Antonio Carlos Chaves Ribeiro

Possui Bacharelado Em Química Fundamental pela Universidade de São Paulo (2002), mestrado em Ciências (Química Analítica) pela Universidade de São Paulo (2006) e doutorado em Química pela Universidade Federal de Goiás (2017). Atualmente é professor EBTT do Instituto Federal Goiano.Atua nas áreas de Química, Energias alternativas (Biomassa e células solares), Desenvolvimento de material digital de apoio ao ensino, Espectroscopia e Nanoestruturas de peptídeos.

Informações coletadas do Lattes em 24/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Química

2012 - 2017

Universidade Federal de Goiás
Título: A INFLUÊNCIA DA AUTO-ORGANIZAÇÃO DA DIFENILALANINA (FF) NA FOTOFÍSICA DE SISTEMAS FF/FLUORÓFOROS: UMA ABORDAGEM TEÓRICO-PRÁTICA
Tatiana Duque Martins. Coorientador: Rogério Custodio. Palavras-chave: Peptídeos; difenilalanina; auto organização; polímeros eletroluminescentes.Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Físico-Química / Especialidade: Espectroscopia.

Mestrado em Química (Química Analítica)

2003 - 2006

Universidade de São Paulo
Título: ELABORAÇÃO E ANÁLISE DO USO DE UM WEBSITE DE APOIO À DISCIPLINA DE LABORATÓRIO DE QUÍMICA ANALÍTICA QUANTITATIVA,Ano de Obtenção: 2006
Salete Linhares Queiroz.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Internet; Web; Ensino de química.Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem. Setores de atividade: Educação Superior.

Graduação em Bacharelado Em Química Fundamental

1995 - 2002

Universidade de São Paulo
Título: Efeitos da temperatura e concentração de glutaraldeído na estabilidade térmica do pericárdio bovino
Orientador: Gilberto Goissis
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Curso técnico/profissionalizante

1992 - 1994

Escola Estadual Conselheiro Antonio Prado

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2020 - 2020

Conceitos básicos de matemática financeira. (Carga horária: 5h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2013 - 2013

Extensão em Técnicas em Análises Ambientais. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.

2006 - 2006

Java 2. (Carga horária: 80h). , SENAI - Departamento Regional da Bahia, SENAI/DR/BA, Brasil.

2006 - 2006

Tableless 1. , Visie Padrões Web e Treinamentos em Tecnologia LTDA, VISIE, Brasil.

2000 - 2000

Orientação Para o Crédito. (Carga horária: 16h). , Serviço de Apoio À Micro E Pequenas Empresas de São Paulo, SEBRAE, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Físico-Química/Especialidade: Espectroscopia.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Energia / Subárea: Fontes Renováveis de Energia/Especialidade: Energia de Biomassa.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Tecnologia Educacional.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Analítica.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

RIBEIRO, Antonio Carlos Chaves . I ELPED - Encontro de Licenciaturas e Pesquisa em Educação. 2014. (Outro).

RIBEIRO, Antonio Carlos Chaves . Tenth Rio Symposium on atomic Spectrometry. 2008. (Congresso).

RIBEIRO, Antonio Carlos Chaves . Semana de Química da Uneb 2006. 2006. (Outro).

RIBEIRO, Antonio Carlos Chaves . 54th Annual Meeting of the ISE realizado em São Pedro - 31 de Agosto a 5 de Dezembro. 2003. (Congresso).

RIBEIRO, Antonio Carlos Chaves . 2a. Feira de profissões da USP - IIFEPUSP. 2002. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

II Congresso Nacional de Ensino de Ciências e Formação de Professores - CECIFOP. O uso de software educacional no processo de ensino e aprendizagem em cinética química. 2017. (Congresso).

IV seminario institucional do PIBID.Mini curso - Experimentos químicos para as séries iniciais. 2017. (Seminário).

II Encontro de licenciaturas e pesquisa em Educação.Atividade lúdica como recurso didático no ensino das ligações químicas. 2016. (Encontro).

I SEMINÁRIO DA REDE INTERNACIONAL DE ESCOLAS CRIATIVAS. 2014. (Seminário).

Pensando Educação profissional em Goiás formação de professores inclusão social lcial. 2013. (Outra).

2a. Jornada de Estética Aplicada - Epidermis. 2011. (Oficina).

I Seminário de Educação Superior. 2011. (Seminário).

25EDEQ- Encontro de Debates sobre o ensino de Química.Utilização de Tablet PC no apoio à disciplina prática de Ensino de Química para o nível Superior: Algumas percepções dos estudantes. 2005. (Encontro).

