Nayara Zuntini Carbonari

Atua principalmente no seguinte tema: educação física escolar

Informações coletadas do Lattes em 02/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Educação Física

2010 - Atual

Universidade Federal da Grande Dourados
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em Educação Física e Desporto Escolar

2012 - 2014

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Orientador: em Universidade Federal da Grande Dourados ( Professor Doutor Warley Carlos de Souza)
com Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2014 - 2014

Bases do trabalho de yoga na etapa infantil. Teori. (Carga horária: 3h). , Universidad de Vigo.

2012 - 2013

Língua Inglesa. (Carga horária: 250h). , Centro Anglo-Americano.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

10th International Congress on Sport Science and Physical Education. National Congress on Nutrition, Sport Medice and Performance. 2014. (Congresso).

Congresso de Ciências do Desporto, Exercício e Saúde. 2014. (Congresso).

1º Simpósio UFGD em movimento: Atividades Físicas, Saúde e Conhecimento. 2014. (Simpósio).

2nd Seminar on Biomechanics, Health and Sustainable Environment: Contributons to a bland quality - The Marcaduero Project.Importância da criação de ambientes promotores para a prática de atividade física. 2013. (Seminário).

8º Seminário de Desenvolvimento Motor da Criança. 2013. (Seminário).

Sports & Cofee - Conversas sobre Treino Desportivo. 2013. (Outra).

O papel do preparador físico na maximização das potencialidades de atletas em em equipas de Jogos Desportivos Coletivos. 2013. (Outra).

III Seminário Processos Civilizadores: Civilidade, Fronteira e Diversidade. 2011. (Seminário).

ENEPE - 2º Encontro de Ensino de Graduação, 4º Encontro de Pós-Graduação, 5º Encontro de Iniciação Científica e 5º Encontro de Extensão da UFGD.Metodologia de ensino sobre sexualidade na perspectiva do professor de Educação Física na escola da rede pública de ensino no 8º e 9º ano, Dourados/MS.. 2011. (Encontro).

Projeto "Brincando nas Férias - O Mundo Encantado do Circo". 2011. (Outra).

IV Congresso Centro-Oeste de Ciências do Esporte e I Congresso Distrital de Ciências do Esporte. 2010. (Congresso).

I Congresso Científico Internacional de Educação Física, Esporte, Saúde e Educação do Triângulo Mineiro. Metodologia de ensino sobre sexualidade na perspectiva do professor de Educação Física na escola da Rede Pública no 8 e 9 ano, Dourados MS. 2010. (Congresso).

III Seminário Racismo e Anrirracismo: educação para diversidade. 2010. (Seminário).

IV SEMANA DA EDUCAÇÃO DA UFGD E IV SEMINÁRIO DE PESQUISA DA FAED/UFGD Educação Contemporânea: Tendências e perspectivas.Metodologia de ensino sobre sexualidade na perspectiva do professor de Educação Física na escola da Rede Pública no 8 e 9 ano, Dourados MS. 2010. (Seminário).

Dança e Educação Física na Sociedade Contemporênea. 2010. (Oficina).

"Inclusão na Escola". 2010. (Oficina).

"Lutas Lúdicas". 2010. (Oficina).

I Encontro PIBID/UFGD Ação, Reflexão, Ação. 2010. (Encontro).

Projeto "Férias na Escola IV: Educação Ambiental, Saúde e Lazer". 2010. (Outra).

I Cliclo de Palestras em Qualidade de Vida e Saúde. 2009. (Outra).

Projeto de Ensino "Água - Um desafio do século XXI". 2008. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Mário Sérgio Vaz da Silva

Percepção da imagem corporal dos estudantes do ensino médio da rede pública estadual do município de Dourados - MS; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal da Grande Dourados; Orientador: Mário Sérgio Vaz da Silva;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • CARBONARI, N. Z. ; MUNIZ, B. N. ; GONÇALVES, C. N. . Importância da criação de ambientes promotores para a prática de atividade física. In: 2nd Seminar on Biomechanics, Health and Sustainable Environment, 2013, Vila Real. 2nd Seminar on Biomechanics, Health and Sustainable Environment. Vila Real: Universidade de Trás-os-montes e Alto Douro, 2013. v. 2.

  • CARBONARI, N. Z. ; MUNIZ, B. N. ; GONÇALVES, C. N. . Importância da criação de ambientes promotores para a prática de atividade física. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GONÇALVES.A. ; BRASIL,D.P. ; SCHNORR, B. W. ; CARBONARI, N. Z. . O subprojeto do PIBID de Educação Física da UFGD: a análise de uma trajetória. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CARBONARI, N. Z. ; Metodologia de ensino sobre sexualidade na perspectiva do professor de Educação Física na escola da Rede Pública no 8 e 9 ano, Dourados MS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CARBONARI, N. Z. ; PELEGRINI, V. R. ; CRUZ, A. E. ; SILVA, J. L. M. ; SILVA, M. S. P. M. ; CABRAL e SILVA, V. L. . Metodologia de ensino sobre sexualidade na perspectiva do professor de Educação Física na escola da rede pública de ensino no 8º e 9º ano, Dourados/MS.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CARBONARI, N. Z. ; CRUZ, A. E. ; CABRAL e SILVA, V. L. . Metodologia de ensino sobre sexualidade na perspectiva do professor de Educação Física na escola da rede pública de ensino no 8º e 9º ano, Dourados/MS.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CABRAL e SILVA, V. L. ; CRUZ, A. E. ; CARBONARI, N. Z. . As contribuições de Maria Montessori para o campo pedagógico. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CRUZ, A. E. ; CABRAL e SILVA, V. L. ; CARBONARI, N. Z. . Dança do Ventre no âmbito escolar. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2008 - Atual

    A Teoria das Inteligências Múltiplas na produção de conhecimento e na docência em educação Física, Descrição: Este projeto, aprovado e financiado pelo CNPQ, se propõe a investigar às questões relacionadas à Educação Física e aos desportos, sob o escopo dos pressupostos da teoria das inteligências múltiplas, de autoria do psicólogo cognitivo Howard Gardner, que contribuiu notadamente para as reflexões acerca da aprendizagem humana, que durante muito tempo foi considerada apenas sob o prisma redutor das habilidades ou capacidades lingüísticas e matemáticas. À luz da produção de Gardner, é possível conceber o vivente humano de maneira multifacetada, entendendo-o como um ser que vivencia aprendizagens múltiplas, posto que múltiplas são suas possibilidades de assimilação cognitiva, a saber: inteligência musical, inteligência pictórica, inteligência interpessoal, inteligência intra-pessoal, inteligência lógico-matemática, inteligência lingüístico-verbal, inteligência ecológica e inteligência cinestésico-corporal. As características e as peculiaridades desta última habilidade ou inteligência (cinestésico-corporal) descortina possibilidades significativas de pesquisa na área da Educação Física e do desporto, já que sua definição, em termos sucintos, é a habilidade de resolver problemas usando o corpo todo ou partes do corpo . Entendendo o homem com um ser uno, porém detentor de diversas habilidades, talentos, dons ou inteligências (Gardner não demonstra restrição à aplicação de qualquer um destes termos), o presente projeto de pesquisa contempla, portanto, o estudo acerca das atividades corpóreo-motoras, levando em consideração a multiplicidade cognitiva do ser humano, bem como sua indivisibilidade, sua unicidade e, por fim, suas particularidades próprias, irrepetíveis... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Nayara Zuntini Carbonari - Integrante / Manuel Pacheco Neto - Coordenador / Mário Sérgio Vaz da Silva - Integrante / Diana Paula Brasil - Integrante / Adriana Gonçalves - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2010 - 2012

    Projeto Institucional de Bolsas de Incentivo à Docência - Subprojeto da Licenciatura da Educação Física: A Licenciatura de Educação Física no Ensino Fundamental das Escolas Públicas de Dourados, Descrição: É significativamente salutar a possibilidade de que os profissionais que estão se formando vivenciem e se familiarizem com as características próprias de seu futuro local de trabalho, neste caso, a instituição escolar. Este subprojeto do PIBID na área de Educação Física, busca oferecer aos acadêmicos da licenciatura oportunidades de vivência do funcionamento escolar, tanto no que diz respeito à atividade docente, quanto no que concerne aos aspectos organizacionais da disciplina de Educação física, assim contribuindo para o estímulo ao trabalho professoral, além de naturalmente melhorar sua qualidade. Todas as atividades e trabalhos desenvolvidos no bojo deste subprojeto estarão subordinados aos resultados da Avaliação Diagnóstica (realizada inicialmente nas escolas atendidas, visando a identificar as necessidades destas aludidas instituições de ensino, no que concerne à área da Educação Física), das Avaliações Formativas Mensais (reunindo o coordenador do subprojeto, os supervisores e os acadêmicos bolsistas) e das Avaliações Formativas Semestrais (com a participação do coordenador institucional, do coordenador do subprojeto e dos supervisores). Estas três instâncias avaliatórias estão previstas no Projeto Institucional do PIBID da Universidade Federal da Grande Dourados... , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) . , Integrantes: Nayara Zuntini Carbonari - Integrante / Manuel Pacheco Neto - Coordenador., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

  • 2010 - 2012

    Projeto Institucional de Bolsas de Incentivo à Docência - Subprojeto da Licenciatura da Educação Física: A Licenciatura de Educação Física no Ensino Fundamental das Escolas Públicas de Dourados, Descrição: É significativamente salutar a possibilidade de que os profissionais que estão se formando vivenciem e se familiarizem com as características próprias de seu futuro local de trabalho, neste caso, a instituição escolar. Este subprojeto do PIBID na área de Educação Física, busca oferecer aos acadêmicos da licenciatura oportunidades de vivência do funcionamento escolar, tanto no que diz respeito à atividade docente, quanto no que concerne aos aspectos organizacionais da disciplina de Educação física, assim contribuindo para o estímulo ao trabalho professoral, além de naturalmente melhorar sua qualidade. Todas as atividades e trabalhos desenvolvidos no bojo deste subprojeto estarão subordinados aos resultados da Avaliação Diagnóstica (realizada inicialmente nas escolas atendidas, visando a identificar as necessidades destas aludidas instituições de ensino, no que concerne à área da Educação Física), das Avaliações Formativas Mensais (reunindo o coordenador do subprojeto, os supervisores e os acadêmicos bolsistas) e das Avaliações Formativas Semestrais (com a participação do coordenador institucional, do coordenador do subprojeto e dos supervisores). Estas três instâncias avaliatórias estão previstas no Projeto Institucional do PIBID da Universidade Federal da Grande Dourados... , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) . , Integrantes: Nayara Zuntini Carbonari - Integrante / Manuel Pacheco Neto - Coordenador., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

  • 2010 - 2012

    Projeto Institucional de Bolsas de Incentivo à Docência - Subprojeto da Licenciatura da Educação Física: A Licenciatura de Educação Física no Ensino Fundamental das Escolas Públicas de Dourados, Descrição: É significativamente salutar a possibilidade de que os profissionais que estão se formando vivenciem e se familiarizem com as características próprias de seu futuro local de trabalho, neste caso, a instituição escolar. Este subprojeto do PIBID na área de Educação Física, busca oferecer aos acadêmicos da licenciatura oportunidades de vivência do funcionamento escolar, tanto no que diz respeito à atividade docente, quanto no que concerne aos aspectos organizacionais da disciplina de Educação física, assim contribuindo para o estímulo ao trabalho professoral, além de naturalmente melhorar sua qualidade. Todas as atividades e trabalhos desenvolvidos no bojo deste subprojeto estarão subordinados aos resultados da Avaliação Diagnóstica (realizada inicialmente nas escolas atendidas, visando a identificar as necessidades destas aludidas instituições de ensino, no que concerne à área da Educação Física), das Avaliações Formativas Mensais (reunindo o coordenador do subprojeto, os supervisores e os acadêmicos bolsistas) e das Avaliações Formativas Semestrais (com a participação do coordenador institucional, do coordenador do subprojeto e dos supervisores). Estas três instâncias avaliatórias estão previstas no Projeto Institucional do PIBID da Universidade Federal da Grande Dourados... , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) . , Integrantes: Nayara Zuntini Carbonari - Integrante / Manuel Pacheco Neto - Coordenador., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Escola Estadual Ministro João Paulo dos Reis Veloso, SED - Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul. , Rua João Vicente Ferreira 243, Vila Matos, 79823-010 - Dourados, MS - Brasil, Telefone: (67) 34262076

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional