Felipe de Melo Fonte
Possui graduação em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2006), mestrado em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009), LL.M. (Master of Laws) Harvard Law School (2015) e doutorado em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2016). Atualmente é Procurador do Estado do Rio de Janeiro e professor adjunto de direito constitucional da Fundação Getúlio Vargas. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Constitucional, atuando principalmente nos seguintes temas: direito administrativo, supremo tribunal federal, direito constitucional, direitos fundamentais e políticas públicas.
Informações coletadas do Lattes em 10/06/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em LL.M. - Master of Laws
2014 - 2015
Harvard Law School
Título: The case for broadcasting constitutional courts: the Brazilian experience, Ano de Obtenção: 2015
Orientador: Mark Tushnet
Doutorado em Direito
2012 - 2016
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: A sociedade aberta de telespectadores: televisionamento, opinião pública e legitimidade da jurisdição constitucional
Orientador: Luís Roberto Barroso
, Ano de obtenção: 2016. Palavras-chave: Direito constitucional; TV Justiça.
Mestrado em Direito
2007 - 2009
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: A intervenção judicial no âmbito das políticas públicas orientadas à concretização dos direitos fundamentais
, Ano de Obtenção: 2009.Ana Paula Gonçalves Pereira de Barcellos.Palavras-chave: Discricionariedade; direitos fundamentais; Políticas públicas; Direito constitucional.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Público / Especialidade: Direito Administrativo.
Graduação em Direito
2001 - 2006
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: O controle judicial de políticas públicas: legitimidade, parâmetros e conseqüências jurídicas
Orientador: Ana Paula de Barcellos
Graduação interrompida em 2002 em Ciências Sociais
2000 - Atual
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Ano de interrupção: 2002
Formação complementar
2013 - 2013
Linkages. , Yale University, YALE, Estados Unidos.
2012 - 2012
Formação de instrutores. (Carga horária: 20h). , Supremo Tribunal Federal, STF, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Público/Especialidade: Direito Constitucional.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Público/Especialidade: Direito Administrativo.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Público/Especialidade: Direito Processual Civil.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Público/Especialidade: Direito Tributário.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Teoria do Direito/Especialidade: Teoria do Estado.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Teoria do Direito/Especialidade: Teoria Geral do Direito.
Participação em eventos
O papel da constituição na construção do Estado Democrático de Direito.O papel da constituição na construção do Estado Democrático de Direito: o caso do Brasil. 2022. (Seminário).
XI Congresso de Direito Administrativo do Estado do Rio de Janeiro. O princípio da livre iniciativa nos 30 anos da Constituição de 1988. 2018. (Congresso).
Desafios da política fiscal para a retomada do crescimento.Lei de reorganização fiscal de entes subnacionais. 2017. (Seminário).
Homenagem aos 25 anos da Lei de Improbidade Administrativa.Improbidade administrativa e direito financeiro. 2017. (Simpósio).
Constituição econômica.Constituição econômica. 2016. (Encontro).
IV Seminário Internacional de Teoria das Instituições: Desenhos Institucionais e Racionalidade Decisória.Institucionalismo e políticas públicas. 2016. (Seminário).
Justiça Intergeracional.Justiça Intergeracional. 2016. (Outra).
Empresas estatais e sociedades de economia mista.Supervisão ministerial v. controle societário de estatais. 2015. (Outra).
Corruption in Brazil: the Mensalão case.Discussão sobre o mensalão na Yale University.. 2013. (Outra).
Conferência Internacional ? A Previdência Complementar dos Servidores Públicos. Coordenador da mesa sobre a experiência do fundo de previdência complementar dos servidores públicos municipais da Ontário - Canadá.. 2012. (Congresso).
Seminário do Programa Teixeira de Freitas.Conceito de pessoa e direito à vida: Jurisdição Constitucional comparada. 2012. (Seminário).
Participação em bancas
FONTE, Felipe de Melo; CYRINO, A. R.; MENDONCA, J. V. S.. O direito à educação à luz da economia comportamental: alguns limites e possibilidades. 2021. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
FONTE, Felipe de Melo; AIETA, V. S.; MOTA, M. J. P.. Judicialização das políticas públicas e restrição de recursos: reflexões à luz da reserva do possível. 2020. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
FONTE, Felipe de Melo; BARROSO, L. R.; PESSANHA, R. B. V.. A jurisdição constitucional como recurso escasso: gestão de acervo e deliberação no recurso extraordinário. 2019. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
FONTE, Felipe de Melo; BARCELLOS, Ana Paula de; FERRARI FILHO, S. A.. Competências concorrentes sob a ótima do Supremo Tribunal Federal: fundamentos jurisprudenciais da federação brasileira. 2019. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
FONTE, Felipe de Melo; FONTES, A. R. C.; ALMEIDA, E. L. F.; AMUI, S.. Conteúdo local no setor de petróleo: uma política pública industrial voltada ao desenvolvimento nacional. 2017. Dissertação (Mestrado em DIREITO) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
FONTE, Felipe de Melo; BOLONHA, C.; TARANTO, C.; MARTINS, F.. A construção de precedentes intracorpus: a doutrina do STF. 2017. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
BARROSO, L. R.; SARMENTO, D.; FUX, L.; MELLO, P. P. C.;FONTE, Felipe de Melo. O plenário virtual e as transformações dos métodos de deliberação do Supremo Tribunal Federal. 2025. Tese (Doutorado em Direito) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
CARLI, A. A.; LOPES JUNIOR, D. J.; MARQUES JUNIOR, W. P.;FONTE, Felipe de Melo. POLÍTICA PÚBLICA POR MEIO DOS BENS PÚBLICOS SEM USO, COMO INSTRUMENTO DE ACESSO AO DIREITO FUNDAMENTAL À MORADIA ÀQUELES QUE POUCO OU NADA TÊM. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de pós-graduação em bioética, ética aplicada e saúde coletiva) - Universidade Federal Fluminense.
AIETA, V. S.; CAMPOS, C. A. A.;FONTE, Felipe de Melo. O espaço do município na execução das políticas públicas de saúde no brasil: um olhar crítico sobre a jurisprudência do STF. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Direito) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
FONTE, Felipe de Melo; BARROSO, L. R.. O poder de agenda no Supremo Tribunal Federal. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Direito) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
FONTE, Felipe de Melo; CARRILHO, L. J.; LEGALE, S.. O CONSTITUCIONALISMO TRANSFORMADOR COMO FERRAMENTA PARA O CUMPRIMENTO DA AGENDA 2030 DA ONU E A ATUAÇÃO DO STF. 2025. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização/aperfeiçoamento) - Procuradoria do Estado do Rio de Janeiro.
FONTE, Felipe de Melo; XAVIER, I. R.; CARRILHO, L. J.. DEVIDO PROCESSO LEGISLATIVO E CONTROLE JUDICIAL: a qualidade da deliberação como objeto de controle.. 2025. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em advocacia pública) - Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro.
FONTE, Felipe de Melo; MAURITY, S. N. Y.; XAVIER, I. R.. O direito fundamental à livre manifestação e o art. 19 da Lei 12965/2014. 2025. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em advocacia pública) - Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro.
FONTE, Felipe de Melo; CARRILHO, L. J.; SANTANA, I.. Intervenção federal e seus aspectos materiais e formais: a experiência nacional desde 2018 até 2024. 2025. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em advocacia pública) - Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro.
TERRA, F.;FONTE, Felipe de Melo; PIRES, Thiago Magalhães. A aplicação da LGPD aos bancos de dados públicos: o equilíbrio entre transparência e privacidade na divulgação da remuneração dos servidores públicos do poder judiciário. 2025. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em advocacia pública) - Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro.
FONTE, Felipe de Melo; BRANDO, M. S.; XAVIER, I. R.. A modulação de efeitos de inconstitucionalidade pelo STF como fator de insegurança jurídica: uma análise do momento da fixação das limitações temporais às declarações de inconstitucionalidade. 2024. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em advocacia pública) - Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro.
NASCIMENTO, R. S.; FERRARI FILHO, S. A.;FONTE, Felipe de Melo. O trâmite das medidas provisórias e a obrigatoriedade de sua análise pela comissão mista em caso de calamidade pública. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em advocacia pública) - Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro.
FONTE, Felipe de Melo; SILVA, R. C. Z.; GUEDES, F. M.. Da Lei nº 8.666/93 à Lei nº 14.133/2021: legalidade administrativa, modelagem contratual e eficiência nas contratações públicas. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em advocacia pública) - Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro.
FONTE, Felipe de Melo; NASCIMENTO, R. S.; MORAES, G. P.. A devolução de medida provisória pelo Presidente do Congresso Nacional. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em advocacia pública) - Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro.
FONTE, Felipe de Melo; THOMAZ, D. S.; MAURITY, S. N. Y.. Os limites da obrigatoriedade de vacinação no âmbito do Estado democrático de Direito brasileiro. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em advocacia pública) - Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro.
FONTE, Felipe de Melo; THOMAZ, D. S.; MAURITY, S. N. Y.. Serviço público de saúde: a concessão administrativa das unidades hospitalares no âmbito do Estado do Rio de Janeiro. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em advocacia pública) - Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro.
THOMAZ, D. S.;FONTE, Felipe de Melo; MAURITY, S. N. Y.. Vacinação obrigatória de crianças e adolescentes na pandemia da Covid-19: a necessária ponderação de princípios e direitos e a relativização da autoridade parental. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em advocacia pública) - Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro.
FONTE, Felipe de Melo; PIRES, Thiago Magalhães; TERRA, F.. : Federação, leis nacionais e decretos nacionais. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em advocacia pública) - Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro.
FONTE, Felipe de Melo; MAURITY, S. N. Y.; MENDONCA, Y. C.. Desenvolvimento social, políticas públicas e efetividade de direitos fundamentais. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Fundação Getúlio Vargas.
FONTE, Felipe de Melo; RIBEIRO, L. M.; MENDONCA, Y. C.. Constitucionalismo transformador e a atuação do STF no combate às mudanças climáticas. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Fundação Getúlio Vargas.
FONTE, Felipe de Melo; MARTINS, F. B.; SILVESTRE, M. M.; CORBO, W. A.. A omissão quanto à edição do Plano Diretor Municipal e sua inconstitucionalidade após o surgimento da Constituição de 1988. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Fundação Getúlio Vargas.
FONTE, Felipe de Melo; DERBLI, F.; NUNES, J. L.. Riscos da implementação de inteligência artificial no sistema judiciário a direitos fundamentais: uma análise de casos e necessidade de regulação. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Fundação Getúlio Vargas.
FONTE, Felipe de Melo; NEVES, G. K. M.; VIOLA, R.. Prescrição e dívida parcelada: um assunto controverso. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Fundação Getúlio Vargas.
FONTE, Felipe de Melo; FRANCO, P. F. M.; FOSSATI, G. S.. Regulação de algoritmos e redes sociais: uma análise econômica do direito. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Fundação Getúlio Vargas.
MARTINS, F. B.;FONTE, Felipe de Melo; GOES, S. B. C.. O fornecimento de medicamentos sem registro na ANVISA à luz do tema 1.161 de repercussão geral do Supremo Tribunal Federal. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Fundação Getúlio Vargas.
