Gabriela Viana Moreira

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (1995), MBA na FGV em Gerenciamento de Projetos e mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2003). Atualmente é Assessora Técnica na GIZ (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit) no Projeto Biodiversidade e Mudanças Climáticas na Mata Atlântica, assessorando o Ministério do Meio Ambiente. de 2013 a 2016 foi Gerente de Projetos na Reserva Ecológica de Guapiaçu -REGUA, onde foi responsável pela coordenação do Projeto Guapiaçu Grande Vida com patrocínio Petrobras socioambiental. Atuou como coordenadora do Programa Serra do Mar no Instituto BioAtlantica durante 5 anos período no qual elaborou, planejou e coordenou projetos na área de desenvolvimentos sustentável . Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão ambiental, Mata Atlântica, gestão de recursos hídricos, conservação da biodiversidade e epidemiologia,.

Informações coletadas do Lattes em 04/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Saúde Coletiva

2001 - 2003

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: SIH/SUS COMO FONTE PARA A PRODUÇÃO DE INDICADORES DE MORBIDADE PARA A GESTÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE Internações por meningites em geral e sífilis congênita como preditoras da ocorrência na população,Ano de Obtenção: 2003
Orientador: Joaquim Gonçalves Valente
Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil. Palavras-chave: SISTEMA DE INFORMAÇÃO HOSPITALAR; GESTÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE; vigilância epidemiológica; morbidade hospitalar.Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva. Setores de atividade: Saúde Humana; Cuidado À Saúde das Populações Humanas; Políticas, Planejamento e Gestão em Saúde.

Especialização em andamento em MBA Gerenciamento de Projetos

2012 - Atual

Fundação Getúlio Vargas
Título: não s eaplica

Aperfeiçoamento em Aperfeiçoamento Em Vigilância Sanitária

2001 - 2002

Fundação Oswaldo Cruz
Ano de finalização: 2002;

Graduação em Medicina Veterinária

1989 - 1995

Universidade Federal Fluminense

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2012 -

MBA em Elaboracao,Analise e Avaliacao de Projetos. (Carga Horária: 360h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Epidemiologia/Especialidade: Vigilância Epidemiológica.

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Medicina Veterinária / Subárea: Medicina Veterinária Preventiva/Especialidade: Saneamento Aplicado a Saúde do Homem.

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Medicina Veterinária / Subárea: Medicina Veterinária Preventiva/Especialidade: Saúde Animal (Programas Sanitários).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Joaquim Gonçalves Valente

VALENTE, J. G.; VIANA, A.L.D.A.; WERNECK, G.. SIH/SUS como fonte para produção de indicadores de morbidade para gestão dos serviços de saúde: Internações por sífilis congênita e meningites em geral como preditoras da ocorrência na população [EQM-22]. 2003. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Saúde Coletiva) - Instituto de Medicina Social Uerj.

Guilherme Loureiro Werneck

WERNECK, G. L.NADANOVSKY, P.; VIANA, A. L. D.. SIH/SUS como fonte para produção de indicadores de morbidade para gestão dos serviços de saúde - internações por sífilis congênita e meningites em geral como preditoras da ocorrência na população. 2003. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Ana Luiza d'Avila Viana

VIANA, A. L. d' Á.. SIH/SUS como Fonte para Produção de Indicadores de Morbidade para Gestão dos Serviços de Saúde - Internação por sífilis congênita e meningites em geral como preditoras da ocorrência na população. 2003. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Claudia de Souza Lopes

LOPES, C.S.; VIANA, Ana Luiza D'ávila;WERNECK, Guilherme Loureiro. SIH/SUS como fonte para produção de indicadores de morbidade para gestão dos serviços de saúde - internações por sífilis congênita e meningites em geral como preditoras da ocorrência na população. 2003. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MOREIRA, G. V. ; PEIXOTO, Cáthia Maria Serra ; ZICCARDI, Mariangela ; OLIVEIRA, Ricardo Lourenço de ; CASTRO, Marcia Gonçalves de ; DIONÍSIO, Deuse de Fátima ; PISSIANTTI, Alcides . Perevalência de Trypanosoma cruzi, Trypanosoma minasense e de anticorpos contra arbovírus em primatas não humanos (callithrichidae) mantidos em cativeiro. Revista Brasileira de Medicina Veterinária , Brasil, v. 22, n.6, p. 252-254, 2000.

  • MOREIRA, G. V. . A Bacia Guapi-Macacu : material de apoio escolar para o ensino fundamental. 1. ed. , 2010. v. 1. 68p .

  • MOREIRA, G. V. . Proposta de Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental da Bacia do Rio Macacu - RJ. Rio de Janeiro: , 2009. v. 2. 311p .

  • VIANA, A. L. D. ; PIERANTONE, C. ; HEIMANN, L. ; LIMA, L. ; OLIVEIRA, R. ; BONFIM, R. ; RODRIGUES, S. ; GUERCIO, A. ; MOREIRA, G. V. . A Implementação do PSF em Grandes Centros Urbanos. In: Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2003, Brasília. Ciência e Saúde Coletiva. Rio de Janeiro: Abrasco, 2003. v. 8. p. 103.

  • MOREIRA, G. V. . Hemoparasitos de primatas brasileiros mantidos em cativeiro. In: II Reunião Anual de Iniciação Científica - FIOCRUZ/CNPq, 1994, Rio de janeiro, 1994.

  • ZICCARDI, Mariangela ; MOREIRA, G. V. . Trypanossoma cruz and Trypanosoma minasense in Lion tamarins (Primates: Callithrichidae).. In: XXI Reunião Anual de Pesquisa Básica em Doença de Chagas, 1994, Caxambu. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz (Impresso). Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 1994. v. 89. p. 55.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2010 - 2012

    Rodada Estratégica Demostrativa de Experiências - REDE das Águas e Florestas, Descrição: Sistematizar o conhecimento e articular as experiências geradas pela Sociedade Civil e pelo Poder Público do Estado do Rio de Janeiro em especial sobre os temas: Serviço Ambiental ÁGUA e ICMS Ecológico, com o intuito de construir, aperfeiçoar e aplicar políticas públicas que auxiliem no processo de conservação da Mata Atlântica.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Gabriela Viana Moreira - Coordenador., Financiador(es): Ministério do Meio Ambiente - Auxílio financeiro.

  • 2007 - 2009

    Estratégias e Ações Para a Conservação da Biodiversidade em Empreendimentos Sustentáveis, Descrição: Desenvolver uma análise customizada através de um sistema de suporte à decisão que considere potenciais riscos e oportunidades relacionadas à biodiversidade, aos recursos hídricos, ao meio físico e às comunidades locais, permitindo a adoção e aperfeiçoamento de práticas sustentáveis de operação da empresa.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Gabriela Viana Moreira - Coordenador., Financiador(es): Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Cooperação.

  • 2006 - 2009

    Entre Serras e Águas: Consolidação do Corredor Central Fluminense através da elaboração do plano de manejo da APA da Bacia do Rio Macacu, Descrição: O projeto teve como objetivo a construção participativa do plano de manejo da APA da Bacia do Rio Macacu por meio de uma estratégia de planejamento regional que compreende o mosaico de Unidades de Conservação existente no seu entorno, além da identificação de possibilidades de conexões com a formação de corredores e do planejamento agroecológico. Essa estratégia visa compatibilizar a conservação da biodiversidade e o uso sustentável dos recursos, respeitando a vocação agropecuária das unidades produtivas existentes na APA.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Gabriela Viana Moreira - Coordenador.

  • 2002 - 2007

    Proj. de Consolidação da ESEC Paraíso e CPRJ, Descrição: Implantação e consolidação da Estação Ecológica Estadual do Paraíso, com recursos de medidas compensatórias da Usina Termoelétrica do Norte Fluminense.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Gabriela Viana Moreira - Coordenador / Daniel Eduardo da Luz - Integrante., Financiador(es): Usina Termoelétrica do Norte Fluminense - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2012

    Rodada Estratégica Demostrativa de Experiências - REDE das Águas e Florestas, Descrição: Sistematizar o conhecimento e articular as experiências geradas pela Sociedade Civil e pelo Poder Público do Estado do Rio de Janeiro em especial sobre os temas: Serviço Ambiental ÁGUA e ICMS Ecológico, com o intuito de construir, aperfeiçoar e aplicar políticas públicas que auxiliem no processo de conservação da Mata Atlântica.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Gabriela Viana Moreira - Coordenador., Financiador(es): Ministério do Meio Ambiente - Auxílio financeiro.

