Guilherme Babo Sedlacek

Professor de História do Instituto Federal de Santa Catarina - Câmpus Xanxerê e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Metodologias e Práticas Pedagógicas. Mestre em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense, tendo sido bolsista do CNPq e da Faperj - Bolsa Nota 10. Concluiu o Bacharelado e a Licenciatura Plena em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, tendo sido bolsista de iniciação científica da Faperj e do PIBIC/CNPq. Tem experiência docente na Educação Básica, Ensino Superior e Especialização. Desenvolve pesquisas nas áreas de: história do Brasil e das Américas no século XIX, com ênfase nas temáticas de empresas e nas políticas públicas para o setor de transportes; história indígena, escravidão africana e relações étnico-raciais; história e filosofia do jiu-jitsu; e ensino de História, com ênfase na elaboração de materiais didáticos.

Informações coletadas do Lattes em 21/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em História

2010 - 2012

Universidade Federal Fluminense
Título: Companhia Estrada de Ferro Therezopolis: uma empresa do encilhamento em meio à política republicana fluminense (1890-95),Ano de Obtenção: 2012
Carlos Gabriel Guimarães.Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil. Palavras-chave: Teresópolis; Estado do Rio de Janeiro; Ferrovia; República.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil / Especialidade: História Regional do Brasil. Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil / Especialidade: História do Brasil Império.

Graduação em Bacharelado em História

2001 - 2008

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Em Defesa das Construções Nacionais: federalismo mexicano sob ameaça, 1823-1847.
Orientador: Vitor Izecksohn
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Graduação em Licenciatura em História

2001 - 2008

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2017 - 2017

Formação Continuada em Planejamento e Desenvolvimento de Cursos a Distância. (Carga horária: 80h). , Instituto Federal de Santa Catarina, IFSC, Brasil.

2017 - 2017

Formação de Instrutores de Usinagem Convencional. (Carga horária: 80h). , Instituto Federal de Santa Catarina, IFSC, Brasil.

2016 - 2016

Formação Continuada de Docentes Ingressantes da Rede Federal. (Carga horária: 80h). , Instituto Federal de Santa Catarina, IFSC, Brasil.

2015 - 2015

Public Finance in Nineteenth-Century Brazil. (Carga horária: 8h). , Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP, FEAC/USP, Brasil.

2014 - 2014

Institutions, Slavery and Public Finance. (Carga horária: 12h). , Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP, FEAC/USP, Brasil.

2013 - 2013

Desenvolvimento e Desigualdade na América Latina. (Carga horária: 12h). , Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP, FEAC/USP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil Império.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da América/Especialidade: História Latino-Americana.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil República.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

BABO SEDLACEK, G. ; ERAS, L. W. ; FURTADO, P. J. . I Encontro de Extensão e Iniciação Científica do Câmpus Xanxerê. 2017. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

37° Seminário de Extensão Universitária da Região Sul.Essência, História e Mecânica do Jiu-Jitsu. 2019. (Seminário).

Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inivação do IFSC.Essência, História e Mecânica do Jiu-Jitsu. 2019. (Seminário).

I Seminário de Arqueologia Bíblica de Santa Catarina. 2018. (Seminário).

5° Congresso Regional de Docência e Educação Básica - BNCC. Semana Nacional de Museus: Paisagens culturais de Xanxerê/SC e interdisciplinaridade no IFSC. 2016. (Congresso).

Simpósio de Humanidades - Movimentos Sociais no Brasil: Resistência e Democracia.Escravidão e resistência no Império: história e historiografia. 2016. (Simpósio).

2° Workshop de História Econômica.Uma Longa Estrada para a Liberdade: africanos livres a serviço da presidência da província do Rio de Janeiro, 1831-1864. 2014. (Outra).

VII Encontro de Pós-Graduação em História Econômica & 5ª Conferência Internacional de História Econômica.Uma Longa Estrada para a Liberdade: africanos livres a serviço da presidência da província do Rio de Janeiro, 1831-1864. 2014. (Encontro).

Seminário Internacional Escravidão e Capitalismo Histórico: História e Historiografia. Brasil, Cuba e Estados Unidos, século XIX. 2013. (Seminário).

54 ICA - Congreso Internacional de Americanistas. Los principios de autonomía provincial y federalismo durante la independencia y organizaci[on constitucional de México y Brasil.. 2012. (Congresso).

54 ICA - Congreso Internacional de Americanistas. Teresópolis: el proyecto de la nueva capital del estado de Rio de Janeiro en la Primera República de Brasil (1890-1895). 2012. (Congresso).

I Congresso Fluminense de História Econômica. A República e a Estrada de Ferro Therezopolis ? um estudo sobre uma empresa do encilhamento e a ideologia do progresso. 2011. (Congresso).

III Simposio de Pesquisa Estado e Poder: Processos de construção de Hegemonia no Brasil Contemporâneo.A Cia. Estrada de Ferro Therezopolis e a construção do Estado republicano no Rio de Janeiro: a transferência da capital e os projetos de hegenonia da sociedade civil fluminense (1890-1900). 2011. (Simpósio).

IX Congresso Brasileiro de Historia Econômica - 10° Conferência Internacional de Historia de Empresas. Companhia Estrada de Ferro Therezopolis: uma empresa do encilhamento em meio à politica republicana fluminense.. 2011. (Congresso).

XXVI Simpósio Nacional de História - ANPUH.A República e a Estrada de Ferro Therezopolis ? um estudo sobre uma empresa do encilhamento e a ideologia do progresso. 2011. (Simpósio).

V Semana de História Política / II Seminário Nacional de História: Política e Cultura & Política e Sociedade.Os trilhos do progresso e as barreiras da serra: a Cia. Estrada de Ferro Therezopolis e o projeto de modernidade urbana fluminense. 2010. (Seminário).

XIV Encontro Regional de História da Anpuh-Rio: Memória e Patrimônio.Ferrovias, progresso e homens de negócio na Primeira República: a Companhia Estrada de Ferro Therezopolis, 1890-1919.. 2010. (Encontro).

II Encontro de Pesquisa de Graduação em História.Crimes e Instituições criminais no século XIX e início do século XX. 2006. (Encontro).

I Encontro de Pesquisa de Graduação em História.Discurso nacionalista e federalismo no México sob intervenção. 2005. (Encontro).

XXVII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica.Sob Constantes Ameaças: Federalismo e Nacionalismo no México da primeira metade do XIX. 2005. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Débora Ferreira

BABO SEDLACEK, G.ERAS, L. W.FURTADO, P. J.. Análise de materiais e atividades didático-pedagógicas adaptadas: o ensino de História e a aprendizagem inclusiva de estudantes PcDs e não-PcDs. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Concepções Multidisciplinares de Leitura) - Instituto Federal de Santa Catarina.

Aluno: Regiane Mendes da Silva Giroletti

PETRINI, M. A.BABO SEDLACEK, G.; RUARO, E. C. R.. Memórias ambientais e sociais: estudo sobre o processo de realocação dos moradores do antigo assentamento Colina Verde, de Xanxerê - SC. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Concepções Multidisciplinares de Leitura) - Instituto Federal de Santa Catarina.

Aluno: Daniel Scheren da Cruz

BABO SEDLACEK, G.ERAS, L. W.; LIMA, R. C.. Leitura das ocupações escolares a partir de vários olhares. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Concepções Multidisciplinares de Leitura) - Instituto Federal de Santa Catarina.

Aluno: Tania Maria Ros Segundo Simão

CAMILLO, E. J.; OLIVEIRA, L. M. V.;BABO SEDLACEK, G.. Docência da disciplina História nos projetos EJA e PROEJA. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu em PROEJA) - Instituto Federal de Santa Catarina.

Aluno: Gisele da Silva

ERAS, L. W.; TURATTI, B. O.;BABO SEDLACEK, G.. Tecendo rede de proteção para população em situação de rua de Florianópolis. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão em Saúde) - Instituto Federal de Santa Catarina.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

André Nunes de Azevedo

Guimaraes, C. G.; Saraiva, L. F.;AZEVEDO, A. N.. Companhia estrada de ferro de Therezópolis: uma empresa do encilhamento em meio à política republicana fluminense. 2012. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Luiz Fernando Saraiva

GUIMARAES, C. G.SARAIVA, L. F.. Companhia Estrada de Ferro Therezópolis: uma empresa do encilhamento em meio aà política republicana fluminense (1890-1895). 2012. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Luiz Fernando Saraiva

SARAIVA, L. F.GUIMARAES, C. G.; AZEVEDO, A. N.. Ferrovias, progresso e homens de negócio na Primeira República: a Cia Estrada de Ferro Therezópolis, 1890-1919. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal Fluminense.

Rafael de Bivar Marquese

MARQUESE, R.. Políticas Públicas e Interesses Privados: a formação do sistema de transportes na província do Rio de Janeiro e na Corte (1835-1889). 2016. Exame de qualificação (Doutorando em História Econômica) - Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Josué Porto Fornari

Essência do Jiu-Jitsu; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Técnico em Mecânica Integrado ao Ensino Médio) - Instituto Federal de Santa Catarina, Pró-Reitoria de Extensão - Instituto Federal de Santa Catarina; (Orientador);

Adalri Sabadin

Essência do Jiu-Jitsu; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Técnico em Mecânica Integrado ao Ensino Médio) - Instituto Federal de Santa Catarina, Pró-Reitoria de Extensão - Instituto Federal de Santa Catarina; (Orientador);

Luiza Santos Lima

Essência do Jiu-Jitsu; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Técnico em Mecânica Integrado ao Ensino Médio) - Instituto Federal de Santa Catarina, Pró-Reitoria de Extensão - Instituto Federal de Santa Catarina; (Orientador);

João Vitor Pruinelli

Essência do Jiu-Jitsu; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Técnico em Mecânica Integrado ao Ensino Médio) - Instituto Federal de Santa Catarina, Pró-Reitoria de Extensão - Instituto Federal de Santa Catarina; (Orientador);

Leonardo de Oliveira Jaques

Relações de poder: política, ciência e religião a partir de um tema integrador; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio) - Instituto Federal de Santa Catarina, Instituto Federal de Santa Catarina; (Orientador);

Daniel Scheren da Cruz

Leitura das ocupações escolares a partir de vários olhares; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Concepções Multidisciplinares de Leitura) - Instituto Federal de Santa Catarina; Orientador: Guilherme Babo Sedlacek;

Lucas Hildebrando

Jiu-Jitsu: essência, história e mecânica; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Mecânica) - Instituto Federal de Santa Catarina, Pró-Reitoria de Extensão - Instituto Federal de Santa Catarina; Orientador: Guilherme Babo Sedlacek;

Luizi Sperotto Ebers

Saberes Indígenas no Oeste catarinense; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Técnico em Alimentos Integrado ao Ensino Médio) - Instituto Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Guilherme Babo Sedlacek;

Alicia Bossini Tuzzi

Trabalho, tecnologia e cultura ? educação das relações étnico-raciais e educação especial a partir de um tema integrador; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Técnico em Alimentos Integrado ao Ensino Médio) - Instituto Federal de Santa Catarina, Instituto Federal de Santa Catarina; Orientador: Guilherme Babo Sedlacek;

Ana Paula dos Santos

Saberes Indígenas no Oeste catarinense; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Técnico em Alimentos Integrado ao Ensino Médio) - Instituto Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Guilherme Babo Sedlacek;

Guilherme Bruschi Frizzo

Saberes Indígenas no Oeste catarinense; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio) - Instituto Federal de Santa Catarina; Orientador: Guilherme Babo Sedlacek;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Vitor Izecksohn

Em defesa das construções nacionais: federalismo mexicano sob ameaça, 1823-1847; ; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Vitor Izecksohn;

Vitor Izecksohn

Federalismo Mexicano; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Vitor Izecksohn;

Carlos Gabriel Guimarães

Companhia Estrada de Ferro Therezópolis: uma empresa do encilhamento em meio aà política republicana fluminense (1890-1895); 2012; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em História) - Universidade Federal Fluminense, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Carlos Gabriel Guimarães;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • BABO SEDLACEK, G. . Uma longa estrada para a liberdade: africanos livres a serviço da presidência da Província do Rio de Janeiro: 1831-1864. Revista África e Africanidades , v. 21, p. 01-24, 2016.

  • BABO SEDLACEK, G. ; KELLI, M. V. . História e historiografia dos transportes na Corte imperial. HISTÓRIA ECONÔMICA & HISTÓRIA DE EMPRESAS , v. 19, p. 347-376, 2016.

  • BABO SEDLACEK, G. . Entre o Império e a República: a dissolução do Congresso Constituinte, a ?revolta das províncias? e a Constituição de 1824.. Caderno Universitário de História (UFRJ) , v. 11, p. 03-08, 2006.

  • BABO SEDLACEK, G. . Do Alto-Peru à Bolívia: participação indígena. Caderno Universitário de História (UFRJ) , v. 01, p. 03-05, 2004.

  • BABO SEDLACEK, G. . Henri e os Dois Bons Velhinhos. 1. ed. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2015. v. 1. 20p .

  • BASTOS, M. D. F. ; BABO SEDLACEK, G. ; CARDOSO, L. C. ; COSTA, K. K. S. ; CUNHA, Renata Vidal da. ; FERNANDES, L. L. ; FRANCA, B. A. ; GOMES, M. F. C. M. ; LIMA, D. C. A. ; LUCCHESI, A. ; MENEZES, E. D. M. ; MIGUEL, B. F. N. ; PAGE, J. J. ; PEDRO, A. B. M. ; REIS, E. B. ; SIQUEIRA, M. A. M. ; VILLELA, L. A. A. . Pré-Vestibular Social: Caderno de Orientação Acadêmica. 1ª. ed. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2013. v. 1. 176p .

  • BABO SEDLACEK, G. ; ARAUJO, R. C. S. (Org.) ; PONTES, P. R. C. (Org.) . Diálogos ímpares: entrevistas publicadas no Caderno Universitário de História entre 2004 e 2012.. 1. ed. Rio de Janeiro: Multifoco, 2012. v. 1. 197p .

  • BABO SEDLACEK, G. ; ERAS, L. W. ; DELEVATI, D. S. . Semana Nacional de Museus: Paisagens culturais de Xanxerê/SC e interdisciplinaridade no IFSC. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BABO SEDLACEK, G. . Escravidão e resistência no Império: história e historiografia. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • BABO SEDLACEK, G. . Uma longa estrada para a liberdade: africanos livres a serviço da presidência da província do Rio de Janeiro, 1831-1864. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BABO SEDLACEK, G. . Uma longa estrada para a liberdade: africanos livres a serviço da presidência da província do Rio de Janeiro, 1831-1864. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BABO SEDLACEK, G. . Los principios de autonomía provincial y federalismo durante la independencia y organización constitucional de México y Brasil. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BABO SEDLACEK, G. . Teresópolis: el proyecto de la nueva capital del estado de Rio de Janeiro en la Primera República de Brasil (1890-1895). 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - 2018

    Relações de poder: política, ciência e religião a partir de um tema integrador, Descrição: Projeto multidisciplinar da área de Ciências Humanas e suas tecnologias. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Guilherme Babo Sedlacek - Coordenador / Ligia Wilhelms Eras - Integrante / Rodolfo Denk Neto - Integrante / Maria Angélica Petrini - Integrante.

  • 2017 - 2018

    Trabalho, tecnologia e cultura ? educação das relações étnico-raciais e educação especial a partir de um tema integrador, Descrição: Trabalho coletivo e interdisciplinar na área das Ciências Humanas, a partir do tema integrador ?Trabalho, tecnologia e cultura?, visando à pesquisa sobre a Educação das Relações Étnico-Raciais e Educação Especial em articulação com a nova lei de cotas, elaborando um perfil étnico e socioeconômico da população dos municípios da área de abrangência do IFSC Câmpus Xanxerê que permita refletir sobre a proporção respectiva de estudantes cotistas e o atendimento ou não às necessidades de acessibilidade e inclusão. O grupo de unidades curriculares relativas à área das Ciências Humanas e suas tecnologias ? Filosofia, Geografia, História e Sociologia ? está estruturado nos Projeto Pedagógico de Curso (PPC) do Técnico em Alimentos e do Técnico em Informática a partir de uma concepção de currículo integrado por temas. Em segundo nível, as diferentes unidades buscam a integração dos conteúdos e conhecimentos por conceitos que reforcem a interdisciplinaridade, ao mesmo tempo em que expressem as particularidades do conhecimento filosófico, geográfico, histórico e sociológico.Os temas integradores do grupo curricular das Ciências Humanas e suas tecnologias foram definidos a partir desses temas transversais e das especificidades da área de conhecimento e da área técnica dos cursos. Um dos dois temas integradores definidos para o primeiro ano é ?Trabalho, tecnologia e cultura?. Esse projeto de pesquisa está diretamente relacionado à Lei Nº 13.409, de 28 de dezembro de 2016, que dispõe sobre a reserva de vagas para pessoas com deficiência nos cursos técnico de nível superior e médio das instituições federais de ensino, e com as leis Nº 10.639, de 09 de janeiro de 2003, e Nº 11.645, de 10 de março de 2008, que alteraram a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática ?História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena?. Como produto, será desenvolvido material didático da área de Ciências Humanas para uso nos cursos técnicos do câmpus, que sirva à educação das relações étnico-raciais e educação especial a partir do tema integrador "Trabalho, tecnologia e cultura".. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Guilherme Babo Sedlacek - Coordenador / Ligia Wilhelms Eras - Integrante / Lindberg Nascimento Júnior - Integrante / Paulo José Furtado - Integrante / Alícia Bossini Tuzzi - Integrante / Eduarda Cristina Lopes Pansera - Integrante / Hágata Cristina Mascarello - Integrante / Larissa dos Santos - Integrante., Financiador(es): Instituto Federal de Santa Catarina - Auxílio financeiro.

  • 2016 - 2018

    Saberes Indígenas do Oeste catarinense, Descrição: Este projeto de pesquisa toma como ponto de partida os conhecimentos pesquisados e reunidos pelos professores indígenas, orientadores de estudo e formadores da Ação Saberes Indígenas na Escola, coordenada pelo MArquE/UFSC no Oeste catarinense. Valendo-se das experiências de pesquisa, ensino e produção de materiais didáticos e paradidáticos das escolas indígenas, procurar-se-á adaptar e aplicar estes saberes para o ensino de escolas não-indígenas. As turmas de Técnico Integrado em Alimentos e Técnico Integrado em Informática do câmpus Xanxerê do IFSC oferecerão a oportunidade de experimentar a aplicação dos conhecimentos adaptados para escolas não-indígenas, permitindo avaliar os resultados obtidos, registrar os sucessos alcançados e contornar eventuais problemas surgidos. Um aspecto central desse projeto de pesquisa é a articulação entre as determinações recentes para educação indígena e não-indígena, procurando o diálogo entre a legislação sobre História e Cultura Indígena para a Educação Básica e as resoluções sobre Saberes Indígenas nas Escolas indígenas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Guilherme Babo Sedlacek - Coordenador / Ana Paula dos Santos - Integrante / Guilherme Bruschi Frizzo - Integrante / Adriel Alixandre Roque - Integrante.

  • 2013 - 2014

    Historiografia em sala: conhecimento escolar e ensino de História, Descrição: Este projeto foi iniciado durante a atuação conjunta como professor de História no Colégio de Aplicação da (CAp-UERJ) e de "Historiografia e Ensino de História" no curso de Licenciatura em História da UERJ-Maracanã. Os objetivos consistem em: analisar as relações entre o desenvolvimento da historiografia e a formulação de propostas curriculares e livros didáticos; experimentar aproximações entre o historiografia atual e o ensino de História, elaborando materiais didáticos; estimular a reflexão sobre o conhecimento histórico acadêmico e o conhecimento histórico escolar enquanto parte fundamental da formação de professores.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) . , Integrantes: Guilherme Babo Sedlacek - Coordenador.

  • 2010 - 2012

    História de Teresópolis, Descrição: Pesquisa sobre as relações entre a Companhia da Estrada de Ferro Therezopolis e o Governo do Estado do Rio de Janeiro na fundação e construção da cidade de Teresópolis, durante a Primeira República no Brasil. A pesquisa foi conduzida nos acervos do Arquivo Nacional e da Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Guilherme Babo Sedlacek - Coordenador.

  • 2005 - 2009

    Medidas Extremas: Um estudo comparativo sobre o papel das medidas de emergência nas tradições liberais brasileira e norte-americana durante o século XIX, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Vitor Izecksohn em 02/06/2015., Descrição: Pesquisa de documentação relativa à Guerra do Paraguai na Biblioteca Nacional, no Arquivo Nacional e no Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. O projeto foi contemplado com bolsa de produtividade em pesquisa entre os anos de 2006 e 2009.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Guilherme Babo Sedlacek - Integrante / Vitor Izecksohn - Coordenador.

  • 2005 - 2007

    Construções nacionais e intervenções estrangeiras no México independente, Descrição: Estudo sobre o processo de construção das instituições nacionais no México independente, em especial, as disputas entre centralismo e federalismo na jovem república, e as relações com as diversas intervenções estrangeiras no país ao longo do século XIX. A pesquisa foi realizada nos acervos do Archivo General de la Nacion e na Biblioteca y Hemeroteca Nacional, em México,DF.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Guilherme Babo Sedlacek - Coordenador.

  • 2004 - 2004

    Grupo de Acompanhamento da Conjuntura Internacional, Descrição: Projeto financiado pela FAPERJ e desenvolvido em parceria entre o Laboratório de Estudos do Tempo Presente da UFRJ e a Escola de Comando e Estado Maior do Exército, dedicado ao acompanhamento da conjuntura política sul-americana no tempo presente.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (11) . , Integrantes: Guilherme Babo Sedlacek - Integrante / Rui Yutaka Matsuda - Integrante / Francisco Carlos T. da Silva - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Instituto Federal de Santa Catarina, Instituto Federal de Santa Catarina - Câmpus Xanxerê. , Rua Euclides Hack, 1603., Veneza, 89820000 - Xanxerê, SC - Brasil, Telefone: (49) 34417907

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2016 - Atual

    Instituto Federal de Santa Catarina

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Docente de História, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Professor de História do Câmpus Xanxerê do IFSC, ministrando aulas para as turmas de Técnico Integrado em Alimentos e Técnico integrado em Informática.

    Atividades

    • 02/2019

      Ensino,,Disciplinas ministradas, História I - Curso Técnico em Alimentos, História II - Curso Técnico em Alimentos, História I - Curso Técnico em Informática, História II - Curso Técnico em Informática, História I - Curso Técnico em Mecänica, História II - Curso Técnico em Mecânica

    • 02/2018

      Pesquisa e desenvolvimento , Instituto Federal de Santa Catarina - Câmpus Xanxerê, .,Linhas de pesquisa

    • 02/2016

      Pesquisa e desenvolvimento , Instituto Federal de Santa Catarina - Câmpus Xanxerê, .,Linhas de pesquisa

    • 02/2019 - 07/2019

      Ensino, Especialização em Concepções Multidisciplinares de Leitura, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, História Social dos Livros e da Leitura

    • 07/2018 - 12/2018

      Ensino, Especialização em Concepções Multidisciplinares de Leitura, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena

    • 07/2018 - 12/2018

      Ensino,,Disciplinas ministradas, História IV - Técnico em Alimentos Integrado ao Ensino Médio, História IV - Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, História VI - Técnico em Alimentos Integrado ao Ensino Médio, História VI - Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio

    • 02/2018 - 12/2018

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Ciência, Tecnologia e Sociedade I - Técnico em Mecânica Integrado ao Ensino Médio, História I - Técnico em Alimentos Integrado ao Ensino Médio, História I - Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, História I - Técnico em Mecânica Integrado ao Ensino Médio

    • 02/2018 - 07/2018

      Ensino,,Disciplinas ministradas, História III - Técnico em Alimentos Integrado ao Ensino Médio, História III - Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, História V - Técnico em Alimentos Integrado ao Ensino Médio, História V - Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio

    • 07/2017 - 12/2017

      Ensino,,Disciplinas ministradas, História II - Técnico em Alimentos Integrado ao Ensino Médio, História II - Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, História IV - Técnico em Alimentos Integrado ao Ensino Médio, História IV - Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio

    • 07/2017 - 12/2017

      Ensino, Especialização em Concepções Multidisciplinares de Leitura, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, História Social do Livros e da Leitura

    • 02/2017 - 07/2017

      Ensino,,Disciplinas ministradas, História I - Técnico em Alimentos Integrado ao Ensino Médio, História I - Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, História III - Técnico em Alimentos Integrado ao Ensino Médio, História III - Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio

    • 07/2016 - 12/2016

      Ensino,,Disciplinas ministradas, História II - Técnico em Alimentos Integrado ao Ensino Médio, História II - Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio

    • 02/2016 - 07/2016

      Ensino,,Disciplinas ministradas, História I - Técnico em Alimentos Integrado ao Ensino Médio, História I - Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio

  • 2016 - 2017

    Universidade Federal de Santa Catarina

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Formador de professores, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Atuou na 2ª edição da Ação Saberes Indígenas na Escola - Núcleo Santa Catarina - Formação Continuada Prsencial de Professores Guarani, Kaingang e Laklãnõ-Xokleng da Educação Escolar Indígena, coordenada pelo Museu de Arqueologia e Etnologia (MArquE/UFSC), como formador de professores kaingang e guarani das escolas de educação indígena do Oeste catarinense.

    Atividades

    • 09/2016 - 08/2017

      Extensão universitária , UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC, Museu de Arqueologia e Etnologia - MArquE.,Atividade de extensão realizada, Formação de professores kaingang e guarani no Oeste catarinense, como integrante da equipe da Ação Saberes Indígenas na Escola..

  • 2013 - 2015

    Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Prestador de serviços, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Professor substituto de História do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira - CAp-UERJ.

    Atividades

    • 04/2013 - 02/2015

      Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Historiografia e Ensino de História

    • 04/2013 - 02/2015

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Professor de História no 8° ano do Ensino Fundamental.

    • 04/2013 - 10/2014

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Professor de História do 2° ano do Ensino Médio

  • 2006 - 2014

    Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor de História do Pré-Vestibular Social, Carga horária: 8

    Atividades

    • 03/2014 - 05/2014

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Tutor de História no polo Centro da Cidade do Rio de Janeiro

    • 03/2013 - 12/2013

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Integrante do Grupo de Suporte à Orientação Acadêmica, Tutor de História do polo Rocinha

    • 01/2013 - 12/2013

      Outras atividades técnico-científicas , Pré-Vestibular Social - Fundação Cecierj, Pré-Vestibular Social - Fundação Cecierj.,Atividade realizada, Redação de materiais didáticos sobre Temáticas Transdisciplinares - Energia; Meio ambiente e consumismo; Cidadania e diereitos humanos; Ética e política; Tecnologias de comunicação e informação.

    • 01/2012 - 12/2013

      Outras atividades técnico-científicas , Pré-Vestibular Social - Fundação Cecierj, Pré-Vestibular Social - Fundação Cecierj.,Atividade realizada, Membro do Grupo de Suporte à Orientação Acadêmica.

    • 03/2012 - 12/2012

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Integrante do Grupo de Suporte à Orientação Acadêmica, Tutor de História e representante do polo Rocinha

    • 03/2010 - 12/2011

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Tutor de História e representante do polo Teresópolis

    • 03/2008 - 12/2009

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Tutor de História e representante do polo Miguel Pereira

    • 07/2006 - 12/2008

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Tutor de História nas turmas masculinas e femininas do Complexo Penitenciário do Gericinó (Alexandre Sarmento ? Bangu III, Esmeraldino Bandeira, Nelson Hungria ? Bangu VII, Plácido Sá Carvalho, Talavera Bruce e Vicente Piragibe).

    • 04/2007 - 12/2007

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Tutor de História do polo Três Rios

    • 04/2006 - 12/2006

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Tutoria de História a distância no serviço 0800.

  • 2010 - 2012

    Universidade Federal Fluminense

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno de mestrado, Carga horária: 40

    Atividades

    • 04/2010 - 03/2012

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Estudos Gerais, Instituto de Ciências Humanas e Filosofia.,Linhas de pesquisa

  • 2011 - 2012

    Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Programa Bolsa Nota 10, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2003 - 2004

    Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 10

    Outras informações:
    Integrante do Grupo de Acompanhamento da Conjuntura Latino-americana, projeto de parceria entre o Laboratório de Estudos do Tempo Presente (TEMPO/UFRJ) e a Escola de Comando e Estado Maior do Exército (Eceme), sob orientação do Ten. Cel. Rui Yutaka Matsuda e co-orientação do Prof. Dr. Francisco Carlos Teixeira da Silva.

  • 2010 - 2011

    Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de mestrado, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2004 - 2005

    Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 10

    Outras informações:
    Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) do CNPq e da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Integrou o projeto "Medidas Extremas: Um estudo comparativo sobre o papel das medidas de emergência nas tradições liberais brasileira e norte-americana durante o século XIX", sob orientação do Prof. Dr. Vitor Izecksohn. Pesquisou documentação relativa à Guerra do Paraguai na Biblioteca Nacional, no Arquivo Nacional e no Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. O projeto foi contemplado com bolsa de produtividade em pesquisa entre os anos de 2006 e 2009.

  • 2010 - 2011

    Prefeitura Municipal de Quissamã

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor II - História, Carga horária: 25

    Outras informações:
    Professor de História de turmas do segundo segmento do Ensino Fundamental, lotado na E. M. Défica de Carvalho Wagner, em Barra do Furado.

    Atividades

    • 02/2011 - 06/2011

      Ensino,,Disciplinas ministradas, História, História da África

  • 2009 - 2010

    Governo do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Docente I de História, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Professor de História lotado no C. E. Ribeiro de Avellar, no município de Pati do Alferes - RJ.

    Atividades

    • 06/2009 - 02/2010

      Ensino,,Disciplinas ministradas, História

    • 06/2009 - 02/2010

      Ensino,,Disciplinas ministradas, História

  • 2004 - 2006

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno de graduação, Carga horária: 20