Cleide Aparecida Gomes Rodrigues Fermentão

Possui graduação em Direito pela Universidade Estadual de Maringá (1977), mestrado em Direito pela Universidade Estadual de Maringá (2001) e doutorado em Direito pela Universidade Federal do Paraná (2004). Atualmente é proprietária - Escritório de Advocacia Cleide Fermentão e professora titular do Centro Universitário de Maringá. Graduação, especialização em Direito Civil e no Programa de Pós graduação stricto sensu - Mestrado - Membro do IAP -Instituto dos Advogados do Paraná e do IBDFAM- Instituto Brasileiro de Direito de Família - advogada.

Informações coletadas do Lattes em 04/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Direito

2002 - 2004

Universidade Federal do Paraná
Título: Por um Paradigma da Essencialidade do Direito (Direito Personalíssimo em Tutela a Liberdade)
Luiz Edson Fachin. Palavras-chave: direito da personalidade.

Mestrado em Direito

1995 - 2001

Universidade Estadual de Maringá
Título: Aspectos sobre o Direito à Vida e à Liberdade, sob a influência da Religião, da Moral e dos Costumes e sua evolução como Direito da Personalidade,Ano de Obtenção: 2001
José Sebastião de Oliveira.Palavras-chave: direito da personalidade.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas

Graduação em Direito

1973 - 1977

Universidade Estadual de Maringá

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Italiano

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

CARDIN, V. S. G. ; OLIVEIRA, J. S. ; FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues . XVIII ENCONTRO NACIONAL DO CONPEDI. 2009. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XXVII - CONPEDI - PORTO ALEGRE. A IDENTIDADE PESSOAL E SOCIAL DA PESSOA HUMANA, REFLEXÕES NA PERSPECTIVA DAS RELAÇÕES SOCIAIS, E A DECISÃO DO STF SOBRE O NOME SOCIAL EM DEFESA DA DIGNIDADE HUMANA. 2018. (Congresso).

XXVII - CONPEDI - PORTO ALEGRE. A ESSENCIA DO DIRETO DA PERSONALIDADE E DA DIGNIADE HUMANA E A INVIOLABILIDADE; a pessoa humana tem tal direito aviltado com a crise econômica e política, e a desesperança?. 2018. (Congresso).

CONPEDI - BRASÍLIA - 2017. A VEXATA QUAESTIO DA ALIENAÇÃO PARENTAL NO SEIO DA FAMÍLIA E A VIOLAÇÃO DA DIGNIDADE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E O DANO BIOPSICOSSOCIAL SOFRIDO. 2017. (Congresso).

IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIREITO DA PERSONALIDADE. GT-7: A dignidade da pessoa humana: análise da ineficácia dos direitos fundamentais diante da crise de valores morais e políticos e sobre reflexos no direito contemporâneo. 2017. (Congresso).

IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIREITO DA PERSONALIDADE. GT-8: Direito de família: a análise da evolução do direito de família sob os fundamentos dos direitos constitucionais, filosóficos e sociológicos no direito contemporâneo. 2017. (Congresso).

IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIREITOS DA PERSONALIDADE E V CONGRESSO DE NOVOS DIREITOS E DIREITOS DA PERSONALIDADE. O assédio moral na família e a dignidade humana. 2017. (Congresso).

IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIREITOS DA PERSONALIDADE E V CONGRESSO DE NOVOS DIREITOS E DIREITOS DA PERSONALIDADE. O conflito entre os direitos da personalidade à vida, ao credo e a defesa da dignidade: o caso das Testemunhas de Jeová. 2017. (Congresso).

IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIREITOS DA PERSONALIDADE E V CONGRESSO DE NOVOS DIREITOS E DIREITOS DA PERSONALIDADE. A perda do poder familiar e suas consequências em tempo de sociedade líquida. 2017. (Congresso).

IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIREITOS DA PERSONALIDADE E V CONGRESSO DE NOVOS DIREITOS E DIREITOS DA PERSONALIDADE. Famílias desestruturas e os reflexos para o desenvolvimento do menor, ferindo a sua dignidade. 2017. (Congresso).

XXVI CONPEDI SÃO LUIZ-MA. A GUARDA DE FATO NO ÂMBITO DAS FAMÍLIAS RECONSTITUÍDAS: UM OLHAR SOB A DIGNIDADE HUMANA.. 2017. (Congresso).

III CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIREITO DA PERSONALIDADE. 2016. (Congresso).

III CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIREITOS DA PERSONALIDADE. A Dignidade da Pessoa Humana: Análise da Eficácia dos Direitos Fundamentais Sociais no Direito Contemporâneo. 2016. (Congresso).

XXV CONGRESSO DO CONPEDI. O RECONHECIMENTO DA FILIAÇÃO SOCIOAFETIVA POST MORTEM COM FUNDAMENTO NOS PRINCÍPIOS DA IGUALDADE DA DIGNIDADE HUMANA. 2016. (Congresso).

XXV - CONPEDI - CURITIBA. O RECONHECIMENTO DA FILIAÇÃO SOCIOAFETIVA POST MORTEM COM FUNDAMENTO NOS PRINCÍPIOS DA IGUALDADE E DA DIGNIDADE HUMANA. 2016. (Congresso).

XXV ENCONTRO NACIONAL DO CONPEDI. 2016. (Congresso).

II CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIREITOS DA PERSONALIDADE. AS NOVAS TECNOLOGIAS E AS AFRONTAS AOS DIREITOS DA PERSONALIDADE: SERÁ O FIM DA PRIVACIDADE E DA DIGNIDADE HUMANA?. 2015. (Congresso).

II CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIREITOS DA PERSONALIDADE. Direito ao Esquecimento: Evolução dos Direitos Personalíssimos na busca da Preservação da Dignidade da Pessoa Humana. 2015. (Congresso).

II CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIREITOS DA PERSONALIDADE. Coordenação de GT. 2015. (Congresso).

XIV CONPEDI. O NÚCLEO FAMILIAR POLIAFETIVO E A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA: ANÁLISE NA CONTEMPORANEIDADE. 2015. (Congresso).

XIV CONPEDI. OS ALIMENTOS NA MULTIPATERNIDADE E MULTIMATERNIDADE COMO PROTEÇÃO DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA, SOB A LUZ DO DIREITO CIVIL CONSTITUCIONAL. 2015. (Congresso).

XXIV CONGRESSO NACIONAL CONPEDI. O DIREITO AO ESQUECIMENTO COMO GARANTIA DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA NA SOCIEDADE SUPERINFORMAL: A QUEM PERTENCE O PASSADO?. 2015. (Congresso).

XXIV CONGRESSO NACIONAL CONPEDI. A VIDA ESCRITA EM BYTES, A SOCIEDADE SUPERINFORMACIONAL E AS NOVAS TECNOLOGIAS, SERÁ OFIM DA PRIVACIDADE E DA DIGNIDADE HUMANA?. 2015. (Congresso).

I CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIREITO DA PERSONALIDADE. A EVOLUÇÃO DO DIREITO DE FAMÍLIA Á FAMÍLIA HOMOAFETIVA. 2014. (Congresso).

I CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIREITOS DA PERSONALIDADE BALI. coordenadora do grupo de trabalho - NORMATIVAIDADE, HERMENÊUTICA, TEORIA DOS DIREITOS DA PERSONALIDADE, OBRIGAÇÕES E RESPONSABILIDADE CIVIL.. 2014. (Congresso).

XXIII CONGRESSO NACIONAL DO CONPEDI. A AXIOLOGIA, O DIREITO E A CRISE DOS VALORES:UMA ANÁLISE DA CONSTRUÇÃO INTERIOR HUMANA, DO VALOR E DA DIGNIDADE HUMANA FRENTE À DESIGUALDADE E A SEGREGAÇÃO SOCIAL. 2014. (Congresso).

XXIII CONGRESSO NACIONAL DO CONPEDI. O reconhecimento das famílias homoafetivas como realização do Princípio da Dignidade Humana. 2014. (Congresso).

XXIII ENCONTRO NACIONAL - CONPEDI. DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA COMO ÚLTIMA FRONTEIRA DE LEGITIMAÇÃO DA ORDEM POLÍTICO-JURÍDICA. 2014. (Congresso).

I CONGRESSO DE NOVOS DIREITOS E DIREITOS DA PERSONALIDADE. Dignidade humana e a reconstrução do Direito contemporâneo. 2013. (Congresso).

VI CICLO DE ESTUDOS INTEGRADOS E VII SIMPÓSIO JURÍDICO. A IMPORTÂNCIA DO PRINCÍPIO DA DIGNIDADE HUMANA PARA A RECONSTRUÇÃO DO DIREITO. 2013. (Congresso).

XXII CONGRESSO NACIONAL - CONPEDI. A DIGNIDADE HUMANA SOB A PERSPECTIVA TRIDIMENCIONALISTA E DA HERMENÊUTICA JURÍDICA NA ANÁLISE DO NOVO PARADÍGMA DE RECONSTRUÇÃO DO DIREITO. 2013. (Congresso).

XXII CONGRESSO NACIONAL - CONPEDI. O CÔNJUGE SOBREVIVENTE COMO HERDEIRO NECESSÁRIO EM DEFESA DA DIGNIDADE HUMANA. 2013. (Congresso).

XXII ENCONTRO NACIONAL -CONPEDI. O PAPEL DA FAMÍLIA NA PROTEÇÃO DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA: UMA ANÁLISE À LUZ DA PROBLEMÁTICA DA PROSTITUIÇÃO INFANTIL. 2013. (Congresso).

XXII ENCONTRO NACIONAL- CONPEDI. DO PODER CONSTITUINTE ORIGINÁRIO COMO FORMA DE MANIFESTAÇÃO DO DIREITO NATURAL, A FIM DE FUNDAMENTAR A PROTEÇÃO DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA, EVIDENCIANDO UMA NOVA REGRA HERMENÊUTICA PARA O ORDENAMENTO JURÍDICO. 2013. (Congresso).

I CONGRESSO DA DIVERSIDADE SEXUAL: DA PROTEÇÃO DOS DIREITOS DA PERSONALIDADE. 2012. (Congresso).

SEMANA PEDAGÓGICA 2012. 2012. (Outra).

V CICLO DE PALESTRAS JURÍDICAS DA UNIFAMMA.Direito à liberddade:por um paradigma de essencialidade do Direito. 2012. (Seminário).

XXI CONPEDI - CONSELHO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS GRADUAÇÃO EM DIREITOITO. O DIREITO À DIGNIDADE DO NASCITURO. 2012. (Congresso).

XXI CONPEDI - CONSELHO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS GRADUAÇÃO EM DIREITOITO. O dever da prestação de afeto na filiação como consequência da tutela jurídica da afetividade. 2012. (Congresso).

XXI CONPEDI - CONSELHO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS GRADUAÇÃO EM DIREITOITO. O PRECONCEITO QUE GERA A HOMOFOBIA, FRUTO DO DESRESPEITO AOS DIREITOS PERSONALÍSSIMOS E Á DIGNIDADE DO HOMOSSEXUAL. 2012. (Congresso).

XXI CONPEDI - CONSELHO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS GRADUAÇÃO EM DIREITOITO. Do instituto dos alimentos e sua execução na perspectiva dos direitos da personalidade:aspectos doutrinários e jurisprudenciais. 2012. (Congresso).

CONGRESSO A APLICABILIDADE DOI DIREITO DA CRIANÇA E O ADOLESCENTE. O direito da criança e do adolescente à uma vida digna- da inaplicabilidade do ECA. 2011. (Congresso).

CONGRESSO DO CONPEDI. defesa oral do trabalho. 2011. (Congresso).

III CONGRESSO BRASILEIRO DE DIREITOS DA PERSONALIDADE. Debatedora. 2011. (Congresso).

VIII CONGRESSO BRASILEIRO DE DIREITO CONSTITUCIONAL E CIDADANIA. ANÁLISE FILOSÓFICA DO DIREITO DO CIDADÃO E SUA PERSONALIDADE. 2011. (Congresso).

VII SEMANA INTERDISCIPLINAR.O princípio da Liberdade e o Direito. 2011. (Seminário).

II CONGRESSO BRASILEIRO DE DIREITOS DA PERSONALIDADE. DEBATEDORA - DIREITO DE FAMÍLIA E O DIREITO DA PERSONALIDADE. 2010. (Congresso).

IV CONGRESSO DE DIREITO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA. A NOVA LEI DO DIVÓRCIO. 2010. (Congresso).

XIX ENCONTRO NACIONAL CONPEDI. avaliadora. 2010. (Congresso).

XVIII ENCONTRO NACIONAL DO CONPEDI. COORDENAÇÃO DE GRUPO DE TRABALHO: DIREITO AMBIENTAL: direito, sujeitos, titularidade e relações. 2009. (Congresso).

XVIII ENCONTRO NACIONAL DO CONPEDI. COORDENAÇÃO DE GRUPO DE TRABALHO - INSTRUMENTOS DE EFETIVAÇÃO DOS DIREITOS DA PERSONALIDADE. 2009. (Congresso).

XVIII ENCONTRO NACIONAL DO CONPEDI. Direito Ambiental. 2009. (Congresso).

XVIII ENCONTRO NACIONAL DO CONPEDI. RELATOR GRUPO DE TRABALHO - HERMENEUTICA E TRANSFORMAÇÃO DO MÉTODO JURÍDICO NA CONTEMPOORANEODADE.. 2009. (Congresso).

SEMANA DE DEBATES SOBRE OS DIREITOS DA MULHER.O papel da mulher na evolução do direito - a defesa de sua dignidade. 2008. (Seminário).

SEMANA JURÍDICA.A Constitucionalização do Direito de Família. 2008. (Seminário).

XVII CONGRESSO NACIONAL DO CONPEDI - Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito. Por um pardigma de essencialidade do direito que dê eficácia aos direitos personalíssimo que tutelam a dignidae humana. 2008. (Congresso).

EL FINALISMO Y LA MODERNA CONCEPCIÓN DE LAS CAUSAS DE JUSTIFICACIÓN. 2007. (Outra).

VII CICLO DE ESTUDOS JURÍDICOS.ANÁLISE CRÍTICA E SOCIOLÓGICA DA EVOLUÇÃO DO DIREITO DE FAMÍLIA. 2007. (Simpósio).

2ª SEMANA JURÍDICA DAS FACULDADES NOBEL. 2006. (Seminário).

FORUM PERMANENTE ACIM MULHER.A CONQUISTA DA MULHER: SEUS DIREITOS E O RECONHECIMENTO DA SOCIEDADE. 2006. (Simpósio).

I SIMPÓSIO DE ESTUDOS JURÍDICOS DA FACNOPAR.O Direito à Vida como Direito da Personalidade. 2002. (Simpósio).

RESPONSABILIDADE CIVIL.Responsabilidade Civil. 2001. (Outra).

SEMINÁRIO NACIONAL GRANDES TEMAS DO DIREITO.Direito à Vida. 2000. (Seminário).

III SIMPÓSIO DE DIREITO CIVIL E IV SEMANA JURÍDICA.Direito Civil. 1999. (Simpósio).

II SIMPÓSIO DE ESTUDOS JURÍDICOS E III SEMANA JURÍDICA.Direito Civil. 1998. (Simpósio).

SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE O DIREITO DO MEIO AMBIENTE NA COMUNIDADE EUROPÉIA E NO MERCOSUL. 1997. (Simpósio).

1ª CONERÊNCIA ESTADUAL DE ADVOGADOS - OAB-PR. 1996. (Outra).

3º ENCONTRO/95 SOBRE ESTUDOS JURÍDICOS. 1995. (Encontro).

CURSO DE DIREITO PREVIDENCIÁRIO. 1990. (Outra).

CURSO DE LIQUIDAÇÃO DE SENTENÇA E CÁLCULOS TRABALHISTAS. 1990. (Outra).

II ENCONTRO ESTADUAL DOS ADVOGADOS DO PARANÁ. 1990. (Encontro).

CICLO DE ESTUDOS JURÍDICOS. 1980. (Outra).

CICLO DE ESTUDOS SOBRE PENITENCIARISMO. 1975. (Outra).

CONGRESSO BRASILEIRO DE CRIMINOLOGIA. 1973. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Anisio Monteschio Junior

OLIVEIRA, J. S.;FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues; ICHIKAWA, L.. O NOME E SUA IMPORTÂNCIA HISTÓRICA NO DIREITO DA PERSONALIDADE: UMA ANÁLISE SOBRE O DIREITO BRASILEIRO, ITALIANO, ESPANHOL E PORTUGUÊS. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciências Jurídicas) - Centro Universitário de Maringá.

Aluno: Cassia Alves Moreira Denck

FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues; OLIVEIRA, J. S.; SOUZA, P. R. P.. A FAMÍLIA E OS CONFLITOS FAMILIARES NA HISTÓRIA: A MEDIAÇÃO A TUTELAR A DIGNIDADE HUMANA NA FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA BRASILEIRA. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciências Jurídicas) - Centro Universitário de Maringá.

Aluno: Julio Pallone

OLIVEIRA, J. S.;FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues; SOUZA, P. R. P.. ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA. CONTRAPONTOS E PERSPECTIVAS EM FACE DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA NESTE INÍCIO DE SÉCULO XXI. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciências Jurídicas) - Centro Universitário de Maringá.

Aluno: Andrea Souza Correa Lima

OLIVEIRA, J. S.;FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues; SOARES, M. A. S.. A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR DOS FILHOS E OS DIREITOS DA PERSONALIDADE: ENTRE A CONFORMAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DA PESSOA HUMANA E A EDUCAÇÃO CIDADÃ COMO PRERROGATIVA DO EXERCÍCIO DE DIREITOS. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciências Jurídicas) - Centro Universitário de Maringá.

Aluno: Celio Cesar Fernandes

FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues; OTERO, C. S.; GORDILHO, H. J. S.. A PROTEÇÃO DA PESSOA EM SUA DIGNIDADE COMO INSTRUMENTO DE JUSTIÇA NO DIREITO CONTEMPORÂNEO. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências Jurídicas) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ.

Aluno: Edgar Dener Rodrigues

FACHIN, Z. A.;FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues; REIS, C.. REFORMA DA PREVIDÊNCIA SOCIAL: FUNDAMENTOS PARA UMA IDADE MÍNIMA DE APOSENTADORIA. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências Jurídicas) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ.

Aluno: Humberto Luiz Carapunarla

OLIVEIRA, J. S.;FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues; JUCA, F. P.. VENCENDO A PAIXÃO E A EMOÇÃO NOS CONFLITOS FAMILIARES: A CONCILIAÇÃO E A MEDIAÇÃO COMO SOLUÇÃO PARA OS LITÍGIOS NA ÁREA DE FAMÍLIA E EFETIVAÇÃO DO ACESSO À JUSTIÇA COMO DIREITO DA PERSONALIDADE. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências Jurídicas) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ.

Aluno: Lucas Yuzo Abe Tanaka

FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues; SILVA, L. M. M.; REGIS, M. L. D.. O DIREITO DE ENVELHECER COM DIGNIDADE EM RESPEITO AO DIREITO DA PERSONALIDADE. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências Jurídicas) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ.

Aluno: Márcia Fátima da Silva Giacomelli

FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues; RIBEIRO, D. M. G.; ROQUE, N. C.. O FLAGELO HUMANO DOS REFUGIADOS DE GUERRA: DIGNIDADE HUMANA E A OFENSA AOS DIREITOS HUMANOS TUTELADOS PELA DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DO HOMEM. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências Jurídicas) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ.

Aluno: Siladelfo Rodrigues da Silva

FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues; OLIVEIRA, J. S.; JUCA, F. P.. A RESPONSABILIDADE DO ESTADO PELO ?ACESSO À JUSTIÇA? COMO INSTRUMENTO EFETIVO PARA SOLUÇÃO DE CONFLITOS EM DEFESA DA DIGNIDADE HUMANA. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências Jurídicas) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ.

Aluno: Thaís Xavier Ferreira da Costa

OLIVEIRA, J. S.;FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues; BENACCHIO, M.. O CONTROLE COMO MEIO DE EFETIVAÇÃO DO DIREITO À ALIMENTAÇÃO ESCOLAR E REALIZAÇÃO DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA: ASPECTOS LEGAIS E DOUTRINÁRIOS. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências Jurídicas) - Centro Universitário de Maringá.

Aluno: Jeane Genara Volpato

FACHIN, Z. A.;FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues; LEAO JUNIOR, T. M. A.. ESTUDO ACERCA DA PROPAGANDA ELEITORAL REALIZADA POR INTERMÉDIO DO HORÁRIO ELEITORAL GRATUITO E A PROTEÇÃO DOS DIREITOS DA PERSONALIDADE DOS CANDIDATOS. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências Jurídicas) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ.

Aluno: Aline de Menezes Gonçalves

TEIXEIRA, R. V. G.;FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues; COSTA, I. G.. OS EFEITOS DA PERSONALIDADE NO PÓS MORTEM: O DIREITO DA FAMÍLIA SOBRE O PRONTUÁRIO MÉDICO. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências Jurídicas) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ.

Aluno: Tatiana Manna Bellasalma e Silva

FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues; FACHIN, Z. A.; TOLEDO, I. R.. O DIREITO AO ESQUECIMENTO NA SOCIEDADE SUPERINFORMACIONAL EM DEFESA DA DIGNIDADE HUMANA. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências Jurídicas) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ.

Aluno: Ricardo da Silveira e Silva

FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues; FACHIN, Z. A.; TOLEDO, I. R.. A SOCIEDADE SUPERINFORMACIONAL E AS NOVAS TECNOLOGIAS: SERÁO FIM DA PRIVACIDADE HUMANA COM O DESPIR-SE DA PRÓPRIA DIGNIDADE?. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências Jurídicas) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ.

Aluno: Chrislayne Aparecida Pereira de Figueiredo

FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues; OLIVEIRA, J. S.; ICHIKAWA, L.. A EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA FAMÍLIA E DA RELAÇÃO PATERNO-FILIAL COM ÊNFASE NO RECONHECIMENTO DA PATERNIDADE SOCIOAFETIVA, EM HOMENAGEM AOS PRINCÍPIOS DA DIGNIDADE HUMANA E DA AFETIVIDADE. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências Jurídicas) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ.

Aluno: Elizio Lemes de Figueiredo

FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues; RUIZ, I. A.; ICHIKAWA, L.. A ALIENAÇÃO PARENTAL COMO DESRESPEITO AOS DIREITOS FUNDAMENTAIS DAS VÍTIMAS: PAIS E FILHOS, EM SUAS DIGNIDADES HUMANAS. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências Jurídicas) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ.

Aluno: Fernando Navarro Vince

FACHIN, Z. A.;FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues; LEAO JUNIOR, T. M. A.. DIREITOS FUNDAMENTAIS E RELAÇÕES PRIVADAS À LUZ DO DIREITO BRASILEIRO. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências Jurídicas) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ.

Aluno: Amanda Quiarati Penteado

OLIVEIRA, J. S.;FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues; ICHIKAWA, L.. DA PROCRIAÇÃO ASSISTIDA HOMÓLOGA POST MORTEM, NO CONTEXTO DE UMA PATERNIDADE INEXISTENTE E SEUS REFLEXOS DIANTE DOS DIREITOS DA PERSONALIDADE. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências Jurídicas) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ.

Aluno: Ernani José Pera Junior

FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues; TEIXEIRA, R. V. G.; ANDRADE, R. A.. DA TENSÃO ENTRE A REFORMA PREVIDENCIÁRIA E A CLÁUSULA DE VEDAÇÃO AO RETROCESSO SOCIAL: DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA ENQUANTO VALOR DE EQUALIZAÇÃO. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências Jurídicas) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ.

Aluno: Márcio Antonio Luciano Pires Pereira

OLIVEIRA, J. S.;FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues; ICHIKAWA, L.. DO DIREITO DO HOMEM DE NÃO SER PAI DIANTE DA FILIAÇÃO BIOLÓGICA COMO EFETIVAÇÃO DA AUTODETERMINAÇÃO PARA CONCRETIZAÇÃO DA JUSTIÇA FUNDADA NO DIREITO DE IGUALDADE ENTRE GÊNEROS. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências Jurídicas) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ.

Aluno: Maria de Fátima Domingues

FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues; OTERO, C. S.; ICHIKAWA, L.. DA ISENÇÃO TRIBUTÁRIA DO IMPOSTO CAUSA MORTIS E DOAÇÃO (ITCMD) ÀS PESSOAS DE MENOR PODER AQUISITIVO: EM RESPOSTA À EVOLUÇÃO DO DIREITO DE FAMÍLIA E SUCESSÕES E À APLICABILIDADE DO PRINCÍPIO DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências Jurídicas) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ.

Aluno: Luis Gustavo Liberato Tizzo

FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues; RIBEIRO, D. M. G.; SOARES, M. A. S.. DA DIGNIDADE DO ESTRANGEIRO NO EXERCÍCIO DE SEUS DIRETOS PERSONALÍSSIMOS FRENTE AO PRINCÍPIO DA SOBERANIA DO ESTADO. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências Jurídicas) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ.

Aluno: GERSON FAUSTINO ROSA

CARVALHO, G. M.;FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues; AVILA, G. N.. PROTEÇÃO CONSTITUCIONAL DA FAMÍLIA E DIREITO PENAL SIMBÓLICO: UMA ANÁLISE CRÍTICA DOS DELITOS CONTRA O CASAMENTO E A ASSISTÊNCIA FAMILIAR NO CÓDIGO PENAL BRASILEIRO. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências Jurídicas) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ.

Aluno: KARLA JEZUALDO CARDOSO

SILVA, L. M. M.;FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues; CHUEA, M. F.. A DISPENSA SEM JUSTA CAUSA ARBITRÁRIA E AS GARANTIAS DE DIREITOS DA PERSONALIDADE DO EMPREGADO. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências Jurídicas) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ.

Aluno: TATIANA COUTINHO PITTA

RUIZ, I. A.;FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues; TOLEDO, I. R.. A MULHER E A VIOLÊNCIA DE GÊNERO DO ACESSO À JUSTIÇA POR MEIO DE POLÍTICAS PÚBLICAS. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências Jurídicas) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ.

Aluno: Jamila de Souza Gomes

FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues; OLIVEIRA, J. S.; MATSUSHITA, T. L.. A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA FRENTE AO SISTEMA PRISIONAL BRASILEIRO. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências Jurídicas) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ.

Aluno: SARILA HALI KLOSTER LOPES

FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues; RUIZ, I. A.; TOLEDO, I. R.. OS EFEITOS DO VÍNCULO DA AFETIVIDADE NAS RELAÇÕES FAMILIARES E A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências Jurídicas) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ.

Aluno: Priscila Caroline Gomes Bertolini

FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues; DIAS, J. F. A.; ICHIKAWA, L.. A MÁCULA SOCIAL DA PROSTITUIÇÃO INFANTIL E O DESRESPEITO À DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências Jurídicas) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ.

Aluno: Jussara Schmitt Sandri

RUIZ, I. A.;FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues; TOLEDO, I. R.. OS DIREITOS DA PERSONALIDADE EM FACE DA ALIENAÇÃO PARENTAL E O ACESSO Á JUSTIÇA. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências Jurídicas) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ.

Aluno: Luiz Henrique Vieira

SILVA, L. M. M.;FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues; CHUEIRI, M. F.. O DIREITO A INTEGRIDADE PSICOFÍSICO-SOCIAL DO PORTADOR DE VIRUS HIV/AIDS NO AMBIENTE DO TRABALHO:ANÁLISE JURISPRUDENCIAL. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências Jurídicas) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ.

Aluno: Paulo Gomes de Lima Junior

FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues; SILVA, L. M. M.; CHUEIRI, M. F.. A DIGNIDADE DO NASCITURO COM ÊNFASE NO DIREITO DA PERSONALIDADE. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências Jurídicas) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ.

Aluno: Marta Beatriz Tanaka Ferdinandi

FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues; OLIVEIRA, J. S.; SOARES, M. A. S.. A DESTINAÇÃO DOS EMBRIÕES EXCEDENTÁRIOS , DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA E DOS DIREITOS DA PERSONALIDADE. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências Jurídicas) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ.

Aluno: Roberson Neri Costa

FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues; Alessandro Severino Valler Zenni; GUNTHER, L. E.. A IMPORTÂNCIA DA POLÍTICA E DA DEMOCRACIA PARA A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA NO ESTADO DEMOCRÁTICO BRASILEIRO. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências Jurídicas) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ.

Aluno: Fernanda Martins Simões

FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues; RUIZ, I. A.; KOZICKI, K.. A EVOLUÇÃO DOS ALIMENTOS EM RESPEITO À VIDA, AOS ALIMENTOS GRAVÍDICOS, COM FUNDAMENTO NO PRINCÍPIO DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências Jurídicas) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ.

Aluno: Wanderlei Lukaschewski Junior

FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues; SILVA, N. T. R. C.; KOZICKI, K.. A BUSCA DA ORIGEM GENÉTICA NA REPRODUÇÃO ASSISTIDA HETERÓLOGA COMO COMPLEMENTO DA PERSONALIDADE COM FUNDAMENTO NA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências Jurídicas) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ.

Aluno: Marcela Berlinck Pereira

Zulmar Fachin;FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues; MARRAFON, M. A.. O DIREITO DE SE VESTIR E A LIVRE MANIFESTAÇÃO DA PERSONALIDADE. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências Jurídicas) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ.

Aluno: Anibal Antonio Aguilar Becerra

REIS, Clayton;FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues; Francisco Cardoso. A INTERVENÇÃO DOS DIREITOS DA PERSONALIDADE NA NATUREZA JURÍDICA DAS RELAÇÕES NEGOCIAIS E A RESPONSABILIDADE CIVIL DA EMPRESA POR DUMPING SOCIAL. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências Jurídicas) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ.

Aluno: DAVID HERMES DEPINÉ

FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues; FACHIN, Z. A.; CORTIANO JUNIOR, E.. A POSSIBILIDADE JURÍDICA DE INTERVENÇÃO CIRÚRGICA PARA MUDANÇA DE SEXO E SEUS REFLEXOS NO DIREITO BRASILEIRO, COM FUNDAMENTO NO PRINCÍPIO DA DIGNIDADE HUMANA. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências Jurídicas) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ.

Aluno: MARCELO DAL PONT GAZOLA

FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues; RUIZ, I. A.; OLIVEIRA, L. J.. RESPONSABILIDADE CIVIL NAS REALIZAÇÕES DE CONSUMO: OS DANOS METAINDIVIDUAIS COM REPERCUSSÃO NOS DIREITOS DA ERSONALIDADE E SUA TUTELA JURISDICIONAL. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciências Jurídicas) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ.

Aluno: Carlos Malta Leite

OLIVEIRA, J. S.;FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues; MACHADO, E. D.. OS DIREITOS DA PERSONALIDADE NO CONTEXTO DO ACESSO Á JUSTIÇA E DA PROTEÇÃO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciências Jurídicas) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ.

Aluno: Armando Canali Filho

FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues; OLIVEIRA, J. S.; MACHADO, E. D.. LONGEVIDADE E DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciências Jurídicas) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ.

Aluno: Danyelle Bezerra Terhorst

FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues; OLIVEIRA, J. S.; SOUZA, P. R. P.. A RECONSTRUÇÃO DO DIREITO DE PROPRIEDADE PELA FUNÇÃO SOCIAL DA PROPRIEDADE EM DEFESA DO INTERESSE SOCIAL E DA DIGNIDADE HUMANA. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciências Jurídicas) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ.

Aluno: Beatriz Ballan Silveira

BARRRETO, W. P.;FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues; COUTINHO, A. R.. OS DANOS CAUSADOS AOS DIREITOS DA PERSONALIDADE PELO ABUSO DE INFORMAÇÃO. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências Jurídicas) - Centro de Ensino Superior de Maringá.

Aluno: Ricardo Ferreira Damião Junior

BARRRETO, W. P.;FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues; CORTIANO JUNIOR, E.. O CONCEITO DE VIDA HUMANA E DE PESSOA E A QUESTÃO DA DISPONIBILIZAÇÃO DE MATERIAL GENÉTICO HUMANO. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências Jurídicas) - Centro de Ensino Superior de Maringá.

Aluno: Benigno Cavalcante

BARRRETO, W. P.;FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues; CORTIANO JUNIOR, E.. OS DIREITOS DA PERSONALIDADE NO DIREITO BRASILEIRO, UMA ANÁLISE HISTÓRICA DO SÉCULO XX. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências Jurídicas) - Centro de Ensino Superior de Maringá.

Aluno: WANDERSON LAGO VAZ

REIS, C.;FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues; LEITE, E. O.. O DIREITO DA PERSONALIDADE DIANTE DA RESPONSABILIDADE CIVIL DO MÉDIDO E DO CONSENTIMENTO INFORMADO. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciências Jurídicas) - Centro de Ensino Superior de Maringá.

Aluno: Marli Aparecida Saragioto Pialarissi

BARRRETO, W. P.;FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues; SZANIAWSKI, E.. DIREITO PERSONALÍSSIMO Á INTIMIDADE E INFIDELIDADE VIRTUAL. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciências Jurídicas) - Centro de Ensino Superior de Maringá.

Aluno: Aldrey G

OLIVEIRA, J. S.;FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues; SILVEIRA, V. O.. Meneghetti Marcelino. OS DIREITOS DA PERSONALIDADE DO NASCITURO E SEU ACESSO À JUSTIÇA (A EVOLUÇÃO DO DIREITO DO NASCITURO DO DIREITO ANTIGO AO CONTEMPORÂNEO). 2008. Dissertação (Mestrado em Ciências Jurídicas) - Centro de Ensino Superior de Maringá.

Aluno: Grasiéla Macias Nogueira

FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues; CARDIN, V. S. G.; SOARES, M. A. S.. DO ESTADO CIVIL DAS PESSOAS QUE VIVEM SOB O REGIME DE UNIÃO ESTÁVEL COMO DIREITO À PERSONALIDADE. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciências Jurídicas) - Centro de Ensino Superior de Maringá.

Aluno: Mariza Rotta

FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues; OLIVEIRA, J. S.; SOUZA, P. R. P.. A TUTELA JURÍDICA DO AMBIENTE E O DANO MORAL AMBIENTAL COMO PRESSUPOSTOS DE GARANTIA DA PROTEÇÃO DA PERSONALIDADE. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciências Jurídicas) - Centro de Ensino Superior de Maringá.

Aluno: Roseli Borin Ramadan Ahmad

FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues; BARRRETO, W. P.; LEITE, E. O.. DIREITO À INTIMIDADE GENÉTICA COMO DIREITO PERSONALÍSSIMO E PRESUNÇÃO JURIS TANTUM: VALORAÇÃO DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS COLIDENTES E A FLEXIBILIZAÇÃO DA COISA JULGADA. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciências Jurídicas) - Centro de Ensino Superior de Maringá.

Aluno: Marileia Rodrigues Mungo

FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues. O TEMPO E O PROCESSO PENAL. 2007.

Aluno: Almir dos Santos Reis Júnior

CACHAPUZ, R. R.;FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues; PRADO, M. A. E.. DIREITOS DA PERSONALIDADE DA FAMÍLIA NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CONSTITUCIONAL. 2006. Dissertação (Mestrado em Ciências Jurídicas) - Centro de Ensino Superior de Maringá.

Aluno: João Francisco Toso

FACHIN, Z. A.;FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues; SILVA, L. M. M.. EM DEFESA DA CONSTITUIÇÃO: DESOBEDIÊNCIA CIVIL E DIREITOS FUNDAMENTAIS. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Jurídicas) - Centro Universitário de Maringá.

Aluno: ELAINE CRISTINA DE MORAIS CAPELARI

FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues; FACHIN, Z. A.; OTERO, C. S.. A FAMÍLIA RECONSTRUTIVA: UM OLHAR SOB A DIGNIDADE HUMANA. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Jurídicas) - Centro Universitário de Maringá.

Aluno: Elisângela Cruz Faria

OTERO, C. S.;FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues; OLIVEIRA, J. S.. DO DEFICIENTE DIANTE DO SEU ESTATUTO NO CONTEXTO DO PLANEJAMENTO FAMILIAR: ASPECTOS LEGAIS E JURISPRUDENCIAIS. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Jurídicas) - Centro Universitário de Maringá.

Aluno: Gilberto Geraldino Filho

FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues; OTERO, C. S.; FACHIN, Z. A.. MULTIPARENTALIDADE: DO RECONHECIMENTO DA MÚLTIPLA PARENTALIDADE À LUZ DOS PRINCÍPIOS DA AFETIVIDADE E DIGNIDADE HUMANA. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Jurídicas) - Centro Universitário de Maringá.

Aluno: Leticia Facci de Castro

FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues; SIQUEIRA, D. P.; CASTRO, A. R.. OS EFEITOS NOCIVOS À DIGNIDADE HUMANA, PROVOCADOS PELA DESIGUALDADE SOCIAL. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Jurídicas) - Centro Universitário de Maringá.

Aluno: Luiz Ricardo Anselmo

FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues; SIQUEIRA, D. P.; CASTRO, A. R.. OS DANOS SOFRIDOS PELA SUSPENSÃO DO FORNECIMENTO DE SERVIÇOS ESSENCIAIS EM DESRESPEITO AO PRINCÍPIO CONSTITUCIONAL DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Jurídicas) - Centro Universitário de Maringá.

Aluno: Jeferson Nelcides de Almeida

SIQUEIRA, D. P.;FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues; CASTRO, A. R.. O PRESO COMO CATEGORIA VULNERÁVEL. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Jurídicas) - Centro Universitário de Maringá.

Aluno: Naihany Katiussi Vidal Porfírio

OTERO, C. S.;FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues; OLIVEIRA, J. S.. PARTO ANÔNIMO: UMA FORMA PROTETORA DE ABANDONAR. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Jurídicas) - Centro Universitário de Maringá.

Aluno: Olivia Verderio

OTERO, C. S.; FACHIN, Z. A.;FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues. FAMÍLIA ACOLHEDORA E SUA IMPORTÂNCIA PARA A DIGNIDADE E O DESENVOLVIMENTO DA PERSONALIDADE DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Jurídicas) - Centro Universitário de Maringá.

Aluno: Paulo José Castilho

OLIVEIRA, J. S.; SILVA, L. M. M.;FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues. INEXISTÊNCIA DE COISA JULGADA MATERIAL NAS AÇÕES JULGADAS IMPROCEDENTES POR FALTA DE PROVAS. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Jurídicas) - Centro Universitário de Maringá.

Aluno: William Artur Pussi Filho

OLIVEIRA, J. S.;FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues; OTERO, C. S.. OS DIREITOS FUNDAMENTAIS E DA PERSONALIDADE VERSUS A MÍDIA, LIBERDADE DE EXPRESSÃO E DE INFORMAÇÃO NOS MEIOS DIGITAIS. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Jurídicas) - Centro Universitário de Maringá.

Aluno: Wilton Boigues Corbalan Tebar

OLIVEIRA, J. S.;FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues; SILVA, L. M. M.. OS DIREITOS DA PERSONALIDADE POST MORTEM: APONTAMENTOS SOBRE DISCIPLINA JURÍDICA DO INDIGENTE. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Jurídicas) - Centro Universitário de Maringá.

Aluno: Anisio Monteschio Junior

OLIVEIRA, J. S.; OTERO, C. S.;FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues. O NOME E SUA IMPORTÂNCIA HISTÓRICA NO DIREITO DA PERSONALIDADE: UMA ANÁLISE SOBRE O DIREITO BRASILEIRO, ITALIANO, ESPANHOL E PORTUGUÊS. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Jurídicas) - Centro Universitário de Maringá.

Aluno: Cassia Alves Moreira Denck

FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues; FACHIN, Z. A.; AVILA, G. N.. A FAMÍLIA E OS CONFLITOS FAMILIARES NA HISTÓRIA: A MEDIAÇÃO A TUTELAR A DIGNIDADE HUMANA NA FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA BRASILEIRA. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Jurídicas) - Centro Universitário de Maringá.

Aluno: Luciana Souza Fante

OTERO, C. S.; FACHIN, Z. A.;FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues. DIREITO E LITERATURA: UM DIÁLOGO PARA O RECONHECIMENTO DE DIREITOS DA PERSONALIDADE DAS MULHERES POR INTERMÉDIO DA INTERPRETAÇÃO A PARTIR DAS OBRAS LITERÁRIAS DE MACHADO DE ASSIS. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Jurídicas) - Centro Universitário de Maringá.

Aluno: Marcel Ferreira dos Santos

FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues; FACHIN, Z. A.; AVILA, G. N.. DELAÇÕES PREMIADAS E AUTOCONFISSÕES FALSAS: A IMPORTÂNCIA DA INTERDISCIPLINARIDADE PARA O DIREITO. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Jurídicas) - Centro Universitário de Maringá.

Aluno: Romulo de Aguiar Araújo

FACHIN, Z. A.;FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues; SILVA, L. M. M.. OS EXCESSOS E DESVIOS NO CURSO DA EXECUÇÃO PENAL E O ESTADO DE COISAS INCONSTITUCIONAL: REGULAMENTAÇÃO, PROTEÇÃO E PROMOÇÃO DE DIREITOS FUNDAMENTAIS. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Jurídicas) - Centro Universitário de Maringá.

Aluno: Thaís Xavier Ferreira da Costa

OLIVEIRA, J. S.; OTERO, C. S.;FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues. O CONTROLE COMO MEIO DE EFETIVAÇÃO DO DIREITO À ALIMENTAÇÃO ESCOLAR E REALIZAÇÃO DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA: ASPECTOS LEGAIS E DOUTRINÁRIOS. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Jurídicas) - Centro Universitário de Maringá.

Aluno: Andrea Souza Correa Lima

OLIVEIRA, J. S.;FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues; OTERO, C. S.. A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR DOS FILHOS E OS DIREITOS DA PERSONALIDADE: ENTRE A CONFORMAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DA PESSOA HUMANA E A EDUCAÇÃO CIDADÃ COMO PRERROGATIVA DO EXERCÍCIO DE DIREITOS. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Jurídicas) - Centro Universitário de Maringá.

Aluno: Caroline Cristine Mesquita

RIBEIRO, D. M. G.; Alessandro Severino Valler Zenni;FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues. CRITÉRIOS DE JUSTIÇA EM ARISTÓTELES: UMA PERSPECTIVA DE APLICAÇÃO DOS DIREITOS DA PERSONALIDADE COM A EFETIVAÇÃO DO PRINCÍPIO DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA PELA EDUCAÇÃO, PRÁXIS VIRTUOSA DO SER HUMANO. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Jurídicas) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ.

Aluno: Celio Cesar Fernandes

FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues; OLIVEIRA, J. S.; RUIZ, I. A.. A PROTEÇÃO DA PESSOA EM SUA DIGNIDADE COMO INSTRUMENTO DE JUSTIÇA NO DIREITO CONTEMPORÂNEO. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Jurídicas) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ.

Aluno: Fernanda Barreto Ramos

OTERO, C. S.;FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues; AVILA, G. N.. A RESPONSABILIZAÇÃO PELO ABANDONO AFETIVO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA PELA VIOLAÇÃO DOS DIREITOS DA PERSONALIDADE. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Jurídicas) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ.

Aluno: Humberto Luiz Carapunarla

OLIVEIRA, J. S.; RUIZ, I. A.;FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues. VENCENDO A PAIXÃO E A EMOÇÃO NOS CONFLITOS FAMILIARES: A CONCILIAÇÃO E A MEDIAÇÃO COMO SOLUÇÃO PARA OS LITÍGIOS NA ÁREA DE FAMÍLIA E EFETIVAÇÃO DO ACESSO À JUSTIÇA COMO DIREITO DA PERSONALIDADE. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Jurídicas) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ.

Aluno: Lucas Yuzo Abe Tanaka

FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues; OTERO, C. S.; SILVA, L. M. M.. O DIREITO DE ENVELHECER COM DIGNIDADE EM RESPEITO AO DIREITO DA PERSONALIDADE. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Jurídicas) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ.

Aluno: Márcia Fátima da Silva Giacomelli

FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues; OTERO, C. S.; RIBEIRO, D. M. G.. O FLAGELO HUMANO DOS REFUGIADOS DE GUERRA: DIGNIDADE HUMANA E A OFENSA AOS DIREITOS HUMANOS TUTELADOS PELA DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DO HOMEM. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Jurídicas) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ.

Aluno: Matheus Ribeiro de Oliveira Wolowski

SILVA, L. M. M.; MOTTA, I. D.;FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues. O ASSÉDIO MORAL POR EXCESSO DE TRABALHO. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Jurídicas) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ.

Aluno: Siladelfo Rodrigues da Silva

FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues; OLIVEIRA, J. S.; RUIZ, I. A.. A RESPONSABILIDADE DO ESTADO PELO ?ACESSO À JUSTIÇA? COMO INSTRUMENTO EFETIVO PARA SOLUÇÃO DE CONFLITOS EM DEFESA DA DIGNIDADE HUMANA. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Jurídicas) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ.

Aluno: Chrislayne Aparecida Pereira de Figueiredo

FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues; OLIVEIRA, J. S.. A EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA FAMÍLIA E DA RELAÇÃO PATERNO-FILIAL COM ÊNFASE NO RECONHECIMENTO DA PATERNIDADE SOCIOAFETIVA, EM HOMENAGEM AOS PRINCÍPIOS DA DIGNIDADE HUMANA E DA AFETIVIDADE. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Jurídicas) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ.

Aluno: Elen Carla Mazzo Trindade

OTERO, C. S.;FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues. A RESPONSABILIDADE CIVIL DAS EMISSORAS DE TELEVISÃO: PROGRAMAS SENSACIONALISTAS POR USO INDEVIDO DA IMAGEM E VIOLAÇÃO AO DIREITO DA PERSONALIDADE. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Jurídicas) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ.

Aluno: Elizio Lemes de Figueiredo

FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues; RUIZ, I. A.. A ALIENAÇÃO PARENTAL COMO DESRESPEITO AOS DIREITOS FUNDAMENTAIS DAS VÍTIMAS: PAIS E FILHOS, EM SUAS DIGNIDADES HUMANAS. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Jurídicas) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ.

Aluno: Isabella Bana

OTERO, C. S.;FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues. A RESPONSABILIDADE CIVIL DAS ESCOLAS PELA PRÁTICA DO BULLYING HOMOFÓBICO SOB A PROTEÇÃO DOS DIREITOS DA PERSONALIDADE. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Jurídicas) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ.

Aluno: Ricardo da Silveira e Silva

FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues; RIBEIRO, D. M. G.. A SOCIEDADE SUPERINFORMACIONAL E AS NOVAS TECNOLOGIAS: SERÁ O FIM DA PRIVACIDADE HUMANA COM O DESPIR-SE DA PRÓPRIA DIGNIDADE?. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Jurídicas) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ.

Aluno: Tatiana Manna Bellasalma e Silva

FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues; RIBEIRO, D. M. G.. O DIREITO AO ESQUECIMENTO NA SOCIEDADE SUPERINFORMACIONAL EM DEFESA DA DIGNIDADE HUMANA. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Jurídicas) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ.

Aluno: Amanda Quiarati Penteado

OLIVEIRA, J. S.;FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues. DA PROCRIAÇÃO ASSISTIDA HOMÓLOGA POST MORTEM, NO CONTEXTO DE UMA PATERNIDADE INEXISTENTE E SEUS REFLEXOS DIANTE DOS DIREITOS DA PERSONALIDADE. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Jurídicas) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ.

Aluno: Antonio Carlos Gomes

RUIZ, I. A.;FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues. O ABORTO, A LIMITAÇÃO DA JURISDIÇÃO CONSTITUCIONAL E O ACESSO A UMA ORDEM JURÍDICA JUSTA. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Jurídicas) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ.

Aluno: Celina Rizzo Takeyama

RUIZ, I. A.;FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues. INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL HETERÓLOGA: QUESTÕES JURÍDICAS ENVOLVENDO O DIREITO DA PERSONALIDADE AO CONHECIMENTO DA ORIGEM BIOLÓGICA E À FILIAÇÃO INTERPRETADAS À LUZ DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA E DA MODERNA CONCEPÇÃO DE ACESSO À JUSTIÇA. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Jurídicas) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ.

Aluno: Ernani José Pera Junior

FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues; OTERO, C. S.. DA TENSÃO ENTRE A REFORMA PREVIDENCIÁRIA E A CLÁUSULA DE VEDAÇÃO AO RETROCESSO SOCIAL: DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA ENQUANTO VALOR DE EQUALIZAÇÃO. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Jurídicas) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ.

Aluno: Maria de Fátima Domingues

FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues; OTERO, C. S.. DA ISENÇÃO TRIBUTÁRIA DO IMPOSTO CAUSA MORTIS E DOAÇÃO (ITCMD) ÀS PESSOAS DE MENOR PODER AQUISITIVO: EM RESPOSTA À EVOLUÇÃO DO DIREITO DE FAMÍLIA E SUCESSÕES E À APLICABILIDADE DO PRINCÍPIO DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Jurídicas) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ.

Aluno: GERSON FAUSTINO ROSA

CARVALHO, G. M.;FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues. PROTEÇÃO CONSTITUCIONAL DA FAMÍLIA E DIREITO PENAL SIMBÓLICO: UMA ANÁLISE CRÍTICA DOS DELITOS CONTRA O CASAMENTO E A ASSISTÊNCIA FAMILIAR NO CÓDIGO PENAL BRASILEIRO. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Jurídicas) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ.

Aluno: Gisele Asturiano

REIS, C.;FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues. RESPONSABILIDADE CIVIL PELA VIOLAÇÃO AO DIREITO À IMAGEM NA INTERNET COMO FORMA DE (RE)SIGNIFICAÇÃO NO HOMO VIRTUALIS. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Jurídicas) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ.

Aluno: Luiz Gustavo Liberato Tizzo

FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues; SILVA, N. T. R. C.. DA DIGNIDADE DO ESTRANGEIRO NO EXERCÍCIO DE SEUS DIREITOS PERSONALÍSSIMOS FRENTE AO PRINCÍPIO DA SOBERANIA DO ESTADO. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Jurídicas) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ.

Aluno: Priscila Caroline Gomes Bertolini

FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues; SILVA, N. T. R. C.. A MÁCULA SOCIAL DA PROSTITUIÇÃO INFANTIL E O DESRESPEITO À DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Jurídicas) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ.

Aluno: Jamila de Souza Gomes

FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues; FACHIN, Z. A.. A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA FRENTE AO SISTEMA PRISIONAL BRASILEIRO. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Jurídicas) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ.

Aluno: Roberson Neri Costa

FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues; REIS, C.. A IMPORTÂNCIA DA POLÍTICA E DA DEMOCRACIA PARA A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA NO ESTADO DEMOCRÁTICO BRASILEIRO. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Jurídicas) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ.

Aluno: SARILA HALI KLOSTER LOPES

FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues; REIS, C.. OS EFEITOS DO VÍNCULO DA AFETIVIDADE NAS RELAÇÕES FAMILIARES E A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Jurídicas) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ.

Aluno: Simone Xander Pereira Pinto

REIS, C.;FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues. ASSÉDIO MORAL NO AMBIENTE LABORAL E SUA REPERCUSSÃO NOS DIREITOS DA PERSONALIDADE COM ENFOQUE NO GÊNERO FEMININO. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Jurídicas) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ.

Aluno: Fernanda Martins Simões

FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues; CARDIN, V. S. G.. A EVOLUÇÃO DOS ALIMENTOS EM RESPEITO À VIDA, AOS ALIMENTOS GRAVÍDICOS, COM FUNDAMENTO NO PRINCÍPIO DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Jurídicas) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ.

Aluno: Marta Beatriz Tanaka Ferdinandi

FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues; CARDIN, V. S. G.. A DESTINAÇÃO DOS EMBRIÕES EXCEDENTÁRIOS, DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA E DOS DIREITOS DA PERSONALIDADE. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Jurídicas) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ.

Aluno: Patrícia Parra

RUIZ, I. A.;FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues. O ACESSO À JUSTIÇA NO CONTEXTO DA VIOLÊNCIA FAMILIAR CONTRA A CRIANÇA E DOS DIREITOS DA PERSONALIDADE. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Jurídicas) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ.

Aluno: Paulo Gomes de Lima Junior

FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues; CARVALHO, G. M.. A DIGNIDADE DO NASCITURO COM ÊNFASE NO DIREITO DA PERSONALIDADE. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Jurídicas) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ.

Aluno: Wanderlei Lukaschewski Junior

FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues; SILVA, N. T. R. C.. A BUSCA DA ORIGEM GENÉTICA NA REPRODUÇÃO ASSISTIDA HETERÓLOGA COMO COMPLEMENTO DA PERSONALIDADE COM FUNDAMENTO NA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Jurídicas) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ.

Aluno: Cristiane Gehlen Winckler

CARDIN, V. S. G.;FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues. DA INTERVENÇÃO NO PATRIMÔNIO GENÉTICO HUMANO SOB O PRISMA DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Jurídicas) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ.

Aluno: DAVID HERMES DEPINÉ

FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues; CARDIN, V. S. G.. A POSSIBILIDADE JURÍDICA DE INTERVENÇÃO CIRÚRGICA PARA MUDANÇA DE SEXO E SEUS REFLEXOS NO DIREITO BRASILEIRO, COM FUNDAMENTO NO PRINCÍPIO DA DIGNIDADE HUMANA. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Jurídicas) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ.

Aluno: Mauricio Gonçalves Pereira

REIS, C.;FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues. A ANÁLISE SOBRE A NECESSIDADE DE REPENSAR O ARBITRAMENTO DO VALOR DAS INDENIZAÇÕES POR DANOS MORAIS EM FACE DO PRINCÍPIO DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Jurídicas) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ.

Aluno: Aníbal Antonio Aguiar Becerra

REIS, C.;FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues. A INTERVENÇÃO DOS DIREITOS DA PERSONALIDADE NA NATUREZA JURÍDICA DAS RELAÇÕES NEGOCIAIS E A RESPONSABILIDADE CIVIL DA EMPRESA POR DUMPING SOCIAL. 2010. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Jurídicas) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ.

Aluno: Armando Canali Filho

FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues; REIS, C.; Alessandro Severino Valler Zenni. LONGEVIDADE E DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA. 2010. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Jurídicas) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ.

Aluno: Danyelle Bezerra Terhorst

FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues; CARDIN, V. S. G.; MOTTA, I. D.. A RECONSTRUÇÃO DO DIREITO DE PROPRIEDADE PELA FUNÇÃO SOCIAL DA PROPRIEDADE EM DEFESA DO INTERESSE SOCIAL E DA DIGNIDADE HUMANA. 2010. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Jurídicas) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ.

Aluno: João Batista Garcia dos Santos

OLIVEIRA, J. S.; RUIZ, I. A.;FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues. A LEI MARIA DA PENHA COMO EVOLUÇÃO DO ACESSO À JUSTIÇA E A VIOLAÇÃO DO PRINCÍPIO DA PERSONALIDADE HUMANA PELA PERSEGUIÇÃO CONTUMAZ: O CRIME DE STALKING. 2010. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Jurídicas) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ.

Aluno: Maria Alice Castilho dos Reis

REIS, C.; RUIZ, I. A.;FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues. O DANO MORAL DECORRENTE DA OFENSA À IMAGEM, À PRIVACIDADE, À INTIMIDADE E A HONRA COMO VIOLAÇÃO AOS DIREITOS FUNDAMENTAIS DA PERSONALIDADE E SUA TUTELA. 2010. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Jurídicas) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ.

Aluno: Beatriz Ballan Silveira

BARRETO, W. P.;FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues; CARDIN, V. S. G.. OS DANOS CAUSADOS AOS DIREITOS DA PERSONALIDADE PELO ABUSO NA INFORMAÇÃO. 2009. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Jurídicas) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ.

Aluno: Roseli Borin Ramadan Ahmad

BARRRETO, W. P.; RUIZ, I. A.;FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues. DIREITO À IDENTIDADE GENÉTICA COMO DIREITO PERSONALÍSSIMO E PRESUNÇÃO JURIS TANTUM: VALORAÇÃO DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS COLIDENTES E A FLEXIBILIZAÇÃO DA COISA JULGADA. 2008. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Jurídicas) - Centro de Ensino Superior de Maringá.

Aluno: Aldrey G

FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues; OLIVEIRA, J. S.; CARDIN, V. S. G.. Meneghetti Marcelino. OS DIREITOS DA PERSONALIDADE DO NASCITURO E SEU ACESSO À JUSTIÇA (A EVOLUÇÃO DO DIREITO DO NASCITURO DO DIREITO ANTIGO AO CONTEMPORÂNEO). 2008. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Jurídicas) - Centro de Ensino Superior de Maringá.

Aluno: Grasiéla Macias Nogueira

FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues; BARRRETO, W. P.; CARDIN, V. S. G.. DO ESTADO CIVIL DAS PESSOAS QUE VIVEM SOB O REGIME DE UNIÃO ESTÁVEL COMO DIREITO À PERSONALIDADE. 2008. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Jurídicas) - Centro de Ensino Superior de Maringá.

Aluno: Luizane Aparecida Motta

OLIVEIRA, J. S.;FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues; CARDIN, V. S. G.. DIREITO DE PERSONALIDADE E DANO MORAL NAS RELAÇÕES FAMILIARES. 2008. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Jurídicas) - Centro de Ensino Superior de Maringá.

Aluno: MAIRA DE PAULA BARRETO

CARDIN, V. S. G.; RUIZ, I. A.;FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues. DA PEDOFILIA E DA PORNOGRAFIA INFANTIL SOB O PRISMA DA UNIVERSALIDADE DOS DIREITOS DA PERSONALIDADE. 2008. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Jurídicas) - Centro de Ensino Superior de Maringá.

Aluno: Mariza Rotta

FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues; OLIVEIRA, J. S.; MOTTA, I. D.. A TUTELA JURÍDICA DO AMBIENTE E O DANO MORAL AMBIENTAL COMO PRESSUPOSTOS DE GARANTIA DA PROTEÇÃO DA PERSONALIDADE. 2008. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Jurídicas) - Centro de Ensino Superior de Maringá.

Aluno: Marli Aparecida Saragioto Pialarissi

BARRRETO, W. P.; SILVA, L. M. M.;FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues. DIREITO PERSONALÍSSIMO À INTIMIDADE E INFIDELIDADE VIRTUAL. 2008. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Jurídicas) - Centro de Ensino Superior de Maringá.

Aluno: WANDERSON LAGO VAZ

REIS, C.;FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues; Alessandro Severino Valler Zenni. O DIREITO DA PERSONALIDADE DIANTE DA RESPONSABILIDADE CIVIL DO MÉDICO E DO CONSENTIMENTO INFORMADO. 2008. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Jurídicas) - Centro de Ensino Superior de Maringá.

Aluno: José Marcos R

fernanda Moreira;FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues. Santos.ALIMENTOS GRAVÍDICOS. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ.

Aluno: Maria Ivanilde Toda

FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues; Ricardo Gardiolo; fernanda Moreira. A OBRIGATORIEDADE DO ESTUDO DE IMPACTO DE VIZINHANÇA. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ.

Aluno: Bruno Morimoto Brégola

Ricardo Gardiolo;FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues; fernanda Moreira. A LOGÍSTICA REVERSA DOS PNEUS INSERVÍVEIS NO BRASIL. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ.

Aluno: Indira Araujo Ruiz

Ricardo Gardiolo;FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues; fernanda Moreira. RESPONSABILIDADE CIVIL PELO DANO CAUSADO EM DECORRÊNCIA DAS USINAS NUCLEARES. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ.

Aluno: Eduardo Favero

Ricardo Gardiolo;FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues; fernanda Moreira. A INTERNALIZAÇÃO DO CUSTO AMBIENTAL FRENTE AO CONFLITO ENTRE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ.

Aluno: RENATO CORGHI

Alessandro Severino Valler Zenni;FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues. A PROTEÇÃO À VIDA E INTEGRIDADE FÍSICA E MENTAL DO TRABALHADOR NO AMBIENTE LABORAL NAS ATIVIDADES DE RISCO E A PARTICIPAÇÃO ESTATAL NAS POLÍTICAS PÚBLICAS. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - União de Faculdades Metropolitanas de Maringá.

Aluno: renato corgui

FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues. A PROTEÇÃO DO TRABALHADOR NAS ATIVIDADES DE RISCO E A AUSÊNCIA DE POLÍTICAS PÚBLICAS. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - União de Faculdades Metropolitanas de Maringá.

Aluno: KÉSIA DA SILVA PEREIRA

FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues. A ADOÇÃO FACE AO PRINCÍPIO DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro de Ensino Superior de Maringá.

Aluno: ANA CAROLINE MORI

FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues. A CONSTITUCIONALIDADE DA LEI MARIA DA PENHA E O PRINCÍPIO DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro de Ensino Superior de Maringá.

Aluno: Priscila Alves Neves

FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues. A DIGNIDADE DA MULHER VÍTIMA DE VIOLÊNCIA FAMILIAR. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro de Ensino Superior de Maringá.

Aluno: RAQUEL TOMAZ DA ROCHA

FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues. A ÉTICA COMO FUNDAMENTO ESSENCIAL AOS DIREITOS DA PERSONALIDADE. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro de Ensino Superior de Maringá.

Aluno: Rosalia Dias da Silva Honda

FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues. ADOÇÃO POR CASAIS HOMOAFETIVOS À LUZ DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro de Ensino Superior de Maringá.

Aluno: Késia Marques Camilo de Oliveira

FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues. A PROTEÇÃO DAS UNIÕES HOMOAFETIVAS COM BASE NO PRINCÍPIO DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro de Ensino Superior de Maringá.

Aluno: Natália Juliane Salça

FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues. A FILIAÇÃO SOCIOAFETIVA E O PRINCÍPIO DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro de Ensino Superior de Maringá.

Aluno: Rafael Vieira Ramalho

FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues. A GUARDA DE FILHOS E A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro de Ensino Superior de Maringá.

Aluno: Eduardo Henrique Marques Campaner

FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues; Maria Izabel Pinto de Oliveira; Cassio Marcelo MOchi. DA RESPONSABILIDADE CIVIL DECORRENTE DA CIRURGIA ESTÉTICA FRENTE AO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro de Ensino Superior de Maringá.

Aluno: Cristiane Almeida dos Santos

FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues; Maria Izabel Pinto de Oliveira; Cassio Marcelo MOchi. O DIREITO DO CASAL HOMOSSEXUAL DE ADOTAR NO BRASIL COM FUNDAMENTO NO PRINCÍPIO DA DIGNIDADE HUMANA. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro de Ensino Superior de Maringá.

Aluno: Francielle Men

FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues; Maria Izabel Pinto de Oliveira; Cassio Marcelo MOchi. O CONFLITO ENTRE O DIREITO CONSTITUCIONAL À INTIMIDADE/PRIVACIDADE E O DEVER MATRIMONIAL DE FIDELIDADE. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro de Ensino Superior de Maringá.

Aluno: Ana Zilda Rodrigues de Oliveira

FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues; Maria Izabel Pinto de Oliveira; Cassio Marcelo MOchi. O RECONHECIMENTO DA UNIÃO HOMOAFETIVA COMO UNIÃO ESTÁVEL - COM FUNDAMENTO NA DIGNIDADE HUMANA. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro de Ensino Superior de Maringá.

Aluno: Fabiane Pauro

FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues; Maria Izabel Pinto de Oliveira; Cassio Marcelo MOchi. O DANO DECORRENTE DA VIOLAÇÃO AO DIREITO À IMAGEM. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro de Ensino Superior de Maringá.

Aluno: ANA PAULA DE CARVALHO FUGI

FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues; PIALARISSI, Marli Aparecida Saragioto; SANTOS, Luciany Michelli Pereira Dos. O PRINCÍPIO DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA E O BENEFÍCIO ASSISTENCIAL DE PRESTAÇÃO CONTÍNUA. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro de Ensino Superior de Maringá.

Aluno: OKÇANA YURI BUENO RODRIGUES

FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues; PIALARISSI, Marli Aparecida Saragioto; SANTOS, Luciany Michelli Pereira Dos. O DIREITO DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOCIAL. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro de Ensino Superior de Maringá.

Aluno: ÉRICA YURIKO CEOLA OMORI

FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues; PIALARISSI, Marli Aparecida Saragioto; SANTOS, Luciany Michelli Pereira Dos. PROTEÇÃO INTERNACIONAL DO MEIO AMBIENTE. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro de Ensino Superior de Maringá.

Aluno: Jakeline Nobrfe Barros

FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues; MORAES, Carlos Alexandre De; REIS, Almir Santos Júnior. OS EFEITOS JURÍDICOS DA UNIÃO ESTÁVEL. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro de Ensino Superior de Maringá.

Aluno: FERNANDA TRAUTWEIN

FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues; REIS, Almir Santos Júnior; MORAES, Carlos Alexandre De. FILIAÇÃO E O DIREITO VIGENTE. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro de Ensino Superior de Maringá.

Aluno: Diogo Oselame Pereira Boeira

FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues; MORAES, Carlos Alexandre De; REIS, Almir Santos Júnior. RESPONSABILIDADE CIVIL NOTARIAL. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro de Ensino Superior de Maringá.

Aluno: Alexandre Seidi Matsuda

FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues. ARBITRAGEM COMO FORMA DE SOLUÇÃO DE CONFLITOS EM CONDOMÍNIO EDIFÍCIOS. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade Nobel.

Aluno: Carmen Lúcia Moscardi Spack

FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues. DO CONTRATO DE SEGUROS À LUZ DO CÓDIGO CIVIL DE 2002. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade Nobel.

Aluno: Eduardo Bamezi Pinhatti

FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues. EFEITOS PATROMINIAIS NA DISSOLUÇÃO DA UNIÃO ESTÁVEL. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade Nobel.

Aluno: Elizabeth Bonfim da Silva Dias

FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues. OS DIREITOS DO NASCITURO, SOB O VIES DOS DIREITOS DA PERSONALIDADE. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade Nobel.

Aluno: Irednéia de Auino Garcia

FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues. A PARTILHA DE BENS NA DISSOLUÇÃO DA UNIÃO ESTÁVEL POR MORTE DE UM DOS CONVIVENTES. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade Nobel.

Aluno: Marcos Fábio Sanches

FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues. A PUBLICIDADE ENGANOSA COMO BUSCA DE LUCRO NA SOCIEDADE MODERNA E A DEFESA DO CONSUMIDOR À LUZ DO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade Nobel.

Aluno: Edilaine Cavalcante de Moraes

FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues. FAMÍLIA, SOCIEDADE E DIREITO. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade Nobel.

FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues. COMISSÃO DE ENSINO JURÍDICO DA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL-SECCIONAL DO PARANÁ. 2007. ORDEM DOS ADVOGADOS DO PARANÁ.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Clayton Reis

REIS, Clayton. Aspectos sobre direito à vida e à liberdade, sob a influência da religião, da moral e dos costumes, e sua evolução como direito de personalidade. 2001. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade Estadual de Maringá.

Clayton Reis

REIS, Clayton. Um paradigma de essencialidade o elenco indispensável de direitos personalíssimos para tutelar a liberdade. 2004. Tese (Doutorado em Direito) - Universidade Federal do Paraná.

Maria Cristina Cereser Pezzella

PEZZELLA, M. C. C.; FACHIN, Luiz Edson; NALIN, Paulo R.R.; REIS, Clayton; SERBENA, Cesar Antônio. Por um paradigma de essencialidade o elenco indispensável de direitos personalíssimos para tutelar a liberdade. 2004. Tese (Doutorado em Direito) - Universidade Federal do Paraná.

Paulo Roberto Ribeiro Nalin

NALIN, P. R. R.; FACHIN, Luiz Edson; PEZZELLA, Maria Cristina Cerezer; REIS, Clayton; SERBENA, Cesar Antonio. Por um paradigma de essencialidade o elenco indispensável de direitos personalíssimos para tutelar a liberdade. 2004. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação Em Direito) - Universidade Federal do Paraná.

Zulmar Antônio Fachin

FACHIN, Z. A.. Aspectos sobre o Direito à vida e à Liberdade. 2001. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade Estadual de Maringá.

Cesar Antonio Serbena

SERBENA, C. A.. Por um paradigma de essencialidade: o elenco indispensável de direitos personalíssimos para tutelar a liberdade. 2004. Tese (Doutorado em Direito) - Universidade Federal do Paraná.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Diogo Oselame Pereira Boeira

DIGNIDADE HUMANA; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Ciências Jurídicas) - Centro Universitário de Maringá; (Orientador);

Évelly Salvador Miranda

DIGNIDADE HUMANA; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Ciências Jurídicas) - Centro Universitário de Maringá; (Orientador);

Mariana Vida Piedade

DIGNIDADE HUMANA; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Ciências Jurídicas) - Centro Universitário de Maringá; (Orientador);

ELAINE CRISTINA DE MORAIS CAPELARI

A FAMÍLIA RECONSTITUÍDA: UM OLHAR SOB A DIGNIDADE HUMANA; Início: 2017; Dissertação (Mestrado em Ciências Jurídicas) - Centro Universitário de Maringá; (Orientador);

Luiz Ricardo Anselmo

OS DANOS SOFRIDOS PELA SUSPENSÃO DO FORNECIMENTO DE SERVIÇOS ESSENCIAIS EM DESRESPEITO AO PRINCÍPIO CONSTITUCIONAL DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA; Início: 2017; Dissertação (Mestrado em Ciências Jurídicas) - Centro Universitário de Maringá; (Orientador);

Leticia Facci de Castro

OS EFEITOS NOCIVOS Á DIGNIDADE HUMANA PROVOCADOS PELA DESIGUALDADE EXTREMA; Início: 2017; Dissertação (Mestrado profissional em MESTRADO) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ; (Orientador);

Gilberto Geraldino Filho

MULTIPARENTALIDADE: DO RECONHECIMENTO DA MÚLTIPLA PARENTALIDADE À LUZ DOS PRINCÍPIOS DA AFETIVIDADE E DIGNIDADE HUMANA; Início: 2017; Dissertação (Mestrado em Ciências Jurídicas) - Centro Universitário de Maringá; (Orientador);

Cassia Alves Moreira Denck

A FAMÍLIA E OS CONFLITOS FAMILIARES NA HISTÓRIA: A MEDIAÇÃO A TUTELAR A DIGNIDADE HUMANA NA FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA BRASILEIRA; 2018; Dissertação (Mestrado em Ciências Jurídicas) - Centro Universitário de Maringá,; Orientador: Cleide Aparecida Gomes Rodrigues Fermentão;

Lucas Yuzo Abe Tanaka

O DIREITO DE ENVELHECER COM DIGNIDADE EM RESPEITO AO DIREITO DA PERSONALIDADE; 2017; Dissertação (Mestrado em Ciências Jurídicas) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ,; Orientador: Cleide Aparecida Gomes Rodrigues Fermentão;

Siladelfo Rodrigues da Silva

A RESPONSABILIDADE DO ESTADO PELO ?ACESSO À JUSTIÇA? COMO INSTRUMENTO EFETIVO PARA SOLUÇÃO DE CONFLITOS EM DEFESA DA DIGNIDADE HUMANA; 2017; Dissertação (Mestrado em Ciências Jurídicas) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ,; Orientador: Cleide Aparecida Gomes Rodrigues Fermentão;

Márcia Fátima da Silva Giacomelli

O FLAGELO HUMANO DOS REFUGIADOS DE GUERRA ? A OFENSA AOS DIREITOS HUMANOS TUTELADOS PELA DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DO HOMEM E A DIGNIDADE HUMANA; 2017; Dissertação (Mestrado em Ciências Jurídicas) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ,; Orientador: Cleide Aparecida Gomes Rodrigues Fermentão;

Celio Cesar Fernandes

A PROTEÇÃO DA PESSOA HUMANA EM SUA DIGNIDADE COMO INSTRUMENTO DE JUSTIÇA NO DIREITO CONTEMPORÂNEO; 2017; Dissertação (Mestrado em Ciências Jurídicas) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ,; Orientador: Cleide Aparecida Gomes Rodrigues Fermentão;

Pedro Henrique Sanches Aguera

DO DIREITO FUNDAMENTAL Á SAÚDE COMO DEVER DO ESTADO: UMA ANÁLISE SOBRE A INEFICÁCIA DE PROTEÇÃO JURÍDICA AO PRINCÍPIO DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA; 2017; Dissertação (Mestrado em Ciências Jurídicas) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ,; Orientador: Cleide Aparecida Gomes Rodrigues Fermentão;

Thatiana Bellasalma da Silva

O DIREITO AO ESQUECIMENTO NA SOCIEDADE SUPERINFORMACIONAL EM DEFESA DA DIGNIDADE HUMANA; 2016; Dissertação (Mestrado em Ciências Jurídicas) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ,; Orientador: Cleide Aparecida Gomes Rodrigues Fermentão;

Ricardo da Silveira e Silva

A SOCIEDADE SUPERINFORMACIONAL E AS NOVAS TECNOLOGIAS: SERÁ O FIM DA PRIVACIDADE HUMANA COM O DESPIR-SE DA PRÓPRIA DIGNIDADE?; 2016; Dissertação (Mestrado em Ciências Jurídicas) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ,; Orientador: Cleide Aparecida Gomes Rodrigues Fermentão;

Maria de Fátima Domingues

DA ISENÇÃO TRIBUTÁRIA DO IMPOSTO CAUSA MORTIS E DOAÇÃO (ITCMD) ÀS PESSOAS DE MENOR PODER AQUISITIVO: EM RESPOSTA À EVOLUÇÃO DO DIREITO DE FAMÍLIA E SUCESSÕES E À APLICABILIDADE DO PRINCÍPIO DA DIGNIDADE DA PESSOA; 2015; Dissertação (Mestrado em Ciências Jurídicas) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ,; Orientador: Cleide Aparecida Gomes Rodrigues Fermentão;

Ernani José Pera Junior

DA TENSÃO ENTRE A REFORMA PREVIDENCIÁRIA E A CLÁUSULA DE VEDAÇÃO AO RETROCESSO SOCIAL:DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA ENQUANTO VALOR DE EQUALIZAÇÃO; 2015; Dissertação (Mestrado em Ciências Jurídicas) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ,; Orientador: Cleide Aparecida Gomes Rodrigues Fermentão;

Elizio Lemes de Figueiredo

A ALIENAÇÃO PARENTAL COMO DESRESPEITO AOS DIREITOS FUNDAMENTAIS DAS VÍTIMAS:PAIS E FILHOS EM SUAS DIGNIDADES HUMANAS; 2015; Dissertação (Mestrado em Ciências Jurídicas) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ,; Orientador: Cleide Aparecida Gomes Rodrigues Fermentão;

Chrislayne Aparecida Pereira de Figueiredo

A EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA FAMÍLIA E DA RELAÇÃO PATERNO-FILIAL COM ÊNFASE NO RECONHECIMENTO DA PATERNIDADE SOCIOAFETIVA, EM HOMENAGEM AOS PRINCÍPIOS DA DIGNIDADE HUMANA E DA AFETIVIDADE; 2015; Dissertação (Mestrado em Ciências Jurídicas) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ,; Orientador: Cleide Aparecida Gomes Rodrigues Fermentão;

Luis Gustavo Liberato Tizzo

DA DIGNIDADE DO ESTRANGEIRO NO EXERCÍCIO DE SEUS DIREITOS PERSONALÍSSIMOS FRENTE AO PRINCÍPIO DA SOBERANIA DO ESTADO; 2014; Dissertação (Mestrado em Ciências Jurídicas) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ,; Orientador: Cleide Aparecida Gomes Rodrigues Fermentão;

SARILA HALI KLOSTER LOPES

OS EFEITOS DO VÍNCULO DA AFETIVIDADE NAS RELAÇÕES FAMILIARES E A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA; 2013; Dissertação (Mestrado em Ciências Jurídicas) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ,; Orientador: Cleide Aparecida Gomes Rodrigues Fermentão;

Jamila de Souza Gomes

A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA FRENTE AO SISTEMA PRISIONAL BRASILEIRO; 2013; Dissertação (Mestrado em Ciências Jurídicas) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ,; Orientador: Cleide Aparecida Gomes Rodrigues Fermentão;

Priscila Caroline Gomes Bertolini

A MÁCULA SOCIAL DA PROSTITUIÇÃO INFANTIL E O DESRESPEITO À DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA; 2013; Dissertação (Mestrado em Ciências Jurídicas) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ,; Orientador: Cleide Aparecida Gomes Rodrigues Fermentão;

Fernanda Martins Simões

A EVOLUÇÃO DOS ALIMENTOS EM RESPEITO À VIDA, AOS ALIMENTOS GRAVÍDICOS, COM FUNDAMENTO NO PRINCÍPIO DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA; 2012; Dissertação (Mestrado em Ciências Jurídicas) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ,; Orientador: Cleide Aparecida Gomes Rodrigues Fermentão;

Wanderlei Lukachewski Junior

A BUSCA DA ORIGEM GENÉTICA NA REPRODUÇÃO ASSISTIDA HETERÓLOGA COMO COMPLEMENTO DA PERSONALIDADE, COM FUNDAMENTO NA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA; 2012; Dissertação (Mestrado em Ciências Jurídicas) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ,; Orientador: Cleide Aparecida Gomes Rodrigues Fermentão;

Paulo Gomes de Lima Junior

A DIGNIDADE DO NASCITURO COM ÊNFASE NO DIREITO DA PERSONALIDADE; 2012; Dissertação (Mestrado em Ciências Jurídicas) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ,; Orientador: Cleide Aparecida Gomes Rodrigues Fermentão;

Marta Beatriz Tanaka Ferdinandi

A DESTINAÇÃO DOS EMBRIÕES EXCEDENTÁRIOS, A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA E OS DIREITOS DA PERSONALIDADE; 2012; Dissertação (Mestrado em Ciências Jurídicas) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ,; Orientador: Cleide Aparecida Gomes Rodrigues Fermentão;

Roberson Neri Costa

A IMPORTÂNCIA DA POLÍTICA E DA DEMOCRACIA PARA A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA NO ESTADO DEMOCRÁTICO BRASILEIRO; 2012; Dissertação (Mestrado em Ciências Jurídicas) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ,; Orientador: Cleide Aparecida Gomes Rodrigues Fermentão;

DAVID HERMES DEPINÉ

OS EFEITOS JURÍDICOS DOS TRANSEXUALISMO COM FUNDAMENTO NA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA; 2011; Dissertação (Mestrado em Ciências Jurídicas) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ,; Orientador: Cleide Aparecida Gomes Rodrigues Fermentão;

Armando Canali Filho

LONGEVIDADE E DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA; 2010; Dissertação (Mestrado em Ciências Jurídicas) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ,; Orientador: Cleide Aparecida Gomes Rodrigues Fermentão;

Danyelle Bezerra Terhorst

A RECONSTRUÇÃO DO DIREITO DE PROPRIEDADE PELA FUNÇÃO SOCIAL DA PROPRIEDADE, EM DEFESA DO INTERESSE SOCIAL E DA DIGNIDADE HUMANA; 2010; Dissertação (Mestrado em Ciências Jurídicas) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ,; Orientador: Cleide Aparecida Gomes Rodrigues Fermentão;

Aldrey Gresielle Meneghetti Marcelino

OS DIREITOS DA PERSONALIDADE DO NASCITURO E SEU ACESSO À JUSTIÇA (A EVOLUÇÃO DO DIREITO DO NASCITURO DO DIREITO ANTIGO AO CONTEMPORÂNEO); 2008; Dissertação (Mestrado em Ciências Jurídicas) - Centro de Ensino Superior de Maringá,; Orientador: Cleide Aparecida Gomes Rodrigues Fermentão;

Grasiéla Macias Nogueira

DO ESTADO CIVIL DAS PESSOAS QUE VIVEM SOB O REGIME DE UNIÃO ESTÁVEL COMO DIREITO À PERSONALIDADE; 2008; Dissertação (Mestrado em Ciências Jurídicas) - Centro de Ensino Superior de Maringá,; Orientador: Cleide Aparecida Gomes Rodrigues Fermentão;

Mariza Rotta

A TUTELA JURÍDICA DO AMBIENTE E O DANO MORAL AMBIENTAL COMO PRESSUPOSTOS DE GARANTIA DA PROTEÇÃO DA PERSONALIDADE; 2008; Dissertação (Mestrado em Ciências Jurídicas) - Centro de Ensino Superior de Maringá,; Orientador: Cleide Aparecida Gomes Rodrigues Fermentão;

TAGUILA DANIELA DE SOUZA PEREIRA

Os danos do assédio moral nas relações familiares como aviltamento à dignidade humana; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE PREPARAÇÃO À MAGISTRATURA) - Escola da Magistratura do Estado do Paraná; Orientador: Cleide Aparecida Gomes Rodrigues Fermentão;

Jéssica Francielly de Figueiredo

O DEVER DO ESTADO EM REALIZAR POLÍTICAS PÚBLICAS A PROTEGER A DIGNIDADE HUMANA DA FAMÍLIA, NO CONTEXTO SOCIAL CONTEMPORÂNEO; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Direito) - União de Faculdades Metropolitanas de Maringá; Orientador: Cleide Aparecida Gomes Rodrigues Fermentão;

FERNANDA MOREIRA BENVENUTO

O USUCAPIÃO CONJUGAL E A PATRIMONIZALIZAÇÃO DO DIREITO EM CONFLITO COM O DIREITO PERSONALÍSSIMO DA LIBERDADE DE MANTER OU NÃO A SOCIEDADE CONJUGAL; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Estado e Politicas Sociais) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Cleide Aparecida Gomes Rodrigues Fermentão;

Késia Maraues Camilo de Oliveira

A PROTEÇÃO DAS UNIÕES HOMOAFETIVAS COM BASE NO PRINCÍPIO DA DIGNIDADE HUMANA; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Direito Civil e Processo Civil) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ; Orientador: Cleide Aparecida Gomes Rodrigues Fermentão;

Glaucia Giampietro Martins Ribeiro

A RELATIVIZAÇÃO DA COISA JULGADA NO PROCESSO DE INVESTIGAÇÃO DE PATERNIDADE; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Direito Civil e Processo Civil) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ; Orientador: Cleide Aparecida Gomes Rodrigues Fermentão;

Karine Aparecida Pires

A FALTA DE RECONHECIMENTO DE PATERNIDADE NO REGISTRO CIVIL DE NASCIMENTO E O PROVIMENTO 12/2010 DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Direito Civil e Processo Civil) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ; Orientador: Cleide Aparecida Gomes Rodrigues Fermentão;

Aline Hitomi Taniguchi

INAPLICABILIDADE DA PRISÃO CIVIL DOS AVÓS; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Direito Civil e Processo Civil) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ; Orientador: Cleide Aparecida Gomes Rodrigues Fermentão;

KÉSIA DA SILVA PEREIRA

O INSTITUTO DA ADOÇÃO FACE AO PRINCÍPIO DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Direito Civil e Processo Civil) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ; Orientador: Cleide Aparecida Gomes Rodrigues Fermentão;

Angela Maria Gomes Rodrigues Lissi

A POSSIBILIDADE DO CÔNJUGE SOBREVIVENTE EM ADOTAR O NOME DE SOLTEIRO APÓS O FALECIMENTO DO CONSORTE; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Direito Civil e Processo Civil) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ; Orientador: Cleide Aparecida Gomes Rodrigues Fermentão;

Carla Magalhães Ghizoni

A DIGNIDADE DA MULHER À LUZ DA LEI 11; 340/2006; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Estado e Politicas Sociais) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Cleide Aparecida Gomes Rodrigues Fermentão;

Thaísa Elloá Salvador

A RESPONSABILIDADE CIVIL POR ABANDONO AFETIVO NO ÂMBITO DAS RELAÇÕES DE FILIAÇÃO; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em especialização em Direito Civil e processo civil) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ; Orientador: Cleide Aparecida Gomes Rodrigues Fermentão;

Ana Carolina da Rocha Casaroto

AS FALSAS MEMÓRIAS DE ALIENAÇÃO PARENTAL E A DIGNIDADE HUMANA; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ; Orientador: Cleide Aparecida Gomes Rodrigues Fermentão;

ANA PAULA LOURENÇO BENTO

OS MALEFÍCIOS DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA Á FAMÍLIA, FERINDO A DIGNIDADE HUMANA; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ; Orientador: Cleide Aparecida Gomes Rodrigues Fermentão;

BHRENDA VANESSA BUZZO GASPAR

O ASSÉDIO MORAL NAS RELAÇÕES FAMILIARES E A DIGNIDADE HUMANA; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ; Orientador: Cleide Aparecida Gomes Rodrigues Fermentão;

Claudia Patricia Martins

O ABANDONO AFETIVO PELOS PAIS E AS CONSEQUÊNCIAS:POSSIBILIDADE DE INDENIZAÇÃO E A DIGNIDADE HUMANA; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ; Orientador: Cleide Aparecida Gomes Rodrigues Fermentão;

FLÁVIA JASMINE BUENO DE OLIVEIRA

A DESTITUIÇÃO DO PODER FAMILIAR EM PROTEÇÃO Á DIGNIDADE HUMANA; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ; Orientador: Cleide Aparecida Gomes Rodrigues Fermentão;

FLÁVIA LUANA PEREIRA

A ALIENAÇÃO PARENTAL E AS FALSAS MEMÓRIAS DE ABUSO SEXUAL, FERINDO A DIGNIDADE HUMANA; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ; Orientador: Cleide Aparecida Gomes Rodrigues Fermentão;

MILENE DA SILVA CHIULO

A DESIGUALDADE ENTRE O O HOMEM E A MULHER EM CONFRONTO COM O PRINCÍPIO CONSTITUCIONAL DA IGUALDADE E DA DIGNIDADE HUMANA; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ; Orientador: Cleide Aparecida Gomes Rodrigues Fermentão;

Nathalia Rodrigues Fernandes

A DOR DA CRIANÇA A ESPERA DE ADOÇÃO E O PRECONCEITO DOS ADOTANTES, FERINDO A DIGNIDADE HUMANA; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ; Orientador: Cleide Aparecida Gomes Rodrigues Fermentão;

Noeli Utida

O DIREITO DA MULHER EM CONCEBER FILHOS POR REPRODUÇÃO ASSISTIDA HETERÓLOGA POST MORTEM E A DIGNIDADE HUMANA; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ; Orientador: Cleide Aparecida Gomes Rodrigues Fermentão;

SAMIA FERNANDA LEMOS POSSOBOM

A REGULAMENTAÇÃO DE VISITAS NO CASO DE ABUSO SEXUAL, VISANDO A DIGNIDADE HUMANA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ; Orientador: Cleide Aparecida Gomes Rodrigues Fermentão;

Thais M

BENETON; A DESTITUIÇÃO DO PODER FAMILIAR VISANDO A DIGNIDADE HUMANA E O MELHOR INTERESSE DA CRIANÇA; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ; Orientador: Cleide Aparecida Gomes Rodrigues Fermentão;

Guilherme Mattei de Araujo

O DIREITO AO RECONHECIMENTO DA PATERNIDADE SOCIOAFETIVO POST MORTEN E A AÇÃO DE PETIÇÃO DE HERANÇA COM FUNDAMENTO NOS PRINCÍPIOS DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA E A IGUALDADE JURÍDICA; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ; Orientador: Cleide Aparecida Gomes Rodrigues Fermentão;

Guilherme José da Cunha Rocha

AS CAUSAS QUE AUTORIZAM A DESTITUIÇÃO DO PODER FAMILIAR, OS SEUS EFEITOS PREJUDICIAIS À DIGNIDADE HUMANA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ; Orientador: Cleide Aparecida Gomes Rodrigues Fermentão;

Bruna Mendonça

A POSSIBILIDADE JURÍDICA DE INDENIZAÇÃO PELO ABANDONO AFETIVO DOS PAIS AOS FILHOS, EM DEFESA DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ; Orientador: Cleide Aparecida Gomes Rodrigues Fermentão;

Alana Bruna Capriolli Pereira

A EVOLUÇÃO DOS DIREITOS E O RECONHECIMENTO DA UNIÃO HOMOAFETIVA E DA ADOÇÃO POR CASAIS HOMOAFETIVOS PELOS TRIBUNAIS E O PRECONCEITO SOCIAL, FERINDO A DIGNIDADE HUMANA; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ; Orientador: Cleide Aparecida Gomes Rodrigues Fermentão;

Murilo Henrique Meleiro Sepulvida

CONFLITO ENTRE OS DIREITOS DA PERSONALIDADE Á VIDA, AO CREDO E A DEFESA DA DIGNIDADE:O CASO DAS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Centro Universitário de Maringá; Orientador: Cleide Aparecida Gomes Rodrigues Fermentão;

Viviane Farias de Carvalho dos Santos

O DIREITO DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA EM FACE DA ALIENAÇÃO PARENTAL, ASPECTOS JURÍDICOS E PSICOLÓGICOS; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Centro Universitário de Maringá; Orientador: Cleide Aparecida Gomes Rodrigues Fermentão;

Auanser Silva Raimundo

DA POSSIBILIDADE JURÍDICA DA DUPLA PATERNIDADE: BIOLÓGICA E AFETIVA, VISANDO A DIGNIDADE HUMANA DO FILHO; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ; Orientador: Cleide Aparecida Gomes Rodrigues Fermentão;

Dayane de Andrade Landim

ADOÇÃO DE FILHOS POR CASAIS HOMOAFETIVOS SOB A ÓTICA DO PRINCÍPIO DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ; Orientador: Cleide Aparecida Gomes Rodrigues Fermentão;

Valeska Nayane Costa

ALIENAÇÃO PARENTAL EM CONFRONTO COM A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ; Orientador: Cleide Aparecida Gomes Rodrigues Fermentão;

Andressa Fernanda Valério

O ABANDONO AFETIVO AO IDOSO EM CONFRONTO AO PRINCÍPIO DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA E O DEVER DOS DESCENDENTES DE REPARAR O DANO MORAL; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ; Orientador: Cleide Aparecida Gomes Rodrigues Fermentão;

Poliana Caroline Dias dos Santos

OS EFEITOS JURÍDICOS DA DUPLA PATERNIDADE EM PROTEÇÃO A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ; Orientador: Cleide Aparecida Gomes Rodrigues Fermentão;

Bruna Mayra Paladino de Melo

POSSIBILIDADE JURÍDICA DE REPRODUÇÃO ASSISTIDA HOMÓLOGA POST MORTEM E A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ; Orientador: Cleide Aparecida Gomes Rodrigues Fermentão;

Natália Lesnioski Bertelli

O RECONHECIMENTO DA FILIAÇÃO SOCIOAFETIVA E OS EFEITOS SUCESSÓRIOS, VISANDO À DIGNIDADE HUMANA; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ; Orientador: Cleide Aparecida Gomes Rodrigues Fermentão;

Ana Carolina da Rocha Casaroto

ALIENAÇÃO PARENTAL; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Centro Universitário de Maringá; Orientador: Cleide Aparecida Gomes Rodrigues Fermentão;

TATIANE MENDES LIMEIRA

O DIREITO SUCESSÓRIO NA UNIÃO ESTÁVEL E A DIGNIDADE HUMANA; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - União de Faculdades Metropolitanas de Maringá; Orientador: Cleide Aparecida Gomes Rodrigues Fermentão;

Nathalia Fernanda Almeida Giacomini

A RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO EM PROPORCIONAR SAÚDE À PESSOA HUMANA COM FUNDAMENTO NO PRINCÍPIO DA DIGNIDADE HUMANA; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ; Orientador: Cleide Aparecida Gomes Rodrigues Fermentão;

Elianara Gemima Torres

DA POSSIBILIDADE JURÍDICA DA DUPLA PATERNIDADE: BIOLÓGICA E AFETIVA E A DIGNIDADE HUMANA; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ; Orientador: Cleide Aparecida Gomes Rodrigues Fermentão;

Adimara Aparecida Fabrício Silveira

O CONFLITO ENTRE A LIBERDADE DE EXPRESSÃO E O DIREITO PERSONALÍSSIMO À IMAGEM E A DEFESA DA DIGNIDADE; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - União de Faculdades Metropolitanas de Maringá; Orientador: Cleide Aparecida Gomes Rodrigues Fermentão;

Marciene dos Santos Pesse

O PREJUÍZO FÍSICO PSÍQUICO DA CRIANÇA QUE SOFRE MAUS TRATOS FERINDO A SUA DIGNIDADE HUMANA; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ; Orientador: Cleide Aparecida Gomes Rodrigues Fermentão;

Herduvirgem Paulino da Bárbara

O ABANDONO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE PELOS PAIS BIOLÓGICOS E A DIGNIDADE HUMANA; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ; Orientador: Cleide Aparecida Gomes Rodrigues Fermentão;

ANNA LAIS PACHECO

A PATERNIDADE SOCIOAFETIVA E A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ; Orientador: Cleide Aparecida Gomes Rodrigues Fermentão;

Diego Desidério

O DIREITO À FILIAÇÃO E A SUCESSÃO; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ; Orientador: Cleide Aparecida Gomes Rodrigues Fermentão;

kátia bassanello

A PROSTITUIÇÃO INFANTIL E A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ; Orientador: Cleide Aparecida Gomes Rodrigues Fermentão;

Aline Bueno dos Santos

UNIÃO ESTÁVEL PUTATIVA; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ; Orientador: Cleide Aparecida Gomes Rodrigues Fermentão;

CARINA TATIANE AUADA

OS CRITÉRIOS DE PREFERÊNCIA UTILIZADOS PELOS ADOTANTES EM PROCESSO DE ADOÇÃO, EM TOTAL DESRESPEITO À DIGNIDADE HUMANA; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ; Orientador: Cleide Aparecida Gomes Rodrigues Fermentão;

GABRIELLE DOS SANTOS BATICIOTO

LIBERDADE DE CONSCIÊNCIA E DE RELIGIÃO COM FUNDAMENTO NA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ; Orientador: Cleide Aparecida Gomes Rodrigues Fermentão;

Henrique Bonani Thomaz

O DIREITO DE VIVER E DE MORRER COM DIGNIDADE; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ; Orientador: Cleide Aparecida Gomes Rodrigues Fermentão;

Jhenifer Bonani Thomaz

OS DANOS CAUSADOS À CRIANÇA E AO ADOLESCENTE EM DECORRÊNCIA DA PRÁTICA DA ALIENAÇÃO PARENTAL; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ; Orientador: Cleide Aparecida Gomes Rodrigues Fermentão;

Juliana Mayumi de Oliveira

A IMPORTÂNCIA DO AFETO E DO RESPEITO ENTRE OS GENITORES PARA O DESENVOLVIMENTO DO FILHO, COM A GUARDA COMPARTILHADA, EVITANDO-SE A ALIENAÇÃO PARENTAL; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ; Orientador: Cleide Aparecida Gomes Rodrigues Fermentão;

TALITA GAVA SGORLA

A DESTITUIÇÃO DO PODER FAMILIAR COM FUNDAMENTO NO PRINCÍPIO DA DIGNIDADE HUMANA; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ; Orientador: Cleide Aparecida Gomes Rodrigues Fermentão;

Rodolfo Augusto Pagani da Silva

O DIREITO DO PRESO A VISITA ÍNTIMA E O PRINCÍPIO DA DIGNIDADE HUMANA; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ; Orientador: Cleide Aparecida Gomes Rodrigues Fermentão;

Kaytiane Francez da Silva

O CÔNJUGE SOBREVIVENTE COMO HERDEIRO E A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ; Orientador: Cleide Aparecida Gomes Rodrigues Fermentão;

LIGIA VANESSA BELIDO BARBOA

O DIREITO SUCESSÓRIO NA UNIÃO ESTÁVEL; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ; Orientador: Cleide Aparecida Gomes Rodrigues Fermentão;

LUIZ FILIOE SENA DE SANTANA ALMEIDA

OS ALIMENTOS E SUA EXECUÇÃO, COM BASE NO PRINCÍPIO DA DIGNIDADE HUMANA; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ; Orientador: Cleide Aparecida Gomes Rodrigues Fermentão;

ANTONI CARLOS DOS SANTOS

O FILHO ORIUNDO DE REPRODUÇÃO HUMANA ARTIFICIAL HETERÓLOGA E O DIREITO DE CONHECER A SUA ORIGEM COM FUNDAMENTO NO PRINCÍPIO DA DIGNIDADE HUMANA; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ; Orientador: Cleide Aparecida Gomes Rodrigues Fermentão;

Laise Viviane Rosolen

O SISTEMA DE COTAS SOCIAIS PARA INGRESSO NA UNIVERSIDADE PÚBLICA E OS PRINCÍPIOS DA IGUALDADE E DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ; Orientador: Cleide Aparecida Gomes Rodrigues Fermentão;

Larissa Novais Ayme

A DIGNIDADE HUMANA DA CRIANÇA Á ESPERA DE ADOÇÃO; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ; Orientador: Cleide Aparecida Gomes Rodrigues Fermentão;

Lucimara Aparecida da Silva

A RESPONSABILIDADE DO ESTADO NA RECUPERAÇÃO DO USUÁRIO DE DROGAS COM FUNDAMENTO NA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ; Orientador: Cleide Aparecida Gomes Rodrigues Fermentão;

Nadielle Paulino da Silva Bibiano

O PRECONCEITO RACIAL E A DIGNIDADE HUMANA; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ; Orientador: Cleide Aparecida Gomes Rodrigues Fermentão;

Iane Carolina Loureiro

A RESPONSABILIDADE DO ESTADO EM OFERECER TRATAMENTO PARA A RECUPERAÇÃO DO DEPENDENTE QUÍMICO, COM FUNDAMENTO NO PRINCÍPIO DA DIGNIDADE HUMANA; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - CEUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ; Orientador: Cleide Aparecida Gomes Rodrigues Fermentão;

KÉSIA DA SILVA PEREIRA

A ADOÇÃO FACE AO PRINCÍPIO DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Centro de Ensino Superior de Maringá; Orientador: Cleide Aparecida Gomes Rodrigues Fermentão;

Ana Carolie Mori

A CONSTITUCIONALIDADE DA LEI MARIA DA PENHA E O PRINCÍPIO DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Centro de Ensino Superior de Maringá; Orientador: Cleide Aparecida Gomes Rodrigues Fermentão;

Priscila Alves Neves

A DIGNIDADE DA MULHER VÍTIMA DE VIOLÊNCIA FAMILIAR; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Centro de Ensino Superior de Maringá; Orientador: Cleide Aparecida Gomes Rodrigues Fermentão;

RAQUEL TOMAZ DA ROCHA

A ÉTICA COMO FUNDAMENTO ESSENCIAL AOS DIREITOS DA PERSONALIDADE; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Centro de Ensino Superior de Maringá; Orientador: Cleide Aparecida Gomes Rodrigues Fermentão;

Rosalia Dias da Silva Honda

ADOÇÃO POR CASAIS HOMOAFETIVOS À LUZ DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Centro de Ensino Superior de Maringá; Orientador: Cleide Aparecida Gomes Rodrigues Fermentão;

Késia Marques Camilo de Oliveira

A PROTEÇÃO DAS UNIÕES HOMOAFETIVAS COM BASE NO PRINCÍPIO DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Centro de Ensino Superior de Maringá; Orientador: Cleide Aparecida Gomes Rodrigues Fermentão;

Natália Juliane Salça

A FILIAÇÃO SOCIOAFETIVA E O PRINCÍPIO DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Centro de Ensino Superior de Maringá; Orientador: Cleide Aparecida Gomes Rodrigues Fermentão;

Rafael Vieira Ramalho

A GUARDA DE FILHOS E A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Centro de Ensino Superior de Maringá; Orientador: Cleide Aparecida Gomes Rodrigues Fermentão;

Eduardo Henrique Marques Campaner

DA RESPONSABILIDADE CIVIL DECORRENTE DA CIRURGIA ESTÉTICA FRENTE AO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Centro de Ensino Superior de Maringá; Orientador: Cleide Aparecida Gomes Rodrigues Fermentão;

Cristiane Almeida dos Santos

O DIREITO DO CASAL HOMOSSEXUAL DE ADOTAR NO BRASIL COM FUNDAMENTO NO PRINCÍPIO DA DIGNIDADE HUMANA; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Centro de Ensino Superior de Maringá; Orientador: Cleide Aparecida Gomes Rodrigues Fermentão;

Francielle Men

O CONFLITO ENTRE O DIREITO CONSTITUCIONAL Á INTIMIDADE/PRIVACIDADE E O DEVER MATRIMONIAL DE FIDELIDADE; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Centro de Ensino Superior de Maringá; Orientador: Cleide Aparecida Gomes Rodrigues Fermentão;

Ana Zilda Rodrigues de Oliveira

O RECONHECIMENTO DA UNIÃO HOMOAFETIVA COMO UNIÃO ESTÁVEL - COM FUNDAMENTO NA DIGNIDADE HUMANA; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Centro de Ensino Superior de Maringá; Orientador: Cleide Aparecida Gomes Rodrigues Fermentão;

Fabiane Pauro

O DIREITO AO ESTADO CIVIL DAS PESSOAS QUE VIVEM EM UNIÃO ESTÁVEL COMO FORMA DE TUTELA DO DIREITO DA PERSONALIDADE, NA PERSPECTIVA DA DIGNIDADE HUMANA; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Centro de Ensino Superior de Maringá; Orientador: Cleide Aparecida Gomes Rodrigues Fermentão;

renato Kitcher

A UNIÃO ESTÁVEL COMO RESPOSTA À DIGNIDADE HUMANA; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Centro de Ensino Superior de Maringá; Orientador: Cleide Aparecida Gomes Rodrigues Fermentão;

ANA PAULA DE CARVALHO FUGI

O PRINCÍPIO DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA E O BENEFÍCIO ASSISTENCIAL DE PRESTAÇÃO CONTÍNUA; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Centro de Ensino Superior de Maringá; Orientador: Cleide Aparecida Gomes Rodrigues Fermentão;

OKÇANA YURI BUENO RODRIGUES

O DIREITO DE INFORMAÇÃO E DE COMUNICAÇÃO SOCIAL; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Centro de Ensino Superior de Maringá; Orientador: Cleide Aparecida Gomes Rodrigues Fermentão;

ÉRICA YURIKO CEOLA OMORI

PROTEÇÃO INTERNACIONAL DO MEIO AMBIENTE; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Centro de Ensino Superior de Maringá; Orientador: Cleide Aparecida Gomes Rodrigues Fermentão;

FERNANDA TRAUTWEIN

FILIAÇÃO E O DIREITO VIGENTE; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Centro de Ensino Superior de Maringá; Orientador: Cleide Aparecida Gomes Rodrigues Fermentão;

JAKELINE NOBRE BARROS

OS EFEITOS JURÍDICOS NA UNIÃO ESTÁVEL; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Centro de Ensino Superior de Maringá; Orientador: Cleide Aparecida Gomes Rodrigues Fermentão;

Diogo Oselame Pereira Boeira

RESPONSABILIDADE CIVIL NOTARIAL; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Centro de Ensino Superior de Maringá; Orientador: Cleide Aparecida Gomes Rodrigues Fermentão;

Erica Cristina Pereira

DA FIXAÇÃO DOS ALIMENTOS; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade Nobel; Orientador: Cleide Aparecida Gomes Rodrigues Fermentão;

Fernanda Moraes Falaschi

ADOÇÃO E DIGNIDADE HUMANA; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade Nobel; Orientador: Cleide Aparecida Gomes Rodrigues Fermentão;

Fernando Kirchner

UNIÃO ESTÁVEL E SUCESSÃO; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade Nobel; Orientador: Cleide Aparecida Gomes Rodrigues Fermentão;

Fernando Piloto Ferreira

A TUTELA JURISDICIONAL EM PROTEÇÃO AO MEIO AMBIENTE EM RELAÇÃO OS ALIMENTOS TRANGÊNICOS; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade Nobel; Orientador: Cleide Aparecida Gomes Rodrigues Fermentão;

Francisco Roberto de Lima

PLANOS DE SAÚDE - SAÚDE SUPLEMENTAR; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade Nobel; Orientador: Cleide Aparecida Gomes Rodrigues Fermentão;

Juliano José Ribeiro

RESPONSABILIDADE RECÍPROCA NA PRESTAÇÃO DE ALIMENTOS ENTRE OS PARENTES E A RESPONSABILIDADE SUBSIDIÁRIA DO ESTADO; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade Nobel; Orientador: Cleide Aparecida Gomes Rodrigues Fermentão;

Juliano M

Podanoski; O CÔNJUGE SOBREVIVENTE E O DIREITO SUCESSÓRIO NO CÓDIGO VIGENTE; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade Nobel; Orientador: Cleide Aparecida Gomes Rodrigues Fermentão;

Magali Aparecida Favaro Mariane

A RESPONSABILIDADE CIVIL DO MÉDICO NA CIRURGIA PLÁSTICA; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade Nobel; Orientador: Cleide Aparecida Gomes Rodrigues Fermentão;

Maria Cláudia Piloto

DA TUTELA CAUTELAR A TUTELA ANTECIPATÓRIA; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade Nobel; Orientador: Cleide Aparecida Gomes Rodrigues Fermentão;

priscila de Oliveira Reinaldo

DA UNIÃO ESTÁVEL; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade Nobel; Orientador: Cleide Aparecida Gomes Rodrigues Fermentão;

Renata Kesia da Silva

EXONERAÇÃO DE ALIMENTOS; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade Nobel; Orientador: Cleide Aparecida Gomes Rodrigues Fermentão;

Silvia Regina N Mantovani

ASPECTOS JURÍDICOS DA UNIÃO ENTRE HOMOSSEXUAIS; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade Nobel; Orientador: Cleide Aparecida Gomes Rodrigues Fermentão;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

LUIZ EDSON FACHIN

Por um paradigma de essencialidade o elenco indispensável de direitos personalíssimos para tutelar a liberdade; 2004; 0 f; Tese (Doutorado em Direito) - Universidade Federal do Paraná,; Orientador: Luiz Edson Fachin;

José Sebastião de Oliveira

Aspectos sobre o direito à vida e à liberdade, sob a influência da religião, da moral e dos costumes, e sua evolução como direito da personalidade; 2001; Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade Estadual de Maringá,; Orientador: Jose Sebastiao de Oliveira;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • GERALDINO FILHO, GILBERTO ; GOMES RODRIGUES FERMENTÃO, CLEIDE APARECIDA . A IMPORTÂNCIA DA PROVA DO -ESTADO DE POSSE DE FILHO- PARA O RECONHECIMENTO DA PATERNIDADE SOCIOAFETIVO POST MORTEM E OS DIREITOS SUCESSÓRIOS, EM DEFESA DA DIGNIDADE HUMANA. Revista Brasileira de Direito Civil em Perspectiva , v. 3, p. 113-127, 2017.

  • FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues ; CAPELARI, E. C. M. . GUARDA DE FATO NO ÂMBITO DAS FAMÍLIAS RECONSTITUÍDAS: UM OLHAR SOB A DIGNIDADE HUMANA. Revista de Direito de Família e Sucessão , v. 31, p. 99-120, 2017.

  • FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues . ANÁLISE FILOSÓFICA SOBRE O PRINCÍPIO DA DIGNIDADE HUMANA COMO UMA NOVA TEORIA DE JUSTIÇA. Revista Jurídica CESUMAR. Mestrado , v. 16, p. 877-896, 2016.

  • TANAKA, L. Y. A. ; FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues . O ASSÉDIO MORAL AO IDOSO EM DESRESPEITO AO DIREITO PERSONALÍSSIMO DE ENVELHECER COM DIGNIDADE: UMA AFRONTA AO PRINCÍPIO DA DIGNIDADE HUMANA. Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Direito - PPGDir./UFRGS , v. 11, p. 148-166, 2016.

  • FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues ; AGUERA, P. H. S. . A AUSÊNCIA DE EFICÁCIA DO DIREITO FUNDAMENTAL À SAÚDE E A VULNERABILIDADE DAS PESSOAS QUE DEPENDEM DA SAÚDE PÚBLICA: ONDE ESTÁ A INVIOLABILIDADE DA DIGNIDADE HUMANA?. Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Direito - PPGDir./UFRGS , v. 10, p. 112-128, 2015.

  • LUKACHEWSKI, Wanderlei Júnior ; FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues . OS TRATADOS INTERNACIONAIS COMO MECANISMO DE PROTEÇÃO DA VIDA E DA DIGNIDADE HUMANA: A QUESTÃO DAS USINAS NUCLEARES. Revista de Direito Mackenzie , v. 7, p. 136-151, 2014.

  • FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues ; TIZZO, L. G. L. . DA APLICAÇÃO DA TEORIA DA RESPONSABILIDADE CIVIL DIANTE DA VIOLAÇÃO A DIREITOS DA PERSONALIDADE DE ESTRANGEIROS COMO RECONHECIMENTO DO VALOR INTRÍNSICO COMUM DAS PESSOAS. REVISTA JURÍDICA CESUMAR. MESTRADO , v. 13, p. 293-313, 2013.

  • LIMA, Paulo Gomes Júnior ; FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues . O DIREITO À DIGNIDADE DO NASCITURO. Revista Jurídica CESUMAR. Mestrado , v. 12, p. 313-340, 2012.

  • FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues ; LIMA, Paulo Gomes Júnior . A EFICÁCIA DO DIREITO Á DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA. Revista Jurídica CESUMAR. Mestrado , v. 12, p. 313-340, 2012.

  • GABRIEL, A. L. P. ; FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues ; GABRIEL, N. N. . A PATERNIDADE SOCIOAFETIVA E A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA. JUDICARE - Revista Eletrônica da Faculdade de Direito de Alta Floresta , v. 4, p. 1-31, 2012.

  • FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues ; SILVA, Camila Viríssimo da . A TUTELA DOS VALORES E DA CONSCIÊNCIA HUMANA PELO DIREITO DA PERSONALIDADE. Revista Jurídica CESUMAR. Mestrado , v. 11, p. 615-632, 2011.

  • LUKACHEWSKI, Wanderlei Júnior ; FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues . A BUSCA DA ORIGEM GENÉTICA NA REPRODUÇÃO ASSISTIDA HETERÓLOGA COMO COMPLEMENTO DA PERSONALIDADE, COM FUNDAMENTO NA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA. REVISTA DE DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS (FDV) , v. 10, p. 101-136, 2011.

  • Mariza Rotta ; FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues . RESPONSABILIDADE CIVIL E A REPARAÇÃO DO DANO AMBIENTAL:LIMITES E POSSIBILIDADES DE TUTELA DOS DIREITOS INDIVIDUAIS. Revista Jurídica CESUMAR. Mestrado , v. 10, p. 591-621, 2010.

  • Francielle Men ; FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues . CONFLITO ENTRE O DIREITO CONSTITUCIONAL Á INTIMIDADE/PRIVACIDADE E O DEVER MATRIMONIAL DE FIDELIDADE. Revista Jurídica CESUMAR. Mestrado , v. 9, p. 553-578, 2009.

  • Mariza Rotta ; FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues . O PACTA SUNT SERVANDA - CLÁUSULA REBUS SIC STANTIBUS E O EQUILÍBRIO DAS RELAÇÕES CONTRATUAIS NA ATUALIDADE. Revista Jurídica CESUMAR. Mestrado , v. 8, p. 193-218, 2008.

  • okçana Yuri bueno rodrigues ; FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues . DIREITOS DA PERSONALIDADE COMO LIMITADORES DOS DIREITOS DE INFORMAÇÃO E DE COMUNICAÇÃO SOCIAL. Revista Jurídica CESUMAR. Mestrado , v. 8, p. 489-515, 2008.

  • FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues . DIREITO E AXIOLOGIA - O VALOR DA PESSOA HUMANA COMO FUNDAMENTO PARA OS DIREITOS DA PERSONALIDADE. Revista Jurídica CESUMAR. Mestrado , v. 7, p. 57-80, 2007.

  • Aldrey Gresielle Meneghetti Marcelino ; FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues . O DIREITO AO NOME E OS DIREITOS DA PERSONALIDADE. Revista Jurídica CESUMAR. Mestrado , v. 7, p. 531-548, 2007.

  • FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues . OS DIREITOS DA PERSONALIDADE COMO DIREITOS ESSENCIAIS E A SUBJETIVIDADE DO DIREITO. Revista Jurídica CESUMAR. Mestrado , v. 6, p. 241-266, 2006.

  • Grasiela Macias Nogueira ; FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues . O ESTADO CIVIL DAS PESSOAS QUE VIVEM SOB O REGIME DE UNIÃO ESTÁVEL EM FACE DOS DIREITOS DA PERSONALIDADE. Revista Jurídica CESUMAR. Mestrado , v. 6, p. 489-498, 2006.

  • FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues ; CARVALHO, T. J. (Org.) ; SILVA, T. M. B. E. (Org.) . A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA: ANÁLISE DA EFICÁCIA DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS SOCIAIS NO DIREITO CONTEMPORÂNEO. 1. ed. Maringá-PR: IDDM, 2017. v. 1. 160p .

  • FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues ; BANDEIRA, A. C. P. (Org.) ; MOCHI, T. F. G. (Org.) . A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA: UMA ANÁLISE DA EFICÁCIA DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS SOCIAIS NO DIREITO CONTEMPORÂNEO, V. 2. 1. ed. Maringá-PR: IDDM, 2017. v. 1. 191p .

  • FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues . OS DIREITOS FUNDAMENTAIS NO CONTEXTO NACIONAL E A DIGNIDADE HUMANA. 1. ed. Maringá-PR: UNICESUMAR, 2016. v. 1. 120p .

  • Zulmar Fachin (Org.) ; FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues (Org.) . O RECONHECIMENTO DOS NOVOS DIREITOS DA PERSONALIDADE. 1. ed. Maringá-PR: Vivens, 2015. v. 1. 328p .

  • VIEIRA, A. D. (Org.) ; Alessandro Severino Valler Zenni (Org.) ; FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues (Org.) . HERMENÊUTICA II. 1. ed. Florianópolis-SC: CONPEDI, 2014. v. 1. 340p .

  • FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues . O DIREITO Á LIBERDADE (POR UM PARADIGMA QUE DÊ EFICÁCIA AOS DIREITOS PERSONALÍSSIMOS QUE TUTELAM A LIBERDADE). 1. ed. Curitiba-PR: Juruá, 2009. v. 1. 297p .

  • FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues ; CAPELARI, E. C. M. . A PREMISSA DE IGUALDADE ENTRE AS FILIAÇÕES BIOLÓGICA E AFETIVA, NA MULTIPARENTALIDADE FAMILIAR, E O REFLUXO NO MODELO FAMILIAR RECONSTITUÍDO. In: José Sebastião de Oliveira; Elaine de Morais Capelari; Elisangela Cruz Faria. (Org.). Tutela Jurisdicional dos Direitos da Personalidade nas Relações Familiares. 1ed.Rio de Janeiro-RJ: Lumen Juris, 2018, v. 1, p. 227-250.

  • CAPELARI, E. C. M. ; FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues . O ABANDONO AFETIVO AVILTA OS DIREITOS DE PERSONALIDADE E A DIGNIDADE HUMANA, POR CONSEQUÊNCIA GERA O DEVER DE INDENIZAR,. In: RIBEIRO, Daniela Menengotti Gonçalves; ÁVILA, Gustavo Noronha de; MEZACASA, Douglas Santos,. (Org.). EFETIVIDADE DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS. 1aed.Rio de Janeiro: LUMEN JURIS DIREITO, 2018, v. 1, p. 329-352.

  • FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues . A IMPORTÂNCIA DA PROVA DO "ESTADO DE POSSE DE FILHO" PARA O RECONHECIMENTO DA PATERNIDADE SOCIOAFETIVA POST MORTEM E OS DIREITOS SUCESSÓRIOS, EM DEFESA DA DIGNIDADE HUMANA. In: OLIVEIRA, José Sebastião de Oliveira; CAPELARI, Elaine Cristina de Morais; FARIA, Elisangela Cruz. (Org.). TUTELA JURISDICIONAL DOS DIREITOS DA PERSONALIDADE NAS RELAÇÕES FAMILIARES. 1ed.Rio de Janeiro: LUMEN JURIS DIREITO, 2018, v. 1, p. 137-152.

  • DENCK, C. A. M. ; FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues . AS CRIANÇAS INVISÍVEIS: OS DANOS EMOCIONAIS EM SEU DESENVOLVIMENTO FÍSICO-PSÍQUICO AVILTANDO A DIGNIDADE HUMANA. In: Daniela Menengoti G. Ribeiro; Gustavo Noronha de Ávila; Douglas Santos Mezacasa. (Org.). Efetividade dos Direitos Fundamentais. 1ed.Rio de Janeiro-RJ: Lumen Juris, 2017, v. 1, p. 285-304.

  • FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues ; CAPELARI, E. C. M. . O ABANDONO AFETIVO AVILTA OS DIREITOS DA PERSONALIDADE, E A DIGNIDADE HUMANA, POR CONSEQUÊNCIA, GERA O DEVER DE INDENIZAR. In: Daniela Menengoti G. Ribeiro; Gustavo Noronha de Ávila; Douglas Santos Mezacasa. (Org.). Efetividade dos Direitos Fundamentais. 1ed.Rio de Janeiro-RJ: Lumen Juris, 2017, v. 1, p. 305-328.

  • DENCK, C. A. M. ; FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues . A VEXATA QUAESTIO DA ALIENAÇÃO PARENTAL NO SEIO DA FAMÍLIA E A VIOLAÇÃO DA DIGNIDADE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E O DANO BIOPSICOSSOCIAL SOFRIDO. In: Luciana Costa Poli; Tereza Cristina M. Mafra; Giselda Maria F. Novaes Hironaka. (Org.). Direito de Família e das Sucessões. 1ed.Florianópolis-SC: CONPEDI, 2017, v. 1, p. 114-131.

  • FLORES, S. F. ; FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues . O ASSÉDIO MORAL NAS RELAÇÕES CONJUGAIS: HUMILHAÇÃO E CONSTRANGIMENTO, VIOLAÇÃO À DIGNIDADE HUMANA. In: Cleide Aparecida Gomes R. Fermentão; Ana Cláudia Pirajá Bandeira; Tatiana de Freitas Giovanini Mochi. (Org.). A Dignidade da Pessoa Humana: Uma Análise da Eficácia dos Direitos Fundamentais Sociais no Direito Contemporâneo, v. 2. 1ed.Maringá-PR: IDDM, 2017, v. 1, p. 73-88.

  • FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues ; LONCHIATI, F. A. B. . A DOR DA ESPERA POR ADOÇÃO DAS CRIANÇAS VÍTIMAS DE PRECONCEITO: NEGRAS, MAIORES DE SETE ANOS, DOENTES E GRUPOS DE IRMÃOS, EM TOTAL DESRESPEITO À DIGNIDADE HUMANA: UM DIÁLOGO ENTRE O DIREITO E A LITERATURA. In: Cleide Aparecida Gomes R. Fermentão; Thomas Jeferson Carvalho; Tatiana Manna Bellasalma e Silva. (Org.). A Dignidade da Pessoa Humana: Análise da Eficácia dos Direitos Fundamentais Sociais no Direito Contemporâneo. 1ed.Maringá-PR: IDDM, 2017, v. 1, p. 12-26.

  • COUTINHO, E. M. ; FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues . EFETIVIDADE DO PROCESSO À LUZ DO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL: GARANTIA À PRESERVAÇÃO DA DIGNIDADE HUMANA. In: Cleide Aparecida Gomes R. Fermentão; Thomas Jeferson Carvalho; Tatiana Manna Bellasalma e Silva. (Org.). A Dignidade da Pessoa Humana: Análise da Eficácia dos Direitos Fundamentais Sociais no Direito Contemporâneo. 1ed.Maringá-PR: IDDM, 2017, v. , p. 27-48.

  • FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues . O DIREITO DE FAMÍLIA CONTEMPORÂNEO, RESULTADO DA EVOLUÇÃO SOCIAL - REFLEXO NO DIREITO DE FAMÍLIA DO DIREITO PERSONALÍSSIMO AO NOME, EM RESPEITO À DIGNIDADE HUMANA. In: Antonio Jorge Pereira Júnior; Luciana Costa Poli; Valéria Silva Galdino Cardin. (Org.). Direito de Família e Sucessões. 1ed.Florianópolis-SC: CONPEDI, 2016, v. 1, p. 78-98.

  • FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues . O RECONHECIMENTO DA FILIAÇÃO SOCIO AFETIVO POST MORTEM COM FUNDAMENTO NOS PRINCÍPIOS DA IGUALDADE E DA DIGNIDADE HUMANA. In: Giselda Maria Fernandes Novaes Hironaka; Luciana Costa Poli; Samyra Haydêe Dal Farra Naspolini Sanches. (Org.). Direito de Família e Sucessões II. 1ed.Florianópolis-SC: CONPEDI, 2016, v. 1, p. 148-168.

  • FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues ; SEBASTIÃO, S. M. B. . A UNIÃO HOMOAFETIVA NO DIREITO DE FAMÍLIA E A IMPORTÂNCIA DAS DECISÕES DOS TRIBUNAIS PARA O SEU RECONHECIMENTO COMO ENTIDADE FAMILIAR,TENDO COMO FUNDAMENTO A DIGNIDADE HUMANA. In: Larissa Yukie Couto Munekata; José Francisco de Assis Dias; Carlos Alexandre Moraes. (Org.). Temas Jurídicos Atuais. 1ed.Toledo-PR: Vivens, 2016, v. VII, p. 43-74.

  • FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues ; SILVA, T. M. B. E. . DIREITO AO ESQUECIMENTO E A SOCIEDADE SUPERINFORMACIONAL. In: Daniela Menengoti Gonçalves Ribeiro; Jose Francisco de Assis Dias; Mithiele Tatiana Rodrigues. (Org.). Temas Atuais de Direitos da Personalidade. 1ed.Maringá-PR: Vivens, 2015, v. I, p. 107-139.

  • FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues ; SILVA, R. S. E. . A SOCIEDADE SUPERINFORMACIONAL E AS NOVAS TECNOLOGIAS: SERÁ O FIM DA PRIVACIDADE? É O DESPIR-SE DA PRÓPRIA DIGNIDADE?. In: Daniela Menengoti Gonçalves Ribeiro; Jose Francisco de Assis Dias; Mithiele Tatiana Rodrigues. (Org.). Temas Atuais de Direito da Personalidade. 1ed.Maringá-PR: Vivens, 2015, v. 1, p. 15-43.

  • FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues ; SILVA, T. M. B. E. ; SILVA, R. S. E. . DIREITO AO ESQUECIMENTO: EVOLUÇÃO DOS DIREITOS PERSONALÍSSIMOS NA BUSCA DA PRESERVAÇÃO DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA. In: Zulmar Antonio Fachin; Cleide Aparecida Gomes Rodrigues Fermentão. (Org.). O Reconhecimento dos Novos Direitos da Personalidade. 1ed.Maringá-PR: Vivens, 2015, v. 1, p. 142-155.

  • FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues ; SILVA, R. S. E. ; SILVA, T. M. B. E. . AS NOVAS TECNOLOGIAS E AS AFRONTAS AOS DIREITOS DA PERSONALIDADE: SERÁ O FIM DA PRIVACIDADE E DA DIGNIDADE HUMANA?. In: Cleber Sanfelici Otero; Alessandro Severino Valler Zenni. (Org.). Os Limites da Tutela dos Direitos da Personalidade na Contemporaneidade. 1ed.Maringá-PR: Vivens, 2015, v. 1, p. 163-183.

  • FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues ; SILVA, R. S. E. . A VIDA ESCRITA EM BYTES. A SOCIEDADE SUPERINFORMACIONAL E AS NOVAS TECNOLOGIAS: SERÁ O FIM DA PRIVACIDADE E DA DIGNIDADE HUMANA?. In: José Renato Gaziero Cella; Magno Federici Gomes; Aires José Rover. (Org.). Direito, Governança e Novas Tecnologias. 1ed.Florianópolis-SC: CONPEDI, 2015, v. 1, p. 146-168.

  • FIGUEIREDO, ELIZIO LEMES DE ; FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues . O NÚCLEO FAMILIAR POLIAFETIVO E A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA: ANÁLISE NA CONTEMPORANEIDADE. In: Elcio Nacur Rezende;, Otávio Luiz Rodrigues Junior; José Sebastião de Oliveira. (Org.). Direito Civil Contemporâneo. 1ed.Florianópolis-SC: CONPEDI, 2015, v. 1, p. 586-612.

  • FIGUEIREDO, CHRISLAYNE APARECIDA PEREIRA DE ; FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues . OS ALIMENTOS NA MULTIPATERNIDADE E MULTIMATERNIDADE COMO PROTEÇÃO DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA, SOB A LUZ DO DIREITO CIVIL CONSTITUCIONAL. In: Ilton Garcia da Costa; Clara Angélica Gonçalves Dias; César Augusto de Castro Fiuza. (Org.). Direito Civil-Constitucional. 1ed.Florianópolis-SC: CONPEDI, 2015, v. 1, p. 442-469.

  • FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues ; SILVA, T. M. B. E. . O DIREITO AO ESQUECIMENTO COMO GARANTIA DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA NA SOCIEDADE SUPERINFORMACIONAL: A QUEM PERTENCE O PASSADO?. In: César Augusto de Castro Fiuza; Orlando Celso Da Silva Neto; Otavio Luiz Rodrigues Junior. (Org.). Direito Civil Contemporâneo II. 1ed.Florianópolis-SC: CONPEDI, 2015, v. 1, p. 286-308.

  • FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues ; PERA, E. . DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA COMO ÚLTIMA FRONTEIRA DE LEGITIMAÇÃO DA ORDEM POLÍTICO-JURÍDICA. In: Jonathan Barros Vita; Marcos Augusto Maliska. (Org.). Direitos Fundamentais e Democracia II. 1ed.Florianópolis-SC: CONPEDI, 2014, v. 1, p. 66-89.

  • FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues ; DOMINGUES, M. F. . O RECONHECIMENTO DAS FAMÍLIAS HOMOAFETIVAS COMO REALIZAÇÃO DO PRINCÍPIO DA DIGNIDADE HUMANA. In: Ludmila Albuquerque Douettes Araújo; Iara Rodrigues de Toledo; Fernanda Garcia Escane. (Org.). Direito de Família II. 1ed.Florianópolis-SC: CONPEDI, 2014, v. 3, p. 365-392.

  • FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues . A AXIOLOGIA, O DIREITO E A CRISE DOS VALORES: UMA ANÁLISE DA CONSTRUÇÃO INTERIOR HUMANA, DO VALOR E DA DIGNIDADE FRENTE À DESIGUALDADE E À SEGREGAÇÃO SOCIAL. In: Adriana Dias Vieira; Alessandro Severino Vallér Zenni; Cleide Aparecida Gomes Rodrigues Fermentão. (Org.). Hermenêutica II. 1ed.Florianópolis-SC: CONPEDI, 2014, v. 1, p. 6-36.

  • FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues ; SILVA, Camila V.R. . A PROBLEMÁTICA DOS VALORES E A CONSCIÊNCIA HUMANA. In: Clayton Reis; Wesley Macedo de Sousa. (Org.). O Saber Jurídico diante da diversidade do Conhecimento. 1ed.Curitiba-PR: Juruá, 2013, v. 1, p. 177-194.

  • FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues ; BERTOLINI, P. C. G. . O PAPEL DA FAMÍLIA NA PROTEÇÃO DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA: UMA ANÁLISE À LUZ DA PROBLEMÁTICA DA PROSTITUIÇÃO INFANTIL. In: Mariana Ribeiro Santiago; Marcos Alves da Silva; Valéria Silva Galdino Cardin. (Org.). Direito de Família. 1ed.Florianópolis-SC: FUNJAB, 2013, v. 1, p. 264-291.

  • FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues ; TIZZO, L. G. L. . DO PODER CONSTITUINTE ORIGINÁRIO COMO FORMA DE MANIFESTAÇÃO DO DIREITO NATURAL, A FIM DE FUNDAMENTAR A PROTEÇÃO DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA, EVIDENCIANDO UMA NOVA REGRA HERMENÊUTICA PARA O ORDENAMENTO JURÍDICO. In: Alexandre Walmott Borges;João Mauricio Leitão Adeodado; Iara Rodrigues de Toledo. (Org.). Hermenêutica. 1ed.Florianópolis-SC: Fundação Boiteux, 2013, v. 1, p. 192-211.

  • FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues ; PERA, E. . A DIGNIDADE HUMANA SOB A PERSPECTIVA TRIDIMENSIONALISTA E DA HERMENÊUTICA JURÍDICA NA ANÁLISE DO NOVO PARADÍGMA DE RECONSTRUÇÃO DO DIREITO. In: Alexandre Walmott Borges; Iara Rodrigues de Toledo; Rubens Beçak. (Org.). Hermenêutica. 1ed.Florianópolis-SC: CONPEDI, 2013, v. 1, p. 184-206.

  • FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues . O CÔNJUGE SOBREVIVENTE COMO HERDEIRO NECESSÁRIO EM DEFESA DA DIGNIDADE HUMANA. In: Mariana Ribeiro Santiago; José Sebastião de Oliveira; Jussara Suzi Assis B.N. Ferreira. (Org.). Direito de Família. 1ed.Florianópolis-SC: FUNJAB, 2013, v. 1, p. 457-483.

  • SIMÕES Fernanda Martins ; FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues . DO INSTITUTO DOS ALIMENTOS E SUA EXECUÇÃO NA PERSPECTIVA DOS DIREITOS DA PERSONALIDADE: ASPECTOS DOUTRINÁRIOS E JURISPRUDENDCIAIS. In: Rubens Beçak; Marcus Fabiano Gonçalves; José Ricardo Henrique Carvalho Salgado. (Org.). Hermenêutica. 1ed.Florianópolis-SC: FUNJAB, 2012, v. 1, p. 198-222.

  • KLOSTER, Sarila ; FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues . O DEVER DA PRESTAÇÃO DE AFETO NA FILIAÇÃO COMO CONSEQUÊNCIA DA TUTELA JURÍDICA DA AFETIVIDADE. In: Mariana Ribeiro Santiago; José Sebastião de Oliveira. (Org.). Direito de Família. 1ed.Florianópolis-SC: FUNJAB, 2012, v. 1, p. 210-224.

  • DOMINGUES, M. F. ; FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues . BREVE INCURSÃO HISTÓRICA PELOS DIREITOS FEMININOS E SEU RECONHECIMENTO COMO CONSOLIDAÇÃO DA DIGNIDADE HUMANA. In: I Congresso Internacional de Direitos da Personalidade, 2014, Maringá-PR. Anais Eletrônicos do I Congresso Internacional de Direitos da Personalidade. Maringá-PR: UNICESUMAR, 2014. v. 1. p. 1-16.

  • FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues ; KLOSTER, Sarila . O PRECONCEITO QUE GERA A HOMOFOBIA, FRUTO DO DESRESPEITO AOS DIREITOS PERSONALÍSSIMOS E Á DIGNIDADE DO HOMOSSEXUAL. In: XXI Encontro Nacional do CONPEDI, 2012, Uberlândia-MG. Sistema Jurídico e Direitos Fundamentais Individuais e Coletivos. Florianópolis-SC: CONPEDI, 2012. v. 1. p. 1-22.

  • FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues ; SIMÕES Fernanda Martins . O RECONHECIMENTO DAS UNIÕES HOMOAFETIVAS EM UNIÃO ESTÁVEL PELOS TRIBUNAIS REGIONAIS E SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, COM FUNDAMENTO NA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA. In: XX Congresso Nacional do CONPEDI, 2011, Vitória-ES. XX Congresso Nacional do CONPEDI. Florianópolis-SC: FUNJAB, 2011. v. 1. p. 1-22.

  • FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues . POR UM PARADIGMA DE ESSENCIALIDADE DO DIREITO QUE DÊ EFICÁCIA AOS DIREITOS PERSONALÍSSIMOS QUE TUTELAM A DIGNIDADE HUMANA. In: XVII Congresso Nacional do CONPEDI, 2008, Brasília-DF. XX Anos da Constituição da República do Brasil: reconstrução, perspectiva e desafios. Florianópolis-SC: FUNJAB, 2008. v. 1. p. 1-22.

  • DENCK, C. A. M. ; FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues . A MEDIAÇÃO FAMILIAR COMO TUTELA DA DIGNIDADE HUMANA NOS CONFLITOS FAMILIARES. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RODRIGUES, J. V. ; FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues . A DESIGUALDADE ENTRE O HOMEM E MULHER NO CRIME DE ESTUPRO: ANÁLISE DA RESPONSABILIDADE E DIREITOS DO HOMEM QUANDO O MESMO É VÍTIMA DE ESTUPRO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CAPELARI, E. C. M. ; FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues . A PREMISSA DE IGUALDADE ENTRE AS FILIAÇÕES BIOLÓGICA E AFETIVA, NA MULTIPARENTALIDADE FAMILIAR, ENTRE AS FORMAS DE FAMÍLIAS EXISTENTES NO DIREITO CONTEMPORÂNEO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, V. F. C. ; FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues . O DIREITO DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA EM FACE DA ALIENAÇÃO PARENTAL, ASPECTOS JURÍDICOS E PSICOLÓGICOS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues ; CASAROTO, A. C. R. . ALIENAÇÃO PARENTAL E A VIOLAÇÃO DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues . INEFICÁCIA DO PRINCÍPIO DA DIGNIDADE HUMANA NO DIREITO CONTEMPORÂNEO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues ; FLORES, Simoone . O ASSEDIO MORAL NAS RELAÇÕES CONJUGAIS: HUMILHAÇÃO E CONSTRANGIMENTO, VIOLAÇÃO À DIGNIDADE HUMANA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues . O RECONHECIMENTO DA FILIAÇÃO SOCIO AFETIVO POST MORTEM COM FUNDAMENTO NOS PRINCÍPIOS DA IGUALDADE E DA DIGNIDADE HUMANA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues . A EFICÁCIA DO DIREITO À DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LONCHIATI, F. A. B. ; FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues . A DOR DA ESPERA POR ADOÇÃO DAS CRIANÇAS VÍTIMAS DE PRECONCEITO: NEGRAS, MAIORES DE SETE ANOS, DOENTES E GRUPOS DE IRMÃOS, EM TOTAL DESRESPEITO Á DIGNIDADE HUMANA: UM DIÁLOGO ENTRE O DIREITO E A LITER. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • COUTINHO, E. M. ; FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues . A EFETIVIDADE DO PROCESSO À LUZ DO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL: GARANTIA À PRESERVAÇÃO DA DIGNIDADE HUMANA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues ; FLORES, Simoone . O ASSÉDIO MORAL NAS RELAÇÕES FAMILIARES E A DIGNIDADE HUMANA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues . O DIREITO DE FAMÍLIA CONTEMPORÂNEO, RESULTADO DA EVOLUÇÃO SOCIAL - REFLEXO NO DIREITO DE FAMÍLIA DO DIREITO PERSONALÍSSIMO AO NOME, EM RESPEITO À DIGNIDADE HUMANA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FIGUEIREDO, CHRISLAYNE APARECIDA PEREIRA DE ; FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues . OS ALIMENTOS NA MULTIPATERNIDADE E MULTIMATERNIDADE COMO PROTEÇÃO DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA, SOB A LUZ DO DIREITO CIVIL CONSTITUCIONAL. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FIGUEIREDO, ELIZIO LEMES DE ; FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues . O NÚCLEO FAMILIAR POLIAFETIVO E A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA: ANÁLISE NA CONTEMPORANEIDADE. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues ; SILVA, T. M. B. E. . O DIREITO AO ESQUECIMENTO COMO GARANTIA DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA NA SOCIEDADE SUPERINFORMACIONAL: A QUEM PERTENCE O PASSADO?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues ; SILVA, R. S. E. . A VIDA ESCRITA EM BYTES, A SOCIEDADE SUPERINFORMACIONAL E AS NOVAS TECNOLOGIAS: SERÁ O FIM DA PRIVACIDADE E DA DIGNIDADE HUMANA?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues . AS NOVAS TECNOLOGIAS E AS AFRONTAS AOS DIREITOS DA PERSONALIDADE: SERÁ O FIM DA PRIVACIDADE E DA DIGNIDADE HUMANA?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues . DIREITO AO ESQUECIMENTO: EVOLUÇÃO DOS DIREITOS PERSONALÍSSIMOS NA BUSCA DA PRESERVAÇÃO DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues ; PERA, E. . DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA COMO ÚLTIMA FRONTEIRA DE LEGITIMAÇÃO DA ORDEM POLÍTICO-JURÍDICA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues . A EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO DIREITO DE FAMÍLIA E A DIGNIDADE HUMANA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DOMINGUES, M. F. ; FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues . O RECONHECIMENTO DAS FAMÍLIAS HOMOAFETIVAS COMO REALIZAÇÃO DO PRINCÍPIO DA DIGNIDADE HUMANA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues . A AXIOLOGIA, O DIREITO E A CRISE DOS VALORES:UMA ANÁLISE DA CONSTRUÇÃO INTERIOR HUMANA, DO VALOR E DA DIGNIDADE HUMANA FRENTE À DESIGUALDADE E A SEGREGAÇÃO SOCIAL. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues . A DIGNIDADE HUMANA E A CRISE DOS VALORES NO DIREITO CONTEMPORÂNEO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DOMINGUES, M. F. ; FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues . BREVE INCURSÃO HISTÓRICA PELOS DIREITOS FEMININOS E SEU RECONHECIMENTO COMO CONSOLIDAÇÃO DA DIGNIDADE HUMANA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues ; PERA, E. . DO PODER CONSTITUINTE ORIGINÁRIO COMO FORMA DE MANIFESTAÇÃO DO DIREITO NATURAL, A FIM DE FUNDAMENTAR A PROTEÇÃO DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA, EVIDENCIANDO UMA NOVA REGRA HERMENÊUTICA PARA O ORDENAMENTO JURÍDICO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues ; BERTOLINI, P. C. G. . O PAPEL DA FAMÍLIA NA PROTEÇÃO DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA: UMA ANÁLISE À LUZ DA PROBLEMÁTICA DA PROSTITUIÇÃO INFANTIL. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PERA, E. ; FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues . A DIGNIDADE HUMANA SOB A PERSPECTIVA TRIDIMENSIONALISTA E DA HERMENÊUTICA JURÍDICA NA ANÁLISE DO NOVO PARADÍGMA DE RECONSTRUÇÃO DO DIREITO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues . O CÔNJUGE SOBREVIVENTE COMO HERDEIRO NECESSÁRIO EM DEFESA DA DIGNIDADE HUMANA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues . A IMPORTÂNCIA DO PRINCÍPIO DA DIGNIDADE HUMANA PARA A RECONSTRUÇÃO DO DIREITO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues ; LIMA, Paulo Gomes Júnior . O DIREITO À DIGNIDADE DO NASCITURO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues ; KLOSTER, Sarila . O PRECONCEITO QUE GERA A HOMOFOBIA, FRUTO DO DESRESPEITO AOS DIREITOS PERSONALÍSSIMOS E Á DIGNIDADE DO HOMOSSEXUAL. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SIMÕES Fernanda Martins ; FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues . DO INSTITUTO DOS ALIMENTOS E SUA EXECUÇÃO NA PERSPECTIVA DOS DIREITOS DA PERSONALIDADE: ASPECTOS DOUTRINÁRIOS E JURISPRUDENDCIAIS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • KLOSTER, Sarila ; FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues . O DEVER DA PRESTAÇÃO DE AFETO NA FILIAÇÃO COMO CONSEQUÊNCIA DA TUTELA JURÍDICA DA AFETIVIDADE. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues . DIREITO À LIBERDADE: POR UM PARADIGMA DE ESSENCIALIDADE DO DIREITO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues ; SIMÕES Fernanda Martins . O RECONHECIMENTO DAS UNIÕES HOMOAFETIVAS EM UNIÃO ESTÁVEL PELOS TRIBUNAIS REGIONAIS E SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, COM FUNDAMENTO NA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues . POR UM PARADIGMA DE ESSENCIALIDADE DO DIREITO QUE DÊ EFICÁCIA AOS DIREITOS PERSONALÍSSIMOS QUE TUTELAM A DIGNIDADE HUMANA. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues . A CONSTITUCIONALIZAÇÃO DO DIREITO DE FAMÍLIA. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues . O PAPEL DA MULHER NA EVOLUÇÃO DO DIREITO - A DEFESA DE SUA DIGNIDADE. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues . PARECER TÉCNICO NO ARTIGO: SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO: PROTEÇÃO À PRIVACIDADE E AS AFRONTAS AOS DIREITOS DO INDIVÍDUO. 2017.

FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues . PARECER TÉCNICO NO ARTIGO: A RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO PELA SAÚDE DA PESSOA HUMANA TUTELANDO A SUA DIGNIDADE. 2017.

FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues . PARECER TÉCNICO NO ARTIGO: PSICOPATIA POLÍTICA ANÁLISE PSICOJURÍDICO ACERCA DOS MOTIVOS DESSA BUSCA INCANSÁVEL PELO DINHEIRO E PODER. 2017.

FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues . PARECER TÉCNICO NO ARTIGO: A EFETIVIDADE DE DIREITOS ESSENCIAIS À PESSOA EM PROPORÇÃO AO NÍVEL DEMOCRÁTICO. 2017.

FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues . PARECER TÉCNICO NO ARTIGO: DIREITO E LITERATURA: ROSA, A FLOR DE OXALÁ E SEU DIREITO À CRENÇA. 2017.

FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues . PARECER TÉCNICO NO ARTIGO: A MEDIAÇÃO FAMILIAR COMO TUTELA DA DIGNIDADE HUMANA NOS CONFLITOS FAMILIARES. 2017.

FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues . PARECER TÉCNICO NO ARTIGO: A DESIGUALDADE ENTRE O HOMEM E MULHER NO CRIME DE ESTUPRO: ANÁLISE DA RESPONSABILIDADE E DIREITOS DO HOMEM QUANDO O MESMO É VÍTIMA DE ESTUPRO. 2017.

FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues . PARECER TÉCNICO NO ARTIGO: O DIREITO DE DEIXAR DE VIVER DE FORMA DIGNA DOS INDIVÍDUOS COM DISCERNIMENTO. 2017.

FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues . PARECER TÉCNICO NO ARTIGO: JUSTIÇA RESTAURATIVA E A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA: O CRIME SOB UMA PERSPECTIVA MAIS HUMANIZADA. 2017.

FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues . A POSSIBILIDADE JURÍDICA DE DUPLA PATERNIDADE -BIOLÓGICO E SOCIOAFETIVO. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues . O NOME DA PESSOA:DIREITO DA PERSONALIDADE. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues . A DESCRIMINALIZAÇÃO DO ABORTO E A DIGNIDADE HUMANA DO EMBRIÃO. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues . A GUARDA COMPARTILHADA DOS FILHOS VISANDO A DIGNIDADE HUMANA DESTES. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues . O ATIVISMO DO JUDICIÁRIO NA EVOLUÇÃO DO DIREITO DE FAMÍLIA. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues . DIREITO DE FAMÍLIA CONTEMPORÂNEO: A EVOLUÇÃO PELAS DECISÕES DOS TRIBUNAIS EM RESPEITO À DIGNIDADE HUMANA. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues . A IMPORTÂNCIA DOS VALORES NAS RELAÇÕES FAMILIARES E A EVOLUÇÃO DO DIREITO DE FAMÍLIA PELAS DECISÕES DOS TRIBUNAIS. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues . O DIREITO DE PERSONALIDADE NAS RELAÇÕES FAMILIARES. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues . O DIREITO DE FAMÍLIA CONTEMPORÂNEO. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues . DIREITO DE FAMÍLIA. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues . DIREITO DE FAMÍLIA. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues . O DIVÓRCIO E A EMENDA CONSTITUCIONAL 66. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues . DIREITO DE FAMÍLIA. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues . DIREITO DAS COISAS. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues . DIREITO DE SUCESSÕES. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    A DIGNIDADE HUMANA E O DIREITO DA PERSONALIDADE: NOVA TEORIA DE JUSTIÇA NO DIREITO CONTEMPORÂNEO, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (11) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (8) . , Integrantes: Cleide Aparecida Gomes Rodrigues Fermentão - Coordenador.

  • 2016 - Atual

    PROTEÇÃO INTEGRAL DA PESSOA: INTERAÇÕES DOS DIREITOS HUMANOS, DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS E DOS DIREITOS DA PERSONALIDADE, Descrição: Quais os critérios e avanços nos diálogos entre as teorias dos Direitos Humanos e Direitos fundamentais e as teorias dos direitos da personalidade na sociedade contemporânea? A proteção integral da pessoa encontra limites temporais, locais e culturais significativos para construção de uma teoria jurídica da da dignificação da pessoa humana? OBJETIVO GERAL: Identificar e estudar os novos desafios da proteção integral do indivíduo (direitos humanos, fundamentais e da personalidade) em sua cultura ou em suas interações transculturais da dignidade da pessoa humana na sociedade contemporânea. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Comparabilidade entre as teorias constitucionais e da justiça quanto à despersonalização do homem na sociedade do alto capitalismo, ou da modernidade liquida. Análise e sistematização dos direitos humanos e direitos fundamentais para consolidação dos direitos da personalidade no Brasil e no ocidente.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (27) . , Integrantes: Cleide Aparecida Gomes Rodrigues Fermentão - Integrante / Alessandro Severino Valler Zenni - Integrante / Zulmar Fachin - Integrante / Cleber Sanfelici Otero - Coordenador.

  • 2016 - Atual

    A DIGNIDADE HUMANA E O DIREITO DA PERSONALIDADE NO DIREITO CONTEMPORÂNEO: UMA ANÁLISE SOBRE A CONSTRUÇÃO DE NOVOS DIREITOS E UMA NOVA TEORIA DA JUSTIÇA, Descrição: A sociedade tem evoluído com as descobertas da ciência e da tecnologia, novos valores axiológicos se apresentam e exigem do Direito respostas às necessidades sociais. A violência insiste em destruir a vida humana com a insegurança e o medo. Por outro lado, o homem vislumbra a possibilidade de viver com a liberdade de expressão e de escolhas pessoais, sexuais, religiosas e profissionais, podendo recorrer à justiça para ter a sua dignidade protegida. A dignidade humana está protegida pela Constituição Federal, o que tem protegido a personalidade do homem, possibilitando ampla pesquisa das necessidades sociais a proteger a vida digna.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (6) . , Integrantes: Cleide Aparecida Gomes Rodrigues Fermentão - Coordenador.

  • 2009 - 2012

    O VALOR E A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA COMO NOVO PARADIGMA NO DIREITO CONTEMPORÂNEO, Descrição: Projeto de pesquisa com o objetovo de analisar o comportamento do homem no contextosocial atual, buscando conhecer a sua necessidade de proteção pelo Estado e sua luta na história até o Direito Ontemporânea. A evolução social e a importância dos direitos personalíssimos para a essência da pessoa humana, e a tutela da dignidade humana em face da discriminação social, da opção sexual, da repersonalização do Direito visando o valor da pessoa humana.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (4) . , Integrantes: Cleide Aparecida Gomes Rodrigues Fermentão - Coordenador., Financiador(es): Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular - Bolsa.

  • 2007 - 2008

    O VALOR DA PESSOA E A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA, Descrição: Projeto de pesquisa composto por mestrandos do Programa de Pós-graduação do Mestrado em Direito do Centro Universitário CESUMAR. e por graduando da mesma instituição.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Cleide Aparecida Gomes Rodrigues Fermentão - Coordenador / MARIZA ROTTA - Integrante / Cristiane Almeida dos Santos - Integrante / Francielle Men - Integrante / Ana Zilda Rodrigues de Oliveira - Integrante / Fabiane Pauro - Integrante / GRASIELA MACIAS NOGUEIRA - Integrante / ALDREY GRESIELLE MENEGUETTI MARCELINO - Integrante., Número de produções C, T & A: 2

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2010 - 2011

    O VALOR DA PESSOA E A DIGNIDADE HUMANA COMO PARADIGMA DO DIREITO CONTEMPORÂNEO, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (4) . , Integrantes: Cleide Aparecida Gomes Rodrigues Fermentão - Coordenador., Financiador(es): Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular - Bolsa.

  • 2010 - 2011

    O VALOR DA PESSOA E A DIGNIDADE HUMANA COMO PARADIGMA DO DIREITO CONTEMPORÂNEO, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (4) . , Integrantes: Cleide Aparecida Gomes Rodrigues Fermentão - Coordenador., Financiador(es): Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular - Bolsa.

  • 2010 - 2011

    O VALOR DA PESSOA E A DIGNIDADE HUMANA COMO PARADIGMA DO DIREITO CONTEMPORÂNEO, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (4) . , Integrantes: Cleide Aparecida Gomes Rodrigues Fermentão - Coordenador., Financiador(es): Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular - Bolsa.

  • 2010 - 2011

    O VALOR DA PESSOA E A DIGNIDADE HUMANA COMO PARADIGMA DO DIREITO CONTEMPORÂNEO, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (4) . , Integrantes: Cleide Aparecida Gomes Rodrigues Fermentão - Coordenador., Financiador(es): Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular - Bolsa.

  • 2010 - 2011

    O VALOR DA PESSOA E A DIGNIDADE HUMANA COMO PARADIGMA DO DIREITO CONTEMPORÂNEO, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (4) . , Integrantes: Cleide Aparecida Gomes Rodrigues Fermentão - Coordenador., Financiador(es): Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular - Bolsa.

  • 2010 - 2011

    O VALOR DA PESSOA E A DIGNIDADE HUMANA COMO PARADIGMA DO DIREITO CONTEMPORÂNEO, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (4) . , Integrantes: Cleide Aparecida Gomes Rodrigues Fermentão - Coordenador., Financiador(es): Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular - Bolsa.

  • 2010 - 2011

    O VALOR DA PESSOA E A DIGNIDADE HUMANA COMO PARADIGMA DO DIREITO CONTEMPORÂNEO, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (4) . , Integrantes: Cleide Aparecida Gomes Rodrigues Fermentão - Coordenador., Financiador(es): Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular - Bolsa.

  • 2010 - 2011

    O VALOR DA PESSOA E A DIGNIDADE HUMANA COMO PARADIGMA DO DIREITO CONTEMPORÂNEO, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (4) . , Integrantes: Cleide Aparecida Gomes Rodrigues Fermentão - Coordenador., Financiador(es): Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular - Bolsa.

  • 2010 - 2011

    O VALOR DA PESSOA E A DIGNIDADE HUMANA COMO PARADIGMA DO DIREITO CONTEMPORÂNEO, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (4) . , Integrantes: Cleide Aparecida Gomes Rodrigues Fermentão - Coordenador.Financiador(es): Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular - Bolsa.

  • 2010 - 2011

    O VALOR DA PESSOA E A DIGNIDADE HUMANA COMO PARADIGMA DO DIREITO CONTEMPORÂNEO, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (4) . , Integrantes: Cleide Aparecida Gomes Rodrigues Fermentão - Coordenador., Financiador(es): Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular - Bolsa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2016

professora homenageada com livro em sua homenagem, OAB-E CURSOS DE DIREITO DE MARINGÁ-PR.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Centro Universitário de Maringá, Mestrado em Ciências Jurídicas. , Av. Guedner, 1610 - Mestrado em Direito, Centro, 87050390 - Maringá, PR - Brasil, Telefone: (44) 30276360, Ramal: 1475, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2017 - Atual

    Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação

    Vínculo: , Enquadramento Funcional:

  • 2016 - Atual

    Centro Universitário de Maringá

    Vínculo: , Enquadramento Funcional:

  • 2009 - 2009

    União de Faculdades Metropolitanas de Maringá

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 12

    Atividades

    • 07/2011 - 06/2016

      Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia do Direito

    • 07/2011 - 06/2016

      Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia do Direito

    • 01/2009 - 05/2009

      Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Direito Civil

  • 2004 - Atual

    Centro de Ensino Superior de Maringá

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40

    Atividades

    • 01/2007

      Ensino, Ciências Jurídicas, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos Constitucionais, Sócio Jurídico e Filosófico da Família, Normatividade Contemporânea e Dignidade da Pessoa Humana, Prática da Docência

    • 01/2006

      Ensino, Direito da Família, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Direito Patrimonial nas Relações Familiares e Sucessões

    • 02/2005

      Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Direito de Família e Sucessões, Filosofia do Direito

    • 01/2005

      Ensino, Direito, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Aspectos Filosóficos e Constitucionais das Relações Familiares

    • 01/2004

      Ensino, Direito, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Direito Civil

  • 2003 - 2006

    Centro de Ensino Superior Nobel

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40

    Atividades

    • 12/2005 - 07/2006

      Direção e administração, Departamento de Direito, .,Cargo ou função, Coordenadora do Curso de Direito.

    • 02/2004 - 07/2006

      Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Direito Civil II (Famílias e Sucessões), Filosofia do Direito

    • 05/2003 - 12/2003

      Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Direito Civil II

  • 1995 - 2003

    Ordem dos Advogados do Brasil

    Vínculo: Conselho, Enquadramento Funcional: Conselho

    Atividades

    • 01/1995

      Conselhos, Comissões e Consultoria, .,Cargo ou função, Conselheira Estadual.

  • 1978 - Atual

    Escritório de Advocacia Cleide Fermentão

    Vínculo: Titular, Enquadramento Funcional: Proprietária

    Atividades

    • 01/1978

      Direção e administração, .,Cargo ou função, Advogada.

  • 2016 - Atual

    Escola da Magistratura do Estado do Paraná

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: PROFESSORA