Nayana di Giuseppe Germano

Professora Adjunta com dedicação exclusiva junto ao Departamento de Música da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutora em Música (com bolsa FAPESP) pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), com orientação da Profª. Drª. Graziela Bortz e coorientação do Prof. Dr. Hugo Cogo-Moreira (Psiquiatria/UNIFESP). Mestra em Música (com bolsa CAPES) e Bacharela em Música com Habilitação em Regência, ambos pela UNESP. Durante a graduação, foi contemplada com bolsa FAPESP em sua Iniciação Científica, com orientação da Profª. Drª. Gabriela Oliveira (Psicobiologia/UNIFESP), e também foi bolsista do grupo PET-Música. Trabalhou como Arte Educadora efetiva na Rede Estadual Paulista de Ensino e como professora de Música na empresa Colégio ETAPA. Como pesquisadora, atua na área de Cognição e Percepção Musical, com ênfase no estudo do Ouvido Absoluto e Ouvido Relativo. Atua ativamente no campo da pesquisa em Música, contando com publicações de diversos trabalhos nacionais e internacionais. Em 2018, foi premiada em segundo lugar no ESCOM (European Society for the Cognitive Sciences of Music) Early Career Research Award, durante o 15th International Conference on Music Perception and Cognition em Graz/Áustria. É diretora-tesoureira da Associação Brasileira de Cognição e Artes Musicais (ABCM) - gestão 2020 - 2023. Foi Presidente da Comissão Organizadora Local do XV Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais, realizado em 2021, em formato online, pela UFSM.

Informações coletadas do Lattes em 12/04/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Música

2016 - 2018

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Ouvido Absoluto e Ouvido Relativo: Um Estudo Psicométrico dos Traços Latentes
Graziela Bortz. Coorientador: Hugo Cogo Moreira. Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. Palavras-chave: Ouvido Absoluto; Ouvido Relativo; Percepção Musical.Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Mestrado em Música

2013 - 2015

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Em busca de uma definição para o fenômeno do Ouvido Absoluto,Ano de Obtenção: 2015
Profª Drª Graziela Bortz.Coorientador: Hugo Cogo Moreira. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Ouvido Absolto; Ouvido Relativo; Percepção Musical.

Graduação em Música

2012 - 2012

Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações

Graduação em Composição e Regencia

2007 - 2011

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Prevalencia e Categorização de Estudantes com Ouvido Absoluto nas cidades de São Paulo e Brasilia.
Orientador: Maria Gabriela Menezes de Oliveira / Graziela Bortz
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.

Curso técnico/profissionalizante em Piano Erudito

2003 - 2006

Conservatório Musical Jardim São Paulo

Formação complementar

2019 - 2019

Seminário de Recepção e Integração para novos Servidores Docentes. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.

2017 - 2017

Extensão universitária em Curso de Introdução a Modelagem de Equações Estruturais com o Mplus. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.

2017 - 2017

Introduction to Structural Equation Modelling using Mplus. (Carga horária: 40h). , Utrecht University, UU, Holanda.

2016 - 2016

Extensão universitária em Análise de dados para neurocientistas: fisiologia e processamento computaci. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.

2009 - 2009

Fonética e Fonologia Espanholas. (Carga horária: 2h). , Universidade Estadual Paulista - Instituto de Artes, UNESP, Brasil.

2009 - 2009

Master Class de Regência por Kirk Trevor. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual Paulista - Instituto de Artes, UNESP, Brasil.

2009 - 2009

Oficina: Elaboração de Resumos. (Carga horária: 1h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2009 - 2009

Conexões Musicais: Linguagem Musical e Sociedade. (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual Paulista - Instituto de Artes, UNESP, Brasil.

2008 - 2008

Extensão universitária em Arte, Educação, Ócio, e Prazer. (Carga horária: 30h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2008 - 2008

Estética Musical. (Carga horária: 2h). , Universidade Estadual Paulista - Instituto de Artes, UNESP, Brasil.

2008 - 2008

Composição e Estética Musical. (Carga horária: 40h). , Escola de Música do Estado de São Paulo, EMESP, Brasil.

2008 - 2008

A Música Orquestral de Frank Zappa. (Carga horária: 2h). , Universidade Estadual Paulista - Instituto de Artes, UNESP, Brasil.

2008 - 2008

A Trilha Sonora vista pela Análise Musical. (Carga horária: 2h). , Universidade Estadual Paulista - Instituto de Artes, UNESP, Brasil.

2008 - 2008

Rumo da Análise Musical no Brasil. (Carga horária: 2h). , Universidade Estadual Paulista - Instituto de Artes, UNESP, Brasil.

2007 - 2007

Regência. (Carga horária: 72h). , Música nas Esferas - I Festival de Música de Bragança Paulista, FME, Brasil.

2006 - 2006

VIII Semana do Magistério. (Carga horária: 25h). , Mazzarello, MAZZARELLO, Brasil.

2006 - 2006

Curso de Psicomotricidadel. (Carga horária: 3h). , Projeto Social Jardim Brasil, PSJB, Brasil.

2004 - 2004

Extensão universitária em Difusão: Noções sobre Oceanografia. (Carga horária: 24h). , USP - Instituto Oceanográfico, USP, Brasil.

2004 - 2004

III Encontro de Educação para o Pensar e Educação Social. (Carga horária: 10h). , Centro Universitário Salesiano São Paulo, UNISAL, Brasil.

2004 - 2004

Oficina para Professores. (Carga horária: 24h). , Grupo dos Sete - Cooperativa Paulista de Teatro, GS, Brasil.

2004 - 2004

Relações Interpessoais e formação de professores. (Carga horária: 4h). , Universidade Nove de Julho, UNINOVE, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.

Organização de eventos

GERMANO, N. G. ; RINALDI, A. ; MOTA, L. ; GUSMAO, P. ; KRONING, M. . XV Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais. 2021. (Congresso).

GERMANO, N. G. . I Concurso Interno de Composição do Instituto de Artes da UNESP. 2009. (Concurso).

Participação em eventos

VI Encontro Internacional sobre Pedagogia do Piano - moderadora da Live de Artes Visuais.Painel: O ensino do piano e o desenvolvimento integral do músico: desenvolvendo competências além do tocar. 2021. (Encontro).

VI Encontro Internacional sobre Pedagogia do Piano - professora convidada para painel.Live Exposição Internacional ? Encontros sobre a Pedagogia do Piano - Artes Visuais e Música. 2021. (Encontro).

XV Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais.Solfejo modal nas aulas de percepção musical: uma prática pouco recorrente. 2021. (Simpósio).

XV Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais.Teoria e percepção musical: dois lados da mesma moeda. 2021. (Simpósio).

XV Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais - Moderador de Conferência Internacional.Music, Childhood and Youth During and After the Pandemic. 2021. (Simpósio).

3 Encontro de Cognição e Artes Musicais (ENCAM 3). Avaliador ad-hoc. 2020. (Congresso).

3 Encontro de Cognição e Artes Musicais (ENCAM 3). 2020. (Encontro).

Jornada Acadêmica Integrada.Apresentação de três trabalhos. 2019. (Encontro).

Semana Acadêmica Integrada.Desmistificando o Ouvido Absoluto. 2019. (Encontro).

XIV Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais.Estudos quantitativos na área da cognição musical: Uma abordagem psicométrica. 2019. (Simpósio).

XIV Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais.Avaliador ad-hoc. 2019. (Simpósio).

15th International Conference on Music Perception and Cognition. Absolute Memory for Pitch as a Hypothetical Cognitive Component for Tonic Retention. 2018. (Congresso).

15th International Conference on Music Perception and Cognition. Psychometric Features to Assess Absolute Pitch: Looking for Construct Validity Evidences Regarding Isolated Pitch Tasks in Undergraduate Brazilian Music Students. 2018. (Congresso).

13° Simpósio de Cognição e Artes Musicais.Ouvido Relativo: Definição, Relevância para a Percepção Musical e Inter-relações com o Ouvido Absoluto. 2017. (Simpósio).

10° Simpósio de Cognição e Artes Musicais.Em Busca de uma Definição para o Fenômeno do Ouvido Absoluto. 2014. (Simpósio).

9° Simpósio de Cognição e Artes Musicais. Categorização de Ouvido Absoluto em estudantes de música de nível universitário das cidades de São Paulo e Brasília. 2013. (Congresso).

15° Exposição Cultural: "Intersecções - O Mundo Interdisciplinar". Orientação de Alunos na Feira Cultural. 2012. (Feira).

The Neurosciences and Music IV. Prevalence of Absolute Pitch in Music Schools in Brazil. 2011. (Congresso).

XXI ANPPOM. Prevalência de Ouvido Absoluto em Estudantes de Música de Nível Universitário das Cidades de São Paulo e Brasília. 2011. (Congresso).

6° Simpósio de Cognição e Artes Musicais. O ouvido absoluto: prevalência e características em duas universidades brasileiras / Memória de Curto Prazo para Melodias: Efeito das Diferentes Escalas Musicais. 2010. (Congresso).

7th SMC (Sound and Music Computing) Conference. Melodic Memory and its Dependence on Familiarity and Difficulty. 2010. (Congresso).

International Neuropsychological Society (INS) Mid-Year Meeting 2009. Prevalence and Categories of Absolute Pitch in Music Schools in Brazil. 2009. (Congresso).

XIV ENAPET.Prevalência e Categorização do Ouvido Absoluto em Estudantes de Música da Universidade Estadual Paulista. 2009. (Encontro).

XXI Congresso de Iniciação Científica da UNESP. Memória de Curto Prazo para Melodias: Efeito das Diferentes Escalas Musicais. 2009. (Congresso).

17 Congresso da ANPPOM. 2007. (Congresso).

Comissão julgadora das bancas

Luis Felipe de Oliveira

BORTZ, G.; KUBALA, R. L.;OLIVEIRA, L. F.; MOREIRA, A. L. C.; DUTENHEFNER, Z. M. S.. Ouvido Absoluto e Ouvido Relativo: um estudo psicométrico dos traços latentes. 2018. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Ricardo Lobo Kubala

BORTZ, Graziela;KUBALA, Ricardo Lobo; OLIVEIRA, Luís Felipe de; MOREIRA, Adriana Lopes da Cunha; DUTENHEFNER, Zila van der Meer Sanchez. Ouvido Absoluto e Ouvido Relativo: um estudo psicométrico dos traços latentes. 2018. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Música) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Angelo José Fernandes

BORTZ, Graziela;FERNANDES, Angelo José. Prevalência e categorização de ouvido absoluto em estudantes de nível universitário das cidades de São Paulo e Brasília. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Música) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Zila van der Meer Sanchez Dutenhefner

BORTZ, G.;Sanchez, Z. M.; Kubala RL; Oliveira LF; Moreira, ALC. Ouvido absoluto e ouvido relativo: um estudo psicométrico dos traços latentes. 2018. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Maurício Funcia De Bonis

Bortz, G.MESQUITA, Marcos J. C.DE BONIS, M. F.. Ouvido absoluto e ouvido relativo: um estudo analítico das habilidades cognitivas. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Música) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

adriana lopes da cunha moreira

BORTZ, Graziela;MOREIRA, Adriana Lopes da Cunha; VANZELLA, Patrícia M.. Em busca de uma definição para o fenômeno do ouvido absoluto. São Paulo, PPGMUS-IA-UNESP, 30 jun. 2015. 2015. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

adriana lopes da cunha moreira

BORTZ, Graziela;MOREIRA, Adriana Lopes da Cunha; KUBALA, Ricardo; OLIVEIRA, Luis Felipe; DUTENHEFNER, Zila Van der Meer Sanchez. Ouvido absoluto e ouvido relativo: um estudo psicométrico dos traços latentes. 2018. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

adriana lopes da cunha moreira

BORTZ, Graziela;MOREIRA, Adriana Lopes da Cunha; VANZELLA, Patrícia M.. Em busca de uma definição para o fenômeno do Ouvido Absoluto. São Paulo, PPGMUS-IA-UNESP, 17 dez. 2014. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Graziela Bortz

BORTZ, G.; MOREIRA, A. L. C.; VANZELLA, P. M.. Em Busca de uma Definição para o Fenômeno do Ouvido Absoluto. 2015. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Graziela Bortz

BORTZ, GRAZIELA; KUBALA, R. L.; OLIVEIRA, L. F.; MOREIRA, A. L. C.; DUTENHEFNER, Z. V. D. M. S.. Ouvido Absoluto e Ouvido Relativo:um estudo psicométrico dos traços latentes. 2018. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Graziela Bortz

BORTZ, GRAZIELA; MESQUITA, M.; BONIS, M. F.. Ouvido Absoluto e Ouvido Relativo: um estudo analítico das habilidades cognitivas. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Música) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Graziela Bortz

BORTZ, G.; MOREIRA, A. L. C.; VANZELLA, P. M.. Em busca de uma definição para o fenômeno do ouvido absoluto. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Graziela Bortz

BORTZ, G.; Fernandes, A. J.. Categorização de Ouvido Absoluto em Estudantes de Música de Nível Universitário nas Cidades de São Paulo e Brasília. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Composição) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Marcos José Cruz Mesquita

BORTZ, G.;Mesquita, Marcos; DE BONIS, Maurício F.. Ouvido absoluto e ouvido relativo: um estudo analítico das habilidades cognitivas. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Música) - Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista.

Orientou

Gabrieli Villa Strucker

Percepção Harmônica; Início: 2022; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal de Santa Maria; (Orientador);

Jeilson Nascimento

Percepção Musical e seu desenvolvimento no Ensino Superior; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Música) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Nayana Di Giuseppe Germano;

Leonardo Tubia Brasil

Ouvido Absoluto versus Ouvido Relativo: Diferentes Estratégias para o Desenvolvimento da Percepção de Alturas em Alunos de Ensino Superior; 2021; Iniciação Científica - Universidade Federal de Santa Maria, Fundo de Incentivo à Pesquisa; Orientador: Nayana Di Giuseppe Germano;

Tiago Silveira Quintana

Ouvido Absoluto versus Ouvido Relativo: Diferentes Estratégias para o Desenvolvimento da Percepção de Alturas em Alunos de Ensino Superior; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Música) - Universidade Federal de Santa Maria, Fundo de Incentivo à Pesquisa; Orientador: Nayana Di Giuseppe Germano;

Jeilson Morais Nasicmento

Ouvido Absoluto versus Ouvido Relativo: Diferentes Estratégias para o Desenvolvimento da Percepção de Alturas em Alunos de Ensino Superior; 2019; Iniciação Científica - Universidade Federal de Santa Maria, Fundo de Incentivo à Pesquisa; Orientador: Nayana Di Giuseppe Germano;

Marcos Rodrigo Klein

MusiCuriosos - PodCast; 2021; Orientação de outra natureza; (Música) - Universidade Federal de Santa Maria, Fundo de Incentivo à Extensão; Orientador: Nayana Di Giuseppe Germano;

Sophia Rossignolo Silva Perini

MusiCuriosos - PodCast; 2021; Orientação de outra natureza; (Desenho Industrial) - Universidade Federal de Santa Maria, Fundo de Incentivo à Extensão; Orientador: Nayana Di Giuseppe Germano;

Daniela Nunes Flores

MusiCuriosos - PodCast; 2021; Orientação de outra natureza; (Desenho Industrial) - Universidade Federal de Santa Maria, Fundo de Incentivo à Extensão; Orientador: Nayana Di Giuseppe Germano;

Pedro Henrique Dias Sousa

MusiCuriosos - PodCast; 2021; Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Santa Maria, Fundo de Incentivo à Extensão; Orientador: Nayana Di Giuseppe Germano;

Helena Mota Antonio

MusiCuriosos: Programa para a difusão de conhecimentos musicais; 2020; Orientação de outra natureza; (Desenho Industrial) - Universidade Federal de Santa Maria, Fundo de Incentivo à Extensão; Orientador: Nayana Di Giuseppe Germano;

Marcos Rodrigo Klien

MusiCuriosos: Programa para a difusão de conhecimentos musicais; 2020; Orientação de outra natureza; (Música) - Universidade Federal de Santa Maria, Fundo de Incentivo à Extensão; Orientador: Nayana Di Giuseppe Germano;

Marcos Rodrigo Klein

MusiCuriosos: Programa Para a Difusão de Conhecimentos Musicais (Gravação/Edição); 2019; Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Santa Maria, Fundo de Incentivo à Extensão; Orientador: Nayana Di Giuseppe Germano;

Jéssica Bastianello Brucker

MusiCuriosos: Programa Para a Difusão de Conhecimentos Musicais (Web Design); 2019; Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Santa Maria, Fundo de Incentivo à Extensão; Orientador: Nayana Di Giuseppe Germano;

Foi orientado por

Hugo Cogo Moreira

Ouvido Absoluto e Ouvido Relativo: uma comparação das habilidades cognitivas; 2013; Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho,; Coorientador: Hugo Cogo Moreira;

Hugo Cogo Moreira

Ouvido Absoluto e Ouvido Relativo: Um Estudo Psicométrico dos Traços Latentes; 2018; Tese (Doutorado em Artes) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Coorientador: Hugo Cogo Moreira;

Graziela Bortz

Ouvido Absoluto e Ouvido Relativo: uma nova abordagem do Ensino da Percepção Musical (Capes); 2015; Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Graziela Bortz;

Graziela Bortz

Estágio Docência; 2015; Orientação de outra natureza; (Música) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Graziela Bortz;

Produções bibliográficas

  • BORTZ, GRAZIELA ; JACKOWSKI, ANDREA PAROLIN ; ILARI, BEATRIZ ; MOREIRA, HUGO COGO ; GERMANO, NAYANA DI GIUSEPPE ; LÚCIO, PATRÍCIA SILVA . Música, emoção e funções executivas: revisão narrativa da literatura. OPUS (BELO HORIZONTE. ONLINE) , v. 26, p. 1-30, 2021.

  • GERMANO, NAYANA DI GIUSEPPE ; COGO-MOREIRA, HUGO ; COUTINHO-LOURENÇO, FAUSTO ; BORTZ, GRAZIELA . A new approach to measuring absolute pitch on a psychometric theory of isolated pitch perception: Is it disentangling specific groups or capturing a continuous ability?. PLoS One , v. 16, p. e0247473, 2021.

