André Moreira Fernandes Ferreira

Doutorando em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui mestrado em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Possui graduação em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Tem experiência na área de Filosofia com ênfase em Lógica e na filosofia de Ludwig Wittgenstein (1889-1951). Atua principalmente nos seguintes temas: filosofia da linguagem, filosofia da lógica, filosofia da matemática, filosofia analítica.

Informações coletadas do Lattes em 13/08/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Filosofia

2016 - Atual

Universidade Federal de Minas Gerais
Abilio Azambuja Rodrigues Filho. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em Filosofia

2014 - 2016

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Tractatus Logico-Philosophicus: a sintaxe lógica e o problema das incompatibilidades proposicionais,Ano de Obtenção: 2016
Edgar da Rocha Marques.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em Filosofia

2010 - 2014

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Wittgenstein e a imagem agostiniana da linguagem
Orientador: Edgar da Rocha Marques
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Lógica.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Filosofia da Lógica.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Filosofia Analítica.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Filosofia da Linguagem.

Participação em eventos

X Seminário dos Alunos de Pós-Graduação em Lógica e Metafísica.A Sintaxe Lógica e a Noção de Sistema no Tractatus Logico-Philosophicus. 2016. (Seminário).

As Filosofias da Linguagem e as Linguagens da Filosofia II.Uma Introdução a Lógicas Não-Clássicas: modalidade e polivalência. 2014. (Seminário).

As Filosofias da Linguagem e as Linguagens da Filosofia II.Lógicas Não-Clássicas: analiticidade e modalidade. 2014. (Seminário).

XVI Encontro da ANPOF. Sintaxe Lógica e o Problema das Incompatibilidades Proposicionais no Tractatus Logico-Philosophicus. 2014. (Congresso).

Comissão julgadora das bancas

Ricardo José Corrêa Barbosa

BARBOSA, R. J. C.; MARQUES, Edgar da Rocha; PEREIRA, Luiz Carlos. Wittgenstein e a imagem agostiniana da linguagem. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Foi orientado por

Camila Rodrigues Jourdan

Monitoria Lógica Clássica; 2012; Orientação de outra natureza; (Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Camila Rodrigues Jourdan;

Camila Rodrigues Jourdan

Monitoria Lógica Clássica; 2011; Orientação de outra natureza - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Camila Rodrigues Jourdan;

Edgar da Rocha Marques

Tractatus Logico-Philosophicus: a sintaxe lógica e o problema das incompatibilidades proposicionais; 2016; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Edgar da Rocha Marques;

Edgar da Rocha Marques

Wittgenstein e a imagem agostiniana da linguagem; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Edgar da Rocha Marques;

Produções bibliográficas

  • FERREIRA, A. M. F. . A Sintaxe Lógica e a Noção de Sistema no Tractatus Logico-Philosophicus. Revista do Seminário dos Alunos do PPGLM/UFRJ , v. 7, p. 54-66, 2016.

  • FERREIRA, A. M. F. . Os Abusos como Imposturas: uma introdução à crítica de Alan Sokal. Ensaios Filosóficos , v. V, p. 49-70, 2012.

  • FERREIRA, A. M. F. . O Argumento da Linguagem Privada no Tractatus de Wittgenstein. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERREIRA, A. M. F. . O Critério de Identidade na Ontologia Tractariana. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERREIRA, A. M. F. . A Sintaxe Lógica e a Noção de Sistema no Tractatus Logico-Philosophicus. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FERREIRA, A. M. F. . Uma Introdução a Lógicas Não-Clássicas: modalidade e polivalência. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FERREIRA, A. M. F. . Sintaxe Lógica e o Problema das Incompatibilidades Proposicionais no Tractatus Logico-Philosophicus. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FERREIRA, A. M. F. . Lógicas Não-Clássicas: analiticidade e modalidade. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Filosofia. , Universidade Federal de Minas Gerais, Pampulha, 31270901 - Belo Horizonte, MG - Brasil, Telefone: (31) 34095036

Experiência profissional

2014 - Atual

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisa

Atividades

  • 01/2014

    Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Filosofia, .,Linhas de pesquisa