Vinicius Torres Machado

Bacharel em interpretação teatral, Mestre e Doutor em Artes Cênicas pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Realizou a pesquisa de mestrado com bolsa Fapesp e a pesquisa de doutorado com bolsa Capes. Realizou o estágio supervisionado no exterior com bolsa Capes durante o doutoramento na Ghent University, Faculty of Arts and Philosophy. É professor na UniversidadeEstadual Paulista "Julio de Mesquita Filho"-UNESP- Instituto de Artes - DACEF

Informações coletadas do Lattes em 24/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas

2010 - 2014

Universidade de São Paulo
Título: A matéria cênica e o tempo de sua percepção: uma proposta de agenciamento teórico.
Orientador: em Ghent University ( Christel Stalpaert)
com Luiz Fernando Ramos. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro / Especialidade: Interpretação Teatral. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro / Especialidade: Dramaturgia.

Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas

2007 - 2009

Universidade de São Paulo
Título: A máscara no teatro moderno: do avesso da tradição à contemporaneidade,Ano de Obtenção: 2009
Luiz Fernando Ramos.Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. Palavras-chave: teatro.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesSetores de atividade: Outros Serviços Coletivos, Sociais e Pessoais; Educação.

Graduação em Artes Cênicas Com Habilitação em Interpretação Teatral

2000 - 2005

Universidade de São Paulo

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2018 - 2018

Palestra de Renata Pallottini - Aquecimento do imaginário. (Carga horária: 3h). , Companhia Livre de Teatro, CIA LIVRE, Brasil.

2018 - 2018

Palestra de Gilda Rosa: Militâncias populares. (Carga horária: 3h). , Companhia Livre de Teatro, CIA LIVRE, Brasil.

2017 - 2017

Palestra de Eduardo Mutarelli: A Memória é uma ilha de edição. (Carga horária: 3h). , Companhia Livre de Teatro, CIA LIVRE, Brasil.

2017 - 2017

Curso de Atuação Épica Dialética. (Carga horária: 32h). , Companhia Livre de Teatro, CIA LIVRE, Brasil.

2017 - 2017

Palestra de Maria Rita Kehl: Memória pessoal e memória social. (Carga horária: 3h). , Companhia Livre de Teatro, CIA LIVRE, Brasil.

2017 - 2017

Workshop com Lou Sturm: Chakras e Glândulas - Anatomia Vivencial. (Carga horária: 5h). , Body Mind Movement Brasil, BMMB, Brasil.

2017 - 2017

Seminário com José Antonio Pasta: Trajetória de Brecht. (Carga horária: 12h). , Companhia Livre de Teatro, CIA LIVRE, Brasil.

2016 - 2016

A dimensão espacial da ação vocal. (Carga horária: 6h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2013 - 2013

The Body as Archive: 100 Years Le Sacre. (Carga horária: 12h). , Ghent University, UGENT, Bélgica.

2008 - 2008

A Poética da Luz. , Lume Teatro, LUME, Brasil.

2008 - 2008

A Criação do Momento Cênico. , Lume Teatro, LUME, Brasil.

2007 - 2007

Máscaras Balinesas. , barracão Teatro, BT, Brasil.

2002 - 2002

Voz e Ação Vocal. , Lume Teatro, LUME, Brasil.

2001 - 2002

O Ator e a Máscara. , barracão Teatro, BT, Brasil.

2001 - 2001

Iniciação à commedia dell'arte. , barracão Teatro, BT, Brasil.

2000 - 2001

Iniciação ao Circo. , Circo Escola Picadeiro, CEP, Brasil.

1998 - 1998

Iniciação à Dramaturgia. , Fundação Cultural Cassiano Ricardo, FCCR, Brasil.

1998 - 1998

Clown a arte de fazer rir. , Fundação Cultural Cassiano Ricardo, FCCR, Brasil.

1998 - 1998

A máscara neutra. , Fundação Cultural Cassiano Ricardo, FCCR, Brasil.

1998 - 1998

A Arte do Movimento Consciente. , Fundação Cultural Cassiano Ricardo, FCCR, Brasil.

1997 - 1997

Iniciação ao Cinema. , Fundação Cultural Cassiano Ricardo, FCCR, Brasil.

1997 - 1997

As possibilidades Cênicas do Corpo. , Serviço Social do Comércio, SESC, Brasil.

1997 - 1997

Iniciação ao teatro. , Fundação Cultural Cassiano Ricardo, FCCR, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes/Especialidade: História da Arte.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes/Especialidade: Teoria da Arte.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Direção Teatral.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Interpretação Teatral.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Dramaturgia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

MACHADO, V. T. ; VILELA, L. F. . Semana de Cênicas 2019 do DACEFC / IA / UNESP.. 2019. (Outro).

MACHADO, V. T. . 1ª edição Balbúrdia Drag - Instituto de Artes da Unesp. 2019. (Festival).

MACHADO, V. T. ; NOSELLA, B. L. D. ; KANTER, T. . Seminário Apontamentos Sobre a História da Iluminação: a iluminação elétrica e a cena moderna. 2018. (Outro).

MACHADO, V. T. . Semana de Cênicas 2018 do DACEFC / IA / UNESP. 2018. (Outro).

MACHADO, V. T. ; ROMANO, L. R. V. ; PALLOTTINI, R. ; ROSA, G. . Aquecimento do Imaginário Sobre a Memória de Ilhas e Revoluções - II. 2018. (Outro).

VILELA, Lilian F. ; MACHADO, V. T. . Cabaré do Povo Parrir e Pacantar. 2018. (Outro).

VILELA, Lilian F. ; MACHADO, V. T. . Cabaré de abertura no 27º Encontro de Pesquisadores em Artes Plásticas ? ANPAP. 2018. (Outro).

MACHADO, V. T. ; VILELA, L. . Cabaré Circolar. 2017. (Outro).

MACHADO, V. T. ; VILELA, L. . Oficina de bonecos Los Marmotas. 2017. (Outro).

MACHADO, V. T. ; VILELA, L. . Espetáculo Love Mim, Cia Los Marmotas. 2017. (Outro).

MACHADO, V. T. ; VILELA, L. . Espetáculo "Asas de Ícaro", Cia. Los Marmotas. 2017. (Outro).

MACHADO, V. T. ; VILELA, L. . Espetáculo "Troca em Cena", Grupo Molde'. 2017. (Outro).

MACHADO, V. T. ; ROMANO, L. R. V. ; KEHL, M. R. ; MUTARELLI, E. . Aquecimento do Imaginário Sobre a Memória de Ilhas e Revoluções. 2017. (Outro).

MACHADO, V. T. ; RIBEIRO, J. P. F. S. ; FRANCA, L. R. . Quintal Junino - Ocupação Mauá (realização Coletivo PlataformaDois, Cia Mungunzá, Quarteto À Deriva, Barro3 e Ocupação Mauá). 2017. (Outro).

MACHADO, V. T. . III ETU - Encontro de Teatro Universitário de São Paulo. 2017. (Festival).

MACHADO, V. T. ; CERVANTES, F. . Curso de Técnica em montagem e segurança para NR-35 (Oficina formativa em circo). 2016. (Outro).

MACHADO, V. T. ; VILELA, L. . Oficina Formativa de Circo com a Cia LaMala. 2016. (Outro).

MACHADO, V. T. ; MUCCI, B. ; STOPPEL, E. ; MENIN, L. . Oficina de técnicas aéreas aplicadas aos aparelhos de giro. 2016. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

VIII Simpósio Internacional Reflexões Cênicas Contemporâneas.Possibilidades de variações intensivas na composição do espetáculo. 2019. (Simpósio).

X Reunião Científica da ABRACE.Possibilidades para se pensar o sublime e a cena. 2019. (Outra).

XXIX Congresso Nacional da Federação de Arte/educadores do Brasil e VII Congresso Internacional dos Arte/educadores. Liberar a sensação: a matéria cênica e suas possibilidade de afecções. 2019. (Congresso).

XXXI Congresso de Iniciação Científica da UNESP. O trabalho de notação de Anne Teresa De Keersmaeker e sua aplicação na companhia Rosas e na escola P.A.R.T.S.. 2019. (Congresso).

X Congresso da ABRACE. Ritualizações Cotidianas: uma proposta de intervenção urbana. 2018. (Congresso).

XXXIII Festivale.Entre mares e papéis: processos e percursos de criação sobre a cena. 2018. (Outra).

IFTR Conference 2017 - Unstable Geographies: Multiple Theatricalities. A materialidade do teatro e das intensidades. 2017. (Congresso).

III Fórum sobre as Artes Cênicas.Diálogos sobre atuação, performance e aprendizagem. 2017. (Outra).

