Tatiana Lúcia Azevedo de Sá

Sou mestranda na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, no grupo de pesquisa "Currículo, Sujeitos, Conhecimento e Cultura" Tendo como orientadora a professora Drª Edil Vasconcelos Paiva, que integra a linha de pesquisa "Cotidiano e Cultura Escolar", desenvolvendo atualmente a pesquisa " A concepção de formação de professores do INEP- final da década de 50 e início da década de 60" Pesquisando sobre as transformações dos currículos nos cursos de formação de professores a nível médio e a concepção atual de professor. Tenho experiência na área de Educação, com ênfase em Docência, Coordenação Pedagógica de Unidades Educativas, atuando principalmente nos seguintes temas:saberes docentes e formação de professores . Possuo Especialização em Administração e Planejamento da Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2001).

Informações coletadas do Lattes em 06/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Educação

2007 - Atual

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Especialização em Administração e Planejamento da Educação

2004 - 2005

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Orientador: Carmem Lucia Guimaraes de Mattos

Graduação em Pedagogia

1994 - 2001

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Orientador: Mary Rangel

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Pré-Escolar.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

II COLÓQUIO EDUCAÇÃO, CIDADANIA E EXCLUSAO. Educação e Tecnologia. 2007. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Carmen Lúcia Guimarães de Mattos

MATTOS, C. L. G. deSENNA, L. A. G.. A avaliação na inclusão escolar: do planejamento a gestão educacional. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Administração e Planejamento da Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Edil Vasconcellos de Paiva

A formação de professores em nível médio: mudanças curriculares; Início: 2007; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);

Carmen Lúcia Guimarães de Mattos

A avaliação na inclusão escolar: do planejamento a gestão educacional; 2005; 44 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Administração e Planejamento Educacional) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Carmen Lúcia Guimarães de Mattos;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SÁ, Tatiana Lucia Azevedo de ; ARRUDA, Juliana Junqueira Bastos ; SENA, Monica ; BRITO, Rejane Patricia ; MATTOS, Carmem Lucia Guimaraes de . O uso da animaçao experimental como instrumento de inclusao sócio-educacional: a linguagem como mediadora na construção do conhecimento.. In: ANPED-SUDESTE, 2004, Rio de Janeiro. O uso da animaçao experimental como instrumento de inclusao sócio-educcacional: a linguagem como mediadora na construção do conhecimento, 2004.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SÁ, Tatiana Lucia Azevedo de . Projeto Rio Hospitaleiro. 2006. .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 1998 - 1998

    Projeto Brasil 500 anos: Situação (Análise de Vídeo) O Descompasso entre a Infância e a Escola, Descrição: A pesquisa objetivou contribuir para as análises de situação educacional das crianças de 0 a 6 anos no chamado Sítio do Descobrimento, incluindo 5 municípios (Porto Seguro, Eunápolis, Cabrália, Prado e Belmonte), através da elaboração de um mapa de macro contexto, de subcontexto - categorias pesquisadas e constituintes tendo como foco vídeos - e de microcontexto- situação particular de cada escola visitada e o conteúdo do discurso dos entrevistados. Foco da pesquisa foi a natureza das diferenças e semelhanças quanto à situação local - atendimento ao aluno e aluna de 0 a 6. O objetivo foi subsidiar o projeto Brasil 500 anos desenvolvido pela Fundação ORSA. O projeto buscou descrever e interpretar a situação educacional das crianças de 0 a 6 anos no chamado Sítio do Descobrimento. comparou a natureza das atividades de atendimento à criança dos diversos contextos visitados, procurando entender o significado do atendimento às crianças a partir das atividades para os indivíduos participantes. Descreveu as impressões (falas e atividades) sobre o atendimento a estas crianças manifestas por professores, diretores, auxiliares, pais e outros sujeitos entrevistados no contexto da escola, ou seja, o pessoal que trabalha diretamente com a criança; analisar as percepções, manifestas no discurso de governantes locais e pessoal administrativo envolvidos no que foi chamado gestão das entidades, sobre o atendimento à crianças de 0 a 6 nos locais estudados. Forneceu indicadores de conteúdo de situação, de modo a informar sobre modos mais assertivos de intervenção no atendimento de crianças de 0 a 6 anos nos locais estudados. Foram analisados micoetnograficamente o conteúdo registrado em 14 horas de vídeo. . . , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Especialização: (2) . , Integrantes: Tatiana Lucia Azevedo de Sá - Integrante / Carmem Lucia Guimaraes de Mattos - Coordenador / Cleonice Puggian - Integrante / Cristhiane Silva Albuquerque Souza - Integrante / Cristiana Guimarães de Mattos - Integrante / Sandra Cordeiro de Melo - Integrante / Helena Amaral da Fontoura - Integrante / Alessa Chaves Prado - Integrante., Financiador(es): Fundação Orsa - Auxílio financeiro.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Centro de Educação e Humanidades, Faculdade de Educação. , Rua Sao Francisco Xavier, Maracanã, 21555-220 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 38304861, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2006 - 2007

    Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial

    Vínculo: RPA, Enquadramento Funcional: Professora dos cursos de formação em serviço, Carga horária: 15

    Outras informações:
    Trabalhava com adultos já inseridos no mercado de trabalho buscando um aperfeiçoamento profissional na área de serviços. Esses alunos eram provenientes de hoteis, restaurantes e taxista trabalhando conceitos de turismo, bom atendimeno e marketing pessoal

  • 2004 - 2006

    Prefeitura Municipal de Piraí

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Orientadora Pedagógica, Carga horária: 20

    Atividades

    • 07/2004 - 07/2006

      Outras atividades técnico-científicas , Secretaria Municipal de Educação- Piraí- RJ, .,Atividade realizada, Coordenação da equipe pedagógica na realização das atividades educacionais..

  • 2004 - 2005

    Centro Educacional Prazeres Bokeko

    Vínculo: Professora de ensino fundament, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

    Atividades

    • 01/2004 - 01/2005

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Ciencias, Geografia, Historia, Ingles

  • 1997 - 1998

    Serviço Social da Indústria

    Vínculo: estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiário de Pedagogia, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Trabalho com equipe multidisciplinar dentro do espaço SESI visando integrar atividades motoras, intelectuais e sensorias com jovens de 7 à 14 anos de baixa renda.

    Atividades

    • 09/1997 - 05/1998

      Estágios , Sesi, Vicente de Carvalho.,Estágio realizado, estagio na area educacional.

  • 1997 - 1998

    Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: ASSISTENTE DE PESQUISA, Carga horária: 20

    Outras informações:
    1997 - 1998TEJA -Tecnologia Educacional para Jovens e Adultos: enfrentando o fracasso escolar Descrição: A pesquisa visou o desenvolvimento de software educacional e pesquisa sobre a habilidade de utilização da linguagem relacionada aos processos de aquisição da escrita (Street 1984, Freire 1992) através do computador. Esse processo incluiu várias formas de escrita através de textos impressos, pensar criticamente e raciocinar logicamente, resolver problemas e tomar decisões. A população alvo do projeto foi especialmente alunos que fracassaram na escola, e jovens fora da escola (excluídos do sistema). O computador foi utilizado como instrumento de aquisição de aspectos da escrita e da leitura dentro da perspectiva da alfabetização funcional.. O projeto visou estudar como se dá a aquisição da linguagem escrita através do computador pelos jovens e adultos com dificuldades de aprendizagem, visou ainda estudar softwares educacionais e criar novos softwares a partir das experiências dos alunos. O projeto TEJA trabalhou com a abordagem etnográfica, caracterizada pela colaboração entre pesquisadores e participante, através de um trabalho integrado de pesquisa com a rede pública. O projeto desenvolveu-se para criação de uma rede de pesquisa permanente e em tempo real envolvendo alunos com dificuldades educacionais, através de rede comunicação via computador, envolvendo alunos fora do processo regular do ensino como também dentro dele em diversas regiões do país e do mundo. . Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

    Atividades

    • 12/2006

      Pesquisa e desenvolvimento , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, .,Linhas de pesquisa