Bruna Rodrigues dos Santos

Em 2008 iniciou a graduação de História na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Entre 2008 e 2010 atuou como bolsista no Programa de Educação Tutorial da UFRRJ (PET - HISTÓRIA) nos seguintes temas: "Registros paroquiais do século XIX"; "História oral, memória, identidade e emancipação de Seropédica; "RIHGB: a contribuição de Joaquim Norberto de Souza e Silva para a história da aldeia de Itaguaí". Entre 2010 e 2012 foi bolsista de Iniciação Científica da FAPERJ, em parceria com Brasil e Portugal, no projeto: "Formas da vida cotidiana:uma aproximação aos rituais na América Portuguesa, séculos XVI e XVII".Nesse período trabalhou com cronistas do séculos XVII ao XIX, coletando nessas fontes possíveis vestígios de rituais cotidianos presentes na sociedade colonial. Em 2012, sob a orientação da Profª. Drª. Luciana Gandelman desenvolveu a monografia de conclusão da graduação a partir do aproveitamento da pesquisa na FAPERJ, analisando a obra "Cultura e Opulência do Brasil" do padre João Antônio Andreoni (André João Antonil) e a sua descrição sobre a escravidão em fins do século XVII. Em 2013 iniciou um mestrado em história no Programa de Pós Graduação de História da UFRRJ(PPHR). Participou da linha de pesquisa: "Relações de Poder, Linguagens e História Intelectual" com o seguinte tema: "Cultura e Opulência do Brasil: a relação entre drogas e minas na construção da obra de João Antônio Andreoni em fins do século XVII e início do XVIII", sob a orientação da Profª. Drª. Luciana Gandelman. Em junho de 2015 defendeu a dissertação: "Cultura e Opulência do Brasil por suas drogas e minas: a relação entre agricultura e mineração na obra de João Antônio Andreoni (século XVIII)", obtendo o grau de Mestre em História. Atualmente é doutoranda do programa de Pós Graduação em História da UFRRJ com o seguinte tema de pesquisa: "A construção de uma nova abordagem da psiquiatria social: a experiência médica de Nise da Silveira (1940-1960)."

Informações coletadas do Lattes em 26/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em História

2016 - Atual

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Luciana Mendes Gandelman.

Mestrado em História

2013 - 2015

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Título: Cultura e Opulência do Brasil por suas drogas e minas: a relação entre agricultura e mineração na construção da obra de João Antônio Andreoni (século XVIII),Ano de Obtenção: 2015
Luciana Mendes Gandelman.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Ciências Humanas

Graduação em licenciatura em historia

2008 - 2013

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Título: "As mãos e os pés do senhor do engenho": escravidão e escravo na escrita de André João Antonil.
Orientador: Luciana Mendes Gandelman
Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Anpuh.XVI Encontro Regional de História da Anpuh- Rio: Saberes e práticas científicas. 2014. (Encontro).

IV Jornada PET História - UFRRJ."Cultura e Opulência do Brasil por suas drogas e minas": a relação entre agricultura e mineração na escrita de André João Antonil no início do século XVIIII.. 2014. (Outra).

História com cinema.História com cinema. 2013. (Outra).

VIII Fórum de Pós-Graduação UFRRJ."O livro de Antonil como fonte histórica".. 2013. (Outra).

Conferência com o Prof. Dr. Nuno Gonçalo Monteiro. 2011. (Outra).

IV Semana Acadêmica de História.História e Cultura: temas, objetivos e palestras. 2011. (Outra).

Seminário Desafios da história ensinada.Desafios da história ensinada: a licenciatura e o estágio docente em questão. 2011. (Seminário).

Seminário Docente.Historiografia Brasileira oitocentista. 2011. (Outra).

1º Colóquio História das Religiões na Idade Média: Sacralidade, Poder e Discurso.Sacralidade, Poder e Discurso. 2010. (Outra).

Anpuh.Memória e História Oral: A Construção Simbólica da Emancipação e da Identidade Local de Seropédica.. 2010. (Encontro).