IV Fórum sobre as Artes Cênicas.A materialidade da cena. 2017. (Outra).

Seminário Em Cia de Samuel Beckett.É preciso encontrar o fim, é preciso que o fim chegue e no fim será enfim, talvez, a mesma coisa que antes.. 2017. (Seminário).

III Fórum sobre as Artes Cênicas.A formação e o trabalho do ator. 2016. (Outra).

IX Congresso da Abrace. Quanto de ausência a presença suporta?. 2016. (Congresso).

Roda de conversa - Observatório de grupos de pesquisa e criação - diálogos latinoamericanos - IX Congresso da Abrace.Grupos de pesquisa e criação - diálogos latinoamericanos. 2016. (Encontro).

Fórum - A formação teatral e os festivais no Brasil no Festivale XXX.A formação teatral e os festivais no Brasil. 2015. (Outra).

I Seminário Nacional de Formação Artistica e Cultural.Escola Livre de Teatro de Santo André. 2015. (Seminário).

XXX Festivale- mediador de espetáculos.Mediação de espetáculos. 2015. (Outra).

X Mostra de teatro de Presidente Prudente.O que pode um corpo. 2014. (Outra).

XXIX Festivale- mediador dos espetáculos.Debatedor 29 Festivale. 2014. (Outra).

Festa 54- Festival de Teatro de Santos.MESA REDONDA: A IMPORTÂNCIA DO ESTÍMULO AO DESENVOLVIMENTO DE UM PENSAMENTO SOCIAL CRÍTICO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO ATOR. 2012. (Outra).

Mostra de Processos criativos da Escola Livre de Teatro.A trajetória do aprendiz em sua relação com o mestre. 2012. (Outra).

Teatro no Cinema.A Commedia dell'arte a partir de A viagem do Capitão Tornado. 2011. (Seminário).

VI Congresso da Abrace. A máscara no teatro moderno. 2010. (Congresso).

V Reunião Científica da ABRACE.A Máscara às avessas. 2009. (Outra).

V Congresso da Abrace. O Caráter e o tipo na máscara expressiva. 2008. (Congresso).

XI Congresso Internacional da Abralic. O Grotesco na máscara cômica. 2008. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Ismar André Smith Rachmann

LOPES, E. S.;MACHADO, VINICIUS TORRES; BONFITO, M.. A energia no trabalho do ator: dos chakras à criação cênica. 2020. Dissertação (Mestrado em Artes Cenicas) - Universidade de São Paulo.

Aluno: César Augusto Pinto Batista

COUTINHO, E. T.;MACHADO, V. T.LAZZARATTO, M. R.. O teatro de Antunes Filho: Pensamento e técnica no processo de atuação no Centro de Pesquisa Teatral (CPT). 2019. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Luiz Antonio Romboli Farina

RAMOS, L. F.; ANDRADE, F. R. S.;MACHADO, V. T.. O caso Tobias - vida e obra de Ricardo Lísias: por uma crítica da arte viva. 2019. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Lissa Augusta Duarte Santi

MACHADO, V. T.; FORJAZ, C.; LYRA, Luciana F. R. P.. A poesia e a política de Newton Moreno: estudo de caso de Agreste e A Cicatriz é a Flor. 2018. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Ilda Maria de Andrade

MONTEIRO, Marianna F. M.MACHADO, V. T.MOTTA LIMA, T.. Grotowski no Collège de France. 2018. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Flávia de Oliveira Martins Coelho

ROMANO, L. R. V.MACHADO, V. T.; CESARINO, P.. A Presença Ameríndia no Teatro: dois modos de criação na cidade de São Paulo. 2018. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Marilyn Clara Nunes

ROMANO, L. R. V.; LOPES, E. S.;MACHADO, V. T.. O oposto: um principio para o desenvolvimento da presença e criação cênica da atriz e do ator.. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Marcos Gomes

ORTECHO, J. M. L.; RAMOS, L. F.;MACHADO, V. T.. Materialidades na dramaturgia contemporânea: o prêmio Shell em São Paulo.. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Helena Cardoso

TERRA, A.;MACHADO, V. T.. O caos que submerge águas silenciosas ? laços poéticos entre a cidade e o artista da cena. 2017. Dissertação (Mestrado em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: JOANA MARQUES BARBOSA

COUTINHO, E. T.; MARTINS, E. V. D.;MACHADO, V. T.. "Do corpo a máscara: compor o personagem e contar uma história". 2016. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Roberto Ribeiro de Oliveira Gomez de Souza

MARTINS, J. B. D. F.; LOPES, E. S.;MACHADO, V. T.. "Teatro de rua e política: ação e estratégia no teatro de operações". 2016. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Luísa Jacques de Moraes Dalgalarrondo

QUILICI, C. S.; PLA, D. R.;MACHADO, V. T.OKAMOTO, E.; FABRINI, V.. Anatomia imaginada: imaginação na construção do corpo nas artes da cena. 2019. Tese (Doutorado em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Cristiane Madeira Motta

LOPES, E. S.;MACHADO, V. T.; AZEVEDO, S. M.;SANTOS, M. T. L.OKAMOTO, E.. O corpo que somos na experiência de cantar Tradições. 2019. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Luciana Giannini Canton

SANTOS, M. T. L.; LOPES, E. S.; MOREIRA, R. F.;MACHADO, V. T.; ZALTRON, M. A.. A técnica Meisner e as sementes do Sistema stanislavskiano plantadas em solo americano. 2019. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Francisco Egydio de Carvalho

LAZZARATTO, M. R.; FABRINI, V.;MACHADO, V. T.MARTINS, P. H.KOPELMAN, Isa. A moldura como formadora da personagem - Shakespeare, Machado de Assis e Fernando Pessoa, poetas do disfarce e da máscara. 2018. Tese (Doutorado em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Flavia Ruchdeschel D'Ávila

CINTRA, W.;MACHADO, V. T.; PEREIRA, D. R.; VALENTE, Agnus; PIRAGIBE, M. F.. Um teatro de metamorfoses: Phillipe Genty entre o humano e o inanimado. 2018. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Luiz Eduardo Frin

MATE, A.;BETTI, M. S.FERRACINI, R.ROMANO, L. R. V.MACHADO, V. T.. Épica em perspectiva, miscigenada e malandra: mergulhos em processos criativos da Cia. Livre e Cia. Balagan trazem a tona forma de produção do sujeito teatro de grupo paulistano.. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Fernanda Raquel

GREINER, C.;QUILICI, C. S.; SALLES, C. A.; HERCOLES, R. M.;MACHADO, V. T.. Emergências do corpo na cena teatral contemporânea - A potência das falhas, desativações e impossibilidades. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Manuel Fabrício Alves de Andrade

MASTER, S.;CASTRO, R. S. O.MACHADO, V. T.. Beckett, Craig, Zumthor: uma investigação de processos vocais como uma poética de atuação. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Artes) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Fernanda Carla Machado de Oliveira

BASTOS, M. H. F. A.; MARTINS, J. B. D. F.;MACHADO, V. T.. O Performativo em Augusto Boal: Um estudo sobre o teatro invisível na cidade. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Artes Cênicas) - Escola de Comunicações e Artes- Usp.

Aluno: Elisa de Almeida Rossin

SABINO, F.;MACHADO, V. T.. A matéria em movimento: mascaramentos na cena contemporânea. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Artes Cênicas) - Escola de Comunicações e Artes- Usp.

Aluno: Humberto Issao Sueyoshi

MACHADO, V. T.. A compreensão da hisstória do teatro a partir de modelos visuais de linha do tempo. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Beatriz Mendes

CINTRA, W.;MACHADO, V. T.; PEREIRA, D. R.. Espaço cenográfico de São Paulo: laboratório de ensino e experimentação em cenografia. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Artes) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Érico Nascimento da Cruz

STOROLLI, W.;MACHADO, V. T.; CINTRA, F. C. M.. Revelações da performance da vocalidade: a potência dos treinamentos integrados nos processos atorais. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Artes) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: José Juliano Nagasawa

SIQUEIRA, G. T.; PEREIRA, T. C. G.;MACHADO, V. T.. O ensino do teatro é necessário? Relatos de experiências teatrais numa escola pública estadual da cidade de São Paulo. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Artes) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Rodrigo Fabbro Cunha

MARTINS, J. B. D. F.;MACHADO, V. T.; AGUILAR, Gina M.. O canto do ator: Vocalidade poética para um ator diante da palavra de Valère Novarina. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Ilda Maria de Andrade

LIMA, T. M.MONTEIRO, M.MACHADO, V. T.. Grotowski no College de France. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Artes) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Flávia de Oliveira Martins Coelho

ROMANO, L.; CESARINO, P.;MACHADO, V. T.. A Presença Ameríndia no teatro: dois modos de criação na cidade de São Paulo. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Artes) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Marilyn Clara Nunes

ROMANO, L. R. V.; LOPES, E. S.;MACHADO, V. T.. O OPOSTO: um princípio para a construção da presença e criação cênica. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Daniela Alvares Beskow

ROMANO, L. R. V.; MIRANDA, M. B.;MACHADO, V. T.. O discurso das mulheres na cena paulistana de 2015-2016. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: JOANA MARQUES BARBOSA

MACHADO, V. T.; COUTINHO, E. T.; SABINO, F.. Do Corpo à máscara: compor o personagem e contar uma história. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Barbara Muglia Rodrigues

MACHADO, V. T.. "Mares de mim: ensaio mareado sobre um processo criador". 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em corpo) - Escola Superior de Artes Célia Helena.

Aluno: Érika Máximo Martins

MACHADO, V. T.. O corpo do ator como tradutor de sentimentos. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em corpo) - Escola Superior de Artes Célia Helena.

Aluno: Maria Candida Varone de Morais Capecchi

MACHADO, V. T.. A poesia e a melancolia de meu pai: caminhos e descaminhos da arte em mim. 2015.

Aluno: Scheila de Souza Leandro

MACHADO, V. T.. TXAI. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em corpo) - Escola Superior de Artes Célia Helena.

Aluno: Danielle Corrêa dos Santos

MACHADO, V. T.. "A CONSTRUÇÃO DO GROTESCO NO TEATRO - uma proposta pra os dias atuais". 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Direção) - Escola Superior de Artes Célia Helena.

Aluno: Graziela Jardim de Oliveira

MACHADO, V. T.. O Gestus como elemento concretizador de reflexão e questionamento na cena. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Direção) - Escola Superior de Artes Célia Helena.

Aluno: Alliny Karla Aparecida Costa

MACHADO, V. T.. Estudos para ser (vídeo-dança). 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Direção) - Escola Superior de Artes Célia Helena.

Aluno: Bruno Barbosa de Souza

VILELA, L. F.MACHADO, VINICIUS TORRES; CAROLINA, M.. Circo e a cultura do movimento. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Milena Gasparetti Santos

VILELA, L. F.MACHADO, V. T.. A improvisação do movimento: uma analogia somática. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Aline Sayuri Kawauchi

VILELA, L. F.MACHADO, VINICIUS TORRES. PROCESSO DE CRIAÇÃO DA PEÇA ?POSSÍVEIS VERDADES PARA UMA CERTEZA ABSOLUTA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: José Olegário dos Santos Neto

MACHADO, V. T.VILELA, Lilian F.. Trapézio: relação entre experiências de ensino-aprendizagem sobre um aparelho circense. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Beatriz Santiago Santos

VILELA, Lilian F.MACHADO, V. T.. Arte, educação e acessibilidade: a potência da pluralidade. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Igor Erbert dos Santos

MACHADO, VINICIUS TORRES; CINTRA, W.. Aspectos Visuais da música no Teatro Visual. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Ingrid Marcela de Matos Taveira

MACHADO, VINICIUS TORRESVILELA, L.. Vestígios de quinta, Rascunho de reminiscências. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Isabella Silva Dragão

VILELA, L.BREDARIOLLI, R. L. B.MACHADO, V. T.. O Estado Brincante: Discorrendo relações entre o brincar e a criação cênica. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

MONTEIRO, Marianna F. M.MACHADO, V. T.; CINTRA, W.. Concurso para contratação emergencial de professor substituto para as disciplinas "Laboratório de História do Teatro Brasileiro do Século XIV ao XIX"; "Laboratório de História do Teatro III"; "Laboratório de História do Teatro V"; "Laboratório de História do Teatro Brasileiro: do Século XX ao XXI"; "História das Experiências Teatrais Contemporâneas"; "Laboratório de História do Teatro VI". 2019. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

MACHADO, V. T.MONTEIRO, M.; STOROLLI, W.. Concurso para contratação emergencial de professor substituto para as disciplinas "Laboratório e práticas pedagógicas: jogos e improvisação I" ; "Laboratório do corpo e da voz III" ; "Laboratório de práticas pedagógicas: jogos e improvisação II". 2018. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

MACHADO, V. T.GODOY, K.ROMANO, L.. Concurso para contratação emergencial de professor substituto para a disciplina "Laboratório de História I"; "Laboratório de História I: da antiguidade clássica ao romantismo." ; "Laboratório de História II: do realismo as vanguardas históricas europeias" ; "Laboratório de história IV" ; "Laboratório de história do teatro da contemporaneidade".. 2018. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

MACHADO, V. T.ANDRE, C. M.; ORTECHO, J. M. L.. Concurso para contratação emergencial de professor substituto para as disciplinas ?História do Teatro V?, ?História do Teatro Brasileiro do Século XIV ao Século XIX?, ?História do Teatro III?, ?História do Teatro II: Do Realismo às Vanguardas Históricas Europeias?; ?História do Teatro VI?, ?História do Teatro Brasileiro: Do Século XX ao Século XXI". 2018. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

MARTINS, F. C.MACHADO, V. T.; FARIA, J. R. G.. Concurso para contratação de docente temporário para a área de Teoria do Departamento de Artes Cênicas da Escola de Comunicação e Artes. 2018. Universidade de São Paulo.

ANDRE, C. M.VILELA, L.MACHADO, V. T.. Concurso para contratação emergencial de professor substituto para a disciplina. 2017. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

MACHADO, V. T.ROMANO, L. R. V.ANDRADE, C. R.. Membro da Banca do Processo Seletivo 2020 para a Prova Interpretativa (Prática) das Provas de Habilidade do Vestibular para o Bacharelado em Artes Cênicas - Interpretação, no DACEFC do Instituto de Artes da Unesp - IA/UNESP. 2020. 2020. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

ROMANO, L. R. V.MACHADO, V. T.; RAQUEL, F.. Membro da Banca do Processo Seletivo 2019 para a Prova Interpretativa (Prática) das Provas de Habilidade do Vestibular para o Bacharelado em Artes Cênicas - Interpretação, no DACEFC do Instituto de Artes da Unesp - IA/UNESP. 2019. 2019. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

MACHADO, VINICIUS TORRESVILELA, L. F.ANDRE, C. M.. Membro da Banca do Processo Seletivo 2019 para o Programa de Pós Graduação em Artes, do Instituto de Artes da UNESP ? IA/UNESP. 2019. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

MACHADO, V. T.ROMANO, L. R. V.; RAQUEL, F.. Membro da Banca do Processo Seletivo 2018 para a Prova Interpretativa (Prática) das Provas de Habilidade do Vestibular para o Bacharelado em Artes Cênicas - Interpretação, no DACEFC do Instituto de Artes da Unesp - IA/UNESP. 2018. 2018. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

MACHADO, V. T.; VALENTE, Agnus. Membro da Banca do Processo Seletivo 2018 para o Programa de Pós Graduação em Artes, do Instituto de Artes da UNESP ? IA/UNESP. 2018. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

MACHADO, V. T.. Curadoria XI Feverestival. 2015.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Sílvia Fernandes da Silva Telesi

Luiz Fernando Ramos; FERRACINI, R.;FERNANDES, Sílvia. A máscara no teatro moderno: do avesso da tradição à contemporaneidade. 2009. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo.

Sílvia Fernandes da Silva Telesi

FERNANDES, SÍLVIA; Luiz Fernando Ramos; QUILICI, C. S.; Costa, Felisberto Sabino; BELLONI, A. E. A.. A matéria cênica e o tempo de sua percepção: uma proposta de agenciamento teórico. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas) - Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

Sílvia Fernandes da Silva Telesi

Luiz Fernando Ramos; BELLONI, A. E. A.;FERNANDES, Sílvia. O ator como dispositivo figural em cena estruturada como música. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo.

Renato Ferracini

TELESI, Sílvia Fernandes da Silva; RAMOS, Luiz F.;FERRACINI, Renato. A máscara no teatro moderno: do avesso da tradição à contemporaneidade. 2009. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo.

Luiz Fernando Ramos

RAMOS, L. F.; TELESI, S. F.; FERRACINI, R.. A Máscara no teatro moderno: do avesso da tradição à contemporaneidade. 2009. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo.

Luiz Fernando Ramos

RAMOS, L. F.; TELESI, S. F.; COSTA, F. S.; QUILICI, Cassiano Sidow; BELLONI, A. A.. A matéria cênica o tempo de sua percepção: uma proposta de agenciamento teórico. 2014. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo.

Arthur Eduardo Araújo Belloni

BELLONI, A. E. A.; RAMOS, L. F.; FERNANDES, S.; QUILICI, C. S.; COSTA, F.. A matéria cênica e o tempo de sua percepção: uma proposta de agenciamento teórico. 2014. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo.

Arthur Eduardo Araújo Belloni

FERNANDES, S.; RAMOS, L. F.;BELLONI, A. E. A.. O ator como dispositivo figural em cena estruturada como música: Por uma estratégia de composição de composição cênica não dramática. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo.

Felisberto Sabino da Costa

RAMOS, L.F.; TELESI, S.F.S.; BELLONI, A. E. A.; QUILICI, C. S.;COSTA, F. S.. A matéria cênica e o tempo de sua percepção: uma proposta de agenciamento teórico. 2014. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

João Pedro Ferreira dos Santos Ribeiro

Da representação: estudos sobre teatro e democracia; Início: 2020; Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; (Orientador);

Sofia Botelho de Almeida

Dramaturgia dos afetos: a linguagens dos afetos na relação entre o corpo e a materialidade cênica; Início: 2020; Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; (Orientador);

Victor Silva Nóvoa

Acontecimento e convívio cênico; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; (Orientador);

Tadzio Julião Veiga

O teatro da destruição: origens e possibilidades da destruição de materiais no happening e na performance art; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Artes Cênicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, PIBIC / Reitoria UNESP; (Orientador);

NÁDIA RODRIGUES DE OLIVEIRA

A química alquímica no teatro de Antonin Artaud; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Artes Cênicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; (Orientador);

Jonas Teodoro

O Kitsch e o Camp na cena contemporânea; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Artes Cênicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; (Orientador);

Amilton Monteiro de Oliveira Filho

De lágrimas somos: o processo criativo a partir de nosso campo sensorial; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Direção) - Escola Superior de Artes Célia Helena; Orientador: Vinicius Torres Machado;

Lucas Rezende França

Derivar, escrever e performar: táticas e ações para criações performativas; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Vinicius Torres Machado;

Celina de Lima

A máscara e a relação diretora pedagoga; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Vinicius Torres Machado;

Rafael Abrahão Silva Oliveira

O Rito - Manifesto; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Vinicius Torres Machado;

Anelise de Brito Turela Ferrão

Relações entre a técnica Meisner e a formação do ator; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Vinicius Torres Machado;

Tresor Mukendi Muteba

O tesouro do Congo: olhar além do mar; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Vinicius Torres Machado;

Tatiana Steinecke

O teatro em espaços alternativos da cidade de São Paulo: formação de público; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Vinicius Torres Machado;

Carolina Tieghi Pinto

Manual para prática de acrobalance - um passo-a-passo para iniciantes; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Vinicius Torres Machado;

Tresor Muteba

Olhar alem do mar; ; ; Pés: uma experiência de deslocamento; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Vinicius Torres Machado;

Ricardo de Carvalho Vizinho

O Caráter fragmentário do processo colaborativo de teatro; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Vinicius Torres Machado;

Maiquel Cristian Reichert

Performance e Ritualizações: uma proposta de intervenção urbana; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Artes Cênicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, PIBIC / Reitoria UNESP; Orientador: Vinicius Torres Machado;

Luiza Campos Martins

Presença cênica: possíveis caminhos para seu desdobramento; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Artes Cênicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Vinicius Torres Machado;

Rafael Abrahão Silva Oliveira

Oswald devorado; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Artes Cênicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Vinicius Torres Machado;

Lucas Rezende França

Barro Homem Barro Mulher - Táticas para a cena performativa; ; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Artes Cênicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Vinicius Torres Machado;

Marcos Vinicius Ribas Faria

Relações entre corpo e construção de signos: o processo atoral entre a formação e a transformação; ; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Artes Cênicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Vinicius Torres Machado;

Vanessa de Oliveira Corrêa

Processos de pesquisa e treinamento de improvisação feminina; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Artes Cênicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Vinicius Torres Machado;

Glaucia Marina Alves Pedroso

A dramaturgia da cena - possibilidades de metáforas visuais a partir da análise do teatro da Socìetas Raffaello Sanzio; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Artes Cênicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Vinicius Torres Machado;

Victor Pessoa de Oliveira

O trabalho de notação de Anne Teresa de Keersmaeker e sua aplicação na companhia Rosas e na escola P; A; R; T; S; ; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Artes Cênicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Vinicius Torres Machado;

Mariana Amâncio de Sousa

Sobre a pedagogia de formação do palhaço; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Artes Cênicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Vinicius Torres Machado;

Thiago Richter de Araujo

Blithe Night, da dramaturgia à ação: uma análise teórico-prática do processo de montagem dos espetáculos Blithe Spirit e Twelfth Night pelo grupo The Slayers; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Teatro) - Escola Superior de Artes Célia Helena; Orientador: Vinicius Torres Machado;

José Olegário dos Santos Neto

; Bolsa de apoio ao Ensino e Extensão ? BAEE III; 2017; Orientação de outra natureza; (Artes Cênicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Vinicius Torres Machado;

Vanessa de Oliveira Corrêa

Bolsa de apoio acadêmico e extensão I; 2016; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Vinicius Torres Machado;

Vitoria Carine da Silva

Bolsa de apoio acadêmico e extensão I; 2016; Orientação de outra natureza; (Artes Cênicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Vinicius Torres Machado;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Luiz Fernando Ramos

"A Máscara no teatro moderno: do avesso da tradição à contemporaneidade; 2009; Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Luiz Fernando Ramos;

Luiz Fernando Ramos

A matéria da cena e o tempo de sua percepção: apontamentos para um agenciamento; 2014; Tese (Doutorado em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Luiz Fernando Ramos;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MACHADO, VINICIUS TORRES . Entre fragmentos, o fundo Branco. Revista Sala Preta Eletrônica , v. 17, p. 421-429, 2017.

  • MACHADO, V. T. . Reflexões sobre a formação do que não se forma. Lamparina: Revista de Ensino do Teatro , v. 2, p. 119, 2016.

  • MACHADO, V. T. . O olhar no limite da perpepção. Revista Sala Preta Eletrônica , v. 15, p. 188-197, 2015.

  • MACHADO, V. T. . Máscara, figura. Revista Sala Preta Eletrônica , v. 10, p. 281-286, 2010.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

MACHADO, V. T. ; ROMANO, L. R. V. ; ANDRADE, C. R. . Elaborador da Prova Interpretativa (Prática) do Processo Seletivo 2020 para as Provas de Habilidade do Vestibular para o Bacharelado em Artes Cênicas - Interpretação, no DACEFC do Instituto de Artes da Unesp - IA/UNESP. 2020.

MACHADO, VINICIUS TORRES ; ROMANO, L. R. V. ; RAQUEL, F. . Elaborador da Prova Interpretativa (Prática) do Processo Seletivo 2019 para as Provas de Habilidade do Vestibular para o Bacharelado em Artes Cênicas - Interpretação, no DACEFC do Instituto de Artes da Unesp - IA/UNESP. 2019.

MACHADO, V. T. ; ROMANO, L. R. V. ; RAQUEL, F. . Elaborador da Prova Interpretativa (Prática) do Processo Seletivo 2018 para as Provas de Habilidade do Vestibular para o Bacharelado em Artes Cênicas - Interpretação, no DACEFC do Instituto de Artes da Unesp - IA/UNESP. 2018.. 2018.

MACHADO, V. T. . Parecerista PIBIC / Prope.. 2018.

MACHADO, V. T. . Parecerista na Jornada de Pesquisa em Artes PPGA - IA / UNESP. 2017.. 2017.

ROMANO, L. ; MACHADO, V. T. ; GUEDES, L. . Processo Seletivo Vestibular - Prova de Habilidades para o Bacharelado em Teatro - Interpretação. 2017. (organização do vestibular UNESP/IA - prova específica (área de artes cênicas).. 2017.

MACHADO, V. T. ; MONTEIRO, M. ; VILELA, L. ; MASTER, S. . III Encontro de Teatro Universitário - ETU 2017 (comissão organizadora do Encontro de Teatro Universitário - ETU 2017). 2017.

MACHADO, V. T. . Avaliador dos trabalhos apresentados na área de Humanas no XXIX Congresso de Iniciação Científica da Unesp. 2017.

MACHADO, V. T. . Parecerista PIBIC / Prope. 2016.

MACHADO, V. T. . Parecerista no Processo de Avaliação do Ano Base 2017 de Projetos de Extensão Universitária - PROEX/ Unesp -SP. 2016. 2016.

ROMANO, L. ; MACHADO, V. T. ; MONTEIRO, M. . Processo Seletivo Vestibular - Prova de Habilidades para o Bacharelado em Teatro - Interpretação. 2016. (organização do vestibular UNESP/IA - prova específica (área de artes cênicas).. 2016.

