Maria Lúcia Senna Machado Pascoal

Pianista de formação, é Doutora em Música (UNICAMP). Professora e pesquisadora na área de Linguagem e Estruturação Musical no Departamento de Música do Instituto de Artes da Unicamp, nos Cursos de Graduação, Extensão e Pós-Graduação. Integrante da Comissão de Especialistas do Ensino de Música (MEC), assessora ad-hoc da FAPESP, do MEC e da CAPES. É associada ao Centre de Documentation - Claude Debussy, Paris ( França). Seu trabalho de Análise Musical desenvolve principalmente o estudo da música brasileira dos séculos 20 e 21. Colabora nas principais publicações especializadas em música no Brasil e participa de encontros e congressos nacionais e internacionais, como os Simpósios Villa-Lobos em São Paulo, o I Congresso Internacional Villa-Lobos, em Paris, do Seminário Orpheus Music Theory, em Ghent (Bélgica) e Jorge Peixinho, em Portugal. É autora de Estrutura Tonal: Harmonia (Companhia Editora Paulista)

Informações coletadas do Lattes em 06/04/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Artes

1985 - 1990

Universidade Estadual de Campinas
Título: Prelúdios de Debussy:reflexo e projeção
Orientador: Prof Dr. José Antonio de Almeida Prado
Palavras-chave: Análise; Estrutura; Música século XX; Técnicas de composição.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesSetores de atividade: Outros Setores.

Especialização em Neue Musik

1974 - 1974

International Music Institute
Bolsista do(a): Governo Alemão Para Estudantes Estrangeiros, DAAD, Alemanha.

Especialização em Educação Musical

1972 - 1972

Educação Musical Willems

Especialização em Formação de Professores de Música

1960 - 1963

FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Bolsista do(a): Formação de Professores, SC/ESP, Brasil.

Graduação em Piano

1955 - 1958

Faculdade Paulista de Arte

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Análise Musical.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Estruturação Musical.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Música Contemporânea.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

PASCOAL, M.L. ; MOREIRA, A. L. C. ; FERRAZ, S. . EITAM 4 Encontro Internacional de Teoria e Análise Musical. 2017. (Outro).

PASCOAL, M.L. . I Encontro Internacional de Análise Musical. Perspectivas analíticas pas as músicas dos séculos XX e XXI. 2010. (Congresso).

PASCOAL, M.L. ; LIVERO, I. . Órficas, telas musicais de Geny Marcondes. 2005. (Exposição).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

III Congresso da TeMA. Grupo de Trabalho A formação acadêmica em Teoria da Música/Coordenação. 2018. (Congresso).

EITAM 4.Encontro Internacional de Teoria e Análise Musical.Conselho Científico do EITAM 4, ECA-USP,. 2017. (Encontro).

II Congresso da TeMA. Produção Teórica e Analítica no Brasil: trajetórias e identidades.. 2017. (Congresso).

II Congresso TeMA. A criação de caminhos. 2017. (Congresso).

XXVII Congresso da ANPPOM. Palestra como pesquisador "senior". 2017. (Congresso).

Encontro Preparatorio ao II Congresso TeMA.Ensino de Teoria e Análise nos Cursos de Graduação e Licenciatura. 2015. (Encontro).

II Festival de Música Brasileira Contemporânea.Gilberto Mendes: do moderno ao pós-moderno. 2015. (Outra).

I Congresso TeMA. A Lìngua Portuguesa e o vocabulário Teórico-analítico: mapeamento e racionalização. 2014. (Congresso).

I Congresso TeMA.Produçaõ teórico-analítica no Brasiel: trajetórias e identidades (Grupo de Trabalho). 2014. (Outra).

I Festival de Música Brasileira Contemporânea.Sistema T e originalidade composicional. 2014. (Outra).

Festival de música nova "Gilberto Mendes".O manifesto música nova. 2013. (Outra).

III Encontro Internacional de Teoria e Análise Musical.Duas Sociedades: SFAM e SBAM (França e Bélgica). 2013. (Encontro).

VII Simposio de violão. Homenagem a Almeida Prado.Textura e Timbre: estratégias na composição de Almeida Prado. 2013. (Simpósio).

VII Simpósio Internacional de violão. Homenagem a Almeida Prado..Mesa redonda. Lembranças de Almeida Prado. 2013. (Simpósio).

II Simpósio Villa-Lobos.Perspectivas analíticas para a Música de Villa-Lobos..A expansão da sonoridade. Um estudo de análise/performance. 2012. (Simpósio).

II Encontro Internacional de Teoria e Análise.Análise Musical em algumas notas. 2011. (Encontro).

II Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ.Três Movimentos na música do século 20 no Brasil. 2011. (Simpósio).

Jorge Peixinho "Mémoires...Miroirs" Simpósio Internacional.Momentos de Jorge Peixinho no Brasil. 2010. (Simpósio).

I Encontro Internacional de Análise Musical.Análise Musical nos Cursos Universitários Brasileiros. 2009. (Encontro).

Seminário de Análise Musical.Técnicas de análise e Repertório Musical. 2009. (Seminário).

Simpósio Internacional Villa-Lobos.Perspectivas Analíticas e processos de criação. 2009. (Simpósio).

XIX Congresso Nacional da ANPPOM. Grupo de Trabalho Teoria e Análise. 2009. (Congresso).

XVIII Congresso Nacional da ANPPOM. Coordenadora do Grupo de Trabalho Análise de música do século XX. 2008. (Congresso).

XVIIII Congresso Nacional da ANPPOM. Interações entre coleções em Les Joyaux et les Fruits de Eeunice Katunda. 2008. (Congresso).

Forum Nacional de Editores de Periódicos de Música.Revista Opus (2003-6). 2007. (Outra).

Performa 07.O inter-relacionamento entre análise e interpretação musical em peças para piano de Olivier Messiaen e Almeida Prado. 2007. (Encontro).

Simposio de Pesquisa em Música 2007 Simpemus4.Eunice Katunda e Música Viva: um estudo analítico das Quatro Epígrafes. 2007. (Simpósio).

XVII CONGRESSO DA ANPPOM. Técnicas de Análise Musical. 2007. (Congresso).

XIV Congresso Interno de Iniciação Científica. Um estudo de análise em peças de Alexander Scriabin. 2006. (Congresso).

1o. Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais.1o. Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais. 2005. (Simpósio).

XV Congresso Nacional da ANPPOM. XV Congresso Nacional da ANPPOM. 2005. (Congresso).

Seminário de Pesquisa em Música.Seminário Interno de Pesquisa em Música. 2004. (Seminário).

simpósio de Pesquisa em Música 2004.Simpósio de Pesquisa em Música 2004. 2004. (Simpósio).

Analysis of twentieth century music.Orpheus Academy Seminar for Music Theory. 2003. (Seminário).

I Seminário OSESP de Educação Musical.Formação e Práticas nas Escolas de Música. 2003. (Seminário).

XIII Congresso NacIonal da ANPPOM. XIV Congresso NacIonal da ANPPOM. 2003. (Congresso).

I Congrés International Villa-Lobos. I Congrès International Villa-Lobos. 2002. (Congresso).

II Seminário Nacional de Pesquisa e Performance Musical.II Seminário Nacional de Pesquisa e Performance Musical. 2002. (Seminário).

XIII Congresso NacIonal da ANPPOM. XIII Congresso Nacional da ANPPOM. 2001. (Congresso).

I Seminário de Pesquisa e Performance Musical.I Seminário de Pesquisa e Performance Musical. 2000. (Seminário).

II Encontro Interno de Pesquisa em Artes e Multimeios.II Encontro Interno de Pesquisa em Artes e Multimeios. 1998. (Encontro).

XI Encontro Ncional da ANPPOM.XI Encontro Ncional da ANPPOM. 1998. (Encontro).

I Encontro Interno de Pesquisa em Artes e Multimeios.I Encontro Interno de Pesquisa em Artes e Multimeios. 1997. (Encontro).

X Encontro Nacional da ANPPOM.X Encontro Nacional da ANPPOM. 1997. (Encontro).

5o Encontro Nacional da ABEM.5o Encontro Nacional da ABEM. 1996. (Encontro).

Encontros/Desencontros.Encontros/Desencontros. 1996. (Encontro).

I Jornada de Pesquisa em Música.I Jornada de Pesquisa em Música. 1996. (Outra).

IX Encontro Nacional da ANPPOM.IX Encontro Nacional da ANPPOM. 1996. (Encontro).

VIII Encontro Nacional da ANPPOM.VIII Encontro Nacional da ANPPOM. 1995. (Encontro).

VII Encontro Nacional da ANPPOM.VII Encontro Nacional da ANPPOM. 1994. (Encontro).

Jornada de Pesquisa em Música.Jornada de Pesquisa em Música. 1993. (Outra).

VI Encontro Nacional da ANPPOM.VI Encontro Nacional da ANPPOM. 1993. (Encontro).

III Encontro Nacional de Pesquisa em Música.III Encontro Nacional de Pesquisa em Música. 1988. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Francine Alves do Reis Loureiro

PASCOAL, M.L.; MORAES, M. J. C.; GONCALVES, M. M.. Heitor Villa-Lobos - Guia Prático para piano n. 1: abordagem pedagógica e proposta de performance. 2015. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Clayton Júnior Dias

KAYAMA, A.;PASCOAL, M.L.; COSTA, J. F.. Missa em Mi bemol (1811) do Pe. José Maurício Nunes Garcia: Estudo analítico e interpretativo. 2012. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Ronaldo da Silva

PASCOAL, M.L.; GOLDEMBERG, R.; PAREJO, E. J. P.. Leitura cantada: um caminho para a construção da audiação no músico profissional. 2010. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Frederico Silva Santos

LANNA, O.;PASCOAL, M.L.; ASSIS, A. C.. As Cirandas: articulações entre as escritas pianísticas de Villa-Lobos e Claude Debussy. 2008. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Miriam Emerick de Souza Carpinetti

PASCOAL, M.L.; NOGUEIRA, M.; Hora, E.; COSTA, R.. A Exuberância do Orgão Tubular. guia prático sobre seu idiomático com ilustrações de Quadros de uma exposiçaõ de Moussorgsky. 2008. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Eliane Maria de Almeida Monteiro da Silva

PASCOAL, M.L.; NETTO, A. Z.; OLIVEIRA, B. C.. Clara Schumann: compositora x mulher de compositor. 2008. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Cristiane Hatsue Vital Otutumi

GOLDEMBERG, R.;PASCOAL, M.L.; MORAES, M. R.. Percepção musical: situação atual da disciplina nos cursos superiores de música. 2008. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Alexandre Cintra Leite Ruger

LIMA, S. A.;PASCOAL, M.L.; COSTA, F. S.. A percussão corporal como proposta de sensibilização musical para atores e estudantes. 2007. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: guilherme Daniel Mannis

PASCOAL, M.L.; ZAMPRONHA, E.; HERR, M.. Abordagens de análise aplicadas ao 1o. movimento da Sinfonia n. 3 de Gustav Mahler. 2006. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Rita de Cássia Taddei Yansen

PASCOAL, M.L.; PRADO, J. A. A.; SEKEFF, M. L.. Almeida Prado- Haendelphonia. Um estudo de análise. 2006. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Neide Esperidião

PASCOAL, M.L.; SEKEFF, M. L.; GIOS, M. H.. Conservatórios:currículos e programas sob novas diretrizes. 2003 - Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Paulo Roberto Ferraz von Zuben

PASCOAL, M.L.; FERRAZ, S.; MENEZES, F.. Ouvir o som: aspectos de organização na música do século XX. 2003. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Cíntia Maria Annichino Pinotti

PASCOAL, M.L.; RAMOS, M. A. S.; FICARELLI, M.. O Salmo 150 de Ernst Mahle: questões composicionais e interpretativas. 2002 - Escola de Comunicações e Artes.

Aluno: Orlando Marcos Mancini

PASCOAL, M.L.; ZANI, A.; SEKEFF, M. L.. O ensino de elementos teórico-musicais com o auxilio do microcomputador. 2001 - Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Ellen de Albuquerque Boger Stencel

PASCOAL, M.L.; MORAES, M. J. C.; FERNANDES, A.; OLIVEIRA, J. M.; BARBOSA, M. F. S.. "As Bonecas"de Oscar Lorenzo Fernandez e Lina Pires de Campos: aspectos pianísticos para o ensino da performance. 2016. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Patrícia Gatti

PASCOAL, M.L.; Hora, E.; JANK, H.; LANZELOTTE, R.; PIEDADE, A. T. C.. Cravo Caboclo. 2014. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Cristiane Hatsue Vital Otutumi

PASCOAL, M.L.; MOREIRA, A. L. C.; GOLDEMBERG, R.; MENDES, A. N. A.; POYDORO, S. A. J.. Percepção Musical e escola tradicional no Brasil: reflexões sobre o ensino e propostas para melhoria no contexto universitário. 2013. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Maria Cecília de Oliveira

PASCOAL, M.L.; NETTO, A. Z.; MIRANDA, R. C.; GUIMARAES, M. A. B.; MIGUEL, F.. O despertar para uma nova vocalidade. 2013. Tese (Doutorado em Música) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Betania Maria Frnaklin de Mello Silva

PASCOAL, M.L.; DANTAS, A. G. A.; GERMANO, J. W.; SILVA, J. C.; LIMA, H. M. F.. Levi-Strauss: mito e música emtre o Largo e o Prestissimo. 2012. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Eduardo Fernando de Almeida Lobo

PASCOAL, M.L.. Concerto Carioca n. 3 de Radamés Gnatalli: um estudo analítico. 2011. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Achille Guido Picchi

PASCOAL, M.L.; KAYAMA, A.; MARTIN, M.; ZANI, A.; KHOURI, O.. As Serestas de Heitor Villa-Lobos: Um estudo de Análise, texto-música e pianismo para uma interpretação. 2010. Tese (Doutorado em Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Sérgio Paulo Ribeiro de Freitas

PASCOAL, M.L.; CARRASCO, C.; SANTOS, R.; DUDEQUE, N.; OLIVEIRA, L. F.. Que acorde ponho aqui? Harmonia, práticas teóricas e o estudo de planos tonais em música popular.. 2010. Tese (Doutorado em Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Iracele Aparecida Vera Lívero de Souza

PASCOAL, M.L.; NETTO, A. Z.;MANNIS, J. A.; RANGEL, A. L. S.; MORAES, M. J. C.. Louvação a Eunice: um estudo de análise da obra para piano de Eunice Katunda. 2009. Tese (Doutorado em Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Analia Chernavsky

PASCOAL, M.L.; GOLDEMBERG, R.; ZAN, J. R.; LINS, E. T.; CONTIER, A. D.. Em busca da alma de uma nação: um estudo comparativo entre os nacionalismos musicais brasileiro e espanhol a partir das trajetórias de das obras de Heitor villa-Lobos e Manuel De Falla. 2009. Tese (Doutorado em Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Vívian Lis Ferreira Nogueira Dias

NOGUEIRA, L.;PASCOAL, M.L.; VIRMOND, M. C. L.; ARRUDA, S. L. S.; Hora, E.. Um resgate do patrimonio musical paulista: transcrições musicológicas e considerações analíticas de três Missas atribuidas a Manoel José Gomes, mestre-de-capela em Campinas. 2008. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Adriana Lopes da Cunha Moreira

PASCOAL, M.L.; NETTO, A. Z.; LACERDA, M.; JANK, H.; PRADO, J. A. A.. Olivier Messiaen: interrelação entre conjuntos, textura, rítmica e movimento em peças para piano. 2008. Tese (Doutorado em Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Nadge Naira Álvares Braido

PASCOAL, M.L.; GERLING, C. C.; FIALKOW, N.. Valsas de Radamés Gnattali: um estudo histórico-analítico. 2006 - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: iracele Vera Livero

PASCOAL, M.L.; SANTOS, R.; RICHERME, C.. Elementos de música brasileira ba obra pianística de Eunice Katunda. 2006. Tese (Doutorado em Artes Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Fátima Carneiro dos Santos

PASCOAL, M.L.; GARCIA, D.; CAESAR, R.; SANTOS, R. M. S.; SANTOS, J. E. H.. A paisagem sonora, a criança, a cidade: exercícios de escuta e composição para uma ampliação da idéia de música. 2006. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Rogério Tavares Constante

PASCOAL, M.L.; CHAVES, C. L.; FIALKOW, N.; CUNHA, A.. Aspectos de Estruturação Temporal no Concerto para violão e orquestra. 2006. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: José Orlando Alves

PASCOAL, M.L.; MANZOLLI, J.; GARCIA, D.; DOTTAVIANO, I.; REZENDE, M.. Invariâncias e disposições textuais: do planejamento composicional à reflexão sobre o processo criativo. 2005. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Paulo de Tarso Camargo Cambraia Salles

PASCOAL, M.L.; GARCIA, D.; FERRAZ, S.; KATER, C.; GUIGUE, D.. Processos composicionais de Villa-Lobos: um guia teórico. 2005. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Paulo de Tarso Camargo Cambraia Salles

PASCOAL, M.L.; KATER, C.; GUIGUE, D.; GARCIA, D.; FERRAZ, S.. Processos compsicionais de Villa-Lobos. 2005 - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Paulo Costa Lima

PASCOAL, M.L.; FICARELLI, M.; MARTINS, J. E.; CONTIER, A.; LACERDA, M.. Estrutura e superficie na música de Ernst Widmer. Estratégias octatônicas. 2000 - Universidade de São Paulo.

Aluno: Alexy Gaione Viegas de Araújo

MOREIRA, A. L.;PASCOAL, M.L.; VIDEIRA, M.. A presença dos gêneros musicais do continente americano Ragtime, Jazz e Tango em processos composicionais de Igor Stravinsky. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Música) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Cristiane Hatsue Vital Otutumi

GOLDEMBERG, R.;PASCOAL, M.L.; MOREIRA, A. L. C.. Percepção musical e a escola tradicional no Brasil: reflexões sobre o ensino e propostas para melhoria no contexto universitário. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Nívia Basparini Zumpano

PASCOAL, M.L.; Hora, E.; JANK, H.. Expressividade e Técnica Cravística: um estudo sobre execução e ensino do instrumento. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Maria Cecília de Oliveira

PASCOAL, M.L.. Os processos de dissolução toanl pensados e elaborados pela Segunda Escola de Viena, através de algumas obras de Schoenberg, Webern, Berg e Steuermann. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Música) - Universidade de São Paulo.

Aluno: José Francisco da Costa

GOLDEMBERG, R.;PASCOAL, M.L.; COSTA, C. W.. Da necessidade de treinamento orientado da leitura à 1a. vista na formação do pianista colaborador. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Iracele Livero de Souza

PASCOAL, M.L.; ZANI, A.; SANTOS, R.. Elementos de Indeterminação na Expressão Anímica de Eunice Katunda. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Adriana Lopes da Cunha Moreira

PASCOAL, M.L.; SEKEFF, M. L.; PRADO, J. A. A.. Formação de conjuntos nas peças Le Rouge Gorge e Merle Noir da obra Petites Esquisses d'oiseaux para piano de Olivier Messiaen. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Sérgio Alberto de Oliveira

PASCOAL, M.L.; OSTERGEN, E.; NOGUEIRA, L.. Café de Mário de Andrade. Estudos preliminares sobre ópera-coral. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Artes Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Adriana Lopes Moreira

PASCOAL, M.L.; PRADO, J. A. A.; SEKEFF, M. L.. Formação de conjuntos em peças para piano de Olivier Messiaen. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: iracele Vera Livero

PASCOAL, M.L.; BIAGGI, E.; PERSONE, P.. A obra pianística de Eunice Katunda. Uma visão histórica e analítica. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Paulo de Tarso Camargo Cambraia Salles

PASCOAL, M.L.; MANZOLLI, J.; FERRAZ, S.. Processos composicionais de Villa-Lobos. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Vivian Lis Ferreira Nogueira

PASCOAL, M.L.; NOGUEIRA, L.; OSTERGEN, E.. Missa em Sol de Manoel José Gomes: uma amostra da música sacra cmpineira do século XIX. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Paulo de Tarso Camargo Cambraia Salles

PASCOAL, M.L.; MANZOLLI, J.; FERRAZ, S.. As três MarIas de Villa-Lobos. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Midori Maeshiro

PASCOAL, M.L.; MARTIN, M.; SANTOS, R.. Obras para piano de Guerra Peixe. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Iracele Livero de Souza

PASCOAL, M.L.; GARCIA, D.; MANZOLLI, J.; ZANI, A.. Um estudo de Eunice Katunda-Epígrafes. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Adriana Lopes Moreira

PASCOAL, M.L.; JANK, H.; Hora, E.. Aspectos do timbre na composição para piano do século XVIII. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Valerio Fiel da Costa

PASCOAL, M.L.; GARCIA, D.;MANNIS, J. A.. Vinholes Cage: teorias, indeterminação e silêncio. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Guilherme Silveira do Nascimento

PASCOAL, M.L.; FERRAZ, S.; CARRASCO, C.. Escola de Viena e serialistas do pós-guerra. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Guilherme Silveira do Nascimento

PASCOAL, M.L.; CARRASCO, C.; FERRAZ, S.. eu só fico louco quando o vento sopra de nororeste. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Cintia Macedo Allbrecht

PASCOAL, M.L.. As Sonatinas de Almeida Prado. Um estudo de análise e performance musical. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Maria Helena Del Pozzo

PASCOAL, M.L.; ZAMPRONHA, E.; GARCIA, D.. Indeterminação na música brasileira para piano. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

PASCOAL, M.L.. Concurso para Provimento de Cargo de Professor de Literatura e Estruturação Musical. 2011. Universidade Federal da Bahia.

PASCOAL, M.L.; SEINCMAN, E.; NOGUEIRA, M.. Concurso para provimento de cargo de professor de Análise e Composição Musical. 2006. Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho.

PASCOAL, M.L.; GERLING, C. C.; RICCIARDI, R.. Concurso para provimento de cargo de professor de Teoria da Música. 2005.

PASCOAL, M.L.. Provimento de cargo de professor. 2004. Universidade Federal da Bahia.

PASCOAL, M.L.. Concurso Emergencial de professor. 2004. Universidade Estadual de Campinas.

PASCOAL, M.L.. Avaliação para o Prêmio TeMA. 2018.

PASCOAL, M.L.; MOREIRA, A. L. C.; NOGUEIRA, M. P.; COSTA, R.; LUCAS, M.. Banca de Doutorado. 2017.

PASCOAL, M.L.; LIMA, C. N.; Feichas, H.; Cardoso, A.N.; Barbeitas, F.. Concurso para provimento de cargo de professor doutor. 2015. Universidade Federal de Minas Gerais.

PASCOAL, M.L.MANNIS, J. A.; GARCIA, D.; DUDEQUE, N.; MESQUITA, M.. Concurso para provimento de cargo de professor Doutor. 2015. Universidade Estadual de Campinas.

PASCOAL, M.L.; MORAES, M. J. D. C.; KAYAMA, A.. Banca de Recital. 2015. Universidade Estadual de Campinas.

PASCOAL, M.L.; MORAES, M. J. D. C.; GONCALVES, M. M.. Banca de Mestrado. 2015. Universidade Estadual de Campinas.

PASCOAL, M.L.; KAYAMA, A.; MORAES, M. J. C.. Defesa de Recital de Doutorado. 2015. Centro Adventista de São Paulo.

PASCOAL, M.L.; MORAES, M. J. C.; LIVERO, I.. Qualificação de Mestrado. 2014. Universidade Estadual de Campinas.

PASCOAL, M.L.; KAYAMA, A.; COSTA, J. F.. Monografia de Doutorado. 2013. Universidade Estadual de Campinas.

DANTAS, A. G. A.;PASCOAL, M.L.; GERMANO, J. W.; SILVA, J. C.; LIMA, H. M. F.. Defesa de Doutorado. 2012. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

PASCOAL, M.L.; KAYAMA, A.; FERNANDES, A.. Qualificação de Mestrado. 2011. Universidade Estadual de Campinas.

PASCOAL, M.L.; GOLDEMBERG, R.; COSTA, J. F.. Qualificação de Mestrado. 2009. Universidade Estadual de Campinas.

PASCOAL, M.L.; ZANI, A.; MIRANDA, R. C.. Qualificação de Mestrado. 2007. Universidade Federal de São Paulo.

PASCOAL, M.L.; GARCIA, D. H. L.; FERRAZ, S.. Qualificação de Mestrado. 2007. Universidade Estadual de Campinas.

PASCOAL, M.L.; Hora, E.; MANZOLLI, J.. Qualificação de Mestrado. 2007. Universidade Estadual de Campinas.

PASCOAL, M.L.. Seleção de candidatos aos cursos de Pós-Graduação. 2006. Universidade Estadual de Campinas.

PASCOAL, M.L.. Seleção para Mestrado e Doutorado em Música. 2005.

PASCOAL, M.L.. Seleção de candidatos a Mestrado e Doutorado em Música. 2004. Universidade Estadual de Campinas.

PASCOAL, M.L.; GARCIA, D.; ZAMPRONHA, E.. Qualificação de Doutorado. 2004. Universidade Estadual de Campinas.

PASCOAL, M.L.; SANTOS, R.; MARTIN, M.. Qualificação de Doutorado. 2004. Universidade Estadual de Campinas.

PASCOAL, M.L.; GARCIA, D.; COSTA, R.. Dissertação de Mestrado. 2004. Universidade Estadual de Campinas.

PASCOAL, M.L.; MARTIN, M.; FIORINI, C.. Qualificação de Mestrado. 2004. Universidade Estadual de Campinas.

PASCOAL, M.L.. Monografia de Doutorado. 2004. Universidade Estadual de Campinas.

PASCOAL, M.L.; KAYAMA, A.; NOGUEIRA, L.. Monografia de Doutorado. 2004. Universidade Estadual de Campinas.

PASCOAL, M.L.; NOGUEIRA, L.; KAYAMA, A.. Monografia de Doutorado. 2004. Universidade Estadual de Campinas.

PASCOAL, M.L.; SANTOS, R.; SOARES, C.. Dissertação de Mestrado. 2004. Universidade Estadual de Campinas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Rita de Cássia Yansen

Almeida Prado-Haendelphonia: um estudo de análise; 2006; Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Maria Lúcia Senna Machado Pascoal;

Adriano Braz Gado

Estudo de música dodecafônica e serial em peças selecionadas de Koellreutter e Guerra Peixe selecionadas de Koellreuter e Guerra Peixe; 2005; Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Maria Lúcia Senna Machado Pascoal;

Ednelma Leida Soares da Cunha

A coerência motívica e estrutural no Noneto de Villa-Lobos; 2004; Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Maria Lúcia Senna Machado Pascoal;

Tadeu Moraes Taffarello

Mahle e Kaplan: um estudo de análise de peças para trompete na música de câmara; 2004; Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Maria Lúcia Senna Machado Pascoal;

Iracele Livero de Souza

Preludios de Claudio Santoro: uma história em miniaturas; 2003; 0 f; Dissertação (Mestrado em Artes Música) - Universidade Estadual de Campinas,; Coorientador: Maria Lúcia Senna Machado Pascoal;

César Henrique Rocha Franco

Um estudo da Forma-Sonata; análise de Brahms-Sifonia n; 3 (Allegro con brio), segundo os modelos de Felix Salzer e Heinrich Schenker; 2002; 0 f; Dissertação (Mestrado em Artes Música) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Maria Lúcia Senna Machado Pascoal;

Adriana Lopes da Cunha Moreira

A poética nos 16 Poesilúdios para piano de Almeida Prado: análise musical; 2002; 0 f; Dissertação (Mestrado em Artes Música) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Maria Lúcia Senna Machado Pascoal;

Cecília Nazaré de Lima

A fase dodecafônica de Guerra Peixe à luz de impressões do compositor; 2002; 0 f; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Maria Lúcia Senna Machado Pascoal;

Betania Maria Franklin de Melo

Uma atividade musical para adultos através do piano: proposta de trabalho; 2002; 0 f; Dissertação (Mestrado em Artes Música) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria Lúcia Senna Machado Pascoal;

Maria Helena Del Pozzo

Questões sobre o universal e o paradoxal na obra pianística de Aylton Escobar; 2001; 0 f; Dissertação (Mestrado em Artes Música) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Maria Lúcia Senna Machado Pascoal;

Daniele Gugelmo Dias

Os Sete dias da criação; 2000; 0 f; Dissertação (Mestrado em Artes Música) - Universidade Estadual de Campinas,; Coorientador: Maria Lúcia Senna Machado Pascoal;

Cláudia Fernanda Deltregia

A música contemporânea brasileira no ensino do piano; 1999; 0 f; Dissertação (Mestrado em Artes Música) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Maria Lúcia Senna Machado Pascoal;

Carlos Ricardo Rosa

Um estudo da estrutura harmônica em peças corais do século XVIII em Minas Gerais; 1998; 0 f; Dissertação (Mestrado em Artes Música) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Maria Lúcia Senna Machado Pascoal;

Maria de Lourdes Lima Medeiros

Do sonoro ao musical: um repertório para atividade com crianças; 1997; 0 f; Dissertação (Mestrado em Artes Música) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria Lúcia Senna Machado Pascoal;

JOSÉ CARLOS PRANDINI

Um estudo da improvisação na música de Hermeto Pascoal; 1996; 0 f; Dissertação (Mestrado em Artes Música) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Maria Lúcia Senna Machado Pascoal;

Maria Penalva

Algumas formas musicias em setenta variações; 1996; 0 f; Dissertação (Mestrado em Artes Música) - Universidade Estadual de Campinas, Fundo de Auxílio Ao Ensino e à Pesquisa; Orientador: Maria Lúcia Senna Machado Pascoal;

Elisa Maria Zein Fraga

O Livro das duas meninas de Almeida Prado: uma outra leitura; 1995; 0 f; Dissertação (Mestrado em Artes Música) - Universidade Estadual de Campinas, Fundo de Auxílio Ao Ensino e à Pesquisa; Orientador: Maria Lúcia Senna Machado Pascoal;

Tarcisio Gomes Filho

A prática intertextual em peças para piano de Almeida Prado: elementos de análise para a construção da performance; 2010; Tese (Doutorado em Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Maria Lúcia Senna Machado Pascoal;

Iracele Aparecida Vera Lívero de Souza

Louvação a Eunice: um estudo de análise da obra para piano de Eunice Katunda; 2009; Tese (Doutorado em Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria Lúcia Senna Machado Pascoal;

Adriana Lopes da Cunha Moreira

Olivier Messiaen: interrelação entre conjuntos, textura, rítmica movimento em peças para piano; 2008; Tese (Doutorado em Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Maria Lúcia Senna Machado Pascoal;

Maria Helena Maillet Del Pozzo

Da Forma Aberta à Indeterminação: processos da utilização do acaso na música brasileira para piano; 2007; Tese (Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria Lúcia Senna Machado Pascoal;

Midori Maeshiro

Questões Estruturais e Interpretativas na Obra Pianística de Ricardo Tacuchian; 2007; Tese (Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas,; Coorientador: Maria Lúcia Senna Machado Pascoal;

Josely Machado Bark

Marlos Nobre-Concertante do Imaginário, para piano e orquestra de cordas op; 74; Estudo analítico e interpretativo; 2006; Tese (Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas,; Coorientador: Maria Lúcia Senna Machado Pascoal;

Daniel Dias

Scriabin-Prelúdios; análise da estrutura em três Prelúdios; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Graduação Em Música) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Lúcia Senna Machado Pascoal;

Daniel Dias

Um estudo de análise; Scriabin- Três Prelúdios; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Graduação Em Música) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Lúcia Senna Machado Pascoal;

Gustavo Alfaix de Assis

Organização do acervo Estercio Marques da Cunha no CDMD/UNICAMP; 2003; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Graduação Em Música) - Universidade Estadual de Campinas, Serviço de Apoio Ao Estudante; Orientador: Maria Lúcia Senna Machado Pascoal;

Cristiano Melli

Organização do acervo de Almeida Prado no CDMC/Unicamp; 2002; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Graduação Em Música) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Lúcia Senna Machado Pascoal;

Paulo Roberto Machado de Paula

Análise de estruturas harmônicas em três compositores do Brasil colônia; 2002; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Graduação Em Música) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Lúcia Senna Machado Pascoal;

Alexandre Takahama

Henrique Osvald - Sinfonia n; 1; Estudo de análise da estrutura; ; 2002; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Graduação Em Música) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Maria Lúcia Senna Machado Pascoal;

Tadeu Moraes Tafarello

Estudo de análise musical: transformações da forma Sonata em duas composições do século XX para trompete e piano; 2001; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Graduação Em Música) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Maria Lúcia Senna Machado Pascoal;

Tadeu Moraes Tafarello

Estudo de análise musical: aspectos técnicos e instrumentais aplicados a peças brasileiras para trompete; 2000; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Graduação Em Música) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Lúcia Senna Machado Pascoal;

Michelle Agnes Magalhaes

Le Pierrot sans Maître; 2000; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Graduação Em Música) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Lúcia Senna Machado Pascoal;

Jefferson Ribeiro da Silva

Um estudo de harmonia: comparações entre aspectos dos repertórios popular e histórico; 2000; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Graduação Em Música) - Universidade Estadual de Campinas, Serviço de Apoio Ao Estudante; Orientador: Maria Lúcia Senna Machado Pascoal;

Sandra Cintra Gibran

Estudo de características harmônicas na música do século XIX e início do XX em repertório orquestral; 1999; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Graduação Em Música) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Lúcia Senna Machado Pascoal;

Nívia Zumpano

Estudo de técnicas de análise aplicadas a peças de Villa-Lobos; 1999; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Graduação Em Música) - Universidade Estadual de Campinas, Serviço de Apoio Ao Estudante; Orientador: Maria Lúcia Senna Machado Pascoal;

Bruno Ruviaro

A obra aberta: estudo da indeterminação; 1999; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Graduação Em Música) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Maria Lúcia Senna Machado Pascoal;

Nívia Zumpano

As Cirandas e cirandinhas de Villa-Lobos: uma análise motívica; 1998; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Graduação Em Música) - Universidade Estadual de Campinas, Serviço de Apoio Ao Estudante; Orientador: Maria Lúcia Senna Machado Pascoal;

Jailton Teixeira

Dinorá de Carvalho: organização de acervo; 1998; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Graduação Em Música) - Universidade Estadual de Campinas, Serviço de Apoio Ao Estudante; Orientador: Maria Lúcia Senna Machado Pascoal;

Bruno Ruviaro

Um caminho? Webern e Gilberto Mendes, uma aálise comparativa; 1998; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Graduação Em Música) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Lúcia Senna Machado Pascoal;

Valerio Fiel da Costa

Teoria musical: levantamento e análise de métodos; 1998; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Graduação Em Música) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Lúcia Senna Machado Pascoal;

Ivan Chaves Nunes

Missa de Elias Álvares Lobo: con siderações sobre a estrutura musical; 1997; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Graduação Em Música) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Lúcia Senna Machado Pascoal;

Joana Cunha de Holanda

Estudo das formas clássicas em peças para piano de Edino Krieger; 1997; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Graduação Em Música) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Lúcia Senna Machado Pascoal;

Marcelo de Almeida Sampaio

Iniciação ao piano no Brasil: levantamento, resumo e estudo comparativo; 1996; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Graduação Em Música) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Lúcia Senna Machado Pascoal;

Ivan Chaves Nunes

Escolas pianísticas de Luigi Chiafarelli e Magda Tagliaferro; 1995; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Graduação Em Música) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Lúcia Senna Machado Pascoal;

Paulo César Signori

Princípios de Arranjo; 1994; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Graduação Em Música) - Universidade Estadual de Campinas, Serviço de Apoio Ao Estudante; Orientador: Maria Lúcia Senna Machado Pascoal;

Luciana Gonçalves

Aspectos da Interpretação e da Improvisação Musicais; 1994; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Graduação Em Música) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Lúcia Senna Machado Pascoal;

Fátima Viegas

A Arte da Fuga: uma análise; 1994; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Graduação Em Música) - Universidade Estadual de Campinas, Serviço de Apoio Ao Estudante; Orientador: Maria Lúcia Senna Machado Pascoal;

Carlos Ricardo Rosa

Dido e Enéas de Purcell: uma análise e uma proposta de interpretação; 1994; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Graduação Em Música) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Lúcia Senna Machado Pascoal;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • PASCOAL, M.L. . Jorge Peixinho, memória viva. Revista Brasileira de Musica (Rio de Janeiro. 1934) , v. 01, p. 213-219, 2011.

  • Bark, Josely Machado ; PASCOAL, M.L. . Marlos Nobre: Concertante do Imaginário para piano e orquestra de cordas op. 74 - Aspectos analíticos: forma e material. Cadernos de Pós-Graduação da UNICAMP , v. 1, p. 109-116, 2007.

  • YANSEN, C. ; MEYER, A. ; PASCOAL, M.L. . Almeida Prado- Moto perpetuo. um estudo de análise como fundamento para uma interpretação. Cadernos de Pós-Graduação da UNICAMP , v. 08, p. 241-248, 2006.

  • POZZO, M. H. DEL ; PASCOAL, M.L. . Novos recursos e novas técnicas do piano no século XX. Cadernos de Pós-Graduação da UNICAMP , v. 08, p. 249-256, 2006.

  • PASCOAL, M.L. . Villa-Lobos- A Prole do Bebê. Estratégias da textura nas técnicas composicionais. Per Musi (UFMG) , Belo Horizonte, v. 11, p. 95-105, 2005.

  • PASCOAL, M.L. ; SOUZA, I. L. . Claudio Santoro-Três Prelúdios sobre uma série. Análise e interpretação.. Música Hodie , Goiania, v. II, n.1/2, p. 73-86, 2002.

  • PASCOAL, M.L. ; POZZO, M. H. . DEBUSSY- Images (I) Mouvement. Um estudo de análise. Cadernos da Pós Graduação Ia Unicamp, Campinas, v. 5, n.1, p. 129-136, 2001.

  • PASCOAL, M.L. ; POZZO, M. H. ; RUVIARO, B. . Indeterminação: o desafio da liberdade. Cadernos de Pós-Graduação, v. 1, n.3, p. 52-58, 1999.

  • PASCOAL, M.L. . Colagem para Cage. Trilhas, Campinas, v. 7, n.1, p. 172-179, 1998.

  • PASCOAL, M.L. . Música: teoria ou prática?. Trilhas, Campinas, v. 6, n.1, p. 10-16, 1997.

  • PASCOAL, M.L. . Música brasileira, 1960: aspectos da indeterminação. Cadernos da Pós Graduação Ia Unicamp, Campinas, v. 1, n.1, p. 47-52, 1997.

  • PASCOAL, M.L. . Ténicas de análise (2). ARTEunesp , São Paulo, v. 12, p. 193-201, 1996.

  • PASCOAL, M.L. . Piano brasileiro e Prelúdios de Debussy: alguns aspectos. Revista Brasileira de Música, Rio de Janeiro, v. 21, p. 77-86, 1995.

  • PASCOAL, M.L. . A aula do compositor. Cadernos de Estudo: Educação Musical, São Paulo, v. 4/5, p. 98-106, 1994.

  • PASCOAL, M.L. . Debussy, o compositor de sonoridades. Cadernos de Estudo de Análise Musical, São Paulo, v. 4, p. 1-13, 1991.

  • PASCOAL, M.L. . Técnicas de composição nos Prelúdios de Debussy. Trilhas, Campinas, v. 1, p. 41-52, 1988.

  • PASCOAL, M.L. ; PASCOAL, A. . Estrutura Tonal: Harmonia. São Paulo: Companhia Editora Paulista, 2000. v. 1. 133p .

  • PASCOAL, M.L. ; FONTERRADA, M. . Sons da Infância. São Paulo: Novas Metas, 1988. v. 1. 50p .

  • PASCOAL, M.L. . Teoria e análise musical: caminhos e perspectivas. In: Sonia Regina Albano de Lima;Martha Tupinambá de Ulhoa. (Org.). ANPPOM: 30 ANOS DE CRIAÇÃO. 01ed.São Paulo: ANPPOM, 2018, v. 01, p. 158-167.

  • PASCOAL, M.L. . Três movimentos na música brasileira do século XX. In: Maria Alice Volpe. (Org.). Teoria, Crítica e Música na Atualidade. Série Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ.. 01ed.Rio de Janeiro: UFRJ, 2012, v. 01, p. 191-200.

  • PASCOAL, M.L. . Momentos de Jorge Peixinho no Brasil. In: Paulo de Assis. (Org.). Mémoires,Miroirs. Conferências sobre Jorge Peixinho.. 01ed.Lisboa: Colibri, 2012, v. 01, p. 175-180.

  • PASCOAL, M.L. . Como o Madrigal Ars Viva fez parte da minha vida musical. In: Heloísa de Araújo Duarte Valente. (Org.). Madrigal Ars Viva 50 anos. Ensaios e Memórias. Santos: Letra e Voz, 2011, v. 01, p. 143-144.

  • PASCOAL, M.L. . Notas sobre o Moderno e o Pós-Moderno nas técnicas de compositores brasileiros. In: Sekef, M.L.; Zampronha, Edson.. (Org.). Arte e Cultura. Estudos Interdisciplinares. 1a.ed.São Paulo: Annablume/Fapesp, 2009, v. V, p. 97-122.

  • PASCOAL, M.L. . Transcendência, cor e fantasia nas telas musicais de Geny Marcondes. Jornal da Unicamp, Campinas, p. 02 - 02, 10 out. 2005.

  • PASCOAL, M.L. . Dinorá de Carvalho (1895-1980). Apolon Musagète, Curitiba, , v. XII, p. 13 - 13.

  • PASCOAL, M.L. ; SUGIMOTO, L. . Emoções musicadas. Jornal da Unicamp, Campinas, p. 12 - 12.

  • PASCOAL, M.L. . A expansão da sonoridade?.. In: II Simpósio Villa-Lobos. Perspectivas analíticas para a música de Villa-Lobos ? Anais do II Simpósio Villa-Lobos., 2014, São Paulo. II Simpósio Villa-Lobos. Perspectivas analíticas para a música de Villa-Lobos ? Anais do II Simpósio Villa-Lobos., 2014.

  • PASCOAL, M.L. . Três Movimentos na música brasileira do século 20. In: II Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ, 2012, rio de Janeiro. Teria, Crítica e Música na atualidade. Rio de Janeiro: UFRJ, 2012. v. 01. p. 88-98.

  • PASCOAL, M.L. . Aspectos da música para piano no Brasil do século XX. Compreender para interpretar.. In: I Encontro Internacional de Análise Musical, 2010, São Paulo. I Encontro Internacional de Análise Musical. São Paulo: USP/UNESP/UNICAMP, 2010. v. 02. p. 01-05.

  • Livero, Iracle ; PASCOAL, M.L. . Centros e Coleção de Referência em Branca Neve Invernal, de Eunice Katunda. In: XIX Congresso Nacional da ANPPOM, 2009, Curitiba. Anais do XIX Congresso Naiconal da ANPPOM. Curituba: UFPR/De Artes, 2009. v. 1. p. 1-7.

  • PASCOAL, M.L. ; LIVERO, I. . Matizes brasileiros na Sonata de Louvação de Eunice Katunda: um estudo de Análise Musical. In: III Encontro de Musicologia, 2009, Ribeirão Preto. Anais do III Encontro de Musicologia. Ribeirão Preto: USP/Ribeirão Preto, 2009.

  • PASCOAL, M.L. ; LIVERO, I. . Interações entre coleções em Les Joyaux et les Fruits, de Enunice Katunda. In: XVIII congresso Nacioanl da ANPPOM, 2008, Salvador. Anais do XVIII Congresso Nacional da ANPPOM. Salvador: UFBA/ANPPOM, 2008. v. 01. p. 01-07.

  • PASCOAL, M.L. ; SOUZA, I. L. . Eunice Katunda e Música Viva: um estudo analítico das Quatro Epigrafes. In: Simposio de Pesquisa em Música 2007 Simpemus4, 2007. Anais do Simposio de Pesquisa em Música 2007 Simpemus4. Curitiba: UFPR, 2007. v. 1. p. 1-19.

  • PASCOAL, M.L. . Elaboração das Normas de publicação da ANPPOM. In: Forum Nacional de Editores de Periódicos de Música, 2007, Goiania. Portal de Periódicos de Música. Goiania: ANPPOM, 2007.

  • MANNIS, J. A. ; PASCOAL, M.L. ; Rosa, Lilia de Oliveira ; Dutra, Maria Lucia Nery ; Vicentini, Luiz Atilio . Catalogação e Disponibilização de Documentação Musical pela Universidade Estadual de Campinas- UNICAMP. In: 3er. Simposio Iberoamericano de Educación, Cibernética e Informática e 5a. Conferencia Iberoamericana em Sistemas, Cibernética e Informática, 2006, Orlando, Florida. Anais do 3er. Simposio Iberoamericano de Educación, Cibernética e Informática, 2006.

  • PASCOAL, M.L. . Expressão na Performance Musical no Prelúdio n. 26 de Claudio Santoro: um elo entre análise e interpretação. In: 1o. Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais, 2005, Curitiba. Anais do 1o. Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais. Curitiba: De Artes/UFPR, 2005. v. 01. p. 115-120.

  • PASCOAL, M.L. ; MOREIRA, A. L. . Por uma integração entre percepção e análise musical: Poesilúdio n. 16 de Almeida Prado. In: 1o. Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais, 2005, Curitiba. Anais do 1o. Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais. Curitiba: De Artes/UFPR, 2005. v. 01. p. 127-133.

  • PASCOAL, M.L. ; POZZO, M. H. . O pensamento revolucionário de John Cage. In: II encontro de Pesquisa em Ciências Humanas, 2004, Campinas. Anais do II Encontro de Pesquisa em Ciências Humanas. Campinas: IFCH/Unicamp, 2003. v. 1. p. 1-8.

  • PASCOAL, M.L. ; ROSA, C. R. . Aspectos estruturais da série Serestas de Heitor Villa-Lobos: os ostinatos. In: II Encontro de Pesquisa em Ciências Humanas, 2004, Campinas. Anais do II Encontro de Pesquisa em Ciências Humanas. Campinas: IFCH/Unicamp, 2003. v. 1. p. 1-8.

  • PASCOAL, M.L. ; ALBRECHT, C. M. . Estruturas de conjuntos na técnica de doze sons. Mini-suite n. 1 de José Penalva. In: Simpósio de Pesquisa em Música 2004, 2004, Curitiba. Anais do Simpósio de Pesquisa em Música 2004. Curitiba: De Artes/UFPR, 2004. v. 1. p. 49-58.

  • PASCOAL, M.L. ; ROSA, C. R. . Um estudo da textura em peças de Villa-Lobos. In: XIV Congresso Nacional da ANPPOM, 2003, Porto Alegre. Anais do XIV Congresso Nacional da ANPPOM, 2003. v. 01. p. 01-08.

  • PASCOAL, M.L. ; MOREIRA, A. L. . Células e coleções de referência: aspectos e comparações. In: XIII Encontro Nacional da ANPPOM, 2001, Belo Horizonte. Anais do XIII Encontro Nacional da ANPPOM. Belo Horizonte: UFMG, 2001. v. 1. p. 336-342.

  • PASCOAL, M.L. ; POZZO, M. H. ; RUVIARO, B. . O intérprete e a indeterminação. In: I Seminário Nacional de Pesquisa em Performance Musical, 2000, Belo Horizonte. Anais do I Seminário Nacional de Pesquisa em performance Musical. Belo Horizonte: UFMG, 2000. v. 1. p. 267-280.

  • PASCOAL, M.L. ; OLIVEIRA, A. ; HENTSCHKE, L. . Diretrizes curriculares: novas perspectivas para os cursos de música no Brasil. In: XI Encontro Nacional da ANPPOM, 1998, Campinas. Anais do XI Encontro Nacional da ANPPOM. Campinas: IA/UNICAMP, 1998. v. 1. p. 131-141.

  • PASCOAL, M.L. ; MANZOLLI, J. ; PASCOAL, A. . Estruturas musicais comunicadas através da linguagem HTML. In: X Encontro Nacional da ANPPOM, 1997, Goiania. Anais do X Encontro nacional da ANPPOM. Goiania: UFGO, 1997. v. 1. p. 2151-222.

  • PASCOAL, M.L. . Técnicas de análise. In: IX Encontro Nacional da ANPPOM, 1996, Rio de Janeiro. Anais do IX Encontro Nacional da ANPPOM. Rio de Janeiro: UNI-RIO, 1995. v. 1. p. 257-261.

  • PASCOAL, M.L. . Técnicas de composição nos Prelúdios de Debussy. In: III Encontro Nacional de Pesquisa em Música, 1989, Ouro Preto. Anais do III Encontro Nacional de Pesquisa em Música. Belo Horizonte: UFMG, 1989. v. 1. p. 391-403.

  • PASCOAL, M.L. . Três Movimentos na música brasileira do século 20. In: II Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ, 2011, Rio de Janeiro. II Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ. Rio de Janeiro: UFRJ, 2011. v. 01. p. 88-89.

  • PASCOAL, M.L. ; LIVERO, I. . A Música do Brasil na técnica de doze sons: Guerra-Peixe, Katunda e Santoro. In: I Encontro de Investigação em Música, 2011, Porto. ENIM 2011. Porto: Casa da Música/CESEM/ INET/INATEL, 2011. v. 01. p. 01-111.

  • PASCOAL, M.L. . Momentos de Jorge Peixinho no Brasil. In: Jorge Peixinho 'Mémoires...Miroirs'. Simpósio Internacional., 2010, Lisboa. Jorge Peixinho 'Mémoires...Miroirs'. simpósio Internacional. Lisboa: CESEM, 2010. v. 01. p. 06-06.

  • PASCOAL, M.L. ; MOREIRA, A. L. . O inter-relacionamento entre análise e interpretação musical em peças para piano de Olivier Messiaen e Almeida Prado. In: Performa 07, 2007, Aveiro. Performa 07 encontros de Investigação em Performance. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2007. v. 01. p. 38-38.

  • PASCOAL, M.L. . Grupo de Trabalho Análise Musical. In: XVIII Congresso Nacional da ANPPOM, 2008, Salvador. Anais do XVIII Congresso Nacional da ANPPOM, 2008. v. 01.

  • PASCOAL, M.L. ; MOREIRA, A. L. C. . Técnicas para a Análise Musical. In: XVII CONGRESSO DA ANPPOM, 2007. Cadernos de Resumos, 2007. v. 1. p. 9-9.

  • DIAS, D. ; PASCOAL, M.L. . Um estudo de análise em peças de Alexandre Scriabin. In: XIV Congresso Interno de Iniciação Científica, 2006, Campinas. Resumos do XIV Congresso Interno de Iniciação Científica- CD-ROM. Campinas: Unicamp, 2006. v. 1.

  • ASSIS, G. A. ; PASCOAL, M.L. . Organização do acervo Estercio Marques da Cunha no CDMC/UNICAMP. In: XI Congresso Interno de Iniciação científica, 2003, Campinas. XI Congresso Interno de Iniciação científica - Resumo eletrônico, 2003. v. 01.

  • PASCOAL, M.L. ; PAULA, P. R. M. . Análise de estruturas em peças de três compositores do Brasil colônia. In: X Congresso Interno de Iniciação Científica, 2002, Campinas. X Congresso Interno de Iniciação Científica-CD-ROM, 2002.

  • PASCOAL, M.L. ; MELLI, C. . Organização do arquivo Almeida Prado no CDMC/BRASIL/UNICAMP. In: X Congresso interno de iniciação científica, 2002, Campinas. X Congresso interno de iniciação científica - CD-ROM. Campinas: UNICAMP/PRP/CNPq, 2002. v. 1.

  • PASCOAL, M.L. . Grupo de Trabalho A formação acadêmica em Teoria da Música/Coordenação. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PASCOAL, M.L. . Schenker e os Estados Unidos../ Grupo TRAMA.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PASCOAL, M.L. . Mesa temática A pesquisa acadêmica no Brasil e as Teorias analíticas. ?A criação de caminhos?.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PASCOAL, M.L. . Transformações triádicas: expansão tonal, ciclicidade e simetria. (mediadora).. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PASCOAL, M.L. . Palestra: ?Almeida Prado: Uma perspectiva de análise em trabalhos na Unicamp?.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PASCOAL, M.L. ; TAFARELLO, T. M. ; CARVALHO, F. C. . Coleção Dinorá de Carvalho do acervo CDMC: histórico e constituição. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PASCOAL, M.L. . Grupo de Trabalho Produção Teórica e Analítica no Brasil: trajetórias e identidades/ Coordenação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PASCOAL, M.L. . Pierre Schaeffer: morfologia e tipologia dos objetos musicais. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PASCOAL, M.L. . Indeterminação duracional em 'Le Marteau sans Maître' de Boulez segundo Hasty. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PASCOAL, M.L. . Koellreutter: resenhas de artigos sobre Teoria e Análise. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PASCOAL, M.L. . Mesa-redonda ?Gilberto Mendes: do moderno ao pós-moderno.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PASCOAL, M.L. . Mesa-redonda ?O ensino de Teoria e Análise Musical nos cursos de Graduação e Licenciatura?. Centro Cultural Maria Antonia (USP).. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PASCOAL, M.L. . Ricardo Tacuchian: sistema T e originalidade composicional.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PASCOAL, M.L. . Duas Sociedades: SFAM e SBAM (França e Bélgica). 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PASCOAL, M.L. . Textura e timbre: estratégias na composição de Almeida Prado.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PASCOAL, M.L. . A Expansão da sonoridade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PASCOAL, M.L. . Três movimentos na música do século 20 no Brasil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PASCOAL, M.L. . Análise Musical em algumas notas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PASCOAL, M.L. . Momentos de Jorge Peixinho no Brasil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PASCOAL, M.L. . Ténicas de Análise e Repertório Musical. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PASCOAL, M.L. . Aspectos da Música para piano no Brasil do século XX. Compreender para interpretar.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • PASCOAL, M.L. . Villa-Lobos e Debussy. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PASCOAL, M.L. ; MOREIRA, A. L. . O inter-relacionamento entre análise e interpretação musical em peças para piano de Olivier Messiaen e Almeida Prado. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PASCOAL, M.L. ; LIVERO, I. . Expressão na performance musical no Prelúdio n. 26 de Claudio Santoro: um elo entre análise e interpretação. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PASCOAL, M.L. ; MOREIRA, A. L. . Por uma integração entre percepção e análise musical: Poesilúdio n. 16 de Almeida Prado. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PASCOAL, M.L. . Aspectos da música pos-tonal, material e técnicas da composição. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PASCOAL, M.L. . Mesa Redonda "Análise e currículo nos cursos de Graduação". 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PASCOAL, M.L. ; ALBRECHT, C. M. . Estruturas de conjuntos na técnica de doze sons. Mini-suite n. 1 de José Penalva. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PASCOAL, M.L. . Atividades de pesquisa do grupo Musicanálise. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PASCOAL, M.L. ; DIAS, D. . Comunicação -Painel. XIV Congresso Interno de Iniciação Científica. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PASCOAL, M.L. ; ROSA, C. R. . Um estudo da textura em peças de Villa-Lobos. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ASSIS, G. A. ; PASCOAL, M.L. . Criação e organização do acervo Estercio Marques da Cunha no CDMC/Brasil/Unicamp. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PASCOAL, M.L. . Villa-Lobos and Debussy: analytical and comparison aspects. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PASCOAL, M.L. ; MELLI, C. . Organização do acervo Almeida Prado no CDMD/BRASIL/UNICAMP. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PASCOAL, M.L. ; PAULA, P. R. M. . Análise das estruturas em peças de três compositores do Brasil colônia. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PASCOAL, M.L. . Debussy and Villa-Lobos: analytical aspects and comparisons. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PASCOAL, M.L. ; SOUZA, I. L. . Claudio Santoro: Três Prelúdios sobre uma série. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PASCOAL, M.L. ; MOREIRA, A. L. . Células e Coleções de Referência: aspectos e comparações. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PASCOAL, M.L. . Prefácio para coleção de partituras didáticas. Natal, 2014. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • PASCOAL, M.L. . Música, expressão na liturgia. Campinas 2011 (Referência).

  • PASCOAL, M.L. . Percepção Musical. Prática auditiva para músicos. São Paulo: Edusp & Editora da Unicamp, 2009 (Orelha de livro).

  • PASCOAL, M.L. . Gottschalk Beethoven Mahler e Dicionário Musical. Brasilia: Orquestra Sinfonica Teatro Nacional Claudio Santoro, 2008 (Programas de concerto).

  • PASCOAL, M.L. . Ravel Williams e Dicionário Musical. Brasilia: Orquestra Sinfonica Teatro Nacional Claudio Santoro, 2008 (Programaas de concerto).

  • PASCOAL, M.L. . Berlioz Beethoven Nielsen e Dicionário Musical. Brasilia: Orquestra Sinfonica Teatro Nacional Claudio Santoro, 2008 (Programas de concerto).

  • PASCOAL, M.L. . Schostakovitch Schumann e Dicionário Musical. Brasilia: Orquestra Sinfonica Teatro Nacional Claudio Santoro, 2008 (Programas de concerto).

  • PASCOAL, M.L. . Programa barroco e Dicionário Musical. Brasilia: Orquestra Sinfonica Teatro Nacional Claudio Santoro, 2008 (Programas de concerto).

  • PASCOAL, M.L. . Mozart Bruckner e Dicionário Musical. Brasilia: Orquestra Sinfonica Teatro Nacional Claudio Santoro, 2008 (Programas de concerto).

  • PASCOAL, M.L. . Haydn Rachmaninoff Strauss e Dicionário Musical. Brasilia: Orquestra Sinfonica Teatro Nacional Claudio Santoro, 2008 (Programas de concerto).

  • PASCOAL, M.L. . Miranda Mozart e Dicionário Musical. Brasilia: Orquestra Sinfonica Teatro Nacional Claudio Santoro, 2008 (Programas de concerto).

  • PASCOAL, M.L. . Williams Prokofiev e Dicionário Musical 2008 (Programas de concerto).

  • PASCOAL, M.L. . Rossini D'Indy Strauss e Dicionário Musical. Orquestra Sinfonica Teatro Nacional Claudio Santoro, 2008 (Programas de concerto).

  • PASCOAL, M.L. . Castro Lobo Nunes Garcia Schubert Mozart e Dicionário Musical. Brasilia: Orquestra sinfonica Teatro Nacional Claudio Santoro, 2008 (Programas de concerto).

  • PASCOAL, M.L. . Busoni Debussy Wagner e Dicionário Musical. Brasilia: Orquestra Sinfonica Teatro Nacional Claudio Santoro, 2008 (Programas de concerto).

  • PASCOAL, M.L. ; MAESHIRO, M. . Guerra-Peixe Midori Maeshiro. Rio de Janeiro: ABM Digital, 2007 (Encarte de CD).

  • PASCOAL, M.L. . Grupo de Trabalho "Técnicas de análise" 2007 (Relatora).

  • PASCOAL, M.L. . Correa, Antenor Ferreira. Estruturações harmônicas pós-tonais. São Paulo: Unesp, 2006 (Orelha de livro).

  • PASCOAL, M.L. . Revista OPUS. Campinas: ANPPOM, 2006 (Editorial).

  • PASCOAL, M.L. ; LIMA, L. F. N. . Notícia sobre o Primeiro Congresso Internacional Villa-Lobos. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Música - Revista Brasiliana, 2002 (Referência).

  • PASCOAL, M.L. ; CARVALHO, F. C. . Canções de Dinorá de Carvalho. Campinas: Editora da Unicamp, 2001 (Referência).

  • PASCOAL, M.L. ; OLIVEIRA, A. ; HENTSCHKE, L. . Diretrizes Curriculares para a área de música. Brasilia 2000 (administrativa).

  • PASCOAL, M.L. . A música do século XX para os cursos de Graduação. Porto Alegre: ABEM, 2000 (ensino musical).

  • PASCOAL, M.L. ; OLIVEIRA, A. ; HENTSCHKE, L. . Indicadores dos Padrões de Qualidade para os Cursos de Graduação em Música. Brasilia: MEC, 2000 (administrativa).

  • PASCOAL, M.L. . Subsídios para currículos de cursos de música (Grupo de Trabalho). Campinas: IA/Unicamp, 1998 (Relatora).

  • PASCOAL, M.L. . Shafer, Raymond Murray (1933). Campinas: CDMC/Unicamp, 1997 (Boletim).

  • PASCOAL, M.L. . Festival Schubert 1997 (Programaas de concerto).

  • PASCOAL, M.L. ; GUBERNIKOFF, C. . Encontros/Desencontros. Rio de Janeiro: Funarte/Uni-Rio, 1996 (Relatora).

  • PASCOAL, M.L. . Dinorá de Carvalho: a imagem de uma estrela. São Paulo: SESC, 1995 (Boletim).

  • PASCOAL, M.L. . Resenha de: contraponto, uma arte de compor. São Paulo: Unesp, 1994 (ensino musical).

  • PASCOAL, M.L. . Resenhas de: Projeto Alfabetização musical. Fundamentos da educação musical. Cadernos de Estudo: Análise musica 5.. SÃO PAULO: UNESP, 1992 (ensino musical).

  • PASCOAL, M.L. ; FONTERRADA, M. . O ouvido pensante. São Paulo: Editora da UNESP, 1991 (Tradução).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

PASCOAL, M.L. . Conselho Científico da Revista OPUS,. 2018.

PASCOAL, M.L. . Conselho Consultivo da Revista Vortex. 2018.

PASCOAL, M.L. . Conselho Consultivo do XXVIII Congresso Nacional da ANPPOM,. 2018.

PASCOAL, M.L. . Conselho Científico da Revista OPUS,. 2017.

PASCOAL, M.L. . Conselho Consultivo da Revista Musica Theorica. 2017.

PASCOAL, M.L. . Conselho Consultivo do XXVII Congresso Nacional da ANPPOM,. 2017.

PASCOAL, M.L. . Assessoria para CAPES. 2006.

PASCOAL, M.L. . Comissão da área de Artes/Música.. 2006.

PASCOAL, M.L. . Conselho Consultivo da revista Música HODIE. 2006.

PASCOAL, M.L. . Conselho de especialistas para a seleção de trabalhos submetidos ao XVI congresso da ANPPOM. 2006.

PASCOAL, M.L. . Comissão Especial para Classificação. 2005.

PASCOAL, M.L. . Reunião da Área de Artes. 2005.

PASCOAL, M.L. . Assessoria para bolsa de Pós-doutoramento no exterior. 2005.

PASCOAL, M.L. . Assessoria "ad hoc" CAPES. 2005.

PASCOAL, M.L. . Assessoria para bolsas de Inciação científica PIBIC/CNPq/UNICAMP. 2005.

PASCOAL, M.L. . Conselho Editorial para a EDUSP. 2005.

PASCOAL, M.L. ; CHAVES, C. L. . Comissão Especial para exame de recursos sobre a avaliação dos cursos de Pós-Graduação em Artes/Música. 2004.

PASCOAL, M.L. . Conselho consultivo da revista Música HODIE. 2004.

PASCOAL, M.L. . Assessoria para o PIBIC/Unicamp. 2004.

PASCOAL, M.L. . Assessoria para o PIBIC/UNICAMP. 2003.

PASCOAL, M.L. . Conselho Editorial. 2003.

PASCOAL, M.L. . Conselho científico do I Seminário OSESP de Educação Musical e III Encontro Regional ABEM. São Paulo, Sala S. Paulo. 2003.

PASCOAL, M.L. . Assessoria para o PIBIC/CNP/UNICAMP. 2002.

PASCOAL, M.L. . Assessoria para Bolsa de Pós-doutoramento no exterior. 2002.

PASCOAL, M.L. . Assessoria para a Reitoria da UNICAMP. 2001.

PASCOAL, M.L. . Conselho de Especialistas da ANPPOM. 2001.

PASCOAL, M.L. . Conselho Editorial Revista PerMusi. 2001.

PASCOAL, M.L. . PIBIC/UNICAMP. 2001.

PASCOAL, M.L. . Cadernos da Pós-Graduação IA/Unicamp. 2001.

PASCOAL, M.L. . Assessoria para o Ministério da Educação. 1998.

PASCOAL, M.L. . Conselho Editorial da revista Cadrenos da Pós-Graduação, de 1997 até hoje. 1997.

PASCOAL, M.L. . Assessoria ad hoc da CAPES. 1996.

PASCOAL, M.L. . Assessoria científica para a FAPESP, de 1996 até hoje.. 1996.

PASCOAL, M.L. . Conselho Editorial da Revista TRILHAS, 1996 até hoje.. 1996.

PASCOAL, M.L. . Conselho Editorial da revista UNIMAR. 1994.

PASCOAL, M.L. . Assessoria para a biblioteca do Instituto de Artes da Unicamp, de 1992 até hoje. 1992.

PASCOAL, M.L. . Projetos de Pesquisa FAEP/UNICAMP, de 1991 até hoje.. 1991.

PASCOAL, M.L. . Conselho Consultivo do XXVII Congresso Nacional da ANPPOM,. 2017.

PASCOAL, M.L. . Comissão Científica do II Congresso da TeMA.. 2017.

PASCOAL, M.L. . Conselho Científico da Revista OPUS,. 2017.

PASCOAL, M.L. . Conselho Científico da Revista Vortex, 2017.. 2017.

PASCOAL, M.L. . Conselho Científico do EITAM 4, ECA-USP,. 2017.

PASCOAL, M.L. . Conselho Científico da Revista Musica Theorica, TeMA.. 2017.

PASCOAL, M.L. . Conselho Consultivo do XXVII Congresso Nacional da ANPPOM,. 2017.

PASCOAL, M.L. . Conselho Consultivo do XXVII Congresso Nacional da ANPPOM, j. 2017.

PASCOAL, M.L. . Conselho Científico da Revista OPUS,. 2017.

PASCOAL, M.L. . Conselho Científico da Revista Vortex,. 2017.

PASCOAL, M.L. . Conselho Científico do EITAM 4, ECA-USP,. 2017.

PASCOAL, M.L. . Conselho Científico do EITAM 4, ECA-USP,. 2017.

PASCOAL, M.L. . Conselho Consultivo do XXVI Congresso Nacional da ANPPOM,. 2016.

PASCOAL, M.L. . Conselho Fiscal da TeMA,. 2016.

PASCOAL, M.L. . Conselho Consultivo do XXV Congresso Nacional da ANPPOM,. 2015.

PASCOAL, M.L. . Conselho Científico do XXIV Congresso da ANPPOM. 2014.

PASCOAL, M.L. . Parecer à revista OPUS. 2013.

PASCOAL, M.L. . Conselho de Especialistas do XXIII Congersso Nacional da ANPPOM. 2013.

PASCOAL, M.L. . Parecer à revista Opus (ANPPOM). 2012.

PASCOAL, M.L. . Parecer à revista OPUS (ANPPOM). 2012.

PASCOAL, M.L. . Conselho de Especialistas do XXII Congresso Nacional da ANPPOM. 2012.

PASCOAL, M.L. . Conselho de Especialistas do XXI Congresso Nacional da ANPPOM. 2011.

PASCOAL, M.L. . Parecer à Comissão Científica do II Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ. 2011.

PASCOAL, M.L. . Pareceres á Comissão Científica do II Encontro Internacional de Teoria e Análise. 2011.

PASCOAL, M.L. . Revisão técnica. 2011.

PASCOAL, M.L. . Conselho de Especialistas do XX Congresso Nacional da ANPPOM. 2010.

PASCOAL, M.L. . Comissão de Avaliação do Edital de Apoio a Publicações Acadêmicas do CEART/UDESC. 2010.

PASCOAL, M.L. . Conselho Editorial da Revista Música HODIE. 2010.

PASCOAL, M.L. . Conselho de Especialistas para o XIX Congresso Nacional da ANPPOM. 2009.

PASCOAL, M.L. . Conselho de Especialistas para o XVIII Congresso Nacional da ANPPOM. 2008.

PASCOAL, M.L. . Conselho Consultivo da Revista Música Hodie. 2007.

PASCOAL, M.L. . Conselho de Especialistas do XVII Congresso Nacional da ANPPOM. 2007.

PASCOAL, M.L. . Elaboração e coordenação de Prova de Seleção para Mestrado e Doutorado em Música. 2006.

PASCOAL, M.L. . Programa e bibliografia para curso de Estruturação Musical. 2006.

PASCOAL, M.L. . Ad hoc CAPES. 2004.

PASCOAL, M.L. . Ad hoc CAPES. 2003.

PASCOAL, M.L. . Editora. 2003.

PASCOAL, M.L. . Análise de plano de pesquisa de candidato estrangeiro. 2002.

PASCOAL, M.L. . Comissão para análise e equivalência de curso e Tese de Doutorado de candidato estrangeiro. 2002.

PASCOAL, M.L. ; BARBOSA, J. . Comissão de Verificação para abertura de curso de Música. 2000.

PASCOAL, M.L. ; SOUZA, J. . Comissão de Verificação para funcionamento de curso. 1999.

PASCOAL, M.L. ; OLIVEIRA, A. ; HENTSCHKE, L. . Comissão de Especialistas de Ensino de Música, de 1998 a 2000. 1998.

PASCOAL, M.L. ; CONDE, C. . Comissão de Verificação de funcionamento de curso de Música. 1998.

PASCOAL, M.L. . Comissão de Contratação e Desempenho Acadêmico, de 1991 a 1996. 1991.

PASCOAL, M.L. ; SOUZA, R. C. . Entrevista-Maria Lúcia Pascoal. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

PASCOAL, M.L. . Reinauguração do orgão Cavaillé-Coll. 2018.

PASCOAL, M.L. ; ANTUNES, G. ; SACARDUELLI, F. ; AGUERA, F. ; AUDI, H. . VII Simposio de violão EMBAP. Homenagem a Almeida Prado. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

PASCOAL, M.L. . Música: uma expressão na Liturgia. 2011; Tema: Aspectos históricos da composição musical. (Blog).

PASCOAL, M.L. . Editorial para os Anais do I Encontro Internacional de Análise Musical. 2010. (Editoração/Anais).

PASCOAL, M.L. ; Beduschi, L. ; JANK, H. . Aspectos das vozes condutoras na Análise Musical. 2008. (Mesa-redonda).

PASCOAL, M.L. . Editorial para a revista OPUS. 2006. (Editoração/Periódico).

PASCOAL, M.L. . Editorial para a revista OPUS. 2005. (Editoração/Periódico).

PASCOAL, M.L. . Editorial da Revista Opus. 2004. (Editoração/Periódico).

PASCOAL, M.L. . Relatório Final de Pesquisa. 2004. (Relatório de pesquisa).

PASCOAL, M.L. . Som/silêncio. 2003. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto didático).

PASCOAL, M.L. . A emancipação sonora na música do século XX. 2003. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto didático).

PASCOAL, M.L. . Editorial da Revista Opus. 2003. (Editoração/Periódico).

PASCOAL, M.L. ; ASSIS, G. A. . Relatório Final de Pesquisa. 2003. (Relatório de pesquisa).

PASCOAL, M.L. . Relatório Final de Pesquisa. 2003. (Relatório de pesquisa).

PASCOAL, M.L. . Orpheus Institut Music Seminar 2003. 2003. (Curso freqüentado por seleção de currículo).

PASCOAL, M.L. . Práticas e ensino de Música na Universidade. 2003. (Mesa-redonda).

PASCOAL, M.L. . Panorama de técnicas de análise musical. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto didático).

PASCOAL, M.L. ; MOREIRA, A. L. C. . A poética nos 16 Poesilúdios para piano de Almeida Prado: análise musical. 2002. (Relatório de pesquisa).

PASCOAL, M.L. ; FRANCO, C. H. R. . Um estudo da Forma-Sonata. Análise de Brahms-Sinfonia n. 3 (allegro con brio) segundo os modelos de Felix Salzer e Heinrich Schenker. 2002. (Relatório de pesquisa).

PASCOAL, M.L. . Bibliografia comentada sobre análise. 2001. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto técnico).

PASCOAL, M.L. ; MOREIRA, A. L. ; POZZO, M. H. . Glossário Teoria dos conjuntos. 2001. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto técnico).

PASCOAL, M.L. . Técnicas de análise. 2001. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto técnico).

PASCOAL, M.L. ; TAFFARELLO, T. M. . Estudo das transformações da forma sonata em duas composições do século XX para trompete e piano. 2001. (Relatório de pesquisa).

PASCOAL, M.L. ; POZZO, M. H. . Questões sobre o universal e o paradoxal na obra pianística de Aylton Escobar. 2001. (Relatório de pesquisa).

PASCOAL, M.L. ; CAMPINAS, O. S. M. . Concerto com a Orquestra Sinfonica Municipal de Campinas. 1988. Interpretação.

PASCOAL, M.L. ; CAMPINAS, O. S. M. . Primeira audição de ALMEIDA PRADO - Sinfonia Unicamp. 1981. Interpretação.

PASCOAL, M.L. ; PASCOAL, A. ; COZZELLA, D. . Concerto John Cage. 1975. Interpretação.

PASCOAL, M.L. ; DINIZ, J. ; FESTIVAL, C. M. S. . Apresentação da peça LUIZ ÁLVARES PINTO-Te Deum Pesquisa Jaime Diniz. 1970. Interpretação.

PASCOAL, M.L. ; PAULO, C. V. S. . Gravação da peça de ANDRÉ DA SILVA GOMES - Missa a oito vozes. 1970. Interpretação.

PASCOAL, M.L. ; PAULO, O. E. S. . Primeira audição da peça ANTONIO CARLOS JOBIM - Sinfonia Brasilia. 1966. Interpretação.

PASCOAL, M.L. . Restauração de acervos de música brasileira. 2004 (Projeto) .

PASCOAL, M.L. . Provimento de cargo de professor. 2003 (Concurso público) .

PASCOAL, M.L. . Provimento de cargo de professor. 2003 (Concurso público) .

PASCOAL, M.L. . Provimento de cargo de professor. 2003 (Concurso público) .

PASCOAL, M.L. . Comissão Julgadora. 2002 (Concurso público) .

PASCOAL, M.L. . Biblioteca do Instituto de Artes - Infraestrutura. 2001 (Projetos) .

PASCOAL, M.L. . FAP-Livros. 2001 (Projeto) .

PASCOAL, M.L. . FAP-livros. 2000 (Projetos) .

PASCOAL, M.L. ; ORGANIZADORA, C. . XI Encontro Nacional da ANPPOM. 1998 (Organização de eventos) .

PASCOAL, M.L. ; ORGANIZADORA, C. . 33o. Festival de Música Nova. 1997 (Organização de eventos) .

PASCOAL, M.L. ; ORGANIZADORA, C. . I Encontro Interno de Pesquisa em Artes e Multimeios. 1997 (Organização de eventos) .

PASCOAL, M.L. . Um projeto de piano. 1996 (Projetos) .

PASCOAL, M.L. . Tristan Murail-pesquisador visitante. 1996 (Projetos) .

PASCOAL, M.L. . Jornada de Pesquisa. 1996 (Organização de eventos) .

PASCOAL, M.L. . Seminário Iniciação Científica- Música. 1994 (Organização de eventos) .

PASCOAL, M.L. . Biblioteca do Instituto de Artes: infraestrutura de 1994, 1995, 1996. 1994 (Projetos) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2004 - Atual

    "Música Viva": aspectos da criação pianística no Brasil na década 1940-50, Descrição: "Música Viva" foi um movimento musical ativo no Brasil entre 1939 e 1950, formado por compositores, intérpretes, musicólogos e professores. Entre as propostas desse movimento expressas em documentos, contavam-se entre outras, cultivar a música contemporânea de todas as tendências, considerada como a expressão da época; promover uma educação musical ampla, revendo conceitos e posições doutrinárias; lutar pela liberdade e pela criação de formas novas na música brasileira. "Música Viva" promoveu concertos, apresentando obras em primeiras audições, atuou na formação de músicos e de público, divulgou suas idéias em artigos e boletins e ainda apresentou um programa de rádio com repertório pouco conhecido, além de primeiras audições das composições dos participantes. Tudo isso representou uma nova dinâmica na vida musical, movimentando-a em direção à modernidade e apontando para o desenvolvimento de tempos posteriores. Apesar de já se haverem passado mais de cinqüenta anos, o que se conhece hoje da produção musical deste período é que está pouco editada, não estudada nos seus aspectos técnicos e carece de divulgação em concertos e gravações. Entre a bibliografia específica deste período, estão estudos de musicologia histórica de José Maria Neves (1981) entre os que trataram em profundidade; Carlos Kater (2000, 2001) que revive o movimento "Música Viva" através de história, farta documentação, entrevistas e catálogos e Vasco Mariz (2000) que testemunha tendo vivido a época. Nenhum deles porém, trata da teoria da composição e análise das peças. Fizeram parte do movimento "Música Viva" compositores que formaram o Grupo "Música Viva": Guerra Peixe, Katunda, Koellreutter, Krieger e Santoro. O objetivo deste trabalho é analisar os elementos formadores de superfície e estrutura na criação pianística dos compositores do Grupo "Música Viva" na década 1940-50, para chegar ao conhecimento das técnicas que constituem sua linguagem musical. O fato do "Música Viva" defender idéias de. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Maria Lúcia Senna Machado Pascoal - Coordenador / Iracele Livero de Souza - Integrante / Adriano Gado - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2005

I Prêmio José Maria Neves (orientadora), ANPPOM.

2003

Menção honrosa (orientadora), PRP/Unicamp/Pibic.

1997

Reconhecimento Acadêmico Zeferino Vaz, Universidade Estadual de Campinas.

1997

Menção Honrosa, Atravez/EM-UFMG.

1996

Academico, Academia de Música de Campinas.

1958

Medalha Ricordi, Ricordi Brasileira.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Departamento de Música. , R Elis Regina, 50, Barão Geraldo, 13081-907 - Campinas, SP - Brasil - Caixa-postal: 6159, Telefone: (19) 32891510, Fax: (19) 32893140, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 1981 - Atual

    Universidade Estadual de Campinas

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: RDIDP, Carga horária: 0

    Outras informações:
    A partir de outubro de 1999 sou Professor colaborador voluntário.

    Atividades

    • 03/2003

      Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Artes, Instituto de Artes.,Atividade realizada, Grupo de estudos Musicanálise.

    • 03/2002

      Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Artes, Instituto de Artes.,Atividade realizada, Grupo de estudos Musicanálise.

    • 03/2001

      Ensino, Artes Música, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais em Música

    • 03/2001

      Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Artes, Instituto de Artes.,Atividade realizada, Grupo de estudos Musicanálise.

    • 03/2000

      Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Artes, Instituto de Artes.,Atividade realizada, Grupo de estudos Musicanálise.

    • 03/1999

      Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Artes, Departamento de Música.,Linhas de pesquisa

    • 03/1985

      Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Artes, Departamento de Música.,Linhas de pesquisa

    • 04/1981

      Direção e administração, Universidade Estadual de Campinas, .,Cargo ou função, Professora.

    • 08/2000 - 12/2000

      Ensino, Artes Música Minter Unicamp Ufrn, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais em Mùsica

    • 03/2000 - 06/2000

      Ensino, Artes Música, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais em Música

    • 03/1994 - 06/2000

      Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Artes, Departamento de Música.,Linhas de pesquisa

    • 03/1981 - 12/1999

      Ensino, Graduação Em Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estruturação Musical III, Harmonia I, II, III, IV, Contraponto I, II, III, Análise I, II, II, IV, Teclado I, II, III, IV

    • 11/1995 - 02/1999

      Direção e administração, Biblioteca do Ia, .,Cargo ou função, Coordenadora.

    • 03/1998 - 06/1998

      Ensino, Artes Música, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Formas, Gêneros, Estilos Musicais

    • 06/1996 - 06/1998

      Direção e administração, Instituto de Artes, Departamento de Música.,Cargo ou função, Chefe de Departamento.

    • 08/1997 - 12/1997

      Ensino, Artes Música, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais em Música

    • 03/1994 - 12/1996

      Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Artes, Departamento de Música.,Linhas de pesquisa

    • 03/1996 - 06/1996

      Ensino, Artes, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Formas, Gêneros e Estilos musicais

    • 03/1996 - 06/1996

      Ensino, Artes Música, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especias em Música

    • 11/1995 - 06/1996

      Direção e administração, Instituto de Artes, Coordenação da Subcpg Artes.,Cargo ou função, coordenadora.

    • 08/1991 - 06/1996

      Direção e administração, Instituto de Artes, Diretora Associada.,Cargo ou função, Diretora.

    • 03/1995 - 06/1995

      Ensino, Artes Música, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais em Música

    • 08/1994 - 12/1994

      Ensino, Artes Música, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais em Música

    • 03/1993 - 06/1993

      Ensino, Artes Música, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Atividades orientadas, Formas, Gêneros e Estilos Musicais

    • 03/1991 - 12/1992

      Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Artes, Departamento de Música.,Linhas de pesquisa

    • 03/1990 - 12/1992

      Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Artes, Departamento de Música.,Linhas de pesquisa

    • 03/1992 - 06/1992

      Ensino, Artes Música, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Escpeciais em Mùsica - Técnicas de análise

    • 03/1992 - 06/1992

      Ensino, Artes, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Formas, Gêneros e Estilos Musicais

    • 03/1985 - 05/1990

      Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Artes, Departamento de Música.,Linhas de pesquisa

    • 08/1984 - 12/1984

      Extensão universitária , Instituto de Artes, Departamento de Música.,Atividade de extensão realizada, Música de Wagner a Cage.

  • 1969 - 1979

    Escola Magda Tagliaferro

    Vínculo: professor, Enquadramento Funcional: professor autônomo, Carga horária: 0

    Atividades

    • 03/1969 - 12/1979

      Treinamentos ministrados , Escola Magda Tagliaferro, .,Treinamentos ministrados, Estruturação Musical, Percepção Musical, Aulas para Professores

    • 03/1969 - 12/1979

      Treinamentos ministrados , Escola Magda Tagliaferro, .,Treinamentos ministrados

    • 03/1969 - 12/1979

      Treinamentos ministrados , Escola Magda Tagliaferro, .,Treinamentos ministrados, Percepção Musical, Estruturação Musical

  • 1976 - 1983

    Prefeitura Municipal de Campinas

    Vínculo: celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Orquestra, Carga horária: 0

    Atividades

    • 04/1976 - 03/1983

      Outras atividades técnico-científicas , Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas.,Atividade realizada, Instrumentista de Orquestra (Teclados e Piano).