Felipe Augusto Vieira da Silva

Doutor em Música-Teoria e Análise Musical pela Universidade de São Paulo (USP); Mestre em música pela Universidade Federal do Paraná (2010) , área de concentração: Interpretação Musical e Processos Criativos. Pós-Graduado (especialização) em Análise Musical (2008) e Música de Câmara (2008) pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR-EMBAP). Bacharel em violão (2006) pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (UNESPAR-EMBAP). Iniciou seus estudos no Conservatório de MPB de Curitiba em 1998 (Violão, Guitarra, Harmonia e Improvisação). Como solista atuou em vários concertos tendo destaque como solista junto a orquestra da TV cultura (SP), conduzida pelo maestro Júlio Medaglia. Como docente foi Professor (estagiário) na UFPR entre 2009 e 2010 ministrando disciplinas práticas e teóricas para o curso de Bacharelado em Produção Sonora. Entre 2010 e 2012 foi professor de instrumento-violão na UNESPAR-EMBAP para os cursos de graduação em música. Entre 2012 e 2013 foi professor da área de teoria musical (Leitura/Escrita, harmonia, percepção, arranjos) para o curso de licenciatura em música na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Entre 2013 e 2014 foi tutor a distância em Instrumento Musical pela Universidade Aberta do Brasil (UAB-UNB) no curso de licenciatura em música. Ainda em 2014 iniciou seus trabalhos como professor/instrutor de artes/música na Prefeitura de Pinhais, onde coordenou projetos de música nas escolas municipais da cidade. Trabalhou como professor na UNESPAR-FAP na área de teoria musical, lecionando disciplinas como Leitura/Escrita, Teoria da Música, Percepção, Análise Musical, Harmonia. Desenvolve projetos de extensão voltadas para a difusão da teoria musical para iniciantes. Participou também de seminários de Educação Musical com professores renomados como Keith Swanwick, Cristina Tourinho, entre outros. Dentre seus interesses estão: Teoria da Música, Análise Musical, Cognição Musical, Performance, Improvisação e Educação Musical.

Informações coletadas do Lattes em 04/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Música

2014 - 2018

Universidade de São Paulo
Título: O Tratado de Mathis Lussy: expressão e expressividade na performance musical.
Rodolfo Coelho Nogueira. Palavras-chave: Análise; musicologia; violão; expressão; expressividade; performance. Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Mestrado em Música

2009 - 2010

Universidade Federal do Paraná
Título: El Decameron Negro de Leo Brouwer: Epopéias do Hiper-Romantismo,Ano de Obtenção: 2010
Prof. Dr. Zélia Maria Marques Chueke.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Especialização em Análise Musical e Música de Câmara

2007 - 2008

Escola de Música e Belas Artes do Paraná
Título: Análise de El Arpa del Guerrero de Leo Brouwer
Orientador: Prof. Dr. Orlando César Fraga

Graduação em Superior em Instrumento-Bacharelado em violão

2003 - 2006

Escola de Música e Belas Artes do Paraná
Título: Concerto de Formatura
Orientador: Dr. Orlando Fraga

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2015 - 2015

33ª Oficina de Música de Curitiba - Violão. (Carga horária: 18h). , Prefeitura Municipal de Curitiba, P/CURITIBA, Brasil.

2015 - 2015

33ª Oficina de Música de Curitiba - Arranjos. (Carga horária: 16h). , Prefeitura Municipal de Curitiba, P/CURITIBA, Brasil.

2014 - 2014

Extensão universitária em Formação de Tutores. (Carga horária: 60h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

2013 - 2013

Formação de Tutores. (Carga horária: 60h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

2012 - 2012

Formação de Tutores. (Carga horária: 60h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

2005 - 2005

Harmonia Erudita. (Carga horária: 18h). , Escola de Música e Belas Artes do Paraná, EMBAP, Brasil.

2004 - 2004

Guitarra-MPB. (Carga horária: 16h). , COnservatório de Música popular Brasileira de Curitiba, CMPB, Brasil.

2004 - 2004

Prática de Conjunto MPB-Rock. (Carga horária: 16h). , COnservatório de Música popular Brasileira de Curitiba, CMPB, Brasil.

2002 - 2002

Extensão universitária em Harmonia IV. (Carga horária: 30h). , COnservatório de Música popular Brasileira de Curitiba, CMPB, Brasil.

2002 - 2002

Extensão universitária em Percussão. (Carga horária: 20h). , Escola de Música e Belas Artes do Paraná, EMBAP, Brasil.

2002 - 2002

Extensão universitária em Guitarra MPB/JAZZ. (Carga horária: 20h). , COnservatório de Música popular Brasileira de Curitiba, CMPB, Brasil.

2002 - 2002

Extensão universitária em Harmonia III. (Carga horária: 30h). , COnservatório de Música popular Brasileira de Curitiba, CMPB, Brasil.

2002 - 2002

Extensão universitária em Bateria e Percussão. (Carga horária: 30h). , Conservatório de Música Popular Brasileira da Curitiba, CMPB, Brasil.

2001 - 2001

Extensão universitária em Harmonia I. (Carga horária: 30h). , COnservatório de Música popular Brasileira de Curitiba, CMPB, Brasil.

2001 - 2001

Extensão universitária em Harmonia II. (Carga horária: 30h). , COnservatório de Música popular Brasileira de Curitiba, CMPB, Brasil.

2000 - 2000

Extensão universitária em Guitarra MPB/JAZZ. (Carga horária: 30h). , Conservatório de Música Popular Brasileira da Curitiba, CMPB, Brasil.

2000 - 2000

Extensão universitária em Guitarra MPB/JAZZ. (Carga horária: 30h). , COnservatório de Música popular Brasileira de Curitiba, CMPB, Brasil.

1999 - 1999

Extensão universitária em Guitarra MPB/JAZZ. (Carga horária: 30h). , COnservatório de Música popular Brasileira de Curitiba, CMPB, Brasil.

1999 - 1999

Extensão universitária em Guitarra MPB/JAZZ. (Carga horária: 30h). , COnservatório de Música popular Brasileira de Curitiba, CMPB, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Alemão

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

SILVA, F. A. V. . Festival de Cinema de Pinhais. 2019. (Festival).

SILVA, F. A. V. . Festival da Canção de Pinhais. 2019. (Festival).

SILVA, F. A. V. . Festival da Canção de Pinhais. 2014. (Festival).

SILVA, F. A. V. . II Festival de Cinema de Pinhais. 2014. (Festival).

SILVA, F. A. V. . Festival da Canção de Pinhais. 2014. (Festival).

SILVA, F. A. V. . Festival de Cinema de Pinhais. 2014. (Festival).

SILVA, F. A. V. ; SEBBEN, E. E. . 26º FUC - Festival Universitário da Canção. 2013. (Festival).

SILVA, F. A. V. . Recital dos Alunos da EMBAP. 2011. (Concerto).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Encontro Anual de Extensão.Laboratório de Educação Musical do curso de Licenciatura em Música - Campus FAP. 2018. (Encontro).

13º Simpósio de Cognição e Artes Musicais (SIMCAM).A lógica e o processo da escuta riemanniana.. 2017. (Simpósio).

IV Encontro Internacional de Teoria e Análise.Teoria da dualidade rítmico-métrica riemanniana. 2017. (Encontro).

XII Congresso de Educação (EDUCERE). Percepção na Unespar - Campus de Curitiba II: desafios Pedagógicos para a elaboração de materiais didáticos para a disciplina.. 2017. (Congresso).

I Seminário de Iniciação Científica do Grupo de Pesquisa em Música, Cultura e Sociedade da UNESPAR.Coletando dados sobre educação musical.. 2016. (Seminário).

IV Conferência Municipal de Cultura. 2014. (Outra).

Anais do IV Encontro de Musicologia da Ribeirão Preto. 2012. (Congresso).

Master Class de Violão com Fabricio Mattos. 2011. (Outra).

IV Simpósio Acadêmico de Violões da EMBAP.Pesquisadores Acadêmicos. 2010. (Simpósio).

IV Simpósio Acadêmico de Violões da EMBAP.El Decameron Negro de Leo Brouwer: Epopéias do Hiper-Romantismo. 2010. (Simpósio).

Seminário Vital Medeiros.Masterclass. 2010. (Seminário).

ANPPOM. 2009. (Congresso).

Festival Leo Brouwer. 2009. (Congresso).

III Simpósio de Violão do EMBAP.MasterClass com Nora Buschmann (Alemanha). 2009. (Simpósio).

II Simpósio Acadêmico de Violão da EMBAP.Breve Análise de El Arpa del Guerrero. 2008. (Simpósio).

Master Class de Violão com Krzystof Pelech.Reciclagem técnica e interpretativa. 2005. (Seminário).

I Seminário de Educação Musical: Ensinando Música Musicalmente.Master Classes e Mesas Redondas. 2003. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Fillipe Borrero

Laíze Guazina; André Egg;SILVA, F. A. V.. Fillippe Borrero: análise de duas canções autorais.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Estadual do Paraná.

Aluno: Daniel Dal Ponte Derevecki

Laíze Guazina; Vicente Ribeiro;SILVA, F. A. V.. O Funcionamento dos corais regidos por ministros de música em Igrejas Adventistas do Sétimo DIa.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Estadual do Paraná.

Aluno: Gabriel de Lucas Rosas

SILVA, F. A. V.; STORI, R.; Rafael Rauski. Concepções de alunos do Ensino Médio da Rede Estadual de Ponta Grossa sobre música Clássica. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Aluno: Ana Paula Alves Sobcsak

SILVA, F. A. V.; PEREIRA, M. P. S.; OLIVEIRA, D. P.. Capacitação em Musicalização: Perfil de formação e ação de seis professores das séries iniciais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino da Cidade de Ponta Grossa. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Aluno: Everton Bueno

SILVA, F. A. V.; PEREIRA, M. P. S.; BERGOLD, R. B.. Tendências Pedagógicas no Ensino da Música: Uma análise bibliográfica nos anais da ABEM e artigos Acadêmicos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Aluno: Fabio Barbosa de Souza

RAMOS, C.;SILVA, F. A. V.. O Ensino/Aprendizagem da música de capoeira. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Aluno: Karis Emanueli Maiginsk Keiler

SILVA, F. A. V.; SILVA, R.; STORI, R.. Apreciação Musical em Escolas Estaduais da Cidade de Ponta Grossa. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Aluno: Cleverson Carneiro Alves

SILVA, F. A. V.; PEREIRA, M. P. S.; SUBTIL, M. J.. Formação de Professores e a Prática Escolar: Possibilidades e Limites.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Aluno: Leonardo do Santos

SILVA, F. A. V.; BERGOLD, R. B.; BACH, E.. O Estilo de Improvisação de Eddy Palermo: Trancrição e Análise.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Aluno: Jonathan Nicolas Pedrozo Salazar

SILVA, F. A. V.; SEBBEN, E. E.. Educação Musical e Tecnologias: tecnologias digitais no ensino de música em escolas públicas de educação básica. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Aluno: Leandro Leiter

SILVA, F. A. V.; BERGOLD, R. B.. Inclusão social através da banda escola Lira dos Campos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

SILVA, F. A. V.. Comissão Científica do II Fórum de Percepção Musical. 2018.

SILVA, F. A. V.. VI Festival da Canção de Pinhais (FECAPI). 2014. Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Pinhais.

SILVA, F. A. V.. Comissão científica do VI SImpósio Acadêmico de Violão. 2012. Universidade Estadual do Paraná.

SILVA, F. A. V.; ZANIN, F.; POLLETO, F.. Processo Seletivo da EMBAP. 2010. Escola de Música e Belas Artes do Paraná.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Paulo de Tarso Camargo Cambraia Salles

SOUZA, R. N. C.; MACHADO NETO, D.; GLOEDEN, E.;SALLES, P. T.; FRAGA, O. C.. Teorias rítmicas de Mathis Lussy e Hugo Riemann e suas consequências para análise, interpretação e performance musical. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Música) - Universidade de São Paulo.

Norton Eloy Dudeque

Z. Chueke; Fredi Gerling;DUDEQUE, N. E.. El Decameron Negro de Leo Brower: Epopéias do Hiper-romantismo. 2010. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Paraná.

Rodolfo Nogueira Coelho de Souza

COELHO de SOUZA, Rodolfo; GLOEDEN, Edelton; MACHADO NETO, Diosnio. Teorias Rítmicas de Mathis Lusy e Hugo Riemann. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Música) - Universidade de São Paulo.

Zélia Maria Marques Chueke

CHUEKE, Zelia; DUDEQUE, N.; GERLING, F.. El decameron Negro de leo Brower:Epopéias do Hiper-romantismo. 2010. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Paraná.

Cássia Carrascoza Bomfim

CARRASCOZA. C.; SOUZA, R. N. C.; GLOEDEN, E.; PICCHI, A. G.; FRAGA, O. C.. O Tratado de Mathis Lussy: expressão e expressividade na performance musical. 2018. Tese (Doutorado em musicologia) - Escola de Comunicações e Artes.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Fillipe Borrero

Fillippe Borrero: análise de duas canções autorais; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Música Popular) - Universidade Estadual do Paraná - Campus de Curitiba II; Orientador: Felipe Augusto Vieira da Silva;

Daniel Dereveki

O Funcionamento dos corais regidos por ministros de música em Igrejas Adventistas do Sétimo DIa; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Música Popular) - Universidade Estadual do Paraná - Campus de Curitiba II; Orientador: Felipe Augusto Vieira da Silva;

Marcelo Alves

O ensino da música na EJA em Ponta Grossa: um panorama entre as diretrizes e a prática docente; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Música) - Universidade Estadual de Ponta Grossa; Orientador: Felipe Augusto Vieira da Silva;

Andrey Quevedo de Oliveira

Orientação de Monitoria Acadêmica; ; 2017; Orientação de outra natureza; (Música) - Universidade Estadual do Paraná, Universidade Estadual do Paraná - Campus de Curitiba II; Orientador: Felipe Augusto Vieira da Silva;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Orlando Cezar Fraga

Uma breve análise de El Arpa del Guerrero, de Leo Brouwer; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Música - Análise) - Escola de Música e Belas Artes do Paraná; Orientador: Orlando Cezar Fraga;

Rodolfo Nogueira Coelho de Souza

O Tratado de Mathis Lussy: Expressão e Expressividade na Performance Musical; 2018; Tese (Doutorado em Música) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Rodolfo Nogueira Coelho de Souza;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SILVA, F. A. V. ; SOUZA, R. N. C. . Expressividade na teoria de Mathis Lussy: dinâmica e agógica em performances violonísticas. Musica Theorica , v. 3, p. 227, 2019.

  • SILVA, F. A. V. . Percepção Musical Na UNESPAR ? Campus de curitiba II: Desafios pedagógicos na elaboração de materiais de apoio para a disciplina.. In: XVIII Congresso Nacional de Educação - EDUCERE, 2017, Curitiba. Formação de Professores: Contextos, sentidos e Práticas. PUC: PUC, 2017. v. 1. p. 17180-17198.

  • SILVA, F. A. V. . A lógica e o processo da Escuta Riemanniana. In: XIII Simpósio de Cognição e Artes Musicais - SICAM, 2017, Curitiba. XIII Simpósio de Cognição e Artes Musicais - SICAM, 2017. v. 13. p. 220-228.

  • SILVA, F. A. V. . Teoria da dualidade rítmico-métrica riemanniana: normativas de seu pensamento analítico. In: 4º Encontro Internacional de Teoria e Análise Musical, 2017, São Paulo. Análise Musical e Teoria Aplicada: confluências e continuidades., 2017. v. 4. p. 385-396.

  • SILVA, F. A. V. . Análise para Intérpretes da Sonata Op.15/b de Fernando Sor. In: IV Encontro de Musicologia de Ribeirão Preto, 2012, Ribeirão Preto. Anais do IV Encontro de Musicologia de Ribeirão Preto, 2012.

