Katielen Bissolotti

Doutoranda em Design no Programa de Pós-graduação da UFRGS, Mestre em Design pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de Santa Catarina. Especialista em Informática na Educação pela PUC-RS, com formação em Bacharel em Tecnologias Digitais pela Universidade de Caxias do Sul. Atuou junto a Universidade de Caxias do Sul como Design Instrucional, desenvolvendo trabalhos para os cursos EAD. Fui bolsista do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul no NAPNE. E integrante nos seguintes projetos de pesquisa da Universidade de Caxias do Sul: OTICSSS; Grupo ARTECNO, no Laboratório NTAV; Massi. Possui curso de extensão em Design Gráfico pela UNISINOS/Alfamídia. Atualmente Coordenadora e professora do curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário CNEC de Bento Gonçalves e professora dos cursos de Design Gráfico, Produto e Moda da FTEC Bento Gonçalves.

Informações coletadas do Lattes em 26/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Design e Expressao Gráfica

2014 - 2016

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: RECOMENDAÇÕES DE ELEMENTOS GAMIFICADOS EM PRÁTICAS PROJETUAIS PARA AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM,Ano de Obtenção: 2016
Alice Theresinha Cybis Pereira.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Gamificação; elementos dos games; ambientes virtuais de aprendizagem; mídia; design de interface.

Especialização em Informatica na Educacao

2011 - 2012

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Título: Recomendações de usabilidade para o desenvolvimento de interfaces de Software Educacional
Orientador: Letícia Lopes Leite

Graduação em Programa Especial de Formação Pedagógica

2011 - 2013

Universidade de Caxias do Sul

Graduação em Tecnologias Digitais

2005 - 2010

Universidade de Caxias do Sul
Título: Interface colaborativa para aprendizagem de autômatos finitos utilizando TABLET PC
Orientador: João Luiz Tavares da Silva

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2019 - 2019

Gestão Estratégica - Uma jornada para o futuro. (Carga horária: 100h). , Superintendência Nacional da CNEC, SNCNEC, Brasil.

2018 - 2018

Qualificação Docente 2018. (Carga horária: 9h). , Faculdade Cenecista Bento Gonçalves, CNEC, Brasil.

2017 - 2017

Capacitação de Docentes FTEC Bento Gonaçalves. (Carga horária: 4h). , Faculdade de Tecnologia da Serra Gaúcha, FTSG, Brasil.

2013 - 2013

Workshop de Edição de Vídeo. (Carga horária: 5h). , BEVED, BEVED, Brasil.

2011 - 2011

Extensão universitária em Capacitação de Professores para EAD - 6ª Edição. (Carga horária: 80h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.

2010 - 2010

Extensão universitária em Composição e Animação Utiliando After Effects. (Carga horária: 18h). , Universidade Feevale, FEEVALE, Brasil.

2010 - 2010

Idioma - Francês. (Carga horária: 100h). , International Language Schools of Canada, ILSC, Canadá.

2009 - 2009

Extensão universitária em Desenvolviment de Cenários e Personagens em 3D. (Carga horária: 60h). , Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.

2007 - 2008

Extensão universitária em Design Gráfico. (Carga horária: 160h). , Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

#conversando.com - Economia Criativa como Geração de REnda. 2017. (Seminário).

Insert Brasil. 2012. (Congresso).

Diseo em Palermo. 2010. (Congresso).

Oficina de Libras. 2010. (Oficina).

6° Bienal de Cultura da UNE.Tecnologias Digitais na Produção Artística: Ambientes imersivos em realidade virtual à realidade misturada (Abordagem Prática e Teórica). 2009. (Outra).

II Gamepad. 2009. (Seminário).

Palestra " Aprendendo através das Neurociências". 2009. (Encontro).

2 Salão Campus 8.Work Inside. 2008. (Outra).

7 Portal das Profissões. 2008. (Encontro).

Palestra com a curadora Nina Czegledy. 2008. (Encontro).

"Videogame: mídia e liberdade" - Prof. Dr. Roger Tavares - PUC/SP. 2007. (Seminário).

6 Portal das Profissões. 2007. (Encontro).

Concepção de Interfaces 3D ? Associando método científico à Criatividade - Profa. Dra. Luciana Porsher Nedel. 2006. (Seminário).

Cyberpunk ? Estética, Comunicação e Cibercultura - Prof. Dra. Adriana Amaral. 2006. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Diego Roblado Martins e Ozeias dos Santos Dorneles

BISSOLOTTI, K.; MENEGOTTO, R. R.; BROILO NETO, G.. Desenvolvimento de um aplicativo para Transporte Público. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Produto) - Faculdade de Tecnologia da Serra Gaúcha - Bento Gonçalves.

Aluno: Simone Sachet

BISSOLOTTI, K.; MENEGOTTO, R. R.; BROILO NETO, G.. Desenvolvimento de uma marca e embalagem para um kit de artesanato em vidro. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Gráfico) - Faculdade de Tecnologia da Serra Gaúcha - Bento Gonçalves.

Aluno: Giancarlo Schmitz e Marcelo Possebon

BISSOLOTTI, K.; MENEGOTTO, R. R.; BROILO NETO, G.. Desenvolvimento de uma extensão elétrica vintage à luz do Design. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Produto) - Faculdade de Tecnologia da Serra Gaúcha - Bento Gonçalves.

Aluno: Douglas Marin

BISSOLOTTI, K.; MENEGOTTO, R. R.; BROILO NETO, G.. Desenvolvimento de projeto fotográfico com mensagem crítica enfatizando o desrespeito humano no cotidiano. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Produto) - Faculdade de Tecnologia da Serra Gaúcha - Bento Gonçalves.

Aluno: Daiane Cavalini Perin

CORSO, Aline;BISSOLOTTI, K.; MERSONI, C.. TODO SER HUMANO É UMA OBRA DE ARTE?: CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN NAS RELEITURAS DA FOTÓGRAFA SOELA ZANI. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Cenecista Bento Gonçalves.

Aluno: Jonas Luvisa

MERSONI, C.;BISSOLOTTI, K.; FAILLACE, R. R.. A FOTOGRAFIA COMO DISPARADORA DO GATILHO DA MEMÓRIA?: APLICAÇÃO À HISTÓRIA DA RELIGIOSIDADE DE MONTE BELO DO SUL (RS). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Cenecista Bento Gonçalves.

Aluno: Marcos Ricardo Fardo

FAILLACE, R. R.; LOVERA, V.;BISSOLOTTI, K.. DO JUKEBOX DIGITAL AO SPOTIFY: uma investigação do consumo de música sob a perspectiva dos usuários e artistas de Bento Gonçalves - RS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Cenecista Bento Gonçalves.

Aluno: Tanise Vieira Borks

CORSO, Aline;BISSOLOTTI, K.; FAILLACE, R. R.. ALEGRIA PARA TODOS OS GOSTOS?: UMA ANÁLISE DA FANPAGE DA LACTA NO FACEBOOK. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Cenecista Bento Gonçalves.

Aluno: Roberto Seben Rossatto

CORSO, Aline;BISSOLOTTI, K.; FAILLACE, R. R.. CONECTANDO PESSOAS E LUGARES: PERCEPÇÃO DOS USUÁRIOS DOS APLICATIVOS FOURSQUARE E SWARM COM RELAÇÃO AO CHECK-IN. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Cenecista Bento Gonçalves.

Aluno: Jéssica Paese

CORSO, Aline;BISSOLOTTI, K.; FAILLACE, R. R.. O PUBLIEDITORIAL E A PUBLICIDADE VELADA NO INSTAGRAM: UM ESTUDO DOS PERFIS @JUJUSALIMENI @TACIELEALCOLEA E @MARINARUYBARBOSA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Cenecista Bento Gonçalves.

Aluno: Taís de Campos

CORSO, Aline;BISSOLOTTI, KATIELEN; FAILLACE, R. R.. MULHERES NOTÁVEIS: ANÁLISE DOS RETRATOS QUE COMPÕEM O CALENDÁRIO PIRELLI 2016 PRODUZIDO PELA FOTÓGRAFA ANNIE LEIBOVITZ. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Cenecista Bento Gonçalves.

Aluno: Alcione João Bernardi e Everton Damiani

SCHULZ, F. E.;BISSOLOTTI, K.; FARINA, E.. Bar Cultural. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Produto) - Faculdade de Tecnologia da Serra Gaúcha - Bento Gonçalves.

Aluno: Jhuly Ziliotto

CORSO, Aline;BISSOLOTTI, KATIELEN; LOVERA, V.. A divulgação das três etapas dos megaeventos musicais (Pré-Evento, Evento e Pós Evento) nas redes sociais digitais: Um estudo da Fanpage do Rock In Rio no Facebook. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Cenecista Bento Gonçalves.

Aluno: Jéssica Konzen

LOVERA, V.;BISSOLOTTI, KATIELEN; CORSO, Aline. Um estudo sobre a Construção de marcas de valor e do Comportamento do Consumidor frente aos aspectos identificados - Uma análise do caso Nescafé. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Cenecista Bento Gonçalves.

Aluno: Alan Miguel

LOVERA, V.;BISSOLOTTI, KATIELEN; CORSO, Aline. Identidade artística da banda de Power Metal Arkariot: Uma análise mercadológica. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Cenecista Bento Gonçalves.

Aluno: Jenifer dos Santos

CORSO, Aline;BISSOLOTTI, KATIELEN. O atendimento publicitário como agente decisivo na fidelização de clientes de agências de publicidade. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Cenecista Bento Gonçalves.

Aluno: Ana Paula Biondo

CORSO, Aline;BISSOLOTTI, KATIELEN. A representação feminina e a noção de diversidade na campanha ?A beleza nos meus próprios termos #minhabelezaminhaescolha? da DOVE. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Cenecista Bento Gonçalves.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Milton Luiz Horn Vieira

PEREIRA, A. T. C.GONÇALVES, B. S.VIEIRA, M. L. H.. RECOMENDAÇÕES DE ELEMENTOS GAMIFICADOS EM PRÁTICAS PROJETUAIS NA EDUCAÇÃO. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Design) - Universidade Federal de Santa Catarina.

ELISA BOFF

SILVA, Joao Luis Tavares da;BOFF, Elisa.; De Carli, Ana Mery Sehbe. Interface colaborativa para aprendizagem de autômatos finitos utilizando tablet pc. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Tecnologias Digitais) - Universidade de Caxias do Sul.

Vânia Ribas Ulbricht

PEREIRA, A. T. C.GONCALVES, B.ULBRICHT, V. R.. RECOMENDAÇÕES DE ELEMENTOS GAMIFICADOS EM PRÁTICAS PROJETUAIS PARA AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM. 2016. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Gestão do Conhecimento) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Berenice Santos Gonçalves

ULBRICHT, V. R.GONÇALVES, B. S.PEREIRA, A. C.VIEIRA, M. L. H.. Recomendações de elementos gameficados em práticas projetuais para ambientes virtuais de aprendizagem. 2016. Dissertação (Mestrado em Design e Expressao Gráfica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Berenice Santos Gonçalves

PEREIRA, A. C.GONÇALVES, B. S.VIEIRA, M. L. H.. Recomendações de elementos gameficados em práticas projetuais na educação. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Design e Expressão Gráfica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Rangel Rottoli

Por um Mundo Melhor: Análise do Projeto Soluções Felizes da Marca Sandrin Planejados Através das Estratégias do Marketing 3; 0; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Cenecista Bento Gonçalves; Orientador: Katielen Bissolotti;

Dainara Galli

Negócio Criativo e Socialmente Responsável: Estudo de caso da Pousada do Au-Au; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Cenecista Bento Gonçalves; Orientador: Katielen Bissolotti;

Edilaine Carla Bergonsi

Escassez do Rock nas Rádios da Cidade de Bento Gonçalves: Estudo de Caso da Emissora SP3 FM; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Cenecista Bento Gonçalves; Orientador: Katielen Bissolotti;

Natália Pandolfo Marins

A MAÇÃ E SEUS CONSUMIDORES: A PERCEPÇÃO DA IDENTIDADE DA MARCA APPLE ENTRE JOVENS DA GERAÇÃO Z, EM GUAPORÉ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Cenecista Bento Gonçalves; Orientador: Katielen Bissolotti;

Sheila Perego

REPOSICIONAMENTO DA MARCA SPA URBANO COM BASE NO MARKETING 4; 0; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Cenecista Bento Gonçalves; Orientador: Katielen Bissolotti;

Thaís Rochineski Bota

O uso de metáforas no filme de animação Zootopia: estudo da percepção de adultos e crianças; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Cenecista Bento Gonçalves; Orientador: Katielen Bissolotti;

Vânia Trois

COMERCIAL DOS BONECOS ? MIRACULOUS, AS AVENTURAS DE LADYBUG?: A INFLUÊNCIA NO CONSUMO INFANTIL; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Cenecista Bento Gonçalves; Orientador: Katielen Bissolotti;

MÁRCIO CIGOLINI MORAES

Inserções Publicitárias na Plataforma de Streaming de Jogos Eletrônicos Twitch; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Cenecista Bento Gonçalves; Orientador: Katielen Bissolotti;

Marcos Fernando Zaro

MODA E REDES SOCIAIS DIGITAIS: UM ESTUDO SOBRE O INFLUENCIADOR DIGITAL KADU DANTAS; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Cenecista Bento Gonçalves; Orientador: Katielen Bissolotti;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

João Luis Tavares da Silva

Cibercomunicação: Interatividade, Imersão, autonomia e mobilidade em Software Art; ; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Tecnologias Digitais) - Universidade de Caxias do Sul, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Joao Luis Tavares da Silva;

João Luis Tavares da Silva

MASSI Simulação de Sistemas Multiagentes de Larga Escala; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade de Caxias do Sul, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Joao Luis Tavares da Silva;

Alice Theresinha Cybis Pereira

Recomendações de elementos gamificados em práticas projetuais para ambientes virtuais de aprendizagem; 2016; Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Design e Expressão Gráfica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Alice Theresinha Cybis Pereira;

Diana Maria Gallicchio Domingues

BIC FAPERGS; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado Em Tecnologias Digitais) - Universidade de Caxias do Sul, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Diana Maria Gallicchio Domingues;

Diana Maria Gallicchio Domingues

BIC UCS; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado Em Tecnologias Digitais) - Universidade de Caxias do Sul, Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Diana Maria Gallicchio Domingues;

Letícia Lopes Leite

A interação em jogos educacionais; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Informatica na Educacao) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Leticia Lopes Leite;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • BISSOLOTTI, K. ; NOGUEIRA, H. G. ; FIALHO, F. A. P. ; PEREIRA, A. T. C. . Sites geradores de memes: O ócio criativo na internet. Razón y Palabra , v. 92, p. 1-18, 2015.

  • BISSOLOTTI, K. ; NOGUEIRA, H. G. ; PEREIRA, A. T. C. . Potencialidades das mídias sociais e da gamificação na educação a distância. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação , v. 12, p. 1, 2014.

  • NOGUEIRA, H. G. ; BISSOLOTTI, K. ; SOUSA, R. P. L. ; PEREIRA, A. T. C. . O dogmatismo na aplicação das cores em produtos de design. Educação Gráfica (Online) , v. 18, p. 174-186, 2014.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

BISSOLOTTI, K. . Inclusão e Acessibilidade - Pensando a inclusão sociodigital de pessoas com necessidades especiais. 2011. Ilustração.

BISSOLOTTI, K. ; OLIVESKI, A. ; FRACARO, D. ; FARDO, M. . Work Inside. 2008. Vídeo.

DOMINGUES, Diana ; ARTECNO, Grupo ; BISSOLOTTI, K. . Ídolos Tagueados. 2008 (Instalação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2014 - 2016

    Ambientes Virtuais e Objetos de Aprendizagem, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Alice Theresinha Cybis Pereira em 05/03/2015., Descrição: Objetiva pesquisar as potencialidades da hipermídia como sistemas interativos que permitem o aprimoramento de produtos aplicados a contextos de aprendizagem. A linha estruturou-se a partir do projeto AVA-AD em que foram concebidos e implementados vários núcleos temáticos de desenvolvimento de conteúdos direcionadas às áreas de Arquitetura e Design. A partir de 2014, iniciou o projeto TEAR_AD : como uma rede colaborativa para o ensino de tecnologia em Arquitetura e Design. Apoio: CNPq. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (5) . , Integrantes: Katielen Bissolotti - Integrante / Hamilton Garcia Nogueira - Integrante / Alice Theresinha Cybis Pereira - Coordenador / Berenice Santos Gonçalves - Integrante / Juliane Vargas Nunes - Integrante / Luiz Roberto Carvalho - Integrante.

  • 2009 - 2009

    OTICSSS - Observatório de Tecnologias de Informação e Comunicação em Sistemas e Serviços de Saúde, Descrição: O objetivo geral do projeto é o de desenvolver e implementar um Observatório de Tecnologias de Informação e Comunicação em Sistemas e Serviços de Saúde, composto por um conjunto de soluções tecnológicas e operacionais que abrangem aspectos tecnológicos e político-organizacionais, visando qualificar o monitoramento e avaliação de indicadores de saúde, bem como criar meios que facilitem o acesso e a troca de informações entre os diversos atores envolvidos direta ou indiretamente com informação em saúde, estabelecendo a base para um processo permanente e contínuo de gestão e de ensino no sistema de saúde. O conceito de Observatório engloba um conjunto de soluções capazes de captar, tratar e disseminar informações e conhecimentos para suporte à tomada de decisões a uma rede de atores definidos, envolvidos com processos de gestão e de ensino no sistema de saúde. No caso desta iniciativa, o âmbito de abrangência são tecnologias para uso dos indicadores de saúde tratados pela Rede Interagencial para Informação em Saúde (RIPSA) nas funções de gestão de sistemas e serviços de saúde e tecnologias para seu uso nos processos de ensino.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Katielen Bissolotti - Integrante / João Luis Tavares da Silva - Integrante / Alexandre Ribeiro - Coordenador / Luciano Camargo Cruz - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Universidade de Caxias do Sul - Bolsa.

  • 2007 - 2009

    Cibercomunicação: interatividade, imersão, autonomia e mobilidade em software art, Descrição: A comunicação na era digital por conexões humano/computador propicia interatividade, imersão, ubiqüidade, mobilidade e autonomia. A ciência da interface (endo/exo comunicação: Rossler), observador incluído no sistema (Maturana e Varela), complexidade (Morin e Prigogine), segunda interatividade (Couchot) por inteligência e autonomia em estados emergentes de auto-poiesis, pelo corpo interfaceado (Santaella e Poissant) oferecem conectividade planetária (Ascott, De Kerckhove, Lévy, Rheingold), imersão em realidade virtual (Grau, Jordan e Packer), biofeedback (Krueger e Rossler), realidade aumentada (Raskar), ubiqüidade e mobilidade (Ascott, Rheingold e Lemos), navegação em simulação tridimensional e comportamental, evolução e capacidade adaptativa (Neuman, Ray, Sommerer e Mignonneau). O design de interfaces (software, hardware com feedback e biofeedback) gera realidade virtual, incluindo cave, telepresença, telerobótica, ciberinstalações, instalações na rede, comunicação multilocal, ubíqüa e senciente. Interatividade, imersão e mobilidade envolvem textos, imagens, sons por meio de interfaces multisensórias (calor, batimentos cardíacos, ondas elétricas, rastreamento de movimento), visão estereoscópica e tecnologias wireless (palms celulares, bluetooth, tags de radio freqüência). Reflexões e práticas colaborativas transdisciplinares em laboratórios de criação culminam em produtos culturais com softwares sociais, (software art Rheingold, Hutamo e Broeckmann) em eventos de grande espectro (bienais, museus, espaços culturais) e publicações no país e exterior. Fica evidente que objetos comuns em pesquisas das ciências humanas, em especial da comunicação, da ciberestética, da antropologia, da filosofia promovem. Sistemas interativos e imersivos e tecnologias móveis respondem à complexidade de comunicação marcada pela reconfiguração do humano na cibercultura.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Katielen Bissolotti - Integrante / Diana Domingues - Coordenador / Gelson Cardoso Reinaldo - Integrante / Jerônimo Gustavo Grandi - Integrante / Henrique Galvan Debarba - Integrante / Daiane Fracaro - Integrante / Adriano Oliveski - Integrante / Solange Rossa Baldisserotto - Integrante / Paulo Ivan Rodrigues Vega Júnior - Integrante / Moema Letti Rampon Marques - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa / Universidade de Caxias do Sul - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1

  • 2006 - 2007

    MASSI - MultiAgent Systems Simulation, Descrição: O projeto MASSI (Multiagent Systems Simulation) tem como objeto de estudo os sistemas multi-agentes (SMA) de larga escala através do uso da simulação. Sistemas multi-agentes de larga escala tem como principal característica o fato de envolverem centenas ou milhares de agentes não necessariamente projetados para partilhar uma mesma meta. Com os avanços das tecnologias ligadas a Internet partiu-se de um modelo de sistema baseado em arquiteturas monolíticas e fechadas, para arquiteturas abertas compostas por um grande número de entidades autônomas, que operam e se movem entre diferentes ambientes. Em sistemas abertos, agentes podem dinamicamente entrar ou sair de uma sociedade multi-agentes. Espera-se destes agentes, inicialmente desconhecidos pela restante da sociedade, que se tornem colaborativos, operem em um ambiente de rede, estejam situados em um contexto particular, e lidem com as incertezas inerentes ao ambiente. Sem dúvida, tais características aumentam a complexidade das tarefas que envolvem a coordenação de múltiplos agentes, e o seu gerenciamento, aumentando a possibilidade de ocorrência de situações excepcionais, como furos de segurança, violações de privacidade e efeitos globais inesperados. O projeto MASSI pretende se integrar a uma linha de pesquisa em desenvolvimento no Departamento de Informática (DEIN) da Universidade de Caxias do Sul, que busca na inteligência artificial soluções para o desenvolvimento de ambientes de aprendizagem. Nesta linha de pesquisa encontram-se atualmente em desenvolvimento os projetos "Modal" e "PortEdu". Dentre os resultados já obtidos por estes projetos de pesquisa, nós destacamos a plataforma multi-agentes para ambientes de aprendizagem PMA3. A concepção deste tipo de plataformas tem como principal objetivo facilitar o desenvolvimento de ambientes de aprendizagem favorecendo a reutilização de funcionalidades que são integradas diretamente à plataforma.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Katielen Bissolotti - Integrante / Alexandre Ribeiro - Coordenador / João Luis Tavares - Integrante / Priscila Prux - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2016 - Atual

Campanha Nacional de Escolas da Comunidade

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente II, Carga horária: 28

Atividades

  • 08/2019

    Direção e administração, UNICNEC Bento Gonçalves, .,Cargo ou função, Coordenadora da Agência Experimental.

  • 03/2018

    Direção e administração, UNICNEC Bento Gonçalves, .,Cargo ou função, Coordenadora do Curso de Publicidade e Propaganda.

  • 03/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, UNICNEC Bento Gonçalves, .,Cargo ou função, Membro do Comitê de Ética em Pesquisa.

  • 03/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, UNICNEC Bento Gonçalves, .,Cargo ou função, Núcleo Docente Estruturante do curso de Administração.

  • 08/2016

    Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Produção Gráfica, Direção de Arte I, Direção de Arte II, Produção em Audiovisual III, Planejamento de Comunicação, Computação Gráfica, Mídia II

2017 - Atual

Centro Superior de Tecnologia TECBrasil

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 9

2016 - 2016

Centro Superior de Tecnologia TECBrasil

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 4

Atividades

  • 03/2017

    Ensino, Design Gráfico, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Composição Visual, Fotografia, Design e Inovação, Design Thinking, Produção Gráfica, Sinalética, História e Estética do Design

  • 05/2016 - 07/2016

    Ensino, Design de Produto, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Desenho Digital

2014 - 2016

Universidade Federal de Santa Catarina

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista CAPES, Regime: Dedicação exclusiva.

2012 - 2014

Universidade de Caxias do Sul

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Técnico de Laboratório I, Carga horária: 40

2010 - 2010

Universidade de Caxias do Sul

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30

2009 - 2009

Universidade de Caxias do Sul

Vínculo: Bolsista iniciação científica, Enquadramento Funcional: BIC/UCS, Carga horária: 20

2009 - 2009

Universidade de Caxias do Sul

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 8

Outras informações:
Monitoria da Disciplina Interface Humano-Computador

2009 - 2009

Universidade de Caxias do Sul

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 8

Outras informações:
Monitoria da Disciplina Realidade Educacional Brasileira

2008 - 2009

Universidade de Caxias do Sul

Vínculo: Bolsista iniciação científica, Enquadramento Funcional: BIC/FAPERGS, Carga horária: 20

2007 - 2008

Universidade de Caxias do Sul

Vínculo: Bolsista iniciação científica, Enquadramento Funcional: BIC/UCS, Carga horária: 20

2006 - 2007

Universidade de Caxias do Sul

Vínculo: Bolsista iniciação científica, Enquadramento Funcional: BIC/FAPERGS, Carga horária: 20

2010 - 2012

Fundação de Apoio à Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Consultor Tecnológico, Carga horária: 40

Outras informações:
Atua como Consultor Tecnológico no Projeto-Pró Licenciatura da REGESD - Rede Gaúcha de Ensino Superior a Distância, desenvolvendo os trabalhos no Núcleo de Educação a Distância da Universidade de Caxias do Sul. Vínculo Institucional Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A REGESD - Rede Gaúcha de Ensino Superior a Distância é formada por oito Universidades gaúchas com o objetivo de de viabilizar o oferecimento de cursos de graduação em licenciatura, na modalidade a distância, por meio da utilização e otimização de recursos humanos, tecnológicos e materiais e contribuir para o aprimoramento do processo de ensino, pesquisa e extensão nas área relaiconadas à modalidade a distância nessas Instituições de Ensino Superior (IES), tornando-as disponíveis por meios iterativos, nos termos da legislação em vigor. Os cursos são oferecidos para professores leigos do sistema público de ensino, no âmbito do Programa Pró-Licenciaturas, da Secretaria de Educação a Distância, do MEC. http://www.regesd.tche.br/

2010 - 2010

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 30