  • 2007 - 2009

    Estratégias e Ações Para a Conservação da Biodiversidade em Empreendimentos Sustentáveis, Descrição: Desenvolver uma análise customizada através de um sistema de suporte à decisão que considere potenciais riscos e oportunidades relacionadas à biodiversidade, aos recursos hídricos, ao meio físico e às comunidades locais, permitindo a adoção e aperfeiçoamento de práticas sustentáveis de operação da empresa.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Gabriela Viana Moreira - Coordenador., Financiador(es): Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Cooperação.

  • 2006 - 2009

    Entre Serras e Águas: Consolidação do Corredor Central Fluminense através da elaboração do plano de manejo da APA da Bacia do Rio Macacu, Descrição: O projeto teve como objetivo a construção participativa do plano de manejo da APA da Bacia do Rio Macacu por meio de uma estratégia de planejamento regional que compreende o mosaico de Unidades de Conservação existente no seu entorno, além da identificação de possibilidades de conexões com a formação de corredores e do planejamento agroecológico. Essa estratégia visa compatibilizar a conservação da biodiversidade e o uso sustentável dos recursos, respeitando a vocação agropecuária das unidades produtivas existentes na APA.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Gabriela Viana Moreira - Coordenador.

  • 2002 - 2007

    Proj. de Consolidação da ESEC Paraíso e CPRJ, Descrição: Implantação e consolidação da Estação Ecológica Estadual do Paraíso, com recursos de medidas compensatórias da Usina Termoelétrica do Norte Fluminense.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Gabriela Viana Moreira - Coordenador / Daniel Eduardo da Luz - Integrante., Financiador(es): Usina Termoelétrica do Norte Fluminense - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2012

    Rodada Estratégica Demostrativa de Experiências - REDE das Águas e Florestas, Descrição: Sistematizar o conhecimento e articular as experiências geradas pela Sociedade Civil e pelo Poder Público do Estado do Rio de Janeiro em especial sobre os temas: Serviço Ambiental ÁGUA e ICMS Ecológico, com o intuito de construir, aperfeiçoar e aplicar políticas públicas que auxiliem no processo de conservação da Mata Atlântica.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Gabriela Viana Moreira - Coordenador., Financiador(es): Ministério do Meio Ambiente - Auxílio financeiro.

  • 2007 - 2009

    Estratégias e Ações Para a Conservação da Biodiversidade em Empreendimentos Sustentáveis, Descrição: Desenvolver uma análise customizada através de um sistema de suporte à decisão que considere potenciais riscos e oportunidades relacionadas à biodiversidade, aos recursos hídricos, ao meio físico e às comunidades locais, permitindo a adoção e aperfeiçoamento de práticas sustentáveis de operação da empresa.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Gabriela Viana Moreira - Coordenador., Financiador(es): Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Cooperação.

  • 2006 - 2009

    Entre Serras e Águas: Consolidação do Corredor Central Fluminense através da elaboração do plano de manejo da APA da Bacia do Rio Macacu, Descrição: O projeto teve como objetivo a construção participativa do plano de manejo da APA da Bacia do Rio Macacu por meio de uma estratégia de planejamento regional que compreende o mosaico de Unidades de Conservação existente no seu entorno, além da identificação de possibilidades de conexões com a formação de corredores e do planejamento agroecológico. Essa estratégia visa compatibilizar a conservação da biodiversidade e o uso sustentável dos recursos, respeitando a vocação agropecuária das unidades produtivas existentes na APA.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Gabriela Viana Moreira - Coordenador.

  • 2002 - 2007

    Proj. de Consolidação da ESEC Paraíso e CPRJ, Descrição: Implantação e consolidação da Estação Ecológica Estadual do Paraíso, com recursos de medidas compensatórias da Usina Termoelétrica do Norte Fluminense.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Gabriela Viana Moreira - Coordenador / Daniel Eduardo da Luz - Integrante., Financiador(es): Usina Termoelétrica do Norte Fluminense - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2012

    Rodada Estratégica Demostrativa de Experiências - REDE das Águas e Florestas, Descrição: Sistematizar o conhecimento e articular as experiências geradas pela Sociedade Civil e pelo Poder Público do Estado do Rio de Janeiro em especial sobre os temas: Serviço Ambiental ÁGUA e ICMS Ecológico, com o intuito de construir, aperfeiçoar e aplicar políticas públicas que auxiliem no processo de conservação da Mata Atlântica.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Gabriela Viana Moreira - Coordenador., Financiador(es): Ministério do Meio Ambiente - Auxílio financeiro.

  • 2007 - 2009

    Estratégias e Ações Para a Conservação da Biodiversidade em Empreendimentos Sustentáveis, Descrição: Desenvolver uma análise customizada através de um sistema de suporte à decisão que considere potenciais riscos e oportunidades relacionadas à biodiversidade, aos recursos hídricos, ao meio físico e às comunidades locais, permitindo a adoção e aperfeiçoamento de práticas sustentáveis de operação da empresa.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Gabriela Viana Moreira - Coordenador., Financiador(es): Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Cooperação.

  • 2006 - 2009

    Entre Serras e Águas: Consolidação do Corredor Central Fluminense através da elaboração do plano de manejo da APA da Bacia do Rio Macacu, Descrição: O projeto teve como objetivo a construção participativa do plano de manejo da APA da Bacia do Rio Macacu por meio de uma estratégia de planejamento regional que compreende o mosaico de Unidades de Conservação existente no seu entorno, além da identificação de possibilidades de conexões com a formação de corredores e do planejamento agroecológico. Essa estratégia visa compatibilizar a conservação da biodiversidade e o uso sustentável dos recursos, respeitando a vocação agropecuária das unidades produtivas existentes na APA.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Gabriela Viana Moreira - Coordenador.

  • 2002 - 2007

    Proj. de Consolidação da ESEC Paraíso e CPRJ, Descrição: Implantação e consolidação da Estação Ecológica Estadual do Paraíso, com recursos de medidas compensatórias da Usina Termoelétrica do Norte Fluminense.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Gabriela Viana Moreira - Coordenador / Daniel Eduardo da Luz - Integrante., Financiador(es): Usina Termoelétrica do Norte Fluminense - Auxílio financeiro.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Reserva Ecológica de Guapiaçu. , Fazenda Serra do Mar, Guapiaçu, 28680000 - Cachoeiras de Macacu, RJ - Brasil - Caixa-postal: 98112, Telefone: (21) 27453998, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2000 - 2001

    Prefeitura Municipal de Cachoeiras de Macacu

    Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 16

  • 1999 - 2000

    Prefeitura Municipal de Cachoeiras de Macacu

    Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Medica Veterinária, Carga horária: 20

  • 1997 - 1999

    Prefeitura Municipal de Cachoeiras de Macacu

    Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Cargo Comissionado, Carga horária: 40

    Atividades

    • 01/1997 - 08/1999

      Direção e administração, Secretaria Municipal de Saúde, Departamento de Vigilância Saintária e Epidemiológica.,Cargo ou função, Diretora de Departamento.

  • 2007 - 2012

    Instituto BioAtlântica

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Programa, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Coordenadora do Programa Serra do Mar - coordenação de projetos no âmbito do Corredor Serra do Mar da Mata Atlântica, porção sudeste.

    Atividades

    • 04/2007

      Direção e administração, Instituto BioAtlântica, .,Cargo ou função, Coordenadora de Projetos.

  • 2002 - 2007

    Associação Mico Leão Dourado

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Projeto, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Coordenadora do Projeto de Consolidação da Estação Ecológica Estadual do Paraíso e Centro de Primatologia do Rio de janeiro

  • 2012 - 2013

    Instituto Terra de Preservação Ambiental

    Vínculo: Assessora técnica, Enquadramento Funcional: Consultora, Carga horária: 40

  • 2013 - 2016

    Reserva Ecológica de Guapiaçu

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente de Projeto, Carga horária: 40

  • 2016 - Atual

    GIZ Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assessora Técnica, Carga horária: 20