OLIVEIRA, A. F.; AMARAL, C. E. F.;FONTE, Felipe de Melo. Controle judicial, regulação e democracia: o caso da política de preços mínimos de fretes rodoviários. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Brasília.
SCHMIDT, G. R.; THOMAZ, D. S.;FONTE, Felipe de Melo. A região metropolitana do Rio de Janeiro e os desafios para a consolidação do federalismo a partir de políticas públicas eficientes para esse local. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Fundação Getúlio Vargas.
FONTE, Felipe de Melo; PRACA, S. R. M.; MEDEIROS, J.; FRANCO, P. F. M.. Uma terra sem lei? A regulamentação do lobby em Assembleias Legislativas. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Fundação Getúlio Vargas.
FONTE, Felipe de Melo; CARVALHO, E. M.; PORTO, N. A.. Remoção de conteúdo na internet, soberania e limites da jurisdição: decisões nacionais e efeitos globais. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Fundação Getúlio Vargas.
FONTE, Felipe de Melo; SAMPAIO, P. R. P.; SAMPAIO, R. S. R.. A (des) organização regulatória do ?celeiro do mundo?: A Regulação de Defensivos Agrícolas no Brasil: Um estudo sobre a eficiência da interação entre os entes federais envolvidos. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Fundação Getúlio Vargas.
FONTE, Felipe de Melo; MARTINS, F. B.; JATAHY, C. R.. O direito fundamental à alimentação adequada e o uso dos agrotóxicos: análise da constitucionalidade do projeto de lei nº 6.299 de 2002 e apensados. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Fundação Getúlio Vargas.
JATAHY, C. R.; ALMEIDA, D. R.;FONTE, Felipe de Melo. A legitimidade extraordinária das associações de municípios à luz do sistema processual coletivo. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Fundação Getúlio Vargas.
JATAHY, C. R.; ALMEIDA, D. R.;FONTE, Felipe de Melo. A legitimidade extraordinária das associações de municípios à luz do sistema processual coletivo. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Fundação Getúlio Vargas.
FONTE, Felipe de Melo; MARTINS, F. B.; PIRES, Thiago Magalhães. A constitucionalidade da educação domiciliar no Brasil. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Fundação Getúlio Vargas.
FONTE, Felipe de Melo; COSTA, L. A.; SIQUEIRA, V. H. P.. A promulgação da Emenda Constitucional nº 100/2019 e os desafios do atual modelo orçamentário brasileiro. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Fundação Getúlio Vargas.
FONTE, Felipe de Melo; MARTINS, F. B.; NEVES, G. K. M.. A interpretação do TRF da 2ª Região ao julgamento do STF acerca do ressarcimento ao SUS pelas operadoras de planos de saúde. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Fundação Getúlio Vargas.
FONTE, Felipe de Melo; CAMPOS, C. A. A.; SARMENTO, D.. Litígios estruturais: legitimidade democrática, procedimento e efetividade. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
FONTE, Felipe de Melo; JORDAO, E. F.; RIBEIRO, L. M.. Coordenação regulatória: uma análise do conflito de competências entre INPI e ANVISA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Fundação Getúlio Vargas.
FONTE, Felipe de Melo; SAMPAIO, P. R. P.; SCHMIDT, G. R.. Contratos de impacto social: a internalização do instrumento no ordenamento jurídico brasileiro. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Fundação Getúlio Vargas.
FONTE, Felipe de Melo; VARGAS, D. B.; FALCAO NETO, J. A.. A saga dos vaqueiros contra o Supremo: quem diz o que é a Constituição?. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Fundação Getúlio Vargas.
FONTE, Felipe de Melo; BARCELLOS, Ana Paula de; PIRES, Thiago Magalhães. Políticas públicas, agendas privados: possibilidades e limites da vinculação de particulares às políticas públicas de saúde e educação. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
FONTE, Felipe de Melo; SAMPAIO, P. R. P.; SILVA, R. C. Z.. Receitas não tarifárias em concessões de serviço de transportes públicos: uma análise crítica e propositiva de sua arrecadação e utilização. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Fundação Getúlio Vargas.
FONTE, Felipe de Melo; JATAHY, C. R.; MARTINS, F. B.. O Estado de Coisas Inconstitucional do Presídio Ary Franco. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Fundação Getúlio Vargas.
FONTE, Felipe de Melo; OLIVEIRA, F. C. S.; LOURENCO, D. B.. Sharing economy e o papel da regulação jurídica: o caso uber. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
FONTE, Felipe de Melo; BARCELLOS, Ana Paula de; ARAGAO, Alexandre dos Santos.. A proibição de contratar com o poder público em decorrência da improbidade administrativa. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
PEREIRA, T. H. J. A.; MOHALLEM, M. F.;FONTE, Felipe de Melo. Direito ao desenvolvimento e reforma do Estado: análise das contas dos Municípios do Rio de Janeiro pelo TCE/RJ (2009-2013). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Fundação Getúlio Vargas.
FONTE, Felipe de Melo; CARLI, A. A.; AVZARADEL, P. C. S.. O regime diferenciado de contratações públicas e suas particularidades. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal Fluminense.
CARLI, A. A.;FONTE, Felipe de Melo; AVZARADEL, P. C. S.. Os meios de informação em prol da educação ambiental. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal Fluminense.
FONTE, Felipe de Melo; VARGAS, D. B.; CERDEIRA, P.. Brazilian Metropolitan Regions 101: The Law, The Reality And Its Paradoxes. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Fundação Getúlio Vargas.