  • SILVA, F. A. V. . Uma breve análise de El Arpa del Gerrero de Leo Brouwer. In: II Simpósio de Violão da EMBAPC, 2008, Curitiba. Anais do II simpósio de violão da EMBAP, 2008.

  • SILVA, F. A. V. . Teoria da dualidade rítmico-métrica riemanniana: normativas de seu pensamento analítico.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, F. A. V. . Percepção na Unespar - Campus de Curitiba II: desafios Pedagógicos para a elaboração de materiais didáticos para a disciplina.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, F. A. V. . A lógica e o processo da escuta riemanniana.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, F. A. V. . Percepção Musical na Unespar - Campus II: Desafios na elaboração de materiais didáticos para a disciplina.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, F. A. V. . Teoria da dualidade rítmico-métrica riemanniana: normativas de seu pensamento analítica.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, F. A. V. . A lógica e o processo da escuta riemanniana. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, F. A. V. . Análise Musical para Musicoterapia. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, F. A. V. . Análise para Intérpretes da Sonata Op.15/b de Fernando Sor. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, F. A. V. . El Decameron Negro - Epopeias do Hiper-Romantismo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SILVA, F. A. V. . El decameron Negro: Epopéias do Hiper-romantismo.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, F. A. V. . Uma Breve Análise de El Arpa del Guerrero. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SILVA, F. A. V. . Festival de Música de São José dos Pinhais. 2011. Apresentação de Obra (para compositores).

SILVA, F. A. V. . Resposta a Messian. 2010. Interpretação.

SILVA, F. A. V. . Concerto de encerramento: Práticas Artísticas e Práticas de Conjunto. 2010. Apresentação de Obra (para compositores).

SILVA, F. A. V. . Programa Prelúdio. 2009. Interpretação.

SILVA, F. A. V. ; HEINRICHS, J. . Recital de Flauta Transversal e Violão. 2007. Interpretação.

SILVA, F. A. V. ; Orquestra de Violões da EMBAP . Mostra EMBAP 2006. 2006. Interpretação.

SILVA, F. A. V. . Recital de Encerramento do Ano Letivo dos Alunos do Curso Superior de Instrumento. 2006. Interpretação.

SILVA, F. A. V. . Recital de VIolão. 2006. Interpretação.

SILVA, F. A. V. . Recital de Formatura. 2006. Interpretação.

SILVA, F. A. V. . Prática Artística. 2004. Interpretação.

SILVA, F. A. V. . Primeiro Ciclo de Violões de Curitiba. 2004. Interpretação.

SILVA, F. A. V. ; Orquestra de Violões da EMBAP . Orquestra de Violões. 2004. Interpretação.

SILVA, F. A. V. . Orquestra de Violões. 2004. Interpretação.

SILVA, F. A. V. ; Orquestra de Violões da EMBAP . Prática Artística-Orquestra de Violões. 2003. Interpretação.

SILVA, F. A. V. ; Orquestra de Violões da EMBAP . Prática Artística-Orquestra de Violões. 2003. Interpretação.

SILVA, F. A. V. ; HEINRICHS, J. . Orquestra de Violões. 2003. Interpretação.

SILVA, F. A. V. . Concerto da Classe de regência. 2003. Interpretação.

SILVA, F. A. V. . Afina-se CMPB. 2002. Interpretação.

SILVA, F. A. V. . Afina-se CMPB. 2001. Interpretação.

SILVA, F. A. V. . Afina-se CMPB. 1999. Interpretação.

SILVA, F. A. V. . 9º FETAEPI. 2014 (Sonoplastia).

SILVA, F. A. V. . 9º FETAEPI. 2014 (Sonoplastia).

SILVA, F. A. V. . 9º FETAEPI. 2014 (Festival).

SILVA, F. A. V. . Rádio Mundo Livre/ Coletânea. 2013 (Registro Fonográfico).

SILVA, F. A. V. . Festival de Música de São José dos Pinhais/coletânea. 2011 (Registro Fonográfico).

SILVA, F. A. V. . Festival de Música de São José dos Pinhais/coletânea. 2010 (Registro Fonográfico).

SILVA, F. A. V. . Festival de Música de São José dos Pinhais. 2010 (Arranjo).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional