Victor José Bastos da Silva
Graduado em Educação Física Bacharelado pela Universidade Federal de Alagoas (2013). Especialista em fisiologia, avaliação física e atividade física para grupos especiais pela Faculdade Mogiana do Estado de São Paulo (2014). Mestre em Nutrição pela Universidade Federal de Alagoas (2015). Doutor em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Alagoas (2021). Atualmente é coordenador adjunto do curso de Educação Física do Centro Universitário CESMAC, além de ser líder do Grupo de Pesquisa Aplicada ao Desempenho e Saúde (GPADES).
Informações coletadas do Lattes em 22/02/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Ciências da Saúde
2017 - 2021
Universidade Federal de Alagoas
Título: EFEITOS DA INGESTÃO AGUDA E CRÔNICA DE METFORMINA EM ORGANISMOS SAUDÁVEIS EM EXERCÍCIO DE ALTA INTENSIDADE: ABORDAGEM METABOLÔMICA, FISIOLÓGICA E DE DESEMPENHO FÍSICO
Gustavo Gomes de Araujo. Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas, FAPEAL, Brasil.
Mestrado em Nutrição
2013 - 2015
Universidade Federal de Alagoas
Título: EFEITO DO ENXÁGUE BUCAL COM CARBOIDRATO NO DESEMPENHO DE TESTES DE CURTA E LONGA DURAÇÃO
, Ano de Obtenção: 2015.Gustavo Gomes de Araujo.Coorientador: Adriano Eduardo Lima da Silva. Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas, FAPEAL, Brasil.
Especialização em Fisiologia do Exercício e Avaliação Física
2012 - 2014
Faculdade Mogiana do Estado de São Paulo
Título: EFEITO DO ENXAGUE BUCAL COM CARBOIDRATO NO DESEMPENHO FÍSICO: REVISÃO SISTEMÁTICA
Orientador: Gustavo Gomes de Araujo
Graduação em Educação Física
2009 - 2013
Universidade Federal de Alagoas
Título: Efeitos agudos do enxague bucal com bebida carboidrata sobre a resistência muscular: um estudo piloto
Orientador: Amandio Aristides Rihan Geraldes
Formação complementar
2019 - 2019
Diretrizes acadêmicas do ensino superior. (Carga horária: 8h). , Centro Universitário CESMAC, FEJAL, Brasil.
2018 - 2018
Suplementação Esportiva. (Carga horária: 4h). , Instituição de Nutrição Integrada, INI, Brasil.
2018 - 2018
Nutrição, Atividade Física e Câncer. (Carga horária: 4h). , Instituição de Nutrição Integrada, INI, Brasil.
2014 - 2014
Flebotomia. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2014 - 2014
Fisiologia do exercício e treinamento em roedores. (Carga horária: 50h). , Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
2013 - 2013
Suplementação Nutricional no Esporte e na Saúde. (Carga horária: 15h). , Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde, FBCS, Brasil.
2013 - 2013
Treinamento funcional e potência. (Carga horária: 15h). , Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde, FBCS, Brasil.
2012 - 2012
Clinica Teórico e Prática de Biomecânica. (Carga horária: 12h). , Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde, FBCS, Brasil.
2012 - 2012
Musculação e Emagrecimento. (Carga horária: 12h). , Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde, FBCS, Brasil.
2011 - 2011
I Curso de Atualização para Personal Trainers. (Carga horária: 12h). , Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde, FBCS, Brasil.
2011 - 2011
II Curso de Atualização para Personal Trainers. (Carga horária: 12h). , Faculdade Estácio de Alagoas, Estácio FAL, Brasil.
2010 - 2011
Extensão universitária em Academia da Universidade. (Carga horária: 1440h). , Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Teoria e Prática do Treinamento da Força Muscular. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Treinamento tático nos esportes coletivos. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
2010 - 2010
Nutrição Desportiva. (Carga horária: 4h). , Federação Internacional de Educação Física, FIEP, Brasil.
2010 - 2010
Avaliação dos Indicadores Fisiológicos no Esporte. (Carga horária: 26h). , Federação Internacional de Educação Física, FIEP, Brasil.
2010 - 2010
Uso da Plataforma de Força. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.
2010 - 2010
Personal Training. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Fisiologia do Exercício.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Avaliação Física.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Nutrição Desportiva.
Organização de eventos
BASTOS-SILVA, V.J. . I Encontro Multidisciplinar de Pesquisa UNINASSAU. 2019. (Outro).
BASTOS-SILVA, VICTOR JOSÉ ; de ARAUJO, GG . I Simpósio de Ciências e Tecnologia Aplicada ao Exercício Físico. 2016. (Congresso).
SILVA, V. J. B. . Jogando com a Diversidade. 2011. (Outro).
Participação em eventos
II International Workshop in Physiology and Muscle Biophysics. 2022. (Outra).
I Simpósio Interligas de Inovação em Saúde.Hipertrofia Cardíaca. 2022. (Simpósio).
IV Congresso de Estudos sobre o Meio Ambiente. Avaliador de Trabalhos Científicos. 2020. (Congresso).
IV ENEPE-AL. 2020. (Encontro).
III Congresso Acadêmico de Medicina do Cesmac. Avaliador de Trabalhos Científicos. 2019. (Congresso).
IV Congresso Norte e Nordeste de Nutrição Clínica e Esportiva. Utilização de suplementos alimentares e recursos ergogênicos por frequentadores de uma academia na cidade de Maceió - AL. 2018. (Congresso).
Semana de Nutrição UNINASSAU.Administração de cafeína em formas alternativas e desempenho físico. 2018. (Seminário).
SIMPÓSIO TRANSDISCIPLINAR DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA.Consequências da falta de atividade física. 2016. (Simpósio).
V CONGRESSO BRASILEIRO DE METABOLISMO, NUTRIÇÃO E EXERCÍCIO. EFEITOS DA SUPLEMENTAÇÃO DE CARBOIDRATO SOBRE O TEMPO LIMITE EM EXERCÍCIOS SUPRA VO2 MÁXIMO. 2014. (Congresso).
V ENCONTRO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO FÍSICA E NUTRIÇÃO.EFEITO DO ENXAGUE BUCAL COM CARBOIDRATO SOBRE O DESEMPENHO EM EXERCÍCIO PROLONGADO ATÉ A EXAUSTÃO. 2014. (Encontro).
XII Simpósio Nordestino de Atividade Física e Saúde.RECURSOS ERGOGÊNICOS E DESEMPENHO ESPORTIVO. 2014. (Simpósio).
IV Encontro Internacional de Pesquisa em Educação Física e Nutrição. 2013. (Encontro).
IV Encontro Luso Brasileiro Educação Física, Esporte e Lazer. 2012. (Encontro).
6 Congresso Regional De Educação Física / FIEP - AL. 2010. (Congresso).
II Congresso Nacional de Educação Física. 2010. (Congresso).
X Simpósio Nordestino De Atividade Física e Saúde. 2010. (Simpósio).
XVI Encontro Regional dos Estudantes de Educação Física. 2009. (Congresso).
Participação em bancas
de ARAUJO, GG; BALIKIAN, PEDRO; SILVA, T. A. E.; CAVALCANTE, M. D. S.;BASTOS-SILVA, V.J.. Suplementação de cafeína no desempenho da aptidão física: comparação entre jogadores de futebol de base e profissional. 2022. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de Alagoas.
SILVA, J. P. L.; OLIVEIRA, C. R. C.;BASTOS-SILVA, V.J.. dos Santos e Wesley R. Santos Silva.Reprodutibilidade Relativa e Absoluta no Loughborough Soccer Passing Test. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário CESMAC.
BASTOS-SILVA, V.J.; MEDEIROS, D. C. A.; OLIVEIRA, C. V.. de Sales e Paulo F. Barros dos Santos.Efeitos do treino de agilidade no desempenho geral de jogadores de futebol: uma revisão narrativa. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário CESMAC.
BASTOS-SILVA, VICTOR JOSÉ; LOPES, J. P.; OLIVEIRA, C. R. C.. Prado e Janynne B. dos Santos.Efeito da ingestão de cafeína sobre o tempo de reação: uma revisão narrativa. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário CESMAC.
OLIVEIRA, C. R. C.;BASTOS-SILVA, V.J.; SILVA, J. P. L.. Verçosa e Maria Luciana dos Santos S. Oliveira.Efeito da suplementação da cafeína sobre o desempenho técnico de jogadores de futebol. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário CESMAC.
OLIVEIRA, C. R. C.;BASTOS-SILVA, V.J.; SILVA, A. J.. Influência do treinamento calistênico sobre os níveis de resistência de força de indivíduos destreinados: uma revisão sistemática. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário CESMAC.
SILVA, J. P. L.; DAMASCENO, M. V.;BASTOS-SILVA, V.J.; OLIVEIRA, C. R. C.. Efeito da ingestão de cafeína sobre o desempenho de agilidade intermitente e potência muscular de atletas de handebol. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário CESMAC.
BASTOS-SILVA, V.J.; LEARSI, SARA. DIFERENTES ESTRATÉGIAS PARA UTILIZAÇÃO DO CARBOIDRATO COMO RECURSO ERGOGÊNICO: UMA REVISÃO NARRATIVA. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal de Alagoas.
DANTAS, M. S. M.;BASTOS-SILVA, V.J.; GERALDES, A. A. R.. Atitudes e conhecimentos sobre o tratamento em portadores de Diabetes Mellitus Tipo 2 atendidos em um Centro de Referência do Município de Maceió ? AL. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Alagoas.
PRADO, E. S.; SANTOS, C. T.;BASTOS-SILVA, V.J.. Consumo de suplementos alimentares e recursos ergogênicos por frequentadores ativos de musculação. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Alagoas.
BASTOS-SILVA, VICTOR JOSÉ; PEREIRA, A. A. J.; MARTINS, M. F.. Rodrigues dos Santos e Vinícius B. Silva.Treinamento proprioceptivo no tratamento e prevenção das entorses de tornozelo em praticantes de esportes. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Centro universitário Maurício de Nassau - Maceió.
BASTOS-SILVA, VICTOR JOSÉ; GUIMARAES NETA, J. C.; CAVALCANTE, C. G.. S. Freire e Mariana A. S. Oliveira.Causas pelas quais mulheres praticantes de atividade física desistem de planos alimentares. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro universitário Maurício de Nassau - Maceió.
BASTOS-SILVA, VICTOR JOSÉ; GUIMARAES NETA, J. C.; CAVALCANTE, C. G.. S. Oliveira e Brenda Mirelly G. S. França.Autoplanejamento dietético e percepção da imagem corporal de adolescentes de instituição de nível médio de ensino público e privado da cidade de Maceió-AL. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro universitário Maurício de Nassau - Maceió.
DANTAS, M. S. M.; PRADO, E. S.;BASTOS-SILVA, V.J.. Índices de estresse fisiológico e perceptivo de atletas submetidos a teste de esforço progressivo máximo em diferentes temperaturas corporais. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Alagoas.
LIMA FILHO, A. P.; SILVA, D. C.;BASTOS-SILVA, V.J.. O efeito da idade relativa no futebol alagoano - análise do XX campeonato juvenil-SESI. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Alagoas.
DANTAS, M. S. M.;de ARAUJO, GGBASTOS-SILVA, V.J.. Associação e Efeitos do Carboidrato no Desempenho de Força. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Alagoas.
MENDONCA, B. C. A.; DANTAS, M. S. M.;BASTOS-SILVA, V.J.. da Rocha Prazeres.Qualidade de vida de professores de educação física que trabalham com musculação em academias de Maceió-AL.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Alagoas.
PRADO, E. S.;de ARAUJO, GGBASTOS-SILVA, V.J.. Características por posição da potência anaeróbia, capacidade aeróbia e composição corporal em futebolistas de alto rendimento. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Alagoas.
BASTOS-SILVA, V.J.. Metodologia do Ensino das Atividades Físicas Adaptadas. 2016. Faculdade São Vicente.
BASTOS-SILVA, V.J.. Metodologia aplicada à educação física. 2015. Faculdade São Vicente.
BASTOS-SILVA, V.J.. Banca Examinadora do Processo Seletivo do Curso de Especialização Lato Sensu em Fisiologia e Treinamento Aplicados ao Exercício Físico. 2020. Universidade Federal de Alagoas.
Orientou
Efeito da Creatina para Praticantes de Atividade Física de Diferentes Modalidades Esportivas: Uma Revisão Narrativa; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário CESMAC; Orientador: Victor José Bastos da Silva;
de Sá Neto e Marco Vinícius F; F; Calheiros; Efeito do treinamento funcional no aumento da força muscular em idosos: uma revisão narrativa; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário CESMAC; Orientador: Victor José Bastos da Silva;
dos Santos e Thaynara C; de Souza Felipe; Métodos de Treinamento Resistido em Indivíduos Saudáveis: Uma Revisão Narrativa; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário CESMAC; Orientador: Victor José Bastos da Silva;
Utilização de suplementos alimentares e recursos ergogênicos por frequentadores de uma academia na cidade de Maceió - AL; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Victor José Bastos da Silva;
Efeitos da suplementação da creatina no aumento de força muscular; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Centro universitário Maurício de Nassau - Maceió; Orientador: Victor José Bastos da Silva;
Utilização de recursos ergogênicos e suplementos alimentares por praticantes de musculação nas academias dos interiores de Alagoas; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Centro universitário Maurício de Nassau - Maceió; Orientador: Victor José Bastos da Silva;
Dieta cetogênica na perda de gordura corporal e desempenho na atividade física; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Centro universitário Maurício de Nassau - Maceió; Orientador: Victor José Bastos da Silva;
Consumo de aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA) por praticantes de atividade física de musculação e crossfit em uma academia de Maceió-AL; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Centro universitário Maurício de Nassau - Maceió; Orientador: Victor José Bastos da Silva;
Efeito do enxágue bucal ou ingestão de cafeína sobre o desempenho em testes contra-relógio: um estudo piloto; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Centro universitário Maurício de Nassau - Maceió; Orientador: Victor José Bastos da Silva;
Lins Santos e Lilian Sezini Soares; Treino proprioceptivo na entorse de tornozelo em atletas; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro universitário Maurício de Nassau - Maceió; Orientador: Victor José Bastos da Silva;
Influência de uma corrida de 21 quilômetros sobre o estado de humor dos participantes; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Victor José Bastos da Silva;
Efeitos agudos de uma sessão de atividades recreativas sobre o estado de humor em idosos de um CRAS da cidade de Pilar-AL; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Victor José Bastos da Silva;
Qualidade de vida e níveis de atividade física de vigilantes patrimoniais de uma empresa de segurança de Alagoas; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Victor José Bastos da Silva;
Efeito da suplementação de carboidrato sobre o tempo limite em exercícios supra VO2 máximo; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Victor José Bastos da Silva;
dos Santos e Wileicarlisson da S; Palmeira; Principais aspectos motivacionais para a adesão à prática do treinamento com pesos; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Victor José Bastos da Silva;
Influência da ingestão de metformina e carboidrato no desempenho físico em sujeitos em situação de jejum; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Farmácia) - Centro universitário Maurício de Nassau - Maceió; Orientador: Victor José Bastos da Silva;
Efeito do enxague bucal ou ingestão de cafeína no dezempenho de testes de longa duração e moderada intensidade; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - Centro universitário Maurício de Nassau - Maceió; Orientador: Victor José Bastos da Silva;
Cinesiologia e Biomecânica Aplicadas à Educação Física; 2022; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Centro Universitário CESMAC; Orientador: Victor José Bastos da Silva;
Cinesiologia e Biomecânica Aplicadas à Educação Física; 2022; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Centro Universitário CESMAC; Orientador: Victor José Bastos da Silva;
Produções bibliográficas
-
MARINHO, ALISSON HENRIQUE ; DA SILVA, JEAN MARCOS ; BRANDÃO, VITOR FON DO NASCIMENTO ; JATOBÁ, SARAH GOMES ; JÚNIOR, PEDRO BALIKIAN ; ATAIDE-SILVA, THAYS ; SOUSA, FILIPE ANTÔNIO DE BARROS ; BASTOS-SILVA, VICTOR JOSÉ ; DE ARAUJO, GUSTAVO GOMES . Caffeine Mouth Rinse Plus Ingestion Improves the 10-Km Time Trial Compared to Caffeine Mouth Rinse Alone. RESEARCH QUARTERLY FOR EXERCISE AND SPORT , v. 25, p. 1-8, 2024.
-
SPINELI, HIGOR ; ACIOLI, JULIANA ; PINTO, MARYSSA P. ; LEARSI, SARA ; BASTOS-SILVA, VICTOR J. ; ARAUJO, GUSTAVO G. DE . Caffeine intake improves muscular endurance and induces depletion of anaerobic work capacity in the bench press. Motriz , v. 28, p. 1-6, 2022.
-
BASTOS-SILVA, VICTOR JOSÉ ; MARINHO, ALISSON HENRIQUE ; BEZERRA DA SILVA, JOSÉ BRUNO ; DE BARROS SOUSA, FILIPE ANTÔNIO ; LEARSI, SARA ; BALIKIAN, PEDRO ; GOMES DE ARAUJO, GUSTAVO . Acute metformin administration increases mean power and the early Power phase during a Wingate test in healthy male subjects. European Journal of Sport Science , v. 1, p. 1-8, 2021.
-
DE ALBUQUERQUE MELO, ALAN ; BASTOS-SILVA, VICTOR JOSÉ ; ARRUDA MOURA, FELIPE ; RICO BINI, RODRIGO ; EDUARDO LIMA-SILVA, ADRIANO ; GOMES DE ARAUJO, GUSTAVO . Caffeine mouth rinse enhances performance, fatigue tolerance and reduces muscle activity during moderate-intensity cycling. BIOLOGY OF SPORT , v. 38, p. 517-523, 2021.
-
MARINHO, ALISSON H. ; MENDES, EDUARDO V. ; VILELA, RUBENS A. ; BASTOS-SILVA, VICTOR J. ; ARAUJO, GUSTAVO G. ; BALIKIAN, PEDRO . Caffeine mouth rinse has no effects on anaerobic energy yield during a Wingate Test. JOURNAL OF SPORTS MEDICINE AND PHYSICAL FITNESS , v. 60, p. 69-74, 2020.
-
BASTOS-SILVA, VICTOR J. ; PRESTES, JONATO ; GERALDES, AMANDIO A.R. . Effect of Carbohydrate Mouth Rinse on Training Load Volume in Resistance Exercises. JOURNAL OF STRENGTH AND CONDITIONING RESEARCH , v. 33, p. 1653-1657, 2019.
-
SANTOS, MARYSSA PONTES PINTO DOS ; SPINELI, HIGOR ; BASTOS-SILVA, VICTOR JOSÉ ; LEARSI, SARA KELY ; ARAUJO, GUSTAVO GOMES DE . Ingestion of a drink containing carbohydrate increases the number of bench press repetitions. Revista de Nutricao-Brazilian Journal of Nutrition , v. 32, p. 1-9, 2019.
-
DE ARAUJO, GUSTAVO ; LEARSI, SARA ; BASTOS-SILVA, VICTOR JOSÉ ; ATAIDE, TEREZINHA ; LIMA-SILVA, ADRIANO EDUARDO . Chronic metformin intake improves anaerobic but not aerobic capacity in healthy rats. CANADIAN JOURNAL OF PHYSIOLOGY AND PHARMACOLOGY , v. 1, p. cjpp-2019-0459, 2019.
-
BASTOS-SILVA, VICTOR JOSÉ ; ARAUJO, GUSTAVO GOMES DE ; FRANCO, SÉRGIO VICTOR DOS SANTOS ; MELO, ALAN DE ALBUQUERQUE ; LEARSI, SARA KELY ; LIMA-SILVA, ADRIANO EDUARDO ; BERTUZZI, ROMULO . Carbohydrate mouth rinse reduces rating of perceived exertion but does not affect performance and energy systems contribution during a high-intensity exercise. Motriz , v. 23, p. 101785, 2017.
-
BASTOS-SILVA, VICTOR ; MELO, ALAN ; LIMA-SILVA, ADRIANO ; MOURA, FELIPE ; BERTUZZI, RÔMULO ; DE ARAUJO, GUSTAVO . Carbohydrate Mouth Rinse Maintains Muscle Electromyographic Activity and Increases Time to Exhaustion during Moderate but not High-Intensity Cycling Exercise. Nutrients (Basel) , v. 8, p. 49, 2016.
-
BASTOS-SILVA, VICTOR JOSÉ ; LEARSI, SARA KELY ; MELO, ALAN DE ALBUQUERQUE ; LIMA-SILVA, ADRIANO EDUARDO ; ARAUJO, GUSTAVO GOMES DE . Effects of carbohydrate intake on time to exhaustion and anaerobic contribution during supramaximal exercise. Revista de Nutricao , v. 29, p. 691-697, 2016.
-
LEARSI, S.K.S.S.A. ; BASTOS-SILVA, V.J. ; Lima-Silva, A.E. ; BERTUZZI, R. ; DE ARAUJO, G.G. . Metformin improves performance in high-intensity exercise, but not anaerobic capacity in healthy male subjects. Clinical and Experimental Pharmacology & Physiology , v. 42, p. n/a-n/a, 2015.
-
BASTOS-SILVA, V.J. ; Lima-Silva, A.E. ; de ARAUJO, GG . EFEITO DO ENXAGUE BUCAL COM CARBOIDRATO NO DESEMPENHO FÍSICO: REVISÃO SISTEMÁTICA. Acta Brasileira do Movimento Humano , v. 4, p. 54-76, 2014.
-
LEARSI, SARA KELY ; BASTOS-SILVA, VICTOR JOSÉ ; SPINELI, HIGOR ; LIMA, A. H. M. ; BALIKIAN, PEDRO ; SOUSA, F. A. ; de ARAUJO, GG . ASPECTOS FISIOLÓGICOS DO DESTREINAMENTO E RETORNO AO TREINAMENTO DURANTE E APÓS A QUARENTENA. In: ARAÚJO, Gustavo Gomes de; SOUSA, Felipe Antônio de Passos. (Org.). Atividade física, exercício e esporte no contexto da pandemia decorrente da Covid-19: reflexões, prognósticos acerca da prática em diferentes contextos de saúde e desempenho humano.. 1ed.Maceió: Editora da Universidade Federal de Alagoas, 2020, v. 1, p. 150-160.
-
SILVA, T. A. E. ; ALVEZ, S. K. L. S. S. ; BASTOS-SILVA, V.J. ; de ARAUJO, GG . Carboidratos: manipulação, suplementação e desempenho aeróbio. In: Bertuzzi, Rômulo; Brum, Patricia Chakur; Alves, Christiano Robles Rodrigues; Lima-Silva, Adriano Eduardo.. (Org.). Aptidão aeróbia: desempenho esportivo, saúde e nutrição. 1ed.São Paulo: Manole, 2017, v. , p. 441-460.
-
PINHEIRO, A. H. D. ; SANTOS, G. M. ; OLIVEIRA, C. R. C. ; SANTOS, R. A. ; BASTOS-SILVA, V.J. . PERFIL DE COMPOSIÇÃO CORPORAL DE USUÁRIOS DO ESTÁGIO DE AVALIAÇÃO FÍSICA DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA. In: III Encontros MPPS: Tecnologia e inovação à serviço da saúde e comunidade, 2023, Maceió. III Encontros MPPS: Tecnologia e inovação à serviço da saúde e comunidade, 2023.
-
BASTOS-SILVA, VICTOR JOSÉ ; NASCIMENTO, G. P. ; CARVALHO, J. O. . Utilização de suplementos alimentares e recursos ergogênicos por frequentadores de uma academia na cidade de Maceió - AL. In: IV Congresso Norte e Nordeste de Nutrição Clínica e Esportiva, 2018, Natal. Congresso Norte e Nordeste de Nutrição Clínica e Esportiva, 2018.
-
SIMOES, V. A. ; LIMA, A. H. M. ; SPINELI-SILVA, H. V. R. ; BASTOS-SILVA, V.J. . RESISTÊNCIA MUSCULAR ABDOMINAL EM UNIVERSITÁRIOS DA CIDADE DE MACEIÓ-AL. In: Simpósio Brasileiro de Ciências do Exercício e do Esporte, 2017, Olinda. Simpósio Brasileiro de Ciências do Exercício e do Esporte, 2017.
-
DE ARAUJO, G.G. ; BASTOS-SILVA, V.J. ; Santos-Alves, SKL. ; FRANCO, S. V. S. ; MELO, A. A. ; BERTUZZI, R. ; Lima-Silva, A.E. . Neither Carbohydrate Intake Nor Carbohydrate Mouth Rinse Improves Anaerobic Capacity. In: American College of Sports Medicine Annual Meeting, 2015, San Diego. Official Journal of the American College of Sports Medicine, 2015. v. 47.
-
MELO, A. A. ; BASTOS-SILVA, V.J. ; GUIMARAES-NETA, J. C. ; Tenório, M.C.S. ; SPINELI-SILVA, H. V. R. ; MAIA, T. H. F. C. ; de ARAUJO, GG . EFEITOS DO ENXÁGUE BUCAL COM CAFEÍNA SOBRE O TEMPO ATÉ EXAUSTÃO EM TESTE COM INTENSIDADE CONSTANTE SUBMÁXIMA. In: VI Encontro Internacional de Pesquisa em Educação Física e Nutrição, 2015, Recife. Encontro Internacional de Pesquisa em Educação Física e Nutrição, 2015.
-
SANTOS, K. C. M. ; GERALDES, A. A. R. ; BASTOS-SILVA, V.J. . ASSOCIAÇÃO ENTRE OS NÍVEIS DE VITAMINA D, FORÇA MUSCULAR, EQUILÍBRIO E DESEMPENHO FUNCIONAL EM IDOSAS COMUNITÁRIAS DE MACEIÓ. In: I congresso internacional interdisciplinar de saúde, desporto e pedagogia do movimento, 2014, João Pessoa. I congresso internacional interdisciplinar de saúde, desporto e pedagogia do movimento, 2014.
-
Santos-Alves, SKL. ; BASTOS-SILVA, V.J. ; FRANCO, S. V. S. ; de ARAUJO, GG . METFORMIN ASSOCIATED WITH CARBOHYDRATE SUPLEMENTATION DO NOT IMPROVES THE MAOD AND LACTIC CONTRIBUTION. In: V CONGRESSO BRASILEIRO DE METABOLISMO, NUTRIÇÃO E EXERCÍCIO, 2014, LONDRINA. V CONGRESSO BRASILEIRO DE METABOLISMO, NUTRIÇÃO E EXERCÍCIO, 2014.
-
BASTOS-SILVA, V.J. ; Santos-Alves, SKL. ; SILVA FILHO, P. H. ; SOUZA NETO, M. J. ; de ARAUJO, GG . EFEITOS DA SUPLEMENTAÇÃO DE CARBOIDRATO SOBRE O TEMPO LIMITE EM EXERCÍCIOS SUPRA VO2 MÁXIMO. In: V CONGRESSO BRASILEIRO DE METABOLISMO, NUTRIÇÃO E EXERCÍCIO, 2014, LONDRINA. V CONGRESSO BRASILEIRO DE METABOLISMO, NUTRIÇÃO E EXERCÍCIO, 2014.
-
BASTOS-SILVA, V.J. ; MELO, A. A. ; FRANCO, S. V. S. ; Lima-Silva, A.E. ; de ARAUJO, GG . EFEITO DO ENXAGUE BUCAL COM CARBOIDRATO SOBRE O DESEMPENHO EM EXERCÍCIO PROLONGADO ATÉ A EXAUSTÃO. In: V Encontro Internacional de Pesquisa em Educação Física e Nutrição, 2014, Vitória de Santo Antão. V Encontro Internacional de Pesquisa em Educação Física e Nutrição, 2014.
-
SANTOS, J. M. ; PALMEIRA, W. S. ; OLIVEIRA, G. C. B. ; GERALDES, A. A. R. ; BASTOS-SILVA, V.J. . Principais Aspectos Motivacionais para a Adesão à Prática do Treinamento Resistido. In: XII Simpósio Nordestino de Atividade Física e Saúde, 2014, Maceió. XII Simpósio Nordestino de Atividade Física e Saúde, 2014.
-
BASTOS-SILVA, V.J. ; de ARAUJO, GG . EFEITO DO ENXAGUE BUCAL COM CARBOIDRATO NO DESEMPENHO FÍSICO: REVISÃO DA LITERATURA. In: I Congresso Alagoano de Nutrição, 2013, Maceió. I Congresso Alagoano de Nutrição, 2013.
-
Santos-Alves, SKL. ; BASTOS-SILVA, V.J. ; FRANCO, S. V. S. ; Lima-Silva, A.E. ; de ARAUJO, GG . METFORMIN ASSOCIATED WITH CARBOHYDRATE SUPPLEMENTATION IMPROVES THE ANAEROBIC CAPACITY?. In: IV Encontro Internacional de Pesquisa em Educação Física e Nutrição, 2013, Vitória de Santo Antão. IV Encontro Internacional de Pesquisa em Educação Física e Nutrição, 2013.
-
SANTOS, K. C. M. ; BASTOS-SILVA, V.J. ; GERALDES, A. A. R. . ASSOCIAÇÃO ENTRE OS NÍVEIS DE VITAMINA D E A FORÇA DE PREENSÃO MANUAL EM IDOSAS. In: III JORNADA ALAGOANA DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA, 2013, Maceió. III JORNADA ALAGOANA DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA, 2013.
-
SANTOS, C. T. ; LOPES, F. T. ; SILVA, V. J. B. . FORÇA DE PREENSÃO E FREQUÊNCIA DE DOMINÂNCIA MANUAL EM ATLETAS DE JIU-JITSU DE MACEIÓ/AL. In: 35 SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 2012, SÃO PAULO. Esporte e Atividade Física: O legado para a saúde da população, 2012.
-
LOPES, F. T. ; SANTOS, C. T. ; SILVA, V. J. B. . AVALIAÇÃO CRONOTÍPICA DE ATLETAS DE JIU-JITSU DA CIDADE DE MACEIÓ. In: 35 SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 2012, SÃO PAULO. Esporte e Atividade Física: O legado para a saúde da população, 2012.
-
LOPES, F. T. ; SANTOS, C. T. ; SILVA, V. J. B. . INDICADORES DE RISCOS CORONARIANOS EM ALUNOS INICIANTES NO TREINAMENTO CONTRA RESISTÊNCIA EM ACADEMIA DE GINÁSTICA DA CIDADE DE MACEIÓ - AL. In: III ENCONTRO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO FÍSICA E NUTRIÇÃO, 2012, VITÓRIA DE SANTO ANTÃO. III Encontro Internacional de Pesquisa em Educação Física e Nutrição - Lista de Trabalhos Apresentado, 2012.
-
LOPES, F. T. ; SANTOS, C. T. ; SILVA, V. J. B. ; LIMA, J. W. P. . PERFIL CRONOBIOLOGICO DE ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS. In: II SEMANA ACADÊMICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO CESMAC, 2012, Maceió. II Semana Acadêmica da Educação Física do Centro Universitario Cesmac - Lista de Trabalhos Apresentado, 2012.
-
SANTOS, C. T. ; SILVA, V. J. B. ; LOPES, F. T. ; BRITO, C. J. ; GERALDES, A. A. R. . PERCENTUAL DE GORDURA EM PRATICANTES DE JIU-JITSU EM ACADEMIAS DA CIDADE DE MACEIÓ-AL. In: II SEMANA ACADÊMICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO CESMAC, 2012, Maceió. II Semana Acadêmica da Educação Física do Centro Universitario Cesmac - Lista de Trabalhos Apresentado, 2012.
-
SILVA, V. J. B. ; SANTOS, C. T. ; LOPES, F. T. ; GERALDES, A. A. R. . PERFIL ANTROPOMÉTRICO DE PRATICANTES DE UM PROGRAMA DE ATIVIDADE FÍSICA RECREACIONAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL). In: II SEMANA ACADÊMICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO CESMAC, 2012, Maceió. II Semana Acadêmica da Educação Física do Centro Universitario Cesmac - Lista de Trabalhos Apresentado, 2012.
-
LIMA, J. W. P. ; ALBUQUERQUE, R. B. ; GERALDES, A. A. R. ; SILVA, V. J. B. . RELAÇÃO ENTRE FORÇA DE PREENSÃO MANUAL E A FORÇA MUSCULAR DINÂMICA MÁXIMA DE EXTENSÃO DOS JOELHOS. In: II SEMANA ACADÊMICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO CESMAC, 2012, Maceió. II Semana Acadêmica da Educação Física do Centro Universitario Cesmac - Lista de Trabalhos Apresentado, 2012.
-
SILVA, VFS ; LOPES, T ; SANTOS, M. R. E. S ; SILVA, V. J. B. ; GERALDES, A. A. R. . SOBREPESO E OBESIDADE MEDIDOS PELO ÍNDICE DE MASSA CORPORAL (IMC) E CIRCUNFERÊNCIA DA CINTURA (CC) DE IDOSAS. In: II CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA, 2010, Campina Grande. II CONGRESSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - LISTA DE TRABALHOS APRESENTADOS, 2010.
-
LOPES, T ; ALMEIDA, B. M. ; SILVA, V. J. B. ; SILVA, VFS ; CAVALCANTE NETO, J. G. ; GERALDES, A. A. R. . ATIVIDADE FÍSICA DE LAZER NA UTILIZAÇÃO DE MEDICAMENTOS E MORBIDADE REFERIDA EM IDOSAS SUFUCIENTEMENTE ATIVAS E INSUFICIENTEMENTE INATIVAS. In: Simpósio Nordestino de Atividade Física e Saúde, 2010, Aracaju. Simpósio Nordestino de Atividade Física e Saúde - Lista de Trabalhos Apresentados, 2010.
-
CAVALCANTE NETO, J. G. ; SANTOS JUNIOR, G. M. ; SILVA, V. J. B. ; LOPES, T ; SILVA, J. P. S. ; GERALDES, A. A. R. . CIRCUNFERÊNCIA DO PESCOÇO COMO INDICADOR DE ADIPOSIDADE CORPORAL. In: Simpósio Nordestino de Atividade Física e Saúde, 2010, Aracaju. Simpósio Nordestino de Atividade Física e Saúde - Lista de Trabalhos Apresentados, 2010.
-
BASTOS-SILVA, V.J. . A importância da atividade física em pacientes portadores de Parkinson. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BASTOS-SILVA, V.J. . Utilização de carboidrato e treinamento resistido: vilão ou mocinho?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BASTOS-SILVA, V.J. . Aspectos Nutricionais voltados ao desempenho atlético. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BASTOS-SILVA, V.J. . Aspectos Nutricionais Aplicados a Atletas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BASTOS-SILVA, V.J. . Benefícios do exercício físico na obesidade. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Outras produções
BASTOS-SILVA, VICTOR JOSÉ . Retorno às atividades físicas. 2023. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
BASTOS-SILVA, VICTOR JOSÉ . Prática de atividade física para iniciantes. 2022. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
BASTOS-SILVA, VICTOR JOSÉ . Treinamento físico e sazonalidade. 2022. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
BASTOS-SILVA, VICTOR JOSÉ . Atividade Física e bebida alcoólica. 2022. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
BASTOS-SILVA, VICTOR JOSÉ . Exercício físico e hidratação. 2022. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Prêmios
2019
Pesquisador Destaque, Centro Universitário Maurício de Nassau.
2014
Melhor pôster cientifico na categoria saúde, I Congresso Internacional de Saúde, Desporto e Pedagogia do Movimento.
Histórico profissional
Experiência profissional
2016 - 2017
Universidade Federal de AlagoasVínculo: Professor substituto, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40
Outras informações:
Professor do curso de educação física bacharelado responsável pelas disciplinas: Política e Organização da Educação Física, Esporte e Lazer; Atividades Físicas e Saúde Pública; Treinamento Físico Personal.
Professor do curso de educação física licenciatura responsável pelas disciplinas: Testes, Medidas e Avaliação Física em Educação Física; Educação Física e Promoção da Saúde; Socorros Urgentes.
2011 - 2012
Universidade Federal de AlagoasVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Desenvolvimento Institucional, Carga horária: 12
Outras informações:
Disciplina: Testes, Medidas e Avaliação em Atividades Físicas.
2015 - 2016
Faculdade São VicenteVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
Outras informações:
Professor das disciplinas: Metodologia do ensino dos esportes coletivos 1, Desenvolvimento e aprendizagem motora, Cinesiologia, Bases teórico-metodológicas do treinamento desportivo e Atividade física para populações especiais.
2015 - 2015
Desenvolvimento Serviços EducacionaisVínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações:
Aula ministrada no curso de Nutrição e Suplementação Esportiva (Maceió ? AL) sobre: Protocolos de Suplementação Nutricional.
2017 - 2023
UNIVERSIDADE MAURICIO DE NASSAUVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 5
Outras informações:
Professor responsável pelas disciplinas: Nutrição na prática esportiva e funcional, Saúde coletiva, Bioestatística, Fisiologia humana, Trabalho de conclusão de curso, Anatomia humana, Cinesiologia e biomecânica, Introdução à profissão, Fisiologia da atividade motora, Prevenção e urgências na educação física, Modalidades esportivas da ginástica, Metodologia do Atletismo e Treinamento de Força.
2019 - Atual
Centro Universitário CESMACVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40
Outras informações:
Professor responsável pelas disciplinas: Musculação, Treinamento Resistido, Teoria do treinamento, Metodologia do Treinamento II, Esportes individuais I, Esportes individuais II, Nutrição e Atividade Física, Medidas e Avaliação, Cinesiologia e biomecânica aplicada à educação física e Estágio Curricular em Esportes (Avaliação Física).
Atividades
-
02/2023
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Educação Física.,Cargo ou função, Coordenador Adjunto do Curso de Educação Física.
-
02/2022
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Educação Física.,Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Educação Física.
-
02/2022
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Educação Física.,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Curso de Educação Física.
-
03/2022 - 12/2022
Extensão universitária , Departamento de Educação Física.,Atividade de extensão realizada, AVALI(AÇÃO) FÍSICA PARA TODOS.
Você é Victor José Bastos da Silva?
Que tal assumir essas informações?
Basta criar uma conta no Escavador e enviar uma forma de comprovante. São três passos:
Escolha uma dentre três formas de verificação: Facebook, CPF ou Documento com Foto.
O Escavador irá analisar a sua solicitação.
As informações presentes nessa página serão transferidas para a sua página do perfil.
Depois do processo concluído, quem acessar essa página será redirecionado para seu cantinho no Escavador, seunome.escavador.com. Onde você poderá fazer a sua reputação, conhecer gente antenada, se informar e até mesmo ganhar clientes. Tudo isso de graça!

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Victor José Bastos da Silva e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?