FONTE, Felipe de Melo; BARCELLOS, Ana Paula de; JORDAO, E. F.. Deslizamento de encostas e judicialização de políticas públicas: um estudo empírico no rio de janeiro. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Fundação Getúlio Vargas.
FONTE, Felipe de Melo; SAMPAIO, P. R. P.; JORGE, A. P.. Regulação setorial e defesa da concorrência: o caso da distribuição e revenda de combustíveis. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Fundação Getúlio Vargas.
FONTE, Felipe de Melo; SAMPAIO, P. R. P.; JORDAO, E. F.. A declaração de inidoneidade para contratar com a Administração Pública e a abrangência territorial de seus efeitos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Fundação Getúlio Vargas.
FONTE, Felipe de Melo; JORDAO, E. F.; SAMPAIO, P. R. P.. O exame da OAB em: os desafios práticos da ordem econômica constitucional. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Fundação Getúlio Vargas.
FONTE, Felipe de Melo; MARTINS, F. B.; JATAHY, C. R.. Teoria da transcendência dos motivos determinantes no direito brasileiro: análise constitucional. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Fundação Getúlio Vargas.
FONTE, Felipe de Melo; MARTINS, F. B.; SCHMIDT, G. R.. Educação religiosa em escolas públicas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Fundação Getúlio Vargas.
FONTE, Felipe de Melo; JORDAO, E. F.; RIBEIRO, L. M.. A competência congressual de sustar atos do Poder Executivo: reflexões sobre a sua aplicabilidade às agências reguladoras. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Fundação Getúlio Vargas.
Patrícia Ferreira Baptista;FONTE, Felipe de Melo; MOURA, E. A. C.. Licenciamento jurídico-ambiental de estações rádio base (ERB?s): uma análise entre o direito administrativo e o Direito ambiental. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
MARTINS, F. B.; GUERRA, S. A. S.;FONTE, Felipe de Melo. Supremacia do interesse público versus dignidade da pessoa humana: a desapropriação dos moradores das comunidades, uma questão de ponderação de princípios. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Fundação Getúlio Vargas.
FONTE, Felipe de Melo; Patrícia Ferreira Baptista; SILVA, R. C. Z.. A proteção jurídica do usuário de serviços públicos concedidos no direito administrativo brasileiro. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
FONTE, Felipe de Melo; Patrícia Ferreira Baptista; SILVA, R. C. Z.. Licitação segundo os tribunais. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
FONTE, Felipe de Melo; BINEMBOJM, Gustavo; Patrícia Ferreira Baptista. A proteção da confiança no direito administrativo brasileiro - diálogos entre a teoria e a prática. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
FONTE, Felipe de Melo; Patrícia Ferreira Baptista; BINEMBOJM, Gustavo. A doutrina do consenso no direito administrativo brasileiro. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
FONTE, Felipe de Melo; Patrícia Ferreira Baptista; BINEMBOJM, Gustavo. A regulação econômica e os princípios da segurança jurídica e da proteção da confiança legítima. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
FONTE, Felipe de Melo; BINEMBOJM, Gustavo; Patrícia Ferreira Baptista. Regulação da internet: o princípio da neutralidade de rede e suas implicações. 2010 - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
FONTE, Felipe de Melo; Patrícia Ferreira Baptista; BINEMBOJM, Gustavo. Revogação de isenção tributária à luz do princípio da confiança. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
BARCELLOS, Ana Paula de;FONTE, Felipe de Melo; PIRES, Thiago Magalhães. Direito de mentir? Limites constitucionais da garantia ao silêncio. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
BARCELLOS, Ana Paula de;FONTE, Felipe de Melo; PIRES, Thiago Magalhães. O controle de constitucionalidade pelos Tribunais de Contas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
FONTE, Felipe de Melo; BARCELLOS, Ana Paula de. O controle de constitucionalidade no ordenamento jurídico brasileiro - uma análise dos efeitos subjetivos das decisões de controle de constitucionalidade difuso em matéria tributária. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
FONTE, Felipe de Melo; BARCELLOS, Ana Paula de; PIRES, Thiago Magalhães. O processo constituinte na Bolívia. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
BARCELLOS, Ana Paula de;FONTE, Felipe de Melo. Responsabilidade direta ou solidária do Estado nas demandas judiciais envolvendo a prestação de serviços por operadoras de planos de saúde, nas quais a antecipação de tutela é concedida e a ação ao final é julgada improcedente. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Patrícia Ferreira Baptista; Sonia Rabello da Castro;FONTE, Felipe de Melo. Habitação e a proteção jurídico-ambiental das bacias hidrográficas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
LIMA, M. T. M.; RIBEIRO, E.;FONTE, Felipe de Melo. Adoção por casais homoafetivos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
MONTEIRO, G. T.; AIETA, V. S.;FONTE, Felipe de Melo. Interpretação principiológica do direito à luz da hipermodernidade. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
FONTE, Felipe de Melo. XVIII concurso de admissão ao cargo de Procurador do Estado. 2021. Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro.
FONTE, Felipe de Melo. Membro da banca de direito constitucional do 8o concurso de admissão de residentes. 2015. Procuradoria do Estado do Rio de Janeiro.
FONTE, Felipe de Melo; ARAUJO, T. C.; DERBLI, F.; VORONOFF, A.. Membro da banca de direito constitucional do 6º concurso para a residência jurídica da PGE-RJ. 2014. Procuradoria do Estado do Rio de Janeiro.
FONTE, Felipe de Melo. Suplente da banca de direito constitucional do concurso admissão de juízes substitutos do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas. 2013. Fundação Getúlio Vargas.