  • RINALDI, A. ; GERMANO, N. G. . Memória absoluta para alturas como um componente cognitivo hipotético para a retenção da tônica. PERCEPTA - REVISTA DE COGNIÇÃO MUSICAL , v. 8, p. 11-30, 2021.

  • BORTZ, GRAZIELA ; GERMANO, NAYANA G. ; COGO-MOREIRA, HUGO . (Dis)agreement on Sight-Singing Assessment of Undergraduate Musicians. Frontiers in Psychology , v. 9, p. 1-9, 2018.

  • GERMANO, N. G. ; RINALDI, A. (Org.) . Música, Mente e Cognição: A Pesquisa em Cognição Musical no Brasil. 1. ed. Curitiba: ABCM - Associação Brasileira de Cognição e Artes Musicais, 2021. v. 1. 294p .

  • RINALDI, A. (Org.) ; TOFFOLO, R. B. G. (Org.) ; GERMANO, N. G. (Org.) . XV Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais. 15. ed. Curitiba: Associação Brasileira de Cognição e Artes Musicais, 2021. v. 15. 276p .

  • BORTZ, GRAZIELA ; GERMANO, NAYANA G. ; COGO-MOREIRA, HUGO . Discordância na avaliação de solfejo de músicos de Graduação. In: Nayana Di Giuseppe Germano; Arthur Rinaldi. (Org.). Música, Mente e Cognição: A Pesquisa em Cognição Musical no Brasil. 1ed.Curitiba: ABCM - Associação Brasileira de Cognição e Artes Musicais, 2021, v. 1, p. 171-198.

  • RINALDI, A. ; GERMANO, N. G. . Introdução: Cognição Musical. In: Nayana Di Giuseppe Germano; Arthur Rinaldi. (Org.). Música, Mente e Cognição: A Pesquisa em Cognição Musical no Brasil. 1ed.Curitiba: ABCM - Associação Brasileira de Cognição e Artes Musicais, 2021, v. 1, p. 21-39.

  • MORAIS, J. ; GERMANO, N. G. . Percepção Musical: O Desenvolvimento do Ouvido Relativo e suas Particularidades. Música em Foco, p. 25 - 34, 16 out. 2020.

  • GERMANO, N. G. . Ouvido Absoluto: Em busca de um Modelo Testável. Música em Foco, p. 45 - 51, 03 set. 2018.

  • GERMANO, N. G. . Memória para Melodias e Ouvido Absoluto. Revista PETulante, São Paulo, SP, p. 52 - 53, 01 dez. 2009.

  • GERMANO, N. G. ; COGO-MOREIRA, HUGO ; BORTZ, GRAZIELA . Estudos Quantitativos na Área da Cognição Musical: Uma Abordagem Psicométrica. In: Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais, 2019, Campo Grande. Anais do XIV Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais. Curitiba: Associação Brasileira de Cognição e Artes Musicais, 2019. v. 14. p. 22-30.

  • GERMANO, N. G. ; MOREIRA, H. C. ; BORTZ, G. . Psychometric Features to Assess Absolute Pitch: Looking for Construct Validity Evidences Regarding Isolated Pitch Tasks in Undergraduate Brazilian Music Students. In: 15th International Conference on Music Perception and Cognition, 2018, Graz/Sydney/La Plata/Montreal. Proceedings of ICMPC15/ESCOM10, 2018. p. 164-167.

  • RINALDI, A. ; GERMANO, N. G. . Absolute Memory for Pitch as a Hypothetical Cognitive Component for Tonic Retention. In: 15th International Conference on Music Perception and Cognition, 2018, Graz/Sydney/La Plata/Montreal. Proceedings of ICMPC15/ESCOM10. Graz, Austria, 2018. p. 384-388.

  • GERMANO, N. G. ; MOREIRA, H. C. ; BORTZ, G. . Ouvido Relativo: Definição, Relevância para a Percepção Musical e Inter-relações com o Ouvido Absoluto. In: 13° Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais, 2017, Curitiba. 13 Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais, 2017. v. 13. p. 138-146.

  • GERMANO, N. G. ; MOREIRA, H. C. ; BORTZ, G. . Absolute Pitch: In Search of a Testable Model. In: 14th International Conference for Music Perception and Cognition, 2016, San Francisco. 14th International Conference for Music Perception and Cognition, 2016. v. 14th. p. 710-713.

  • GERMANO, N. G. ; MOREIRA, H. C. ; BORTZ, G. . Em Busca de uma Definição para o Fenômeno do Ouvido Absoluto. In: SIMCAM 10, 2014, Campinas. Anais do SIMCAM 10. Campinas, 2014. p. 285-293.

  • GERMANO, N. G. ; VANZELLA, P. ; BENASSI-WERKE, M. E. ; OLIVEIRA, M. G. M. . Categorização de Ouvido Absoluto em estudantes de música de nível universitário das cidades de São Paulo e Brasília. In: SIMCAM 9, 2013, Belém. Anais do SIMCAM 9. Pará, 2013. v. 9.

  • GERMANO, N. G. ; VANZELLA, P. ; OLIVEIRA, M. G. M. . Prevalência de Ovido Absoluto em Estudantes de Música de Nível Universitário das Cidades de São Paulo e Brasília. In: XXI ANPPOM, 2011, Uberlandia. Anais do XXI Congresso da ANPPOM, 2011. p. 756-762.

  • BENASSI-WERKE, M. E. ; QUEIROZ, M. ; GERMANO, N. G. ; OLIVEIRA, M. G. M. . Melodic Memory and its Dependence on Familiarity and Difficulty. In: 7th SMC (Sound and Music Computing) Conference - 2010, 2010, Barcelona. Proceedings of the 7th SMC (Sound and Music Computing) Conference - 2010, 2010.

  • BENASSI-WERKE, M. E. ; QUEIROZ, M. ; GERMANO, N. G. ; OLIVEIRA, M. G. M. . Memória de Curto Prazo para Melodias: Efeito das Diferentes Escalas Musicais. In: Simpósio de Cognição e Artes Musicais - SIMCAM, 2010, Rio de Janeiro. Memória de Curto Prazo para Melodias: Efeito das Diferentes Escalas Musicais. Rio de Janeiro, 2010. p. 301-304.

  • VANZELLA, P. ; BENASSI-WERKE, M. E. ; GERMANO, N. G. ; OLIVEIRA, M. G. M. . O ouvido absoluto: prevalência e características em duas universidades brasileiras. In: VI SIMCAM - Simpósio de Cognição e Artes Musicais, 2010, Rio de Janeiro. VI Simpósio de Cognição e Artes Musicais, 2010. p. 93-99.

  • GERMANO, N. G. ; BENASSI-WERKE, M. E. ; OLIVEIRA, M. G. M. . Memória de Curto Prazo para Melodias: Efeito das Diferentes Escalas Musicais. In: XXI Congresso de Iniciação Científica da UNESP, 2009, São José do Rio Preto. Anais do XXI Congresso de Iniciação Cientifica da UNESP, 2009.

  • NASCIMENTO, J. M. ; GERMANO, N. G. . Teoria e percepção musical: dois lados da mesma moeda. In: XV Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais, 2021, Santa Maria. XV Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais. Curitiba: Associação Brasileira de Cognição e Artes Musicais, 2021. v. 15. p. 102-104.

  • QUINTANA, T. ; GERMANO, N. G. . Solfejo modal nas aulas de percepção musical: uma prática pouco recorrente. In: XV Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais, 2021, Santa Maria. XV Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais. Curitiba: Associação Brasileira de Cognição e Artes Musicais, 2021. v. 15. p. 99-101.

  • TUBIA, L. ; GERMANO, N. G. . Estudo sobre as abordagens didáticas utilizadas no ensino de percepção musical harmônica nos cursos superiores de música no brasil: uma revisão bibliográfica. In: 36ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI, 2021, Santa Maria. 36ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI, 2021.

  • MORAIS, J. ; GERMANO, N. G. . Teoria e percepção musical: eficácia e aplicabilidade para o bacharel em performance. In: 36ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI, 2021, Santa Maria. 36ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI, 2021.

  • KLEIN, M. R. ; FLORES, D. ; SOUZA, P. ; RINALDI, A. ; GERMANO, N. G. . PodCast MusiCuriosos. In: 36ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI, 2021, Santa Maria. 36ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI, 2021.

  • FLORES, D. ; KLEIN, M. R. ; SOUZA, P. ; RINALDI, A. ; GERMANO, N. G. . PodCast MusiCuriosos: Produção de Vídeos Animados. In: 36ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI, 2021, Santa Maria. 36ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI, 2021.

  • QUINTANA, T. ; GERMANO, N. G. . Métodos voltados para o ensino de Percepção Musical para alturas: Uma revisão bibliográfica. In: 35ª Jornada Acadêmica Integrada, 2020, Santa Maria. 35ª Jornada Acadêmica Integrada, 2020.

  • KLEIN, M. R. ; MOTA, H. ; RINALDI, A. ; GERMANO, N. G. . Produção Audiovisual do PodCast MusiCuriosos. In: 35ª Jornada Acadêmica Integrada, 2020, Santa Maria. 35ª Jornada Acadêmica Integrada, 2020.

  • GERMANO, N. G. ; MOREIRA, H. C. ; BORTZ, G. . Estudos quantitativos na área da cognição musical: Uma abordagem psicométrica. In: Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais, 2019, Campo Grande. XIV Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais - SIMCAM 14: Caderno de Resumos, 2019. v. 14. p. 16-16.

