Sandra Moreira Cunha

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Gama Filho(1987), especialização em Psicologia Jurídica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro(2000), especialização em Telecurso de Especialização na Área de Violência D pela Universidade de São Paulo(2001), ensino-medio-segundo-graupela (1981), aperfeicoamento em Violência Doméstica pela Universidade de São Paulo(2001), aperfeicoamento em Terapia Psicomotora pela Universidade Estácio de Sá(1995), aperfeicoamento em Arteterapia pela Universidade Estácio de Sá(1995), aperfeicoamento em Adolescência pela Universidade Gama Filho(1983), aperfeicoamento em Políticas Inclusivas Para a Juventude Reflexões e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(2000), aperfeicoamento em Direitos Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro(2003) e aperfeicoamento em Violência Doméstica Contra Crianças e Adolescentes pela Universidade de São Paulo(2001). Atualmente é Psicólogo da Corregedoria Geral da Justiça. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social. Atuando principalmente nos seguintes temas:Adoção, Contestação, Psicologia Jurídica, Parentalidade, Infância e Juventude.

Informações coletadas do Lattes em 01/11/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Psicologia Social

2004 - Atual

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Palavras-chave: Adoção; Contestação; Psicologia Jurídica; Parentalidade; Infância e Juventude.Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social / Especialidade: Relações Interpessoais. Setores de atividade: Outros.

Especialização em Telecurso de Especialização na Área de Violência D

2001 - 2001

Universidade de São Paulo
Orientador: Maria Amélia Azevedo

Especialização em Psicologia Jurídica

1999 - 2000

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Orientador: Leila Maria Torraca de Brito

Aperfeiçoamento em Direitos Sociais

2003 - 2003

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Ano de finalização: 2003;

Aperfeiçoamento em Violência Doméstica

2001 - 2001

Universidade de São Paulo
Ano de finalização: 2001;

Aperfeiçoamento em Violência Doméstica Contra Crianças e Adolescentes

2001 - 2001

Universidade de São Paulo
Ano de finalização: 2001;

Aperfeiçoamento em Políticas Inclusivas Para a Juventude Reflexões e

2000 - 2000

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Ano de finalização: 2000;

Aperfeiçoamento em Terapia Psicomotora

1995 - 1995

Universidade Estácio de Sá
Ano de finalização: 1995;

Aperfeiçoamento em Arteterapia

1995 - 1995

Universidade Estácio de Sá
Ano de finalização: 1995;

Aperfeiçoamento em Adolescência

1983 - 1983

Universidade Gama Filho
Ano de finalização: 1983;

Graduação em Psicologia

1982 - 1987

Universidade Gama Filho

Ensino Médio (2º grau)

1979 - 1981


Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social/Especialidade: Relações Interpessoais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Práticas Sociais, Direitos Humanos e os fazeres do psicólogo. III Encontro da ABRAPSO-Rio- Práticas Sociais, Direitos Humanos e os Fazeres do Psicólogo. 2004. (Congresso).

IV Encontro dos Psicólogos Jurídicos do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. IV Encontro dos Psicólogos Jurídicos do Estado do Rio de Janeiro. 2003. (Congresso).

Proteção Integral: Práticas Atuais e perspectivas Inovadoras. XIX Congresso Nacional da Associação Brasileira de Magistrados da Infãncia e da Juventude. 2002. (Congresso).

Demanda Social e Crise dos Ideais: Que Lugar para o Judiciário. III Encontro de psicólogos Jurídicos do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. 2002. (Congresso).

Separação, divórcio e guarda dos filhos- contribuições da psicologia ao direito de família.Forum: Separação, divórcio e guarda de filhos - contribuições da psicologia ao direito de família. 2002. (Outra).

A Responsabilidade de Cada um frente ao mal-estar atual.II Encontro de psicólogos Jurídicos do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. 2001. (Encontro).

Incentivo a convivência familiar.Jornada de adoção e cidadãnia do Rio de Janeiro. 2001. (Outra).

