Lorhany Cordeiro Ribeiro

Formada em História pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Mestra em História pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Graduanda do curso de Pedagogia da UNIRIO- Consórcio CEDERJ (em andamento) Professora da Prefeitura Municipal de Pinheiral

Informações coletadas do Lattes em 26/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em História

2013 - 2015

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Título: ?Chronologia da Congregação do Oratório de Goa?: a construção da ?santidade? do padre José Vaz na crônica de Sebastião do Rego (XVIII),Ano de Obtenção: 2015
Patrícia Souza de Faria.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Crônica; Congregação; Santidade; Clero Nativo.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Luso-Indiana. Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Religiosa.

Graduação em andamento em Pedagogia

2016 - Atual

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Graduação em historia

2009 - 2013

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Título: ?CHRONOLOGIA DA CONGREGAÇÃO DO ORATÓRIO DE GOA?: UMA CONSTRUÇÃO DE MEMÓRIA E ESCRITA HISTÓRICA (SÉCULO XVIII)
Orientador: Patrícia Souza de Faria
Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: História.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: História da Filosofia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Políticas Públicas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

ANPUH- Nacional.?Chronologia da Congregação do Oratório de Goa?: uma construção de memória (século XVIII). 2013. (Simpósio).

Segundo Seminário Fluminense de Pós-Graduação em Históriaória.Pensar o texto de uma crônica religiosa: A escrita do padre Sebastião do Rego. 2013. (Seminário).

VIII Fórum da Pós-Graduação da UFRRJ.Cartas às excelentíssimas senhoras: Discurso e modelo de escrita nas cartas dos padres da Congregação do Oratório de Goa (1716). 2013. (Outra).

VI Semana Acadêmica de História: História, Imaginário e Cultura Popular.Nossos irmãos e senhores: Uma análise das cartas do padre José Vaz da Congregação do Oratório de Goa. 2013. (Outra).

1º Colóquio História das Religiões na Idade Média: Sacralidade, Poder e Discurso. 2010. (Outra).

Educação e trabalho- Qual o papel do Educador?. 2010. (Outra).

Formação e Cultura. 2010. (Outra).

Guerra e História. 2010. (Simpósio).

IV Seminario LOcal. 2010. (Seminário).

Memórias, Pesquisas e Práticas Pedagógicas: 60 anos da EDU-UERJ. 2010. (Outra).

Tecnologias, linguagens e educação: buscando diálogos, partilhando experiências.. 2010. (Outra).

Ciclo de Debates: "Universidade, Crise e Campo Brasileiro".. 2009. (Oficina).

Ciclo de Palestras em História Antiga: "Reflexões sobre a Antiguidade". 2009. (Seminário).

Cultura e Formação. 2009. (Seminário).

EREH- Encontro Regional dos Estudantes de História. 2009. (Congresso).

Evento "Tecnologias, linguagens e educação: buscando diálogos partilhando experiências". 2009. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Célia Cristina da Silva Tavares

FARIA, Patrícia Souza de;TAVARES, C. C. S.; GONCALVES, M. A.. Chronologia da Congregação do Oratório de Goa: a construção da santidade do padre José Vaz na crônica de Sebastião do Rego (XVIII). 2015. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Célia Cristina da Silva Tavares

FARIA, Patrícia Souza de; GONCALVES, M. A.;TAVARES, C. C. S.. A congregação do Oratório de Goa: uma crônica religiosa sobre a instituição (1746). 2014. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Margareth de Almeida Gonçalves

FARIA. P.S.; TAVARES, C. C. S.;GONÇALVES, M. A.. Chronologia da Congregação do Oratório de Goa". 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em História - PPHR) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Margareth de Almeida Gonçalves

FARIA. P.S.; TAVARES, C. C. S.;GONÇALVES, M. A.. A Congregação do Oratório de Goa: uma crônica religiosa sobre a instituição (1746). 2014. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Margareth de Almeida Gonçalves

FARIA. P.S.;GONÇALVES, M. A.; NOBREGA, L. A.. ?Chronologia da Congregação do Oratório de Goa?: uma construção de memória e escrita histórica (século XVIII). 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Luciana Mendes Gandelman

FARIA, Patrícia de Souza; GONÇALVES, Margareth de Almeida;GANDELMAN, L. M., Luciana Gandelman. "chronologia da Congregação do Oratório de Goa": uma construção de memória e escrita histórica (século XVIII). 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Patricia Souza de Faria

Faria, Patricia de Souza; GONÇALVES, Margareth; Tavares, Célia Cristina da Silva. A Chronologia da Congregação do Oratório de Goa (século XVIII). 2015. Dissertação (Mestrado em Pós- Graduação em História) - UFRRJ.

Patricia Souza de Faria

Faria, Patricia de Souza; GONÇALVES, Margareth; Tavares, Célia Cristina da Silva. A Chronologia da Congregação do Oratório de Goa. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Patricia Souza de Faria

Faria, Patricia de Souza; GONÇALVES, Margareth; GANDELMANN, Luciana. A Congregação do Oratório de Goa: Uma construção de memória e escrita histórica (séc. XVIII).. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - UFRRJ.

Vanderson de Sousa Silva

SILVA, V. S.; MONTEIRO, Y. O.. A educação inclusiva de alunos autistas na rede municipal de Pinheiral: um estudo de caso. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Patricia Souza de Faria

A Congregação do Oratório de Goa: a construção da ?santidade? do padre José Vaz na crônica de Sebastião do Rego (XVIII); 2015; Dissertação (Mestrado em História) - UFRRJ, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Patricia Souza de Faria;

Patricia Souza de Faria

Congregação do Oratório de Goa: Uma construção de memória e escrita histórica (séc; XVIII); 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - UFRRJ; Orientador: Patricia Souza de Faria;

Patricia Souza de Faria

Nobres vassalos entre virtudes e males da terra: a escrita e a identidade do clero nativo da Índia Portuguesa (séc; XVII-XVIII); 2010; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Patricia Souza de Faria;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • RIBEIRO, L. C. . 'Chronologia da Congregação do Oratório de Goa': uma construção de memória (século XVIII). In: XXVII Simpósio Nacional de História, 2013, Natal- RN. Trabalhos apresentados nos Simpósios Temáticos, 2013.

  • RIBEIRO, L. C. . 'Nossos irmãos e senhores': Uma análise das cartas do padre José Vaz da Congregação do Oratório de Goa. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • RIBEIRO, L. C. . 'Cartas às excelentíssimas senhoras': discurso e modelo de escrita nas cartas dos padres da Congregação do Oratório de Goa : (1716). 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • RIBEIRO, L. C. . Pensar o texto de uma crônica religiosa: A escrita do padre Sebastião do Rego. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • RIBEIRO, L. C. . ?Chronologia da Congregação do Oratório de Goa?: uma construção de memória (século XVIII). 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • RIBEIRO, L. C. . : ?Chronologia da Congregação do Oratório de Goa?: a escrita apologética do padre Sebastião do Rego (século XVIII).. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • RIBEIRO, L. C. ; ANJOS, Camila Domingos dos . Narrativa histórica e genealogia: a construção de identidade e superioridade de 'casta' no tratado do padre Leonardo Paes (século XVIII). 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ANJOS, Camila Domingos dos ; RIBEIRO, L. C. . Nobres da terra: casta e cristianização de Goa nos tratados de padres nascidos no império asiático português (século XVIII). 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • RIBEIRO, L. C. ; BERTI. Nicolle G. . Nobres vassalos entre males e virtudes da terra: a escrita e a identidade do clero nativo da Índia Portuguesa (séculos XVII-XVIII). 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2013 - 2015

    "?Chronologia da Congregação do Oratório de Goa?: a construção da ?santidade? do padre José Vaz na crônica de Sebastião do Rego (XVIII)", Descrição: Projeto de Pesquisa a nível de mestrado. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Lorhany Cordeiro Ribeiro - Coordenador., Número de produções C, T & A: 4

  • 2010 - 2012

    Projeto intitulado: Nobres vassalos entre males e virtudes da terra: a identidade e a escrita do clero nativo da Índia portuguesa (seculos XVII-XVIII), Descrição: Pesquisa de Iniciação Científica. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Lorhany Cordeiro Ribeiro - Integrante / Nicolle Garcia Berti - Integrante / Patricia Souza de Faria - Coordenador / Camila Domingos dos Anjos - Integrante., Número de produções C, T & A: 2

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2013 - 2015

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista D.S, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Pesquisa do projeto de mestrado: "A Congregação do Oratório de Goa: As formas de discursos em torno de uma instituição (1686- 1746)." Que ao chegar em sua versão final de dissertação tornou-se: "?Chronologia da Congregação do Oratório de Goa?: a construção da ?santidade? do padre José Vaz na crônica de Sebastião do Rego (XVIII)"

2013 - 2015

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (DF)

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2010 - 2012

Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ

Vínculo: Bolsista graduanda, Enquadramento Funcional: Bolsista de iniciação científica, Carga horária: 20

Outras informações:
Projeto intitulado: Nobres vassalos entre males e virtudes da terra: a identidade e a escrita do clero nativo da Índia portuguesa (seculos XVII-XVIII)

2017 - 2019

Prefeitura Municipal de Volta Redonda

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 14

2018 - Atual

Prefeitura Municipal de Pinheiral, PM/Pinheiral

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 16