Bruno Angeli Faez

Sou doutorando em Psicologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF/MG; pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Espiritualidade e Saúde - NUPES/UFJF. Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria/RS (2014-2016), e graduado (bacharel) em Filosofia (2009-2014) pela mesma universidade. Áreas/Temas de pesquisa: filosofia da mente; dualismo; materialismo/fisicalismo; pressupostos teóricos da neurociência; implicações da investigação de experiência de quase morte (EQM) ao problema mente-cérebro; bases filosóficas à investigação científica de sobrevivência pós-morte da consciência.

Informações coletadas do Lattes em 05/06/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Psicologia

2020 - Atual

Universidade Federal de Juiz de Fora
Título: Possibilidade de investigação científica da sobrevivência pós-morte da consciência na filosofia contemporânea
Alexander Moreira de Almeida. Coorientador: Humberto Schubert Coelho.

Mestrado em Filosofia

2014 - 2016

Universidade Federal de Santa Maria
Título: Experiência de quase morte: revisão de literatura, interpretações teóricas e avaliação das investigações, Ano de Obtenção: 2016
Rogerio Passos Severo.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em Bacharelado em Filosofia

2009 - 2014

Universidade Federal de Santa Maria
Título: O argumento da dependência neural: circularidade argumentativa, pressupostos da pesquisa e resultados empíricos.
Orientador: Rogerio Passos Severo
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Filosofia da Mente.

Organização de eventos

FAEZ, B. A. . Significado e liberdade: palestras de pós-graduandos sobre temas da filosofia contemporânea. 2014. (Outro).

Participação em eventos

IV CONACIR - Congresso Nacional de Graduações e Pós-Graduações em Ciência(s) da(s) Religião(ões). 2019. (Congresso).

Congresso do Núcleo Sinapsi. 2017. (Congresso).

II Colóquio Internacional de Filosofia da Neurociência: Colloq. on Crossmodal Perception. 2017. (Outra).

XVI Encontro Nacional da ANPOF. 2014. (Encontro).

VI Simpósio Internacional de Neurociências da UFMG: Percepção. 2012. (Simpósio).

Comissão julgadora das bancas

RONAI PIRES DA ROCHA

Claudia Maria Passos Ferreira; SEVERO, R. P.;ROCHA, R. P.. O argumento da dependência neural: circularidade argumentativa, pressupostos da pesquisa e resultados empíricos.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Maria.

Rogério Passos Severo

SEVERO, R. P.; NAVIA, R.;MOREIRA-ALMEIDA, A.. Experiência de quase-morte: revisão da literatura, abordagens teóricas e avaliação das investigações. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Maria.

Rogério Passos Severo

SEVERO, R. P.ROCHA, R. P.FERREIRA, C. M. P.. O argumento da dependência neural: correlações mente-cérebro e alcance empírico. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Maria.

Alexander Moreira de Almeida

Moreira-Almeida, AlexanderChibeniI, S. S.; SEVERO, R. P.. Experiências de quase morte: revisão de literatura, interpretações teóricas e avaliação das investigações. 2016. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Maria.

Foi orientado por

Rogério Passos Severo

Experiência de quase morte: revisão da literatura, abordagens teóricas e avaliação das investigações; 2016; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Rogério Passos Severo;

Rogério Passos Severo

O argumento da dependência neural: resultados empíricos, pressupostos da pesquisa e circularidade argumentativa; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rogério Passos Severo;

Rogério Passos Severo

O dualismo de substância em filosofia da mente: uma avaliação dos argumentos; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado) - Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rogério Passos Severo;

Humberto Schubert Coelho

Possibilidade de investigação científica da sobrevivência pós-morte da consciência na filosofia contemporânea; Início: 2020; Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de Juiz de Fora; (Coorientador);

Alexander Moreira de Almeida

Possibilidade de investigação científica da sobrevivência pós-morte da consciência na filosofia contemporânea; Início: 2020; Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de Juiz de Fora; (Orientador);

Produções bibliográficas

  • FAEZ, B. A. . Resenha de: Psicologia e Neurociência, de Freitas Araújo. Critica (London) , v. 1, p. ---, 2011.

  • ANGELI-FAEZ, B. . Investigação científica de sobrevivência pós-morte da consciência: delineamentos conceituais e filosóficos. In: Humberto Schubert Coelho. (Org.). Perispírito: concepções e pesquisas. 1ed.São Paulo/SP: Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa do Espiritismo Eduardo Carvalho Monteiro - CCDPE-ECM, 2023, v. , p. 107-118.

  • FAEZ, B. A. . A questão da sobrevivência pós-morte da consciência no âmbito da filosofia contemporânea e da investigação empírica. In: IV Congresso Nacional de Ciência da Religião, 2019, Juiz de Fora/MG. Caderno de resumos do IV Congresso Nacional de Ciência da Religião: ?Religião e democracia: desafios no espaço público?. Juiz de Fora/MG: Universidade Federal de Juiz de Fora, 2019. p. 27-27.

  • FAEZ, B. A. . A importância da investigação de experiência de quase morte para a neurociência. In: Congresso do Núcleo SinaPsi, 2017, Londrina/PR. Anais do Congresso do Núcleo SinaPsi: Resumos de paineis, 2017.

  • FAEZ, B. A. . A evidência empírica de dependência neural: pressupostos de neurociência e consequências para a filosofia da mente. In: V Jornada Nacional de Pesquisa na Pós-Graduação em Filosofia da UFSM, 2014, Santa Maria/RS. Caderno de Resumos da V Jornada Nacional de Pesquisa na Pós-Graduação em Filosofia da UFSM, 2014. p. 14.

  • FAEZ, B. A. . A mente e o cérebro: uma análise sobre a dependência neural das experiências mentais. In: XVI Encontro Nacional da ANPOF, 2014, Campos do Jordão. XVI Encontro Nacional da ANPOF, 2014.

  • FAEZ, B. A. . Intencionalidade e neurobiologia: uma análise sobre a dependência neural dos fenômenos mentais. In: VI Colóquio Internacional de Ética: Intencionalidade e Responsabilidade Moral, 2014, Santa Maria/RS. Caderno de Resumos - VI Colóquio Internacional de Ética: Intencionalidade e Responsabilidade Moral, 2014. p. 18-19.

  • FAEZ, B. A. . O argumento da dependência neural. In: VI Simpósio Internacional de Neurociências: Percepção, 2012, Belo Horizonte/MG. RMMG - Revista Médica de Minas Gerais (Suplemento 6), 2012. v. 22. p. 95.

  • ANGELI-FAEZ, B. ; CASTANON, G. A. ; SOUSA, C. F. B. . Mesa Redonda: Epistemologia das experiências espirituais. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ANGELI-FAEZ, B. . Experiência de Quase Morte e Neurociências: Implicações das Pesquisas de EQM à Investigação da Relação entre Consciência e Cérebro. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FAEZ, B. A. . A questão da sobrevivência pós-morte da consciência no âmbito da filosofia contemporânea e da investigação empírica. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FAEZ, B. A. . A importância da investigação de experiência de quase morte para a neurociência. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FAEZ, B. A. . A relevância da investigação de experiência de quase morte para a discussão do problema mente-cérebro. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FAEZ, B. A. . A mente e o cérebro: uma análise sobre a dependência neural das experiências mentais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FAEZ, B. A. . A evidência empírica de dependência neural: pressupostos dos estudos de neurociência e consequências para a filosofia da mente. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FAEZ, B. A. . A mente e o cérebro: uma análise sobre a dependência neural das experiências mentais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FAEZ, B. A. . Intencionalidade e neurobiologia: uma análise sobre a dependência neural dos fenômenos mentais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FAEZ, B. A. . O argumento da dependência neural. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FAEZ, B. A. . Dando ao dualismo o que lhe é devido, 2014. (Tradução/Artigo).

Outras produções

FAEZ, B. A. . PROGRAMA: A Ciência da Vida Após a Morte - Experiência de Quase-Morte. 2023.

FAEZ, B. A. . As ciências humanas e os fenômenos espirituais. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).