MACHADO, V. T. . Parecerista no Processo de Avaliação do Ano Base 2016 de Projetos de Extensão Universitária - PROEX/ Unesp -SP. 2017. 2016.

MACHADO, V. T. . Estudos da Ausência nas Artes da Cena - IX Congresso da Abrace. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

MACHADO, V. T. . Atravessamentos interculturais e interdisciplinares no trabalho do ator sobre si mesmo - IX Congresso Abrace. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

MACHADO, V. T. . A Formação do Ator na Universidade - I Encontro Científico de Artes Cênicas da Universidade Anhembi Morumbi. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

MACHADO, V. T. . Políticas do espaço: desordens e emergências da performance - IX Congresso da Abrace. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

MACHADO, V. T. ; RAMOS, L. F. ; ABREU, K. ; MATE, A. . A formação teatral e os festivais no Brasil. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

TRANJAN, M. ; MACHADO, V. T. . Coletivo Plataforma2. 2015; Tema: Coletivo Teatral. (Rede social).

MACHADO, V. T. . Arte de Fundamental II para o PNLD de 2017. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livros didáticos).

MACHADO, V. T. . Questões sobre a representação. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MACHADO, V. T. . O teatro italiano no Renascimento. 2011. (Palestra).

MACHADO, V. T. . Orientação de pesquisa: Projeto Arigós (guerras, diásporas, rios em abandono). 2019. Teatral.

PEREIRA, I. ; MACHADO, V. T. . Assistência de direção: Deu errado!. 2019. Teatral.

MACHADO, VINICIUS TORRES . Direção: Balbúrdia. 2019. Teatral.

MACHADO, V. T. ; CARLOS, D. ; ROMANO, L. ; CASTRO, E. ; BOTELHO, S. ; SIVIERO, S. ; MAZONAS, D. . Direção: Leitura encenada do texto Revoltar. 2018. Teatral.

MACHADO, V. T. ; VILELA, L. F. ; ROMANO, L. R. V. ; BREDARIOLLI, R. L. B. ; MONTEIRO, M. . Funeral Simbólico. 2018. Performática.

MACHADO, V. T. ; ROMANO, L. R. V. ; CARLOS, D. ; BOTELHO, S. ; CASTRO, E. ; MAZONAS, D. ; SIVIERO, S. . Direção: Revoltar - Memória de Ilhas e Revoluções. 2018. Teatral.

MACHADO, V. T. ; ROMANO, L. R. V. ; CARLOS, D. ; BOTELHO, S. ; CASTRO, E. ; MAZONAS, D. ; SIVIERO, S. . Direção: Revoltar - Memória de Ilhas e Revoluções. 2018. Teatral.

MACHADO, V. T. ; DENNY, Marcelo ; RAVASCO, A. . Dramaturgia: Delirium Audio-tour: um rito poético efêmero para transcendências urgentes. 2018. Performática.

VILELA, Lilian F. ; MACHADO, V. T. . Co-coordenação: Cabarés artísticos em circulação. 2018. Circense.

MACHADO, V. T. ; REICHERT, M. C. ; CALLEGARO, C. ; TEDESCO, A. ; PORTOLANO, M. E. ; ALBERGARIA, E. ; WEIDE, E. . Direção: Isso (As Seis horas que sobram). 2017. Performática.

MACHADO, V. T. . Direção: Experimento Hopper (na Semana de Artes Cênicas da Unesp). 2017. Performática.

MACHADO, V. T. ; VILELA, L. ; ROMANO, C. . Direção: Cabaret Absurdidades. 2017. Circense.

MACHADO, V. T. ; ROMANO, L. ; CARLOS, D. ; SIVIERO, S. ; CASTRO, E. ; BOTELHO, S. ; MAZONAS, D. . Direção: Leitura encenada do texto Revoltar. 2017. Teatral.

MACHADO, V. T. . Direção e dramaturgia- Canções para um futuro ensolarado. 2016. Teatral.

MACHADO, V. T. . Direção: De Dentro. 2016. Performática.

MACHADO, V. T. ; RODRIGUES, F. ; CARVALHO, G. . Direção - 'NEP: Núcleo de Estudos da Percepção'. 2016. Teatral.

MACHADO, V. T. . Direção - 'NEP: Núcleo de Estudos da Percepção'. 2016. Teatral.

MACHADO, V. T. ; RODRIGUES, F. ; CARVALHO, G. . Direção: 'NEP: Núcleo de Estudos da Percepção'. 2016. Teatral.

MACHADO, V. T. ; RODRIGUES, F. ; CARVALHO, G. . Direção: 'NEP: Núcleo de Estudos da Percepção'. 2016. Teatral.

MACHADO, V. T. ; RODRIGUES, F. ; CARVALHO, G. . Direção: 'NEP: Núcleo de Estudos da Percepção'. 2016. Teatral.

MACHADO, V. T. ; RODRIGUES, F. ; CARVALHO, G. . Direção: 'NEP: Núcleo de Estudos da Percepção'. 2016. Teatral.

MACHADO, V. T. ; RODRIGUES, F. ; CARVALHO, G. . Direção: 'NEP: Núcleo de Estudos da Percepção'. 2016. Teatral.

MACHADO, V. T. ; RODRIGUES, F. ; CARVALHO, G. . Direção: 'NEP: Núcleo de Estudos da Percepção'. 2016. Teatral.

MACHADO, V. T. ; RODRIGUES, F. ; CARVALHO, G. . Direção: 'NEP: Núcleo de Estudos da Percepção'. 2016. Teatral.

MACHADO, V. T. ; RODRIGUES, F. ; CARVALHO, G. . Direção: 'NEP: Núcleo de Estudos da Percepção'. 2016. Teatral.

MACHADO, V. T. ; RODRIGUES, F. ; CARVALHO, G. . Direção: 'NEP: Núcleo de Estudos da Percepção'. 2016. Teatral.

MACHADO, V. T. ; RODRIGUES, F. ; CARVALHO, G. . Direção: 'NEP: Núcleo de Estudos da Percepção'. 2016. Teatral.

MACHADO, V. T. ; RODRIGUES, F. ; CARVALHO, G. . Direção: 'NEP: Núcleo de Estudos da Percepção'. 2016. Teatral.

MACHADO, V. T. ; RODRIGUES, F. ; CARVALHO, G. . Direção: 'NEP: Núcleo de Estudos da Percepção'. 2016. Teatral.

MACHADO, V. T. ; RODRIGUES, F. ; CARVALHO, G. . Direção: 'NEP: Núcleo de Estudos da Percepção'. 2016. Teatral.

MACHADO, V. T. . Direção e Dramaturgia - Anônimo - Itaú Cultural. 2016. Teatral.

MACHADO, V. T. ; TRANJAN, M. ; ANTUNES, T. ; SLVAR, G. . Direção e dramaturgia - Espetáculo Aporia- Temporada Teatro Conchita de Moraes. 2015. Teatral.

MACHADO, V. T. ; TRANJAN, M. ; ANTUNES, T. . Diretor e dramaturgia de Aporia- Teatro Municipal de Santo André. 2015. Teatral.

MACHADO, V. T. . Direção e dramaturgia do espetáculo Aporia- Mostra Experimentos TUSP-SP. 2015. Teatral.

MACHADO, V. T. ; GABANINI, L. . Direção Menos Emergências- Mostra Experimentos-TUSP -SP. 2015. Teatral.

MACHADO, V. T. . Direção e Dramaturgia- Anônimo-Apresentação Teatro Paulo Pontes-João Pessoa.PB. 2015. Teatral.

MACHADO, V. T. . Direção Denise Desenha nas paredes -Proac circulção-4ª Jornada de Teatro para Infância e a Juventude em Catanduva. 2015. Teatral.

MACHADO, V. T. . Direção- Denise desenha nas paredes- SESC Santos. 2015. Teatral.

MACHADO, V. T. . Direção Denise Desenha nas paredes -Proac circulção 2014- Botucatu. 2015. Teatral.

MACHADO, V. T. . Direção- Denise Desenha nas paredes- Sesc Campo Limpo. 2015. Teatral.

MACHADO, V. T. . Direção- Denise Desenha nas paredes- Sesc Rigeirão Preto. 2015. Teatral.

MACHADO, V. T. . Direção e Dramaturgia- Aporia - Participação no XXX Festivale. 2015. Teatral.

MACHADO, V. T. . Diretor e dramaturgia de Aporia. Apresentação no Feto em Belo Horizonte.. 2015. Teatral.

MACHADO, V. T. . Direção e dramaturgia- Anônimo- Apresentação no MitPb. 2015. Teatral.

MACHADO, V. T. ; DENNY, Marcelo . Dramaturgia-Delirium audio-tour. 2015. Performática.

MACHADO, V. T. ; SLVAR, G. . Diretor e dramaturgia de Aporia-Cicuito Tusp de Teatro 2015. 2015. Teatral.

MACHADO, V. T. ; La Selva, Adriana . Direção- Saudade apresentação no LOKOMOTIVA-Centre for New Initiatives in Arts and Culture na Macedônia. 2015. Performática.

MACHADO, V. T. . Orientação- Cogitação Feita de Farinha e Ovos. 2015. Teatral.

MACHADO, V. T. . Direção- Saudade- Apresentação em São Paulo. 2015. Performática.

MACHADO, V. T. . Direção e Dramaturgia- Estudo Cênico: Não vai ter neve?. 2015. Teatral.

MACHADO, V. T. . Direção- Denise Desenha nas paredes- XIX Fescete- Santos. 2015. Teatral.

MACHADO, V. T. . Direção - Denise desenha nas paredes, temporada no Sesc Pinheiros. 2014. Teatral.

MACHADO, V. T. . Direção- Denise Desenha nas paredes- temporada cultura inglesa. 2014. Teatral.

MACHADO, V. T. . Direção e Dramaturgia-Anônimo- Temporada Palco giratório. 2014. Teatral.

MACHADO, V. T. . Orientação- Nossas vidas secas ou Somos todos estrangeiros?- Proac primeiras obras. 2014. Teatral.

MACHADO, V. T. . Direção- A idade das Ameixas. 2014. Teatral.

MACHADO, V. T. . Direção do espetáculo Saudade. 2013. Performática.

MACHADO, V. T. . Direção-A noite pouco antes da floresta. 2013. Teatral.

MACHADO, V. T. . Direção, dramaturgia e cenografia- O mais simples seria não começar-Temporada no Tusp. 2012. Teatral.

MACHADO, V. T. . Direção-A Porta- temporada no teatro Sergio Cardoso. 2012. Teatral.

MACHADO, V. T. . Direção e dramaturgia- O Mais simples seria não começar- temporada Teatro Sérgio Cardoso. 2012. Teatral.

MACHADO, V. T. . Direção e dramaturgia- Anônimo- Apresentação Unicamp. 2012. Teatral.

MACHADO, V. T. . Adeus: o teatro é mentiroso. 2012. Performática.

MACHADO, V. T. . Direção, dramaturgia e cenografia-O mais simples seria não começar na Casa da Palavra. 2011. Teatral.

MACHADO, V. T. . Direção, dramaturgia e cenografia-O mais simples seria não começar na Escola Livre de Teatro. 2011. Teatral.

MACHADO, V. T. . Direção, dramaturgia e cenografia-O mais simples seria não começar em Mogi das Cruzes/SP. 2011. Teatral.

MACHADO, V. T. . Direção, dramaturgia e cenografia-A Porta em São José dos Campos. 2011. Teatral.

MACHADO, V. T. . Direção, dramaturgia e cenografia- A Porta- Temporada no Teatro João Caetano. 2011. Teatral.

MACHADO, V. T. . Direção dramaturgia e cenografia- A Porta em São Carlos. 2011. Teatral.

MACHADO, V. T. . Direção, dramaturgia e Cenografia- A Porta em Araçatuba. 2011. Teatral.

MACHADO, V. T. . Direção, dramaturgia e cenografia-A Porta apresentação em Campo Grande. 2010. Teatral.

MACHADO, V. T. . Direção, dramaturgia e cenografia-A Porta em Presidente Prudente. 2010. Teatral.

MACHADO, V. T. . Direção, dramaturgia e cenografia-A Porta no SESC Campinas. 2010. Teatral.

MACHADO, V. T. . Direção, dramaturgia e cenografia-A Porta no Café Filosófico em Campinas. 2010. Teatral.

MACHADO, V. T. . Direção, dramaturgia e cenografia-A Porta em Vitória. 2010. Teatral.

MACHADO, V. T. . Direção, dramaturgia e cenografia-A Porta no Centro Cultural São Paulo. 2010. Teatral.

MACHADO, V. T. . Direção, dramaturgia, cenografia e atuação-A Sombra das Nuvens- Mostra Lino Rojas. 2009. Teatral.

MACHADO, V. T. ; Argento, Laura . Direção-Querência em Campinas. 2008. Teatral.

Argento, Laura ; MACHADO, V. T. . Direção- Querência em Sorocaba. 2008. Teatral.

MACHADO, V. T. . Direção,dramaturgia, cenografia e atuação- A Sombra das Nuvens- Pindamonhangaba. 2008. Teatral.

MACHADO, V. T. . Direção, dramaturgia, cenografia e atuação-A Sombra das Nuvens em Santos. 2008. Teatral.

MACHADO, V. T. . Direção, dramaturgia, cenografia e atuação-A Sombra das Nuvens em Presidente Prudente. 2007. Teatral.

MACHADO, V. T. . Direção, dramaturgia, cenografia e atuação-A Sombra das Nuvens-Temporada nos parques de São Paulo. 2007. Teatral.

MACHADO, V. T. . Direção, dramaturgia e cenografia-A Metamorfose. 2005. Teatral.

MACHADO, V. T. . Direção, dramaturgia e cenografia- Espera -na Universidade de São Paulo. 2004. Teatral.

MACHADO, V. T. . Direção, dramaturgia e cenografia- Espera -no Galpão do Folias. 2004. Teatral.

MACHADO, V. T. . Atuação- Birosca-Bral- em Florianópolis. 2003. Teatral.

MACHADO, V. T. . Atuação- Birosca-Bral- em Ponta Grossa. 2003. Teatral.

MACHADO, V. T. . Atuação- Birosca-Bral- Projeto Formação de Público. 2002. Teatral.

MACHADO, V. T. . Cortejo musical em perna de pau. 2002. Teatral.

MACHADO, V. T. ; Plinio Marcos . Atuação- Dois Perdidos em uma noite suja. 2001. Teatral.

MACHADO, V. T. . Atuação-O Baú do Milão. 2001. Teatral.

MACHADO, V. T. . Atuação- Chameço Danado. 2001. Teatral.

MACHADO, V. T. . Atuação e dramaturgia- A Morte de Mané Bufão. 2001. Teatral.

MACHADO, V. T. . Biroska-Bral- Projeto Formação de Público. 2001. Teatral.

MACHADO, V. T. ; JANUZZELLI, A. . Estudo: dois perdidos numa noite suja. 2001. Teatral.

MACHADO, V. T. . Atuação- A Rainha Morta. 2000. Coreográfica.

MACHADO, V. T. . Atuação-A Tempestade. 1999. Teatral.

MACHADO, V. T. . Atuação, tradução e adaptação do texto- O Corno Imaginário no 15o Festivale. 1998. Teatral.

MACHADO, V. T. . Atuação-O Pastelão e a Torta no Teatro nas Feiras. 1998. Teatral.

MACHADO, V. T. . Atuação- Um movimento em movimento. 1998. Performática.

MACHADO, V. T. . Atuação- O Chapéu de Fortunatus no Teatro na Feira. 1998. Teatral.

MACHADO, V. T. . Atuação- O Prodígio do Mundo Ocidental. 1997. Teatral.

MACHADO, V. T. . Atuação- O Chapéu de Fortunatus no 14o Festivale. 1997. Teatral.

MACHADO, V. T. . Atuação- O Chapéu de Fortunatus- Temporada no Espaço Recontrução Teatral. 1997. Teatral.

MACHADO, V. T. . Atuação- O Chapéu de Fortunatus no Primeiro Festival de Teatro de Guarulhos. 1997. Teatral.

MACHADO, V. T. . Atuação- O Chapéu de Fortunatus na Praça Afonso Pena. 1996. Teatral.

MACHADO, V. T. . Atuação-Noite de sol, dia de Lua em São José dos Campos. 1996. Teatral.

MACHADO, V. T. . Atuação- Noite de Sol, Dia de Lua no Festivale. 1996. Teatral.

Gounod ; MACHADO, V. T. ; Petri . Direção e cenografia- Ópera Roméo et Juliette no Theatro São Pedro. 2011. Interpretação.

MACHADO, V. T. . O que pode um corpo. 2014 (Workshop).

MACHADO, V. T. . Método de treinamento- Das Marionette. 2013 (Workshop).

