Daniela Cerbaro

Aluna do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade Federal de Pelotas.

Informações coletadas do Lattes em 02/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Engenharia Ambiental e Sanitária

2011 - Atual

Universidade Federal de Pelotas

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Italiano

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Engenharia Sanitária e Ambiental.

    Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Zoologia / Subárea: REABILITAÇÃO DE ANIMAIS SILVESTRES.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

6º Jornada de Iniciação Científica.Fertilizantes orgânicos a partir do bagaço da uva. 2013. (Outra).

IV Semana Acadêmica da Engenharia Sanitária e Ambiental. 2013. (Outra).

Meio Ambiente e Sustentabilidade - SUSTENTABIO. 2013. (Outra).

III Semana Acadêmica da Engenharia Sanitária e Ambiental. 2011. (Outra).

IV Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica do IFSUL. 2011. (Outra).

VII Seminário de Vitivinicultura da Metade Sul do RS. 2010. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Tirzah Moreira de Melo

SILVA, C. F. L. E.MELO, T. M.VIEIRA, B. M.. Relatório de Estágio Obrigatório Supervisionado - LECHLER DO BRASIL S/A. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade Federal de Pelotas.

Tirzah Moreira de Melo

MELO, T. M.ROMANI, R. F.CORREA, E. K.. Avaliação de Risco à Saúde Humana por Inalação de Hidrocarbonetos de Petróleo Voláteis. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade Federal de Pelotas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Vanessa Sacramento Cerqueira

Ensino da prática sustentável de vermicompostagem no tratamento de resíduos sólidos orgânicos em escolas de ensino fundamental; ; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Vanessa Sacramento Cerqueira;

Tirzah Moreira de Melo

Avaliação de Risco à Saúde Humana por Inalação de Hidrocarbonetos de Petróleo Voláteis; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Tirzah Moreira Siqueira;

Tirzah Moreira de Melo

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO LECHLER DO BRASIL S/A; 2018; Orientação de outra natureza; (Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Tirzah Moreira Siqueira;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • CERBARO, D. ; DEMARCO, C. F. ; GIACOMINI, G. X. ; GIACOMINI, R. X. ; SHEIBLER, S. B. ; CERBARO, D. . Fertilizantes orgânicos a partir do bagaço da uva. In: VI Jornada de Iniciação Cientifica e II Mostra de Extensão, 2013, Pelotas. VI Jornada de Iniciação Cientifica e II Mostra de Extensão, 2013.

  • DEMARCO, C. F. ; CERBARO, D. ; GIACOMINI, R. X. ; GIACOMINI, G. X. ; CERBARO, D. . Impactos na qualidade da água a partir de resíduos de agroindústrias familiares. In: VI Jornada de Iniciação Cientifica e II Mostra de Extensão, 2013, Pelotas. VI Jornada de Iniciação Cientifica e II Mostra de Extensão, 2013.

  • GIACOMINI, G. X. ; GIACOMINI, R. X. ; CERBARO, D. ; DEMARCO, C. F. ; CERBARO, D. . Destinação de resíduos de tratamento culturais da produção de uva. In: VI Jornada de Iniciação Cientifica e II Mostra de Extensão, 2013, Pelotas. VI Jornada de Iniciação Cientifica e II Mostra de Extensão, 2013.

  • GIACOMINI, R. X. ; GIACOMINI, G. X. ; CERBARO, D. ; DEMARCO, C. F. ; SOARES, T. M. ; CERBARO, D. . Alternativas de aproveitamento de resíduos de uva. In: VI Jornada de Iniciação Cientifica e II Mostra de Extensão, 2013, Pelotas. VI Jornada de Iniciação Cientifica e II Mostra de Extensão, 2013.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2016 - 2018

    Determinação de Índices de Fragilidade Ambiental do entorno do Canal São Gonçalo, Descrição: O projeto de pesquisa visa à determinação de índices de fragilidade ambiental e mapeamento qualitativo das áreas mais frágeis do entorno do Canal São Gonçalo, através da integração de dados das ciências geodésicas e áreas afim, visando colaborar com a gestão e planejamento dessa bacia. O mapeamento permitirá quantificar e qualificar as transformações ocorridas nesse ambiente através do monitoramento das variações espaciais da superfície da terra tanto geométrica como de uso e ocupação do solo. Fazendo com que a agregação desses conhecimentos gere subsídios para a tomada de decisões que envolvem a ocupação da bacia e sendo de essencial importância para o desenvolvimento e implantação de políticas de planejamento e gestão.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) . , Integrantes: Daniela Cerbaro - Integrante / Andrea Souza Castro - Integrante / AMAURI ANTUNES BARCELOS - Integrante / ERICO KUNDE CORREA - Integrante / FIORAVANTE JAEKEL DOS SANTOS - Integrante / LUCIARA BILHALVA CORREA - Integrante / MAURIZIO SILVEIRA QUADRO - Integrante / ROBSON ANDREAZZA - Integrante / ROGERS ADEMIR DRUNN PEREIRA - Integrante / SUELEN CRISTINA MOVIO HUINCA - Integrante / TIRZAH MOREIRA SIQUEIRA - Integrante / WILLIAN CEZAR NADALETI - Integrante / DIULIANA LEANDRO - Coordenador.

  • 2015 - 2015

    Análise ambiental da bacia do Arroio Pelotas, Descrição: Bacia Hidrográfica do Arroio Pelotas (BHAP) está localizada entre os municípios de Canguçu, Arroio do Padre, Morro Redondo e Pelotas, apresentando uma área total de aproximadamente 910 Km². Assim como todas as bacias hidrográficas, a BHAP sofre interferência antrópica e apresenta alterações das suas condições naturais provocadas pelo processo de urbanização em áreas de preservação permanente (APP), da expansão dos cultivos de arroz e pecuária, da extração de areia, da pesca e lazer e da poluição dos corpos d`água, através do despejo de esgotos domésticos e industriais. O Arroio Pelotas é o manancial que mais fornece água bruta para o Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas ? SANEP para abastecer o município de Pelotas através da ETA Sinnott a qual abastece os bairros: Pestano, Sanga Funda, Areal, Jardim Europa, COHAB Tablada, COHAB Lindóia, Santa Rita de Cássia, Getúlio Vargas e Balneário Santo Antônio. Dessa maneira, torna-se de suma importância a pesquisa ambiental voltada à fragilidade ambiental e a qualidade da água, pois a descarga de esgotos e lançamento de resíduos sólidos, assim como o uso de agroquímicos nas lavouras contribuem para a contaminação do ambiente aquático com uma gama de substâncias tóxicas como os poluentes orgânicos persistentes e metais pesados que provocam a biomagnificação na cadeia trófica (ARNDT, 2011). A análise ambiental dos ambientes impactados pelos processos de ocupação pelo homem, tanto urbanos quanto rurais, influenciam diretamente na qualidade ambiental da região. Para uma análise destas áreas, uma análise criteriosa de imagens de satélite proporciona muitas informações importantes para avaliar a ocupação e uso do solo e da água. Além disso, a análise físico-química da água pode identificar alguns tipos de contaminantes específicos que as análises de imagem não conseguem determinar. A análise multivariada e com o máximo de informações sobre as áreas da Bacia do Arroio Pelotas pode identificar vários pontos de fragilidade, e com isso, nos dar subsídios técnicos e científicos para a recuperação das áreas degradadas e melhorar a ocupação dos recursos naturais, tanto do solo e da água. Assim, o objetivo deste projeto é analisar a qualidade ambiental da Bacia do Arroio Pelotas, RS, para propor uma avaliação das áreas de preservação permanente e recuperação de áreas degradadas quando necessário.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) . , Integrantes: Daniela Cerbaro - Coordenador / Andrea Souza Castro - Integrante / AMAURI ANTUNES BARCELOS - Integrante / MAURIZIO SILVEIRA QUADRO - Integrante / ROBSON ANDREAZZA - Integrante / TIRZAH MOREIRA SIQUEIRA - Integrante / DIULIANA LEANDRO - Integrante / BRUNO MULLER VIEIRA - Integrante / HUGO ALEXANDRE SOARES GUEDES - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2011 - 2012

    Universidade Federal de Pelotas

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Colaboradora no Projeto de Ensino direcionado a qualificação específica, na graduação e pós-graduação, de recursos humanos para atuação no manejo e cuidados a saúde e bem estar de animais pertencentes a fauna silvestre brasileira no NURFS-CETAS/UFPEL.