Cristina Mair Barros Rauter

É professora titular de Psicologia Social e Institucional do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense, onde atua na graduação e na pós graduação. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1975), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1982) e doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998). Realizou pós doutorado em Filosofia no Programa de Pós Graduação em Filosofia na UFRJ (2010) e na Universidade de Picardie Jules Verne D'Amiens, França (2011). Em 2018 foi professora visitante no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Suas pesquisas atuais referem-se aos processos de subjetivação contemporâneos numa perspectiva transdisciplinar que tem como base a filosofia de Spinoza. É autora dos livros Criminologia e Subjetividade no Brasil (Revan, 2003), Clínica do Esquecimento (EDUFF, 2012) e O medo do crime no Brasil: controle social e rebelião. (E-papers, 2017).

Informações coletadas do Lattes em 04/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica)

1994 - 1998

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: Clínica do Esquecimento : Construção de Uma Superfície
Suely Belinha Rolnik. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Clinica Transdisciplinar; Problematização político-filosófica da psicologia.Grande área: Ciências Humanas

Mestrado em Filosofia

1980 - 1982

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Título: Criminologia e Poder Político no Brasil,Ano de Obtenção: 1982
Orientador: Hilton Japiassu
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Psicologia Jurídica.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Jurídica. Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas. Setores de atividade: Serviços Coletivos Prestados Pela Administração Pública Na Esfera da Segurança e Ordem Pública, Inclusive Defesa Civil.

Graduação em Psicologia

1971 - 1975

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2019 - 2019

Pós-Doutorado. , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas

2018 - 2019

Pós-Doutorado. , Universidade de Coimbra, UC, Portugal. , Grande área: Ciências Humanas

2011 - 2011

Pós-Doutorado. , Université de Picardie Jules Verne d'Amiens, UPJV, França. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas

2010 - 2010

Pós-Doutorado. , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Tratamento e Prevenção Psicológica/Especialidade: Intervenção Terapêutica.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Jurídica.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

RAUTER, C. ; VASCONCELLOS NETO, W. P. . Seminário Clínica Transdisciplinar e Engrenagens Carcerárias II. 2016. (Outro).

RAUTER, C. . Clínica Transdisciplinar e Engrenagens Carcerárias. 2014. (Outro).

RAUTER, C. ; VINCIGUERRA, L. ; Oliveira, Claudio . Mini-Curso: Spinoza e o Signo.. 2014. (Outro).

RAUTER, C. ; SILVA, C. O. . Encontro Anual da Pós Graduação em Psicologia - As LUtas do Coletivo: Somos Todos Vândalos. 2013. (Outro).

RAUTER, C. ; Bove, Laurent . Mini Curso: O conceito de multidão na filosofia de Spinoza.. 2013. (Outro).

RAUTER, C. ; NASCIMENTO, M. L. . Disparos Políticos em Práticas Coletivas: Cãmbios, Tráficos e Gambiarras. 2009. (Outro).

RAUTER, C. ; NASCIMENTO, M. L. . A Vida Como obra de Arte. 2008. (Outro).

BATISTA, Nilo ; RAUTER, C. . II Jornada Criminologia e Subjetividade I Serminário de Redução de Danos e Subjetividade. 2005. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Conferência no Instituto de Ciências Humanas e Filosofia - UFRJ.Os Afetos e a Política no Capitalismo Contemporâneo.. 2019. (Outra).

Congresso Regional de Psicologia - CRP12. O (im)pertinente compromisso social da Psicologia na resistência ao Estado de exceção e nas redes de relações políticas, econômicas, sociais e culturais?.. 2019. (Congresso).

DELEUZE GUATTARI A CRIAÇÃO DO NOVO VI ENCONTRO NACIONAL DO GT DELEUZE DA ANPOF.Antifascismo Tropical. 2019. (Encontro).

Seminário O Medo do Crime no Brasil e os Processos de Subjetivação Contemporânesoeos..O Medo do Crime no Brasil e os Processos de Subjetivação Contemporâneos. 2019. (Seminário).

XVI Colóquio Internacional Spinoza Américas.. Autonomia e subordinação do povo brasileiro no Século XIX e a difícil constituição de um corpo comum. 2019. (Congresso).

XX Encontro Nacional ABRAPSO.A colonização da imaginação e seus efeitos políticos no contemporâneo. 2019. (Encontro).

GT Laboratório de Direitos Humanos Políticas, Direitos, Éticas; Observatório de Seguridade Social e Justiça Criminal de Santa Catarina.Criminalização dos Jovens Negros e Pobres no Brasil. 2017. (Outra).

Violência e Ódio: Discursos e Questionamentos.Discurso de Ódio e Ódio sem Discurso. 2017. (Seminário).

"Humanidades em Foco" na Pós-Graduação em Humanidades da UFRJ Macaé.Clínica e Direitos Humanos. 2016. (Simpósio).

Conferência na UEM.Clínica e Direitos Humanos. 2016. (Outra).

III Congresso de Psicologia do Serrado. A Psicologia e suas Interfaces com o Meio Jurídico. 2016. (Congresso).

Evento Exame Criminológico. Conselho Regional de Psicologia de São Paulo.O Exame Criminológico e os Pressupostos Éticos da Atuação do Psicólogo. 2015. (Outra).

Palestra em Programa de Pós Graduação na UFU.Psicologia e Construção de estratégias de Resistência em Prisões. 2015. (Outra).

Seminário A Desconstrução da Lógica Manicomial. Conselho Federal de Psicologia e OAB Nacional.Porque os manicômios ainda existem. 2015. (Seminário).

Seminário Princípios de Esquizoanálise: linhas filosóficas, clínicas e estéticas UERJ.Clinica do Esquecimento. 2015. (Seminário).

XII Colóquio Spinoza nas Américas. Spinoza y los outros..O conceito de multiplicidade e suas consequências para o campo da psicologia. 2015. (Outra).

X! Colóquio Internacional Spinoza nas Américas - Spinoza e Nós.A noção de conflito em Spinoza e Maquiavel e suas consequências para o campo da Psicologia. 2014. (Outra).

Critical Criminology in a Changing World: Tradition and Innovation.The negative as an obstacle to an understanding of contemporary criminality: a contribution of the philosophy of Spinoza to build transdisciplinary strategies toward criminality in democracy.. 2013. (Outra).

I Encontro Ragional da Rede deAtenção Psicossocial.Coversas Spinozanas. 2013. (Encontro).

X Colóquio Internacional Spinoza nas Américas.Do medo do crime à rebelião: algumas indicações para pensar a experiência coletiva brasileira a partir da filosofia de Spinoza. 2013. (Outra).

Diálogos do CRP 07.Internação Compulsória de Usuários de Drogas. 2012. (Encontro).

Responsabilidades e Conflito com as leis: diálogos interdisciplinares.Responsabilidades, adolescência e violência: reflexões a partir da filosofia de Spinoza. 2012. (Seminário).

XIV Seminário de Psicologia da Universidade Católica de Brasília: Subjetividade, Ética e Política.Criminologia Crítica e processos de subjetivação no Brail: um debate sobre o medo à criminalidade alternativas penais. 2012. (Seminário).

XIV simpósio Anpepp 2012.Da toeria dos afetos em Spinoza a uma compresnaõ da violência contemporânea. 2012. (Simpósio).

Colóquio Deleuze-Guattari: Filosofia Prática.As lutas do desejo no contemporâneo: violência e saúde coletiva. (mesa redonda com orientandos e com a professora Clauda Abbes Baeta Neves. 2011. (Outra).

Diálogos com Foucault.Da Nação (danação) da Norma. 2011. (Seminário).

Michel Foucault e os 50 anos de Histyória da Loucura: inflexões e ressonâncias.Da Nação (danação) da Norma. 2011. (Seminário).

No meu país, minha sexualidade é um crime..Sexualidade, proibição e culpa.. 2011. (Outra).

Fórum Regional do CRP RS: Desafios para a Resolução sobre a Atuação do psicólogo no Sistema Prisional.A atuação do psicólogo no sistema prisional face às recentes alterações na legislação. 2010. (Outra).

Dia Internacional de Luta Contra a Tortura.Esquecimento e Memória. 2009. (Outra).

II Congresso Internacional Spinoza & Nietzsche. Contribuições da Filosofia de Spinoza para pensar a violência e a criminalidade contemporâneas. 2009. (Congresso).

III Seminário da Faculdade Angel Vianna.Mesa Redonda sobre Inclusão. 2009. (Seminário).

Impasses da Política Criminal Contemporânea.Política Criminal e Subjetividade. 2009. (Seminário).

Práticas Jurídicas e Transdisciplinaridade.Criminologia e Subjetividade no Brasil. 2009. (Simpósio).

Seminário Nacional Psicologia em Interface com a Justiça e Direitos Humanos: um compromisso com a sociedade.Manicômio Judiciário. 2009. (Seminário).

2o. Seminário Interfaces da Psicologia da UFRural-RJ.Violência Social e Saúde Mental: Aspectos Psicológicos. 2008. (Seminário).

Depois do Grande Encareceramento - ICC e Ministério da Justiça.Práticas Psi no Contexto do Grande Encarceramento. 2008. (Seminário).

Forum Permanente dos Psicólogos da Secretaria de Estado de Administração Pentenciária IV Forum de Estagiários.A Prática do Psicólogo em Instituições Penais. 2008. (Outra).

III Encontro Niteroiense de Psicologia, Política e Cidadania.Práticas Transdisciplinares e Violência. 2008. (Encontro).

II Jornada de Pesquisa e extensão do Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Instituto de Psicologia da UFRJ.Coordenadora da Mesa Psicologia e Saúde. 2008. (Outra).

Seminário Corpo e Subjetividade do Observatório da Indústria Cultural - Uff.Corpo e Subjetividade. 2008. (Seminário).

Seminário Horizontes da Pós-Graduação no Brasil.Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Uff. 2008. (Seminário).

Uff Debate Brasil.Vio~lência Urbana. 2008. (Outra).

XII Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico da Anpepp.Clínica e Violência: Construções e Problematizações para uma Clínica do Contemporâneo. 2008. (Simpósio).

A Transdisciplinaridade como Metodologia para Superaçõa da Violência e Consolidação de uma Cultura de Paz.Transdisciplinaridade e Violência. 2007. (Seminário).

Colóquio Internacional Um Presente por Vir.Barbáries do Presente. 2007. (Outra).

Encontro com a Comunidade.Violência no Contemporâneo. 2007. (Encontro).

O Serviço Social na SEAP: Uma análise da Perspectiva Ético-Político-Profissional.Criminalização da Pobreza e a Função da Prisão na Atualidade. 2007. (Seminário).

V Congresso Norte Nordeste de Psicologia. Os Efeitos da Violência e suas Repercussões na Prática Clínica. 2007. (Congresso).

VII Encontro Transdisciplinar de Ciência Penitenciária.Pena e Dispositivos Psi no Contemporâneo. 2007. (Encontro).

Atuação do Poder Público na Questão das Drogas Lei 11343/2006.Subjetividade Contemporânea e Uso de Drogas. 2006. (Outra).

Colóquio Ética e Cuidado no Contemporâneo.Coordenação de Mesa Redonda: Violência e Subjetividade Contemporânea. 2006. (Simpósio).

Ética e Pesquisa com Humanos: Implicações Atuais.A Singularidade da Pesquisa na Área de Ciências Humanas frente à Legislação. 2006. (Outra).

Seminário Interfaces da Psicologia Jurídica.Criminologia e Subjetividade. 2006. (Seminário).

XXIV Encontro Regional dos Estudantes de Direito do Estado do Rio de Janeiro (ERED-RJ).Dispositivos Psi e Instituições Penais. 2006. (Encontro).

Deleuze: A Filosofia, a Clínica e a Política.Deleuze: A Filosofia, A Clínica e a Política. 2005. (Seminário).

Encontro Reginoal dos Psicólogos do Sistema Penitenciário do Estado do Rio de Janiero.Alterações na Lei de Execuções Penais: Repercussões na Prática do Psicólogo. 2005. (Encontro).

II Jornada Criminologia e Subjetividade I Seminário de Redução de Danos e Subjetividade.Mesa de Abertura: Conferência - Histórico da I Jornada Criminologia e Subjetividade. 2005. (Seminário).

Psicologia e Vulnerabilidade Social: O Sistema Penitenciário em Debate.O Sistema Penitenciário em Debate: Pode o Psicólogo Fazer Previsões de Comportamento?. 2005. (Encontro).

Seminário Nacional Atuação do Psicólogo no Sistema Prisional.Conferência sobre A Atuação do Psicólogo face às Alterações à Lei de Execução Penal de 2003. 2005. (Seminário).

A Arte da Clínica e a Clínica da Arte.Coordenação da Mesa Redonda A Política na Arte da Clínica. 2004. (Seminário).

Foucault Hoje?. Foucault e a clínica: uma clínica possível?. 2004. (Congresso).

III Jornada Resistência ao Desejo/Desejo de Resistência.O funcionamento do sexo no contemporâneo. 2004. (Outra).

Oficina Arte/Clínica.Oficina Arte/Clínica Realizada no Projeto Pólos de Cidadania, UFMG, 2004. 2004. (Oficina).

Práticas Sociais, Direitos Humanos e os Fazeres do Psicólogo Social.Mesa Redonda: Produção da Violência e Subjetividade Contemporânea: Trabalho Apresentado: Produção da Violência e Subjeitividade Contemporãnea. 2004. (Simpósio).

Resistência ao Desejo / Desejo de Resistência.Paricipação de Mesa Redenda: Do Sexual e do Coletivo. 2004. (Seminário).

Seminário Uff/IBMR As interfaces da psicologia jurídica.Clínica e Violência. 2004. (Seminário).

A Clínica em Questão: Conversações sobre Clínica, Política e Criação.Coordenação da mesa redonda Diagnósticos da Contemporaneidade, com a participação de Joel Birman e Daniel Kuperman. 2003. (Seminário).

Ciclo de Palestras sobre Arte e Clínica.Conferência Subjetividade Arte e Clínica. 2003. (Outra).

Estados Gerais da Psicanálise. Produção Social do Negativo. 2003. (Congresso).

Fórum de Psicanálise do IBMR.Conferência Drogadicção e Violência. 2003. (Outra).

I Jornada de Estudos Transdisciplinares: Criminologia e Subjetividade.Mesa Redonda Crime e Castigo: Outras Políticas. 2003. (Outra).

Seminário Drogas e Adolescencia: Abordagem Multidisciplinar no Ambito da Justiça.O Adolescente e O Uso de Drogas. 2003. (Seminário).

Seminário Drogas e Adolescência: Uma bordagem Multidisciplianr no Âmbito da Justiça. Conferência Drogas e Adolescência. 2003. (Congresso).

VII Congresso Brasielrio de Saúde Coletiva. Oficina: Qual a Visibilidade do Usuário de Drogas no SUS?. 2003. (Congresso).

Encontro Clyo Psychê.Encontro Clyo-Psychê: Subjetividade e História. 2002. (Encontro).

Seminário de Iniciação Científica Vasconcellos Torres.Seminário de Iniciação Científica Vasconcellos Torres. 2002. (Seminário).

I Seminário de Direitos Humanos para Profissionais de Saúde do Sistema Penal.As Sequelas Psicológicas da Tortura - Secretaria de direitos Humanos e Sistema Penal. 2001. (Seminário).

I Seminário Internacional de Análise Institucional.Pesquisa em Psicologia. 2001. (Seminário).

VI Conference of The International Society Health and Human Rights.Drugs, Poverty and Institutionalized Violence in Brazil Today. 2001. (Simpósio).

III Jornada Reich no SEDES.Clínica do Esquecimento - III Jornada Reich no SEDES. 2000. (Outra).

V Seminário Subjetividade e Instituições Públicas.Subjetividade Contemporânea: Violência e Drogas. 2000. (Seminário).

Aula Inaurugal do Curso de Psicologia.Subjetividade e Instituições Públicas. 1999. (Outra).

Seminário Internacional Memória e Desaparecimento.Clínica do Esquecimento: Estudo de Um Caso. 1999. (Seminário).

Uff Debate Brasil.Estresse, Ansiedade, Depressão: Males do Fim do Século. 1999. (Outra).

VIII International Symposium:Torture - A Challenge to the Health, Legal and Other Professions.Police Violence in Rio de Janeiro: Can a black pooor young man be only a surfer?. 1999. (Simpósio).

I Seminário Nacional sobre Psicologia e Direitos Humanos. Clínica do Esquecimento: Estudo de Um Caso. 1998. (Congresso).

IV Seminário Subjetividade e Instituições Públicas. Grupo de Trabalho sobre Oficinas Terapêuticas. 1998. (Congresso).

Seminário Subjetividade e Instituições Públicas.Coordenação de Mesa Redonda: Neo-liberalismo e produção de subjetividade. 1998. (Seminário).

Subjetividade: Questões Contemporâneas.A Clínica Como Crítica. 1997. (Outra).

Paradigmas da Atenção Psicossocial. Oficina sobre a situação do louco infrator na reforma psiquiátrica. 1996. (Congresso).

A Crítica como Clínica.Participação de Mesa Redonda Subjetividade, Arte e Clínica. 1995. (Encontro).

I Simpósio de Psicologia e Saúde. A Psicologia e Sua Inserção na Área de Saúde. 1994. (Congresso).

A Religião e a Questão do Sujeito no Ocidente.Autonomia e Heteronomia, sujetio e Liberdade.. 1993. (Seminário).

Primeira Conferência Nacional de Conselhos Penitenciários.Cumprimento da Pena em Delegacias, CTC Nóvel e outras alternativas. 1993. (Outra).

Psicologia e Direito: Um Encontro Possível. Mesa de Debates: Psicologia e Direito - Um Encontro Possível?. 1992. (Congresso).

II Encontro sobre Psicoterapia em Instituições Públicas.Clínica nas Instituições Públicas : Mini-Curso. 1990. (Encontro).

Congresso dobre Questões Teóricas, Ideológicas e Metodológicas da Psicologia na América Latina. Diagnóstico Psicológico do Criminoso: Tecnologia do Preconceito. 1986. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Cristiana Figueiredo Corsini

Levy, Sofia D.;RAUTER, C.; GONDAR, J.. As Clínicas do Testemunho em interface com o trauma, a memória e a reparação simbólica. 2018. Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Cristiana Figueiredo Corsini

Levy, Sofia D.; Lifschitz, J. A.;RAUTER, C.. Trauma, Memória e resistência: narrativas políticas através das Clínicas do Testemunho. 2017. Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Chiara Ferreira da Silva Fustinoni

CANIATO, A. M. P.; DIAS, R. B.;RAUTER, C.. O impedimento do luto de familiares dos "desaparecidos! políticos da dituadura Civil Militar: o encobrimento do morto e o luto traumatizante.. 2016. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Natália Bernardes Palazzo Buiatti

Próchno, C.C.S.C.;RAUTER, C.; Freire, J.M.G.. O que vale nessa vida é o repente - trajetórias de vida e acontecimentos criminais.. 2015. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Priscilla Carla Carvalho de Menezzes

Mangueira, M; Escossia, Liliana da;RAUTER, C.. Um encontro com a arte em Aracaju. 2015. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Marcello Ferreira do Nascimento

Muniz, H.;RAUTER, C.. Mobilização Subjetiva: do sofrimento ao viver criativo no trabalho. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Bruno Giovanni de Paula Pereira Rossotti

COIMBRA, Cecília Bouças;RAUTER, C.; Bicalho, Pedro Paulo Gastalho de. Seguros na Delegacia: As Subjetividades Encarceradas. 2012. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Mariana Ribeiro Marques

PEIXOTO JUNIOR, Carlos Augusto; MACIEL JUNIOR, Auterives;RAUTER, C.. Afeto e sensorialidade no pensamento de Espinosa, Freud e Winnicott. 2012. Dissertação (Mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica)) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Carlos Eduardo Carvalho Mello

PEREIRA, Eduardo Henrique Passos; TEIXEIRA, R. R.;RAUTER, C.. Os Trípticos da Clínica. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Mhyrna Boechat de Céspedes

KASTRUP, Virgínia;RAUTER, C.; Bicalho, Pedro Paulo Gastalho de. Oficina de Leitura na Prisão: Cartografando linhas de fuga para a prática da psicologia. 2011. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Vilcelia Aparecida Silva Di Pietro

PELBART, Peter Pal; ORLANDI, Luiz B L;RAUTER, C.. Aquém do Masoquismo.. 2011. Dissertação (Mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Nayara Lima Longo

LOBO, L. F.; MACIEL JUNIOR, Auterives;RAUTER, C.. Políticas do Corpo: Subjetividades Femininas Negras. 2011. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Fernanda Ratto de Lima

RAUTER, C.PEREIRA, Eduardo Henrique Passos; Palombini, A. L.; Preu, R. O.. A Experiência do Cuidado de Si. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Regina Silva de Oliveira

Neto, J.L.F.;RAUTER, C.; PASSOS, I. C. F.. Em Análise, a prática do psicólogo junto à pena de prestação de serviços à comunidade.. 2009. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Aluno: Donati Canna Caleri

NEVES, Claudia Abbes Baeta; Plastino, C. A.;RAUTER, C.. Encontros da Vida Nua nos Jardins do Capital. 2009. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Grazielly Braga de Aquino

MORAES, Marcia de Oliveira; PEDRO, Rosa Maria Leite Ribeiro;RAUTER, C.. Sobre os Efeitos da Musicoterapia Numa Instituição de Saúde Mental de Longa Permanência: Acolhendo as Disssonâncias. 2009. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Janayna Araújo Costa Pinheiro

Machado, L.A.D.; Lavrador, M. C. C.;RAUTER, C.. Cartografia por Imagens em uma experiência clínica. 2009. Dissertação (Mestrado em Psicologia Institucional) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: THAATY DA SILVA BURKLE

Martins, A.;RAUTER, C.; Leal, A. F.. Uma reflexão crítica sobre as edições do Manual Diagnóstico e Estatístico das Perturbações Mentais. 2009. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: José Carlos Chaves Brazão

PEREIRA, Eduardo Henrique Passos; Fabri, Roberto;RAUTER, C.. Entre o Mim e o Ti o que há? A relação clínica, uma experiência limiar. 2008. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Raquel Siqueira da Silva

RAUTER, C.; MORAES, Marcia Oliveira; PEDRO, Rosa Maria Leite Ribeiro. Cartografias de Uma Experimentação Musical: entre a musicalidade e o grupo o Mágicos do Som. 2007. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Selma Esquenazi do Rosário

RAUTER, C.; KUPERMAN, Daniel; PEIXOTO JUNIOR, Carlos Augusto. Brincar de Viver: Experimentações entre winnicott, Deleuze e Guattari. 2007. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Ana Paula de Campos

RAUTER, C.; CARRETEIRO, Teresa Cristina; HERZOG, Regina; MACIEL JUNIOR, Auterives. Corporeidade e Virtualidade na Clínica do Contemporâneo. 2006. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Rosana Saldanha Silva

RAUTER, C.; TEDESCO, Silvia Helena; LINS, Elizabeth Travassos. Canção e Produção de Subjetividade. 2006.

Aluno: Tarso Ferrari Trindade

RAUTER, C.; CARRETEIRO, Teresa Cristina; GONDAR, Josaida; MACIEL JUNIOR, Auterives. A Criação em Dois Momentos: de Freud a Deluze e Guattari. 2006. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Cristian Fabiano Guimarães

OLINTO, Maria Teresa Anselmo;RAUTER, C.; OLIVEIRA, Carmen Silveira. Subjetividade e Estratégias de Resistência à Prisão. 2005. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Saúde Coletiva) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Luciana Vieira

BIRMAN, Joel; NERI, Regina;RAUTER, C.; CARREIRO, Vera Porto; ARÁN, Marcia. As Multiplas Faces da Homossexualidade na Obra Freudiana. 2005. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Monica Ferreira Gomes

RAUTER, C.; KUPERMAN, Daniel; MACIEL, Auterives; PEIXOTO JUNIOR, Carkos Augusto. As Interlocuções do Desejo. 2005. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Ana Paula Campos

CARRETEIRO, Teresa Cristina;RAUTER, C.; HERZOG, Regina. Corporeidade e Virtualidade na Clínica do Contemporãneo. 2005.

Aluno: Ana Paula de Campos

RAUTER, C.; CARRETEIRO, Teresa Cristina; OLIVEIRA, Regina Herzog de; MACIEL JUNIOR, Auterives. Corpo e Tempo: incessantes composições e (de) composições. 2005. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Ruth Silva Escudero

SÁ, Roberto Novaes de;RAUTER, C.; FEIJOO, Ana Maria Lopez Calvo de. A importãncia da tematização ontológica acerca do morrer para a Psicologia Clínica. 2004. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Agnaldo abrantes

MUNIZ, Jacqueline;RAUTER, C.; GUERRA, Willis. As Penas Alternativas no Modelo Criminal Brasileiro. 2004. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade Candido Mendes.

Aluno: Lisete Ribeiro Vaz

CARRETEIRO, Teresa Cristina;RAUTER, C.; LACMAN, Selma. Do Cabaret Voltaire ao Cabaret Pinel - clínica e resistência em um serviço de saúde mental. 2004. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: claudia tallemberg

BAPTISTA, Luís Antonio dos Santos;RAUTER, C.; RODRIGUES, Heliana de Barros Conde. Percurso-Montagem das Práticas em Reabilitação Psicossocial em um Serviço de Atenção Diária no Município do Rio de Janeiro. 2004. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Rodrigo Ibiapina Chiaradia

MUNIZ, Jacqueline;RAUTER, C.; CERQUEIRA, Gisálio. Os Problemas e Desafios Enfrentados por Um Órgão de Controle Interno: A Corregedoria-Geral do Detran/RJ no Contexto da Segurança Pública. 2004. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Direito) - Universidade Candido Mendes.

Aluno: Ramon Fiori Fernandes Sobreira

TÓRTIMA, Pedro;RAUTER, C.; NÉRI, Regina. A Síndrome de Jekyll e Hyde: Um Estudo do Trote Estudantil nas Faculdades de Medicina no Estado de São Paulo, de 1970 a 2004.. 2004. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Direito) - Universidade Candido Mendes.

Aluno: Maria da Conceição Nascimento

RAUTER, C.; COIMBRA, Cecília Bouças; BATISTA, Vera Malaguti. Clínica e Racismo. 2004. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Lysete Lima Vaz

RAUTER, C.; CARRETEIRO, Teresa Cristina. Cabaret Pinel: Um Estudo sobre Arte e Clínica- Exame de Qualificação. 2003. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Rute Escudero

RAUTER, C.; NOVAES, R.. O Sentido Ontológico do Morrer - Exame de Qualificação. 2003. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: claudia tallemberg

RAUTER, C.; BATISTA, L. A.; NEVES, Claudia Abbes Baeta. Perscurso-Montagem das Práticas em Reabilitação Psicossocial num Serviço de Reabilitação do Município do Rio de Janeiro - Exame de Qualificação. 2003. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Silvane da Cruz Chaves

RAUTER, C.; BATISTA, Vera Malaguti; CERQUEIRA FILHO, G.. Entre A Cruz e a Cadeia: Presos na Lupa de Pinel. 2003. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade Candido Mendes.

Aluno: Rita Buttes

CARVALHO, Salo de;RAUTER, C.; GAUER, R. C.. Juventude Urbana: Fragmentos do Não Lugar. 2003. Dissertação (Mestrado em Direito) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Flávio Henriques Hebron Moura de Oliveira

RAUTER, C.; BATISTA, Vera Malaguti. Masmorras Inquisitoriais: Da confissão à disciplina, um caso potiguar.. 2003. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Direito) - Universidade Candido Mendes.

Aluno: Silvane da Cruz Chaves

BATISTA, Vera Malaguti; MENEGATI, Marildo;RAUTER, C.. Entre a Cruz e a Cadeia. Presos na Lupa do Pinel: Um Estudo Reflexivo Acerca das Tramas do Exame Criminológico. 2002. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Direito) - Universidade Candido Mendes.

Aluno: Marcelo Fernandes Costa

PASSOS, Eduardo;RAUTER, C.. A Redefinição das Noções de Snesação e Corpo: Lugar da Estética nos Estudos da Subejtividade.. 2001. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Ana Cristina Felisberto

SEMINERIO, F. L. P.;RAUTER, C.. O Impacto da Cibernética de Segunda Ordem. 1998. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: André Rossi Coutinho

PASSOS, Eduardo; BAREMBLITT, G.;RAUTER, C.. FORMAÇÃO EM ESQUIZOANÁLISE? CARTOGRAFIA DA FORMAÇÃO CLÍNICA DO IBRAPSI COMO PRODUTORA DE PISTAS PARA UMA FORMAÇÃO TRANSINSTITUCIONAL. 2019. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Flavia Bascunan Timm

Pereira, Ondina Pena;RAUTER, C.; Lemos, Flávia C. S.; Faleiros, Vicente de P.. Intimidades Violentas. 2017. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília.

Aluno: Cristiano Rodrigues de Freitas

TEDESCO, Silvia Helena;RAUTER, C.; Silva, Martinho B.B.. EM BUSCA DO FORA: CARTOGRAFIA DA POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DAS PESSOAS PRIVADAS DE LIBERDADE NO SISTEMA PRISIONAL (PNAISP). 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Railander Quintão

TEDESCO, Silvia Helena;RAUTER, C.; Ude, W.E.; Moura, R. C.. Sobre políticas de salvaguardas sociais em interfaces com o sistema de justiça criminal: interpretando diretrizes para cuidados em saúde de pessoas que vivem e convivem em unidades de custódia. 2017. Tese (Doutorado em PSICOLOGIA - ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: ESTUDOS DA SUBJETIVIDADE) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Vitor Martins Regis

PEREIRA, Eduardo Henrique Passos; Barros, E.B.;RAUTER, C.; FONSECA, T. G.;Resende, C.. A inseparabilidade entre plano da clínica e a experiência ética.. 2017. Tese (Doutorado em PSICOLOGIA - ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: ESTUDOS DA SUBJETIVIDADE) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Juliana Martins Rodrigues

PEIXOTO JUNIOR, Carlos Augusto;RAUTER, C.; Borges, Hélia; GONDAR, Josaida; Estelita Lins, C. E. F.. Conceito Afirmativo de Saúde e Doença: Uma articulação entre os pensamentos de Georges Canguillem e Donald Winnictott.. 2015. Tese (Doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica)) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Mariana de Assis Brasil e Weigert

Guareschi, N.M.F; BRISSET, F. O. B.; Tittoni, J.i;RAUTER, C.. Entre Silêncios e Invisibilidades: Os Sujeitos em Cumprimento de Medidas de Segurança nos Manicômios Judiciários Brasileiros. 2015. Tese (Doutorado em Psicologia Social e Institucional) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Martha Bento Lima

RODRIGUES, Heliana de Barros Conde; ROCHA, M.;RAUTER, C.; MARIANO, M. O.. Micropolítica Muscal. 2013 - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Elizabeth Medeiros Pacheco

ROLNIK, S. B.;RAUTER, C.; Borges, Hélia; Pinheiro, José Amalio; GREINER, C.. Dos Poros ao Sopro: Uma Crítica ao Paradigma Identitário. 2012. Tese (Doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Raquel Siqueira da Silva

MORAES, Marcia de Oliveira; Arriscado, J.; Pinto, M. C. O.; Almeida, M. V.;RAUTER, C.. Grupos Musicais em Saúde Mental. 2012. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Joana Angélica Macedo Oliveira

PEREIRA, Eduardo Henrique Passos; Mangueira, M; MACIEL JUNIOR, Auterives;RAUTER, C.. Cartografia de uma política transversal em dispositivos de saúde mental. 2012. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Denise Farias da Fonseca

PEREIRA, Eduardo Henrique PassosBARROS, Regina Benevides de; FONSECA, T. G.;RAUTER, C.. Expressividades: Pensamento, produção subjetividades, enlaces e embates na experimentação clínica". 2012. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Aline Ribeiro Nascimento

Barrenechea, Miguel Ajgel de; MACIEL JUNIOR, Auterives; GONDAR, Josaida; BRUNO, Mário;RAUTER, C.. Os Desafios da ´Memória em Direção às Forças da Criação. 2011. Tese (Doutorado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Mario Orlando Favorito

PEIXOTO JUNIOR, Carlos Augusto; Garcia, Claudia Amorim; Costa, Mauro J S R Gosta; Souza, Solange Jobim e;RAUTER, C.. Mal-estar na escola: tensões entre o singular e o ecoletivo.. 2011. Tese (Doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica)) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Marco Aurélio Soares Jorge

Minayo, M.C.S.; AVANCI, J. Q.;RAUTER, C.. A Produção de Sintomas como Silenciamento da Violência. 2009. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Helia Maria Oliveira da Costa Borges

BIRMAN, Joel; PEIXOTO JUNIOR, Carlos Augusto; ARÁN, Marcia;RAUTER, C.. Sobre o movimento: Os estados d'alama antes do nome ou : da corporeidade como crítica às configurações parasitadas. 2009. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Tania Dahmer Pereira

RAUTER, C.; ALMEIDA, Suely; BATISTA, Vera Malaguti; COIMBRA, Cecília. O Guarda Espera Um Tempo Bom: A Relação de Custódia e o Ofício dos Inspetores Penitenciários. 2006. Tese (Doutorado em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: JOSÉ IGNACIO TAVARES XAVIER

SIGELMANN, Élida; KASTRUP, Virgínia;RAUTER, C.; FRANCO, Carlos Alberto da Silva; CAMARA, Marcus Vinicius de Araújo. Atenção a Si e Psicoterapia Corporal. 2005. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Anelize Teresinha da Silvia Araújo

ORLANDI, Luiz B L;RAUTER, C.; PELBART, Peter Pal; COSTA, Rogério da; MORAES, Marcia de Oliveira. Aprendizagem: A Apreensão da Variãncia do Mundo e a Contínua Diferenciação do Aprendiz. 1999. Tese (Doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Eluana Borges LIetão de Figueiredo

Abrahão, A. L.; Serpa Jr., O. D.;RAUTER, C.. Um corpo, multidões em corpos: encontros coletivos como territórios de afetividades, conhecimentos e cuidado em saúde.. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Enfermagem) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Mhyrna Boechat de Céspedes

RAUTER, C.. O Lugar da Psicologia no Sistema Socioeducativo: um Dilema Ético e Político. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Marianna Araujo da Silva

SILVA, C. O.;RAUTER, C.; Barros, E.B.; Clot, Yves. Clínica da Atividade Como Clínica da Experiência. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Cristiano Rodrigues de Freitas

TEDESCO, S.; NASCIMENTO, M. L.;RAUTER, C.; PAULA, T.. Potência e Poder: Paradoxo de uma política pública de saúde. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em PSICOLOGIA - ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: ESTUDOS DA SUBJETIVIDADE) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Mariana de Assis Brasil e Weigert

Guareschi, N.M.F; Ottoni, F.;RAUTER, C.; Maraschin, C.. Entre Silêncios e Invisibilidades: As mulheres em cumprimento de Medidas de Segurança nas Instituições Punitivas Brasileiras. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Pós Graduação em Psicologia Social e Institucional) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Rafael Coelho Rodrigues

RAUTER, C.; NASCIMENTO, M. L.; COIMBRA, Cecília; BATISTA, Vera Malaguti. A mente vazia é oficina do diabo: os programas sociais e o dispositivo da periculosidade.. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Carlos Eduardo Fraga da Silva

Martins, A.;RAUTER, C.; SOUZA, E. L. T.. Contribuições da Filosofia de Spinoza para pensar a questão das drogas. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFRJ) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Thaisa Duarte Ferreira

Arendt, Ronald;RAUTER, C.. Cartografias do Crime; um estudo sobre os Camelôs na Cidade do Rio de Janeiro. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Psicologia Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: claudia tallemberg

RAUTER, C.; BATISTA, L. A.; NEVES, Claudia Abbes Baeta. Oficina da Sucata: Continências e Passagens Entre Cotidiano e Arte. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Teorias e Práticas Psi Em Instituições Públicas) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Gustavo Penedo Moulin

RAUTER, C.. A Atitude Moderna e a Clínica. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Maguilane Campos Dutra

ARAÚJO, A. T.;RAUTER, C.. Enquanto as Trombetas não Tocam. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Renata Mattos de Azevedo

ARAÚJO, A. T.;RAUTER, C.. Psicanálise, Arte e Música. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Alan teixeira lima

CARRETEIRO, Teresa Cristina;RAUTER, C.. Sobre Violências Institucionais. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Luciana Massad Fonseca

BAPTISTA, L. A. S.;RAUTER, C.. Trabalho em Equipe: Desafios e Conquistas do Quotidiano. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense.

RAUTER, C.; Maraschin, C.; Barros, E.B.; Elia, L. F.. Presidente da Comissão de Avaliação para Progressão de Docente à Classe E do Instituto de Psicologia. 2015. Universidade Federal Fluminense.

Ferraz, M.C.F.; Rodrigues, J.C.;RAUTER, C.; Vieira, J. L.; Gerheim, F.. Membro da Banca de avaliação da Prooção para a carreira de professor classe E Professora Janice Caiafa. 2015. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

BIRMAN, Joel;RAUTER, C.; Carneiro, T.F.; Andrade, Regina; Vasconcellos, Vera. Comissão de Avaliação para Progressão de Docente à Classe E do Instituto de Psicologia. 2015. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

RAUTER, C.PEREIRA, Eduardo Henrique Passos; KUPERMAN, Daniel; CAMARA, Marcus Vinicius de Araújo; PALOMBINI, A.. Presidente da Banca de Concurso Público para Professor Auxiliar do Instituto de Psicologia. 2015. Universidade Federal Fluminense.

GOMES, I. C.; MEYER, S. B.; Palombini, A. L.; CASETTO, S. J.;RAUTER, C.. Concurso Público para Professor Doutor em Dedicação Exclusiva do Departamento de Psicologia Clínica. 2014. Universidade de São Paulo.

RAUTER, C.PEREIRA, Eduardo Henrique Passos; ALTOÉ, Sonia. Participação da Banca Examinadora de Concurso Público para Professor Assistente de Psicologia Jurídica do Departamento de Psicologia Social e Institucional do Instituto de Psicologia da UERJ. 2002. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

RAUTER, C.. Banca Examinadora do Concurso Público para Professor Assistente do Departamento de Psicologia da UFS. 1999. Universidade Federal de Sergipe.

RAUTER, C.; SÁ, Roberto Novaes de. Presidente da 'Comissão Julgadora do Concurso Público para professor Assistente de Psicologia Hospitalar do Departamento de Psicologia. 1998. Universidade Federal de Juiz de Fora.

RAUTER, C.; COSTA FILHO, R. B.; DA POIAN, S. M.. Presidente da Comissão Examinadora do Concurso Público para professor auxiliar do setor de Psicologia Clínica do Departamento de Psicologia. 1984. Universidade Federal Fluminense.

RAUTER, C.; SANTOS, M. A.; FISCHMANN, R.; JUSTO, J. S.; LUZIO, C. A.. Concurso Público de Livre Docência de Fernando Silva Teixeira Filho. 2013. UNESP Universidade Estadual Paulista. Campus de Assis.

TEDESCO, Silvia Helena; NASCIMENTO, M. L.;RAUTER, C.. Comissão de Avaliação de Progressão Funcional para Professor Associado do IPSI. 2015. Universidade Federal Fluminense.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Miriam Schenkman Chnaiderman

CHNAIDERMAN, M.. Clínica do Esquecimento: Construção de uma superfície. 1998. Tese (Doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Eduardo Henrique Passos Pereira

RAUTER, C. M.; RAUTER, C. M. B.;PASSOS, E.EIRADO, A.; ROLNIK, S.. Clínica do esquecimento ? Construção de uma Superfície de Cristina Mair Barros Rauter. Instituição: doutorado em Psicologia Clínica do Depto. de Psicologia da PUC/SP Data: 24 de abril de 1998. 1998. Tese (Doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Francisco Elinaldo Teixeira

TEIXEIRA, Francisco Elinaldo. Clínica do Esquecimento: Construção de uma Superfície. 1998. Tese (Doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Felipe Salgado Machado Melo

Clínica Reichiana e perspectiva transdisciplinar; Início: 2019; Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense; (Orientador);

Vicente José Justo Carnero

Clínica Política em Reich e Spinoza; Início: 2019; Tese (Doutorado em PSICOLOGIA - ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: ESTUDOS DA SUBJETIVIDADE) - Universidade Federal Fluminense; (Orientador);

Adriana Soares Sampaio

A dimensão política da depressão em mulheres negras; Início: 2019; Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Gabriel Gonçalves Serafim Silvia

Corpo e Experimentação no uso da ayahuasca: cartografias da miração; Início: 2017; Tese (Doutorado em Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense; (Orientador);

Carlos Eduardo Fraga da Silva

A DROGADICÇÃO A PARTIR DE SPINOZA: A TITILLATIO DA PERCEPÇÃO E SUAS CONSEQUÊNCIAS CLÍNICAS E POLÍTICAS; Início: 2016; Tese (Doutorado em PSICOLOGIA - ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: ESTUDOS DA SUBJETIVIDADE) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Maria da Conceição Nascimento

CLÍNICA E DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL; Início: 2016; Tese (Doutorado em PSICOLOGIA - ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: ESTUDOS DA SUBJETIVIDADE) - Universidade Federal Fluminense; (Orientador);

Kenia Soares Maia

Pixação/Graffiti e a Desobediência; Cartografando Adolescências; 2015; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Cristina Mair Barros Rauter;

Gabriel Gonçalves Serafim Silva

CLÍNICA, POLÍTICA E PROCESSOS CORPORAIS: DAS PRÁTICAS DE SI À EXPRESSÃO DO COMUM; 2015; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Cristina Mair Barros Rauter;

Diogo Rezende

Corpo Multitudinário: o devir-revolucionário nas artes do corpo; ; 2014; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Cristina Mair Barros Rauter;

Myrian Lima Pereira

Subjetividade Cesariana: Pensando o parto como potência; 2014; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Cristina Mair Barros Rauter;

José Vicente Pereira Justo Carneiro

A clínica, a sensibilidade e o conhecimento: um diálogo entre as obras de Reich e Spinoza; 2012; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Cristina Mair Barros Rauter;

Cristiane Fraga

Produção de Subjetividade e População em Situação de Vulnerabilidade; 2011; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Cristina Mair Barros Rauter;

Luiz Eduardo Ribeiro Ferreira

A arte como antíodoto para os venenos do cárcere; 2010; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Cristina Mair Barros Rauter;

Andrea Moreira Chagas

Comunidade Popular, Popualção Negra, Clínica e Política: Outro Olhar; 2010; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Cristina Mair Barros Rauter;

Ana Cláudia Nery Camuri Nunes

Cartografia do Desassossego: um olhar clínico-político para o encontro entre os psicólogos e o campos jurídico; ; 2010; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Cristina Mair Barros Rauter;

Ruth Silva Torralba Ribeiro

Sensorial do Corpo: Via Régia ao Inconsciente; 2009; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Cristina Mair Barros Rauter;

Patrícia Campagnoli Barbosa

Violência Contra a Mulher: Construindo Laços de Fuga e Destando Nós de Aprisionamento; 2009; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Cristina Mair Barros Rauter;

Leda Lucia Garcia Rosa Rebello

O Corpo e a Clínica contemporânea: Um Perscurso em Direção à singularidade; 2008; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Cristina Mair Barros Rauter;

Tarso Ferrari Trindade

A Criação em dois momentos: Diálogos entre Freud, Deleuze e Guattari; 2007; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense,; Coorientador: Cristina Mair Barros Rauter;

Selma Eschenazi do Rosario

Brincar de Viver: Experimentações entre Winicott, Deleuze e Guattari; 2007; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Cristina Mair Barros Rauter;

Fernanda Franco Vieira

Manuscritos para aproximar o Insconsciente Pulsional e o Inconsciente Maquínico Através da Noção de Produção; 2006; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Cristina Mair Barros Rauter;

Paulo de Tarso de Castro Peixoto

Do esquadrinhamento dos corpos ao concerto ético-estético político nos ambulatórios de saúde mental: três movimentos para uma heterogênese clínica; 2006; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Cristina Mair Barros Rauter;

Maria da Conceição Nascimento

Considerações sobre racismo e subjetividade: problematizando práticas/desnaturalizando sujeitos e lugares; 2005; 107 f; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Cristina Mair Barros Rauter;

Karen da Rocha Figueiredo

O Problema da Liberdade na Clínica das Adições; 2004; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Cristina Mair Barros Rauter;

Márcia Cabral da Costa

Arte, Fazeres e Clínica: criação ou captura nos dispositivos de saúde mental?; 2004; 0 f; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Cristina Mair Barros Rauter;

Viviani Sousa do Carmo

As Novas Estratégias de Controle Social: Um Estudo sobre as Modulações do Capitalismo e a Emergencia de Uma Norma Violenta de Sociabilidade; 2003; 0 f; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Cristina Mair Barros Rauter;

Neide Regina Sampaio Ruffeil

A Reestruturação Produtiva Numa Instituição Financeira - Novos Modos de Trabalhar e Subjetivar; ; 2002; 0 f; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense,; Coorientador: Cristina Mair Barros Rauter;

Luiz Gibier de Souza

Grupos de Reflexão de Homens Autores de Violência Doméstica: Uma experiência clínico-política; 2019; Tese (Doutorado em PSICOLOGIA - ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: ESTUDOS DA SUBJETIVIDADE) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Cristina Mair Barros Rauter;

Natalia Galdiano Vieira de Matos

Deambulações e aprendizagens: processos de subjetivações de vidas que insistem em habitar as ruas; ; 2019; Tese (Doutorado em PSICOLOGIA - ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: ESTUDOS DA SUBJETIVIDADE) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Cristina Mair Barros Rauter;

Alejandra Padilla Gomez

Experimentaciones clínicas: el cuerpo, territorio de potencia; 2018; Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Cristina Mair Barros Rauter;

Marcelo Fernandes Costa

A GENEALOGIA DA CRIMINALIZAÇÃO DOS MOVIMENTOS POLÍTICOS NA NOÇÃO DE MONSTRO DO SÉCULO XIX; ; 2017; Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Cristina Mair Barros Rauter;

Lidiston Pereira da Silva

Ensaio Cartográfico de Explicações de Experiências de Afetos Vividos em Formas de Desamor; 2017; Tese (Doutorado em PSICOLOGIA - ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: ESTUDOS DA SUBJETIVIDADE) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Cristina Mair Barros Rauter;

Anelise Lusser Teixeira

Um olhar para morte: pistas para uma cartografia das práticas discursivas sobre o morrer na contemporaneidade; 2016; Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Cristina Mair Barros Rauter;

Bianca Sant'Anna de Sousa Cirilo

O Psicólogo em Ocorrências Policiais com Reféns: que lugar é esse?; 2015; Tese (Doutorado em PSICOLOGIA - ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: ESTUDOS DA SUBJETIVIDADE) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Cristina Mair Barros Rauter;

Luis Renato Paquiela Givigi

Do Esboço de uma pedaagogia afetiva ou de como intervir no plano dos afetos: interferências clínico-filosóficas a partir do pensamento de Spinoza; 2014; Tese (Doutorado em PSICOLOGIA - ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: ESTUDOS DA SUBJETIVIDADE) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Cristina Mair Barros Rauter;

Donati Cana Caleri

Espinosa e Zen Budismo: Uma política contemporânea; 2014; Tese (Doutorado em Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Cristina Mair Barros Rauter;

Paulo de Tarso de Castro Peixoto

Composições Modais de Individuação, Heterotopias & Heterogênse Urbana; 2013; Tese (Doutorado em Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Cristina Mair Barros Rauter;

Catarina Mendes Resende

Escutar com o corpo: a experiência sensível entre dança, poesia e clínica; ; 2013; Tese (Doutorado em PSICOLOGIA - ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: ESTUDOS DA SUBJETIVIDADE) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Cristina Mair Barros Rauter;

Leda Lucia Garcia Rosa Rebello

A Potência do conflito no corpo individual e no corpo social e sua importância no conceito de coletivo; 2013; Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Cristina Mair Barros Rauter;

José Carlos Chaves Brazão

O vinculo pelo primado da relação como uma experiência de compartilhar: uma perspectiva transdisciplinar; 2012; Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Cristina Mair Barros Rauter;

Lidiston Pereira da Silva

Afeto-Potência e Devir-Atualização: contribuição aos estudos das relações entre agentes de políticas públicas e sujeitos de exclusão social; 2011; Tese (Doutorado em PSICOLOGIA - ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: ESTUDOS DA SUBJETIVIDADE) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Cristina Mair Barros Rauter;

Martha Bento Lima

2016; Universidade Federal Fluminense,; Cristina Mair Barros Rauter;

Miriam Leal

Grupo de Pacientes com Psicodermatose em Orientação Transdisciplinar; 2003; 25 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Teorias e Práticas Psi Em Instituições Públicas) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Cristina Mair Barros Rauter;

Andre Raimundo

Atravessando as Drogas; 2000; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Teorias e Práticas Psi Em Instituições Públicas) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Cristina Mair Barros Rauter;

Maria Cristina Fernandes LIma

Perspectiva Transdisciplinar: Um Projeto Possível?; 2000; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Teorias e Práticas Psi Em Instituições Públicas) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Cristina Mair Barros Rauter;

Andrea Cristina Carneiro Negrellos

Produção de Subjetividade e Clínica Transdisciplinar; 2000; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Teorias e Práticas Psi Em Instituições Públicas) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Cristina Mair Barros Rauter;

Aline Pereira Diniz

A Lógica Criminológica e a Atuação do PsicólogoJjunto ao Adolescente Envolvido com a Prática de Ato Infracional; 1998; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Teorias e Práticas Psi Em Instituições Públicas) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Cristina Mair Barros Rauter;

Vera Helena Juliano Pereira

Oficina de Jornal Cuca Livre: impasses e desafios na construção de um dispositivo institucional; 1997; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Teorias e Práticas Psi Em Instituições Públicas) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Cristina Mair Barros Rauter;

Maria Luiza Chalub

Reflexões sobre a perspectiva ético-estética para um trabalho com as psicoses; 1996; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Teorias e Práticas Psi Em Instituições Públicas) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Cristina Mair Barros Rauter;

Katia Chigres

Por uma clínica da processualidade terapêutica; 1996; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Teorias e Práticas Psi Em Instituições Públicas) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Cristina Mair Barros Rauter;

Cyntia Maria da Costa Louzada

Quem demanda o que? Demanda Psicológica em um ambulatório de saude mental; 1995; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Teorias e Práticas Psi Em Instituições Públicas) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Cristina Mair Barros Rauter;

Luis Gibier de Souza

O Desafio dos Sentidos: O Corpo na Clínica; 1995; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Teorias e Práticas Psi Em Instituições Públicas) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Cristina Mair Barros Rauter;

Marta Filartiga Henning

Narcisismo e Produção Subjetiva Contemporânea; 1995; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Teorias e Práticas Psi Em Instituições Públicas) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Cristina Mair Barros Rauter;

Tania Lúcia Assupção

Quando dois mais dois não são quatro - a trajetória de uma equipe; 1995; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Teorias e Práticas Psi Em Instituições Públicas) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Cristina Mair Barros Rauter;

Gabriela Vieira de Abreu

COMO CONSTRUIR UM CORPO AUTÔNOMO: EDUCAÇÃO INFANTIL E CONTROLE DOS CORPOS; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Cristina Mair Barros Rauter;

João Felippe Belem de Gouvêa Reis

Medida de Segurança no Estado Democrático de Direito e a problemática da superveniência de doença mental; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Cristina Mair Barros Rauter;

Gisele da Rocha Reis

Clínica e Criação; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Cristina Mair Barros Rauter;

Ana Beatriz de Loivos Porto

Violência de Gênero Doméstica; 2005; 33 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Cristina Mair Barros Rauter;

José Carlos Chaves Brazão

Emoção - Na Fronteira entre o Psíquico e o Somático; 2004; 72 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Cristina Mair Barros Rauter;

Renata Antonio de Oliveira Lemos

A Família Contemporânea Brasileira; 2004; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Cristina Mair Barros Rauter;

Christiane dos Santos Claro

Adolescência e Violência; 2004; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Cristina Mair Barros Rauter;

Walter Passos Vasconcellos Netto

; Potencialização subjetiva e grupalidade: cartografia da construção de um espaço de acolhimento para familiares de internos no sistema penitenciário; ; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Cristina Mair Barros Rauter;

Walter Passos Vasconcellos Neto

Cartografia da Construção de práticas transdisciplinares no campo da violência e dos processos de criminalização contemporâneos: a construção de um espaço de acolhimento para egressos do sistema penal; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense, Fundação Euclides da Cunha; Orientador: Cristina Mair Barros Rauter;

Ana Clara Damasco Borges

Cartografia da Construção de Práticas Transdisciplinares no Campo da Violência e dos Processos de Criminalização: Interferindo sobre os efeitos das engrenagens carcerárias; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Cristina Mair Barros Rauter;

Natália de Oliveira e Silva Antunes

Cartografia da Construção de Práticas Transdisciplinares no campo da Violência e dos Processos de Criminalização: construindo oficinas de profissionais; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Cristina Mair Barros Rauter;

Rayssa Carvalho de Souza

Cartografias da Construção de Práticas Transdisciplinares: Grupos de Profissionais que atuam em instituições prisionais e do sistema sócio-educativo; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Abi - Psicologia) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Cristina Mair Barros Rauter;

Lívia Cretton Pereira

Manicômio Judiciário: Encarcerando Potencialidades; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Cristina Mair Barros Rauter;

Alexandra Soares Borges

Presença da violência no trabalho clínico com jovens pobres usuários de drogas; 2004; 20 f; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Cristina Mair Barros Rauter;

Isabela da Fonseca Prince

Educação Através da Dança: Corpo e Psicologia Clínica; 2005; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Cristina Mair Barros Rauter;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

André Martins Vilar de Carvalho

2010; Universidade Federal do Rio de Janeiro,; André Martins Vilar de Carvalho;

Suely Belinha Rolnik

Clínica do esquecimento: construção de uma superfície; 1998; 0 f; Tese (Doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Suely Belinha Rolnik;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • RAUTER, C. . Os que vieram para branquear o Brasil: o moinho de gastar gente e a imigração alemã no Brasil no século XIX. Revista ABPN , v. 10, p. 67-88, 2018.

  • PEREIRA, Eduardo Henrique Passos ; RAUTER, C. . Corporeidade e violações de direitos humanos: saúde e testemunho. Fractal: revista de psicologia , v. 29, p. 211-218, 2017.

  • Maia, K. S. ; RAUTER, C. . A Contestação adolescente e sua saúde: resistindo aos estigmas e aos processos de criminalização contemporâneoa. REVISTA EPOS (ELETRÔNICA) , v. 7, p. 56-73, 2016.

  • RAUTER, C. . Clínica Transdisciplinar: Afirmação da Multiplicidade em Deleuze / Spinoza. Trágica: Estudos sobre Nietzsche , v. 8, p. 45-56, 2015.

  • RAUTER, C. ; Resende, C. . Arte, Clínica e Transdiciplinaridade. Revista Polêmica , v. 15, p. 001-012, 2015.

  • RAUTER, C. . Responsabilidades, Adolescência e Violência Contemporânea: A positividade do conflito em Spinoza, Maquiavel e Winnicott. Revista Brasileira de Ciências Criminais , v. 22, p. 47-59-2014, 2014.

  • RAUTER, CRISTINA . THE NEGATIVE AS AN OBSTACLE TO AN UNDERSTANDING OF CONTEMPORARY VIOLENCE: CRIME AND COLLECTIVENESS. Passagens: Revista Internacional de História Política e Cultura Jurídica , v. 6, p. 549-562, 2014.

  • Brazão, J.C. ; RAUTER, C. . Sintonia Afetiva e Intersubjetividade na Obra de Daniel Stern. Ayvu Revista de Psicologia , v. 1, p. 3-21, 2014.

  • RAUTER, C. . Do Medo do Crime à Rebelião: Algumas Indicações para Pensar a. P o l i s e P s i q u e , v. 3, p. 151-161, 2013.

  • RAUTER, C. . Esquecimento e esclarecimento: algumas reflexões filosóficas sobre a necessidade de elucidar os crimes contra a humanidade praticados durante a ditadura militar brasileira. REVISTA EPOS (eletrônica) , v. 3, p. 1, 2012.

  • RAUTER, C. . Percepções da Violência nas Práticas dos Profissionais de Saúde: Famílias Desestruturadas, Tiroteios e Outras Estórias. Passagens: Revista Internacional de História Política e Cultura Jurídica , v. 3, p. 99-116, 2011.

  • RAUTER, C. . O Negativo como obstáculo a uma compreensão da violência contemporânea: Criminalidade e Coletivo. Cadernos de Psicanálise (Círculo Psicanalítico/RJ) , v. 24, p. 78-90, 2011.

  • RAUTER, C. ; PEIXOTO, Paulo de Tarso de Castro . Psiquiatria, Saúde Mental e Bio-Poder. Psicologia em Estudo , v. 14, p. 267-275, 2009.

  • RAUTER, C. . Clínica e Resistência: Perspectivas para oTrabalho de Psicólogos em Prisões. Psicologia e Sociedade (Impresso) , Porto Alegre, v. 19, p. 42-47, 2007.

  • RAUTER, C. . Do Sexual e do Coletivo. Arquivos Brasileiros de Psicologia (UFRJ. 2003) , Rio de Janeiro, v. 59, p. 2, 2007.

  • RAUTER, C. . O Clamor pela Solução Penal de Questões Sociais. Veredas do Direito (Belo Horizonte) , Belo Horizonte, v. 3, n.5, p. 85-94, 2006.

  • RAUTER, C. . Produção Social do Negativo. Discursos Sediciosos (Rio de Janeiro) , Rio de Janeiro, v. 14, n.09, p. 97-104, 2004.

  • RAUTER, C. . Produção Social do Negativo. Psicologia Clínica , Rio de Janeiro, v. 15, n.1, p. 107-120, 2003.

  • RAUTER, C. . Notas Sobre o Tratamento das Pessoas Atingidas Pela Violência Institucionalizada.. Psicologia Em Estudo , Maringá, PR., v. 6, n.2, p. 3-10, 2001.

  • RAUTER, C. . Clínica do Esquecimento: Estudo de Um Caso. Discursos Sediciosos (Rio de Janeiro) , Rio de Janeiro, v. 7, p. 56-88, 2000.

  • RAUTER, C. . O Psicólogo na Rede Pública de Saúde. Revista do Departamento de Psicologia (UFF) , Niterói, v. 7, p. 70-74, 1997.

  • RAUTER, C. . Manicômios, Prisões, Reformas e Neoliberalismo. Discursos Sediosos Rime Direito e Sociedade do Instituto Carioca de Criminologia, Rio de Janeiro, v. 1, n.3, p. 71-76, 1997.

  • RAUTER, C. . Direções Para uma Clínica do Esquecimento. Revista do Departamento de Psicologia (UFF) , Niterói, v. 7, p. ?-?, 1996.

  • RAUTER, C. . Para que serve a história na clínica?. Cadernos de Subjetividade (PUCSP) , São Paulo, v. 4, p. 292-301, 1996.

  • RAUTER, C. ; JOSEPHSON, S. ; PEREIRA, Eduardo Henrique Passos ; NEVES, C. A. B. ; BARROS, Regina Benevides de . Teorias e Práticas Psicológicas em Instituições Públicas. Uma Abordagem Transdisicplinar da Clínica. Cadernos de Subjetividade (PUCSP) , São Paulo, v. 4, p. 176-186, 1996.

  • RAUTER, C. . Um Caso Kafkiano. Revista do Departamento de Psicologia (UFF) , Niterói, v. 5, p. 10-23, 1995.

  • RAUTER, C. ; JOSEPHSON, S. . Mulher e Psicologia: Reflexões Psicopolíticas. Cadernos do ICHF. Série Estudos e Pesquisas (UFF) , Niterói, v. 14, p. 16-54, 1990.

  • RAUTER, C. . Diagnóstico Psicológico do Criminoso: Tecnologia do Preconceito. Revista do Departamento de Psicologia (UFF) , Niterói, v. 1, p. 9-22, 1989.

  • Maia, K. S. ; RAUTER, C. . Pixação/Graffiti e a Desobediência: A resistência e a saúde na adolescência. 1. ed. Riga, Latvia: Novas Edições Acadêmicas, 2018. v. 1. 113p .

  • RAUTER, C. . O Medo do Crime no Brasil: Controle Social e Rebelião. 1. ed. Rio de Janerio: E-Papers, 2017. v. 1. 120p .

  • RAUTER, C. . Clínica do Esquecimento. 1. ed. Niterói: Eduff, 2012. v. 1. 112p .

  • RAUTER, C. . Criminologia e Subjetividade no Brasil. Rio de Janeiro: REVAN, 2003. v. 1. 128p .

  • RAUTER, C. ; PASSOS, Eduardo (Org.) ; BARROS, Regina Benevides de (Org.) . Clínica e Política: Subjetividade e Violação de Direitos Humanos. 1. ed. Rio de Janeiro: Te Corá, 2002. v. 1. 406p .

  • RAUTER, C. ; SILVA, André Do Eirado (Org.) ; NEVES, Claudia Abbes Baeta (Org.) ; PASSOS, Eduardo (Org.) ; BARROS, Regina Benevides de (Org.) ; JOSEPHSON, Silvia C (Org.) . Saúde e Loucura VI: Subjetividade: Questões Contemporâneas. São Paulo: Hucitec, 1997. v. 1. 232p .

  • RAUTER, C. ; MATOZINHOS, Dea Riata (Org.) ; ARAÚJO, Edna Del Pomo de (Org.) ; SANGLARD, Pedro Helias Erthal (Org.) ; ARAÚJO, Geraldo Affonso de (Org.) . Execução Penal Estudos e Pareceres. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 1995. v. 1. 121p .

  • RAUTER, C. ; REBELLO, L. L. G. R. . O conflito como positividade: algumas consequências para a Psicologia. In: Becker, Rafael Caetano et al. (Org.). Spinoza e Nós Vol 1. 1ed.Rio de Janeiro: Editora PUC-Rio, 2017, v. 1, p. 234-247.

  • RAUTER, C. ; ARAGON, L. E. . Por Uma Vida Mais Segura ou Gestão do Medo e Vida Acidentada. Movimentos Micropolíticos em Saúde: Formação e Reabilitação. 1ed.Curitiba: CRV, 2016, v. 1, p. 65-78.

  • RAUTER, C. . A "revista vexatória" e sua utilidade "inconfessável" no sistema penal brasileiro.. In: Eduardo Ponte Brandão. (Org.). Atualidades em Psicologia Jurídica. 1ed.Rio de Janeiro: Nau, 2016, v. 1, p. 221-238.

  • RAUTER, C. . O trabalho do psicólogo em prisões. In: Torres, Rodrigo; França, Fátima; Pacheco, Pedro.. (Org.). O Trabalho da (o) Psicóloga (o) em Prisões: Problematizações, Ética e Orientações.. 'ed.Brasília: CFP, 2016, v. 1, p. 43-54.

  • RAUTER, C. . Por que os manicômios ainda existem?. In: VENTURINI, Ernesto; DE MATTOS, Virgílio; OLIVEIRA, Rodrigo Tôrres. (Org.). Louco Infrator: Estigma e Periculosidade. 1ed.Brasília: CFP, 2015, v. 1, p. 44-61.

  • RAUTER, CRISTINA . O Medo do Crime no Brasil: Da Submissão à Revolta. In: Emanuel Angelo da Rocha Fragozo; Ericka Marie Itokazu, Mauricio Rocha. (Org.). Spinoza e as Américas. 1ed.Fortaleza: EDUECE/CEMAF, 2014, v. I, p. 57-68.

  • RAUTER, C. . O Estado Penal, As Disciplinas e o Biopoder. Loic Wacquant e a questão penal no capitalismo neoliberal. 1ed.Rio de Janeiro: Revan, 2012, v. , p. 69-76.

  • RAUTER, C. . A Tortura Como Ataque à Dimensão do Coletivo. In: Lima, Elizabeth Araújo; Aragon, Luis Eduardo; Ferreira Neto, João Leite. (Org.). Subjetividade Contemporânea: Desafios Teóricos e Metodológicos. 1ed.Curitiba: CRV, 2010, v. 1, p. 75-88.

  • RAUTER, C. . Discursos e Práticas Psi no Contexto do Grande Encarceramento. In: Pedro Vieira Abramovay; Vera Malaguti Batista. (Org.). Depois do Grande Encarceramento. 1ed.Rio de Janeiro: Revan, 2010, v. 1, p. 195-206.

  • RAUTER, C. . Clínica Transdisciplinar. In: Mourão, J. C.. (Org.). e Política 2: subjetividade, direitos humanos e invenção de práticas clínicas. Rio de Janeiro: Abaquar, 2009, v. II, p. -.

  • RAUTER, C. . Clínica e Violência: Construções e Problematizações para uma Clínica do Contemporâneo. In: Nascimento, L.M.; Tedesco, S.H.. (Org.). Ética e Subjetividade: Novos Impasses no Contemporâneo. Porto Alegre: Sulina, 2009, v. 1, p. 60-73.

  • RAUTER, C. . O Caso Wagner. In: Cecília Maria Bouças Coimbra; Irene Bulcão; Rubim Santos Leão de Aquino.. (Org.). Vinte Anos da Medalha Chico Mendes de Resistência.. Rio de Janeiro: Abaquar, 2009, v. , p. 145-145.

  • RAUTER, C. . Oficinas Para Quê: Uma Proposta Ético-Estético-Política para Oficinas Terapêuticas. In: Paulo Amarante. (Org.). Ensaios Subjetividade, saúde mental, sociedade.. 1ed.Rio de Janeiro: Fiocruz, 2006, v. , p. 267-278.

  • RAUTER, C. . Para Além dos Limites. In: Marildo Menegat; Regina Neri. (Org.). Criminologia e Subjetividade. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2005, v. , p. 47-54.

  • RAUTER, C. . Invasão do Cotidiano: Algumas direções para se pensar uma clínica das subjetividades contemporâneas. In: Silvia Tedesco; Daniel Kuperman; Auterives Maciel. (Org.). Polifonias: Clínica, Política e Criação. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2005, v. , p. 63-72.

  • RAUTER, C. . Proteção do Estado. In: Cristina Rauter; Eduardo Passos; Regina Benevides de Barros. (Org.). Clínica e Política: Subjetividade e Violação de Direitos Humanos. 1ed.Rio de Janeiro: Te Corá, 2002, v. , p. 65-72.

  • RAUTER, C. . Clínica do Esquecimento: Estudo de Um Caso. In: Cristina Rauter; Eduardo Passos; Regina Benevides de Barros. (Org.). Clínica e Política: Subjetividade e Violação de Direitos Humanos. Rio de Janeiro: Te Corá, 2002, v. 1, p. 233-238.

  • RAUTER, C. . Notas sobre o tratamento de pessoas atingidas pela vioência institucionalizada. In: Cristina Rauter; Eduardo Passos; Regina Benevides de Barros. (Org.). Clínica e Política: Subjetividade e Violação de Direitos Humanos. Rio de Janeiro: Te Corá, 2002, v. , p. 193-214.

  • RAUTER, C. . A Memória como Campo Intensivo: Algumas Direções a Partir de Deleuze, Nietzsche e Proust.. In: Tania Mara Galli Fonseca; Deise Juliana Francisco. (Org.). Formas de Ser e Habitar a Contemporaneidade. 1ed.Porto Alegre: Ed. Universidade / UFRGS, 2000, v. , p. 27-44.

  • RAUTER, C. . Oficinas Para Quê? Uma proposta ético-estético-política para oficinas terapêuticas. In: AMARANTE, P.. (Org.). Ensaios: Subjetividade, Saúde Mental, Sociedade. 1ed.Rio de Janeiro: Fiocruz, 2000, v. , p. 267-278.

  • RAUTER, C. . Subjetividade, Arte & Clínica. In: Antonio Lancetti. (Org.). Saúde e Loucura VI: Subjetividade: Questões Contemporâneas. 1ed.Campinas: Ed. Hucitec, 1997, v. VI, p. 109-119.

  • RAUTER, C. . Um Caso Kafkiano. In: Cristina Rauter. (Org.). Execução Penal: Estudos e Pareceres.. 1ed.Rio de Janeiro: Ed. Lumen, 1995, v. 1, p. 11-24.

  • RAUTER, C. . Os Carreiristas da Indisciplina:Um Estudo sobre a Psiquiatria e seus Anti-sociais. In: Antonio Serra. (Org.). Textos Paralelos. 1ed.Rio de Janeiro: Achiamé, 1979, v. 2, p. 5-27.

  • RAUTER, C. . O Funcionamento do Sexo no Contemporâneo. In: II Jornada Resistência ao Desejo/ Desejo de Resistência do Espaço Brasileiro de Estudos Psicanalíticos, 2004, Rio de Janeiro. II Jornada Resistência ao Desejo/Desejo de Resistência do Espaço Brasileiro de estudos Psicanalíticos, 2004.

  • RAUTER, C. ; KOLKER, Tania . Drugs, Poverty and Institutionalized Violence in Brazil Today. In: VI Conference of The International Society for Health and Human Rights, 2001, Cavtat. Comunity in Crisis, 2001.

  • RAUTER, C. . Só Kafka Explica. In: Psicologia e Direito - Um Encontro Possível?, 1992, Rio de Janeiro. Psicologia e Direito - Um Encontro Possível?, 1992. v. 1. p. 21-24.

  • RAUTER, C. . Produção Social do Negativo. In: V Encontro Clio-Psyché: Subjetividade e História, 2002, Rio de Janeiro, 2002.

  • RAUTER, C. . Police Violence in Rio de Janeiro: Can a black young man be only a surfer? (Violência Policial no Rio de Janeiro: Pode um jóvem negro ser apenas um surfista?). In: VIII International Symposium - Torture - a Challenge to Health, Legal and other Professions, 1999, New Dheli. Anais do VIII International Symposium - Torture - a Challenge to Health, Legal and other Professions, 1999. v. 1. p. 51-51.

  • RAUTER, C. . Oficinas para que? Uma Proposta Ético-estático-política para oficinas terapêuticas. In: VII Congreso Lationoamericano de Medicina social., 1997, Buenos Aires. Anais do VII Congreso Lationoamericano de Medicina social., 1997. p. 54-54.

  • RAUTER, CRISTINA . A colonização da imaginação e seus efeitos políticos no contemporâneo. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • RAUTER, C. . A Psicologia e suas Interfaces com o Meio Jurídico. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RAUTER, C. . The negative as an obstacle to an understanding of contemporary criminality: a contribution of the philosophy of Spinoza to build transdisciplinary strategies toward criminality in democracy.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RAUTER, C. . Da Teoria dos Afetos em Spinoza a uma compressão da violência contemporânea. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • RAUTER, C. ; Leal, A. F. ; QUEIROZ, A. . Da Nação (danação) da Norma. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RAUTER, C. . Esquecimento e Esclarecimento: uma discussão filosófica sobre a necessidade de esclarecimento dos crimes contra a humanidade praticados durante a ditadura militar brasileira. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RAUTER, C. . O negativo como obstáculo para uma compreensão da violência e da subjetividade contemporânea: reflexões a partir da filosofia de Spinoza. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RAUTER, C. . Desafios para a Resolução sobre a Atuação do Psicólogo no Sistema Prisional. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RAUTER, C. . Discursos e Práticas Psi no Contexto do Grande Encarceramento. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RAUTER, C. . Contribuições da Filosofia de Spinoza para pensar a violência e a criminalidade contemporâneas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RAUTER, C. . Clínica e Violência: Construções e Problematizações para uma Clínica do Contemporâneo. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NUNES, A. C. C. ; RAUTER, C. . A Clínica sob Custódia: Discursos e Práticas dos Psicólogos em Presídios. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RAUTER, C. ; KOLKER, Tania . Drugs, Porverty and Institutionalized Violence in Brazil Today. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RAUTER, C. . Police Violence in Rio de Janiero: Can a poor black young man be only a surfer. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RAUTER, C. . Diagnóstico Psicológico do Criminoso: Tecnologia do Preconceito. 1986. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RAUTER, C. . O medo à criminalidade como fenômeno da contemporaneidade brasileira. Controle Social e Rebelião 2012 (Tese apresentada no concurso para professor titular de Psicologia Social e Institucional).

  • RAUTER, C. . Psicologia e Política: uma trajetória na universidade pública brasileira 2012 (Memorial apresentado à banca do concurso para professor titular de psicologia social e instinstituci).

  • RAUTER, C. . Por que chamar de morte o que é transbordamento de vida?. Niterói 2011 (Resenha do Livro: Pulsão de Morte? de André Martins).

  • NUNES, A. C. C. ; RAUTER, C. . A Clínica sob Custódia: Discursos e Práticas de Psicólogos em Prisões. Niterói: Revista do Departamento de Psicologia da Uff (Fractal), 2009 (Resumo Publicado).

  • RAUTER, C. . Pode o psicólogo fazer previsões de comportamento?. Porto Alegre: Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul, 2005 (artigo).

  • BIRMAN, Joel ; Serra, A. ; RAUTER, C. ; Nunes, S. A. ; Gabbay, E. . Os descaminhos da Subjetividade. Niterói: Eduff, 1988 (Colaboração em livro).

  • RAUTER, C. . Mulher: Reflexões Psicopolíticas. Rio de Janeiro: Taurus, 1987 (Capítulo de Livro).

  • BIRMAN, Joel ; Serra, A. ; RAUTER, C. ; Nunes, S. A. ; Gabbay, E. . Enfermidade e Loucura. Rio de Janeiro: Campus, 1980 (Colaboração em livro produto de pesquisa).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

RAUTER, C. ; Neder, Gizlene . Passagens, Revista de História e Cultura Jurídica. 2011.

RAUTER, C. ; BIRMAN, Joel ; BATISTA, Vera Malaguti . Revista Epos: Genealogia, Subjetivações e Violência. 2011.

RAUTER, C. . Consultoria Junto à Fundação Educacional de Macaé. 2009.

RAUTER, C. . Consultoria Junto à Fundação Educacional de Macaé. 2008.

RAUTER, C. ; Zamora, M. H. . Capacitação para Profissionais Concursados do Degase. 2007.

RAUTER, C. . Consultoria Ad hoc do Periódico Psicologia em Estudo. 2002.

RAUTER, C. . Elaboração de provas de concurso público para Psicólogo na prefeitura de Tanguá, Rio de Janeiro.Fundação Escola de Serviço Público.. 2001.

RAUTER, C. . Sociedade Civil Bem Estar Familiar no Brasil - BEMFAM - Consultora no treinamento em Saúde Reprodutiva, Gênero e Intervenção Grupalista. Curso e intervenção grupal sobre sexualidade para profissionais de equipes de saúde da BEMFAM. 1996.

RAUTER, C. . Coordenadora do Grupo de Trabalho sobre Medida de Segurança no Conselho Penitenciário do Estado do Rio de Janeiro. 1993.

RAUTER, C. . Coordenadora do Grupo de Trabalho sobre Penas Alternativas do Conselho Penitenciário do Estado do Rio de Janeiro. 1991.

RAUTER, C. . Consultora junto à Direção Geral do Desipe, Comissão de Estudos da Classificação e Exame Criminológico do Departamento do Sistema Penal. 1985.

ARANHA, A. ; MOTA, J. ; RAUTER, C. . Revista íntima de presas nas prisões brasileiras como forma de tortura. Entrevista à Agência Pública. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

QUEIROZ, A. ; RAUTER, C. ; TIBURI, M. . Romper com o isolamento, recuperar a vida coletiva.. 2011.

RAUTER, CRISTINA ; VASCONCELLOS NETO, W. P. . Página do Núcleo TRANSCRIM no facebook.. 2016; Tema: Discussão de questões ligadas a prisões, processos de criminalização, direitos humanos nesse campo.. (Rede social).

RAUTER, C. ; Zamora, M. H. ; Carvalho, Silvia ; Lusser, Anelise ; Gibier, Luiz. . Núcleo Transdisciplinar Subjetividades, Violências e Criminalidade (TRANSCRIM). 2012; Tema: Subjeitivdade Contemporânea, Violência e Criminalidade. (Blog).

ZAPPA, M. ; RAUTER, C. . Abordagens Clínicas em Saúde Mental. 2011. .

RAUTER, C. ; PEREIRA, Eduardo Henrique Passos . Clínica Transdisciplinar. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

RAUTER, C. . Workshop: O trabalho em equipe transdisciplinar com egressos do sistema penal. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

RAUTER, C. ; BATISTA, Vera Malaguti ; MENEGATI, Marildo . Criminologia e Subjetividade. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

JORGE, Marco Aurélio ; RAUTER, C. . Oficina Clínica e Direitos Humanos no CRP 02. 2008. (Oficina).

JORGE, Marco Aurélio ; RAUTER, C. . Oficina Clínica e Direitos Humanos UFPB. 2007. (Oficina).

FAGUNDES, P. H. T. ; RAUTER, C. . Oficina Clínica e Direitos Humanos CRP 07. 2006. (Oficina).

JORGE, Marco Aurélio ; RAUTER, C. . Oficina Clínica e Direitos Humanos no Conselho Regional de Psicologia de Goiania. 2006. (Oficina).

KOKER, Tania ; RAUTER, C. . Oficina Clínica e Direitos Humanos na Inverso. 2005. (Oficina).

KOLKER, Tania ; RAUTER, C. . Oficina Clínica e Direitos Humanos na UNISINOS. 2005. (Oficina).

KOLKER, Tania ; RAUTER, C. . Oficina Clínica e Direitos Humanos no II Encontro Gaúcho de Ciências Criminais. 2005. (Oficina).

KOKER, Tania ; RAUTER, C. . Oficina Clínica e Direitos Humanos na UPF. 2005. (Oficina).

PEREIRA, Eduardo Henrique Passos ; RAUTER, C. . Oficina Clínica e Direitos Humanos no IAJ. 2005. (Oficina).

RAUTER, C. ; BRASIL, Vera Vital . Produção da Violência e Subjetividade Contemporânea. 2004. (Relatório de pesquisa).

KOLKER, Tania ; RAUTER, C. . Oficina Clínica e Direitos Humanos na UNISINOS. 2004. (Oficina).

PEREIRA, Eduardo Henrique Passos ; RAUTER, C. . Oficina Clínica e Direitos Humanos na Secretaria de Saúde de Porto Alegre. 2004. (Oficina).

BRASIL, Vera Vital ; RAUTER, C. . Oficina Clínica e Direitos Humanos no PSF Complexo do Alemão. 2004. (Oficina).

RAUTER, C. . Dispositivos Psi e Sistemas Penais. Mestrado em Ciências Penais, Universidade Candido Mendes. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

RAUTER, C. ; PEREIRA, Eduardo Henrique Passos ; KOLKER, Tania . Oficina clínica e Direitos Humanos no PAICA. 2003. (Oficina).

RAUTER, C. ; BRASIL, Vera Vital ; KOKER, Tania . Oficina Clínica e Direitos Humanos no PAIDEA, Campinas. 2003. (Oficina).

RAUTER, C. . Dispositivos Psi e Sistemas Penais, Mestrado em Ciências Penais, UCAM. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BRASIL, Vera Vital ; RAUTER, C. ; KOLKER, Tania ; PEREIRA, Eduardo Henrique Passos ; BENEVIDES, R. . Oficina Clínica e Direitos Humanos no II Fórum Social Mundial. 2002. (Oficina).

KOKER, Tania ; LEITÃO, B. S. ; RAUTER, C. . Oficina Clínica e Direitos Humanos. Instituto de Psicologia da UFES.. 2002. (Oficina).

KOKER, Tania ; BRASIL, Vera Maria Carneiro Vital ; RAUTER, C. . Oficina Clínica e Direitos Humanos. PAIDEA. Secretaria de Saúde de Campinas. 2002. (Ofi).

NASCIMENTO, M. C. ; LEITÃO, B. S. ; RAUTER, C. . Oficina Clínica e Direitos Humanos na Secretaria de Saúde de Macaé.. 2002. (Oficina).

BRASIL, Vera Vital ; RAUTER, C. . Oficina Clínica e Direitos Humanos no NESA. 2002. (Oficina).

RAUTER, C. . Dispositivos Psi e Sistemas Penais. Mestrado em Criminologia, Direito Penal e Processo Penal.. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

RAUTER, C. ; BRASIL, Vera Vital ; LEITÃO, B. S. . Oficina Clínica e Direitos Humanos na Sociedade de Psicologia Clínica do RS. 2001. (Oficina).

LEITÃO, B. S. ; RAUTER, C. . Oficina Clínica e Direitos Humanos Caps Campo Grande. 2001. (Oficina).

RAUTER, C. . Dispositivos Psi e Sistema Penal. Mestrado em Criminologia, Direito Penal e Processo Penal.l. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

RAUTER, C. . Psicanálise e Criminologia. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

RAUTER, C. . Oficinas Terapêuticas: Direcionamentos Teóricos para uma Prática. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

RAUTER, C. . Tempo e Subjetividade: Temporalidade e Repetição em Bergson, Proust e Deleuze. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

RAUTER, C. ; TEDESCO, Silvia ; GASPAR, Francisco . Redução de Danos: Sistema Penal e Drogas. II Jornada Criminologia e Subjetividade. I Seminário de Redução de Danos e Subjetividade. 2005 (Organização de Evento).

RAUTER, C. ; BRANDÃO, Eduardo Ponte ; UZIEL, Anna Paula . Seminário Uff/IBMR As Interfaces da Psicologia Jurídica. 2004 (Organização de Evento).

RAUTER, C. . II Seminário da Rede Latinoamericana e do Caribe de Instituições de Saúde Contra a Tortura e Outras Violações de Direitos Humanos. 2000 (Organização de Evento).

RAUTER, C. . Grupo de Trabalho Subjetividade Contemporânea e Drogas. 2000 (Organização de Evento).

RAUTER, C. . Monografando. Apresentação das monografias de conclusão do Curso de Especialização Teorias e Práticas Psicológicas em Instituições Públicas.. 1996 (Organização de Evento).

RAUTER, C. . Monografando: apresentação das monografias do Curso de Especalização Teorias e Práticas Psicológicas em Instituições Públicas. 1995 (Organização de Evento).

RAUTER, C. . A Clínica como Crítica. 1995 (Organização de Evento).

RAUTER, C. . Conferência Nacional de Conselhos Penitenciários. 1993 (Organização de Evento).

RAUTER, C. . II Encontro Sobre Psicoterapia em Instituições Públicas. 1990 (Organização de Evento).

RAUTER, C. . I Encontro sobre Psicoterapia em Instituições Públicas. 1988 (Organização de Evento).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    A filosofia de Spinoza e o estudo dos Processos de Subjetivação Contemporâneos, Descrição: Pesquisa conceitual sobre a filosofia de Benedictus de Spinoza, seus comentadores e outros filósofos contemporâneos que desenvolvem uma perspectiva spinozista, visando estabelecer relações de transdisciplinariedade com o campo da Psicologia. As ressonâncias e problematizações entre os dois campos podem contribuir para solução de certos impasses do campo da Psicologia contribuindo para o Estudo dos Processos de Subjetivação Contemporâneos. Temas como a interiorização e referência a modelos universais, a dissociação entre coletivo e individual, a presença de concepções negativas sobre a subjetividade, limitação no que diz respeito a uma compreensão dos afetos na vida social serão objeto de investigação.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (4) . , Integrantes: Cristina Mair Barros Rauter - Coordenador / Martha Bento LIma - Integrante / Anelise Lusser Teixeira - Integrante / André Martins Vilar de Carvalho - Integrante / Silvana Mendes Lima - Integrante., Número de produções C, T & A: 6 / Número de orientações: 6

  • 2017 - Atual

    Potencialização subjetiva e grupalidade: cartografia da construção de um espaço de acolhimento para familiares de internos no sistema penitenciário., Descrição: Construção de estratégias clínicas capazes de interferir sobre os efeitos da prisão de modo a produzir potencialização subjetiva e o acompanhamento, através do método cartográfico em psicologia, deste processo. Escolhemos o movimento de familiares de presos como foco para nossa observação-intervenção cartográfica através da criação de um grupo de familiares no Serviço de Psicologia Aplicada da Universidade Federal Fluminense. Acreditamos que a criação deste grupo interferirá positivamente sobre os processos de subjetivação vividos por essa população, melhorando suas condições de resistir aos processos de estigmatização e despotencialização de que são alvo. Eis o que queremos acompanhar através do método cartográfico em psicologia.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Cristina Mair Barros Rauter - Coordenador / Walter Passos Vasconcellos Neto - Integrante / Lucas de Souza Santana - Integrante.

  • 2012 - 2017

    Cartografia da construção de práticas transdisciplinares no campo da violência e dos processos de criminalização contemporâneos., Descrição: A complexidade do fenômeno da violência no contemporâneo requer um alargamento das fronteiras do saber psicológico para que possa ultrapassar certos impasses que atravessam a compreensão dos processos de produção de subjetividades e dos processos da ordem do coletivo. Essa ampliação deve dar lugar a práticas que possam produzir diferença, ultrapassando limitações ligadas à permanência de preconceitos e de concepções negativas que limitam a percepção e a consequente capacidade de intervenção de terapeutas, educadores, e outros trabalhadores sociais. Como fazer funcionar dispositivos que possam ultrapassar a negatividade existente no campo das práticas psicológicas, vencendo o predomínio de intervenções de cunho repressivo? Que efeitos poderiam esses dispositivos ter no campo das práticas ligadas à violência e à criminalidade no Brasil, produzindo intervenções mais eficazes do ponto de vista da diminuição da violência e mais compatíveis com a democracia? A pesquisa visa a montagem de um grupo de adolescente e de oficinas de profissionais que atuam no campo da violência e da criminalidade, acompanhando através do método cartográfico este processo. O pressuposto teórico geral da pesquisa, que segue uma perspectiva transdisciplinar, é o de que a construção de dispositivos grupais permitirá acionar a dimensão do coletivo, trazendo uma complexificação do pensamento e das práticas dos profissionais que atuam neste campo. Estudamos em 2015 os efeitos das engrenagens carcerárias sobre as subjetividades e temos realizado grupos de internos em unidades do Regime Semi-Aberto no SIAPE. Em 2016 estamos pesquisando sobre os impasses e possibilidades da implantação de um espaço para o acolhimento de egressos do sistema penal no SPA.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (6) . , Integrantes: Cristina Mair Barros Rauter - Coordenador / Maria Helena Zamora - Integrante / Silvia Vasconcelos de Carvalho - Integrante / Adriana Eiko Matsumoto - Integrante / Martha Bento LIma - Integrante / Anelise Lusser Teixeira - Integrante., Número de produções C, T & A: 13 / Número de orientações: 7

  • 2010 - 2017

    A filosofia de Spinoza na construção abordagens transdisciplinares no campo da violência e da criminalidade contemporâneas, Descrição: Pesquisa teórica no campo da filosofia de Baruch Spinoza tendo como objetivo fornecer subsídios teóricos para uma compreensão da conflitividade social e dos processos de criminalização contemporâneos. A pesquisa abrange as obras de Spinoza e de outros filósofos contemporâneos que se dedicaram ao seu estudo, como Gilles Deleuze, Laurent Bove, Pascal Sévérac, Frédéric Lordon, Louis Althusser, Alexandre Matheron.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (5) . , Integrantes: Cristina Mair Barros Rauter - Coordenador., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa., Número de produções C, T & A: 8 / Número de orientações: 8

  • 2005 - 2009

    Clínica e Violência: Problematizações e Construções para uma Clínica do Contemporâneo, Descrição: Pesquisa sobre os discursos e as práticas psicoterápicas no campo da violência. A violência é tomada no campo da produção de subjetividade contemporânea e a clínica (intervenção terapêutica) é examinada como ferramenta para reverter seus efeitos subjetivos despotencializadores. Os fenômenos da criminalidade e da violência ocupam lugar central no capitalismo globalizado contemporâneo. Compreender este fenômeno é também desvelar os mecanismos que hoje agem no sentido de opor obstáculos às possibilidades de transformação social e subjetiva. São examinados discursos e práticas de psicoterapeutas e psicanalistas em sua atuação privada e institucional no que diz respeito a lidar com a violência em seus mútliplos aspectos. São pertinentes à investigação práticas realizadas no campo da execução penal e das medidas sócio-educativas propostas para jovens infratores; no campo do uso de drogas; dos atingidos pela violência policial e pela tortura, entre outros campos onde a violência se faz presente no contemporâneo. Participam do projeto alunos de gradução em orientação de monografias e alunos de mestrado, além da Psicanalista e Professora do Curso de Mestrado em Direito da Universidade Candido Mendes Regina Neri, que é co-autora do projeto de pesquisa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (6) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Cristina Mair Barros Rauter - Coordenador / Regina Alice Neri - Integrante / Ana Claudia Neri Camuri Nunes - Integrante / Luiz Eduardo Ribeiro Ferreira - Integrante / Patrícia Campagnoli - Integrante / Aline Nascimento - Integrante / Andrea Chages - Integrante / Paula Li Causi - Integrante / Livia Cretton Pereira - Integrante / Susana Alberoni - Integrante / Rodrigo Miranda - Integrante / Diego Dantas - Integrante / Maria Clara Alves de Barcelos Fernandes - Integrante., Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 2

  • 2000 - 2005

    Produção da Violência e Subjetividade Contemporânea: Construindo Dispositivos Clínicos Transdisciplinares, Descrição: Pesquisa realizada em parceria com o Projeto Clínico-Grupal Tortura Nunca Mais. Equipe: Alexandra Soares Borges, aluna de graduação de psicologia da Uff, bolsista de iniciação científica do Programa PIBIC Uff/CNPq. Karen da Rocha Figueiredo, Maria da Conceição Nascimento, alunas do mestrado em psicologia da Uff. Vera C. Vital Brasil é psicóloga, membro da Equipe Clínico-Grupal Tortura Nunca Mais. Atividades desenvolvidas pela pesquisa: Grupos de Pesquisa-Intervenção, realizados pela equipe em instituições de saúde dos municípios do Rio e de Niterói. Oficinas Clínica e Direitos Humanos: realizadas em parceria com o Projeto Clínico-Grupal Tortura Nunca Mais, com apoio financeiro da União Européia, em 2001 e 2002, em diversos estados brasileiros. A pesquisa também contou com auxílio financeiro da Faperj para compra de um computador.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Cristina Mair Barros Rauter - Coordenador / Maria da Conceição Nascimento - Integrante / Alexandra Soares Borges - Integrante / Karen Figueiredo - Integrante / Vera Maria Carneiro Vital Brasil - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Grupo Tortura Nunca Mais Rio de Janeiro - Cooperação / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 8 / Número de orientações: 3

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2018

Premiações no dia do Psicólogo "Psicologia 56 anos: Reconhecendo histórias, valorizando contribuições?, Conselho Federal de Psicologia.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal Fluminense, Instituo de Ciências Humanas e Filosofia. , Campos do Gragoatá, Bloco O Sala 214, São Domingos, 24220-350 - Niteroi, RJ - Brasil, Telefone: (21) 26292830, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 1975 - 1977

    Escola Técnica Federal Celso Zuckow da Fonseca

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Professora da disciplina de Psicologia Social e de Inglês

  • 2013 - Atual

    Universidade Federal Fluminense

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Titular de Psicologia Social e Inst, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Aprovada em primeiro lugar no Concurso Público para Professor Titular de Psicologia Social e Institucional realizado em novembro de 2012 no Departamento de Psicologia da UFF.

  • 2012 - 2013

    Universidade Federal Fluminense

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Associado IV, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2011 - 2012

    Universidade Federal Fluminense

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Associado III, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2008 - 2011

    Universidade Federal Fluminense

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado II, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2006 - 2008

    Universidade Federal Fluminense

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Associado I, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 1992 - 1994

    Universidade Federal Fluminense

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto IV, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 1990 - 1992

    Universidade Federal Fluminense

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto III

  • 1988 - 1990

    Universidade Federal Fluminense

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto II, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 1986 - 1988

    Universidade Federal Fluminense

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto I, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 1984 - 1986

    Universidade Federal Fluminense

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Assistente IV, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 1982 - 1984

    Universidade Federal Fluminense

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Assitente III, Carga horária: 40

  • 1980 - 1982

    Universidade Federal Fluminense

    Vínculo: Estatutário, Enquadramento Funcional: Professor assistente I, Carga horária: 20

    Atividades

    • 03/2017

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Psicologia, .,Cargo ou função, Membro Titular do Conselho do instituto de Psicologia (IPSI).

    • 03/2016

      Direção e administração, Programa de Pós Graduação em Psicologia, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Bolsas e da Comissão para implementção do Regime de Cotas para a cesso à pós graduação..

    • 03/2016

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Psicologia, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Avaliação para Professor Associado.

    • 03/2001

      Ensino, Programa de Pós Graduação em Psicologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Atividade Orientada I, II, Clínica e Subjetividade Contemporânea, Estudos Filosóficos da Subjetividade, Seminário de Pesquisa II Doutorado, Tópicos Especiais em Estudos da Subjetividade

    • 01/1980

      Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Aconselhamento Psicológico, Criminologia e Subjetividade, Estágio Supervisionado em Psicologia Clínica I, II, III e IV, Estudos Avançados em Psicologia Clínica, Ética Profissional, Teorias e Técnicas Psicoterápicas, Tópicos Especiais em Psicologia Clínica

    • 07/2013 - 01/2015

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituo de Ciências Humanas e Filosofia, .,Cargo ou função, Membro titular do Colegiado do ICHF.

    • 01/2008 - 03/2010

      Direção e administração, Instituo de Ciências Humanas e Filosofia, .,Cargo ou função, Coordenador de Programa de Pós Graduação em Psicologia.

    • 03/2006 - 02/2008

      Direção e administração, Centro de Estudos Gerais, Mestrado Em Psicologia.,Cargo ou função, Sub-coordenadora do mestrado em Psicologia.

    • 07/1999 - 12/2003

      Ensino, Teorias e Práticas Psi Em Instituições Públicas, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Estratégias Clínicas em Instituições Públicas, Monografia

    • 04/2000 - 03/2002

      Direção e administração, Centro de Estudos Gerais, Instituto de Ciencias Humanas e Filosofia.,Cargo ou função, Chefe do Departamento de Psicologia.

    • 09/1998 - 09/2000

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Universitário, Reitoria.,Cargo ou função, Representante dos professores no Conselho Universitário - suplente.

    • 03/1993 - 12/1994

      Direção e administração, Curso de Especialização Clínica Transdisciiplinar e Instituições Públicas, .,Cargo ou função, Coordenadora da Área Ambulatorial do Curso de Especialização Lato Sensu.

    • 10/1992 - 10/1994

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Médicas, .,Cargo ou função, Membro efetivo do colegiado do curso de enfermagem.

    • 01/1987 - 12/1991

      Direção e administração, Centro de Estudos Gerais, .,Cargo ou função, Supervisora Geral do Serviço de Psicologia Aplicada.

    • 06/1988 - 06/1990

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Estudos Gerais, .,Cargo ou função, Membro Titular do colegiado do Centro de Estudos Gerais.

    • 06/1987 - 06/1989

      Direção e administração, Serviço de Psicologia Aplicada, .,Cargo ou função, Coordenador do Estágio em Psicologia.

    • 12/1985 - 12/1987

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Estudos Gerais, Instituto de Ciencias Humanas e Filosofia.,Cargo ou função, Membro Titular do Colegiado do ICHF.

  • 1991 - 1995

    Secretaria de Justiça do Estado do Rio de janeiro

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Conselheira Vice-Presidente, Carga horária: 6

  • 1983 - 1985

    Secretaria de Justiça do Estado do Rio de janeiro

    Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Conselheira, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Conselheira na vaga de psicólogo

  • 1977 - 1985

    Secretaria de Justiça do Estado do Rio de janeiro

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Psicóloga

    Outras informações:
    Entre 1979 e 1981 estive à disposição Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, período em que atuei no Centro Municipal de Saúde da VI RA, Serviço de Proteção Materno-Infantil, Setor Pré-Natal. Desenvolvi atividades como Psicoterapeuta infantil, atendimento a mães e famílias e Grupo de Gestantes em Equipe Interdisciplinar.

    Atividades

    • 01/1991 - 12/1995

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Penitenciário do Estado do Rio de Janeiro, .,Cargo ou função, Presidente da Comissão de Estudos sobre Medida de Segurança.

    • 01/1991 - 12/1995

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Penitenciário do Estado do Rio de Janeiro, .,Cargo ou função, Presidente da Comissão de Estudos sobre Penas Alternativas.

    • 01/1985 - 12/1985

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento do Sistema Penitenciário, Gabinete do Diretor Geral.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Estudos da Classificação e Exame Criminológico.

    • 01/1977 - 12/1979

      Direção e administração, Hospital Penitenciário Roberto Medeiros, Serviço de Orientação Psicológica.,Cargo ou função, Chefe do Serviço de Orientação Psicológica do Hospital de Psiquiatria Penitenciária Roberto Medeiros.

  • 1996 - Atual

    Grupo Tortura Nunca Mais Rio de Janeiro

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: psicólogo, Carga horária: 4

    Outras informações:
    A carga horária é variável, a depender da quantidade de pacientes atendida. Trata=se de um projeto de atendimento em Psicologia Clínica a pessoas atingidas pela violência institucionalizada.

    Atividades

    • 07/1997

      Serviços técnicos especializados , Projeto Clínico Grupal Tortura Nunca Mais, .,Serviço realizado, Psicoterapia de pessoas atingidas por violência institucionalizada..

    • 01/2001 - 12/2007

      Serviços técnicos especializados , Projeto Clínico Grupal Tortura Nunca Mais, .,Serviço realizado, Oficinas Clínica e Direitos Humanos.

    • 01/2000

      Serviços técnicos especializados , Grupo Tortura Nunca Mais Rio de Janeiro, .,Serviço realizado, Elaboração de relatórios técnicos para a União Europeia..

  • 2001 - 2003

    Universidade Candido Mendes

    Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor Conferencista, Carga horária: 0

    Outras informações:
    Disciplina Dispositivos Psi e Direito Penal no Programa de Mestrado em Criminologia da Universidade Cândido Mendes

    Atividades

    • 03/2001 - 12/2003

      Ensino, Mestrado em Criminologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Dispositivos Psi e Sistemas Penais