  • NASCIMENTO, J. M. ; GERMANO, N. G. . Percepção de alturas em alunos de ensino superior em música. In: 34 Jornada Acadêmica Integrada - UFSM, 2019, Santa Maria. 34 Jornada Acadêmica Integrada - UFSM, 2019. v. 34.

  • BRUCKER, J. B. ; KLEIN, M. R. ; RINALDI, A. ; GERMANO, N. G. . Web design, divulgação e processo criativo do PodCast MusiCuriosos. In: 34ª Jornada Acadêmica Integrada - UFSM, 2019, Santa Maria. 34ª Jornada Acadêmica Integrada, 2019. v. 34.

  • KLEIN, M. R. ; BRUCKER, J. B. ; RINALDI, A. ; GERMANO, N. G. . Gravação, edição e produção de áudio do PodCast MusiCuriosos. In: 34ª Jornada Acadêmica Integrada, 2019, Santa Maria. 34 Jornada Acadêmica Integrada - UFSM, 2019. v. 34.

  • ILARI, B. ; BORTZ, G. ; MOREIRA, H. C. ; GERMANO, N. G. . Revisiting music perception research: Issues in measurement, standardization, and modeling. In: 14th International Conference for Music Perception and Cognition, 2016, San Francisco. 14th International Conference for Music Perception and Cognition, 2016. v. 14th. p. 709-709.

  • GERMANO, N. G. ; BENASSI-WERKE, M. E. ; VANZELLA, P. ; OLIVEIRA, M. G. M. . Prevalence of Absolute Pitch in Music Schools in Brazil. In: The Neurosciences and Music IV, 2011, Edinburgo. Abstracts presented at The Neurosciences and Music IV, 2011.

  • VANZELLA, P. ; BENASSI-WERKE, M. E. ; GERMANO, N. G. ; OLIVEIRA, M. G. M. . Prevalence and Categories of Absolute Pitch in Music Schools in Brazil. In: International Neuropsychological Society, Finnish Neuropsychological Society, Joint Mid-Year Meeting, 2009, Helsinki. Abstracts presented at The International Neuropsychological Society, Finnish Neuropsychological Society, Joint Mid-Year Meeting - July 29-August 1, 2009, 2009.

  • GERMANO, N. G. ; MOREIRA, H. C. ; BORTZ, G. . Psychometric Features to Assess Absolute Pitch: Looking for Construct Validity Evidences Regarding Isolated Pitch Tasks in Undergraduate Brazilian Music Students. In: 15th International Conference on Music Perception and Cognition, 2018, Graz/Sydney/La Plata/Montreal. ICMPC15/ESCOM10: Abstract book. Graz, Austria, 2018. p. 107-107.

  • RINALDI, A. ; GERMANO, N. G. . Absolute Memory for Pitch as a Hypothetical Cognitive Component for Tonic Retention. In: 15th International Conference on Music Perception and Cognition, 2018, Graz/Sydney/La Plata/Montreal. ICMPC15/ESCOM10: Abstract book. Graz, Austria, 2018. p. 106-106.

  • GERMANO, N. G. ; MOREIRA, H. C. ; BORTZ, G. . Ouvido Relativo: Definição, Relevância para a Percepção Musical e Inter-relações com o Ouvido Absoluto. In: 13° Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais, 2017, Curitiba. 13° Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais, 2017.

  • GERMANO, N. G. ; MOREIRA, H. C. ; BORTZ, G. . Em Busca de uma Definição para o Fenômeno do Ouvido Absoluto. In: SIMCAM 10, 2014, Campinas. Caderno de Resumos - SIMCAM 10, 2014. p. 31-31.

  • GERMANO, N. G. ; VANZELLA, P. ; BENASSI-WERKE, M. E. ; OLIVEIRA, M. G. M. . Categorização de Ouvido Absoluto em estudantes de música de nível universitário das cidades de São Paulo e Brasília. In: 9° Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais, 2013, Pará. 9° Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais, 2013.

  • GERMANO, N. G. ; VANZELLA, P. ; OLIVEIRA, M. G. M. . Prevalência de Ouvido Absoluto em Estudantes de Música de Nível Universtário das Cidades de São Paulo e Brasília. In: XXI ANPPOM, 2011, Uberlandia. Caderno de Resumos do XXI Congresso da AMPPOM. Uberlandia: ANPPOM, 2011.

  • BENASSI-WERKE, M. E. ; QUEIROZ, M. ; GERMANO, N. G. ; OLIVEIRA, M. G. M. . Memória de Curto Prazo para Melodias: Efeito das Diferentes Escalas Musicais. In: 6° Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais, 2010, Rio de Janeiro. 6° Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais, 2010.

  • VANZELLA, P. ; BENASSI-WERKE, M. E. ; GERMANO, N. G. ; OLIVEIRA, M. G. M. . O ouvido absoluto: prevalência e características em duas universidades brasileiras. In: 6° Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais, 2010, Rio de Janeiro. 6° Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais, 2010.

  • GERMANO, N. G. ; BENASSI-WERKE, M. E. ; OLIVEIRA, M. G. M. . XXI Congresso de Iniciação Científica da UNESP. In: XXI Congresso de Iniciação Científica da UNESP, 2009, São José do Rio Preto. XXI Congresso de Iniciação Científica da UNESP, 2009.

  • GERMANO, N. G. ; VANZELLA, P. ; BENASSI-WERKE, M. E. ; OLIVEIRA, M. G. M. . Prevalência e Categorização de Ouvido Absoluto em Estudantes da Universidade Estadual Paulista. In: 14° ENAPET - Encontro Nacional de Grupos do PET, 2009, Manaus. 14° ENAPET - Encontro Nacional de Grupos do PET, 2009.

  • NASCIMENTO, J. M. ; GERMANO, N. G. . Teoria e percepção musical: dois lados da mesma moeda. 2021. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • QUINTANA, T. ; GERMANO, N. G. . Solfejo modal nas aulas de percepção musical: uma prática pouco recorrente. 2021. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • GERMANO, N. G. . Simpósio Educação Auditiva. Palestra: Ouvido Absoluto. 2021. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • GERMANO, N. G. . Psicometria Aplicada a Estudos Quantitativos na área da Cognição Musical. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GERMANO, N. G. . Psicometria aplicada a estudos quantitativos nas ciências humanas. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GERMANO, N. G. . Metodologia Científica na Atualidade. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • QUINTANA, T. ; GERMANO, N. G. . Métodos voltados para o ensino de Percepção Musical para alturas: Uma revisão bibliográfica. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • KLEIN, M. R. ; MOTA, H. ; RINALDI, A. ; GERMANO, N. G. . Produção Audiovisual do PodCast MusiCuriosos. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GERMANO, N. G. ; MOREIRA, H. C. ; BORTZ, G. . Estudos quantitativos na área da cognição musical: Uma abordagem psicométrica. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GERMANO, N. G. . Por que estudar Percepção Musical? O desenvolvimento e a importância do Ouvido Relativo. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • KLEIN, M. R. ; BRUCKER, J. B. ; RINALDI, A. ; GERMANO, N. G. . Gravação, Edição e Produção de Áudio do PodCast MusiCuriosos. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRUCKER, J. B. ; KLEIN, M. R. ; RINALDI, A. ; GERMANO, N. G. . Web Design, Divulgação e Processo Criativo do PodCast MusiCuriosos. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NASCIMENTO, J. M. ; GERMANO, N. G. . Percepção de Alturas em Alunos de Ensino Superior em Música. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GERMANO, N. G. . Desmistificando o Ouvido Absoluto. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GERMANO, N. G. . Testagem de Habilidades Cognitivas: Contribuições da Psicometria para o Estudo do Ouvido Absoluto. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GERMANO, N. G. ; MOREIRA, H. C. ; BORTZ, G. . Psychometric Features to Assess Absolute Pitch: Looking for Construct Validity Evidences Regarding Isolated Pitch Tasks in Undergraduate Brazilian Music Students. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RINALDI, A. ; GERMANO, N. G. . Absolute Memory for Pitch as a Hypothetical Cognitive Component for Tonic Retention. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GERMANO, N. G. . O que há de absoluto no ouvido?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GERMANO, N. G. ; MOREIRA, H. C. ; BORTZ, G. . Em Busca de uma Definição para o Fenômeno do Ouvido Absoluto. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GERMANO, N. G. ; VANZELLA, P. ; BENASSI-WERKE, M. E. ; OLIVEIRA, M. G. M. . Categorização de Ouvido Absoluto em estudantes de música de nível Universitário. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GERMANO, N. G. ; BENASSI-WERKE, M. E. ; VANZELLA, P. ; OLIVEIRA, M. G. M. . Prevalence of Absolute Pitch in Music Schools in Brazil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GERMANO, N. G. ; VANZELLA, P. ; OLIVEIRA, M. G. M. . Prevalência de ouvido Absoluto em Estudantes de Nível Universitário das Cidades de São Paulo e Brasília. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GERMANO, N. G. . O Ensino de Música para Crianças. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BENASSI-WERKE, M. E. ; QUEIROZ, M. ; GERMANO, N. G. ; OLIVEIRA, M. G. M. . Melodic Memory and its Dependence on Familiarity and Difficulty. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GERMANO, N. G. ; BENASSI-WERKE, M. E. ; OLIVEIRA, M. G. M. . Memória de Curto Prazo para Melodias: Efeito das Diferentes Escalas Musicais. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GERMANO, N. G. ; VANZELLA, P. ; BENASSI-WERKE, M. E. ; OLIVEIRA, M. G. M. . Prevalência e Categorização do Ouvido Absoluto em Estudantes de Música da Universidade Estadual Paulista. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • VANZELLA, P. ; BENASSI-WERKE, M. E. ; GERMANO, N. G. ; OLIVEIRA, M. G. M. . Prevalence and Categories of Absolute Pitch in Music Schools in Brazil. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GERMANO, N. G. ; VANZELLA, P. ; BENASSI-WERKE, M. E. ; OLIVEIRA, M. G. M. . Prevalência e Categorização de Ouvido Absoluto em Estudantes de Música da Universidade Estadual Paulista. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções

GERMANO, N. G. ; SARTOR, J. B. ; PADOIN, J. . Orquestra Sinfônica de Santa Maria - ep.1 (PodCast MusiCuriosos). 2022.

GERMANO, N. G. ; SARTOR, J. B. ; PADOIN, J. . Orquestra Sinfônica de Santa Maria - ep.1 (MusiCuriosos - rádio UniFM 107.9). 2022.

GERMANO, N. G. ; OLIVEIRA, L. F. ; LIMA, L. D. ; MESQUITA, M. . O Cérebro Musical - PodCast MusiCuriosos (MusiCuriosos, rádio Uni FM 107.9). 2021.

GERMANO, N. G. ; BONIS, M. ; MENEZES, F. ; ROCHA, A. . Músico Profissional: Desafios e Objetivos do Mercado de Trabalho (MusiCuriosos, rádio Uni FM 107.9). 2021.

GERMANO, N. G. ; BORTZ, GRAZIELA ; PAULINO, H. ; SAMANTA, A. . Música e Gênero (MusiCuriosos, rádio Uni FM 107.9). 2021.

GERMANO, N. G. ; DELTREGIA, C. ; GUSMAO, P. ; WEBER, V. . Educação Musical (MusiCuriosos, rádio Uni FM 107.9). 2021.

Germano, Nayana. G. ; MARTINELLI, L. ; RINALDI, A. ; BITONDI, M. . Compositores de Música Erudita: Onde Vivem, o que Comem? (MusiCuriosos, rádio Uni FM 107.9). 2021.

GERMANO, N. G. ; WERLANG, G. ; BIRCK, M. ; BARROS, G. . Música Popular (MusiCuriosos, rádio Uni FM 107.9). 2021.

GERMANO, NAYANA G. ; FERRARI, A. ; NUSKE, G. ; MOTA, L. . Músicos de Orquestra: Conhecendo o seu habitat natural (MusiCuriosos, rádio Uni FM 107.9). 2021.

GERMANO, N. G. ; RINALDI, A. ; RIOS, P. ; BORGES, A. . Música Contemporânea: O que são esses ruídos? (MusiCuriosos, rádio Uni FM 107.9). 2021.

GERMANO, N. G. . Ouvido Absoluto - PodCast MusiCuriosos. 2021.

GERMANO, N. G. ; TOFFOLO, R. B. G. . Fundamentos Oncológicos da Cognição Musical - Live MusiCuriosos. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

KLEIN, M. R. ; MONTERO, M. ; DUARTE, L. ; GARCIA, H. ; GERMANO, N. G. . Faculdade de Música e Diversidade Musical - Live MusiCuriosos. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

GERMANO, N. G. ; BORTZ, G. ; SAMANTA, A. ; PAULINO, H. ; FLORES, D. ; SOUZA, P. ; KLEIN, M. R. . Música e Gênero (MusiCuriosos, Episódio Ilustrado). 2021.

GERMANO, N. G. ; GLASER, S. ; FERRARI, A. . VI Encontro Internacional sobre Pedagogia do Piano. Painel: O ensino do piano e o desenvolvimento integral do músico: desenvolvendo competências além do tocar. 2021. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

GERMANO, N. G. ; STUMM, R. . VI Encontro Internacional sobre Pedagogia do Piano. Live Exposição Internacional ? Encontros sobre a Pedagogia do Piano - Artes Visuais e Música. 2021. (Programa de rádio ou TV/Outra).

GERMANO, N. G. ; FERNANDES, T. . Olhar de Maestrina: O trabalho do Regente-Educador em Orquestras Comunitárias - Live MusiCuriosos. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

GERMANO, N. G. ; FLORES, D. ; SOUZA, P. ; KLEIN, M. R. . Compositores de Música Erudita: Onde vivem, o que comem? (MusiCuriosos - PodCast Ilustrado). 2021.

GERMANO, N. G. ; FLORES, D. ; SOUZA, P. ; KLEIN, M. R. . Educação Musical - PodCast MusiCuriosos (MusiCuriosos, Episódio Ilustrado). 2021.

GERMANO, N. G. . Ouvido Absoluto n1 (MusiCuriosos, rádio Uni FM 107.9). 2021.

GERMANO, N. G. . Ouvido Absoluto n2 (MusiCuriosos, rádio Uni FM 107.9). 2021.

GERMANO, N. G. ; MOTA, H. ; KLEIN, M. R. ; ROCHA, A. ; MENEZES, F. ; BONIS, M. . Músico Profissional: Desafios e Objetivos do Mercado de Trabalho (MusiCuriosos, Episódio Ilustrado). 2021.

GERMANO, N. G. ; NUSKE, G. ; MOTA, L. ; FERRARI, A. . Músicos de Orquestra: Conhecendo o seu habitat natural - PodCast MusiCuriosos. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

GERMANO, N. G. ; RINALDI, A. ; BORGES, A. ; RIOS, P. . Música Contemporânea: O que são esses ruídos? - PodCast MusiCuriosos. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

GERMANO, N. G. ; LIMA, L. D. . Percepção Musical e Ouvido Absoluto. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

GERMANO, N. G. ; LIMA, L. D. . Percepção Musical e Ouvido Absoluto - O que ninguém te contou? (MusiCuriosos). 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

BAPTISTA, J. T. ; GERMANO, N. G. . Entre a Música Eletroacústica, a Trilha Sonora e o Som para Audiovisual (canal do MusiCuriosos). 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

GERMANO, N. G. ; MOTA, H. ; KLEIN, M. R. ; OLIVEIRA, L. F. ; LIMA, L. D. ; MESQUITA, M. . O Cérebro Musical - Musicuriosos Episódio Ilustrado. 2020.

GERMANO, N. G. . Desmistificando o Ouvido Absoluto. 2020. (Programa de rádio ou TV/Outra).

GERMANO, N. G. ; RINALDI, A. ; BITONDI, M. ; MARTINELLI, L. . Compositores de Música Erudita: Onde Vivem, o que Comem? - PodCast MusiCuriosos. 2019.

GERMANO, N. G. ; MESQUITA, M. ; OLIVEIRA, L. F. ; LIMA, L. D. . O Cérebro Musical - PodCast MusiCuriosos. 2019.

GERMANO, N. G. ; WERLANG, G. ; BIRCK, M. ; BARROS, G. . Música Popular - PodCast MusiCuriosos. 2019.

GERMANO, N. G. ; DELTREGIA, C. ; GUSMAO, P. ; WEBER, V. . Educação Musical - PodCast MusiCuriosos. 2019.

GERMANO, N. G. ; BORTZ, G. ; PAULINO, H. ; SAMANTA, A. . Música e Gênero - PodCast MusiCuriosos. 2019.

GERMANO, N. G. ; ROCHA, A. ; MENEZES, F. ; BONIS, M. . Músico Profissional: Desafios e Objetivos do Mercado de Trabalho - PodCast MusiCuriosos. 2019.

GERMANO, N. G. . O que há de Absoluto no Ouvido?. 2017.

MESQUITA, M. ; YANO, Y. ; GERMANO, N. G. ; BORTZ, G. . Reflexões sobre a habilidade cognitiva denominada Ouvido Absoluto. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

GERMANO, N. G. . Escuta só: Ouvido Absoluto. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

GERMANO, NAYANA G. . Relatório de Extensão anual - FIEX 2021. 2021. (Relatório de pesquisa).

GERMANO, N. G. . Relatório de Pesquisa anual - FIPE 2021. 2021. (Relatório de pesquisa).

GERMANO, N. G. . Relatório de Extensão Anual - FIEX 2020. 2020. (Relatório de pesquisa).

QUINTANA, T. ; GERMANO, N. G. . Relatório de Pesquisa Anual - FIPE 2020. 2020. (Relatório de pesquisa).

GERMANO, N. G. ; RINALDI, A. ; BRUCKER, J. B. ; KLEIN, M. R. . Relatório de Extensão Anual - FIEX 2019. 2019. (Relatório de pesquisa).

NASCIMENTO, J. M. ; GERMANO, N. G. . Relatório de Pesquisa Anual - FIPE 2019. 2019. (Relatório de pesquisa).

GERMANO, N. G. ; BORTZ, G. . Relatório Científico Anual - Bolsa FAPESP de Doutorado. 2018. (Relatório de pesquisa).

