Eduardo Monteiro Martins

Possui graduação em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998), mestrado em Físico-Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001) e doutorado em Físico-Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005) Atualmente é professor adjunto da Faculdade de Engenharia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem desenvolvido trabalhos na área de poluição atmosférica urbana, gestão da qualidade do ar, processos cinéticos de formação de ozônio troposférico, emissões de gases para atmosfera a partir de solos e emissões de gases de efeito estufa em aterros sanitários. Realiza trabalhos experimentais de monitoramento de poluentes não regulamentados com auxilio de técnicas cromatográficas e trabalhos de simulação de dispersão de poluentes atmosféricos e modelos químicos. Professor do Programa de Pós Graduação em Engenharia Ambiental (PEAMB/UERJ-Mestrado Profissional), do Doutorado em Engenharia Ambiental (DEAMB/UERJ- Coordenador Adjunto) e do Programa de Pós Graduação em Química (PPGQ/UERJ-Mestrado e Doutorado). Jovem Cientista do Nosso Estado da FAPERJ (2015). Bolsista de produtividade em pesquisa PROCIÊNCIA-UERJ.

Informações coletadas do Lattes em 26/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Físico-Química

2001 - 2005

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Estudo teórico experimental de poluentes atmosféricos primários e secundários no bairro da Tijuca, Praça Saens Pea, Rio de Janeiro
Graciela Arbilla de Klachquin. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Química Atmosférica; Modelo de Qualidade do Ar; Poluição Atmosférica; Meio Ambiente.Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Analítica / Especialidade: Análise de Traços e Química Ambiental. Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Analítica. Setores de atividade: Desenvolvimento Urbano.

Mestrado em Físico-Química

1999 - 2001

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Impacto do Uso de Etanol na Formação de Formaldeído e Acetaldeído,Ano de Obtenção: 2001
Graciela Arbilla de Klachquin.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Modelo de Qualidade do Ar; Química Atmosférica.Grande área: Ciências Exatas e da Terra

Graduação em Química

1992 - 1998

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Análise e otimização dos modelo químico CAL para a simulação da qualidade do ar
Orientador: Graciela Arbilla de Klachquin

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2016

Pós-Doutorado. , University of California Irvine, UCI, Estados Unidos. , Grande área: Ciências Exatas e da Terra, Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Analítica / Especialidade: Química Atmosférica. , Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Saneamento Ambiental.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2006 - 2006

Workshop on Air Quality Forecasting in Latin Ameri. (Carga horária: 40h). , IAG/USP, IAG/USP, Brasil.

2006 - 2006

Qualidade em Laboratórios ? NBR ISSO/IEC 17025:200. (Carga horária: 20h). , Instituto de Quimica da UFRJ, IQ/UFRJ, Brasil.

2003 - 2003

Gestão da Qualidade do Ar Em Centros Urbanos. (Carga horária: 36h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2002 - 2002

Treinamento Operacional Em Hplc Series200 Pe. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2001 - 2001

Tópicos Atuais Em Química Atmosférica. (Carga horária: 21h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

1995 - 1995

Catálise. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

1994 - 1994

Cromatografia Gasosa de Alta Resolução. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

1994 - 1994

Química na Industria de Petróleo. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

1993 - 1993

Formulação Em Fármacos. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Analítica/Especialidade: Quimica Atmosferica.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Saneamento Ambiental/Especialidade: Controle da Poluição.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Saneamento Ambiental/Especialidade: Qualidade do Ar, das Águas e do Solo.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Analítica/Especialidade: Análise de Traços e Química Ambiental.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Analítica/Especialidade: Instrumentação Analítica.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Físico-Química/Especialidade: Cinética Química e Catálise.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

MARTINS, E. M. . II Seminário da Qualidade do ar da Cidade do Rio de Janeiro. 2011. (Outro).

MARTINS, E. M. . I Seminário de Qualidade do Ar da Cidade do rio de Janeiro. 2010. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

4 Simpósio de Gestão Ambiental e Biodiversidade.Monitoramento atmosférico e Poluição. 2015. (Simpósio).

II Seminário da Qualidade do Ar da Cidade do Rio de Janeiro.Ampliação da Rede de Monitoramento de Poluentes Atmosféricos na Cidade do Rio de Janeiro. 2011. (Seminário).

I Seminario de qualidade do ar da cidade do Rio de Janeiro.Apresentação dos primeiros resultados do monitoramento da qualidade do ar do programa MonitorARio. 2010. (Seminário).

I Simpósio de saúde e meio ambiente do CMS Waldyr Franco..Palestra: Toxidade e níveis de aldeídos no Rio de Janeiro. 2002. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Raphael Perciliano da Silva de Almeida

QUITÉRIO, S. L.CORRÊA, S. M.; VENTURA, LUCIANA MARIA BAPTISTA;MARTINS, E. M.. Estudo Multivariado da Qualidade do ar em ambiente urbano e industrial. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Elaine Cristina da Silva

MORENO, E. L.; Guerra, A. C. de O.;MARTINS, E. M.. Joga que eu reciclo! Reciclando ideias e mudando atitudes. 2017. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Priscila Falcão de Sá Borba

MARTINS, E. M.; RITTER, E.;FERREIRA, J. A.; BAUERFELDT, G. F.; Alves, M. C. A.. Avaliação das emissões de GEE e BTEX no aterro sanitário de Seropédica-RJ. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Gladson de Souza Machado,

BAUERFELDT, G. F.; BAPTISTA, LEONARDO;MARTINS, E. M.CORRÊA, S. M.. Avaliação de modelos cinéticos para a combustão de Etanol e Butanol e implicaçõesem Quimica Atmosférica. 2015. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Ricardo Araújo Lessa

MARTINS, E. M.; FORTES, J. D. N.; BAUERFELDT, G. F.; PERES, L. A. P.. Avaliação do processo de dispersão de emissões veiculares através de modelo de dispersão em microregião no municipio do Rio de Janeiro. 2014. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Débora Bonfim Neves da Silva

MARTINS, E. M.; FORTES, J. D. N.;QUITÉRIO, S. L.; SILVA, J. L.. Monitoramento das concentrações de aldeídos e BTEX como precursores de ozônio e o efeito final de semana das concentrações de ozônio na regiãoo de bangu. 2014. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Luciana Lima de Alburquerque da Veiga

MARTINS, E. M.. Desenvolvimento de Metodologia por CLAE-DAD-FL Aplicada à Quantificação de HPAs em Sementes de Guaraná Torrado (Paullinia cupana. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Aluno: Nathalie Bastos Santos

MARTINS, E. M.. Poluição do Ar de Doenças Respiraórias e Cardiovasculares. Caso da Região da Grande Tijuca. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Carlos Eduardo Cassaú Filho

MARTINS, E. M.Marques, M.QUITÉRIO, S. L.; MAHLER, C. F.. Potencial de Geração de metano em aterros sanitários através dos modelos IPCC, USEPA e Sholl Canyon ? Aterro Sanitário de Moskogrn, Suécia. 2012. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Marcus Felipe Mourão Pereira

MARTINS, E. M.; FORTES, J. D. N.; Ribeiro, G. P.; OLIVEIRA, V.. Avaliação da Configuração espacial das bacias aéreas da Rwgião Metropolitana do Rio de Janeiro. 2012. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Luciana Silva dos Santos

MARTINS, E. M.; BARBOSA FILHO, O.; GIORDANO, G.; YOKAYAMA, L.. A influencia da salinidade nos processos de tratamento de efluentes por lodos ativados. 2012. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Carina Santos Casal

MARTINS, E. M.CORRÊA, S. M.. Desenvolvimento de metodologia para avaliação de HPA e derivados em emissões de motores operando com misturas diesel/biodiesel. 2012. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Suzana Villa Nova Duarte

MARTINS, E. M.CORRÊA, S. M.. O enxofre na indústria do petróleo e seu comportamento na atmosfera urbana. 2012. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Ana Carolina Bello de Souza

MARTINS, E. M.; BAUERFELDT, G. F.; SANTANNA, C. M. R.. Estudo teórico das reações de SN2 em fase gasosa: RCl + OH- ROH +Cl- ( R= Met, Et, n-prop, i-prop, n-but, s-but e t-but). 2012. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Mônica Domingues Monteiro

MARTINS, E. M.Fortes, J. D. N.; MATTOS, U. A. O.;QUITÉRIO, S. L.. Avaliação das concentrações de BTEX em ambiente indoor. Estudo de caso da sala de spinning em uma academia de ginástica-Rio de Janbeiro RJ. 2011. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Barbara Prestes de Castro

MARTINS, E. M.Fortes, J. D. N.BAUERFELDT, G. F.CORRÊA, S. M.. Determinação e compostos monoaromáticos voláteis provenientes de emissões de veículos leves, em estacionamento subterrâneo. 2011. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Jose Luiz Gatto Pereira

MARTINS, E. M.Fortes, J. D. N.CORRÊA, S. M.QUITÉRIO, S. L.; J. C.Moreira. Qualidade do ar em ambiente intraurbano. Estudo de Caso: IPEC/FIOCRUZ- Rio de Janeiro/Rj. 2009. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: luciana santana de lima

MARTINS, E. M.Fortes, J. D. N.; MATTOS, U. A. O.; LIMA, G. B. A.. Sustentabilidade Empresarial: o conceito de gorvenança climatica- aplicação a uma empresa do ramo de petroquímica. 2009. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Richard Beckerig Maciel

MARTINS, E. M.Fortes, J. D. N.; MATTOS, U. A. O.;QUITÉRIO, S. L.. Otimização de salas limpas industriais. 2009. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Jorgina Rosete Texeira

MARTINS, E. M.QUITÉRIO, S. L.CORRÊA, S. M.. Impacto das Emissões do aterro controlado do morro do céu na atmosfera. 2009. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Denison Flôres dos Santos

MARTINS, E. M.; ROSSO, T. C. A.; ROSMAN, P. C. C.; KLIGERMAN, D. C.. A luta pela agua: a complexidade sócio-ambiental- aspectos urbanos do Rio de Janeiro. 2009. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Marco Antonio Siciliano

MARTINS, E. M.CORRÊA, S. M.QUITÉRIO, S. L.. Estudo do Impacto do complexo petroquimico COMPERJ na Atmosfera. 2009.

Aluno: Lidia Vaz Aguiar

MARTINS, E. M.CORRÊA, S. M.Fortes, J. D. N.; Da Silva, L. S. V.. Neutralização compensatória de carbono: Estudo de caso de uma industria do setor metal-mecânico. 2009.

Aluno: Siomara Dias da Costa Lemos

MARTINS, E. M.Marques, M.; MOREIRA, D. L.; TEIXEIRA, W. G.; MATTOS, J. C. P.. Desenvolvimento e produção de metabólitos de arruda (Ruta graveolens L.) exposta a substratos contaminados por hidrocarbonetos de petróleo. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Meio Ambiente- PPGMA) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Carolina Vieira de Souza

MARTINS, E. M.. Hidrocarbonetos policíclicos aromáticos nas emissões, no combutível e no óleo lubrificante do motor a diesel. 2015. Tese (Doutorado em Química) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Marcio Gonçalvez Franco

MARTINS, E. M.. Emissões atmosféricas oriundas da biorremedição de solo do Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (COMPERJ) experimentalmente contaminado por Diesel. 2013. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Meio Ambiente- PPGMA) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Priscila Falcão de Sá Borba

MARTINS, E. M.; RITTER, E.;CORRÊA, S. M.; DA SILVA, CLEYTON MARTINS. Avaliação do Impacto das Emissoes atmosféricas de um aterro sanitário. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Engenharia Ambiental) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Shyrlene Lima de Aquino Oliveira

MARTINS, E. M.CORRÊA, S. M.; da Silva, E. P.; Vaz Junior, C. A.. Modelagem refinada da dispersão atmosférica de gases tóxicos em tocha quimica. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Engenharia Ambiental) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: José Claudino de Souza Almeida

MARTINS, E. M.; ARBILLA, Graciela;CORRÊA, S. M.; VENTURA, LUCIANA MARIA BAPTISTA;Marques, M.. Determinação Experimental do fator de emissão veicular da frota circulante do túnel Rebouças. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Engenharia Ambiental) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Siomara Dias da Costa Lemos

MARTINS, E. M.Marques, M.; SABINO, K. C. C.. Desenvolvimento e produção de metabólitos por Ruta graveolens L. exposta a hidrocarbonetos de petróleo. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Meio Ambiente) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Marcio Goncalves Franco

MARTINS, E. M.CORRÊA, S. M.. Impactos na atmosfera orinundos dos processos de biorremediação de solos contaminados por petroleo e derivados. 2010.

Aluno: Walber Carvalho Melo

MARTINS, E. M.; PEREIRA JR, N.; Lidia Maria Melo Santa Ana. Produção de Bioetanol do Residuo Torta de mamona (Ricinus Communis L.) Obtida do Processo Biodiesel. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Lívia Dias Gonçalves do Prado

MARTINS, E. M.; FORTES, J. D. N.. Transformadores Elétricos- Refrigeração com óleo vegetal isolante (OVI): Avaliação da capacidade com foco ambiental. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Mriângela Conceição da Silva

MARTINS, E. M.. A contribuição das usinas a biomassa na matriz energética Brasileira em 2030. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Renato Tito Dos Santos

MARTINS, E. M.; GIORDANO, G.; MARTINS, T. F.. Implementação de sistema de ventilação em sala de aula climatizada na Universidade do Estado do Rio de Janeiro com objetivo de manter a concentração de Co2 dentro dos padrões de qualidade do ar. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Mariana Berger Lopes Cordovil

MARTINS, E. M.; GIORDANO, G.; MARTINS, T. F.. Implementação de sistema de ventilação em sala de aula climatizada na Universidade do Estado do Rio de Janeiro com objetivo de manter a concentração de Co2 dentro dos padrões de qualidade do ar. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

MARTINS, E. M.; BAUERFELDT, G. F.; CARDOZO, T. M.; RODRIGUES, V. O.. Concurso Público na àrea de Físico Química. 2014. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

MARTINS, E. M.; RITTER, E.; MANNARINO, C. F.. Concurso para Professor na área de Saneamento Ambiental. 2013. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

MARTINS, E. M.. 22 Semana de Iniciação Científica. 2013. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

MARTINS, E. M.; Pessoa, F. L. P.. XXIX Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artistica e Cultural da UFRJ. 2007. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Edilson Clemente da Silva

SILVA, E. C.; FRANÇA, José Ricardo de Almeida; PAIVA, Lucia Moreira de Campos; SILVA, Célia Regina Souza da. Impcto do uso de etanol na formação de formaldeído e acetaldeído na atmosfera do Rio de Janeiro. 2001. Dissertação (Mestrado em Físico-Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Jari Nóbrega Cardoso

klachquin g.a.;CARDOSO, J. N.. Estudo teórico-experimental de poluentes atmosféricos primários e secundários no bairro da Tijuca, Praça Saens Pena. 2005. Tese (Doutorado em Físico-Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Lucia Moreira Campos Paiva

ARBILA, G.;PAIVA, L. M. C.; Silva, E.C.; FRANCA, J. R. A.; Silva, C.R.S.. Impacto do uso do etanol na formação de formaldeído e acetaldeído na atmosfera do Rio de Janeiro. 2001. Dissertação (Mestrado em Físico-Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Leilah Landim Assumpção

LANDIM, Leilah; CARDOSO, A.; ZHOURI, A.. A miragem do terceiro setor: uma crítica sociológica. 2003 - Universidade Federal de Minas Gerais.

Célia R Sousa da Silva

MARTINS, E. M.;Celia Sousa. Impacto do uso de etanol na formação de formaldeído e acetaldeído na atmosfera do Rio de Janeiro (suplente, 19/02/2001).. 2001. Dissertação (Mestrado em Físico-Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Arnaldo da Costa Faro Junior

ARBILLA, G.;FARO JR, A. C.; CARDOSO, J. N.; NETTO, A. D. P.; MELO, W. Z.. Estudo teórico-experimental de poluentes atmosféricos primários e secundários no bairro da Tijuca, Praça Saens Peña, Rio de Janeiro. 2010. Tese (Doutorado em Química) - Instituto de Química, UFRJ.

Maria Luiza Rocco Duarte Pereira

ROCCO, M. L. M.. Determinação de hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPA) em MP2,5 e MP10 na atmosfera urbana do Rio de Janeiro. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Físico-Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

José Ricardo de Almeida França

FRANÇA, J. R. A.. Impacto do uso do Etanol na Formação de Formaldeido e Acetaldeido na Atmosfera do Rio de Janeiro. 2001. Dissertação (Mestrado em Físico-Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Annibal Duarte Pereira Netto

ARBILLA, Graciela; CARDOSO, Jari N;PEREIRA NETTO, A. D.; MELLO, Willian Zamboni de; FARO JR, Arnaldo da Costa. Estudo Teórico-Experimental de Poluentes Atmosféricos Primários e Secundários no Bairro da Tijuca, Praça Saens Pea, Rio de Janeiro. 2005. Tese (Doutorado em Físico-Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Julio Carlos Afonso

AFONSO, J. C.; MOREIRA, Josino; PEREIRA, Maria Luiz Rocco Duarte. Determinação de Hidrocarbonetos Policíclicos Aromáticos (HPA) em MP2,5 e MP10 na Atmosfera Urbana do Rio de Janeiro. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Físico-Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Alexandre Augusto Mendes Guimarães

Relações estatisticas entre os ions soluveis presentes no PM 2; 5 e na precipitação direta; Início: 2017; Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Rodrigo do Patrocinio Maia

IMPLANTAÇÃO DOS MODELOS SMOKE E CMAQ PARA A PREVISÃO DA QUALIDADE DO AR NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO; Início: 2017; Tese (Doutorado em Química) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Frederico Goytacazes de Araújo

Desenvolvimento e validação de metodologia analitica por UPLC-MSMS para determinação de fármacos e desruladores endócrinos na bacia hidrografica do rio Guandu e rio Maracanã; Início: 2016; Tese (Doutorado em Química) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Jose Claudino Souza Almeida

Determinação experimental do fator de emissão veicular da frota circulante no Túnel Rebouças; Início: 2016; Tese (Doutorado em Doutorado em Engenharia Ambiental) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);

Ana Paula Aguiar

Ions solúveis em água presentes no Material Particulado de tamanho aerodinâmico 2; 5; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);

Leonardo Bastos

Avaliação de emissões veiculares da frota circulante; Início: 2017; Iniciação científica (Graduando em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Laiza Molezon Soares

Previsão das emissões veiculares com a implantação gradativa de veículos híbridos e elétricos na cidade do Rio de Janeiro; 2019; Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Coorientador: Eduardo Monteiro Martins;

Roger Rodrigues de Castro

Quantificação de elementos traço em Material Particulado grosso, fino, ultrafino e nano de emissões veiculares no entorno do Instituto de Aplicação da UERJ; 2019; Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Coorientador: Eduardo Monteiro Martins;

Claudio Gabriel Pinheiro Geraldino

Avaliação dos episódios de altas concentrações de ozônio no bairro de Bangu, Rio de Janeiro; 2017; Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Eduardo Monteiro Martins;

[Nome removido após solicitação do usuário]

Avaliação de Métodos de Estimativa de Emissões de Compostos Orgânicos Voláteis de Tanques de Armazenamento de Petróleo e Derivados e Modelagem de Dispersão Atmosférica; ; 2017; Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Eduardo Monteiro Martins;

Maycon Maia

Avaliação das concentrações dos hidrocarbonetos policíclicos aromáticos no material particulado menor que 2,5 m e deposição úmida do Instituto de Aplicação - UERJ; 2016; Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Eduardo Monteiro Martins;

Josie Batista Silva

Avaliação dos poluentes regulamentados pelo CONAMA 03/1990 e das concentrações dos compostos orgânicos voláteis no entorno dos locais dos jogos olímpicos de 2016; ; 2016; Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Eduardo Monteiro Martins;

Gladson de Souza Machado

; Avaliação de modelos cinéticos para a combustão de etanol e butanol e implicações em química atmosférica; 2015; Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro,; Coorientador: Eduardo Monteiro Martins;

Márcio Oliveira

Identificação de miropoluentes nas águas da bacia de Jacarepagua; 2015; Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Coorientador: Eduardo Monteiro Martins;

Priscila Falcão de Sá Borba

Avaliação das emissões de GEE e BTEX em aterro sanitário de grande porte; 2015; Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Eduardo Monteiro Martins;

Ricardo de Araújo Lessa

Avaliação do Processo de Dispersão de Emissões Veiculares através de Modelo de Dispersão em Microrregião no município do Rio de Janeiro; 2014; Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Eduardo Monteiro Martins;

Débora Bonfim Neves da Silva

Monitoramento das concentrações de aldeídos e BTEX como precursores de ozônio e o efeito final de semana das concentrações de ozônio na região de Bangu; 2014; Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Eduardo Monteiro Martins;

Carlos Eduardo Gomes Cassau Filho

Avaliação dos Modelos de Geração de Gás Metano em Aterros Sanitários: Estudo de Caso do Aterro de Moskogen, Kalmar, Suécia; 2012; Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Eduardo Monteiro Martins;

Marcus Felipe Mourão Pereira

Avaliação da configuração espacial das bacias aéreas da Região Metropolina do Rio de Janeiro com suporte de sistema de informação geografica; 2012; Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Eduardo Monteiro Martins;

Barbara Prestes de Castro

Determinação de compostos monoaromáticos voláteis provenientes de emissões de veículos leves, em estacionamentos subterrâneos; 2011; Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Eduardo Monteiro Martins;

Mônica Monteiro

Avaliação das concentrações de BTEX em ambiente indoor; Estudo de caso da sala de spinning de uma academia de ginástica- Rio de Janeiro/ RJ; 2011; Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Coorientador: Eduardo Monteiro Martins;

Richard Beckerig Maciel

Otimização de salas limpas industriais- Um estudo de caso; 2009; Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Coorientador: Eduardo Monteiro Martins;

Jose Luiz Gatto Pereira

Qualidade do ar em ambiente intraurbano; Estudo de caso:IPEC/FIOCRUZ-Rio de Janeiro/RJ; 2009; Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Coorientador: Eduardo Monteiro Martins;

Lidia Vaz Aguiar

Neutralização compensatoria de carbono: Estudo de caso de uma industria do setor metal-mecanicos; 2009; Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Coorientador: Eduardo Monteiro Martins;

Yuri de Oliveira Glauser

Avaliação dos epsódios de alta concentração de ozônio utilizando o modelo de trajetórias OZIPR; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Eduardo Monteiro Martins;

Anna Carolina Luz Nunes

Avaliação do efeito final de semana nas concentrações de ozônio nas estações de monitoramento da SMAC na cidade do RIo de Janeiro; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Eduardo Monteiro Martins;

Ayrton Alef Castanheira Pereira

Aplicação do Modelo de Dispersão de Poluentes Atmosféricos CALINE4 para Avaliação da Qualidade do Ar no Entorno da Estações de Monitoramento da Qualidade do Ar da Secretaria de Meio Ambiente da Cidade do Rio de Janeiro; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Eduardo Monteiro Martins;

Armando Dias Stamile Soares

Aplicação do Modelo de Dispersão de Poluentes Atmosféricos CALINE4 para Avaliação da Qualidade do Ar no Entorno da Estações de Monitoramento da Qualidade do Ar da Secretaria de Meio Ambiente da Cidade do Rio de Janeiro; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Eduardo Monteiro Martins;

Raphael de Souza Rodrigues Carvalho

Estudos das Concentrações dos Prrecurssores de ozônio e efeito final de semana nas concentrações de ozônio na Cidade do Rio de Janeiro; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Eduardo Monteiro Martins;

Karen Fernanda Brum Cardoso

Estudos das Concentrações dos Prrecurssores de ozônio e efeito final de semana nas concentrações de ozônio na Cidade do Rio de Janeiro; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Eduardo Monteiro Martins;

