Pedro Henrique Soares Santos

Possui graduação em História pela Universidade de Brasília(2013) e mestrado em História pela Universidade de Brasília(2016). Atualmente é Professor de Educação Básica da Secretaria de Educação do Distrito Federal. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil. Atuando principalmente nos seguintes temas:Santa Sé, Brasil, Relações exteriores.

Informações coletadas do Lattes em 26/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em História

2019 - Atual

Universidade de Brasília, UnB
Título: Relações Brasil-Santa Sé entre 1875 e 1905,
Francisco Fernando Monteoliva Doratioto. Palavras-chave: Santa Sé; Brasil; Relações exteriores.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Teologia / Subárea: História das Teologias e Religiões. Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História das Relações Exteriores.

Mestrado em História

2014 - 2016

Universidade de Brasília, UnB
Título: Recrutamento, castigos e os direitos do cidadão no Exército do Primeiro Reinado (1822-1831),Ano de Obtenção: 2016
Neuma Brilhante Rodrigues.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Ciências Humanas

Graduação em História

2009 - 2013

Universidade de Brasília, UnB
Título: Nos rastros da mudança: o Exército de cidadãos no contexto da Guerra da Cisplatina (1825-1828)
Orientador: Neuma Brilhante Rodrigues

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

II Simpósio Nacional de História Militar.ENTRE CASTIGOS CRUEIS E CASTIGOS CONSTITUCIONAIS: AS PRÁTICAS DE PUNIÇÃO DO EXÉRCITO IMPERIAL EM DEBATE. 2017. (Simpósio).

Ensino Religioso e Estado Laico: Um caminho.... Uma reflexão. 2016. (Outra).

IV SEMINÁRIO DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DE PROFESSORES/PEDAGOGOS - UnB E REDES DE EDUCAÇÃO BÁSICA.PROJETO INTEGRAÇÃO: UMA PROPOSTA DE APRENDIZAGEM EM REDE PARA AS ESCOLAS PÚBLICAS DO RECANTO DAS EMAS. 2016. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Marcos Vinicius Alves dos Santos

DORATIOTO, Francisco; VIDIGAL, Carlos;SANTOS, P. H. S.. Diplomacia e Guerra: Relações Internacionais do Brasil (1939-1945). 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade de Brasília.

Aluno: Gabriella de Castro Pires

VIDIGAL, Carlos;SANTOS, P. H. S.; DORATIOTO, Francisco. A ação diplomática pela paz na Guerra do Chaco. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade de Brasília.

Aluno: Sabrina Ribeiro Oliveira

DORATIOTO, Francisco; VIDIGAL, Carlos;SANTOS, P. H. S.. Mauá no Rio da Prata (1850-1864). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade de Brasília.

Aluno: Gilmar Lopes Mota

BRILHANTE, N.; BALABAN, Marcelo;SANTOS, P. H. S.. Odorico Mendes e o serviço público no Primeiro Reinado. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade de Brasília.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Tereza Cristina Kirschner

KIRSCHNER, T. C.; BRILHANTE, N.; DORATIOTO, F.. Nos rastros da mudança: o exército de cidadãos no contexto da guerra cisplatina. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade de Brasília.

Neuma Brilhante Rodrigues

KIRSCHNER, T. C.;RODRIGUES, Neuma Brilhante; DORATIOTTO, F.. Nos rastros da mudança: o Exército de cidadãos no contexto da Guerra Cisplatina. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado e licenciatura em História) - Universidade de Brasília.

Cristiano Otávio Paixão Araújo Pinto

PAIXÃO, Cristiano; RODRIGUES, N. B.; KIRSCHNER, T.. Recrutamento, castigo e direitos do cidadão no Exército do Primeiro Reinado. 2016. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade de Brasília.

Francisco Fernando Monteoliva Doratioto

DORATIOTO, Francisco. Soldados e cidadãos? Recrutamento, castigo e direitos da cidadania no Exército do Primeiro Reinado. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade de Brasília.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Neuma Brilhante Rodrigues

Recrutamento, castigos e os direitos do cidadão no Exército do Primeiro Reinado (1822-1831); 2016; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Neuma Brilhante Rodrigues;

Neuma Brilhante Rodrigues

Nos rastros da mudança:o Exército de cidadãos no contexto da Guerra da Cisplatina; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado e licenciatura em História) - Universidade de Brasília; Orientador: Neuma Brilhante Rodrigues;

Neuma Brilhante Rodrigues

Covardes e traidores ou combatentes aguerridos? A deserção na guerra da Cisplatina; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Neuma Brilhante Rodrigues;

Neuma Brilhante Rodrigues

Documentos do Brasil Oitocentista; 2011; Orientação de outra natureza; (História) - Decanato de Graduação - UnB, Decanato de Graduação - UnB; Orientador: Neuma Brilhante Rodrigues;

Francisco Fernando Monteoliva Doratioto

Relações Brasil-Santa Sé entre 1875 e 1905; Início: 2019; Tese (Doutorado em Doutorado em História) - Universidade de Brasília; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SANTOS, P. H. S. . A construção do Brasil Constitucional. EM TEMPO DE HISTÓRIAS , v. 29, p. 126-137, 2016.

  • SANTOS, P. H. S. . Adam Smith e a sociedade comercial. Em tempo de História (digital) , v. 26, p. 25-37, 2015.

  • SANTOS, P. H. S. . Cidadãos em Campanha: os debates parlamentares sobre o Exército imperial no contexto da guerra da Cisplatina (1825-1828). Cadernos de História (UFOP. Mariana) , v. VIII, p. 27-41, 2013.

  • SANTOS, P. H. S. ; TREMONTE, Thiago . Reflexões sobre uma epochal war: o Brasil e seus vizinhos platinos. Revista Cordis- Revista Eletrônica de História Social da Cidade , v. 11, p. 281-298, 2013.

  • SANTOS, P. H. S. . O Paraguai na Guerra do Chaco (1932-1935). Revista Noctua , v. 3, p. 5, 2012.

  • SANTOS, P. H. S. . ENTRE CASTIGOS CRUEIS E CASTIGOS CONSTITUCIONAIS: AS PRÁTICAS DE PUNIÇÃO DO EXÉRCITO IMPERIAL EM DEBATE. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SANTOS, P. H. S. . Quem deve servir as armas? O debate do recrutamento na primeira legislatura Do Império. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SANTOS, P. H. S. . Covardes e Traidores ou combatentes aguerridos? A deserção na guerra da Cisplatina. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2012 - 2013

    As primeiras décadas do Brasil Imperial: novos tempos, novos territórios e a atualização dos homens, Descrição: . A proposta de trabalho relaciona-se com a renovação dos estudos acerca do Primeiro Reinado, não mais visto como período de transição da história colonial para a verdadeira independência, em 1831, com a abdicação de d. Pedro I. A época é agora vista como momento crucial para a consolidação do Estado nacional e para a construção de instituições e arranjos políticos que viabilizaram o Brasil Imperial. Também se tem destacado os diferentes projetos de nação existentes à época, e não mais apenas os vitoriosos. Tais disputas resultaram, em alguns momentos, em conflitos travados não apenas pelas penas, mas também pela espada. Exemplos disso foram a Guerra Cisplatina e o movimento Farrapo. As atuais abordagens historiográficas sobre o período, influenciadas pelos pressupostos da História Política renovada, apontam, assim, para novas temáticas, tais como construção do Estado e da nação, o lugar da mídia, a representação política e a formação dos espaços públicos. Têm-se também chamado a atenção para a historicidade de conceitos fundamentais para a sociedade moderna, tais como cidadania, soberania, pátria, nação e independência e seus usos na sociedade brasileira oitocentista.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Pedro Henrique Soares Santos - Integrante / Neuma Brilhante Rodrigues - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Secretaria de Educação do Distrito Federal, Coordenação Regional de Ensino do Recanto das Emas. , Quadra 203, Recanto das Emas, 72610300 - Brasília, DF - Brasil, Telefone: (61) 39011549

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2017 - 2017

Universidade de Brasília, UnB

Vínculo: Professor Voluntário, Enquadramento Funcional: Professor Voluntário, Carga horária: 4

2016 - 2017

Universidade de Brasília, UnB

Vínculo: pesquisador, Enquadramento Funcional: pesquisador, Carga horária: 10

2010 - 2011

Universidade de Brasília, UnB

Vínculo: Outro (Bolsista), Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 8, Regime: Dedicação exclusiva.

2014 - Atual

Secretaria de Educação do Distrito Federal

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Básica, Carga horária: 40