GERMANO, N. G. ; BORTZ, G. . Relatório Científico Anual - Bolsa FAPESP de Doutorado. 2017. (Relatório de pesquisa).

GERMANO, N. G. ; BORTZ, G. . Relatório Anual de Atividades Acadêmicas - Doutorado - UNESP. 2016. (Relatório de pesquisa).

GERMANO, N. G. ; MOREIRA, H. C. ; BORTZ, G. . Relatório Anual de Atividades Acadêmicas - Mestrado - UNESP. 2015. (Relatório de pesquisa).

GERMANO, N. G. ; MOREIRA, H. C. ; BORTZ, G. . Relatório Anual de Atividades Acadêmicas - Mestrado - UNESP. 2014. (Relatório de pesquisa).

GERMANO, N. G. ; MOREIRA, H. C. ; BORTZ, G. . Relatório Anual de Atividades Acadêmicas - Mestrado - UNESP. 2013. (Relatório de pesquisa).

GERMANO, N. G. ; OLIVEIRA, M. G. M. . Relatório Científico Anual - Bolsa FAPESP de Iniciação Científica. 2011. (Relatório de pesquisa).

GERMANO, N. G. ; RINALDI, A. ; KLEIN, M. R. . PodCast MusiCuriosos - Orquestra Sinfônica de Santa Maria - ep.1. 2022. Registro Fonográfico.

GERMANO, N. G. . Produção - Concerto Sináptico - UFSM 2021 A partir da obra original de Camille Saint-Saëns Carnaval dos Animais. 2021. Diversas.

GERMANO, N. G. . Produção - Concerto 2 - SIMCAMXV - Professores e convidados do Departamento de Música da UFSM. 2021. Diversas.

GERMANO, N. G. . Produção - Concerto 3 - SIMCAMXV - Professores e convidados do Departamento de Música da UFSM. 2021. Diversas.

GERMANO, N. G. . Produção - Concerto 4 - SIMCAMXV - Conjunto de Clarinetas do Mestrado Profissional da UFBA. 2021. Diversas.

GERMANO, N. G. . PodCast MusiCuriosos - Ouvido Absoluto. 2021. Registro Fonográfico.

GERMANO, N. G. ; KLEIN, M. R. ; RINALDI, A. . Música Contemporânea: O que são esses ruídos? - PodCast MusiCuriosos. 2020. Registro Fonográfico.

RINALDI, A. ; KLEIN, M. R. ; GERMANO, N. G. . Músicos de Orquestra: Conhecendo o seu habitat natural - PodCast MusiCuriosos. 2020. Registro Fonográfico.

GERMANO, N. G. ; KLEIN, M. R. ; RINALDI, A. . PodCast MusiCuriosos: O Cérebro Musical - PodCast MusiCuriosos. 2019. Registro Fonográfico.

GERMANO, N. G. ; KLEIN, M. R. ; RINALDI, A. . PodCast MusiCuriosos: Músico Profissional: Desafios e Objetivos do Mercado de Trabalho. 2019. Registro Fonográfico.

GERMANO, N. G. ; KLEIN, M. R. ; RINALDI, A. . PodCast MusiCuriosos: Música e Gênero - PodCast MusiCuriosos. 2019. Registro Fonográfico.

RINALDI, A. ; KLEIN, M. R. ; GERMANO, N. G. . PodCast MusiCuriosos: Compositores de Música Erudita: Onde Vivem, o que Comem?. 2019. Registro Fonográfico.

KLEIN, M. R. ; RINALDI, A. ; GERMANO, N. G. . PodCast MusiCuriosos: Música Popular - PodCast MusiCuriosos. 2019. Registro Fonográfico.

KLEIN, M. R. ; RINALDI, A. ; GERMANO, N. G. . PodCast MusiCuriosos: Educação Musical. 2019. Registro Fonográfico.

GERMANO, N. G. . Coro da Escola Estadual Rita Bicudo Pereira. 2015. Interpretação.

GERMANO, N. G. . Encontro Musical. 2012. Interpretação.

GERMANO, N. G. . Concerto de Regência - Recital de Formatura. 2011. Interpretação.

GERMANO, N. G. . Concerto de Percussão - Estreia Mundial: Amaurose - Intérprete: Grupo PIAP. 2010. Composição (estréia).

GERMANO, N. G. . Encontro Musical. 2010. Interpretação.

GERMANO, N. G. . Festival de Composição do Ateliê de Criação Musical da Tom Jobim ? EMESP - Estreia Mundial: Ósculo - Intérprete: Grupo DURUM. 2009. Composição (estréia).

GERMANO, N. G. . Encontro Musical. 2009. Interpretação.

GERMANO, N. G. . Coro do Instituto de Artes da UNESP. 2008. Interpretação.

GERMANO, N. G. . Encontro Musical. 2008. Interpretação.

GERMANO, N. G. . Encontro Musical. 2007. Interpretação.

GERMANO, N. G. . Encontro Musical. 2006. Interpretação.

GERMANO, N. G. . Encontro Musical. 2005. Interpretação.

GERMANO, N. G. . Encontro Musical. 2004. Interpretação.

GERMANO, N. G. . Encontro Musical. 2003. Interpretação.

GERMANO, N. G. . Encontro Musical. 2002. Interpretação.

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    Grupo de Pesquisa Música: Criação, Recepção e Compreensão, Descrição: O Grupo se propõe a desenvolver estudos interdisciplinares sobre a formação e o desenvolvimento de conceitos musicais que organizam e estruturam a criação, recepção e compreensão da Música. O foco central do grupo consiste em compreender o processo de formação e desenvolvimento de conceitos musicais, estejam estes ligados mais diretamente à teoria e à performance musical (criação e compreensão), ou a aspectos cognitivos da música (recepção e compreensão). O grupo apresenta um perfil multidisciplinar, abarcando as seguintes subáreas da Música: Teoria Musical, Análise Musical, Percepção e Cognição Musical, Composição Musical.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Nayana Di Giuseppe Germano - Coordenador / Arthur Rinaldi - Integrante / Jeilson Morais Nascimento - Integrante / Jessica Bastianello Brucker - Integrante / Marcos Rodrigo Klein - Integrante / Aline Lucas Guterres - Integrante.

  • 2019 - Atual

    Ouvido Absoluto versus Ouvido Relativo: Diferentes Estratégias para o Desenvolvimento da Percepção de Alturas em Alunos de Ensino Superior, Descrição: Nos cursos de percepção musical, almeja-se o aprimoramento do Ouvido Relativo (OR), ou seja, a capacidade de reconhecer intervalos melódicos e harmônicos, tríades e tétrades, e progressões harmônicas. Contudo, os alunos apresentam uma grande heterogeneidade quanto às suas habilidades de percepção, sobretudo em relação à percepção de alturas, por conta da presença de alunos portadores de Ouvido Absoluto (OA). Os métodos de ensino não levam em consideração este alto grau de heterogeneidade dos alunos, sobretudo o alto grau de contraste entre portadores e não portadores de OA, levando muitos alunos a ser sentirem desmotivados. O presente projeto propõe a continuação da avaliação de um banco de dados já coletado (Germano, 2018) que testou o reconhecimento de diversas tarefas perceptivas musicais relacionadas à altura em 783 alunos de graduação em música. A proposta dessa avaliação é enriquecer a bibliografia sobre o assunto e contribuir para a pesquisa em música. Posterior a essa primeira etapa, será feita uma elaboração teórica de novas estratégias pedagógicas perceptivas musicais para o desenvolvimento do OR em estudantes de música portadores e não portadores de OA. Espera-se que essas estratégias sejam mais eficazes, aumentando a acuidade dos alunos e também o interesse em atuar ativamente para o desenvolvimento do OR (algo sentido, sobretudo, por alunos portadores de OA).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Nayana Di Giuseppe Germano - Coordenador / Jeilson Morais Nascimento - Integrante., Financiador(es): Fundo de Incentivo à Pesquisa - Bolsa., Número de produções C, T & A: 8

  • 2019 - Atual

    Organização do XV Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais (SIMCAM), Descrição: O Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais (SIMCAM) é um evento bienal promovido pela Associação Brasileira de Cognição e Artes Musicais (ABCM) e realizado em parceria com instituições científicas. Em 2021, a décima quinta edição do SIMCAM ocorrerá de 25 a 28 de maio e será organizada e sediada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O evento científico tem como principal objetivo reunir trabalhos e pesquisas interdisciplinares relacionados à cognição musical, mente musical, psicologia, psicometria, linguística, entre outros temas. O simpósio conta com palestras de convidados nacionais e internacionais, mesas redondas, apresentações artísticas, comunicações científicas e workshops. O evento proporciona uma rica oportunidade para a troca de experiência profissional entre pesquisadores e interessados na área, além de apresentar como produto científico a publicação dos anais do evento e do caderno de resumos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Nayana Di Giuseppe Germano - Coordenador / Arthur Rinaldi - Integrante / Lucius Mota - Integrante / Pablo Gusmão - Integrante / Marcos Kroning - Integrante.