EREH - Mini Curso Pós Abolição.O pós abolição como tema de pesquisa. 2010. (Oficina).

EREPET- SE.Novas abordagens didáticas: um estudo sobre a laicização do pensamento social a partir de fontes eclesiásticas oitocentistas e registros civis.. 2010. (Encontro).

Seminário Docente PET.Indianidade, Territorialidade e cidadania no período pós independência - Vila de Ítaguaí 1822-1836. 2010. (Seminário).

Seminário Religião e Linguagem.Linguagem & Vínculos Sociais Religiosos do Mundo Ibérico. 2010. (Seminário).

XX Jornada de Iniciação Científica.A visão de Joaquim Norberto sobre a aldeia de Itaguahy entre os séculos XVII-XIX. 2010. (Outra).

Ciclo de Palestras de História Antiga. 2009. (Outra).

EREH. 2009. (Encontro).

I Jornada PET de História.A relação entre o conceito de santidade e o percurso político entre o império romano e a idade média central. 2009. (Oficina).

Oficina de História Oral.Desenvolvimento, Trabalho e Cidadania no Rio de Janeiro: As experiências da baixada e do Sul Fluminense. 2009. (Oficina).

Oficina de Paleografia.Oficina de paleografia. 2009. (Oficina).

Palestra do Profº. Durval de Muniz.Palestra. 2009. (Outra).

Curso de Extensão : Memória e História. 2008. (Outra).

Semana de Educação.Semana de Educação. 2008. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Silvia Patuzzi

PATUZZI, S.; GANDELMAN, L. M.; GONCALVES, M. A.. Cultura e opulencia do Brasil: a relação entre drogas e minas na construção da obra de João Antônio Andreoni, em fins do século XVII e início do XVIII. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de pós-Graduação em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Célia Cristina da Silva Tavares

GANDELMAN, L. M.;TAVARES, C. C. S.; GONCALVES, M. A.. Cultura e Opulência do Brasil por suas drogas e minas: a relação entre agricultura e mineração na construção da obra de João Antônio Andreoni (século XVIII). 2015. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Fábio Henrique Lopes

LOPES, Fábio Henrique; GANDELMAN, L.; VENANCIO, A. T. A.. O discurso de Nise da Silveira sobre a Loucura no Brasil (1944-1964). 2019. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Margareth de Almeida Gonçalves

GANDELMAM, L.; TAVARES, C. C. S.;GONÇALVES, M. A.. "Cultura e Opulência do Brasil por suas drogas e minas": a relação entre agricultura e mineração na construção da obra de João Antônio Andreoni (Século XVIII). 2015. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Margareth de Almeida Gonçalves

GANDELMAM, L.; PATUZZI, S.;GONÇALVES, M. A.. Cultura e Opulência do Brasil: a relação entre drogas e minas na construção da obra de João Antônio Andreoni, em fins do século XVII e início do XVIII. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Margareth de Almeida Gonçalves

GANDELMAN, L.; KALY, A. P.;GONÇALVES, M. A.. ?As mãos e os pés do senhor de engenho?: escravidão na escrita de André João Antonil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Luciana Mendes Gandelman

GANDELMAN, L. M., Luciana Gandelman; GONCALVES, M. A.; PATUZZI, S.. Cultura e opulência do Brasil: a relação entre drogas e minas na construção da obra de João Antônio Andreoni em fins do século XVII e início do século XVIII. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Margareth de Almeida Gonçalves

Práticas de história: dos arquivos para a sala de aula; 2008; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Minsitério da Educaçào; Orientador: Margareth de Almeida Gonçalves;

Luciana Mendes Gandelman

A construção de uma abordagem da psiquiatria social na trajetória e experiência médica de Dra Nise da Silveira (1930-1999); Início: 2016; Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; (Orientador);

Luciana Mendes Gandelman

: ?Cultura e Opulência do Brasil por suas drogas e minas?: a relação entre a agricultura e a mineração na escrita de Antonil no início do século XVIII; 2013; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro,; Orientador: Luciana Mendes Gandelman;

Luciana Mendes Gandelman

"As mãos e os pés do senhor de engenho": escravidão e escravos na escrita de André João Antonil; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Luciana Mendes Gandelman;

Luciana Mendes Gandelman

As mãos e os pés do senhor de engenho: escravidão e escravos na escrita de André João Antonil; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Luciana Mendes Gandelman;

Luciana Mendes Gandelman

"Formas da vida cotidiana: uma aproximaçaò aos rituais na América portuguesa, séculos XVI e XVII; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Luciana Mendes Gandelman;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SANTOS, B. R. . Promovendo Encontros: contribuições de Michel Foucault e de Gilles Deleuze à produção do conhecimento histórico. ARS HISTORICA , v. 1, p. 19-35, 2014.

  • SANTOS, B. R. . Minha Vida e meus sonhos: As lembranças (memórias) de um caminho. 1ª. ed. Rio de Janeiro: Versos Gráfica, Editora Ltda., 2016. v. 1. 38p .

  • SANTOS, B. R. . Não Leia - Contos de Terror. 1ª.. ed. São Paulo: Fonzie, 2016. 260p .

  • SANTOS, B. R. . Cultura e Opulência do Brasil: João Antônio Andreoni e sua obra Século XVIII. 1ª. ed. Saarbrücken: Novas Edições Acadêmicas-OmniScriptum GmbH & Co. KG, 2015. 116p .

  • SANTOS, B. R. . A Cosntrução do discurso sobre a loucura na trajetória médica de Nise da Silveira' (1920-1960). 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, B. R. . Cultura e Opulência do Brasil e a escrita na Companhia de Jesus. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SANTOS, B. R. . Cultura e Opulência do Brasil por suas drogas e minas: a relação entre agricultura e mineração na construção da obra de João Antônio Andreoni (século XVIII). 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, B. R. . O livro de Antonil como fonte histórica. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, B. R. . 'Formas da vida cotidiana:uma aproximação aos rituais na América Portuguesa, séculos XVI d XVII'. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ROCHA MINNINI, N. C. ; SILVA CONCEIÇÃO, B. L ; SANTOS, B. R. . Novas abordagens didáticas: um estudo sobre a laicização do pensamento social a partir de fontes eclesiásticas oitocentistas e registros civis.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTOS, B. R. ; SILVA CONCEIÇÃO, B. L ; ROCHA MINNINI, N. C. . Memória e História Oral: A Construção Simbólica da Emancipação e da Identidade Local de Seropédica.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SANTOS, B. R. ; SILVA, B. W. . A VISÃO DE JOAQUIM NORBERTO SOBRE A ALDEIA DE ITAGUAHY ENTRE OS SÉCULOS XVII-XIX. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTOS, B. R. ; SILVA, B. W. ; CONCEICAO, B. L. S. . A visão de Joaquim Noberto sobre a aldeia de Itaguahy. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • RODRIGUES, G. F. ; SANTOS, B. R. . Indentidade Local, Memória e História Oral: a Construção Simbólica da Emancipação de Seropédica. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2018 - 2018

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Visitante, Carga horária: 4

Outras informações:
- Ministrei aulas nas disciplinas de Formação Histórica do Brasil e História do Brasil I

2016 - 2016

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Vínculo: Estágio docente, Enquadramento Funcional: Visitante, Carga horária: 4

Outras informações:
Atuei ministrando duas aulas na disciplina de Formação Histórica do Brasil I, no curso de Relações Internacionais nos dias 13 e 15 de setembro de 2016, com um total de 04 horas de carga horária.

2016 - 2016

Prefeitura Municipal de Itaguaí, PM/Itaguaí

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de História - Ensino Fundamental, Carga horária: 16

2017 - 2019

União Educacional de Seropédica

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de História - Ensino Fundamental, Carga horária: 8

2017 - 2017

Faculdade Campos Elíseos

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Técnicas e Metodologias Científi, Carga horária: 4