28a Reunião anual da Sociedade Brasileira de Química. Análise dos websites indicados por professores de Química e áreas correlatas no ensino superior do estado de S. Paulo. 2005. (Congresso).

I Workshop de Capacitação para o Ensino Superior: Estilos de Aprendizagem. 2005. (Outra).

V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.ELABORAÇÃO E ANÁLISE DO USO DE UM WEBSITE DE APOIO À DISCIPLINA DE LABORATÓRIO DE QUÍMICA ANALÍTICA QUANTITATIVA. 2005. (Encontro).

I Workshop do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino.SQM-206 Laboratório de Química Analítica Quantitativa. 2004. (Outra).

XXVI CLAQ / 27a RASBQ. Softwares na preparação de marterial didático para o ensino superior de química e de áreas correlatas: um survey exploratório. 2004. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Amanda Ferreira dos Reis

MARQUEZ, S. C.; MARTINS, C. M.;RIBEIRO, A C C. EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO DE QUÍMICA: PROPOSTAS METODOLÓGICAS PUBLICADAS NOS ENCONTROS NACIONAIS DE ENSINO DE QUÍMICA DE 2008 A 2016. 2018 - Instituto Federal Goiano.

MARCIAL, B. L.;RIBEIRO, Antonio Carlos Chaves; BORGES, R.. Provas e títulos para provimento de cargos de professor temporário EBTT. 2014. Instituto Federal Goiano - Campus Morrinhos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Christian Gonçalves Alonso

Martins, T. D.Custódio, R.Talhavini, M.Oliveira, A. E.Alonso, C. G.Sartoratto, P. P. C.. A influência da auto-organização da difenilalanina (FF) na fotofísica de sistemas FF/Fluoróforos: uma abordagem teórico-prática. 2017. Tese (Doutorado em Química) - Universidade Federal de Goiás.

Patrícia Pommé Confessori Sartoratto

MARTINS, T. D.; TALHAVINI, M.; CUSTODIO, R.; OLIVEIRA, Anselmo Elcana de; GONCALVES, C. A.;SARTORATO, P.P.C.. A INFLUÊNCIA DA AUTO-ORGANIZAÇÃO DA DIFENILALANINA (FF) NA FOTOFÍSICA DE SISTEMAS FF/FLUORÓFOROS: UMA ABORDAGEM TEÓRICO- PRÁTICA. 2017. Tese (Doutorado em Química) - Universidade Federal de Goiás.

Tatiana Duque Martins

Martins, Tatiana D.; TALHAVINI, M.; Custódio, R.; OLIVEIRA, A. E.; Sartoratto; GONCALVES, C. A.. A INFLUÊNCIA DA AUTO-ORGANIZAÇÃO DA DIFENILALANINA (FF) NA FOTOFÍSICA DE SISTEMAS FF/FLUORÓFOROS: UMA ABORDAGEM TEÓRICO- PRÁTICA.. 2017. Tese (Doutorado em Química) - Universidade Federal de Goiás.

Tatiana Duque Martins

Martins, Tatiana D.; Colmati junior, F.; ARRUDA, A. F.; Oliveira, A.E.. A AÇÃO DE NANOESTRUTURAS PEPTÍDICAS NA FOTOFÍSICA DE MOLÉCULAS E POLÍMEROS CONJUGADOS.. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Química) - Universidade Federal de Goiás.

Anselmo Elcana de Oliveira

de OLIVEIRA, A. E.; Colmati Jr., F.; ARRUDA, A. F.; MARTINS, T. D.. a ação de nanoestruturas peptídicas na fotofísica de moléculas e polímeros conjugados. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Química) - Universidade Federal de Goiás.

Salete Linhares Queiroz

QUEIROZ, Salete Linhares; MATOS, M. S.; GIORDAN, M.. Elaboração e análise de um website de apoio à disciplina de Laboratório de Química Analítica Quantitativa. 2006. Dissertação (Mestrado em Química (Química Analítica)) - Universidade de São Paulo.

Andréa Fernandes Arruda

MARTINS, T. D.;ARRUDA, A F ou Andrea F Arruda ou A F Arruda; de oliveira, A. E.. A ação de nanoestruturas peptídicas na fotofísica de moléculas e polímeros conjugados. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Química) - Universidade Federal de Goiás.

Marcelo Giordan Santos

GIORDAN, M.; MATOS, Maurício dos Santos; QUEIROZ, Salete Linhares. Elaboração e análise do uso de um website de apoio à disciplina de Laboratório de Química Analítica Quantitativa. 2006. Dissertação (Mestrado em Química (Química Analítica)) - Universidade de São Paulo.

Flavio Colmati Junior

Martins T. D.; ARRUDA, A. F; OLIVEIRA, A. E.;COLMATI, F.. A ação de nanoestruturas peptídicas na fotofísica de moléculas e plímeros conjugados. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal de Goiás.

Mauricio dos Santos Matos

QUEIROZ, S. L.; SANTOS, M. G.;MATOS, M. S.. Elaboração e Análise do Uso de um Website de Apoio à Disciplina de Laboratório de Química Analítica Quantitativa. 2006. Dissertação (Mestrado em Ciências (Química Analítica)) - Instituto de Química de São Carlos - USP.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Thaywane Azevedo Marques

Caracterização da qualidade da água da represa do Tijunqueiro localizada no município de Morrinhos; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Instituto Federal Goiano; Orientador: Antonio Carlos Chaves Ribeiro;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Gilberto Goissis

Efeitos da temperatura e concentração de glutaraldeído sobre a estabilidade térmica do pericárdio; 2000; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em bacharelado) - Instituto de Química de São carlos, Recursos Humanos para Atividades Estrategicas; Orientador: Gilberto Goissis;

Gilberto Goissis

Reticulação do pericardio bovino com glutaraldeido: efeito da temperatura e concentração; 1997; Iniciação Científica; (Graduando em bacharelado) - Instituto de Química de São carlos, Recursos Humanos para Atividades Estrategicas; Orientador: Gilberto Goissis;

Rogerio Custodio

A Influência da Auto-Organização da Difenilalanina (FF) na Fotofísica de Sistemas FF/Fluoróforos: Uma Abordagem Teórico-Prática; 2017; Tese (Doutorado em Química) - Universidade Federal de Goiás,; Coorientador: Rogério Custodio;

Tatiana Duque Martins

A ação de nanoestruturas peptídicas na fotofísica de moléculas e polímeros conjugados: uso em células solares e biossensores; ; 2017; Tese (Doutorado em Química) - Universidade Federal de Goiás,; Orientador: Tatiana Duque Martins;

Salete Linhares Queiroz

Elaboração e análise de um website de apoio à disciplina de Laboratório de Química Analítica Quantitativa; 2006; 0 f; Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Salete Linhares Queiroz;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

MARTINS, T. D. ; Recanelli, B. ; Ribeiro, A.C.C. ; Zeleke M. ; MAPHANGA, R. ; NARITA, V. ; LYTLE, J. ; SPAIC, A. ; BASSIONI, G. ; PESIC, M. ; HASSIM, M. H. ; KEFI, R. ; KHAN, S. N. ; ADEYEMO, O. K. ; MATIN, M. M. ; AYALON, L. . Women in Science Mentoring Program. 2016; Tema: Plataforma de interação entre jovens pesquisadores do mundo e pessoas interessadas na carreira científica para trocas de experiências, orientação, treinamento visando o desenvolvimento de suas habilidades profissionais. (Rede social).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2012 - 2012

    AVALIAÇÃO DE CONTAMINANTES NAS ÁGUAS DE AMPARO, PROVENIENTES DO DESCARTE INCORRETO DE EFLUENTES INDUSTRIAIS., Descrição: Uma das grandes preocupações mundiais atuais é a qualidade das águas. A água é um dos mais importantes componentes do ambiente. A história da civilização está intimamente associada à forma como o homem aprendeu a manipular e utilizar a água, e atualmente, é item indispensável a diversas atividades humanas (Alves et al., 2010). Porém, a água potável está se tornando escassa e sua demanda aumentando. Além da pressão social, leis governamentais estão se tornando cada vez mais restritivas quanto a despejos de poluentes em corpos dágua. A atividade industrial tem contribuído significativamente para o aumento nas concentrações de produtos químicos potencialmente tóxicos em águas, representando uma importante fonte de contaminação dos corpos aquáticos, principalmente quando consideramos que tais poluentes podem ser disseminados via cadeia alimentar (Rocha et al, 1985). Com o presente projeto, pretende-se pesquisar os possíveis contaminantes presentes na água de Amparo, através de um estudo sobre as atividades industriais desenvolvidas na cidade e em seguida recolher amostras e quantificar os poluentes, além de verificar se encontram dentro dos limites estabelecidos pelo CONAMA (CONAMA, 2005). , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Antonio Carlos Chaves Ribeiro - Integrante / Andréia Alves de Lima - Integrante / Demétrius Paiva Arçari - Integrante / Cristiane Imenes de Campos Bueno Zanin - Coordenador.

  • 2012 - 2012

    MONITORAMENTO DA AUTENTICIDADE DE AMOSTRAS DE AGUARDENTES PRODUZIDAS E COMERCIALIZADAS NA REGIÃO METROPOLITANA DE AMPARO., Descrição: A cachaça é uma bebida considerada símbolo nacional, sendo produzida por grandes produtores e por cerca de 30 mil pequenos e médios produtores de alambiques artesanais espalhados por todo país. A cachaça, bebida genuinamente nacional, é um produto de grande aceitação nos mercados interno e externo. Durante o processo de produção há alguns pontos críticos, ocorrendo a formação de contaminantes que podem afetar a qualidade da bebida, sendo necessário o conhecimento de sua composição química. Para assegurar a qualidade da cachaça e garantir a saúde do consumidor, a legislação brasileira estabelece diversos parâmetros físico-químicos e define também as quantidades máximas permitidas de alguns contaminantes (BRASIL, 2005). Pesquisadores bastante envolvidos com estudos de produção e qualidade da cachaça destacam que apesar da importância econômica e social da aguardente brasileira, são ainda muito escassos os estudos sobre sua qualidade. Porém, as crescentes exigências do mercado têm feito crescer a preocupação com a qualidade dessa bebida (CARDELLO & FARIA, 1998). , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) . , Integrantes: Antonio Carlos Chaves Ribeiro - Integrante / Andréia Alves de Lima - Integrante / Demétrius Paiva Arçari - Integrante / Cristiane Imenes de Campos Bueno Zanin - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Instituto Federal Goiano, IF Goiano - Campus Morrinhos. , BR 153, Km 633, zona rural, 75650000 - Morrinhos, GO - Brasil - Caixa-postal: 92, Telefone: (64) 34137900, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2012 - Atual

    Instituto Federal Goiano, IF Goiano

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor EBTT, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 01/2015

      Pesquisa e desenvolvimento , IF Goiano - Campus Morrinhos, .,Linhas de pesquisa

    • 06/2013

      Pesquisa e desenvolvimento , IF Goiano - Campus Morrinhos, .,Linhas de pesquisa

  • 2011 - 2012

    União das Instituições de Serviço, Ensino e pesquisa

    Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

    Atividades

    • 02/2011 - 07/2011

      Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Informática para Engenharias, Termodinâmica

    • 02/2011 - 07/2011

      Ensino, Química Industrial, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Inorgânica III

    • 02/2011 - 07/2011

      Ensino, Gestão Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Informática básica

    • 02/2011 - 07/2011

      Ensino, Administração e desenvolvimento de sistemas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Multimídia e Animação

    • 02/2011 - 07/2011

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Colegiado do curso de Engenharia da Produção, .,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Curso de Engenharia da Produção.

    • 02/2011 - 07/2011

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Colegiado do curso de Logística, .,Cargo ou função, Membro do Colegiado do curso de Logística.

    • 02/2011 - 07/2011

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Colegiado do curso de Gestão da Produção Industrial, .,Cargo ou função, Membro do Colegiado do curso de Gestão da Produção Industrial.

  • 2008 - 2010

    Universidade de Coimbra - Depto de Física

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Bolsista de investigação em Nível de Mestrado, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 05/2010 - 08/2010

      Pesquisa e desenvolvimento , Associação para o Desenvolvimento do Departamento de Física, .,Linhas de pesquisa

    • 10/2008 - 02/2010

      Pesquisa e desenvolvimento , Associação para o Desenvolvimento do Departamento de Física, .,Linhas de pesquisa

  • 2004 - 2005

    Instituto de Física e Química de São Carlos

    Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário do Programa P.A.E., Carga horária: 6

    Atividades

    • 02/2005 - 07/2005

      Estágios , Instituto de Química de São Carlos da Universidade de São Paulo, .,Estágio realizado, Voluntário com carga horária semanal de 6 horas junto à disciplina SQM-411-Análises Quantitativas (Prática).

    • 07/2004 - 12/2004

      Estágios , Instituto de Física e Química de São Carlos, .,Estágio realizado, Estágio na disciplina Laboratório de Química Analítica Quantitativa.

  • 2002 - 2003

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Estagiário na Seção Técnica de Informática do, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Como função principal, auxiliei na elaboração e manutenção do Website do Instituto.

  • 2000 - 2002

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Monitor de informática, Carga horária: 10

    Outras informações:
    Monitor do programa pró-aluno. Desenpenhando funções de manutenção da sala e auxílio aos alunos na utilização de softwares.

    Atividades

    • 08/2004 - 12/2004

      Estágios , Instituto de Química de São Carlos, .,Estágio realizado, Estágio PAE nas disciplina de Laboratório de Química Analítica Quantitativa.