FONTE, Felipe de Melo; ARAUJO, T. C.; TRAVASSOS, M. Z.; DERBLI, F.. Membro da banca de direito constitucional do 2º concurso de admissão à residência jurídica da PGE-RJ. 2010. Procuradoria do Estado do Rio de Janeiro.
Orientou
Ativismo Judicial e o Marco Civil da Internet; Início: 2024; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em advocacia pública) - Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);
A dicotomia entre laicidade e laicismo: a presença de símbolos religiosos nos prédios públicos; Início: 2024; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em advocacia pública) - Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);
Os Conflitos entre a Lei Geral de Proteção de Dados e a Lei de Acesso à Informação; Início: 2024; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em advocacia pública) - Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);
Emendas Individuais ao Orçamento: Relação com o Federalismo Brasileiro e Seus Desdobramentos; Início: 2024; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em advocacia pública) - Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);
Conciliação, consensualidade e constitucionalidade no STF: O uso de métodos autocompositivos em sede de controle concentrado e abstrato; Início: 2024; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Fundação Getúlio Vargas; (Orientador);
O controle judicial sobre a qualidade das deliberações legislativas; 2024; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em advocacia pública) - Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Felipe de Melo Fonte;
O constitucionalismo transformador na América Latina: ativismo judicial, judicial borrowing e a construção de diálogos entre a corte interamericana; 2024; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em advocacia pública) - Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Felipe de Melo Fonte;
Constitucionalidade do art; 19 do Marco Civil da Internet; 2024; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização/aperfeiçoamento) - Procuradoria do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Felipe de Melo Fonte;
Vacinação compulsória de crianças e adolescentes e o direito à educação; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização/aperfeiçoamento) - Procuradoria do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Felipe de Melo Fonte;
Jurisdição constitucional e federalismo: apontamentos sobre a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal no contexto da Covid- 19; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em advocacia pública) - Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Felipe de Melo Fonte;
Serviço público de saúde: a concessão administrativa das unidades hospitalares no âmbito do Estado do Rio de Janeiro; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em advocacia pública) - Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Felipe de Melo Fonte;
Os limites da obrigatoriedade de vacinação no âmbito do Estado democrático de Direito brasileiro; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em advocacia pública) - Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Felipe de Melo Fonte;
Judicialização das políticas públicas que tratam de obras em encostas no Estado do Rio de Janeiro: Efetividade e possibilidade de cumprimento dessas decisões; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em advocacia pública) - Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Felipe de Melo Fonte;
Jurisdição constitucional em tempos de crise: as decisões do STF no contexto da covid-19; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em advocacia pública) - Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Felipe de Melo Fonte;
A supremacia do interesse público sobre o privado e o regime de precatórios; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em direito processual civil) - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO, DESENVOLVIMENTO E PESQUISA; Orientador: Felipe de Melo Fonte;
A participação do amicus curiae na análise da repercussão geral do recurso extraordinário; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em direito processual civil) - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO, DESENVOLVIMENTO E PESQUISA; Orientador: Felipe de Melo Fonte;
O surgimento de uma nova ordem constitucional urbanística no Brasil após a Constituição de 1988; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Fundação Getúlio Vargas; Orientador: Felipe de Melo Fonte;
Conhecendo o impacto de estruturas normativas na implementação de políticas públicas federais para chefes de família em situação de vulnerabilidade social no brasil pós 88; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Fundação Getúlio Vargas; Orientador: Felipe de Melo Fonte;
Eutanásia no Brasil; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Fundação Getúlio Vargas; Orientador: Felipe de Melo Fonte;
O processo decisório das regiões metropolitanas: o caso da região metropolitana do Rio de Janeiro; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Fundação Getúlio Vargas; Orientador: Felipe de Melo Fonte;
Análise constitucional do juiz artificial; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Fundação Getúlio Vargas; Orientador: Felipe de Melo Fonte;
LOBBY NAS ASSEMBLEIAS LEGISLATIVAS: DA REGULAMENTAÇÃO À ATUAÇÃO; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Fundação Getúlio Vargas; Orientador: Felipe de Melo Fonte;
Remoção de Conteúdo na Internet, Soberania e Limites da Jurisdição: Decisões Nacionais e Efeitos Globais; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Fundação Getúlio Vargas; Orientador: Felipe de Melo Fonte;
A constitucionalidade da educação domiciliar no Brasil; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Fundação Getúlio Vargas; Orientador: Felipe de Melo Fonte;
O controle realizado pelos tribunais de contas; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Fundação Getúlio Vargas; Orientador: Felipe de Melo Fonte;
Receitas não tarifárias em concessões de serviço de transportes públicos: uma análise crítica e propositiva de sua arrecadação e utilização; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Fundação Getúlio Vargas; Orientador: Felipe de Melo Fonte;
Deslizamento de encostas e judicialização de políticas públicas: um estudo empírico no rio de janeiro; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Fundação Getúlio Vargas; Orientador: Felipe de Melo Fonte;
Brazilian Metropolitan Regions 101: The Law, The Reality And Its Paradoxes; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Fundação Getúlio Vargas; Orientador: Felipe de Melo Fonte;
Produções bibliográficas
-
FONTE, Felipe de Melo . Decidindo não decidir: preferências restritivas e autorregulação processual no Supremo Tribunal Federal. A&C. REVISTA DE DIREITO ADMINISTRATIVO & CONSTITUCIONAL (IMPRESSO) , v. 67, p. 263, 2017.
-
FONTE, Felipe de Melo . O Supremo Tribunal Federal antes e depois da TV Justiça: rumo à sociedade aberta de telespectadores?. Revista Brasileira de Direito Público , v. 14, p. 131-141, 2016.
-
FONTE, Felipe de Melo . Direito administrativo em 2011 - Retrospectiva. RDE. Revista de Direito do Estado , v. 22, p. 21-48, 2012.
-
FONTE, Felipe de Melo . Desenho institucional e políticas públicas: alguns parâmetros gerais para a atuação judicial. Revista de Direito da Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro , v. 64, p. 55-79, 2010.
-
FONTE, Felipe de Melo . Para além da legalidade: a constitucionalização do direito administrativo através do princípio da juridicidade. Algumas propostas. RDE. Revista de Direito do Estado , v. 13, p. 249-268, 2009.
-
FONTE, Felipe de Melo . A legitimidade do Poder Judiciário para o controle de políticas públicas. Revista Brasileira de Direito Público , v. 20, p. 91-126, 2008.
-
FONTE, Felipe de Melo . Políticas públicas e direitos fundamentais. 3. ed. Rio de Janeiro: Saraiva, 2021. 380p .
-
FONTE, Felipe de Melo . Jurisdição constitucional e participação popular: o Supremo Tribunal Federal na era da TV Justiça. 1. ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2016. v. 1. 360p .
-
FONTE, Felipe de Melo . Políticas públicas e direitos fundamentais. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2015. 368p .
-
FONTE, Felipe de Melo . Políticas públicas e direitos fundamentais. 1. ed. São Paulo: Saraiva, 2013. v. 1. 354p .
-
FONTE, Felipe de Melo ; NETTO, J. M. F. A. . Internet content removal with global impact: sovereignty and the boundaries of state jurisdiction. In: Bhavama Sharma; Yatin Kathuria; Nishit Ranjan Chaki. (Org.). Jurisprudence 4.0: law, tech and the changing dynamics. 1ed.Delhi: Whitesmann, 2025, v. 1, p. 14-32.
-
FONTE, Felipe de Melo . O passado, o presente e o futuro das Constituições. In: Tribunal Constitucional de Angola. (Org.). 12 anos da Constituição da República de Angola: coletânea de textos em alusão à Semana da Constituição. 1ed.Luanda: Tribunal Constitucional de Angola, 2022, v. 1, p. 65-70.
-
FONTE, Felipe de Melo . A função pedagógica das cortes constitucionais. In: Luís Roberto Barroso; Patrícia Perrone Campos Melo. (Org.). A república que ainda não foi. 1ed.Belo Horizonte: Fórum, 2018, v. , p. 395-414.
-
FONTE, Felipe de Melo . A função pedagógica das cortes constitucionais. In: Olavo Augusto Vianna Alves Ferreira. (Org.). Constituição Federal 30 anos. 1ed.Ribeirão Preto: Migalhas, 2018, v. , p. 163-186.
-
FONTE, Felipe de Melo . Em defesa do futuro: justiça e igualdade entre gerações. In: Ana Alice de Carli; Elena Aydos; Pedro Curvello Saavedra Avzaradel. (Org.). O Estado regulador no cenário ambiental. 1ed.São Paulo: Inst. O direito por um Planeta Verde, 2017, v. 1, p. 331-376.
-
FONTE, Felipe de Melo . Supervisão ministerial e controle societário: três standards para limitar o uso político de estatais. In: Bruno Teixeira Dubeux; Flávio de Araújo Willeman; Paolo Henrique Spilotros Costa. (Org.). Controle da Administração Pública. 1ed.Rio de Janeiro: APERJ, 2016, v. XXV, p. 275-320.
-
FONTE, Felipe de Melo . Decidindo não decidir: preferências restritivas e autorregulação processual no Supremo Tribunal Federal. In: Gilmar Ferreira Mendes; Jorge Octávio Lavocat Galvão; Rodrigo de Bittencourt Mudrovitsch. (Org.). Jurisdição constitucional em 2020. 1ed.São Paulo: Saraiva, 2016, v. 1, p. 1-512.
-
FONTE, Felipe de Melo . Supervisão ministerial e controle societário de empresas estatais. In: Alexandre Santos de Aragão. (Org.). Empresas públicas e sociedades de economia mista. 1ed.Belo Horizonte: Fórum, 2015, v. 1, p. 183-211.
-
FONTE, Felipe de Melo . Revisitando os Fundamentos do Poder de Polícia no Brasil. In: Rodrigo Brandão; Patrícia Ferreira Baptista. (Org.). Direito público. 1ed.Rio de Janeiro: UERJ, 2015, v. , p. 199-221.
-
FONTE, Felipe de Melo ; Patrícia Ferreira Baptista . Infraestrutura, propriedade e intervenção estatal: os problemas de uma difícil equação. In: Leonardo Coelho Ribeiro; Bruno Feigelson; Rafael Véras de Freitas. (Org.). A nova regulação da infraestrutura e da mineração: portos: aeroportos: ferrovias: rodovias.. 1ed.Brasília: Fórum, 2014, v. , p. 250-270.
-
FONTE, Felipe de Melo ; CASTRO, Natália Goulart. . Amicus curiae, repercussão geral e o projeto de Código de Processo Civil. In: Alexandre Freire; Dierle Nunes; Fredie Didier Jr.; José Miguel Garcia Medina; Luiz Fux; Luiz Henrique Volpe Camargo; Pedro Miranda de Oliveira. (Org.). Novas Tendências do Processo Civil - Estudos sobre o Projeto do Novo CPC. 1ed.Salvador: JusPodium, 2013, v. 1, p. 871-892.
-
FONTE, Felipe de Melo . O valor e o preço da democracia. Jota, Brasília, 13 fev. 2022.
-
FONTE, Felipe de Melo . É inconstitucional a exigência de comprovante de residência para vacinação. Jota, 06 set. 2021.
-
FONTE, Felipe de Melo ; LOURENCO, P. H. C. . Integralização com criptoativos e higidez do capital social. Jota, 26 dez. 2020.
-
FONTE, Felipe de Melo . Precisamos falar sobre a falência pública. JOTA, Brasília, 17 out. 2016.
-
FONTE, Felipe de Melo ; BODART, B. V. R. ; SILVA, I. S. N. . Sem moralização das estatais, não há combate efetivo à corrupção. Consultor Jurídico, 17 dez. 2015.
-
FONTE, Felipe de Melo . Quem cuida dos direitos das próximas gerações?. Jota, 05 out. 2015.
-
FONTE, Felipe de Melo . O que esconde a crise do HC substitutivo no Supremo Tribunal Federal?. Consultor Jurídico, 25 dez. 2014.
-
FONTE, Felipe de Melo . O Supremo Tribunal Federal antes e depois da TV Justiça: rumo à sociedade aberta de telespectadores?. Consultor Jurídico (São Paulo. Online), 20 maio 2013.
-
FONTE, Felipe de Melo . Para além da legalidade: a constitucionalização da Administração Pública através do princípio da juridicidade. In: XXXV Congresso Nacional de Procuradorias de Estado, 2009, Fortaleza. Anais do XXXV Congresso Nacional de Procuradorias de Estad, 2009.
-
FONTE, Felipe de Melo . A performance da Constituição de 1988 como política pública. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FONTE, Felipe de Melo . A reclamação constitucional como mecanismo de tutela dos direitos fundamentais. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FONTE, Felipe de Melo . Políticas públicas e direitos fundamentais. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FONTE, Felipe de Melo . Jurisdição constitucional e participação popular: o caso da TV Justiça. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FONTE, Felipe de Melo . As perspectivas de carreira na advocacia pública. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
FONTE, Felipe de Melo . Decidindo não decidir: preferências restritivas e autorregulação processual no STF. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
FONTE, Felipe de Melo . Para além da legalidade: a constitucionalização da Administração Pública através do princípio da juridicidade.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FONTE, Felipe de Melo . Poder judiciário, políticas públicas e discriminação positiva. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
FONTE, Felipe de Melo ; DIAS, Paola Enham . O comunitarismo como teoria social e jurídica por trás da constituição alemã. Rio de Janeiro: Renovar, 2008 (Tradução).
-
FONTE, Felipe de Melo . O juiz em uma democracia. Rio de Janeiro: Renovar, 2007 (Resenha).
Outras produções
FONTE, Felipe de Melo ; BARROSO, L. . Segurança jurídica: estímulo aos negócios. 2022.
FONTE, Felipe de Melo ; PIRES, M. C. C. ; ARDEO, V. L. ; CAVALLI, C. M. ; BARBOSA FILHO, F. H. ; ARAUJO, A. . Relatório do grupo de trabalho da FGV para uma Lei de Falências para Governos Subnacionais. 2017.
FONTE, Felipe de Melo . Contratação de advogados para defesa de servidores públicos. 2010.
FONTE, Felipe de Melo ; MELO, M. . Comentários à Lei complementar nº 156, de 19 de maio de 2017. 2019. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Legislação anotada).
FONTE, Felipe de Melo . Temas de direito administrativo (Uniflu). 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
FONTE, Felipe de Melo . Liberdade de expressão v. direito à privacidade (PGE-RJ). 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
FONTE, Felipe de Melo . Decadência administrativa e sanatória voluntária (EMERJ). 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
FONTE, Felipe de Melo . Agências reguladoras (FGV). 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
FONTE, Felipe de Melo . Fazenda pública em juízo (IDP). 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
FONTE, Felipe de Melo . Federalismo, ordem econômica e petróleo (IBP). 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
FONTE, Felipe de Melo . Repercussão geral no STF (CEPEDUERJ). 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
Projetos de pesquisa
-
2022 - Atual
O uso do plenário virtual no Supremo Tribunal Federal: análise da nova dinâmica deliberativa, Descrição: Por meio da análise de decisões e acórdãos proferidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no ano judiciário de 2021, o presente projeto de pesquisa tem por objetivos (i) descrever o funcionamento da ferramenta de julgamento denominada ?Plenário Virtual?, (ii) obter o perfil quantitativo e qualitativo do casos julgados mediante uso da referida ferramenta de julgamento (vis-à-vis ao Plenário convencional), e (iii) avaliar os impactos de sua utilização no modelo decisório/deliberativo do Supremo Tribunal Federal. A pergunta central ao presente projeto diz respeito (i) à existência (ou não) de razões estratégicas que conduzam o Tribunal a optar pelo uso do Plenário Virtual, ao invés do convencional, bem como (ii) aos impactos na gestão da agenda do tribunal em decorrência da mudança.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Felipe de Melo Fonte - Coordenador / Ian Luca Barroso Valim - Integrante / João Victor Simonetti Falaschi - Integrante / João Francisco França - Integrante.
-
2018 - 2018
Direito, políticas públicas e inovação, Descrição: O grupo tem o propósito de realizar leituras de textos recentes sobre temas de direito, políticas públicas e inovação. Ele se baseia na premissa de que a sociedade contemporânea encontra-se em acelerado processo de transformação, sendo necessário repensar a governança pública a partir dessas mudanças. Daí a opção por temas que envolvam o uso de tecnologia em políticas públicas e as pesquisas mais recentes sobre o comportamento humano. Entender esses avanços será fundamental para a revisão de temas clássicos dos diversos ramos do direito, os quais deverão sofrer mudanças radicais de paradigmas nos próximos anos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Felipe de Melo Fonte - Coordenador / Rodrigo Tamussino Roll - Integrante / Pedro Sutter - Integrante / Pedro Costa - Integrante / Fernanda Almeida - Integrante / Pedro Duarte Junior - Integrante / Nadja Lírio - Integrante / Marta Cabral - Integrante / Leandro Froes Cruz - Integrante / Claudio Reis - Integrante / Fernanda Morgan - Integrante / João Luiz Carabetta - Integrante / Marcelle Rodrigues - Integrante / João Carlos Cochlar - Integrante / Rafael Cascardo - Integrante / Dante Tomaz - Integrante.