Em Busca da qualidade no atendimento à criança e ao adolescente.IV Seminário do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do adolescente de Duque de Caxias. 2000. (Seminário).

10 anos de estatuto da criança e do adolescente.10 anos de Estatuto da Criança e do adolescente. 2000. (Seminário).

I Encontro de Psicólogos Jurídicos do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de janeiro.I Encontro de psicólogos Jurídicos do Tribunal de Justiça do estado do Rio de janeiro. 2000. (Encontro).

Os direitos da família adotiva. A cultura da adoção, Cidadania e adoção.V encontro nacional de associações e grupos de apoio á adoção. 2000. (Encontro).

A Nova ordem das Relações familiares: Pontos de Transição..Evento; Advogados e psicólogos: Direito de Família em Discussão (II). 1998. (Outra).

II Congresso Brasileiro de Arteterapia. II Congresso Brasileiro de arteterapia. 1996. (Congresso).

II Encontro nacional de Sexologia.II Encontro Nacional de Sexologia. 1984. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Cecília Maria Bouças Coimbra

COIMBRA, C. M. B.. Contestação à adoção: trajetórias de resgate dos laços parentais. 2004. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Esther Maria de Magalhães Arantes

ARANTES, E. M. M.. Contestação à Adoção - O embate entre forças de assujeitamento e potência de resistência.. 2006. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Maria Cristina Ferreira

TORRACA, L.;Ferreira, M. C.. Armadilhas da adoção. 2001. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Jurídica) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Leila Maria Torraca de Brito

Contestação à adoção: o embate entre forças de assujeitamento e potência de resistência; 2006; 235 f; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Psicologia Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Leila Maria Torraca de Brito;

Leila Maria Torraca de Brito

Armadilhas da adoção; 2001; 67 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Psicologia Jurídica) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Leila Maria Torraca de Brito;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • CUNHA, Sandra Moreira . A Trajetória de resgate dos laços parentais. In: III Encontro da ABRAPSO_Rio - Práticas Sociais, Direitos Humanos e os fazeres do psicólogo, 2004, Rio de Janeiro, 2004.

  • CUNHA, Sandra Moreira . Contestação à Adoção: A Luta para manter os laços de parentalidade. In: III Congresso Norte-Nordeste de Psicologia, 2003, João Pessoa. Construindo a Psicologia brasileira: Desafios da Ciência e prática Psicológica, 2003.

  • CUNHA, Sandra Moreira . A Circulação de Crianças e a Contestação no Processo de Colocação Familiar: A Intervenção do Psicólogo. In: I Congresso brasileiro de Psicologia: Ciência e Profisão, 2002, São Paulo, 2002.

  • CUNHA, Sandra Moreira . Circulação de Crianças e a Instituição da Adoção: Da produção do Conflito à Atuação do Psicólogo. In: II Encontro Regional Rio da Abrapso, 2002, Rio de janeiro, 2002.

  • CUNHA, Sandra Moreira . Contestação à Adoção: Aluta para manter os Laços de Parentalidade. Anais do III Congresso Norte Nordeste de Psicologia, v. II, p. 151-152, 2003.

  • CUNHA, Sandra Moreira . Circulação de Crianças e a Instituição da Adoção: Da produção do Conflito à Atuação do psicólogo.. Anais do II Encontro Regional Rio da Abrapso, internet, 2002.

  • CUNHA, Sandra Moreira . Contextualizando a Adoção: Relatos de uma Prática. Anais do XI Encontro Nacional da Abrapso, 2001.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2000 - Atual

    Corregedoria Geral da Justiça

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Psicólogo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 07/2000

      Serviços técnicos especializados , Juizado da Infância e da Juventude, Serviço de Psicologia.,Serviço realizado, Acessoramento aos Magistrados.

  • 1988 - 1999

    Governo do Estado de Alagoas

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 20

    Atividades

    • 08/1988 - 01/1999

      Serviços técnicos especializados , Secretaria Estadual de Saúde de Alagoas, .,Serviço realizado, Psicoterapia.