Valeska Artiaga de Souza

Possui mestrado em Fisica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2007). Tem experiência na área de Física, com ênfase em Materiais Magnéticos e Propriedades Magnéticas e efeito magnetocalórico. Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - Campus Duque de Caxias.

Informações coletadas do Lattes em 24/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Física

2005 - 2007

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Estudo do efeito magnetocalórico,Ano de Obtenção: 2007
Pedro von Ranke Perlingeiro.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Grande área: Ciências Exatas e da Terra

Graduação em Fisica

2000 - 2004

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2019 - 2019

escola de inverno em astrofísica. (Carga horária: 12h). , Observatório Nacional, ON, Brasil.

2019 - 2019

Desafios e caminhos na escola diante do sofrimento psíquico contemporâneo. (Carga horária: 8h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, IFRJ, Brasil.

2017 - 2017

escola de inverno em astrofísica. (Carga horária: 16h). , Observatório Nacional, ON, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Física da Matéria Condensada/Especialidade: Materiais Magnéticos e Propriedades Magnéticas.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Física da Matéria Condensada/Especialidade: Equação de Estado, Equilíbrio de Fases e Transições de Fase.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Ensino de Física.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

III Escola de Computação de Alto Desempenho para Sistemas Complexos. SIMULAÇÃO DO RMg2 PARA EFEITO MAGNETOCALÓRICO (R=Pr, Nd, Dy, Er). 2007. (Congresso).

VI encontro da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais. Magnetocaloric composite prepared from alloys of the series Gd(Al1-xNix)2. 2007. (Congresso).

XXX Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada. ESTUDO TEÓRICO DO EFEITO MAGNETOCALÓRICO NOS COMPOSTOS RMg2 (R=Pr, Nd, Dy, Er). 2007. (Congresso).

XXIX Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada. Theoretical study of the magnetocaloric effect on PrMg2. 2006. (Congresso).

XXVIII Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada. ESTUDO DO EFEITO MAGNETOCALÓRICO E A REFRIGERAÇÃO MAGNÉTICA. 2005. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Nilson Antunes de Oliveira

de Oliveira, N. A.. Estudo do efeito magnetocalórico nos sistemas Gd(Ni1-xAlx)2 e RMg2 (R=Pr,Dy,ER Nd). 2008. Dissertação (Mestrado em Fisica) - Instituto de Física Armando Dias Tavares.

Nilson Antunes de Oliveira

de Oliveira, N. A.. Estudo do efeito magnetocalórico e a refrigeração magnética. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Alexandre Magnus Gomes Carvalho

VON RANKE, P. J.Carvalho, A. Magnus G.de Oliveira, N. A.; CALDAS, A.. Estudo do efeito magnetocalórico nos sistemas Gd(Ni1-xAlx)2 e RMg2 (R=Pr,Dy,Er,Nd). 2007. Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Pedro Jorge von Ranke Perlingeiro

P. J. von Ranke; OLIVEIRA, Nilson Antunes de; CALDAS, Airton. Estudo do Efeito magnetocalórico nos sistemas Gd(Ni1-xAlx)2 e RMg2 (R=Pr,Dy,Er,Nd). 2007. Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Lilian Pantoja Sosman

PERLINGEIRO, P. J. V. R.; CARVALHO, A. M. G.; Caldas, A.; OLIVEIRA, N. A.; Oliveira, I. G.;SOSMAN, L. P.. Estudo do efeito magnetocalórico nos sistemas Gd(Ni(1-x)Alx)2 e RMg2 (R = Pr, Dy, Er, Nd). 2007. Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Armando Dias Tavares Junior

PERLINGEIRO, P. J. V. R.;Dias Tavares Jr., A.. Estudo do Efeito Magnetocalórico e a Refrigeração Magnética. 2004.

Jose Roberto Pinheiro Mahon

RANKE, Pedro Von;MAHON, J. R. P.; OUTROS. Estudo do Efeito Magnetocalórico e a Refrigeração Magnética. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Alexandre Magnus Gomes Carvalho

Estudo do efeito magnetocalórico nos sistemas Gd(Ni1-xAlx)2 e RMg2 (R = Pr, Dy, Er, Nd); 2007; Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Alexandre Magnus Gomes Carvalho;

Pedro Jorge von Ranke Perlingeiro

Estudo do Efeito magnetocalórico nos sistemas Gd(Ni1-xAlx)2 e RMg2 (R=Pr,Dy,Er,Nd); 2007; Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Pedro Jorge von Ranke Perlingeiro;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • P. J. von Ranke ; OLIVEIRA, N. A. ; ARTIAGA, Valeska ; MELLO, C. ; GARCIA, D. C. ; CARVALHO, A. M. G. . The influence of quadrupolar interaction on the magnetocaloric effect in PrMg2. Journal of Alloys and Compounds , v. *, p. *, 2007.

  • P. J. von Ranke ; OLIVEIRA, N. A. ; ARTIAGA, Valeska . Influence of spin reorientation on magnetocaloric effect in NdAl2: A microscopic model. Physical Review. B, Condensed Matter and Materials Physics , v. 74, p. 05442, 2006.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    KIT PARA ENSINO DE FÍSICA, Descrição: construção de um kit de sistema de roldanas (uma fixa e uma móvel) para ter uma relação das acelerações através do deslocamento vertical da roldana móvel.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Valeska Artiaga de Souza - Coordenador.

  • 2015 - 2017

    A Conservação de Energia através de experimentos de baixo custo, Descrição: É feito um estudo de como apresentar os conceitos de conservação de energia usando-se o recurso de experimentos de baixo custo, sempre partindo de uma informação mais simples e concreta para se explicar algo mais complexo e abstrato. É feita uma revisão bibliográfica a respeito das principais formas de energia, com uma preocupação de buscar estratégias para a construção de alguns aparatos experimentais de baixo custo, bem como seus respectivos roteiros e aplicações em aulas experimentais aplicadas aos alunos dos cursos integrados de ensino médio-técnico do Campus Duque de Caxias do IFRJ. É feita uma revisão bibliográfica sobre as origens históricas do conceito de conservação de energia e as perspectivas de geração de energia levando-se em conta o crescente aumento populacional e tecnológico do planeta. São apresentadas com um certo nível de detalhamento as principais formas de geração de energia da atualidade. São apresentadas as suas vantagens e desvantagens, bem como a aplicação dos conceitos de conversão de uma forma de energia em outra. Um exemplo que será desenvolvido consiste na transformação da energia térmica em energia mecânica e em seguida a transformação da energia mecânica em energia elétrica. Outras alternativas que podem ser desenvolvidas é o uso da energia eólica e da energia solar para produzir direta ou indiretamente energia elétrica. Deve-se avaliar em todos os casos o custo de produção e aplicação dos experimentos e o seu grau de complexidade, bem como a interação com os alunos. Traçam-se os objetivos gerais e específicos do projeto, bem como a sua justificativa. É feita a produção de material impresso, digital e áudio visual acerca das instruções detalhadas de como aplicar a metodologia, desde a produção dos aparatos experimentais, até a execução da aula e sua posterior avaliação. Verifica-se toda a viabilidade do projeto no seu aspecto financeiro e institucional. Desta forma, o projeto irá produzir uma série de experimentos que devem possuir um baixo custo a fim de que possa ser acessível aos docentes que atuam nas condições mais precárias e que, ainda assim, seja capaz de motivar o aluno de Física a estudar essa disciplina como uma forma de melhor compreender as questões energéticas. Completa-se o tripé ensino, pesquisa e extensão fortemente relacionados a este projeto... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Valeska Artiaga de Souza - Integrante / Anderson Lupo Nunes - Coordenador / Rafael Pereira Santana - Integrante / Marcelo Alberto Vieira de Macedo Júnior - Integrante / Thiago Correa Lacerda - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, IFRJ-CDUC. , Avenida Botafogo, Vila Sarapuí, 25050100 - Duque de Caxias, RJ - Brasil, Telefone: (21) 27846101, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional