Paulo Jordão de Oliveira Cerqueira Fortes

Graduação em Business Administration: Concentração em Management e Minor em Management Information Systems (MIS) na University of Nebraska at Omaha (UNO) em 2000. MBA em Gestão Empresarial (FGV-EBAPE) em 200. Mestrado em Administração (FGV-EBAPE) em 2007. Doutorado em Administração pela FEI (Fundação de Educação Inaciana) em 2020.Experiência Academia: Professor de Administração da UFPI (2009 - atualmente); Professor de Administração do ICF (2008-2009); Professor de MBA em Logistica IEMP (2008-2010), Bolsista CNPQ EXP A - Orientador do Programa ALI SEBRAE/CNPQ (2014-2016).Experiência profissional: Consultoria de Planejamento Organizacional UFPI/TCE-PI 2015, Consultoria de Modelagem Organizacional SESCOOP-PI 2014-2015, Consultoria de Modelagem Organizacional (REDE/FGV) no Brasil e Africa entre 2006 e 2007; Gerente de Operações logísticas e Negociador Internacional (DMS Council Bluffs -Iowa/USA) entre 2000 e 2003; Data Analyst Bilingue e System Analyst Bilingue para Outsourcing (i-Structure) entre 1997 e 2002; Representante de Programa Internacional da Universidade de Nebraska (UNK Nebraska/USA) entre 1996 e 2006 e Representante de programa internacional da UFPI entre 2000 e 2002;e Representação estudantil como Public Relations Officer e General Students Secretary (International Students Association - UNK) entre 1996 e 1997. //Núcleo de Pesquisa: Agrocann (Agronegócios e Cannabis) Email: paulojordao@ufpi.edu.br

Informações coletadas do Lattes em 05/04/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Doutorado em Administração

2016 - 2020

Centro Universitário da FEI
Título: A NÃO REPRESENTAÇÃO NA TEORIA ATOR-REDE E O SILENCIAMENTO COMO PRÁTICA SOCIAL NAS ORGANIZAÇÕES: um estudo etnográfico em uma oficina mecânica
, Ano de obtenção: 2020. Pedro Jaime Coelho Junior. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Teoria Ator-Rede; Associações; Silenciamento; Pratica Social Nas Organizações.Grande área: Ciências Sociais AplicadasSetores de atividade: Serviços de escritório, de apoio administrativo e outros serviços prestados às empresas.

Mestrado profissional em Gestão Empresarial

2005 - 2007

Fundação Getúlio Vargas
Título: Melhorias em Arranjos Produtivos Locais: Lições de Dois Casos Nordestinos, Ano de Obtenção:
Orientador: José Antonio Puppim de Oliveira
Palavras-chave: Desenvolvimento Sustentável; Comercio Justo; Relação de Exclusividade; Arranjos Produtivos Locais.

Especialização em MBA em Gestão Empresarial

2003 - 2004

Fundação Getúlio Vargas
Título: Empresas de Consultoria: Planejamento Estratégico

Graduação em Business Administration

1998 - 2000

University of Nebraska at Omaha
Bolsista do(a): I-Structure, I-STRUCTURE, Estados Unidos.

Graduação interrompida em 1997 em Double Major Business Administration & Organizational Communication

1995 - Atual

University of Nebraska at Kearney
Bolsista do(a): University of Nebraska at Kearney, UNK, Estados Unidos. Ano de interrupção: 1997

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Comissão julgadora das bancas

Edson Sadao Iizuka

COELHO JUNIOR, P. J.; DEMAJOROVIC, J.; OLIVEIRA, M. R. S.; BISPO, M. S.;IIZUKA, EDSON SADAO. A Não Representação na Teoria Ator-Rede e o Silenciamento como Prática Social nas Organizações: um Estudo Etnográfico em uma Oficina Mecânica. 2020. Tese (Doutorado em Administração) - Centro Universitário da FEI.

Jacques Demajorovic

JAIME, P.; MARRAS, S. A.;DEMAJOROVIC, Jacques. O silenciamento como prática social: a não representação da teoria ator-rede. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Administração) - FUNDACAO EDUCACIONAL INACIANA PADRE SABOIA DE MEDEIROS.

Stelio Marras

MARRAS, STELIO. ?O SILENCIAMENTO COMO PRÁTICA SOCIAL: A NÃO REPRESENTAÇÃO NA TEORIA-ATOR-REDE. UM ESTUDO ETNOGRÁFICO EM UMA OFICINA MECÂNICA?. 2018 - Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana Padre Sabóia de Mede.

Roberto Pereira Guimarães

OLIVEIRA, J. A. P.;GUIMARÃES, R. P.. Do Nordeste para o Mundo Através do Comércio Justo: O Dilema Entre Exclusividades e Melhorias em Arranjos Produtivos Locais. 2007. Dissertação (Mestrado em Administração) - Fundação Getúlio Vargas.

Marcelo de Souza Bispo

Coelho Junior, P. J.; DEMAJOROVIC, J.; LIZUKA, E. S.; SERVA, M.;BISPO, Marcelo de Souza. A NÃO REPRESENTAÇÃO NA TEORIA ATOR-REDE E O SILENCIAMENTO COMO PRÁTICA SOCIAL NAS ORGANIZAÇÕES: um estudo etnográfico em uma oficina mecânica. 2020. Tese (Doutorado em Administração) - FUNDACAO EDUCACIONAL INACIANA PADRE SABOIA DE MEDEIROS.

Foi orientado por

José Antonio Puppim de Oliveira

MELHORIAS EM ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS: DOIS ESTUDOS DE CASO NORDESTINOS; BANCA; 2007; Dissertação (Mestrado em Gestão Empresarial) - Fundação Getúlio Vargas,; Orientador: José Antonio Puppim de Oliveira;

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Piauí, Centro de Ciências Humanas e Letras. , Campus Universitário Ministro Petrônio Portella, Bairro Ininga, CEP 64049-550, Teresina - PI., Ininga, 64800000 - Teresina, PI - Brasil, Telefone: (086) 32155791

Experiência profissional

2009 - Atual

Universidade Federal do Piauí

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Disciplinas Ministradas: CAMPUS FLORIANO entre 2009 e 2012 Introdução a Filosofia e Etica, Psicologia Aplicada a Administração, Ingles Instrumental, Tecnologias da Informação e Comunicação, Introdução a Ciências Políticas, Contabilidade de Custos, Contabilidade Gerencial, Teoria da Administração, Comunicações Administrativas, Gestão Ambiental. CAMPUS TERESINA entre 2012 e 2015 Administração do Setor Público, Adm de Materiais I e II, Logística, Estrutura e Administração de Processos, Organização e Métodos, Planejamento e Programação na Administração Pública, Comércio Exterior, Elaboração de TCC I II e III, Administração e Organização da Empresa (Eng, Agrimensura) e Administração de Serviços.

2015 - 2015

Universidade Federal do Piauí

Vínculo: Convênio UFPI/TCE PI, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 20

Outras informações:
Planejamento Estratégico do TCE 2015/2019. Elaboração do projeto de planejamento estratégico do TCE para melhoria contínua de processos internos. Convênio de parceria firmado entre TCE-PI e UFPI -2015.

2009 - 2012

Universidade Federal do Piauí

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Chefe do Curso de Administração - Floriano, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Chefe do Curso de Administração do Campus Floriano.

2000 - 2002

Universidade Federal do Piauí

Vínculo: Representante de Intecambio, Enquadramento Funcional: Representante de Intercâmbio Internacional

Outras informações:
Representante da UFPI na Universidade de Nebraska para desenvolver e expandir o intercâmbio internacional de professores e de alunos.

2014 - 2016

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Orientador ALI Piauí, Bolsa EXP-A, Carga horária: 20

Outras informações:
Orientador dos Agentes Locais de Inovação (ALI) do CNPQ/SEBRAE. Orientação de 40 artigos científicos para a publicação na plataforma Portal Saber. Os artigos tratam sobre as inovações das cidades Piauienses (Bom Jesus, Floriano, Parnaíba, Piripiri, Picos e Teresina).

2006 - 2008

Fundação Getúlio Vargas

Vínculo: Consultor Contratado via REDE, Enquadramento Funcional: Consultor

Outras informações:
Contratado para gestão por processos (Rede Consultoria/FGV Projetos)e implementação de mudanças sócio-técnicas em empresas públicas e de capital misto. Projeto ENAD ? Luanda/Rio de Janeiro - 10/2007 ? 03/2008 Criação e implementação dos macros processos administrativos da primeira escola de administração pública de Angola. Projeto FUNASA ? Rio de Janeiro/Porto Alegre/ Belém - 07/2006 ? 06/2007 Remodelagem institucional nacional baseada em gestão por processos. Projeto FURNAS ? Rio de Janeiro ? 02/2006/06/2006 Remodelagem institucional baseada em gestão por processo

1999 - 2002

I-Structure

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Data Analist /Supervisor Bilingual, Carga horária: 40

Outras informações:
Gerente do sistema de qualidade para o departamento de operações. Administrava o treinamento de novos contratados. Responsável pela criação de sistemas de ajuda ao analista para resolução de problemas e pela organização interna de dados e políticas do departamento.

1997 - 1999

I-Structure

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: System Analyst Bilingual, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Controlador dos processos de dados relativos ao helpdesk e agente de apoio para outros analistas com suporte técnico em Mainframes, AS/400 e problemas de telecomunicações. Coordenador do gerenciador de chamadas e documentação do referido departamento.

2000 - 2006

DMS Marketing LLC

Vínculo: Owner/Partner, Enquadramento Funcional: Operations Manager, Carga horária: 40

Outras informações:
Coordenador de projetos para representação comercial entre os USA e a América Latina; implementação de soluções de reengenharia de produção (realocação bases industriais de médio porte) e soluções de substituição de produção por importação.

2001 - 2001

DMS Marketing LLC

Vínculo: Missão de Negócios USA/BRASIL, Enquadramento Funcional: Negociador de Contratos Empresariais, Carga horária: 40

Outras informações:
Governor?s Trade Mission of the State of Nebraska (USA/Lincoln/Nebraska). State of Nebraska e Trade Bridge Responsável por criar novas relações comerciais entre empresas do estado de Nebraska com empresas Brasileiras e Chilenas durante a missão de negócios do governador de Nebraska no Brasil e Chile.

2016 - Atual

University of Nebraska

Vínculo: Representante Internacional, Enquadramento Funcional: International Recruiter, Carga horária: 2

Outras informações:
Representante da UNK no Brasil para firmar convênios com Universidades Brasileiras para: Cursos de Inglês, Estágios em Graduação, Estágios em Mestrado.

2003 - 2006

University of Nebraska

Vínculo: International Recruter, Enquadramento Funcional: International Recruter at Latin America

Outras informações:
Agente de recrutamento de estudantes na América Latina e promotor de palestras de incentivo para o ingresso na Universidade de Nebraska.

1996 - 2000

University of Nebraska

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tradutor, Carga horária: 10

1997 - 1997

University of Nebraska

Vínculo: Student Association UNK, Enquadramento Funcional: Public Relations Officer, Carga horária: 20

Outras informações:
Responsável pela área de marketing, publicidade e arrecadação de fundos para Associação dos Estudantes Internacionais (Posição adquirida através de eleição).

1996 - 1996

University of Nebraska

Vínculo: Student Association UNK, Enquadramento Funcional: International Students General Secretary, Carga horária: 20

Outras informações:
Responsável pelo gerenciamento dos benefícios para estudantes internacionais (saúde e educação). Gerente de programas de tutores para estudantes internacionais (Posição adquirida através de eleição).

2014 - Atual

Instituto Camilo Filho

Vínculo: Relator Comitê de Etica e Pesq, Enquadramento Funcional: Relator Comitê de Etica e Pesquisa ICF

Outras informações:
Relator Comitê de Etica e Pesquisa ICF.

2008 - 2008

Instituto Camilo Filho

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Acadêmico, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor Titular das Disciplinas: Mercadologia II Administração de Serviços Administração da Produção II

2008 - 2009

INSTITUTO DE ESTUDOS EMPRESARIAIS

Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

Outras informações:
Dicciplinas Ministradas LOGISTICA DE DISTRIBUIÇAO E TRANSPORTES - Curso de Pôs-graduação Latu Sensu em Gestão e Produção em Logistica. GERENCIA DE VENDAS - Curso de Pôs-graduação Latu Sensu em Marketing.

2014 - Atual

Partners Of The Americas

Vínculo: Representante Internacional, Enquadramento Funcional: Vice-Presidente do Partners of America no PI, Carga horária: 2

Outras informações:
Promover intercâmbio entre os Estados do Piauí (Brasil) e Nebraska (USA) de forma a proporcionar aos Estados formas de capacitação profissional de jovens, inserção do inglês como segundo idioma, promoção de convênios estudantis e governamentais.