Letícia Cobra Lima

Leticia Cobra Lima é uma estudante de Ph.D. no departamento de História da Arte e Arquitetura da Universidade da Califórnia em Santa Barbara (UCSB), cuja dissertação investiga o meio da assemblagem na América do Sul, em obras de arte produzidas entre 1960 e 1999, com uma perspectiva decolonial e feminista. Sua pesquisa enfoca a maneira como o este meio foi utilizado no Brasil, Argentina, Colombia e Venezuela - na intersecção entre o extrativismo colonial do passado e os desafios políticos, econômicos e sociais daquele momento - para derivar um léxico idiossincrático do meio da assemblagem que complica suas convencionadas origens no modernismo europeu ao realocá-lo para o Sul Global, e enfatizando a prática de artistas mulheres e queer, como Marisol, Farnese de Andrade, Hélio Oiticica, Feliza Bursztyn e Doris Salcedo. Ela recebeu a bolsa curatorial Murray Roman do Art, Design & Architecture Museum (UCSB) nos anos letivos de 2019-2020 e 2020-2021. Sua atuação transnacional inclui intercâmbio constante com instituições sul-americanas. Em 2018, foi convidada pela Fundação Nacional de Artes para ensinar workshops teórico-práticos sobre abordagens feministas à História da Arte, e colaborou com o artista Bruno Moreschi numa obra de arte virtual para o projeto "Outra 33 Bienal," um laboratório sobre e arquivo alternativo para a 33a Bienal de São Paulo. Letícia Cobra Lima é graduada em Design Gráfico pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e em Artes Plásticas pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), além de mestra em Artes Visuais pela mesma instituição.

Informações coletadas do Lattes em 30/04/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em History of Art and Architecture

2017 - Atual

University of California - Santa Barbara
Título: Becoming-Minor: South American Assemblage Art, 1960-1999,
Orientador: Prof. Jenni Sorkin
Palavras-chave: Assemblagem; Artistas Mulheres e Queer; América do Sul; Escultura.Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Mestrado em Artes Visuais

2012 - 2014

Universidade do Estado de Santa Catarina
Título: Práticas Feministas enquanto Antagonismo: Incursões Artisticopolíticas Anti-hegemônicas,Ano de Obtenção: 2014
Nara Beatriz Milioli Tutida.Bolsista do(a): Programa de Bolsas de Monitoria de Pós-Graduação - PROMOP/UDESC, PROMOP/UDESC, Brasil. Palavras-chave: Feminismo; Antagonismo; Mulheres Artistas; Processos Artísticos.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes / Especialidade: História da Arte.

Graduação em Artes Plásticas

2007 - 2015

Universidade do Estado de Santa Catarina
Título: Ciclo de Oficinas em Intervenção Urbana e Publicação Independente para Meninas e Mulheres
Orientador: Nara Beatriz Milioli Tutida

Graduação em Design Gráfico

2007 - 2010

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: A Estética do Palimpsesto: O Design Gráfico como Escritura
Orientador: Richard Perassi Luiz de Sousa

Formação complementar

2016 - 2016

Bordado moderno: técnicas mistas em quadro de bastidor. (Carga horária: 9h). , eduK, EDUK, Brasil.

2014 - 2015

Francês - Nível A2. (Carga horária: 100h). , Aliança Francesa Florianópolis, AF, Brasil.

2014 - 2014

4º Curso de Curta Duração em Gênero e Feminismo. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2013 - 2014

Francês - Nível A1. (Carga horária: 100h). , Aliança Francesa Florianópolis, AF, Brasil.

2001 - 2005

Formação completa em nível de proficiência. , Cultura Inglesa, CI, Brasil.

1995 - 2000

Formação básica em inglês. , Curso Oxford, CO, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Lê Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Design Gráfico.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Plásticas.

Organização de eventos

SILVA, M. C. R. F. ; LIMA, L. C. ; BASTOS, Y. F. ; BORN, R. M. . Recalculando a Rota. 2016. (Exposição).

LIMA, L. C. . Ciclo de Oficinas em Intervenção Urbana e Publicação Independente para Meninas e Mulheres. 2015. (Outro).

