Pedro Henrique Soares Santos

Possui graduação em História pela Universidade de Brasília(2013) e mestrado em História pela Universidade de Brasília(2016). Atualmente é Professor de Educação Básica da Secretaria de Educação do Distrito Federal. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil.

Informações coletadas do Lattes em 21/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em História

2014 - 2016

Universidade de Brasília, UnB
Título: Recrutamento, castigos e os direitos do cidadão no Exército do Primeiro Reinado (1822-1831),Ano de Obtenção: 2016
Neuma Brilhante Rodrigues.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Ciências Humanas

Graduação em História

2009 - 2013

Universidade de Brasília, UnB
Título: Nos rastros da mudança: o Exército de cidadãos no contexto da Guerra da Cisplatina (1825-1828)
Orientador: Neuma Brilhante Rodrigues

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

II Simpósio Nacional de História Militar.ENTRE CASTIGOS CRUEIS E CASTIGOS CONSTITUCIONAIS: AS PRÁTICAS DE PUNIÇÃO DO EXÉRCITO IMPERIAL EM DEBATE. 2017. (Simpósio).

Ensino Religioso e Estado Laico: Um caminho.... Uma reflexão. 2016. (Outra).

IV SEMINÁRIO DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DE PROFESSORES/PEDAGOGOS - UnB E REDES DE EDUCAÇÃO BÁSICA.PROJETO INTEGRAÇÃO: UMA PROPOSTA DE APRENDIZAGEM EM REDE PARA AS ESCOLAS PÚBLICAS DO RECANTO DAS EMAS. 2016. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Gabriella de Castro Pires

VIDIGAL, Carlos;SANTOS, P. H. S.; DORATIOTO, Francisco. A ação diplomática pela paz na Guerra do Chaco. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade de Brasília.

Aluno: Sabrina Ribeiro Oliveira

DORATIOTO, Francisco; VIDIGAL, Carlos;SANTOS, P. H. S.. Mauá no Rio da Prata (1850-1864). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade de Brasília.

Aluno: Gilmar Lopes Mota

BRILHANTE, N.; BALABAN, Marcelo;SANTOS, P. H. S.. Odorico Mendes e o serviço público no Primeiro Reinado. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade de Brasília.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Tereza Cristina Kirschner

KIRSCHNER, T. C.; BRILHANTE, N.; DORATIOTO, F.. Nos rastros da mudança: o exército de cidadãos no contexto da guerra cisplatina. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade de Brasília.

Neuma Brilhante Rodrigues

KIRSCHNER, T. C.;RODRIGUES, Neuma Brilhante; DORATIOTTO, F.. Nos rastros da mudança: o Exército de cidadãos no contexto da Guerra Cisplatina. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado e licenciatura em História) - Universidade de Brasília.

Cristiano Otávio Paixão Araújo Pinto

PAIXÃO, Cristiano; RODRIGUES, N. B.; KIRSCHNER, T.. Recrutamento, castigo e direitos do cidadão no Exército do Primeiro Reinado. 2016. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade de Brasília.

Francisco Fernando Monteoliva Doratioto

DORATIOTO, Francisco. Soldados e cidadãos? Recrutamento, castigo e direitos da cidadania no Exército do Primeiro Reinado. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade de Brasília.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Neuma Brilhante Rodrigues

Recrutamento, castigos e os direitos do cidadão no Exército do Primeiro Reinado (1822-1831); 2016; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Neuma Brilhante Rodrigues;

Neuma Brilhante Rodrigues

Nos rastros da mudança:o Exército de cidadãos no contexto da Guerra da Cisplatina; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado e licenciatura em História) - Universidade de Brasília; Orientador: Neuma Brilhante Rodrigues;

Neuma Brilhante Rodrigues

Covardes e traidores ou combatentes aguerridos? A deserção na guerra da Cisplatina; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Neuma Brilhante Rodrigues;

Neuma Brilhante Rodrigues

Documentos do Brasil Oitocentista; 2011; Orientação de outra natureza; (História) - Decanato de Graduação - UnB, Decanato de Graduação - UnB; Orientador: Neuma Brilhante Rodrigues;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SANTOS, P. H. S. . A construção do Brasil Constitucional. EM TEMPO DE HISTÓRIAS , v. 29, p. 126-137, 2016.

  • SANTOS, P. H. S. . Adam Smith e a sociedade comercial. Em tempo de História (digital) , v. 26, p. 25-37, 2015.

  • SANTOS, P. H. S. ; TREMONTE, Thiago . Reflexões sobre uma epochal war: o Brasil e seus vizinhos platinos. Revista Cordis- Revista Eletrônica de História Social da Cidade , v. 11, p. 281-298, 2013.

  • SANTOS, P. H. S. . Cidadãos em Campanha: os debates parlamentares sobre o Exército imperial no contexto da guerra da Cisplatina (1825-1828). Cadernos de História (UFOP. Mariana) , v. VIII, p. 27-41, 2013.

  • SANTOS, P. H. S. . O Paraguai na Guerra do Chaco (1932-1935). Revista Noctua , v. 3, p. 5, 2012.

  • SANTOS, P. H. S. . ENTRE CASTIGOS CRUEIS E CASTIGOS CONSTITUCIONAIS: AS PRÁTICAS DE PUNIÇÃO DO EXÉRCITO IMPERIAL EM DEBATE. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SANTOS, P. H. S. . Quem deve servir as armas? O debate do recrutamento na primeira legislatura Do Império. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SANTOS, P. H. S. . Covardes e Traidores ou combatentes aguerridos? A deserção na guerra da Cisplatina. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2012 - 2013

    As primeiras décadas do Brasil Imperial: novos tempos, novos territórios e a atualização dos homens, Descrição: . A proposta de trabalho relaciona-se com a renovação dos estudos acerca do Primeiro Reinado, não mais visto como período de transição da história colonial para a verdadeira independência, em 1831, com a abdicação de d. Pedro I. A época é agora vista como momento crucial para a consolidação do Estado nacional e para a construção de instituições e arranjos políticos que viabilizaram o Brasil Imperial. Também se tem destacado os diferentes projetos de nação existentes à época, e não mais apenas os vitoriosos. Tais disputas resultaram, em alguns momentos, em conflitos travados não apenas pelas penas, mas também pela espada. Exemplos disso foram a Guerra Cisplatina e o movimento Farrapo. As atuais abordagens historiográficas sobre o período, influenciadas pelos pressupostos da História Política renovada, apontam, assim, para novas temáticas, tais como construção do Estado e da nação, o lugar da mídia, a representação política e a formação dos espaços públicos. Têm-se também chamado a atenção para a historicidade de conceitos fundamentais para a sociedade moderna, tais como cidadania, soberania, pátria, nação e independência e seus usos na sociedade brasileira oitocentista.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Pedro Henrique Soares Santos - Integrante / Neuma Brilhante Rodrigues - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Secretaria de Educação do Distrito Federal, Coordenação Regional de Ensino do Recanto das Emas. , Quadra 203, Recanto das Emas, 72610300 - Brasília, DF - Brasil, Telefone: (61) 39011549

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional