Tereza Cristina Mauro

Sou bacharel em Letras (Português - Espanhol) pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (2010), e Mestre em Letras (2014) pela mesma instituição. Durante o Mestrado, estudei o Romantismo Brasileiro, com ênfase nas poéticas de Álvares de Azevedo e de Castro Alves. Na ocasião da defesa, em abril de 2014, minha dissertação foi indicada para publicação. Em 2013, realizei Estágio Supervisionado na disciplina Literatura Brasileira III, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (USP) pelo Programa de Aperfeiçoamento ao Ensino (PAE).

Informações coletadas do Lattes em 26/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Literatura Brasileira

2011 - 2014

Universidade de São Paulo
Título: Entre a descrença e a sedução: releituras do mito de Don Juan em Álvares de Azevedo e em Castro Alves.,Ano de Obtenção: 2014
Vagner Camilo.Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. Palavras-chave: álvares de azevedo; castro alves; mito de don juan; romantismo; lírica amorosa.Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Graduação em Letras

2006 - 2010

Universidade de São Paulo
Título: A Renovação da Poesia Romântica em Castro Alves e o Diálogo com o Mito de Don Juan.
Orientador: Vagner Camilo
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2013 - 2013

Extensão universitária em Práticas de leitura em Francês I. (Carga horária: 60h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2013 - 2013

Estágio Supervisionado em docência PAE. , Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP, FFLCH, Brasil.

2012 - 2012

Programa de Aperfeiçoamento ao Ensino - PAE. (Carga horária: 12h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2009 - 2012

Licenciatura em Português. , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2011 - 2011

Extensão universitária em Inglês Instrumental - nível I. (Carga horária: 60h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Lê Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

O Mito de Don Juan na Literatura Portuguesa. 2015. (Outra).

Ciclo de Palestras Machado de Assis: Leituras e Pesquisas atuais.. 2014. (Encontro).

VII EPOG - Encontro de Pós-Graduandos da FFLCH.Da irrealização amorosa à sua plenitude: releituras do mito de Don Juan em Álvares de Azevedo e Castro Alves.. 2012. (Encontro).

18º Simpósio Internacional de iniciação científica.A Renovação da Poesia Romântica em Castro Alves e o Diálogo com o Mito de Don Juan.. 2010. (Simpósio).

Colóquio Entre Literatura e História.. 2010. (Outra).

III Colóquio de Literatura Brasileira: Em torno do Romance de 30. 2010. (Outra).

II Colóquio de Literatura Brasileira. Ruptura e Permanência: Estética, História e Poéticas do Romantismo. 2009. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

KARIN VOLOBUEF

VOLOBUEF, K.; CAMILO, Vagner; KAWANO, Marta. Entre a descrença e a sedução: releituras do mito de Don Juan em Álvares de Azevedo e em Castro Alves, sob orientação do Prof. Dr. Vagner Camilo. 2014. Dissertação (Mestrado em Literatura Brasileira) - Universidade de São Paulo.

Eliane Robert Moraes

CAMILO, Vagner; KAWANO, M.;MORAES, Eliane Robert. Entre a descrença e a sedução: releituras do mito de Don Juan em Álvares de Azevedo e Castro Alves. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Literatura Brasileira) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas / USP.

Marta Kawano

CAMILO, V.; VOLUBUEF, K.;Marta Kawano. Entre a descrença e a sedução. Releituras do mito de Don Juan em Álvares de Azevedo e Castro Alves. 2014. Dissertação (Mestrado em Literatura Brasileira) - Universidade de São Paulo.

Marta Kawano

CAMILO, V.; MORAES, E. R.;Marta Kawano. Releituras do mito de Don Juan em Álvares de Azevedo e Castro Alves. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.

Vagner Camilo

CAMILO, V.; KAWANO,M.; VOLOBUEF, K.. Entre a descrença e a sedução: releituras do mito de Don Juan em Álvares de Azevedo e em Castro Alves. 2014. Dissertação (Mestrado em Literatura Brasileira) - Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Vagner Camilo

Entre a descrença e a sedução: releituras do mito de Don Juan em Álvares de Azevedo e em Castro Alves; 2014; Dissertação (Mestrado em Literatura Brasileira) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Vagner Camilo;

Vagner Camilo

A Renovação da Poesia Romântica em Castro Alves e o Diálogo com o Mito de Don Juan; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Vagner Camilo;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MAURO, T. C. . O Amor, o instinto e a morte: experiências de excesso em Noite na taverna, de Álvares de Azevedo. Opiniães: revista dos alunos de Literatura Brasileira , v. 5, p. 33-49, 2015.

  • MAURO, T. C. . Entre a descrença e a sedução: Releituras do mito de Don Juan em Álvares de Azevedo e em Castro Alves. 1. ed. São Paulo: Rafael Copetti Editor, 2015. v. 1. 241p .

  • MAURO, T. C. . Da irrealização amorosa à sua plenitude: releituras do mito de Don Juan em Álvares de Azevedo e Castro Alves.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MAURO, T. C. . A Renovação da Poesia Romântica em Castro Alves e o Diálogo com o Mito de Don Juan. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).