TIZIANE FERNANDES MOLINA

Doutora em Ecologia e Evolução da Biodiversidade pela Pontifícia Universidade Católica (PUCRS), vinculada ao Laboratório de Fisiologia da Conservação desta Universidade, onde desenvolveu estudos relacionados a Biodiversidade, Ecologia, Evolução e Fisiologia de Lepidópteros do Rio Grande do Sul. Possui Mestrado em Biodiversidade Animal pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM - 2014) e graduação em Ciências Biológicas pela Universidade da Região da Campanha, campus de Alegrete (URCAMP - 2010). Possui experiência em Ensino Básico nas disciplinas de Ciências, Biologia e Química. Atualmente é Professora de Ciências nos Anos Finais do Ensino Fundamental nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental, Antônio Laureano e José Inácio, no município de Santo Antônio da Patrulha -RS. É bolsista do CNPq de apoio técnico em extensão A, auxiliando no desenvolvimento do Projeto Meninas e Ciências Exatas de idealização da Universidade Federal do Rio Grande (FURG - campus Santo Antônio da Patrulha) e Secretaria de Educação do Município de Santo Antônio da Patrulha.

Informações coletadas do Lattes em 30/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Biociências (Zoologia)

2015 - 2019

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Título: Ecofisiologia evolutiva do gênero Heliconius: metabolismo do voo, do comportamento canibal e estratégias de adaptação a diferentes temperaturas
Guendalina Turcato Oliveira. Coorientador: Aldo Mellender de Araujo. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Lepidoptera; Heliconiinae; Fisiologia.Grande área: Ciências BiológicasGrande Área: Ciências Biológicas / Área: Fisiologia / Subárea: Fisiologia de Órgãos e Sistemas.

Mestrado em Biodiversidade Animal

2012 - 2014

Universidade Federal de Santa Maria
Título: Variabilidade espaço-temporal de mariposas em duas localidades da região central do Rio Grande do Sul, Brasil,Ano de Obtenção: 2014
Rocco Alfredo Di Mare.Grande área: Ciências Biológicas

Graduação em Ciências Biológicas

2007 - 2010

Universidade da Região da Campanha
Título: Diversidade de Lepidoptera no Parque Municipal Porto dos Aguateiros-Alegrete/RS.
Orientador: Marilene de Lima Cortes
Bolsista do(a): URCAMP, PROESC, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2019 -

Gestão de resíduos. (Carga horária: 60h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.

2019 - 2019

Alimentação Saudável e Sustentável na Escola. (Carga horária: 30h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.

2019 - 2019

Alimentação Saudável e Sustentável na Escola. (Carga horária: 30h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.

2019 - 2019

Personalização do Ensino a partir de Metodologias ativas. (Carga horária: 40h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.

2018 - 2018

Abordagens Pedagógicas Modernas na Educação a Distância. (Carga horária: 20h). , Instituto Federal Farroupilha, IF-Farroupilha, Brasil.

2017 - 2017

Educação a Distância. (Carga horária: 25h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.

2017 - 2017

Fundamentos de Morfometria Geométrica. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

2017 - 2017

Tecnologia de Informação e Comunicação em Espaços Escolares. (Carga horária: 20h). , Instituto Federal Farroupilha, IF-Farroupilha, Brasil.

2016 - 2016

Biologia Evolutiva. (Carga horária: 26h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

2015 - 2015

Extensão universitária em II Curso de Extensão Fundamentos de Bioinformática. (Carga horária: 20h). , Instituto Federal Farroupilha, IF-Farroupilha, Brasil.

2015 - 2015

Curso de Toxicidade Genética. (Carga horária: 15h). , Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, UFCSPA, Brasil.

2014 - 2014

Curadoria de coleções zoológicas. (Carga horária: 7h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.

2012 - 2012

Lepidoptera: Mariposas y Polillas del Uruguay. (Carga horária: 20h). , Sociedad Zoologica del Uruguay, SZU, Uruguai.

2011 - 2011

Técnicas de Taxidermia. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Zoologia.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Zoologia / Subárea: Entomologia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

19º Salão de Iniciação Científica. Espaço Jovem Cientista 2018. 2018. (Congresso).

XXXII Congresso Brasileiro de Zoologia. 2018. (Congresso).

18º Salão de Iniciação Científica. Espaço Jovem Cientista. 2017. (Exposição).

III Mostra de Iniciação Científica Colégio Dohms. III Mostra de Iniciação Científica Reforma: propostas para um mundo melhor - Colégio Dohms. 2017. (Feira).

I Simpósio de Bioacústica - PPG Biologia Animal - UFRGS. 2015. (Simpósio).

Seminário de gestão sustentável de resíduos - Cidade bem tratada. 2015. (Seminário).

Congresso Brasileiro de Zoologia. Espécies de Arctiidae mímicas de Vespidae e Halictidae no Rio Grande do Sul. 2014. (Congresso).

Congrega Urcamp 2013. 2013. (Congresso).

Congrega Urcamp 2012. DADOS PRELIMINARES DE ANÁLISE FAUNÍSTICA DE LEPIDOPTERA, HETEROCERA EM TRÊS LOCALIDADES DA DEPRESSÃO CENTRAL, RIO GRANDE DO SUL, BRASIL. 2012. (Congresso).

II Congresso Uruguayo de Zoología. Dados preliminares de análise faunística de Lepidoptera (Heterocera) em três localidades da depressão central, Rio Grande do Sul, Brasil. 2012. (Congresso).

Congrega Urcamp 2011. Avaliador in lobo - 7ª Mostra de Iniciação Científica Junior. 2011. (Congresso).

"Meio Ambiente: Alternativas energéticas". 2010. (Seminário).

11º Seminário Latino-Americano de Educação e Cultura - "Os desafios da escola como autora e protagonista da transformação social".. 2010. (Seminário).

Congrega Urcamp 2010. 2010. (Congresso).

10° Seminário Latino-Americano de Educação e Cultura-. 2009. (Seminário).

Congrega Urcamp 2009. Poster/Painel. 2009. (Congresso).

Feira das profissões na Escola Estadual de Ensino Médio Demétrio Ribeiro.Exposição de Material de laboratório da Universidade da Região da Campanha - URCAMP. 2009. (Encontro).

II FÓRUM DE INTEGRAÇÃO REGIONAL - Cenários da Fronteira no Século XXI - Hora de Crescer, Agora. 2009. (Seminário).

Semana Acadêmica do Curso de Ciências Biológicas - URCAMP. 2009. (Seminário).

IV Seminário Regional de Educação Ambiental de Alegrete - 40h. 2008. (Seminário).

Semana Acadêmica do Curso de Ciências Biológicas ? URCAMP- 40h. 2008. (Seminário).

III Seminário Regional de Educação Ambiental de Alegrete ? 40h. 2007. (Seminário).

Semana Acadêmica do Curso de Ciências Biológicas ? URCAMP - 40h;. 2007. (Seminário).

Seminário Fórum Internacional do Meio Ambiente ? FUNRIO - 40h. 2007. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Lucas de Oliveira Maboni

MOLINA, T. F.. Método comparativo de ingestão de fitoterápicos a base de Maytenus ilicifolia. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Lucas Santos Chitolina

MOLINA, T. F.. Utilização de moléculas eliciadoras como via alternativa ao uso de agrotóxicos em morangueiro. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Paula Elisa Horn

MOLINA, T. F.. Mastofauna de médio e grande porte de carnívoros em regiões do bioma Pampa no Rio Grande do Sul com enfoque na ocorrência do lobo-guará (Chrysocyon brachyurus). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Pietro Rebelo Casagrande

MOLINA, T. F.. Silenciamento de mTORC2 em células de meduloblastoma humano. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Luis Henrique dos Santos

MOLINA, T. F.. Análise da percepção que possuem os alunos de licenciatura do curso de Ciências Biológicas da PUCRS a respeito de resíduos sólidos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Paula Fernanda Ribas Neves

MOLINA, T. F.. Avaliação genotóxica e mutagênica de amostras de amostras de água do Arroio Feijó- RS através de análise citogenética em Allium cepa. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Leandro Malta Borges

MOLINA, T. F.; MARE, R. A.. Herpetofauna da Universidade Federal de Santa Maria ? Campus Sede. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Camila Pivetta Cavalheiro

MOLINA, T. F.; MARE, R. A.. Entomofauna (Diptera e Coleoptera) Encontrada em Carcaças de Rattus norvegicus (Berkenhout, 1769) em Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Conrado Mario da Rosa

MOLINA, T. F.; MARE, R. A.. Escarabeídeos (Coleoptera: Scarabaeidae) de campo e floresta da Reserva Biológica de São Donato, Rio Grande do Sul, Brasil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Gabriela Santos da Silva de Bitencourt

MOLINA, T. F.; MARE, R. A.. Formicídeos em carcaças de Rattus norvergicus (Berkenhout, 1769) na região de Itaara e Santa Maria-RS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Anita Da Silva Herdina

MARE, R. A.;MOLINA, T. F.. Foraging by Polybia (Myrapetra) scutellaris on flies at carcasses of Rattus norvegicus20. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Bruna Guedes

MOLINA, T. F.; ALVES, F. S; SOBROSA, J. N. P.. Chirópteros do centro urbano de São Francisco de Asssis. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade da Região da Campanha.

Aluno: Maristela Saucedo Nunes

MOLINA, T. F.. O laboratório de Ciências como recurso para a aprendizagem dos alunos nas séries finais do Ensino Fundamental em duas Escolas da rede de Ensino Estadualrede. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade da Região da Campanha.

Aluno: Camila Fabres Saboia de Oliveira

MOLINA, T. F.. Principais parasitoses humanas diagnosticadas nos laboratórios de análises clínicas da cidade de Alegrete. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade da Região da Campanha.

Aluno: Flávia Silveira Poitevin

MOLINA, T. F.. Inventário arbóreo na Praça General Osório da cidade de Alegrete. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade da Região da Campanha.

Aluno: Luciellen Velho de Morais

MOLINA, T. F.. Óleo de cozinha e seus impactos ambientais. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade da Região da Campanha.

Aluno: Romário Augusto Goulart Dornelles

MOLINA, T. F.; SOBROSA, J. N. P.; ALVES, F. S. Resíduos sólidos urbanos. 2011.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Rocco Alfredo Di Mare

DI MARE, Rocco Alfredo; Alves, F. S.; Marilene de Lima Cortes. DIVERSIDADE DE LEPIDOPTERA NO PARQUE MUNICIPAL PORTO DOS AGUATEIROS ? ALEGRETE/RS. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade da Região da Campanha.

Fabiano da Silva Alves

ALVES, Fabiano da Silva. Diversidade de Lepidoptera no Parque Municipal Porto dos Aguateiros - Alegrete/RS. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade da Região da Campanha - Urcamp Alegrete.

Ana Luiza Gomes Paz

Di Mare, R.A.;PAZ, A. L. G.; BONFANTI, D.. Variabilidade espaço-temporal de mariposas em duas localidades da região central do Rio Grande do Sul, Brasil. 2014. Dissertação (Mestrado em Biodiversidade Animal) - Universidade Federal de Santa Maria.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Juliana Belmonte Leal

Monitoramento de mamíferos silvestres atropelados na rodovia Osvaldo Aranha (BR 290) na fronteira-este do Rio Grande do Sul; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade da Região da Campanha; Orientador: Tiziane Fernandes Molina;

Lívia Jacques Freitas

Quelônios de água doce existentes no município de Alegrete; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade da Região da Campanha; Orientador: Tiziane Fernandes Molina;

Geovana Madeira e Sineri Ajala

Classificação taxonômica de lepidópteros do acervo do Laboratório de Práticas Biológicas da Urcamp ? Campus Alegrete; 2011; Iniciação Científica - Universidade da Região da Campanha; Orientador: Tiziane Fernandes Molina;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Rocco Alfredo Di Mare

VARIABILIDADE ESPAÇO-TEMPORAL DE MARIPOSAS EM DUAS LOCALIDADES DA REGIÃO CENTRAL DO RIO GRANDE DO SUL, BRASIL; 2014; Dissertação (Mestrado em Biodiversidade Animal) - Universidade Federal de Santa Maria,; Orientador: Rocco Alfredo Di Mare;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MOLINA, T. F. ; MARE, R. A. . Variabilidade espaço-temporal de Lepidoptera em duas localidades da região central do Rio Grande do Sul, Brasil (Insecta: Lepidoptera). SHILAP-REVISTA DE LEPIDOPTEROLOGIA , v. 42, p. 181-198, 2018.

  • MOLINA, TIZIANE FERNANDES . Professor Dr Rocco Alfredo Di Mare (1952-2017). ENTOMOBRASILIS (VASSOURAS) , v. 10, p. 261-262, 2017.

  • MOLINA, T. F. ; MARE, R. A. . Defensive froth in Arctiidae species (Lepidoptera) in the Rio Grande do Sul State, Brazil. ENTOMOBRASILIS (VASSOURAS) , v. 10, p. 248-250, 2017.

  • MOLINA, T. F. ; CORTES, M. L . Insetos como indicadores do aspecto ambiental. Urcampus , v. 2, p. 77-80, 2010.

  • MOLINA, T. F. ; RUSCHEL, D. ; PUGLIERO, C. . Considerações Bibliográficas sobre a presença ou ausência de lisossomos em células vegetais. Urcampus , v. 1, p. 54-58, 2009.

  • MOLINA, T. F. ; MARE, R. A. ; CORTES, M. L . Bioma pampa: ambiente x sociedade. Diversidade de Lepidoptera no Parque Municipal Porto dos Aguateiros, Alegrete/RS. 1ed.Bagé: Ediurcamp, 2012, v. , p. 77-.

  • MOLINA, T. F. ; MARE, R. A. . Dados preliminares de análise faunística de Lepidoptera (Heterocera) em três localidades da depressão central, Rio Grande do Sul, Brasil. In: II Congresso Uruguayo de Zoología, 2012, Montevideo. II Congresso Uruguayo de Zoología - SZU, 2012. v. II. p. 200-200.

  • MOLINA, T. F. ; MARE, R. A. . Diversidade de quatorze espécies (Lepidoptera; Nymphalidae, Hesperiidae, Pieridae, Papilionidae) em área amostral no município de Alegrete, RS. In: SIEPE - II Salão Internacional Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2010, Uruguaiana. Anais do II Salão Internacional Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão-SIEPE, 2010.

  • LEAL, V. S. ; MOLINA, T. F. . Projeto CRC: Ciência Viva. In: CONGREGA, 2010, Alegrete. Revista Congrega URCAMP - Educação e Sustentabilidade 6ª Mostra de Projetos Comunitários e de Extensão. Bagé/RS: EDIURCAMP - Editora da Universidade da Região da Campanha, 2010. v. 6. p. 49-49.

  • MOLINA, T. F. ; CORTES, M. L . SUBFAMÍLIAS DE NYMPHALIDAE (LEPIDOPTERA) EM ÁREA AMOSTRAL NO MUNICÍPIO DE ALEGRETE,RS.. In: Congrega Urcamp, 2010, Alegrete. Anais Congrega Urcamp - Educação e Sustentabilidade, 2010. v. 6.

  • MOLINA, T. F. ; CORTES, M. L . ESPÉCIES DE HELICONIINAE (LEPIDOPTERA, NYMPHALIDAE) OCORRENTES NO PARQUE MUNICIPAL PORTO DOS AGUATEIROS- ALEGRETE/RS. In: Congrega Urcamp, 2010, Alegrete. Anais do Congrega Urcamp - Educação e sustentabilidade, 2010. v. 6.

  • MOLINA, T. F. ; CORTES, M. L . Insetos como indicadores do aspecto ambiental. In: CONGREGA URCAMP 2009, 2009, Bagé. ANAIS CONGREGA URCAMP 2009. Bagé: Dados Eletrônicos - LEB 2009, 2009. v. 5.

  • MOLINA, T. F. ; VALGAS, A. A. N. ; RUCKHEIM, L. P. ; ARAUJO, A. M. ; OLIVEIRA, G. T. . Dados preliminares do metabolismo energético e da estrutura histológica relacionada ao voo de borboletas Heliconius (Lepidoptera: Nymphalidae) do Sul do Brasil. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOLINA, T. F. ; VALGAS, A. A. N. ; ARAUJO, A. M. ; OLIVEIRA, G. T. . Canibalismo em lagartas de Heliconius erato phyllis (Fabricius) (Lepidoptera: Nymphalidae): metabolismo energético e balanço oxidativo. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOLINA, T. F. ; MARE, R. A. ; Teston, J. A . Espécies de Arctiidae mímicas de Vespidae e Halictidae no Rio Grande do Sul. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CORTES, M. L ; MARE, R. A. ; MOLINA, T. F. . Diversidade de Lepidoptera no Parque Municipal Porto dos Aguateiros-Alegrete/RS.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MOLINA, T. F. ; LEAL, V. S. . Projeto CRC: Ciência Viva. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • AJALA, Sineri ; MADEIRA, Geovana ; MOLINA, T. F. . Classificação taxonômica de lepidópteros do acervo do Laboratório de Práticas Biológicas da urcamp ? campus alegrete. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MOLINA, T. F. ; CORTES, M. L . Insetos como indicadores do aspecto ambiental. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOLINA, T. F. ; PUGLIERO, C. ; SOBROSA, J. N. P. . Autoecologia da espécie Alouatta fusca. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MOLINA, T. F. ; RUSCHEL, D. . Comparação entre dois canteiros de repolho com diferentes condições ecológicas de cultivo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

MOLINA, T. F. ; SILVA, P. R. . Desafios para a conservação da biodiversidade: o papel da Ecofisiologia e da Ecotoxicologia. 2018. .

MOLINA, T. F. . Oficina Reciclagem de Lixo caseiro. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2015 - Atual

    Fisiologia ecológica de três espécies de Heliconius: metabolismo do voo e adaptações morfológicas e fisiológicas correlacionadas ao mimetismo, Descrição: Neste projeto, procuramos responder a pergunta: a evolução do mimetismo de coloração das asas entre Heliconius erato phyllis e H. besckei (duas espécies que ocorrem no RS, indistinguíveis quando em voo) teve também uma contrapartida em termos metabólicos e anatômicos, no sentido de diferenciar H. besckei de H. ethilla narcaea, espécie do mesmo clado? Do ponto de vista filogenético, estas duas últimas espécies geneticamente próximas, enquanto que H.e.phyllis está em outro clado. Então, pretendemos compreender se a evolução do mimetismo externo, de coloração das asas, entre H.e.phyllis e H. besckei, ?arrastou? modificações em outros parâmetros internos, não suscetíveis ao mimetismo (e portanto, não observáveis a predadores visualmente orientados). Este é um tema jamais tratado na literatura pertinente.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Tiziane Fernandes Molina - Integrante / ALDO MELLENDER DE ARAÚJO - Integrante / GUENDALINA TURCATO OLIVEIRA - Coordenador.

  • 2012 - 2014

    Mariposas do Norte do Estado do Rio Grande do Sul, Descrição: Lepidópteros podem servir como indicadores da qualidade da vegetação em diferentes tipos de habitat, devido ao fato da grande maioria possuir hábito alimentar fitófago. Apesar de serem menos vistosas, as mariposas possuem uma grande importância médica e agrícola. Os grupos mais utilizados como bioindicadores de monitoramento de ecossistemas são Arctiidae, Saturniidae e Sphingidae. Apesar dos lepidópteros representarem um grupo particularmente apropriado no contexto ecológico, no entanto, com relação às mariposas, a obtenção de dados e caracterização das comunidades é limitada devido a escassez de dados. Desta forma, o estudo das mariposas pode fornecer informações sobre as características de um determinando ambiente, colaborando para sua conservação e em contrapartida aumentar o conhecimento sobre o grupo, contribuindo para a manutenção da diversidade local. Este estudo tem como objetivo inventariar e analisar a composição de espécies noturnas de Lepidoptera em 3 localidades ao norte do Rio Grande do Sul.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Tiziane Fernandes Molina - Integrante / Rocco Alfredo Di Mare - Coordenador.

  • 2012 - 2014

    Análise faunística de Lepidoptera, (Heterocera) na região central do Rio Grande do Sul, Brasil, Descrição: Os estudos dos lepidópteros noturnos podem contribuir para o conhecimento de parte das características estruturais de um determinado ambiente, devido à relação do grupo com o ecossistema onde se encontra. Este projeto tem por objetivo ampliar o conhecimento sobre a ecologia de comunidades de Mariposas a fim de possibilitar, em conjunto com estudos futuros e estudos já realizados no Estado, o seu uso como indicador ambiental. Para tanto serão caracterizadas as assembléias de Mariposas em 3 localidades na região central do Rio Grande do Sul analisando sua riqueza, equitabilidade, diversidade e abundância no tempo (sazonalmente) e no espaço (entre as localidades), bem como analisar a influência de elementos climáticos (precipitação pluviométrica, temperatura e intensidade dos ventos) na ocorrência dos táxons.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Tiziane Fernandes Molina - Integrante / Rocco Alfredo Di Mare - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2019

Prêmio de Professor do ano 2019 na E.M.E.F José Inácio Machado Ramos, Prefeitura Municipal de Santo Antônio da Patrulha/RS.

2010

1° lugar na Linha de Pesquisa Ciências Biológicas - Congrega Urcamp 2010, Universidade da Região da Campanha.

2010

1º lugar Projetos Comunitários Ciências Sociais e Aplicadas - Congrega Urcamp 2010, Universidade da Região Campanha.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional