Aline Caceres Rodrigues

Graduada em Bacharelado em Farmácia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - Campus Macaé em 2016, com experiência em laboratórios de pesquisa e de microbiologia, dois anos de iniciação científica na área de Biologia Molecular e Biologia do Desenvolvimento, estágios em Farmácia Comunitária, Farmácia de Manipulação, Farmácia Hospitalar e no Laboratório de Microbiologia na Embrapa Agroindústria de Alimentos.

Informações coletadas do Lattes em 07/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em Farmácia

2011 - 2016

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: PROPOSTA DE DEFINIÇÃO DE NUTRACÊUTICO PARA FINS DE PRESCRIÇÃO
Orientador: JULIANA TOMAZ PACHECO LATINI

Ensino Médio (2º grau)

2007 - 2010

Colégio São Luiz de Gonzaga Unidade Vila Maracanã

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2016 - 2016

COMPETÊNCIA TRANSVERSAL - SEGURANÇA DO TRABALHO. (Carga horária: 14h). , Centro SENAI de Educação a Distância, SENAI, Brasil.

2016 - 2016

Gestão da Qualidade. (Carga horária: 35h). , Prime Cursos, PRIME, Brasil.

2016 - 2016

Curso de Ciências Médicas Forense. (Carga horária: 9h). , Renova Cursos e Eventos Ltda, RENOVA, Brasil.

2016 - 2016

Boas Práticas em Serviços de Alimentação. (Carga horária: 12h). , Agência Nacional de Vigilância Sanitária, ANVISA, Brasil.

2016 - 2016

Farmacovigilância. (Carga horária: 1h). , Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, IIEPAE, Brasil.

2016 - 2016

Ciclo PDCA. (Carga horária: 1h). , Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, IIEPAE, Brasil.

2014 - 2014

Toxicologia Forense. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2014 - 2014

Treinamento Prática do Biotério de Experimentação com Roedores. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2013 - 2013

Farmacêutico no esporte. (Carga horária: 6h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2013 - 2013

Acupuntura. (Carga horária: 6h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia.

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Ciência de Alimentos/Especialidade: Microbiologia de Alimentos.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Morfologia / Subárea: Biologia do Desenvolvimento.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Palestra: O Farmacêutico Clínico Especialista - Cuidados Paliativos. 2016. (Outra).

7ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ Macaé. 2015. (Outra).

II Seminário em Ciência do Esporte do Norte Fluminense. 2015. (Seminário).

Jornada de Pesquisa e Extensão UFRJ- Macaé. 2015. (Congresso).

Jornada de Pós Graduação - UFRJ Macaé.Análise da função do gene milli=pattes (mlpt) no mosquito Aedes aegypti. 2014. (Outra).

Semana de Ciências Farmacêuticas - UFRJ Macaé. 2014. (Outra).

VI Jornada de Pesquisa e Extensão.ANÁLISE DE CONTROLE MORFOGENÉTICO DA EMBRIOGÊNESE DE ARTRÓPODES. 2014. (Outra).

Jornada de Pesquisa e Extensão UFRJ- Macaé.DETERMINAÇÃO DA IMPORTÂNCIA DA VIA DE SINALIZAÇÃO TOLL PARA O VETOR DA DOENÇA DE CHAGAS RHODNIUS PROLIXUS. 2013. (Outra).

Semana Acadêmica de Farmácia. 2013. (Congresso).

CSI in Rio II - Seminário Internacional de Ciências Forenses. 2012. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Gabriela Câmara Vicente

LATINI, J. T. P.; LEITE, A.; PONTES, P.;VICENTE, G. C.; MATTOS, A.. Proposta de Definição de Nutracêutico para Fins de Prescrição. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Juliana Tomaz Pacheco Latini

LEITE, A. M. O.; PONTES, P. V.;PACHECO, Juliana Tomaz. Proposta de definição de nutracêutico para fins de prescrição. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Eldo Campos

Atividade de Enzimas da Cadeia Transportadora de Elétrons e sua Regulação por Polifosfatos na Embriogênese do Carrapato Bovino Rhipicephalus microplus; ; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Farmácia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Eldo Campos;

Juliana Tomaz Pacheco Latini

Proposta de definição de nutracêutico para fins de Prescrição; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Juliana Tomaz Pacheco Latini;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • BERNI, M. ; FONTENELE, M. R. ; TOBIAS-SANTOS, V. ; RODRIGUES, A. C. ; MURY, F. B. ; VIONETTE-DO-AMARAL, R. ; MASUDA, H. ; SORGINE, M. ; FONSECA, R. N. ; ARAUJO, H. . Toll signals regulate dorsal-ventral patterning and anterior-posterior placement of the embryo in the hemipteran Rhodnius prolixus. EvoDevo , v. 5, p. 38, 2014.

  • ARAÚJO, J. P. A. ; RODRIGUES, A. C. ; MUURY, F. B. ; MENEZES, J. S. ; FONSECA, R. N. da . Análise da função do gene milli=pattes (mlpt) no mosquito Aedes aegypti. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • RODRIGUES, A. C. ; FONSECA, R. N. da ; BERNI, M. ; SANTOS, T. B. . DETERMINAÇÃO DA IMPORTÂNCIA DA VIA DE SINALIZAÇÃO TOLL PARA O VETOR DA DOENÇA DE CHAGAS RHODNIUS PROLIXUS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2014 - 2015

    ANÁLISE DO CONTROLE MORFOGENÉTICO DA EMBRIOGÊNESE DE ARTRÓPODES, Projeto certificado pela empresa Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ em 16/10/2014., Descrição: O presente projeto tem como objetivo a identificação da expressão e importância do gene milli-pattes durante o período embrionário do triatomíneo, vetor da Doença de Chagas, Rhodnius prolixus.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Aline Caceres Rodrigues - Integrante / Vitória Tobias Santos - Integrante / Rodrigo Nunes da Fonseca - Coordenador / João Paulo Albuquerque de Araújo - Integrante.

  • 2012 - 2014

    ?Determinação da importância da via de sinalização Toll para a embriogênese do vetor da doença de Chagas Rhodnius prolixus, Descrição: É um projeto na área de Biologia do Desenvolvimento em que buscamos a relação da via Toll, já bem descrita em insetos adultos, com a embriogênese do vetor da Doença de Chagas Rhodnius prolixus. Neste estudo, trabalhamos com dois genes específicos dessa via, cactus e dorsal, e procuramos determinar a expressão destes durante o período embrionário. A partir da confirmação da expressão do m-RNA destes genes, o projeto tem como finalidade determinar o papel destes na formação do embrião do Rhodnius prolixus, através da utilização de técnicas de silenciamento gênico, a síntese de um RNA de interferência, e observar as alterações do desenvolvimento do embrião por meio da microscopia óptica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Aline Caceres Rodrigues - Coordenador / Vitória Tobias Santos - Integrante / Rodrigo Nunes da Fonseca - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2016 - 2016

    Embrapa Agroindustria de Alimentos

    Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Estágio de especialidades na área de Alimentos realizado no Laboratório de Microbiologia da Embrapa Agroindústria de Alimentos, desenvolvendo atividades de pesquisa com processos de reidratação de culturas probióticas (Lactobacillus casei), e realizando atividades de apoio às análises microbiológicas e à rotina de organização e controle do laboratório.

  • 2015 - 2016

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor de Farmacotécnica II, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Monitor bolsista da disciplina de Farmacotécnica II pela Universidade Federal do Rio de Janeiro Campus Macaé. Atividades desenvolvidas: - Organização do laboratório de Farmacotécnica; - Auxílio aos docentes da disciplina durante aulas práticas; - Auxílio aos alunos da disciplina na manipulação de formulações semissólidas e suspensões; - Auxílio aos alunos da disciplina na realização de cálculos de farmacêuticos; - Acompanhamento de aulas teórico-práticas.

  • 2015 - 2015

    HOSPITAL PÚBLICO DE MACAÉ

    Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Estágio na área de Farmácia Hospitalar, desenvolvendo atividades de rotina da farmácia hospitalar, tais como: recebimento e conferência de medicamentos, separação de medicamentos, organização e controle de estoque, reposição de bins, participação de inventários e apoio ao farmacêutico responsável e auxiliares de farmácia.

  • 2015 - 2015

    Farmácia Universitária - UFRJ

    Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Estágio na área de Farmácia de Manipulação Alopática, desenvolvendo atividades de manipulação de formas farmacêuticas de uso interno e externo (sólidas, semissólidas e líquidas), organização do laboratório, atendimento ao cliente, dispensação e orientação farmacêutica.

  • 2014 - 2014

    Farmácia Popular do Brasil

    Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Estágio na área de Farmácia Comunitária na unidade física do programa nacional Farmácia Popular do Brasil localizada no município de Macaé, desenvolvendo atividades de atendimento ao cliente, análise de prescrição, separação e dispensação de medicamentos, orientação farmacêutica, organização da farmácia, escrituração em livro de medicamentos controlados e rotina de controle de estoque.