Anderson Duarte Spolavori

Possui mestrado em Modelagem Computacional (2014) e graduação em Engenharia de Computação pela Universidade Federal do Rio Grande (2007). Tem experiência na área de Computação, com ênfase em Engenharias, atuando principalmente nos seguintes temas: PHP, MySQL, PostgreSQL, C/C++, Fortran e programação de alto desempenho baseado em GPUs.

Informações coletadas do Lattes em 25/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Modelagem Computacional

2011 - 2014

Universidade Federal do Rio Grande
Título: Computação de Alto Desempenho Aplicada a Modelagem Numérica de Fenômenos Atmosféricos,Ano de Obtenção: 2014
Nisia Krusche.Coorientador: Silvia da Silva Costa Botelho. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

Graduação em Engenharia de Computação

2001 - 2007

Universidade Federal do Rio Grande
Título: SISTEMA PARA DIGITALIZAÇÃO DE GRANDES FORMATOS
Orientador: Glauber Acunha Gonçalves
Bolsista do(a): Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XI Congresso Argentino de Meteorologia. ESTUDO DE CASO: SIMULAÇÃO NUMÉRICA DAS ALTERAÇÕES CAUDADAS PELAS MUDANÇAS NA EXCENTRICIDADE E OBLIQUIDADE DA TERRA. 2012. (Congresso).

Conferência Internacional em Tecnologias Naval e Offshore: Ciência e Inovação. Estudo de caso: Simulação numérica do nevoeiro de advecção do dia 1 de julho de 2010. 2012. (Congresso).

XVII Congresso Brasileiro de Meteorologia. MODELOS NUMÉRICOS DA ATMOSFERA: OTIMIZAÇÃO COM PROCESSAMENTO EM UNIDADES GRÁFICAS E VISUALIZAÇÃO CIENTÍFICA. 2012. (Congresso).

XVII Congresso Brasileiro de Meteorologia. ESTUDO SOBRE A ACURÁCIA DA PREVISÃO NUMÉRICA GERADA PELO WRF PARA A CIDADE DE RIO GRANDE. 2012. (Congresso).

XI Congresso Argentino de Meteorologia. SIMULAÇÃO DE NEVOEIROS DE ADVECÇÃO EM RIO GRANDE, RS, BRASIL: ANÁLISE DAS CONDIÇÕES INICIAIS E DE FRONTEIRA EM MODELO DE MESOESCALA. 2012. (Congresso).

CONFERÊNCIA SUL EM MODELAGEM COMPUTACIONAL - MCSUL. Estudo de caso sobre o acoplamento de um modelo de previsão numérica ao planejamento de alocação de berços no Porto de Rio Grande (Junho 2012). 2012. (Congresso).

VI Mostra de Produção Universitária. Gerenciamento e Tratamento de Dados Meteorológicos. 2007. (Congresso).

XIV Congresso Brasileiro de Meteorologia. MODIFICAÇÕES REALIZADAS NO BANCO DE DADOS METEOROLÓGICOS NOS ANOS DE 2005 E 2006. 2006. (Congresso).

VI Fórum Internacional Software Livre. 2005. (Congresso).

IX Congresso Argentino de Meteorologia. 2005. (Congresso).

Semana Integrada de Tecnologia em Computação e Geomática. 2005. (Seminário).

Curso de Linguagem C. 2005. (Outra).

V Forum Internacional Software Livre. 2004. (Congresso).

VII Semana Acadêmica de Engenharia de Computação. 2004. (Seminário).

VI Semana Acadêmica de Engenharia de Computação. 2002. (Seminário).

Mini Curso de PHP. 2002. (Outra).

XVII - Seminário Regional de Educação da Faculdade de Formação de Professores e Especialistas de Educação.. 1999. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Nisia Krusche

Computação de Alto Desempenho Aplicada a Modelagem Numérica de Fenômenos Atmosféricos; 2014; Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional) - Universidade Federal do Rio Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Nisia Krusche;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SPOLAVORI, Anderson Duarte ; BOTELHO, S. S. C. ; Krusche Nisia . Modelos Numéricos da Atmosfera: Otimização com Processamento em Unidades Gráficas e Visualização Científica. In: XVII Congresso Brasileiro de Meteorologia, 2012, gramado. Anais do XVII Congresso Brasileiro de Meteorologia. Rio de Janeiro: SBMET, 2012. v. 1. p. 1 CD-Rom-5.

  • SPOLAVORI, Anderson Duarte ; Krusche Nisia . Estudo de Caso: Simulação Numérica das alterações causadas pelas Mudanças na Excentricidade e Obliquidade da Terra. In: XI Congreso Argentino de Meteorologia., 2012, Mendoza. XI Congremet, 2012. v. 1. p. 1 CD-Rom-5.

  • GOMES, C. S. ; GAMBETA-LEITE, M. R. S. ; SPOLAVORI, Anderson Duarte ; Krusche Nisia ; ROCHA, R. P. . Simulação de Nevoeiros de Advecção em Rio Grande, RS, Brasil: Análise das Condições Iniciais e de Fronteira em Modelo de Mesoescala. In: XI Congreso Argentino de Meteorologia., 2012, Mendoza. XI Congremet, 2012. v. 1. p. 1-5 CD-Rom.

  • GAMBETA-LEITE, M. R. S. ; VALENTE, R. ; SPOLAVORI, Anderson Duarte ; Krusche Nisia ; EMMENDORFER, L. . Estudo de caso sobre o acoplamento de um modelo de previsão numérica ao planejamento de alocação de berços no Porto de Rio Grande. In: V Conferência Sul em Modelagem Computacional, 2012, Rio Grande. Anais da V Conferência Sul em Modelagem Computaciona. Rio Grande: Universidade Federal de Rio Grande, 2012. v. 1. p. 248-252.

  • GOMES, C. S. ; GAMBETA-LEITE, M. R. S. ; SPOLAVORI, Anderson Duarte ; Krusche Nisia . Estudo sobre a Acurácia da Previsão Numérica gerada pelo WRF para a Cidade de Rio Grande. In: XVII Congresso Brasileiro de Meteorologia, 2012, Gramado-RS. XVII Congresso Brasileiro de Meteorologia. Rio de Janeiro: SBMet, 2012. v. 1. p. 1-5 CD-ROM.

  • SPOLAVORI, Anderson Duarte ; MENDOZA, M. ; Krusche Nisia . Modificações realizadas no Banco de Dados Meteorológicos nos anos de 2005 e 2006. In: XIV Congresso Brasileiro de Meteorologia. In: Anais do XIV Congresso Brasileiro de Meteorologia, 2006, Florianópolis. Anais do XIV Congresso Brasileiro de Meteorologia, 2006. v. 1. p. 1743.

  • SPOLAVORI, Anderson Duarte ; Gerenciamento e Tratamento de Dados Meteorológicos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SPOLAVORI, Anderson Duarte ; Krusche Nisia . Modificações Realizadas no Banco de Dados Meteorológicos no anos 2005 e 2006. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

Controlador de Motores de Passo. 2007.

Controle de Qualidade de Dados Meteorológicos. 2006.

Aceso web, Banco de Dados Meteorológicos da Furg. 2005.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2011 - 2013

Universidade Federal do Rio Grande

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista CAPES, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atuando em minhas pesquisas de mestrado para melhoria de desempenho de modelos numéricos de previsão de tempo utilizando programação de alto desempenho baseada em GPUs sob as linguagens C++ e Fortran em sistemas Linux e contribuindo como desenvolvedor no laboratório de Núcleo de Física Ambiental(NFA) da FURG.

2006 - 2007

Universidade Federal do Rio Grande

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Apoio Técnico, Carga horária: 20

Outras informações:
Apoio Técnico ao projeto "Vulnerabilidade das Comunidades Pesqueiras à Variabilidade Climática na Região Estuarina da Lagoa dos Patos". Desenvolvimento de ferramenta para controle de qualidade de dados unido a construção e administração Banco de Dados com acesso WEB. Controle de qualidade de dados contruido por software com a linguagem C++ e Fortran. Aquisição dos dados meteorológicos atravez da antena meteorológica cuja instalação tive participação ativa. Os dados eram coletados em freqüências de 10 Hz e formatados em um arquivo binário. Foi realizado o tratamento destes dados a fim de contruir uma base de dados confiável. Para a construção do banco de dados foram utilizadas as ferramentas MySQL e posteriormente PostgreSQL. O acesso aos dados coletados foram construidos sob a plataforma PHP, onde se estabeleceu controle de acesso com autenticação de usuário. Eventuais problemas ocorridos nas coletas dos dados foram contornados por uma sólida programação no datalogger da antema meteorológica que permitiu o sucesso do projeto.

2006 - 2006

Universidade Federal do Rio Grande

Vínculo: Bolsa, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

Outras informações:
Participação em Projeto de Análise do Impacto Ambiental para a instalação de uma empresa de celulose, vinculado a Fundação Universidade Federal de Rio Grande, instalação de equipamentos meteorológicos, aquisição de dados e controle de qualidade aplicado via software.

2004 - 2005

Universidade Federal do Rio Grande

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

Outras informações:
Desenvolvimento do Banco de Dados Meteorológicos da Furg. Contrução de sistema de acesso WEB em PHP/MySQL e PostgreSQL. O banco de dados e o sistema de acesso WEB foram construidos e projetados a partir do princípio. O sistema todo baseia-se no cadastro de usuários interessados em acessar os dados meteorológicos que estão sob o domínio da Furg. Os dados somente são liberados mediante aceitação do cadastro e autorização do Orientador do projeto que necessita dos dados. O sistema de cadastro funciona de forma automatizada no que diz respeito a demonstração de interesse do usuário. Um e-mail é enviado aos gerentes do sistema com todos os dados do usuário e seus dados de interesse. O gerente analiza a proposta do usuário e retorna uma resposta, podendo liberar o novo usuário para acessos a base de dados meteorológicos da Furg. Existem atualemte três estações meteorológicas sob o domínio da Furg, a Bóia de Fundeiro Argos, a |Estação Convencional de Rio Grande e a Estação Automática de Rio Grande, todas elas com seus dados instalados no Banco de Dados Meteorológicos da Furg. Na Estação Automática de Rio Grande, os dados são enviados em forma de arquivo texto ao servidor do Laboratório de Meteorologia da Furg, um programa escrito em PHP está programado para executar todos os dias e buscar o arquivo de dados, realizar o parse sobre estes dados e inserir no Banco de Dados Meteorológicos da Furg. Na Boia de Funderiro, uma vez a cada ano, um barco da marinha estabelece contato com a bóia a fim de coletar seu datalogger, os dados são retirados do datalloger e disponibilizados para o Laboratóro de Meteorologia da Furg que posteriormente executa um script feito em PHP que realiza o parse dos dados e insere no Banco de Dados Meteorológicos da Furg. Na Estação Convencional de Rio Grande, os dados são inseridos diariamente atravéz de um programa escrito em PHP que disponobiliza uma saída mais amigável ao funcionário encarregado de registrar os dados coletados.

2003 - 2004

Universidade Federal do Rio Grande

Vínculo: Estagio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

Outras informações:
Atuação na área de manutenção e instalação de computadores sob os sistemas Linux/Windows. Instalação de sistemas Linux com montagem de servidor e instação de serviços WEB, tais como: - Apache, PHP, MySQL, PostgreSql, PhpMyAdmin, PgMyAdmin, Tom Cat, Proftpd entre outros.