  • 2018 - Atual

    Os Efeitos sobre Habilidades Sociais e Cognitivas em Crianças Expostas ao Programa Guri Santa Marcelina na Grande São Paulo: Um Estudo de Coorte, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Graziela Bortz em 16/08/2018., Descrição: A pergunta que norteia este trabalho é: de que modo a participação no Programa Guri Santa Marcelina pode interferir no desenvolvimento de habilidades sociais, nas habilidades cognitivas e na estrutura cerebral de crianças entre 6 e 7 anos? Dentre os estudos observacionais utilizados na área de saúde, o estudo de coorte verifica a relação causal entre a exposição a uma situação e o prognóstico de um desfecho. Tem sido largamente utilizado em pesquisas nas situações em que conduzir um estudo de controle randomizado seria antiético. O estudo observacional de coorte será utilizado aqui, por questões inerentes ao processo de inscrição no Programa, prospectivamente ao longo do ano escolar de 2019, quando serão levantados os dados do grupo interno exposto ao Programa e do grupo de controle, para medir, por meio dessa observação, os efeitos que o preditor (estar exposto ao Programa) ocasiona sobre a variável de desfecho (habilidades sociais, cognitivas e mudanças na estrutura cerebral). Os pais ou responsáveis assinarão o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido no momento da matrícula. São objetivos desta pesquisa: 1) avaliar os efeitos sociais do Programa Guri Santa Marcelina da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo em crianças de 6 e 7 anos nas comunidades atendidas pelo programa por meio da escala SDQ (Goodman e Goodman, 2011) de capacidades e dificuldades em habilidades sociais, teste de habilidades cognitivas Go-No Go (Baron, 2004), e critérios de classificação econômica da ABEP (2016); 2) observar possíveis mudanças estruturais no cérebro de crianças expostas à intervenção do Programa Guri Santa Marcelina em crianças de 6 e 7 anos por meio de ressonância magnética funcional (fMRI). Resultados da pesquisa conduzida sobre programas inspirados no projeto venezuelano baseado em ensino de música orquestral conhecido como El Sistema apresentaram melhora significativa no desempenho acadêmico dos estudantes quando comparados ao grupo de controle (Holochwost et al., 2017b), cognitivo (Habibi et al., 2016), sócio emocional e musical (Ilari et al., 2016). Resultados similares em estudo conduzido por Alemán et al., 2016) corroboram os benefícios comportamentais de crianças expostas vulnerabilidades sociais. No Brasil, embora haja vários projetos sociais de educação musical (Ação Social pela Música do Brasil ? ASMB em Chapéu Mangueira, Alemão, Macacos, Cidade de Deus, Piraí, João Pessoa e Rondônia), Neojibá, na Bahia, Projeto Guri, no interior e litoral paulista, Instituto Baccarelli, formalizado em 1996 na cidade de São Paulo, e Guri Santa Marcelina na Grande São Paulo, inexistem estudos quantitativos ou que tenham se utilizado exames de imagem para medir o prognóstico que a exposição a programas sociais com foco em educação musical apresenta como desfecho... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Nayana Di Giuseppe Germano - Integrante / Hugo Cogo Moreira - Integrante / Graziela Bortz - Coordenador / Beatriz Ilari - Integrante / Andrea P JACKOWSKI - Integrante.

  • 2017 - Atual

    Vieses cognitivos na avaliação musical, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Graziela Bortz em 21/06/2019., Descrição: Em 1987, J. D. Boyle e R. E. Radocy publicaram o livro Measurement and evaluation of musical experiences, abordando a difícil questão de conferir medidas à performance musical, e propuseram diferentes abordagens estatísticas para tal. Acreditavam que, enquanto alguns aspectos poderiam ser medidos, a experiência musical como um todo, no entanto, permanecia subjetiva. Pesquisas nas últimas décadas têm revelado o quanto tal ideia de subjetividade implícita na prática musical tem possibilitado vieses em avaliações de concursos musicais, sejam esses para avaliar solistas, selecionar estudantes ingressantes em conservatórios, ou para contratar profissionais em grupos de concerto. A pesquisa dá continuidade à anterior que, no entanto, avaliou o aspecto: solfejo musical no Instituto de Artes da Unesp (Fapesp 2014/03322-1), em colaboração com o estatístico Prof. Dr. Hugo Cogo-Moreira, do Departamento de Psiquiatria da Unifesp, e não avaliou propriamente músicos em situação de apresentação musical, mas revelou o quão necessária se faz a discussão sobre o grau de concordância e discordância entre especialistas a respeito dos itens de avaliação, escalas, número de opções, avaliação cega, escolha e treinamento dos juízes, para que seja possível criar itens e critérios de avaliação confiáveis em audições e competições musicais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Nayana Di Giuseppe Germano - Integrante / Hugo Cogo Moreira - Integrante / Graziela Bortz - Coordenador.

  • 2016 - 2018

    Ouvido Absoluto e Ouvido Relativo: Um estudo Psicométrico dos Traços Latentes, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Graziela Bortz em 24/11/2017., Descrição: Os fenômenos do Ouvido Absoluto (OA) e do Ouvido Relativo (OR) estão ganhando espaço no mundo acadêmico, uma vez que o número de pesquisas voltadas para o entendimento dos processos cognitivos, bem como o estudo do ensino e aprendizado da percepção musical, vem aumentando no decorrer dos anos. Para estudarmos com discernimento fenômenos cognitivos dessa natureza, precisamos, antes de mais nada, conhecer sua real definição, ou seja, ter em mãos o seu constructo. Contudo, ainda não existe o constructo validado dessas duas habilidades cognitivas. Dessa forma, o objetivo principal desta tese é compreender quais seriam os modelos teóricos que compõem os traços cognitivos do OA e do OR no que diz respeito ao processamento de alturas, bem como as possíveis capacidades comuns a ambos. Serão estudadas maneiras de construir e aplicar experimentos que corroborem ou não os modelos teóricos propostos, levando a uma compreensão cientificamente mais fundamentada das habilidades cognitivas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Nayana Di Giuseppe Germano - Integrante / Hugo Cogo Moreira - Integrante / Graziela Bortz - Coordenador.

  • 2016 - Atual

    Grupo de Pesquisa: Percepção Musical, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Graziela Bortz em 27/03/2016., Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Nayana Di Giuseppe Germano - Integrante / Hugo Cogo Moreira - Integrante / Graziela Bortz - Coordenador / Marcos Mesquita - Integrante.

  • 2013 - 2015

    Em busca de uma definição para o fenômeno do Ouvido Absoluto, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Graziela Bortz em 24/11/2017., Descrição: O fenômeno do Ouvido Absoluto (OA) tem sido muito estudado e discutido no último século, havendo uma grande quantidade de artigos dedicados à reflexão sobre as peculiaridades desta habilidade. Ao observarmos as definições utilizadas pelos diversos pesquisadores ao longo de todos esses anos, pode-se identificar que a principal característica do traço cognitivo reside na capacidade dos portadores em reconhecer e identificar tons utilizando-se de rótulos verbais (mais especificamente nome de notas) sem nenhum tipo de referência externa (como por exemplo, um diapasão). No entanto, as definições encontradas na bibliografia sobre o tema também incluem diversos critérios mais específicos, não consensuais, elencados por diferentes pesquisadores na busca por uma compreensão mais acurada desta habilidade cognitiva. Nesse contexto, é importante apontar alguns questionamentos: quais são os critérios pertinentes para uma definição precisa do OA? Considerando um dado conjunto de critérios, eles são realmente capazes de explicar satisfatoriamente e adequadamente a estrutura subjacente desta habilidade cognitiva? Assim, o objetivo geral do trabalho é realizar uma grande revisão crítica da literatura sobre o OA, que se iniciará pelo levantamento da estrutura teórica de definição do fenômeno apresentada nos primeiros artigos sobre o tema. Em seguida, serão apresentadas discussões sobre as perspectivas mais recentes sobre a habilidade do OA, incluindo considerações sobre as suas diferentes variáveis. Por fim, serão também abordadas algumas discussões sobre as inter-relações entre o OA e a habilidade cognitiva conhecida como Ouvido Relativo (OR), uma habilidade muito importante no âmbito musical.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Nayana Di Giuseppe Germano - Integrante / Hugo Cogo Moreira - Integrante / Graziela Bortz - Coordenador.

  • 2010 - 2011

    Categorização de Ouvido Absoluto em Estudantes de Música de Nível Universitário na cidade de São Paulo, Descrição: O ouvido absoluto é um traço cognitivo raro caracterizado pela capacidade de identificar a altura de qualquer tom isolado sem nenhuma referência externa. O objetivo deste trabalho é dar continuidade a uma pesquisa iniciada no ano de 2007 realizando um levantamento estatístico da prevalência de alunos com ouvido absoluto em instituições de ensino superior em música e, ao mesmo tempo, tentar categorizar os diferentes tipos de ouvidos absolutos identificados. Concomitantemente, será estabelecida na população estudada, uma relação entre prevalência de ouvido absoluto e o início do treinamento musical, o tipo de treinamento musical e alguma eventual influência familiar. A investigação será feita através de aplicação de questionários a alunos dos cursos de graduação das seguintes universidades que aceitarem participar da pesquisa: Faculdade de Música Carlos Gomes (FMCG), Centro Universitário Uni FIAM-FAAM, Faculdade Paulista de Artes (FPA), Faculdade Mozarteum de São Paulo (FAMOSP), Faculdade Integral Cantareira (F.I.C), Universidade de São Paulo (USP) e a Faculdade Santa Marcelina (FASM). Os questionários visam coletar informações sobre as características específicas da formação musical, detalhes da percepção auditiva entre outros. Os dados coletados serão acrescidos aos dados já coletados da UnB e UNESP durante os anos de 2007 e 2009; tais resultados serão comparados a fim de categorizar os diferentes tipos de OA que possam existir e suas possíveis particularidades.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Nayana Di Giuseppe Germano - Integrante / Maria Gabriela Menezes de Oliveira - Coordenador.

