente) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: João Carlos Escosteguy Filho;

Ana Beatriz Campos

Educação Histórica em Direitos Humanos: usos do passado e outros argumentos em discussões virtuais; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Técnico em Meio Ambiente) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: João Carlos Escosteguy Filho;

Maria Carolina Barcellos

Educação Histórica em Direitos Humanos: usos do passado e outros argumentos em discussões virtuais; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Técnico em Meio Ambiente) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: João Carlos Escosteguy Filho;

Paloma Freitas

Educação Histórica em Direitos Humanos: usos do passado e outros argumentos em discussões virtuais; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Técnico em Meio Ambiente) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro; Orientador: João Carlos Escosteguy Filho;

Mateus Rodrigues Jorge

Educação Histórica em Direitos Humanos; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Técnico em Meio Ambiente) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: João Carlos Escosteguy Filho;

BEATRIZ QUINTILIANO

Consciência Histórica e Cultura de Massas; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Técnico em Agropecuária) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: João Carlos Escosteguy Filho;

Raquel Carvalho Silva

Consciência Histórica e Cultura de Massas; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Técnico em Agropecuária) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: João Carlos Escosteguy Filho;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Théo Lobarinhas Piñeiro

Olhos na Europa, pés na América: referências em disputa na construção de uma "consciência histórica difundida" no Império do Brasil; Início: 2012; Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação Em História) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Théo Lobarinhas Piñeiro

Tráfico de Escravos e Direção Saquarema no Senado do Império do Brasil; 2008; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em História) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Théo Lobarinhas Piñeiro;

Lúcia Maria Alves Ferreira

A mulher na imprensa do período imperial; 2006; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Lucia Maria Alves Ferreira;

Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves

Olhos na Europa, pés na América: referências em disputa na construção de uma consciência histórica no Império do Brasil (1823--1831); 2016; Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • ESCOSTEGUY FILHO, J. C. . Reflexões sobre agência e estrutura na historiografia da escravidão. Revista Tessituras , v. 6, p. 102-117, 2015.

  • ESCOSTEGUY FILHO, J. C. . Gramsci, Rüsen e a busca por uma 'historiografia integral' do oitocentos brasileiro. Revista de Teoria da História , v. 11, p. 39-62, 2014.

  • ESCOSTEGUY FILHO, J. C. . Africanos necessários: tráfico e civilização no Império do Brasil. Estudos Afro-Asiáticos (UCAM. Impresso) , v. 32, p. 347-370, 2010.

  • ESCOSTEGUY FILHO, J. C. . Construtor de certo império: Bernardo Pereira de Vasconcelos e a defesa da escravidão africana (1830-1840). Universos da História , v. 1, p. 101-124, 2008.

  • ESCOSTEGUY FILHO, J. C. ; SALLES, R. . História da Historiografia Brasileira. 1. ed. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2014. v. 2. 166p .

  • ESCOSTEGUY FILHO, J. C. ; SALLES, R. . História da Historiografia Brasileira. 1. ed. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2013. v. 1. 225p .

  • ESCOSTEGUY FILHO, J. C. ; KODAMA, K. ; MUAZE, M. ; SALLES, R. . História do Brasil II. 1. ed. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2012. v. 2. 258p .

  • ESCOSTEGUY FILHO, J. C. ; MUAZE, M. ; SALLES, R. . História do Brasil II. 1. ed. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2011. v. 1. 310p .

  • ESCOSTEGUY FILHO, J. C. . Educação histórica em direitos humanos: usos do passado e outros argumentos em discussões virtuais. In: Glauco Vaz Feijó ; Thiago de Faria e Silva. (Org.). Ensino e pesquisa em história e humanidades nos institutos federais de educação, ciência e tecnologia: desafios e perspectivas. 1ed.Brasília, DF: Editora IFB, 2017, v. , p. 75-95.

  • ESCOSTEGUY FILHO, J. C. . Disputando a direção: escravidão, civilização e ordem no Império do Brasil (1838-1850). In: Ricardo Salles. (Org.). Ensaios Gramscianos: política, escravidão e hegemonia no Brasil imperial. 1ed.Curitiba: Prismas, 2017, v. , p. 157-219.

  • ESCOSTEGUY FILHO, J. C. . O Senado do Império e a lei de 1831: alguns elementos para análise das relações entre tráfico e sociedade. In: Eliane Perez. (Org.). Pesquisa na Biblioteca Nacional. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, 2010, v. , p. 41-59.

  • ESCOSTEGUY FILHO, J. C. . O Brasil pelo Carnaval. O Tranca Rua, Brasília, DF, , v. 02, p. 24 - 32, 01 mar. 2019.

  • ESCOSTEGUY FILHO, J. C. . Uma Pequena História dos Dias de Hoje. Painel Acadêmico, http://painelacademico.uol.com, 05 fev. 2018.

  • ESCOSTEGUY FILHO, J. C. . Esboçando o Tempo Saquarema no Senado do Império do Brasil. In: III Seminário Nacional de Pós-Graduandos em História das Instituições, 2010, Rio de Janeiro. Anais do 3o Seminário Nacional de Pós-Graduandos em História das Instituições. Rio de Janeiro: Núcleo de documentação, história e memória-NUMEM, 2010.

  • ESCOSTEGUY FILHO, J. C. . Os conceitos de "ideologia" e "intelectual" na análise do Brasil imperial-escravista. In: VI Simpósio de História da UNIVERSO - Revoluções, Repúblicas e Utopias, 2009, São Gonçalo. Anais do VI Simpósio de História da Universidade Salgado de Oliveira. São Gonçalo: Universo, 2009. p. 430-437.

  • ESCOSTEGUY FILHO, J. C. . Concepções escravistas de Império. In: III Semana de História Política - PPGH/UERJ, 2008, Rio de Janeiro, RJ. Anais Eletrônicos. Rio de Janeiro: PPGH - UERJ, 2008.

  • ESCOSTEGUY FILHO, J. C. . Vasconcelos, construtor de certo Império. In: V Simpósio Estado e Poder: Hegemonia, 2008, Niterói. Anais do V Simpósio Estado e Poder. Niterói: Universidade Federal Fluminense, 2008.

  • ESCOSTEGUY FILHO, J. C. . Uma lei para historiadores verem: 1831 e suas consequências. In: 2º Seminário Nacional de História da Historiografia, 2008, Mariana - MG. Anais do 2º Seminário Nacional de História da Historiografia. Mariana - MG: Universidade Federal de Ouro Preto, 2008.

  • ESCOSTEGUY FILHO, J. C. . Africanos Necessários: tráfico e civilização no Império do Brasil. In: IX Congresso da ALADAA-B: Sociedade Civil Global: Encontros e Confrontos, 2008, Rio de Janeiro. Anais do IX Congresso da ALADAA-B: Sociedade Civil Global: Encontros e Confrontos, 2008. v. 1. p. 1-20.

  • ESCOSTEGUY FILHO, J. C. . Abelhas, Privilégios e "a" Constituição: leituras em disputa sobre um caso na Regência (Brasil, 1839). In: I Seminário Nacional de Pós-Graduandos em História das Instituições, 2008, Rio de Janeiro. Anais do I Seminário Nacional de Pós-Graduandos em História das Instituições: Instituições, Cultura e Poder. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Unirio, 2008.

  • ESCOSTEGUY FILHO, J. C. . Temas sensíveis nas redes virtuais: como certa ?história de direita? enxerga o passado?. In: III Congresso Ibero-americano de Educação Histórica, XI Seminário Internacional de Educação Histórica e XV Encontro do Laboratório de Pesquisa em Educação Histórica, 2018, Curitiba, PR. Caderno de Resumos III Congresso Ibero-americano de Educação Histórica, XI Seminário Internacional de Educação Histórica e XV Encontro do Laboratório de Pesquisa em Educação Histórica. Curitiba, PR: W.A. Editores, 2018. p. 221-223.

  • ESCOSTEGUY FILHO, J. C. . Azeredo Coutinho, José Bonifácio e projetos para impérios. In: 7ª Jornada de Iniciação Científica - Unirio, 2008, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos. Rio de Janeiro: UNIRIO, PROPG, Departamento de Pesquisa, 2008. p. 295-297.

  • ESCOSTEGUY FILHO, J. C. . O tráfico interno de escravos: Rio de Janeiro, século XIX. In: 6ª Jornada de Iniciação CIentífica - Unirio, 2007, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos. Rio de Janeiro: UNIRIO, PROPG, Departamento de Pesquisa, 2007. p. 282-283.

  • ESCOSTEGUY FILHO, J. C. . A mulher na imprensa do Segundo Reinado (1848-1852 ; 1869-1873). In: 5ª Jornada de Iniciação Científica - Unirio, 2006, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos. Rio de Janeiro: UNIRIO, PROPG, Departamento de Pesquisa, 2006. p. 168-170.

  • ESCOSTEGUY FILHO, J. C. . História Pública e Direitos Humanos: experiências a partir de discussões virtuais. In: Encontro Internacional e XVIII Encontro de História da Anpuh-Rio: História e Parcerias, 2018, Niterói, RJ. Caderno de Resumos do Encontro Internacional e XVIII Encontro de História da Anpuh-Rio: História e Parcerias. Rio de Janeiro, RJ: Editora da Anpuh-Rio, 2018. p. 306-307.

  • ESCOSTEGUY FILHO, J. C. . Concepções de História e de narrativa histórica no movimento Escola Sem Partido. In: XXIX Simpósio Nacional de História: Contra os preconceitos: História e Democracia, 2017, Brasília, DF. Caderno de resumos do XXIX Simpósio Nacional de História: Contra os preconceitos: História e Democracia. Brasília, DF: Editora da ANPUH, 2017. p. 614-615.

  • ESCOSTEGUY FILHO, J. C. . Europa, América e a construção de referências no Primeiro Reinado. In: IX Semana de História Política/VI Seminário Nacional de História: Política, Cultura & Sociedade, 2014, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos da IX Semana de História Política/VI Seminário Nacional de História: Política, Cultura & Sociedade. Rio de Janeiro: UERJ/PPGH, 2014. p. 282-282.

  • ESCOSTEGUY FILHO, J. C. . Civilização europeia e civilização americana na escrita da História no Primeiro Reinado. In: XVI Encontro Regional de História ? Anpuh-Rio: Saberes e Práticas Científicas, 2014, Rio de Janeiro, RJ. Caderno de Resumos do XVI Encontro Regional de História ? Anpuh-Rio: Saberes e Práticas Científicas. Rio de Janeiro, RJ: Editora ANPUH-RIO, 2014. p. 15-16.

  • ESCOSTEGUY FILHO, J. C. . Interpretações Históricas na Assembléia Constituinte de 1823. In: XXVII Simpósio Nacional de História, 2013, Natal - RN. Caderno de Resumos do XXVII Simpósio Nacional de História, 2013. p. 670-670.

  • ESCOSTEGUY FILHO, J. C. . Referências para o Império na Assembleia Constituinte de 1823. In: XV Encontro Regional de História. Ofício do Historiador: Ensino & Pesquisa, 2012, São Gonçalo - RJ. Caderno de resumos do XV Encontro Regional de História da ANPUH-Rio. Rio de Janeiro: Anpuh - Rio, 2012. v. 1. p. 11-11.

  • ESCOSTEGUY FILHO, J. C. . Diferentes Impérios em confronto. In: II Seminário Nacional de Pós-Graduandos em História das Instituições - Sociedades: Culturas e Poderes, 2009, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos e Programação. Rio de Janeiro: Unirio - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2009. p. 43-43.

  • ESCOSTEGUY FILHO, J. C. . Civilização ameaçada: Vasconcellos e uma ideologia imperial. In: II Seminário Dimensões da Política na História: A Política das Letras, 2008, Juiz de Fora, MG. Caderno de Resumos. Juiz de Fora: PPGH - UFJF, 2008. p. 10-10.

  • ESCOSTEGUY FILHO, J. C. . Concepções escravistas de Império. In: III Semana de História Política - PPGH/UERJ, 2008, Rio de Janeiro, RJ. Caderno de Resumos. Rio de Janeiro: PPGH - UERJ, 2008. p. 37-37.

  • ESCOSTEGUY FILHO, J. C. . Vasconcelos, construtor de certo Império. In: V Simpósio Estado e Poder: Hegemonia, 2008, Niterói. Livro de Resumos do V Simpósio Estado e Poder. Niterói: Universidade Federal Fluminense, 2008. p. 33-34.

  • ESCOSTEGUY FILHO, J. C. . Abelhas, Privilégios e "a" Constituição: leituras em disputa sobre um caso na Regência (Brasil, 1839). In: I Seminário Nacional de Pós-Graduandos em História das Instituições, 2008, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos do I Seminário Nacional de Pós-Graduandos em História das Instituições. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Unirio, 2008. p. 24-24.

  • ESCOSTEGUY FILHO, J. C. . Mercados de escravos: a dinâmica Rio de Janeiro - Vassouras. In: História e multidisciplinaridade: territórios e deslocamentos, 2007, São Leopoldo, RS. Anais do XXIV Simpósio Nacional de História. Unisinos, RS: Associação Nacional de História - ANPUH, 2007. v. único.

  • ESCOSTEGUY FILHO, J. C. . Política do fim do tráfico negreiro (1848-1850). In: V Jornada de Iniciação Científica UGF, 2007, Rio de Janeiro. Caderno de resumos da V Jornada de Iniciação Científica. Rio de Janeiro: Editora Gama Filho, 2007. p. 132-132.

  • ESCOSTEGUY FILHO, J. C. . As redes sociais como espaços de discussão: possibilidades para uma Educação Histórica em Direitos Humanos. REVISTA ESCRITA DA HISTÓRIA , 2019.

  • ESCOSTEGUY FILHO, J. C. . História Pública e Direitos Humanos: experiências a partir de discussões virtuais. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ESCOSTEGUY FILHO, J. C. . Educação Histórica e a questão dos Direitos Humanos: experiências a partir de discussões virtuais. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ESCOSTEGUY FILHO, J. C. . Temas sensíveis nas redes virtuais: como certa ?história de direita? enxerga o passado?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ESCOSTEGUY FILHO, J. C. . Concepções de História e de narrativa histórica no movimento Escola Sem Partido. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ESCOSTEGUY FILHO, J. C. . Educação Histórica em Direitos Humanos: usos do passado e outros argumentos em discussões virtuais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ESCOSTEGUY FILHO, J. C. . História e Direitos Humanos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ESCOSTEGUY FILHO, J. C. . Os Espaços Públicos de Discussão no Brasil Hoje e os Usos da História. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ESCOSTEGUY FILHO, J. C. . Civilização europeia e civilização americana na escrita da História no Primeiro Reinado. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ESCOSTEGUY FILHO, J. C. . Narrativas históricas nas discussões políticas do Primeiro Reinado. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ESCOSTEGUY FILHO, J. C. . Europa, América e a construção de referências no Primeiro Reinado. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ESCOSTEGUY FILHO, J. C. . Interpretações históricas na Assembleia Constituinte de 1823. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ESCOSTEGUY FILHO, J. C. . Referências para o Império na Assembleia Constituinte de 1823. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ESCOSTEGUY FILHO, J. C. . História e política no alvorecer do Império. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ESCOSTEGUY FILHO, J. C. . Esboçando o Tempo Saquarema no Senado do Império do Brasil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ESCOSTEGUY FILHO, J. C. . A construção curricular da História ensinada no Rio de Janeiro: notas iniciais para pesquisa. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ESCOSTEGUY FILHO, J. C. . Os conceitos de "ideologia" e "intelectual" na análise do Brasil imperial-escravista. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ESCOSTEGUY FILHO, J. C. . Diferentes Impérios em confronto. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ESCOSTEGUY FILHO, J. C. . O Tempo Saquarema Revisitado. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ESCOSTEGUY FILHO, J. C. . Civilização ameaçada: Vasconcellos e uma ideologia imperial. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ESCOSTEGUY FILHO, J. C. . Concepções escravistas de Império. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ESCOSTEGUY FILHO, J. C. . Africanos necessários: tráfico e civilização no Império do Brasil. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ESCOSTEGUY FILHO, J. C. . Abelhas, Privilégios e "a" Constituição: leituras em disputa sobre um caso na Regência (Brasil, 1839). 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ESCOSTEGUY FILHO, J. C. . Uma lei para historiadores verem: 1831 e suas consequências.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ESCOSTEGUY FILHO, J. C. . Mercados de escravos: a dinâmica Rio de Janeiro - Vassouras. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ESCOSTEGUY FILHO, J. C. . Política do fim do tráfico negreiro (1848-1850). 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ESCOSTEGUY FILHO, J. C. . A mulher na imprensa do Segundo Reinado (1848-1852 ; 1869-1873). 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

ESCOSTEGUY FILHO, J. C. . Parecer ah hoc de artigo para a revista Lua Nova. 2017.

ESCOSTEGUY FILHO, J. C. . Concepções escravistas de Império: Saquaremas, tráfico de africanos e escravidão na formação do Estado imperial brasileiro (1837-1850). 2009. (Relatório de pesquisa).

ESCOSTEGUY FILHO, J. C. . A Mulher na Imprensa do Período Imperial. 2006. (Relatório de pesquisa).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    História Pública e Direitos Humanos: usos do passado em discussões virtuais, Descrição: Este projeto objetiva analisar narrativas sobre o passado ditatorial recente do Brasil (1964-1985) em suas relações com discursos a respeito da temática dos Direitos Humanos, focando nas produções veiculadas nas redes sociais, notadamente o Facebook, em páginas virtuais auto-intituladas de direita e de esquerda, considerando esses espaços virtuais como uma dimensão possível da exposição de certa História Pública entre nós. Nosso objetivo é analisar de que maneira essas discussões virtuais a respeito dessas temáticas se referem a discussões mais amplas nos espaços de discussão política no Brasil atual. Partimos das reflexões de Biesta (2010; 2013), de Sacavino e Candau (2008) e de Rüsen (2013) a respeito da necessidade de construção de uma educação verdadeiramente democrática em suas relações com a temática dos Direitos Humanos e das reflexões a respeito de um Ensino de História que privilegie uma conexão entre a reflexão epistemológica acerca dos fundamentos da disciplina ao uso da História para a vida humana prática. A partir dessas concepções iniciais, procuraremos pesquisar as formas pelas quais uma abordagem histórica dos Direitos Humanos pode ser associada aos usos feito dessa expressão e aos modos como o passado autoritário recente da História do Brasil são transformados em argumentos em debates e situações de discussão política no Brasil atual, tendo como foco principal as narrativas veiculadas em páginas de esquerda e de direita no Facebook. Em outras palavras, nosso objetivo central é partir dos modos pelos quais a expressão "Direitos Humanos", bem como seus elementos componentes, e a História recente do Brasil têm sido utilizados nessas discussões virtuais para, a partir de uma reconstituição dos Direitos Humanos em sua historicidade, buscar a crítica de fundo histórico a essas compreensões. Ao final, esperamos que as formas possíveis de tratamento histórico dos Direitos Humanos nessas discussões do presente favoreçam novos olhares sobre o passado, resultando na ampliação dos modos pelos quais a História pode ser ensinada e aprendida ? e de que forma pode nos auxiliar na formulação de concepções de mundo que sirvam de orientação prática no presente. Este projeto conta com 02 bolsas de pesquisa Faperj Jovens Talentos (início julho/2018) e 02 bolsas de pesquisa Pibic Jr. IFRJ (início agosto/2018). , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: João Carlos Escosteguy Filho - Coordenador.

  • 2015 - 2017

    Educação Histórica em Direitos Humanos: reflexões sobre usos do passado em discussões digitais, Descrição: Este projeto objetiva articular a temática dos Direitos Humanos às discussões sobre o desenvolvimento de uma Educação Histórica a partir das concepções de Jörn Rusen (2013), isto é, de um Ensino de História que privilegie uma conexão entre a reflexão epistemológica acerca dos fundamentos da disciplina ao uso da História para a vida humana prática. A partir dessa concepção inicial, procuraremos pesquisar as formas pelas quais uma abordagem histórica dos Direitos Humanos pode ser associada ao uso feito dessa expressão e aos modos como o passado é transformado em argumento em debates e situações de discussão política no Brasil atual, tendo como foco principal os usos em redes sociais. Em outras palavras, nosso objetivo central é partir dos modos pelos quais a expressão "Direitos Humanos"e seus elementos componentes têm sido utilizados nessas discussões virtuais para, a partir de uma reconstituição dos Direitos Humanos em sua historicidade, buscar a crítica de fundo histórico a essas compreensões. Entender as formas pelas quais a História é utilizada nessas discussões permite uma reflexão sobre o papel do próprio conhecimento histórico e do Ensino de História nessa dimensão. Ao final, esperamos que as formas possíveis de tratamento histórico dos Direitos Humanos nessas discussões do presente favoreçam novos olhares sobre o passado, resultando na ampliação dos modos pelos quais a História pode ser ensinada e aprendida ? e de que forma pode nos auxiliar na formulação de concepções de mundo que sirvam de orientação prática no presente. No total, ao longo desses três anos, o projeto contou com 07 bolsas de pesquisa, distribuídas assim: 02 bolsas PIBIC Jr. IFRJ 01 bolsa PIBIC CNPQ EM 04 bolsas Faperj Jovens Talentos. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: João Carlos Escosteguy Filho - Coordenador.

  • 2015 - 2016

    Consciência Histórica e Cultura de Massas, Descrição: O objetivo desta pesquisa é analisar as formas de consciência histórica presentes em manifestações da cultura de massas contemporânea. Partindo-se do pressuposto que a história serve de referência para uma ação no presente (Rusen, 2001), que elementos históricos tornam-se referência em produções culturais (livros, filmes, jogos etc.) no capitalismo contemporâneo? Quais as formas pelas quais o passado é trazido à tona? Quais são os elementos históricos não-explicitados que servem de base para a construção de determinados universos ficcionais, especialmente aqueles voltados para o consumo adolescente? Consideramos que tal análise pode articular três elementos essenciais da discussões atual sobre ensino de história: 1) uma abordagem sobre as formas de consciência histórica presentes nos alunos do IFRJ via cultura de massas; 2) uma alternativa ao ensino de história estritamente escolar, a partir de uma abordagem que leva em consideração a importância da história pública; 3) as relações entre visões populares acerca da história e as discussões acadêmicas. Para tanto, partiremos de um levantamento sobre as formas de cultura de massas predominantes entre os alunos do IFRJ campus Pinheiral com o intuito de selecionar os recortes para efetiva análise de material. O projeto contou com 02 bolsas PIBIC Jr. financiadas pelo IFRJ.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: João Carlos Escosteguy Filho - Coordenador.

  • 2005 - 2006

    Representações no Discurso Midiático: Identidade e Memória do Gênero Feminino na Imprensa do Século XIX, Descrição: O projeto tem por base a premissa de que os meios de comunicação e os discursos e representações por eles veiculados, devido ao seu efeito multiplicador, interferem na construção do nosso cotidiano, funcionando como instrumento cultural na mediação do processo de construção da identidade, da diferença e da memória social. O que se espera é flagrar a construção de algumas das representações forjadas na mídia, que, por estarem vinculadas circularmente aos sistemas de poder, vão sendo reproduzidas como consenso social. Meu subprojeto, intitulado "A mulher na imprensa do período imperial", inserido nesse projeto, buscou analisar as representações femininas produzidas em alguns jornais do Segundo Reinado (1840-1889). Tomando por base três periódicos - Diario do RIo de Janeiro, Correio Mercantil e Semana Illustrada - e dois períodos diferentes - 1848 a 1852 e 1869 a 1873 - , foi feita uma análise levando-se em consideração a posição social ocupada pela mulher representada. Dessa forma, o subprojeto estudou o vínculo existente entre discurso construído nos jornais e sua correspondência na hierarquia social da época. O projeto, ainda em andamento, conta com apoio do CNPq e da FAPERJ. Meu subprojeto, além disso, contou com bolsa de Iniciação Científica concedida pela UNIRIO.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: João Carlos Escosteguy Filho - Integrante / Lucia M A Ferreira - Coordenador / Carolina Alves de Oliveira Rocha - Integrante / Jorwan Gama da Costa Junior - Integrante / Josiane S de Alcantara - Integrante / Hendy Helena Maciqueira de Melo - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa / Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2018

Professor homenageado da turma TA301 do Curso Técnico em Agropecuária (Integrado), formandos de 2017, IFRJ- Campus Pinheiral, IFRJ - Campus Pinheiral.

2018

Professor homenageado da turma TI305 do Curso Técnico em Informática (Integrado), formandos de 2017, IFRJ- Campus Pinheiral, IFRJ - Campus Pinheiral.

2017

Paraninfo da turma MA303 do Curso Técnico em Meio Ambiente (Integrado), formandos de 2016, IFRJ- Campus Pinheiral, IFRJ - Campus Pinheiral.

2017

Paraninfo da turma MA304 do Curso Técnico em Meio Ambiente (Integrado), formandos de 2016, IFRJ- Campus Pinheiral, IFRJ - Campus Pinheiral.

2017

Professor homenageado da turma AI331 do Curso Técnico em Agroindústria (Integrado), formandos de 2016, IFRJ- Campus Pinheiral, IFRJ - Campus Pinheiral.

2013

Professor homenageado do nono ano, formandos de 2012, Faetec - Escola Estadual de Ensino Fundamental República, EEEF República.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Campus Pinheiral. , Rua José Breves, 550, Centro, 27197000 - Pinheiral, RJ - Brasil, Telefone: (24) 33563610, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2014 - Atual

    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 06/2018

      Direção e administração, Campus Pinheiral, .,Cargo ou função, Coordenador de Extensão.

    • 02/2018

      Ensino, Desenvolvimento Regional e Sustentabilidade, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Estado e Participação Social, Teorias do Desenvolvimento

    • 10/2017

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Acadêmico de Ensino Técnico, .,Cargo ou função, Conselheiro docente representante do campus Pinheiral..

    • 07/2015

      Pesquisa e desenvolvimento , Campus Pinheiral, .,Linhas de pesquisa

    • 04/2014

      Ensino,,Disciplinas ministradas, História

  • 2012 - Atual

    Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor a distância, Carga horária: 10

    Outras informações:
    Professor-tutor à distância do curso EaD de licenciatura em História, oferecido pela UNIRIO através da Fundação CECIERJ / Consórcio CEDERJ, na disciplina História da Historiografia Brasileira.

  • 2009 - 2011

    Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor presencial, Carga horária: 6

    Outras informações:
    Professor-tutor à distância do curso EaD de licenciatura em História, oferecido pela UNIRIO através da Fundação CECIERJ / Consórcio CEDERJ, no polo de Miguel Pereira.

  • 2005 - 2006

    Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Bolsista Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20

    Atividades

    • 07/2012

      Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Historiografia Brasileira

    • 01/2011 - 07/2011

      Ensino, Licenciatura em História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História Moderna II

    • 07/2010 - 07/2011

      Ensino, Licenciatura em História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia do Ensino de História

    • 07/2009 - 07/2011

      Ensino, Licenciatura em História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria da História

    • 07/2010 - 12/2010

      Ensino, Licenciatura em História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História e Antropologia

  • 2011 - 2014

    Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

    Atividades

    • 04/2011 - 04/2014

      Ensino,,Disciplinas ministradas, História

    • 02/2013 - 12/2013

      Direção e administração, EEEF República - Faetec, .,Cargo ou função, Coordenador de História.

  • 2013 - 2014

    Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Contrato administrativo, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 11

    Atividades

    • 09/2013 - 02/2014

      Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado III

  • 2009 - 2012

    Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Docente I, Carga horária: 16

    Atividades

    • 02/2009 - 04/2012

      Ensino,,Disciplinas ministradas, História

  • 2009 - 2011

    Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro - Santo Cristo

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Docente I, Carga horária: 16

    Atividades

    • 07/2009 - 04/2011

      Ensino,,Disciplinas ministradas, História

  • 2008 - 2009

    Fundação Biblioteca Nacional

    Vínculo: bolsista, Enquadramento Funcional: pesquisador, Carga horária: 20

  • 2008 - 2008

    Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ

    Vínculo: Tutor bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor bolsista, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Trabalhei no atendimento a distância para os alunos do pré-vestibular social do CEDERJ, tirando dúvidas da disciplina História. Também fui responsável pela organização e elaboração final dos relatórios semanais referentes aos tutores presenciais de pólos, junto à equipe do atendimento a distância.

    Atividades

    • 03/2008 - 12/2008

      Ensino,,Disciplinas ministradas, História

  • 2006 - 2007

    Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro

    Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Trabalhei na organização de acervos variados, em especial da documentação predial, no setor de documentação escrita do AGCRJ. Também trabalhei junto ao atendimento ao público.