Nido Farias dos Santos

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Alagoas (2013). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (2016). Membro do grupo de pesquisa Afetos, Ambiente e Economia das Simbolizações (Gruppaes) - Ufal.

Informações coletadas do Lattes em 25/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Sociologia

2017 - Atual

Universidade Federal de Pernambuco
Orientador: Paulo Marcondes Ferreira Soares
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Mestrado em Sociologia

2014 - 2016

Universidade Federal de Alagoas
Título: A valorização da potencialização sonora nas periferias de São Miguel dos Campos - Alagoas,Ano de Obtenção: 2016
Fernando de Jesus Rodrigues.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Lazer; superlativos sonoros; redes de valorização.Grande área: Ciências Humanas

Graduação em Ciências Sociais

2008 - 2013

Universidade Federal de Alagoas
Título: O sentido da autopromoção do lazer cotidiano nas periferias da cidade de São Miguel dos Campos a partir do consumo de bens e serviços informacionais-digitais
Orientador: Fernando de Jesus Rodrigues

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

II Colóquio Regional de Estudos Linguísticos e Literários - CORELL.Discurso e Mercados Linguísticos no trabalho de interpretação sociológica. 2019. (Outra).

IX Seminário do Gruppaes: Diálogos a partir das margens.Lutas simbólicas e reconfiguração dos espaços de lazer populares em Alagoas: o circuito urbano de som automotivo. 2019. (Seminário).

Moda e Imagem 4ª edição - IX Bienal do Livro de Alagoas.Estilos de vida e consumo de moda nas classes populares. 2019. (Outra).

Moda e Imagem 4ª edição - IX Bienal do Livro de Alagoas. 2019. (Outra).

Projeto Chá de Memória - "Autoritarismo Brasileiro" com Lilia Schwarcz. 2019. (Outra).

Moda e Imagem 3ª edição. 2018. (Outra).

Recepção da obra de Bourdie no Brasil. 2018. (Encontro).

VIII Seminário do GRUPPAES.Lutas simbólicas e apropriação do espaço urbano: o circuito de paredões de som em Alagoas. 2018. (Seminário).

VII Seminário do GRUPPAES.?Corro com o PCC?, ?corro com o CV?, ?sou do crime?: o rompimento PCC/CV nas unidades de internação e os?governos? do ilícito em periferias de Maceió. 2017. (Seminário).

Caiite 2016. Potencialização sonora, novas práticas culturais populares e espaço de diversão em periferias alagoanas. 2016. (Congresso).

VI Seminário interno do GRUPAAES.Diversão sonora e redimensionamento dos espaços de lazer populares: o circuito de sociabilidades dos paredões de som em cidades alagoanas. 2016. (Seminário).

V seminário interno do Gruppaes.O valor da potencialização sonora nas periferias da cidade de São Miguel dos Campos - Alagoas.. 2016. (Seminário).

IV Seminário interno do Gruppaes.Tecnificação e transformação da expressão popular da fruição musical nas periferias das cidades alagoanas. 2015. (Seminário).

I ALAGOAS CAIITE - A Economia Criativa no Brasil. 2013. (Congresso).

I ALAGOAS CAIITE - As ações Afirmativas na Escola e na Universidade: reflexões a partir da realidade alagoana. 2013. (Congresso).

I ALAGOAS CAIITE - II Semana de Estudos sobre a violência: A violência e seus efeitos no tecido social e na esfera estatal. 2013. (Congresso).

I ALAGOAS CAIITE - Os Desafios para a Formação de Professores em Ciências Sociais no Brasil e em Alagoas. 2013. (Congresso).

I Seminário Interno do Gruppaes. 2013. (Seminário).

Encontro Regional de Linguística - ERELIN. 2012. (Encontro).

II Seminário de Pesquisa em Linguagem e Literatura - II SEPELLL. 2012. (Seminário).

Literatura, mídias e tecnologias - II SEMINÁRIO DE PESQUISA EM LINGUAGEM E LITERATURA - II SEPELL. 2012. (Oficina).

VIII CONGRESSO ACADÊMICO - DINÂMICAS FINANCEIRAS E MERCADOS CULTURAIS NAS PERIFERIAS CONTEMPORÂNEAS. 2011. (Congresso).

VIII CONGRESSO ACADÊMICO - INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA. 2011. (Congresso).

ESTUDOS CULTURAIS E A CRÍTICA LITERÁRIA. 2010. (Outra).

II Simpósio de Ciências Sociais. 2009. (Simpósio).

I SEMINÁRIO: Ciclo de Estudos sobre Sociologia no Ensino Médio. 2009. (Seminário).

I Encontro de Antropologia Visual em Alagoas e I Festival Alagoano de Fotografia e Filmes etnográficos. 2005. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Elder Patrick Maia Alves

ALVES, E. P. M.. A valorização da potencialização sonora nas periferias da cidade de São Miguel dos Campos - Alagoas. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Elder Patrick Maia Alves

ALVES, E. P. M.. O sentido da autopromoção do lazer cotidiano na cidade de São Miguel dos Campos a partir do consumo de bens e serviços informacionais e digitais. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Alagoas.

Pedro Simonard

RODRIGUES, F. J.;SIMONARD, P; ALVES, E. P. M.. A valorização da potencialização sonora nas periferias da cidade de São Miguel dos Campos - Alagoas. 2016. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Alagoas.

Fernando de Jesus Rodrigues

RODRIGUES, Fernando de Jesus; TOTARO, P.; ALVES, E. P. M.. Lazer popular e tecnificão da periferia: a valorização da potencialização sonora nas periferias de são miguel dos campos. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Sociologia) - Universidade Federal de Alagoas.

Fernando de Jesus Rodrigues

RODRIGUES, Fernando de Jesus; ALVES, E. P. M.; LIMA, J. V. R. B. C.. O sentido da autopromoção do lazer cotidiano nas periferias da cidade de São Miguel dos Campos a partir do consumo de bens e serviços informacionais-digitais.. 2013.

João Vicente Ribeiro Barroso da Costa Lima

RODRIGUES, F. J.; ALVES, E. P. M.;LIMA, J. V. R. B. C.. O sentido da autopromoção do lazer cotidiano da cidade de São Miguel dos Campos a partir do consumo de bens e serviços informacionais e digitais.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Alagoas.

Paolo Totaro

RODRIGUES, F. J.;TOTARO, Paolo; ALVES, E. P. M.. Lazer Poular e Tecnificação da Periferia: a valorização da potencialização sonora nas periferias de São Miguel dos Campos. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Sociologia) - Universidade Federal de Alagoas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Fernando de Jesus Rodrigues

A VALORIZAÇÃO DA POTENCIALIZAÇÃO SONORA NAS PERIFERIAS DA CIDADE DE SÃO MIGUEL DOS CAMPOS - ALAGOAS; 2016; Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Alagoas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas; Orientador: Fernando de Jesus Rodrigues;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SANTOS, Nido Farias ; RODRIGUES, F. J. . Paredão na Calçada, Polícia na Porta: Conflitos Vicinais e Transformação da Diversão nas Periferias de São Miguel dos Campos ? Alagoas. MEDIAÇÕES - REVISTA DE CIÊNCIAS SOCIAIS , v. 24, p. 27â??8-306, 2019.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SANTOS, A. F. ; SANTOS, Nido Farias . Torcidas Organizadas e Sociabilidade Juvenil no Nordeste. 1. ed. Maceió: Ministério do Esporte. 2013. (Ilustração de Capa de livro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    A expansão das ?facções? e o novo ?mundo do crime? no Nordeste: os elos a partir de Alagoas, Descrição: Nos próximos três anos, o projeto pretende acompanhar as trajetórias de adolescentes e jovens entrelaçados a mercados criminais e redes faccionais que se expandem por cidades do interior de Alagoas e se conectam a rotas e redes de cidades de diferentes estados do Brasil. Como consequência, também pretende-se mapear circuitos migratórios e criminais que formam as margens nas quais se modelam fronteiras entre alguns estados da federação. O esforço para se estabelecer ?contornos da legalidade? e as tomadas de posições que redundam em borramentos de tais limites pretendem ser desenhados através das ligações entre pessoas a mercados de drogas e mercadorias roubadas. Ainda nesses contextos, atentamo-nos para as alianças faccionais expressas nas afeições nutridas por adolescentes e jovens aos símbolos CV (Comando Vermelho) e PCC (Primeiro Comando da Capital) em pequenas e médias cidades de Alagoas e, a partir delas, de outros estados do Brasil. A procura pelos vínculos interestaduais toma como foco as redes do tráfico, a circulação de dinheiro, de mercadorias ilegais além das singularidades das vigências de repertórios morais e de justiça em redes de cidades alagoanas e entre agentes que as constituem. Preocupamo-nos em entender como novas tendências migratórias se conectam a novos fluxos modeladores de mercados criminais por interiores do país. Algumas perguntas nos guiam. Como compreender as disposições de jovens para o deslocamento em busca de oportunidades, considerando os constrangimentos a que se vem pressionados e às tomadas de posição diante desses constrangimentos? Como as pequenas e médias cidades, especialmente do Nordeste, se entrelaçam a esses novos contextos? Como as economias legais e ilegais mutuamente se engendram em redes de interdependências que atravessam diferentes estados, após o ciclo de urbanização e distribuição de recursos por interiores do país durante os governos do partido dos trabalhadores?. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Nido Farias dos Santos - Integrante / Fernando de Jesus Rodrigues - Coordenador / Andréa Laís Barros Santos - Integrante / Adson Ney Amorim - Integrante / Ada Rízia Barbosa - Integrante / Alana Barros Santos - Integrante / Rangel Ferreira Fideles do Nascimento - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2019 - Atual

Universidade Federal de Alagoas

Vínculo: , Enquadramento Funcional: