Bárbara Gomes Lamas

Possui doutorado em Ciência Política pelo IESP/UERJ (ex-Iuperj), mestrado em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do RJ/TEC (2007) e graduação em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2003) . Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Política Internacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Argentina, Brasil, integração regional, política externa e modelo de desenvolvimento. Na tese, discute o processo de formulação da política externa da Argentina e do Brasil nos anos 1990, focando no papel desempenhado pelos ministérios de Relações Exteriores. Argumenta que os incentivos e constrangimentos do cenário internacional são mediados por processos políticos domésticos, que, por sua vez, são determinados pelas condições políticas, econômicas e institucionais internas. Ou seja, o sistema internacional provê um marco de possibilidades de ação, tendo em conta a conjuntura econômica e política e as relações de poder entre os Estados, mas a ação estatal só pode ser apreendida se a atenção se volta para o processo decisório doméstico. Nesse sentido, busca entender as dinâmicas políticas que levaram à política externa de fato implementada, tendo em conta a variedade de atores envolvidos na elaboração da estratégia de inserção internacional e os conflitos enfrentados dentro do próprio governo e na sociedade.

Informações coletadas do Lattes em 02/05/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Ciência Politica

2008 - Atual

Instituto de Estudos Sociais e Políticos
Título: Em Busca do Desenvolvimento: o papel dos Ministérios de Relações Exteriores na formulação da Política Externa de Argentina e Brasil nos anos 1990,
Orientador: em University of California at Berkeley ( Peter Evans)
com Maria Regina Soares de Lima. Bolsista do(a): Fulbright, FUL, Estados Unidos. Palavras-chave: Política Externa; Modelo de desenvolvimento.

Doutorado em Ciência Politica

2008 - 2014

Instituto de Estudos Sociais e Políticos
Título: Em Busca do Desenvolvimento: o papel dos Ministérios de Relações Exteriores na formulação da Política Externa de Argentina e Brasil nos anos 1990
Maria Regina Soares de Lima. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Política Externa; Argentina; Brasil; Processo Decisório; Desenvolvimento; Neoliberalismo. Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Relações Internacionais. Setores de atividade: Outras atividades profissionais, científicas e técnicas.

Mestrado em Ciência Política

2006 - 2007

Instituto Universitário de Pesquisas do RJ/TEC
Título: O tratamento das assimetrias no Mercosul e as orientações ideológicas dos governos,Ano de Obtenção: 2007
Orientador: Maria Regina Soares de Lima
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Mercosul; Integração Regional; Política Externa; Assimetrias.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Relações Internacionais.

Graduação em Relações Internacionais

1999 - 2003

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas
Título: Fluxos transnacionais de violência e suas implicações para o provimento de proteção e segurança pelo Estado brasileiro
Orientador: Onofre dos Santos Filho

Ensino Médio (2º grau)

1995 - 1998

Escola Técnica de Formação Gerencial

Formação complementar

2002 - 2002

Análise de Política Externa. (Carga horária: 15h). , Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Política Internacional.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Estado e Governo.

Participação em eventos

Poderes globales y regionales en un mundo en cambio. La toma de decisión en política externa: El rol de los ministerios de Relaciones Exteriores en Argentina y Brasil en los ?90 . 2014. (Congresso).

3° Encontro Nacional ABRI 2011 ? Governança Global e Novos Atores. A formulação da política externa na Argentina e no Brasil nos anos 1990: condicionantes domésticos. 2011. (Congresso).

Theory vs. Policy? Connecting scholars and practitioners. Institutionality and development: pro-market reforms in Argentina and Brazil. 2010. (Congresso).

50th annual convention of the International Studies Association. The Buenos Aires-Caracas Connection and the Brazilian Role: The New Triangular Relation in South America.. 2009. (Congresso).

Los procesos de integración em El ámbito regional y global. Uma mirada desde la perspectiva de los tres continentes (América, Asia y Europa). Análisis históricos y coyunturales.. Divergências e convergências nas políticas econômicas para o desenvolvimento nos governos Lula e Kirchner e a integração regional. 2008. (Congresso).

31° Encontro Anual 2007. Mercosul x EUA: a nova política externa pendular do Paraguai. 2007. (Congresso).

Americas Model United Nations.Simulação da ONU. 2001. (Outra).

V Encontro de Estudantes e Graduados em Relações Internacionais do Cone Sul. O caso Pinochet e a Consolidação de Padrões Normativos no Sistema Internacional. 2000. (Congresso).

V Encontro Nacional dos Estudantes de Relações Internacionais - ENERI.Encontro de estudantes de Relações Internacionais. 2000. (Encontro).

Comissão julgadora das bancas

Cesar Augusto Coelho Guimarães

GUIMARÃES, C.; LIMA, M. R. S.; SARAIVA, M. Gomes; PINHEIRO, L.; VILLA, Rafael Duarte. Em busca do desenvolvimento: o papel dos ministérios de Relações Exteriores na Argentina e no Brasil na década de 1990. 2014. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Ciência Política) - Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ.

Leticia de Abreu Pinheiro

PINHEIRO, L.; GUIMARAES, C.;LIMA, M. R. S.; SARAIVA, M. G.; VILLA, R. D.. Em busca do Desenvolvimento: o papel dos Ministérios das Relações Exteriores na Argentina e no Brasil na década de 1990. 2014. Tese (Doutorado em Ciência Política) - Instituto de Estudos Políticos e Sociais.

Renato Raul Boschi

LIMA, M. R. S.BOSCHI, Renato Raul; HOFFMANN, A.. O Tratamento das Assimetrias no Mercosul e as Orientações Ideológicas de Governo. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia)) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro.

Paulo Luiz Moreaux Lavigne esteves

SANTOS FILHO, Onofre dos;ESTEVES, Paulo; SOUKI, Léa. A Difusão dos Fluxos Transnacionais de violência e suas consequências para o provimento de segurança e proteção do Estado Brasileiro. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

LEA GUIMARAES SOUKI

SOUKI, L. G.. A difusão dos fluxos transnacionais de violência e suas consequências para o provimento de segurança e proteção pelo Estado brasileiro. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Departamento de Relações Internacionais) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Andrea Ribeiro Hoffmann

Ribeiro Hoffmann, A.. O Tratamento das Assimetrias no Mercosul e as Orientações Ideológicas de Governo. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Instituto Universitário de Pesquisas do RJ/TEC.

Miriam Gomes Saraiva

LIMA, M. R. S.; VILLA, R. D.;SARAIVA, M. G.; PINHEIRO, L.; GUIMARAES, C.. Em busca do desenvolvimento: o papel dos ministérios de Relações Exteriores na Argentina e no Brasil na década de 1990. 2014. Tese (Doutorado em CIÊNCIA POLÍTICA) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Miriam Gomes Saraiva

LIMA, M. R. S.;SARAIVA, M. G.; BOSCHI, R.. A busca pelo desenvolvimento: estudo comparativo da política externa da Argentina e Brasil a partir da redemocratização. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência Política) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro.

Foi orientado por

Maria Regina Soares de Lima

Em busca do Desenvolvimento: o papel dos Ministérios de Relações Exteriores na Argentina e no Brasil na década de 1990; 2014; Tese (Doutorado em Pós-Graduação Mestrado - Doutorado) - Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Regina Soares de Lima;

Maria Regina Soares de Lima

A Busca pelo Desenvolvimento: estudo Comparativo da Política Externa de Argebntina e Brasil a Partir da Redemocratização; 2008; Tese (Doutorado em Pós-Graduação Mestrado - Doutorado) - Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria Regina Soares de Lima;

Produções bibliográficas

  • RIBEIRO, Daniela M. F. ; Lamas, Bárbara . Institutionality and development: pro-market reforms in Argentina and Brazil. Ponto de Vista (Rio de Janeiro) , v. n/a, p. 1-26, 2010.

  • Vadell, Javier A. ; LAMAS, B. G. ; Ribeiro, Daniela M. de F. . Integração e desenvolvimento no Mercosul: divergências e convergências nas políticas econômicas nos governos Lula e Kirchner. Revista de Sociologia e Política (UFPR. Impresso) , v. 17, p. 39-54, 2009.

  • Lamas, Bárbara . Eleições legislativas na Argentina: teste de fogo para o governo. Boletim OPSA , v. 03, p. 05-13, 2009.

  • LAMAS, B. G. . A disputa com os ruralistas: retenções e política de desenvolvimento na Argentina. Observador on-line , v. 3, p. 1-16, 2008.

  • Regina Kfuri ; LAMAS, B. G. . Paraguai: quo vadis? Entre o Mercosul e os Estados Unidos. Cena Internacional (UnB) , v. 10, p. 07-31, 2008.

  • LAMAS, B. G. . Enfraquecimento das Farc? Novas perspectivas para a Colômbia. Boletim OPSA , v. 01, p. 09-14, 2008.

  • LAMAS, B. G. . Desenvolvimento, meio-ambiente e povos originários: como conciliar?. Boletim OPSA , v. 04, p. 09-14, 2008.

  • Regina Kfuri ; LAMAS, B. G. . Entre o Mercosul e os EUA: as relações externas do Paraguai. Observador on-line , v. 02, p. 02-20, 2007.

  • LAMAS, B. G. . China: anjo e demônio para a América do Sul. Observador on-line , v. 02, p. 02-18, 2007.

  • LAMAS, B. G. . Dilemas da Integração: o Paraguai e as assimetrias no Mercosul. Observador on-line , v. 1, p. 02-13, 2006.

  • Lamas, Bárbara . Eleições parlamentares na Tchetchênia e o conflito russo-tchetcheno. Conjuntura Internacional (Belo Horizonte. Online) , v. 2, p. 2-6, 2005.

  • Lamas, Bárbara . China, energia e meio-ambiente: efeitos colaterais do crescimento econômico. Conjuntura Internacional (Belo Horizonte. Online) , v. 2, p. 2-6, 2005.

  • Lamas, Bárbara . Aumenta a desigualdade mundial, apesar do crescimento econômico. Conjuntura Internacional (Belo Horizonte. Online) , v. 2, p. 2-6, 2005.

  • Lamas, Bárbara . Novo acordo sobre redução da emissão de CO2 x Protocolo de Kyoto. Conjuntura Internacional (Belo Horizonte. Online) , v. 2, p. 2-6, 2005.

  • Lamas, Bárbara . MINUSTAH e implicações para as aspirações internacionais do Brasil. Conjuntura Internacional (Belo Horizonte. Online) , v. 2, p. 2-6, 2005.

  • Lamas, Bárbara . Instabilidade no Haiti e a MINUSTAH. Conjuntura Internacional (Belo Horizonte. Online) , v. 2, p. 2-6, 2005.

  • Lamas, Bárbara . Combate ao terrorismo na era da informação. Conjuntura Internacional (Belo Horizonte. Online) , v. 2, p. 2-6, 2005.

  • Lamas, Bárbara . Retomada do clima de negociações após eleição de Mahmoud Abbas. Conjuntura Internacional (Belo Horizonte. Online) , v. 2, p. 2-6, 2005.

  • Lamas, Bárbara . O Brasil e a Reforma do Conselho de Segurança. Conjuntura Internacional (Belo Horizonte. Online) , v. 1, p. 2-6, 2004.

  • Lamas, Bárbara . Protocolo de Kyoto entra em vigor. Conjuntura Internacional (Belo Horizonte. Online) , v. 1, p. 2-6, 2004.

  • Lamas, Bárbara . Palestina e Israel: Acordos de Oslo, Camp David II e Mapa da Paz. Conjuntura Internacional (Belo Horizonte. Online) , v. 1, p. 2-6, 2004.

  • Lamas, Bárbara . Missão de paz e grupos armados no Haiti. Conjuntura Internacional (Belo Horizonte. Online) , v. 1, p. 2-6, 2004.

  • Lamas, Bárbara . Darfur e o conflito no Sudão. Conjuntura Internacional (Belo Horizonte. Online) , v. 1, p. 2-6, 2004.

  • Lamas, Bárbara . Política Externa de John Kerry. Conjuntura Internacional (Belo Horizonte. Online) , v. 1, p. 2-6, 2004.

  • Lamas, Bárbara . Investimentos Estrangeiros Diretos. Conjuntura Internacional (Belo Horizonte. Online) , v. 1, p. 2-6, 2004.

  • Lamas, Bárbara . Tropas brasileiras no Haiti. Conjuntura Internacional (Belo Horizonte. Online) , v. 1, p. 2-6, 2004.

  • Lamas, Bárbara . Violência na Colômbia. Conjuntura Internacional (Belo Horizonte. Online) , v. 1, p. 2-6, 2004.

  • Lamas, Bárbara . Eleições nos Estados Unidos. Conjuntura Internacional (Belo Horizonte. Online) , v. 1, p. 2-6, 2004.

  • Lamas, Bárbara . Paz na Caxemira: será?. Conjuntura Internacional (Belo Horizonte. Online) , v. 1, p. 2-6, 2004.

  • LAMAS, B. G. . As redes de violência e o Estado. Fronteira (PUCMG) , Belo Horizonte, v. 2, n.4, p. 51-77, 2003.

  • LAMAS, B. G. ; RIBEIRO, Daniela M. F. ; SALLES, Patrícia B. ; MOTTA, Renata C. . Tema da Infância, Regimes e Governança Global. Fronteira (PUCMG) , Belo Horizonte, v. 01, p. 15-35, 2001.

  • LAMAS, B. G. . Regime da Infância e Governança Global. Jornal Estado de Minas, Belo Horizonte.

  • RIBEIRO, Daniela M. F. ; Lamas, Bárbara . Institutionality and development: pro-market reforms in Argentina and Brazil. In: Theory vs. Policy? Connecting scholars and practitioners, 2010, New Orleans. ISA 51st annual convention: Theory vs. Policy? Connecting scholars and practioners, 2010.

  • VADELL, Javier ; LAMAS, B. G. . Triangular relations in South America: Argentina, Brazil and Venezuela. In: 50th annual convention of the International Studies Association, 2009, New York. Exploring the past, anticipating the future, 2009.

  • Lamas, Bárbara . O tratamento das assimetrias no Mercosul: condicionantes domésticos e externos. In: LASA2009 / Rethinking Inequalities. XXVIII International Congress of the Latin American Studies Association, 2009, Rio de Janeiro. LASA2009 / Rethinking Inequalities. XXVIII International Congress of the Latin American Studies Association, 2009.

  • Regina Kfuri ; LAMAS, B. G. . Mercosul x EUA: a nova política externa pendular do Paraguai. In: 31° Encontro Anual 2007, 2007, Caxambu. 31 Encontro da ANPOCS, 2007.

  • LAMAS, B. G. ; RIBEIRO, Daniela M. F. . Divergências e convergências nas políticas econômicas para o desenvolvimento nos governos Lula e Kirchner e a integração regional. In: Los procesos de integración em El ámbito regional y global. Uma mirada desde la perspectiva de los tres continentes (América, Asia y Europa). Análisis históricos y coyunturales., 2008, Buenos Aires. Los procesos de integración en el ámbito regional y global, 2008.

  • Lamas, Bárbara . La toma de decisión en política externa: El rol de los ministerios  de Relaciones Exteriores en Argentina y Brasil en los ?90 . 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Lamas, Bárbara . A formulação da política externa na Argentina e no Brasil nos anos 1990: condicionantes domésticos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RIBEIRO, Daniela M. F. ; Lamas, Bárbara . Institutionality and development: pro-market reforms in Argentina and Brazil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • VADELL, Javier ; LAMAS, B. G. . The Buenos Aires-Caracas Connection and the Brazilian Role: The New Triangular Relation in South America.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Lamas, Bárbara . O tratamento das assimetrias no Mercosul: condicionantes domésticos e externos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LAMAS, B. G. ; RIBEIRO, Daniela M. F. . Divergências e convergências nas políticas econômicas para o desenvolvimento nos governos Lula e Kirchner e a integração regional. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Regina Kfuri ; LAMAS, B. G. . Mercosul x EUA: a nova política externa pendular do Paraguai. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LAMAS, B. G. . O caso Pinochet e a Consolidação de Padrões Normativos no Sistema Internacional. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções

LAMAS, B. G. ; FERREIRA, L.C. M. ; BARBANTI JR, Olympio . Development Promotion and Intractable Conflicts: the UN Millennium Development Goals. 2003. (Relatório de pesquisa).

Projetos de pesquisa

  • 2003 - 2003

    Development Promotion and Intractable Conflicts: the UN Millennium Development Goals, Descrição: Conflict Research Consortium, 2003 (Artigo para publicação eletrônica).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Bárbara Gomes Lamas - Integrante / Letícia Carvalho de Mesquita Ferreira - Integrante / Olympio Barbanti Jr - Coordenador., Financiador(es): University of Colorado - Outra / Hewlett Packard Foundation - Auxílio financeiro.

Histórico profissional

Experiência profissional

2008 - 2008

Instituto Universitário de Pesquisas do RJ/TEC

Vínculo: bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenação de grupo de pesquisa, Carga horária: 20

2006 - 2008

Instituto Universitário de Pesquisas do RJ/TEC

Vínculo: bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 20

Outras informações:
Pesquisadora do Observatório Político Sul-Americano (OPSA) de 2006-2008.

Atividades

  • 05/2006 - 12/2008

    Pesquisa e desenvolvimento , Observatório Político Sul-Americano, .,Linhas de pesquisa

2004 - 2006

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas

Vínculo: Funcionária, Enquadramento Funcional: Analista trainee, Carga horária: 20

Outras informações:
Análise de conjuntura internacional para publicação no site http://www.pucminas.br/conjuntura

2003 - 2003

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 40

Atividades

  • 03/2004 - 03/2006

    Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Relações Internacionais, Coração Eucarístico.,Linhas de pesquisa

2014 - Atual

Innovare Pesquisa

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de pesquisa pleno, Carga horária: 40