-
2017 - 2018
O perfil do princípio da livre iniciativa no direito constitucional brasileiro, Descrição: O presente projeto de pesquisa tem por objetivo perquirir a dogmática especial do princípio da livre iniciativa no direito constitucional brasileiro . A hipótese preliminar de trabalho é que o princípio da livre iniciativa não tem seus contornos claramente definidos na jurisprudência do Supremo Tribunal Federal e na doutrina, o que prejudica a proteção prima facie que deveria conferir aos agentes econômicos. Portanto, a primeira etapa do trabalho consistirá em pesquisa jurisprudencial e doutrinária no sentido de verificar se a hipótese se confirma. A segunda etapa do trabalho, de caráter propositivo, consistirá na construção e defesa de (i) um núcleo essencial para o princípio ? portanto, não sujeito à ponderação ?, e (ii) o âmbito de proteção prima facie .. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Felipe de Melo Fonte - Coordenador / Renata Roque Wizenberg - Integrante / Rodrigo Tamussino Roll - Integrante.
-
2016 - 2017
Sustentabilidade fiscal e falência pública, Descrição: O projeto tem por objetivo estudar a sustentabilidade fiscal e os mecanismos de reestruturação da dívida pública de entes subnacionais e nacionais. O escopo inicial é compreender as diversas maneiras pelas quais os entes públicos se endividam. Em seguida, pretende-se analisar os mecanismos jurídicos que podem contribuir para que as obrigações sejam contraídas de modo racional e razoável, isto é, para que respeitem a justiça intergeracional e a capacidade de pagamento dos entes públicos. O terceiro passo, finalmente, consiste em analisar os possíveis modelos jurídicos para a reestruturação da dívida em caso de insolvência pública, com especial atenção ao uso do modelo falimentar norte-americano para o caso brasileiro.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Felipe de Melo Fonte - Coordenador / Pedro Henrique Lourenço da Costa - Integrante.
-
2015 - 2016
Televisionamento de cortes constitucionais, Descrição: O objetivo do projeto é analisar os argumentos contrários e favoráveis à radiodifusão de julgamentos realizados por tribunais, em especial por cortes constitucionais, bem como analisar os potenciais impactos das experiências existentes, com foco na TV Justiça. O grupo irá analisar as modificações ocorridas no Supremo Tribunal Federal nos últimos vinte e cinco anos, com especial atenção à forma como a Corte dialoga com o público jurisdicionado. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) . , Integrantes: Felipe de Melo Fonte - Coordenador / Caio Giusti - Integrante / Júlia Faver - Integrante / Ana Carolina Santos - Integrante / José Luiz Nunes - Integrante / Eduardo Soares - Integrante / Túlio Miranda - Integrante / Nathália Gasparini - Integrante.
Prêmios
2014
Finalista do Prêmio Jabuti - Categoria Direito.
2008
1º colocado no 15º Concurso para o ingresso na carreira de Procurador do Estado, Procuradoria Geral do Estado.
2004
1º lugar no concurso de monitoria em Direito Constitucional I e II, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Procuradoria do Estado do Rio de Janeiro. , Rua do Carmo n. 27. Sala 1025., Centro, 20011020 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 23329629, URL da Homepage:
Experiência profissional
2015 - Atual
Fundação Getúlio VargasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
Atividades
-
09/2015
Pesquisa e desenvolvimento, FGV Rio de Janeiro.,Linhas de pesquisa
-
08/2015
Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Direito, desenvolvimento e políticas públicas, Intervenção do Estado na Economia, Processo constitucional, Processo Legislativo, Teoria dos direitos fundamentais, Direito constitucional econômico, Teoria do direito constitucional
2013 - 2014
Universidade do Estado do Rio de JaneiroVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estágio-docente, Carga horária: 6
2010 - 2010
Universidade do Estado do Rio de JaneiroVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 20
2007 - 2007
Universidade do Estado do Rio de JaneiroVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estágio-docente, Carga horária: 6
Outras informações:
.
Atividades
-
07/2007 - 02/2014
Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Direito administrativo II, Direitos fundamentais, Direto administrativo I, Temas atuais de direito administrativo
2011 - 2013
Supremo Tribunal FederalVínculo: , Enquadramento Funcional: Assessor de Ministro, Carga horária: 40
2008 - Atual
Procuradoria do Estado do Rio de JaneiroVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Procurador do Estado
Atividades
-
06/2016
Ensino, Especialização/aperfeiçoamento, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Jurisdição constitucional contemporânea, Teoria dos direitos fundamentais, Direito constitucional econômico
Você é Felipe de Melo Fonte?
Que tal assumir essas informações?
Basta criar uma conta no Escavador e enviar uma forma de comprovante. São três passos:
Escolha uma dentre três formas de verificação: Facebook, CPF ou Documento com Foto.
O Escavador irá analisar a sua solicitação.
As informações presentes nessa página serão transferidas para a sua página do perfil.
Depois do processo concluído, quem acessar essa página será redirecionado para seu cantinho no Escavador, seunome.escavador.com. Onde você poderá fazer a sua reputação, conhecer gente antenada, se informar e até mesmo ganhar clientes. Tudo isso de graça!

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Felipe de Melo Fonte e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?