Luana Kerber

Mestranda no programa de Pós Grauação em Ambiente e Desenvolvimento da UNIVATES; Pós-graduanda do curso de Especialização em Gestão da Segurança de Alimentos do SENAC; Bióloga graduada do Curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário Univates. Atuou como Bolsista de Iniciação Científica no Setor de Ecologia e Sensoriamento Remoto do Centro Universitário Univates e no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasill.

Informações coletadas do Lattes em 20/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Ambiente e Desenvolvimento

2013 - Atual

Centro Universitário Univates
Título: Não definido,Orientador: EDUARDO PÉRICO

Especialização em andamento em ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DA SEGURANÇA DE ALIMENTOS

2014 - Atual

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - RS

Graduação em Ciências Biológicas

2004 - 2012

Centro Universitário Univates
Título: Fauna de Lepidópteras em fragmento de uma região de floresta Ombrófila Mista no Rio Grande do Sul, Brasil
Orientador: Eduardo Périco

Curso técnico/profissionalizante

2001 - 2003

Colégio Martin Luther

Ensino Médio (2º grau)

1997 - 2000

Escola Esctadual de Segundo Grau de Estrela

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2012 - 0

Ciência ao vivo: Novas vivências. (Carga horária: 24h). , Centro Universitário Univates, UNIVATES, Brasil.

2012 - 2012

Licenciamento ambiental em empreendimentos. (Carga horária: 8h). , Centro Universitário Univates, UNIVATES, Brasil.

2001 - 2003

Tecnologia de Alimentos. (Carga horária: 1760h). , Colégio Martin Luther.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia Aplicada.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Botânica / Subárea: Botânica.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

O veneno está na mesa. 2012. (Seminário).

Discussão sobre as alterações do novo código florestal. 2012. (Seminário).

Embates do ser/fazer docente no ensino superior. 2012. (Seminário).

Semana Acadêmica do Curso de Ciências Biológicas. 2012. (Seminário).

XIV Mostra de ensino, extensão e pesquisa da Univates - XIV MEEP.Avaliação das causas de mortalidade no município de Estrela/RS. 2012. (Seminário).

XIV Mostra de ensino, extensão e pesquisa da Univates - XIV MEEP.Levantamento de lepidópteros em um fragmento em estágio de regeneração secundária no município de Forquetinha/RS. 2012. (Seminário).

II Simpósio interdisciplinar de saúde e ambiente - II SISA e VIII Semana interdisciplinar em saúde. 2012. (Simpósio).

Oficina de uso de plantas medicinais: legislação, preparo, cuidados e riscos. 2012. (Oficina).

Gestão Ambiental e Eteno Verde - Caso da Braskem. 2012. (Encontro).

Pesquisa educacional e desenvolvimento curricular no processo de ensino aprendizagem das ciências naturais. 2011. (Seminário).

Semana Acadêmica do Curso de Ciências Biológicas. 2011. (Seminário).

XIII Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa da Univates - XIII MEEP. 2011. (Seminário).

I Seminário institucional do PIBID Univates - Formação de professores: compromissos e desafios da educaçãoos. 2011. (Seminário).

Oficinas da feira de ciências da Univates. 2011. (Oficina).

Oficina de desenvolvimento de animações e jogos educacionais. 2011. (Oficina).

XII Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa da Univates - XII MEEP. 2010. (Seminário).

Semana Acadêmica do Curso de Biologia. 2010. (Seminário).

XI Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa da Univates - XI MEEP. 2009. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Vanderlei Biolchi

BIOLCHI, Vanderlei; STULP, S.; ETHUR, E. M.; TASSINARY, J. A. F.. Ecotoxicologia - Avaliação de toxicidade de efluentes industriais alimentícios tratados por osmose reversa. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ambiente e Desenvolvimento) - Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES.

Elisete Maria de Freitas

STÜLP, S.; TASSINARY, J. A. F.;FREITAS, Elisete Maria de; BUSTAMANTE FILHO, I.C.; DE LARA, D. M.. AVALIAÇÃO ECOTOXICOLÓGICA POR ALLIUM CEPA DE UM EFLUENTE DE INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA TRATADO POR OSMOSE REVERSA. 2018. Dissertação (Mestrado em Ambiente e Desenvolvimento) - Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES.

EDUARDO PERICO

PERICO, E.; Meneghini, R. L.; Musskpof, E.L.. Efeito da fragmentação sobre a fauna de lepidópteros em uma região de floresta ombrófila mista no Rio Grande do Sul, Brasil. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Centro Universitário Univates.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Ângela Maria Schorr Lenz

Estágio Supervisionado no Ensino Médio; 2011; Orientação de outra natureza; (Ensino Médio) - Colégio Santo Antônio; Orientador: Ângela Maria Schorr Lenz;

Simone Stülp

AVALIAÇÃO ECOTOXICOLÓGICA POR ALLIUM CEPA DE UM EFLUENTE DE INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA TRATADO POR OSMOSE REVERSA; 2018; Dissertação (Mestrado em Ambiente e Desenvolvimento) - Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES,; Orientador: Simone Stülp;

EDUARDO PERICO

Efeito da fragmentação sobre a fauna de lepidópteros em uma região de floresta ombrófila mista no Rio Grande do Sul, Brasil; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Centro Universitário Univates, Centro Universitário Univates; Orientador: Eduardo Perico;

EDUARDO PERICO

: Modelagem da fragmentação florestal da bacia hidrográfica do rio Forqueta, RS: efeitos da fragmentação de hábitats e territórios; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Centro Universitário Univates, Centro Universitário Univates; Orientador: Eduardo Perico;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • Ariotti, Ana paula ; KERBER, L. ; ZAMPOL, P. ; REMPEL, C. . Avaliação das causas de mortalidade no município de Estrela/RS. In: XIV Mostra de ensino, extensão e pesquisa da Univates - XIV MEEP, 2012, Lajeado. Anais da XIV MEEP, 2012.

  • KERBER, L. ; ZAMPOL, P. ; Périco, Eduardo . Levantamento de lepidópteros em um fragmento em estágio de regeneração secundária no município de Forquetinha/RS. In: XIV Mostra de ensino, extensão e pesquisa da Univates - XIV MEEP, 2012, Lajeado. Anais da XIV MEEP, 2012.

  • PEREIRA, R. ; DIEDRICH, P. ; KERBER, L. ; ECKARDT, R. R. . Projeto Social Biólogos em ação: estudo comparativo da merenda escolar em duas escolas localizadas no vale do Taquari, RS. In: XIV Mostra de ensino, extensão e pesquisa da Univates - XIV MEEP, 2012, Lajeado. Projeto Social Biólogos em ação: estudo comparativo da merenda escolar em duas escolas localizadas no Vale do Taquarii, RS, 2012.

  • ZAMPOL, P. ; KERBER, L. ; FREITAS, E. M. ; Périco, Eduardo . Florística de um fragmento de vegetação secundária em diferentes estágios de regeneração. In: XIV Mostra de ensino, extensão e pesquisa da Univates - XIV MEEP, 2012, Lajeado. Florística de um fragmento de vegetação secundária em diferentes estágios de regeneração, 2012.

  • KERBER, L. ; ZAMPOL, P. ; Périco, Eduardo . Levantamento de lepidópteros em um fragmento em estágio de regeneração secundária no município de Forquetinha/RS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ARIOTTI, A. P. ; KERBER, L. ; ZAMPOL, P. ; REMPEL, C. . Avaliação das causas de mortalidade no município de Estrela/RS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2012 - Atual

    Modelagem da fragmentação florestal da bacia hidrográfica do rio Forqueta, RS, para estabelecimento de corredores ecológicos e avaliação dos aspectos sociais envolvidos, Descrição: Em regiões menos desenvolvidas as áreas de agricultura abandonadas, quando não utilizadas para outros fins, permitem o desenvolvimento de estágios sucessionais da vegetação nativa original. O objetivo deste trabalho é verificar a composição e a configuração da paisagem da bacia hidrográfica do Rio Forqueta, RS, Brasil, através de Sistemas de Informações Geográficas (SIGs) e índices de ecologia de paisagem, nos anos de 1985 e 2007 e, desta forma, demonstrar a importância dessas ferramentas para prever as implicações ecológicas e verificar os fenômenos sociais que envolvem o uso da terra nesta região. Serão utilizadas imagens dos satélites LANDSAT 5 (1985) e LANDSAT 7 (2007). A classificação ocorrerá de forma supervisionada, utilizando o algoritmo de Máxima Verossilmilhança. O mapa de uso e cobertura do solo gerado a partir da classificação das imagens de satélite será submetido ao software Fragstats. Conjuntamente será realizado um levantamento em uma amostra dos 20 municípios que estão localizados na bacia, para avaliar, junto aos principais atores, como ocorre o uso e qual a percepção sobre os recursos hídricos na região. Desta forma, o trabalho proposto segue a diretriz da Instituição na área ambiental e visa fornecer subsídios para o planejamento ambiental sustentável da região. Com os dados físicos obtidos através dos mapas de uso da terra e com o conhecimento a cerca da percepção da utilização e importância da água, pretende-se compreender como a população relaciona-se com os recursos hídricos na região.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Luana Kerber - Integrante / Hamilton César Zanardi Grillo - Integrante / Claudete Rempel - Integrante / Jane Marcia Mazzarino - Integrante / Laura Barbiere de Oliveira - Integrante / Luciane da Silva Mohr - Integrante / Samuel Renner - Integrante / Diego Anderson Dalmolin - Integrante / Patricia zampol - Integrante / Eduardo Périco - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Centro Universitário Univates. , Rua Avelino Tallini, Universitário, 95900-000 - Lajeado, RS - Brasil, Telefone: (0000) 5137147000, Ramal: 5502, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2012 - Atual

    Centro Universitário Univates

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Bolsa de iniciação científica.

  • 2002 - 2004

    Colégio Martin Luther

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Laboratorista, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Responsável Técnica pelo Laboratório Analítico da instituição, onde eram realizadas análises físico químicas e microbiológicas de água, alimentos em geral, farelos e rações. Também auxiliava na preparação e dinâmica de aulas práticas realizadas no laboratório.

  • 2012 - Atual

    COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR, CAPES, BRASIL

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação à Docência, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Atuante como Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID). O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), que tem por finalidade valorizar o magistério e apoiar estudantes de licenciatura plena, das instituições municipais públicas e comunitárias, sem fins econômicos, de educação superior. Um dos objetivos do PIBID é a elevação da qualidade das ações acadêmicas voltadas à formação inicial de professores nos cursos de licenciatura das instituições de educação superior. Assim como a inserção dos licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, o que promove a integração entre educação superior e educação básica. O programa visa também proporcionar aos futuros professores participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar e que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem. Além de incentivar as escolas públicas de educação básica a tornarem-se protagonistas nos processos formativos dos estudantes das licenciaturas, mobilizando seus professores como co-formadores dos futuros professores.

  • 2010 - 2012

    COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR, CAPES, BRASIL

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação à Docência, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Atuante como Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID). O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), que tem por finalidade valorizar o magistério e apoiar estudantes de licenciatura plena, das instituições municipais públicas e comunitárias, sem fins econômicos, de educação superior. Um dos objetivos do PIBID é a elevação da qualidade das ações acadêmicas voltadas à formação inicial de professores nos cursos de licenciatura das instituições de educação superior. Assim como a inserção dos licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, o que promove a integração entre educação superior e educação básica. O programa visa também proporcionar aos futuros professores participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar e que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem. Além de incentivar as escolas públicas de educação básica a tornarem-se protagonistas nos processos formativos dos estudantes das licenciaturas, mobilizando seus professores como co-formadores dos futuros professores.

  • 2012 - 2012

    H.C.FENSTERSEIFER & CIA.LTDA

    Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: estagiária, Carga horária: 12

    Outras informações:
    estágio de aperfeiçoamento na área de levantamento da flora campestre dos campos de cima da serra e estudos ambientais integrados.

  • 2004 - 2012

    RJ Rações e Concentrados Estrela

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Atividades de campo e liberação de produto, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Responsável pela compra e liberação de matéria prima, atendimento de campo a fornecedor e produtor final, auxílio na produção.

  • 2000 - 2002

    VRS Indústria de Laticínios

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Laboratorista, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Responsável pelo laboratório, onde são realizadas as análises quimico físicas e microbiológicas de água, leite e derivados, para sua devida liberação de consumo e expedição.