Lorena P Tranhaque

Aplicação do modelo CALINE4 e a influência das fontes móveis para avaliação da qualidade do ar; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Eduardo Monteiro Martins;

Rafael Dias de Almeida Barros

Avaliação do efeito final de semana nas concentrações de ozônio no entorno da estação de monitoramento da qualidade do ar de Campo Grande; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Eduardo Monteiro Martins;

Renata Aguiar de Castro

Avaliação de BTEX e Compostos Carbonilados em ambientes hospitalares; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Eduardo Monteiro Martins;

Fernanda Rodrigues

Estudo da qualidade do ar no campus da FIOCRUZ, Rio de Janeiro; 2002; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Eduardo Monteiro Martins;

Pedro Paulo Poyart

Análise estatistica de poluentes atmosféricos legislados da estaçao de monitoramento automática da secretaria municipal de meio ambiente da cidade do Rio de janeiro; 2002; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Eduardo Monteiro Martins;

Rafael de Castro Saldanha

Monitoria da Disciplina de Introdução a Engenharia Ambiental; 2013; Orientação de outra natureza; (Engenharia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Eduardo Monteiro Martins;

Cristiano Souza

Monitoria da disciplina " Introdução a Engenharia Ambiental"; 2011; Orientação de outra natureza; (Engenharia Civil) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Eduardo Monteiro Martins;

Jonathan Felix Salles

Monitoria da disciplina "Introdução a engenharia Ambiental"; 2010; Orientação de outra natureza; (Engenharia Civil) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Eduardo Monteiro Martins;

Daiana Silva das Neves

Técnicas Instrumentais aplicadas ao desenvolvimento de Bioprocessos; 2007; Orientação de outra natureza - Universidade do Grande Rio; Orientador: Eduardo Monteiro Martins;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Graciela Arbilla de Klachquin

Impacto do uso de combustíveis oxigenados na qualidade do ar da Cidade do Rio de Janeiro; ; 2001; 0 f; Dissertação (Mestrado em Físico-Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Graciela Arbilla de Klachquin;

Graciela Arbilla de Klachquin

Estudo teórico-experimental de poluentes atmosféricos primários e secundários no bairro da Tijuca, Praça Saen Pea, Rio de Janeiro; 2005; Tese (Doutorado em Físico-Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Graciela Arbilla de Klachquin;

Graciela Arbilla de Klachquin

Análise e otimização do modelo químico CIT para a simulação da qualidade do ar; ; 1998; Iniciação Científica - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Graciela Arbilla de Klachquin;

Graciela Arbilla de Klachquin

Determinação e especiação de compostos orgânicos voláteis usando a técnica TO-14; ; 2005; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Graciela Arbilla de Klachquin;

ROBERTO DE BARROS FARIA

Sistema oscilante quimiluminescente; 1995; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Químico) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Roberto de Barros Faria;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • GERALDINO, CLAUDIO GABRIEL PINHEIRO ; ARBILLA, Graciela ; DA SILVA, CLEYTON MARTINS ; CORRÊA, SÉRGIO MACHADO ; MARTINS, EDUARDO MONTEIRO . Understanding high tropospheric ozone episodes in Bangu, Rio de Janeiro, Brazil. ENVIRONMENTAL MONITORING AND ASSESSMENT , v. 192, p. 156, 2020.

  • MACHADO, GLADSON DE SOUZA ; MARTINS, EDUARDO MONTEIRO ; BAPTISTA, LEONARDO ; BAUERFELDT, GLAUCO F. . Prediction of Rate Coefficients for the H 2 CO + OH HCO + H 2 O Reaction at Combustion, Atmospheric and Interstellar Medium Conditions. JOURNAL OF PHYSICAL CHEMISTRY A , v. 124, p. 2309-2317, 2020.

  • ALMEIDA, JOSE ; BRAGA, ANDRE ; BASTOS, LEONARDO ; ARBILLA, Graciela ; MARTINS, EDUARDO . FATORES DE EMISSÃO DE COMPOSTOS CARBONÍLICOS MEDIDOS EM UM TÚNEL DO RIO DE JANEIRO, BRASIL, EM CONDIÇÕES REAIS DE DIRIGIBILIDADE. QUIMICA NOVA , v. x, p. x, 2020.

  • MARTINS, EDUARDO MONTEIRO ; DE SÁ BORBA, PRISCILA FALCÃO ; SANTOS, NEEMIAS ESPINDOLA DOS ; REIS, PAULA THAISE BERMUDEZ DOS ; SILVEIRA, RENATA SIMÕES ; ISRAEL, FELZENSZWALB ; FERRAZ, ELISA RAQUEL ANASTÁCIO ; FERNANDES, ANDREIA DA SILVA ; MUNIZ, RONALD DA SILVA ; DE SOUZA MATOS, IZABELA BATISTA ; CORREA, SÉRGIO MACHADO . Btex in an occupational environment. International Journal of Environmental Impacts: Management, Mitigation and Recovery , v. 2, p. 174-191, 2019.

  • DE ARAUJO, FREDERICO GOYTACAZES ; BAUERFELDT, GLAUCO FAVILLA ; MARQUES, MARCIA ; MARTINS, EDUARDO MONTEIRO . Development and Validation of an Analytical Method for the Detection and Quantification of Bromazepam, Clonazepam and Diazepam by UPLC-MS/MS in Surface Water. BULLETIN OF ENVIRONMENTAL CONTAMINATION AND TOXICOLOGY , v. 103, p. 362-366, 2019.

  • de Almeida, R. P. S ; Souza, T. C. ; QUITÉRIO, S. L. ; MARTINS, E. M. ; CORRÊA, S. M. . Comparação da Qualidade do Ar em Localidades Industrial e Urbana. REVISTA INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS , v. 9, p. 47-62, 2019.

  • MACHADO, GLADSON DE SOUZA ; MARTINS, EDUARDO MONTEIRO ; BAPTISTA, LEONARDO ; BAUERFELDT, GLAUCO FAVILLA . Theoretical investigation of the formic acid decomposition kinetics. INTERNATIONAL JOURNAL OF CHEMICAL KINETICS , v. 52, p. 188-196, 2019.

  • BORBA, PRISCILA FALCÃO DE SÁ ; MARTINS, EDUARDO MONTEIRO ; CORREA, SERGIO MACHADO ; RITTER, ELISABETH . Emissão de gases do efeito estufa de um aterro sanitário no Rio de Janeiro. Engenharia Sanitaria e Ambiental , v. 23, p. 101-111, 2018.

  • SOARES, LAIZA MOLEZON ; VENTURA, LUCIANA MARIA BAPTISTA ; MARTINS, EDUARDO MONTEIRO ; PINTO, FELLIPE DE OLIVEIRA . AVALIAÇÃO DO IMPACTO NA QUALIDADE DO AR APÓS A IMPLANTAÇÃO DO SERVIÇO RÁPIDO DE. REVISTA INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS , v. 8, p. 244-261, 2018.

  • DE SÁ BORBA, PRISCILLA FALCÃO ; MARTINS, EDUARDO MONTEIRO ; RITTER, ELISABETH ; CORRÊA, SERGIO MACHADO . BTEX Emissions from the Largest Landfill in Operation in Rio de Janeiro, Brazil. BULLETIN OF ENVIRONMENTAL CONTAMINATION AND TOXICOLOGY , v. 98, p. 624-639, 2017.

  • GERALDINO, CLAUDIO GABRIEL PINHEIRO ; MARTINS, EDUARDO MONTEIRO ; DA SILVA, CLEYTON MARTINS ; ARBILLA, Graciela . An Analytical Investigation of Ozone Episodes in Bangu, Rio de Janeiro. BULLETIN OF ENVIRONMENTAL CONTAMINATION AND TOXICOLOGY , v. 98, p. 632-637, 2017.

  • MARTINS, EDUARDO MONTEIRO ; MEIRELES, ALINE RIBEIRO ; MAGALHAES, FRANCISCA RODRIGUES ; CARVALHO, JOSIE BATISTA BASTOS ; RIBEIRO, MAYCON MAIA . Concentrações de poluentes atmosféricos no Rio de Janeiro em relação a normas nacionais e internacionais. REVISTA INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS , v. 7, p. 32-48, 2017.

  • MARTINS, E. M. ; FORTES, J. D. N. ; AGUIAR, L. V. . Neutralização compensatória de carbono - estudo de caso: indústria do setor metal mecânico, Rio de Janeiro (RJ). Engenharia Sanitária e Ambiental (Online) , v. 21, p. 197-205, 2016.

  • MARTINS, E. M. ; SILVA, D. B. N. ; CORRÊA, S. M. . Role of carbonyls and aromatics in the formation of tropospheric ozone in Rio de Janeiro, Brazil. Environmental Monitoring and Assessment (Print) , v. 188, p. 289-301, 2016.

  • MARTINS, EDUARDO MONTEIRO ; BORBA, PRISCILA FALCÃO DE SÁ ; DOS SANTOS, NEEMIAS ESPINDOLA ; DOS REIS, PAULA THAISE BERMUDEZ ; SILVEIRA, RENATA SIMÕES ; CORRÊA, SERGIO MACHADO . The relationship between solvent use and BTEX concentrations in occupational environments. Environmental Monitoring and Assessment (Print) , v. 188, p. 608, 2016.

  • MARTINS, E. M. ; CASTRO, B. P. ; BAUERFELDT, G. F. ; FORTES, J. D. N. ; MACHADO, G. S. . Assessment of the BTEX Concentrations and Reactivity in a Confined Parking Area in Rio de Janeiro, Brazil. Atmospheric Environment (1994) , v. 104, p. 22-26, 2015.

  • MARTINS, E. M. ; MOERNO, E. L. ; RAJAGOPAL, K. . Basicity and Acidity, from Prehistory to the Present Days. Revista Virtual de Química , v. 7, p. 893-902, 2015.

  • MARTINS, E. M. ; FORTES, J. D. N. ; LESSA, R. A. . MODELAGEM DE DISPERSÃO DE POLUENTES ATMOSFÉRICOS: AVALIAÇÃO DE MODELOS DE DISPERSÃO DE POLUENTES EMITIDOS POR VEÍCULOS. Revista Internacional de Ciências , v. 5, p. 2-19, 2015.

  • MARTINS, E. M. ; NUNES, A. C. L. ; CORRÊA, S. M. . Understanding Ozone Concentrations During Weekdays and Weekends in the Urban Area of the City of Rio de Janeiro. Journal of the Brazilian Chemical Society (Impresso) , v. 26, p. 1965-1975, 2015.

  • GATTO PEREIRA, JOSE LUIZ ; NUNES FORTES, JULIO DOMINGOS ; MARTINS, EDUARDO MONTEIRO . POLUIÇÃO DO AR POR MATERIAL PARTICULADO EM ÁREA INTRAURBANA NO RIO DE JANEIRO: ALGUNS ASPECTOS METODOLÓGICOS. REEC - Revista Eletrônica de Engenharia Civil , v. 10, p. 53-67, 2015.

  • MARTINS, E. M. ; FORTES, J. D. N. ; Ribeiro, G. P. ; Pereira, M. F. M. . Utilização de Sistema de Informação Geográfica como ferramenta para gestão do monitoramento da qualidade do ar na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Engenharia Sanitária e Ambiental , v. 19, p. 43-50, 2014.

  • MARTINS, E. M. ; Monteiro M. ; FORTES, J. D. N. ; CORRÊA, S. M. ; QUITÉRIO, S. L. ; CASTRO, B. P. . BTEX no interior de salas de aula de spinning. Cadernos Saúde Coletiva (UFRJ) , v. 22, p. 218-220, 2014.

  • MARTINS, E. M. ; FERREIRA, J. A. ; BILA, D. M. ; RITTER, E. . ENSINO DA DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO A ENGENHARIA AMBIENTAL PARA OS ALUNOS DO BÁSICO DO CURSO DE ENGENHARIA. Revista de Ensino de Engenharia , v. 33, p. 3-8, 2014.

  • MARTINS, E. M. ; Fortes, J. D. N. ; ALVIM-FERRAZ, M. C. ; SOUZA, S. ; PIRES, J. C. ; MARTINS, F. G. . Short-Term Effects of Air pollution on Respiratory Morbidity at Rio de Janeiro - PART I: Air Pollution Assessment. Environment International , v. 44, p. 18-25, 2012.

  • MARTINS, E. M. ; Fortes, J. D. N. ; PIRES, J. C. ; SOUZA, S. ; MARTINS, F. G. ; ALVIM-FERRAZ, M. C. . Short-Term Effects of Air pollution on Respiratory Morbidity at Rio de Janeiro -PART II: Health Assessment. Environment International , v. 43, p. 1-5, 2012.

  • MARTINS, E. M. ; ARBILLA, Graciela ; GATTI, L. V. . Volatile Organic Compounds in a Residential and Commercial Urban Area with a Diesel, Compressed Natural Gas and Oxygenated Gasoline Vehicular Fleet.. Bulletin of Environmental Contamination and Toxicology , v. 84, p. 175-179, 2010.

  • MARTINS, E. M. ; CORRÊA, S. M. ; ARBILLA, G. ; GATTI, L. V. ; QUITÉRIO, S. L. ; Guimarães, C. S. . Five-years of Formaldehyde and Acetaldehyde Monitoring in the Rio de Janeiro Downtown Area. Atmospheric Environment (1994) , v. 44, p. 2302-2308, 2010.

  • MARTINS, E. M. ; ARBILLA, Graciela ; de Oliveira, K. M. P. G. ; GATTI, L. V. . EXPOSURE TO VOLATILE ORGANIC COMPOUNDS IN AN ETHANOL AND GASOLINE SERVICE STATION. Bulletin of Environmental Contamination and Toxicology , v. 79, p. 237-241, 2007.

  • MARTINS, E. M. ; ARBILLA, Graciela ; MACHADO, M. C. S. ; ALMEIDA, J. C. S. . VOLATILE AROMATICS COMPOUNDS IN A LIGHT-DUTY VEHICLE TUNNEL IN RIO DE JANEIRO, BRAZIL. Bulletin of Environmental Contamination and Toxicology , v. 78, p. 304-307, 2007.

  • MARTINS, E. M. ; ARBILLA, G. ; BAUERFELDT, G. F. ; PAULA., M. . Atmospheric levels of aldehydes and BTEX and their relationship with vehicular eet changes in Rio de Janeiro urban area. Chemosphere (Oxford ) , v. 67, p. 2096-2103, 2007.

  • MARTINS, E. M. ; RODRIGUES, F. ; MILAS, I. ; ARBILLA, G. ; BAUERFELDT, G. F. ; PAULA., M. . Experimental and Theorical Study of the Air Quality in a Suburban Industrial-Residential Area in Rio de Janeiro, Brazil. Journal of the Brazilian Chemical Society , v. 18, p. 342-351, 2007.

  • MARTINS, E. M. ; ARBILLA, G. . Computer modeling study of ethanol and aldheyde reactivities in Rio de Janeiro urban air. Atmospheric Environment , Inglaterra, v. 37, p. 1715-1722, 2003.

  • MARTINS, E. M. ; ARBILLA, G. ; CORRÊA, S. M. . Formaldehyde and acetaldehye in a high traffic street of Rio de Janeiro, Brazil. Atmospheric Environment , Inglaterra, v. 37, p. 23-29, 2003.

  • MARTINS, E. M. ; ARBILLA, Graciela ; MOREIRA, A. C. A. ; MOREIRA, L. F. . Ozone air quality modeling. A case study: Presidente Vargas Avenue, Rio de Janeiro, December 1999. Journal of the Brazilian Chemical Society , Brasil, v. 13, n.3, p. 308-317, 2002.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

MARTINS, E. M. ; PEREIRA JR, N. ; Vasquez, M. P. ; Betancur, G. J. V. ; Carlos, L. C. S. . Avaliação Preliminar do Potencial da Serragem de Eucalipto para a Produção de Bioetanol. 2007.

MARTINS, E. M. ; ARBILLA, G. ; MOREIRA, A. C. A. . Metodologia para análise de compostos orgânicos oxigenados, baseada no método TO-11 da EPA. 2006.

MARTINS, E. M. ; ARBILLA, G. ; MOREIRA, A. C. A. . Metodologia Analítica para especiação de hidrocarbonetos, usando canister, baseado no método TO-14 da US EPA. 2006.

MARTINS, E. M. ; ARBILLA, G. . Relatório Técnico Final do Projeto: Aplicação do modelo OZIPR para a investigação da qualidade do ar no Rio de Janeiro.. 2001.

MARTINS, E. M. ; ARBILLA, G. . Primeiro Relatório Técnico do Projeto: Aplicação do modelo OZIPR para a investigação da qualidade do ar no Rio de Janeiro. 2000.

MARTINS, E. M. . Controle e tratamento de Emissões Atmosféricas. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

MARTINS, E. M. ; Lerer, G. ; Waldheim, P. V. . Programa Monitorar- Estações de monitoramendo da qualidade do ar do Monitoar-Rio. 2011. (Material Didático).

MARTINS, E. M. ; de Araújo, S. P. ; Lerer, G. ; Waldheim, P. V. . Material de Educação Ambiental do Programa Monitorar Rio. 2010. (Material Didático).

MARTINS, E. M. . A Química e a poluição do ar, agua e solo. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MARTINS, E. M. ; QUITÉRIO, S. L. . A química e a poluiçao do ar, agua e solo. 2009. .

ARBILLA, G. ; MARTINS, E. M. ; CORRÊA, S. M. ; QUITÉRIO, S. L. . Química Atmosférica. 2003. .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2016 - Atual

    Expansão e Modernização da Infraestrutura do Departamento de Engenharia Sanitária e do Meio Ambiente da UERJ e seus Curso de Graduação e Pós-Graduação em Engenharia Ambiental. Processo 210.479/2014 Edital 30/2014 - Apoio às Universidades Estaduais, Descrição: Segundo a Quacquarelli Symonds (2013), a UERJ ocupa a 35ª posição no ranking de universidades da América Latina, tendo subido 20 posições em relação ao ranking divulgado em 2011. O Departamento de Engenharia Sanitária e do Meio Ambiente-DESMA da Faculdade de Engenharia-FEN da UERJ certamente contribuiu para esse desenvolvimento, em grande parte alavancado pelo apoio fundamental da FAPERJ durante os últimos 7 anos. Nesse período, laboratórios foram criados e equipados, redes nacionais e internacionais de pesquisa foram estabelecidas, o Mestrado Profissional (MP) em Engenharia Ambiental-PEAMB recebeu em 2013 a nota máxima (5) conferida pela CAPES aos MPs, tornando-se o único MP das Engenharias I a alcançar tal nota, o curso de Graduação em Engenharia Ambiental-GEAMB foi iniciado em 2014 e o Curso de Doutorado em Engenharia Ambiental-DEAMB teve sua primeira turma implantada em 2015. Em função de todo esse avanço, 11 vagas para docentes doutores foram criadas e estão sendo preenchidas entre 2014 e 2017, período no qual, 30 novas disciplinas serão implementadas. Há, portanto, uma forte demanda por modernização da infraestrutura existente no Campus Maracanã e expansão para o Campus Fonseca Teles, tendo em vista a exaustão dos espaços no Maracanã e o presente projeto representa um passo primordial para atendimento dessa demanda. Para tanto, estão sendo solicitados recursos para modernização de salas de aula, modernização do acervo de livros da biblioteca e reforma de auditório no Campus Maracanã, assim como recursos para elaboração do projeto de arquitetura e engenharia para ocupação de de uma área no Campus Fonseca Teles (laboratórios, auditório, salas de aula, de professores e de alunos). A meta é durante esse período de expansão e modernização transformar o Departamento de Engenharia Sanitária e do Meio Ambiente-DESMA em um centro de ensino e pesquisa de excelência no controle da poluição industrial e urbana, em atendimento aos mais altos padrões acadêmicos em níveis nacional e internacional, em prol da sustentabilidade e da qualidade ambiental... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Eduardo Monteiro Martins - Integrante / Ubirajara Aluizio de Oliveira Mattos - Integrante / Marcia Marques - Coordenador / Elisabeth Ritter - Integrante / João Alberto Ferreira - Integrante / Daniele Maia Bila - Integrante / Alfredo Akira - Integrante / Elmo Rodrigues - Integrante / Luciene Pimentel - Integrante.

  • 2015 - 2019

    Determinação das emissões de compostos orgânicos voláteis por veículos e as contribuções para a formação de compostos secundários na atmosfera urbana., Descrição: Determinação exerimental de fatores de emissão de compostos orgânicos voláteis de origem veicular. Projeto submetido para a FAPERJ no Edital Jovem Cientista do Nosso Estado.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Eduardo Monteiro Martins - Coordenador / Sérgio Machado Corrêa - Integrante / Telma Fagundes - Integrante.

  • 2015 - 2017

    Infra-estrutura e suporte acadêmico/cientifico ao curso emergente de Doutorado em Engenharia Ambiental da Universidade do Estado do Rio de Janeiro., Descrição: O projeto tem como objetivo auxiliar com recursos financeiros o emergente curso de doutorado em Engenharia Ambiental da Universidade do Estado do Rio de Janeiro melhorando a infra estrutura, auxiliando alunos com trabalho de campo e materias de consumo além de promover intercambio com outras instituições. Processo E-26/203.420/2015. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Eduardo Monteiro Martins - Coordenador.

  • 2015 - 2017

    Fortalecimento dos laboratórios da Pós-Graduação em Engenharia Ambiental para caracterização e diagnóstico ambiental e remediação da água, solo e ar. E-26/010.001736/2015, Descrição: O projeto tem como objetivo instrumentar os laboratórios da Engenharia Sanitária e do Meio Ambiente UERJ para a realização de pesquisas em 5 temas para o controle da poluição industrial e urbana: 1) Tratamento de lixiviados (chorume) de aterros de resíduos sólidos (proteção aos recursos hídricos), controle da migração do lixiviado no solo e das emissões de biogás em locais de disposição final de resíduos; 2) Remoção de contaminantes da água de abastecimento e esgotos por processos sortivos e POAs; 3)Qualidade do ar na Cidade do Rio de Janeiro; 4) Monitoramento e manejo da qualidade de águas pluviais com vistas ao reuso; 5) Micropoluentes emergentes em água, saúde humana-ambiental e reuso; 6) Avaliação das Possibilidades de Reuso para Fins Não Potáveis dos Efluentes das Estações de Tratamento de Esgotos. Os temas possuem em comum, a necessidade de aperfeiçoamento dos instrumentos analíticos para maior precisão nos diagnósticos e, conseqüentemente, na avaliação das tecnologias de tratamento que estão sendo pesquisadas (?geobag? para tratar lixiviado de aterros) utilização de GCL (geosyntheticclayliner) sobreposto ao solo compactado, e camadas evapotranspirativas para aterros e avaliação das emissões de biogás. A aquisição de um cromatógrafo de íons vai permitir análises mais acuradas e num espectro maior de contaminantes. Ensaios de toxicidade estão previstos em várias etapas, como estratégia de avaliação da eficácia dos tratamentos, grau de severidade das contaminações e instrumento de apoio à decisão quanto à priorização de ações e investimentos futuros. Os temas possuem também em comum, o foco cada vez mais especializado em contaminantes-alvo, tais como micropoluentes emergentes como os desreguladores endócrinos que impactam a saúde ambiental e humana... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (60) / Mestrado profissional: (60) / Doutorado: (15) . , Integrantes: Eduardo Monteiro Martins - Integrante / Marcia Marques - Integrante / Elisabeth Ritter - Coordenador / João Alberto Ferreira - Integrante / Daniele Maia Bila - Integrante / Alfredo Akira - Integrante.

  • 2013 - 2015

    Diagnóstico Avançado da Poluição da Água, Solo e Ar, Estudos de Tratabilidade e Avaliação Ecotoxicológica no Estado do Rio de Janeiro. E-26/111.072/2013. Edital: Apoio às Engenharias-Rio de Janeiro, Descrição: O projeto propõe o aperfeiçoamento de procedimentos analíticos e experimentais com o uso de abordagens tradicionais e inovadoras em fase de desenvolvimento no Laboratório de Biorremediação e Fitotecnologias-LABIFI e do emergente Laboratório de Poluição Atmosférica-LAPA, ambos da Faculdade de Engenharia da UERJ. O projeto inclui: (a) caracterização da contaminação de matrizes ambientais provenientes de áreas contaminadas por atividades urbanas e industriais; (b) estudos de tratabilidade (bancada e piloto) de solos e águas residuárias com foco em processos biológicos, sortivos e oxidativos avançados; (c) ensaios ecotoxicológicos com diferentes organismos e endpoints, aplicados à avaliação de risco e da eficácia das tecnologias de remediação desenvolvidas e testadas... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (4) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Eduardo Monteiro Martins - Integrante / Marcia Marques - Coordenador / Wenceslau Geraldes Teixeira - Integrante.

  • 2013 - 2014

    AVALIAÇÃO DA CONCENTRAÇÃO DOS ORGÂNICOS VOLÁTEIS EM FASE GASOSA E SUAS REATIVIDADES NOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE OZÔNIO NA TROPOSFERA NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, Descrição: Neste trabalho será feito o monitoramento de compostos orgânicos aromáticos (BTEX) utilizando cartuchos de carvão ativo seguida de análise por cromatografia gasosa com detector seletivo de massas, compostos carbonilados que vão ser coletados com cartuchos de C-18 e analisados por cromatografia liquida de alta eficiência e hidrocarbonetos policíclicos aromáticos em fase gasosa coletadas com cartuchos de XAD-2 e analisados por cromatografia gasosa com detector de massa. Os métodos de coleta e análise são baseados em métodos da agencia ambiental dos Estados Unidos EPA. Com o conhecimento das concentrações dos precursores é possível alimentar o modelo OZIPR e fazer estudos cinéticos da contribuição individual de cada um dos compostos estudados para a formação do ozônio. Este projeto visa ainda proporcionar melhora de estrutura e independência ao Laboratório de Poluição Atmosférica (LAPA) do Departamento de Engenharia Sanitária e do Meio Ambiente da Faculdade de Engenharia da UERJ, para realização de amostragens e preparação das amostras de compostos orgânicos voláteis de qualidade do ar, em ambientes externos e futuramente internos, servindo: à capacitação dos alunos do Curso de Engenharia Civil, com ênfase em Engenharia Sanitária (existente desde 1967); aos alunos do curso de especialização (1974) e aos alunos do mestrado (2001).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (2) . , Integrantes: Eduardo Monteiro Martins - Coordenador., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

  • 2012 - 2015

    Redução de gases de efeito estufa em áreas de disposição final de resíduos sólidos urbanos, Descrição: Um componente importante associado ao fechamento dos lixões e operação de aterros sanitários está relacionado ao controle de emissões de gases de efeito estufa (GEE), especialmente o gás metano (CH4). Este gás, que representa cerca de 50% das emissões em aterros de resíduos, é cerca de 20 vezes mais efetivo na absorção da radiação infravermelha do que o gás carbônico em termos de efeito estufa. As camadas de cobertura de solo devem minimizar essa saída, de modo a aumentar o acúmulo do gás para sua captação e posterior aproveitamento. No caso de encerramento dos lixões as camadas de cobertura devem minimizar as emissões de gases efeito estufa. A proposta da pesquisa é avaliar as emissões de GEE (CH4, CO2 e N2O) na área do Aterro da CTR da Ciclus em Seropédica verificando o seu impacto no entorno. Este aterro recebe todo o lixo gerado na cidade do Rio de Janeiro desde junho de 2012. Uma célula na área do Aterro que opera há cerca de dois anos já está encerrada temporariamente e será utilizada para este experimento. Dois tipos de camadas serão avaliados: a camada monolítica, existente no local, e uma barreira capilar, a ser construída. Serão coletados gases emitidos pelo aterro ao longo de um ano e as análises serão efetuadas em laboratório, através de cromatografia gasosa. Estas medidas serão utilizadas na modelagem numérica com o software ISC-AERMOD View de modo a verificar a dispersão dos gases. De forma mais localizada serão medidas, através de uma placa de fluxo, com instrumento portátil Dräger, as emissões através da camada de cobertura monolítica e da barreira capilar. Uma comparação das duas formas medidas será efetuada. De modo a avaliar a situação dos lixões, a proposta adicional da pesquisa é medir as emissões de gases, utilizando o Dräger, através da camada de cobertura no Lixão de Seropédica, (recuperado em 2012) e no da Marambaia (recuperado em 2003). Ações poderão ser tomadas para minimizar, se necessário, essas emissões... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Eduardo Monteiro Martins - Integrante / Elisabeth Ritter - Coordenador / João Alberto Ferreira - Integrante / Camille Ferreira Mannarino - Integrante / Daniele Maia Bila - Integrante / Jair Cardoso Lima - Integrante / Ana Carolina Eugênio de Oliveira - Integrante / Eduardo Odon Torres - Integrante / Marco Andre Hojinosa - Integrante / Patricia dos Santos Constantino - Integrante / Patricia Castelo Maciel - Integrante / Karina Mota Rocha - Integrante / Eliana Bridi - Integrante.

  • 2011 - 2015

    Rede Cooperativa de Pesquisa: Manejo de aguas pluviais em meio urbano, Descrição: Contrato No 0110070100 FINEP-UFMG no âmbito da Chamada Pública Saneamento Ambiental e Habitação - 07/2009: Rede Cooperativa de Pesquisa Área 1 - Saneamento Ambiental, Tema Prioritário 1.4: desenvolvimento de soluções urbanísticas e ambientalmente adequadas de manejo de águas pluviais, visando a redução do impacto sobre o hidrograma de enchente, com especial atenção para a qualidade da água, o controle de vetores e a gestão de resíduos sólidos em bacias experimentais urbanas. A Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa-FUNDEP/MG atua como Conevente e participam da Rede 16 executores: UFMG (Prof. Nilo Nascimento como Coordenador Geral da Rede), UFRJ, UFRGS, UFPE, UFC, UFSCAR, UNB, USP-EESC, UERJ, UFSM, EPUSP, FAUUSP, UFRN-CT, UFSC, UFAL, UFG. No âmbito da executora UERJ, dois sub-projetos serão executados: (1) Telhado verde, captação e uso como técnicas compensatórias na gestão de águas pluviais em áreas de interesse social e ambiental do Estado do RJ DEURBI-TC; (2) Integração de tecnologias estruturais e de medidas não estruturais no modelo de desenvolvimento e desenho urbano de baixo impacto DEURBI-INT.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Eduardo Monteiro Martins - Integrante / Luciene Pimentel da Silva - Integrante / Daniel Vidal Pérez - Integrante / Marcia Marques - Coordenador / Wellington Mary - Integrante / Thereza Christina de Almeida Rosso - Integrante / Wenceslau Geraldes Teixeira - Integrante.

  • 2010 - 2012

    Impacto das motocicletas na qualidade do ar das grandes cidades - Edital Universal 2010, Descrição: O projeto visa fazer uma avaliação das emissões de compostos organicos volateis das motocicletas e avaliar o impacto destas emissões na formação de ozônio das grandes. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Eduardo Monteiro Martins - Integrante / Sérgio Machado Corrêa - Coordenador.

  • 2010 - 2012

    Qualidade do ar, pratica de atividade física e efeitos na saúde: Região Metropolitana do Rio de Janeiro 2010/2012, Descrição: O foco principal deste projeto é retratar a situação da qualidade do ar e seus efeitos na saúde nas várias áreas da RMRJ, antes da implantação das indústrias siderúrgicas, da nova refinaria da Petrobrás, das obras do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), mas também considerando o cenário otimista de queda das emissões de veículos devido às intervenções necessárias para a realização da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016, bem como às esperadas mudanças no perfil de consumo / oferta de combustíveis fósseis em futuro próximo. Este retrato servirá como referência para estudos futuros na região bem como para ações de gestores das áreas de saúde, ambiente e educação, além de gestores responsáveis por garantir que a Copa do Mundo e as Olimpíadas sejam bem sucedidas do ponto de vista ambiental e de saúde. Diversas metodologias serão aplicadas. Em linhas gerais, é importante afirmar que: (i) alguns métodos serão desenvolvidos ou aperfeiçoados na fase de planejamento do estudo; (ii) quando alguma variável relevante para a análise dos dados depender da implementação de instrumentos epidemiológicos, questionários consagrados, de preferência já traduzidos e validados em português, serão usados. Pode-se definir o tipo de desenho de estudo como um estudo de associação entre os níveis da poluição do ar e saúde utilizando medidas repetidas (painéis) da capacidade respiratória de escolares. O estudo será realizado em escolares com idade variando entre 7 e 15 anos. Dezessete estudos de painel estão previstos inicialmente, em cerca de oito regiões da RMRJ a serem delineadas na fase de planejamento do estudo de forma a compor uma amostra representativa do ponto de vista geográfico, bem como com relação ao padrão de qualidade do ar. Com o intuito de realizar os testes derradeiros dos diversos instrumentos de aferição que serão aplicados, o primeiro estudo de painel será realizado em janeiro de 2011 com escolares frequentadores da colônia de férias da Escola de Educaçã.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Eduardo Monteiro Martins - Integrante / Antonio Carlos M POnce de Leon - Coordenador / Julio Domingos Nunes Fortes - Integrante / Washington Leite Junge - Integrante / Eduardo Lima Campos - Integrante / Hermano Albuquerque de Castro - Integrante.

  • 2009 - 2011

    Aprimoramento e expansão da Infra-Estrutura Laboratorial para ensino e pesquisa no Departamento de Engenharia Sanitária e Do Meio Ambiente da Faculdade de Engenharia da UERJ, Descrição: O Departamento de Engenharia Sanitária e do Meio Ambiente-DESMA da UERJ vem ao longo dos anos investindo na formação de seus docentes, na melhoria da sua produção acadêmica e no fortalecimento dos cursos de graduação Civil-Sanitária, de especialização em Engenharia Sanitária e Ambiental e de mestrado em Engenharia Ambiental. Entretanto, para que avanços substanciais sejam conquistados, faz-se necessário o aprimoramento constante da infraestrutura laboratorial existente e a ampliação para atendimento em áreas essenciais à pesquisa e à formação de bons profissionais. Com os recursos deste projeto, a infraestrutura laboratorial existente (Engenharia Sanitária, Biorremediação e Fitotecnologias) foi fortalecida, com ampliação para novas áreas essenciais (Hidráulica e Hidrologia Aplicada e Operações Unitárias) com aquisição de novos equipamentos e instalações, permitindo avanços no ensino de graduação, pós-graduação e nas pesquisas realizadas no âmbito da Engenharia Ambiental da UERJ. .. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Eduardo Monteiro Martins - Integrante / Thereza Christina de Almeira Rosso - Integrante / Luciene Pimentel da Silva - Integrante / Rosa Maria Formiga Johansson - Integrante / Marcia Marques - Coordenador / Elisabeth Ritter - Integrante / João Alberto Ferreira - Integrante / Daniele Maia Bila - Integrante / Julio Domingos Nunes Fortes - Integrante / Gandhi Giordano - Integrante.

  • 2008 - 2009

    Avaliaçao dos níveis de material particulado atmosférico, compostos carbonilados e BTEX em ambientes hospitalares e seu impacto na saúde ambiient, Descrição: Programa Auxilio Instalação 2008/1 Processo E-26/111.128/2008. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Eduardo Monteiro Martins - Integrante / Marcia Marques - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2011

Aprovado no concurso público para professor adjunto da Escola de Química da UFRJ Área de Poluição Atmosférica., UFRJ., UFRJ.

2006

Aprovado em Concurso Publico do Centro Federal de Educação Técnologica de Química de Nilópolis, edital 43/2006, CEFTEQ.

2004

Bolsa Nota 10, FAPERJ.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2018 - Atual

    Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 40

  • 2012 - 2018

    Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Professor Adjunto Disciplinas ministradas na graduação: Introdução à Engenharia Ambiental (60hrs) duas turmas por período Disciplinas ministradas no Programa de Pós Graduação em Engenharia Ambiental (PEAMB) Poluição Industrial e Saúde (30 hrs) Poluição Atmosférica e Urbana (60 hrs). Professor do Programa de Pós Graduação em Engenharia Ambiental ( PEAMB), Mestrado Profissional. Professor do Curso de Doutorado em Engenharia Ambiental (DEAMB). Professor do Programa de Pós Graduação em Química do Instituto de Química da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGQ/UERJ) Coordenador Adjunto do Doutorado em Engenharia Ambiental

  • 2008 - 2012

    Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Visitante, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Professor Visitante Adjunto Disciplinas ministradas na graduação: Introdução à Engenharia Ambiental (60hrs) duas turmas por período Disciplinas ministradas no Programa de Pós Graduação em Engenharia Ambiental (PEAMB) Poluição Industrial e Saúde (30 hrs) Tratamento e Controle de Emissões Industriais (60 hrs)

    Atividades

    • 05/2008

      Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Engenharia, .,Linhas de pesquisa

  • 2012 - 2014

    Oikos Pesquisa Aplicada Ltda

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Assessor Científico, Carga horária: 6

    Outras informações:
    O trabalho consiste em planejar, executar o monitoramento da qualidade do ar em Volta Redonda devido aos impactos ambientais na qualidade do ar devido as obras de complementação da Rodovia Br393/RJ

  • 2013 - 2015

    Associação Brasileira de Normas Técnicas - Sede

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Membro do Comitê Gestor do ProJeto ABNT/BID

    Outras informações:
    Representante da Universidade do Estado do Rio de Janeiro no Comitê Gestor do Projeto ABNT/BID-ATN/ME

  • 2009 - 2012

    Secretaria Municipal de Meio Ambiente do Rio de Janeiro

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 10

    Outras informações:
    Consultor do Projeto Monitorar Rio, atuando na análise e consistência de dados de concentração dos poluentes atmosféricos e demais assuntos relacionados a qualidade do ar e poluição atmosférica na Cidade do Rio de Janeiro.

  • 2008 - 2013

    Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Tutor e Elaborador de cursos de Química on-line, para formação continuada de professores do Ensino Fundamental e Médio. Responsável pelos cursos da área de química ambiental no nível de extensão da Fundação CECIERJ. Cursos de Extensão criados e ministrados : Química e o Ambiente: Metais Pesados Tóxicos Química e o Ambiente: Desafios da Atmosfera Química e o Ambiente: Substâncias Tóxicas Persistentes

  • 2007 - 2008

    Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Projetos Especiais, Carga horária: 30

    Outras informações:
    Analistas de Projetos especiais da FEEMA na divisao de ar (DIAR). Atuando em lincenciamentos ambientais de novos empreendimentos de grande porte do Estado do Rio de Janeiro, fazendo a avaliação de impactos ambientais do meio atmosférico, contratação realizada pela FIRJAN.

  • 2007 - 2008

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Pesquisador Colaborador, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Pesquisador colaborador do Laboratorio de Desenvolvimento de Bioprocessos da Escola de Química da UFRJ na area de química analitica com enfase em métodos cromatográficos. Projeto vinculado ao CENPES/PETROBRAS. Utilizando técnicas como HPLC/IR, HPLC/UV, LC/MS/MS, GC/FID, GC/MS

  • 2005 - 2007

    Centro de Pesquisas e Desenvolvimento Leopoldo A. Miguez de Mello

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Químico, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Contratação efetuada pela Fundação Universitaria José Bonifácio para atuar no Laboratório de Cinética Aplicada a Química Atmosférica do Instituto de Química da UFRJ.