Ivanildo Amaro de Araújo

Procientista FAPERJ/UERJ. Professor Associado da UERJ, Faculdade de Educação da Baixada Fluminense- FEBF, Duque de Caxias-RJ. Professor e Coordenador do PPGECC (Mestrado) em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas. Professor da Graduaçao em Pedagogia da FEBF/UERJ. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Estágio de Pós-Doutoramento em Educação (2015-2016 - UFF), supervisão de Maria Teresa Esteban. Doutor em Educação (Unicamp), Mestre em Educação (UnB ), Graduado em Letras (UniCEUB - Centro Universitário de Brasília). Experiência em educação (Ensino Fundamental e Médio - 22 anos na SEEDF). Experiência na área de educação, com ênfase em formação de professores e organização do trabalho pedagógico, planejamento e organização do sistema escolar. Experiência em Educação a Distância. Pesquisas na área de formação de professores, trabalho pedagógico, coordenação pedagógica, gestão da escola, políticas públicas educacionais, práticas pedagógicas na sala de aula, avaliação. Atualmente, dedica-se a pesquisas na área de gênero, sexualidade e educação. As teorias queer e decoloniais são pontos de partida para discutir temáticas emergentes que tratam de diferenças nos espaços escolares, extraescolares e nos currículos.

Informações coletadas do Lattes em 24/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Educação

2002 - 2007

Universidade Estadual de Campinas
Título: Textos, contextos e intertextos do trabalho pedagógico do professor-mediador no curso PIE
Orientador: Helena Lopes da Costa Freitas

Mestrado em Educação

1998 - 2000

Universidade de Brasília, UnB
Título: Educação Continuada na Escola: traços, trilhas e rumos da coordenação pedagógica,Ano de Obtenção: 2000
Benigna Maria de Freitas Villas Boas.Palavras-chave: Formação de professores; Coordenação pedagógica.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial; Educação.

Graduação em Letras

1987 - 1990

Centro Universitário UNICEUB

Ensino Fundamental (1º grau)

1974 - 1978

Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2015 - 2016

Pós-Doutorado. , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Gênero, diversidade sexual e educação.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de Professores e organização do trabalho pedagógico.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Avaliação da Aprendizagem.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Coordenação Pedagógica.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento Educacional.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

AMARO, IVAN ; SEPULVEDA, D. . I SEMINÁRIO INTERNO NuDES/ GESDI: gêneros, sexualidades e educação na ordem do dia. 2017. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

IV Seminário Internacional Desfazendo Gênero.GÊNERO E SEXUALIDADES DENTROFORA DOS COTIDIANOS ESCOLARES: DISPUTAS, ATRAVESSAMENTOS E PRÁTICAS. 2019. (Seminário).

IV Seminário Internacional Desfazendo Gênero.FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORXS: A (IN)VISIBILIZAÇÃO DAS TEMÁTICAS DE GÊNERO E SEXUALIDADES NOS CURRÍCULOS. 2019. (Seminário).

XII Seminário Nacional de Formação dos Profissionais da Educação - ANFOPE.Gêneros, sexualidades e formação de professorxs no século XXI: entre apagamentos, práticas e enfrentamentos. 2019. (Seminário).

Colorir: uma escola que é ligada á diversidade e ao respeito às diferenças.Roda de Conversa: gênero, sexualidade e orientação sexual. 2018. (Encontro).

II Seminário "O Sistema de Avaliação da Pós- Graduação Brasileira: desafios para articular expansão e qualidade",.Avaliação dos Programas de Pós-Graduação em Educação~ Capes 3 e 4. 2018. (Seminário).

Reunião do Forpred Sudeste durante a Reunião do FORPRED - Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação.Avaliação dos Programas de Pós-Graduação em Educação. 2018. (Seminário).

2 Encontro Internacional de Estudos de Gênero - Fundamentalismos e Violência O que temos feito de nós?io.A escola no armário: o apagamento das relações de gênero e das sexualidades no PNE e nos Planos Municipais de Educação. 2016. (Encontro).

4 Seminário Internacional de Educação e Sexualidade.A escola no armário: o apagamento das relações de gênero e das sexualidades no PNE e nos Planos Municipais de Educação. 2016. (Seminário).

II Congresso de Diversidade Sexual e de Gênero - 1a. Edição Internacional. Gênero, sexualidade e educação:políticas públicas e o direito à diferença. 2016. (Congresso).

XI Seminário Red Estrado Movimientos Pedagógicos y Trabalho Docente en Tiempos de Estandardizacionn.A escola amordaçada: o silenciamento das relações de gênero e sexualidade no PNE e nos Planos Municipais de Educação. 2016. (Seminário).

Congreso Internacional de Educación: curriculum 2015. Currículo, diferenças e inclusão social. 2015. (Congresso).

Seminário Perspectivas em Periferias: múltiplos olhares.MESA DE ABERTURA: Desfazendo saberes, desafazendo fazeres: formas outras de pensar gênero e sexualidades no cotidiano escolar. 2015. (Seminário).

VIII Internacional AS REDES EDUCATIVAS E AS TECNOLOGIAS: MOVIMENTOS SOCIAIS E EDUCAÇÃO.Gênero, Sexualidades e Currículo: há possibilidades de uma pedagogia queer e decolonial em periferias urbanas?. 2015. (Seminário).

III Encontro Acadêmico Internacinal: interdisciplinaridade nas universidades brasileiras - Resultados e desafios. 2014. (Seminário).

IIII Seminário Nacional de Educação, Diversidade Sexual e Direitos Humanos.DIVERSIDADE SEXUAL, DIFERENÇA E CURRÍCULO: POR UMA PEDAGOGIA DECOLONIAL NAS PERIFERIAS. 2014. (Seminário).

X Seminário Internacional da Rede Estrado.Avaliação em larga escala e trabalho docente: regulação, performatividade e responsabilização. 2014. (Seminário).

XVII ENDIPE."Um Rio de avaliações": os afluentes discursivos e práticos em busca da qualidade da escola. 2014. (Encontro).

III Congresso Internacional de Avaliação. As implicações da Prova Brasil no cotidiano escolar: percalços e percursos em busca da qualidade. 2013. (Congresso).

VIII Congresso Internacional de Educação da UNISINOS. As implicações da Prova Brasil no cotidiano escolar: percalços e percursos em busca da qualidade. 2013. (Congresso).

VII Seminário Internacional Redes - As redes educativas e as tecnologias: transformações e subversões na atualidade."Não, não, não! Esses 5.2 não nos representam": efeitos das avaliações externas no cotidiano de uma escola pública da Baixada Fluminense. 2013. (Seminário).

XVI ENDIPE - "DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO: COMPROMISSO COM A ESCOLA PÚBLICA, LAICA, GRATUITA E DE QUALIDADE.".Escolas visíveis ou invisíveis? Sentidos e efeitos das avaliações externas no contexto escolar. 2012. (Encontro).

III Seminário Observatório da Educação. 2011. (Seminário).

V Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares.AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: REPERCUSSÕES, TENSÕES E POSSIBILIDADES NO CURRÍCULO DAS ESCOLAS. 2011. (Outra).

XV ENDIPE ??Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: políticas e práticas educacionais?.Sentidos e efeitos das avaliações em larga escala na escola. 2010. (Encontro).

Congresso de Leitura do Brasil. Navegar nos mares da blogosfera é preciso: textos, contextos e intertextos do uso de blogues na formação de professores. 2009. (Congresso).

Coloquio Universidade Alternativa. 2008. (Simpósio).

Seminário Gestão da Educação Básica: pesquisas e ação política. 2008. (Seminário).

8 Seminário Estadual ANPAE-SP Política e Administração da educação: teorias e práticas.Formação de professores e avaliação no contexto das reformas educativas: as competências como reguladoras do trabalho pedagógico.. 2003. (Seminário).

VII Congresso Estadual Paulista sobre formação de educadores: teorias e práticas - imagens e projetos. A nova história e a formação de professores: um olhar crítico sobre o currículo. 2003. (Congresso).

XI ENDIPE - "Igualdade e diversidade na educação".A avaliação formativa no contexto da formação de professores.. 2002. (Encontro).

X ENDIPE - "Ensinar e aprender: sujeitos, saberes, espaços e tempos".A coordenação pedagógica como espaço de organização do trabalho pedagógico. 2000. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Luiza Cristina Gatti Peralta

FERNANDES, C. O.;AMARO, IVAN; SOUZA, M. I. G. F. M.; SOUZA, M.E.V.. A avaliação formativa nas aulas de matemática no ensino fundamental 1 de uma escola municipal do Rio de Janeiro. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Gilceia Leite dos Santos Fontenele

AMARO, IVAN; SILVA, E. F.; CRUZ, S. P. S.; SOARES, E. R. M.. A AVALIAÇÃO NO 3 CICLO E SUAS IMPLICAÇÕES NA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO DISTRITO FEDERAL. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília.

Aluno: Nilcenete da Silva Corrêa

HORA, D. L. da;AMARO, IVAN; OLIVEIRA, N. C. M.; CARVALHO, F. A. F.. AVALIAÇÃO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO (ANA): DESAFIOS PARA A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NO CICLO ALFABETIZADOR NO MUNICÍPIO DE ABAETETUBA ? PA. 2019. Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO BÁSICA) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Walmir Rogério Archanjo da Silva

AMARO, IVAN; JESUS, J. G.; GONZALEZ, W. R. C.. PARADA DO ORGULHO LGBT DE DUQUE DE CAXIAS/RJ: TRAÇADOS, PERCURSOS E PERSPECTIVAS DE UM ESPAÇO EDUCATIVO DE LUTA POR DIREITOS. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Claudia Jorge de Freitas

BAIAO, J. C.; MORAIS, J. F. S.; ALVES JUNIOR, J.;AMARO, IVAN. "Tia, não aguento mais sofrer tanta humilhação": narrativas tensionadoras de gênero nos anos iniciais. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica CAp-UERJ) - Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira.

Aluno: Mayra Chagas Madeira

AMARO, IVAN; SEPULVEDA, D.; SEPULVEDA, J. A.; SILVA JUNIOR, P. M.. Gêneros e Sexualidades no Colégio Estadual Guadalajara: configurações, enfrentamentos e potências. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Girlaine Vieira Weber

AMARO, IVAN; BARRETO, D. B.; ECKHARDT, F.. "Esse caderno está muito caprichado, ainda dá tempo de corrigir": uma reflexão sobre a (re) produção das relações de gênero na escola. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

Aluno: Jairo Vanuci Freitas da Silva

AMARO, IVAN; ALVES JUNIOR, J.; RIIBEIRO, A. P. A.; COUTO JUNIOR, D. R.. "Santa Cher na Terra" e "Baphos Periféricos": o facebook como espaço educativo de afirmação de identidades LGBT+. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Girlaince Vieira Weber

AMARO, IVAN; BARRETO, D. B.; GARCIA, P. B. C. S.. "Este caderno está muito caprichado, ainda dá tempo de corrigir": gênero e instituição escolar. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

Aluno: Luziane Said Cometti Lelis

AMARO, Ivan.; HORA, D. L. da; SANTOS, T. F. A. M.; OLIVEIRA, N. C. M.; CARVALHO, F. A. F.. Saberes e fazeres da gestão pedagógica e sua relação com a apropriação dos resultados do IDEB. 2017.

Aluno: Cristiano da Silva Brasil de Moraes

XAVIER, L.; RIZZI, I.;AMARO, Ivan.. Transexual, transversal, transgressão: o que dizem docente sobre pessoas trans* na escola. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Aline Alvernaz Branco Ferraz

AMARO, Ivan.; SANTOS, J. H.; SOUZA, N. M. P.. Os impactos da avaliação externa SAERJ na avaliação do processo ensino-aprendizagem. 2016. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Educação Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Elisete Josefa de Souza

AMARO, Ivan.; RINALDI, A. A.; SOBREIRA, H. G.. Vulvas orgânicas: a autoformação da militância feminista nas redes sociais. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Diogo Silva do Nascimento

AMARO, Ivan.; FERNANDES, C. O.; ALGEBAILE, Eveline B.. A política de bonificação e avaliação: tensões e intenções implicadas no trabalho docente em escolas estaduais do Rio de Janeiro. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense.

Aluno: Andressa Farias Vidal

FETZNER, A.R.;AMARO, Ivan.; FERNANDES, C. O.; SOUZA, M.E.V.. "Esse já tá reprovado!" Um estudo sobre a compreensão dos professores em relação á reprovação escola organizada em ciclos. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Luiz Alberto Chaves Junior

SOUZA, M.E.V.; OLIVEIRA, I.; SAMPAIO, C. S.;AMARO, Ivan.. Identidade candomblecista em foco: a história de vida de professorxs como axé pedagógico. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Antonio Angirlucio de Oliveira

FERNANDES, C. O.; MIRANDA, Cláudia Queiroz;AMARO, Ivan.. A política de avaliação externa na Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro: implicações para práticas docentes. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Erika Pedreira da Siva

AMARO, Ivan.; BAIAO, J. C.; ANDRADE, L. T.. As implicações da Prova Brasil no currículo de Língua Portuguesa: concepções e práticas de uma escola pública de Duque de Caxias - RJ. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: João Ricardo da Silva Gomes de Oliveira

PEREIRA, T. V.;AMARO, Ivan.; VASCONCELLOS, T.. Geração touch screen e a escola: novos desafios para pensar a infância. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense.

Aluno: Maria Isabel Alves de Oliveira Valle

AMPARO, F. V. S.; CASTRO, A. F.; FREITAS, A. M. A.;AMARO, Ivan.. A formação inicial do professor alfabetizador: vivências do Laboratório Pedagógico de Linguagens e Alfabetizações. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Práticas de Educ. Básica) - Colégio Pedro II.

Aluno: Ana Lúcia Nascimento

RAMOS, Lílian P. de C.;AMARO, Ivan.; LINHARES, C.. Formação continuada de professores alfabetizadores da rede municipal de Mesquita/RJ. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Ester de Azevedo Corrêa Assumpção

FETZNER, A.R.; SOUZA, M.E.V.; ESTEBAN, M.T.;AMARO, Ivan.. A correlação das práticas avaliativas no interior da escola com a política de controle público por meio da avaliação: um estudo em Duque de Caxias/RJ. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Júlia Fernanda Magalhães Gomes Cruz

HORA, D. L. da; SANTOS, T. F. A. M.;AMARO, Ivan.. Escola Justa: os significados atribuídos por estudantes do ensino médio de São Gonçalo. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Maria Cristina de Oliveira

MENDES, S. R.; LINHARES, C.;AMARO, Ivan.. Blogs de Educadores: uma análise das perspectivas de formação. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense.

Aluno: Lívia Santos Marinho

HORA, D. L. da; FETZNER, A.R.;AMARO, Ivan.. Escola Justa: as concepções de professores do município de Paracambi - RJ. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense.

Aluno: Ana Lucia Iglésias Vila

ORTIGAO, M. I. R.;AMARO, Ivan.; BERNARDO, E. da S.. Formação continuada na escola: como os professores dos anos iniciais do ensino fundamental interpretam os resultados da Prova Brasil. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Mônica Queiroz Gomes Marins

LEROUX, Liliane.; RAMOS, Lílian P. de C.;AMARO, Ivan.. Os impactos das escolas nos ciclos: revezamentos teoria e prática a partir das experiências e sentidos dos professores. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense - Universidade do Estado do RJ.

Aluno: Luciana Borges de Lisboa

HORA, D. L. da;AMARO, Ivan.; MENEZES, J. S. da S.. Possibilidades e limites da assunção dos princípios democráticos na gestão escolar: um estudo de caso numa escola estadual do município de Duque de Caxias. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense.

Aluno: Enilvia Rocha Morato Soares

VILLAS BOAS, Benigna M. de F.;AMARO, Ivan.; GUACHE, R.; SILVA, K.; FERNANDES, E.. A avaliação em contexto socioeducativo: perspectivas e desafios na escolarização de jovens em conflito com a lei. 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Brasília.

Aluno: Flaviany Ribeiro da Silva

ASSIS, S. G.; SANTOS, A. C.; DESLANDES, S. F.; CONSTANTINO, P.; SOUZA, F. F.;AMARO, Ivan.. A prevenção à violência em escolas brasileiras e portuguesas: limites, impasses e possibilidades. 2017. Tese (Doutorado em Saúde da Criança e da Mulher) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Lúcia Maria Dupret Vassallo do Amaral

AMARO, Ivan.; STRUCHINER, M.; TAVARES, K. C. A.; MONTEIRO, S. S.; VERMELHO, S. C. S. D.. Saúde e tecnologia na escola: análise de uma intervenção baseada na teoria da atividades. 2016. Tese (Doutorado em Tecnologia Educação para a Saúde UFRJ) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Virgínia Cecília da Rocha Louzada

ESTEBAN, M.T.;AMARO, Ivan.; FETZNER, A.R.; SOUZA, C. C.; GARCIA, R. L.; ARAUJO, M. S.. Para onde vai a pré-escola na rede pública do Rio de Janeiro? A educação infantil no contexto das avaliações externas e em larga escala. 2015. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Luciana Gomes Ferreira

SIVORI, H. F.; CARRARA, S. L.; SANTOS, R. T.; LEITE, V. J.;AMARO, IVAN. Gênero e diversidade sexual na educação formal: análise das controvérsias em torno da aprovação dos Planos Municipais de Educação de Duque de Caxias, Niterói e Rio de Janeiro (2015-2018). 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Fernando Augusto Silva

KAWAMURA, M. R. D.; DIAS, V. S.; HIGA, I.;AMARO, IVAN. As avaliações externas e as possibilidades de diálogo com os professores. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências) - Instituto de Física - USP.

Aluno: Penélope Cavalcante Santana

SEPULVEDA, D.;AMARO, IVAN; ALVES JUNIOR, J.; JESUS, J. G.; JULIAO, E. F.. Transgênerxs e travestis no sistema prisional do Rio de Janeiro: percepções de detenttxs e egresxs acerca de seus direitos e do papel da educação em vidas, antes, durante e depois do encarceramento. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: ANDRÉ RICARDO MARCELINO

HOFFMANN, A.; XAVIER FILHA, C.;AMARO, IVAN. Uma perspectiva interseccional para a possibiliade de futuro aprendendo umas sobre as outras: a criança 'viada' descoloniza o olhar a partir da cultura visual com o Canal Vivieuvi. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Marciano José Martins de Andrade

BARRETO, D. B.; ECKHARDT, F.;AMARO, IVAN. As relações de gênero e o adestramento dos corpos no ambiente escolar. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

Aluno: Gilceia Leite dos Santos Fontenele

AMARO, IVAN; SILVA, E. F.; CRUZ, S. P. S.; SOARES, E. R. M.. A avaliação no 3o ciclo e suas implicações na organização do trabalho pedagógico de uma unidade escolar pública do Distrito Federal. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade de Brasília.

Aluno: Walmir R

JESUS, J. G.; GONZALEZ, W. R. C.;AMARO, IVAN. Archanjo da Silva. Parada do Orgulho LGBT de Duque de Caxias: traçados de um espaço educativo de luta por direitos. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação, Cultura e Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Claudia Jorge de Freitas

BAIAO, J. C.;AMARO, IVAN; RODRIGUES, A.; MORAIS, J. F. S.. "Tia, não aguento mais sofrer tanta humilhação": narrativas tensionadoras de gênero nos anos iniciais. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Pós Graduação de Ensino em Educação Básica) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Regina Aparecida Correia Trindade

FETZNER, A.R.; ANDRADE, E. R.; AZEVEDO, J. C.;AMARO, Ivan.. A organização da escolaridade em ciclos na EJA: uma análise da Rede Municipal de ensino de Niterói. 2015.

Aluno: Cristiano da Silva Brasil de Moraes

XAVIER, L.;AMARO, Ivan.. TRANSEXUAL, TRANSVERSAL, TRANSGRESSÃO: O QUE DIZEM DOCENTES SOBRE PESSOAS TRANS* NA ESCOLA. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Luiz Alberto Chaves Juniro

OLIVEIRA, I.; SAMPAIO, C. S.; SOUZA, M.E.V.;AMARO, Ivan.. Identidade candomblecista em foco: a história de vida como axé pedagógico. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Lígia Sisto

AMARO, Ivan.; FETZNER, A.R.; BRUM, M.. Correlações entre justiça e qualidade: um estudo sobre as visões de professores/as e alunos/as sobre o ENEM. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Educação, Cultura e Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Elisangela Ferreira Fabiani

HORA, D. L. da; FETZNER, A.R.;AMARO, Ivan.. Os movimentos sobre os significados de Escola Justa no processo educativo de uma escola pública situada em área de inserção da UPP: um estudo de caso no Complexo do Alemão. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense.

Aluno: Lívia Santos Marinho

AMARO, Ivan.; HORA, D. L. da; SANTOS, T. F. A. M.. Escola Justa: a concepção de professores da região metropolitana do Rio de Janeiro. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense - Universidade do Estado do RJ.

Aluno: Júlia Fernanda Paula Magalhães Gomes

AMARO, Ivan.; HORA, D. L. da; SANTOS, T. F. A. M.. Escola Justa: os significados atribuídos por estudantes do Ensino Médio na periferia de São Gonçalo. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense - Universidade do Estado do RJ.

Aluno: Magno Sales Coutinho

AMARO, Ivan.; FRANGELLA, R. C.; FERNANDES, C. O.. A prática pedagógica e a prova Brasil: como o professor ressignifica o currículo. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense - Universidade do Estado do RJ.

Aluno: Nathalia Christine Santos Corrêa da Silva

AMARO, Ivan.. A avaliação no processo ensino-aprendizagem na Academina de Polícia Militar Dom João VI: limites, perspectivas e implicações para a atividade policial. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão dos processos educacionais:adm e superv esc) - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense - Universidade do Estado do RJ.

Aluno: Luciano Gaspar Ribeiro

AMARO, Ivan.. As avaliações de tiro policial na PMRJ: dinâmicas institucionais e propostas. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão dos processos educacionais:adm e superv esc) - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense - Universidade do Estado do RJ.

Aluno: Iara Venâncio Lopes

AMARO, Ivan.; MOTTA, M. O.. A produção de textos no 3 ano do ciclo básico de alfabetização: um estudo das práticas numa escola municipal de Duque de Caxias/RJ. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense - Universidade do Estado do RJ.

Aluno: Lucimar Dias da Nobrega

AMARO, Ivan.. Organização escolar: um estudo sobre as concepções, desafios e potencialidades da organização da escola em ciclos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenc Pedagogia - EaD) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Liete Maria Rosa Paes de Almeida

AMARO, Ivan.; MOTTA, M. O.. Inclusão digital no contexto escolar: desafios e perspectivas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense - Universidade do Estado do RJ.

Aluno: Mario Ocelia Mota

AMARO, Ivan.; MELO, I. L. de.. Estágio Supervisionado na Formação de Professores: tensões e possibilidades. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense - Universidade do Estado do RJ.

Aluno: Magno Sales Coutinho

AMARO, Ivan.; SOBREIRA, H. G.. Avaliação da Aprendizagem: concepções e práticas no 1o. segmento do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública de Duque de Caxias-RJ. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense - Universidade do Estado do RJ.

Aluno: Rodrigo Mesquita da Silva

SOBREIRA, H. G.; ROCHA, M. A.;AMARO, Ivan.. Pedagogia é coisa de grego: os doze trabalhos do educador. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Kênia de Figueiredo Alves

Adilson Cesar de Araujo;AMARO, Ivan.. A prática do esporte como meio de socialização e da construção cidadã. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades JK.

Aluno: José Vicente R

Adilson Cesar de Araujo;AMARO, Ivan.. Silva.A importância dos jogos cooperativos no processo de socialização e interação dos alunos das séries iniciais. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades JK.

Aluno: Karla Alessandra Tuckler Molina

GUIMARAES, R.;AMARO, Ivan.; MIRANDA, S.. Arte na educação infantil: uma proposta pedagógica. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades JK.

Aluno: Fernanda Lacerda de Aguiar

GUIMARAES, R.;AMARO, Ivan.; MIRANDA, S.. Desafiando uma realidade: o estímulo à criatividade. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades JK.

AMARO, Ivan.; COELHO, L. M. C. C.; PAULIOKONIS, M. A. L.. Ensino de Língua Portuguesa e Educação Fundamental. 2015. Faculdade de Educação da Baixada Fluminense - Universidade do Estado do RJ.

AMARO, Ivan.; SOBREIRA, H. G.; ORTIGAO, M. I. R.. Concurso Docente - Departamento de Formação de Professores. 2011. Faculdade de Educação da Baixada Fluminense.

AMARO, IVAN; HOFFMANN, A.. Banca de Seleção 2020 Doutorado em Educação. 2019. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

AMARO, IVAN; MIRANDA, Cláudia Queiroz. Banca de Seleção 2020 Doutorado em Educação. 2019. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Lúcia Maria Gonçalves de Resende

RESENDE, Lúcia M. G. de; VILLAS BOAS, B. M. F.; MARIN, A. J.. Educação continuada na escola: traços, trilhas e rumos da coordenação pedagógica. 2000. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília.

Ilma Passos Alencastro Veiga

VEIGA, I. P. A.; VILLAS BOAS, B. M. F.. Educação continuada na escola: traços, trilhas e rumos da coordenação pedagógica. 2000. Dissertação (Mestrado em Mestrado Acadêmico) - Faculdade de Educação UnB.

Cláudia Chueire de Oliveira

FREITAS, Helena Costa Lopes de; VARANI, Adriana;OLIVEIRA, C. C.; SORDI, Mara Regina Lemes de; SOLIGO, Angela Fatima. Textos, contextos e intertextos do trabalho pedagógico do(a) professor(a) mediador(a) no curso PIE/FE-UnB. 2007. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Benigna Maria de Freitas Villas Boas

VILLAS BOAS, B. M. F.. Educação continuada na escola: traços, trilhas e rumos da coordenação pedagógica. 2000. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília.

Adriana Varani

VARANI, A.; FREITAS, H. C. L.; OLIVEIRA, C. C. de;Sordi, M. R. L. de; SOLIGO, A.. Trabalho docente e formação de professores: textos,contextos e intertextos do trabalho pedagógico do(a) professor(a) - mediador(A) no curso PIE/FE-UNB.. 2007. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação da Unicamp.

Adriana Varani

FREITAS, H. C. L.;VARANI, A.Sordi, M. R. L. de. Formação de Professores e a organização do trabalho pedagógico no Curso PIE-FE/UNB - Caminhos e descaminhos em contextos de mudanças. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação da Unicamp.

Mara Regina Lemes de Sordi

FREITAS, Helena Costa Lopes de;SORDI, Mara Regina Lemes de; VARANI; SOLIGO, A. F.; OLIVEIRA, C. C.. Textos,contextos e intertextos do trabalho pedagógico do(a) professor(a) - mediador(A) no curso PIE/FE-UNB. 2007. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Mara Regina Lemes de Sordi

FREITAS, Helena Costa Lopes de;SORDI, Mara Regina Lemes de; VARANI. Formação de Professores e a organização do trabalho pedagógico no Curso PIE-FE/UNB - Caminhos e descaminhos em contextos de mudanças?,. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Maria Marcia Sigrist Malavasi

FREITAS, Helena Costa Lopes de;MALAVASI, Maria Marcia Sigrist; VARANI, Adriana; SORDI, Mara Regina Lemes de; CAMARGO, Dulce Maria de Pomeo; FREITAS, Luiz Carlos de; OLIVEIRA, Claudia Chueire de; Soligo, A. F.. Trabalho docente e formação de professores: textos, contextos e intertextos do trabalho pedagógico do (a) professor(a) mediador(a) no curso PIE/FE-UnB. 2007. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Maria Marcia Sigrist Malavasi

SORDI, Mara Regina Lemes de;MALAVASI, Maria Marcia Sigrist; FREITAS, Helena Costa Lopes de; VARANI, Adriana. Formação de Professores e a organização do trabalho pedagógico no curso PIE-FE-UNB: caminhos e descaminhos em contextos de mudança. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Política Social) - Universidade de Brasília.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Roseclair Dos Santos Leite Site

Gêneros, Sexualidades e Formação de Professoras: tendências, perspectivas e desafios; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);

Guilherme da Silva Pereira

?Você não é homem, você é viado" A construção das masculinidades de alunes de escolas de formação militar do Rio de Janeiro; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);

Renato Romeritto

BONECAS DE [RE/DES]MONTAR: a ascensão da cultura drag como representatividade e empoderamento para infâncias [não]LGBT+; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);

Leandro Loppes

Lacração para subverter a heteronorma: conversas sobre gênero e sexualidade com jovens do Ensino Médio; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);

Ernane Alexandre Pereira

?A Docência ?Trans?gredindo a sala de aula: Entre quadro, giz e transfofobia; Início: 2018; Dissertação (Mestrado profissional em Educação, Cultura e Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);

Bruno Rodrigues Ganem

Sobre (des )educar corpos trans na escola : disputas entre a rua e a sala de aula; Início: 2018; Dissertação (Mestrado profissional em Educação, Cultura e Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);

Dilton Ribeiro do Couto Junior

Início: 2018; Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;

Walmir Rogério Archanjo da Silva

Parada do Orgulho LGBT de Duque de Caxias: traçados de um espaço educativo de luta por direitos; 2019; Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Ivan Amaro;

Jairo Vanuci Freitas da Silva

Igreja de Santa Cher e Baphos Períféricos: o facebook como espaço educativo de afirmação de identidades LGBT+; 2018; Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ivan Amaro;

Mayra Chagas Madeira

Gêneros e sexualidades no Colégio Estadual Guadalajara: configurações, enfrentamentos e potências; 2018; Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ivan Amaro;

Daniel Vieira

Experiências e práticas pedagógicas em gênero e sexualidade: conflitos e potências em narrativas de professoras de educação básica; 2017; Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Ivan Amaro;

Luciana Izis Silva de Abreu

Nem recatadas, nem do lar: a performatividade de professoras, violências e outras feminilidades; 2017; Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Ivan Amaro;

André Bernardo Storino

Gênero, beleza e corpo nos desenhos animados: recepção e percepções de alunas e alunos de uma escola pública do Rio de Janeiro; 2017; Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Ivan Amaro;

RENATO SIMÕES MOREIRA

Trabalhos de Hércules, penas de Prometeu: a pedagogia de resultados e a precarização do trabalho docente numa escola municipal de Mesquita ? RJ; 2016; Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Ivan Amaro;

Elcio Arian do Carmo Cunha

Educopédia e o ensino de Geografia: emancipação e/ou regulação no currículo do Ensino Fundamental?; 2016; Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Ivan Amaro;

Erika Pedreira Silva

As implicações da Prova Brasil no currículo de Língua Portuguesa: Concepções e práticas de uma escola pública de Duque de Caxias ? RJ; ; 2016; Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Ivan Amaro;

Dyogo Silva do Nascimento

A política de bonificação e suas tensões: uma análise sobre suas implicações no trabalho docente nas escolas estaduais do Rio de Janeiro; ; 2015; Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Ivan Amaro;

LígiaSisto dos Santos

Correlações entre justiça e qualidade: um estudo sobre as visões de professores/as e alunos/as sobre o ENEM; 2015; Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Ivan Amaro;

André Dias Pires

Pensando às margens: por uma desobediência epistêmica e decolonial no cotidiano da arte-educação em espaçostempos escolares periferizados; 2015; Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Ivan Amaro;

Claudia de Souza Lino

Qualidade na escola e qualidade da escola: as repercussões da cultura do exame em duas escolas públicas de Duque de Caxias; 2014; Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Ivan Amaro;

Luciane Pelagio Costa de Melo

Movimentos discursivos nas vozes dos sujeitos da Prova Rio; 2014; Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Ivan Amaro;

Maria Océlia Mota

Avaliação e cotidiano escolar: usos e desusos da provinha Brasil na alfabetização; 2013; Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ivan Amaro;

Uliania Marinho Rodrigues

O ensino da História da África e do negro no Brasil: a nova demanda da lei 10; 639/03; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em EAD) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - DF; Orientador: Ivan Amaro;

Filomena Maria Reis Pinto

Blog: ferramenta de interação e de gestaõ do conhecimento; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação a Distância) - Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio; Orientador: Ivan Amaro;

Alexandra C

Moreira Caetano; Planejamento e desenvolvimento de cursos baseados na web; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação a Distância) - Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio; Orientador: Ivan Amaro;

Luís César L

Zeredo; Tutoria a distância para docentes: aplicação para professores do curso de administração da faculdade CIGEPLAC - DF; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação a Distância) - Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio; Orientador: Ivan Amaro;

Juliana Clemente Jungmann

Avaliação na Educação Infantil: curso a distância para professores; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação a Distância) - Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio; Orientador: Ivan Amaro;

Valmir Macos P

Campos; Métodos e técnicas de pesquisa a distância para professores da SEE/DF; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação a Distância) - Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio; Orientador: Ivan Amaro;

Alessandra F

M; Campos; Perfil do gestor educacional do século XXI: a construção e a atuação do gestor na escola; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação: gestão,supervisão e orientação ed; ) - Faculdades JK; Orientador: Ivan Amaro;

Eleusa M

L; Ribeiro; A auto-estima dos professores e alunos: a gestão como propulsora do sucesso escolar nas séries iniciais do ensino fundamental; ; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação: gestão,supervisão e orientação ed; ) - Faculdades JK; Orientador: Ivan Amaro;

Liete Maria Rosa Paes de Almeida

Inclusão digital no espaço escolar; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense - Universidade do Estado do RJ; Orientador: Ivan Amaro;

Lucimar Dias da Nobrega

Organização escolar: um estudo sobre as concepções, desafios e potencialidades da organização da escola em ciclos; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Ivan Amaro;

Regina Mucy de Oliveira

Provinha Brasil: limites e possibilidades para o trabalho pedagógico na alfabetização; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense - Universidade do Estado do RJ, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ivan Amaro;

Mario Ocelia Mota

Estágio Supervisionado na Formação de Professores: tensões e possibilidades; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense - Universidade do Estado do RJ; Orientador: Ivan Amaro;

Magno Sales Coutinho

Avaliação da Aprendizagem: concepções e práticas no 1o; segmento do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública de Duque de Caxias-RJ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense - Universidade do Estado do RJ; Orientador: Ivan Amaro;

Alessandra do Nascimento

A construção do currículo para o 1o ano de escolaridade do ensino fundamental de nove anos: avanços e desafios; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense - Universidade do Estado do RJ; Orientador: Ivan Amaro;

Beatriz Vieira Guimarães

Do resultado da Prova Brasil ao letramento na escola: será o resultado um espelho da realidade?; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Ivan Amaro;

Neonália da Purificação Lima

Avaliação da aprendizagem na educação infantil de uma escola localizada no Riacho Fundo II; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em pedagogia) - Faculdades JK; Orientador: Ivan Amaro;

Sonia Maria Corado de Souza Cavalcanti

O jogo como instrumento auxiliar no desenvolvimento e na aprendizagem de crianças da 1a; série do ensino fundamental; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em pedagogia) - Faculdades JK; Orientador: Ivan Amaro;

Shirlene Costa de Souza

Formação continuada do professor indígena para o ensino básico; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdades JK; Orientador: Ivan Amaro;

JUCILEIDE DE JESUS MOREIRA

Alfabetização de crianças portadoras de necessidades educativas especiais visuais; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdades JK; Orientador: Ivan Amaro;

Luíza Ilda de Lima

A importância do lúdico na 1a; série do ensino fundamental; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdades JK; Orientador: Ivan Amaro;

Leila Maria Rocha Silva

Educação de jovens e adultos: dificuldades e possibilidades de aprendizagem; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdades JK; Orientador: Ivan Amaro;

Cristiellen de Oliveira Guedes

A formação de professores que atuam com alunos portadores de síndrome de Down; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdades JK; Orientador: Ivan Amaro;

Rejane de Azevedo Leão

Profissão docente e as doenças laborais: uma análise da situação dos professores de escolas públicas do DF; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdades JK; Orientador: Ivan Amaro;

Ana Célia Honorato Dorta

O papel do professor na formação da cidadania do aluno de 4a; série do ensino fundamental de uma escola pública do Guará/DF; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdades JK; Orientador: Ivan Amaro;

ADRIANA GAMA DA SILVA

Avaliação da aprendizagem na 1a; série do ensino fundamental de uma escola pública de Taguatinga Norte-DF; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdades JK; Orientador: Ivan Amaro;

Ana Lílian de Lima Dias

Construtivismo: um desafio para os educadores da 1a; e 2a; séries do ensino fundamental; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdades JK; Orientador: Ivan Amaro;

Maura Lombre Resende Lourenço

A importancia dos jogos na educação infantil; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdades JK; Orientador: Ivan Amaro;

Raquel da S

B; Dias; O processo de avaliação na educação de jovens e adultos; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdades JK; Orientador: Ivan Amaro;

SIMONE SOARES FERREIRA

Práticas de leitura na 1a; série: limites e desafios; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdades JK; Orientador: Ivan Amaro;

Gisélia Adriana da Silva Oliveira

O programa renda minha no combate à repetência e à evasão escolar no distrito federal; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdades JK; Orientador: Ivan Amaro;

Olídia Aparecida Gomes de Sousa

A reprovação no processo de alfabetização nas séries iniciais do ensino fundamental da rede pública do DF; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdades JK; Orientador: Ivan Amaro;

Maria Luciete de Azeredo Siqueira Lopes

Leitor do futuro: o jornal como instrumento para desenvolver a leitura dos alunos das séries iniciais do ensino fundamental; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdades JK; Orientador: Ivan Amaro;

Adriana Severo da Cruz

Educação de jovens e adultos e a formação de professores; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdades JK; Orientador: Ivan Amaro;

Lindinalva de Souza Cavalcante

Impactos dos resultados da Prova Brasil e do IDEB na escola de educação básica: impasses, possibilidades e desafios das avaliações externas na melhoria da qualidade do ensino fundamental das escolas municipais da Baixada Fluminense; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense - Universidade do Estado do RJ, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Ivan Amaro;

Magno Sales Coutinho

A hora e a vez do sucesso na escola: concepções e práticas de avaliação para promover as aprendizagens; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense - Universidade do Estado do RJ, Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Ivan Amaro;

Regina Lucia Mucy

Repercussões do IDEB e da Prova Brasil na escola: um olhar sobre as implicações dos resultados em Língua Portuguesa no currículo e na prática pedagógica do professor; 2011; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense - Universidade do Estado do RJ, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ivan Amaro;

Magno Sales Coutinho

Repercussões do IDEB e da Prova Brasil na escola: um olhar sobre as implicações dos resultados em Língua Portuguesa no currículo e na prática pedagógica do professor; 2011; Orientação de outra natureza; (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense - Universidade do Estado do RJ, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ivan Amaro;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Benigna Maria de Freitas Villas Boas

Educação continuada na escola: traços, trilhas e rumos da coordenação pedagógica; 2000; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília,; Orientador: Benigna Maria de Freitas Villas Boas;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • AMARO, IVAN ; COUTO JUNIOR, D. R. ; TEIXEIRA, M. M. ; RUANI, R. M. . DO FACE A FACE ÀS DINÂMICAS COMUNICACIONAIS EM/ NA REDE A CONVERSA ONLINE COMO PROCEDIMENTO METODOLÓGICO DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO. https://doi.org/10.22195/2447-524620202529955 , v. 25, p. 82-98, 2020.

  • RUANI, RUANN MOUTINHO ; COUTO JUNIOR, DILTON RIBEIRO ; AMARO, IVAN . A CONVERSA ONLINE COMO PROCEDIMENTO METODOLÓGICO NA PESQUISA COM MASCULINIDADES DISSIDENTES NA CIBERCULTURA: NOTAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS. INTERFACES CIENTÍFICAS - EDUCAÇÃO , v. 8, p. 205-218, 2020.

  • COUTO JUNIOR, DILTON RIBEIRO ; AMARO, IVAN ; ROMERITTO, RENATO ; RUANI, RUANN MOUTINHO . Celebrando a normatização da vida: (re)pensando os corpos infantis arbitrariamente generificados em vídeos de -Chás de Revelação- do YouTube. REVISTA INTERINSTITUCIONAL ARTES DE EDUCAR , v. 6, p. 469-488, 2020.

  • AMARO, IVAN . Reflexões sobre gênero em 'Black Mirror': delicados fios do controle e da subjetividade ciborgue em 'San Junipero'. Revista Communitas , v. 04, p. 124-138, 2020.

  • COUTO JUNIOR, DILTON RIBEIRO ; BRITO, LEANDRO TEOFILO DE ; POCAHY, FERNANDO ; AMARO, IVAN . Jovens em estado de alerta no Facebook: diálogos tecidos em/na rede como estratégia de (re-)existência à regulação das vidas precarizadas. PRÁXIS EDUCATIVA (UEPG. ONLINE) , v. 14, p. 1210-1229, 2019.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

AMARO, IVAN . Gênero e sexualidades na escola. 2017.

AMARO, IVAN . Futebol é coisa para mano, mana e mona? ? A LiGay Nacional de Futebol Society do Brasil. 2018.

AMARO, IVAN . University extension in prison as an experience of anticolonial feminist pedagogy. 2018.

AMARO, IVAN . Espaço de conversas sobre divórcio e separação conjugal. 2018.

AMARO, IVAN . Monitoria Fundamentos de Linguagem e Educação. 2018.

AMARO, IVAN . Roda de Conversa: gênero, sexualidade e orientação sexual. 2018.

AMARO, IVAN . Subversion and gender: notes to understand a pedagogical and decolonial proposal in Judith Butler. 2018.

AMARO, Ivan. ; PEREIRA, T. V. . Reunião do Fórum Nacional de Coordenadores de Programa de Pós-graduação em Educação. 2015.. 2015.

AMARO, Ivan. ; Outros . Planejamento, avaliação e trabalho pedagógico. 2005.

AMARO, IVAN ; SOUZA, M.E.V. ; CHAVES JUNIOR, L. A. . Questão racial, gênero e religião nas escolas: por qual escola lutamos?. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

AMARO, Ivan. . CONVERSAS SOBRE EDUCACAO. 2014; Tema: Educação. (Blog).

AMARO, IVAN . Mais Respeito, Por Favor!. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

AMARO, IVAN ; COUTO JUNIOR, D. R. ; SEPULVEDA, D. . GÊNEROS E SEXUALIDADES DENTROFORA DOS COTIDIANOS ESCOLARES: DISPUTAS, ATRAVESSAMENTOS E PRÁTICAS. 2019. (Comitê Científico).

AMARO, IVAN . ST 12: GÊNEROS E SEXUALIDADES DENTROFORA DOS COTIDIANOS ESCOLARES: DISPUTAS, ATRAVESSAMENTOS E PRÁTICAS. 2019. (Comitê Científico).

AMARO, IVAN ; COUTO JUNIOR, D. R. . ST 12: GÊNEROS E SEXUALIDADES DENTROFORA DOS COTIDIANOS ESCOLARES: DISPUTAS, ATRAVESSAMENTOS E PRÁTICAS. 2019. (Comitê Científico).

AMARO, Ivan. . Comitê Científico da avaliação dos trabalhos da 13ª Reunião Regional Sudeste da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED),. 2018. (Comitê Científico).

AMARO, IVAN . Projeto Eu Respeito. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

AMARO, IVAN . Dossiê: Gênero, Sexualidades e Educação: Políticas e Práticas'. 2017. (Editoração/Periódico).

AMARO, Ivan. . Formação de Professores/as de Língua Portuguesa - 11a CRE Rio de Janeiro. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

AMARO, Ivan. ; RUSSO, K. . Roda de Conversa: Enfrentando o preconceito e a discriminação no ambiente escolar. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

AMARO, Ivan. . Relatório Pós-Doutorado. 2016. (Relatório de pesquisa).

ARAÚJO, Ivanildo Amaro de. . Impactos dos resultados da Prova Brasil e do Ideb na escola de educação básica: impasses, possibilidades e desafios das avaliações externas na melhoria da qualidade do ensino fundamental das escolas municipais da Baixada Fluminense. 2016. (Relatório de pesquisa).

AMARO, Ivan. . 12a Reunião Científica Regional Sudeste da ANPED. 2016. (Comitê Científico).

AMARO, Ivan. . 4 Seminário Internacional de Educação e Sexualidade. 2016. (Comitê Científico).

AMARO, Ivan. . 2 Encontro Internacional de Estudos de Gênero. 2016. (Comitê Científico).

AMARO, Ivan. . 4 Seminário Internacional de Educação e Sexualidade - Fundamentalismos e violências - O que temos feito de nós?. 2016. (Comitê Científico).

AMARO, Ivan. . Formação de Professores/as de Língua Portuguesa - 11a CRE Rio de Janeiro. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

AMARO, Ivan. . VII Seminário Internacional As redes educativas e as tecnologias: movimentos sociais e educação. 2015. (Comitê Científico).

AMARO, Ivan. . Gestão dos processos pedagógicos. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

AMARO, Ivan. . Alfabetizar e letrar: construindo o sucesso escolar. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

AMARO, Ivan. . Educação por Competência. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de material teórico-metodológico).

AMARO, Ivan. . Laboratório de Ensino Superior - Docência presencial e virtual no Ensino Superior: perspectivas e desafios para inovações em sala de aula. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de material teórico-metodológico).

AMARO, Ivan. . Estágio Curricular I: estágio em ambientes não-escolares. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de material teórico-metodológico).

AMARO, Ivan. . Estágio Curricular II e III - Pedagogia. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de material teórico-metodológico).

AMARO, Ivan. . Gestão de Pessoas: convivência e participação. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de material teórico-metodológico).

BARROSO NETO, E. ; AMARO, Ivan. . Paritins: duas faces da mesma moeda. 2008. (Editoração/Livro).

AMARO, Ivan. . Metodologia da pesquisa aplicada. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de material teórico-metodológico).

VILLAS BOAS, B. M. F. ; AMARO, Ivan. ; SOARES, S. L. . Planejamento do trabalho pedagógico. 2001. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de material teórico-metodológico).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    Atualização da rede informática e adequação de salas multimídia da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ivan Amaro - Integrante / Ivanildo Amaro de Araújo - Integrante / Talita Vidal Pereira - Coordenador.

  • 2014 - 2017

    Desestabilizar saberes, desestabilizar fazeres:outros modos de pensaragir gênero e sexualidades no cotidiano de escolas de periferias urbanas, Descrição: As cenas cotidianas evocam questões que são atravessadas por todo um conjunto de disciplinamentos estabelecidos sobre o que é considerado como conhecimento e comportamento hegemônico. A lógica vigente ainda se sustenta na binaridade do que é relativo ao feminino e do que é relativo ao masculino, desconsiderando por completo qualquer forma outra de viver a corporalidade, a sexualidade, o gênero. A postura das docentes representa formas subliminares e, se não explícitas, de ocultamento das diferenças como processos socioculturais e relações de poder instalados nas salas de aula. Por outro lado, podem expressar, nas contradições, formas outras de pensar sobre conhecimentos prontos, tendo em vista que desestabilizam a norma e a lógica do controle. Isto evoca um conjunto de reflexões que nos permitem pensar sobre que significados se inscrevem nestas práticas cotidianas escolares. Daí, derivam outras: que perspectiva tais fatos nos instigam? Quais as normas e disciplinamentos que regem as práticas pedagógicas escolares e inscrevem-se nos currículos? Que significados evidenciam-se nas posturas das educadoras? Como desconstruir e combater lógicas de exclusão da diferença? Que conhecimentos estão se colocando em tensão, a partir destas ações? É possível perceber nos fazeressaberes cotidianos indícios emancipatórios e de emergência de outras formas de conhecimento? Este projeto de pesquisa pretende problematizar a forma com as temáticas sobre as relações entre gênero e sexualidade estão demarcadas nos currículos prescritos e nos currículos pensadospraticados (OLIVEIRA, xxxxx) por professor@s em seus fazeresepensares (FERRAÇO, xxx) de uma escola de periferia, localizada na Baixada Fluminense, procurando identificar como esta temáticas são contempladas e de que forma se apresentam como potentes para descontruir pensamentos e conhecimentos hegemônicos, buscando constituir uma ecologia de saberes como defende Santos (2010) por meio de astúcias e estratégias dos sujeitos que reinventam e criam outros saberes (CERTEAU, 1994). Trata-se de, no bojo do processo de pesquisa, construir um movimento de desobediência espistêmica (MIGNOLO, 2008) rumo a outros vieses epistemológicos. Compreender este processo é essencial para vislumbrarmos seus pontos de contato com perspectiva de desconstruir estereótipos e estigmas que cercam as relações de gênero e a diversidade sexual na escola.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Ivan Amaro - Integrante / Ivanildo Amaro de Araújo - Coordenador.

  • 2014 - Atual

    Gênero, diversidade sexual e educação: estudos queer e pós-coloniais nas periferias urbanas, Descrição: Esta proposta, com as contribuições dos estudos pós-coloniais e queer, procura ampliar as visões teórico-metodológicas para a compreensão dos processos complexos civilizatórios e de opressão sofridos pelos grupos subalternos e subalternizados. O processo de redemocratização no Brasil trouxe esperança no sentido de construir um país ancorado em princípios de respeito, participação, liberdade de expressão, diferença, diversidade. Entretanto, os enfrentamentos contra preconceitos, violência, discriminação, estigmatização precisam se adensar na defesa e na afirmação de direitos dos que foram subordinados, silenciados e apagados. Lógicas perversas de opressão, desrespeito, discriminação, preconceito, violência contra as diferenças e os diferentes ainda permeiam fortemente nossa sociedade. A educação serviu, e ainda serve, como lugar de disseminação da colonialidade do poder, do saber e do ser; embora, seja também, um lócus de resistência. Assim, a escola não é um espaço imune aos embates e disputas cotidianas, é um território conflituoso, de contestações várias. Como espaçotempo sociocultural, tem sido conclamada a contribuir de maneira mais contundente no enfrentamento dessas perversidades. Esta pesquisa pretende congregar outros estudos que alarguem a compreensão dos processos de subalternidade e discriminação dos diferentes gêneros e que busquem o aprofundamento, a problematização e a constituição de conhecimentos outros, interseccionando com temáticas relacionadas à educação escolar e não-escolar nas periferias urbanas. Pretende-se ampliar as compreensões de discursos e práticas, bem como as perspectivas históricas, teóricas e metodológicas que envolvem as diferentes sexualidades, seus desdobramentos, amparando-nos nos conceitos de diferença, pluriversalidade, decolonialidade, pensamento fronteiriço, interculturalidade como potências para a desconstrução de essencialismos como forma de construir conhecimentos outros. Procura-se, ainda, identificar indícios de referências epistemológicas configuradas em pressupostos de uma pedagogia queer/decolonial que potencializem o enfrentamento da discriminação, do preconceito, do sexismo, da homofobia, da lesbofobia, da transfobia e das formas múltiplas de violência presentes nos espaços educacionais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (5) . , Integrantes: Ivan Amaro - Integrante / Ivanildo Amaro de Araújo - Coordenador., Financiador(es): FAPERJ - Bolsa.Número de orientações: 8

  • 2011 - 2014

    Observatório das Periferias Urbanas, Descrição: O Projeto faz parte do Grupo de Pesquisa "Observatório da Educação em Periferias Urbanas" que se insere no Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense - FEBF/UERJ e pertence à linha de pesquisa Educação, Escola e Seus Sujeitos Sociais. Focaliza estudos sobre avaliação da educação e sobre políticas e práticas escolares. O Grupo apresenta dois focos de pesquisa: O Foco 1 busca identificar características associadas às diferenças de rendimentos encontradas no desempenho em Matemática entre estudantes de escolas situadas nas capitais brasileiras e as situadas nas periferias urbanas. O Foco 2 é coordenado por Ivan Amaro e busca compreender como a escola se apropria, interpreta os resultados das avaliações externas, bem como as ações que são desencadeadas a partir destes resultados, compreendendo as implicações no currículo e no trabalho pedagógico dos professores. Os projetos de pesquisa desenvolvidos no grupo contam com auxílios e bolsas da CAPES/INEP: Observatório da Educação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) . , Integrantes: Ivan Amaro - Integrante / Ivanildo Amaro de Araújo - Integrante / Maria Isabel Ramalho Ortigão - Coordenador / Glauco da Silva Aguiar - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 9 / Número de orientações: 3

  • 2010 - 2014

    Repercussões das Avaliações Externas na Escola:um olhar sobre as implicações dos resultados do desempenho dos alunos no currículo e na prática pedagógica do professor, Descrição: O Projeto faz parte do Grupo de Pesquisa "Observatório da Educação em Periferias Urbanas" que se insere no Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense - FEBF/UERJ e pertence à linha de pesquisa Educação, Escola e Seus Sujeitos Sociais. Focaliza estudos sobre avaliação da educação e sobre políticas e práticas escolares. O Grupo apresenta dois focos de pesquisa: O Foco 1 busca identificar características associadas às diferenças de rendimentos encontradas no desempenho em Matemática entre estudantes de escolas situadas nas capitais brasileiras e as situadas nas periferias urbanas. O Foco 2 é coordenado pelo Prof. Dr. Ivan Amaro e busca compreender como a escola se apropria, interpreta os resultados das avaliações externas, bem como as ações que são desencadeadas a partir destes resultados, compreendendo as implicações no currículo e no trabalho pedagógico dos professores. Os projetos de pesquisa desenvolvidos no grupo contam com auxílios e bolsas da CAPES/INEP: Observatório da Educação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) . , Integrantes: Ivan Amaro - Integrante / Ivanildo Amaro de Araújo - Coordenador / Regina Lúcia Mucy - Integrante / Maria Océlia Motta - Integrante / Renato Simões Moreira - Integrante / Claudia Lino de Souza - Integrante / Luciane Pelagio de Melo - Integrante.

  • 2009 - 2013

    Avaliação, Currículo e Trabalho Pedagógico, Descrição: Grupo de pesquisa com suas atividades iniciadas em fevereiro de 2009 com o objetivo de investigar, no âmbito dos municípios da Baixada Fluminense, a realidade dos sistemas de ensino, focalizando os objetos avaliação, currículo e trabalho pedagógico dentro de uma visão de totalidade. Suas ações têm como finalidade a discussão, o debate, a reflexão sobre concepções e práticas pedagógicas que envolvam a avaliação educacional, currículo e trabalho pedagógico de modo articulado, focalizando estas temáticas em atividades de pesquisa no âmbito das salas de aula e das escolas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Ivan Amaro - Integrante / Ivanildo Amaro de Araújo - Coordenador.

  • 2009 - 2013

    A hora e a vez do sucesso escolar: concepções e práticas de avaliação para promover as aprendizagens, Descrição: Pesquisa que pretende investigar os impactos do IDEB no trabalho pedagógico de escolas do município de Duque de Caxias, focalizando a avaliação escolar desenvolvida pelas mesmas. Pretende-se verificar de que forma as avaliações externas impactam na organização escolar na avaliação escolar desenvolvida pelos docentes. Serão investigadas, inicialmente, quatro escolas que oferecem os anos iniciais do ensino fundamental do município de Duque de Caxias. Em seguida, de posse das análises preliminares, pretende-se ampliar a pesquisa para um número maior de unidades escolares.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Ivan Amaro - Integrante / Ivanildo Amaro de Araújo - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação da Baixada Fluminense. , Rua General Manoel Rabelo s/n Vila São Luiz, Vila São Luiz, 25065050 - Duque de Caxias, RJ - Brasil, Telefone: (21) 36518410, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2008 - Atual

    Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Aprovado em 1o. lugar no Concurso para Docente do Departamento de Formação de Professores - Área: Planejamento e Desenvolvimento Curricular Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas - FEBF/UERJ

    Atividades

    • 08/2017

      Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, .,Linhas de pesquisa

    • 08/2017

      Ensino, Pedagogia (FEBF 07), Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Educação Inclusiva

    • 01/2017

      Direção e administração, Centro de Educação e Humanidades, Faculdade de Educação da Baixada Fluminense.,Cargo ou função, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas.

    • 07/2015

      Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, Faculdade de Educação da Baixada Fluminense.,Atividade realizada, Comitê Editorial da Revista Periferia.

    • 01/2015

      Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, .,Linhas de pesquisa

    • 09/2014

      Ensino, Pedagogia (FEBF 07), Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, EEPP IV - Escola Espaço Político Pedagógico IV

    • 09/2014

      Ensino, Educação, Cultura e Comunicação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Pesquisa II

    • 08/2014

      Direção e administração, Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, .,Cargo ou função, Coordenador Adjunto do PPGEC - Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas.

    • 08/2014

      Direção e administração, Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, .,Cargo ou função, Coordenador Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas.

    • 08/2014

      Direção e administração, Centro de Educação e Humanidades, Faculdade de Educação da Baixada Fluminense.,Cargo ou função, Coordenador Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura, Comunicação em Periferias Urbanas.

    • 03/2012

      Ensino, Educação, Cultura e Comunicação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Pesquisa I

    • 08/2011

      Extensão universitária , Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, .,Atividade de extensão realizada, Curso de Extensão "Alfabetizar e Letrar" - Orientadores Pedagógicos da SEMED Nova Iguaçu.

    • 09/2008

      Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tendências Atuais do Ensino de Língua Portuguesa II - Ensino Fundamental, Estágio Supervisionado III - Docência na Formação de Professores, Cultura, conhecimento científico e saberes escolares, Educação a Distância, Escola Espaço Político Pedagógico I, Escola Espaço Político Pedagógico II, Escola Espaço Político Pedagógico III, Escola Espaço Político Pedagógico IV, Estágio Supervisionado II - Ensino Fundamental, Tendências Atuais do Ensino de Língua Portuguesa I

    • 08/2019 - 12/2019

      Ensino, Pedagogia (FEBF 07), Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Escola Escpaço Político Pedagógico II

    • 08/2019 - 12/2019

      Ensino, Educação, Cultura e Comunicação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Jornada Temática A: Escrituras, Escrevências e Escrevivências: oficina de produção do texto acadêmico

    • 08/2017 - 12/2017

      Ensino, Educação, Cultura e Comunicação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Pesquisa II

    • 02/2017 - 07/2017

      Ensino, Educação, Cultura e Comunicação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Escola e os Processos de Inclusão e Exclusão

    • 01/2017 - 02/2017

      Ensino, Educação, Cultura e Comunicação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Educação e Cidadania

    • 10/2016 - 02/2017

      Ensino, Pedagogia (FEBF 07), Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Escola Espaço Político Pedagógico II

    • 08/2016 - 12/2016

      Ensino, Educação, Cultura e Comunicação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Pesquisa I

    • 08/2015 - 12/2015

      Ensino, Educação, Cultura e Comunicação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Jornada Temática:Identidade e diferenças na periferia: repensando gênero, sexualidade e educação na Baixada Fluminense

    • 03/2015 - 12/2015

      Extensão universitária , Centro de Educação e Humanidades, .,Atividade de extensão realizada, Curso de Formação de Professores de Língua Portuguesa - 2 Segmento Ensino Fundamental.

    • 03/2015 - 07/2015

      Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Educação, Desigualdade e Diferença

    • 03/2015 - 07/2015

      Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, TAELP - Tendências Atuais do Ensino de Língua Portuguesa

    • 03/2015 - 07/2015

      Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Diferença, Desigualdade e Educação

    • 01/2015 - 07/2015

      Direção e administração, Departamento de Formação de Professores - FEBF/UERJ, .,Cargo ou função, Sub-Chefe do Departamento de Formação de Professores.

    • 10/2011 - 12/2014

      Direção e administração, Departamento de Formação de Professores - FEBF/UERJ, .,Cargo ou função, Chefe de Departamento de Formação de Professores - DEFP.

    • 09/2009 - 12/2014

      Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, .,Linhas de pesquisa

    • 03/2014 - 08/2014

      Ensino, Pedagogia (FEBF 07), Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supérvisionado II - Educação Fundamental

    • 03/2014 - 08/2014

      Ensino, Pedagogia (FEBF 07), Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, EEPP I A - Escola Espaço Político Pedagógico

    • 09/2013 - 02/2014

      Ensino, Educação, Cultura e Comunicação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Jornada Especial: Estudos Subalternos e decoloniais: em busca da diversidade epistemológica

    • 08/2013 - 12/2013

      Ensino, Educação, Cultura e Comunicação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Dissertação II

    • 03/2013 - 07/2013

      Ensino, Educação, Cultura e Comunicação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Dissertação I

    • 03/2013 - 07/2013

      Ensino, Educação, Cultura e Comunicação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Dissertação II

    • 03/2013 - 06/2013

      Ensino, Educação, Cultura e Comunicação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, seminário de Pesquisa I

    • 08/2012 - 12/2012

      Ensino, Educação, Cultura e Comunicação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Dissertação I

    • 03/2011 - 04/2011

      Ensino, Educação, Cultura e Comunicação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Pesquisa I

    • 03/2002 - 12/2002

      Direção e administração, FACGAMA, .,Cargo ou função, Coordenador do Curso de Letras.

    • 01/1997 - 12/1998

      Direção e administração, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, .,Cargo ou função, Assistente Pedagógico.

    • 03/1996 - 12/1996

      Direção e administração, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, .,Cargo ou função, Chefe da Seção de Formação Continuada.

    • 01/1995 - 12/1996

      Direção e administração, Centro de Ensino 11 do Gama, .,Cargo ou função, Diretor de Unidade.

  • 2015 - 2016

    Universidade Federal Fluminense

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PNPD Pós Doutoramento, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Pós-Doutoramento sob a supervisão da Profª Drª Maria Teresa Esteban. Projeto "Desestabilizar saberes, desestabilizar fazeres: maneiras outras de pensar gênero e sexualidades no cotidiano escolar."

  • 1987 - 2008

    Secretaria de Educação do Distrito Federal

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Classe A - Ensino Médio, Carga horária: 40

  • 2010 - 2012

    Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Tutor de EAD, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Tutoria no Curso de Pós-Graduação em Docência para Educação Profissional

  • 2012 - 2015

    Centro de Ciências e Educação Superior da Distância do Estado do RJ

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenador de Disciplina Aval Aprendizagem, Carga horária: 10

    Outras informações:
    Desvinculei-me devido ao Estágio Pós-Doutoral no período de 03/2015 a 03/2016, com Bolsa PNPD e, portanto, não poderia acumulara bolsas.