MACHADO, V. T. . Direção, dramaturgia e cenografia-A Porta na Universidade de São Paulo. 2010.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    Quanto de ausência a presença suporta: a materialidade na cena contemporânea., Descrição: Normalmente o trabalho do ator é valorado a partir da ideia de presença cênica. Mas ao mesmo tempo, muitos pesquisadores insistem na necessidade do ator gerar espaços vazios para receber o novo. A ausência parece ser então o motor que faz surgir a presença. É neste sentido que este projeto pretende abordar de que maneira o conceito de ausência pode auxiliar a entender o que está em jogo quando a cena teatral exige a ideia de presença. Como essa ausência não pode ser tomada como a simples não presença, uma vez que um objeto é dado a ver, a questão é saber em quais instâncias a ausência se instaura e qual a quantidade de ausência que a presença cênica suporta. Além do estudo de obras representantes das novas modalidades performativas e de seus processos criativos, a proposta do projeto é integrar teoria e prática, realizando processos de investigação a partir das relações entre a cena e o referencial teórico, com o objetivo de desenvolver estratégias de criação e propiciar novas ferramentas para a estruturação da cena. Desta forma, a realização do projeto integrará pesquisa bibliográfica e experimentação prática, realizada nos múltiplos contextos da atuação docente, cooperando assim também para uma atualização dos procedimentos didáticos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Vinicius Torres Machado - Coordenador / rafael abrahao silva oliveira - Integrante / lucas rezende frança - Integrante / sofia botelho - Integrante / Victor Silva Nóvoa - Integrante / Victor Pessoa de Oliveira - Integrante / Glaucia Marina Alves Pedroso - Integrante / João Pedro Ferreira dos Santos Ribeiro - Integrante / Péricles Aurélio Guimarães Raggio - Integrante / Tadzio Julião Veiga - Integrante / Nádia Rodrigues de Oliveira - Integrante / Jonas Teodoro - Integrante.

  • 2016 - 2018

    REVOLTARE - Ensaios sobre o Teatro Épico-Dialético em busca de ilhas de insurgências, subversões e outras expressões da liberdade, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Lúcia Regina Vieira Romano em 13/02/2020., Descrição: Revoltare - Ensaios sobre o teatro épico dialético em busca de ilhas de insurgências, subversões e outras expressões da liberdade teve a duração de 15 meses, compondo-se em três grupos de atividades, distribuídas em três fases, a saber: (Fase 1) atividades em torno da ocupação da nova Casa. Livre e encontros com grupos parceiros; (Fase 2) em torno do estudo teórico-prático do épico-dialético, segundo Bertolt Brecht, incluindo apresentações públicas, e (Fase 3) atividades que partiram da investigação cênica do tema ?Memórias de Ilhas e Revoluções?, caminhando da exploração temática para a criação de uma dramaturgia inédita e, a partir dela, de um fragmento cênico. Este, por fim, derivou para a criação de um espetáculo, dirigido por Vinícius Torres Machado e estreado em 2018, no CCSP, e reprisado no Galpão do Folias. Embora descritas em fases, as atividades conformam uma totalidade de intenção polifônica, complementando-se e justapondo-se. Elas foram concebidas, entre outros fins, com vistas à ocupação da Casa. Livre, mas abrindo a pesquisa cênica da Cia. Livre para o entorno de sua nova sede e para além de suas proximidades. Na perspectiva de continuidade das investigações artísticas da Cia Livre, Revoltare constitui-se enquanto um processo de aprendizagem, na definição brechtiana, ou seja, desenhado com o intuito de ampliar nossa consciência crítica sobre o fazer teatral no contexto da sociedade brasileira, na urgência do momento histórico presente. O aprofundamento na pesquisa estética, portanto, seguiu em paralelo à compreensão das forças que atuam não só sobre a cena, ou sobre o impulso de gerar obras artísticas de acesso amplo e democrático. Foram motivadores do percurso de trabalho merecedor do apoio da Lei de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo o estabelecimento de uma nova sede, a construção de laços criativos e o fortalecimento de redes de colaboração, por meio de diálogos entre importantes núcleos de investigação cênica, entre eles, a cia mundana, o Núcleo Bartholomeu de Depoimentos, a Cia São Jorge, o 28 Patas Furiosas e a Cia 8 Nova Dança. As atividades artísticas e pedagógicas que desenvolvemos foram respostas cênicas ao nosso desejo de transformação, através da reinvenção de formas de convivência possibilidades no e pelo teatro.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Vinicius Torres Machado - Integrante / Lucia Regina Vieira Romano - Coordenador / edgar castro - Integrante / sofia botelho - Integrante / sergio siviero - Integrante / donizete mazonas - Integrante / Cibele Forjaz Simões - Integrante.

  • 2014 - 2015

    Núcleo de Leitura de Textos Dramáticos, Descrição: O núcleo é um espaço de pesquisa dos graduandos da Escola Superior de Artes Célia Helena para a produção de ferramentas de leitura e análise de textos dramáticos. Trata-se de um espaço de questionamento da dramaturgia contemporânea e suas possibilidades de encenações. O objetivo é aumentar o repertório imagético dos alunos, desbravar novos textos e adquirir ferramentas de análise para as diferentes dramaturgias.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (15) . , Integrantes: Vinicius Torres Machado - Coordenador.

  • 2010 - 2011

    Núcleo de Pesquisa da Performatividade, Descrição: Investigou-se a teatralidadade que se aproxima da performatividade a partir da década de 80 com os desdobramentros da Performance Art. O núcleo centrou na pesquisa histórica dos movimentos de performance para tentar retirar elementos que auxiliariam o trabalho do ator-performer nesse novo modelo de desempenho espetácular. A partir de uma pesquisa teórico prática em conjunto formaram-se outros campos de investigação mais específicos da qualidade cênica do performer com pesquisas de iniciação científica desenvolvidas pelos participantes.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Vinicius Torres Machado - Coordenador / Eduardo Okamoto - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2019

3 lugar no Prêmio do XXXI Congresso de Iniciação Científica na categoria "Ciências Humanas, Sociais, Letras e Artes", para o trabalho do orientando Victor Pessoa de Oliveira, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

2019

Paraninfo da turma 2019 do Bacharelado em Artes Cênicas do Instituto de Artes da UNESP, Instituto de Artes da UNESP.

2016

29ª edição do Fomento ao Teatro para o projeto "Revoltare - Ensaios sobre o Teatro Épico Dialético em busca de Ilhas de Insurgências", da Cia Livre, como diretor do espetáculo "Revoltar"., Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.

2015

Proac Linguagens Integradas- Delirium Audio Tour, Proac- Secretaria Estadual de Cultura.

2014

Proac Circulação- Denise desenha nas paredes, Secretaria do Estado da Cultura.

2014

18 Cultura Inglesa Festival- Denise Desenha nas Paredes, Cultura Inglesa.

2012

Premio do Vlaamse Overheide para Montagem do espetáculo Saudade, Vlaamse Overheide ( Governo Federal de Flandres), Provincie Oost Vlaanderen (Provincia do leste de F.

2012

Bolsa de Estagio Supervisionado no Exterior, CAPES.

2010

Bolsa Cnpq para Doutorado, Cnpq.

2009

Premio Myrian Muniz- Para a Produção do espetáculo- A Porta, Funarte- Ministério da Cultura.

2008

Melhor Espetáculo- Feste 2008, Festival de Teatro de Pindamonhangaba.

2008

Bolsa Fapesp para o mestrado, Fapesp.

2007

Proac Montagem - A Sombra das Nuvens, Proac-Secretaria Estadual de Cultura de São Paulo.

1998

Lei de Incentivo Fiscal- São José Dos Campos- O corno Imaginário, Fundação Cultural Cassiano Ricardo-.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Artes. , Rua Doutor Bento Teobaldo Ferraz, 271, Barra Funda, 01140070 - São Paulo, SP - Brasil, Telefone: (11) 33938616, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2016 - Atual

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente Doutor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 01/2020

    Extensão universitária , Universidade Estadual Paulista, .,Atividade de extensão realizada, Coordenador das atividades do projeto de extensão Artinclusiva.

  • 11/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Artes, .,Cargo ou função, Presidente da Comissão Permanente de Ensino e Representante titular da mesma na Congregação.

  • 09/2018

    Direção e administração, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, Educação e Fundamentos da Comunicação.,Cargo ou função, Coordenador dos cursos de graduação em Licenciatura em Arte Teatro e Bacharelado em Artes Cênicas..

  • 06/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Estadual Paulista, .,Cargo ou função, Membro suplente da Câmara Central de Graduação, vinculada ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária, como representante docente..

  • 02/2018

    Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Artes, Instituto de Artes.,Atividade realizada, Parecerista de Bolsa PIBIC/PROPe ? UNESP.

  • 11/2017

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Artes, .,Cargo ou função, Membro suplente da Congregação.

  • 08/2017

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Artes, .,Cargo ou função, Membro titular do conselho de departamento DACEFC..

  • 03/2017

    Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Artes, .,Linhas de pesquisa

  • 02/2017

    Extensão universitária , Instituto de Artes, .,Atividade de extensão realizada, Co-coordenação da atividade EPIA - Encontro de palhaços do Instituto de Artes..

  • 02/2017

    Extensão universitária , Instituto de Artes, .,Atividade de extensão realizada, Co-coordenação da atividade do Núcleo Circense Los marmotas. (Circo da Unesp).

  • 06/2016

    Extensão universitária , Instituto de Artes, .,Atividade de extensão realizada, Co-coordenação da atividade: Circo da barra - turma da tarde.

  • 06/2016

    Extensão universitária , Instituto de Artes, .,Atividade de extensão realizada, Co-coordenação das atividades do Grupo Circular (Circo da Unesp).

  • 06/2016

    Extensão universitária , Instituto de Artes, .,Atividade de extensão realizada, Co-coordenação das atividades do Circo da Barra noturno (Circo da Unesp).

  • 06/2016

    Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Artes, Instituto de Artes.,Atividade realizada, Co-coordenação do Laboratório de Artes Circenses (Circo da Barra)..

  • 08/2019 - 12/2019

    Ensino, Artes, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Quanto de ausência a presença suporta: a materialidade na cena contemporânea (carga horária: 60hrs)

  • 08/2019 - 12/2019

    Ensino, Artes Cênicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bacharelado (diurno) - Corpo e Voz VIII (carga horária: 120hrs), Bacharelado (diurno) - Filosofia e Estética II (carga horária: 60hrs), Licenciatura (noturno) - Supervisão de Estágios II (carga horária: 195hrs), Licenciatura (noturno) - Trabalho de Conclusão de Curso (carga horária: 240hrs), Optativa (diurno) - Introdução à iluminação cênica (carga horária: 30hrs)

  • 02/2019 - 06/2019

    Ensino, Artes Cênicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bacharelado (diurno) - Filosofia e Estética I carga horária: 60hrs), Bacharelado (diurno) - Laboratório de Atuação e Performance III (carga horária: 60hrs), Licenciatura (diurno) - Supervisão de Estágio I (carga horária 60 hrs), Licenciatura (noturno) - Laboratório da Atuação e de Processos da Performance I (carga horária 60 hrs)

  • 08/2018 - 12/2018

    Ensino, Artes Cênicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bacharelado (diurno) - Filosofia e Estética II (carga horária: 60hrs), Licenciatura (noturno) - Prática Pedagógica: Jogos e Improvisação II (carga horária: 60hrs)

  • 08/2018 - 12/2018

    Ensino, Artes Visuais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bacharelado e Licenciatura (diurno) - Estética II (carga horária: 30hrs)

  • 08/2018 - 12/2018

    Ensino, Artes, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Mestrado/Doutorado - Quanto de ausência a presença suporta: a materialidade na cena contemporânea (carga horária: 60hrs)

  • 09/2016 - 09/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Artes, .,Cargo ou função, Membro titular do conselho de curso..

  • 02/2018 - 07/2018

    Ensino, Artes Cênicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bacharelado (diurno) - Laboratório de Atuação e Performance III (carga horária: 60hrs), Bacharelado (diurno) - Metodologia de Pesquisa I (carga horária: 60hrs), Licenciatura (noturno) - Laboratório da Atuação e de Processos da Performance I (carga horária 60 hrs)

  • 08/2017 - 12/2017

    Ensino, Artes Cênicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bacharelado (diurno) - Laboratório do Corpo e da Voz VI (carga horária: 120hrs), Licenciatura (noturno) - Laboratório de Práticas Pedagógicas - Jogos e Improvisação II (carga horária: 120hrs)

  • 11/2017 - 11/2017

    Extensão universitária , Instituto de Artes, .,Atividade de extensão realizada, Espetáculo "Love Mim" Cia Los Marmotas.

  • 11/2017 - 11/2017

    Extensão universitária , Instituto de Artes, .,Atividade de extensão realizada, Espetáculo "Asas de Ícaro", Cia. Los Marmotas.

  • 11/2017 - 11/2017

    Extensão universitária , Instituto de Artes, .,Atividade de extensão realizada, Espetáculo "Troca em Cena", Grupo Molde.

  • 10/2017 - 10/2017

    Extensão universitária , Instituto de Artes, .,Atividade de extensão realizada, Cabaré Circolar.

  • 10/2017 - 10/2017

    Extensão universitária , Instituto de Artes, .,Atividade de extensão realizada, Oficina de bonecos Los Marmotas.

  • 02/2017 - 07/2017

    Ensino, Artes Cênicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Licenciatura (noturno) - Laboratório de Atuação e dos Processos da Performance I (carga horária: 60hrs)., Bacharelado (diurno) - Laboratório de Atuação e Performance III (carga horária: 60hrs), Bacharelado (diurno) - Laboratório do Corpo e da Voz (carga horária: 60hrs)

  • 08/2016 - 06/2017

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Artes, .,Cargo ou função, Membro suplente do conselho de departamento DACEFC..

  • 03/2017 - 03/2017

    Extensão universitária , Instituto de Artes, .,Atividade de extensão realizada, III ETU - Encontro de Teatro Universitário de São Paulo.

  • 08/2016 - 12/2016

    Ensino, Artes Cênicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Licenciatura (noturno) - Laboratório de práticas pedagógicas - Jogos e Improvisação II (carga horária: 120hrs) , Licenciatura (noturno) - Laboratório de atuação e processos da performance II (carga horária: 60hrs).

  • 09/2016 - 09/2016

    Extensão universitária , Instituto de Artes, .,Atividade de extensão realizada, Oficina Criativa em Circo com a Cia La Mala (Circo da Unesp).

  • 09/2016 - 09/2016

    Extensão universitária , Instituto de Artes, .,Atividade de extensão realizada, Oficina de técnicas aéreas aplicadas aos aparelhos em giro (Circo da Unesp).

  • 09/2016 - 09/2016

    Extensão universitária , Instituto de Artes, .,Atividade de extensão realizada, Curso de técnica em montagem e segurança para NR-35 (Circo da Unesp).

2013 - 2016

Escola Superior de Artes Célia Helena

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de interpretação, Carga horária: 12

2013 - 2016

Escola Superior de Artes Célia Helena

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Colaborador-Convidado PósGraduação em direção

Outras informações:
Atuo como professor Colaborador Convidado do curso de Pós Graduação Latu Sensu - Especialização em Direção Teatral da Escola Superior de Artes Cênicas Célia Helena, ministrando aulas quando convidado.

2009 - 2011

Escola Superior de Artes Célia Helena

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Estética, Carga horária: 6

2009 - 2011

Escola Superior de Artes Célia Helena

Vínculo: Professor efetivo, Enquadramento Funcional: Professor de História do Teatro II e IV, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.

2010 - 2010

Escola Superior de Artes Célia Helena

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de História do Teatro Brasileiro, Carga horária: 4

2015 - 2016

Escola Livre de Teatro de Santo André

Vínculo: Autonomo, Enquadramento Funcional: Professor de teoria do espetáculo teatral, Carga horária: 4

2011 - 2016

Escola Livre de Teatro de Santo André

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de interpretação, Carga horária: 10

2014 - 2014

Escola Livre de Teatro de Santo André

Vínculo: autonomo, Enquadramento Funcional: Coordenador, Carga horária: 8

2014 - 2014

Escola Livre de Teatro de Santo André

Vínculo: autonomo, Enquadramento Funcional: Coordenador, Carga horária: 8

2007 - 2016

Universidade de São Paulo

Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Gide- Grupo de estudos, Carga horária: 4

2013 - 2013

Universidade de São Paulo

Vínculo: Professor conferencista, Enquadramento Funcional: Professor de Teoria do Teatro II, Carga horária: 4, Regime: Dedicação exclusiva.

2010 - 2010

Universidade de São Paulo

Vínculo: Professor conferencista, Enquadramento Funcional: Professor de História do Teatro I, Carga horária: 4

2009 - 2010

Universidade de São Paulo

Vínculo: Professor conferencista, Enquadramento Funcional: Professor de História do Teatro III, Carga horária: 4

2009 - 2010

Universidade de São Paulo

Vínculo: Professor conferencista, Enquadramento Funcional: Professor de História do Teatro IV, Carga horária: 4

2008 - 2008

Universidade de São Paulo

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio Docente, Carga horária: 4

2015 - 2016

SP Escola de Teatro

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de teoria do espetáculo teatral

2004 - 2004

Faculdade de Educação USP

Vínculo: Bolsa do CNPQ, Enquadramento Funcional: Arte educador

2005 - 2005

Ponto de Cultura da UMES

Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Arte educador

2002 - 2004

Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo

Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Ator, Carga horária: 20

2006 - 2012

Cia Troada da Cooperativa Paulista de Teatro

Vínculo: Cooperativado, Enquadramento Funcional: Diretor e Dramaturgo