  • 2008 - 2014

    Grupo de Investigação em Aprendizagem e Memória, Descrição: Todos os trabalhos de pesquisa com animais têm sido apresentados em congressos de neurociência nacionais e internacionais (FESBE e Society for Neuroscience), onde têm sido discutidos por especialistas e demais interessados nos respectivos assuntos. Os trabalhos com pacientes e voluntários também foram apresentados em congressos nacionais e internacionais de diversas áreas (neurociências, neurologia, psiquiatria, neuropsicologia, produtos naturais) conforme a natureza do assunto. Estes trabalhos têm tido boa aceitação na comunidade acadêmica e, alguns deles, têm alcançado repercussão mais geral através da imprensa. O prêmio Alois Alzheimer concedido a um trabalho apresentado no 3 Congresso Brasileiro de Neuropsicologia e a veiculação por vários jornais, em diversos Estados, de estudos com Ginkgo biloba, o atestam. Tanto os estudos com animais como os com seres humanos contribuem para o desenvolvimento das teorias sobre memória. Este conhecimento vem sendo aplicado na prática no Centro Paulista de Neuropsicologia, ligado ao Departamento de Psicobiologia, e que faz avaliação neuropsicológica e reabilitação em crianças (NANI) e pacientes com distúrbios cognitivos, idosos incluindo portadores da doença de Alzheimer e em lesões cerebrais adquiridas. O grupo também se dedica a validação de instrumentos e testes neuropsicológicos, por exemplo o BCPR que avalia memória verbal.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Nayana Di Giuseppe Germano - Integrante / Maria Gabriela Menezes de Oliveira - Coordenador / Mariana Benassi Werke - Integrante / Marcelo Queiroz - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Cooperação.

Prêmios

2020

Edital Auxílio à Promoção de Eventos Científicos, Tecnológicos e/ou de Inovação ? ARC - 04/2020, CNPq.

2020

Edital Auxílio Para Organização de Eventos ? AOE - 02/2020, FAPERGS.

2019

Indicação - Prêmio de Tese, CAPES.

2019

Indicação - Prêmio de Tese, UNESP.

2018

European Society for the Cognitive Sciences of Music (ESCOM) Early Career Research Award (2nd Prize), ESCOM 10 - 15th International Conference on Music Perception and Cognition.

2016

Bolsa de Doutorado, FAPESP.

2014

Bolsa de Mestrado, CAPES.

2012

Prêmio de Excelência pelo Trabalho de Conclusão de Curso, Instituto de Artes - UNESP.

2010

Bolsa de Iniciação Científica, FAPESP.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Santa Maria, Departamento de Música UFSM. , Universidade Federal de Santa Maria, Camobi, 97105900 - Santa Maria, RS - Brasil, Telefone: (55) 32208443

Experiência profissional

2019 - Atual

Universidade Federal de Santa Maria

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 04/2022

    Ensino, Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria e Percepção Musical I (Bacharelado em Música, Licenciatura em Música e Música e Tecnologia) Carga horária semestral: 90 horas, Teoria e Percepção Musical III (Bacharelado em Música, Licenciatura em Música e Música e Tecnologia) Carga horária semestral: 90 horas, Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música)

  • 12/2021

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Música UFSM.,Cargo ou função, Colegiado de curso - Bacharelado.

  • 12/2021

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Música UFSM.,Cargo ou função, NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE DO CURSO DE MÚSICA BACHARELADO.

  • 01/2019

    Pesquisa e desenvolvimento, Departamento de Música UFSM.,Linhas de pesquisa

  • 01/2019

    Extensão universitária , Departamento de Música UFSM.,Atividade de extensão realizada, MusiCuriosos: Um Podcast Interativo de Informações e Conhecimentos Musicais.

  • 10/2021 - 02/2022

    Ensino, Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria e Percepção Musical II (Bacharelado em Música, Licenciatura em Música e Música e Tecnologia) Carga horária semestral: 90 horas, Teoria e Percepção Musical IV (Bacharelado em Música, Licenciatura em Música e Música e Tecnologia) Carga horária semestral: 90 horas, Trabalho de Conclusão de Curso II (Bacharelada em Música)

  • 08/2020 - 10/2021

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Música UFSM.,Cargo ou função, COMISSÃO PERMANENTE DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DO CENTRO DE ARTES E LETRAS - CEPE/CAL (138/2020/CAL).

  • 05/2021 - 09/2021

    Ensino, Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria e Percepção Musical I (Bacharelado em Música, Licenciatura em Música e Música e Tecnologia) Carga horária semestral: 90 horas, Teoria e Percepção Musical III (Bacharelado em Música, Licenciatura em Música e Música e Tecnologia) Carga horária semestral: 90 horas, Trabalho de Conclusão de Curso I (Bacharelado em Música)

  • 11/2020 - 02/2021

    Ensino, Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria e Percepção Musical II (Bacharelado em Música, Licenciatura em Música e Música e Tecnologia) Carga horária semestral: 90 horas, Teoria e Percepção Musical IV (Bacharelado em Música, Licenciatura em Música e Música e Tecnologia) Carga horária semestral: 90 horas

  • 03/2019 - 11/2020

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Música UFSM.,Cargo ou função, Conselho do Colegiado dos Cursos de Música Bacharelado (Portaria N 109/2019/CAL/UFSM).

  • 01/2020 - 10/2020

    Ensino, Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria e Percepção Musical I (Bacharelado em Música, Licenciatura em Música e Música e Tecnologia) Carga horária semestral: 90 horas, Teoria e Percepção Musical III (Bacharelado em Música, Licenciatura em Música e Música e Tecnologia) Carga horária semestral: 90 horas

  • 10/2019 - 01/2020

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Música UFSM.,Cargo ou função, Comissão de Reestruturação da Prova de Conhecimentos Específicos dos Cursos de Música (Portaria N 93/2019/CAL/UFSM).

  • 08/2019 - 12/2019

    Ensino, Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria e Percepção Musical II (Bacharelado em Música, Licenciatura em Música e Música e Tecnologia) Carga horária semestral: 90 horas, Teoria e Percepção Musical IV (Bacharelado em Música, Licenciatura em Música e Música e Tecnologia) Carga horária semestral: 90 horas

  • 03/2019 - 07/2019

    Ensino, Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria e Percepção Musical I (Bacharelado em Música, Licenciatura em Música e Música e Tecnologia) Carga horária semestral: 90 horas, Teoria e Percepção Musical II (Bacharelado em Música, Licenciatura em Música e Música e Tecnologia) Carga horária semestral: 90 horas

2020 - Atual

Associação brasileira de Cognição e Artes Musicais

Vínculo: Cargo Eletivo (não remunerado), Enquadramento Funcional: Diretora Tesoureira

2016 - 2018

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Doutorado, Regime: Dedicação exclusiva.

2010 - 2011

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Iniciação Científica com orientação da Porfª. Drª Gabriela Oliveira (Psicobiologia/UNIFESP) com o trabalho intitulado Categorização de Ouvido Absoluto em Estudantes de Música de Nível Universitário na cidade de São Paulo.

2014 - 2015

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 30

2017 - 2017

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio Docência, Carga horária: 2

Outras informações:
Estágio Docência realizado na turma de Percepção e Rítmica II

2014 - 2014

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio Docência, Carga horária: 2

Outras informações:
Estágio Docência realizado na turma de Percepção e Rítmica I

2008 - 2010

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Vínculo: Bolsista do grupo PET-Música, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

Outras informações:
Bolsista do Programa de Educação Tutorial - PET Música UNESP

Atividades

  • 05/2008 - 06/2010

    Extensão universitária , Instituto de Artes.,Atividade de extensão realizada, Bolsista do Programa de Educação Tutorial - PET Música UNESP.

2014 - 2016

Escola Estadual Profa. Rita Bicudo Pereira (Rede Estadual de Ensino)

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Fundamental e Médio, Carga horária: 22

Atividades

  • 03/2014

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Arte

2012 - 2014

ETAPA EDUCACIONAL LTDA

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Fundamental II, Carga horária: 30

Atividades

  • 02/2012 - 03/2014

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Música no Ensino Fundamental I e II

2008 - 2011

Universidade Federal de São Paulo

Vínculo: Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica

Atividades

  • 07/2010 - 08/2011

    Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Psicobiologia, Departamento de Psicobiologia.,Atividade realizada, Bolsista FAPESP (Iniciação Científica) - Projeto: "Categorização de Ouvido Absoluto em Estudantes de Nível Universitário da Cidade de São Paulo" - Orientação: Profa. Dra. Maria Gabriela Menezes de Oliveira.

  • 01/2009 - 06/2010

    Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Psicobiologia, Departamento de Psicobiologia.,Atividade realizada, Iniciação Científica não-remunerada - Orientação: Profa. Dra. Maria Gabriela Menezes de Oliveira.

2007 - 2008

Santuário das Almas

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: pianista acompanhador, Carga horária: 5