Gihane Scaravonatti

É graduada em Letras e mestre em Ensino de Língua e Literatura, com pesquisas em literatura infanto-juvenil. Vencedora do 2º Festival de Poesia Falada da Fundação Cultural de Palmas. Atuou como mediadora em eventos literários e como jurada em apresentações municipais e estaduais de poesia e oratória, tendo, ainda, ministrado oficinas na área. Colaborou com projetos literários diversos, como a Confraria do Rosa (leitura e bate-papo semanal sobre a obra Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa) e o Diálogos Literários (evento realizado pelo Sesc). Desde 2009, é funcionária da Universidade Federal do Tocantins (UFT), lotada, atualmente, na Superintendência de Comunicação. Graduanda em Jornalismo (UFT).

Informações coletadas do Lattes em 05/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Ensino de Língua e Literatura

2013 - 2015

Universidade Federal do Tocantins
Título: "Boneca de pano é gente/Sabugo de milho é gente"; e Tia Nastácia, seria gente? A disputa em torno da personagem lobatiana a partir de sua inserção nos acervos do Programa Nacional Biblioteca da Escola,Ano de Obtenção: 2015
Dernival Venâncio Ramos Júnior.Coorientador: Márcio Araújo de Melo.

Graduação em andamento em Comunicação Social - Jornalismo

2018 - Atual

Universidade Federal do Tocantins

Graduação em Letras

2007 - 2010

Centro Universitário Luterano de Palmas
Bolsista do(a): Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2015 - 2016

Agroecologia e Agricultura Orgânica. (Carga horária: 40h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.

2011 - 2012

Estudos Pós-Coloniais: Atlânticos Sul. (Carga horária: 168h). , Instituto Camões, IC, Portugal.

2011 - 2011

Papel do Senado como Estrutura do Poder Político. (Carga horária: 15h). , Senado Federal, SENADO, Brasil.

2011 - 2011

Relações Internacionais: Temas Contemporâneos. (Carga horária: 80h). , Senado Federal, SENADO, Brasil.

2011 - 2011

Processo Administrativo Genérico. (Carga horária: 24h). , Universidade Federal do Tocantins, UFT, Brasil.

2011 - 2011

Licitações e Contratos Administrativos. (Carga horária: 30h). , Tribunal de Contas do Estado do Tocantins, TCE-TO, Brasil.

2011 - 2011

Relações Internacionais - Teoria e História. (Carga horária: 80h). , Senado Federal, SENADO, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

I Encontro Internacional do Programa Idiomas sem Fronteiras: Internacionalização e Multilinguismo. 2015. (Encontro).

II CILELIJ - Congreso Iberoamericano de Lengua y Literatura Infantil y Juvenil. 2013. (Congresso).

I Simpósio de Linguística, Literatura e Ensino do Tocantins.NEGRINHA: UM DESABROCHAR DE ALMA PELA (SEMI)ÓTICA DO SENSÍVEL. 2013. (Simpósio).

I Simpósio de Linguística, Literatura e Ensino do Tocantins.?BONECA DE PANO É GENTE/ SABUGO DE MILHO É GENTE [...]?; E TIA NASTÁCIA, SERIA GENTE?. 2013. (Simpósio).

63ª Reunião Anual da SBPC. O PARQUE ESTADUAL DO CANTÃO (PEC) NO DISCURSO DOS PROFESSORES DE UMA ESCOLA EM CASEARA - TO. 2011. (Congresso).

X Jornada de Iniciação Científica - CEULP/ULBRA.O discurso pedagógico tecido pelos fios do contexto regional: um olhar sobre o Parque Estadual do Cantão (PEC) e os professores de uma escola de seu entorno. 2010. (Outra).

X Jornada de Iniciação Científica - CEULP/ULBRA. 2010. (Outra).

IX Jornada de Iniciação Científica - CEULP/ULBRA.Pedro Caneti: um fluido a esparramar-se pela sólida concretude urbana. 2009. (Outra).

IX Jornada de Iniciação Científica - CEULP/ULBRA.A etnomatemática e os discursos dos professores de uma escola pública de Caseara: um olhar sobre o Parque Estadual do Cantão (PEC). 2009. (Outra).

IX Jornada de Iniciação Científica - CEULP/ULBRA. 2009. (Outra).

Seminário Internacional Crise Civilizacional: distintos olhares. 2009. (Seminário).

VIII Jornada de Iniciação Científica - CEULP/ULBRA. 2008. (Outra).

III Seminário de Literatura Tocantinense: do Autor à Obra Literária. 2007. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

SCARAVONATTI, G.. Parecerista na 9ª Jornada de Iniciação Científica do Instituto Federal do Tocantins. 2018. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins.

SCARAVONATTI, G.. Jurada do 9º Festival de Artes das Escolas Palmas - FAES. 2017. Prefeitura Municipal de Palmas - TO.

SCARAVONATTI, G.. Banca de correção de redações do processo seletivo do Programa de Acesso Democrático à Universidade (Padu). 2012.

SCARAVONATTI, G.. Jurada do I Festival de Artes das Escolas Tocantinenses - Feira Literária Internacional do Tocantins. 2011. Governo do Estado de Tocantins.

SCARAVONATTI, G.. Banca de correção de redações do processo seletivo (vestibular) para o ingresso em 2009/2. 2009.

SCARAVONATTI, G.. Banca de correção de redações do processo seletivo (vestibular) para o ingresso 2009/1. 2008.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Plábio Marcos Martins Desidério

DESIDÉRIO, P. M. M.; JR RAMOS, Dernival Venâncio; MELO, Márcio Araújo.. "Boneca de pano é gente/Sabugo de milho é gente"; e Tia Nastácia, seria gente? A disputa em torno da personagem lobatiana a partir de sua inserção nos acervos do Programa Nacional Biblioteca da Escola. 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino de Língua e Literatura) - Universidade Federal do Tocantins.

Márcio Araújo de Melo

VENANCIO JUNIOR, D. R.; SILVA, I. S.;MELO, M. A.; DESIDERIO, P. M. M.. Boneca de pano é gente/ sabugo de milho é gente; e tia Nastácia, seria gente? A disputa em torno da personagem lobatian a partir de sua inserção nos acervos do PNBE. 2015. Dissertação (Mestrado em MESTRADO ACADEMICO) - Universidade Federal do Tocantins.

Márcio Araújo de Melo

MELO, M. A.; VENANCIO JUNIOR, D. R.; SILVA, I. S.; DESIDERIO, P. M. M.. Boneca de pano é gente/ sabugo de milho é gente; e tia Nastácia, seria gente? A disputa em torno da personagem lobatian a partir de sua inserção nos acervos do PNBE. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em MESTRADO ACADEMICO) - Universidade Federal do Tocantins.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Dernival Venâncio Ramos Junior

?Boneca de pano é gente/ Sabugo de milho é gente [; ; ; ]?; e Tia Nastácia, seria gente? A disputa em torno da personagem lobatiana a partir de sua inserção no Programa Nacional Biblioteca da Escola; 2013; Dissertação (Mestrado em Ensino de Língua e Literatura) - Universidade Federal do Tocantins,; Orientador: Dernival Venâncio Ramos Júnior;

Maria de Fátima Rocha Medina

A etnomatemática e os discursos dos professores de uma escola em Caseara: um olhar sobre o Parque Estadual do Cantão (PEC); 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Centro Universitário Luterano de Palmas; Orientador: Maria de Fátima Rocha Medina;

Maria de Fátima Rocha Medina

A etnomatemática e os discursos dos professores de uma escola de Caseara: um olhar sobre o Parque Estadual do Cantão (PEC); 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Centro Universitário Luterano de Palmas; Orientador: Maria de Fátima Rocha Medina;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SCARAVONATTI, G. . Tia Nastácia e os discursos hegemônicos no campo de constituição dos acervos do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE): a personagem lobatiana como objeto de disputa. In: CAVALCANTE Márcia Suany Dias; SANTOS Midian Araújo; RIO Ana Carla CArneiro; BARBOZA Tereza Maracaipe. (Org.). Lingua(gem), Discurso e Ensino: concepções teóricas e ressignificações da prática docente. 1ed.Goiânia: América, 2016, v. I, p. 151-165.

  • SCARAVONATTI, G. . "Boneca de pano é gente/Sabugo de milho é gente [...]"; e Tia Nastácia, seria gente?. In: Maria José de Pinho; Marilza Vanessa Rosa Suanno; João Henrique Suanno. (Org.). Formação de Professores e Interdisciplinaridade: diálogo investigativo em construção. 1ed.Goiânia: América, 2014, v. , p. 59-75.

  • SCARAVONATTI, G. . Manhã, Meio-Dia e Noite: o (des) emaranhar de um triângulo amoroso tecido por fios Iorubás. MOSAICO - Revista de Mestrado em História - Pontifícia Univesidade Católica de Goiás, p. 131 - 134, 18 set. 2013.

  • SCARAVONATTI, G. . O LUGAR DOS PERSONAGENS NEGROS NA LITERATURA INFANTIL E JUVENIL - UMA REFLEXÃO SOBRE OS ACERVOS LITERÁRIOS DO PROGRAMA NACIONAL BIBLIOTECA DA ESCOLA ? PNBE. In: Fórum Internacional Inovação e Criatividade - INCREA, 2013, Palmas. E3: Experiências criativas e transdisciplinares em espaços formais e não formais., 2013.

  • SCARAVONATTI, G. . BONECA DE PANO É GENTE/ SABUGO DE MILHO É GENTE [...]?; E TIA NASTÁCIA, SERIA GENTE?. In: I Simpósio de Linguística, Literatura e Ensino do Tocantins, 2013, Araguaína. Anais do I Simpósio de Linguística, Literatura e Ensino do Tocantins, 2013. v. 1.

  • SCARAVONATTI, G. . NEGRINHA: UM DESABROCHAR DE ALMA PELA (SEMI)ÓTICA DO SENSÍVEL. In: I Simpósio de Linguística, Literatura e Ensino do Tocantins, 2013, Araguaína. Anais do I Simpósio de Linguística, Literatura e Ensino do Tocantins, 2013. v. 1.

  • VISINTAINER, M. ; MEDINA, M. F. R. ; MARANHAO, V. L. ; SOUSA, W. J. ; SCARAVONATTI, G. ; CALAFATE, J. M. S. . O Parque Estadual do Cantão (PEC) no Discursos dos Professores de uma Escola em Caseara-TO. In: 63ª Reunião Anual da SBPC, 2011, 2011, Goiânia. 63ª Reunião Anual da SBPC - Resumos de Comunicações Livres - ISSN: 2176-1221, 2011., 2011.

  • SCARAVONATTI, G. ; MEDINA, M. F. R. . O discurso pedagógico tecido pelos fios do contexto regional: um olhar sobre o Parque Estadual do Cantão (PEC) e os professores de uma escola de seu entorno. In: X Jornada de Iniciação Científica - Centro Universitário Luterano de Palmas - CEUP/ULBRA, 2010, Palmas. IX Jornada Científica - Centro Universitário Luterano de Palmas - CEULP/ULBRA, 2010.

  • SCARAVONATTI, G. ; MEDINA, M. F. R. . A etnomatemática e os discursos dos professores de uma escola de Caseara: um olhar sobre o Parque Estadual do Cantão (PEC). In: IX Jornada Científica - Centro Universitário Luterano de Palmas - CEULP/ULBRA, 2009, Palmas. IX Jornada Científica - Centro Universitário Luterano de Palmas - CEULP/ULBRA, 2009.

  • SCARAVONATTI, G. ; MEDINA, M. F. R. . Pedro Caneti: um fluido a esparramar-se pela sólida concretude urbana. In: IX Jornada Científica - Centro Universitário Luterano de Palmas - CEULP/ULBRA, 2009, Palmas. IX Jornada Científica - Centro Universitário Luterano de Palmas - CEULP/ULBRA, 2009.

  • SCARAVONATTI, G. . NEGRINHA: UM DESABROCHAR DE ALMA PELA (SEMI)ÓTICA DO SENSÍVEL. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SCARAVONATTI, G. . ?BONECA DE PANO É GENTE/ SABUGO DE MILHO É GENTE [...]?; E TIA NASTÁCIA, SERIA GENTE?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SCARAVONATTI, G. . O LUGAR DOS PERSONAGENS NEGROS NA LITERATURA INFANTIL E JUVENIL - UMA REFLEXÃO SOBRE OS ACERVOS LITERÁRIOS DO PROGRAMA NACIONAL BIBLIOTECA DA ESCOLA PNBE. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SCARAVONATTI, G. . Chapéu com Poesia: técnicas de apresentação de poesia e oratória. 2018. .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2015 - Atual

    Processos de Internacionalização das Instituições de Ensino Superior(IES): um Estudo de Caso das Políticas da Universidade Federal do Tocantins, Descrição: Para a IES a internacionalização tem se tornado imperativa, e gerado, assim como para outras organizações, situações que exigem uma série de decisões complexas quanto à forma de competir, gerir as atividades internacionais, a escolha de parceiros, entre outras. O foco desta pesquisa objetiva analisar os benefícios e dificuldades advindos do processo de internacionalização do ensino na UFT. Para tanto, este projeto tem como objetivo geral avaliar o processo de internacionalização da UFT por meio de um estudo de caso dos programas e acordos de cooperação.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Gihane Scaravonatti - Integrante / Márcia Sueli Pereira da Silva Schneider - Coordenador / Ana Cláudia Turcato - Integrante / Roselena Gusson Mendes - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2016

1º Lugar no 2º Festival de Poesia Falada da Fundação Cultural de Palmas (FCP) - categoria declamação/interpretação, Fundação Cultural de Palmas - Prefeitura de Palmas-TO.

2016

2º Lugar no 2º Festival de Poesia Falada da Fundação Cultural de Palmas (FCP) - categoria poema inédito, Fundação Cultural de Palmas - Prefeitura de Palmas-TO.

2011

Diploma de Honra ao Mérito pelo trabalho "Os discursos dos professores de uma escola pública de Caseara: um olhar sobre o Parque Estadual do Cantão", Universidade Federal do Tocantins - UFT.

2010

1º lugar - Prêmio Jovem Pesquisador 2010 - Área de Ciências Humanas, Centro Universitário Luterano de Palmas - CEULP/ULBRA.

2009

1º lugar - Prêmio Jovem Pesquisador 2009 - Área de Ciências Humanas, Centro Universitário Luterano de Palmas - CEULP/ULBRA.

2008

1º lugar - Concurso de Redação Banco da Amazônia -, Banco da Amazônia.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2009 - Atual

    Universidade Federal do Tocantins

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assistente em Administração, Carga horária: 40

    Atividades

    • 10/2011

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Editora Universitária da Universidade Federal do Tocantins, .,Cargo ou função, Membro do Banco de Revisores de Texto.

  • 2010 - 2010

    Centro Universitário Luterano de Palmas

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista do Programa de Iniciação Científica, Carga horária: 20

  • 2008 - 2009

    Centro Universitário Luterano de Palmas

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista do Programa de Iniciação Científica, Carga horária: 20

  • 2008 - 2008

    Centro Universitário Luterano de Palmas

    Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora de Inglês Instrumental, Carga horária: 12

  • 2008 - 2008

    Universidade Luterana do Brasil

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora de Comunicação e Expressão, Carga horária: 20