Juliane Rangel Dantas

Doutoranda em enfermagem do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PGEnf) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Bolsista a nível de Doutorado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Mestra em enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atuou como bolsista em nível de Mestrado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) (2018-2019). Especialista em unidade de terapia intensiva pela Faculdade Metropolitana de Ciências e Tecnologia (FAMEC). Enfermeira pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em 2017. Desenvolve estudos na linha de pesquisa Desenvolvimento tecnológico em saúde e enfermagem e é membro do grupo de pesquisa Práticas Assistenciais e Epidemiológicas em Saúde e Enfermagem (PAESE) desde agosto de 2013, sob a coordenação e orientação da Profª Drª Ana Luisa Brandão de Carvalho Lira. Já realizou estágio à docência no curso de graduação em Enfermagem da UFRN durante dois semestres letivos. Possui interesse nas áreas de sistematização da assistência de enfermagem, sistemas de classificação NANDA-I, NIC, NOC, diagnósticos de enfermagem, cuidado de enfermagem em unidade de terapia intensiva, promoção da saúde, saúde do adulto e idoso.

Informações coletadas do Lattes em 09/12/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Enfermagem

2020 - Atual

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Ana Luisa Brandão de Carvalho Lira. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em Enfermagem

2018 - 2019

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: Acurácia do diagnóstico de enfermagem Desobstrução ineficaz das vias aéreas em pacientes internados em unidade de terapia intensiva
, Ano de Obtenção: 2020.Ana Luisa Brandão de Carvalho Lira.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Enfermagem; Diagnóstico de enfermagem.; Unidade de Terapia Intensiva; Sistema Respiratório; Adulto.

Especialização em Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva

2018 - 2020

Faculdade Metropolitana de Ciências e Tecnologia
Título: O cuidado de enfermagem ao paciente idoso internado em unidade de terapia intensiva: uma análise de contexto

Graduação em Enfermagem

2013 - 2017

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: Revisao integrativa sobre prevenção de lesão por pressão
Orientador: Ana Luisa Brandão de Carvalho Lira.

Curso técnico/profissionalizante em Alimentos

2009 - 2012

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Formação complementar

2022 - 2022

Extensão universitária em QUARTO CURSO SOBRE TECNOLOGIA EDUCACIONAL ENVOLVENDO A SIMULAÇÃO CLÍNICA E. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2022 - 2022

Identificação básica dos elementos de uma ferida. (Carga horária: 4h). , Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Norte, COREN-RN, Brasil.

2021 - 2021

Extensão universitária em SEGUNDO CURSO SOBRE TECNOLOGIA EDUCACIONAL ENVOLVENDO A SIMULAÇÃO CLÍNICA E. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2021 - 2021

Extensão universitária em TERCEIRO CURSO SOBRE TECNOLOGIA EDUCACIONAL ENVOLVENDO A SIMULAÇÃO CLÍNICA. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2018 - 2018

Extensão universitária em SIMULAÇÃO CLÍNICA VIRTUAL SOBRE RACIOCÍNIO DIAGNÓSTICO EM ENFERMAGEM NA SAÚ. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2018 - 2018

Extensão universitária em Curso sobre Risco de volume de líquidos excessivo em pacientes submetidos à. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2018 - 2018

Extensão universitária em Processo de enfermagem e casos clínicos em diferentes contextos do cuidar -. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2018 - 2018

Extensão universitária em ANÁLISE LEXICOGRÁFICA DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS COM AUXÍLIO DO IRAMUTEQ: CO. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2017 - 2017

Extensão universitária em Curso: TÓPICOS DE ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAÚDE IMUNIZAÇÃO DE ADULTOS. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2016 - 2016

Extensão universitária em Medidas educativas voltadas ao paciente renal crônico submetidos à hemodial. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2016 - 2016

Extensão universitária em Curso de atualização no combate vetorial ao Aedes Aegypti. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2015 - 2015

Extensão universitária em Curso: como publicar artigos científicos. (Carga horária: 80h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2015 - 2015

Extensão universitária em Curso:Suporte avançado de vida em reanimação cardiopulmonar:formação do pen. (Carga horária: 46h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2015 - 2015

Extensão universitária em Ações de enfermagem voltadas para a saúde renal. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2014 - 2014

Extensão universitária em Saúde do idoso: prevenindo a doença renal e desmistificando a hemodiálise. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2013 - 2013

Extensão universitária em Curso sobre pesquisa quantitativa em saúde do PAESE. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Sistematização da Assistência de Enfermagem.

Organização de eventos

DANTAS, J. R. . XXIII Semana de Enfermagem - COREN. 2021. (Outro).

DANTAS, J. R. . XIV Seminário de Defesa dos Trabalhos de Conclusão de Curso dos estudantes de Medicina. 2018. (Outro).

Participação em eventos

18o SENADEn ? Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem e o 15o SINADEn ? Simpósio Nacional de Diagnóstico de Enfermagem,. 2022. (Seminário).

II CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SOBRE PACIENTE EXPERTO: ENFOQUE E PERSPECTIVAS TEÓRICAS E FILOSÓFICAS. 2022. (Outra).

MONKEYPOX - AULA ABERTA. 2022. (Outra).

XIV Conferência Internacional sobre Qualidade e Segurança em Serviços de Saúde: Programas de gestão da qualidade e segurança do paciente e o papel da literacia em saúde. 2021. (Outra).

I Congresso Online Internacional de Enfermagem - CONINTENF. 2020. (Congresso).

III Simpósio Internacional do Programa de Pós- Graduação em Enfermagem: repercussões da COVID-19 na saúde global. 2020. (Simpósio).

I Seminário do Projeto de Pesquisa: ?Acompanhamento longitudinal de adultos e idosos que receberam alta da internação hospitalar por COVID- 19". 2020. (Seminário).

I Simpósio Internacional do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba. 2020. (Simpósio).

Simpósio Einstein de Pacientes Graves: COVID-19. 2020. (Simpósio).

2ª Conferencia Internacional da Escola de Altos Estudos em Enfermagem - Paciente experto, Processo de Enfermagem e inteligência artificial: uma tríade para a qualidade assistencial. 2019. (Outra).

80ª SEMANA BRASILEIRA DE ENFERMAGEM. 2019. (Outra).

ENCONTRO - ENCONTRO INTEGRADO DOS PROGRAMAS DE ENSINO DA UFRN 2019,.ENCONTRO - ENCONTRO INTEGRADO DOS PROGRAMAS DE ENSINO DA UFRN 2019,. 2019. (Outra).

I CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DA ESCOLA DE ALTOS ESTUDOS EM ENFERMAGEM - PACIENTE EXPERTO: EXPERIÊNCIAS EXITOSAS NO MUNDO E PERSPECTIVAS PARA O BRASIL,. 2019. (Outra).

II CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE INOVAÇÃO EM SAÚDE. 2019. (Outra).

X Conferência Internacional sobre Qualidade e Segurança em Serviços de Saúde: Evolução e Perspectiva da Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde. 2019. (Outra).

2ª Conferência Internacional de Inovação Tecnológica em Saúde.2ª Conferência Internacional de Inovação Tecnológica em Saúde. 2018. (Outra).

CIENTEC 2018 - Mostra de ciência, tecnologia e cultura (Estandes Acadêmicos). MARCOS HISTÓRICOS DA GRADUAÇÃO E PÓS GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DA UFRN. 2018. (Feira).

ENCONTRO INTEGRADO DOS PROGRAMAS DE ENSINO DA UFRN.ENCONTRO INTEGRADO DOS PROGRAMAS DE ENSINO DA UFRN. 2018. (Encontro).

I SIMPÓSIO NORTE-RIOGRANDENSE SOBRE SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM- EMPODERAMENTO DA PRÁTICA PROFISSIONAL. 2018. (Simpósio).

12 SINADEn - Simpósio Nacional de Diagnóstico em Enfermagem.Fatores de risco do diagnóstico de enfermagem risco de desequilíbrio eletrolítico em pacientes hemodialíticos. 2016. (Simpósio).

XXVII Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica - eCIC 2016. Diagnóstico Volume de líquidos excessivos em pacientes submetidos à hemodiálise: identificando a significância dos seus indicadores clínicos. 2016. (Congresso).

CIENTEC 2015 - Mostra de ciência, tecnologia e cultura (Estandes Acadêmicos). História e arte do cuidar: evolução da enfermagem. 2015. (Feira).

II Simpósio Norte-riograndense de Bioética - Bioética clínica, cuidado e dignidade humana.. 2015. (Simpósio).

XVIII Congresso Norteriograndense de Cardiologia. 2015. (Congresso).

XXVI Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica - eCIC. Acurácia dos indicadores clínicos do diagnóstico de enfermagem Autocontrole Ineficaz da Saúde. 2015. (Congresso).

CIENTEC 2014 - Mostra de ciência, tecnologia e cultura (Estandes Acadêmicos). Evolução da enfermagem: uma visão histórica da arte do cuidar. 2014. (Feira).

I Simpósio Multiprofissional de Atendimento Pré-hospitalar. 2014. (Simpósio).

EXPERIÊNCIAS EXITOSAS EM SACI/POTI 2013.2. 2013. (Outra).

IV Encontro de Enfermeiras Obstétricas e Neonatológicas (IV ENEON/RN). 2013. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: Anny Alice Maniezzo

DANTAS, J. R.; LUCENA, S. K. P.; MONTEIRO, B. R.. Construção de um Protótipo de Rastrabilidade de documentos em um Hospital Universitário. 2022.

Aluno: Geralda Jéssica de Araújo Santos

DANTAS, J. R.; MONTEIRO, B. R.; OLIVEIRA, F. L. B.. Potencialidades e desafios da informatização em saúde no Brasil: uma revisão integrativa. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Informática na Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Suzyanne Araújo Moraes

LIRA, ANA LUISA BRANDÃO DE CARVALHO;DANTAS, JULIANE RANGEL. Aromaterapia para melhora da qualidade do sono em crianças autistas: uma proposta de intervenção. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM AROMATERAPIA) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Michelle de Paula Ottaviano Carnovale

LIRA, ANA LUISA BRANDÃO DE CARVALHO;DANTAS, JULIANE RANGEL. Proposta de intervenção com aromaterapia para diminuir a evasão escolar de crianças e adolescentes negros.. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM AROMATERAPIA) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Pedro Eduardo Guimarães Silva

LIRA, ANA LUISA BRANDÃO DE CARVALHO;DANTAS, JULIANE RANGEL; ARAUJO, A. K. C.. Cuidados de enfermagem voltados para saúde mental na atenção básica: uma revisão integrativa.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Renata Marinho Fernandes

LIRA, A. L. B. C.; DELGADO, M. F.;DANTAS, J. R.. Simulação clínica para o ensino do exame físico cardiovascular em enfermagem. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

DANTAS, J. R.. CONGRESSO INTERDISCIPLINAR EM SAÚDE. 2021. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

DANTAS, J. R.. I Jornada Brasileira de Enfermagem: Desafios e Atuação no Enfrentamento à COVID-19. 2020. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

DANTAS, J. R.. 17o SENADEn ? Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem e o 14o SINADEn ? Simpósio Nacional de Diagnóstico de Enfermagem. 2020. Associação Brasileira de Enfermagem (RN).

DANTAS, J. R.. ENCONTRO INTEGRADO DOS PROGRAMAS DE ENSINO DA UFRN 2020. 2020. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

DANTAS, J. R.. Encontro Integrado dos Programas de Ensino da UFRN - 2019. 2019. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

DANTAS, J. R.. ENCONTRO INTEGRADO DOS PROGRAMAS DE ENSINO DA UFRN. 2018. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Comissão julgadora das bancas

Beatriz Medeiros de Macedo

FEIJAO, Alexsandra Rodrigues;MACEDO, BEATRIZ MEDEIROS DE; LIRA, Ana Luisa Brandão de Carvalho. Revisão integrativa sobre lesões por pressão. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Maria Isabel da Conceição Dias Fernandes

LIRA, A. L. B. C.;ENDERS, B. C.; COUTO, H. C. T.;FERNANDES, M. I. C. D.. Acurácia do diagnóstico de enfermagem desobstrução ineficaz das vias aéreas em pacientes internados em unidade de terapia intensiva. 2019. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Maria Isabel da Conceição Dias Fernandes

LIRA, A. L. B. C.;ENDERS, B. C.; COUTO, H. C. T.;FERNANDES, M. I. C. D.. . Acurácia do diagnóstico de enfermagem desobstrução ineficaz das vias aéreas em pacientes internados em unidade de terapia intensiva.. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Helen Cristiny Teodoro Couto Ribeiro

LIRA, A. L. B. C.; ENDERS, B. C.;RIBEIRO, H.C.T.C.; FERNANDES, M. I. C. D.. Acurácia do diagnóstico de enfermagem Desobstrução ineficaz das vias aéreas em pacientes internados em unidade de terapia intensiva. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Póa Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Helen Cristiny Teodoro Couto Ribeiro

LIRA, A. L. B. C.; ENDERS, B. C.;RIBEIRO, H.C.T.C.; FERNANDES, M. I. C. D.. Acurácia do diagnóstico de enfermagem Desobstrução ineficaz das vias aéreas em pacientes internados em unidade de terapia intensiva. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Póa Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Bertha Cruz Enders

LIRA, Ana Luisa Brandão de CarvalhoENDERS, Bertha CruzFERNANDES, Maria Isabel da Conceição Dias Fernandes; RIBEIRO, H. C. T. C.. Acurácia do diagnóstico de enfermagem desobstrução ineficaz das vias aéreas em pacientes internados em unidade de terapia intensiva. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Ana Luisa Brandão de Carvalho Lira

LIRA, ANA LUÍSA BRANDÃO DE CARVALHOENDERS, Bertha Cruz; RIBEIRO, Helen Cristiny Teodoro Couto Ribeiro;FERNANDES, Maria Isabel da Conceição Dias. Acurácia do diagnóstico de enfermagem desobstruçao ineficaz das vias aéreas em pacientes internados em unidade de terapia intensiva. 2019. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Ana Luisa Brandão de Carvalho Lira

Lira, Ana Luisa Brandão de CarvalhoENDERS, Bertha Cruz; RIBEIRO, Helen Cristiny Teodoro Couto Ribeiro;FERNANDES, Maria Isabel da Conceição Dias. Acurácia do diagnóstico de enfermagem Desobstrução ineficaz das vias aéreas em pacientes internados em unidade de terapia intensiva. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Ana Luisa Brandão de Carvalho Lira

LIRA, ANA LUISA BRANDÃO DE CARVALHO; FEIJAO, Alexsandra Rodrigues;MACEDO, Beatriz Medeiros de. Revisão integrativa sobre lesões por pressão. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Foi orientado por

Denise Amaral

Análise físico-química de hambúrgeres mistos; 2012; Orientação de outra natureza; (Técnico em Alimentos) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Denise Amaral;

Deyzi Santos Gouveia

Análise físico-química de hambúrgeres mistos; 2012; Orientação de outra natureza; (Técnico de Nível Médio em Alimentos) - Instituto Federal do Rio Grande do Norte - Currais Novos; Orientador: Deyzi Santos Gouveia;

Ana Luisa Brandão de Carvalho Lira

Validação do diagnóstico de enfermagem a partir de uma teoria de médio alcance; Início: 2020; Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; (Orientador);

Ana Luisa Brandão de Carvalho Lira

Acurácia do diagnóstico de enfermagem desobstruçao ineficaz das vias aéreas em pacientes internados em unidade de terapia intensiva; 2019; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ana Luisa Brandão de Carvalho Lira;

Ana Luisa Brandão de Carvalho Lira

Revisão integrativa sobre lesões por pressão; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ana Luisa Brandão de Carvalho Lira;

Ana Luisa Brandão de Carvalho Lira

Acurácia dos indicadores clínicos do diagnóstico de enfermagem Autocontrole Ineficaz da Saúde; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, PROPESQ/UFRN; Orientador: Ana Luisa Brandão de Carvalho Lira;

Ana Luisa Brandão de Carvalho Lira

Diagnóstico de enfermagem Autocontrole Ineficaz da Saúde: identificando a prevalência dos seus indicadores clínicos em pacientes submetidos à hemodiálise; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ana Luisa Brandão de Carvalho Lira;

Ana Luisa Brandão de Carvalho Lira

Diagnóstico Volume de líquidos excessivos em pacientes submetidos à hemodiálise: identificando a significância dos seus indicadores clínicos; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ana Luisa Brandão de Carvalho Lira;

Ana Luisa Brandão de Carvalho Lira

Ações interdisciplinares e multiprofissionais voltadas para a promoção da saúde do adolescente; 2017; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Ana Luisa Brandão de Carvalho Lira;

Ana Luisa Brandão de Carvalho Lira

Saúde do idoso: prevenindo a doença renal e desmistificando a hemodiálise; 2014; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Pro-reitoria de extensão UFRN; Orientador: Ana Luisa Brandão de Carvalho Lira;

Produções bibliográficas

  • FERNANDES, M. I. C. D. ; DANTAS, J. R. ; GABRIEL, M. C. G. ; MATIAS, K. C. ; LOPES, M. V. O. ; LIRA, A. L. B. C. . Teoria de médio alcance do risco de volume de líquidos excessivo. Escola Anna Nery. Revista de Enfermagem , v. 26, p. 1-10, 2022.

  • FERNANDES, M. I. C. D. ; CARINO, A. C. C. ; GOMES, C. S. T. ; DANTAS, JULIANE RANGEL ; LOPES, M. V. O. ; LIRA, A. L. B. C. . Content Analysis of the Diagnostic Proposition Risk of Excessive Fluid Volume in Hemodialysis Patients. REVISTA DA ESCOLA DE ENFERMAGEM DA USP , v. 55, p. 1-7, 2021.

  • PAIVA, M. G. M. N. ; SILVA, F. B. B. L. ; TINOCO, J. D. S. ; DANTAS, J. R. ; LOPES, M. V. O. ; LIRA, A. L. B. C. . Ineffective health management in hemodialysis patients: content analysis. REVISTA BRASILEIRA DE ENFERMAGEM , v. 71, p. 1825-1831, 2018.

  • PAIVA, MARIA DAS GRAÇAS MARIANO NUNES DE ; TINÔCO, JÉSSICA DANTAS DE SÁ ; FERNANDES, MARIA ISABEL DA CONCEIÇÃO DIAS ; DANTAS, JULIANE RANGEL ; NOGUEIRA, ISADORA LORENNA ALVES ; MEDEIROS, ANA BEATRIZ DE ALMEIDA ; LOPES, MARCOS VENÍCIOS DE OLIVEIRA ; LIRA, ANA LUISA BRANDÃO DE CARVALHO . Ineffective Health Management in Hemodialysis Patients: Diagnostic Accuracy Study. Clinical Nursing Research , v. 1, p. 105477381775402, 2018.

  • DINIZ LEITE, ÉRIDA MARIA ; COSTA ANDRIOLA, ISADORA ; DIAS FERNANDES, MARIA ISABEL DA CONCEIÇÃO ; RANGEL DANTAS, JULIANE ; DANTAS DE SÁ TINÔCO, JÉSSICA ; BRANDÃO DE CARVALHO LIRA, ANA LUISA . Fatores associados ao diagnóstico risco de volume de líquidos deficiente em pacientes em hemodiálise. AQUICHAN (BOGOTÁ) , v. 17, p. 140-149, 2017.

  • DELGADO, M. F. ; ANDRIOLA, I. C. ; DANTAS, J. R. ; LIRA, A. L. B. C. ; SANTOS, P. F. B. B. ; MONTEIRO, F. P. M. . Análise do conceito de atraso de desenvolvimento em adolescentes. In: T. Heather Herdman; Anamaria Alves Napoleão; Camila Takao Lopes; Viviane Martins da Silva. (Org.). PRONANDA - Programa de atualização em diagnósticos de enfermagem. 6ed.Porto Alegre: Artmed/Panamericana, 2018, v. 4, p. 9-44.

  • PAIVA, M. G. M. N. ; SILVA, F. B. B. L. ; TINOCO, J. D. S. ; DANTAS, J. R. ; LIRA, A. L. B. C. . Validação do diagnóstico de enfermagem Autocontrole ineficaz da saúde em pacientes submetidos à hemodiálise.. In: T. Heather Herdman; Anamaria Alves Napoleão; Camila Takao Lopes; Viviane Martins da Silva.. (Org.). PRONANDA Programa de Atualização em Diagnósticos de Enfermagem. 1ed.Porto Alegre: Artmed Panamericana, 2017, v. 2, p. 127-154.

  • SILVA, P. E. G. ; LIRA, A. L. B. C. ; DANTAS, J. R. ; TINOCO, J. D. S. ; MEDEIROS, J. N. D. ; MACEDO, B.M. . Ações de enfermagem para a promoção da saúde renal no idoso a partir da extensao universitária. In: 7 Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 2016, Ouro Preto/MG. Anais do 7 Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 2016.

  • DANTAS, J. R. ; ALMEIDA, A. T. D. ; LUCIO, K. D. B. ; SANTOS, L. V. ; LIRA, A. L. B. C. . SIMULAÇÃO COMO TECNOLOGIA PARA O ENSINO DA ENFERMAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. In: 18 SENADEn ? Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem e 15SINADEn - Simpósio Nacional de Diagnóstico de Enfermagem, 2022, São Luís/MA. Anais do 18 SENADEn ? Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem e 15SINADEn - Simpósio Nacional de Diagnóstico de Enfermagem, 2022.

  • DANTAS, J. R. ; ALMEIDA, A. T. D. ; FERNANDES, R. M. ; CARINO, A. C. C. ; LIRA, A. L. B. C. . A PRÁTICA DA ENFERMAGEM À LUZ DO MODELO DE PROMOÇÃO À SAÚDE: UMA REFLEXÃO TEÓRICA. In: 18 SENADEn ? Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem e 15SINADEn - Simpósio Nacional de Diagnóstico de Enfermagem, 2022, São Luís/MA. Anais do 18 SENADEn ? Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem e 15SINADEn - Simpósio Nacional de Diagnóstico de Enfermagem, 2022.

  • ALMEIDA, A. T. D. ; DANTAS, J. R. ; GOMES ; NELSON, A. R. C. ; LIRA, A. L. B. C. . A PANDEMIA DA COVID-19 E O ENSINO NA PÓS GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA,. In: 18 SENADEn ? Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem e 15SINADEn - Simpósio Nacional de Diagnóstico de Enfermagem, 2022, São Luís/MA. Anais do 18 SENADEn ? Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem e 15SINADEn - Simpósio Nacional de Diagnóstico de Enfermagem, 2022.

  • ALMEIDA, A. T. D. ; DANTAS, J. R. ; SOUZA, L. B. F. ; CRUZ, M. L. A. ; LIRA, A. L. B. C. . O USO DA TECNOLOGIA EDUCACIONAL NO ENSINO DO PROCESSO DE ENFERMAGEM. In: 18 SENADEn ? Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem e 15SINADEn - Simpósio Nacional de Diagnóstico de Enfermagem, 2022, São Luís/MA. Anais do 18 SENADEn ? Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem e 15SINADEn - Simpósio Nacional de Diagnóstico de Enfermagem, 2022.

  • LIRA, A. L. B. C. ; DANTAS, J. R. ; LOPES, F. R. G. ; LEOPOLDINO, S. K. M. ; LUNA, J. R. . DIAGNÓSTICOS E INTERVENÇÕES DE ENFERMAGEM AO IDOSO CRÍTICO: UM ESTUDO DE CASO CLÍNICO. In: 18 SENADEn ? Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem e 15SINADEn - Simpósio Nacional de Diagnóstico de Enfermagem, 2022, São Luís/MA. Anais do 18 SENADEn ? Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem e 15SINADEn - Simpósio Nacional de Diagnóstico de Enfermagem, 2022.

  • FERNANDES, M. I. C. D. ; DANTAS, J. R. ; GABRIEL, M. C. G. ; MATIAS, K. C. ; LIRA, A. L. B. C. . Construção da proposição diagnóstica Risco de volume de líquidos excessivo. In: 17o SENADEn ? Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem e o 14o SINADEn ? Simpósio Nacional de Diagnóstico de Enfermagem, 2020, Natal/RN. ANAIS DO 17o SENADEn ? Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem e o 14o SINADEn ? Simpósio Nacional de Diagnóstico de Enfermagem, 2020.

  • DANTAS, J. R. ; RIBEIRO, H. C. T. C. ; FERNANDES, M. I. C. D. ; ENDERS, B. C. ; LIRA, A. L. B. C. . Diagnóstico de enfermagem risco de quedas em idosos: desenvolvendo uma teoria de médio alcance. In: 17o SENADEn ? Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem e o 14o SINADEn ? Simpósio Nacional de Diagnóstico de Enfermagem, 2020, Natal/RN. ANAIS DO 17o SENADEn ? Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem e o 14o SINADEn ? Simpósio Nacional de Diagnóstico de Enfermagem, 2020.

  • DANTAS, J. R. ; CARINO, A. C. C. ; SILVA, J. B. ; SILVA, R. R. ; LIRA, A. L. B. C. . Fatores relacionados do diagnóstico de enfermagem desobstrução ineficaz das vias aéreas em pacientes críticos. In: 17o SENADEn ? Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem e o 14o SINADEn ? Simpósio Nacional de Diagnóstico de Enfermagem, 2020, Natal/RN. ANAIS DO 17o SENADEn ? Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem e o 14o SINADEn ? Simpósio Nacional de Diagnóstico de Enfermagem, 2020.

  • SILVA, R. R. ; DANTAS, J. R. ; SILVA, J. B. ; LIRA, A. L. B. C. . Consulta de enfermagem à mulher na estratégia de saúde da família: um relato de experiência. In: 17o SENADEn ? Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem e o 14o SINADEn ? Simpósio Nacional de Diagnóstico de Enfermagem, 2020, Natal/RN. Anais do 17o SENADEn ? Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem e o 14o SINADEn ? Simpósio Nacional de Diagnóstico de Enfermagem, 2020.

  • SILVA, R. R. ; DANTAS, J. R. ; SILVA, J. B. ; LIRA, A. L. B. C. . Aplicação do processo de enfermagem ao paciente crítico com lúpus eritematoso sistêmico. In: 17o SENADEn ? Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem e o 14o SINADEn ? Simpósio Nacional de Diagnóstico de Enfermagem, 2020, Natal/RN. ANAIS DO 17o SENADEn ? Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem e o 14o SINADEn ? Simpósio Nacional de Diagnóstico de Enfermagem, 2020.

  • CARINO, A. C. C. ; DANTAS, J. R. ; FERNANDES, R. M. ; MATIAS, K. C. ; LIRA, A. L. B. C. . CONDIÇÕES ASSOCIADAS DO DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM DESOBSTRUÇÃO INEFICAZ DAS VIAS AÉREAS EM PACIENTES CRÍTICOS. In: 17 SENADEn e 14 SINADEn, 2020, Natal/RN. Anais para o evento 17 SENADEn e 14 SINADEn, 2020.

  • CARINO, A. C. C. ; DANTAS, J. R. ; FERNANDES, R. M. ; ALMEIDA, A. T. D. ; LIRA, A. L. B. C. . IMPLEMENTAÇÃO DA SIMULAÇÃO REALÍSTICA NA VISÃO DE GRADUANDOS DE ENFERMAGEM. In: 17 SENADEn e 14 SINADEn, 2020, Natal/RN. Anais para o evento 17 SENADEn e 14 SINADEn, 2020.

  • SILVA, J. B. ; DANTAS, J. R. ; SILVA, R. R. . PROCESSO DE ENFERMAGEM NO PACIENTE INTERNADO EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA: ESTUDO DE CASO CLÍNICO. In: 17 SENADEn e 14 SINADEn, 2020, Natal/RN. Anais para o evento 17 SENADEn e 14 SINADEn, 2020.

  • FERNANDES, R. M. ; CARINO, A. C. C. ; DANTAS, J. R. ; ALMEIDA, A. T. D. ; LIRA, A. L. B. C. . SATISFAÇÃO DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM MEDIANTE A ESTRATÉGIA DE ENSINO SIMULAÇÃO CLÍNICA. In: 17 SENADEn e 14 SINADEn, 2020, Natal. Anais para o evento 17 SENADEn e 14 SINADEn, 2020.

  • MACEDO, B.M. ; DANTAS, A.L.M. ; DANTAS, J. R. ; TINOCO, J. D. S. ; MEDEIROS, A.B.A. ; LIRA, A. L. B. C. . Diagnósticos de enfermagem do domínio segurança e proteção nos pacientes críticos. In: 12 SINADEn - Simpósio Nacional de Diagnóstico de Enfermagem, 2016, Recife. Anais do 12 Simpósio Nacional de Diagnóstico de Enfermagem, 2016.

  • DANTAS, J. R. ; DINIZ, E. M. D. ; MACEDO, B.M. ; TINOCO, J. D. S. ; PAIVA, M. G. M. N. ; LIRA, A. L. B. C. . Diagnóstico de enfermagem do domínio nutrição em pacientes submetidos à hemodiálise. In: 12 SINADEn - Simpósio Nacional de Diagnósticos em Enfermagem, 2016, Recife/PE. Anais do 12 SINADEn, 2016.

  • DANTAS, A.L.M. ; TINOCO, J. D. S. ; LIRA, A. L. B. C. ; MACEDO, B.M. ; DANTAS, J. R. ; MEDEIROS, J. N. D. . Fatores de risco do diagnóstico risco de contaminação em pacientes críticos. In: 12 SINADEn - Simpósio Nacional de Diagnóstico de Enfermagem, 2016, Recife/PE. Anais do 12 SINADEn, 2016.

  • FRAZAO, C. M. F. Q. ; TINOCO, J. D. S. ; PAIVA, M. G. M. N. ; DANTAS, J. R. ; LUCIO, K. D. B. ; LIRA, A. L. B. C. . Association between defining characteristics of the nursing diagnosis of ineffective protection and socio-demographic data in patients undergoing hemodialysis. In: 2016 NANDA International Conference, 2016, Cancun. Anais da 2016 NANDA International Conference, 2016.

  • FRAZAO, C. M. F. Q. ; TINOCO, J. D. S. ; PAIVA, M. G. M. N. ; DANTAS, J. R. ; LUCIO, K. D. B. ; LIRA, A. L. B. C. . Defining characteristics of the nursing diagnosis of ineffective protection in patients undergoing hemodialysis.. In: 2016 NANDA International Conference, 2016, Cancun. Anais da 2016 NANDA International Conference, 2016.

  • DANTAS, J. R. ; LIRA, A. L. B. C. ; FERNANDES, M. I. C. D. . Diagnóstico Volume de líquidos excessivos em pacientes submetidos à hemodiálise: identificando a significância dos seus indicadores clínicos. In: XXVII CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA - eCICT 2016, 2016, Natal/RN. Anais do eCICT 2016, 2016.

  • DANTAS, J. R. ; DINIZ, E. M. D. ; MACEDO, B.M. ; TINOCO, J. D. S. ; PAIVA, M. G. M. N. ; LIRA, A. L. B. C. . Fatores de risco do diagnóstico de enfermagem risco de desequilíbrio eletrolítico em pacientes hemodialíticos. In: 12 SINADEn - Simpósio Nacional de Diagnósticos em Enfermagem, 2016, Recife/PE. Anais do 12 SINADEn, 2016.

  • FERNANDES, M. I. C. D. ; TINOCO, J. D. S. ; LUCIO, K. D. B. ; DANTAS, J. R. ; LIRA, A. L. B. C. . Fatores de risco para o desenvolvimento da doença renal crônica em idosos. In: Encontro Regional Nordeste I da Rede Unida, 2015, Natal/RN. Anais do Encontro Regional Nordeste I da Rede Unida, 2015.

  • FERNANDES, M. I. C. D. ; VITORINO, A. B. F. ; LUNA, J. R. ; DANTAS, J. R. ; LIRA, A. L. B. C. . Prevenindo a doença renal e desmistificando a hemodiálise. In: 18 SENPE - Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem, 2015, Fortaleza/CE. Anais do 18 SENPE, 2015.

  • DANTAS, J. R. ; LIRA, A. L. B. C. ; PAIVA, M. G. M. N. . Acurácia dos indicadores clínicos do diagnóstico de enfermagem Autocontrole Ineficaz da Saúde. In: XXVI CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA - e-CICT 2015, 2015, Natal/RN. Anais do eCICT 2015, 2015.

  • TINOCO, J. D. S. ; LIRA, A. L. B. C. ; DELGADO, M. F. ; ARAUJO, M. G. A. ; SOARES, C. S. ; DANTAS, J. R. . Avaliação das características definidoras do diagnóstico Estilo de Vida Sedentário em crianças e adolescentes escolares. In: International Conference on Nursing Knowledge, 2014, Porto. International Conference on Nursing Knowledge, 2014.

  • VITORINO, A. B. F. ; LUNA, J. R. ; DANTAS, J. R. ; GOMES, F. Q. C. ; LIRA, A. L. B. C. . Saúde renal e hemodiálise: atividades educativas voltadas para equipe de enfermagem. In: 14 SENADEn - Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem, 2014, Maceió/AL. Anais do 14 SENADEn, 2014.

  • DANTAS, J. R. ; ALMEIDA, A. T. D. ; MATIAS, K. C. ; FERNANDES, M. I. C. D. ; TINOCO, J. D. S. ; LOPES, M. V. O. ; LIRA, A. L. B. C. . Accuracy of the nursing diagnosis of ineffective airway clearance in intensive care unit patients. REVISTA BRASILEIRA DE ENFERMAGEM , 2022.

  • LIRA, A. L. B. C. ; LUCIO, K. D. B. ; DANTAS, J. R. ; ALMEIDA, A. T. D. ; FERNANDES, M. I. C. D. . TECNOLOGIA EDUCACIONAL VOLTADA PARA O RACIOCÍNIO DIAGNÓSTICO DE DISCENTES DE ENFERMAGEM. 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, J. B. ; DANTAS, JULIANE RANGEL ; LIMA, L. H. M. ; SOUZA, R. M. ; SANTOS, S. K. L. ; LIRA, A. L. B. C. . O uso de métodos não farmacológicos e farmacológicos para o alívio da dor no parto: atuação do enfermeiro obstétrico. 2020. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • DELGADO, M. F. ; MEDEIROS, A.B.A. ; DANTAS, J. R. ; FERNANDES, M. I. C. D. ; LIRA, A. L. B. C. . VALIDAÇÃO DO DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM RISCO DE ÚLCERA POR PRESSÃO: análise de conceito e conteúdo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções

DANTAS, J. R. . Como criar um Currículo Lattes. 2022. (Palestra ministrada na FACISA/UFRN para a turma da disciplina "Informática, saúde e cidadania").

Projetos de pesquisa

  • 2016 - 2017

    PVD10468-2014 - VALIDAÇÃO DO DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM AUTOCONTROLE INEFICAZ DA SAÚDE EM PACIENTES SUBMETIDOS À HEMODIÁLISE, Descrição: Tratar-se-á de um estudo de acurácia de indicadores clínicos de fase III. Para Lopes, Silva e Araujo (2012), este tipo de estudo busca analisar a relação entre cada indicador clínico e o espectro de um diagnóstico de enfermagem. Para isso, determina-se uma amostra aleatória de pacientes suspeitos em relação à presença do diagnóstico. A meta principal é definir os indicadores clínicos mais eficientes para identificar o diagnóstico nas situações que geram maiores dúvidas entre os avaliadores. Segundo esses autores, a amostragem naturalística, que é equivalente a um desenho transversal, é eficiente para esse tipo de estudo. Local do estudo A pesquisa será realizada em um serviço de referência em nefrologia, com a autorização prévia da assinatura da direção ao termo de anuência, localizado no Município de Natal, no Estado do Rio Grande do Norte (RN). Este serviço representa uma entidade particular que é conveniada ao Sistema Único de Saúde (SUS) para realizar a prestação do serviço de diálise aos pacientes com doença renal. Aproximadamente 300 pacientes são atendidos e realizam o procedimento hemodialítico nesta clínica. População e amostra A população será composta por 300 pacientes submetidos à hemodiálise no serviço de nefrologia selecionado para a realização do estudo. A amostra será obtida de acordo com a fórmula do cálculo amostral (ZHOU; OBUCHOWSKI; MCCLISH, 2002), chegou-se a um valor de 115 indivíduos. Os critérios de inclusão serão: - paciente adulto, a partir de 18 anos; - em tratamento hemodialitico na referida clinica. Os critérios de exclusão serão: - pacientes com dificuldade de comunicação verbal que impossibilite a coleta de dados; - pacientes desorientados em relação ao tempo, espaço e autopsíquico. O processo de amostragem será por conveniência do tipo consecutiva. Segundo Gil (2008), este é um tipo de amostragem não probabilística, em que o pesquisador seleciona os elementos a que tem acesso através dos critérios de inclusão, admitindo que estes possam, de alguma forma, representar o universo. Procedimentos para coleta dos dados A coleta de dados dar-se-á por meio de um instrumento do tipo formulário, elaborado com a finalidade de identificar presença ou ausência das características definidoras do DE AIS criadas nas etapas anteriores deste estudo. O formulário será subdividido em: dados de identificação e dados clínicos. As variáveis presentes no formulário de coleta de dados serão codificadas e inseridas em um planilha eletrônica. A coleta será executada em computador portátil, de tamanho pequeno, fina espessura e com tela sensível ao toque. Os dados coletados serão diariamente armazenados e posteriormente, será construída uma planilha para cada paciente entrevistado no software Excel, contendo as características definidoras que estiverem presentes (P) e ausentes (A). Em seguida, os dados obtidos serão sintetizados e enviados por correio eletrônico para enfermeiros diagnosticadores, os quais indicarão a presença ou ausência do diagnóstico AIS a partir dos dados fornecidos. Para a coleta de dados, serão adotadas as definições operacionais que foram criadas e validadas na primeira e segunda etapa deste estudo. Para o processo de inferência diagnóstica, serão selecionados seis enfermeiros para avaliarem os indicadores clínicos e identificarem a presença ou ausência do DE. Esse grupo de enfermeiros diagnosticadores será formado por mestrandas que trabalham com a temática de diagnósticos de enfermagem em pacientes submetidos à hemodiálise e são integrantes do Grupo de Pesquisa Práticas Assistenciais e Epidemiológicas em Saúde e Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Objetivo: Identificar a prevalência dos indicadores clínicos do diagnóstico Autocontrole ineficaz da saúde em pacientes submetidos à hemodiálise; - Estimular o discente de graduação à iniciação científica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Juliane Rangel Dantas - Integrante / Ana Luisa Brandão de Carvalho Lira - Coordenador.

  • 2015 - 2016

    PVD9745-2013 - Acurácia dos indicadores clínicos do diagnóstico de enfermagem Volume de líquidos excessivo de pacientes em hemodiálise, Descrição: O discente realizará uma pesquisa quantitativa do tipo transversal (primeira etapa) e de acurácia (segunda etapa). A primeira etapa será realizada nos setores de clínica médica do Hospital Universitário Onofre Lopes, bem como na Clínica de Doenças Renais, ambos localizados no município de Natal/Rio Grande do Norte. Participarão dessa etapa, 100 pacientes renais crônicos em tratamento hemodialítico. Serão adotados como critério de inclusão: ser portador da doença renal crônica; realizar tratamento hemodiálitico e possuir idade igual ou superior a 18 anos. Como critérios de exclusão: condições físicas e mentais prejudicadas no momento da coleta de dados. O processo de amostragem se dará por conveniência de forma consecutiva, nas quais o recrutamento resultará no arrolamento de todos os indivíduos acessíveis no período de tempo determinado no estudo (HULLEY et al., 2003). Para o procedimento de coleta de dados será utilizado um formulário (APÊNDICE A) elaborado de acordo com as características definidoras e os fatores relacionados presentes no diagnóstico de enfermagem Volume de líquidos excessivo da NANDA-I (2010) e com respaldo na literatura pertinente (POTTER; PERRY, 2009; BOERY; GUIMARÕES; BARROS, 2005; BARROS et al, 2002; FOSTEIN; FOSTEIN; MCHUGH, 1975; BECK et al., 1998). Os dados serão coletados e analisados entre os meses de julho de 2015 a março de 2016, com os pacientes que atendam aos critérios de inclusão estipulados. Posteriormente, para a organização dos dados serão construídas planilhas no Microsoft Office Excel, para cada um dos pacientes avaliados, contendo as características definidoras e os fatores relacionados que estiverem presentes (P), ausentes (A) ou não se aplica (NA) no diagnóstico de enfermagem Volume de líquidos excessivo. O critério não se aplica será destinado às características e os fatores relacionados que não serão avaliados. A segunda etapa do estudo será a inferência diagnóstica por seis especialistas, selecionadas por conveniência. Essa etapa trata-se de um estudo de acurácia, o qual permite a identificação de resultados positivos dos testes diagnósticos quando realmente a doença existe (HOCHMAN et al., 2005). Será criada uma planilha eletrônica única com os dados referentes à prevalência do diagnóstico de enfermagem Volume de líquidos excessivo e de seus indicadores, juntamente com as variáveis sócio-demográficas. O banco de dados será analisado pelo SPSS versão 19.0 for Windows e pelo pacote estatístico R. Nessa etapa o discente terá a oportunidade de acompanhar juntamente com o orientador todo o processo de análise dos dados, onde será instruído sobre a utilização dos testes estatísticos utilizados no presente estudo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Juliane Rangel Dantas - Integrante / Ana Luisa Brandão de Carvalho Lira - Coordenador.

  • 2015 - 2015

    PVD10468-2014 - VALIDAÇÃO DO DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM AUTOCONTROLE INEFICAZ DA SAÚDE EM PACIENTES SUBMETIDOS À HEMODIÁLISE, Descrição: Tratar-se-á de um estudo de acurácia de indicadores clínicos de fase III. Para Lopes, Silva e Araujo (2012), este tipo de estudo busca analisar a relação entre cada indicador clínico e o espectro de um diagnóstico de enfermagem. Para isso, determina-se uma amostra aleatória de pacientes suspeitos em relação à presença do diagnóstico. A meta principal é definir os indicadores clínicos mais eficientes para identificar o diagnóstico nas situações que geram maiores dúvidas entre os avaliadores. Segundo esses autores, a amostragem naturalística, que é equivalente a um desenho transversal, é eficiente para esse tipo de estudo. Local do estudo A pesquisa será realizada em um serviço de referência em nefrologia, com a autorização prévia da assinatura da direção ao termo de anuência, localizado no Município de Natal, no Estado do Rio Grande do Norte (RN). Este serviço representa uma entidade particular que é conveniada ao Sistema Único de Saúde (SUS) para realizar a prestação do serviço de diálise aos pacientes com doença renal. Aproximadamente 300 pacientes são atendidos e realizam o procedimento hemodialítico nesta clínica. População e amostra A população será composta por 300 pacientes submetidos à hemodiálise no serviço de nefrologia selecionado para a realização do estudo. A amostra será obtida de acordo com a fórmula do cálculo amostral (ZHOU; OBUCHOWSKI; MCCLISH, 2002), chegou-se a um valor de 115 indivíduos. Os critérios de inclusão serão: - paciente adulto, a partir de 18 anos; - em tratamento hemodialitico na referida clinica. Os critérios de exclusão serão: - pacientes com dificuldade de comunicação verbal que impossibilite a coleta de dados; - pacientes desorientados em relação ao tempo, espaço e autopsíquico. O processo de amostragem será por conveniência do tipo consecutiva. Segundo Gil (2008), este é um tipo de amostragem não probabilística, em que o pesquisador seleciona os elementos a que tem acesso através dos critérios de inclusão, admitindo que estes possam, de alguma forma, representar o universo. Procedimentos para coleta dos dados A coleta de dados dar-se-á por meio de um instrumento do tipo formulário, elaborado com a finalidade de identificar presença ou ausência das características definidoras do DE AIS criadas nas etapas anteriores deste estudo. O formulário será subdividido em: dados de identificação e dados clínicos. As variáveis presentes no formulário de coleta de dados serão codificadas e inseridas em um planilha eletrônica. A coleta será executada em computador portátil, de tamanho pequeno, fina espessura e com tela sensível ao toque. Os dados coletados serão diariamente armazenados e posteriormente, será construída uma planilha para cada paciente entrevistado no software Excel, contendo as características definidoras que estiverem presentes (P) e ausentes (A). Em seguida, os dados obtidos serão sintetizados e enviados por correio eletrônico para enfermeiros diagnosticadores, os quais indicarão a presença ou ausência do diagnóstico AIS a partir dos dados fornecidos. Para a coleta de dados, serão adotadas as definições operacionais que foram criadas e validadas na primeira e segunda etapa deste estudo. Para o processo de inferência diagnóstica, serão selecionados seis enfermeiros para avaliarem os indicadores clínicos e identificarem a presença ou ausência do DE. Esse grupo de enfermeiros diagnosticadores será formado por mestrandas que trabalham com a temática de diagnósticos de enfermagem em pacientes submetidos à hemodiálise e são integrantes do Grupo de Pesquisa Práticas Assistenciais e Epidemiológicas em Saúde e Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Os enfermeiros diagnosticadores deste estudo participarão de uma capacitação sobre o DE AIS, estudos de validação, processo de raciocínio clínico, julgamento diagnóstico e acurácia. Durante a capacitação, ocorrerão aulas exposit. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Juliane Rangel Dantas - Integrante / Ana Luisa Brandão de Carvalho Lira - Coordenador / MILLENA FREIRE DELGADO - Integrante / MARIA DAS GRAÇAS MARIANO NUNES DE PAIVA - Integrante.

Prêmios

2020

Menção Honrosa do trabalho, Universidade Federal do Cariri.

Histórico profissional

Experiência profissional

2020 - Atual

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Doutorado CAPES/UFRN, Regime: Dedicação exclusiva.

2021 - 2021

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Docência assistida

Outras informações:
Docência assistida a nível de graduação na disciplina "Semiologia e semiotécnica da Enfermagem" durante o período 2021.1, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

2020 - 2021

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Doutoranda - Representante discente, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Representante discente no Colegiado do Programa de Pós-graduação em Enfermagem (PGEnf) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN): 2020-2021

2019 - 2019

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Docência assistida

Outras informações:
Docência assistida a nível de graduação na disciplina "Semiologia e semiotécnica da Enfermagem" durante o período 2019.1, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

2018 - 2019

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Mestrado CAPES/UFRN, Regime: Dedicação exclusiva.

2018 - 2018

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Docência assistida

Outras informações:
Docência assistida a nível de graduação na disciplina "Semiologia e semiotécnica da Enfermagem" durante o período 2018.2, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

2017 - 2017

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica CNPq, Carga horária: 20

2016 - 2016

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica CNPq, Carga horária: 20

2015 - 2015

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica CNPq, Carga horária: 20

2014 - 2014

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Extensão Universitária, Carga horária: 20

Atividades

  • 03/2018

    Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Ciências da Saúde.,Linhas de pesquisa