Vanesa de Oliveira Pateis

Graduada em Bioquímica e Mestre em Ciências Biológicas. Experiência com Bioquímica Metabólica, especificamente em perfusão hepática.

Informações coletadas do Lattes em 26/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Ciências Biológicas (Biologia Celular)

2018 - Atual

Universidade Estadual de Maringá
Título: Determinação dos possíveis efeitos do tratamento com metil jasmonato microencapsulado sobre a inflamação sistêmica e o metabolismo hepático de ratos artríticos.,
Jurandir Fernando Comar.

Mestrado em Ciências Biológicas (Biologia Celular)

2015 - 2017

Universidade Estadual de Maringá
Título: Efeitos do aditivo alimetar hidroxiansol butilado (BHA) no metabolismo hepático,Ano de Obtenção: 2017
Adelar Bracht.Coorientador: Lívia Bracht. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Metabolismo; BHA; Perfusão Hepática.Grande área: Ciências Biológicas

Graduação em Bioquímica

2011 - 2014

Universidade Estadual de Maringá

Ensino Médio (2º grau)

2005 - 2007

Escola Estadual Tânia Varella Ferreira

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

IV Semana de Bioquímica. O aditivo de alimentos BHA modifica o metabolismo energético no fígado em perfusão isolada. 2018. (Congresso).

II Semana da Bioquímica e I Fórum do Curso de Bacharelado em Bioquímica da UEM Biq.Avaliação do fator de crescimento de fibroblasto 21: características bioquímicas e participação no metabolismo. 2014. (Encontro).

II Semana da Bioquímica e I Fórum do Curso de Bacharelado em Bioquímica da UEM Biq. 2014. (Encontro).

I Semana da Bioquímica - Pesquisa e Empreendedorismo Biotecnológico. 2012. (Encontro).

I Semana da Bioquímica - Pesquisa e Empreendedorismo Biotecnológico.Bioprospecção de Fungos Filamentosos Produtores de Lacase. 2012. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Elismari Rizato Martins Maciel

MARTINS-MACIEL, ELISMARI. R.; CAMPOS-SHIMADA, L. B.; GASPARIN, F. R. S.. Avaliação do fator de crescimento de fibroblasto 21: características bioquímicas e participação no metabolismo.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bioquímica) - Universidade Estadual de Maringá.

Fabiana Rodrigues Silva Gasparin

GASPARIN, F. R. S.; SHIMADA, L. B. C.; MACIEL, E. R. M.. Avaliação do fator de crescimento de fibroblasto 21: características bioquímicas e participação no metabolismo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bioquímica) - Universidade Estadual de Maringá.

Gabrielle Jacklin Eler

BRACHT, A.; BARBOSA, C. P.;ELER, Gabrielle Jacklin. Efeitos Metabólicos do Aditivo Alimentar BHA no Fígado de Rato em Perfusão. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Biologia Celular)) - Universidade Estadual de Maringá.

Lilian Brites Campos Shimada

MACIEL, E. R. M.; GASPARIN, F. R. S.;Campos-Shimada, L. B.. Avaliação do Fator de Crescimento de Fibroblasto 21: Características Bioquímicas e Participação no Metabolismo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bioquímica) - Universidade Estadual de Maringá.

Lilian Brites Campos Shimada

MARTINS-MACIEL, E. R.; TESSMAN, I. P. B.;Campos-Shimada, L. B.. Relatório Final do Estágio Curricular Supervisionado. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bioquímica) - Universidade Estadual de Maringá.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Elismari Rizato Martins Maciel

Avaliação do fator de crescimento de fibroblasto 21: características bioquímicas e participação no metabolismo; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bioquímica) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Elismari Rizato Martins Maciel;

Adelar Bracht

Efeitos metabólicos do aditivo alimentar BHA no fígado de rato em perfusão; 2017; Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Biologia Celular)) - Universidade Estadual de Maringá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Adelar Bracht;

JURANDIR FERNANDO COMAR

Ações do metil jasmonato microencapsulado sobre a inflamação sistêmica e o metabolismo hepático de ratos artríticos; Início: 2018; Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Celular)) - Universidade Estadual de Maringá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Lívia Bracht

Efeitos do aditivo alimentar hidroxianisol butilado (BHA) sobre o metabolismo hepático; 2017; Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Biologia Celular)) - Universidade Estadual de Maringá,; Coorientador: Livia Bracht;

Monique Cristine de Oliveira

Ações do metil jasmonato microencapsulado sobre a inflamação sistêmica e o metabolismo hepático de ratos artríticos; Início: 2018; Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Celular)) - Universidade Estadual de Maringá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Coorientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Determinação dos possíveis efeitos do tratamento com metil jasmonato microencapsulado sobre a inflamação sistêmica e o metabolismo hepático de ratos artríticos., Descrição: O MeJA oralmente administrado foi efetivo em diminuir a inflamação e o estresse oxidativo sistêmico (plasma e fígado) em ratos com artrite induzida por adjuvante, um modelo experimental que compartilha muitas semelhanças com a artrite reumatoide humana. Esta ação foi atribuída à capacidade do MeJA de inibir a síntese de citocinas pró-inflamatórias (via inibição do fator nuclear kapa B (NFkB)) e também por aumentar a atividade do sistema antioxidante hepático, o que parece ser mediado pelo fator nuclear eritroide 2 relacionado ao fator 2 (Nfr2). Entretanto, as doses efetivas de MeJA administradas oralmente forammuito altas (150-300 mg/Kg) e formulações que melhorem a sua biodisponibilidade deveriam ser testadas, como por exemplo, microencapsulação em partículas lipídicas sólidas. o objetivo do presente projeto é avaliar os efeitos do metil jasmonato (MeJA), na forma livre e como micropartículas lipídicas sólidas, sobre a inflamação, perfil glicêmico, estresse oxidativo e metabolismo hepático de ratos saudáveis e com artrite 5 induzida por adjuvante. Ratos machos da linhagem Holtzman serão divididos em oito grupos: controles e artríticos tratados com óleo de milho, MeJA 300 mg/Kg, micropartículas vazias ecom MeJA 75 mg/kg. As micropartículas de MeJA serão preparadas com cera de carnaúba e caseinato de sódio.A artrite será induzida com o adjuvante completo de Freund e o MeJA será administrado via oral (gavagen) diariamente durante 18 dias após a indução da artrite. Aexpressão hepática do fator de transcrição Nrf2 será adicionalmente determinada por western blot. O Nfr2 estimula a expressão de muitos genes associados ao sistema antioxidante celular e, se confirmado, este efeito do MeJA poderia ser adicionalmente explorado como uma alternativa terapêutica em condições inflamatórias associadas com acentuado estresse oxidativo sistêmico, como aquele que ocorre na artrite reumatoide severa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Vanesa de Oliveira Pateis - Coordenador / Jurandir Fernando Comar - Integrante.

  • 2012 - 2012

    Seleção de basidiomicetos produtores de enzimas lignolíticas e hábeis na deslignificação biológica de resíduos lignocelulósicos, Projeto certificado pela empresa EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUARIA em 22/03/2013., Descrição: O objetivo do trabalho foi avaliar a eficiência dos fungos causadores da podridão branca da madeira e suas enzimas como pré-tratamento biológico para deslignificação de fibras lignocelulósicas visando a facilitação da sacarificação enzimática da fração celulósica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Vanesa de Oliveira Pateis - Integrante / Rosane Marina Peralta - Coordenador., Financiador(es): Embrapa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Bolsa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2015 - 2017

Universidade Estadual de Maringá

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluna de Mestrado, Regime: Dedicação exclusiva.