LIMA, L. C. ; CARDOSO, C. O. ; LUHMANN, B. ; AZEVEDO, I. ; BORTUCAN, V. ; FREITAS, C. ; BARRETO, K. ; PLAZA, M. ; TAVARES, C. ; BORN, R. ; MACALINI, E. ; SIMONETTI, M. ; AMARAL, M. ; CHECLUSKI, S. ; FERNANDES, C. ; LEE, T. ; MARI, R. ; MEURER, J. ; SILVA, M. C. R. F. . VIII Ciclo de Investigações em Artes Visuais: Irradiações Contemporâneas. 2013. (Outro).

Participação em eventos

2nd Latin American and Iberian Studies International Graduate Student Conference (UCSB). Pixo and the Invisible Theater in the 28th São Paulo Biennial. 2021. (Congresso).

12th Annual Graduate Visual Arts Symposium (UCSD).At the Edge: The Halliburton House, Biography and Queer Space. 2019. (Simpósio).

3rd Annual Berkeley/Stanford Graduate Art History Symposium.Pixo and the Invisible Theater in the 28th São Paulo Biennial. 2019. (Simpósio).

The 3rd Annual SGS Conference - Transgressing Fortified Global Borders.Pixo and the Invisible Theater in the 28th São Paulo Biennial. 2019. (Simpósio).

The Art History Graduate Student Association 44th Annual Symposium (UCSB).At the Edge: The Halliburton House, Biography and Queer Space. 2019. (Simpósio).

UCLA Art History Graduate Symposium.Pixo and the Invisible Theater in the 28th São Paulo Biennial. 2018. (Simpósio).

A arte feminista e a crítica cultural. 2016. (Seminário).

Parque Gráfico Feira de Arte Impressa.Debate Empoderamento Feminino e Publicações Independentes. 2016. (Outra).

6ª edição do Projeto Armazém. Eu me recuso a colaborar com os mecanismos que me oprimem, Mero detalhe (O artista é um homem), O olhar masculino rouba, Coleção de colagens. 2015. (Exposição).

Aula Aberta sobre o uso do espaço público. 2015. (Outra).

IV Seminário Internacional Gênero, Cultura e Mudança. 2015. (Seminário).

5ª edição do Projeto Armazém. Recusa, Mero Detalhe, Sofrimento do povo e Sem título (Aerobics). 2014. (Exposição).

X Encontro do Grupo de Pesquisa Educação, Arte e Inclusão.Fanzine: Introdução à Teoria e Prática. 2014. (Oficina).

3ª Edição do Projeto Armazém. Recusa, Mero Detalhe, Sofrimento do povo e Sem título (Aerobics). 2013. (Exposição).

a.e.t. [ativador de espacialidades temporárias]. 2013. (Oficina).

Fazendo Gênero 10 - Desafios Atuais dos Feminismos. 2013. (Encontro).

Núvem Arquipélago.Ilha ao Meio-dia. 2013. (Oficina).

Oficina de Publicação - Fanzine com Guilherme Falcão.Vision and Difference. 2013. (Oficina).

Encuentro Latinoamericano de Diseo - Universidad de Palermo. 2012. (Encontro).

Militância e Academia nas Publicações Feministas: 20 anos da Revista de Estudos Feministas. 2012. (Seminário).

Seminário Poder & Estado: uma visão anarquista. 2012. (Seminário).

Soma ? Ciclo de Oficinas de Artes Visuais ? Processo de Criação em Artes Visuais. 2012. (Oficina).

IV Seminário Leitura de Imagens para a Educação: múltiplas mídias. 2011. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: Jorge Luiz Miguel

LIMA, F. C.; FELIX, R.;LIMA, L. C.. Os Sentidos da Cultura: Reflexões Críticas sobre Relatos de Experiências pós-Arte no Campo. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Arte no Campo) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Comissão julgadora das bancas

Israel de Alcântara Braglia

LIMA, Letícia Cobra; PERASSI, Richard;BRAGLIA, Israel de Alcântara. A estética do palimpsesto: o design gráfico como escritua. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Mário César Coelho

SOUZA; BRAGLIA, I.;COELHO, M. C.; CAMARGO, I. A.. A Estética do Palimpsesto: o Design Gráfico como escritura. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Nara Beatriz Milioli Tutida

TUTIDA, Milioli Nara; FAZZOLARI, C.; LIMA, F. C.; MIRANDA, M. B.. Incursões artísticos políticas anti-hegemônicas: Práticas feministas enquanto antagonismo. 2014. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Nara Beatriz Milioli Tutida

TUTIDA, Milioli Nara. Por uma arte feminista - resistência, dissidência política. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Artes Visuais) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Nara Beatriz Milioli Tutida

TUTIDA, Milioli Nara; Pereira, J. C.; STOLF, R.. ciclo de oficinas em Intervenção Urbana e PublicaCão independente para meninas e mulheres. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Richard Perassi Luiz de Sousa

Perassi, R.BRAGLIA, I.COELHO, Mário César.CAMARGO, I.. A estética do palimpsesto: o design gráfico como escritura. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Design) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Maria Raquel da Silva Stolf

TUTIDA, Nara Milioli; PEREIRA, J. C.;STOLF, M. R. S. ou STOLF, Raquel. Ciclo de Oficinas em Intervenção Urbana e Publicação Independente para Meninas e Mulheres. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Fátima Costa de Lima

LIMA, F.C.; TUTIDA, N. B. M.;MIRANDA, M. B.FAZZOLARI, C.. Incursões Artísticas Anti-Hegemônicas: Práticas Feministas enquanto Antagonismos. 2014. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Fátima Costa de Lima

LIMA, F.C.; TUTIDA, N. M.;FAZZOLARI, C.. Por uma Arte Feminista: Resistência/Dissidência Política. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Artes Visuais) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Juliana Crispe

MILIOLI, Nara.; STOLF, M. R. S.;PEREIRA, JULIANA CRISTINA. Ciclo de oficinas em intervenção urbana e publicação independente para meninas e mulheres. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Artes Plásticas) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Foi orientado por

Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva

Criação e consolidação do Laboratório Virtual de Arte Interativa para Públicos Especiais - LAVAIPE; 2014; Orientação de outra natureza - Universidade do Estado de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva;

Nara Beatriz Milioli Tutida

Práticas Feministas enquanto Antagonismo: Incursões Artisticopolíticas Anti-hegemônicas; 2014; Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Universidade do Estado De Santa Catarina; Orientador: Nara Beatriz Milioli Tutida;

Nara Beatriz Milioli Tutida

ciclo de oficinas em Intervenção Urbana e PublicaCão independente para meninas e mulheres; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Visuais) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Nara Beatriz Milioli Tutida;

Richard Perassi Luiz de Sousa

A estética do palimpsesto: design gráfico como escritura; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Design) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Richard Perassi Luiz de Sousa;

Sandra Makowiecky

Linda Poll_ Imagem-acontecimento: contemporizações da modernidade artística em Santa Catarina; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em Artes Visuais) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Sandra Makowiecky;

Produções bibliográficas

  • LIMA, L. C. . Arte feminista enquanto prática antagonista. Revista Valise , v. 4, p. 137-153, 2014.

  • COBRA LIMA, L. . Pessoas com Deficiência e o Protagonismo no Equipamento Cultural Brasileiro: Uma Introdução. In: Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva. (Org.). Arte e Tecnologia: Contribuições para a Educação Estética de Públicos Especiais. 1ed.Goiânia: C&A Alfa Comunicação, 2018, v. , p. 97-112.

  • LIMA, L. C. ; MAKOWIECKY, S. . Linda Poll: uma transubstanciação artística do Viver-junto. In: MAKOWIECKY, S; CHEREM, R. M.. (Org.). Fragmentos-Construção II: imagem-acontecimento. 1ed.Florianópolis: Editora COAN, 2013, v. 1, p. 174-186.

  • COBRA LIMA, L. ; CAO, J. . The Schoolhouse and the Bus. Art Practical, San Francisco, California, 27 fev. 2018.

  • COBRA LIMA, L. . Passeio Lambe-lambe. In: XI Ciclo de Investigações em Artes Visuais do PPGAV / UDESC, 2016, Florianópolis. Anais XI Ciclo de Investigações em Artes Visuais do PPGAV / UDESC. Florianópolis: Universidade do Estado de Santa Catarina, 2016. p. 445-448.

  • COBRA LIMA, L. . Ciclo de Oficinas em Intervenção Urbana e Publicação Independente para Meninas e Mulheres. In: XI Encontro do Grupo de Pesquisa Educação, Artes e Inclusão, 2015, Florianópolis. Anais do XI Encontro do Grupo de Pesquisa Educação, Artes e Inclusão. Florianópolis: CEART/UDESC, 2015.

  • LIMA, L. C. . O Olhar Masculino sobre a Arte. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • LIMA, L. C. . Incursões Artisticopolíticas Anti-hegemônicas (Ensaio Visual). 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MAKOWIECKY, S. ; LIMA, L. C. . LADO A LADO DE LINDA POLL - Uma transubstanciação artística do Viver-junto. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • TUTIDA, Nara Milioli ; LIMA, L. C. . Participação na publicação coletiva Clube Nunca Só Para Nós com 'Verão Urgente'. Florianópolis: UDESC, 2014 (Publicação coletiva/Livro).

  • LIMA, L. C. . Participação na publicação coletiva Núvem n 6 com 'Ilha ao Meio-dia'. Florianópolis: Projeto de Extensão Relevo-móvel, 2013 (Publicação coletiva/Revista).

  • LIMA, L. C. . Participação na publicação coletiva Marmitex n 1 com 'Mero Detalhe'. Florianópolis: Frutinhas Publications, 2013 (Publicação coletiva/Revista).

Outras produções

COBRA LIMA, L. . Feminismo nas Artes Visuais: Construções Coletivas. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

COBRA LIMA, L. ; OLIVEIRA, S. G. B. ; NOGUEIRA, M. P. ; SILVA, M. C. R. F. ; ANTUNES, D. L. . Formação de Agentes Culturais da Juventude Camponesa - Módulo E - DESIGN GRÁFICO - Residência Agrária Jovem. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

COBRA LIMA, L. ; OLIVEIRA, S. G. B. ; NOGUEIRA, M. P. ; SILVA, M. C. R. F. ; ANTUNES, D. L. . Formação de Agentes Culturais da Juventude Camponesa - Módulo E - DESIGN GRÁFICO - Residência Agrária Jovem. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

COBRA LIMA, L. ; OLIVEIRA, S. G. B. ; NOGUEIRA, M. P. ; SILVA, M. C. R. F. ; ANTUNES, D. L. . Formação de Agentes Culturais da Juventude Camponesa - Módulo E - DESIGN GRÁFICO - Residência Agrária Jovem. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

COBRA LIMA, L. ; OLIVEIRA, S. G. B. ; NOGUEIRA, M. P. ; SILVA, M. C. R. F. ; ANTUNES, D. L. . Formação de Agentes Culturais da Juventude Camponesa - Módulo E - DESIGN GRÁFICO - Residência Agrária Jovem. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MIGUEL, J. L. ; COBRA LIMA, L. . Feminismo e Assuntos de Gays e Lésbicas na Arte Contemporânea. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

LIMA, L. C. . Ciclo de Oficinas em Intervenção Urbana e Publicação Independente para Meninas e Mulheres. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MIGUEL, J. L. ; LIMA, L. C. . Feminismo e Assuntos de Gays e Lésbicas na Arte Contemporânea. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

LIMA, L. C. ; MAKOWIECKY, S. . História do Museu da Escola de Santa Catarina (livreto informativo). 2012. (Editoração/Outra).

LIMA, L. C. ; MAKOWIECKY, S. . História do Prédio do Museu da Escola Catarinense (livreto informativo). 2012. (Editoração/Outra).

COBRA LIMA, L. . Verão Urgente. 2017. Gravura.

COBRA LIMA, L. . Passeio Lambe-lambe - XI Ciclo de Investigações PPGAV-UDESC. 2016. Intervenção Urbana.

COBRA LIMA, L. . Verão Urgente. 2016. Outra.

COBRA LIMA, L. . Passeio Lambe-lambe - Eventinho ArteSESC Confluências Santa Catarina. 2015. Intervenção Urbana.

LIMA, L. C. . Contra todo otimismo civilizatório. 2014. Intervenção Urbana.

LIMA, L. C. ; BARRETO, A. ; LUHMANN, B. ; CARDOSO, C. O. ; RESING, D. S. ; SIMONETTI, M. ; FACCO, M. ; SCHIOCCHET, M. ; DUENHA, M. ; CHICA, O. ; MELIM, R. ; SCHULTZ, V. . Publicação de artista Hay en Portugués?, número dois, produzida disciplina Performance, ministrada por Regina Melim, no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, CEART/UDESC. 2013. Outra.

LIMA, L. C. . Recusa. 2012. Intervenção Urbana.

Prêmios

2015

Prêmio Catarinense de Bolsa de Trabalho, Intercâmbio e Residência, Fundação Catarinense de Cultura.

2005

Certificate of Proficiency in English, Cambridge University.

Histórico profissional

Experiência profissional

2019 - 2021

University of California - Santa Barbara

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: AD&A Museum Internship Program Coordinator, Carga horária: 20

Outras informações:
AD&A Museum Internship Seminar (Fall 2019, Winter 2020, Spring 2020, Fall 2020, Winter 2021, Spring 2021)

2017 - 2018

University of California - Santa Barbara

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Teaching Assistant, Carga horária: 20

Outras informações:
Art Survey I: Ancient - Medieval (Fall 2017) Art Survey II: Renaissance - Baroque (Winter 2018) Art Survey III: Modern - Contemporary (Spring 2018).

2013 - 2013

Universidade Federal de Santa Catarina

Vínculo: Monitora em evento, Enquadramento Funcional: Monitoria, Carga horária: 20

Outras informações:
Monitora do Seminário Internacional Fazendo Gênero 10 - Desafios Atuais dos Feminismos que se realizou em Florianópolis, Santa Catarina, entre 16 a 20 de setembro de 2013 e foi promovido pelo Centro de Filosofia e Ciências Humanas, pelo Centro de Comunicação e Expressão, bem como por outros Centros da UFSC, em parceria com o Centro de Ciências Humanas e da Educação da UDESC.

2009 - 2010

Universidade Federal de Santa Catarina

Vínculo: Bolsa de Pesquisa e Extensão, Enquadramento Funcional: Designer Gráfico, Carga horária: 20

Outras informações:
Atuação no Núcleo de Design Social. Desenvolvimento de projeto gráfico visando a estruturação e produção da exposição "100 anos de Levi-Strauss", idealizada pelo núcleo de Antropologia do Universidade Federal de Santa Catarina. Desenvolvimento conceitual, aplicação gráfica e espacial da exposição em parceria com o núcleo de Arquitetura da mesma instituição. Produtos: sistema de identidade visual, material de divulgação (folder, marcador de página, cartazes), sistema de sinalização interno, placares informativos (que compunham a ambiência de exposição).

2014 - 2016

Universidade do Estado de Santa Catarina

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Apoio Técnico a Pesquisa do CNPq, Carga horária: 20

Outras informações:
Bolsista de Apoio Técnico a Pesquisa do CNPq - Nível 1A atuante no projeto Laboratório Virtual de Arte Interativa para Públicos Especiais (LAVAIPE/UDESC).

2014 - 2014

Universidade do Estado de Santa Catarina

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora de Gravura, Carga horária: 12

Outras informações:
A disciplina de Processo Gráfico é direcionada aos alunos da 2ª fase do Curso, ou seja, alunos que ainda precisam de orientação para desenvolver autonomia na prática da gravura, já que cursaram apenas a matéria de Introdução à Linguagem Gráfica. Considerando que há diversas ferramentas, substâncias químicas e maquinário específico, muitas vezes o professor não pode orientar e auxiliar todos os alunos simultaneamente. Assim, é necessária uma orientação extra que esclareça quanto à utilização desses materiais para evitar acidentes, bem como garantir a manutenção e bom funcionamento do ateliê.

2012 - 2012

Universidade do Estado de Santa Catarina

Vínculo: Bolsa de Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

Outras informações:
Grupo de Estudos de Percepções e Sensibilidades. Pesquisa e desenvolvimento para o artigo: LADO A LADO DE LINDA POLL - Uma transubstanciação artística do Viver-junto